Engenharia Aeroespacial

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 17 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 138

  • @mariaclaraduarte2548
    @mariaclaraduarte2548 3 ปีที่แล้ว +2

    Ola boa noite moço na aeroespacial também estuda aeronáutica? Digo,tbm estudo aviões????

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  2 ปีที่แล้ว

      Sim, a aeronáutica está contida dentro da aeroespacial. No exterior, não há o curso de engenharia aeronáutica, só aeroespacial.

  • @kira-nf8xr
    @kira-nf8xr 4 ปีที่แล้ว +9

    Esses cálculos são lindos da até vontade de estudar engenharia

  • @almasparadeus7003
    @almasparadeus7003 5 ปีที่แล้ว +1

    Quais são as melhores faculdades de engenharia aeroespacial aqui no Brasil?

  • @gabriel100081
    @gabriel100081 11 ปีที่แล้ว +2

    Boa tarde Prof. dr. André Luís.
    Gostaria de saber em uma avaliação sua, sobre as dificuldades que o aluno concluinte do curso de engenharia aeroespacial da UFABC encontra para ingressar e se manter no mercado de trabalho. Mercado, que ainda é restrito no Brasil.
    Obrigado desde já,
    Gabriel

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  11 ปีที่แล้ว

      Caro Gabriel,
      Lhe respondo com uma analogia bem simples: um dia, também era difícil um Engenheiro Mecânico ou Eletricista encontrar espaço no Brasil, mas foi preciso formá-los, para que, de certo modo, à médio e longo prazo eles fossem os responsáveis por uma maior demanda de aplicações e mercado. É como a história do ovo e da galinha, o que vem antes? E não pense que esse curso forma mão de obra somente para "fazer naves espaciais". Nem nos EUA isso acontece, boa parte do profissionais podem atuar em áreas complementares, como naval, automobilística, segurança, monitoramento, etc.

  • @ErickSoares3
    @ErickSoares3 8 ปีที่แล้ว +1

    Olá André, estou no 2ºAno do EM, escola Anésia Loureiro Gama, e pretendo entrar na UFABC de SBC no campo de EA. Simplesmente adoro a ideia do voo/exploração espacial desde meus 8 anos e de fato quero estudar essa área. Mas tenho um pequeno problema: eu sei que a matéria pede um grande foco em matemática, mas nunca tive uma grande facilidade nessa matéria. Existe algum livro/apostila sobre o assunto onde eu possa usar para me preparar?

    • @liftoff215
      @liftoff215 8 ปีที่แล้ว +1

      Olá, Érick. Parabéns pelo seu interesse. Como sugestão para o estudo de matemática, você pode procurar o pessoal da Educom: facebook.com/ongeducom/?fref=ts

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  8 ปีที่แล้ว +1

      Olá, Érick. Parabéns pelo seu interesse. Como sugestão para o estudo de matemática, você pode procurar o pessoal da Educom: facebook.com/ongeducom/?fref=ts

  • @navarroapartamentos5473
    @navarroapartamentos5473 10 ปีที่แล้ว +3

    Ola, boa tarde. Primeiramente, parabéns pelo vídeo.
    Eu gostaria de esclarecer uma dúvida... Qual a diferença do curso da UFABC para o do ITA ? Considerando que as propostas de ambas são totalmente diferentes, conforme mencionado no comentário abaixo.
    Obrigado

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  10 ปีที่แล้ว +4

      Caro Thiago,
      O curso de Engenharia Aeroespacial da UFABC se enquadra dentro de um cenário mais geral que é o projeto pedagógico da UFABC. Talvez, em uma primeira análise, o maior diferencial da UFABC seja a existência dos bacharelados interdisciplinas. No caso das Engenharias, o aluno deve cursar antes o BC&T (Bacharelado em Ciência e Tecnologia). Ele tem um prazo ideal de 3 anos de duração e o aluno já obtém um diploma após o mesmo. À seguir, ele fica apto a pleitear uma vaga em qualquer curso de Engenharia da Universidade, para qual deve estudar, idealmente, mais 2 anos. É importante ressaltar que este bacharelado possui um forque enfoque multidisciplinar, além das disciplinas tradicionais de Engenharia, o aluno precisa cursar disciplinas de outras áreas do conhecimento, como ciências humanas e biológicas. Outras peculiaridades da UFABC são: regime quadrimestral, inexistência de grade de disciplinas pré-definida (o aluno monta o seu curso), maior liberdade para montar sua especialização. Para obter uma noção mais profunda, recomendo a leitura do projeto pedagógico da UFABC, também recomendo a leitura do projeto pedagógico das Engenharias, abaixo, seguem links para eles:
      cecs.ufabc.edu.br/images/pdf/catalogo2013_18.12.2013
      www.ufabc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21

    • @navarroapartamentos5473
      @navarroapartamentos5473 10 ปีที่แล้ว +2

      André Luís da Silva
      Obrigado pelo retorno e recomendações...
      Vou fazer o ENEM/SiSU em 2015 para ingressar na faculdade em 2016, pois através de seus esclarecimentos, a proposta é bem interessante, além do mais, moro em Santo André e tenho fácil acesso a UFABC.
      Forte abraço

  • @kauastronda4146
    @kauastronda4146 3 ปีที่แล้ว

    Tem alguma criaça aqui ou só eu

  • @dandarafurtspimentel
    @dandarafurtspimentel 8 ปีที่แล้ว +7

    Oii, vc pode me responder, rapidinho? Eu nunca me interessei propriamente por aeronaves, mas sempre gostei muito de astronomia, além de ter afinidade com a área de exatas, então eu dei uma pesquisada e achei engenharia aeroespacial (eu gostei), é uma boa eu fazer, então? Eu gostei tb da parte em que posso desenvolver novas tecnologias para o ramo da aviação, trabalhar com exploração espacial ou design estrutural.

    • @liftoff215
      @liftoff215 8 ปีที่แล้ว +7

      Olá, Dands. Seu dilema é o mesmo de muitos outros alunos. Conheço muita gente que gosta de aeronáutica, mas não gosta de espaço. Enquanto outros gostam de espaço, mas não gostam de aeronáutica. Embora o aluno tenha um gosto mais forte por uma área do que a outra, é preciso que ele faça toda as disciplinas obrigatórias que envolvam o assunto. Mas, quando ele for fazer disciplinas optativas, pode dar preferência para sua área de maior interesse.

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  8 ปีที่แล้ว +3

      Olá, Dands, eu respondi acima usando a minha outra conta, de um canal que eu criei.

    • @dandarafurtspimentel
      @dandarafurtspimentel 8 ปีที่แล้ว +4

      ahhhh, mt obg!! e vc sabe se depois de concluir o curso tem alguma pós mais voltada pra área de astronomia?

    • @liftoff215
      @liftoff215 8 ปีที่แล้ว +3

      Oi, Dands, tem uma pós graduação muito boa em astronomia na USP: IAG-USP. www.iag.usp.br/pos/node/55

    • @juliard4380
      @juliard4380 2 ปีที่แล้ว

      eai, vc fez?

  • @danielvincius
    @danielvincius 6 ปีที่แล้ว

    Quem cria satélites e/ou antenas espaciais* é o engenheiro aeroespacial?

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  6 ปีที่แล้ว +1

      O engenheiro aeroespacial tem autorização para projetar sistemas de comunicação espacial. Mas é necessário se especializar no assunto, por meio de disciplinas ou projetos.

    • @danielvincius
      @danielvincius 6 ปีที่แล้ว

      @@ProfAndreLSilva Entendi. Aqui no Brasil programas especias são praticamente, posso estar sendo injusto, fracos. Queria muito criar satélites ou Atenas especiais.

  • @robertobodini4798
    @robertobodini4798 9 ปีที่แล้ว

    Prezado, boa tarde.
    Após os 03 primeiros anos o aluno se habilita como bacharel em BC&T. E após os 02 anos seguintes na engenharia, qual o titulo que este aluno conquista?
    Outra duvida, em ligação realizada ao CREA em 21/08/15, recebi a informação que apenas o curso de Aero do Campus Santo André é reconhecido, permitindo o credenciamento. Assim, como ficam os alunos de São Bernardo?
    Desde já agradeço a atenção.
    Abraços

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  9 ปีที่แล้ว

      +Roberto Bodini Olá, Roberto, desculpe a demora. Na UFABC, ao terminar a primeira parte do curso, BC&T, o aluno recebe o título de Bacharel em Ciência e Tecnologia, é um título superior, mas inferior à Engenheiro. Esta parte do curso deveria durar, idealmente, 3 anos, alguns alunos demoram mais. Na segunda parte, após terminar o BC&T, o aluno pode escolher uma Engenharia. Este processo vai levar, idealmente, 2 anos, alguns terminam em menos, outros em mais. Nesta etapa, o aluno vai complementar seus conhecimentos do BC&T de modo a obter a qualificação de Engenheiro. Então, ele vai se formar com o título de Engenheiro assim como em outra universidade.
      Quanto à transferência de campus, o curso de Santo André (SA) ainda está operante, mas ele não recebe mais alunos. O curso que recebe os novos alunos é o de São Bernardo do Campo (SBC). O MEC já tem bem adiantado o processo de transferência de SA para SBC, a próxima etapa é oficializar este processo também junto ao CREA.

    • @robertobodini4798
      @robertobodini4798 9 ปีที่แล้ว

      André Luís da Silva
      Muito obrigado pelo retorno.

  • @paulojorgesalomao
    @paulojorgesalomao 9 ปีที่แล้ว

    ola boa tarde.quando vc falou que o profissional de engenharia aeroespacial podia trabalhar tambem no sector de energia,fiquei com uma duvida; Em qual sector de energia ele pode trabalhar mais concretamente? ou seja ele pode desempenhar o papel de um engenheiro electricista em varios projecto de sistemas de transmissão e instalações electricas ou não?

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  9 ปีที่แล้ว +3

      paulo jorge rodrigues salomao Olá, Paulo. Um dos melhores exemplos atualmente é a energia eólica, existem muitos profissionais da engenharia aeroespacial trabalhando no setor, isto porque envolve muita aerodinâmica, vibrações e integração de sistemas. Quem se especializa em propulsão também pode aplicar seus conhecimentos na área de turbinas a gás, por exemplo. Quanto a instalações elétricas, um engenheiro eletricista pode, depois de receber certificação, fazer instalações elétricas de aviões. No entanto, o contrário não é necessariamente verdadeiro, é necessário ver as habilitações que o conselho profissional atribui ao curso de Engenharia Aeroespacial no qual a pessoa se formou, para ver se ele está habilitado a tratar de projetos elétricos fora, ou mesmo dentro, do setor aeroespacial.

  • @franciscopimenta486
    @franciscopimenta486 8 ปีที่แล้ว +1

    Pode me responder a esta pergunta: eu sou um aluno com nota máxima no 10 ano a tudo e gostaria de me formar em engenharia aerospacial mais na base de astronauta mas tenho ser tas difeciençias mentais tais como deslexia défice de atenção e descalculia. Gostava de saber se isso poderá afectar na minha carreira profissional? Eu era aluno de nota mínima a matemática mas comecei a pensar no meu futuro e melhorei drasticamente. Tenho muito medo de não conseguir. Por favor me responda a pergunta estou desesperado!

    • @jonaslima7967
      @jonaslima7967 8 ปีที่แล้ว +1

      Tem alguém mais simbólico que Haukins? Apesar de ele nao ser engenheiro, ele pode ser um exemplo que na ciência o limite está lá para ser vencido. Existe um numero enorme de gênios com problemas mentais (se não for a maioria kkk). Se for o que vc sonha, vá até o fim.

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  8 ปีที่แล้ว

      Olá, Francisco. Se você já provou uma vez que é capaz, você consegue, basta se empenhar para superar as dificuldades. Você precisa acreditar nos seus sonhos e lutar por eles. O fato de você ter uma meta vai lhe ajudar a descobrir o que melhorar e dar força e motivação para ir em frente. Não desista, se supere! Abraço!

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  8 ปีที่แล้ว

      É isso aí Jonas!

  • @outsideabreu
    @outsideabreu 10 ปีที่แล้ว

    me formando em engenharia aeroespacial eu posso trabalhar com projeçao de aeronaves normais? qual a diferença entre engenharia aeronautica e aeroespacial?

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  10 ปีที่แล้ว +1

      Olá, Brian,
      Até o momento o CREA habilita os engenheiros aeroespaciais como "engenheiros aeronáuticos". Mas existem distinções entre um "engenheiro aeronáutico" credenciado pelo CREA que fez engenharia aeronáutica e aquele que fez engenharia aeroespacial. Estas diferenças estão nas habilitações profissionais, os detalhes específicos que cada um pode assumir. No que diz respeito ao projeto de aeronaves, ambos são habilitados para tal, o que vai diferir é a habilitação para projetar um ou outro subsistema de uma aeronave. Mas, em um nível amplo, a principal diferença é que o engenheiro aeroespacial também pode projetar sistemas espaciais. Só para citar exemplos, temos ex-alunos da UFABC que trabalham na EMBRAER (aviões) e INPE (satélites), além de empresas de aviação como TAM e Gol.

    • @Glawkss
      @Glawkss 10 ปีที่แล้ว +1

      André Luís da Silva Olá Prof. André. Atualmente sou aluno do 2º semestre de BC&T da UFRN em Natal. Aqui, a Universidade já assinalou o interesse de abrir o curso de Eng Aeroespacial. Meus olhos brilharam ao descobrir tal notícia, pois sou um apaixonado por aeronaves, ou seja, por dispositivos de vôo atmosférico como o senhor bem explicou, em especial os de asas fixas. Até então, eu já estava conformado em optar por Eng Mecânica, tendo em vista, a impossibilidade financeira de ir estudar no sudeste do país. Agora, convivo com a ansiedade e a expectativa dessa notícia se concretizar aqui na UFRN. Pois bem, gostaria que o senhor, se possível, explicasse melhor a diferença entre o Eng Aeronáutico e Aeroespacial no tocante as habilitações para atuação no campo de aeronaves de asas fixas. Existe alguma diferença? Qual?

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  10 ปีที่แล้ว +2

      *****
      Caro Glauco,
      Quanto às atribuições profissionais, tudo vai depender de como os professores da UFRN vão montar o curso e solicitar o CREA. Depende também de como o CREA do RN vai escrever o processo. Apesar do CREA hoje em dia ser integrado em nível nacional, as atribuições profissionais acabam dependendo de como o CREA local as define, para cada curso. No caso da UFABC, tem-se o seguinte:
      "Processo C- 784/2011: atribuições provisórias do artigo 3º da Resolução 218/73, com atuação restrita para projeto, análise, construção e testes de sistemas de propulsão, comunicação, controle de atitude, navegação e interação homem-máquina, aplicados a aeronaves, veículos lançadores e satélites, com o título profissional de Engenheiro (a) Aeroespacial."
      Ou seja, o aluno formado pode trabalhar tanto com aeronáutica, quanto com sistemas espaciais, desde que guardadas as habilitações específicas descritas no texto: "projeto, análise, construção e testes de sistemas de propulsão, comunicação, controle de atitude, navegação e interação homem-máquina". Não é feito distinção para asa fixa ou rotativa, ou seja, pode atuar normalmente em ambas.
      Finalmente, repito, esta é a forma como o CREA do curso da UFABC é emitido. O curso de vocês poderá ser montado de outra forma.
      Saudações,
      Prof. André Luís

    • @Glawkss
      @Glawkss 10 ปีที่แล้ว

      Prof. André, muitíssimo obrigado pelo esclarecimento. Acredito que a vocação do curso será mais espacial do que aeronáutico. A notícia foi vinculada em outubro durante o Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA). Existe o interesse de unir algumas potencialidades que Natal oferece, tais como a posição geográfica, a estrutura da FAB com o Centro de lançamento da Barreira do Inferno, um centro regional do INPE, para o desenvolvimento de mais pesquisas na área. Neste caso, faltaria o curso, que até onde eu sei, pelas palavras da própria reitora, existe sim o interesse em criá-lo. De qualquer modo, ainda vejo como uma excelente oportunidade, tendo em vista que estaria bem mais próximo do meu objetivo podendo optar por Engenharia Aerospacial. Mais uma vez muito obrigado pela sua atenção.

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  10 ปีที่แล้ว

      Olá, Glauco. Creio que, depois do ITA, este seria o curso mais estratégico do Brasil nesta área. Boa sorte.

  • @ViniciusMaia98
    @ViniciusMaia98 5 ปีที่แล้ว

    Olá, Oque acha do início do Curso de engenharia aeroespacial na UFMA que conta com parceria do ITA e CLA (CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA) é uma boa fazer o curso por lá? Grato desde já pelo esclarecimento.

    • @arickjurdan3677
      @arickjurdan3677 4 ปีที่แล้ว

      Não sabia que tinha engenharia aeroespacial na UFMA

  • @rafagamerhd3221
    @rafagamerhd3221 7 ปีที่แล้ว +2

    Amigo vc poderia me falar em media quanto tempo dura essa curso? Com ele eu posso fazer modelos de aeronaves desde de helicóptero ate um foguete? Quantas empresas que requisitam esse curso existe em media no Brasil? Esses emprego e bem procurado nas empresas aeronáuticas? Obrigado

    • @antoniogleyser
      @antoniogleyser 7 ปีที่แล้ว +1

      Rafa GamerHD pode levar até 8anos ; sim; sim e sim kkk

    • @antoniogleyser
      @antoniogleyser 7 ปีที่แล้ว

      Rafa GamerHD n sei em média mas hj em dia o mercado ta em expansão existe várias empresas privadas foçadas tanto na área de construção de foguetes e outras aeronaves

    • @karydrivecheio84
      @karydrivecheio84 7 ปีที่แล้ว +1

      Rafa GamerHD em média 5 anos pelo.menos o da minha cidade e do ITA é por volta de 5

  • @reidainutilidade8743
    @reidainutilidade8743 7 ปีที่แล้ว +2

    André, gostaria de te perguntar algumas coisas
    . Eu moro em Goiás, e a instituição que ensina engenharia aeroespacial mais próxima eh a UNB. Se eu fizesse engenharia mecânica, eu poderia me especializar em engenharia aeronáutica ou engenharia aeroespacial??? Pq aqui em anapolis possui engenharia mecânica, mas nn tem aeroespacial. Na vdd nem na UFG não tem.

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  7 ปีที่แล้ว +3

      Olá, Vitor, como Engenheiro Mecânico, você pode fazer Mestrado ou Doutorado em Engenharia Aeronáutica ou Aeroespacial. Eu, por exemplo, sou formado em Engenharia Elétrica e fiz mestrado e doutorado em Engenharia Aeronáutica. Abraço

    • @reidainutilidade8743
      @reidainutilidade8743 7 ปีที่แล้ว

      André Luís da Silva mt obrigado de vdd.

  • @matheusrodrigues2682
    @matheusrodrigues2682 7 ปีที่แล้ว +1

    Olá André, sou estudante do terceiro ano do ensino médio e pretendo cursar Eng. Aeroespacial. Dentre as minhas opções está a UFABC e a UNB, na sua opinião qual seria a melhor universidade entre essas duas para cursar esse curso? Obrigado desde já.

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  7 ปีที่แล้ว +2

      Olá, Matheus, melhor ou pior depende de várias coisas, principalmente de seus objetivos profissionais, além de questões pessoais, custos familiares, etc. Olhando só sob o ponto de vista universitário, posso te dizer que o curso da UnB é mais focado na parte de Espaço, enquanto o curso da UFABC tem um maior equilíbrio entre aeronáutica e espaço. Além disso, o curso da UFABC é mais consolidado e tem formado pessoas tanto para o mercado de trabalho, quanto para a pós graduação. Já no caso da UnB, os estudantes formados têm ido mais para a pós graduação.

    • @matheusrodrigues2682
      @matheusrodrigues2682 7 ปีที่แล้ว +1

      André Luís da Silva Muito obrigado, só mais uma coisinha, você poderia me falar como está o mercado nessa área? eu pesquisei, mas não encontrei informações concretas sobre isso

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  7 ปีที่แล้ว +1

      Olá, Matheus. Sobre mercado de trabalho, o engenheiro aeroespacial pode ser visto de três maneiras: (1) trabalhar diretamente no setor aeronáutico ou espacial (2) trabalhar no setor de defesa e segurança (3) trabalhar em áreas que aplicam o conhecimento básico da aeroespacial. Sobre a terceira alternativa, ela é aquela onde existem mais oportunidades atualmente, trata-se da aplicação dos conhecimentos de estruturas, controle, dinâmica, modelagem e simulação, aerodinâmica, térmica, materiais, etc em sistemas em geral, como automóveis, navios, robôs, etc. Sobre a alternativa (1), o mercado em maior expansão atualmente é o de aeronaves não tripuladas, no entanto, o Brasil tem forte carência na aviação regional, satélites para aplicações em geral e desenvolvimento de foguetes nacionais; infelizmente, temos carência de investimentos e a área não deslancha. Sobre a alternativa (2), também temos grande carência em sistemas de defesa e segurança, tanto públicos, quanto privados, no entanto, o governo investe pouco; mas, no setor privado, existe muita alternativa, só são necessários os investimentos. Resumindo, o profissional aeroespacial é multidisciplinar e pode trabalhar em diversas áreas, não somente no setor aeroespacial em si, compete com os engenheiros mecânicos e de controle e automação, mas com a vantagem de possuir um maior conhecimento sistêmico. Existe um grande mercado potencial no Brasil, mas que depende da existência de profissionais bem formados e, principalmente, da retomada dos investimentos, tanto públicos, quanto privados.

  • @almasparadeus7003
    @almasparadeus7003 5 ปีที่แล้ว

    É muito difícil passar no ita?

    • @luisapedrolli2798
      @luisapedrolli2798 5 ปีที่แล้ว

      Só sei que é um dos vestibulares mais concorridos do país

    • @abranco4523
      @abranco4523 5 ปีที่แล้ว

      Depende. Se vc é um aluno top é mais fácil, se vc é um aluno medíocre é impossível.

  • @vsdisappear
    @vsdisappear 8 ปีที่แล้ว +25

    Muito bom o trabalho. Estou pensando em fazer Engenharia Espacial, você acha possível um brasileiro conseguir uma chance como engenheiro na Nasa?

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  7 ปีที่แล้ว +15

      Olá, Deyse, parabéns pelo interesse. Existem vários brasileiros que trabalham como Engenheiros da NASA. Com muito estudo e trabalho, mas, principalmente, foco, é possível chegar lá.

    • @vsdisappear
      @vsdisappear 7 ปีที่แล้ว +5

      Que legal! Desculpa, mas tenho outra duvida Eu entrei no site do ITA para pegar as provas mais antigas para estudar e também tem um tipo de programa de exame para entrar na instituição, aquilo seria uma base para estudar né? Obrigada por responder!

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  7 ปีที่แล้ว +4

      O Processo Seletivo ao ITA 2017 consta de Exame de Escolaridade e de Inspeção de Saúde. Toda instituição militar faz exame de saúde além das provas.

    • @taynacroft6921
      @taynacroft6921 6 ปีที่แล้ว +4

      Deyse, também tinha essa dúvida, qro mt ser engenheira na NASA (Através do curso de engenharia aeroespacial). André, então é realmente possível!? Mesmo só fazendo faculdade brasileira? Ou teria que fszer uma faculdade dos eua?

    • @ErosGabrielSchultz7
      @ErosGabrielSchultz7 5 ปีที่แล้ว +3

      Também é um grande sonho meu, porém prefiro trabalhar na Agência Espacial Brasileira (AEB), pois o Brasil tem um enorme potencial em questão de desenvolvimento científico. Claro, também gostaria de trabalhar na NASA, kkk.

  • @felipemallon4101
    @felipemallon4101 6 ปีที่แล้ว +2

    Oi!
    Eu tenho 16 anos e ainda tenho muita dúvida do que fazer e pensei no curso de engenharia aeroespacial e coisas do tipo, já que é algo que gosto muito (espaço, ciência, matemática e etc), porém eu tenho muita dificuldade em física principalmente, alguns conteúdos de química também sou ruim, sou bom em humanas, mas não gosto tanto e em biológicas, mesmo eu amando, ganha pouco no mercado de trabalho sendo que gosto tanto quanto de exatas.
    Devo investir na engenharia? Ou a dificuldade nas matérias de exatas pode fazer com que eu não vá bem?

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  6 ปีที่แล้ว +2

      Boa noite, Felipe. É muito importante dedicar-se em Física, pois é uma área bastante cobrada nos cursos superiores de Engenharia. Vou te contar uma história: eu também tinha muita dificuldade em Física e Matemática na escola. Minha escola era fraca nessas áreas e eu não conseguia aprender bem. No entanto, eu sempre gostei de engenharia. Então, eu me esforcei para aprender Física e Matemática depois que saí da escola, para conseguir me virar na Engenharia. Eu consegui superar essas dificuldades e passei a assimilar bem os conteúdo de Física e Matemática na universidade. Tive que me esforçar bastante, mas foi necessário para eu seguir os meus sonhos.

  • @henriquefantato9804
    @henriquefantato9804 8 ปีที่แล้ว

    Gostaria de saber se, se eu me formar em Eng. Aeroespacial, eu poderei ocupar carhos de um engenheiro aeronautico?

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  8 ปีที่แล้ว

      Olá, Henrique, vai depender do CREA de seu estado e da empresa. No caso dos alunos da UFABC e da Embraer, nunca vi um aluno da UFABC deixar de trabalhar com aeronáutica por ser aeroespacial. Ou seja, dentro dos exemplos que tenho, engenheiros aeroespaciais têm atuado como aeronáuticos normalmente, inclusive, é este o título que o CREA de São Paulo fornece.

    • @henriquefantato9804
      @henriquefantato9804 8 ปีที่แล้ว

      Olá André, sempre tive essa duvida pois o mercado espacial do Brasil não é mt grande. Obrigado pela explicação!

  • @carlolemos5868
    @carlolemos5868 9 ปีที่แล้ว

    André, tudo bem? O que você me diria do curso da Aeroespacial na UFMG? Sinceramente, é melhor ou pior que o da UFABC? Uma vez que pretende-se especializar no setor Astronáutico. E o curso da USP-EESC? Obrigado.

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  9 ปีที่แล้ว

      Olá, Carlo,
      É difícil dizer que curso é melhor ou pior, cada um tem sua proposta de ensino, está inserido numa universidade diferente, com corpos docentes distintos.No geral, o curso de São Carlos é de Engenharia Aeronáutica, ou seja, o foco é em voo atmosférico, os tópicos de astronáutica são mais escassos. Mas, é um curso bem tradicional, com boas instalações, bons professores, em uma universidade tradicional. Eles possuem um grupo de foguetes liderado pelo prof. Paulo Greco. No geral, o prof. Paulo Greco é bem atencioso, pode procurar o seu contato na internet para tentar tirar dúvidas. Eles também possuem vários projetos também sobre construção de aviões não tripulados. Já o curso da UFMG, apesar de se chamar aeroespacial, é mais focado em aeronáutica. O curso em si é novo, no entanto, a área de aeronáutica é muito tradicional na UFMG. De fato, o curso de engenharia aeroespacial é proveniente de um antigo grupo (muito bom) de aeronáutica, que já produziu até um avião de corrida que quebrou recordes internacionais. Este curso também tem tradição de enviar engenheiros para Embraer. Quanto à parte de astronáutica, eles estão se reforçando, com a chegada do prof. Cristiano Fiorilo, da UFABC. A prof. Maria Cecília é uma das referências na área de astronáutica na aeroespacial da UFMG. Ela está iniciando um projeto muito interessante de "can sat", satélites de pequeno porte lançados por balões.
      Boa sorte,
      prof. André Luís da Silva

    • @filipipereira878
      @filipipereira878 4 ปีที่แล้ว

      André Luís da Silva Obrigado pela resposta professor, foi de grande ajuda

  • @engenhariamecanica713
    @engenhariamecanica713 5 ปีที่แล้ว +2

    Eita sonho viu , aos vinte anos fiquei sabendo que o musk realizou o sonho que sonhava.

  • @edilsonbarbosa799
    @edilsonbarbosa799 6 ปีที่แล้ว

    André Luís da Silva
    tenho uma duvida: eu gosto muito das disciplinas exatas embora não sou um excelente aluno mas o que eu não sei é o ingles e agora o que eu faço??

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  6 ปีที่แล้ว +2

      Sobre as exatas, sugiro que você procure ajuda, existem várias ajudas gratuitas e de qualidade na internet. Este é um que gosto, mas tem outros: facebook.com/todaamatematica/
      Sobre o inglês, sugiro começar devagar, pegando textos simples na internet, de assuntos que você gosta, e usando google tradutor para lhe ajudar na tradução.

  • @lorenadaibesseabra2113
    @lorenadaibesseabra2113 8 ปีที่แล้ว

    eu gostaria de saber em quais faculdades há este curso

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  8 ปีที่แล้ว +1

      Olá, Lorena. UFSM, UFSC, UFABC, UFMG, UnB, ITA e UNIP.

  • @nicoleandrade3938
    @nicoleandrade3938 2 ปีที่แล้ว +1

    Bom dia! Você acha que vale mais a pena cursar engenharia aeroespacial na UFMG ou na UnB? Gostaria de saber qual das duas é ''melhor'' (Considerando que eu quero trabalhar na área espacial).

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  2 ปีที่แล้ว

      Olá, as duas são boas universidades federais. Você pode entrar nos sites de ambas e avaliar os projetos pedagógicos dos cursos, para ver qual método e disciplinas se identificam mais com suas habilidades e interesses.

  • @beatriznunes7880
    @beatriznunes7880 6 ปีที่แล้ว +11

    Uma mistura de queria com Deus me defenderay KKKKKKK

  • @ericksantos-qe4nm
    @ericksantos-qe4nm 9 ปีที่แล้ว

    Olá eu gostaria de sabre se existe algum tipo de bolsa de estudos pra esse tipo de curso?

    • @LucasHenrique-it2io
      @LucasHenrique-it2io 8 ปีที่แล้ว

      +erick santos ) que oferece bolsa de estudo para engenharia espacial? (talvez, exista outro lugar,mas, das poucas escolas de enino superior que possuem esta faculdade,só conheço o ITA que oferece bolsa.)

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  8 ปีที่แล้ว +1

      +erick santos Olá, Erick, que tipo de bolsa você se refere?
      As universidades que tem o curso são, na maioria públicas: ITA, UFABC, UnB, UFMG, UFSC e UFSM. Só a Unip (São José dos Campos) que é privada. Nas universidades públicas, você não paga mensalidade para estudar. Além disso, as universidades públicas têm assistência estudantil (moradia, idiomas, alimentação, etc), além de possuírem bolsas de iniciação científica para alunos interessados e de bom rendimento.

  • @Mrjunojox
    @Mrjunojox 8 ปีที่แล้ว +1

    +André Luís da Silva
    +Liftoff!
    Boa noite, Tenho 15 anos e estou interessado em fazer Eng.Aeronautica. Sendo formado em Eng.Aeronautica, posso fazer mestrado em Eng. Aeroespacial? E mínimo, quanto devo ter no ENEM para poder entrar no ITA? Obrigado.

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  8 ปีที่แล้ว +1

      Olá, Juan, se você fizer graduação em eng. aeronáutica, pode fazer pós graduação (mestrado e doutorado) em eng. aeroespacial sem problema. O ITA ainda não aceita o ENEM. Mais informações:
      www.vestibular.ita.br/perguntas.htm
      ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-10-16/quem-quer-usp-ou-ita-faz-enem-so-para-testar-conhecimento-e-resistencia-fisica.html

  • @mahmoretti17
    @mahmoretti17 9 ปีที่แล้ว

    André , Bom dia !
    Gostaria de saber se com a habilitação em Eng. Aeroespacial eu poderia trabalhar no projeto e desenvolvimento de Aeronaves de Voo atmosférico ...
    Se houverem limitações, quais são elas ?
    Muito obrigado,
    Ótimo vídeo !

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  9 ปีที่แล้ว +1

      Olá, Mateus. Temos ex alunos da UFABC que trabalham na Embraer, aparentemente, trabalham normalmente. Eu não saberia detalhar as limitações, vai depender da habilitação do CREA local e da universidade.

  • @Joaopedro-rd7ii
    @Joaopedro-rd7ii 7 ปีที่แล้ว

    Olá tudo bem ? Gostaria de saber se o curso na UFSM é uma boa escolha... Pois sempre quis morar no RS, minha família toda é de lá. Obrigado.

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  7 ปีที่แล้ว

      Olá, João Pedro. O curso da UFSM está iniciando, a primeira turma vai se formar em 2019. Para conhecer melhor o curso e tirar suas próprias conclusões, sugiro que acesso o site do curso e estude seus materiais. Em especial, veja a proposta pedagógica (PPC - Projeto Pedagógico de Curso). Na UFSM, existe uma proposta diferenciada de atividades extra classe desde o primeiro ano do curso, chamada CDIO (conceive, design, implement, operate), que é baseada em técnicas usadas em boas universidades do exterior.

    • @Joaopedro-rd7ii
      @Joaopedro-rd7ii 7 ปีที่แล้ว

      André Luís da Silva Aaaaaaa agradecido pela explicação... Mt obrigado e vou me informar, Esse curso sem dúvida terá um grande futuro.

  • @arthurdayne5146
    @arthurdayne5146 7 ปีที่แล้ว

    André, você acha que o curso de Engenharia Aeroespacial (como foco em aeronáutica) na UFMG seria bom o suficiente na hora de competIr, no mercado de trabalho, com outras instituições como USP e ITA?

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  7 ปีที่แล้ว +1

      Olá, Jhonny, conheço ótimos professores nas duas instituições. Quando eu trabalhei na EMBRAER, eles respeitavam os engenheiros do ITA da mesma forma que os da UFMG. Depois, passaram a respeitar também os da UFABC. A USP São Carlos também é bem conceituada lá. Enfim, todas são ótimas instituições, cada uma com sua proposta. O melhor é você consultar a proposta pedagógica de cada curso e ver com qual você mais se identifica.

  • @jkn0t-404
    @jkn0t-404 6 ปีที่แล้ว

    O curso na UnB é bom ?

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  6 ปีที่แล้ว +3

      Ele tem bons professores, alguns laboratórios bons e encontra-se numa universidade tradicional. Além disso, é um curso reconhecido pelo MEC com nota máxima (5).

  • @lordzangetsucampos4425
    @lordzangetsucampos4425 6 ปีที่แล้ว

    Para entrar na Nasa, precisa ter o histórico escolar impecável?,ou apenas da formação aeroespacial?

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  5 ปีที่แล้ว +3

      A NASA, como sonho de muitos entusiastas, pode se dar ao luxo de fazer seleções extremamente rigorosas. Ela é uma organização muito grande e possui empregos em diversas áreas, tais como: gestão de pessoas, medicina, pesquisa básica (Física, Química, Matemática), Engenharia, etc. Especificamente, dentro da engenharia, diversas áreas são foco da NASA, tais como: materiais, química, automação e controle, computação, mecânica, etc. Obviamente, engenharia aeroespacial também. As oportunidades dependem da atuação dos diversos institutos que a NASA chefia. Por exemplo, o Langley Research Center é dedicado à aeronáutica, enquanto o Goddard Space Flight Center se dedica a pesquisas astronáuticas.

  • @youreale
    @youreale 10 ปีที่แล้ว +2

    Excelente explanação, obrigado !

  • @gustavomateus2342
    @gustavomateus2342 7 ปีที่แล้ว

    olá gostaria de saber o preço de uma faculdade de engenharia aeroespacial

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  7 ปีที่แล้ว +1

      Olá, todos os cursos existentes no Brasil são de universidades federais. Elas não cobram mensalidades.

    • @gustavomateus2342
      @gustavomateus2342 7 ปีที่แล้ว

      até msm no ita?

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  7 ปีที่แล้ว

      Sim, o ITA é uma instituição pública da Aeronáutica.

  • @nekodesu4436
    @nekodesu4436 5 ปีที่แล้ว +2

    Tenho 15 anos,meu sonho é fazer engenharia espacial!! Mas sou péssima em física kkkkkkk

    • @abranco4523
      @abranco4523 5 ปีที่แล้ว

      Se REALMENTE gosta da área, estude, se preciso dia e noite. Com isto física n será problema. Se vc não suportar isto, n nasceu p a área.

    • @davisao1799
      @davisao1799 4 ปีที่แล้ว

      Física é uma das matérias que mais são ensinadas erroneamente. Recomendo que procure variados matérias didáticos e video-aulas de qualidade. Tenho certeza que assim você conseguirá aprender!
      Como um adendo, é o curso do Pedro Loos(Canal Ciência Todo Dia). Que está marcado para começar a lançar hoje(10/06/20). O Pedro tem uma didática e método de ensino incrível, então certamente o curso também terá.

    • @nekodesu4436
      @nekodesu4436 4 ปีที่แล้ว +1

      @@davisao1799 muito obrigada!!!!!! Me ajudou muito

  • @mauriciovagnersouza763
    @mauriciovagnersouza763 8 ปีที่แล้ว

    é verdade q assim que termina de formar nesse curso ja consegue emprego ?

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  8 ปีที่แล้ว +3

      Olá, Marcos. Dizem que aqueles que se formam no ITA não tem dificuldade de conseguir emprego. No entanto, hoje em dia, a realidade brasileira é que o engenheiro formado em qualquer universidade, em qualquer área, está com dificuldade de conseguir emprego, devido à crise. No entanto, eu lembro das palavras de um antigo professor: "quem tem uma boa formação sempre vai conseguir uma boa oportunidade".

  • @danielvincius
    @danielvincius 6 ปีที่แล้ว

    É necessário ser EXPERT em física e matemática desde o início ou é preciso saber literalmente o básico? Tenho receio nisso.

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  6 ปีที่แล้ว +1

      Olá, Daniel. É necessário dominar o conteúdo de matemática do ensino médio. Se você percebe lacunas no conteúdo, é bom estudá-las.

    • @danielvincius
      @danielvincius 6 ปีที่แล้ว

      @@ProfAndreLSilva Obrigado. Estou revendo toda a matéria de matemática do fundamental, e brevemente estarei aprofundando no médio.

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  6 ปีที่แล้ว

      @@danielvincius Muito bom!

  • @arthur7016
    @arthur7016 9 ปีที่แล้ว +1

    Espetacular André.

  • @mayaralemes4901
    @mayaralemes4901 7 ปีที่แล้ว +5

    Oi, estou com algumas dúvidas e achar esse vídeo foi ótimo! Eu me interesso muito por Engenharia Aeroespacial, é um grande sonho, mas algumas coisas estão fazendo com que eu repense a ideia... como, eu preciso trabalhar enquanto estiver estudando, mas nunca vi um anúncio sobre estágio em Engenharia Aeroespacial... Você sabe me dizer se tem? Por isso pensei em primeiro fazer outro curso, mas minha preocupação é perder muito tempo. E aqui no Brasil essa área ainda é muito "encoberta", assim meu sonho sempre foi trabalhar no exterior, mas não sei se devo fazer a faculdade aqui e depois tentar, ou tentar fazer uma faculdade lá fora. Confesso que desde criança meu sonho era ser astronauta, e a história do
    professor Marcos Pontes foi uma das coisas que mais me deram esperanças, apesar desse cenário ser tão restrito.
    Obs: Todos os cursos de Eng Aer têm tcc?
    Desde já agradeço.

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  7 ปีที่แล้ว +5

      Olá, Mayara. Todos os cursos de Engenharia tem TCC, isso é uma exigência do MEC. Sobre estágios, vai depender muito de onde você estudar. No ITA, sempre existem mais oportunidades, por estar numa região mais industrializada. Em outras universidades, como a UFSM, é difícil conseguir estágio em qualquer área da Engenharia, não somente em Aeroespacial. A Engenharia como um todo no Brasil ainda é muito atrasada, o Brasil tem pouca tradição industrial.

  • @henriquewebberbaseggio
    @henriquewebberbaseggio 7 ปีที่แล้ว

    Olá André! Primeiramente parabéns pelo vídeo e também pela sua atenção/dedicação. Gostaria de fazer três perguntas: 1) o curso é de turno integral ou turno único (só manhã/só noite)? Pelo que pesquisei, a UFABC é a única que oferece o curso em período noturno no Brasil - em 5 anos -, pois funciona em regime quadrimestral; 2) é possível trabalhar e fazer o curso ao mesmo tempo? Existem alunos que conseguem conciliar as duas coisas?; 3) na sua opinião, para quem quer trabalhar com sistemas de controle e automação, principalmente de satélites e sondas espaciais, é preferível fazer o curso de Engenharia Aeroespacial e se especializar depois nessa área, ou cursar Engenharia de Controle e Automação e, da mesma forma, se especializar em seguida? PS: quando puder, posta mais vídeos do trabalho de vocês, gostei muito. Grande abraço.

    • @ProfAndreLSilva
      @ProfAndreLSilva  7 ปีที่แล้ว +2

      Olá, Henrique, aqui na UFSM, o curso é turno integra, pode ter aulas de manhã, à tarde e à noite, mas, à noite, é bem pouco. Sim, até onde sei, a UFABC é a única que tem o curso noturno. Como em qualquer outra Engenharia, é bem difícil trabalhar ao mesmo tempo, mas, sempre é possível, desde que o aluno se planeje muito bem, quem concilia o trabalho, geralmente, opta por atrasar um pouco o curso. Sobre o controle e automação, acho que qualquer solução é boa, já trabalhei com ótimos alunos dos dois cursos, é indiferente o rumo que você tomar, mas, aconselho ter como primeira opção aquela que você gosta mais. Obrigado por apreciar nosso trabalho, logo, vamos inaugurar um site bem completo, daí divulgarei aqui no canal. Abraço

    • @henriquewebberbaseggio
      @henriquewebberbaseggio 7 ปีที่แล้ว +1

      Obrigado pelos esclarecimentos professor! Grande abraço!

  • @JoaoSantos-ik6wy
    @JoaoSantos-ik6wy 8 ปีที่แล้ว

    A pessoa tem que ser crânio nas exatas... Jesuss

  • @yukyatsuki3795
    @yukyatsuki3795 7 ปีที่แล้ว

    acho

  • @fernandaandrade5274
    @fernandaandrade5274 9 ปีที่แล้ว

    Desculpe a musica atrapalha o foco do assunto alem de inrritar. acaba dividindo o sentido.

  • @elzadoespiritosanto8557
    @elzadoespiritosanto8557 5 ปีที่แล้ว

    Mais fácil Aki no Brasil mais e difícil trabalhar nos EUA

    • @abranco4523
      @abranco4523 5 ปีที่แล้ว

      É difícil em qualquer lugar. Se vc n tem "bala na agulha" nem perca seu tempo.

  • @abranco4523
    @abranco4523 5 ปีที่แล้ว

    Os terraplanistas piram, rsrsrs

  • @franciscopimenta486
    @franciscopimenta486 8 ปีที่แล้ว

    Pode me responder a esta pergunta: eu sou um aluno com nota máxima no 10 ano a tudo e gostaria de me formar em engenharia aerospacial mais na base de astronauta mas tenho ser tas difeciençias mentais tais como deslexia défice de atenção e descalculia. Gostava de saber se isso poderá afectar na minha carreira profissional? Eu era aluno de nota mínima a matemática mas comecei a pensar no meu futuro e melhorei drasticamente. Tenho muito medo de não conseguir. Por favor me responda a pergunta estou desesperado!