Santo Agostinho (conteúdo pesado e complexo) como - palestra: clara, didática , com conhecimento, simpatia , sem complicar muito ,foi a sua fala professor, e tão rápido ....em 47 minutos! SHOW PARABENS!!!
Que aula! Grande professor, a didática é fantástica, algo complexo e profundo foi explicado com uma leveza extraordinária, muito obrigado! Inclusive comprei os três volumes, estou no aguardo!
É Realizações/Filocalia nos apresentaram dois grandes comentadores: Élcio Verçosa Filho, estudioso de Leo Strauss e Ricardo Taurisano, especialista em Agostinho. Bom saber que temos gente desse quilate , dessa competência, e capaz de falar de autores complexos porque ricos, com tanta clareza e sem banalizá-los, na nossa Academia.
O determinismo divino se refere exclusivamente às leis do Criador. As nossas ações somos nós que as protagonizamos e Deus as conhecem por ser conhecedor de todos os eventos, embora não interfira na execução dos mesmos quando de iniciativa nossa.
Nesta fala do professor o que me incomoda é o " desfazer", voltar ao nada, segundo ele, na sua explicação, ou seja, afastamento de Deus... aqui tem um problema a ser resolvido antes de prosseguir. Tudo aquilo que vem a existência não volta ao nada. É impossível isto acontecer... Wagner Catequista.
Acima de tudo o para existi livre arbítrio temos que respeitar e ter consideração com os demais. Existem três dons para a vida humana, o 1° é errar o 2° é corrigir os erros tornando-nos especiais, o 3° é evitar os erros mas nós só temos condições de prevenir certos erros. Então é através da liberdade que temos a oportunidade de escolher se corrigimos os erros ou não. Na libertinagem não a correção, só a vontade do individuo, tornando-se egoísta. Então para termos liberdade temos que cumprir normas, regras, uma conduta de vida, estar livre é outra coisa. Quando o presidiário sai da cadeia, ele esta livre, logo depois ele adquire normas, para cumprir sua liberdade. ENTÃO LIBERDADE NÃO É FAZER O QUE QUER, LIBERTINAGEM SIM É FAZER O QUE QUER. O PERDÃO NOS AFASTA DA VERDADE, ACABA DANDO OUTRO SENTIDO PARA A VERDADE. DIMINUINDO SUA IMPORTÂNCIA. Dando outra convicção para a liberdade, como também á induzindo. Mostrando que podemos burlar e tirar proveito da libertinagem. Sim, uma pessoa que usufrui da sua libertinagem, ainda pode corrigir suas convicções, seu modo de interpretar a vida. Muitos casos da libertinagem acontecem por causa da preguiça, como exemplo deixar a praia toda suja, a preguiça em geral fás parte da libertinagem. E é certo que isso prejudica a liberdade, cria uma nuvem nebulosa, prejudicando as interpretações da liberdade. Prejudicando a felicidade a alegria de todos que almejam, e dão prioridades para a liberdade.
Pessoalmente penso q o mau é a consequência... O parte passiva, consequente... assim como o FRIO é a ausência do CALOR, a ESCURIDÃO a ausência da LUZ, o MAU é a ausência de DEUS...
Deus saber é uma coisa, você fazer outra. Você nesse momento pode ficar refletindo se quer fazer o bem ou mau. O que você decidir Deus já previu. E não apenas bem ou mau, como qualquer outra possibilidade. Deus não apenas conhece o que vc fez ou fará, mas o que vc poderia ter feito diante de tal SITUAÇÃO segundo diversos pontos de vista. Se você acha o Livre-arbitrio difícil, imagine o Molinismo? Se não tiver instrução não entra.
O livre & arbítrio existe é real,afinal de contas somos seres de inteligência sabedoria, conhecimento e mente para pensar, raciocinar e dissernir,Deus não nós fez robôs ok?
Tanta retórica para defender uma ideia de "índio", que levam tantos para lugar nenhum. Se bem que, lugar nenhum é destino de todos. A questão está em alimentar movimentos contrários ao bom senso , respeito e boa convivência entre pessoas que pensam diferente. Tudo que vem do misticismo é divisor, autoritário, superior e de ações e palavras "maquiavélicas", com a intenção de defender sua fé e/ou seu ganha pão. (Opinião cética). Como livro, sem palavras. Todo livro lido, agradece o esforço.
O livre arbítrio está maculado em nós desde a queda lá no JARDIM. Pois não temos o poder de abster do pecado e isso estar fora da nissa potência do ser.
Minha tese é a defesa do livre arbítrio apenas como deve ser entendido " poder fazer escolhas" sem teologia, e considerando que existe livre arbítrio não existe Deus!!! Deus todo poderoso bondoso oniciente e onipresente não daria livre arbítrio ao homem; deus só existiria no Não livre arbítrio.
Simplificando muito, livre arbítrio é a capacidade de escolha moral livre de qualquer intervenção ou impulso externo. Na prática é você ter total liberdade de só praticar o bem ou só praticar o mal. Agostinho vai defender, no fim, que esse livre arbítrio foi corrompido pelo pecado, portanto, nós não temos mais essa liberdade e precisamos de Deus para nos chamar de volta à bondade dEle.
O diabo é o próprios Ego humano.que quis ser igual ao Criador conhecedor do bem e do mal, só que ao homem Deus deu limite ou seja,o ser humano não é oniciente .
Como é que santo Agostinho sabe, que o Homem se afastou de deus? Como que ele sabe, que deus deu livre arbítrio ao Homem? Como é santo Agostinho justifica um deus omnipresente, como observador absoluto do comportamento humano? Se Agostinho deu preferência à divindade cristã, em vez duma divindade éticamente dual como a do Zoroatrismo, porque condena a Humanidade por praticar o mal? Se deus não é o autor do mal, porque razão, plantou no jardim do Éden uma árvore da ciência do bem e do mal e criou uma cadeia alimentar baseada no homicídio'?
Muito bom , fala como um robo sem Livre arbitrio- linguagem. Esta mais claro do que o proprio livro- Infelismente nem citar a obra maxima ( suprema)- As Confissoes - primeira autobiografia do Ser humano, onde ele cita seus pecados e sua conversao!! - talvez uma das questoes dos pecados capitais- Enfim teve o livre arbitrio de nao dizer - ok
PROFESSOR RICARDO DEVERIA FAZER UM CURSO ON-LINE PARA DESTRINCHAR ESSAS OBRAS! PALESTRA INSTIGANTE!
A dele é a obra comentada
Santo Agostinho (conteúdo pesado e complexo) como - palestra: clara, didática , com conhecimento, simpatia , sem complicar muito ,foi a sua fala professor, e tão rápido ....em 47 minutos! SHOW PARABENS!!!
Não consegui comprar os 3 volumes ( de Curitiba ). Obrigada
Adorei a explicação de Ricardo Taurino e estou curiosa pra ler o primeiro vol. do livro Livre Arbítrio.
O rigor de um gigante para explicar o trabalho de outro gigante com o mínimo de paráfrases. Parabéns Professor.
Excelente apresentação!!! 👏👏👏
Parabéns à Filocalia pela coragem editorial, e em especial ao Ricardo Taurisano pela maestria do trabalho!
Sempre tive curiosidade em saber sobre Agostinho. Essa palestra abriu o caminho para seguir minha busca.
Obrigado
uma das melhores editoras do momento
Sensacional ❤
Excelente! Estou encantada com essa palestra. Obrigada, doutor.
Será de grande validade pro meu mestrado e doutorado. Muitíssimo obrigado professor...
Magnífico!
Genial! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Muito boa palestra...
Parabéns ao palestrante
Minha gratidão pelo vídeo. Excelente.
Brilhante !Grato pela sua palestra Iluminada !
A genialidade de Agostinho numa palestra brilhante e fascinante, pela clareza do palestrante em relação a temas tão profundos e essenciais.
Parabéns, amei a palestra.
Muito obrigada. Que dedicação!! Fiquei impressionada.
Professor Ricardo, agradeço muito pela sua contribuição!
Concordo com você ! Não jogar o parágrafo ! Não o que vc pensa ! Mas sim o Augustinho ! Obrigado por explicar !!!
Estou estudando para minha live sobre Destino e Livre-Arbítrio. Gostei muito dessa palestra.
Simplesmente extraordinário!
Que aula! Grande professor, a didática é fantástica, algo complexo e profundo foi explicado com uma leveza extraordinária, muito obrigado! Inclusive comprei os três volumes, estou no aguardo!
Parabéns pela apresentação! O Ricardo Taurisano fez uma síntese excelente.
Amei sua fala .Ótimo estudo,
excelente.
Excelente! 👏👏👏
Gratidão por tantos ensinamentos.
Fenomenal!
Eu precisava de um filósofo nessa palestra.
Excelente...
Palestra exemplar!
Show 👏👏👏
Ninguém é perfeito ! Não existe tudo Perfeito !! Nada simples !!!
Fantástico, professor!!
muito bom
Muito bom!
Obrigado!
Excelente.
Sensacional !!!
Fantástico!!!
É Realizações/Filocalia nos apresentaram dois grandes comentadores: Élcio Verçosa Filho, estudioso de Leo Strauss e Ricardo Taurisano, especialista em Agostinho. Bom saber que temos gente desse quilate , dessa competência, e capaz de falar de autores complexos porque ricos, com tanta clareza e sem banalizá-los, na nossa Academia.
Adorei. Sensacional.
Que aula sensacional! Parabéns pelo projeto e pela iniciativa.
Maravilhoso!
Comecei estudar livre-arbitrio e de cara encontrei essa tradução. Maravilhoso!
Gente apaixona, quero comprar e ler. Obrigada
Professor Moacir Novaes!
Está difícil ☹️ Cada um tem o seu Deus !!!
O determinismo divino se refere exclusivamente às leis do Criador. As nossas ações somos nós que as protagonizamos e Deus as conhecem por ser conhecedor de todos os eventos, embora não interfira na execução dos mesmos quando de iniciativa nossa.
Só falta ler a bíblia agora.
Ficamos encantada !Vamos ver a sua obra do Livre Arbítrio!
Mas o que é livre arbítrio?
Nesta fala do professor o que me incomoda é o " desfazer", voltar ao nada, segundo ele, na sua explicação, ou seja, afastamento de Deus... aqui tem um problema a ser resolvido antes de prosseguir. Tudo aquilo que vem a existência não volta ao nada. É impossível isto acontecer...
Wagner Catequista.
Acima de tudo o para existi livre arbítrio temos que respeitar e ter consideração com os demais. Existem três dons para a vida humana, o 1° é errar o 2° é corrigir os erros tornando-nos especiais, o 3° é evitar os erros mas nós só temos condições de prevenir certos erros. Então é através da liberdade que temos a oportunidade de escolher se corrigimos os erros ou não. Na libertinagem não a correção, só a vontade do individuo, tornando-se egoísta.
Então para termos liberdade temos que cumprir normas, regras, uma conduta de vida, estar livre é outra coisa.
Quando o presidiário sai da cadeia, ele esta livre, logo depois ele adquire normas, para cumprir sua liberdade.
ENTÃO LIBERDADE NÃO É FAZER O QUE QUER, LIBERTINAGEM SIM É FAZER O QUE QUER.
O PERDÃO NOS AFASTA DA VERDADE, ACABA DANDO OUTRO SENTIDO PARA A VERDADE. DIMINUINDO SUA IMPORTÂNCIA. Dando outra convicção para a liberdade, como também á induzindo. Mostrando que podemos burlar e tirar proveito da libertinagem.
Sim, uma pessoa que usufrui da sua libertinagem, ainda pode corrigir suas convicções, seu modo de interpretar a vida. Muitos casos da libertinagem acontecem por causa da preguiça, como exemplo deixar a praia toda suja, a preguiça em geral fás parte da libertinagem. E é certo que isso prejudica a liberdade, cria uma nuvem nebulosa, prejudicando as interpretações da liberdade. Prejudicando a felicidade a alegria de todos que almejam, e dão prioridades para a liberdade.
👏👏👏👏👏👏👏👏✅
Pessoalmente penso q o mau é a consequência... O parte passiva, consequente... assim como o FRIO é a ausência do CALOR, a ESCURIDÃO a ausência da LUZ, o MAU é a ausência de DEUS...
Pronto! Agora não vejo a hora de comprar os 3 livros. Já comecei a poupar aqui, porque os preços não estão nada acessíveis, néan?!
Difícil ☹️
O áudio está muito baixo.
Qual a diferença deste livro para o da editora Paulus vcs poderiam me ajudar?
Deus saber é uma coisa, você fazer outra. Você nesse momento pode ficar refletindo se quer fazer o bem ou mau. O que você decidir Deus já previu. E não apenas bem ou mau, como qualquer outra possibilidade. Deus não apenas conhece o que vc fez ou fará, mas o que vc poderia ter feito diante de tal SITUAÇÃO segundo diversos pontos de vista. Se você acha o Livre-arbitrio difícil, imagine o Molinismo? Se não tiver instrução não entra.
Você tem escolhas, mas define as consequências.
Áudio muito baixo
Ele que criou a confissão perdão !! Peca confessa está livre do pecado !!!
O livre & arbítrio existe é real,afinal de contas somos seres de inteligência sabedoria, conhecimento e mente para pensar, raciocinar e dissernir,Deus não nós fez robôs ok?
VC PODE ESCREVER O LIVRO NUM 100 MAS SERÁ SEMPRE UMA CONJECTURA UM EXERCÍCIO DE IDEIAS NUNCA SERÁ UMA CERTEZA .
Tanta retórica para defender uma ideia de "índio", que levam tantos para lugar nenhum. Se bem que, lugar nenhum é destino de todos. A questão está em alimentar movimentos contrários ao bom senso , respeito e boa convivência entre pessoas que pensam diferente. Tudo que vem do misticismo é divisor, autoritário, superior e de ações e palavras "maquiavélicas", com a intenção de defender sua fé e/ou seu ganha pão. (Opinião cética).
Como livro, sem palavras. Todo livro lido, agradece o esforço.
O livre arbítrio está maculado em nós desde a queda lá no JARDIM. Pois não temos o poder de abster do pecado e isso estar fora da nissa potência do ser.
NÃO EXISTE LIVRE ARBÍTRIO!!!
Minha tese é a defesa do livre arbítrio apenas como deve ser entendido " poder fazer escolhas" sem teologia, e considerando que existe livre arbítrio não existe Deus!!! Deus todo poderoso bondoso oniciente e onipresente não daria livre arbítrio ao homem; deus só existiria no Não livre arbítrio.
O que é livre arbítrio? Por que ninguém realmente nos explica?
Simplificando muito, livre arbítrio é a capacidade de escolha moral livre de qualquer intervenção ou impulso externo. Na prática é você ter total liberdade de só praticar o bem ou só praticar o mal. Agostinho vai defender, no fim, que esse livre arbítrio foi corrompido pelo pecado, portanto, nós não temos mais essa liberdade e precisamos de Deus para nos chamar de volta à bondade dEle.
O diabo é o próprios Ego humano.que quis ser igual ao Criador conhecedor do bem e do mal, só que ao homem Deus deu limite ou seja,o ser humano não é oniciente .
"Católica" em que sentido?
A mãe dele foi católica?
Nessa época não tinha catolicismo propriamente dito...
Sim, ela é numa Santa Católica e nessa época já existia catolicismo a mais de 300 anos
Veio da própria religião e da mitologia
Como é que santo Agostinho sabe, que o Homem se afastou de deus?
Como que ele sabe, que deus deu livre arbítrio ao Homem?
Como é santo Agostinho justifica um deus omnipresente, como observador absoluto do comportamento humano?
Se Agostinho deu preferência à divindade cristã, em vez duma divindade éticamente dual como a do Zoroatrismo, porque condena a Humanidade por praticar o mal?
Se deus não é o autor do mal, porque razão, plantou no jardim do Éden uma árvore da ciência do bem e do mal e criou uma cadeia alimentar baseada no homicídio'?
Muito bom , fala como um robo sem Livre arbitrio- linguagem. Esta mais claro do que o proprio livro- Infelismente nem citar a obra maxima ( suprema)- As Confissoes - primeira autobiografia do Ser humano, onde ele cita seus pecados e sua conversao!! - talvez uma das questoes dos pecados capitais- Enfim teve o livre arbitrio de nao dizer - ok
Nem escrever vc sabe (“infelismente”) e quer criticar o expositor ?
Bom demais!