Ja que fez menção a divida histórica , poderia me dizer por favor a quem posso cobrar? Pois os negros antes da chegada dos "opressores" portuguêses a Africa "oprimida" escravisaram os negros, e diretamente os portuguêses aprenderam a fazer com os tais. Tanto é que até hoje os africanistas acham valida a escravização pelos negros , minha intenção como negro nunca será humilhar ou ofender alguém com opiniões contrarias e sim contruir pontes a um debate onde se ouve todos os lados
Vinny Vinne um erro não justifica outro, partindo do seu pressuposto então se eu ver alguém matando ou estuprando alguém ou lhe fazendo algum mal eu posso ir lá e fazer o mesmo??? Na África aquele tempo eles viviam em TRIBOS e não tinham tanta instrução como os portugueses que já moravam em VILAS CIVILIZADAS português já tinham a noção de que aquilo era errado até pq se achassem certo pq os portugueses não escravizaram à seu próprio povo? ? Estude história antes de falar besteira
Débora Cristina O velho caguete marxista , "estuda história " Querida se ambos erraram por que os negros ou indios pardos ou seja la quem for tem que ser ressarcidos de uma divida histórica? Vejo minha mãe ralar em até 3 empregos, e dizer com sua expressão, que o unico representate do trabalhador é ele mesmo. Só que a tua ideologia apaga a dignidade do trabalhador que de fato que de fato trabalha que mesmo sofrido e com problemas diversos ele precisa antes de tudo acreditar nele mesmo. E partindo do TEU pressuposto você esta fazendo exatamente isso que tu nega descaradamente, Assume que os negros erraram e que os portugueses também e mesmo assim temos que ter cotas ou qualquer outro aparato estatal? A sua ideologia é um posso de contradicão ambulante. Mas claro , não tem argumentação e sempre apela para o "estuda história" Da proxima vez que for comprar um lapis , fabrica em casa, é mais facil né? Esse exemplo pode ser facilmente aplicado sobre a escravidão.
Vinny Vinne pq são os negros que sofrem sequelas da escravidão, vc já conseguiu pensar fora do seu mundinho e se perguntar pq a maioria dos moradores de favela são negros?? Vc já se perguntou pq a maioria das pessoas da sala de faculdade são brancas ? Pois é, se vc estudasse história saberia o porquê, espero que algum dia seu nível de sabedoria chegue ao desse juiz para evitar esse tipo de comentário sem fundamentos, depois da uma olhada na pág do IBGE e veja as classes onde a maioria dos negros se enquadram e depois veja as dos brancos e tire suas conclusões
+Débora Cristina kkkkkkkkkkk, Eu sou negro e morador de comunidade pobre , puts , só por esse motivo eu estou falando aqui kkkkk, eu sei muito bem o fundamento , vi duas mulheres da minha familia ingressarem na faculdade sem usar cotas, e passaram sim pelo estranhamento dos alunos brancos que acham que sua cor e superios mas tiveram a consciência limpa e acrditavam no seu mérito. O passado delas te conto , passaram fome, foram abondonadas por anos no orfanato pois a mãe sumiu e anos depois voltou. Mas a opressão que se tanto grita não oprimiu... todas venceram , trabalham tem cargos de respeito aonde estão inclusive umas delas viajou pra espanha e argentina a estudo , sabe por que? o merito e conciência limpa fala mais alto ... E eu apresento agumentação sem noção, sem fundamentos como você mesmo diz? eu vivo o Negro drama querida eu vivo isso aqui e o mais opressor dos homens percebi que na verdade é o próprio negro que não acredita nele mesmo. Mas ja que tu gosta de falar de dados 😂Marxistas , vê a lista dos países com maior distribuição de renda é o dos capitalistas malvados burgueses opressores e não os socialistas onde são os piores em tudo .
Parabéns Dr. Silvio, ótimo vídeo, muito franco e esclarecedor, realmente uma Sociedade mais justa de fato é quando, os vencedores não forem mais conhecidos como: Aquele homem negro entrou em uma Universidade, mas simplesmente que, mais um homem Brasileiro vai seguir seus Estudos e lutar pelos seus Sonhos!!! Atte Profe. Paulo Ricardo.
O fato verdadeiro sobre o racismo no Brasil é uma luz que não se apaga em virtude da essência de que foi apregoado este conceito desde a sua existência humana.
Interessante o fenômeno das Mídias digitais um conteúdo de altíssima qualidade que se mostra que se institui no momento e movimento da história, muito atual
que homem!!! realmente, existem pessoas que só sabem criticar mas não buscam saber sobre, temos que aprender a duvidar de tudo, para que possamos nos moldar com a verdade! o sr é um ser de luz ❤ ✊🏻🚩
Triste, LAMENTÁVEL, um video desta categoria ter tido pouco mais 500 likes num total de quase 18mil visualizações. Ele merecia o mesmo numero de likes, e muito mais do que isto, deveria ter tido milhões de visualizações. Vou fazer a minha parte divulgando, ainda que tão tardiamente pois já estamos em 2017, e espero que ele se replique cada vez mais. Parabéns aos idealizadores e produtores, e sobretudo a este ícone que é o Sr. SIlvio Luiz, que tem minha total admiração e respeito.
Para de encher o saco ! Se você gostou dê o seu like. Você tem noção do que você disse ? Você reclamou, nem foi de alguém que não gostou do vídeo, mas da quantidade de likes. Se as pessoas não deram likes é porque, como você, elas têm autonomia de vontade, você tem a sua vontade, elas têm as delas. O problema não é a pessoa, é o conteúdo pouco fundamentado. Existem pessoas que abordam o tema de uma forma muito mais fundamentada e concreta.
entre uma sala em uma universidade com 40 pessoas, 2 a 5 pessoas são negras, pode reparar, porém acredito que se o ensino do Brasil fosse melhor ainda sim haveria desigualdade, a sociedade sempre será assim divida sabe por que? Porque não temos o poder de mudar as pessoas, sabe o que é não passar em uma entrevista porque você é negro não porque você é desqualificado e sim por ser negro,sim igualdade temos que lutar por isso, mas isso nunca haverá e nunca acontecerá se cada um não respeitar um ao outro. ótimo vídeo!!
Pamela Monteiro Vídeo totalmente parcial. Argumento totalmente partidário de esquerda igual as frases prontas que você postou de pessoas adestrada a esquerda.
Alguém impede negro de entrar na faculdade? Olha a meu ver, mensalidade é mensalidade, o dono da universidade tá se lascando se vc é preto, branco, rosa ou alienígena. Já na graduação federal, não existe pobre, seja ele preto, branco ou rosa, pq o ensino de base é um lixo e egressos de escolas públicas não te acesso a estas instituições.
@@sofiabertoni8746 meu anjo, acho q vc não assistiu ao video. A questão é o racismo na estrutura da sociedade. Pr um jovem q nasce negro, as oportunidades de ter o dinheiro pr pagar a universidade são menores. Mas é o q foi dito. Tem pessoas q não vão querer entender essa situação. É complexo demais, principalmente pr uma pessoa branca q nunca viveu e nem nunca vai viver as influências q o racismo causa.
Agora por que o negro sofre racismo ele deve ser tratado de forma diferente perante a sociedade? A democracia é onde todos tem igualdade de oportunidade. Só por que os gays sofrem homofobia temos que criar cotas para eles? porque os nordestinos sofrem discriminação em outras regiões temos que criar cotas para eles? Cotas é um sistema onde o estado com sua autoridade privilegia um determinado grupo. Vocês já tentaram entender o porque se tem menos negros em universidades? os negros em sua maioria pessoas pobres tiveram acesso a um ensino de pior qualidade, então se queremos promover a igualdade a solução é cotas? não! A solução é promover o acesso um ensino básico de melhor qualidade. Ou seja permitir que tanto o "Branco" como o negro tenham as mesmas oportunidades. Criam uma injusta para "tentar" promover justiça.
O que tem de errado se em uma sala com 40 pessoas vão haver de 2 a 5 pessoas negras, se apenas 8% da população é negra? agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2017-11/populacao-brasileira-e-formada-basicamente-de-pardos-e-brancos-mostra-ibge Acho engraçado essa malandragem: na hora de falar de preconceito, só fala do negro mas na hora de falar de representatividade, sempre juntam negros com pardos (morenos). Alguém acha que os pardos não tem representatividade em todos os lugares? os pardos são vítima de preconceito racial tb? Se em uma sala com 40 pessoas, tem de 2 a 5 negros, isso apenas quer dizer que a sala está representada como a mesma proporção da população brasileira, não tem nada desse pseudo "racismo institucional"
Sempre pensei que ações afirmativas fossem diferentes de políticas públicas, pois ações afirmativas são temporárias e políticas públicas são permanentes.
Em um Pais que a sociedade de um modo geral , nâo percebeu que nâo houve nenhuma politica educacional nos ultimos 40 anos, haja visto que nâo é cobrado e muito menos fiscalizado as politicas governamentais voltadas a educacâo e se fizar uma comparaçâo entre a escola pública e a particular, se notara que a fiscalizaçâo para com a escola particular nâo procede no ensino público , onde se aglomeram até 40 alunos por sala, enquanto na particular nâo pode exeder a 22 alunos. entao poderiamos incluir essa matéria, na exelente explanaçâo do Ministro.
Realmente um dos motivos de ainda existir a desigualdade são por conta das pessoas que não abrem mão dos seus privilégios por medo de não conseguir se encaixar na realidade de desigualdade racial
Caro Sílvio Almeida Adoro seus videos , gostaria de apresenta que esse trabalho de conscientização deva ser feito entre a população negra . Quando o negro se coloca em condições de inferioridade, alimenta o racismo estrutural. E preciso tirar da mentalidade negra a síndrome do patinho veio. Essa luta contra o racismo se faz necessário que seja de toda sociedade . Os negros que exerce posição de destaque precisa abrir espaço para outros megros. O fato de um negro bem sucedido deixar de se ve como negro dificulta a inclusão de outros megros . Infelizmente muitos negros bem sucedidos se cercam de pessoas brancas e deixam de ve como negro . Veja você que na sua maioria de negros bem sucedidos casam com mulheres brancas e loiras . E preciso que os negros trabalhem em conjunto para conquistar um lugar na sociedade, para isso o magro precisa valorizar uns os outros .
Tive a oportunidade de ouvir uma palestra do professor Silvio (acho que hoje ele já é doutor), foi bem mais longa e, com isso, teve uma exposição bem mais clara. Ampliando bem o contexto e não se prendendo apenas a uma pauta. É triste, mas até hoje, como ele disse, existem pessoas que não querem entender, realmente fecham os olhos para questão. No passado, era contra as cotas raciais, achava que elas aumentariam o racismo. Os anos passam, estudamos e aprendemos mais. Mudei de opinião. Mas tem gente que, passa o tempo e continua com a mesma mentalidade tacanha que tinha 5, 10, 15 anos atrás.
Todos sabem do problema a questão é: vamos resolver de forma democrática, buscando a causa do problema, o ensino de pior qualidade? ou com autoritarismo e ainda mais discriminação impondo cotas que violam a igualdade dos indivíduos perante a sociedade?
@@capeloko4233 Isso é um fator que exige não somente um longo tempo para a aplicação, como também uma política sólida que não pode ser alterada, o que não é a realidade quando notamos que o Bolsonaro por exemplo já tirou bilhões da educação e tá planejando tirar mais um bilhão.
@@johan_rocha o LULA lá em 2002 quando assumiu a PRESIDÊNCIA e se dizia a FAVOR dos POBRES,dos NEGROS e etc...,se tivesse INVESTIDO PESADO no ENSINO FUNDAMENTAL e MÉDIO,hoje teriam MUITOS NEGROS POBRES nas UNIVERSIDADES e não precisariam ficar REFÉNS de COTAS RACIAIS e desses GRUPOS POLÍTICOS RADICAIS...Pois é,o PT ficou 14 ANOS no PODER e nada fez a esse respeito, ALIÁS só DESTRUIU a ECONOMIA e como não investiu NADA em EDUCAÇÃO acabou criando uma massa de ANALFABETOS FUNCIONAIS q colocaram o GENOCIDA...
Importante que se diga que a lei 12.990/2014 (Lei de cotas raciais) tem vigência de 10 anos. Isso que dizer que essa política pública de ação afirmativa para inclusão social possui caráter transitório. Para aqueles que são contrários a essa ação e alardeiam com discurso de ódio e desprezo, cabe o alerta: NÃO HÁ MOTIVO JUSTO PARA ALARDE, pois, nos 10 anos de vigência da lei, os brasileiros autodeclarados negros preencherão os espaços públicos, ocuparam cargos de autoridade e terão maior acesso ao ensino superior. O resultado é de todo positivo, não para brancos ou negros apenas, mas, sim, para o Brasil-Nação. A questão de fundo não deve ser analisada sob o ponto de vista individual. Deve, sim, ser vista sob o ângulo amplo, ou seja, o que importa não é necessariamente a vaga. O que importa é a REPRESENTATIVIDADE que os negros passarão a ter frente ao poder público em geral. Quanto ao branco que veio ao Brasil no final do século XVIII ou início do século XIX, cujo descendente reclama uma cota, não possui o mesmo direito de reclamar, pois se encontra em outro piso no que toca a representatividade. Como dito anteriormente, não se deve analisar do ponto de vista individual, mas sim amplamente. A etapa na qual estamos é de reparo estrutural. Não digo de mudança, sim reparo. Que hajam brancos servindo de coluna da nação, mas que hajam negros, índios, mulheres, gays, heterossexuais, deficientes físicos. O errado é concentrar em apenas um único padrão o modelo de autoridade a ser servido.
Vc sabe q para um NEGRO POBRE entrar numa UNIVERSIDADE pela COTA RACIAL, NECESSARIAMENTE, um BRANCO POBRE estará PERDENDO sua VAGA, né?! Vc acha isso JUSTO?? Lembrando que esse BRANCO POBRE não tem ou teve nada a ver com a ESCRAVIDÃO.
ótimo vídeo pena que muitas pessoas nem sequer tem o interesse de se enformar para depois critica ,se opor ou julgar . bem acredito que se muitos tivesse esse conhecimento teria vergonha da sua opinião .
Quando fala-se em cotas lembro-me sempre das raias de corrida ovais; os que terão a dificuldade de correr um maior percurso precisam receber uma vantagem de distância.
Força mano!, eu estou a gostar de o ver e ouvir a dizer essas coisas. As pessoas devem aprender de respeitar a natureza que o planeta tem porque é do planeta Deus e as pessoas e os animais devem aprender e reconhecer e depois ter moral e respeito por tudo que o planeta tem, o planeta é o dono de nós todos e temos que criar condições para que todos tenham direitos de vida feliz no planeta e é o trabalho que as pessoas têm por fazer todos os dias para que todos nós aprendemos a respeitar a natureza deste planeta que é muito especial para nós todos. Sim mano, você tem muitas razões, o racismo nasci do egoísmo e está doença egoísmo temos todos nós dentro do nosso corpo e é uma doença como as outras doenças que pode ser corada se muitas pessoas aceitarem que o egoísmo é uma doença e para isso ser transformado ou corado precisamos de médicos mestres com um bom cérebro e também tem que ter um bom coração. Saudações e felicidades para todos no planeta Terra 🙏💯❤️💚💛💚🖤💚🌳🌳🐝🐝🐝🦩🦩💐🌹🌹🇲🇿🇦🇴🇨🇻🇨🇺🇲🇽🇵🇹🇨🇱🇪🇦🇧🇷🇧🇷💂🏿♂️💂🏿♂️💂💂💂🏾♀️💂💂🏿♂️💂🏿♂️💂🏾♀️💂🍺🍺🍺🍺🍺🍺🍺🍺🍺🥃🥃🥃🥃😎😎
Doutor Silvio, boa noite. No momento, as questões que estão ganhando foco no You Tube, são as que foram analisadas por Foucault e Bertham. Como o senhor encara as questões psicanalíticas destes dois grandes pensadores pós-modernistas ou estruturalistas, no que tange ao Poder, Verdade e Disciplina, no que concerne as questões do racismo?? Como o senhor enxerga a questão da¨¨cidade pestilenta¨¨, tendo como vítimas seculares, os afrodescendentes no mundo atual???
Fico triste que pessoas negras no Brasil ainda sentem o racismo por parte de pessoas e instituições. Porém na minha opinião o caminho para equilibrar essa desigualdade é melhorar o ensino base (fundamental e médio). lógico que é uma solução pra longo prazo.
tem dois tipos de pessoas ,as que sao muito desinformada para entender, e as que sao muito muito informadas para aceitar . cotas sim,aumenos por um periodo
Ja que fez menção a divida histórica , poderia me dizer por favor a quem posso cobrar? Pois os negros antes da chegada dos "opressores" portuguêses a Africa "oprimida" escravisaram os negros, e diretamente os portuguêses aprenderam a fazer com os tais. Tanto é que até hoje os africanistas acham valida a escravização pelos negros , minha intenção como negro nunca será humilhar ou ofender alguém com opiniões contrarias e sim contruir pontes a um debate onde se ouve todos os lados
Vinny Vinne , é dificil comparar essas vertentes de preceitos raciais da colônia. É como comparar o contrato de Estado pelo Thomas hobbes , com o Estado de direito de hoje. As dinâmicas são diferentes, entretanto, em relação a ku kux klan no inicio do sec.XX e o braqueamento orquestrado por psiquiatras brasileiros do mesmo periodo, inibiram os projetos sociais de inserir o negro novemente em sociedade , o maior exemplo disso é a obra o cortiço. Sem contar com os valores da guerra contra as drogas que surtiu nos EUA e que chegou até aqui no periodo da guerra fria. A relação de poder como descrita por Foulcault foram dispostas por relações macrofisicas de interesses em não instaurar a "doutrina comunista na América Latina" , foram despojadas para inserir uma população carceraria da maioria de negros, e outros movimentos da decada de 50 do séc.XX. As consequencias estão ai, como bem o professor acrescenta no video.
Vendo agora em 2021. Parabens👏🏻 As cotas raciais é uma necessidade para a igualdade material. Pelo amor de Deus. Nao aguento tanta desigualdade nesse brasil😔 Na faculdade so tem branquelas igual a mim. E nao so nas universidades, mas toda a administracao pública é toda branca Raro vc ver um negro Nao tem um negro. Isso me deixa triste demais😔
Os argumentos das cotas possuem dois pilares principais que são claros e visíveis e um terceiro pilar que está camuflado. Vamos analisar cada um destes pilares: 1)Os negros são a maioria dos pobres e sofrem vivem em um país racista, por isso a necessidade de cotas. Resposta: Os negros no Brasil são minoria, assim como a população branca que cai ano a ano, a maior parte da população se declara MESTIÇA, ou seja, não tem raça, pois raça é coisa de cachorro. O movimento negro quer incluir os mestiços nos números para dar legitimidade para aquilo que estão pregando. Se os números oficiais são verdadeiros, sim os negros são a maioria dos pobres, porém existe uma boa parcela de brancos pobres também. Não bastaria então cotas sociais, já que reduziria o problema de inclusão dos pobres aliado a isso uma pressão para haver um grande investimento em educação pública? Quando se fala isso uma das justificativas que é o negros apenas que sofre racismo, mas cotas raciais para nível superior não resolve o problema do racismo, o que resolveria era um massivo investimento na educação de base e a médio prazo o preconceito e o racismo iriam diminuir na sociedade. Se você é da periferia como eu aposto que tem vizinhos brancos e negros, criar uma fronteira entre os dois por causa do passado que nenhum dos dois teve participação e beneficiar apena um grupo gera ódio e divisão entre pessoas, na maioria das vezes da mesma condição social. Ou quem aqui nega que não exista uma boa parcela de brancos pobres e índios pobres também. Nós deveríamos estar preocupados com todos os pobres, não apenas os de pele escura. Devíamos olhar o nordestino pobre e aquele que mora no sertão, o nortista pobre e o ribeirinho que carece de saneamento básico e o mínimo de estrutura, o indígena abandonado que muitas vezes é excluído, o branco pobre que sofre todas as maldades que a miséria pode causar a uma pessoa e ao negro que muitas vezes sofre racismo sim e que possui uma boa parcela na pobreza. Porque olhar apenas para um por causa de um passado que ninguém viveu? Vocês não se preocupam com o ser humano que precisa? Ou só se importam com o negro? Por que não então cotas sociais? Outra coisa interessante é que a ciência avança, bem com a Biologia e com isso já refutaram absolutamente a ideia de divisão do ser humano em raças. Desde os anos 50 a Onu estabeleceu que os países deveriam acabar com o racismo e com a crença na ideia de raças. Não se combate o racismo criando a ideia anticientífica de raças. Temos orgulho de nossas contribuições étnicas para formação de nosso país, porém mais do que isso somos todos seres humanos e iguais. Repito, temos problemas sim com preconceito e racismo, porém não é aprofundando a ideia de raças e criarmos grupos onde cada um defende o seu clã que resolveremos nossos problemas. Isso só cria barreiras e instituí uma república racial, um pacto entre raças, e fazer isso é falsificar a nossa fundação mestiça e criar mais e mais intolerância. Pouco a pouco os EUA da passos em direção a desmontar a ideia que eles construíram ao longo do tempo na crença em raça, nós porém estamos fazendo o inverso. Estamos dizendo a um povo que é mestiço de que raça existe e depois separar em grupos (não econômicos e sim raciais) e cada grupo que corra atrás do seu direito, excluindo o outro da jogada.
2)Os negros sofreram a injustiça histórica de terem sido escravizados e com o fim da escravidão não foram devidamente reparados, por isso nós precisamos de uma reparação histórica do povo negro. Resposta: Infelizmente a escravidão foi um fato entre todos os povos e isso é inegável. Africanos escravizaram africanos, europeus escravizaram europeus, indígenas de diversas tribos escravizavam seus subjugados, então a escravidão não é um monopólio do povo negro. Não existiu uma entidade chamada negro e outra chamada branca. Na verdade existem muitas etnias africanas assim como muitas europeias, inclusive guerreando entre si. Não se faziam paz só porque eram claros ou porque eram escuros. Vocês sabiam que africanos escravizavam europeus também? Muitos africanos sob domínio muçulmano e realizavam saques em cidades europeias costeiras e raptavam pessoas para serem escravos, principalmente mulheres para serem escravas sexuais. Onde está a reparação histórica? kkkkk Mas falando sério vamos voltar ao Brasil, sim houve a escravidão onde africanos vendiam escravos para europeus e estes os botavam para trabalhar em suas colônias. Sim, infelizmente o povo negro após liberto não obteve reparação pela sua escravidão(aliás quase povo nenhum escravizado recebeu reparação) e levou desvantagens em relação aos demais, ok? Mas muito tempo se passou e o povo passou a se mestiçar, agora, não dá mais para parar tudo depois de tanto tempo onde os afetados diretamente nem vivos estão. A história é como um trem que sabemos da onde veio mas não sabemos para onde vai e nem o seu trajeto e se perdemos a estação não podemos parar tudo e pedir para voltar. Como na nossa própria vida mesmo, não podemos mais voltar atrás de oportunidade perdidas. A época de reparação era aquela, agora que todos morreram e este passado já foi enterrado, não podemos culpar as pessoas de hoje. O branco de hoje não é o escravizador do passado e nem o negro o escravo. Se formos desenterrar o passado e cavarmos nas nossas raízes algum negro hoje vai querer ser preso caso descubram que seu antepassado era um negro capitão do mato onde perseguia escravos fugitivos? Claro que não né! E duvido que na família de quem lê minha humilde opinião não tenha uma pessoa de uma etnia diferente, é a realidade do Brasil de hoje. Não podemos mudar o passado mas podemos ter um bom futuro pelo esforço no presente. A escravidão passou, agora no nosso país, na nossa realidade podemos trabalhar pela igualdade e destruição dessa ideia de raças, mas não é pela cota racial que conseguiremos fazer isso. Enquanto tivermos na televisão nas novelas da globo mostrando apenas pessoas claras ou ter uma revista nas bancas chamada "Raça" onde só se fala de gente negra as coisas vão ficar cada vez pior nessas questões. Não adianta fugir, enquanto criarmos e mantermos a estranha ideia de raças entre nós e não investirmos em educação básica e familiar para ter frutos em duas, três gerações o racismo e o preconceito só aumentarão. Nós somos um povo mestiço! Vamos ter orgulho disso. Vamos ter orgulho que Africanos, Europeus, Índios e Asiáticos contribuíram para formar uma cultura única e bela. Agora, a quem interessa essa divisão? Isso vai nos remeter ao pilar camuflado nesses argumentos viciados.
3) O pilar escondido tem um nome: Luta de classes e revolução socialista. O povo brasileiro em sua maioria é um povo bom, hospitaleiro, generoso, extrovertido, que tem defeitos, mas que na sua maioria não pode receber adjetivos maldosos como "racista","estuprador em potencial", "homofóbico" e tantos outros. Nosso povo está virando cobaia de uma ideologia que não deu certo em lugar nenhum do mundo que é a ideia marxista e a luta de classes. Toda sociedade tem problemas (como é o caso do Brasil) e estes problemas precisam ser resolvidos é claro (e o recismo e o preconceito é um deles) mas o marxismo fomenta grupos que crescem como ervas daninhas para intensificar estes problemas, estimulando ainda mais os problemas e o ódio entre as pessoas para adquirir poder. Vou explicar por meios práticos como fazem. Mas apenas uma observação pertinente, se você trocar o nome negro por mulher ou gay vai perceber que estes movimentos falam e fazem a mesma coisa. Se um dia você não tiver nada para fazer dou a sugestão de você estudar os discursos desses movimentos e a ligação com o marxismo. Mas vamos lá: A)você pega um grupo minoritário na sociedade e diz que eles são oprimidos (no caso você diz que faz parte dele) e que você é o porta voz desse grupo. Então cria um grupo fictício como se as pessoas não tivessem opiniões diferentes, simplesmente ignore tudo isso e nomeia líderes para atuar junto com você.B)Já que fala em nome desse grupo criado, fica proibido as pessoas desse grupo inventado não concordarem com sua prática, mesmo se elas nem saibam que você deseja falar em seu nome, mesmo se elas não autorizaram você a fazer tal coisa, os líderes do grupo é que tem a verdadeira visão e monopólio da verdade. Quem descordar do grupo é porque foram corrompidos pelo opressor.C)Claro, se você tem um oprimido tem que haver um opressor! Crie um grupo e os chame de opressores, mesmo sabendo que não existe de fato um grupo unido, pessoas pensando iguais, uma associação nacional de opressores. Demonize tudo que esse grupo que você chamou de opressor faz, logo tudo que eles fazem é mau e tudo que seu grupo faz é bom e justo, já que como oprimidos que são vocês tem direitos de fazer o que vocês quiserem, pois são as vítimas. D)Tudo bem estabelecido, agora está na hora da ação! Comece fazendo manifestações, passeatas, discursos de ódio (mas como você é a vítima, você pode é claro), agressão física e moral (só você pode fazer, se ele fizer é opressão), e quando te perguntarem qual são seus objetivos você mente dizendo que quer igualdade, pois se você disser a verdade você se queima. Claro que você não quer igualdade, pois se tiver igualdade você não vai mais poder se promover em cima dos problemas que você criou. Não perdoe o opressor, você não aceita dialogo, você quer unicamente destrui-lo e junto com ele qualquer coisa que lembre o nefasto e maldito opressor.E)Enquanto você busca direitos (mas sem deveres, é claro) para seu grupo você clama que só um governo forte vai ser capaz de resolver as disputas entre oprimidos e opressores. Você faz um bloco enorme com todos os grupos que tenham influência marxista como você e tenta a todo custo se infiltrar no Governo, fazendo com que o Estado seja cada vez maior (com a desculpa de proteger os oprimidos, tadinhos de nós) e que fiscalize cada vez mais a vida privada das pessoas (dos oprimidos só, óbvio) e controle suas ações. F)Quando conseguir de fato o poder do Estado, você mata literalmente, completamente e definitivamente todos os oprimidos, criando paredões, campos de concentração e todo tipo de coisas que sua criatividade permitir. Mas a pena de tudo isso é que com esse pensamento você causou mais divisão do que união e os grupos que se tornaram minoria vai tentar fazer a mesma coisa que você fez. Vai ser um eterno e perpétuo morticínio, parabéns você conseguiu!! 100 milhões de mortos!G)Para fazer tudo isso de novo é fácil, só você dizer que deturparam Marx, mas que agora sim você estudou por conta própria e descobriu verdadeiramente o que ele quis dizer. Aí você começa do passo A) e feliz destruição da sociedade para você.Conclusão. Como já dizia Rousseau: "O oprimido de hoje é o opressor de amanhã". Se acha que exagerei, então procurem estudar sobre este movimento. O movimento negro, feminista e gayzista são abertamente marxistas e praticam a luta de classes.
A posição do discurso, ou seja, a legitimidade, é fácil de entender. Mas algumas questões teóricas, ninguém consegue explicar concretamente. Exemplo: Ele fala que o branco deve se desfazer do seu privilégio de ser branco. Eu quero que alguém me dê um exemplo concreto disso. Mas sem rodeios.
@@lgcampinas Olá tudo bem? Não sei se poderemos ver duas situações que irei citar aqui, como privilégios das pessoas da cor “branca”, mas vamos lá, me corrija se eu estiver errado por favor! a) O fato de uma pessoa “negra” ser seguida por um segurança de um estabelecimento comercial enquanto ela verifica os preços de algum item que deseja comprar, episódio como este que cito aqui, todo mundo conhece, todo mundo sabe que existe, vejo essa situação, como um privilégio de quem não é da cor “negra”. Não vejo uma ação social, através de alguém ou algum membro do Estado, com poderes para criar uma política pública no sentido de evitar tais ações constantes em alguns estabelecimentos, neste sentido, para exemplificar algum tipo de atitude que pudesse ser qualificada como “se desfazer do privilégio de ser branco”, minha pergunta é: Estaria(am) a(s) pessoa(s) da cor “branca”, dispostas a tomar ações, como por exemplo, deixar de frequentar estabelecimentos que adotam este tipo de comportamento afim de que, através do boicote a estes estabelecimentos, mudarem esta situação em prol daqueles que são vítimas desses tipos de ações? b) Tenho grande interesse em fazer meu mestrado em administração pública e governo, em uma instituição respeitadíssima em São Paulo, a qual não vou citar o nome aqui, entretanto para que se consiga tal feito tenho que desembolsar por mês, uma quantia maior do que R$ 3.000,00 reais, sendo que no primeiro ano, você precisa se apresentar em período integral na instituição para a realização do curso. Acredito que, em um curso nesses moldes, dificilmente você irá encontrar alguém lá da cor “negra”. Minha pergunta é: estaria as pessoas que possuem o privilégio da realização do curso, dispostas através de ações visando obter igualdade entre os interessados, “brancos” e “negros”, abrirem mão deste “privilégio” para poucos, em realizar o curso nesta instituição? Por favor, procure não ver os dois exemplos acima como: esse problema não é meu! O Estado é que precisa resolver isso... Desde já, deixo aqui meu agradecimento por sua atenção.
@@baccodesign Você não deu qualquer exemplo do que foi citado, e vou repetir: SE DESFAZER DO SEU PRIVILÉGIO DE SER BRANCO (Isso é uma ação). O exemplo que você colocou é o de pessoas "brancas" abraçarem a causa de pessoas negras de forma ativa. Isso nada tem haver com o que falei. A questão continua sem exemplo concreto. Quanto a questão do mestrado, muitos brancos e asiáticos e índios também não tem condição de fazer um mestrado, seja por falta de recursos, seja por falta de tempo. Outra coisa. O que muitas pessoas fazem é economizar e pedir licença (somente em grandes empresas) para fazer um mestrado.
@Roni Uma discussão sadia não é uma prática para pessoas como você. Qualquer questionamento é fruto do debate na busca do entendimento coletivo sobre a questão. Isso é uma prática totalmente dentro da normalidade. A aceitação dessa prática fará de você uma pessoa mais madura e adulta. Pratique esse exercício.
O que complica a questão da quota é dizer pra a classe dominante que ela será prejudicada (em nome da justiça social), ex. Vou diminuir suas vagas em concurso/faculdade, para que ela não seja mais racista. Não vejo como isso funcionar por esse meio. Mas o destino dirá.
*LUIZ GAMA - Sem CARGO/DIPLOMA, num contexto agressivo libertou de GRAÇA centenas de NEGROS da ESCRAVIDÃO - Saiu do DISCURSO e mergulhou na REALIDADE. Viva Luiz Gama*
O QUE NÓS PERDEMOS... Silvio era nossa esperança de inclusão A possível satisfação De nossos carecimentos radicais A esperança de superação dialética Da desumanização e da barbárie. Silvio é o desejo de Justiça A história e o devir Por um novo mundo. Um quadro como Silvio é algo raro. A luta por nossos Direitos é impossível sem ele Levamos vinte anos para tê-lo entre nós e esse governo dúbio o destruiu #todoapoiosilvioalmeida #PorUmNovoMundo #getanewworld
As cotas me lembram o César Maia aqui no Rio, arrumando solução pro baixo índice de aproveitamento dos alunos da rede pública: aprovação automática. Dor.
Agora, pois, ouve, ó Jacó, servo meu, e tu, ó Israel, a quem escolhi. Assim diz o Senhor que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacó, servo meu, e tu, Jesurum, a quem escolhi. Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes. E brotarão como a erva, como salgueiros junto aos ribeiros das águas. Este dirá: Eu sou do Senhor; e aquele se chamará do nome de Jacó; e aquele outro escreverá com a sua mão ao Senhor, e por sobrenome tomará o nome de Israel. Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. E quem proclamará como eu, e anunciará isto, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? E anuncie-lhes as coisas vindouras, e as que ainda hão de vir. Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça. Isaías 44:1-8
Não vai aparecer ninguém colocando o link do vídeo de Morgan Freeman para dizer que a política de cotas é um mimimi? Provavelmente uma pessoa que viu o vídeo com a tela azul do windows ligada no cérebro
As cotas são válidas sinceramente enquanto o ensino fundamental e médio não tiver uma qualidade exemplar , mas enquanto ninguém brigar por ensino fundamental e médio de qualidade infelizmente sempre vai ter essa ferramenta de inclusão, porém nessa linha de inclusão teremos que criar cotas pra todos os campos, cotas hospitalar,cota pra emprego, cota pra concurso público etc, acho que tem que brigar na base, mas é só minha opinião , não sou dono da verdade
Concordo em partes . Tudo deve ser cuidado com cautela hj todos podem estudar nem que sejam com livros achados na lixeira. Mas é bem verdade o racismo é demais .
Sou a favor da Proporcionalidade isonomica. Se 50 % de brancos declarados forem da escola publica que eles ganhanhem 50%, das vagas Se houver 10% de brancos na particular que eles ganhem 10% , assim como cada povo seja negro, Indio e pardo ,ganhe a percentagem proporcional isonomica conforme sua auto declaração, usando a nota do Enem e do Historico escolar como fator importante para identificar a area de aptidão, além de uma prova especifica da area e a proporcionalidade de povo em todos os cursos. Cota é concessão, proporcionalidade isonomica ou de isonomia equalitario é Constitucional e Direito.Isso é politica afirmativa de lei e Direito Constitucional. não concessão Direito.
Igualdade para mim significa todos os setores da sociedade terem a capacidade de ingressar numa universidade pública. E a maneira de fazer isso acontecer é através da melhoria na qualidade e quantidade das escolas públicas no Brasil. Forçar o ingresso de negros e alunos da rede pública não melhora de maneira alguma o maior problema do nosso país: A educação. Cota é privilégio.
Ja que fez menção a divida histórica , poderia me dizer por favor a quem posso cobrar? Pois os negros antes da chegada dos "opressores" portuguêses a Africa "oprimida" escravisaram os negros, e diretamente os portuguêses aprenderam a fazer com os tais. Tanto é que até hoje os africanistas acham valida a escravização pelos negros , minha intenção como negro nunca será humilhar ou ofender alguém com opiniões contrarias e sim contruir pontes a um debate onde se ouve todos os lados.
Kkk. Não, acho um disparate no minimo egoista cobrarmos algo que nosso povo começou errado os europeus sobre visão imperial e expansão marítima aproveitaram a situação e erraram também ... Mas essa é a questão , pra nós negros vai ser mais difícil mesmo tem que se esforça dobrado para chegar ne uma posição almejada por muitos mais a diferença é como vamos chegar lá cara. Cobrando uma divida histórica furada ou nós caímos de cara nos livros artigos e vídeo aulas buscando todo tipo de conhecimento possível para disputar com todos sem exceção por uma vaga na universidade... Dar voz as cotas e dar voz a luta e classes .
O erro é trazermos a luta pra fora a luta antes de tudo tem que ser dentro, só que é mais facil baixar leis para nos ajudar no mundo exterior a luta interna é saber de todas dificuldades e mesmo assim estudar ter força de vontade, acreditar em si mesmo e mostra de dentro pra fora que somos tão capazes quanto qualquer um sem precisar de aparatos estatais que querendo ou não nos rebaixado mais ainda
Mais nem todos tem a mesma oportunidade, são desfavorecidos economicamente e msm correndo atrás não consegue as msm oportunidade. Infelizmente a meritocracia só funciona na cabeça de quem te grana ou um padrinho.
+Felipe de Somaisz Eu entedo seu ponto de vista, po eu u tenho 16 anos, negro pobre ferrado a unica coisa que eu tenho pra igualar a diferença de oportunidade é a internet ( se tem isso as suas oportunidades estão na mão só depende de você), minha mãe que rala em dois empregos as vezes três e que quase não dorme pra poder me fornecer na medida do possível livros ... mas o mais interessante pra mim é poder ver que a maioria dos meus amigos que realmente tem todas as oportunidades não dão o mínimo valor ... Mas mais ainda o que me doi e ver que as pessoas que sonham e estudam custumam ser sombadas em sala de aula e isso veio diretamente do próprio povo negro, pois não acredita em si mesmo . Que tipo de sociedade estamos criando... mas não mas me abalo com a opressão dos "opressores" se nós não acreditarmos em mérito estamos aqui pra que? vale nem apena existir... mas todas as pessoas negras eu vi estudar se empenhar mesmo estão em otimas posições no mercado de trabalho e foram pessoas que até vendiam doce no sinal pra bancar a faculade. A meritocracia hoje sabe que não vale apena excluir por cor de pele e ect sabe que a força de vontade não tem classe social... não quero mais prolongar essa troca de ideias ...
Eu respeitosamente discordo do senhor em relação às cotas raciais, não seria mais adequado celebrar cotas pra pobres? Acho essa ideia de ter uma comissão da universidade para decidirem quem é ou não negro para a contemplação da vaga algo incoerente e de certa forma humilhante.
Tem que existir cotas para empresas privadas ,porque não adianta só o negro ou mulher negra ter um diploma quando para se estar em um cargo tem que passar pela sabatina de pessoas brancas em posição e poder, que a seu bel prazer escolhe quem vai ocupar o cargo e discriminando pela cor ou características físicas.
5:02 - "Ação afirmativa é uma medida de justiça!" Claro!! É justamente por isso que um negro, de classe alta, filho de uma mãe branca e um pai negro (isto é biologicamente possível), merece uma vaga de cota racial. E um branco, de classe baixa, filho de uma mãe negra e um pai branco (isto também é biologicamente possível), não merece... Afinal, este negro que mencionei não tem condições financeiras para desenvolver uma rotina de estudos de qualidade e este branco tem sim, afinal ele é branco! Então, está certo! Nada mais justo...
Entao, João, é importante reconhecer o que é regra e o q é exceção. Tua hipótese é possível, acontece, mas é uma exceção. Ou seja, acontece com bem menos frequência. De qqr forma, reconhecendo essas realidades excepcionais, hoje já falamos em cotas sociais, onde o critério é socioeconômico.
Neste caso: o branco (pobre e filho de mãe negra), tem direito as cotas. O negro (rico e filho de mãe branca) é facultativo, ele poderia optar por questões de divida histórica.
A ação afirmativa não é só para o negro pobre, é para todo e qualquer grupo que se encontra em na zona da desigualdade, tanto lgbt, branco pobre, pessoas de escola publica(o ensino privado existe porque nossa ensino publico é precario) e por ai vai, a ação afirmativa é para promover a igualdade, tirar o constraste dessas maioria pobre da minoria rica, a ação afirmativa é uma ferramenta temporaria, mds essa gente parece que não quer entender, ou está tão aliena tão iludo, tão estruturado a burrice que não conseguem ...
Eita João é.preciso reconhece q ou vc é surdo, burro ou só mais um sujeito deatituido do salario psicológico q é ter negros subalternizados. Pois bem, nao me estenderei as cotas existem queira vc ou não é tipo o racismo saca. Kkkkkk vá ler c quer comentar e pare de dizer merdas.
@@EdneyRichettely Vc sabe que para um NEGRO POBRE entrar numa UNIVERSIDADE pela COTA RACIAL, NECESSARIAMENTE,um BRANCO POBRE estará PERDENDO sua VAGA, né?! Vc acha isso JUSTO?? Lembrando que esse BRANCO POBRE não tem ou teve nada a ver com a ESCRAVIDÃO.
É tão simples.... a questão é ensino de base. E partir daí terão condições de igualdade para disputar uma vaga na universidade Aí sim o acesso universal vai fluir. Sem precisar de lutas. Mas parece q o estado tem interesse nessa luta.... p nós distrair.... O q produz essa reparação historica? uma reparação histórica de trás p frente.... Querem começar pela Universidade e o ensino de base q se exploda.... e fk uma discussão eterna..... o ser humano gosta mais de discutir do que "trabalhar" p realizar. O ser humano tem q parar c essas ransos de diferenças. SOMOS TODOS IGUAIS.
É sim. Eu e meus cinco irmxos tmb e principalmente porque na nossa época de estudo não tinha a política de cotas, mas não por isso estamos contra essa política.
a maioria da populaçao brasileira é parda,miscigenada.Não existe o "povo negro",assim como nao existe o "povo branco".Milton Santos é que sabia das coisas ao dizer que ele era Brasileiro "integral"...Quem ė negro e quem é branco no Brasil hein?...apesar de algumas discordancias....parabens pela palestra Silvio, pessoas como vc sao necessarias...minha luta tambem é que nao tenhamos mais que falar disso..abraçăo.
Quem são os neo-nazistas do SUL? Eles se auto intitulam brancos puros. Odeiam judeus e negros. prevejo tempos sangrentos para próxima geração, racismo tem crescido muito no Brasil.
Ao que ele se refere como "Negro" é justamente a essa população miscigenada na qual você se refere. A questão em pauta é que se você perceber, quanto mais alto um cargo, mais existe uma hegemonia branca tanto na política, quanto nas corporações. Vou lhe propor um desafio: vai no google e pesquisa cargos de chefia de qualquer empresa brasileira dessas grandes aí. Não tem um negro, bixo. O mesmo vale pras altas cortes do judiciário ou qualquer outro cargo político de alta influência no Brasil e que recebem altas remunerações.
Engraçado o pessoal que fala que se a gente melhorar a educação de base e torna-la semelhante à educação privada, que os negros vão conseguir entrar nas universidades com mais frequência, e que cota é desnecessário kkkk. Só que eles esqueçam ou fingem esquecer que boa parte dos cursos no Brasil são caros como certos cursos de engenharia e SEM FALAR DA MEDICINA (que aí a desigualdade entre brancos e negros se expressa de maneira assustadora). Portanto eu não só sou a favor das cotas como sou a favor de BOLSA DE ESTUDOS para negros para o curso estratégico como MEDICINA
Porque as minorias necessitam de cotas se não há proibição, por exemplo, que uma pessoa entre em universidades, basta fazer vestibular e passar. Lutar por um ensino de base melhor, também funciona, porque assim as minorias não precisarão de cotas. Para mim esse sistema de cotas é racista é humilhante.
É verdade. Eu fui filha de pais pobres e fiz Universidade Federal, conheço muitos pobres que fizeram também. É só estudar e trabalhar muito, afinal, não somos incapazes!
sua dureza de alguns anos, tem sido a vida dura de muitos anos para outros que trabalham muuuuuuito ha muitos anos com forca capacidade excomunal, mas na reta final tem a porta fechada na cara por ter uma cor de pele negra....e ai: eh so trabalhar muito... claro que nao , capacidade nao eh isso os negros nao sao incapazes nunca foram...a questao aqui eh outra, eh mudar a regra quando alguem esta chegando na reta final e nao permitir que cruze a linha de chegada....tenha mais compaixao e sensibilidade , menos egocentrismo para entender a dor do outro....
Quando alguém começa a explicar as cotas para negros pobres, excluindo os brancos pobres, parece que a pessoa tomou drogas, a fala fica pastosa, cheia de intervalos desconexos. Uma sugestão que ficaria bem melhor de explicadr tudo isso seria assim. DANEM-SE OS POBRES BRANCOS, PORQUÊ PARA DAR CHANCE A ELES TERÍAMOS QUE TRANSFORMAR O BRASIL NUMA FINLÂNDIA. E ISSO DARIA MUITO TRABALHO. MEIA BOCA SERVE!
Conhecimento admirável mas que entra em conflito com minha visão. Nunca é falado que todos os povos sofreram escravidão. Chineses, hebreus, enfim, sempre houve escravidão com diferentes justificativas com o mesmo intuito de enriquecimento e manutenção de poder por meio de supressão, de sujeição do próximo. Houve escravidão por inferioridade racial segundo a religião e a ciência de séculos atrás, assim como a motivação para o domínio de outros povos se deu por razões diferentes e outras em comum. A discriminação positiva, o privilégio remissivo de um grupo continuará gerando desigualdade. Como brasileiro, vejo que temos um sistema educational cada vez mais deficiente. Se algo não for feito, no futuro teremos pretos e brancos desqualificados em todos os sentidos. A questão hoje é termos leis rigorosas para coibir a injúria racial assim como qualquer outra forma de perseguição e tratar da igualdade pelo viés do chamado a todos os brasileiros para construirmos um país que ofereça oportunidade para todos. Rejeições são inerentes ao ser humano. Em seu interior, muitos continuarão não aceitando para si pretos, gordos, gays, mas por força de lei terão que respeitar e pela necessidade de desenvolver um país para legar à sua prole, se juntarão àqueles que por dentro rejeita, pois sem união não há construção, não há mudança e a partir da proximidade é que cada um terá oportunidade de se fazer conhecer além dos estereótipos. Sou preto.
. Se você pesquisar mais afundo descobrirá que existem registros fidedignos de que no Passado Senhores brancos de escravos receberam cotas dos escravos negros no Brasil por 388 anos, afinal quem fez a fortuna de senhores de escravos brancos ricos e conservadores foram os negros ( Escravidão negra nada mais foi do que cotas para senhores brancos ricos de escravos ) , senhores brancos de escravos que não trabalhavam pegando no pesado . Em outro período da Historia Brancos também receberam cotas no século 20 na imigração europeia no Brasil quando o governo implantou a política de branqueamento que visava o extermínio da população negra e indígena, o governo brasileiro negou ressarcimento financeiro para ex-escravos da época que tinham sido libertos no período pós-escravidão e ao mesmo tempo deu ajuda de crédito para italianos, alemães, franceses e demais europeus que vieram para cá no período da guerra, essa ajuda financeira do governo visava ajudar os europeus na compra de terras, animais, e maquinário para a agricultura, mesmo contraindo dividas, os europeus tiveram suas dividas perdoadas pelo governo brasileiro. Depois em 2013 foram aprovado às cotas sociais. PERCEBA - Brancos recebem cotas sociais nas universidades 30 % a mais que os negros recebem nas raciais. Tem vez que negros recebem até menos, ou seja, 5 %. Se compararmos negros e brancos que recebem cotas para entrar na universidade veremos que com a ajuda das cotas sociais os brancos estão em numero superior, já nas raciais os negros estão em um numero muito pequeno. Em resumo Brancos sempre receberam cotas no Brasil, e agora continuam recebendo em numero superior que os negros. Mas eu não vejo os negros reclamando das cotas que os brancos sempre receberam nesses séculos e nem das cotas que uma grande porcentagem da população branca recebe hoje
Sílvio de Almeida sempre muito esclarecedor. Sempre assisto aos vídeos dele.
um dos melhores vídeos que já vi, nada melhor do que ver uma pessoa sensata e realista dando opinião sem diminuir outros.
Ja que fez menção a divida histórica , poderia me dizer por favor a quem posso cobrar?
Pois os negros antes da chegada dos "opressores" portuguêses a Africa "oprimida" escravisaram os negros, e diretamente os portuguêses aprenderam a fazer com os tais. Tanto é que até hoje os africanistas acham valida a escravização pelos negros , minha intenção como negro nunca será humilhar ou ofender alguém com opiniões contrarias e sim contruir pontes a um debate onde se ouve todos os lados
Vinny Vinne um erro não justifica outro, partindo do seu pressuposto então se eu ver alguém matando ou estuprando alguém ou lhe fazendo algum mal eu posso ir lá e fazer o mesmo??? Na África aquele tempo eles viviam em TRIBOS e não tinham tanta instrução como os portugueses que já moravam em VILAS CIVILIZADAS português já tinham a noção de que aquilo era errado até pq se achassem certo pq os portugueses não escravizaram à seu próprio povo? ? Estude história antes de falar besteira
Débora Cristina O velho caguete marxista , "estuda história "
Querida se ambos erraram por que os negros ou indios pardos ou seja la quem for tem que ser ressarcidos de uma divida histórica?
Vejo minha mãe ralar em até 3 empregos, e dizer com sua expressão, que o unico representate do trabalhador é ele mesmo.
Só que a tua ideologia apaga a dignidade do trabalhador que de fato que de fato trabalha que mesmo sofrido e com problemas diversos ele precisa antes de tudo acreditar nele mesmo.
E partindo do TEU pressuposto você esta fazendo exatamente isso que tu nega descaradamente,
Assume que os negros erraram e que os portugueses também e mesmo assim temos que ter cotas ou qualquer outro aparato estatal?
A sua ideologia é um posso de contradicão ambulante.
Mas claro , não tem argumentação e sempre apela para o "estuda história"
Da proxima vez que for comprar um lapis , fabrica em casa, é mais facil né?
Esse exemplo pode ser facilmente aplicado sobre a escravidão.
Vinny Vinne pq são os negros que sofrem sequelas da escravidão, vc já conseguiu pensar fora do seu mundinho e se perguntar pq a maioria dos moradores de favela são negros?? Vc já se perguntou pq a maioria das pessoas da sala de faculdade são brancas ? Pois é, se vc estudasse história saberia o porquê, espero que algum dia seu nível de sabedoria chegue ao desse juiz para evitar esse tipo de comentário sem fundamentos, depois da uma olhada na pág do IBGE e veja as classes onde a maioria dos negros se enquadram e depois veja as dos brancos e tire suas conclusões
+Débora Cristina kkkkkkkkkkk, Eu sou negro e morador de comunidade pobre , puts , só por esse motivo eu estou falando aqui kkkkk, eu sei muito bem o fundamento , vi duas mulheres da minha familia ingressarem na faculdade sem usar cotas, e passaram sim pelo estranhamento dos alunos brancos que acham que sua cor e superios mas tiveram a consciência limpa e acrditavam no seu mérito.
O passado delas te conto , passaram fome, foram abondonadas por anos no orfanato pois a mãe sumiu e anos depois voltou. Mas a opressão que se tanto grita não oprimiu...
todas venceram , trabalham tem cargos de respeito aonde estão inclusive umas delas viajou pra espanha e argentina a estudo , sabe por que? o merito e conciência limpa fala mais alto ...
E eu apresento agumentação sem noção, sem fundamentos como você mesmo diz?
eu vivo o Negro drama querida eu vivo isso aqui e o mais opressor dos homens percebi que na verdade é o próprio negro que não acredita nele mesmo.
Mas ja que tu gosta de falar de dados 😂Marxistas , vê a lista dos países com maior distribuição de renda é o dos capitalistas malvados burgueses opressores e não os socialistas onde são os piores em tudo .
Intensamente esclarecedor de uma realidade que precisa ser sentida e vivida para uma verdadeira transformação.
PARABÉNS!
Advogado muito bem preparado.
+SuperValor1 Brilhante!!! Muito bom
Professor Silvio, muito obrigada!
GOSTEI DE SUAS COLOCAÇÕES MUITO BEM FUNDAMENTADAS
Ótima entrevista. Muito obrigada por postarem. Parabéns a todos os envolvidos.
Melhor video sobre o tema, achei incrível, muito bem explicado, super didático! Parabéns!!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🎉🎉🎉
Parabéns Dr. Silvio, ótimo vídeo, muito franco e esclarecedor, realmente uma Sociedade mais justa de fato é quando, os vencedores não forem mais conhecidos como: Aquele homem negro entrou em uma Universidade, mas simplesmente que, mais um homem Brasileiro vai seguir seus Estudos e lutar pelos seus Sonhos!!! Atte Profe. Paulo Ricardo.
Obrigado Professor, aprendendo muito com vc 🤓
Perfeita palestra! Sim, para mim foi uma palestra, e excelente! com um orador de alto nível. Obrigada, mestre.
Sempre necessário!
Muito bom, maravilhoso!!!
Aprendo muito nesse canal.
É necessário que o Almeida continue teorização nossas experiências...
Então ele defende que preto e pardo são a mesma coisa? Como que seria feita a distinção nas ações afirmativas?
Excelente matéria
O fato verdadeiro sobre o racismo no Brasil é uma luz que não se apaga em virtude da essência de que foi apregoado este conceito desde a sua existência humana.
Gostei do vídeo!
Interessante o fenômeno das Mídias digitais um conteúdo de altíssima qualidade que se mostra que se institui no momento e movimento da história, muito atual
Parabéns pelo vídeo
Grande figura esse Silvio Almeida
Esse é meu desejo também professor Silvio Almeida o dia em que seremos todos iguais em tudo todos os direitos sem distinção
que homem!!! realmente, existem pessoas que só sabem criticar mas não buscam saber sobre, temos que aprender a duvidar de tudo, para que possamos nos moldar com a verdade! o sr é um ser de luz ❤
✊🏻🚩
Verdade! Temos de aprender a duvidar de tudo e de todos!
Triste, LAMENTÁVEL, um video desta categoria ter tido pouco mais 500 likes num total de quase 18mil visualizações. Ele merecia o mesmo numero de likes, e muito mais do que isto, deveria ter tido milhões de visualizações. Vou fazer a minha parte divulgando, ainda que tão tardiamente pois já estamos em 2017, e espero que ele se replique cada vez mais.
Parabéns aos idealizadores e produtores, e sobretudo a este ícone que é o Sr. SIlvio Luiz, que tem minha total admiração e respeito.
Para de encher o saco !
Se você gostou dê o seu like.
Você tem noção do que você disse ?
Você reclamou, nem foi de alguém que não gostou do vídeo, mas da quantidade de likes.
Se as pessoas não deram likes é porque, como você, elas têm autonomia de vontade, você tem a sua vontade, elas têm as delas.
O problema não é a pessoa, é o conteúdo pouco fundamentado.
Existem pessoas que abordam o tema de uma forma muito mais fundamentada e concreta.
Está em 3 mil e 600 likes.
OBRIGADA!
Perfeito!!!!
Parabéns
entre uma sala em uma universidade com 40 pessoas, 2 a 5 pessoas são negras, pode reparar, porém acredito que se o ensino do Brasil fosse melhor ainda sim haveria desigualdade, a sociedade sempre será assim divida sabe por que? Porque não temos o poder de mudar as pessoas, sabe o que é não passar em uma entrevista porque você é negro não porque você é desqualificado e sim por ser negro,sim igualdade temos que lutar por isso, mas isso nunca haverá e nunca acontecerá se cada um não respeitar um ao outro.
ótimo vídeo!!
Pamela Monteiro Vídeo totalmente parcial. Argumento totalmente partidário de esquerda igual as frases prontas que você postou de pessoas adestrada a esquerda.
Alguém impede negro de entrar na faculdade? Olha a meu ver, mensalidade é mensalidade, o dono da universidade tá se lascando se vc é preto, branco, rosa ou alienígena. Já na graduação federal, não existe pobre, seja ele preto, branco ou rosa, pq o ensino de base é um lixo e egressos de escolas públicas não te acesso a estas instituições.
@@sofiabertoni8746 meu anjo, acho q vc não assistiu ao video. A questão é o racismo na estrutura da sociedade. Pr um jovem q nasce negro, as oportunidades de ter o dinheiro pr pagar a universidade são menores. Mas é o q foi dito. Tem pessoas q não vão querer entender essa situação. É complexo demais, principalmente pr uma pessoa branca q nunca viveu e nem nunca vai viver as influências q o racismo causa.
Agora por que o negro sofre racismo ele deve ser tratado de forma diferente perante a sociedade? A democracia é onde todos tem igualdade de oportunidade. Só por que os gays sofrem homofobia temos que criar cotas para eles? porque os nordestinos sofrem discriminação em outras regiões temos que criar cotas para eles? Cotas é um sistema onde o estado com sua autoridade privilegia um determinado grupo.
Vocês já tentaram entender o porque se tem menos negros em universidades? os negros em sua maioria pessoas pobres tiveram acesso a um ensino de pior qualidade, então se queremos promover a igualdade a solução é cotas? não! A solução é promover o acesso um ensino básico de melhor qualidade. Ou seja permitir que tanto o "Branco" como o negro tenham as mesmas oportunidades.
Criam uma injusta para "tentar" promover justiça.
O que tem de errado se em uma sala com 40 pessoas vão haver de 2 a 5 pessoas negras, se apenas 8% da população é negra?
agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2017-11/populacao-brasileira-e-formada-basicamente-de-pardos-e-brancos-mostra-ibge
Acho engraçado essa malandragem: na hora de falar de preconceito, só fala do negro mas na hora de falar de representatividade, sempre juntam negros com pardos (morenos).
Alguém acha que os pardos não tem representatividade em todos os lugares? os pardos são vítima de preconceito racial tb?
Se em uma sala com 40 pessoas, tem de 2 a 5 negros, isso apenas quer dizer que a sala está representada como a mesma proporção da população brasileira, não tem nada desse pseudo "racismo institucional"
Parabéns! É uma verdade que só quem vive o racismo como negro sabe !
O cara é bom! Parabens.
Ele fala de maneira bem clara, gostei
Importante aula
Sempre pensei que ações afirmativas fossem diferentes de políticas públicas, pois ações afirmativas são temporárias e políticas públicas são permanentes.
Gostei bastante.
Professor Silvio sempre explicando de maneira efetiva a construção racista da sociedade. Parabéns!
Em um Pais que a sociedade de um modo geral , nâo percebeu que nâo houve nenhuma politica educacional nos ultimos 40 anos, haja visto que nâo é cobrado e muito menos fiscalizado as politicas governamentais voltadas a educacâo e se fizar uma comparaçâo entre a escola pública e a particular, se notara que a fiscalizaçâo para com a escola particular nâo procede no ensino público , onde se aglomeram até 40 alunos por sala, enquanto na particular nâo pode exeder a 22 alunos. entao poderiamos incluir essa matéria, na exelente explanaçâo do Ministro.
Realmente um dos motivos de ainda existir a desigualdade são por conta das pessoas que não abrem mão dos seus privilégios por medo de não conseguir se encaixar na realidade de desigualdade racial
O poder não é cedido é conquistado.
Caro Sílvio Almeida
Adoro seus videos , gostaria de apresenta que esse trabalho de conscientização deva ser feito entre a população negra .
Quando o negro se coloca em condições de inferioridade, alimenta o racismo estrutural. E preciso tirar da mentalidade negra a síndrome do patinho veio. Essa luta contra o racismo se faz necessário que seja de toda sociedade . Os negros que exerce posição de destaque precisa abrir espaço para outros megros.
O fato de um negro bem sucedido deixar de se ve como negro dificulta a inclusão de outros megros .
Infelizmente muitos negros bem sucedidos se cercam de pessoas brancas e deixam de ve como negro .
Veja você que na sua maioria de negros bem sucedidos casam com mulheres brancas e loiras .
E preciso que os negros trabalhem em conjunto para conquistar um lugar na sociedade, para isso o magro precisa valorizar uns os outros .
Tive a oportunidade de ouvir uma palestra do professor Silvio (acho que hoje ele já é doutor), foi bem mais longa e, com isso, teve uma exposição bem mais clara. Ampliando bem o contexto e não se prendendo apenas a uma pauta.
É triste, mas até hoje, como ele disse, existem pessoas que não querem entender, realmente fecham os olhos para questão. No passado, era contra as cotas raciais, achava que elas aumentariam o racismo. Os anos passam, estudamos e aprendemos mais. Mudei de opinião. Mas tem gente que, passa o tempo e continua com a mesma mentalidade tacanha que tinha 5, 10, 15 anos atrás.
Todos sabem do problema a questão é: vamos resolver de forma democrática, buscando a causa do problema, o ensino de pior qualidade? ou com autoritarismo e ainda mais discriminação impondo cotas que violam a igualdade dos indivíduos perante a sociedade?
@@capeloko4233 Isso é um fator que exige não somente um longo tempo para a aplicação, como também uma política sólida que não pode ser alterada, o que não é a realidade quando notamos que o Bolsonaro por exemplo já tirou bilhões da educação e tá planejando tirar mais um bilhão.
@@johan_rocha o LULA lá em 2002 quando assumiu a PRESIDÊNCIA e se dizia a FAVOR dos POBRES,dos NEGROS e etc...,se tivesse INVESTIDO PESADO no ENSINO FUNDAMENTAL e MÉDIO,hoje teriam MUITOS NEGROS POBRES nas UNIVERSIDADES e não precisariam ficar REFÉNS de COTAS RACIAIS e desses GRUPOS POLÍTICOS RADICAIS...Pois é,o PT ficou 14 ANOS no PODER e nada fez a esse respeito, ALIÁS só DESTRUIU a ECONOMIA e como não investiu NADA em EDUCAÇÃO acabou criando uma massa de ANALFABETOS FUNCIONAIS q colocaram o GENOCIDA...
Muito bom.
Dê exemplo em seus comentários.
Grande pensador!
Importante que se diga que a lei 12.990/2014 (Lei de cotas raciais) tem vigência de 10 anos. Isso que dizer que essa política pública de ação afirmativa para inclusão social possui caráter transitório. Para aqueles que são contrários a essa ação e alardeiam com discurso de ódio e desprezo, cabe o alerta: NÃO HÁ MOTIVO JUSTO PARA ALARDE, pois, nos 10 anos de vigência da lei, os brasileiros autodeclarados negros preencherão os espaços públicos, ocuparam cargos de autoridade e terão maior acesso ao ensino superior. O resultado é de todo positivo, não para brancos ou negros apenas, mas, sim, para o Brasil-Nação.
A questão de fundo não deve ser analisada sob o ponto de vista individual. Deve, sim, ser vista sob o ângulo amplo, ou seja, o que importa não é necessariamente a vaga. O que importa é a REPRESENTATIVIDADE que os negros passarão a ter frente ao poder público em geral.
Quanto ao branco que veio ao Brasil no final do século XVIII ou início do século XIX, cujo descendente reclama uma cota, não possui o mesmo direito de reclamar, pois se encontra em outro piso no que toca a representatividade. Como dito anteriormente, não se deve analisar do ponto de vista individual, mas sim amplamente.
A etapa na qual estamos é de reparo estrutural. Não digo de mudança, sim reparo. Que hajam brancos servindo de coluna da nação, mas que hajam negros, índios, mulheres, gays, heterossexuais, deficientes físicos. O errado é concentrar em apenas um único padrão o modelo de autoridade a ser servido.
Vc sabe q para um NEGRO POBRE entrar numa UNIVERSIDADE pela COTA RACIAL, NECESSARIAMENTE, um BRANCO POBRE estará PERDENDO sua VAGA, né?!
Vc acha isso JUSTO??
Lembrando que esse BRANCO POBRE não tem ou teve nada a ver com a ESCRAVIDÃO.
Amém....🙏🏾✨✨✨
What a great thinker in Brazil.
ótimo vídeo pena que muitas pessoas nem sequer tem o interesse de se enformar para depois critica ,se opor ou julgar . bem acredito que se muitos tivesse esse conhecimento teria vergonha da sua opinião .
Quando fala-se em cotas lembro-me sempre das raias de corrida ovais; os que terão a dificuldade de correr um maior percurso precisam receber uma vantagem de distância.
Força mano!, eu estou a gostar de o ver e ouvir a dizer essas coisas. As pessoas devem aprender de respeitar a natureza que o planeta tem porque é do planeta Deus e as pessoas e os animais devem aprender e reconhecer e depois ter moral e respeito por tudo que o planeta tem, o planeta é o dono de nós todos e temos que criar condições para que todos tenham direitos de vida feliz no planeta e é o trabalho que as pessoas têm por fazer todos os dias para que todos nós aprendemos a respeitar a natureza deste planeta que é muito especial para nós todos. Sim mano, você tem muitas razões, o racismo nasci do egoísmo e está doença egoísmo temos todos nós dentro do nosso corpo e é uma doença como as outras doenças que pode ser corada se muitas pessoas aceitarem que o egoísmo é uma doença e para isso ser transformado ou corado precisamos de médicos mestres com um bom cérebro e também tem que ter um bom coração. Saudações e felicidades para todos no planeta Terra 🙏💯❤️💚💛💚🖤💚🌳🌳🐝🐝🐝🦩🦩💐🌹🌹🇲🇿🇦🇴🇨🇻🇨🇺🇲🇽🇵🇹🇨🇱🇪🇦🇧🇷🇧🇷💂🏿♂️💂🏿♂️💂💂💂🏾♀️💂💂🏿♂️💂🏿♂️💂🏾♀️💂🍺🍺🍺🍺🍺🍺🍺🍺🍺🥃🥃🥃🥃😎😎
Doutor Silvio, boa noite. No momento, as questões que estão ganhando foco no You Tube, são as que foram analisadas por Foucault e Bertham. Como o senhor encara as questões psicanalíticas destes dois grandes pensadores pós-modernistas ou estruturalistas, no que tange ao Poder, Verdade e Disciplina, no que concerne as questões do racismo?? Como o senhor enxerga a questão da¨¨cidade pestilenta¨¨, tendo como vítimas seculares, os afrodescendentes no mundo atual???
Fico triste que pessoas negras no Brasil ainda sentem o racismo por parte de pessoas e instituições. Porém na minha opinião o caminho para equilibrar essa desigualdade é melhorar o ensino base (fundamental e médio). lógico que é uma solução pra longo prazo.
Concordo! Mas um governo ditatorial,não quer educação para pobre, branco ou negro!
Só a boa educação liberta!
tem dois tipos de pessoas ,as que sao muito desinformada para entender, e as que sao muito muito informadas para aceitar .
cotas sim,aumenos por um periodo
Ja que fez menção a divida histórica , poderia me dizer por favor a quem posso cobrar?
Pois os negros antes da chegada dos "opressores" portuguêses a Africa "oprimida" escravisaram os negros, e diretamente os portuguêses aprenderam a fazer com os tais. Tanto é que até hoje os africanistas acham valida a escravização pelos negros , minha intenção como negro nunca será humilhar ou ofender alguém com opiniões contrarias e sim contruir pontes a um debate onde se ouve todos os lados
Vinny Vinne , é dificil comparar essas vertentes de preceitos raciais da colônia. É como comparar o contrato de Estado pelo Thomas hobbes , com o Estado de direito de hoje. As dinâmicas são diferentes, entretanto, em relação a ku kux klan no inicio do sec.XX e o braqueamento orquestrado por psiquiatras brasileiros do mesmo periodo, inibiram os projetos sociais de inserir o negro novemente em sociedade , o maior exemplo disso é a obra o cortiço. Sem contar com os valores da guerra contra as drogas que surtiu nos EUA e que chegou até aqui no periodo da guerra fria. A relação de poder como descrita por Foulcault foram dispostas por relações macrofisicas de interesses em não instaurar a "doutrina comunista na América Latina" , foram despojadas para inserir uma população carceraria da maioria de negros, e outros movimentos da decada de 50 do séc.XX. As consequencias estão ai, como bem o professor acrescenta no video.
Respeite a opinião das pessoas Sr. Empoderado!
E as que são como vc que acreditam estar acima do debate
Falou, falou, mas provou nada. Eu provo: o q a porra da melanina tem a ver com seleção pra universidade? Por acaso, negro tem cérebro menor?
Vendo agora em 2021. Parabens👏🏻
As cotas raciais é uma necessidade para a igualdade material. Pelo amor de Deus. Nao aguento tanta desigualdade nesse brasil😔
Na faculdade so tem branquelas igual a mim. E nao so nas universidades, mas toda a administracao pública é toda branca
Raro vc ver um negro
Nao tem um negro. Isso me deixa triste demais😔
Eu sou negro queria ter feito o ensino superior mas não deu
Bobagem de vocês
Sim, mas a cota social é ruim porque? Sinceramente não entendi.
Os argumentos das cotas possuem dois pilares principais que são claros e visíveis e um terceiro pilar que está camuflado. Vamos analisar cada um destes pilares:
1)Os negros são a maioria dos pobres e sofrem vivem em um país racista, por isso a necessidade de cotas.
Resposta: Os negros no Brasil são minoria, assim como a população branca que cai ano a ano, a maior parte da população se declara MESTIÇA, ou seja, não tem raça, pois raça é coisa de cachorro. O movimento negro quer incluir os mestiços nos números para dar legitimidade para aquilo que estão pregando. Se os números oficiais são verdadeiros, sim os negros são a maioria dos pobres, porém existe uma boa parcela de brancos pobres também. Não bastaria então cotas sociais, já que reduziria o problema de inclusão dos pobres aliado a isso uma pressão para haver um grande investimento em educação pública? Quando se fala isso uma das justificativas que é o negros apenas que sofre racismo, mas cotas raciais para nível superior não resolve o problema do racismo, o que resolveria era um massivo investimento na educação de base e a médio prazo o preconceito e o racismo iriam diminuir na sociedade. Se você é da periferia como eu aposto que tem vizinhos brancos e negros, criar uma fronteira entre os dois por causa do passado que nenhum dos dois teve participação e beneficiar apena um grupo gera ódio e divisão entre pessoas, na maioria das vezes da mesma condição social. Ou quem aqui nega que não exista uma boa parcela de brancos pobres e índios pobres também. Nós deveríamos estar preocupados com todos os pobres, não apenas os de pele escura. Devíamos olhar o nordestino pobre e aquele que mora no sertão, o nortista pobre e o ribeirinho que carece de saneamento básico e o mínimo de estrutura, o indígena abandonado que muitas vezes é excluído, o branco pobre que sofre todas as maldades que a miséria pode causar a uma pessoa e ao negro que muitas vezes sofre racismo sim e que possui uma boa parcela na pobreza. Porque olhar apenas para um por causa de um passado que ninguém viveu? Vocês não se preocupam com o ser humano que precisa? Ou só se importam com o negro? Por que não então cotas sociais? Outra coisa interessante é que a ciência avança, bem com a Biologia e com isso já refutaram absolutamente a ideia de divisão do ser humano em raças. Desde os anos 50 a Onu estabeleceu que os países deveriam acabar com o racismo e com a crença na ideia de raças. Não se combate o racismo criando a ideia anticientífica de raças. Temos orgulho de nossas contribuições étnicas para formação de nosso país, porém mais do que isso somos todos seres humanos e iguais. Repito, temos problemas sim com preconceito e racismo, porém não é aprofundando a ideia de raças e criarmos grupos onde cada um defende o seu clã que resolveremos nossos problemas. Isso só cria barreiras e instituí uma república racial, um pacto entre raças, e fazer isso é falsificar a nossa fundação mestiça e criar mais e mais intolerância. Pouco a pouco os EUA da passos em direção a desmontar a ideia que eles construíram ao longo do tempo na crença em raça, nós porém estamos fazendo o inverso. Estamos dizendo a um povo que é mestiço de que raça existe e depois separar em grupos (não econômicos e sim raciais) e cada grupo que corra atrás do seu direito, excluindo o outro da jogada.
2)Os negros sofreram a injustiça histórica de terem sido escravizados e com o fim da escravidão não foram devidamente reparados, por isso nós precisamos de uma reparação histórica do povo negro.
Resposta: Infelizmente a escravidão foi um fato entre todos os povos e isso é inegável. Africanos escravizaram africanos, europeus escravizaram europeus, indígenas de diversas tribos escravizavam seus subjugados, então a escravidão não é um monopólio do povo negro. Não existiu uma entidade chamada negro e outra chamada branca. Na verdade existem muitas etnias africanas assim como muitas europeias, inclusive guerreando entre si. Não se faziam paz só porque eram claros ou porque eram escuros. Vocês sabiam que africanos escravizavam europeus também? Muitos africanos sob domínio muçulmano e realizavam saques em cidades europeias costeiras e raptavam pessoas para serem escravos, principalmente mulheres para serem escravas sexuais. Onde está a reparação histórica? kkkkk Mas falando sério vamos voltar ao Brasil, sim houve a escravidão onde africanos vendiam escravos para europeus e estes os botavam para trabalhar em suas colônias. Sim, infelizmente o povo negro após liberto não obteve reparação pela sua escravidão(aliás quase povo nenhum escravizado recebeu reparação) e levou desvantagens em relação aos demais, ok? Mas muito tempo se passou e o povo passou a se mestiçar, agora, não dá mais para parar tudo depois de tanto tempo onde os afetados diretamente nem vivos estão. A história é como um trem que sabemos da onde veio mas não sabemos para onde vai e nem o seu trajeto e se perdemos a estação não podemos parar tudo e pedir para voltar. Como na nossa própria vida mesmo, não podemos mais voltar atrás de oportunidade perdidas. A época de reparação era aquela, agora que todos morreram e este passado já foi enterrado, não podemos culpar as pessoas de hoje. O branco de hoje não é o escravizador do passado e nem o negro o escravo. Se formos desenterrar o passado e cavarmos nas nossas raízes algum negro hoje vai querer ser preso caso descubram que seu antepassado era um negro capitão do mato onde perseguia escravos fugitivos? Claro que não né! E duvido que na família de quem lê minha humilde opinião não tenha uma pessoa de uma etnia diferente, é a realidade do Brasil de hoje. Não podemos mudar o passado mas podemos ter um bom futuro pelo esforço no presente. A escravidão passou, agora no nosso país, na nossa realidade podemos trabalhar pela igualdade e destruição dessa ideia de raças, mas não é pela cota racial que conseguiremos fazer isso. Enquanto tivermos na televisão nas novelas da globo mostrando apenas pessoas claras ou ter uma revista nas bancas chamada "Raça" onde só se fala de gente negra as coisas vão ficar cada vez pior nessas questões. Não adianta fugir, enquanto criarmos e mantermos a estranha ideia de raças entre nós e não investirmos em educação básica e familiar para ter frutos em duas, três gerações o racismo e o preconceito só aumentarão.
Nós somos um povo mestiço! Vamos ter orgulho disso. Vamos ter orgulho que Africanos, Europeus, Índios e Asiáticos contribuíram para formar uma cultura única e bela. Agora, a quem interessa essa divisão? Isso vai nos remeter ao pilar camuflado nesses argumentos viciados.
3) O pilar escondido tem um nome: Luta de classes e revolução socialista.
O povo brasileiro em sua maioria é um povo bom, hospitaleiro, generoso, extrovertido, que tem defeitos, mas que na sua maioria não pode receber adjetivos maldosos como "racista","estuprador em potencial", "homofóbico" e tantos outros. Nosso povo está virando cobaia de uma ideologia que não deu certo em lugar nenhum do mundo que é a ideia marxista e a luta de classes. Toda sociedade tem problemas (como é o caso do Brasil) e estes problemas precisam ser resolvidos é claro (e o recismo e o preconceito é um deles) mas o marxismo fomenta grupos que crescem como ervas daninhas para intensificar estes problemas, estimulando ainda mais os problemas e o ódio entre as pessoas para adquirir poder. Vou explicar por meios práticos como fazem. Mas apenas uma observação pertinente, se você trocar o nome negro por mulher ou gay vai perceber que estes movimentos falam e fazem a mesma coisa. Se um dia você não tiver nada para fazer dou a sugestão de você estudar os discursos desses movimentos e a ligação com o marxismo. Mas vamos lá:
A)você pega um grupo minoritário na sociedade e diz que eles são oprimidos (no caso você diz que faz parte dele) e que você é o porta voz desse grupo. Então cria um grupo fictício como se as pessoas não tivessem opiniões diferentes, simplesmente ignore tudo isso e nomeia líderes para atuar junto com você.B)Já que fala em nome desse grupo criado, fica proibido as pessoas desse grupo inventado não concordarem com sua prática, mesmo se elas nem saibam que você deseja falar em seu nome, mesmo se elas não autorizaram você a fazer tal coisa, os líderes do grupo é que tem a verdadeira visão e monopólio da verdade. Quem descordar do grupo é porque foram corrompidos pelo opressor.C)Claro, se você tem um oprimido tem que haver um opressor! Crie um grupo e os chame de opressores, mesmo sabendo que não existe de fato um grupo unido, pessoas pensando iguais, uma associação nacional de opressores. Demonize tudo que esse grupo que você chamou de opressor faz, logo tudo que eles fazem é mau e tudo que seu grupo faz é bom e justo, já que como oprimidos que são vocês tem direitos de fazer o que vocês quiserem, pois são as vítimas. D)Tudo bem estabelecido, agora está na hora da ação! Comece fazendo manifestações, passeatas, discursos de ódio (mas como você é a vítima, você pode é claro), agressão física e moral (só você pode fazer, se ele fizer é opressão), e quando te perguntarem qual são seus objetivos você mente dizendo que quer igualdade, pois se você disser a verdade você se queima. Claro que você não quer igualdade, pois se tiver igualdade você não vai mais poder se promover em cima dos problemas que você criou. Não perdoe o opressor, você não aceita dialogo, você quer unicamente destrui-lo e junto com ele qualquer coisa que lembre o nefasto e maldito opressor.E)Enquanto você busca direitos (mas sem deveres, é claro) para seu grupo você clama que só um governo forte vai ser capaz de resolver as disputas entre oprimidos e opressores. Você faz um bloco enorme com todos os grupos que tenham influência marxista como você e tenta a todo custo se infiltrar no Governo, fazendo com que o Estado seja cada vez maior (com a desculpa de proteger os oprimidos, tadinhos de nós) e que fiscalize cada vez mais a vida privada das pessoas (dos oprimidos só, óbvio) e controle suas ações. F)Quando conseguir de fato o poder do Estado, você mata literalmente, completamente e definitivamente todos os oprimidos, criando paredões, campos de concentração e todo tipo de coisas que sua criatividade permitir. Mas a pena de tudo isso é que com esse pensamento você causou mais divisão do que união e os grupos que se tornaram minoria vai tentar fazer a mesma coisa que você fez. Vai ser um eterno e perpétuo morticínio, parabéns você conseguiu!! 100 milhões de mortos!G)Para fazer tudo isso de novo é fácil, só você dizer que deturparam Marx, mas que agora sim você estudou por conta própria e descobriu verdadeiramente o que ele quis dizer. Aí você começa do passo A) e feliz destruição da sociedade para você.Conclusão. Como já dizia Rousseau: "O oprimido de hoje é o opressor de amanhã". Se acha que exagerei, então procurem estudar sobre este movimento. O movimento negro, feminista e gayzista são abertamente marxistas e praticam a luta de classes.
É sim!
Brilhante!! Muito bom
Separação é a única solução possível
Arretado.
A posição do discurso, ou seja, a legitimidade, é fácil de entender.
Mas algumas questões teóricas, ninguém consegue explicar concretamente.
Exemplo:
Ele fala que o branco deve se desfazer do seu privilégio de ser branco.
Eu quero que alguém me dê um exemplo concreto disso. Mas sem rodeios.
So de você não saber do seu privilégio em uma sociedade desigual já é a prova que você espera.
@@AHJDM
Continuou sem apresentar um caso concreto
@@lgcampinas Olá tudo bem? Não sei se poderemos ver duas situações que irei citar aqui, como privilégios das pessoas da cor “branca”, mas vamos lá, me corrija se eu estiver errado por favor!
a) O fato de uma pessoa “negra” ser seguida por um segurança de um estabelecimento comercial enquanto ela verifica os preços de algum item que deseja comprar, episódio como este que cito aqui, todo mundo conhece, todo mundo sabe que existe, vejo essa situação, como um privilégio de quem não é da cor “negra”. Não vejo uma ação social, através de alguém ou algum membro do Estado, com poderes para criar uma política pública no sentido de evitar tais ações constantes em alguns estabelecimentos, neste sentido, para exemplificar algum tipo de atitude que pudesse ser qualificada como “se desfazer do privilégio de ser branco”, minha pergunta é: Estaria(am) a(s) pessoa(s) da cor “branca”, dispostas a tomar ações, como por exemplo, deixar de frequentar estabelecimentos que adotam este tipo de comportamento afim de que, através do boicote a estes estabelecimentos, mudarem esta situação em prol daqueles que são vítimas desses tipos de ações?
b) Tenho grande interesse em fazer meu mestrado em administração pública e governo, em uma instituição respeitadíssima em São Paulo, a qual não vou citar o nome aqui, entretanto para que se consiga tal feito tenho que desembolsar por mês, uma quantia maior do que R$ 3.000,00 reais, sendo que no primeiro ano, você precisa se apresentar em período integral na instituição para a realização do curso. Acredito que, em um curso nesses moldes, dificilmente você irá encontrar alguém lá da cor “negra”. Minha pergunta é: estaria as pessoas que possuem o privilégio da realização do curso, dispostas através de ações visando obter igualdade entre os interessados, “brancos” e “negros”, abrirem mão deste “privilégio” para poucos, em realizar o curso nesta instituição?
Por favor, procure não ver os dois exemplos acima como: esse problema não é meu! O Estado é que precisa resolver isso...
Desde já, deixo aqui meu agradecimento por sua atenção.
@@baccodesign
Você não deu qualquer exemplo do que foi citado, e vou repetir:
SE DESFAZER DO SEU PRIVILÉGIO DE SER BRANCO (Isso é uma ação).
O exemplo que você colocou é o de pessoas "brancas" abraçarem a causa de pessoas negras de forma ativa. Isso nada tem haver com o que falei. A questão continua sem exemplo concreto.
Quanto a questão do mestrado, muitos brancos e asiáticos e índios também não tem condição de fazer um mestrado, seja por falta de recursos, seja por falta de tempo.
Outra coisa. O que muitas pessoas fazem é economizar e pedir licença (somente em grandes empresas) para fazer um mestrado.
@Roni
Uma discussão sadia não é uma prática para pessoas como você.
Qualquer questionamento é fruto do debate na busca do entendimento coletivo sobre a questão. Isso é uma prática totalmente dentro da normalidade.
A aceitação dessa prática fará de você uma pessoa mais madura e adulta. Pratique esse exercício.
O que complica a questão da quota é dizer pra a classe dominante que ela será prejudicada (em nome da justiça social), ex. Vou diminuir suas vagas em concurso/faculdade, para que ela não seja mais racista. Não vejo como isso funcionar por esse meio. Mas o destino dirá.
Esse homem deveria ser o próximo presidente do Brasil
E o índio ?
Ele inclui na fala. Minoria
*LUIZ GAMA - Sem CARGO/DIPLOMA, num contexto agressivo libertou de GRAÇA centenas de NEGROS da ESCRAVIDÃO - Saiu do DISCURSO e mergulhou na REALIDADE. Viva Luiz Gama*
O QUE NÓS PERDEMOS...
Silvio era nossa esperança de inclusão
A possível satisfação
De nossos carecimentos radicais
A esperança de superação dialética
Da desumanização e da barbárie.
Silvio é o desejo de Justiça
A história e o devir
Por um novo mundo.
Um quadro como Silvio é algo raro. A luta por nossos Direitos é impossível sem ele Levamos vinte anos para tê-lo entre nós e esse governo dúbio o destruiu
#todoapoiosilvioalmeida
#PorUmNovoMundo
#getanewworld
3:09
As cotas me lembram o César Maia aqui no Rio, arrumando solução pro baixo índice de aproveitamento dos alunos da rede pública: aprovação automática. Dor.
Nada a ver
Exato, nada mais é que um artifícios do governo para mascarar o mau investimento na educação básica
Agora, pois, ouve, ó Jacó, servo meu, e tu, ó Israel, a quem escolhi.
Assim diz o Senhor que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacó, servo meu, e tu, Jesurum, a quem escolhi.
Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.
E brotarão como a erva, como salgueiros junto aos ribeiros das águas.
Este dirá: Eu sou do Senhor; e aquele se chamará do nome de Jacó; e aquele outro escreverá com a sua mão ao Senhor, e por sobrenome tomará o nome de Israel.
Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.
E quem proclamará como eu, e anunciará isto, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? E anuncie-lhes as coisas vindouras, e as que ainda hão de vir.
Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.
Isaías 44:1-8
Não vai aparecer ninguém colocando o link do vídeo de Morgan Freeman para dizer que a política de cotas é um mimimi? Provavelmente uma pessoa que viu o vídeo com a tela azul do windows ligada no cérebro
As cotas são válidas sinceramente enquanto o ensino fundamental e médio não tiver uma qualidade exemplar , mas enquanto ninguém brigar por ensino fundamental e médio de qualidade infelizmente sempre vai ter essa ferramenta de inclusão, porém nessa linha de inclusão teremos que criar cotas pra todos os campos, cotas hospitalar,cota pra emprego, cota pra concurso público etc, acho que tem que brigar na base, mas é só minha opinião , não sou dono da verdade
Concordo em gênero número e grau.👏👏
Concordo em partes . Tudo deve ser cuidado com cautela hj todos podem estudar nem que sejam com livros achados na lixeira. Mas é bem verdade o racismo é demais .
Sou a favor da Proporcionalidade isonomica. Se 50 % de brancos declarados forem da escola publica que eles ganhanhem 50%, das vagas Se houver 10% de brancos na particular que eles ganhem 10% , assim como cada povo seja negro, Indio e pardo ,ganhe a percentagem proporcional isonomica conforme sua auto declaração, usando a nota do Enem e do Historico escolar como fator importante para identificar a area de aptidão, além de uma prova especifica da area e a proporcionalidade de povo em todos os cursos. Cota é concessão, proporcionalidade isonomica ou de isonomia equalitario é Constitucional e Direito.Isso é politica afirmativa de lei e Direito Constitucional. não concessão Direito.
Igualdade para mim significa todos os setores da sociedade terem a capacidade de ingressar numa universidade pública. E a maneira de fazer isso acontecer é através da melhoria na qualidade e quantidade das escolas públicas no Brasil. Forçar o ingresso de negros e alunos da rede pública não melhora de maneira alguma o maior problema do nosso país: A educação. Cota é privilégio.
eu quero tatuar isso na minha testa
,,,🐃🐃 Só Jesus Cristo salva!!!
Ja que fez menção a divida histórica , poderia me dizer por favor a quem posso cobrar?
Pois os negros antes da chegada dos "opressores" portuguêses a Africa "oprimida" escravisaram os negros, e diretamente os portuguêses aprenderam a fazer com os tais. Tanto é que até hoje os africanistas acham valida a escravização pelos negros , minha intenção como negro nunca será humilhar ou ofender alguém com opiniões contrarias e sim contruir pontes a um debate onde se ouve todos os lados.
+Vinny Vinne Então para vc isso justifica a atitude dos Europeus?
Kkk. Não, acho um disparate no minimo egoista cobrarmos algo que nosso povo começou errado os europeus sobre visão imperial e expansão marítima aproveitaram a situação e erraram também ...
Mas essa é a questão , pra nós negros vai ser mais difícil mesmo tem que se esforça dobrado para chegar ne uma posição almejada por muitos mais a diferença é como vamos chegar lá cara.
Cobrando uma divida histórica furada ou nós caímos de cara nos livros artigos e vídeo aulas buscando todo tipo de conhecimento possível para disputar com todos sem exceção por uma vaga na universidade...
Dar voz as cotas e dar voz a luta e classes .
O erro é trazermos a luta pra fora a luta antes de tudo tem que ser dentro, só que é mais facil baixar leis para nos ajudar no mundo exterior a luta interna é saber de todas dificuldades e mesmo assim estudar ter força de vontade, acreditar em si mesmo e mostra de dentro pra fora que somos tão capazes quanto qualquer um sem precisar de aparatos estatais que querendo ou não nos rebaixado mais ainda
Mais nem todos tem a mesma oportunidade, são desfavorecidos economicamente e msm correndo atrás não consegue as msm oportunidade. Infelizmente a meritocracia só funciona na cabeça de quem te grana ou um padrinho.
+Felipe de Somaisz Eu entedo seu ponto de vista, po eu u tenho 16 anos, negro pobre ferrado a unica coisa que eu tenho pra igualar a diferença de oportunidade é a internet ( se tem isso as suas oportunidades estão na mão só depende de você), minha mãe que rala em dois empregos as vezes três e que quase não dorme pra poder me fornecer na medida do possível livros ...
mas o mais interessante pra mim é poder ver que a maioria dos meus amigos que realmente tem todas as oportunidades não dão o mínimo valor ...
Mas mais ainda o que me doi e ver que as pessoas que sonham e estudam custumam ser sombadas em sala de aula e isso veio diretamente do próprio povo negro, pois não acredita em si mesmo . Que tipo de sociedade estamos criando... mas não mas me abalo com a opressão dos "opressores"
se nós não acreditarmos em mérito estamos aqui pra que?
vale nem apena existir...
mas todas as pessoas negras eu vi estudar se empenhar mesmo estão em otimas posições no mercado de trabalho e foram pessoas que até vendiam doce no sinal pra bancar a faculade. A meritocracia hoje sabe que não vale apena excluir por cor de pele e ect sabe que a força de vontade não tem classe social...
não quero mais prolongar essa troca de ideias ...
Eu respeitosamente discordo do senhor em relação às cotas raciais, não seria mais adequado celebrar cotas pra pobres?
Acho essa ideia de ter uma comissão da universidade para decidirem quem é ou não negro para a contemplação da vaga algo incoerente e de certa forma humilhante.
Tem que existir cotas para empresas privadas ,porque não adianta só o negro ou mulher negra ter um diploma quando para se estar em um cargo tem que passar pela sabatina de pessoas brancas em posição e poder, que a seu bel prazer escolhe quem vai ocupar o cargo e discriminando pela cor ou características físicas.
5:02 - "Ação afirmativa é uma medida de justiça!"
Claro!! É justamente por isso que um negro, de classe alta, filho de uma mãe branca e um pai negro (isto é biologicamente possível), merece uma vaga de cota racial. E um branco, de classe baixa, filho de uma mãe negra e um pai branco (isto também é biologicamente possível), não merece... Afinal, este negro que mencionei não tem condições financeiras para desenvolver uma rotina de estudos de qualidade e este branco tem sim, afinal ele é branco! Então, está certo! Nada mais justo...
Entao, João, é importante reconhecer o que é regra e o q é exceção. Tua hipótese é possível, acontece, mas é uma exceção. Ou seja, acontece com bem menos frequência. De qqr forma, reconhecendo essas realidades excepcionais, hoje já falamos em cotas sociais, onde o critério é socioeconômico.
Neste caso: o branco (pobre e filho de mãe negra), tem direito as cotas. O negro (rico e filho de mãe branca) é facultativo, ele poderia optar por questões de divida histórica.
A ação afirmativa não é só para o negro pobre, é para todo e qualquer grupo que se encontra em na zona da desigualdade, tanto lgbt, branco pobre, pessoas de escola publica(o ensino privado existe porque nossa ensino publico é precario) e por ai vai, a ação afirmativa é para promover a igualdade, tirar o constraste dessas maioria pobre da minoria rica, a ação afirmativa é uma ferramenta temporaria, mds essa gente parece que não quer entender, ou está tão aliena tão iludo, tão estruturado a burrice que não conseguem ...
Eita João é.preciso reconhece q ou vc é surdo, burro ou só mais um sujeito deatituido do salario psicológico q é ter negros subalternizados. Pois bem, nao me estenderei as cotas existem queira vc ou não é tipo o racismo saca. Kkkkkk vá ler c quer comentar e pare de dizer merdas.
@@EdneyRichettely Vc sabe que para um NEGRO POBRE entrar numa UNIVERSIDADE pela COTA RACIAL, NECESSARIAMENTE,um BRANCO POBRE estará PERDENDO sua VAGA, né?!
Vc acha isso JUSTO??
Lembrando que esse BRANCO POBRE não tem ou teve nada a ver com a ESCRAVIDÃO.
Porque o Negro Brasileiro...Quando atinge um Alto padrão Econômico..Procura Casar com MULHERES BRANCAS????? Alguém pode Responder???
É tão simples.... a questão é ensino de base. E partir daí terão condições de igualdade para disputar uma vaga na universidade Aí sim o acesso universal vai fluir. Sem precisar de lutas. Mas parece q o estado tem interesse nessa luta.... p nós distrair....
O q produz essa reparação historica?
uma reparação histórica de trás p frente.... Querem começar pela Universidade e o ensino de base q se exploda.... e fk uma discussão eterna..... o ser humano gosta mais de discutir do que "trabalhar" p realizar.
O ser humano tem q parar c essas ransos de diferenças.
SOMOS TODOS IGUAIS.
Sinceramente nem eu quero falar disso
sempre estudei e nunca precisei de cotas ,sou a primeira aluna da turma não é a cor que define o ser humano.
É sim. Eu e meus cinco irmxos tmb e principalmente porque na nossa época de estudo não tinha a política de cotas, mas não por isso estamos contra essa política.
Vá dizer isso há 132 anos atrás e também para a sociedade estruturalmente racista.
a maioria da populaçao brasileira é parda,miscigenada.Não existe o "povo negro",assim como nao existe o "povo branco".Milton Santos é que sabia das coisas ao dizer que ele era Brasileiro "integral"...Quem ė negro e quem é branco no Brasil hein?...apesar de algumas discordancias....parabens pela palestra Silvio, pessoas como vc sao necessarias...minha luta tambem é que nao tenhamos mais que falar disso..abraçăo.
Quem são os neo-nazistas do SUL?
Eles se auto intitulam brancos puros. Odeiam judeus e negros. prevejo tempos sangrentos para próxima geração, racismo tem crescido muito no Brasil.
Danilo Oliveira Tudo por causa dessas cotas que colocam o povo contra o povo mero jogo político.
Ao que ele se refere como "Negro" é justamente a essa população miscigenada na qual você se refere. A questão em pauta é que se você perceber, quanto mais alto um cargo, mais existe uma hegemonia branca tanto na política, quanto nas corporações. Vou lhe propor um desafio: vai no google e pesquisa cargos de chefia de qualquer empresa brasileira dessas grandes aí. Não tem um negro, bixo. O mesmo vale pras altas cortes do judiciário ou qualquer outro cargo político de alta influência no Brasil e que recebem altas remunerações.
Cota social e só um instrumento de confusão pro debate
Engraçado o pessoal que fala que se a gente melhorar a educação de base e torna-la semelhante à educação privada, que os negros vão conseguir entrar nas universidades com mais frequência, e que cota é desnecessário kkkk. Só que eles esqueçam ou fingem esquecer que boa parte dos cursos no Brasil são caros como certos cursos de engenharia e SEM FALAR DA MEDICINA (que aí a desigualdade entre brancos e negros se expressa de maneira assustadora). Portanto eu não só sou a favor das cotas como sou a favor de BOLSA DE ESTUDOS para negros para o curso estratégico como MEDICINA
Fim das cotas!
Que privilégio uma pessoa branca tem só por ser branca?
Por que o capital do mato dos tempos modernos chamado Fernando Holiday não debate com esse
Talvez as cotas não seriam necessárias, se a educação básica, desde a alfabetização fosse verdadeiramente boa.
Todo branco nasce rico
COTA É ESMOLA!
...vai estudar cara para de falar bobagem!...
Porque as minorias necessitam de cotas se não há proibição, por exemplo, que uma pessoa entre em universidades, basta fazer vestibular e passar. Lutar por um ensino de base melhor, também funciona, porque assim as minorias não precisarão de cotas. Para mim esse sistema de cotas é racista é humilhante.
A branca falando da humilhação a partir do olhar do privilegiado. Alguns nunca entenderão. Outros nunca vão querer entender ou compreender.
Ô RACISTA, eu te chamei de negra para você me chamar de branca?
Abrir mão de privilégio não é fácil.
É verdade. Eu fui filha de pais pobres e fiz Universidade Federal, conheço muitos pobres que fizeram também. É só estudar e trabalhar muito, afinal, não somos incapazes!
sua dureza de alguns anos, tem sido a vida dura de muitos anos para outros que trabalham muuuuuuito ha muitos anos com forca capacidade excomunal, mas na reta final tem a porta fechada na cara por ter uma cor de pele negra....e ai: eh so trabalhar muito... claro que nao , capacidade nao eh isso os negros nao sao incapazes nunca foram...a questao aqui eh outra, eh mudar a regra quando alguem esta chegando na reta final e nao permitir que cruze a linha de chegada....tenha mais compaixao e sensibilidade , menos egocentrismo para entender a dor do outro....
Nós não, fale por vc amigo! Se vc é racista vai se tratar.
Carlos Santos o índio ta dentro de vc... La no fundo. E o negro ta?
por acaso as intenções não envolvem a consciência?....muito ruim
Quando alguém começa a explicar as cotas para negros pobres, excluindo os brancos pobres, parece que a pessoa tomou drogas, a fala fica pastosa, cheia de intervalos desconexos.
Uma sugestão que ficaria bem melhor de explicadr tudo isso seria assim.
DANEM-SE OS POBRES BRANCOS, PORQUÊ PARA DAR CHANCE A ELES TERÍAMOS QUE TRANSFORMAR O BRASIL NUMA FINLÂNDIA. E ISSO DARIA MUITO TRABALHO.
MEIA BOCA SERVE!
Se seria tão maravilhoso assim por que será que lá no Congo e na África inteira é tudo igual ao Brasil todos estão falidos igualmente ao brasileiro
Conhecimento admirável mas que entra em conflito com minha visão. Nunca é falado que todos os povos sofreram escravidão. Chineses, hebreus, enfim, sempre houve escravidão com diferentes justificativas com o mesmo intuito de enriquecimento e manutenção de poder por meio de supressão, de sujeição do próximo. Houve escravidão por inferioridade racial segundo a religião e a ciência de séculos atrás, assim como a motivação para o domínio de outros povos se deu por razões diferentes e outras em comum. A discriminação positiva, o privilégio remissivo de um grupo continuará gerando desigualdade. Como brasileiro, vejo que temos um sistema educational cada vez mais deficiente. Se algo não for feito, no futuro teremos pretos e brancos desqualificados em todos os sentidos. A questão hoje é termos leis rigorosas para coibir a injúria racial assim como qualquer outra forma de perseguição e tratar da igualdade pelo viés do chamado a todos os brasileiros para construirmos um país que ofereça oportunidade para todos. Rejeições são inerentes ao ser humano. Em seu interior, muitos continuarão não aceitando para si pretos, gordos, gays, mas por força de lei terão que respeitar e pela necessidade de desenvolver um país para legar à sua prole, se juntarão àqueles que por dentro rejeita, pois sem união não há construção, não há mudança e a partir da proximidade é que cada um terá oportunidade de se fazer conhecer além dos estereótipos. Sou preto.
Sou negra, e digo não as cotas
se você é negra, honestamente, você precisa acordar!
. Se você pesquisar mais afundo descobrirá que existem registros fidedignos de que no Passado Senhores brancos de escravos receberam cotas dos escravos negros no Brasil por 388 anos, afinal quem fez a fortuna de senhores de escravos brancos ricos e conservadores foram os negros ( Escravidão negra nada mais foi do que cotas para senhores brancos ricos de escravos ) , senhores brancos de escravos que não trabalhavam pegando no pesado . Em outro período da Historia Brancos também receberam cotas no século 20 na imigração europeia no Brasil quando o governo implantou a política de branqueamento que visava o extermínio da população negra e indígena, o governo brasileiro negou ressarcimento financeiro para ex-escravos da época que tinham sido libertos no período pós-escravidão e ao mesmo tempo deu ajuda de crédito para italianos, alemães, franceses e demais europeus que vieram para cá no período da guerra, essa ajuda financeira do governo visava ajudar os europeus na compra de terras, animais, e maquinário para a agricultura, mesmo contraindo dividas, os europeus tiveram suas dividas perdoadas pelo governo brasileiro. Depois em 2013 foram aprovado às cotas sociais. PERCEBA - Brancos recebem cotas sociais nas universidades 30 % a mais que os negros recebem nas raciais. Tem vez que negros recebem até menos, ou seja, 5 %. Se compararmos negros e brancos que recebem cotas para entrar na universidade veremos que com a ajuda das cotas sociais os brancos estão em numero superior, já nas raciais os negros estão em um numero muito pequeno. Em resumo Brancos sempre receberam cotas no Brasil, e agora continuam recebendo em numero superior que os negros. Mas eu não vejo os negros reclamando das cotas que os brancos sempre receberam nesses séculos e nem das cotas que uma grande porcentagem da população branca recebe hoje