POR QUEM OS SINOS DOBRAM (1943) - ANÁLISE MEU TIO CINÉFILO

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 10 ก.ย. 2024
  • Lançado durante o verão norte-americano, "Por Quem Os Sinos Dobram" foi um dos maiores sucessos populares de 1943 e a grande aposta da Paramount para aquela temporada de premiações. Não só o estúdio adaptou uma das obras mais exaltadas de Ernest Hemingway como escalou a dupla Gary Cooper e Ingrid Bergman para os papéis protagonistas, caprichando também nos aspectos técnicos de produção. Dividida em duas partes com um intervalo, a história apresenta o cenário da Guerra Civil Espanhola, que opôs republicanos e nacionalistas pelo controle político-ideológico do país ainda na década de 1930. Roberto (Gary Cooper) é um especialista em explosivos, que recebe a missão de explodir uma ponte estratégica do grupo nacionalista e para isso se infiltra com um grupo de guerrilheiros em uma região montanhosa. Lá ele conhece a jovem Maria, que perdeu os pais para a guerra e se apaixona pelo forasteiro. Fazem parte do grupo também o misterioso Pablo (Akim Tamiroff), com sua personalidade dúbia, e sua esposa Pilar, que garantiu merecidamente um Oscar na categoria de melhor atriz coadjuvante para Katina Paxinou. A fotografia e o desenho de produção são aspectos notáveis, é evidente a analogia entre os acontecimentos do filme e a Segunda Guerra Mundial e a estrutura narrativa está inserida dentro do cinema hollywoodiano clássico. Ainda assim, a primeira parte do filme arrasta-se demais e as motivações do casal protagonista (e especialmente da Maria) parecem pouco convincentes. Será mesmo que uma mulher que perdeu os pais e foi estuprada importaria-se tanto com a aparência apenas para obter aprovação de um outro homem? Filme altamente relevante e de elevado valor de produção, mas infelizmente datado demais (e até mesmo anacrônico) para as plateias atuais. Indicado a 9 categorias do Oscar 1943.
    Após assistir deixe seus comentários, dúvidas, críticas e sugestões! Terei o prazer de responder cada mensagem individualmente. Se preferir mandar um email, o endereço é: meutiooscar@ideograph.com.br.
    Leia também a crítica escrita do filme em www.meutiooscar.com.br.
    SESSÃO #201 - POR QUEM OS SINOS DOBRAM.
    Título Original: For Whom The Bell Tolls.
    País de origem: Estados Unidos.
    Duração: 165 minutos.
    Data de estreia: 14 de Julho de 1943.
    Direção: Sam Wood.
    Roteiro: Dudley Nichols.
    Elenco principal: Gary Cooper, Ingrid Bergman, Akim Tamiroff, Katina Paxinou, Vladimir Sokoloff, Arturo de Córdova, Alexander Granach, Mikhail Rasumny.
    Total de indicações: 9 (1 Oscar).
    Melhor Filme - Paramount.
    Melhor Ator - Gary Cooper.
    Melhor Atriz - Ingrid Bergman.
    Melhor Ator Coadjuvante - Akim Tamiroff.
    Melhor Atriz Coadjuvante - Katina Paxinou. VENCEDOR.
    Melhor Direção de Arte (Colorido) - Hans Dreier, Haldane Douglas (direção de arte); Bertram Granger (decoração de interiores).
    Melhor Fotografia (Colorido) - Ray Rennahan.
    Melhor Montagem - Sherman Todd, John Link.
    Melhor Trilha Sonora (Drama ou Comédia) - Victor Young.
    Página do filme no imdb: www.imdb.com/t...
    Trilha sonora: Victor Young.
    Músicas deste vídeo: trilha sonora instrumental incidental da produção.
    "Por Quem Os Sinos Dobram" é uma produção Paramount Pictures, distribuída comercialmente no Brasil pela Classicline.
    "Meu Tio Oscar" é um canal IDEOgraph, não autorizado nem endossado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

ความคิดเห็น • 41