Cara, acho que você teve a mesma percepção que eu tive no início desse ano. Aconteceu algo muito chato comigo profissionalmente e aí eu tive um clique. Percebi que o fato de ser apaixonado demais pelo que fazia e eu era pouco remunerado justamente por isso, pois não importava o volume de entrega eu simplesmente falava "sim" e me matava para entregar, depois disso eu analisei profundamente como o pessoal que sempre era promovido e ganhava mais faziam e entendi. Vi que eu era extremamente apaixonado pelo sistema da empresa e dos problemaa dela, sendo que o certo é ser apaixonado pela programação em si e por mim mesmo... Depois disso tenho feito terapia e tudo mais e mudei muito o comportamento, curiosamente meu salário quase dobrou devido à mudanças comportamentais que tive. Porque agora eu quero saber de dinheiro no bolso e pelo menor esforço possível, se recebo uma proposta financeiramente viável, eu nao quero nem saber, meto o pé e que se dane tudo. Pensando assim, deixei de ter várias crises de ansiedade, arritmia, enxaqueca e tudo mais. Mas enfim.... É isso. Kkkkk
Sou Designer desde 1999. Nos anos 90 o otimismo era grande nessa profissão com a novidade da internet, sempre teve muito campo de atuação nessa área. Nos anos 2000 com a chegada do Macromedia Flash tudo se renovou e o mercado ganhou força para mais uns 10 anos. No final dos anos 2000 com a chegada dos smartphones tudo se renovou de novo com muito otimismo. Agora pela primeira vez na carreira NÃO vejo mais otimismo e nem expectativa de surgimento de uma nova tecnologia que vai renovar o mercado outra vez, pelo contrário, a expectativa é de tecnologias que DIMINUAM o mercado de atuação.
Low-code e IA como um "framework" de pano de fundo.... e a nova tecnologia "revolucionaria" que vai fazer seu salario diminuir 25% essa e a ideia qualquer um e programador. E se depender das grande empresas brasileira diminui 50% combinado em grupo de ZAP essa e a realidade amigo. uma merda desculpa o desabafo..
Pra finalizar. Como disse, eu não vejo esse desdém ao Javascript e ao front lá fora. Tem muitos devs Javascript e frontend respeitados. Devs alemães, israelenses, indianos, devs que já trabalharam no Facebook e afins e os caras são sinistros. Só que eu acho que lá fora tem mais mercado para o front devido a economia aquecida e ao número de empresas. Aqui no Brasil temos uma economia ruim, e poucas empresas, então no apertar das contas o backend vale mais aqui.
Eu com 2 anos no desenvolvimento comecei a tremer o olho, coração acelerado, tive N crises de ansiedade... hoje preciso tomar maracujina diárimante...isso que eu fui suporte técnico por 8 noas e nunca passei por isso. Na programação o bicho pega!
Eu também estou quase fazendo 3 anos (6 meses estagio e 2,5anos de clt), Desde o ano passado só escuto de layoffs, não tenho mais perspectiva de crescimento e embora não tenha sido demitido fico sendo jogado de projeto em projeto com tecnologias totalmente diferentes, eu sou bacharel em ciência de dados, pós graduação em estatística e cheguei a começar um mestrado em IA, ai me jogaram para desenvolvimento web low code ao mesmo tempo que faziam propaganda na televisão que precisavam de cientistas de dados e estava faltando profissionais na area, sendo que estavam era demitindo geral por que não tinha mais projeto na área. Estou enviando CV desde janeiro e não consegui nenhuma entrevista. =(
Brasil acabou faz um tempo já, perdi as esperanças de vez, quando eu vi o grupinho de empresas ai, planificando salario em grupo de WhatsApp. E quando esse tipo de coisa ocorre, significa que a competitividade acabou, não importa o quanto vc se esforçar, vai está todo mundo tentando te empurrar pra baixo, seja grandes empresas ou o próprio estado.
@@JS-bp6cy kkkkkkkkkkkkk o Estado é a maior empresa. A mais corrupta. A maior detentora dos monopólios. O Estado é quem obriga as empresas a te vender a preços inacessíveis. Acorda pra vida!
Uma vez ouvi uma frase que faz muito sentido: "Antes de pensar em entrar na área de desenvolvimento de software, pense em como fará pra sair dessa área".
Infelizmente o brasileiro acha que 10 mil é muito. Especialista aqui tem salario de junior la fora, a solução para o Brasil é o aeroporto internacional de Guarulhos.
Ultimamente tenho pensado igual você. É muito estressante trabalhar como funcionário essa área. Ficamos boa parte do tempo isolados, com uma cobrança extrema, bournot, muito trabalho e pouco reconhecimento
O inglês realmente é muito importante. Eu trabalho com tecnologia e sem o inglês, teria sido quase impossível tirar as certificações que eu consegui. Sobre os salários, é difícil e está cada vez mais complicado. Crescer o olho em uma vaga com um salário melhor é arriscado também. Tenho alguns colegas de trabalho que deixaram a empresa aqui para iniciar em outras com um salário maior, porém depois de 2 ou 3 meses, após os contratos encerrados que as consultorias tinham com seus clientes, eles foram dispensados. É bom avaliar bem na hora de trocar o "certo pelo incerto".
É muito desanimador, o mercado está exigindo mais: além de programação, uiux, segurança, cloud e ia, se paga muito pouco. Pra quem está começando ou quem já tem mais idade, está ainda mais desafiador. Talvez a saída é virar TH-camr e vender de cursos, como o próprio Filipe Deschamps.
Cara, esta difícil viver e trabalhar aqui no Brasi. Cada profissão tem seus problemas. Atualmente sou motorista de app, era taxista ganhava muito mais do que hj e o publico do app é muito diferente do taxi paga uma merreca é só querem ter direitos. Estou querendo ir para a área de TI, mas com muita dúvida entre Front-end, back-end ou dados. Atualmente fazendo curso de algoritmo e lógica de programação e querendo matricular em ADS. Mas muita dúvida em que seguir.
Parabéns Samuca. Humildade não é baixar a cabeça e aceitar pouco pelo seu tempo e trabalho, mas reconhecer suas qualidades e buscar com a ações superar suas fraquezas.
Eu comecei como programador e hj estou como técnico de automação, estou ganhando muito mais e trabalho muito menos (trabalho para mineração). Estou juntando dinheiro para sumir desse pais. Os que ficarem eu sinto muito, mas vão sofrer
Sabe o que é pior? Quando você finalmente vira programador e ganha seus 4, 5, 6... ou 12 mil reais, o real parece que não tem valor algum, hoje tudo está tão caro. É quase trabalhar para se manter(porque ser excelente não é barato) se não for muito educado financeiramente, Brasil não é para os fracos... Fico pensando como as pessoas que ganham apenas um salário mínimo estão se virando no BR
O complicado é que nos mesmos programadores rebaixamos o nosso trabalho, um advogado cobra para ler o processo, tipo o cara vai ler o processo para poder atuar naquele processo, e tipo, ele cobra véi ... e cobra tipo 200, 400 conto depende do nível do advogado, agente fica lá lendo um montão de código, entra em reunião, programa, negocia, testa ... não estou nem comparando programador com advogado, mas o advogado sabe se valorizar, e na nossa área infelizmente às vezes falamos que tudo é fácil de fazer mesmo não sendo .... kkkk ... o próximo passo é ser programador autônomo desenvolver algo e trabalhar nisso. Abraço Samuca!
Melhor canal que achei nessa ultima semana, se duvidar no ano. Conteúdo de verdade, conversa séria. Menor do que deveria, mas até melhor ter gente que realmente gosta, do que ter 1M de gente aleatória que não agrega. Parabéns pelo trabalho Samuka! Continue, com a sinceridade e humildade sempre! Meio apertado, mas se der no orçamentos bora que bora atras desse ingles! Favor compartilhe seu processo e avanço, abraço!
10:24 - esse foi o relato mais pesado sobre estresse que eu já ouvi, sinto muito samuca e obrigado por nos passar essa informação, vou focar em não me estressar mais no trabalho, estress é pior do que eu imaginava
Eu como fullstack vou dizer aqui que tanto o frontend quanto o backend são fáceis, um é componente e o outro é CRUD (na superficie). A parte difícil do frontend já cai pra otimizações de UX, o que lhe exige certo conhecimento de design (especialmente na falta de UX designer no time, e isso interfere na imagem do produto, afinal é o que o cliente vê), e a depender do projeto muito conhecimento aprofundado do framework, como tratar geração e destruição de componentes, muita regra de negócio, definir fluxo de dados... pra telinhas é fácil, mas com um fluxo grande de dados e utilizando ferramentas como openlayers pra renderizar mapas, vetores e afins, é preciso pensar muito para realizar as otimizações necessárias e não deixar nada lento ou quebrado. O mesmo para o backend, 90% dos casos vai ser CRUD, a dificuldade começa quando você precisa entrar em questões que envolvem infra e regras de negócio robustas para tratar dados, noções de banco...
tudo é facil amigo, ser PM tb é facil, correr atrás do bandido e prender, e motorista de APP tb é facil, só pegar o passageiro e transportar.. porém o problema é remuneração, se tu tá achando q é facil e ganhar menos de 8k então não é facil, pois deveria tá tirando mais de 20k.
@gepetovovo2509 compreendo que para você a leitura e interpretação textual seja difícil. Já que é incapaz de perceber que meu comentário foi uma crítica a ele ter dito que o Frontend era fácil como um todo. Néscio.
Sou desenvolvedor mas ao mesmo tempo empreendedor, o profissional que tem o poder da criação nao tem limites, nao fica sem trabalho e nao digo em relação a ser contratado mas oferecendo serviços online atráves de soluçoes proprias. Entendo a dificuldade, mas é nescessario uma mudança de pensamento para abrir novas oportunidades.
Eu fui perguntado sobre a diferença entre programador e desenvolvedor. Aí me veio uma analogia com SoftStarter para setar parâmetros de motores na indústria. Ou até mesmo programar a automação de gravação de programações de TV. Em suma, o programador é um configurador de parâmetros. O desenvolvedor é quem cria, solo ou com os colegas de equipe, o software que poderá receber parâmetros para a programação. Não sei se concordam ou não... Mas é interessante desenvolver esse raciocínio, com mais contribuições. Grato pela atenção!
Eu fiz uma viagem recentemente e senti a necessidade de ter o inglês, levei isso pra o profissional e acontece o mesmo o leque deve ser bem maior, inclusive comecei também a aprender o JAVA que eu tinha uma certa resistência por vir de uma linguagem como PHP, mas até nisso eu vi que tudo que eu tentava fazer no PHP e explicar para as pessoas que era bom de fazer no PHP eu encontrei no JAVA e sigo aí, todos os dias aprendendo JAVA e inglês uma hora essa engrenagem deve rodar! Obrigado pelo vídeo! Edit: Aguardando pela serie de videos.
Não sou dev mas recomendo a todos a olhar para o mercado internacional. Faço aulas particulares há 1 ano. Ano que vem quero rushar uns 2 meses focando o máximo no inglês. Para tentar a sorte nas vagas remotas pra fora
então mas de nada adianta ter inglês fluente se não tem XP em programação.. se fosse assim não teria mendigo nos EUA eles pegariam todas essas vagas remotas ai.. kkk
Te entendo, meu caro. Eu tinha um emprego público que remunerava até bem pros padrões brasileiros, mas larguei tudo e estou há dois anos me aventurando no Canadá.
To há 20 anos nessa e ainda ganho dinheiro... Esse tipo de papinho só desanima quem está começando e está bem longe da realidade. Cara falando que o frontend é fácil é tipico de javeiro mesmo que mexeu 2x no react e já se acha fullstack, já vi varios desses no caminho no final a entrega sempre fica uma bost.. Eu sou frontend e ganho 17k ... então sim, ta pagando melhor que esses javeiros "fullstack" as empresas tão percebendo essa fraude e o B.O dos famosos "fullstack" em react, vue e angular.
@crowbr Realmente ele falou besteira, e olha que atuo mais no Back com Java a 14 anos, mas não me considero "javeiro" esse termo soa como fanboy de linguagem, coisa que eu não sou.A respeito de front, se for pra trabalhar com algo mais estruturado e bem feito com testes unitários com jest , requisições async , gerenciar estados complexos com react, exige um conhecimento técnico bem aprofundado, mas um cara focado totalmente em front é meio que óbvio que a performance dele será melhor do que um fullstack ( tem exceções), haja visto que o front-end só focará no front consequentemente isso traz mais know-how e qualidade.
Eu estou há um pouquinho mais de tempo, talvez minha melhor época como dev foi 11 anos atrás, eu consegui um contrato direto PJ fazendo papel de tech lead e arquiteto de software numa empresa grande, eu consegui por 2 anos ficar com 140/hora. Meu trampo misturava Java com produtos BEA, Oracle SOA, depois com o tempo a coisa começou a cair bem. Eu vi que a maré estava virando e fui trabalhar em big tech, depois de um tempo mudei totalmente de tecnologia e comecei a fazer gestao/comercial/suporte, consegui chegar num valor bem legal, mas hj quase nem programo mais, eu estou com 38k na carteira + uns 40k de RSUs mensais, minha empresa é uma das poucas que stocks em ordem mensal, aproveitei e montei uma empresa de segurança e comprei alguns imoveis, além disso é aposentadoria privada e a pública, tentando dar um jeito garantir minha vida no pós TI.
pessoal emocionado, vá procurar algo que tenha retorno a longo prazo mas que seja durável! Software é copiado, modificado, muda a toda hora e principalmente pelas bigtechs. Já não é o mercado para quem trabalha em consultoria, bodyshop. Vai fazer um curso no Senai, de algo físico, programar CNC, etc, fazer manutenção de máquinas.
Essa é a Pill, programador CNC aqui é muito procurado. O operador ja ganha relativamente bem, agora o cara que faz a manutenção em uma máquina dessas, consegue cobrar quase 250 a hora.
Na minha opinião, o mercado no BR é tem um ceiling muito baixo. A maior partes das vagas são para atuar com sistemas legado (C#, PHP ou .NET) através de consultorias que pagam o menor valor possível. É muito difícil ter vagas para atuar com projeto mais modernos com Python (FastAPI) ou Golang... Usar Rust no BR é um sonho ainda mais distante. A saída desse ostracismo é essa mesmo: estudar inglês, utilizando-o em tudo que você fizer no dia a dia e estudar tecnologias fortes no exterior, pra expandir os horizontes e não ficar limitado ao contexto local.
Perfeito samuca. Eu n conheco o mercado br desde 2021, trabalho pra fora e nem considero vaga br. Ctz vai achar uma boa vaga, uma vaga q trabalho java fullstack e faço 7.5k USD por mes. vc ctz vai conseguir.
Amém meu amigo, eu com esse seu salário iria fazer um plano para 10 anos e sossegar e trabalhar ainda se estivesse bem tranquilo o work, realmente o mercado aqui está um lixo.
Samuca, eu falei e repito. Acho que essa briga questão de achar o front fácil é só aqui no Brasil eu não vejo em blogs e foruns gringos e tenho minhas teorias, uma delas é o próprio mercado e as empresas. La fora é muito mais aquecido e o americano é sim mais organizado.
Fala, meu querido.. estou no mesmo balaio que você.. desistindo do mercado brasileiro. O que as empresas fizeram com os salários aqui foi palhaçada. Se puder indicar a professora que contratou, preciso de aulas focadas na área de TI (entrevistas, etc).
Esse seu relato foi muito importante pra mim, vejo muita gente criticando CLT, mas nesses momentos de aperto, quem tá PJ repensa mt a questão de gerenciar seu dinheiro, pq muitas vezes em PJ a gente não se previne pra nada...quando surge um problema não tem um plano de saúde...se cuidem pessoal
Sou Full Stack, mas tenho preferência pelo backend. Na minha percepção, o frontend também tem seus desafios e, em alguns casos, pode até superar o backend, dependendo do contexto de trabalho. Por exemplo, imagine um superapp que precisa gerenciar estados em diferentes funcionalidades, compartilhar informações entre elas, e ainda considerar desempenho, escalabilidade, entre outros fatores. No final das contas, tudo depende do contexto em que você está inserido. Outro ponto importante: se você tem mais de 4 anos de carreira e ainda não possui um nível avançado ou fluente de inglês, está falhando consigo mesmo. Aprender inglês foi o que me permitiu conseguir um trabalho no exterior, onde ganho 5 vezes mais do que ganhava neste país em crise, sem precisar me sacrificar ao extremo ou enfrentar problemas como depressão, burnout, etc.
Fala samuca parabens pelo trabalho. Cara eu começando a cursar faculdade na Unimontes de eng de Sistemas e terminando um curso de dev. E meu pensamento é fz a facul criar experiência cm estágios, ficar bom no inglês, fazer um mestrado logo após a graduação e tentar um emprego no exterior. Tem alguma dica pra essa caminhada longa? Aliás tô começando a aprender Java também kkk gosto do backend dms
Eu comecei na hora há pouco tempo e estou pensando o mesmo, não tem futuro muito promissor por aqui, só ladeira à baixo, na contramão do mundo. Iniciei recentemente curso de inglês também e quero trabalhar pra gringa e futuramente ir pra gringa mesmo.
"Pow Samuka, a vida aqui no brasil está melhor do que na África e você ta aí reclamando?" É tipo assim que enxergo quem te critica por querer mais, qualidade de vida tem que ser uma jornada de progresso eterno e nunca se conformar. Regarding learning English to boost your career and quality of life, go ahead!
Onde trabalho ninguém do backend quer mexer no front. E quando mexem fazem tudo porcamente. O típico comentário do samuca é o q mais escuto. E não entendo alguém com tanto tempo no mercado não ter renda além do salario, eu tenho 6 anos na area e tenho meus clientes fora o CLT usando pequenos sistemas que fiz pra eles, isso me gera algo entre 4k a 7k mes. E dificilmente gasto mais de 10 horas mensais nas manutenções desses sistemas.
Se você pegar minha história vai ver que sofri muito na última década, faz 2 anos que me estabilizei e por isso estou bem melhor, mas não está ótimo como eu ti falei
Samuca ficou muito feliz de você estar com a parceria com a Insider, torço muito por você. Insider pode renovar a parceria com o Samuca pra mais uns 5 anos que nós vamos comprar.
Eu era PJ, ganhando menos de 3 mil por mês. Minha performance era boa mas meu time todo foi layofado no início desse mês (dezembro/2024) por corte de gastos e agora to na corrida pra conseguir uma vaga ou vou ficar sem comer em Fevereiro, e Janeiro já vai ser apertado. Infelizmente os processos estão muito demorados. Seria bom conseguir algo ainda esse mês. Fora q esse ano aconteceram uma série de coisas ruins na minha vida. PJ pagando pouco, nunca mais. Ahh, pq vc n fez uma reserva de emergência? Pq sou pobre meu amigo, não sobra dinheiro, sempre aparece uma urgência. Como disse, esse ano eu levei muita porrada da vida. Aproveitando: tenho experiência com PHP, Laravel, .NET e React. No meu tempo livre gosto de estudar Golang, Clean Architecture e conceitos de DDD.
não sei sua stack, java, typescript, react/angular está aquecido, apinfo, nerdin e linkdin que tive retorno essa época. 1 mês, 15/12 até 15/01, as entrevistas ficam mais escassas
@@arozendojr valeu amigo, vou dar uma conferida. Também tenho experiência com Typescript e React. Java eu só estudei um pouco, mas de certo modo é similar ao C#, mas não acho q dá para migrar a tempo.
Foda que os caras fazem layoff em dezembro, parece que é de propósito pra ferrar com as pessoas pois dez/jan/fev são os meses fraco de contratação. Desejo sorte pra vc, em breve vc vai achar outro trabalho!
realidade q poucos enxergam, por isso devemos nos unir e sindicalizar (sindicalizar de verdade, não com sindicato pelego), pq senão é sempre essa merda aí.
Nessa hora a uber salva, tu pode tentar alugar um carro. Uber com carro alugado passa sufoco, mas da para se virar man. Boa sorte ai pra ti, vai dar tudo certo.
Cara, quanto à parte de aprender inglês, acho realmente muito boa essa iniciativa. Um bom inglês abre muitas portas em vários setores da vida, não só no profissional. Porém eu recomendaria fortemente que tu procurasse algum curso de inglês mais "formal", em vez de apenas fechar com um professor. Em geral esses cursos tem mais imersão, com bastante conversa entre pessoas com diferentes níveis de fluência, e uma boa variação de professores, o que tende a beneficiar bastante quem realmente tá correndo atrás de aprender. Mas independente do que tu escolher, é um grande passo! Força, brother!
Fala ai Samuca, bele? Eu sou iniciante ainda na área de TI, estou tentando ir para área de Dados, mas realmente... está bem complicado conseguir uma oportunidade de entrada em todas as ramificações Tech. Se pra galera Pl, Sr, Esp está complicado encontrar vagas Tops, imagina pra quem está entrando?! Seu canal é brabo! Acompanho direto... 👏🏼 Tmj
quando tem PO, o po só faz o trabalho dele, e quando faz, quando tem PM, em geral é arrastador de card e eles são felizes nisso. ai o cara de TI emocionado, aceita tudo! É muito esforço para pouco ganho. Faça o cálculo. Salário / (Número de horas estudadas mais trabalhadas)
Cara, estou com 3 anos de experiência só e já percebi a mesma coisa que vc, me inscrevi em um curso de imersão de inglês que vai começar em janeiro e quando estiver em um nível ok vou me aplicar pra vagas internacionais. Meu salário não é nem perto do seu mas analisando o mercado e tentando subir de nível percebi que não tenho mais pra onde ir no Brasil
vídeo muito bom Samuca, estou vendo sua visão do mercado e sou estágiario na minha cidade, me deixa muito inseguro saber que as empresas não valorizam nem profissionais do seu porte e como vou me virar pra crescer mais também. um abraço!
So um adendo, frontend hj em dia vai alem de criar paginas. Tem topicos como gestao de microfrontends, microcomponentizacao... Cara, eh um universo. Tirando parte de orquestracao onde tu tem frontends separados em dominios de negocio... Eh um universo! Vai alem do que se ver na internet. Tirando quando se coloca bff e outras coisas....
Mas Samuca, isso não acontece apenas em programação, isso acontece em todas as áreas. Eu trabalho como vendedor aqui em um país da Europa, e passo por isso constantemente também, e tenho amigos que trabalham em outras empresas que acontece o mesmo. Empregos ruins e não valorizados existem em todo lugar. Eu sou o melhor vendedor da loja onde eu trabalho, mais da metade do faturamento vem das minhas vendas, e mesmo assim eu recebo menos que os amiguinhos do chefe, e tenho o chefe sempre me enchendo o saco por erros que nem vieram de mim.
Fala, Samuca! Hoje em dia, o frontend tem cada vez mais responsabilidades. O front já cria e consome APIs, também. O fato de componentizar não é essa maravilha toda, não; gerenciar os estados pode se tornar um inferno, ainda mais quando o time é grande. O versionamento começa a ficar difícil, ainda mais quando o time (na maioria das vezes) não faz uso de testes unitários. As mudanças de estilo (aquele CSS molezinha, mesmo [ele muda atributos o tempo todo]) tem sido frequentes e fica difícil se manter atualizado. Enfim, existem diferenças em frontend e backend. Ambos geram valor e ambos podem ter suas facilidades e dificuldades. Na real, eu acho que os dois times deveriam manter um contato maior, na maior parte do tempo. curto demais os teus videos!
Com certeza irmão, depois eu vou fazer um vídeo me retratando teve muita gente que se doeu com essa e eu preciso justificar meus pontos e me retratar em alguns.
Eles contratam apenas para bater metas, solução é remoto internacional, só aceitar isso e está tudo certo, e pelo amor do céus, propague para a galera pedir 6k+ que tá foda, eu tenho menos oportunidades porque sempre tem um tonto que cobra 3k ou menos. No final eu vou sempre ter por indicações, mas o amigo que é bom e quer entrar precisa ficar em receber 3k e ir subindo, invés de já começar na renda OK. Sobre chances de mercado, é que nem medicina, que os médicos novos vendo que as vagas já estão cheias.
Eu não trabalho exclusivamente com programação, mas trabalho como Analista de Sistemas, atualmente me considero pleno, trabalho em um grupo varejista, pra realidade da minha cidade/região ganho muito bem, mas olhando a realidade de outros estados.. ainda estou um pouco abaixo da média salarial. Mas o que mata são os descontos da CLT... Estamos aí na luta por melhorias sempre, o lance é não ser só o cara da TI, precisa entender de tudo um pouco viu, eu vejo muito com essa galera nova de TI, pensa que só vai sair escrevendo código dia e noite, e não é bem assim.
De certa forma você está certo, já tem calabreso nos comentários full pistola comigo kkk, os caras não veem que em banco sistemas de banco em um BTG da vida ou ITAU sempre o backend vai ser caótico.
acho que o problema em si é o tipo de contrato, se voce opta por ser clt, ganhar 15k bruto a empresa paga ao total uns 22-25k, trabalho em 2 empresas e uma delas sou pj pleno, ganho 10920 só nela como pj, o tipo de contrato pj faz voce ganhar bem mais mas com menos estabilidade querendo ou nao kkk
Me diz como PJ ganha bem mais se você acabou de dizer que depende do tipo de contrato, e que, no CLT, pagando 15k.... Organiza melhor essas ideias, mano.
@@rodrigobonfim9011 se tu tiver falando do meu salario, depende da empresa eu ganho 10920 como pj, se fosse clt seria uns 6k liquido no maximo, so dar uma estudada em imposto, simples nacional, etc etc.
Querendo aqui seu sucesso neste seu novo desejo, que é o que nós resta para ter condições melhores que não deverão existir por um bom tempo, mas é o que ouço faz um tempo, que inglês já não é algo opcional, veja pelo lado bom como isso abre muitas portas
Eu saí de uma boa empresa, porém não muito organizada, para ir pra uma empresa organizada e ganhar mais. Chegando na nova empresa notei que tinham mentido pra mim, a empresa era terrivelmente mais desorganizada e com cobranças absurdas e infundadas. Comecei a ter crise de ansiedade, não conseguia comer nem dormir, perde 5kg em uma semana. Voltei pra mesma empresa que estava antes pra ganhar 40% a menos mas ter sanidade mental, melhor decisão que fiz.
Eu estava pesquisando sobre como se encontrava a área. E algo que encontrei foi que nos Estados Unidos, um pessoal formado em Ciência da Computação não estava achando emprego na área e um aumento do desemprego por este ramo por lá. O que você acha sobre isso? E se isso pode atingir o Brasil? Caso sim, como? ( Só lembrando que isso é para recém-formados na área )
Cara, eu realmente quero conhecer esse planeta que você vive... Trabalho com programação desde 2009 e Java/Angular desde 2019 e nunca vi vagas que pagam esses valores que você fala. A peasoa que eu conheço que ganha melhor recebe 12K. Me convida pra essas vagas Samuca! Também quero ganhar essa míseria de 17k! 😂😂😂😂
Eu atuo com Desenvolvedor Full Stack e tenho uma opinião contraria sobre a dificuldade do back end e front end, no back no geral as coisas são mais complexas mesmo, e tem muita refatoração e incremento, já no front o está quando a demanda é mais complexa, tem coisas bem dificeis de se fazer no front
O problema é que só vc, eu e mais 55 bilhões de trilhões de devs estão mirando na gringa. N tem jeito, salários abaixaram e assim será porque o mercado inundou. E cá pra nós , mto trampo que fazemos, um junior tbm faz, mal feito, com bugs mas o que importa é rolar o problema.
6:16 - Shoow de video samuca saudades cara!, so expondo minha opinião respeitosamente, falando como um dev fullstack, dependendo da demanda você gasta muito mais tempo pra fazer certas mais que um backend. Um ex minha situação uma vez: Tive que fazer um formulario cerca + 40 campos com validação entre outras coisa, fiz os dois, gastei mais tempo no front que no back. Tudo é um trade off. Se no back tu trabalha mais com logica no front trabalha com detalhes e isso tem suas dificuldades tbm.😅 Agora uma coisa, concordamos em ambos, hoje dificilmente um aplicação empresarial vai ter somente front sem um backend!
cara nao pense muito saia mesmo sou tectnico de enfermagwm e atualmente estou tentanto migrar para TI mais nao vejo futuro nesse pais se eu tiveer uma unica oportunidade de sair disso aqui nao penso suas vezes.
sinceramente, acho que vc deveria conversar com um psicólogo experiente que tenha tbm formação em filosofia/fenomenologia. n é preciso tanta força pra justificarmos nossa existência e valor no mundo. eu era professor de física e de inglês no brasil. quase bati num aluno de tanta raiva da cultura brasileira. hj estudo ciência da computação na irlanda. trabalho 8 hrs por dia no pesadão e estudo umas 4h. correria a mil. mas n tenho stress. o problema é a ansiedade do visto n dar certo no futuro e ter que voltar pro brasil, onde n tenho casa nem nada. eu to falando isso pq sinto que vc é um cara muito qualificado e super bem sucedido, mas msm assim se sente incompleto. isso é óbvio pq só nos sentiremos completos ao morrermos. mas o ponto é que vc tá tentando tapar esse buraco se tornando ainda mais bem sucedido, o que nao está errado, mas talvez o que vc procura seja outra coisa. talvez ler um hemingway, dostooievski. ou seila. fazer natação. produzir cerveja. n te conheço, talvez td q eu falei seja besteira. vlww te admiro
Samuka feliz pela iniciativa do Ingrish; vem trabalhar com a gente, tá cheio de vaga aqui no Reino Unido; a XP vc tem de sobra, só falta o desenrolar com os gringos; esqueci citar q GO tá numa crescente muito forte; tá assustando ate os javalovers. seria GO o futuro? aguardemos!! abraços meu querido
Ah outra coisa que aconteceu comigo, entrou um rato aqui dentro da minha casa, e tipo eu não queria capturar o rato, ai eu chamei um dedetizador para vir pegar o rato, mano o cara cobrou 460 reais para matar o rato, ele chegou pegou um cabo de vassoura deu uma paulada no rato e resolveu em 20 min e levou 460 reais, ai tipo mano o cara poderia ter cobrado 100 conto, mas o cara já joga o preço lá no alto e dana-se .... kkkkkk mas cada caso é um caso.... acho que a única maneira de você se dar bem na programação é criar um sistema rentável e conseguir viver dele, porque assim você toma suas próprias decisões e acabou....
Cara tenta pensar em prestar seviço para empresas menores, pow eu trabalhei em uma empresa que pagava 12 mil reais por mês para uma empresa desenvolver e dar manutenção em 3 sites wordpress deles, sempre que a gente precisava de algo eles resolviam mas nada de tão complexo.. Eu sai da área de TI e trabalho trafego pago, hoje atendo 5 empresas e te afirmo que a relação empresa > Empresa é mais valorizada do que Empresa > colaborador...
cara Front-End não é pra qualquer um também, tu tem que ter uma visão imaginando a cabeça do usuário, em vez de só resolver probleminha de puxar dados e formatar dados, é algo até mais humano, e talvez artístico pra ver qual a melhor maneira de exibir algo na tela
Trabalhei nas maiores empresas de ti. Desde consultoria ate empresas como contratado. Digo que nao vejo a area como antes mesmo..... Try catch finally sera....
Tenho uma teoria que quanto mais surgem cursos e EAD e cursos de terceiros, a mão de obra fica sem qualidade e baixa muito a necessidade de qualificação! Então, hoje tá um tapa na arvore e caiem 6 estagiários que ganham menos!
Boa tarde, eu quero saber de uma coisa. Qual caminho devo seguir? Sou estudante de 19 anos em java e estudo numa faculdade, eu ainda não encontrei estágio na área. Eu pensei que iam ter vagas aos montes na área, mas não tem e quando tem não sou chamado. O que preciso saber para conseguir uma vaga de estágio em java ou talvez até jr?
olha eu moro e trabalho com TI c# .net core presencial em Portugal e te digo que por aqui também não é o paraiso, burnout por aqui tb é padrão, hoje tenho 44 anos se fosse mais novo trocava de profissão.
No Brasil realmente está bem complicado, cheguei a mesma conclusão , investir no meu inglês e tentar fora, se for para passar vechame que passe ganhando em dolar
Mano estou na area dev deste 2011 firme e forte. Senior a alguns anos já. ainda senior, não quero mudar de areas, não quero ir para gestão, já recebi proposta e recusei. Mas seguinte, meu aprendizado é sempre esperar menos, sempre espere menos rsss E valorize os lugares e gestores que tem paz. Ganhar menos e ter qualidade de vida compensa muito. E estou na mesma, desisti do Brasil, superar a dislexia e aprender inglês.
@@cursodetecnologia Fala Samuca, eu sou professor de inglês e tenho vários devs em mini turmas. Se você tiver interesse, podemos juntar alguns colegas e ofereço duas aulas experimentais em 1 semana pra ver se vocês gostam do estilo das aulas.
Opa Samuca, essa consultoria que tu faz para empresas, também se aplicaria a fazer tipo um direcionamento/aconselhamento de carreira para outros devs? Também sou dev Java e adoraria ter esse tipo de interação com alguém mais experiente
Cara, acho que você teve a mesma percepção que eu tive no início desse ano.
Aconteceu algo muito chato comigo profissionalmente e aí eu tive um clique. Percebi que o fato de ser apaixonado demais pelo que fazia e eu era pouco remunerado justamente por isso, pois não importava o volume de entrega eu simplesmente falava "sim" e me matava para entregar, depois disso eu analisei profundamente como o pessoal que sempre era promovido e ganhava mais faziam e entendi.
Vi que eu era extremamente apaixonado pelo sistema da empresa e dos problemaa dela, sendo que o certo é ser apaixonado pela programação em si e por mim mesmo...
Depois disso tenho feito terapia e tudo mais e mudei muito o comportamento, curiosamente meu salário quase dobrou devido à mudanças comportamentais que tive.
Porque agora eu quero saber de dinheiro no bolso e pelo menor esforço possível, se recebo uma proposta financeiramente viável, eu nao quero nem saber, meto o pé e que se dane tudo.
Pensando assim, deixei de ter várias crises de ansiedade, arritmia, enxaqueca e tudo mais.
Mas enfim.... É isso. Kkkkk
Exato, a empresa que se ****
"Fala programador... E aí Cara. O que você anda programando?" Uma das melhores entradas do TH-cam.
Obrigado meu amigo!
Jonathan, é verdade que você leu toda a biblioteca do CED 04 e que amava o Sayd? 😂
@@Leo___777 Que isso lá ele mil vezes kkkkk quem é mano?
eu pensei a mesma coisa
Sou Designer desde 1999. Nos anos 90 o otimismo era grande nessa profissão com a novidade da internet, sempre teve muito campo de atuação nessa área. Nos anos 2000 com a chegada do Macromedia Flash tudo se renovou e o mercado ganhou força para mais uns 10 anos. No final dos anos 2000 com a chegada dos smartphones tudo se renovou de novo com muito otimismo. Agora pela primeira vez na carreira NÃO vejo mais otimismo e nem expectativa de surgimento de uma nova tecnologia que vai renovar o mercado outra vez, pelo contrário, a expectativa é de tecnologias que DIMINUAM o mercado de atuação.
Low-code e IA como um "framework" de pano de fundo.... e a nova tecnologia "revolucionaria" que vai fazer seu salario diminuir 25% essa e a ideia qualquer um e programador. E se depender das grande empresas brasileira diminui 50% combinado em grupo de ZAP essa e a realidade amigo. uma merda desculpa o desabafo..
Pra finalizar. Como disse, eu não vejo esse desdém ao Javascript e ao front lá fora. Tem muitos devs Javascript e frontend respeitados. Devs alemães, israelenses, indianos, devs que já trabalharam no Facebook e afins e os caras são sinistros. Só que eu acho que lá fora tem mais mercado para o front devido a economia aquecida e ao número de empresas. Aqui no Brasil temos uma economia ruim, e poucas empresas, então no apertar das contas o backend vale mais aqui.
Obrigado pelo apoio meu amigo, sim lá fora ao menos a moeda é vezes 6 né e subindo kkk
@cursodetecnologia Não só o dinheiro, acho que lá o profissional é mais respeitado sabe? Independente da linguagem que você trabalhe.
Eu com 2 anos no desenvolvimento comecei a tremer o olho, coração acelerado, tive N crises de ansiedade... hoje preciso tomar maracujina diárimante...isso que eu fui suporte técnico por 8 noas e nunca passei por isso. Na programação o bicho pega!
É foda né mano!
Eu também estou quase fazendo 3 anos (6 meses estagio e 2,5anos de clt), Desde o ano passado só escuto de layoffs, não tenho mais perspectiva de crescimento e embora não tenha sido demitido fico sendo jogado de projeto em projeto com tecnologias totalmente diferentes, eu sou bacharel em ciência de dados, pós graduação em estatística e cheguei a começar um mestrado em IA, ai me jogaram para desenvolvimento web low code ao mesmo tempo que faziam propaganda na televisão que precisavam de cientistas de dados e estava faltando profissionais na area, sendo que estavam era demitindo geral por que não tinha mais projeto na área.
Estou enviando CV desde janeiro e não consegui nenhuma entrevista. =(
Brasil acabou faz um tempo já, perdi as esperanças de vez, quando eu vi o grupinho de empresas ai, planificando salario em grupo de WhatsApp. E quando esse tipo de coisa ocorre, significa que a competitividade acabou, não importa o quanto vc se esforçar, vai está todo mundo tentando te empurrar pra baixo, seja grandes empresas ou o próprio estado.
plot: o estado é comandado pelas empresas, não é um ente abstrato.
socialismo é isso. zero livre mercado e o estado e as "empresas" em conluio pra te manter na pobreza
@@JS-bp6cy plot: É exatamente isso que os políticos querem que você pense, e você está caindo como cordeirinho.
@@JS-bp6cy O problema ta em ambos, parem de tentar culpar apenas um lado...juiz ganhando mais de 500 mil, podendo cometer qualquer crime sem punição
@@JS-bp6cy kkkkkkkkkkkkk o Estado é a maior empresa. A mais corrupta. A maior detentora dos monopólios. O Estado é quem obriga as empresas a te vender a preços inacessíveis. Acorda pra vida!
Uma vez ouvi uma frase que faz muito sentido: "Antes de pensar em entrar na área de desenvolvimento de software, pense em como fará pra sair dessa área".
Infelizmente o brasileiro acha que 10 mil é muito. Especialista aqui tem salario de junior la fora, a solução para o Brasil é o aeroporto internacional de Guarulhos.
Ultimamente tenho pensado igual você. É muito estressante trabalhar como funcionário essa área. Ficamos boa parte do tempo isolados, com uma cobrança extrema, bournot, muito trabalho e pouco reconhecimento
O inglês realmente é muito importante. Eu trabalho com tecnologia e sem o inglês, teria sido quase impossível tirar as certificações que eu consegui. Sobre os salários, é difícil e está cada vez mais complicado. Crescer o olho em uma vaga com um salário melhor é arriscado também. Tenho alguns colegas de trabalho que deixaram a empresa aqui para iniciar em outras com um salário maior, porém depois de 2 ou 3 meses, após os contratos encerrados que as consultorias tinham com seus clientes, eles foram dispensados. É bom avaliar bem na hora de trocar o "certo pelo incerto".
Se todos cobrassem como um médico, talvez nossa área seria mais valorizada. As empresas não são nada sem tecnologia
É muito desanimador, o mercado está exigindo mais: além de programação, uiux, segurança, cloud e ia, se paga muito pouco. Pra quem está começando ou quem já tem mais idade, está ainda mais desafiador. Talvez a saída é virar TH-camr e vender de cursos, como o próprio Filipe Deschamps.
Cara, esta difícil viver e trabalhar aqui no Brasi. Cada profissão tem seus problemas. Atualmente sou motorista de app, era taxista ganhava muito mais do que hj e o publico do app é muito diferente do taxi paga uma merreca é só querem ter direitos. Estou querendo ir para a área de TI, mas com muita dúvida entre Front-end, back-end ou dados. Atualmente fazendo curso de algoritmo e lógica de programação e querendo matricular em ADS. Mas muita dúvida em que seguir.
Parabéns Samuca. Humildade não é baixar a cabeça e aceitar pouco pelo seu tempo e trabalho, mas reconhecer suas qualidades e buscar com a ações superar suas fraquezas.
Exatamente meu amigo s2
Eu comecei como programador e hj estou como técnico de automação, estou ganhando muito mais e trabalho muito menos (trabalho para mineração). Estou juntando dinheiro para sumir desse pais. Os que ficarem eu sinto muito, mas vão sofrer
Concordo!
Boa sorte! Mas n pense q imigrar vai tornar as coisas mais "leves" a situação está difícil no mundo todo.
@@matheuspansanato6924 minha questão é juntar dinheiro, e no Brasil isso tá difícil
Trabalhava com qual linguagem?
Realmente se queremos prosperar em nossa carreira é olhar com carinho para o mercado internacional e dominar o inglês. Lição de casa para 2025...
Sabe o que é pior? Quando você finalmente vira programador e ganha seus 4, 5, 6... ou 12 mil reais, o real parece que não tem valor algum, hoje tudo está tão caro. É quase trabalhar para se manter(porque ser excelente não é barato) se não for muito educado financeiramente, Brasil não é para os fracos... Fico pensando como as pessoas que ganham apenas um salário mínimo estão se virando no BR
O complicado é que nos mesmos programadores rebaixamos o nosso trabalho, um advogado cobra para ler o processo, tipo o cara vai ler o processo para poder atuar naquele processo, e tipo, ele cobra véi ... e cobra tipo 200, 400 conto depende do nível do advogado, agente fica lá lendo um montão de código, entra em reunião, programa, negocia, testa ... não estou nem comparando programador com advogado, mas o advogado sabe se valorizar, e na nossa área infelizmente às vezes falamos que tudo é fácil de fazer mesmo não sendo .... kkkk ... o próximo passo é ser programador autônomo desenvolver algo e trabalhar nisso. Abraço Samuca!
Melhor canal que achei nessa ultima semana, se duvidar no ano. Conteúdo de verdade, conversa séria.
Menor do que deveria, mas até melhor ter gente que realmente gosta, do que ter 1M de gente aleatória que não agrega.
Parabéns pelo trabalho Samuka! Continue, com a sinceridade e humildade sempre!
Meio apertado, mas se der no orçamentos bora que bora atras desse ingles!
Favor compartilhe seu processo e avanço, abraço!
Obrigado, vou postar o meu progresso, quem sabe você não se anima também?
10:24 - esse foi o relato mais pesado sobre estresse que eu já ouvi, sinto muito samuca e obrigado por nos passar essa informação, vou focar em não me estressar mais no trabalho, estress é pior do que eu imaginava
Sim eu estou com uma lesão eterna e que vai me custar muita dor ( Já está ) e dinheiro.
Eu como fullstack vou dizer aqui que tanto o frontend quanto o backend são fáceis, um é componente e o outro é CRUD (na superficie). A parte difícil do frontend já cai pra otimizações de UX, o que lhe exige certo conhecimento de design (especialmente na falta de UX designer no time, e isso interfere na imagem do produto, afinal é o que o cliente vê), e a depender do projeto muito conhecimento aprofundado do framework, como tratar geração e destruição de componentes, muita regra de negócio, definir fluxo de dados... pra telinhas é fácil, mas com um fluxo grande de dados e utilizando ferramentas como openlayers pra renderizar mapas, vetores e afins, é preciso pensar muito para realizar as otimizações necessárias e não deixar nada lento ou quebrado. O mesmo para o backend, 90% dos casos vai ser CRUD, a dificuldade começa quando você precisa entrar em questões que envolvem infra e regras de negócio robustas para tratar dados, noções de banco...
tudo é facil amigo, ser PM tb é facil, correr atrás do bandido e prender, e motorista de APP tb é facil, só pegar o passageiro e transportar.. porém o problema é remuneração, se tu tá achando q é facil e ganhar menos de 8k então não é facil, pois deveria tá tirando mais de 20k.
@gepetovovo2509 compreendo que para você a leitura e interpretação textual seja difícil. Já que é incapaz de perceber que meu comentário foi uma crítica a ele ter dito que o Frontend era fácil como um todo. Néscio.
Sou desenvolvedor mas ao mesmo tempo empreendedor, o profissional que tem o poder da criação nao tem limites, nao fica sem trabalho e nao digo em relação a ser contratado mas oferecendo serviços online atráves de soluçoes proprias. Entendo a dificuldade, mas é nescessario uma mudança de pensamento para abrir novas oportunidades.
Eu estou assim vendendo uma coisa ali outra aqui mas não devia ser assim se as pessoas não fossem tão estúpidas e egoístas
Comentário de ouro amigo
Eu fui perguntado sobre a diferença entre programador e desenvolvedor. Aí me veio uma analogia com SoftStarter para setar parâmetros de motores na indústria. Ou até mesmo programar a automação de gravação de programações de TV.
Em suma, o programador é um configurador de parâmetros. O desenvolvedor é quem cria, solo ou com os colegas de equipe, o software que poderá receber parâmetros para a programação.
Não sei se concordam ou não... Mas é interessante desenvolver esse raciocínio, com mais contribuições.
Grato pela atenção!
Eu fiz uma viagem recentemente e senti a necessidade de ter o inglês, levei isso pra o profissional e acontece o mesmo o leque deve ser bem maior, inclusive comecei também a aprender o JAVA que eu tinha uma certa resistência por vir de uma linguagem como PHP, mas até nisso eu vi que tudo que eu tentava fazer no PHP e explicar para as pessoas que era bom de fazer no PHP eu encontrei no JAVA e sigo aí, todos os dias aprendendo JAVA e inglês uma hora essa engrenagem deve rodar!
Obrigado pelo vídeo!
Edit:
Aguardando pela serie de videos.
É isso aí, essa é a mentalidade!
só se for la fora mesmo porque aqui no Brasil ingles é zero valorizado
Não sou dev mas recomendo a todos a olhar para o mercado internacional.
Faço aulas particulares há 1 ano. Ano que vem quero rushar uns 2 meses focando o máximo no inglês. Para tentar a sorte nas vagas remotas pra fora
então mas de nada adianta ter inglês fluente se não tem XP em programação.. se fosse assim não teria mendigo nos EUA eles pegariam todas essas vagas remotas ai.. kkk
Comecei aulas particulares recentemente. Após 1 ano, você já adquiriu fluência no inglês?
Te entendo, meu caro.
Eu tinha um emprego público que remunerava até bem pros padrões brasileiros, mas larguei tudo e estou há dois anos me aventurando no Canadá.
Agora fala ai o que vale mais a pena?
@@algumanonimo nesse caso o emprego publico e se for aqueles federais, ai só bestão larga tudo.
To há 20 anos nessa e ainda ganho dinheiro...
Esse tipo de papinho só desanima quem está começando e está bem longe da realidade.
Cara falando que o frontend é fácil é tipico de javeiro mesmo que mexeu 2x no react e já se acha fullstack, já vi varios desses no caminho no final a entrega sempre fica uma bost.. Eu sou frontend e ganho 17k ... então sim, ta pagando melhor que esses javeiros "fullstack" as empresas tão percebendo essa fraude e o B.O dos famosos "fullstack" em react, vue e angular.
@crowbr Realmente ele falou besteira, e olha que atuo mais no Back com Java a 14 anos, mas não me considero "javeiro" esse termo soa como fanboy de linguagem, coisa que eu não sou.A respeito de front, se for pra trabalhar com algo mais estruturado e bem feito com testes unitários com jest , requisições async , gerenciar estados complexos com react, exige um conhecimento técnico bem aprofundado, mas um cara focado totalmente em front é meio que óbvio que a performance dele será melhor do que um fullstack ( tem exceções), haja visto que o front-end só focará no front consequentemente isso traz mais know-how e qualidade.
Eu estou há um pouquinho mais de tempo, talvez minha melhor época como dev foi 11 anos atrás, eu consegui um contrato direto PJ fazendo papel de tech lead e arquiteto de software numa empresa grande, eu consegui por 2 anos ficar com 140/hora. Meu trampo misturava Java com produtos BEA, Oracle SOA, depois com o tempo a coisa começou a cair bem.
Eu vi que a maré estava virando e fui trabalhar em big tech, depois de um tempo mudei totalmente de tecnologia e comecei a fazer gestao/comercial/suporte, consegui chegar num valor bem legal, mas hj quase nem programo mais, eu estou com 38k na carteira + uns 40k de RSUs mensais, minha empresa é uma das poucas que stocks em ordem mensal, aproveitei e montei uma empresa de segurança e comprei alguns imoveis, além disso é aposentadoria privada e a pública, tentando dar um jeito garantir minha vida no pós TI.
@@noobinaction3910 o que sua empresa faz? nao entendi muito tem essa parte, tu vive no Brasil?
Calma seus calabresos eu não vou polir o ego de vocês em todos os vídeos, tentem sobreviver ao meu feedback.
Boa, você entendeu o meu ponto.
pessoal emocionado, vá procurar algo que tenha retorno a longo prazo mas que seja durável! Software é copiado, modificado, muda a toda hora e principalmente pelas bigtechs. Já não é o mercado para quem trabalha em consultoria, bodyshop. Vai fazer um curso no Senai, de algo físico, programar CNC, etc, fazer manutenção de máquinas.
Essa é a Pill, programador CNC aqui é muito procurado. O operador ja ganha relativamente bem, agora o cara que faz a manutenção em uma máquina dessas, consegue cobrar quase 250 a hora.
Na minha opinião, o mercado no BR é tem um ceiling muito baixo.
A maior partes das vagas são para atuar com sistemas legado (C#, PHP ou .NET) através de consultorias que pagam o menor valor possível.
É muito difícil ter vagas para atuar com projeto mais modernos com Python (FastAPI) ou Golang... Usar Rust no BR é um sonho ainda mais distante.
A saída desse ostracismo é essa mesmo: estudar inglês, utilizando-o em tudo que você fizer no dia a dia e estudar tecnologias fortes no exterior, pra expandir os horizontes e não ficar limitado ao contexto local.
Sim a tendencia é piorar e a globo continua fazendo propaganda que TI é a profissão do futuro kkk
Perfeito samuca. Eu n conheco o mercado br desde 2021, trabalho pra fora e nem considero vaga br. Ctz vai achar uma boa vaga, uma vaga q trabalho java fullstack e faço 7.5k USD por mes. vc ctz vai conseguir.
Amém meu amigo, eu com esse seu salário iria fazer um plano para 10 anos e sossegar e trabalhar ainda se estivesse bem tranquilo o work, realmente o mercado aqui está um lixo.
Samuca, eu falei e repito. Acho que essa briga questão de achar o front fácil é só aqui no Brasil eu não vejo em blogs e foruns gringos e tenho minhas teorias, uma delas é o próprio mercado e as empresas. La fora é muito mais aquecido e o americano é sim mais organizado.
Aqui tudo é um caos rsrs.
Rapaz , a programação está passando pela demanda de massa, muita gente quer entrar, baixa o preço para todos. Não há jeito.
isso é um fato, daqui 3 anos o mercado vai estar lotado de junior
@@andreaugusto3851 já está
@@andreaugusto3851E mesmo com muitos, a maioria não vão resolver os problemas ou entregas.
@@andreaugusto3851 Muita gente vai desistir
E eu sou um deles. Aguardo vocês comigo. 🤭😁 @@andreaugusto3851
Fala, meu querido.. estou no mesmo balaio que você.. desistindo do mercado brasileiro. O que as empresas fizeram com os salários aqui foi palhaçada. Se puder indicar a professora que contratou, preciso de aulas focadas na área de TI (entrevistas, etc).
Esse seu relato foi muito importante pra mim, vejo muita gente criticando CLT, mas nesses momentos de aperto, quem tá PJ repensa mt a questão de gerenciar seu dinheiro, pq muitas vezes em PJ a gente não se previne pra nada...quando surge um problema não tem um plano de saúde...se cuidem pessoal
Sou Full Stack, mas tenho preferência pelo backend. Na minha percepção, o frontend também tem seus desafios e, em alguns casos, pode até superar o backend, dependendo do contexto de trabalho. Por exemplo, imagine um superapp que precisa gerenciar estados em diferentes funcionalidades, compartilhar informações entre elas, e ainda considerar desempenho, escalabilidade, entre outros fatores. No final das contas, tudo depende do contexto em que você está inserido.
Outro ponto importante: se você tem mais de 4 anos de carreira e ainda não possui um nível avançado ou fluente de inglês, está falhando consigo mesmo. Aprender inglês foi o que me permitiu conseguir um trabalho no exterior, onde ganho 5 vezes mais do que ganhava neste país em crise, sem precisar me sacrificar ao extremo ou enfrentar problemas como depressão, burnout, etc.
Eu fiquei muito doente, doente mesmo, e enfrentei parentes doentes, eu não sou um cara acomodado.
Fala samuca parabens pelo trabalho. Cara eu começando a cursar faculdade na Unimontes de eng de Sistemas e terminando um curso de dev. E meu pensamento é fz a facul criar experiência cm estágios, ficar bom no inglês, fazer um mestrado logo após a graduação e tentar um emprego no exterior. Tem alguma dica pra essa caminhada longa? Aliás tô começando a aprender Java também kkk gosto do backend dms
O curso q tô fzd é presencial tbm a instituição chama Proz.
Eu comecei na hora há pouco tempo e estou pensando o mesmo, não tem futuro muito promissor por aqui, só ladeira à baixo, na contramão do mundo. Iniciei recentemente curso de inglês também e quero trabalhar pra gringa e futuramente ir pra gringa mesmo.
"Pow Samuka, a vida aqui no brasil está melhor do que na África e você ta aí reclamando?" É tipo assim que enxergo quem te critica por querer mais, qualidade de vida tem que ser uma jornada de progresso eterno e nunca se conformar. Regarding learning English to boost your career and quality of life, go ahead!
Pior em hehe
Onde trabalho ninguém do backend quer mexer no front. E quando mexem fazem tudo porcamente. O típico comentário do samuca é o q mais escuto.
E não entendo alguém com tanto tempo no mercado não ter renda além do salario, eu tenho 6 anos na area e tenho meus clientes fora o CLT usando pequenos sistemas que fiz pra eles, isso me gera algo entre 4k a 7k mes. E dificilmente gasto mais de 10 horas mensais nas manutenções desses sistemas.
Se você pegar minha história vai ver que sofri muito na última década, faz 2 anos que me estabilizei e por isso estou bem melhor, mas não está ótimo como eu ti falei
Samuca ficou muito feliz de você estar com a parceria com a Insider, torço muito por você. Insider pode renovar a parceria com o Samuca pra mais uns 5 anos que nós vamos comprar.
Eu era PJ, ganhando menos de 3 mil por mês. Minha performance era boa mas meu time todo foi layofado no início desse mês (dezembro/2024) por corte de gastos e agora to na corrida pra conseguir uma vaga ou vou ficar sem comer em Fevereiro, e Janeiro já vai ser apertado. Infelizmente os processos estão muito demorados. Seria bom conseguir algo ainda esse mês. Fora q esse ano aconteceram uma série de coisas ruins na minha vida. PJ pagando pouco, nunca mais.
Ahh, pq vc n fez uma reserva de emergência? Pq sou pobre meu amigo, não sobra dinheiro, sempre aparece uma urgência. Como disse, esse ano eu levei muita porrada da vida.
Aproveitando: tenho experiência com PHP, Laravel, .NET e React. No meu tempo livre gosto de estudar Golang, Clean Architecture e conceitos de DDD.
não sei sua stack, java, typescript, react/angular está aquecido, apinfo, nerdin e linkdin que tive retorno essa época. 1 mês, 15/12 até 15/01, as entrevistas ficam mais escassas
@@arozendojr valeu amigo, vou dar uma conferida. Também tenho experiência com Typescript e React. Java eu só estudei um pouco, mas de certo modo é similar ao C#, mas não acho q dá para migrar a tempo.
Foda que os caras fazem layoff em dezembro, parece que é de propósito pra ferrar com as pessoas pois dez/jan/fev são os meses fraco de contratação.
Desejo sorte pra vc, em breve vc vai achar outro trabalho!
realidade q poucos enxergam, por isso devemos nos unir e sindicalizar (sindicalizar de verdade, não com sindicato pelego), pq senão é sempre essa merda aí.
Nessa hora a uber salva, tu pode tentar alugar um carro. Uber com carro alugado passa sufoco, mas da para se virar man. Boa sorte ai pra ti, vai dar tudo certo.
Cara, quanto à parte de aprender inglês, acho realmente muito boa essa iniciativa. Um bom inglês abre muitas portas em vários setores da vida, não só no profissional.
Porém eu recomendaria fortemente que tu procurasse algum curso de inglês mais "formal", em vez de apenas fechar com um professor. Em geral esses cursos tem mais imersão, com bastante conversa entre pessoas com diferentes níveis de fluência, e uma boa variação de professores, o que tende a beneficiar bastante quem realmente tá correndo atrás de aprender.
Mas independente do que tu escolher, é um grande passo! Força, brother!
Obrigado meu amigo.
Fala ai Samuca, bele? Eu sou iniciante ainda na área de TI, estou tentando ir para área de Dados, mas realmente... está bem complicado conseguir uma oportunidade de entrada em todas as ramificações Tech.
Se pra galera Pl, Sr, Esp está complicado encontrar vagas Tops, imagina pra quem está entrando?! Seu canal é brabo! Acompanho direto... 👏🏼 Tmj
quando tem PO, o po só faz o trabalho dele, e quando faz, quando tem PM, em geral é arrastador de card e eles são felizes nisso. ai o cara de TI emocionado, aceita tudo! É muito esforço para pouco ganho. Faça o cálculo. Salário / (Número de horas estudadas mais trabalhadas)
Cara, estou com 3 anos de experiência só e já percebi a mesma coisa que vc, me inscrevi em um curso de imersão de inglês que vai começar em janeiro e quando estiver em um nível ok vou me aplicar pra vagas internacionais. Meu salário não é nem perto do seu mas analisando o mercado e tentando subir de nível percebi que não tenho mais pra onde ir no Brasil
Brasil é bem limitado. Me admira a galera só ver isso agora kk
Existe muita gente no Brasil disposta a fazer muito para receber quase nada.
Você está certo, preferência de Dev lead é de backend, regras de negócios são mais importantes do que onde vai mostrar a visualização daquilo
vídeo muito bom Samuca, estou vendo sua visão do mercado e sou estágiario na minha cidade, me deixa muito inseguro saber que as empresas não valorizam nem profissionais do seu porte e como vou me virar pra crescer mais também. um abraço!
So um adendo, frontend hj em dia vai alem de criar paginas. Tem topicos como gestao de microfrontends, microcomponentizacao... Cara, eh um universo. Tirando parte de orquestracao onde tu tem frontends separados em dominios de negocio... Eh um universo! Vai alem do que se ver na internet. Tirando quando se coloca bff e outras coisas....
Nosso país está enfrentando uma crise econômica absurda e vai piorar muito mais!
Quem tem um emprego, agradeça a Deus, pois, a coisa vai ficar feia
mais ainda?
previ isso no final de 2023 e meti a cara num concurso. ainda bem que passei
Mas Samuca, isso não acontece apenas em programação, isso acontece em todas as áreas. Eu trabalho como vendedor aqui em um país da Europa, e passo por isso constantemente também, e tenho amigos que trabalham em outras empresas que acontece o mesmo. Empregos ruins e não valorizados existem em todo lugar. Eu sou o melhor vendedor da loja onde eu trabalho, mais da metade do faturamento vem das minhas vendas, e mesmo assim eu recebo menos que os amiguinhos do chefe, e tenho o chefe sempre me enchendo o saco por erros que nem vieram de mim.
Fala, Samuca!
Hoje em dia, o frontend tem cada vez mais responsabilidades.
O front já cria e consome APIs, também.
O fato de componentizar não é essa maravilha toda, não; gerenciar os estados pode se tornar um inferno, ainda mais quando o time é grande.
O versionamento começa a ficar difícil, ainda mais quando o time (na maioria das vezes) não faz uso de testes unitários.
As mudanças de estilo (aquele CSS molezinha, mesmo [ele muda atributos o tempo todo]) tem sido frequentes e fica difícil se manter atualizado.
Enfim, existem diferenças em frontend e backend. Ambos geram valor e ambos podem ter suas facilidades e dificuldades. Na real, eu acho que os dois times deveriam manter um contato maior, na maior parte do tempo.
curto demais os teus videos!
Com certeza irmão, depois eu vou fazer um vídeo me retratando teve muita gente que se doeu com essa e eu preciso justificar meus pontos e me retratar em alguns.
Excelente decisão, Samuca. Aprender inglês é essencial na nossa área. Sucesso nos estudos!
Também fui pro hospital por burnout, quase morri. Eu ganhava um salário mínimo.
Foda né
Eles contratam apenas para bater metas, solução é remoto internacional, só aceitar isso e está tudo certo, e pelo amor do céus, propague para a galera pedir 6k+ que tá foda, eu tenho menos oportunidades porque sempre tem um tonto que cobra 3k ou menos. No final eu vou sempre ter por indicações, mas o amigo que é bom e quer entrar precisa ficar em receber 3k e ir subindo, invés de já começar na renda OK. Sobre chances de mercado, é que nem medicina, que os médicos novos vendo que as vagas já estão cheias.
Esses tontos abaixam o salario por que começaram a hackear o mercado trabalhando em 3 empregos ao mesmo tempo.
Cara, curto bastante teu conteúdo, dev java raiz, humilde, parece muito gente boa, sucesso pra ti e para o teu canal.
Obrigado irmão, você também parece gente boa, continue acompanhando!
Parabéns pelo vídeo amigo, e pelo patrocinador tbm... Voaa sempre sincero e autêntico tmj❤
Obrigado sempre meu amigo!
Salve, Samuca! Obrigado pelo video e a sinceridade, vc faz uma diferença e um trabalho incrível para nossa comunidade dev.
Obrigado meu amigo.
Eu não trabalho exclusivamente com programação, mas trabalho como Analista de Sistemas, atualmente me considero pleno, trabalho em um grupo varejista, pra realidade da minha cidade/região ganho muito bem, mas olhando a realidade de outros estados.. ainda estou um pouco abaixo da média salarial. Mas o que mata são os descontos da CLT... Estamos aí na luta por melhorias sempre, o lance é não ser só o cara da TI, precisa entender de tudo um pouco viu, eu vejo muito com essa galera nova de TI, pensa que só vai sair escrevendo código dia e noite, e não é bem assim.
Isso de front ser mais fácil mudou, hoje tem muita lógica no front, tem tests, etc. O que está definindo diculdade msm é a task.
De certa forma você está certo, já tem calabreso nos comentários full pistola comigo kkk, os caras não veem que em banco sistemas de banco em um BTG da vida ou ITAU sempre o backend vai ser caótico.
mt bom mesmo seu vídeo, primeiro vídeo q eu vi e já me inscrevi
Obrigado! Espero que você goste dos outros vídeos também.
acho que o problema em si é o tipo de contrato, se voce opta por ser clt, ganhar 15k bruto a empresa paga ao total uns 22-25k, trabalho em 2 empresas e uma delas sou pj pleno, ganho 10920 só nela como pj, o tipo de contrato pj faz voce ganhar bem mais mas com menos estabilidade querendo ou nao kkk
Me diz como PJ ganha bem mais se você acabou de dizer que depende do tipo de contrato, e que, no CLT, pagando 15k.... Organiza melhor essas ideias, mano.
@@rodrigobonfim9011 mano, entendi porra nenhuma do que tu falou, organiza melhor essas ideias, mano kkkkkkkkkkkkkk
@@rodrigobonfim9011 se tu tiver falando do meu salario, depende da empresa eu ganho 10920 como pj, se fosse clt seria uns 6k liquido no maximo, so dar uma estudada em imposto, simples nacional, etc etc.
Nunca gostei dessas promoções de carreiras de TI pela mídia. A mídia promove como se fosse fácil ganhar 10k-30k e acaba saturando o mercado.
Querendo aqui seu sucesso neste seu novo desejo, que é o que nós resta para ter condições melhores que não deverão existir por um bom tempo, mas é o que ouço faz um tempo, que inglês já não é algo opcional, veja pelo lado bom como isso abre muitas portas
Sim sim, eu tinha começado isso a uns 3 anos atras e parei por causa de problemas pessoais.
É no Brasil a coisa tá ficando cada vez mais complicada..
Esse buff de ânimo vai inspirar mts pessoas samuca, e nois, solução pro BR é aeroporto
Front-end é o que o pessoal vê. Acho que essa é a diferença para ser mais valorizado.
Eu saí de uma boa empresa, porém não muito organizada, para ir pra uma empresa organizada e ganhar mais. Chegando na nova empresa notei que tinham mentido pra mim, a empresa era terrivelmente mais desorganizada e com cobranças absurdas e infundadas. Comecei a ter crise de ansiedade, não conseguia comer nem dormir, perde 5kg em uma semana. Voltei pra mesma empresa que estava antes pra ganhar 40% a menos mas ter sanidade mental, melhor decisão que fiz.
Com certeza!
Eu estava pesquisando sobre como se encontrava a área. E algo que encontrei foi que nos Estados Unidos, um pessoal formado em Ciência da Computação não estava achando emprego na área e um aumento do desemprego por este ramo por lá. O que você acha sobre isso? E se isso pode atingir o Brasil? Caso sim, como? ( Só lembrando que isso é para recém-formados na área )
O Brasil já foi atingido faz tempo, aqui é leilão de quem aceita trabalhar por menos
Cara, eu realmente quero conhecer esse planeta que você vive... Trabalho com programação desde 2009 e Java/Angular desde 2019 e nunca vi vagas que pagam esses valores que você fala. A peasoa que eu conheço que ganha melhor recebe 12K.
Me convida pra essas vagas Samuca! Também quero ganhar essa míseria de 17k! 😂😂😂😂
Eu não estou achando quase nada nesse valor kkkk e quando acha é empresa bomba kkk
Eu atuo com Desenvolvedor Full Stack e tenho uma opinião contraria sobre a dificuldade do back end e front end, no back no geral as coisas são mais complexas mesmo, e tem muita refatoração e incremento, já no front o está quando a demanda é mais complexa, tem coisas bem dificeis de se fazer no front
Feliz que a Insider está patrocinando 👏
Obrigado meu amigo
O problema é que só vc, eu e mais 55 bilhões de trilhões de devs estão mirando na gringa. N tem jeito, salários abaixaram e assim será porque o mercado inundou. E cá pra nós , mto trampo que fazemos, um junior tbm faz, mal feito, com bugs mas o que importa é rolar o problema.
6:16 - Shoow de video samuca saudades cara!, so expondo minha opinião respeitosamente, falando como um dev fullstack, dependendo da demanda você gasta muito mais tempo pra fazer certas mais que um backend. Um ex minha situação uma vez: Tive que fazer um formulario cerca + 40 campos com validação entre outras coisa, fiz os dois, gastei mais tempo no front que no back. Tudo é um trade off. Se no back tu trabalha mais com logica no front trabalha com detalhes e isso tem suas dificuldades tbm.😅 Agora uma coisa, concordamos em ambos, hoje dificilmente um aplicação empresarial vai ter somente front sem um backend!
Eu ti entendo mano, o que tem de gente que está com ódeio de eu ter falado isso nos comentários kkk não está escrito no gibi.
cara nao pense muito saia mesmo sou tectnico de enfermagwm e atualmente estou tentanto migrar para TI mais nao vejo futuro nesse pais se eu tiveer uma unica oportunidade de sair disso aqui nao penso suas vezes.
Você é uma das pessoas mais honestas que encontrei na plataforma. Parabéns! Desejo grande sucesso.
sinceramente, acho que vc deveria conversar com um psicólogo experiente que tenha tbm formação em filosofia/fenomenologia. n é preciso tanta força pra justificarmos nossa existência e valor no mundo. eu era professor de física e de inglês no brasil. quase bati num aluno de tanta raiva da cultura brasileira. hj estudo ciência da computação na irlanda. trabalho 8 hrs por dia no pesadão e estudo umas 4h. correria a mil. mas n tenho stress. o problema é a ansiedade do visto n dar certo no futuro e ter que voltar pro brasil, onde n tenho casa nem nada. eu to falando isso pq sinto que vc é um cara muito qualificado e super bem sucedido, mas msm assim se sente incompleto. isso é óbvio pq só nos sentiremos completos ao morrermos. mas o ponto é que vc tá tentando tapar esse buraco se tornando ainda mais bem sucedido, o que nao está errado, mas talvez o que vc procura seja outra coisa. talvez ler um hemingway, dostooievski. ou seila. fazer natação. produzir cerveja. n te conheço, talvez td q eu falei seja besteira. vlww te admiro
A propaganda foi muito boa camarada, merece muito
Obrigado meu amigo!
Samuka feliz pela iniciativa do Ingrish; vem trabalhar com a gente, tá cheio de vaga aqui no Reino Unido; a XP vc tem de sobra, só falta o desenrolar com os gringos; esqueci citar q GO tá numa crescente muito forte; tá assustando ate os javalovers. seria GO o futuro? aguardemos!! abraços meu querido
Obrigado por esse apoio meu amigo =)***
Ah outra coisa que aconteceu comigo, entrou um rato aqui dentro da minha casa, e tipo eu não queria capturar o rato, ai eu chamei um dedetizador para vir pegar o rato, mano o cara cobrou 460 reais para matar o rato, ele chegou pegou um cabo de vassoura deu uma paulada no rato e resolveu em 20 min e levou 460 reais, ai tipo mano o cara poderia ter cobrado 100 conto, mas o cara já joga o preço lá no alto e dana-se .... kkkkkk mas cada caso é um caso.... acho que a única maneira de você se dar bem na programação é criar um sistema rentável e conseguir viver dele, porque assim você toma suas próprias decisões e acabou....
Entao pq vc nao pegou o cabo de vassoura e matou o rato?
Fala Samuca!!
Ficou muito bom o video da insider no estilo Matrix hahaha
Cara tenta pensar em prestar seviço para empresas menores, pow eu trabalhei em uma empresa que pagava 12 mil reais por mês para uma empresa desenvolver e dar manutenção em 3 sites wordpress deles, sempre que a gente precisava de algo eles resolviam mas nada de tão complexo.. Eu sai da área de TI e trabalho trafego pago, hoje atendo 5 empresas e te afirmo que a relação empresa > Empresa é mais valorizada do que Empresa > colaborador...
Samuca faz as melhores propagandas.
Esse é o caminho Samuca, aprenda o inglês, esperamos que você melhore muito de vida ainda!
cara Front-End não é pra qualquer um também, tu tem que ter uma visão imaginando a cabeça do usuário, em vez de só resolver probleminha de puxar dados e formatar dados, é algo até mais humano, e talvez artístico pra ver qual a melhor maneira de exibir algo na tela
Samuka, na Série, fala o motivo de você escolher o postgre e não o mysql! Estou curioso pra saber.
Irei falar, mas já adianto um dos motivos é que o MySQL agora é da oracle e o Postgres continua free.
Pô!!!!! Mucão. Sou iniciante ZERO JS e nem sonho c/ VAGA neste setor.
Trabalhei nas maiores empresas de ti.
Desde consultoria ate empresas como contratado.
Digo que nao vejo a area como antes mesmo.....
Try catch finally sera....
Essa edição pra Insider ficou sensacional ahuauhauhauhuahauhuh
Obrigado meu amigo rsrs.
Quem é sênior que siga caso queria se manter na carreira, quem é júnior, eu recomendo repensar seus próximos anos na área.
Tenho uma teoria que quanto mais surgem cursos e EAD e cursos de terceiros, a mão de obra fica sem qualidade e baixa muito a necessidade de qualificação! Então, hoje tá um tapa na arvore e caiem 6 estagiários que ganham menos!
Faz sentido
Boa tarde, eu quero saber de uma coisa. Qual caminho devo seguir?
Sou estudante de 19 anos em java e estudo numa faculdade, eu ainda não encontrei estágio na área. Eu pensei que iam ter vagas aos montes na área, mas não tem e quando tem não sou chamado. O que preciso saber para conseguir uma vaga de estágio em java ou talvez até jr?
olha eu moro e trabalho com TI c# .net core presencial em Portugal e te digo que por aqui também não é o paraiso, burnout por aqui tb é padrão, hoje tenho 44 anos se fosse mais novo trocava de profissão.
No Brasil realmente está bem complicado, cheguei a mesma conclusão , investir no meu inglês e tentar fora, se for para passar vechame que passe ganhando em dolar
MEU ESSE MERCHAN FOI PURE CINEMA KKKK adorei o samuca do Javatrix
Wahahaha que bom que gostou! hehe fui tudo feito no improviso e de primeira e sem muito planejamento rsrs!
Faz video aqui caso der certo o curso de inglês, e qualquer coisa se vai ter desconto para os inscritos 😁
Mano estou na area dev deste 2011 firme e forte.
Senior a alguns anos já.
ainda senior, não quero mudar de areas, não quero ir para gestão, já recebi proposta e recusei.
Mas seguinte, meu aprendizado é sempre esperar menos, sempre espere menos rsss
E valorize os lugares e gestores que tem paz. Ganhar menos e ter qualidade de vida compensa muito.
E estou na mesma, desisti do Brasil, superar a dislexia e aprender inglês.
Exatamente!
@@cursodetecnologia Fala Samuca, eu sou professor de inglês e tenho vários devs em mini turmas. Se você tiver interesse, podemos juntar alguns colegas e ofereço duas aulas experimentais em 1 semana pra ver se vocês gostam do estilo das aulas.
Opa Samuca, essa consultoria que tu faz para empresas, também se aplicaria a fazer tipo um direcionamento/aconselhamento de carreira para outros devs? Também sou dev Java e adoraria ter esse tipo de interação com alguém mais experiente
Parabens pelo patrocinio da insider 👏👏👏👏
Obrigado pelo apoio!
abraço, samuca!
excelente video.
Excelente vídeo!! Tá saindo um monte de edital de concurso pra área de TI.
Boa, está cada vez pior essa área!