Feminismo para os 99% | CINZIA ARRUZZA e TITHI BHATTACHARYA
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 11 ก.พ. 2025
- ☝🏾NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR AS LEGENDAS AQUI NO TH-cam ☝🏾
Segundo debate do ciclo de debates “Por um feminismo para os 99%”: Feminismo para os 99%, com Cinzia Arruzza e Tithi Bhattacharya, com mediação de Isadora Attab (Grifa Podcast).
As organizadoras da Greve Internacional de Mulheres e autoras do manifesto publicado em mais de 20 países conversam sobre a necessidade de um feminismo que não se limite apenas às mulheres ocupando altos cargos, mas que questione a falta de moradias, os salários precários, os problemas na saúde pública, as mudanças climáticas e os preconceitos de toda ordem. Um feminismo necessariamente anticapitalista, antirracista, antiLGBTfóbico e indissociável da perspectiva ecológica do bem viver.
Cinzia Arruzza é professora associada de Filosofia na New School for Social Research, em Nova York. Entre seus livros publicados estão: “Ligações perigosas: casamentos e divórcios entre marxismo e feminismo” (Usina Editorial, 2019) e “Feminismo para os 99%: um manifesto” (Boitempo, 2019), esse último em coautoria com Nancy Fraser e Tithi Bhattacharya. Foi uma das principais organizadoras da Greve Internacional de Mulheres nos Estados Unidos e integra o coletivo editorial Viewpoint Magazine.
Tithi Bhattacharya é professora associada na Universidade de Purdue, em Indiana (Estados Unidos). Entre seus livros estão: “Social Reproduction Theory: Remapping Class, Recentering Oppression” (Pluto, 2017) e “Feminismo para os 99%: um manifesto” (Boitempo, 2019), esse último em coautoria com Nancy Fraser e Cinzia Arruzza. Também foi uma das principais organizadoras da Greve Internacional de Mulheres nos Estados Unidos. Integra o corpo editorial das revistas Studies on Asia e International Socialist Review.
Isadora Attab é jornalista formada pela Cásper Líbero, historiadora formada pela FFLCH-USP, com especializações na área de Ciências Sociais. Militante anticapitalista e feminista, produz e apresenta o Grifa Podcast, que articula teoria feminista com discussões atuais e práticas revolucionárias.
📚 CICLO DE DEBATES "POR UM FEMINISMO PARA OS 99%" / CURSO “INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO FEMINISTA NEGRO”
☛ bit.ly/porumfem...
📕 Baixe aqui a apostila do ciclo, gratuitamente!
☛ wp.me/pB9tZ-6Vz
📕 FEMINISMO PARA OS 99%, de Cinzia Arruzza, Nancy Fraser e Tithi Bhattacharya
☛ tinyurl.com/4u...
***
Curso “Introdução ao pensamento feminista negro” / Ciclo de debates “Por um feminismo para os 99%”
De 08 de março a 12 de abril de 2021
Transmissões pela TV Boitempo ( / tvboitempo )
Realização: Boitempo
Promoção: TVT, Rádio Brasil Atual, Rede Brasil Atual, Revista Quatro Cinco Um, Le Monde Diplomatique, Brasil de Fato, Outras Palavras, Hysteria, Grifa Podcast e Preta, Nerd & Burning Hell
Projeto viabilizado pela Lei Aldir Blanc
#PorUmFeminismoParaOs99
***
De 8 de março a 12 de abril de 2021, a Boitempo realiza o curso “Introdução ao pensamento feminista negro” e o ciclo de debates internacional “Por um feminismo para os 99%”. Viabilizada pela Lei Aldir Blanc, a programação conta com 24 pensadoras e ativistas de 5 nacionalidades diferentes. Todas as atividades são gratuitas e sem necessidade de inscrição prévia, inserindo-se no histórico de eventos internacionais promovidos pela editora ao longo de seus mais de 25 anos.
A programação foi inspirada pelo manifesto “Feminismo para os 99%”, escrito por Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser, e publicado pela Boitempo em 2019. Chamando atenção para as mulheres da classe trabalhadora, o objetivo é discutir as premissas de um feminismo incondicionalmente internacionalista e anticapitalista, que cerre fileiras com os movimentos antirracistas, ambientalistas e pelos direitos de trabalhadores e de imigrantes.
Durante o evento, serão lançados os livros "O patriarcado do salário: notas sobre Marx, gênero e feminismo (v.1)", de Silvia Federici, e "Interseccionalidade", de Patricia Hill Collins e Sirma Bilge, além de um e-book gratuito com textos de apoio à programação (wp.me/pB9tZ-6Vz), com escritos de Aleksandra Kollontai, Amanda Palha, Angela Davis, Nancy Fraser, Sueli Carneiro e Talíria Petrone, entre outras.
☛ bit.ly/8Mboitem...
PROGRAMAÇÃO
10/03 - 14h - Feminismo, comuns e ecossocialismo, com Silvia Federici e Sonia Guajajara, mediação de Bruna Della Torre (Marxismo Feminista - bit.ly/3ci2ZPA)
17/03 - 14h - Feminismo para os 99%, com Cinzia Arruzza e Tithi Bhattacharya, mediação de Isadora Attab (Grifa Podcast - bit.ly/3eDAKhd)
24/03 - 14h - Feminismo, corpos e territórios, com Judith Butler e Preta Ferreira, mediação de Flávia Biroli
31/03 - 14h - Interseccionalidade, com Patricia Hill Collins e Sirma Bilge, mediação de Lana de Holanda (@transcomunista)
Que maravilha de vídeo! Conteúdo irretocável como sempre na Boitempo. Mas ver a galera do Grifa junto e o formato como o vídeo foi editado e legendado foi perfeito! ❤️ Excelente! Parabéns! Mantenham o formato e mais Grifa!! 🙏 🙏 🙏 🙏 ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Link m 9
Go
Que coisa maravilhosa!! OBRIGADA a todas pessoas que disponibilizam esse conteúdo magnífico
Sensacional!
isadora, a feminista radical do pos modernismo neoliberal. bravo!!
Eu entendo alguns parâmetros da luta .
So não entendo porque todo homem tem que morrer
a luta não é sobre isso. É sobre a emancipação de mulheres na sociedade, pra isso q existe o feminismo marxista, que busca quebrar o sistema capitalista para a emancipação de todas as mulheres, incluindo trans e negras dentro da sociedade. Há um site que eu gosto muito que explica sobre isso: naomekahlo.com/a-urgencia-do-feminismo-marxista-na-sociedade/
Associados que não são funcionários e chamados de Força de Vendas, Telemarketing, On Line, etc...
Com o aumento do trabalho informal no Brasil e a Desregulamentação do Mercado de trabalho pelas ondas neoliberais. Este trabalhador Fragilizado e sem Sindicato, ficou refém do auxilio emergencial. Eu testemunhei na empresa que trabalho que após a suspensão do beneficio, a maioria não tem dinheiro para pagar o ônibus e a refeição para ir ao trabalho. ´Como fazer estes Executivos CEO´S assumir Responsabilidade pelos seus associados (Pergunta )
😳