"O vestibular mede a inteligência..." KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK (infinito) gente quanta água falada
"Excelência", "merecer". Dá até um aperto no coração ouvir essas palavras da boca de quem acredita nelas. Os alunos contra as cotas vão ao extremo de tentar relacionar o desempenho no vestibular com a capacidade do indivíduo de aproveitar o curso superior ao máximo. A Istoé do fim de 2015 mostrou que os cotistas têm ótimo desempenho nos cursos em que se inscrevem. Os professores contra as cotas são claramente movidos por ideologia, usando argumentos furados como contar genes, ancestralidade e correlação entre melanina e intelecto. Se sentem insultados por terem em seu meio de trabalho pessoas que não foram escolhidas totalmente por desempenho acadêmico. Não é obrigação do professor escolher pra quem ele dá aula, ainda mais pra um professor cujo salário é pago por impostos de uma nação 50% não-branca. Vão ao extremo de dar um cunho conspiracionista às entrevistas feitas com alunos negros. Por fim, não tem um acadêmico negro se posicionando contra as cotas. Não sei se deu pra perceber meu viés a favor das cotas, mas já vou dizendo que os argumentos dos acadêmicos a favor das cotas são bem mais convincentes e de melhor qualidade.
Eu sou a favor das cotas porque, apesar da inteligência não depender da cor da pele, as condições sociais em que ela é desenvolvida estão completamente relacionadas com a cor da pele, porque vivemos em uma sociedade racista. Ao meu ver, o problema não é se posicionar contra as cotas, mas sim REAGIR a qualquer iniciativa que proponha uma alternativa ao atual modelo de ingresso no ensino superior, pois este não contempla as necessidades de redução das disparidades sociais no Brasil.
Sou NEGRA e meu ensino médio foi em escola particular onde eu era a UNICA negra. Sofri bullying de forma muito intensa. O caso é que ao entrar como NÃO-COTISTA ( porque existe sim negro não-cotista) na UNB eu não acreditava no que eu estava vendo...grande quantidade de pessoas negras assumindo a sua negritude de todas as formas era algo pra mim IMPAGÁVEL...me senti em êxtase. Pude resgatar com muita PROFUNDIDADE a minha identidade étNica que haviam me retirado lá atrás. Sou grata a UNB por isso.
Sou mestiço: meu pai é branco, de olhos verdades e cabelos loiros; minha mãe, negra! Eu sou mais negro que branco, pelo que me dizem, pelo menos!!! Entrei na universidade pública, também, pelos meus méritos(e com deficiências terríveis advindas de um ensino fundamental e médio terríveis), mas acho bastante estranho estar num curso de Direito ou de Ciências Sociais na USP e me deparar com menos de 10% de negros ou pardos. De outro lado, ao visitar os meus pais na famigerada Zona Leste paulistana (região extremamente populosa), cruzo com mais de 70% de negros ou pardos!! É estranho, pelo menos para mim que consigo pensar a respeito!!! Sou totalmente a favor das cotas para negros e/ou afrodescentes nas universidades públicas e a favor, também, da extinção do ensino médio e fundamental privado (pelo menos, que o ensino público seja a regra de toda a classe média (o que já não acontece no Brasil), e de boa qualidade)!! Já pensou, o filho da empregada estudando com o filho do médico, assim como ocorre na França ("...o sistema educacional francês organiza-se em três grandes etapas: escola, colégio e liceu; os cursos primário e secundário são gratuitos, neutros, laicos e obrigatórios dos 6 aos 16 anos; contudo, existem escolas privadas que não estão sujeitas a estas exigências e especificidades do sistema escolar francês..")!!! Essa ideia causaria calafrios em muita gente, principalmente em pessoas que cham que o critério de mérito deve ser mantido para se ingressar na USP UNICAMP, UNB, UFRJ, mesmo havendo concorrência entre alunos de colégios particulares, cuja mensalidade é de cerca de 2000 reais mensais, e alunos advindos de colégios públicos, que mal têm professores!!! Que mérito é esse, hein!!!??? Não há mérito nisso!! Não há!!! Ops, mas a França não é comunista, não é Cuba?? E mesmo assim, no caso do Brasil e dos mandantes e políticos brasileiros, não pode a França servir de exemplo! Por quê? Porque somos um país com desigualdades históricas, que pretendem ser mantidas pelos que estão no topo da cadeia, e racista!!!!
as cotas nao são nada mais do q bolsas para aquelas pessoas q poderiam estar na faculdade mas nao tem condiçoes nao vejo problema algum já que os "mais preparados" tbem fazem isso para entrarem em faculdades renomadas no exterior (EUA por exemplo )caso nao saibam.
Muito interessante o documentário, buscou mostrar ambos os lados da moeda deixando o espectador livre para tirar as próprias conclusões. Valeu meu joinha.
Ja estudei em escola publica de periferia, lá tinha tinha pretos, brancos,pardos. E dentro do ambiente escolar - na sala, no patio, no refeitório, os pretos sempre eram os mais populares,assim como tbm eram os que menos se esforçavam para no aprendizado. Agora os gays sim( pretos e ñ pretos), esses eram tratados pior que cães, eram verdadeiramente caçados na escola. Sinceramente,eu não percebo esse racismo tão citado, agora preconceito de classe social sim, isso é visível.
"O racismo é burrice, mas o mais burro não é o racista É o que pensa que o racismo não existe O pior cego é o que não quer ver E o racismo está dentro de você Porque o racista na verdade é um tremendo babaca Que assimila os preconceitos porque tem cabeça fraca"
É risível aqueles alunos, opositores das cotas, abordando a questão de mérito para ingressar às universidades. kkkkk. Acho que eles nunca se informaram sobre a situação das escolas da rede pública de ensino. Como podem falar em mérito? Absurdo.
É muita pretenção da UnB achar que pode resolver um problema de esfera política e desdenho da educação pública adotando sistemas como esse. Abram os olhos minha gente! Isso tem que ser resolvido melhorando a qualidade da educação nas escolas, tratando o problema na base, nas raízes da árvore e não nas folhas.
Eu, Moacyr Victor Minerbo, sou filho de judeus, neto de judeus vindos da 2ª Guerra Mundial. Tenho um tio-trisavô ganhador do Prêmio Nobel da Paz, meu bisavô Júlio Harsanyi salvou 150 judeus da morte em um vagão, pois tinha olhos azuis e muitos achavam que ele era alemão. Com isso, os salvou. Minha família herdou por 3 gerações doenças mentais devido ao medo constante da morte. 64 parentes meus foram atingidos e mortos por uma bomba dos nazistas de uma só vez, entre Minerbo e Harsanyi. Minha avó materna, ainda viva, foi violentada sexualmente aos 9 anos de idade pelos nazistas. Acarretou problemas sérios mentais, como transtorno bipolar. Estou no Brasil, com saúde e esforço próprio. Nunca me fiz de vítima, minha família não é rica, mas tudo o que conquistei (o que não é muito), faz-me ter muito orgulho disso. Por parte de mãe, sou tataraneto de catadora de lixo... Ou seja, história negativa todos podemos encontrar em nossos antepassados. Ser vítima do passado não é desculpa. Trabalhem, estudem e, de preferência, façam as duas coisas ao mesmo tempo, que tudo dará certo.
"Tanto o branco quanto o negro participam de um exame de mérito, mas entre si, ENTRE IGUAIS." O cúmulo da hipocrisia achar que se combate preconceito deixando tão clara a ênfase numa suposta diferença.
A única e verdadeira justiça seria fazer o que os governos não querem: investir seriamente em educação pública em todos os níveis. Acho humilhante alguém se utilizar de um sistema de cotas para entrar no ensino superior. Além disso, é contraditório, pois passa a mensagem de que muito do conteúdo do ensino fundamental e ensino médio não é pré-requisito para o ensino superior.
Gostei bastante desse documentário. O interessante foi poder observar bem os dois pontos de vista com muito conteúdo intelectual. Acredito que deve-se ter políticas públicas para a inclusão do negro mediante os porquês aqui levantados e também sobre a dívida econômica que nosso país tem com a mão-de-obra nunca paga, exercida por nossos antepassados. Gostaria muito de ver o STF sendo precionado para aquela votação levantada pelo partido DEM.
Art. 2º - As instituições federais vinculadas ao Ministério da Educação que ofertam vagas de educação superior reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo cinquenta por cento de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, inclusive em cursos de educação profissional técnica, observadas as seguintes condições: I - no mínimo cinquenta por cento das vagas de que trata o caput serão reservadas a estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a um inteiro e cinco décimos salário-mínimo per capita; e II - proporção de vagas no mínimo igual à de pretos, pardos e indígenas na população da unidade da Federação do local de oferta de vagas da instituição, segundo o último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, que será reservada, por curso e turno, aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
Cotas sociais para como medida paleativa resolver de forma superficial o sistema educaciono = OK, agora tem NEGRO QUE TEM NOTA MUITO MAIOR QUE A DO BRANCO , TEM GENTE DE ESCOLA PÚBLICA QUE MANDA MELHOR QUE GENTE DA PARTICULAR COMO EU E AGORA ATÉ ONDE ESTÁ A JUSTIÇA SOCIAL ?
As cotas vão provar, ao longo do tempo, o que todo universitário sabe: quem entra despreparado não consegue manter o curso com a qualidade desejada para o mercado...
Sou contra cotas para negros e sim a favor se fosse para estudantes de escolas publicas independente de cor pois estes sao os mesmos que procuram universidades pagas pois suas vagas os filhos de papais ja levaram
Eu sou branco, concordo com tudo q vc falou, existe racismo no Brasil, inclusive racistas negros, ou seja, negro q ñ gosta de branco, eu mesmo já passei por isso
Acho que ele quis dizer em relações a outros países, se você parar pra ver, em relação a outros que possuem negros como minorias, aqui o racismo é bem menor, mas como você disse, não é inexistente, e também não é tão pouco.
O que vai acontecer é uma maior quantidade de gente com diplomas o que pela regra da OFERTA X DEMANDA vai ser a diminuição salarial de todas as categorias. Simplificando, para que estudar se o salário no final vai ser uma merda?
me senti muito triste ao assistir este vídeo, ainda sim sei que meu país não é assim, aqui não há maldade, por vezes brigas mas que criança não briga? O chato é que têm gente grande querendo atrapalhar as nossa paz, fazendo com que MEU PAÍS pareça terra sem amor, sem criança, com pouca pureza... OU PIOR sem compaixão com quem dividíamos à massinha para rirmos juntos no fim das poucas coisas que só nós víamos...não deixe que nós tirem essa inocência...não deixe
As cotas vão provar, ao longo do tempo, o que todo universitário sabe: quem entra despreparado não consegue manter o curso com a qualidade desejada para o mercado. O quê o Estado está fazendo? Está zombando da capacidade dos pobres (negros ou não) por DUAS vezes: Uma, porque não oferece educação básica que os prepare em pé de igualdade com os outros. Duas, porque resolve contornar isso oferecendo cotas, fugindo das consequências da educação que oferece. Gente, isso não é questão de cor da pele.
olha o que as cotas fizeram comigo! em cada cena mostrando a faculdade no dia-a-dia quando vejo um negro ou negra já fico com raiva dentro de mim por ele estar lá sem merecer tomando o lugar de outro. não sou racista inclusive ja tive um amor platonico por um ator negro mas é o que essa politica racialista faz com a gente
toda vez que o estado dá direitos passando por cima da constituição ( TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI) para fazer justiça causa mais injustiça e no caso das cotas é obvio que não é só injustiça que será gerada pois pegando casos concretos falemos de alunos brancos e negros que teem a mesma condição social e estudam na mesma escola até o ensino medio os alunos seguem em igualdade condições avançando pelo merto pessoal de cada um porem com as cotas ao prestar vestibular o aluno branco terá que ter nota muito superior ao aluno negro para entrar na mesma faculdade o logicamente se criou uma injustiça e se passou por cima da constituição pois já não são iguais perante a lei, e isto gra exatamente o odio racial coisa que não há no brasil. mas que logo veremos com esse sistema de cotas raciais. Sou a favor das cotas unicamente sociais. pois se o negro ou o branco coneguir entrar na faculdade será por seu merito competindo de igualç para com quem teve condições iguais no ensino basico fundamental e medio.
"A cota não é racismo... ela propõe igualar os grupos raciais" - Acho um jeito muito errado você tentar igualar grupos raciais fazendo-os competirem apenas dentro de si. Aliás, é muito equívoco simplesmente achar que existem grupos raciais. Acho que as pessoas não estão sabendo separar o que é de fato do que é o "ponto de vista da sociedade atual". De fato, no Brasil existe racismo. Mas, o próprio termo racismo não deveria ser usado por quem é contra. Pois o próprio termo ressalta existência de "raças". Só que isso não faz sentido!
No minuto 21'45", o professor alega que o exemplo dos gêmeos idênticos se encaixa em uma "margem de erro" da política pública!!! Ou seja, para ele, se na entrevista um gêmeo foi considerado branco é porque foi um erro??? AHAHAHAH.
Ao invés de discutir se existe raça ou n, devia ser discutido a relevância disso. Que no fundo, é zero: biologicamente, não há supremacia ou mesmo superioridade notável, mas adaptações evolutivas; moralmente, não faz sentido discriminar; juridicamente, é crime e continuaria sendo crime se fosse contra homossexuais, aleijados, aidéticos, religiosos, ateus, o que for. Vamos parar de usar o ´´politicamente correto`` e medidas paliativas e começar a mudar o senso comum de dentro pra fora.
MUITA DESCARAMENTO DESSES NEGROS(?). EU SOU NEGRO E ENTREI NA UNIVERSIDADE PUBLICA SEM UTILIZAR A COTA, ME FORMEI EM MEDICINA EM 1975, SOU FILHO DE UMA FAMILIA MISCIGENADA. HOJE OS "BENEFÍCIOS" SE ESTENDE AMPLAMENTE À POPULAÇÃO, PELO MENOS TEORICAMENTE.
não adianta nada ser negro e entrar na faculdade e depois ter um empresário que vai lá e não te aceita pq vc é negro... se eu tivesse uma empresa e soubesse q o cara entrou por cotas, com certeza ele não seria admitido, não por ser negro, mas sim pq não foi esforçado suficiente pra competir com os outros!
Sua criação e natureza reacionária fizeram isso com vc. Não me incomodo por vc ser contra as cotas, só gostaria que tivesse informações SÓLIDAS sobre o assunto. Eu mesma era contra a cota racial até ter contato com o processo dentro da UERJ.Te digo: funciona. Não é um sistema perfeito, mas vi/vejo grandes mudanças na vida e história de pessoas que precisavam de apenas uma chance, que se submeteram a um sistema meritocrático, são os melhores dentro de um grupo marginalizado.
Querida ,eu respeito muito a tua opinião a respeito das cotas,eu também pensava como voce,mas assista essa palestra do link embaixo e voce então intenderá os motivos históricos que permeiam as politicas de ações afirmativas. O estado tem uma dívida muito grande com nós afro-descendentes,pois foi as custas de nosso trabalho que o estado conseguiu se afirmar.E nós recebemos o que em troca ? Exclusão social e racismo do mais velado.Procure no you tube:Uma das melhores palalestras a favor das cotas
A questão não é criar cotas raciais,e sim de melhorar a educação do Brasil.Não acho q as cotas possam vim a ser algo ruim,na vdd algo precisava ser feito para aumentar o numero de negros nas universidade,mas após essa conquista é necessário reaver as cotas,no momento em que se cria 'COTAS POR RAÇA" é o mesmo q dizer q existe um raça negra e branca e q uma é inferior a outra! e acho mais q se trata de uma questão financeira e educacional...do q por cor!
Querida ,eu respeito muito a tua opinião a respeito das cotas,eu também pensava como voce,mas assista essa palestra do link embaixo e voce então intenderá os motivos históricos que permeiam as politicas de ações afirmativas. O estado tem uma dívida muito grande com nós afro-descendentes,pois foi as custas de nosso trabalho que o estado conseguiu se afirmar. E nós recebemos o que em troca ? Exclusão social e racismo do mais velado.Procure no you tube Uma das melhores paletras a favor do racismo
Tenho uma ideia para resolver esta questão... E se ao invés de cotas as universidades fizessem uma prova com múltiplas questões e quem for melhor na prova entra na universidade independente de cor? tenho até um nome para sta prova: Vestibular o que acham?
Então a politica de cotas racializa né Sra. white, pelo contrario isso vai contra o principio exterior a UNB que é a da racionalização de cidades inteiras, no qual a periferia é composta em sua maioria por negros e nos grandes centros urbanos e comerciais formados por brancos, tem até pesquisas que mostram que é mais fácil ver um famoso na praia que ser atendido por um medico negro no sudeste.
sou negro, o racismo e dividido em 3 parte, o setor privado a sociedade e o governo, o povo ainda e racista, as grande empresas escolhe gerente e administradores de relaçoes internacional brancas , so o poder publico que criou leis de racismo e puniçao
Igual para igual, cotas. Acho interassante muitas falas, o homem branco tem medo de perder privilégios bla bla bla. Sinceramente essa segregação racial é prejudicial a todos os lados, mesmo porque nesses debates de cotas raciais o índio é esquecido, então vamo parar com a palhaçada e procurar lutar por uma melhor educação a todos: negros, brancos, azuis, amarelos, vermelhos, verdes, cinzas e a cor que vocês quiserem enfiar no meio. Com uma educação melhor todos terão as mesmas possibilidades.
Isso é questão de interesse no negros em querer estudar! Já prestei vários vestibulares e na prova pra tentar entrar tinha poucos negros "tentando", agora vem com essa conversa de exclusão, de questão social, que são mais propensos ao crime, é tudo conversa, querem é forçá-los a estudar, os governante querem ver uma universidade multiracial bonitinha! ENTRA QUEM TEM COMPETÊNCIA E VONTADE E COR DE PELE NÃO DEFINE ISSO!
Racismo é um preconceito certo? Para os que são a favor das cotas raciais, o que vocês acham de criarem cotas para homossexuais? Ou para obesos, talvez? Cota racial é uma coisa tão ridícula que não sei o motivo de tanta discussão. A criação destas cotas, além de aumentar a descriminação, está excluindo os pobres que não são negros. Lamentável
Interessante, quando morei em SP, no carnaval, por não conhecer ninguém na cidade, fui para a Biblioteca do Centro Cultural. Lá praticamente só tinham brancos e asiáticos. Você me responder também por que a maioria dos negros acha que não deve estudar para crescer na vida?
Desculpe, mas essa deputada Janete Petá é menos negra do que o Demétrio Magnoli. Usa um discurso de "sou negra" para obter votos de um grupo social. Que lutar contra desigualdade, o faça, mas não distorça a realidade.
Interessante falarem de cotas sem citar um dos maiores pesquisadores do tema no mundo: Thomas Sowell. Crianças, facam o trabalho de casa e pesquisem os textod do Dr. Sowell.
Só concordaria se as cotas fossem "raciais + sociais". Cota somente racial vai colocar os negros ricos concorrendo com negros pobres e desta forma toda essa discussão será inútil, já que quem precisa mesmo não se beneficiará em nada.
"O vestibular mede a inteligência..." KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK (infinito) gente quanta água falada
"O Vestibular mede a inteligência"?
Desde quando?
"Excelência", "merecer". Dá até um aperto no coração ouvir essas palavras da boca de quem acredita nelas. Os alunos contra as cotas vão ao extremo de tentar relacionar o desempenho no vestibular com a capacidade do indivíduo de aproveitar o curso superior ao máximo. A Istoé do fim de 2015 mostrou que os cotistas têm ótimo desempenho nos cursos em que se inscrevem.
Os professores contra as cotas são claramente movidos por ideologia, usando argumentos furados como contar genes, ancestralidade e correlação entre melanina e intelecto. Se sentem insultados por terem em seu meio de trabalho pessoas que não foram escolhidas totalmente por desempenho acadêmico. Não é obrigação do professor escolher pra quem ele dá aula, ainda mais pra um professor cujo salário é pago por impostos de uma nação 50% não-branca. Vão ao extremo de dar um cunho conspiracionista às entrevistas feitas com alunos negros. Por fim, não tem um acadêmico negro se posicionando contra as cotas.
Não sei se deu pra perceber meu viés a favor das cotas, mas já vou dizendo que os argumentos dos acadêmicos a favor das cotas são bem mais convincentes e de melhor qualidade.
"ele foi expulso pela inconveniência"
qual inconveniência? a de discutirem um assunto que diz respeito à ELE e ele não ter o direito de argumentar?
Eu sou a favor das cotas porque, apesar da inteligência não depender da cor da pele, as condições sociais em que ela é desenvolvida estão completamente relacionadas com a cor da pele, porque vivemos em uma sociedade racista. Ao meu ver, o problema não é se posicionar contra as cotas, mas sim REAGIR a qualquer iniciativa que proponha uma alternativa ao atual modelo de ingresso no ensino superior, pois este não contempla as necessidades de redução das disparidades sociais no Brasil.
No Brasil sofremos de um mal, o racismo velado, já vista os comentários que se dão por aqui.
Ótimo documentário!!!
Sou NEGRA e meu ensino médio foi em escola particular onde eu era a UNICA negra. Sofri bullying de forma muito intensa. O caso é que ao entrar como NÃO-COTISTA ( porque existe sim negro não-cotista) na UNB eu não acreditava no que eu estava vendo...grande quantidade de pessoas negras assumindo a sua negritude de todas as formas era algo pra mim IMPAGÁVEL...me senti em êxtase. Pude resgatar com muita PROFUNDIDADE a minha identidade étNica que haviam me retirado lá atrás. Sou grata a UNB por isso.
Maravilha, aos poucos vamos mudar a cara dessa sociedade racista... temos uma eternidade para isso, nunca iremos desistir!
Sou mestiço: meu pai é branco, de olhos verdades e cabelos loiros; minha mãe, negra! Eu sou mais negro que branco, pelo que me dizem, pelo menos!!! Entrei na universidade pública, também, pelos meus méritos(e com deficiências terríveis advindas de um ensino fundamental e médio terríveis), mas acho bastante estranho estar num curso de Direito ou de Ciências Sociais na USP e me deparar com menos de 10% de negros ou pardos. De outro lado, ao visitar os meus pais na famigerada Zona Leste paulistana (região extremamente populosa), cruzo com mais de 70% de negros ou pardos!! É estranho, pelo menos para mim que consigo pensar a respeito!!! Sou totalmente a favor das cotas para negros e/ou afrodescentes nas universidades públicas e a favor, também, da extinção do ensino médio e fundamental privado (pelo menos, que o ensino público seja a regra de toda a classe média (o que já não acontece no Brasil), e de boa qualidade)!! Já pensou, o filho da empregada estudando com o filho do médico, assim como ocorre na França ("...o sistema educacional francês organiza-se em três grandes etapas: escola, colégio e liceu; os cursos primário e secundário são gratuitos, neutros, laicos e obrigatórios dos 6 aos 16 anos; contudo, existem escolas privadas que não estão sujeitas a estas exigências e especificidades do sistema escolar francês..")!!! Essa ideia causaria calafrios em muita gente, principalmente em pessoas que cham que o critério de mérito deve ser mantido para se ingressar na USP UNICAMP, UNB, UFRJ, mesmo havendo concorrência entre alunos de colégios particulares, cuja mensalidade é de cerca de 2000 reais mensais, e alunos advindos de colégios públicos, que mal têm professores!!! Que mérito é esse, hein!!!??? Não há mérito nisso!! Não há!!! Ops, mas a França não é comunista, não é Cuba?? E mesmo assim, no caso do Brasil e dos mandantes e políticos brasileiros, não pode a França servir de exemplo! Por quê? Porque somos um país com desigualdades históricas, que pretendem ser mantidas pelos que estão no topo da cadeia, e racista!!!!
as cotas nao são nada mais do q bolsas para aquelas pessoas q poderiam estar na faculdade mas nao tem condiçoes nao vejo problema algum já que os "mais preparados" tbem fazem isso para entrarem em faculdades renomadas no exterior (EUA por exemplo )caso nao saibam.
Muito interessante o documentário, buscou mostrar ambos os lados da moeda deixando o espectador livre para tirar as próprias conclusões. Valeu meu joinha.
Ja estudei em escola publica de periferia, lá tinha tinha pretos, brancos,pardos. E dentro do ambiente escolar - na sala, no patio, no refeitório, os pretos sempre eram os mais populares,assim como tbm eram os que menos se esforçavam para no aprendizado. Agora os gays sim( pretos e ñ pretos), esses eram tratados pior que cães, eram verdadeiramente caçados na escola. Sinceramente,eu não percebo esse racismo tão citado, agora preconceito de classe social sim, isso é visível.
"justiça" nem sempre se faz com "igualdade"!
"O racismo é burrice, mas o mais burro não é o racista
É o que pensa que o racismo não existe
O pior cego é o que não quer ver
E o racismo está dentro de você
Porque o racista na verdade é um tremendo babaca
Que assimila os preconceitos porque tem cabeça fraca"
O conceito de cotas é ridículo, somos todos brasileiros, independentes de cor, o cerne do problema está na desigualdade social que deve ser combatida!
É risível aqueles alunos, opositores das cotas, abordando a questão de mérito para ingressar às universidades. kkkkk. Acho que eles nunca se informaram sobre a situação das escolas da rede pública de ensino. Como podem falar em mérito? Absurdo.
É muita pretenção da UnB achar que pode resolver um problema de esfera política e desdenho da educação pública adotando sistemas como esse.
Abram os olhos minha gente! Isso tem que ser resolvido melhorando a qualidade da educação nas escolas, tratando o problema na base, nas raízes da árvore e não nas folhas.
Falam tanto das cotas na universidade, mas o problema está bem mais atrás: O ensino básico e o médio.
se as cotas forem "sociais" as coisas cairao na "mesmice" e a preferencia será das "raças mais claras"!
Eu, Moacyr Victor Minerbo, sou filho de judeus, neto de judeus vindos da 2ª Guerra Mundial. Tenho um tio-trisavô ganhador do Prêmio Nobel da Paz, meu bisavô Júlio Harsanyi salvou 150 judeus da morte em um vagão, pois tinha olhos azuis e muitos achavam que ele era alemão. Com isso, os salvou. Minha família herdou por 3 gerações doenças mentais devido ao medo constante da morte. 64 parentes meus foram atingidos e mortos por uma bomba dos nazistas de uma só vez, entre Minerbo e Harsanyi. Minha avó materna, ainda viva, foi violentada sexualmente aos 9 anos de idade pelos nazistas. Acarretou problemas sérios mentais, como transtorno bipolar. Estou no Brasil, com saúde e esforço próprio. Nunca me fiz de vítima, minha família não é rica, mas tudo o que conquistei (o que não é muito), faz-me ter muito orgulho disso. Por parte de mãe, sou tataraneto de catadora de lixo... Ou seja, história negativa todos podemos encontrar em nossos antepassados. Ser vítima do passado não é desculpa. Trabalhem, estudem e, de preferência, façam as duas coisas ao mesmo tempo, que tudo dará certo.
Mas que documentário fera! É isso aí precisamos discutir SEMPRE.
Cada dia, no Brasil, está ficando mais difícil ser branco, do sexo masculino, heterossexual e pobre. Aonde vamos chegar?
"Tanto o branco quanto o negro participam de um exame de mérito, mas entre si, ENTRE IGUAIS."
O cúmulo da hipocrisia achar que se combate preconceito deixando tão clara a ênfase numa suposta diferença.
Ridículo é ter que discutir isso ainda. Somos todos iguais.
Sou a favor das Cotas Sociais e não Raciais!
Achei que esta foi uma matéria isenta.
Contribui para uma tomada de posição.
Parabéns a quem produziu e a quem distribui.
comandar festa popular não alimenta o filho de ninguém !
A única e verdadeira justiça seria fazer o que os governos não querem: investir seriamente em educação pública em todos os níveis. Acho humilhante alguém se utilizar de um sistema de cotas para entrar no ensino superior. Além disso, é contraditório, pois passa a mensagem de que muito do conteúdo do ensino fundamental e ensino médio não é pré-requisito para o ensino superior.
Gostei bastante desse documentário. O interessante foi poder observar bem os dois pontos de vista com muito conteúdo intelectual. Acredito que deve-se ter políticas públicas para a inclusão do negro mediante os porquês aqui levantados e também sobre a dívida econômica que nosso país tem com a mão-de-obra nunca paga, exercida por nossos antepassados. Gostaria muito de ver o STF sendo precionado para aquela votação levantada pelo partido DEM.
Excelente documentário, um debate em alto nível...
Art. 2º - As instituições federais vinculadas ao Ministério da Educação que ofertam
vagas de educação superior reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos
cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo cinquenta por cento de suas vagas
para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas,
inclusive em cursos de educação profissional técnica, observadas as seguintes
condições:
I - no mínimo cinquenta por cento das vagas de que trata o caput serão reservadas a
estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a um inteiro e cinco décimos
salário-mínimo per capita; e
II - proporção de vagas no mínimo igual à de pretos, pardos e indígenas na população da
unidade da Federação do local de oferta de vagas da instituição, segundo o último
Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -
IBGE, que será reservada, por curso e turno, aos autodeclarados pretos, pardos e
indígenas.
Cotas sociais para como medida paleativa resolver de forma superficial o sistema educaciono = OK, agora tem NEGRO QUE TEM NOTA MUITO MAIOR QUE A DO BRANCO , TEM GENTE DE ESCOLA PÚBLICA QUE MANDA MELHOR QUE GENTE DA PARTICULAR COMO EU E AGORA ATÉ ONDE ESTÁ A JUSTIÇA SOCIAL ?
As cotas vão provar, ao longo do tempo, o que todo universitário sabe: quem entra despreparado não consegue manter o curso com a qualidade desejada para o mercado...
Demétrio Magnoli é uma falácia.
Sou contra cotas para negros e sim a favor se fosse para estudantes de escolas publicas independente de cor pois estes sao os mesmos que procuram universidades pagas pois suas vagas os filhos de papais ja levaram
Eu sou branco, concordo com tudo q vc falou, existe racismo no Brasil, inclusive racistas negros, ou seja, negro q ñ gosta de branco, eu mesmo já passei por isso
Só os brancos e os Playboys são contra??
Cotas sociais e não raciais. Nem cotas na verdade. Bônus em cima do desempenho no vestibular daquele que está em condição de vulnerabilidade social.
Poderia entrar no sistema de cotas, mas acrediteique sou inteligente o suficiente para entrar sem. Não só acreditei, como entrei. 2/2009
...e completando, descendente de escravos, a primeira da família em uma universidade, e a primeira em uma publica.
Acho que ele quis dizer em relações a outros países, se você parar pra ver, em relação a outros que possuem negros como minorias, aqui o racismo é bem menor, mas como você disse, não é inexistente, e também não é tão pouco.
O que vai acontecer é uma maior quantidade de gente com diplomas o que pela regra da OFERTA X DEMANDA vai ser a diminuição salarial de todas as categorias. Simplificando, para que estudar se o salário no final vai ser uma merda?
cotizacao e racismo entrando pela porta de tras................
Thomas Sowell ALGUEM???????
me senti muito triste ao assistir este vídeo, ainda sim sei que meu país não é assim, aqui não há maldade, por vezes brigas mas que criança não briga? O chato é que têm gente grande querendo atrapalhar as nossa paz, fazendo com que MEU PAÍS pareça terra sem amor, sem criança, com pouca pureza... OU PIOR sem compaixão com quem dividíamos à massinha para rirmos juntos no fim das poucas coisas que só nós víamos...não deixe que nós tirem essa inocência...não deixe
Para estes, existem as cotas sociais :)
As cotas vão provar, ao longo do tempo, o que todo universitário sabe: quem entra despreparado não consegue manter o curso com a qualidade desejada para o mercado. O quê o Estado está fazendo? Está zombando da capacidade dos pobres (negros ou não) por DUAS vezes: Uma, porque não oferece educação básica que os prepare em pé de igualdade com os outros. Duas, porque resolve contornar isso oferecendo cotas, fugindo das consequências da educação que oferece. Gente, isso não é questão de cor da pele.
olha o que as cotas fizeram comigo! em cada cena mostrando a faculdade no dia-a-dia quando vejo um negro ou negra já fico com raiva dentro de mim por ele estar lá sem merecer tomando o lugar de outro. não sou racista inclusive ja tive um amor platonico por um ator negro mas é o que essa politica racialista faz com a gente
toda vez que o estado dá direitos passando por cima da constituição ( TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI) para fazer justiça causa mais injustiça e no caso das cotas é obvio que não é só injustiça que será gerada pois pegando casos concretos falemos de alunos brancos e negros que teem a mesma condição social e estudam na mesma escola até o ensino medio os alunos seguem em igualdade condições avançando pelo merto pessoal de cada um porem com as cotas ao prestar vestibular o aluno branco terá que ter nota muito superior ao aluno negro para entrar na mesma faculdade o logicamente se criou uma injustiça e se passou por cima da constituição pois já não são iguais perante a lei, e isto gra exatamente o odio racial coisa que não há no brasil. mas que logo veremos com esse sistema de cotas raciais. Sou a favor das cotas unicamente sociais. pois se o negro ou o branco coneguir entrar na faculdade será por seu merito competindo de igualç para com quem teve condições iguais no ensino basico fundamental e medio.
gostei do documentario mostrou varios aspectos!!
"A cota não é racismo... ela propõe igualar os grupos raciais" - Acho um jeito muito errado você tentar igualar grupos raciais fazendo-os competirem apenas dentro de si. Aliás, é muito equívoco simplesmente achar que existem grupos raciais.
Acho que as pessoas não estão sabendo separar o que é de fato do que é o "ponto de vista da sociedade atual".
De fato, no Brasil existe racismo. Mas, o próprio termo racismo não deveria ser usado por quem é contra. Pois o próprio termo ressalta existência de "raças". Só que isso não faz sentido!
Cotas= meio do governo "tampar o sol com uma a peneira!"
Será que, quando falamos em falta de oportunidades no sistema educacional, só os pretos e pardos preenchem esse requisitos?
No minuto 21'45", o professor alega que o exemplo dos gêmeos idênticos se encaixa em uma "margem de erro" da política pública!!! Ou seja, para ele, se na entrevista um gêmeo foi considerado branco é porque foi um erro??? AHAHAHAH.
Mas as cotas raciais só valem se o indivíduo tiver estudado em colégios públicos! :)
Existe racismo das pessoas, o que não pode ocorrer é o Racismo ser Lega, constitucional, só vai piorar as coisas.
Ao invés de discutir se existe raça ou n, devia ser discutido a relevância disso. Que no fundo, é zero: biologicamente, não há supremacia ou mesmo superioridade notável, mas adaptações evolutivas; moralmente, não faz sentido discriminar; juridicamente, é crime e continuaria sendo crime se fosse contra homossexuais, aleijados, aidéticos, religiosos, ateus, o que for. Vamos parar de usar o ´´politicamente correto`` e medidas paliativas e começar a mudar o senso comum de dentro pra fora.
nao existe raça entre os humanos
MUITA DESCARAMENTO DESSES NEGROS(?). EU SOU NEGRO E ENTREI NA UNIVERSIDADE PUBLICA SEM UTILIZAR A COTA, ME FORMEI EM MEDICINA EM 1975, SOU FILHO DE UMA FAMILIA MISCIGENADA. HOJE OS "BENEFÍCIOS" SE ESTENDE AMPLAMENTE À POPULAÇÃO, PELO MENOS TEORICAMENTE.
não adianta nada ser negro e entrar na faculdade e depois ter um empresário que vai lá e não te aceita pq vc é negro...
se eu tivesse uma empresa e soubesse q o cara entrou por cotas, com certeza ele não seria admitido, não por ser negro, mas sim pq não foi esforçado suficiente pra competir com os outros!
é por ai o rumo dessa ideia
Sua criação e natureza reacionária fizeram isso com vc. Não me incomodo por vc ser contra as cotas, só gostaria que tivesse informações SÓLIDAS sobre o assunto. Eu mesma era contra a cota racial até ter contato com o processo dentro da UERJ.Te digo: funciona. Não é um sistema perfeito, mas vi/vejo grandes mudanças na vida e história de pessoas que precisavam de apenas uma chance, que se submeteram a um sistema meritocrático, são os melhores dentro de um grupo marginalizado.
Querida ,eu respeito muito a tua opinião a respeito das cotas,eu também pensava como voce,mas assista essa palestra do link embaixo e voce então intenderá os motivos históricos que permeiam as politicas de ações afirmativas. O estado tem uma dívida muito grande com nós afro-descendentes,pois foi as custas de nosso trabalho que o estado conseguiu se afirmar.E nós recebemos o que em troca ? Exclusão social e racismo do mais velado.Procure no you tube:Uma das melhores palalestras a favor das cotas
A questão não é criar cotas raciais,e sim de melhorar a educação do Brasil.Não acho q as cotas possam vim a ser algo ruim,na vdd algo precisava ser feito para aumentar o numero de negros nas universidade,mas após essa conquista é necessário reaver as cotas,no momento em que se cria 'COTAS POR RAÇA" é o mesmo q dizer q existe um raça negra e branca e q uma é inferior a outra! e acho mais q se trata de uma questão financeira e educacional...do q por cor!
Querida ,eu respeito muito a tua opinião a respeito das cotas,eu também pensava como voce,mas assista essa palestra do link embaixo e voce então intenderá os motivos históricos que permeiam as politicas de ações afirmativas. O estado tem uma dívida muito grande com nós afro-descendentes,pois foi as custas de nosso trabalho que o estado conseguiu se afirmar. E nós recebemos o que em troca ? Exclusão social e racismo do mais velado.Procure no you tube Uma das melhores paletras a favor do racismo
De fato, a opinião dele é de alguem que não vive no mundo.
hummmmm que legal
o governo deveria ajudar pessoas que tem vontade de estudar e nao tem condiçoes ou seja pobre
Tenho uma ideia para resolver esta questão... E se ao invés de cotas as universidades fizessem uma prova com múltiplas questões e quem for melhor na prova entra na universidade independente de cor? tenho até um nome para sta prova: Vestibular o que acham?
Reitorzinho muito simplório e vendido, aposto que foi indicação...
Então a politica de cotas racializa né Sra. white, pelo contrario isso vai contra o principio exterior a UNB que é a da racionalização de cidades inteiras, no qual a periferia é composta em sua maioria por negros e nos grandes centros urbanos e comerciais formados por brancos, tem até pesquisas que mostram que é mais fácil ver um famoso na praia que ser atendido por um medico negro no sudeste.
Quem vai procurar um profissional negro sabendo que foi cotista ?
sou negro, o racismo e dividido em 3 parte, o setor privado a sociedade e o governo, o povo ainda e racista, as grande empresas escolhe gerente e administradores de relaçoes internacional brancas
, so o poder publico que criou leis de racismo e puniçao
Igual para igual, cotas. Acho interassante muitas falas, o homem branco tem medo de perder privilégios bla bla bla. Sinceramente essa segregação racial é prejudicial a todos os lados, mesmo porque nesses debates de cotas raciais o índio é esquecido, então vamo parar com a palhaçada e procurar lutar por uma melhor educação a todos: negros, brancos, azuis, amarelos, vermelhos, verdes, cinzas e a cor que vocês quiserem enfiar no meio. Com uma educação melhor todos terão as mesmas possibilidades.
Isso é questão de interesse no negros em querer estudar! Já prestei vários vestibulares e na prova pra tentar entrar tinha poucos negros "tentando", agora vem com essa conversa de exclusão, de questão social, que são mais propensos ao crime, é tudo conversa, querem é forçá-los a estudar, os governante querem ver uma universidade multiracial bonitinha! ENTRA QUEM TEM COMPETÊNCIA E VONTADE E COR DE PELE NÃO DEFINE ISSO!
Lamentável sua opinião. Tanta burrice deve ter lhe proporcionado um lugar especial na sociedade.
FALA PRA MIM ! O QUE VAI ACONTECE COM TANTO HAITIANO QUE TA ENTRANDO NO PAIS ,ELES TAMBÉM VÃO TER O MESMO DIREITO DAS COTAS ?
Racismo é um preconceito certo? Para os que são a favor das cotas raciais, o que vocês acham de criarem cotas para homossexuais? Ou para obesos, talvez?
Cota racial é uma coisa tão ridícula que não sei o motivo de tanta discussão. A criação destas cotas, além de aumentar a descriminação, está excluindo os pobres que não são negros. Lamentável
COTAS O CARALHO!!! QUEM É BOM FAZ E NÃO PRECISA DE VANTAGENSINHAS PARA ENTRAR EM UNIVERSIDADES
Segregação total essa faculdade... "centro de convivvencia Negra"?!! o QUe é isso?!
Interessante, quando morei em SP, no carnaval, por não conhecer ninguém na cidade, fui para a Biblioteca do Centro Cultural. Lá praticamente só tinham brancos e asiáticos. Você me responder também por que a maioria dos negros acha que não deve estudar para crescer na vida?
CTAS RACIAIS= ATESTADO DE INCOMPETÊNCIA!
Desculpe, mas essa deputada Janete Petá é menos negra do que o Demétrio Magnoli. Usa um discurso de "sou negra" para obter votos de um grupo social. Que lutar contra desigualdade, o faça, mas não distorça a realidade.
Davi Lira seus argumentos são patéticos
Mas querida nem todo negro é cotista ,pense bem nisso ok.
Interessante falarem de cotas sem citar um dos maiores pesquisadores do tema no mundo: Thomas Sowell. Crianças, facam o trabalho de casa e pesquisem os textod do Dr. Sowell.
Professor de pensamento negro?
kkkkk
Muito bom documentario, e sou contra as cotas raciais
meu professor falou que o objetivo das cotas é mais OBRIGAR a convivência com negros
Só concordaria se as cotas fossem "raciais + sociais". Cota somente racial vai colocar os negros ricos concorrendo com negros pobres e desta forma toda essa discussão será inútil, já que quem precisa mesmo não se beneficiará em nada.
Lamento que você tenha dificuldades cognitivas.
curta a página Memoria da Música Negra no face!!
Vestibular mede inteligência ????? kkkkkkkkkkkkkkkk parei de ver ai
o rapaz no 34:33 que rapaz feio!
O cara invade um espaço PRIVADO e reclama???
Ele foi expulso não foi pela cor, foi pela INCONVENIÊNCIA !
E OS HAITIANOS !QUE ESTÃO ENTRANDO NO PAÍS HOJE? QUE NUNCA FORAM ESCRAVIZADOS ,TERÃO O MESMO PRIVILEGIO RACIAL ?
exatamente isso as cotas sao raciais e sociais ta mal informado
Sou a favor das cotas.