Oi, professor, tudo bem? Gostei muito da sua aula. Obrigada! Poderia me tirar algumas dúvidas? Esse G^E é a energia de Gibbs molar de excesso e o ln(gama i) se relaciona com a energia de Gibbs molar parcial de excesso, ficando gi^E/RT = ln(gama i)? Obs.: geralmente tem uma barra horizontal ou um til em cima do "g". Estou fazendo um exercício que pede para determinar as energias livres de Gibbs molares parciais de excesso dos dois componentes em uma mistura com 70 mol% de tolueno e dos dois componentes puros. Estou com um pouco de dificuldade em interpretar.
Bom dia, Tatiane. Obrigado pelo comentário. Para um "componente i" presente numa mistura, a grandeza R*T*LnGamai é o GE parcial molar do componente "i". Com relação segundo caso: uma solução infinitamente concentrada num componente (xi --> 1) é, por definição, uma solução de Lewis-Randall (ideal); assim, gamai = 1. O restante é com você :).
AULA PERFEITA!
Fico feliz em ter ajudado, Sergio.
Abraço
Boa noite professor, me ajudando demais novamenteee kkk muito obrigada de verdade, ta salvando demaisss
Obrigado pelo comentário, Alicya! :)
Prof. Nathan, que aula excelente! Consegui absorver o conteúdo apresentado. Valeu demais pelo conteúdo compartilhado de forma tão inteligível! Abraço
Muito obrigado pelo comentário, Túlio!
Abraço
Que aula! Parabéns, Nathan
Obrigado pelo comentário, Peterson.
Abraço.
Ótima aula :)
Obrigado, Neto. Bom estudo!
Oi, professor, tudo bem? Gostei muito da sua aula. Obrigada! Poderia me tirar algumas dúvidas? Esse G^E é a energia de Gibbs molar de excesso e o ln(gama i) se relaciona com a energia de Gibbs molar parcial de excesso, ficando gi^E/RT = ln(gama i)? Obs.: geralmente tem uma barra horizontal ou um til em cima do "g". Estou fazendo um exercício que pede para determinar as
energias livres de Gibbs molares parciais de excesso dos dois componentes em uma mistura com 70 mol% de tolueno e dos dois componentes puros. Estou com um pouco de dificuldade em interpretar.
Bom dia, Tatiane. Obrigado pelo comentário.
Para um "componente i" presente numa mistura, a grandeza R*T*LnGamai é o GE parcial molar do componente "i".
Com relação segundo caso: uma solução infinitamente concentrada num componente (xi --> 1) é, por definição, uma solução de Lewis-Randall (ideal); assim, gamai = 1. O restante é com você :).
@@NathanEvangelista Perfeito. Obrigada, professor! :)