*Para quem era dedicado o livro O Pequeno Príncipe* ? Como hoje sou muito detalhista, cabe aqui, uma explicação: o autor do livro, apesar de toda a sensibilidade, era aviador militar e morreu um ano após escrever o livro, em batalha, nem o viu ser publicado. Parece a você clichê, falar que leu O Pequeno Príncipe? Pois é, digo que devo ter lido mais de 150 romances, vida, e nenhum me marcou tanto quanto este e Fernão Capelo Gaivota e O Meu Pé de Laranja Lima. COMO HOJE NÓS TEMOS INTERNET EU FUI VER QUEM ERA A PESSOA QUE RECEBEU A DEDICATÓRIA DO LIVRO - aliás a releitura deste (a fiz numa noite só), me arrancou lágrimas na parte da florzinha orgulhosa, da raposa e da cascavel... *QUEM ERA LÉON WERTH , A QUEM EXUPÉRY FEZ A DEDICATÓRIA DE "O PEQUENO PRÍNCIPE* "? Léon Werth era amigo de Exupéry, talvez o melhor amigo em toda a vida. A dedicatória se dá em um momento delicado para os dois, pois Exupéry estava em seu retiro nos Estados Unidos, e Werth na França, sofrendo os horrores de ser judeu durante a Segunda Guerra Mundial. Na dedicatória, o autor sugere um pouco do que Werth passava: “...ele mora na França, onde tem fome e frio. Ele precisa ser consolado.” Além da dedicatória do O pequeno Príncipe (publicado em 1943), Carta a um refém (publicado em 1943/1944) faz uma homenagem à França que sofria com a Guerra, por meio de uma carta endereçada ao próprio Léon. Breve biografia: Léon era francês, nascido em fevereiro 1878, descendente de família judia. Foi escritor e crítico de arte. Escreveu criticamente e com grande precisão sobre a sociedade francesa durante a Primeira Guerra Mundial, a colonização e sobre a "colaboração" francesa durante a Segunda Guerra Mundial . Tinha um estilo de escrita surrealista. *QUEM ERA LÉON WERTH , A QUEM EXUPÉRY FEZ A DEDICATÓRIA DE "O PEQUENO PRÍNCIPE* "? Amizade com Antoine de Saint-Exupéry: Os dois autores se conheceram em 1931, dando início a uma amizade muito próxima. Foi talvez o amigo mais próximo que Exupéry teve fora da companhia Aeropostale. Apesar disso, Léon era o oposto do amigo. Era anarquista e adepto aos ideais esquerdistas bolcheviques , além de ser 22 anos mais velho.
Livro marcante! Um clássico é imperdível . Amo muito
Entre todos os vídeos que eu vi vc foi o único que deu a explicação das frases
Me ajudou muito 😉
*Para quem era dedicado o livro O Pequeno Príncipe* ?
Como hoje sou muito detalhista, cabe aqui, uma explicação: o autor do livro, apesar de toda a sensibilidade, era aviador militar e morreu um ano após escrever o livro, em batalha, nem o viu ser publicado.
Parece a você clichê, falar que leu O Pequeno Príncipe? Pois é, digo que devo ter lido mais de 150 romances, vida, e nenhum me marcou tanto quanto este e Fernão Capelo Gaivota e O Meu Pé de Laranja Lima.
COMO HOJE NÓS TEMOS INTERNET EU FUI VER QUEM ERA A PESSOA QUE RECEBEU A DEDICATÓRIA DO LIVRO - aliás a releitura deste (a fiz numa noite só), me arrancou lágrimas na parte da florzinha orgulhosa, da raposa e da cascavel...
*QUEM ERA LÉON WERTH , A QUEM EXUPÉRY FEZ A DEDICATÓRIA DE "O PEQUENO PRÍNCIPE* "?
Léon Werth era amigo de Exupéry, talvez o melhor amigo em toda a vida. A dedicatória se dá em um momento delicado para os dois, pois Exupéry estava em seu retiro nos Estados Unidos, e Werth na França, sofrendo os horrores de ser judeu durante a Segunda Guerra Mundial. Na dedicatória, o autor sugere um pouco do que Werth passava: “...ele mora na França, onde tem fome e frio. Ele precisa ser consolado.”
Além da dedicatória do O pequeno Príncipe (publicado em 1943), Carta a um refém (publicado em 1943/1944) faz uma homenagem à França que sofria com a Guerra, por meio de uma carta endereçada ao próprio Léon.
Breve biografia:
Léon era francês, nascido em fevereiro 1878, descendente de família judia. Foi escritor e crítico de arte. Escreveu criticamente e com grande precisão sobre a sociedade francesa durante a Primeira Guerra Mundial, a colonização e sobre a "colaboração" francesa durante a Segunda Guerra Mundial . Tinha um estilo de escrita surrealista.
*QUEM ERA LÉON WERTH , A QUEM EXUPÉRY FEZ A DEDICATÓRIA DE "O PEQUENO PRÍNCIPE* "?
Amizade com Antoine de Saint-Exupéry:
Os dois autores se conheceram em 1931, dando início a uma amizade muito próxima. Foi talvez o amigo mais próximo que Exupéry teve fora da companhia Aeropostale. Apesar disso, Léon era o oposto do amigo. Era anarquista e adepto aos ideais esquerdistas bolcheviques , além de ser 22 anos mais velho.
Top demais
A música atrapalha a escutar sua voz