Quando vejo as explicações do Prof. Paulo, sempre fico na dúvida se ele não concorda ou se ele não entendeu... Lembro de um passagem onde ele refuta a existência de fome no Brasil através do argumento de que onde ele mora estavam sendo abertos vários açougues... mais ou menos como negar a existência da calvície pois existem vários salões de cabeleireiro sendo inaugurados....
A tese sobre racismo estrutural e a tese de que mulher ganha menos são equivalentes, ambas tentam arrumar uma "desculpa" pra algo que não passa de malabarismo argumentativo.
Estrutura= base= alicerce Racismo estrutural não existe, não se aprende ser racista na escola, nem se ensina em familia O crime de racismo deixou de ser crime quando transformaram o crime em adjetivo TODO e QUALQUER argumento que saia fora da bolha da luta pela classe racial ( e ai você vê que outros negros que discordam da prerrogativa são ignorados, e o lugar de fala passa a ser lugar de fala desde que você concorde comigo ). Momento nenhum ninguem diz que não existe racismo, o problema é que hoje, o que era injuria passou a ser racismo, e discordar passou a ser racismo... E nesse movimento pulverizado, so quem se beneficia é o Racista, porque a discussão saiu la do conceito básico previsto em lei que diz que racismo é quando uma pessoa perde algum direito fundamental constitucional em razão da sua cor: ex: inibição a Liberdade de ir e vir, direito ao trabalho negado somente em função da cor. Apelidos/Piadas não constituem racismo e sim Injuria que é previsto também na constituição... Quando se mistura todos esses conceitos e a discussão vai pro pessoal raso, o verdadeiro racista sai no lucro. Quando todos esses fatores forem separados para criar uma base concreta sobre o que é de fato ou não, a gente consegue ter uma mudança verdadeira no sentido da educação, porque pra vc mudar o que é chamado de racismo estrutural como eu disse ali no começo, se é estrutural então estamos falando em uma revolução, destruir e reconstruir... Mas reconstruir com base em que? Se hoje o racismo é um conceito de opinão sobre quem acha o que, como vamos criar uma nova estrutura se o pressuposto não tem sequer hoje uma definição concreta pq basta uma pessoa achar que sim ou que não que as multidões se digladiam...?
Não se aprende racismo na escola e na família? Pois bem. Você aprende a fugir quando vê um negro na rua pra não ser assaltado. Você aprende que cabelo crespo é feio. Você aprende que penteados afro não são penteados "de trabalhar". São coisas muito sutis, mas que estao lá...
@@FabricioHBC discordo totalmente, quando eu fujo de um peba eu não to vendo a cor da pele dele, to vendo se ele ta vindo numa moto ou numa bike e ou a pé com uma bermudinha tactel e um juliette, o famoso kit peba aqui em Brasilia... Feio não é o cabelo afro, feio é o cabelo cacheado que tentam alisar e não fica nem liso e nem cacheado isso sim é feio, e cabelo dependendo do lugar que vc trabalha, como eu ja trabalhei em cozinha, eu tinha que depilar os braços... tudo depende de onde vc ta e o que vc se propõe a fazer... E eu concordo que tenha gente que pense como vc esta descrevendo, mas isso não é racismo... Essa questão de racismo estrutural que importaram do EUA la realmente existe e ambos são segregados, la o racismo é explicito, tem bairros no brooklin que um branco não pode andar sozinho e tem bairros onde negros não podem andar sozinhos, la existe racismo estrutural, aqui não
Me permita então fazer algumas observações: Todas as referências de princesas da Disney são loiras e brancas Nas novelas todas as referências de empregados são negros Nas revistas as grandes modelos sempre foram brancas. Nas novelas o bandido normalmente é negro Sinceramente falar que o racismo estrutural não existe é não olhar para a realidade. Ele existe, não é escancarado mas fixa de forma subjetiva na cabeça das pessoas uma certa diferenciação sim
@@isradanbar mas aí não é racismo, é esteriótipos... Do mesmo jeito que o gay é espalhafatoso, fora q a naomy campebel foi sucesso nas passarelas começando fazer sucesso na década de 80... É pq importaram o termo dos EUA lá existe racismo estrutural... Aqui no Brasil não ( veja bem, não estou dizendo que não exista aqui, eu tô dizendo que não é na proporção que querem fazer parecer ) racismo estrutural é o que existe lá o racismo ao pé da letra tem a ver com segregação aqui tem muito desrespeito, injúria mas ambas juridicamente falando são processos cíveis... O racismo estrutural a segregação tem é lá nos EUA, tem bairro que não entra branco e tem bairro que não entra negro...
Na televisão as referências de empregados sempre foram negras Na mesma televisão as modelos mais belas mostradas sempre foram as loiras de olho azul Nas revistas o cabelo liso sempre foi o mais belo As referências das princesas são de ser brancas, loiras e de olhos claros Nas novelas o personagem ruim era sempre negro Nossa que menina negra bonita, ela tem os traços finos (comentários recorrentes na boca de muitas pessoas) Até hoje os empregados domésticos são negros Dizer que o racismo estrutural não existe só pode ser loucura.
Ele não coloca que o racismo não existe! Ele explica de modo mais raso, ele aborda que é uma teoria que deixa sim muitos pontos falhos... (minha opinião). Você sabe o que é "estrutura"? Para uma tese ser cientificamente comprovada ela passa por uma série de critérios os quais o mesmo "racismo estrutural", ainda não passou, pelo menos não no Brasil. A interpretação da galera está no pré-sal.
A maioria dos negros no Brasil é descendente de escravos, por isso tendem a ocupar posições mais baixas na sociedade ainda hoje (coisa que vem mudando depois da abolição da escravidão, como seria de se esperar). Então é uma situação que poderia ser explicada simplesmente pela escravidão e suas consequências, que por contingências históricas, no Brasil, foi de pessoas compradas como escravas na África subsaariana de etnias negras (capturadas e vendidas por outras pessoas negras de lá, diga-se de passagem) e não por um suposto sentimento geral e persistente contra as pessoas negras que aqui vivem. Vou fazer uma sugestão sem dados, mas fica a nível de sugestão: que tal comparar a realidade econômica de pessoas negras descendentes de escravos na África subsaariana (sim, escravidão também existiu por lá, de negros por negros) e comparar com a realidade dos descendentes dos comerciantes de escravos de lá? Ambos negros: descendentes de escravos e descendentes de ricos africanos captores e vendedores de escravos. Quem deve estar melhor? Concorda comigo que neste caso o efeito seria apenas da origem social, e não da raça ou do racismo? A menos que a gente inclua no "racismo" o ódio de uma etnia pela outra dentro das etnias negras, e aí a coisa fica mais complexa mas eu nem saberia por onde começar neste caso.
Beleza, mas qual qual foi o estudo que este cara fez a respeito do tema? Ele chegou a escrever algum artigo refutando os estudos que leu, ou só diz "eu discordo disso", mas não contra argumenta nada?
Quem tem que provar que o racismo estrutural existe é aquele que propõe a teoria. Os defensores da tese estrutural simplesmente pegam estatísticas, como a menor média salarial dos negros, e concluem que se dá exclusivamente por conta do racismo. Eles propositalmente nem lembram que a educação de base para os pobres é de baixa qualidade, que nas classes mais baixas muitos tem famílias desestruturadas.
@@jo4op4ul0 O problema do Brasil é social, não racial. Tem raiz no período da escravidão?? Sim obvio. Mas não leva em conta a cor da pele ou a etnia, isso se desfez ha muito tempo somos um pais miscigenado, não há separação social por cor da pele ou etnia. Não existe este tipo de cultura Sendo difundida no pais. Essa discussão sobre racismo estrutural só faz as pessoas desviarem a atenção sobre os reais problemas, enquanto brigamos nas redes sociais por problemas inexistentes. Sim, Existe preconceito social velado vindo de uma elite que se sustenta das classes mais baixas e lutam para que essas se mantenham baixas. Enquanto manipulam a população baseada em sua falta de estudo e conhecimento transformando pautas raciais em politica. Temos que lutar por igualdade, educação, melhores condições de vida, sistema de saúde etc. independente da cor pele.
Hoje em dia no Brasil toda discussão sobre racismo gira em torno de uma militância bem organizada que não reflete a realidade do povo. Racismo é muito mais profundo, e não é apenas sobre brancos x negros, é algo mais abrangente. Mas é perfeitamente justificável que em um país onde reinou a escravidão sobre os negros durante séculos de história , apareca movimentos bem articulados ( não que eu concorde com suas pautas, acho que poderiam ter outro posicionamento) cobrando "justiça social".
RACISMO ESTRUTURAL TAMBÉM, QUE ALIÁS É FUNDADO EM DADOS QUE USAM OS PARDOS, QUE TAMBÉM SÃO FILHOS DE BRANCOS, COMO PARTE DA NARRATIVA, QUEM DIRIA QUE ATÉ PRA ISSO OS PRETOS PRECISAM DA AJUDA DE SEUS FILHOS COM OS DEMONIOS DE OLHO CLARO.
Ele expõe o que é "racismo estrutural" que é de fato uma teoria, baseado em manipulação de dados, os pardos e mesticos em geral, como um exemplo, pra esses dados até minha mãe poderia ser incluída, já que ela é parda, eles contam os pardos como negros, entretanto a ascendência da minha mãe é principalmente branca/indígena e depois ele dá o ponto de vista dele, que é o que faz a Dijamila Ribeiro, o próprio Sílvio Almeida por exemplo fala que branco pobre só tem em relação ao negro um "salário piscológico", óbvio que isso pode se tornar contrário a narrativa que branco não é parado pela polícia.
@@mario6090 sim, mas considerando que ambos são professores, que façam no ambiente acadêmico e sujeito as validações científicas de praxe. Opinião por opinião podemos falar até sobre a a Terra ser plana.
@@heitoroz7272O Silva Almeida é Identitário e um fantoche do Imperialismo que não sabe nada sobre a história do Brasil e trouxe essa pauta AMERICANISTA para cá.
@@heitoroz7272 A questão é ter conhecimento se os dois são acadêmicos logo podem debater de igual nível achei engraçado você fazendo a comparação de ambos, só porque o cara discorda da sua opinião. O Silvio Almeida trouxe uma teoria que nasceu no meio acadêmico e importou essa teoria lá dos EUA agora tem pessoas tratando essa teoria como realidade, recomendo você assistir o vídeo da Patthy Silva refutando o principal livro dele sobre o assunto no Podcast da Brasil paralelo só vi pessoas criticando, falando coisas parecidas com seu comentário nenhum foi capaz de refuta-la.
Caras como esse cara falando que o racismo estrutural não existe é o cara que acabaria com o racismo estrutural se ele existisse, porque ele prefere não se sentir o coitado da situação criada na cabeça das pessoas, ele prefere ser digno de conquistar qualquer coisa que ele queira como qualquer outra pessoa. Essa é a pessoa útil para a sociedade.
Sim e mt importante sermos autossuficientes. Mas história está ai para ser contada. Quando algo é esquecido, a sociedade tende a fazer novamente... Levo em consideração os dois pontos de vista sobre racismo. Até porq eu vi com meus olhos acontecendo.
Estrutura na minha concepção é algo que limita ao tentar conter as pessoas dentro de um formato que, obviamente, atende a interesses hegemônicos. Um dos grandes exemplos é a estrutura familiar que, via de regra, conta com uma hierarquia pré-estabelecida, mesmo que mude quais pessoas deterão o poder. O racismo estrutural é tecido nas relações como ferramenta de exclusão e poder e é limitante, por exemplo quando alguém é julgado pela sua etnia a priori. O racismo está tão arraigado como estrutura que, muitas vezes nem o enxergamos como tal, um exemplo disso consta nos dados de pesquisas que dão conta de porcentagens altíssimas de negros em presídios versus a minoria de brancos que, mesmo que criminosos, muitas vezes ficam impunes. Ao analisarmos esses dados podemos cair na falácia tão somente da situação econômica. Mas se atentarmos para o fato de que negros são tidos como criminosos antes mesmo de serem julgados, perceberemos que há toda uma realidade limitante que leva a isso e a ela chamamos de estrutura. Lugar de fala é algo a ser discutido , ele existe, porém, outros fatores irão incidir sobre o que é falado e não somente isso, mesmo alguém de fora desse lugar pode sim, falar do seu lugar, ou seja, não pode roubar o protagonismo de quem vive, mas com certeza pode até refutar, desde que mantenha o bom senso. Tudo pode ser discutido desde que se tenha respeito ao que é falado na medida da sua veracidade e não somente por achismos superficiais.
Dizer que negros são considerados criminosos antes mesmo de serem julgados também é uma falácia, não tente críticar o outro se em seguida você cometerá o mesmo erro.
@@branco5455não é uma falácia, é apenas uma constatação da realidade. Negros, principalmente favelados, têm que provar sua inocência. O que mais acontece é gente dizendo "ctz que era vagabundo", ou que "bandido tem que morrer" em operações (chacinas) policiais.
Assim... Ver minha família (os mais velhos) ofendendo namorados de primas de macacos, tiriço, "tinha q ser preto" essas coisas nas costas deles não diz nada sobre qm foi ofendido e sim sobre qm ofendeu
@@danyaquino7236 Na minha opinião n existe racismo estrutural,mas sim é uma coisa objetiva e depende mt do contexto e da intenção da pessoa,na escola eu tinha amigos negros q se zoavam um chamava o outro de tizil e picolé d asfalto,nenhum deles se ofendia pq eles sabiam q era uma zoeira,eles eram negros e faziam piada com a própria cor,como faziam piadas com brancos ou chineses,mulçumanos e etc,pra mim o racismo depende mt da sua intenção e do contexto em q se fala,essa ideia d racismo estrutural é uma ideia q perperpetua o racismo pq é uma coisa subjetiva e banaliza oq é racismo d vdd,aí caímos na clássica frase se tudo é racismo nd é racismo.
Avá, o cara só quer aproveitar o nicho do conservadorismo pra vender curso, que nem coach, aquele pessoal do investimento kkkkkk Pode ter certeza que o período que estamos passando vai ser lembrado com muita vergonha no futuro 😅
Grande parte dos estudiosos do assunto tão tratando sobre Racismo Estrutural, e a ligação que isso tem com a escravidão, e esse cara simplesmente diz que não existe e fica por isso mesmo. Mais fácil tratar tudo como mera ideologia, do que explicar o porquê de grande parte da faixa mais pobre do país é negra.
@@myrzinhosilva Segunda o IBGE só em 2019 era 13, 5 milhões vivendo na extrema pobreza, 75% eram pretos e pardos imagina agora. Quer mais dados, ignorância? É nem precisa do IBGE para chegar nessa conclusão. A diferença de cor de pele entre ricos e pobre é algo evidente. Aqui no Rio de Janeiro chega ser “pornografico” de tão imoral.
@@jv.xavier7434 Veja , escrever texto em Gazeta é o mesmo que escrever em um papel higiênico, não possui credibilidade acadêmica alguma. O ponto é, o sujeito é leigo no assunto, por mais que ele tenha licenciatura em hist ou filosofia, ele não tem capacidade para fazer um estudo profundo sobre determinado assunto, visto que nem mesmo mestrado ele possui. Então qualquer ponto de vista dele está inviesado pela visão do autor com o qual ele mais se identifica.
@@diogoichihara6836 Sua afirmação mostra que você não sabe como o meio científico funciona. Em termos de conhecimentos técnicos, faz melhor sim... Mas tudo bem, pq o cidadão não escreve as groselhas dele para uma revista de alto impacto na área, que passe por revisão de pares ?
Esse corte ta sem pe nem cabeça, cade a opinião dele? Se n iria abrir a explicação pra que fizeram um corte sobre ele falando de curso... Mais facil ter posto " futuro curso sobre ideias atuais". Desnecessário....
Respeito o Paulo mas sei bem que ele é da ala que inclusive acha que o melhor momento do Brasil foi na monarquia. A linha de pensamento dele anda mais alinhada com grupos conservadores que o realismo concreto do dia a dia do povo. Somente o embate dele em mostrar a sua visão de que não há racismo estrutural a todo o custo, já mostra que sim há ideologia até mesmo nas ideias que defende
Com certeza. Esse negócio de chamar tudo de ideologia é pura balela. No final de contas, ele mesmo tá seguindo uma ideologia extremamente conservadora.
Mas o maior ponto do Brasil é a monarquia de Dom Pedro II. Onde os negros tiveram voz no século 20, com a república vinda de um golpe militar dado pelos grandes barões do café, que eram os antigos donos dos escravos? Os grandes nomes negros vem do século 19. Luis Gama, Machado de Assis, e por aí vai. Diga-me um grande nome negro do início e meio do século 20. Isso não quer dizer que a monarquia tenha que voltar, mas sim admitir que o melhor período do Brasil, ignorando o século 21, foi a monarquia brasileira.
E outra, o Paulo não disse que não há ideologias, ou que ele não defende ideologias, mas sim que a ideia de racismo estrutural vem de uma ideologia que ele não concorda, e ele vai explicar o porquê no aulão. Racismo estrutural vem do marxismo, que aponta a ideia racial dentro de uma estrutura capitalista. Por isso que sempre falam sobre mudar a estrutura, o sistema. E se você for ver o Silvio, que é o grande defensor dessa tese, ele deixa bem claro: não há combate ao racismo numa sociedade capitalista neo liberal. Enfim...
o dia a dia do povo? que comentário mais fora da realidade, o seu sim tá fora da realidade, seu comentário foi baseado na mídia ou em estudos de faculdades aonde a maioria é branca. discutem sobre um racismo que não acontece todos os dias como a midia tenta mostrar. ficam flertando com a loucura de seus pensamentos e não sabem distinguir a realidade pra noticiais ou comentários. sabe qual é a realidade? o maior pais do mundo aonde se tem maior diversidade de pessoas, culturas, RAÇAS, e crenças. aonde você acha do chines, mulçumano, branco, pardo, preto, marrom, e todos são amigos, me diz uma familia que todos são 100% brancos? ou me diz uma realidade aonde você só encontrou brancos a sua vida toda? não tem. crescemos vendo diversidades, crescemos achando aquelas pessoas sejam elas as suas cores NORMAIS no nosso dia a dia. nossos pais nao ensinaram a gente a odiar outra raça ou cor. vivemos num pais onde tem indios e nem eles sofrem nosso preconceito, pq a sua realidade isso existe? me diz. pra mim é logico, você não vive na mesma realidade que eu. voce vive uma realidade paralela de um discurso vitimista. nosso pais e de maioria parda e negra. o seu racismo é uma ilusão. na vida real, na vida do povão, c acha que eles olham p alguém e fica com pensamentos racistas? me poupe.
Esse título aí.... Tá complicado heim.... Pede para ele e uma pessoa branca entrar em um supermercado. Percebam em quem o segurança vai ficar mais ligado. Pense no pq disso.
Faltou o argumento. Dizer que não existe e culpar uma "ideologia" da qual vc discorda é mera distração. Não há problema nenhum usar um método como o marxista ou qualquer outro para construir um pensamento e defender uma idéia. Se discorda apresente seus argumentos e não use da desqualificação do "adversário" pq isso é mera falácia.
@@phillypefreitas4950 ofensas pessoais só demonstra sua falta de educação e incapacidade de diálogo. E eu que sou o "idiota útil". Vc nem mesmo conhece as ideias dele e está defendendo um posicionamento que a única coisa que vc entendeu é que ele vai explicar em aulas futuras que vc mto provavelmente tb não vai assistir. E eu mais uma vez que sou o "idiota útil" apenas porque explanei a falta de argumentos no contraponto dele. Vc com certeza é o inteligente por defender uma pessoa cujas idéias vc nem sabe explicar os fundamentos
@@nathangabrich4550 toda idéia pode ser resumida. No mesmo período de tempo alguém pode resumir o racismo. O que eu acho estranho é pessoas me questionarem por apontar a falta de argumento que é o básico em qualquer debate em que as pessoas esteja dispostas a discutir idéias. As pessoas hj estão mais interessadas em defender lados
Insultos não indiciam a capacidade argumentativa ou cognitiva. Mas ver um vídeo de 4 minutos e não saber interpretar o que foi falado ou é mau-caratismo ou burrice.
Show de bola. E o senhor não concordar por isso é verdade? Cara, que tristeza um "filósofo" defender esse ponto de vista portão concordar é uma loucura.
@@dragaonerd querido (a) pra gente discordar daquilo que está estabelecido cientificamente, não é por achamos ou não. Tem que haver um estudo científico e comprovado. Podemos discordar de tudo e não por opiniões e sim por análises criteriosas. Espero que entenda esse fundamento.
@Joana - negativo... Tem muitas coisas ilegítimas e ilegais, da mesma jeito que existe coisas estabelecidas sem ter lei. O poder paralelo é um exemplo. A lei áurea não acabou com essa estrutura, pois deveria desoonstruir e criar algo novo pra colocar no lugar da escravidão, dando acessos mínimos.
@@thiagom.649 ora meu nobre presta atenção!!!!!! se ele disse que esta estabelecido cientificamente então tá falado!!!!!!! ele não precisa se justificar nem tão pouco apresentar qualquer matéria ou pesquisa que justifique o que ele diz!!!!! ele tá certo pronto e acabou!!!!! porque!?! ora porque... porque sim!!!!!
Que eu saiba é na esquerda que se encontra de absolutamente tudo. Incontáveis gêneros (a pessoa pode se identificar até como zebra, alterar a própria idade e isso tudo é super normal, com certeza), homem querendo ter direito competir contra mulheres no esporte, feminazista declarando ódio aos homens esquecendo que sem um ela sequer teria nascido, teria luz elétrica ou até mesmo teto (já viu mulher mestre de obra ou pedreira por acaso?)... o mundo tá só piorando, mas agora, quem cria a guerra são as pessoas iluminadíssimas da esquerda. Que praticam a porcaria do cancelamento pq não aguenta ouvir o outro lado
@@jeanpacheco860 nem lembro mais, mas afirmar " não existe racismo estrutural" é uma bobagem muito grande. Deixa um preto acreditar nisso para ele ver. Só vai tomar, e vai querer achar "engraçado " pra não ficar muito feio. Como o gordinho que faz piada de si. Qualquer ser humano normal sabe que racismo estrutural no Brasil é que nem mato. Tem em todo lugar.
@@kassiorene12 nas estatísticas do IBGE. Simples. Ou os brancos são mais ricos pq gostam de ser ricos e os negros são pobres pq gostam de ser pobres?????
Paulo Cruz tomou uma invertida do Professor Silvio Almeida quando ele esteve no Roda Viva que foi vexatória. Respeito o Paulo Cruz, mas intelectualmente é muito fraco. Suas discussões não saem do populacho de Internet.
O sofrimento causado pelo racismo ao longo da história, gera tanta revolta que qualquer teoria que parece esclarecer ou aliviar essa dor é tratada como verdadeira!
Pqp. O pessoal gosta de desconsiderar vários historiadores renomados que afirmam o racismo estrutura e pegam alguém que fez licenciatura em História, em uma iniversidade de %$#@#, para dissertar sobre. Fazer o que... quem não sabe ser pesquisador, cria cursinho para ganhar dinheiro. Agora publicar artigo que é bom, nada.
@@filpo8074 Quem acabou com a escravidão foi a monarquia. Vai dar uma estudada. Inclusive, ao fazer isso, o imperador tinha plena consciência que poderia "perder" o império. E foi o que aconteceu. Mesmo assim, ele preferiu fazer. Aliás, acabar com a escravidão era algo que vinha sendo tentado pelo imperador anos antes. Mas sem apoio político (centrão da época).
@@Derychaaves à julgar pelo jeito que você fala então você corrobora com a veracidade disso? já é um bom começo, ninguém é bonzinho hermano, mas negar eventos históricos e colocar a porra da escravidão na conta da monarquia ou é coisa de gente manipulável que não estuda ou de gentalha desonesta e pilantra mesmo
Concordo que termos como 'lugar de fala' - 'racismo estrutural' PODEM POOODEM ser ideias vazias e liberais... mas meu amigo, a estrutura é o CAPITALISMO - O CAPITALISMO É O QUE MOVE O RACISMO, É O QUE MOVE A POBREZA. #VivaArevolução
@Jonathan Pereira Eles não dizem representar todos os negros. Até por que, representar todo mundo literalmere é impossível. Um presidente represeta um país. Mas não significa que todos concordem com ele.
É um absurdo essa conversa de " lugar de fala e racismo estrutural!" Falam mas não conseguem explicar, porque não tem como, e querem levar essa estupidez como matéria para as escolas!
@@Diego2000-h3c não, ele não é gado. Ele é só mais um preto que no intuito de agradar brancos de extrema direita que negam racismo no país. Só isso! Ele não é gado! Kkkk
@@ep6713 A grande verdade é que a etnia da pessoa influência sim no tamanho do público que ela vai ter. O próprio tiktok (rede social do momento) já foi acusado de corta a relevância de criadores de conteúdo considerados feios (negros gordos) e pobres. Kamaitaichi (músico) perdeu muitos seguidores depois que mostrou o rosto e muitos o atacaram nas redes sociais dizendo coisas do tipo "achava que você era branco do cabelo longo e agora estou decepcionado ao saber o seu rosto".
Não duvido que influêncie. Só acho bizarro dizer como se todo caso fosse assim (não sei se você pensa assim), é muito fácil ver um canal grande e falar: " Ó, só porque é branco tem tudo isso,se fosse negro não seria assim" É no mínimo desonesto
@lil sparky se fosse feio, só teria seguidor homem hétero, pois só assim pra seguir o trabalho do cara sem ligar para a aparência dele. Mas a maioria de seus seguidores são ou gays ou mulheres, isso só me dá certeza de que o cara é mais bonito que a maioria.
Percebe-se pelo nível dos comentários o quão estamos no fundo do poço, o nível de interpretação das pessoas tá no Pré-sal.
Quando vejo as explicações do Prof. Paulo, sempre fico na dúvida se ele não concorda ou se ele não entendeu... Lembro de um passagem onde ele refuta a existência de fome no Brasil através do argumento de que onde ele mora estavam sendo abertos vários açougues... mais ou menos como negar a existência da calvície pois existem vários salões de cabeleireiro sendo inaugurados....
Sai da Internet wai..
Paulo Cruz, excelente como sempre.
A tese sobre racismo estrutural e a tese de que mulher ganha menos são equivalentes, ambas tentam arrumar uma "desculpa" pra algo que não passa de malabarismo argumentativo.
Não e tese é fato mesmo
@@CarlosEduardo-kf8kz ñ passa de uma tese
@@CarlosEduardo-kf8kz que fato?!
Mais uma teoria criada pela turminha marxista da USP. Djamila e Silvio só ganhando dinheiro com essa xaropada.
@@iaradaconceicaodesouza7899 fato que existe racismo no Brasil e um bando de racista negando esse fato. Entendeu?
Estrutura= base= alicerce
Racismo estrutural não existe, não se aprende ser racista na escola, nem se ensina em familia
O crime de racismo deixou de ser crime quando transformaram o crime em adjetivo
TODO e QUALQUER argumento que saia fora da bolha da luta pela classe racial ( e ai você vê que outros negros que discordam da prerrogativa são ignorados, e o lugar de fala passa a ser lugar de fala desde que você concorde comigo ).
Momento nenhum ninguem diz que não existe racismo, o problema é que hoje, o que era injuria passou a ser racismo, e discordar passou a ser racismo... E nesse movimento pulverizado, so quem se beneficia é o Racista, porque a discussão saiu la do conceito básico previsto em lei que diz que racismo é quando uma pessoa perde algum direito fundamental constitucional em razão da sua cor: ex: inibição a Liberdade de ir e vir, direito ao trabalho negado somente em função da cor. Apelidos/Piadas não constituem racismo e sim Injuria que é previsto também na constituição... Quando se mistura todos esses conceitos e a discussão vai pro pessoal raso, o verdadeiro racista sai no lucro.
Quando todos esses fatores forem separados para criar uma base concreta sobre o que é de fato ou não, a gente consegue ter uma mudança verdadeira no sentido da educação, porque pra vc mudar o que é chamado de racismo estrutural como eu disse ali no começo, se é estrutural então estamos falando em uma revolução, destruir e reconstruir...
Mas reconstruir com base em que?
Se hoje o racismo é um conceito de opinão sobre quem acha o que, como vamos criar uma nova estrutura se o pressuposto não tem sequer hoje uma definição concreta pq basta uma pessoa achar que sim ou que não que as multidões se digladiam...?
Falou pra caralho e falou bosta
Não se aprende racismo na escola e na família? Pois bem. Você aprende a fugir quando vê um negro na rua pra não ser assaltado. Você aprende que cabelo crespo é feio. Você aprende que penteados afro não são penteados "de trabalhar". São coisas muito sutis, mas que estao lá...
@@FabricioHBC discordo totalmente, quando eu fujo de um peba eu não to vendo a cor da pele dele, to vendo se ele ta vindo numa moto ou numa bike e ou a pé com uma bermudinha tactel e um juliette, o famoso kit peba aqui em Brasilia... Feio não é o cabelo afro, feio é o cabelo cacheado que tentam alisar e não fica nem liso e nem cacheado isso sim é feio, e cabelo dependendo do lugar que vc trabalha, como eu ja trabalhei em cozinha, eu tinha que depilar os braços... tudo depende de onde vc ta e o que vc se propõe a fazer... E eu concordo que tenha gente que pense como vc esta descrevendo, mas isso não é racismo... Essa questão de racismo estrutural que importaram do EUA la realmente existe e ambos são segregados, la o racismo é explicito, tem bairros no brooklin que um branco não pode andar sozinho e tem bairros onde negros não podem andar sozinhos, la existe racismo estrutural, aqui não
Me permita então fazer algumas observações:
Todas as referências de princesas da Disney são loiras e brancas
Nas novelas todas as referências de empregados são negros
Nas revistas as grandes modelos sempre foram brancas.
Nas novelas o bandido normalmente é negro
Sinceramente falar que o racismo estrutural não existe é não olhar para a realidade. Ele existe, não é escancarado mas fixa de forma subjetiva na cabeça das pessoas uma certa diferenciação sim
@@isradanbar mas aí não é racismo, é esteriótipos... Do mesmo jeito que o gay é espalhafatoso, fora q a naomy campebel foi sucesso nas passarelas começando fazer sucesso na década de 80... É pq importaram o termo dos EUA lá existe racismo estrutural... Aqui no Brasil não ( veja bem, não estou dizendo que não exista aqui, eu tô dizendo que não é na proporção que querem fazer parecer ) racismo estrutural é o que existe lá o racismo ao pé da letra tem a ver com segregação aqui tem muito desrespeito, injúria mas ambas juridicamente falando são processos cíveis... O racismo estrutural a segregação tem é lá nos EUA, tem bairro que não entra branco e tem bairro que não entra negro...
Só queria essa plenitude, vou conferir.
FINALMENTE ALGUEM PENSANTE
Queria ver um debate dele e do Silvio de Almeida, sobre racismo estrutural
Não sei se vc assistiu o roda viva da TV Cultura, para o Paulo cruz é melhor não ter.
@@odilonpereir1153 kkkkk verdade ....
Infelizmente a grande maioria não defende o direito do Paulo Cruz discordar.
@@mario6090 eu defendo. Para que ele tenha destroçado cada um dos argumentos pífios que ele utiliza! Sonho por esse dia!
@@fonskn de que você está falando?
Magnífico!
Na televisão as referências de empregados sempre foram negras
Na mesma televisão as modelos mais belas mostradas sempre foram as loiras de olho azul
Nas revistas o cabelo liso sempre foi o mais belo
As referências das princesas são de ser brancas, loiras e de olhos claros
Nas novelas o personagem ruim era sempre negro
Nossa que menina negra bonita, ela tem os traços finos (comentários recorrentes na boca de muitas pessoas)
Até hoje os empregados domésticos são negros
Dizer que o racismo estrutural não existe só pode ser loucura.
Um absurdo não enxergar
Ele não coloca que o racismo não existe! Ele explica de modo mais raso, ele aborda que é uma teoria que deixa sim muitos pontos falhos... (minha opinião).
Você sabe o que é "estrutura"? Para uma tese ser cientificamente comprovada ela passa por uma série de critérios os quais o mesmo "racismo estrutural", ainda não passou, pelo menos não no Brasil.
A interpretação da galera está no pré-sal.
A galera gosta de ser engana. Pqp! Vcs veem racismo em tudo. Essa geração mimizenta vê pelo em ovo. Pqp
@@matheusspedro_98 então vc não estudou sobre a História do Brasil, para se basear nesse seu pensamento.
A maioria dos negros no Brasil é descendente de escravos, por isso tendem a ocupar posições mais baixas na sociedade ainda hoje (coisa que vem mudando depois da abolição da escravidão, como seria de se esperar). Então é uma situação que poderia ser explicada simplesmente pela escravidão e suas consequências, que por contingências históricas, no Brasil, foi de pessoas compradas como escravas na África subsaariana de etnias negras (capturadas e vendidas por outras pessoas negras de lá, diga-se de passagem) e não por um suposto sentimento geral e persistente contra as pessoas negras que aqui vivem.
Vou fazer uma sugestão sem dados, mas fica a nível de sugestão: que tal comparar a realidade econômica de pessoas negras descendentes de escravos na África subsaariana (sim, escravidão também existiu por lá, de negros por negros) e comparar com a realidade dos descendentes dos comerciantes de escravos de lá? Ambos negros: descendentes de escravos e descendentes de ricos africanos captores e vendedores de escravos. Quem deve estar melhor? Concorda comigo que neste caso o efeito seria apenas da origem social, e não da raça ou do racismo? A menos que a gente inclua no "racismo" o ódio de uma etnia pela outra dentro das etnias negras, e aí a coisa fica mais complexa mas eu nem saberia por onde começar neste caso.
Beleza, mas qual qual foi o estudo que este cara fez a respeito do tema? Ele chegou a escrever algum artigo refutando os estudos que leu, ou só diz "eu discordo disso", mas não contra argumenta nada?
Eu discordo de você e ele pode discorda só por ter experiências na vida.
Tem artigos na Gazeta do povo.
Quem tem que provar que o racismo estrutural existe é aquele que propõe a teoria. Os defensores da tese estrutural simplesmente pegam estatísticas, como a menor média salarial dos negros, e concluem que se dá exclusivamente por conta do racismo. Eles propositalmente nem lembram que a educação de base para os pobres é de baixa qualidade, que nas classes mais baixas muitos tem famílias desestruturadas.
@@jo4op4ul0 O problema do Brasil é social, não racial. Tem raiz no período da escravidão?? Sim obvio. Mas não leva em conta a cor da pele ou a etnia, isso se desfez ha muito tempo somos um pais miscigenado, não há separação social por cor da pele ou etnia. Não existe este tipo de cultura Sendo difundida no pais. Essa discussão sobre racismo estrutural só faz as pessoas desviarem a atenção sobre os reais problemas, enquanto brigamos nas redes sociais por problemas inexistentes.
Sim, Existe preconceito social velado vindo de uma elite que se sustenta das classes mais baixas e lutam para que essas se mantenham baixas. Enquanto manipulam a população baseada em sua falta de estudo e conhecimento transformando pautas raciais em politica.
Temos que lutar por igualdade, educação, melhores condições de vida, sistema de saúde etc. independente da cor pele.
Ele acha que escrever artigos na gazeta do povo é o mesmo que escrever artigos cientificos e submeter a revistas cientifícas
Hoje em dia no Brasil toda discussão sobre racismo gira em torno de uma militância bem organizada que não reflete a realidade do povo. Racismo é muito mais profundo, e não é apenas sobre brancos x negros, é algo mais abrangente. Mas é perfeitamente justificável que em um país onde reinou a escravidão sobre os negros durante séculos de história , apareca movimentos bem articulados ( não que eu concorde com suas pautas, acho que poderiam ter outro posicionamento) cobrando "justiça social".
Curso pra expôr ponto de vista, é a primeira vez que vejo.
Eu até queria comentar sobre, mas ainda não fiz o curso, então não estou apto a realizar a árdua tarefa de expor minha opinião 😔
😂😂😂😂
RACISMO ESTRUTURAL TAMBÉM, QUE ALIÁS É FUNDADO EM DADOS QUE USAM OS PARDOS, QUE TAMBÉM SÃO FILHOS DE BRANCOS, COMO PARTE DA NARRATIVA, QUEM DIRIA QUE ATÉ PRA ISSO OS PRETOS PRECISAM DA AJUDA DE SEUS FILHOS COM OS DEMONIOS DE OLHO CLARO.
Ele expõe o que é "racismo estrutural" que é de fato uma teoria, baseado em manipulação de dados, os pardos e mesticos em geral, como um exemplo, pra esses dados até minha mãe poderia ser incluída, já que ela é parda, eles contam os pardos como negros, entretanto a ascendência da minha mãe é principalmente branca/indígena e depois ele dá o ponto de vista dele, que é o que faz a Dijamila Ribeiro, o próprio Sílvio Almeida por exemplo fala que branco pobre só tem em relação ao negro um "salário piscológico", óbvio que isso pode se tornar contrário a narrativa que branco não é parado pela polícia.
O mais interessante é que tem clientela. Parabéns para o prof
Que programa excelente!
Vou procurar saber sobre o racismo estrutural vou estudar, pra ter mais conhecimento.
O que o paulo te cobra no curso dele pra ensinar aqui nesse video o silvio te explica de graça, bom estudo: th-cam.com/video/gwMRRVPl_Yw/w-d-xo.html
Procure fontes fora da militância, q é mais consistente.
Esse cara sabe oque fala
Esse cara é foda, muita inspiração nele
Silvio Almeida está há anos luz desse cara. Só pegar a titulação, a
produção acadêmica deles, as instituições no qual eles lecionam...
@@heitoroz7272 cada um tem seu juízo de valor e opiniões diferentes. O problema é que não aceitam o Paulo Cruz discordar.
@@mario6090 sim, mas considerando que ambos são professores, que façam no ambiente acadêmico e sujeito as validações científicas de praxe. Opinião por opinião podemos falar até sobre a a Terra ser plana.
@@heitoroz7272O Silva Almeida é Identitário e um fantoche do Imperialismo que não sabe nada sobre a história do Brasil e trouxe essa pauta AMERICANISTA para cá.
@@heitoroz7272 A questão é ter conhecimento se os dois são acadêmicos logo podem debater de igual nível achei engraçado você fazendo a comparação de ambos, só porque o cara discorda da sua opinião.
O Silvio Almeida trouxe uma teoria que nasceu no meio acadêmico e importou essa teoria lá dos EUA agora tem pessoas tratando essa teoria como realidade, recomendo você assistir o vídeo da Patthy Silva refutando o principal livro dele sobre o assunto no Podcast da Brasil paralelo só vi pessoas criticando, falando coisas parecidas com seu comentário nenhum foi capaz de refuta-la.
Caras como esse cara falando que o racismo estrutural não existe é o cara que acabaria com o racismo estrutural se ele existisse, porque ele prefere não se sentir o coitado da situação criada na cabeça das pessoas, ele prefere ser digno de conquistar qualquer coisa que ele queira como qualquer outra pessoa. Essa é a pessoa útil para a sociedade.
Sim e mt importante sermos autossuficientes. Mas história está ai para ser contada. Quando algo é esquecido, a sociedade tende a fazer novamente... Levo em consideração os dois pontos de vista sobre racismo. Até porq eu vi com meus olhos acontecendo.
Estrutura na minha concepção é algo que limita ao tentar conter as pessoas dentro de um formato que, obviamente, atende a interesses hegemônicos. Um dos grandes exemplos é a estrutura familiar que, via de regra, conta com uma hierarquia pré-estabelecida, mesmo que mude quais pessoas deterão o poder. O racismo estrutural é tecido nas relações como ferramenta de exclusão e poder e é limitante, por exemplo quando alguém é julgado pela sua etnia a priori. O racismo está tão arraigado como estrutura que, muitas vezes nem o enxergamos como tal, um exemplo disso consta nos dados de pesquisas que dão conta de porcentagens altíssimas de negros em presídios versus a minoria de brancos que, mesmo que criminosos, muitas vezes ficam impunes. Ao analisarmos esses dados podemos cair na falácia tão somente da situação econômica. Mas se atentarmos para o fato de que negros são tidos como criminosos antes mesmo de serem julgados, perceberemos que há toda uma realidade limitante que leva a isso e a ela chamamos de estrutura. Lugar de fala é algo a ser discutido , ele existe, porém, outros fatores irão incidir sobre o que é falado e não somente isso, mesmo alguém de fora desse lugar pode sim, falar do seu lugar, ou seja, não pode roubar o protagonismo de quem vive, mas com certeza pode até refutar, desde que mantenha o bom senso. Tudo pode ser discutido desde que se tenha respeito ao que é falado na medida da sua veracidade e não somente por achismos superficiais.
Dizer que negros são considerados criminosos antes mesmo de serem julgados também é uma falácia, não tente críticar o outro se em seguida você cometerá o mesmo erro.
@@branco5455não é uma falácia, é apenas uma constatação da realidade. Negros, principalmente favelados, têm que provar sua inocência. O que mais acontece é gente dizendo "ctz que era vagabundo", ou que "bandido tem que morrer" em operações (chacinas) policiais.
Racismo estrutural só existe pra quem é fraco
Assim... Ver minha família (os mais velhos) ofendendo namorados de primas de macacos, tiriço, "tinha q ser preto" essas coisas nas costas deles não diz nada sobre qm foi ofendido e sim sobre qm ofendeu
@@danyaquino7236 Na minha opinião n existe racismo estrutural,mas sim é uma coisa objetiva e depende mt do contexto e da intenção da pessoa,na escola eu tinha amigos negros q se zoavam um chamava o outro de tizil e picolé d asfalto,nenhum deles se ofendia pq eles sabiam q era uma zoeira,eles eram negros e faziam piada com a própria cor,como faziam piadas com brancos ou chineses,mulçumanos e etc,pra mim o racismo depende mt da sua intenção e do contexto em q se fala,essa ideia d racismo estrutural é uma ideia q perperpetua o racismo pq é uma coisa subjetiva e banaliza oq é racismo d vdd,aí caímos na clássica frase se tudo é racismo nd é racismo.
@@Hazael1101 vai ler um livro sobre filosofia nmrl tu eh MT burro
@@michelgoncalves310 só pq eu n concordo com a tua fraqueza eu n sou burro,vc q deveria ler e parar d repetir discursos fantasiosos.
@@michelgoncalves310 "nmrl" "MT" kkkkkkkkkk saei daí preguiçoso volta pro jardim pra aprender a escrever direito
Avá, o cara só quer aproveitar o nicho do conservadorismo pra vender curso, que nem coach, aquele pessoal do investimento kkkkkk Pode ter certeza que o período que estamos passando vai ser lembrado com muita vergonha no futuro 😅
Oi?!
Se até o doido da fundação palmares jantou ele, percebe q esse professor que é da turma só mbl só quer lacrar na onda mesmo
Grande parte dos estudiosos do assunto tão tratando sobre Racismo Estrutural, e a ligação que isso tem com a escravidão, e esse cara simplesmente diz que não existe e fica por isso mesmo. Mais fácil tratar tudo como mera ideologia, do que explicar o porquê de grande parte da faixa mais pobre do país é negra.
grande parte da faixa mais pobre do país é negra aonde?
@@myrzinhosilva Segunda o IBGE só em 2019 era 13, 5 milhões vivendo na extrema pobreza, 75% eram pretos e pardos imagina agora. Quer mais dados, ignorância? É nem precisa do IBGE para chegar nessa conclusão. A diferença de cor de pele entre ricos e pobre é algo evidente. Aqui no Rio de Janeiro chega ser “pornografico” de tão imoral.
@@jv.xavier7434 Veja , escrever texto em Gazeta é o mesmo que escrever em um papel higiênico, não possui credibilidade acadêmica alguma. O ponto é, o sujeito é leigo no assunto, por mais que ele tenha licenciatura em hist ou filosofia, ele não tem capacidade para fazer um estudo profundo sobre determinado assunto, visto que nem mesmo mestrado ele possui. Então qualquer ponto de vista dele está inviesado pela visão do autor com o qual ele mais se identifica.
@@henryfrank1191 Como se mestrado fosse fazer alguém melhor.
@@diogoichihara6836 Sua afirmação mostra que você não sabe como o meio científico funciona. Em termos de conhecimentos técnicos, faz melhor sim...
Mas tudo bem, pq o cidadão não escreve as groselhas dele para uma revista de alto impacto na área, que passe por revisão de pares ?
Esse corte ta sem pe nem cabeça, cade a opinião dele? Se n iria abrir a explicação pra que fizeram um corte sobre ele falando de curso... Mais facil ter posto " futuro curso sobre ideias atuais". Desnecessário....
Respeito o Paulo mas sei bem que ele é da ala que inclusive acha que o melhor momento do Brasil foi na monarquia. A linha de pensamento dele anda mais alinhada com grupos conservadores que o realismo concreto do dia a dia do povo. Somente o embate dele em mostrar a sua visão de que não há racismo estrutural a todo o custo, já mostra que sim há ideologia até mesmo nas ideias que defende
Com certeza. Esse negócio de chamar tudo de ideologia é pura balela. No final de contas, ele mesmo tá seguindo uma ideologia extremamente conservadora.
Mas o maior ponto do Brasil é a monarquia de Dom Pedro II.
Onde os negros tiveram voz no século 20, com a república vinda de um golpe militar dado pelos grandes barões do café, que eram os antigos donos dos escravos? Os grandes nomes negros vem do século 19. Luis Gama, Machado de Assis, e por aí vai. Diga-me um grande nome negro do início e meio do século 20.
Isso não quer dizer que a monarquia tenha que voltar, mas sim admitir que o melhor período do Brasil, ignorando o século 21, foi a monarquia brasileira.
E outra, o Paulo não disse que não há ideologias, ou que ele não defende ideologias, mas sim que a ideia de racismo estrutural vem de uma ideologia que ele não concorda, e ele vai explicar o porquê no aulão. Racismo estrutural vem do marxismo, que aponta a ideia racial dentro de uma estrutura capitalista. Por isso que sempre falam sobre mudar a estrutura, o sistema. E se você for ver o Silvio, que é o grande defensor dessa tese, ele deixa bem claro: não há combate ao racismo numa sociedade capitalista neo liberal.
Enfim...
@@MrMorgothBauglir E que ideologia seria essa?
o dia a dia do povo? que comentário mais fora da realidade, o seu sim tá fora da realidade, seu comentário foi baseado na mídia ou em estudos de faculdades aonde a maioria é branca. discutem sobre um racismo que não acontece todos os dias como a midia tenta mostrar. ficam flertando com a loucura de seus pensamentos e não sabem distinguir a realidade pra noticiais ou comentários. sabe qual é a realidade? o maior pais do mundo aonde se tem maior diversidade de pessoas, culturas, RAÇAS, e crenças. aonde você acha do chines, mulçumano, branco, pardo, preto, marrom, e todos são amigos, me diz uma familia que todos são 100% brancos? ou me diz uma realidade aonde você só encontrou brancos a sua vida toda? não tem. crescemos vendo diversidades, crescemos achando aquelas pessoas sejam elas as suas cores NORMAIS no nosso dia a dia. nossos pais nao ensinaram a gente a odiar outra raça ou cor. vivemos num pais onde tem indios e nem eles sofrem nosso preconceito, pq a sua realidade isso existe? me diz. pra mim é logico, você não vive na mesma realidade que eu. voce vive uma realidade paralela de um discurso vitimista. nosso pais e de maioria parda e negra. o seu racismo é uma ilusão. na vida real, na vida do povão, c acha que eles olham p alguém e fica com pensamentos racistas? me poupe.
Concordo com ele
Esse título aí.... Tá complicado heim.... Pede para ele e uma pessoa branca entrar em um supermercado. Percebam em quem o segurança vai ficar mais ligado. Pense no pq disso.
Em quem agir de forma suspeita.
@@ebisu_kctao não.
@@samuelsotero9024 KKKKK se tu acha.
Viajou mlk
Faltou o argumento. Dizer que não existe e culpar uma "ideologia" da qual vc discorda é mera distração. Não há problema nenhum usar um método como o marxista ou qualquer outro para construir um pensamento e defender uma idéia. Se discorda apresente seus argumentos e não use da desqualificação do "adversário" pq isso é mera falácia.
Mais um idiota útil, são temas complexos que ele incisivamente disseque vai liberar 3 AULAS explicando o ponto dele.
Mas você querer uma refutação de uma ideia em quatro minutos é dms
@@phillypefreitas4950 ofensas pessoais só demonstra sua falta de educação e incapacidade de diálogo. E eu que sou o "idiota útil". Vc nem mesmo conhece as ideias dele e está defendendo um posicionamento que a única coisa que vc entendeu é que ele vai explicar em aulas futuras que vc mto provavelmente tb não vai assistir. E eu mais uma vez que sou o "idiota útil" apenas porque explanei a falta de argumentos no contraponto dele. Vc com certeza é o inteligente por defender uma pessoa cujas idéias vc nem sabe explicar os fundamentos
@@nathangabrich4550 toda idéia pode ser resumida. No mesmo período de tempo alguém pode resumir o racismo. O que eu acho estranho é pessoas me questionarem por apontar a falta de argumento que é o básico em qualquer debate em que as pessoas esteja dispostas a discutir idéias. As pessoas hj estão mais interessadas em defender lados
Insultos não indiciam a capacidade argumentativa ou cognitiva. Mas ver um vídeo de 4 minutos e não saber interpretar o que foi falado ou é mau-caratismo ou burrice.
Meu deus!!!
Porque as vcs num chamam o Eduardo marinho, seria interessante
Show de bola. E o senhor não concordar por isso é verdade? Cara, que tristeza um "filósofo" defender esse ponto de vista portão concordar é uma loucura.
E por você concordar existe? Isso é só arrogância e egocentrismo
@@dragaonerd querido (a) pra gente discordar daquilo que está estabelecido cientificamente, não é por achamos ou não. Tem que haver um estudo científico e comprovado. Podemos discordar de tudo e não por opiniões e sim por análises criteriosas. Espero que entenda esse fundamento.
@Joana - negativo... Tem muitas coisas ilegítimas e ilegais, da mesma jeito que existe coisas estabelecidas sem ter lei. O poder paralelo é um exemplo.
A lei áurea não acabou com essa estrutura, pois deveria desoonstruir e criar algo novo pra colocar no lugar da escravidão, dando acessos mínimos.
@@nilsonxavier9519
E racismo estrutural está "estabelecido cientificamente" desde quando? Tem a fonte dessa informação?
@@thiagom.649 ora meu nobre presta atenção!!!!!! se ele disse que esta estabelecido cientificamente então tá falado!!!!!!! ele não precisa se justificar nem tão pouco apresentar qualquer matéria ou pesquisa que justifique o que ele diz!!!!! ele tá certo pronto e acabou!!!!! porque!?! ora porque... porque sim!!!!!
Tinha que chamar ele junto com Yuri Marçal kkkkk
Yuri no Venus? Isso ia ser bizarro hahahaha
se tem alguem sem graça é esse Yuri
Nos caras de direita, encontra-se de tudo né kkkkkkkkkk, pqp.
Que eu saiba é na esquerda que se encontra de absolutamente tudo. Incontáveis gêneros (a pessoa pode se identificar até como zebra, alterar a própria idade e isso tudo é super normal, com certeza), homem querendo ter direito competir contra mulheres no esporte, feminazista declarando ódio aos homens esquecendo que sem um ela sequer teria nascido, teria luz elétrica ou até mesmo teto (já viu mulher mestre de obra ou pedreira por acaso?)... o mundo tá só piorando, mas agora, quem cria a guerra são as pessoas iluminadíssimas da esquerda. Que praticam a porcaria do cancelamento pq não aguenta ouvir o outro lado
@@jeanpacheco860 Veja vc aí kkkk, só pra encher o saco mesmo. Encontra-se de tudo.
@@Tiagopirata e argumento Tiago? Não tem? Nada de novo, vindo de um esquerdista. Passar bem
@@jeanpacheco860 nem lembro mais, mas afirmar " não existe racismo estrutural" é uma bobagem muito grande. Deixa um preto acreditar nisso para ele ver. Só vai tomar, e vai querer achar "engraçado " pra não ficar muito feio. Como o gordinho que faz piada de si. Qualquer ser humano normal sabe que racismo estrutural no Brasil é que nem mato. Tem em todo lugar.
Estrutural e ainda mais social, vc não tem noção da quantidade de rascistas escondidos nesse país
Não vá na dele
Existe sim.
Gostei do seu argumento
@@mateussantos8421
Não foi um argumento.
Foi uma afirmação.
@@gustavovitorino2481 baseado em que?
@@kassiorene12 nas estatísticas do IBGE. Simples. Ou os brancos são mais ricos pq gostam de ser ricos e os negros são pobres pq gostam de ser pobres?????
@@bispo5671 isso não é estrutural e sim social
No curso eu explico...
Não é que não seja ele disse que não acredita, e questiona e quer vender uns cursos.
Paulo Cruz tomou uma invertida do Professor Silvio Almeida quando ele esteve no Roda Viva que foi vexatória.
Respeito o Paulo Cruz, mas intelectualmente é muito fraco. Suas discussões não saem do populacho de Internet.
O Antonio Riserio também critica racismo estrutural, vê lá.
Tomou nada.. o Silvio almeida só escapuliu
O sofrimento causado pelo racismo ao longo da história, gera tanta revolta que qualquer teoria que parece esclarecer ou aliviar essa dor é tratada como verdadeira!
gostei desse maluco hein
É tão estrutural que faz com que um negro o questione..
Sim,não se pode questionar um teoria kkkkkk vc é analfabeto estrutural
Pqp. O pessoal gosta de desconsiderar vários historiadores renomados que afirmam o racismo estrutura e pegam alguém que fez licenciatura em História, em uma iniversidade de %$#@#, para dissertar sobre.
Fazer o que... quem não sabe ser pesquisador, cria cursinho para ganhar dinheiro. Agora publicar artigo que é bom, nada.
Cadê os branquelos que são a favor de lugar de fala criticando um negro falando sobre racismo? Dá um hate no meu comentário.
Um negro defendendo a monarquia,putz!!!
Um conservador de que????
kkkkkk ai é foda, alguem precisa falar pra ele que a monarquia era sustentada pela escravidão
@@filpo8074 literalmente foi por causa da monarquia q a escravidão acabou e a república surgiu por revolta dos escravocratas 😐😐
@@filpo8074 Quem acabou com a escravidão foi a monarquia. Vai dar uma estudada. Inclusive, ao fazer isso, o imperador tinha plena consciência que poderia "perder" o império. E foi o que aconteceu. Mesmo assim, ele preferiu fazer.
Aliás, acabar com a escravidão era algo que vinha sendo tentado pelo imperador anos antes. Mas sem apoio político (centrão da época).
@@leogmaia Falando assim até parece que a monarquia aboliu a escravidão pq era boazinha e queriam o bem dos escravizados. Confia
@@Derychaaves à julgar pelo jeito que você fala então você corrobora com a veracidade disso? já é um bom começo, ninguém é bonzinho hermano, mas negar eventos históricos e colocar a porra da escravidão na conta da monarquia ou é coisa de gente manipulável que não estuda ou de gentalha desonesta e pilantra mesmo
Concordo que termos como 'lugar de fala' - 'racismo estrutural' PODEM POOODEM ser ideias vazias e liberais... mas meu amigo, a estrutura é o CAPITALISMO - O CAPITALISMO É O QUE MOVE O RACISMO, É O QUE MOVE A POBREZA. #VivaArevolução
Paulo Cruz o cara que é a favor da censura kkkk
Esse cara nunca trouxe um argumento bom pra dizer que "Não existe racismo estrutural" é só negação por negação kkkk
Esse cara é o terror na militância cirandeira do Twitter...ela é ótimo
Kkkk "não concordo" Esse cara nai netwde is holofotes que tem sobre si. Tchau pra vozes
Lembrando que a opiniao dessa pessoa vale por todos os negros. Se ele falou que nao existe é pq nao deve existir mesmo.
Não entendi, então uma pessoa negra que fala que racismo estrutural existe fala por todos os negros? kapakapakapa Só vale aquilo que tu acredita?
@@renanutd acho que foi ironia.
Mds
@Jonathan Pereira
Cada pessoa fala por si, então.
@Jonathan Pereira
Eles não dizem representar todos os negros.
Até por que, representar todo mundo literalmere é impossível.
Um presidente represeta um país.
Mas não significa que todos concordem com ele.
Paulo Cruz "Ninguém explica o que é racismo estrutural."
Sílvio Almeida publica livro "Racismo Estrutural".
Algo mais professor Paulo?
E ele discorda do livro
E o Silvio Almeida provou o que ele disse no seu próprio livro,na realidade? Tenho certeza que não kkkkkkkkkk
Ele precisa perguntar ao Silvio de Almeida, para aprender.
Ele perguntou e o Silvio não respondeu
Já começou errado: o cara parece que não sabe o que é 'teoria' para a ciência. Amigão...
Kkkkkkkkkkkk pqp
É um absurdo essa conversa de " lugar de fala e racismo estrutural!" Falam mas não conseguem explicar, porque não tem como, e querem levar essa estupidez como matéria para as escolas!
Gente, por que o Paulo Cruz não ganhou uma mamatinha, igual ao Sérgio Camargo, no governo Bolsonaro?
Porque ele não é gado de político, simples assim kkkk
@@Diego2000-h3c não, ele não é gado. Ele é só mais um preto que no intuito de agradar brancos de extrema direita que negam racismo no país. Só isso! Ele não é gado! Kkkk
Corte muito ruim
N da ne, n da.
Claro que não existe racismo estrutural, o fato do celbit ser famoso no yuotube e ser branco, do cabelo liso e olhos azuis é uma mera coincidência.
Oxi mas então nenhum branco pode ter vários inscritos por ter um conteúdo bom? Sempre vai ser só pq ele é branco?
@@ep6713 no caso do celbit, ele só tem muito inscrito por ter nascido bonito. Todo mundo sabe disso e ele mesmo já admitiu.
@@ep6713 A grande verdade é que a etnia da pessoa influência sim no tamanho do público que ela vai ter. O próprio tiktok (rede social do momento) já foi acusado de corta a relevância de criadores de conteúdo considerados feios (negros gordos) e pobres.
Kamaitaichi (músico) perdeu muitos seguidores depois que mostrou o rosto e muitos o atacaram nas redes sociais dizendo coisas do tipo "achava que você era branco do cabelo longo e agora estou decepcionado ao saber o seu rosto".
Não duvido que influêncie.
Só acho bizarro dizer como se todo caso fosse assim (não sei se você pensa assim), é muito fácil ver um canal grande e falar: " Ó, só porque é branco tem tudo isso,se fosse negro não seria assim"
É no mínimo desonesto
@lil sparky se fosse feio, só teria seguidor homem hétero, pois só assim pra seguir o trabalho do cara sem ligar para a aparência dele. Mas a maioria de seus seguidores são ou gays ou mulheres, isso só me dá certeza de que o cara é mais bonito que a maioria.
😳
O que esse Paulo Cruz é raso nos argumentos é sacanagem
Ok, então vc monta uma tese,e refuta ele com a realidade, não com uma tese idiota que não se baseia na realidade