ANATOMIA DA DEPRESSÃO | SALVA-VIDAS | EMANUEL ARAGÃO

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 3 ธ.ค. 2024

ความคิดเห็น • 307

  • @andresab6163
    @andresab6163 2 ปีที่แล้ว +203

    Exatamente isso. Nunca senti vínculo emocional com os meus pais, isso me levou a uma busca desenfreada por vínculos externos. Porém nunca consegui sustentar minhas relações por muito tempo. Hoje estou numa fase de apatia e desconexão com a vida. Está difícil resgatar o prazer pelas coisas.

    • @samuelsilveira2457
      @samuelsilveira2457 2 ปีที่แล้ว +4

      Tô meio assim tb.😕

    • @rodrigokruel3175
      @rodrigokruel3175 2 ปีที่แล้ว +8

      Vc falou da minha vida. Ao menos n estamos só nessa solidão.

    • @julianafcurcio
      @julianafcurcio 2 ปีที่แล้ว +7

      Nossa, me sinto exatamente assim!!! Ainda bem que não estamos sozinh@s nisso!!

    • @karladmartins
      @karladmartins 2 ปีที่แล้ว +15

      Comigo foi um pouco diferente...Meu pai - com o qual mantinha vínculo - se foi precocemente...restou minha mãe e irmão, com os quais eu não mantinha qualquer vínculo. É difícil o sentimento de inadequação.

    • @rodrigokruel3175
      @rodrigokruel3175 2 ปีที่แล้ว +4

      @@karladmartins muito parecida com minha história. Sei o q vc sente!

  • @BeeDootube
    @BeeDootube 9 หลายเดือนก่อน +4

    Emanuel é muito humano, toda vez q ele grava depois que guardou tudo eu dou uma risadinha, logo em seguida acho fofo esse cuidado.

  • @melquisedec5987
    @melquisedec5987 2 ปีที่แล้ว +42

    muito fofinho ele no final DIZENDO: espero que alguém tenha ficado até aqui MEU FILHOOOOO TODO MUNDO ❤️

    • @robertabritto1313
      @robertabritto1313 ปีที่แล้ว +1

      Haahhahahaha eu também ri! Claaaaroooo que ficamos ❤

  • @mapesipe
    @mapesipe 2 ปีที่แล้ว +87

    "Uma família é um ambiente" . Resumiu toda a minha história com a depressão 🤭🤭🤭

  • @euatay
    @euatay 2 ปีที่แล้ว +103

    Estar em um estado depressivo com quase 20 anos só piora ainda mais a questão. Ter de ouvir quase todos os dias “tá perdendo a melhor fase da vida”, “você não é nova demais pra isso?”, “também, você é toda diferente”, “porque você não tenta ser normal?” faz com que eu me sinta mal, por estar mal.

    • @cintianauheimerdasilva5402
      @cintianauheimerdasilva5402 2 ปีที่แล้ว +9

      Muitos estão curtindo a vida realmente porém tudo tem consequências. Cada um é o que é. Você não tem que ser igual a ninguém. A melhor coisa que você faz por sua vida não é curtir, ao invés disso é estudar e fazer uma faculdade e arrumar um bom emprego. Te garanto que não existe nada melhor do que isso e os únicos fiéis que nunca nos abandonam são nossos animais de estimação

    • @vagnerrodrigues5606
      @vagnerrodrigues5606 2 ปีที่แล้ว +11

      Eu sei, te entendo perfeitamente! Frases desse tipo só aumentam a pressão e a auto responsabilidade, mas acontece que não é algo simples, como remover um espinho da carne, algo visível e pontual. Às vezes, vem de um conjunto de coisas e processos e achar esse nó do novelo é tarefa árdua.
      Acho que vc saber de si mesma já é um grande passo na dissolução da tristeza crônica. Parabéns por sua sinceridade e honestidade, Eu tô contigo!

    • @amandasilvamarangoni
      @amandasilvamarangoni 2 ปีที่แล้ว +2

      It's okay be just who you are.

    • @Lucineiapedrolongo
      @Lucineiapedrolongo 2 ปีที่แล้ว +7

      Tayane martins eu vivi 18 anos em depressão e hj estou livre 🙏

    • @martagrechi9181
      @martagrechi9181 2 ปีที่แล้ว +1

      @@Lucineiapedrolongo que benção!
      Qual foi o caminho?

  • @krishnaguimaraes6371
    @krishnaguimaraes6371 2 ปีที่แล้ว +103

    Per-fei-to! No livro "Lost connections", o Johann Hari fala o mesmo: causas genéticas e bioquímicas existem, mas são raras e o mais importante são os vínculos. Realmente "as melhores coisas da vida não são coisas." Obrigada, Manu! Salvo e compartilhado!

  • @aquelejonathan
    @aquelejonathan 2 ปีที่แล้ว +58

    Acompanho um rapaz que sofre com depressão há anos e depois do "tratamento convencional" fracassar (terapia + medicamentos) ele começou a tratar nutricionalmente, realizando uma dieta carnivora que, segundo ele, eliminou os pensamentos suicidas e a depressão em si. Como se de fato fosse um problema puramente bioquímico, uma alergia nutricional. E é impressionante, quanto mais ele trata, mais ou sintomas voltam por outro lado. Por exemplo, quando ele implementou a carne, faltou vitaminas no organismo, e voltou a sentir pânico; quando ele implementa as vitaminas os ataques de pânico de fato diminuiem, logo em seguida começa a ter náuseas e os sentimentos depressivos retornam. Quando ele acha que solucionou, o sintoma volta, em algum lugar no corpo. Ou seja, o sintoma está o controlando, não ao contrário.
    Estou dizendo isso, Manu, pois quando tentamos ver pelo lado puramente bioquímico, como se não tivéssemos história, é de alguma forma um modo de terceirizar a responsabilidade pelo nosso sofrimento: ou seja, "só pode ser orgânico, já que fiz tudo corretamente durante minha vida e não tenho responsabilidade com o que aconteceu..." Mas é um batalha perdida. O sintoma tá ali, ainda vivo, sempre voltando.
    Mas faz sentido tratar nutricionalmente: quem sofre com depressão sabe que é muito parecido com uma falta de energia, como se tivéssemos em falta de algo essencial. Mas não é falta de energia, é falta do "seeking", é mais profundo, falta de motivo para andar, não cansaço físico.
    Vídeo perfeito, novamente, Manu.

    • @juliajuttel3128
      @juliajuttel3128 2 ปีที่แล้ว +2

      Que história interessante, me identifiquei em alguns pontos!

    • @suzanafurquimdamota415
      @suzanafurquimdamota415 2 ปีที่แล้ว +2

      Legal ter essa percepção... obrigada por ela🙏

    • @nataliamachado4193
      @nataliamachado4193 2 ปีที่แล้ว +2

      Acho que o fato dele ficar depressivo se não comer carne demais (se eu entendi certo) é a b12 baixa, pesquisa sobre

    • @junek5686
      @junek5686 2 ปีที่แล้ว +3

      A depressão é algo tãaaao triste, que acredito que além da terapia, pode-se tentar tantos tratamentos forem necessários.

  • @marianatancredo
    @marianatancredo ปีที่แล้ว +12

    Tô te ouvindo em março de 2023! Incrível te encontrar em um momento bem desafiador pra mim. Tô devorando os vídeos e tem me ajudado de uma forma absurda. Percebo que estou em uma repetição de padrão na minha vida, tenho consciência disso e dessa vez uma grande crise do que fazer pra sair desse buraco que envolve dinheiro, relacionamento, família. Percebo que a minha maior angústia no momento é estar perdendo vida. O que eu gostaria de estar vivendo e o meu momento não permite. Daí me culpo por me sentir perdida e tudo que faço é pouco e insuficiente. Bom, agradeço pelo conteúdo de excelente qualidade!

  • @julianaslv2604
    @julianaslv2604 2 ปีที่แล้ว +73

    Excelente, sempre trazendo reflexões esclarecedoras e construtivas, creio que a depressão está vinculada também a uma maior sensibilidade frente a um mundo mecânico, insensível e competitivo, no qual a própria ideia de "normalidade" é questionável e doente, desumanizando o própria condição humana e desvinculando as pessoas de um propósito maior de vida, sem abertura para qualquer emoção dita "negativa", como se todos tivessem que ser máquinas superprodutivas e sorridentes, numa corrida financeira sem fim. Sem propósito significativo, a vida fica sem graça, mecânica, como se houvesse um roteiro social vazio a ser representado.

    • @jamile_sag
      @jamile_sag 2 ปีที่แล้ว

      Wowww 🙏✨👏👏

  • @veluassis
    @veluassis 2 ปีที่แล้ว +12

    Pra mim o sentido da vida é ser ativo, cuidar do corpo, estar de bem com a vida. Simplesmente isso. Dormir bem, poder comer. Poder sair, viajar e estudar coisas que me interessem. Sentir amor e raiva. Sentir sono e ser ativo no dia, na vigília. Cozinhar, ver filmes, ler um pouco.

  • @AleSilvaTablet
    @AleSilvaTablet ปีที่แล้ว +2

    Eu, antes de assistir, parei em 6:33 e gostaria de compartilhar uma experiência para, de alguma forma, não ser influenciado pelo que será dito neste vídeo. Alguns meses atrás, passei por uma possível crise de depressão (digo possível porque não fui diagnosticado). Durante alguns dias, vivi sem paz, discutindo com minha esposa e chorando bastante. De repente, no meio desse turbilhão, fiz uma pausa e, inexplicavelmente, consegui enxergar todas as mudanças na minha rotina ao longo de uma semana.
    Resumindo a história, passei uma semana cobrindo um congresso, com eventos pela manhã, tarde e noite. Nessa mesma semana, minha esposa inauguraria seu restaurante (ao qual não pude comparecer). Na semana seguinte, meu trabalho terminou, e me vi sozinho em casa. Durante essa semana, chegava em casa e não encontrava ninguém, algo que contrastava com os últimos cinco anos, quando dividíamos o mesmo escritório.
    Foi aí que percebi que essa mudança havia sido um gatilho para a depressão. Escrevendo agora, parece óbvio, mas garanto que naquele momento nada estava muito claro. O interessante dessa história toda é que sempre afirmava conhecer-me relativamente bem, reconhecendo minhas questões. Ao conversar com uma amiga médica dias após essa crise, ela duvidava de que eu estivesse realmente bem e queria me receitar alguns "remedinhos". Agradeci, reafirmando que assim que consegui "ver" o que desencadeou tudo, a crise passou imediatamente.
    Até hoje, ela me diz que é um tanto raro que as pessoas consigam superar essas crises sozinhas. Não sei se foi sorte ou se realmente posso me conhecer como indivíduo, aceitando meus pontos fortes e fracos. Só sei que, sem tomar nenhum remédio, estou aqui, vivo, e fazendo coisas que gosto. 😉

  • @So-gratidao-amem
    @So-gratidao-amem 3 หลายเดือนก่อน +1

    Simplesmente obrigada 😢

  • @euisabelef.31anoscansadae...
    @euisabelef.31anoscansadae... 2 ปีที่แล้ว +10

    Meu problema maior é q eu gosto de estar comigo, mas não gosto de quem sou quando estou com os outros. Então, ter q me levar aonde eu for é um fardo!

  • @pedromelo4705
    @pedromelo4705 2 ปีที่แล้ว +11

    Um amigo sempre me disse "as pessoas são como são por algum motivo, por algo que aconteceu "

  • @AdrianaMaria-lt1ep
    @AdrianaMaria-lt1ep ปีที่แล้ว +2

    1. Vínculo
    2. Produção de sentido
    3. Enfrentamento da lógica neoliberal (produção e consumo)

  • @Natu.rezaaa
    @Natu.rezaaa ปีที่แล้ว +2

    Como diz Ana Suy “viver é fazer o luto daquilo que a gente achava que a vida era.”

  • @CrieSuaAtividade
    @CrieSuaAtividade 7 หลายเดือนก่อน +2

    faz três meses que me afastei radicalmente das redes sociais... e, após QUATRO ANOS (OU dez talvez, se voltar mais a fundo) sem saber o que eu queria da vida, foi essa atitude que me permitiu conseguir um emprego com um propósito legal (eu sinto que o processo de trabalho flui e particularmente gosto do que eu produzo, independente do "feedback" da equipe, o que é importante às vezes, mas não fundamental). Percebi que sempre gostei de dança e vou começar aulas de ballet em breve... pode ser que eu não goste, mas me permiti experimentar e estou animada com isso. Também achei que nunca gostava de cozinhar, achava chato e gostava de "coisas prontas", esses dias comecei algumas pequenas receitas veganas para mudar um pouco o paladar. Até o cheiro das coisas eu consigo sentir melhor. Ainda não consegui construir muitos vínculos mais saudáveis, mas melhorei O VÍNCULO E AMOR QUE TENHO POR MIM MESMA. Continuo fazendo arte (que foi o que me salvou na época mais pesada da depressão)mas em um ritmo mais leve. Psicanálise na terapia também foi muito importante. Penso em começar esse mergulho na escrita com Emanuel, que já acompanho há um tempinho... pois não quero parar de mergulhar fundo em mim mesma. ACREDITEM QUE É POSSÍVEL VIVER UMA VIDA MUITO MELHOR APÓS A DEPRESSÃO. ISSO É POSSÍVEL!

  • @martamoitinho8616
    @martamoitinho8616 หลายเดือนก่อน +1

    perfeito! gratidão

  • @fatimarodrigues8971
    @fatimarodrigues8971 2 ปีที่แล้ว +15

    Não sei o que causa , mas o que alimenta e agrava : pessoas . Livrem se de algumas. A gente sempre sabe quem é a pior.

  • @FutPalpites365
    @FutPalpites365 2 ปีที่แล้ว +29

    Esse canal é simplesmente um dos maiores achados que tive no TH-cam. Muito grato a Deus pela sua vida Emanuel. Obrigado por ajudar tanto todos nós!

    • @CamilaMaui
      @CamilaMaui ปีที่แล้ว

      Penso o mesmo! Tem me salvado dos meus pensamentos "cretinos"...rss

  • @legatou
    @legatou 2 ปีที่แล้ว +3

    E o pior é que, quando estamos em depressão, as pessoas afastam-se. Quando estamos felizes ( sem carência nenhuma) elas aproximam-se. É injusto :-)

  • @BeRag1000
    @BeRag1000 ปีที่แล้ว +4

    Vc foi falando de depressão autipunitiva e meus olhos foram enchendo de lágrimas. Muita dor do passado ainda reside aqui. É difícil clarear a vista.

    • @AMDBREU
      @AMDBREU ปีที่แล้ว

      Eu também.

  • @RoseFerreira-ss8xl
    @RoseFerreira-ss8xl 10 หลายเดือนก่อน +2

    Buscar o quê? Pra quê? É exatamente isso. 2022, 2023, 2024 e nenhuma vontade de buscar porque vai dar errado mesmo.

  • @paulabiancabianca5149
    @paulabiancabianca5149 ปีที่แล้ว +5

    Eu estava bem mal esses ultimos 3 dias e pedi a Deus uma resposta,e hoje achei seu canal.Tudo q consegui assistir ate esse momento ja me deu um alivio imenso,Obrigada,Gratidão imensa.Tenho estudado muito e tudo se conecta nesse momento. Eu tinha chegado a conclusão de q sofri muito abandono,nao merecimento etc etc etc e que precisava encontrar minha tribo,pessoas com quem me sinto bem ou seja vínculos.E tudo realmente faz muito sentido. Vou continuar maratonando esse canal. Foi um maravilhoso presente de Natal.Que bom saber q não estou mais só,aqui eu encontrei resposta. Gratidão. Mais uma vida tocada por sua generosidade em compartilhar seus conhecimentos aqui.Gratidao e que vc receba multiplicada a bênção q está sendo na vida de tantas pessoas ❤

  • @fatimafarias3397
    @fatimafarias3397 10 หลายเดือนก่อน +2

    Emanuel, muito obrigada, por esses vídeos maravilhosos. Você ajuda sim e muito a todas as pessoas.

  • @kamillabradao
    @kamillabradao 2 ปีที่แล้ว +14

    Esse vídeo falou muito comigo! Tô justamente nesse círculo da depressão. Tenho essa apatia e me pergunto qual o sentido da vida todos os dias. A vida é só trabalhar num emprego bosta, pagar boleto e ter raros e eventuais momentos de descontração?? Então pq eu continuo saindo da cama todo dia? Qual o sentido de sair? Porém resolvo me conformar que isso é o que esperam de mim e me cobro demais. Já tive dois burnouts de tanta exaustão de tentar dar conta de tudo e ser "perfeita" em tudo. E quando eu não dou conta fico me punindo, e repetindo o quanto sou burra, incompetente, uma fraude, uma bosta. Além disso o vídeo falou comigo pq trabalho num banco 🤣🤣🤣🤣 e tava com o telefone na mão perdida nos reels do Instagram na hora que vc falou que não ia achar vínculo no celular...parecia que vc tava na minha frente. Brilhante teu canal!

  • @claamedeiros_
    @claamedeiros_ 11 หลายเดือนก่อน +1

    Voltando nesse vídeo agora em 20/12/2023, e percebendo o quanto a minha interpretação e absorção das informações mudou de um ano para agora. Espero voltar em 2024 para mais uma análise da minha percepção e da minha própria depressão.

  • @isisyara2768
    @isisyara2768 2 ปีที่แล้ว +43

    Caramba , Emanuel... "Se vc tá apático agora, talvez vc não esteja doente. Talvez você esteja percebendo o mundo. " Explodiu minha cabeça. Tenho uma pergunta: a apatia, a depressão e a ansiedade podem ser elementos do "crescimento" de modo destoado ou não-didático? Como se a gente tivesse que saber viver ou como se a gente tivesse que ter/tido uma figura na vida que nos ensinasse o que é a vida e , decorrente disso, a gente acaba desencadeando essas "mazelas"?
    Vou ver esse vídeo algumas vezes, pq eu entendi um pouco do que eu sinto em relação a depressão, a ansiedade e, principalmente, a apatia. Muito obrigada por esse vídeo.

  • @mariahelenaaltafini4297
    @mariahelenaaltafini4297 2 ปีที่แล้ว +4

    Não entendo como o vídeo pode ter quase mil visualizações e não ter quase mil likes. 😕

  • @SheilaMoraes_
    @SheilaMoraes_ 2 ปีที่แล้ว +28

    Eu queria muito voltar a encontrar sentido nas coisas. Na minha vida, na existência como um todo. Estou há 7 anos convivendo com uma depressão ansiosa, e gostaria de conseguir atribuir sentido pra mim mesma, mas ainda não consegui.

    • @shirlly465
      @shirlly465 2 ปีที่แล้ว +5

      Eu estou assim tbm 😞estou cansada! Tenho um filho! Só por isso estou aqui.

    • @zalegria9190
      @zalegria9190 2 ปีที่แล้ว

      Sheila, você escreve muito bem

  • @adrianamaria7551
    @adrianamaria7551 2 ปีที่แล้ว +2

    Enquanto ouço estou refletindo que os espaços do " buscar" estão desaparecendo. Se no século 19 os espaços eram as praças onde moças e rapazes flertavam, no século 20 foram as boates. E no século 21 são as redes sociais que prometem atrair visibilidade mas trazem mesmo é mais solidão.

  • @grato370
    @grato370 ปีที่แล้ว +1

    Nossa fiquei muito impactada com essa busca inútil dentro dos relacionamentos mais próximo , como Pai , mãe, marido, irmãos enfim com todos que são pessoas caras para mim, Dói muito , passei por vários lutos e acho que vou passar por muitos ainda

  • @raquelzaninetti8713
    @raquelzaninetti8713 2 ปีที่แล้ว +2

    Estou vendo o vídeo em final de novembro de 2022 e por aqui voltamos a ter um pouco mais de esperança com a vitória do nosso presidente Lula!!! ⭐
    Simplesmente incrível esse vídeo. Comecei a te acompanhar tem pouquíssimo tempo, mas eu tô maratonando rs
    Muitas coisas ao longo do vídeo caíram como uma luva pra mim pras minhas reflexões. Mas o final me fez até chorar. Que bom que voltou para terminar.
    É por isso que todo esse assunto está no campo de pesquisa juntamente com os psicodélicos, porque a experiência psicodélica nos leva ao coração, ou seja, nos faz SENTIR. 🍄🏹💚
    Mas pesquisem e se informem, existem grupos de pessoas que não podem ingerir psicodélicos!

  • @cortesentrevistas
    @cortesentrevistas ปีที่แล้ว +1

    Excelente vídeo

  • @moniqueandrade6155
    @moniqueandrade6155 ปีที่แล้ว +1

    Tenho que parar de assistir seus vídeos... Só faço chorar. 😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭

  • @gege8992
    @gege8992 2 ปีที่แล้ว +7

    Parece que o Manu a 3 anos vê o que tá acontecendo comigo durante a semana e solta um vídeo que vai me ajudar

  • @vagnerrodrigues5606
    @vagnerrodrigues5606 2 ปีที่แล้ว +19

    Cara, vc matou a pau meu estado!
    Eu já vinha detectando cada processo isolado e como eles criavam esse círculo vicioso nocivo a mim mesmo. Ontem mesmo, desabafei com minha esposa, sobre isso e, óbvio, ela não entendeu nada. Daí hoje vc me põe tudo na mesa, assim, escancarado.
    Perfeito!
    Uma tremenda bússola nessa "floresta" de desinformação e desconecção que estou passando.
    Obrigado.
    Vou buscar processos.
    👩🏻‍🦲
    💙
    🙏🏻

    • @salatielviniciosdavitoria6071
      @salatielviniciosdavitoria6071 2 ปีที่แล้ว

      mostra o vídeo pra ela!

    • @vagnerrodrigues5606
      @vagnerrodrigues5606 2 ปีที่แล้ว +2

      @@salatielviniciosdavitoria6071 mostrei, e ela identificou tudo isso em mim. Bom talvez colabore também... Valeu 👍🏻

  • @camilasales6684
    @camilasales6684 ปีที่แล้ว

    Trabalhar no banco não é uma bosta, é um Trabalho, mas o conteúdo no geral foi muito importante!

  • @FernandaChazan
    @FernandaChazan 2 ปีที่แล้ว +6

    Faz mto sentido! Estou nessa fase de corte vínculo, tentando sair da necessidade de busca e “caindo” para desesperança… complicado fiqueis até doente! Cortando as redes sociais tb, pois não preenche de fato! Vamos em frente na luta rs

  • @joycerodrigues9191
    @joycerodrigues9191 2 ปีที่แล้ว +5

    " Eu acho que vai ser um vídeo longo " e eu só penso em como te escutaria por horas

  • @gracielledacosta5450
    @gracielledacosta5450 2 ปีที่แล้ว +19

    Eu tô com tudo isso de ruim aí, ansiedade, melancolia, apatia, falta de vontade de buscar. Não acredito mais que velha a pena buscar nada pq não sinto que resulta em nada.
    Faz quase dois anos que tô tratando TAG com medicação e terapia, mas parece que só piora... a vida tem sido um fardo.

    • @fellipeferreira9581
      @fellipeferreira9581 2 ปีที่แล้ว +3

      Desejo força, você não está sozinha! Muita gente lutando contra a depressão e todos esses quadros psicológicos. Deus te abençoe!

    • @gracielledacosta5450
      @gracielledacosta5450 2 ปีที่แล้ว +1

      @@fellipeferreira9581 muito obrigada

    • @rodrigokruel3175
      @rodrigokruel3175 2 ปีที่แล้ว +2

      Força ai. To a 40 anos nessa lenga lenga. Mas to na luta, bem medicado, mas to ai

  • @mariahelenaaltafini4297
    @mariahelenaaltafini4297 2 ปีที่แล้ว +22

    Não precisa nem assistir até o final para dizer "que vídeo incrível". Esse ano quero fazer a minha trajetória na Auto Escrita. 🙏

  • @guilhermeduque2735
    @guilhermeduque2735 ปีที่แล้ว +3

    Vídeo muito bom. Gostei muito da parte que fala dos animais em pânico com a perda do vínculo e depois a apatia.
    Tenho bipolaridade e estou passando pelo luto do fim de um relacionamento amoroso longo.
    Estou numa fase de apatia que veio na sequência de uma de hipomania, fase na qual o sistema de busca estava muito ativo.
    Seja lá o que eu tivesse procurando de verdade no Tinder nessa fase ativada, provavelmente eu não encontrei, pq agora veio a apatia, logo que comecei a desfazer das fotos e do que lembrava de minha ex.
    E o interessante que o que alivia essa apatia é justamente essa saída de encontrar acolhimento e sentido em atividades externas.
    Quanto a preocupação com produtividade, é impossível não ter. Diminuí a minha no último mês e fui dispensado de um lugar que eu trabalhava. Se eu não ficar atento, vou ser demitido do principal e ficar sem dinheiro.
    Acho que quase todo mundo passa por esse dilema financeiro e produtivo

  • @magdaheitelvan336
    @magdaheitelvan336 2 ปีที่แล้ว +20

    Que incrível Manu. Concordo contigo sobre a questão dos remédios. Ajudam muito, mas o processo terapêutico é essencial. Precisamos entender a dor, não anestesia-la.

  • @simonegomez8388
    @simonegomez8388 2 ปีที่แล้ว +1

    Obrigada!

  • @Lessak
    @Lessak ปีที่แล้ว +2

    Escrevendo aqui do início de 2023 15:12 pra dizer q o mundo continua assustador…

  • @andreiatavoraneri3432
    @andreiatavoraneri3432 ปีที่แล้ว +2

    Meu Deus parece uma luz no fim do túnel… obrigada por tanto

  • @raymondAlt
    @raymondAlt 2 ปีที่แล้ว +2

    A solução seria criar vínculos. Mas eu penso que justamente pela minha incapacidade de criar vínculos, por não fazer a mínima ideia de como criá-los é que eu me sinto deprimido. Realmente não faço ideia de como fazer isso.

  • @cinthiamadure
    @cinthiamadure ปีที่แล้ว +3

    seus videos me ajudam muito para entender o processo de como chega ao problema. Estou vendo os videos desde metade de 2022 e aprendo muito. Obrigada!

  • @cidalittlecissy505
    @cidalittlecissy505 ปีที่แล้ว +1

    Nossa! Este é o vídeo mais interessante que vi... já passei por tantos CIDs... Depressão... ansiedade... Se eu te falar que me sinto sozinha no meio de tanta gente e elas...quase todas as pessoas do meu convívio... Me irritam. No meio
    Profissional principalmente... Sou professora...

  • @anitapinheiro5876
    @anitapinheiro5876 2 ปีที่แล้ว +3

    TH-cam mostrou esse vídeo porque procurei pelo assunto recentemente. Um bom conteúdo, só que sinceramente agora eu não estou nem aí para mais nada e não quero entender mais nada também. Já busquei tanta coisa, já achei que finalmente esse sentimento de vazio iria sair de mim, mas não sai. Não bebo e não uso outras coisas, então eu uso a dança para esquecer da minha rotina e procuro focar no meu trabalho. Com dinheiro é melhor chorar num quarto bonito de hotel do que sozinha no meu. Não desejo para ninguém sentir tristeza, solidão e vazio.

    • @ivi8060
      @ivi8060 ปีที่แล้ว

      Sinto o mesmo que você, tristeza, vazio e solidão e concordo que seria menos pior num quarto bonito e aconchegante. 🙌🏻💔🙌🏻💜

  • @zeliamaria5080
    @zeliamaria5080 10 หลายเดือนก่อน +1

    Conhecendo o canal e assistindo em Jan/2024. Muito obrigada pelo conteúdo! ❤ Parabéns pela sua generosidade! 👏

  • @carolinaennes1729
    @carolinaennes1729 ปีที่แล้ว +2

    Eu acho que tive todas então. Sommelier de depressão.

  • @eneidacalil3399
    @eneidacalil3399 ปีที่แล้ว +2

    Emanuel, para mim você foi como um enviado de Deus a me alargar a mente e transformar meus encalacrados pensamentos em algo um pouco talvez mais criativo.Seja você e sua família muito abençoados e .muito grata pela sua explicação de mim para mim. mesma🤔⚘

  • @anabeatrizdejesussantos721
    @anabeatrizdejesussantos721 2 ปีที่แล้ว +4

    Eu torço muito para esse vídeo se espalhar e alcançar mais pessoas, porque o conteúdo que tem nele é completo e perfeito.

  • @shanazaupa8272
    @shanazaupa8272 ปีที่แล้ว +2

    sim, tenho certeza que seu canal ajuda muita gente e tem me ajudado também.

  • @cristianecarvalho6169
    @cristianecarvalho6169 ปีที่แล้ว +2

    Conteúdo muito rico. Vou rever! Obrigada.

  • @suzanafurquimdamota415
    @suzanafurquimdamota415 2 ปีที่แล้ว +21

    A Equação é a seguinte : 32:53 minutos de vídeo ... é igual a por baixo 10 anos de terapia intensiva😂👏👏Obrigada Manu ...já falei e repito VC É DE UTILIDADE PUBLICA pra nossa saúde mental🙏...Resumiu tudo o quê meu cabeção tenta dar uma forma...Esse vídeo é um daqueles que a gente tem que guardar as sete chaves, e ouvir ateeeee introjetar na mente suas acertivas reflexões...descobri o canal no início da pandemia (o que me fez crescer absurdamente) maratonei "todos" os seu vídeos, e contínuo a revê-los. Discordo quando vc diz que o celular não vai salva...Salva sim!! pq foi aqui que te encontrei e onde me sinto acolhida ... Obrigada irmão 🙏✨Beijo na família ♥️

  • @andreiatavares8785
    @andreiatavares8785 2 ปีที่แล้ว +18

    Manu, permita -me essa intimidade rsrs, seus vídeos salvam vidas! Concordo que a depressão não é somente orgânica, o remédio ajuda, sim, em muitos casos, mas não acho que sozinho resolva. Eu digo porque a minha mãe luta com a depressão a anos e é um conjunto de atividades para melhorar. Eu, também, tenho fases de melancolia e venho tratando. E tem toda uma história! A família com certeza teve um peso grande! Principalmente o abando afetivo e as implicações na minha vida! Obrigada!

    • @mapesipe
      @mapesipe 2 ปีที่แล้ว +5

      É um conjunto complexo de ações e pensamentos pra gente tentar melhorar, e se tirar uma vírgula desse conjunto a gente se desanda toda, cuidar da depressão é como fazer bolo, se mudar alguma coisa na receita a massa embolota. Eu mesma fiquei uns meses sem hidroginástica, foi o suficiente pra me desalinhar toda 🤦🏽‍♀️

  • @daiandrade7447
    @daiandrade7447 11 หลายเดือนก่อน +1

    Emanuel, muito obrigada por esse vídeo, me ajudou demais!!!

  • @monicavaz7325
    @monicavaz7325 ปีที่แล้ว +3

    😮 um ano depois do lançamento do vídeo aqui estou eu a ouvir e tentar perceber o meu estado. Ajudou muito mais do que pensei ❤, Emanuel explica com muito clareza e sentido. Posso afirmar que consigo identificar a minha situação e encontrar saída para isso, obrigada Manu, se me permita chama-lo assim 😊, espero um dia participar na construção na narrativa Autoescrita 😊❤.

  • @lucianjo1770
    @lucianjo1770 2 ปีที่แล้ว +2

    No ano passado tive uma ruptura familiar muito forte,toda a minha Criação familuar foi por ralo abaixo. Comecei a sintar uma apatia dolorosa, machucou mesmo. Como ^Saída "imediata entrei para a academia de ginástica. Melhorei muito,inclusive à tempo da crise não virar uma depressão profunda. Assim que tiver um dindin sobrando vou p terapia. Por enquanto vou vindo aqui no seu canal percebendo como me aceitar e não carregar culpa. Grata Emanuel e tudo de bom p vc .

  • @mariannactx
    @mariannactx 2 ปีที่แล้ว +2

    É possível achar esse lugar onde se sente acolhido? Eu aprendi que era frescura procurar um lugar ou exigir do lugar vínculo, acolhimento, pertencimento. Já estive por comunidades diferentes. Dá um cansaço, as vezes preciso parar pra lembrar que eu não sou fraca por desejar me sentir pertencente, mas vou seguir procurando. Salvando esse vídeo para lembretes futuros :)

  • @andressadepaivacorrea1436
    @andressadepaivacorrea1436 2 ปีที่แล้ว +7

    Eu só soube do passado da minha familia e do que aconteceu antes de mim por meio de brigas intensas e cheias de culpa, raiva, frustração. Meus pais me tiveram muito cedo e tudo o que eu entendia é que meu nascimento foi um fardo que ninguém tava preparado pra carregar. Ainda por cima, ninguém entendia de depressão na minha familia, e todo mundo se relacionou com bastante violência ao longo da minha vida (e pior ainda antes de mim). Enfim, tudo isso pra dizer que consegui fugir da familia e comecei a fazer terapia humanista. Uma amiga sempre insistiu pra eu fazer terapia cognitivo-comportamental porque, cientificamente, ela tem resultados maia rápidos e eficientes. Mas eu sempre gostei da terapia com quem achei, de abordagem humanista. O que eu fiz nos últimos dois anos ao lado do terapeuta foi um mergulho no meu passado todo e reescrever, de verdade, toda a minha história. Eu não conseguia enxergar que eu era amada, eu acreditava que minha existência inteira era um incômodo constante, um fardo difícil de carregar pra mim e pra qualquer um ao meu redor, e hoje consigo dar meu sentido pra tudo que aconteceu. Faz TODA a diferença. Quem vê minha carinha feliz e tranquila hoje nem imagina que já tive depressão (poderia escrever 50 mil linhas sobre isso tbm).
    Tomei remédios e eles foram fundamentais no processo de retomada da minha rotina e de sentir prazer com ela, mas conseguir separar a minha história da história que a minha família me contava foi mais do que fundamental.

    • @yasmingalacini2240
      @yasmingalacini2240 2 ปีที่แล้ว +1

      Como é esse processo de ressignificar? Contar a própria história é literalmente escrevê-la? Me identifiquei e tô curiosa para saber mais (:

    • @chezandressaaa
      @chezandressaaa 2 ปีที่แล้ว

      @@yasmingalacini2240 Oie, tudo bem? To por aqui usando uma conta diferente.
      Na maior parte do tempo esqueci seu comentário mas eu também não sabia direito como responder, mas ele meio que ficou como uma pulga atrás da minha orelha...
      Pra mim foi literalmente reescreve-la, mas não em qualquer momento. É especialmente quando eu tava tendo uma crise. Um exemplo foi quando eu projetei minhas questões na minha prima, fiz afirmações sobre ela, e então ela meio que "jogou de volta pra mim" dizendo: pera lá, isso tudo é seu, não meu. Me deu um choque, uma vontade de chorar, de gritar e foi como se eu precisasse mesmo falar muita coisa que eu acreditava. Eu já tava com o pc ligado e só sentei e escrevi tudo o que eu pensava na hora, muito rápido e sem filtro. É como se eu tivesse 5 anos de novo e falasse tudo o que a minha criança acreditava que era verdade. E então na terapia eu podia sentar e refletir: olha, é isso o que a minha criança de 5 anos viu, pensa, acredita, sentiu. E então junto com o terapeuta, num ambiente e relacionamento seguros, é como se eu tivesse dado acolhimento e como se aqueles sentimentos/sensações tivessem passado pelo meu corpo e "ido embora". Não que a ferida ou os traumas tenham "se resolvido por completo", mas foi como conseguir processar eles mesmo, deixar a tristeza e a raiva que eu acumulei durante anos falar, passar... Ainda tem muita coisa aqui dentro, mas é como se a partir do momento que eu consegui nomear, sentir o abandono, as violências, no meu corpo, eu também pude enxergar mais: quão forte eu amo e sou amada de verdade por tantas pessoas ao meu redor, pela minha rede de apoio, pelos meus amigos... Até porque eu compartilhava esse processo com algumas pessoas e elas me acolheram muito.
      Tentando ser mais clara e "dando uma fórmula": não sei se você já sentiu que em algum momento parece que você ENCARNA quem você era mais novo. Normalmente pra mim isso acontece forte numa crise. Então arranja um jeito de sentir e entender o que essa criança/adolescente tá falando, sentindo, pensando, ainda que você tenha hoje 30/40 anos e pense que é completamente irracional dizer e sentir tudo o que te aparece pela cabeça nesse momento de crise.
      Definitivamente o terapeuta sabe lidar com muita coisa, mas também tem o querer falar com muitos amigos e outras pessoas da família. Quando chegou no natal e eu pude dizer pra mãe de uma amiga o quanto eu sinto que ela também foi minha mãe, dizer que amo ela e ela me responder também faz parte disso, e também é reescrever a minha história. Não só colocar pra fora o abandono, mas também poder dar voz hoje, além de sentir no corpo mesmo, tantos sentimentos que eu não podia e não sabia expressar quando mais nova.
      E no meu caso, a terapia humanista deu espaço pra poder ter algumas dessas crises na sessão. Ao invés de só controlar, me passar exercícios de respiração ou algo assim, o terapeuta ouviu mesmo e "partilhava" o sentimento. Funcionava como um espelho mesmo. E então, numa próxima sessão, a gente discutia "mais racionalmente" o que acontecia.

  • @caroldocariartesanal
    @caroldocariartesanal ปีที่แล้ว +2

    No meu caso, minha depressão foi ruptura de quem minha família achava que eu era e deveria ser, foi onde tudo começou. Aí mundo machista etc.

  • @SARIDAKIS74
    @SARIDAKIS74 2 ปีที่แล้ว +2

    Você poderia me explicar os detalhes da relação entre TDAH, Depressão e Ansiedade?

  • @leilanunes9297
    @leilanunes9297 2 ปีที่แล้ว +2

    Gentemmm q profissional maravilhoso, pensei q nada me surpreenderia👏👏👏👏👏👏

  • @rita78200
    @rita78200 2 ปีที่แล้ว +1

    Descobri o seu canal e o da Flor porque escrevi um livro cuja personagem chama-se Maria Flor, e que tem psicose e depressão. Acho que os algoritmos me trouxeram para esse lugar encantado :D Às vezes, eles nos trazem maravilhosas surpresas.

  • @Zakptbr
    @Zakptbr 2 ปีที่แล้ว +2

    Queria me libertar desta angústia, dói demais...

  • @marianagomes8607
    @marianagomes8607 2 ปีที่แล้ว +7

    Esse é o vídeo mais importante desse canal!

  • @romelialessa1099
    @romelialessa1099 2 ปีที่แล้ว +6

    Boa noite. No início deste ano eu fiz um cronograma sobre autoconhecimentos, meditação, desconstrução e reconstrução minha. Já venho tentando a alguns anos. Esta semana, mais precisamente na terça-feira, eu acho, tive uma crise muito intensa de depressão (agora reconheço o pânico) e você descreveu de forma EXATA tudo que senti e como me comportei nesses 04 dias. No início eu associei a forte gripe que estava passando, mas não justificava ate ver seu vídeo, enviado por minha irmã. Gratidão por me ajudar a refletir e entende melhorar meu estado. Gratidão eterna.

  • @jeitomatoro
    @jeitomatoro 9 หลายเดือนก่อน

    Estou te ouvindo em 15 fevereiro de 2024.

  • @marizaaraujo2121
    @marizaaraujo2121 2 ปีที่แล้ว +3

    Realmente esse canal tem sido sim um canal de "vínculo " de "aceitação " de "convite a reflexão " ..... Enorme contribuição Manu ..... Muito Obrigada por isso e tanto mais ...

  • @ruanfernando
    @ruanfernando 2 ปีที่แล้ว +2

    Nossa, o vídeo inteiro você me descreveu.

  • @HelmoAmaral
    @HelmoAmaral 2 ปีที่แล้ว +11

    Emanuel, gratidão por todo o seu empenho na elaboração do conteúdo de seus vídeos. Imagino que você investe muito de seu tempo ao estudar e planejar cada trabalho. Só tenho que lhe agradecer imensamente.

  • @carolinaalmeida8784
    @carolinaalmeida8784 ปีที่แล้ว +2

    Me ajudando de mais cara!!! Ainda bem que te achei .....26/12/2022

  • @cristalking
    @cristalking หลายเดือนก่อน +1

    QUERIA SER AMIGA DO MANU.. ELE É MTO INTELIGENTE E LEGAL 😂

  • @miriamsantos1263
    @miriamsantos1263 2 ปีที่แล้ว +1

    Não sei como é para todos, mas pra mim, entender os processos me ajuda, entender o que tá acontecendo aqui dentro do peito, a dor, a cabeça pegando fogo, a sensação de que estou equilibrando numa linha fina sobre um abismo absurdo... não que eu saía desse lugar, mas entender, me alivia, como se me oferecessem uma água fresquinha... Obrigada demais, Manu... não sei se vc tem ideia do quanto é necessário e ajuda muita gente com seus vídeos.

  • @mariaoliviaqueiroz9069
    @mariaoliviaqueiroz9069 2 ปีที่แล้ว +1

    Já te acompanhava ha mais de 2 anos, Manu, sempre gostei mt de ouvir suas palavras sábias e compreensivas, no entanto, na minha maior fase de maior melancolia e ansiedade senti que não conseguia e isso durou meses. Acho que estava meio que com medo de vc apontar minhas dores e eu precisar olhar para elas. Hoje consegui chegar aqui.

  • @seomaraoliveira5261
    @seomaraoliveira5261 2 ปีที่แล้ว +3

    Bacana, estou melhorando após tantos lutos pessoais, consecutivos.T ouvindo percebo o migrar; fluruar; superar e seguindo ainda q fragmentada, mas " colada" rs

  • @elisamaia
    @elisamaia 2 ปีที่แล้ว +1

    Terceira vez que vejo esse vídeo e ele só melhora!

  • @MarceloMinelli
    @MarceloMinelli 2 ปีที่แล้ว +6

    Acolhimento. Teus vídeos sempre transmitem essa sensação. Parabéns! A cada dia admirando mais seu trabalho aqui no YT.

  • @DREW200ful
    @DREW200ful 2 ปีที่แล้ว +8

    Eu tenho que ver o vídeo do manu com toda a calma do mundo. É um conteúdo muito rico para absorver de qualquer jeito. Muito obg pelo trabalho, manu. Espero que tenhamos um ano melhor do que os últimos.

  • @elianagoncalvesdesouza1969
    @elianagoncalvesdesouza1969 2 ปีที่แล้ว +1

    E como ajuda Manu! Muito embasamento, muita leitura, muito estudo, acho que isso que deixa sua abordagem tão certeira. Maravilhoso te ouvir. Obrigada ☺️

  • @miriamcosta83
    @miriamcosta83 2 ปีที่แล้ว +2

    Maravilhoso exatamente isso👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @dehbee77
    @dehbee77 2 ปีที่แล้ว +1

    Por vídeos assim que eu penso que este é o melhor canal do TH-cam!!!

  • @JanineSOli
    @JanineSOli 2 ปีที่แล้ว +21

    Esse vídeo ficou incrível, Emanuel! Muito didático, concentrando os principais pontos do seu trabalho. Na minha humilde opinião! 😉

    • @xeniamello8597
      @xeniamello8597 2 ปีที่แล้ว

      Ficou excelente mesmo! No começo achei que ia se perder mas os fins são demais!

  • @24LTM
    @24LTM 2 ปีที่แล้ว +2

    Nossa, excelente vídeo. Muuuuuito obrigada por vompartilhar!!!!

  • @anaaliceabreu8373
    @anaaliceabreu8373 ปีที่แล้ว +1

    Vc é mto bom! Tudo, técnica e jeito de ser...gosto!

  • @pedrofantucci3279
    @pedrofantucci3279 2 ปีที่แล้ว +1

    Não esqueçam do like, ele merece muito !

  • @evangelinaintra1261
    @evangelinaintra1261 ปีที่แล้ว +1

    Muito bem organizados is vídeos!!!! Parabéns

  • @annaritaalmeida7352
    @annaritaalmeida7352 2 ปีที่แล้ว +1

    Bem interessante!

  • @samira161172
    @samira161172 ปีที่แล้ว +1

    Esse video fez a diferença... obrigada

  • @larissabarbosaeng
    @larissabarbosaeng 2 ปีที่แล้ว +3

    Amei o video, nunca comentei aqui. Eu pude entender muito mais meus sentimentos vendo seu conteudo. Talvez nao seja seu campo especifico de trabalho, mas queria MUITO pedir pra vc fazer algum video sobre o problema da depressao dos expatriados, ou sindrome, nao sei o termo mais apropriado. Eu moro na Noruega, nao tenho contato nenhum com brasileiros, nao uso minha lingua materna pra quase nada, exceto falar com meu pai bem rapidamente pois ele e idoso e nao gosta de tecnologia e poucos amigos pelo whatsapp, meu entorno so existem noruegueses, e as vezes se torna bem dificil entender seus sentimentos. Tenho uma familia incrivel aqui desde que me casei, mas ainda assim passo por isso, e sei de amigos que moram em outros paises e passam por isso tb, mesmo com amigos novos e novas familias. Por favor, se for possivel, com certeza muita gente sera beneficiada (escrevi sem acentos pq meu keyboard nao tem :C).

  • @cristianefurlanetto5053
    @cristianefurlanetto5053 2 ปีที่แล้ว +1

    Bom dia estou passando por isso nada me trás alegria não tenho mais sonhos imaginação com nada a minha infância inteira minha mãe ia embora passava um tempo depois voltava e eu consegui perceber da onde vem minha insegurança pras relações seus vídeos me ajuda muito obrigada

  • @Ana-on6ww
    @Ana-on6ww 2 ปีที่แล้ว +4

    Seu conteúdo de ponto de vista daquele que busca e questiona é de encher o coração. Parabéns pelo desenvolvimento de conteúdo sério e de qualidade com coisas tão cumuns na vida humana moderna.

  • @paulalopes9267
    @paulalopes9267 2 ปีที่แล้ว +1

    Sem palavras para a riqueza desse conteúdo, não dá pra explicar quão esclarecedor foi, parabéns!
    E obrigada por compartilhar conosco!

  • @arianebarros7316
    @arianebarros7316 2 ปีที่แล้ว +2

    Manu, seus vídeos são incríveis, tem muita sensibilidade no conteúdo e na forma que você passa, além da didática. Parabéns e obrigada!!!

  • @deboranb17
    @deboranb17 2 ปีที่แล้ว +8

    Manu, eu não entendi mto bem o final com as "soluções" propostas. O fato de conseguir criar novos vínculos não me parece ser suficiente para superar aqueles vínculos específicos que foram quebrados lá atrás. É como se ficasse uma marca indeletável pra sempre na alma...vc pode até se sentir melhor com o passar do tempo, criou novos vínculos, a vida seguiu aparentemente, mas ficou algo perdido ali no passado que jamais será encontrado. Pelo menos essa é a minha sensação.

    • @ivi8060
      @ivi8060 ปีที่แล้ว +1

      Veja também o vídeo sobre Trauma Complexo do Alan Mocellim, está excelente!

  • @karinefcarvalho
    @karinefcarvalho ปีที่แล้ว +2

    Pode existir vínculo nas relações virtuais ?! 😮