Eu moro em Londres desde 96 e os exemplos do livro que vc comenta é Londres mesmo. Problema social aqui não é pouco e é muito sério e desigualdade social é enorme aqui. Tem uma população britânica, branca, muito ‘disenfranchised’. Spot on, bocó.
Exato... morei em Reading (cidade mais universitária) e vi isso acontecendo por lá tbm. Eu lembro que não foi muito fácil encontrar os livros dele para comprar, até mesmo na biblioteca da cidade era difícil encontrar. Parece que os ingleses não gostavam muito de mostrar a casa suja.
Estou vendo esse vídeo novamente as 4 da manhã e acho que essa teoria pode se aplicar um pouco sim a realidade brasileira, basta observar a imoralidade absurda dos adolescentes nas escolas de cidades pequenas ou bairros "melhores" de cidades grandes onde geralmente o nível da pobreza material não é tão absurdo. Tenho só 21 anos então ainda me lembro bem dos meus anos na escola, sempre estudei em escolas públicas razoáveis e tive muito problema com esse tipo de incentivo ao mal comportamento dentro da cultura escolar pq simplesmente sou muito careta e medrosa. Tinha vergonha de ter um bom comportamento, de não fazer coisas incompatível com a minha idade na época, como sexo e consumo de bebidas alcoólicas. Só depois de um tempo razoável, no ensino médio, que percebi que o problema não era eu kkkkk passei por um total de 6 ou 7 escolas de três cidades diferentes e é um padrão bem observável dentro dessa classe que não vive em pobreza material extrema. Me lembro de meninas com condições materiais melhores que as minhas em situações bem precárias, envolvidas com caras violentos, geralmente mais velhos, e fazendo uso de drogas ou bebidas alcoólicas, isso aos 13 14 anos. Enfim, espero que minha percepção da resenha tenha sido coerente com o assunto do livro, planejo lê-lo quando não estiver o zóio de minha face. Mas e você Debs, mudou a percepção do livro depois de dois anos? Acha que se enquadra no contexto que exemplifiquei? Um abraço 🤗
Pura verdade. Dependendo do Estado é ainda pior, no meu caso sou do RJ, agora moro no Paraná, é gritante como RJ está afundado na mediocridade e relativismo moral. Triste
Adoro suas resenhas bocós. Uma das grandes tristezas da minha vida foi ter largado a leitura que eu tanto amava nos últimos dois anos. Acompanhar seus vídeos reacendeu em mim a vontade de ler, ler e ler mais un pouco. Foram dois anos complicados em questões pessoais e te agradeço por esse ajuda, mesmo sem vc saber que ajudou. Continue com o grande trabalho e que Deus abençoe vc e sua família. Extra: rio bastante com seus tweets.
Li e leio Dalrymple, e é fascinante como ele joga a realidade na nossa cara! É frio e ao mesmo tempo ácido. Tem horas que até da vontade de rir com o sarcasmo que ele lida, mas é um drama tremendo com olhar de um psicólogo que vive a vida real, sem ideologias!
Caramba! Eu vibrei quando vi a análise desse livro, eu achei brilhante a análise que você fez a respeito desse grande ensaísta britânico. Este livro simplesmente mudou o modo como enxergo a vida hoje, fiquei impressionado com a fluidez com que Dalrymple argumenta sobre temas complexos como a desigualdade social e as ações com desculpas esfarrapadas pela pessoa ser "pobre", mas ele mostra que dignidade é igual ao sol, existe para todos, independente se você mora num subúrbio londrino ou numa favela brasileira.
Ótimo vídeo, ótimo conteúdo. Você se expressa muito bem e nos encoraja a ler cada vez mais. Li "Em Defesa do Preconceito" e agora vou ler esse "A Vida na Sarjeta". Como sugestão, diria para você abandonar essa iluminação circular, pois provoca um reflexo estranho nos óculos.
O que a maioria das pessoas não percebe sobre o assistencialismo são os incentivos escondidos nele, em sua maioria negativos, ou seja, o sistema premia aquele cujas ações são negativas, incentivando, portanto, comportamentos negativos.
Que coincidência, estou neste momento justamente lendo esse livro, se você quiser ler outro com a pegada de cultura criminosa e psicologia recomendo o livro A Mente Criminosa do autor Stanton Somehow. Mas enfim, voltando ao Dalrymple eu comprei todos os livros dele e já comecei a ler alguns, realmente o velhinho é fantástico, choro de rir de desespero ao ler os livros dele rsrsrsrsrs. Livros escritos por Psiquiatras são fantásticos.
Claro que temos que levar em conta a limitação da pesquisa, porém, basta ler as histórias aí contidas e ver a universalidade dos temas. Sendo assim, basta fazer as adequações necessárias pq basta ir a rua, conversar com as pessoas e constatar que tudo isso acontece aqui NO Brasil a todo momento(principalmente onde há pobreza extrema)e em classes sociais distintas financeiramente mas destituída de valores, numa desestruturação do núcleo familiar de dar dó.
Dr. Daniels (Theodore Dalrymple) trabalhava como psiquiatra em minha cidade natal aqui na Inglaterra. Eu morava perto dele e reconheço bem todos os comportamentos e patologias que ele descreve. Ele apenas escreveu a verdade - sem exagero ou sentimento. Infelizmente, as autoridades nunca escutem vozes tal como dele. É animador ver essas ideias discutidas e apreciadas no Brasil - na verdade, em qualquer país!
Lembrei de uma vez que tentei mostrar pra uma colega, na época de escola, que a anti-filosofia tem muito mais relação com a criminalidade do que a pobreza e ela ficou bocó kkkkk se tivesse o contato dela, mandaria esse vídeo pra ele, quem sabe ela ainda pode deixar de ser bocó ¯\_(ツ)_/¯
Jovem, sabe que me ocorreu agora que um cara como o Dráuzio Varella poderia ter vindo a se tornar um Darymple brazuca, com a experiência do Carandiru, mas veio a se tornar a p*tinha do plim plim vendendo sua cara reputação para passar agendinha mequetrefe.
Debs, como sempre, nos trazendo conteúdo excelente. Acho que vc poderia bloquear algumas pessoas, comentários grosseiros, sem argumentação, e outros de pura inveja. Tem gente que não merece te acompanhar.
Excelente vídeo como sempre. Parabéns pelo conteúdo e fico feliz que se recuperou com saúde. Tenho pensado muito sobre o que faz as classes mais baixas absorverem a moral criada pela elites intelectuais. Dá para ver que Anitta não é intelectual, mas é um excelente veículo para transportar essas ideias para meninas pobres, por exemplo. Da mesma forma que o menino pobre quer ter a mesma chuteira de jogadores de futebol, a menina pobre quer ter o comportamento das cantoras pop. Será que existe alguma literatura que explica essa tendência das camadas mais baixas absorverem as ideias e comportamentos das mais altas?
Achei muito boa a sua análise, porque geralmente me vejo refletindo sobre o tema e percebo como as explicações comuns sobre a criminalidade são um tanto rasas. Porém, você não se perguntou se a amostragem dele foi limitada? Porque é inegável que o aumento da pobreza contribui com um aumento da violência, mas em uma situação confortável como a da Inglaterra, faz sentido a culpa recair quase inteiramente sobre o indivíduo. Gostaria de outras análises sobre o tema, até para constatar os padrões reais.
Oi Carmelita. Em 23:00, ela diz como o Dalrymple não desconsidera a pobreza que aquela sociedade se encontra (mesmo que a gente possa considerar, a lama da pobreza brasileira muito mais complicada). Acho que não é sobre a culpa cair inteiramente sobre o indivíduo, mas sobre essa "anti-filosofia" fazer o indivíduo nunca se responsabilizar pelas suas próprias ações. Uma crise de responsabilidade em meio a "lama", é ainda pior, pela própria "lama". Mas quando você culpa apenas a "lama" pela sua condição, a responsabilidade individual desaparece. E além de tudo ser permitido, essa cultura é altamente autodestrutiva pelo corrompimento das instituições tradicionais (além das estatais). Nesse ponto a Debs dá o exemplo do autor em 14:10. Então pelo que entendi, esse tipo de filosofia que tira a responsabilidade do indivíduo e a coloca na pobreza, além de não permitir que as pessoas possam sair das suas situações mais precárias, às afunda ainda mais, estando diretamente ligada ao aumento da própria criminalidade. Uma opinião pouco vista por aí.
Essa ideia de que “não tem linguagem errada” e que os pobres com isso não se adequam a ela é muito parecida com a situação atual da comunidade trans em relação a pronomes neutros, embora essa segunda ainda tenha um agravante a mais, porquebessas pessoas agora acham que a “adequação” da linguagem é um mecanismo para resolver os problemas do mundo, complicado…
Esse livro do Dalrymple foi o 1o que conheci e me apaixonei pelas verdades que ele expõe. Principalmente lá na Inglaterra onde os ingleses costumam jogar a podridão do sistema para debaixo do pires de chá.
Vídeo muito bom. Adoro sua voz. Só li Podres de Mimados e Em defesa do Preconceito. Eu uso esses livros como autoajuda e para aplicar certas ideias do autor em certas situações específicas. Livros polêmicos assim, quase sempre, causam controvérsias óbvias, já que há muito relativismo em quase tudo que é dito. São impressões bastante subjetivas feitas pelo autor, embora aqui e ali recheadas de argumentação. Eu sou meio conservador, porém, não acho que o Estado de Bem-Estar Social contribui para a desordem cultural etc., como pensam Thomas Sowell e Dalrymple. Estes problemas são causados pelo próprio capitalismo, pelas crises econômicas constantes, seus modismos passageiros e pela própria existência da liberdade (sexual e individual etc.). Lembrando que boa parte dos jovens viciados em marca, futebol, dinheiro etc. são influenciados pela propaganda e pela cultura consumista. Pensar que uma cultura burguesa, refinada e religiosa melhoraria a vida em sociedade é errado, pois há inúmeras experiências que demonstram atos violentos perpetuados por religiosos. Devemos achar um meio termo ou pelo menos adquirir uma forma mais ética/racional de agir. Muitos artigos deste livro foram escritos nos anos 90. Em relação a cultura da violência no futebol, isto foi reduzido. Em relação à música, acho que é impossível retornarmos a escutar sinfonias, pois jovens são elétricos e querem transar/beijar haha. Não vejo como natural tentar depositar uma certa cultura refinada na juventude a este grau. Mas, uma coisa é certa, muitos intelectuais/colunistas/pensadores/artistas NÃO AJUDAM em nada. E fico feliz que você esteja por aqui contribuindo para a melhoria da educação e de certo comportamento mais refinado/educado.
Essa menininha além de parecer acima da média é muito bonitinha, ela tenta se vestir como mulher, olha o brinco dela. Uma gracinha, quando tiver mais de 20 anos será um mulherão.
Eu moro em Londres desde 96 e os exemplos do livro que vc comenta é Londres mesmo. Problema social aqui não é pouco e é muito sério e desigualdade social é enorme aqui. Tem uma população britânica, branca, muito ‘disenfranchised’. Spot on, bocó.
Sério?! Fiquei curioso. Me explica melhor sobre...
ACHO QUE MORAMOS EM LONDRES DIFERENTES OU TEMOS UMA VISÃO DE DESIGUALDADE SOCIAL TOTALMENTE DIFERENTES.
Exato... morei em Reading (cidade mais universitária) e vi isso acontecendo por lá tbm. Eu lembro que não foi muito fácil encontrar os livros dele para comprar, até mesmo na biblioteca da cidade era difícil encontrar. Parece que os ingleses não gostavam muito de mostrar a casa suja.
🎯
Isso sempre vai existir! Já estou acostumada!
Dalrymple , muito relevante!
Estou vendo esse vídeo novamente as 4 da manhã e acho que essa teoria pode se aplicar um pouco sim a realidade brasileira, basta observar a imoralidade absurda dos adolescentes nas escolas de cidades pequenas ou bairros "melhores" de cidades grandes onde geralmente o nível da pobreza material não é tão absurdo. Tenho só 21 anos então ainda me lembro bem dos meus anos na escola, sempre estudei em escolas públicas razoáveis e tive muito problema com esse tipo de incentivo ao mal comportamento dentro da cultura escolar pq simplesmente sou muito careta e medrosa. Tinha vergonha de ter um bom comportamento, de não fazer coisas incompatível com a minha idade na época, como sexo e consumo de bebidas alcoólicas. Só depois de um tempo razoável, no ensino médio, que percebi que o problema não era eu kkkkk passei por um total de 6 ou 7 escolas de três cidades diferentes e é um padrão bem observável dentro dessa classe que não vive em pobreza material extrema. Me lembro de meninas com condições materiais melhores que as minhas em situações bem precárias, envolvidas com caras violentos, geralmente mais velhos, e fazendo uso de drogas ou bebidas alcoólicas, isso aos 13 14 anos. Enfim, espero que minha percepção da resenha tenha sido coerente com o assunto do livro, planejo lê-lo quando não estiver o zóio de minha face. Mas e você Debs, mudou a percepção do livro depois de dois anos? Acha que se enquadra no contexto que exemplifiquei? Um abraço 🤗
Pura verdade. Dependendo do Estado é ainda pior, no meu caso sou do RJ, agora moro no Paraná, é gritante como RJ está afundado na mediocridade e relativismo moral. Triste
Adoro suas resenhas bocós. Uma das grandes tristezas da minha vida foi ter largado a leitura que eu tanto amava nos últimos dois anos. Acompanhar seus vídeos reacendeu em mim a vontade de ler, ler e ler mais un pouco. Foram dois anos complicados em questões pessoais e te agradeço por esse ajuda, mesmo sem vc saber que ajudou. Continue com o grande trabalho e que Deus abençoe vc e sua família.
Extra: rio bastante com seus tweets.
Dalrymple fala várias verdades inconvenientes. Li quatro livros dele, todos incríveis e chocantes
Po, na moral, você é uma pessoa abençoada. Queria que as mina mais nova te seguissem mais. Bagulho foda. Deus abençoe seu trabalho e sua vida.
Tá bonita hein, Debora. Dalrymple é genial. Todos os seus livros valem a pena.
Li e leio Dalrymple, e é fascinante como ele joga a realidade na nossa cara! É frio e ao mesmo tempo ácido. Tem horas que até da vontade de rir com o sarcasmo que ele lida, mas é um drama tremendo com olhar de um psicólogo que vive a vida real, sem ideologias!
Esse é um canal que deveria ter uns 100 milhões de inscritos!
Theodore Dalrymple é magnífico, e escreve maravilhosamente bem!!
Que aula. Todos os jovens do país deveriam ver seus vídeos. Parabens
Que resumo sensacional ❤
Parabéns! Muito bom!
Muito bom. Obrigada!
Debs, você está linda! E o vídeo muito esclarecedor, áudio ótimo.
Ótima resenha (como sempre), e bem vinda de volta após a vitória contra o vírus do mal.
É muito bom ter produtores de conteúdo do seu perfil.👏👏👏
Nossa cabelo lindo !!!
Caramba! Eu vibrei quando vi a análise desse livro, eu achei brilhante a análise que você fez a respeito desse grande ensaísta britânico. Este livro simplesmente mudou o modo como enxergo a vida hoje, fiquei impressionado com a fluidez com que Dalrymple argumenta sobre temas complexos como a desigualdade social e as ações com desculpas esfarrapadas pela pessoa ser "pobre", mas ele mostra que dignidade é igual ao sol, existe para todos, independente se você mora num subúrbio londrino ou numa favela brasileira.
Obg pelo vídeo, parabéns.
Espetacular.
Olá Bocó! Sua apresentação é clara e bem pontuada. Parabéns pelo trabalho.
Muito muito interessante mesmo a clareza da explicação sobre essa "antifilosofia" e "anticivilização", parabéns
Assistindo.
Muito bom, parabéns! Análise cirúrgica 🙌
Ótimo vídeo, ótimo conteúdo. Você se expressa muito bem e nos encoraja a ler cada vez mais. Li "Em Defesa do Preconceito" e agora vou ler esse "A Vida na Sarjeta". Como sugestão, diria para você abandonar essa iluminação circular, pois provoca um reflexo estranho nos óculos.
O que a maioria das pessoas não percebe sobre o assistencialismo são os incentivos escondidos nele, em sua maioria negativos, ou seja, o sistema premia aquele cujas ações são negativas, incentivando, portanto, comportamentos negativos.
Menina, tenho esse livro. Agora vou tirá-lo do estoque de tantos outros. Obrigado pelo rico comentário.
Mais uma ótima resenha para sua coleção! Parabéns....
Esse livro é sensacional!! Parabéns pelo canal, você fala muito bem! ✨
Mais um show de vídeo.
😀😀😀😀
Que bom que vc está bem 🙌🏻
Ótima resenha!
Não tem como não comparar com o Brasil. A mentalidade é a mesma!
QUE VÍDEO DEBS, QUE VIIIDEO!!!
Caraca, perfeita!
Excelente análise! Os livros de Dalrymple são ótimos.
Parabens, moça. Excelente analise.
Muito bom
Mais uma ótima resenha Deb, ultimamente uma melhor que a outra
MUITO BOM!!!!!
Gosto muito das suas resenhas!!! 🥰🤩🤩
Excelente vídeo
Resenha espetacular. Parabéns 👏👏👏
Vídeo maravilhoso, querida!
Que coincidência, estou neste momento justamente lendo esse livro, se você quiser ler outro com a pegada de cultura criminosa e psicologia recomendo o livro A Mente Criminosa do autor Stanton Somehow. Mas enfim, voltando ao Dalrymple eu comprei todos os livros dele e já comecei a ler alguns, realmente o velhinho é fantástico, choro de rir de desespero ao ler os livros dele rsrsrsrsrs. Livros escritos por Psiquiatras são fantásticos.
👏👏👏👏👊👊👊👊
Excelente vídeo, seria legal um vídeo sobre Admirável Mundo Novo, do Huxley
Por mais canais como este!
PARABÉNS!!!!💜
'Admirável mundo novos', tô dentro. Ótimo e muito instigante, faz pensar e coloca em cheque várias utopias.
Claro que temos que levar em conta a limitação da pesquisa, porém, basta ler as histórias aí contidas e ver a universalidade dos temas.
Sendo assim, basta fazer as adequações necessárias pq basta ir a rua, conversar com as pessoas e constatar que tudo isso acontece aqui NO Brasil a todo momento(principalmente onde há pobreza extrema)e em classes sociais distintas financeiramente mas destituída de valores, numa desestruturação do núcleo familiar de dar dó.
Debs, você faz leitura simultânea? Poderia explicar um pouquinho sua dinâmica de leitura?
Amo seus vídeos ❤️
Dalrymple é foda dms
Dr. Daniels (Theodore Dalrymple) trabalhava como psiquiatra em minha cidade natal aqui na Inglaterra. Eu morava perto dele e reconheço bem todos os comportamentos e patologias que ele descreve. Ele apenas escreveu a verdade - sem exagero ou sentimento. Infelizmente, as autoridades nunca escutem vozes tal como dele.
É animador ver essas ideias discutidas e apreciadas no Brasil - na verdade, em qualquer país!
Lembrei de uma vez que tentei mostrar pra uma colega, na época de escola, que a anti-filosofia tem muito mais relação com a criminalidade do que a pobreza e ela ficou bocó kkkkk se tivesse o contato dela, mandaria esse vídeo pra ele, quem sabe ela ainda pode deixar de ser bocó ¯\_(ツ)_/¯
Jovem, sabe que me ocorreu agora que um cara como o Dráuzio Varella poderia ter vindo a se tornar um Darymple brazuca, com a experiência do Carandiru, mas veio a se tornar a p*tinha do plim plim vendendo sua cara reputação para passar agendinha mequetrefe.
Que resenha sensacional! 👏🏻👏🏻👏🏻
Um dos exemplos que até rendeu um livro dele. O criminoso diz eu não cometi o crime a "faca entrou".
Qual o site que fornece os dados da violência na Inglaterra?
Esse livro é magnífico além do tema relevante ainda desmacara alguns mitos da Londres idealizada sem problemas sociais.
Londres tem muitos problemas. Muita polarização.
Que autor.
Debs, como sempre, nos trazendo conteúdo excelente. Acho que vc poderia bloquear algumas pessoas, comentários grosseiros, sem argumentação, e outros de pura inveja. Tem gente que não merece te acompanhar.
Excelente vídeo como sempre. Parabéns pelo conteúdo e fico feliz que se recuperou com saúde.
Tenho pensado muito sobre o que faz as classes mais baixas absorverem a moral criada pela elites intelectuais. Dá para ver que Anitta não é intelectual, mas é um excelente veículo para transportar essas ideias para meninas pobres, por exemplo. Da mesma forma que o menino pobre quer ter a mesma chuteira de jogadores de futebol, a menina pobre quer ter o comportamento das cantoras pop.
Será que existe alguma literatura que explica essa tendência das camadas mais baixas absorverem as ideias e comportamentos das mais altas?
ESSA IDEIA DE QUE QUALQUER FORMA DE SE COMUNICAR ESTÁ CORRETA TEM TUDO A VER COM PAULO FREIRE.
Achei muito boa a sua análise, porque geralmente me vejo refletindo sobre o tema e percebo como as explicações comuns sobre a criminalidade são um tanto rasas. Porém, você não se perguntou se a amostragem dele foi limitada? Porque é inegável que o aumento da pobreza contribui com um aumento da violência, mas em uma situação confortável como a da Inglaterra, faz sentido a culpa recair quase inteiramente sobre o indivíduo. Gostaria de outras análises sobre o tema, até para constatar os padrões reais.
Oi Carmelita. Em 23:00, ela diz como o Dalrymple não desconsidera a pobreza que aquela sociedade se encontra (mesmo que a gente possa considerar, a lama da pobreza brasileira muito mais complicada). Acho que não é sobre a culpa cair inteiramente sobre o indivíduo, mas sobre essa "anti-filosofia" fazer o indivíduo nunca se responsabilizar pelas suas próprias ações. Uma crise de responsabilidade em meio a "lama", é ainda pior, pela própria "lama". Mas quando você culpa apenas a "lama" pela sua condição, a responsabilidade individual desaparece. E além de tudo ser permitido, essa cultura é altamente autodestrutiva pelo corrompimento das instituições tradicionais (além das estatais). Nesse ponto a Debs dá o exemplo do autor em 14:10. Então pelo que entendi, esse tipo de filosofia que tira a responsabilidade do indivíduo e a coloca na pobreza, além de não permitir que as pessoas possam sair das suas situações mais precárias, às afunda ainda mais, estando diretamente ligada ao aumento da própria criminalidade. Uma opinião pouco vista por aí.
Essa ideia de que “não tem linguagem errada” e que os pobres com isso não se adequam a ela é muito parecida com a situação atual da comunidade trans em relação a pronomes neutros, embora essa segunda ainda tenha um agravante a mais, porquebessas pessoas agora acham que a “adequação” da linguagem é um mecanismo para resolver os problemas do mundo, complicado…
Li esse livro e pensei que era o Brasil
Ando te assistindo tanto... que até sonhei com você. Foi lindo! Fica pra próxima vida.
Carai Debs tá bonitona viu.
Mãe de menino
Esse livro do Dalrymple foi o 1o que conheci e me apaixonei pelas verdades que ele expõe. Principalmente lá na Inglaterra onde os ingleses costumam jogar a podridão do sistema para debaixo do pires de chá.
Faz uma resenha sobre o "Manifesto do nada na terra do nunca" - Lobão. Parabéns pelo vídeo.
Procurei no canal o vídeo do "Em defesa do preconceito" e não achei. Podem enviar o link por favor?
Eu apaguei. Muito homem deselegante xingando mulheres que são mães solteiras lá
@@academiabocault poxa. Que pena. É um livro que eu estava buscando resenhas.
Tá bonita hein Débora
Te sigo no twitter já faz algum tempo e só hj vim conhecer seu canal e tenho uma coisa pra lhe dizer: Vc é gata demais da conta sô ;)
Vídeo muito bom. Adoro sua voz. Só li Podres de Mimados e Em defesa do Preconceito. Eu uso esses livros como autoajuda e para aplicar certas ideias do autor em certas situações específicas. Livros polêmicos assim, quase sempre, causam controvérsias óbvias, já que há muito relativismo em quase tudo que é dito. São impressões bastante subjetivas feitas pelo autor, embora aqui e ali recheadas de argumentação. Eu sou meio conservador, porém, não acho que o Estado de Bem-Estar Social contribui para a desordem cultural etc., como pensam Thomas Sowell e Dalrymple. Estes problemas são causados pelo próprio capitalismo, pelas crises econômicas constantes, seus modismos passageiros e pela própria existência da liberdade (sexual e individual etc.). Lembrando que boa parte dos jovens viciados em marca, futebol, dinheiro etc. são influenciados pela propaganda e pela cultura consumista. Pensar que uma cultura burguesa, refinada e religiosa melhoraria a vida em sociedade é errado, pois há inúmeras experiências que demonstram atos violentos perpetuados por religiosos. Devemos achar um meio termo ou pelo menos adquirir uma forma mais ética/racional de agir. Muitos artigos deste livro foram escritos nos anos 90. Em relação a cultura da violência no futebol, isto foi reduzido. Em relação à música, acho que é impossível retornarmos a escutar sinfonias, pois jovens são elétricos e querem transar/beijar haha. Não vejo como natural tentar depositar uma certa cultura refinada na juventude a este grau.
Mas, uma coisa é certa, muitos intelectuais/colunistas/pensadores/artistas NÃO AJUDAM em nada. E fico feliz que você esteja por aqui contribuindo para a melhoria da educação e de certo comportamento mais refinado/educado.
Acho que os porcos criam a lama.
Steven Pinker = Paulo Freire
Exatamente! Kkkkkk
Triste a degradacao da Inglaterra.
Olá, professora. Mandei uma mensagem lá no Instagram para senhora
Subclasse?!!! Nossa!
fui....
Sujou? Darlimpol! 🧼
Fala do Podres de mimados!
tomou banho??
Pensei que porcos fossem mamíferos, não criaturas que surgem da lama e da sujeira
Essa menininha além de parecer acima da média é muito bonitinha, ela tenta se vestir como mulher, olha o brinco dela. Uma gracinha, quando tiver mais de 20 anos será um mulherão.
Não parece mas ela já tem 19 anos, pensei que fosse mais jovem.
Qual é a idade da Débora? Vou ficar muito puto se ela tiver menos de 25, porque toda hora ela fica chamando todo mundo de jovem. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
WTF, ela tem 27 anos, filho, esposo, e é advogada.
@@Pedro-pp1wv 27? Será? Ela é muito nova e fala como uma jovem.
@@Pedro-pp1wv 27???? Caralho, essa cretina dorme no formol?