Kartakass e Harkon Lukas na 5a Edição - Lendas de Ravenloft

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 12 ก.ย. 2024
  • Explore os Domínio de Kartakass como apresentado pelo Guia de Van Richten para Ravenloft, e a nova versão de seu Lorde Sombrio Harkon Lukas.
    Você pode conferir o financiamento do projeto Delta Green no site da Retropunk:
    loja.retropunk...
    Algumas das imagens utilizadas são de propriedade da Wizards of the Coast, e utilizadas em conformidade com sua política de utilização de conteúdo.
    company.wizard...
    Se por algum motivo uma imagem utilizada neste vídeo for de sua propriedade e tiver sido equivocadamente utilizada, por favor nos notifique para que posamos excluir a mesma, ou conferir o devido crédito ao seu autor.
    Algumas imagens usadas são de domínio público, e outras foram usadas apenas como referência em acordo com a política de uso justo de imagens.
    #Ravenloft #DungeonsandDragons #Kartakass
    Músicas:
    Ghost Chase Thriller de Sir Cubworth - TH-cam Library
    Stopping By the Inn de Twin Musicom é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. creativecommon...
    Fonte: www.twinmusicom...
    Artista: www.twinmusicom...

ความคิดเห็น • 44

  • @marcelobeniciodesouza8996
    @marcelobeniciodesouza8996 6 หลายเดือนก่อน +6

    Se o Lukas der METADE do trabalho que dava nos bons tempos....

    • @HouroftheRaven
      @HouroftheRaven  6 หลายเดือนก่อน

      A perda da capacidade de metamorfose atrapalha... mas tem uma pegada interessante na busca enlouquecida pela fama e sua relação como patrono de novos artistas.

  • @alessandrorpg
    @alessandrorpg 6 หลายเดือนก่อน +3

    Na minha opinião, é meio incoerente um reino com cidades isoladas por florestas ter tantos artistas buscando fama, pois faltaria público para eles, ainda mais se não houver domínios vizinhos. Tirando isso, acredito que essa ânsia pelo reconhecimento artístico acrescenta boas motivações para a população local, e alguns lugares sugestivos do mapa poderiam ser bons cenários para aventuras em Kartakass. A aparência de Harkon não importa muito já que ele conseguia mudar para qualquer uma que quisesse, mas dado o histórico muito mais rico do original, é muito mais interessante para ele manter sua imagem tradicional. Um ponto que eu gostei muito foi a presença dos filhos dele, Akriel e Kasimir, que deveriam continuar a ser licantropos, mas que servem como bons ganchos de aventura no domínio sem ter que lidar diretamente com o lorde sombrio. Por fim estou ansioso peka exploração dos próximos domínios, principalmente os do Núcleo que ainda não foram abordados, como Lamórdia, Darkon e Nova Vaasa! Abraço, Gabriel!

    • @HouroftheRaven
      @HouroftheRaven  6 หลายเดือนก่อน +2

      Sim, esse é um problema da nova Ravenloft de forma geral. Não há coerência nos domínios, não é um mundo vivo e integrado, mas sim uma realidade pesadelo. Ninguem se preocupa em Kartakass, por exemplo, de onde vem as pessoas em busca de fama, porque aqui é tão procurado, ou mesmo se seus artistas tem mercado e prestigio em outras terras. Mais que isso, ninguem se preocupa com comercio, agricultura, politica, etc. São ambientes fantásticos que só funcionam apenas na superfície, sem maior aprofundamento. Uma pena! Em breve retornamos ao núcleo!

    • @alessandrorpg
      @alessandrorpg 6 หลายเดือนก่อน +1

      @@HouroftheRaven Verdade, se todo mundo ficar cantando e fazendo arte, não tem ninguém pra plantar, construir, etc. É um cenário irreal e insustentável. De modo geral, o que a 5a edição fez foi lançar algumas boas ideias de aprimoramento no arcaico estilo de aventura one-shot dos primórdios da linha Ravenloft. Quem gosta de continuidade tem que adaptar no cenário clássico mesmo! Mas acho que a longo prazo essa visão continuísta vai suplantar essa versão soluçante da 5a edição, seja numa 6a edição ou numa fanbase paralela.

  • @rafaelnogueira9259
    @rafaelnogueira9259 6 หลายเดือนก่อน +2

    Novamente qualidade incrível.

  • @ericbustamante1644
    @ericbustamante1644 6 หลายเดือนก่อน +6

    Creio que os autores desta famigerada 5° edição de Ravenloft quiseram modernizar o cenário , mas descaracterizaram os lordes sombrios e os domínios já existentes. Além disso simplesmente descartaram criaturas tão únicas e interessantes de Ravenloft como os lobos metamorfos e os vampyrios ( os vivos). Claro que o livro possui alguns elementos interessantes mas meio que poderiam mesclar esta modernidade com a edição antiga.

    • @HouroftheRaven
      @HouroftheRaven  6 หลายเดือนก่อน +1

      Sim, tentaram modernizar, mas apagando o passado. Tem bons conceitos escondidos pelo livro, mas que seriam melhor utilizados em novos domínios ou como uma evolução do material que já existia. Também sinto falta destes monstros mais únicos do cenário, davam uma gama de possibilidade para o mestre, além de surpreender jogadores que já esperavam um lobisomem comum.

    • @ericbustamante1644
      @ericbustamante1644 6 หลายเดือนก่อน +2

      @@HouroftheRaven isso que é minha crítica. Criassem novos domínios com essa demanda mais wookie e moderna, mas não, vamos desvirtuar os já existentes e empurrar goela abaixo. Valeu pelo belo trabalho Gabriel.

    • @marcosantonio-hj7vp
      @marcosantonio-hj7vp 5 หลายเดือนก่อน +1

      ​@@ericbustamante1644Se criarem um domínio claramente moderninho ninguém joga, nem mesmo os próprios moderninhos 😅
      A verdade é que eles estam saturados da própria agenda, por isso pegam coisas antigas e mesclam com sua agenda. Assim os curiosos aparecem, e eles tem um sabor ligeiramente diferente no entretenimento deles (porém sem se arriscar em algo realmente novo).

    • @ericbustamante1644
      @ericbustamante1644 5 หลายเดือนก่อน

      @@marcosantonio-hj7vp eu pensei que eles dariam protagonismo para a Elena o lorde de Nidala, pois a mesma é porradeira, fortona, manda em todos, ou seja a imagem que os.moderninhos tem das mulheres empoderadas. Mas não... Distorceram os lordes femininos como Jaqueline Renier e mudaram o gênero de lordes já existentes. Realmente não sabem criar, somente corromper o que já existe (ops, citei Tolkien 😃).

  • @murillogx
    @murillogx 6 หลายเดือนก่อน +1

    As sugestões de cantores e musicistas de Blues e Jazz muito interessantes mas concordo que a temática mais clássica ainda é mais atraente, tem seu charme próprio. Desde já agradeço pelo vídeo, Gabriel!

  • @Paladino_Nerd
    @Paladino_Nerd 6 หลายเดือนก่อน +2

    Excelente vídeo.
    Algo que percebo é que os Reinos de Ravenloft tem no seu cerne os 7 pecados capitais, seja incorporando o próprio pecado ou tentando saciar o desejo mas nunca conseguindo.

    • @HouroftheRaven
      @HouroftheRaven  6 หลายเดือนก่อน +1

      Não sei se seriam os 7 pecados capitais, mas o Horror Gótico tem esta questão de um arco de queda e tragédia, com personagens malignos corrompidos por seus desejos. Os Poderes das Brumas entram com suas maldições para tornar a vida destes vilões e lordes sombrios, e até mesmo de seu domínio, um eterno ciclo de sofrimento e angústia, mas um palco perfeito para aventuras de horror.

    • @Paladino_Nerd
      @Paladino_Nerd 6 หลายเดือนก่อน +1

      @@HouroftheRaven eu cheguei a essa conclusão por exemplo no caso de uma cidade onde a comida não tem sabor isso para um glutão é terrível, outros lugares os governantes são avarentos, em outro local é a luxúria tentando preservar a eterna beleza, há os gananciosos e invejosos , orgulho então nem se fala. Para mim parece ter um que dos sete pecados enraizados nos lugares, governantes e pessoas que são enviadas para esse reino.

  • @DragovianMaster
    @DragovianMaster 6 หลายเดือนก่อน +3

    Primeirão!

    • @HouroftheRaven
      @HouroftheRaven  6 หลายเดือนก่อน

      Mais rapido que o Harkon Lukas tocando em uma banda punk uma musica do Ramones!

  • @nycolasoliveiradealmeida6385
    @nycolasoliveiradealmeida6385 6 หลายเดือนก่อน +2

    Acho bem interessante explorarmos as duas versões de arcom ele é um personagem muito interessante tanto nas duas versões gosto da temática mais exagerada a fantasia evoluiu e uma temática mais multirracial e multicultural me agrada

    • @HouroftheRaven
      @HouroftheRaven  6 หลายเดือนก่อน

      Eu prefiro em história de horror um tom mais baixo de fantasia, mas entendo seu ponto. Acho que seria interessante se usar o cenário clássico criar uma evolução de Kartakass, explicando como ficou tão relevante culturalmente no núcleo, para atrair tantos artistas para estas terras, em busca de fama e glória. E eu usaria os dois Harkon Lukas na minha campanha, o mais novo com outro nome, mas com um rival artístico do antigo.

    • @nycolasoliveiradealmeida6385
      @nycolasoliveiradealmeida6385 6 หลายเดือนก่อน +1

      @@HouroftheRaven sim como você disse no outro comentário fazer uma junção dos dois domínios talvez cortar essa idiotices de fazer cada domínio ser isolado em vez disso fazer com que esse lugar tenha alcançado uma expansão cultural e dar uma explicação digna para cada povo o que se Aventura nessa terra que nem é no cenário clássico de pleno escape Mas enfim o que mais me incomoda na quinta edição é essa vagarosidade é lamentável sinceramente Mas conseguiu suprir minha necessidade de enredos para uma nova aventura então só por isso eu gostei

  • @DMsParty
    @DMsParty 6 หลายเดือนก่อน +2

    Muito bom Gabriel !!

    • @HouroftheRaven
      @HouroftheRaven  6 หลายเดือนก่อน +1

      Obrigado!

    • @nycolasoliveiradealmeida6385
      @nycolasoliveiradealmeida6385 6 หลายเดือนก่อน +3

      Você por aqui meu querido é tão bom ver dois veteranos do RPG se encontraram

  • @fabiowagner4252
    @fabiowagner4252 6 หลายเดือนก่อน +1

    A impressão que dá é que trocaram as florestas de Kartakass pelas ruas da Broadway, rs.
    Kartakass virou o domínio dos artistas desempregados.

    • @HouroftheRaven
      @HouroftheRaven  6 หลายเดือนก่อน

      Sim, tem uma grande correlação dos temas. O novo Ravenloft sempre tenta ir em uma linha mais moderna na temática, mas o preço que se paga é o charme do Horror Gótico que era tão marcante nas edições antigas.

  • @viniciosmarques9897
    @viniciosmarques9897 6 หลายเดือนก่อน +1

    Muito bom!!!

  • @quepro520
    @quepro520 6 หลายเดือนก่อน +2

    o video que eu estava esperando

    • @HouroftheRaven
      @HouroftheRaven  6 หลายเดือนก่อน

      Bom demais. Esta narrando ou jogando uma aventura em Kartakass?

    • @quepro520
      @quepro520 6 หลายเดือนก่อน +1

      @@HouroftheRaven estou narrando uma na Falkovnia mas gosto muito de Kartakass

  • @danieltrobane
    @danieltrobane 6 หลายเดือนก่อน +1

    Muito bom

  • @alexandrejose8362
    @alexandrejose8362 6 หลายเดือนก่อน +1

    Esse aí é melhor que eu tinha ouvido falar. Gosto mais do Harkon como um Mestre da Música, wolfwere e com o estilo alemão, mas o passado e ambições do novo são melhores. A Kartakass cosmopolitana e com paixão por mais artes também é um tanto melhor que a rural e "só música"

    • @HouroftheRaven
      @HouroftheRaven  6 หลายเดือนก่อน +1

      Esta releitura de Kartakass como um polo das artes tem potencial, mas faria mais sentido no cenário clássico, de onde pessoas de fato podem viajar entre dominios e eles não são ilhas cercadas pelas brumas e realidades pesadelo. É interessante a ideia de misturar as duas versões de Harkon!

  • @felipevaccaro6615
    @felipevaccaro6615 6 หลายเดือนก่อน +1

    com o tempo vamos engolindo estas novas histórias mas o antigo lore ainda é dificil de descartar totalmente abraço Gabriel

    • @HouroftheRaven
      @HouroftheRaven  6 หลายเดือนก่อน

      Sim. A 5a edição tem algumas boas ideias, uma pena que descartaram o que já existia antes. Seria bem mais interessante tentar criar novos domínios ou personagens, ou mesmo integrar e evoluir a história que veio antes. Enfim, agora vale a pena peneirarmos o que veio de interessante e tentar adaptar para a mesa que usa o Lore clássico.

  • @nycolasoliveiradealmeida6385
    @nycolasoliveiradealmeida6385 6 หลายเดือนก่อน +1

    Para não dizer que eu só atirei Pedra do novo cenário gostei muito da temática multicultural e racial que o novo domínio do pavor mostrou gosto muito mesmo dos designs da quinta edição e me deu múltiplas ideias com essa nova temática mas sinto falta dos licantropos serem algo mais interessante Essa é definitivamente minha maior reclamação mas o resto é bem competente para o que o cenário se propôs a ser com todavia entretanto mais um pouco algumas coisas ficaram vagas demais mas ainda assim me deu múltiplas ideias para aventuras mais diversos do que o cenário original e só por isso ele me diverte

    • @HouroftheRaven
      @HouroftheRaven  6 หลายเดือนก่อน +1

      Kartkass no cenário clássico é bem legal, mas já nas ultimas publicações estava mais estática, em grandes tramas narrativas. É interessante essa releitura que eles apresentam, embora como todos os domínios da 5a edição muito vaga, e até mesmo incoerente se olharmos o domínio com mais profundidade. Seria importante saber porque ele atrai tantos artistas de diferentes povos, qual é a influencia de Kartakass em outras terras e de onde estas pessoas vem em busca da fama, o que não se sustenta com o domínio sendo totalmente isolado e uma realidade pesadelo como descrito no livro. Mas tem boas ideias ali, e uma junção dos dois deve ser bem interessante.

  • @scimerio1117
    @scimerio1117 6 หลายเดือนก่อน +2

    Interessante. Agora que baixou um pouco a poeira e a raiva do que os escritores da 5e fizeram com Ravenloft, é possível ver que alguma coisa se salvou nas alterações impostas pela WotC. Não utilizaria tudo que vi aqui em minha campanha, mas tem coisas aproveitáveis, sim.

    • @HouroftheRaven
      @HouroftheRaven  6 หลายเดือนก่อน +1

      Verdade. Apagar o cenário antigo foi um grande erro, assim como tornar os dominios realidades pesadelos, na minha opinião. Contudo, existem boas ideias ali que podem ser integradas ou aproveitadas em novos domínios ou personagens.

  • @user-qi8xn9ef2i
    @user-qi8xn9ef2i 5 หลายเดือนก่อน +1

    Gabriel O que são essas versões aprimoradas de lobisomens no atual cenário ainda não consegui comprar as versões mais atuais do guia de Von Richter

    • @HouroftheRaven
      @HouroftheRaven  5 หลายเดือนก่อน

      Os Loup Garou já existia no cenário clássico, eram um tipo de lobisomem mais forte e poderoso que os licantropos regulares. A 5a edição trouxe para estes lobisomens, uma características que já era comum a todos os lobisomens da 2a edição de Ravenloft, no sentido de que somente é possível a cura uma infecção de licantropia após a morte do licantropo natural que deu inicio a cadeia de infeção.