AAAAAAA que fofo (e mais 9 pessoas concordaram, uau) obrigada, talvez seja pq a minha família é toda de humanas e ligada mt com comunicação interpessoal e com as artes, não sei, fica ai a questão pra eu pensar. De forma geral, obrigada!
Eu vim de Escola Pública então...estava realmente perdido e nem sabia por onde começar a estudar(ainda não sei). Muito conteúdo faltava pra que eu começasse a entender o q os professores falavam. Pensei que eu que era muito burro. Depois percebi que não se tratava de inteligência e sim de conteúdo. Acho que o abismo colossal entre a escola e a universidade é que provoca grandes problemas para os calouros. Acabam culpando a si mesmos e questionando suas aptidões e méritos. Espero que um dia possamos estreitar os laços Escola-Universidade. Amo seus vídeos, volte sempre rs
Os laços escola-universidade só serão estreitos quando os que tiverem no poder visualizarem que educação move o mundo ... até lá, a gente vai sofrer bastante ainda...
Parabéns pelo o comentário! Estudei em rede municipal uma vez, após, um colégio filantrópico de uma localidade carente (digamos, quase periferia) e agora, estou indo para o segundo ano do Ensino Médio em um colégio de rede estadual de ensino no Rio de Janeiro. Quando iniciei meus estudos para o vestibular e fui compreender todo esse mundo de instituições de ensino superior públicas, notas de cortes, o público no qual eu concorreria, grades de graduações, e coisas relacionadas, fiquei um pouco intimidade, me enxerguei distante de tudo isso, algo que não pertence ao meu universo e nunca pertenceria. Notei o quão longe estou de toda essa realidade, e como era grande o espaço entre eu e indivíduos de rede privada de ensino ou colégios federais, como os IFs, CEFETs e Dom Pedro IIs da vida. Durante muitos anos, tudo isso foi ocultado para mim e estou correndo contra o tempo para me manter ao menos próximo na corrida de posição. Que Deus me ajude.
Fiz minha matrícula essa semana, estou também estudei em escola pública e estou ciente das dificuldades que enfrentarei, porém o responsável por acompanhar o ritmo da faculdade somos nós alunos, independente do nosso nível, agora eu sei que realmente é pesado, porém quem sabe onde quer chegar não vai desistir e vai pagar o preço do seu sonho, desistir não é e nunca deve ser cogitado por quem realmente tem clareza do que quer. Excelente o vídeo,a contribuição de quem está a mas tempo é muito importante.
De fato, desistir nunca é e nunca será opção! Te desejo sucesso e agradeço pelas suas palavras e testemunho! Fico feliz de ler grandes comentários com histórias, pontos de vista e afins! Sucesso!
Excelente vídeo. To cursando letras- francês na UFRJ eles vendem essa ideia pros calouros, de que vão abraçar os novos alunos e bla bla bla, de que eles ensinam francês do 0 mas não ensinam, vc entra na facul e fodase da teu jeito, e com a pandemia ficou pior ainda. A dica que eu dou pra quem quer cursar letras e um idioma a mais é que já chegue na universidade com idioma que tu quer já aprendido. Você não vai conseguir cursar faculdade + aprender um idioma novo ao mesmo tempo
oi, tudo bem? Vi seu comentário. Eu estava pensando em optar por francês portugues na ufrj, ou português e literaturas. Gostaria de conversar mais a respeito com você. Prestei o enem ano passado.
Parabéns pelo vídeo! Bem legal pro pessoal que está chegando agora. Sou da Letras e o peso lá é enorme. Tô ralando pra sair logo, entrei em 2010.1, época do antigo vestibular. Abandonei, quase perdi a matricula. Mas, vale a pena ralar sim.
Parabéns!!! Melhor vídeo sobre vida universitária que eu vi até agora!!! Muito bom!!! E olha que é difícil me agradar... Já vi vários vídeos, pois estou saindo do 2º período de Eng Mecanica na UFF pra ir para UFRJ depois de 2 anos parado. O peso da formação (faculdade) na minha vida será me dá paz em poder sustentar minha família de forma digna e ter a oportunidade de fazer a diferença na sociedade!! Seu vídeo não me desanimou, pelo contrário, colocou mais sangue nos meus olhos!!! Outra coisa, também sou oriundo de escola pública no ensino médio!
Amei o vídeo, uma visão de uma pessoa que está na formação ainda e que é bem transparente. Para não nos frustrar com falsas expectativas, foi bem realista. 💓
Eu passei o jeito que eu vejo e sinto! Mas existem pessoas que pensam bem diferente tbm ... sugiro que sempre assista e entenda os diferentes lados! Obrigada pelas palavras super fofas!
@@victorlima5734 ter pessoas como você que param por uns minutos pra assistir um vídeo e comentar coisas positivas ajuda muito a espalhar uma corrente do bem! Obrigada!
Enquanto isso, paralelamente, tenho amigos que tiveram experiências contrárias! Muito doido ver posicionamentos diferentes, pra ver como o mundo é grande né!
Noto que a maioria dos universitários sofrem muito pois abrem mão de lazer, acabam entrando em um loop mental devastador, só estudam, estudam e estudam, o cérebro não aguenta, acaba dando um tilt. Stress é umas das coisas mais perigosas para os humanos, stress mata e muito, gera uma infinidade de doenças. Não queiram mudar nada ao seu redor, não tentem ser como uma barra de aço, inflexível, sejam como uma corrente, se moldem, pratiquem esportes, meditem, leiam por diversão ( sei que pode parecer difícil conciliar, mas não é), paguem um psicólogo, tenham contatos com outras pessoas, por diversão, combine com seus amigos para em determinado dia, saírem ou se encontrarem na casa de alguém, e ninguém pode tocar em assunto nenhum sobre estudos. Os humanos precisam de lazer, cuidado para não entrarem em um estado de falta de serotonina, isso é catastrófico.
Sou aluno de engenharia química na UFRJ, encontrei nessa universidade o maior desafio da minha vida, reprovei muitas matérias , algumas mais de 3 ou 4 vezes , estou no 7 período e ainda não fiz nenhuma matéria específica, só acumulei problemas de stress , ansiedade e depressão, eu não quero desistir mas tá difícil...
Também estou assim, to indo pro 6º período e não fiz nenhuma específica, sou da eng elétrica, estou ansioso demais pro período que vem, eu tbm não quero desistir, mas está ficando difícil a cada dia que passa, eu já não tenho dormido direito nem no período de férias, toda noite eu acordo 4 a 5 vezes.
Meninos, o que eu tenho a dizer é basicamente o mesmo que ja falei em alguns vídeos! Procurem ajuda psicológica, diminuam o ritmo (mesmo q isso atrase a graduação), conheçam i tanto que vocês aguentam e vejam que isso de “tempo” é questão de saber qual é o seu. Eu já sabia que 5 anos era fora da realidade quando entrei na engenharia, acredito que vou me formar em 8 anos, mas to feliz e sei que é uma escolha minha respeitar o meu tempo, acima de tudo. Conheçam-se e se não der mais, tranquem a faculdade por um período e cuidem de si mesmos, o nosso corpos é uma máquina e é a mais preciosa dentre todas as que existem, lembrem-se disso.
@@KaroliDiz Foi exatamente a estratégia que eu usei. Me formei em Ciências Contábeis na UFRJ (duração de 4 anos e meio) em 6 anos e meio e só tive 2 reprovações, ou seja, eu fazia em média de 2, 3 a 5 (no máximo) de matérias por semestre. Enquanto colegas puxavam 8 matérias e passavam em 2. Eu puxava 3 e passava nas 3, pois tinha tempo o suficiente para me dedicar nas 3. E mesmo assim, me formei antes de muita gente. Às vezes essa é a estratégia mais inteligente a se tomar ao meu ver.
Ah, outra estratégia boa que também me ajudou muito, foi escolher bem com qual professor seria melhor cursar a matéria. Professores ruins ou muito carrascos eu fugia! rs
@@Gabriel100Mg Imagino o que vocês passam, também passei por tudo isso e pra mim foi ainda pior porque estava me formando só pra ter um diploma, já que eu decidi que não queria exercer minha profissão! :/
Larguei contábeis na UFRJ justamente por essa diferença entre ensino público e Universidade, acho a dificuldade dela algo estimulante e bom mas ta longe de ser justo dentro da nossa realidade. Eu tava me sentindo burra, incapaz e eu sempre fui dedicada mas não conseguia fazer aquilo ser "natural" como era pro restante da turma. Eu reprovava por falta pq me sentia desistimulada, eu amo a UFRJ mas tava me matando, resolvi sair e trocar de curso e foi a melhor coisa que eu fiz, nem sempre o preço do título vale a pena.
eu entrei na UFRJ ano passado, pra Comunicação Social, e desde o primeiro dia já ouvia "você tá na melhor do Brasil", o que me fez sentir uma pressão absurda. acho que as pessoas enchem muito com isso, como se tudo fosse uma competição enorme pra ver quem tá acima de quem. o ambiente universitário é muito rico em certos aspectos: você adquire muito conhecimento, vê as coisas por outras perspectivas, mas ao mesmo tempo, ele se torna muito tóxico em outros.
É aquele famoso ditado “dois pesos, duas medidas”. A gente tem que lidar com muita coisa infeliz pra curtir as coisas que são prazeirosas e que valem a pena. Eu costumo dizer que o CT tem o ambiente mais frio dentre todos os outros prédios e centros da UFRJ, mas que isso não vai me abalar pq eu me lembro todo santo dia do quanto eu ralei pra chegar onde cheguei e do quanto eu sou grata por estar onde estou. Mantenha o pensamento positivo, mesmo nos piores momentos, eu juro que ajuda!
@@RayaneSchuina olha, na UFRJ, Comunicação (Publicidade, Produção Editorial e Rádio) tem 3 períodos de ciclo básico, que são na parte da tarde e a partir do quarto período você passa a ter aula de manhã ou a noite (pro caso de Rádio e TV). No caso de Jornalismo (que é o meu curso), agora tá separado e você ingressa direto nele, mas como o currículo tá mudando, eu não sei se vai ter esse esquema de ter aula de tarde por um tempo e depois de manhã... E da pra conciliar sim! Muita gente estagia, o único problema é que tem eletiva que muitas das vezes é na parte da tarde, um horário bem ruim, e a galera não consegue pegar porque trabalha e etc, aí as eletivas da parte da manhã e da noite lotam e acaba ficando gente de fora.
Mt bom seu vídeo. Realmente a UFRJ é top. É uma pena o campus do fundão ser tão perigoso. Vou cursar engenharia elétrica, fui muito bem no enem, melhor do que eu esperava, mas optei por cursar na uff por causa da questão da violência.
Os alunos de escola privada, possuem o ensino médio inteiro dedicado à preparação para vestibulares / faculdades. Enquanto os alunos das públicas não tem se quer uma simples base
Karoli Diz vc nao me desanimou, pelo ao contrario, vc me animou mais ainda eu estou ansioso para começar a minha engenharia (eu estou terminado o ensino medio)
Realmente há uma disparidade entre ensino privado e público, tirando as escolas Federais o restante tem um péssimo ensino,a equidade não existe ,por isso dificilmente encontraremos um candidato de ensino público cursando por ex Medicina.
Eu faço ensino médio técnico pelo IFRJ, meu curso é mecânica industrial. Pretendo seguir a carreira e cursar engenharia mecânica. Gostei bastante do vídeo :)
Eu estava pensando em sair, desistir, por conta de dificuldade financeira e insegurança em relação a sair empregado no final do curso, faço biotecnologia aí na UFRJ e vim de escola pública, e realmente não é fácil. Obg pelo vídeo, me fez refletir ❤️🤘🏽
Não desista! Nunca! Mesmo que seja aos trancos e barrancos! Sair empregado pode não ser uma realidade, mas vc vai ter se formado na UFRJ! As portas hora ou outra vão se abrir pra você! Forças.
Victor, se você soubesse a quantidade de comentários e mensagens que eu recebi de pessoas que falaram justamente que se identificaram com o que eu falei ... você se assustaria! Ou seja, é algo bem mais comum do que parece!
@@adrian.henriq Oi, eu tb estou interessado em cursar RI na UFRJ mas eu já achei site dizendo q é no campus da praia vermelha e em outros diz q é no Fundão, vc sabe em qual dos dois campi é?
Gostei muito do seu vídeo Karoli ♥️ Quando penso em estudar na UFRJ, me sinto realizada e pressionada ao mesmo tempo. Assim como você, eu também vim de colégio público e sei que enfrentarei muita dificuldade em acompanhar a rotina desgastante da universidade. Por enquanto, eu fui aprovada na UERJ e, mesmo em pouco tempo, me senti muito acolhida pelos veteranos e calouros. Soube que a federal não é muito acolhedora, nem inclusiva - Isso é verdade?
Olha, a UFRJ é bem acolhedora sim, mas depende do curso que você fizer... alguns cursos estão mudando isso aos poucos, tipo a mecânica (meu curso), mas de forma geral, somos tão acolhedores quanto a UERJ. Quando eu entrei, me senti mt plena e satisfeita com todo o carinho dos meus veteranos. Eu gravei um vídeo chamado “PISANDO NA UFRJ PELA PRIMEIRA VEZ” que fala justamente como eu me senti... e outros quatro da “RECEPÇÃO DE CALOUROS” que mostra o lado dos veteranos, toda a preparação que eu tive e td mais. Tem vídeos e fotos da multidão lá, acho que pode ser interessante você assisti-los e tirar algumas conclusões ;)
Fui aprovada na UFRJ e estou esperando para fazer a matrícula presencial. ESTOU DESESPERADAAAAA!! Sou de SP, ter que me mudar e encarar tudo isso (novo) está me deixando maluca hahahahah
Tô considerando a UFRJ justamente pela dificuldade. Acredito como você que a dificuldade nos prepara pro futuro e nos torna mais independentes. Você poderia fazer um vídeo sobre o custo de vida pra alguém de fora? Obrigado.
Acho que eu não sou a melhor pessoa pra falar sobre custo de vida, mas fica a ideia pra pesquisar e ter como um futuro vídeo! E vem pra UFRJ sim, você vai ralar, mas você vai amar!
Quero entrar pra UFRJ esse ano. Fico feliz por meu médio ter sido bem puxado com 2,3 matérias de cada, uma prova atrás da outra sem pausa quase, diversos trabalhos, muita cobrança para os vestibulares e estudando pro Enem ao mesmo tempo, foi ruim justamente por crises de ansiedade, estresse, desânimo várias vezes, mas já vi que vai ser útil 😂
primeiro periodo na faculdade, todo mundo coloca terror falando que calculo reprova todo mundo, mas ninguem fala de computação. Porque essa matéria é tao complexa e impossivel?
a maioria das pessoas não estudam matemática da maneira correta- matemática tem que estudar muito, mas muito o pessoal quando entra no curso de engenharia acha quê é facil e não é tem que estudar muito
Eu estou em uma classificação boa para passar para direito na ufrj esse ano (vigésimo lugar de noventa vagas). Eu estou tão empolgada, estudei pra caramba esse ano e não pretendo parar nunca mais na minha vida. Descobri que uma das coisas mais gostosas da vida é estudar. Ano passado ( no meu terceiro ano) eu descobri que sou uma pessoa altamente competitiva e quero mudar isso porque sei que isso vai me trazer graves problemas na universidade. Vou procurar ajuda psicológica esse ano e espero que dê tudo certo tanto no sisu quanto no resto da minha vida de estudante, no mercado de trabalho e na minha cabecinha.
Fico feliz em saber que você tá empolgada e com o pé no chão sobre tudo isso, é bem importante ter consciência dessas coisas, mesmo. Parabéns pelo seu desempenho e pela sua (claramente certa) conquista!! Estarei no dia da recepção de calouros junto ao pessoal da engenharia Mecânica, se me ver por lá, dá um oizinho que quero te parabenizar pessoalmente! Bem vinda à UFRJ!!??
@@KaroliDiz eu n sei onde vc mora, nem onde vc tava no vídeo, mas parece muito aqueles prédios q tem no IAPI, mas pela sua resposta parece q n é, desculpa
Interessante a sua posição, já que, mencionou pouco da desigualdade escolar entre classe média e baixa. Além disso, é inegável que a Universidade pública, ou privada de qualidade demanda muito do aluno, pois ela quer fixar nos melhores rankings, aumentar o seu status acadêmico, ou seja, mostrar a outrem que ela é de qualidade. Estudei 1 semestre na UFRJ - Ciências Sociais, bem, eu não senti muita dificuldade, porém, sentia pouco pressionado pelo fato de que é muita leitura, seja ela em português, como Espanhol, ou até mesmo em Inglês- caso você acumular os textos -fodeu, pois será tenso coloca-los em ordem. Entretanto, não senti tanta dificuldade, como alguns ex-colegas que vieram de colégios públicos, porque aqui em SP, já tinha prestado 3 cursinhos, isto é, a pressão de um cursinho, o modo didático, em apenas ceder o conteúdo e deixar com que o aluno aprenda sozinho, tal como a demanda de matéria no dia, fez com que aprendesse realmente a estudar, a pesquisar sozinho, a ter disciplina, entre outras coisas. Porém, caso eu saísse do ensino médio direto para a Universidade, eu teria muita, muita dificuldade em acompanhar o curso, pelo simples fato de que o colégio público não prepara o aluno para a vida acadêmica, nem profissional, porquanto a maioria nem curso técnico o possui. Aqui em SP, todo mundo brinca: enfrentar a Fuvest, ou para os íntimos - Fudest, já é algo pesado, pois a prova é difícil, e demanda muito conteúdo técnico, embora, o difícil mesmo é sair da USP, porque a pauleira é grande - vide curso de Física, o qual forma poucas pessoas, assim como o prédio da Escola Politécnica. A UNICAMP,bem como a UNESP, também não ficam para trás, até porque o vestibular já é pesado, o ensino acadêmico muito mais, então, isso acaba gerando depressão, trancamento e desistência do curso. Para além disso, esse tema é interessante, pois a depressão e problemas mentais não somente são causados em alunos brasileiros, faz tempo que cheguei a ler no jornal New York Times, casos parecidos com os alunos norte-americanos, principalmente da graduação de Medicina - entre outros cursos da área da saúde, e também exatas - como Engenharia, Matemática e Física. Mas, os dados apontavam muito mais gente com problemas mentais e depressivos na área da Medicina, sem falar o uso de drogas para deixa-los acordado, pois a entrega de trabalhos, seminários, relatórios, atividades, afins são muito grandes. Portanto,isso é problema nacional e internacional, acredito que deva piorar em países periféricos, como o nosso, já que para um indivíduo de classe baixa, o ensino superior é tudo, então, trancar a matrícula, ou desistir , apenas atrasará os estudos, logo, a pessoa tem que aguentar - casos os colégios públicos tivessem a pecada dos federais, acredito que haveria aumento de qualidade no ensino.
Lucas, obrigada pelo seu comentário. Fico feliz quando as pessoas me respondem se posicionando e comentando o que elas pensam mesmo que sejam visões diferentes da minha, como é o caso da sua, levando em consideração que sua bagagem acadêmica é diferente. O que sabemos que é verdade é que hoje a tendência é que essa desigualdade se acentue cada vez mais... O contrário do que seria ideal para o progresso da nossa humanidade. Infelizmente.
Eu me sinto muito deslocada e sem rumo, e você ver que não tem ninguém nem aí. Eu me sinto burra e incapaz, principalmente, pelas minhas dificuldades em relação à adaptação em um curso de Engenharia. Todo mundo diz pra mim que eu não vou conseguir e que meu curso é muito difícil e eu acabo acreditando.
Oi Yara! Olha, não é fácil mesmo, sabemos, mas a única pessoa responsável pelo teu sucesso e tuas escolhas é você! O curso de engenharia é, em teoria, pra ser feito em 5 anos, eu vou demorar pelo menos 7 e ta tudo bem! O importante é vc saber que está no lugar certo, fora isso, tome teu tempo e vá no seu ritmo!
Caraí, que pergunta boa e reflexiva ao mesmo tempo. A resposta pra tal pergunta, no meu caso é: o preço que eu pago é ter de arrumar uma motivação a mais pra estudar, querer sempre melhorar e tentar me adequar aos dilemas que a Universidade insere na vida individual do estudante.
Não sei como cheguei aqui mas amei o vídeo e o canal. Eu não estudo na UFRJ mas posso dizer que o peso que carrego por estudar em uma UF é justamente ter uma universidade pública no currículo, além do curso ter roubado minha vida por cinco anos kkk. Estudo em uma federal no interior de SP, que no meu curso e geral está lá entre as 10. Como formanda (falta só minha defesa do TCC) adianto que além do distanciamento entre o ensino público na educação básica e superior há também um outro abismo colossal entre a Universidade Pública e as demandas do mercado / setor privado. Toda essa carga pesada focada em muito volume de conteúdo teórico e carga horária alta que gastamos dentro de sala de aula na Universidade faz sairmos defasados e desatualizados. Aqui na minha cidade as empresas têm até um certo preconceito com egressos das públicas (federais e estaduais) e preferem recrutar quem estudou nas particulares da cidade por vários motivos: 1) egressos das públicas são, no geral, considerados petulantes, com uma mentalidade estritamente de pesquisador acadêmico e pouco voltada à resolução de problemas de fato; 2) pouca experiência prática fora da Universidade. Sinceramente, sinto arrependimento de nos primeiros semestres não ter trocado por um curso em uma particular.
Caramba, só fui ler seu comentário agora, 10 meses depois, mas fico triste em saber que existe, infelizmente, essa separação por ai. De fato, a faculdade te prepara para ser um pesquisador, cientista e acadêmico, não um profissional amplo pra seja lá qual for o mercado que cada um queira seguir. Espero que, no final das contas, você esteja contente com a sua escola e realizada profissionalmente!
Assim que passei em História na UFRJ já levei esse "baque", alguns professores passando quase 1000 páginas de leitura como se a disciplina deles fosse a única e nós fossemos mais que humanos. + história é um curso com muita leitura e escrita e se você veio de escola pública (assim como eu) vai ficar meio sem "muleta" pra administrar isso tudo, os próprios alunos oferecem apoio em escrita acadêmica, é uma grande oportunidade mas ainda temos que melhorar muito pra transformar o ambiente universitário em algo de fato inclusivo. Obs: é difícil se encaixar no começo mas sempre leva o que te fez chegar aqui e onde você quer chegar, se hidrata e vai! Boa sorte para todxs! 💜
Eu já morei nesse condomínio em 2004 kk. Fica na Pavuna, né? Eu moro em Cabo Frio, estou esperando passar a pandemia e vou morar na casa do meu tio que fica aí do lado kk. Talvez a gente pega ônibus juntos kk.
Um dos motivos que não quero a UFRJ é porque até na rural chegou o quanto os professores e alunos da UFRJ eram cruéis, estudava na UFRRJ é me sentia extremamente perdida em algumas partes, imagina em uma UFRJ da vida.
Pois é Milena, pois é ... a nossa fama infelizmente acaba sendo gerada negativamente por causa da massa dos alunos e professores, mas tem gente legal, tipo eu, por lá :D
É verdade, o peso é bastante grande.. na Biofísica tem uma grande massa de sentimento que quando a prova da o baque, a gente fica mesmo desestabilizado... E não conheço ninguém que tenha apoio psicológico da UFRJ :/
@@bryanporphirio2230 De fato, sempre vai ter gente pra tentar diminuir os outros, mas não deixa NUNCA isso te abalar pq vc sabe que vc é merecedor de estar onde vc está, ok???
Fui num passeio escolar no CT, perto do campus de engenharia. MANO que lugar hostil. Fui muito legal o passeio mas achei as pessoas bem desnecessárias só pq estávamos com blusa do estadual. Enfim, to querendo fazer letras ano que vem. Me deseje sorte hahaha
O preço que você paga é somente um: não viver. Você não vive durante 10 meses sob uma pressão ininterrupta. Se culpa por não estar estudando, desenvolve ou agrava a ansiedade etc. Acho totalmente desnecessário essa cobrança. Porém, se for para cobrar, que seja de forma honesta, com professores que dêem o conteúdo no nível do que é cobrado, o que não ocorreu até agora em Matemática Bacharelado (UFRJ), com exceção de Computação 1.
Muito bom Karol, muito bacana sua oratória e seu ponto de vista. Sou graduando do curso de matemática - Uff e do mesmo modo como o colega aqui embaixo percebo o mesmo, o espaço absurdo de conteúdo entre o ensino médio (normalmente público ) e a universidade pública é muito grande. Lidamos com um problema de Educação básica e com base as cotas elas poderiam continuar de modo provisório afim de que haja uma mudança gradativa até que se chegue ao ponto (acredito que esse dia venha chegar) que tenha a possibilidade de um jovem ingressar numa faculdade e conseguir pelo menos respirar os primeiros períodos na faculdade. Eu busquei ajuda no SPA (Serviço de psicologia Aplicada) que era no meu próprio campus e isso me ajudou e tem me ajudado bastante devida a toda pressão porque realmente foi bem punk mas tendo em vista também situações pessoais mas enfim... Grande abraço Karol, você mora em qual bairro?
Eu já escutei dizer também de uma diferença na recpção aos alunos entre a Uff e a UFRJ e eu posso falar pois no meu primeiro período iria para a UFRJ, estaria no CCMN mas por complicações nos documentos acabei entrando no segundo período na UFF (sou grato a Deus por isso) porque acabei vendo uma diferença enorme na grade de estudo.
Garota, você fala muito bem. Parabéns. O grande problema de nosso país é a falta de investimento no ensino básico das escolas públicas. Criar várias bolsas nas Universidades sem dar estrutura aos alunos é o grande erro, pois a base de tais escolas está deixando muito a desejar. As Universidades, por sua vez, não podem diminuir o grau de dificuldade de alguns cursos, principalmente engenharia e medicina, só pra dar um exemplo, para poder acompanhar o ritmo daqueles que vieram de escola pública. São cursos que exigem dos profissionais dessas áreas, muita responsabilidade, pois estarão lidando com vidas. O aluno precisa compreender que para ser um bom profissional terá que se esforçar pra isso. Sempre foi assim. Desde tempos remotos. Afirmo isso porque já tenho 55 anos e sou estudante da UFRJ desde o último período, faço Artes Plásticas - Pintura. Estudei em escola pública, na época em que realmente ensinavam e vejo a falta de motivação dos jovens que entram pelas cotas. Conseguir a vaga sem ter a base necessária, no meu entendimento, não pode dar certo. Acredite, antigamente era pior... Desejo boa sorte a você. Um abraço. Salette.
De fato, concordo com as suas palavras! A gente reclama hoje em dia mas antigamente era bem pior. Mas é devido à indignação dos anteriores a mim que hoje tenho mais oportunidades que eles, assim como eu espero que os meus futuros tenham mais oportunidades de crescer do que eu estou tendo no presente! Te desejo sucesso também e obrigada pelo carinho!
Também faço engenharia em federal, está sendo muito difícil, principalmente pq venho de escola pública defasada, sem base quase nenhuma. Só sabe quem tá dentro.
Não desanima não,estou estudando lá vai fazer um ano e estou amando!! Fiz ótimas amizades por lá,tem partes ruins ,mas tmb tem muita coisa boa,vale a pena!!
Tem sim, o famoso "ENEM" ! É um pouco complexo de explicar o que exatamente é o ENEM, mas eu falei um pouco disso que você me perguntou nesse vídeo aqui: th-cam.com/video/0iGEkqRjCsE/w-d-xo.html
Eu não tive condições de começar a faculdade pública , eu tive que entrar no exército pelo concurso da Esa ficar dois anos lá pra ter condições de fazer o vestibular , e devo começar esse ano. Trabalhar em um emprego que eu não gosto e estudar
Eu imagino o quanto deva ser difícil para você. Espero que agora você esteja gostando mais do seu atual emprego. As vezes certas escolhas são bem difíceis mesmo de serem feitas. Sucesso ai!
@@matheuslima5492 A parte difícil é que a pessoa não tem jornada mínima de trabalho, ela trabalha o tempo que for ordenada a trabalhar. Ai nisso entram as escalas de serviço, que a pessoa trabalha 24 horas direto e ainda cumpre um expediente de 8 horas , ela trabalha 32 horas de uma vez , e pra mim isso acontece no mínimos 2 vezes por mês. Tem épocas do ano que é necessário trabalhar mais de oito horas no dia, mas também tem épocas que trabalha menos. Essa incerteza atrapalha bastante nos estudos, e a pessoa não consegue participar das atividades extra curriculares e fica limitada ao turno noturno , como seria na maioria dos empregos... . Para concluir não tenho muito oque reclamar , não gosto do emprego , mas ainda sim ele me ajuda muito, sem ele eu não teria como ter minha vida ou fazer a facul, não é o ideal mas eu tenho que ser grato.
@@KaroliDiz Obrigado pelo apoio , realmente, o emprego não é o ideal , mas ele me permite trilhar, nem que seja o mínimo a carreira acadêmica, e por isso eu sou grato. Começei o curso de direito na Unirio e tô no segundo período. abraços
Cleberson, eu tenho alguns vídeos que falei sobre a minha experiência pessoal com relação a isso, espero que você tenha encontrado eles na época que seu comentário surgiu!
to na uff, mas vou acabar me mudando pra ufrj, principalmente porque é bem mais perto da minha casa. Uff tb era sinistrinha, agora vou me ferrar td de novo
@@KaroliDiz poisé, então.... n eh. """Terminei""" (com varias aspas mesmo kk) agora o segundo período de biologia mas vou pra matemática aplicada com enfase em ciencias biológicas e ja vi que os dois não tem nenhuma materia em comum :/ Ps: vc eh mt fofa e tem um jeito incrível de se comunicar, ganhou um inscrito
eu sai do ensino médio tem 3 anos e estou entrando agora no ensino superior ( unirio ) e já meio que senti no dia da matricula que a realidade é outra sabe estou ainda pensativo e ancioso para saber como vou administrar facudlade e trabalho
Jacob, espero que você já tenha conseguido uma resposta, desculpa pela demora em respondê-lo! Caso não, me mande por gentileza uma mensagem via instagram @fafakarolidis e lá eu tento te ajudar!
@carolina atualmente faço matemática na ufrj e o cefet já me deixou bem preparado pra essa carga mais braba da faculdade, tanto de formação acadêmica qnt de gerenciamento do tempo e das relações apesar dessa preparação saí bem desgastado do cefet tbm, e só percebi dps como aquele ambiente deixou algumas sequelas, msm assim sou mt grato
Fafa eu estudo no CEFET e tô pensando muito em tentar a transferência para a UFRJ, faço engenharia mecânica, você acha que aí tem um grande diferencial nesse curso em relação à laboratórios, professores, oportunidades etc?
Cara, sendo bem sincera, eu acho que os níveis de graduação são bem equivalentes, mas se pudesse optar por alguma, eu com certeza viria pra UFRJ. A gama de oportunidades é maior e digamos que o nome da UFRJ (não desmerecendo o CEFET) pesa mais, sabemos disso. Se eu estivesse na sua posição, eu faria a prova de transferência interna sim.
Boa sorte! Os cursos de direito são diferentes se vc comparar uma grade de universidade pública, com a de uma universidade pública, recomendo dar uma olhadinha ;)
"Se vc nao sabe nadar eles vao te tacar no mar e vc vai ter que aprender" Caramba hahaha Bateu o desespero agora ksksksks Rumo Enem 1° Dps eu aprendo a nadar na marra mesmo
O vídeo é bastante desmotivacional porque mostra a realidade. E viver de ilusão é bom demais . Acredito que a dificuldade em relação ao conteúdo é exatamente o que torna a faculdade uma das melhores do Brasil. Fazendo uma comparação, imagina o curso do BOPE ser feito de maneira fácil apenas para formar os policiais, não teria o mesmo valor. A formação deles é qualificada e muito melhor que uma polícia convencional. A dificuldade é posta propositalmente para que se forme apenas os melhores!! Por isso quem tem no currículo UFRJ se destaca no mercado de trabalho, porque são os melhores!! NÃO DESISTA, quando se formar, vc vai se orgulhar de colocar a “caveira” da UFRJ no peito!!
Sem dúvidas! Eu tenho muito orgulho de fazer parte da UFRJ! Mas eu quis trazer um pouco da verdade que eu experiencio dentro dela, sabe? Pontos de vista são importantes para quem ainda está escolhendo um caminho! Eu recebo muitos comentários e mensagens privadas justamente dizendo o quanto meus vídeos ajudam nessas decisões. É muito a ser considerado, mas o orgulho é real!
Sua oratória é incrível.
AAAAAAA que fofo (e mais 9 pessoas concordaram, uau) obrigada, talvez seja pq a minha família é toda de humanas e ligada mt com comunicação interpessoal e com as artes, não sei, fica ai a questão pra eu pensar. De forma geral, obrigada!
De fato, eu ia elogiar
@@mariaceleste8163 achei seu comentário tão bom que parei de ler na primeira linha.
Eu vim de Escola Pública então...estava realmente perdido e nem sabia por onde começar a estudar(ainda não sei). Muito conteúdo faltava pra que eu começasse a entender o q os professores falavam. Pensei que eu que era muito burro. Depois percebi que não se tratava de inteligência e sim de conteúdo. Acho que o abismo colossal entre a escola e a universidade é que provoca grandes problemas para os calouros. Acabam culpando a si mesmos e questionando suas aptidões e méritos. Espero que um dia possamos estreitar os laços Escola-Universidade. Amo seus vídeos, volte sempre rs
Os laços escola-universidade só serão estreitos quando os que tiverem no poder visualizarem que educação move o mundo ... até lá, a gente vai sofrer bastante ainda...
Gênio 👍👍👏👏
Parabéns pelo o comentário! Estudei em rede municipal uma vez, após, um colégio filantrópico de uma localidade carente (digamos, quase periferia) e agora, estou indo para o segundo ano do Ensino Médio em um colégio de rede estadual de ensino no Rio de Janeiro. Quando iniciei meus estudos para o vestibular e fui compreender todo esse mundo de instituições de ensino superior públicas, notas de cortes, o público no qual eu concorreria, grades de graduações, e coisas relacionadas, fiquei um pouco intimidade, me enxerguei distante de tudo isso, algo que não pertence ao meu universo e nunca pertenceria. Notei o quão longe estou de toda essa realidade, e como era grande o espaço entre eu e indivíduos de rede privada de ensino ou colégios federais, como os IFs, CEFETs e Dom Pedro IIs da vida. Durante muitos anos, tudo isso foi ocultado para mim e estou correndo contra o tempo para me manter ao menos próximo na corrida de posição. Que Deus me ajude.
Fiz minha matrícula essa semana, estou também estudei em escola pública e estou ciente das dificuldades que enfrentarei, porém o responsável por acompanhar o ritmo da faculdade somos nós alunos, independente do nosso nível, agora eu sei que realmente é pesado, porém quem sabe onde quer chegar não vai desistir e vai pagar o preço do seu sonho, desistir não é e nunca deve ser cogitado por quem realmente tem clareza do que quer.
Excelente o vídeo,a contribuição de quem está a mas tempo é muito importante.
De fato, desistir nunca é e nunca será opção! Te desejo sucesso e agradeço pelas suas palavras e testemunho! Fico feliz de ler grandes comentários com histórias, pontos de vista e afins! Sucesso!
Excelente vídeo. To cursando letras- francês na UFRJ eles vendem essa ideia pros calouros, de que vão abraçar os novos alunos e bla bla bla, de que eles ensinam francês do 0 mas não ensinam, vc entra na facul e fodase da teu jeito, e com a pandemia ficou pior ainda. A dica que eu dou pra quem quer cursar letras e um idioma a mais é que já chegue na universidade com idioma que tu quer já aprendido. Você não vai conseguir cursar faculdade + aprender um idioma novo ao mesmo tempo
oi, tudo bem? Vi seu comentário. Eu estava pensando em optar por francês portugues na ufrj, ou português e literaturas. Gostaria de conversar mais a respeito com você. Prestei o enem ano passado.
Mt bom o vídeo.Eu tô no 1 ano do ensino médio mas as coisas que você falou no vídeo trazem ensinamentos para todos os anos.
Não fui o primeiro à assistir (como prometido), mas já cheguei dando like pois admiro demaaaaaaais!
HAHAHAHAH Vc é 10000!!!!!
Estudei filosofia na UFRJ. Papo de ler 3 livros, às vezes, por semana.
Pesadíssimo
Real, faço história no IH
Um terço do conteúdo nacional de qualidade do youtube vem dessa pessoa
Parabéns pelo vídeo! Bem legal pro pessoal que está chegando agora. Sou da Letras e o peso lá é enorme. Tô ralando pra sair logo, entrei em 2010.1, época do antigo vestibular. Abandonei, quase perdi a matricula. Mas, vale a pena ralar sim.
Obrigada!! Sim, a ideia é justamente mostrar pra quem tá chegando hahaha
Quanto tempo da semana você dedica para ler o que o curso pede, Gabi?
@Gabi Machado vc poderia me da algumas informações sobre o curso de letras na ufrj,estou interessada,mas não tenho certeza....
Nossa que coragem dessa menina.
Meus Parabéns!
Parabéns!!! Melhor vídeo sobre vida universitária que eu vi até agora!!! Muito bom!!! E olha que é difícil me agradar... Já vi vários vídeos, pois estou saindo do 2º período de Eng Mecanica na UFF pra ir para UFRJ depois de 2 anos parado.
O peso da formação (faculdade) na minha vida será me dá paz em poder sustentar minha família de forma digna e ter a oportunidade de fazer a diferença na sociedade!! Seu vídeo não me desanimou, pelo contrário, colocou mais sangue nos meus olhos!!! Outra coisa, também sou oriundo de escola pública no ensino médio!
Amei o vídeo, uma visão de uma pessoa que está na formação ainda e que é bem transparente. Para não nos frustrar com falsas expectativas, foi bem realista. 💓
Eu passei o jeito que eu vejo e sinto! Mas existem pessoas que pensam bem diferente tbm ... sugiro que sempre assista e entenda os diferentes lados! Obrigada pelas palavras super fofas!
Muito obrigado pelo aviso, tomara que eu consiga entrar na UFRJ
Torcendo por ti! Boa sorte!
@@KaroliDiz Muito obrigado!!!!
Finalmente karoli diz! !finalmente um vídeo pelo menos! !parabéns pela volta! continue assim!
Hahahaha pode deixar que eu vou voltar mais vezes, pelo menos até as aulas começarem.
Saudades do seu canal,me ajudou muito quando entrei na UFRJ
Eu vejo sempre você por aqui, fico feliz que você acompanhe! Obrigada pelo carinho!
@@KaroliDiz poxa obrigado vc, seus vídeos são muito bons e vc é uma pessoa bacana
@@victorlima5734 ter pessoas como você que param por uns minutos pra assistir um vídeo e comentar coisas positivas ajuda muito a espalhar uma corrente do bem! Obrigada!
@@KaroliDiz ❤❤❤ apresentar a Universidade pública para aqueles que não a conhecem é uma ação que merece muitos agradecimentos
raciocínio incrível, faz todo sentido
Tive a oportunidade de estudar na Ufrj e fora do país, só digo uma coisa, no exterior não tem moleza. Se superem, vcs são capazes e conseguirão.👍
Enquanto isso, paralelamente, tenho amigos que tiveram experiências contrárias! Muito doido ver posicionamentos diferentes, pra ver como o mundo é grande né!
Karoli Diz depende muito do país e universidades 👍👋
Noto que a maioria dos universitários sofrem muito pois abrem mão de lazer, acabam entrando em um loop mental devastador, só estudam, estudam e estudam, o cérebro não aguenta, acaba dando um tilt. Stress é umas das coisas mais perigosas para os humanos, stress mata e muito, gera uma infinidade de doenças. Não queiram mudar nada ao seu redor, não tentem ser como uma barra de aço, inflexível, sejam como uma corrente, se moldem, pratiquem esportes, meditem, leiam por diversão ( sei que pode parecer difícil conciliar, mas não é), paguem um psicólogo, tenham contatos com outras pessoas, por diversão, combine com seus amigos para em determinado dia, saírem ou se encontrarem na casa de alguém, e ninguém pode tocar em assunto nenhum sobre estudos. Os humanos precisam de lazer, cuidado para não entrarem em um estado de falta de serotonina, isso é catastrófico.
Sou aluno de engenharia química na UFRJ, encontrei nessa universidade o maior desafio da minha vida, reprovei muitas matérias , algumas mais de 3 ou 4 vezes , estou no 7 período e ainda não fiz nenhuma matéria específica, só acumulei problemas de stress , ansiedade e depressão, eu não quero desistir mas tá difícil...
Também estou assim, to indo pro 6º período e não fiz nenhuma específica, sou da eng elétrica, estou ansioso demais pro período que vem, eu tbm não quero desistir, mas está ficando difícil a cada dia que passa, eu já não tenho dormido direito nem no período de férias, toda noite eu acordo 4 a 5 vezes.
Meninos, o que eu tenho a dizer é basicamente o mesmo que ja falei em alguns vídeos! Procurem ajuda psicológica, diminuam o ritmo (mesmo q isso atrase a graduação), conheçam i tanto que vocês aguentam e vejam que isso de “tempo” é questão de saber qual é o seu. Eu já sabia que 5 anos era fora da realidade quando entrei na engenharia, acredito que vou me formar em 8 anos, mas to feliz e sei que é uma escolha minha respeitar o meu tempo, acima de tudo. Conheçam-se e se não der mais, tranquem a faculdade por um período e cuidem de si mesmos, o nosso corpos é uma máquina e é a mais preciosa dentre todas as que existem, lembrem-se disso.
@@KaroliDiz Foi exatamente a estratégia que eu usei. Me formei em Ciências Contábeis na UFRJ (duração de 4 anos e meio) em 6 anos e meio e só tive 2 reprovações, ou seja, eu fazia em média de 2, 3 a 5 (no máximo) de matérias por semestre. Enquanto colegas puxavam 8 matérias e passavam em 2. Eu puxava 3 e passava nas 3, pois tinha tempo o suficiente para me dedicar nas 3. E mesmo assim, me formei antes de muita gente. Às vezes essa é a estratégia mais inteligente a se tomar ao meu ver.
Ah, outra estratégia boa que também me ajudou muito, foi escolher bem com qual professor seria melhor cursar a matéria. Professores ruins ou muito carrascos eu fugia! rs
@@Gabriel100Mg Imagino o que vocês passam, também passei por tudo isso e pra mim foi ainda pior porque estava me formando só pra ter um diploma, já que eu decidi que não queria exercer minha profissão! :/
Larguei contábeis na UFRJ justamente por essa diferença entre ensino público e Universidade, acho a dificuldade dela algo estimulante e bom mas ta longe de ser justo dentro da nossa realidade. Eu tava me sentindo burra, incapaz e eu sempre fui dedicada mas não conseguia fazer aquilo ser "natural" como era pro restante da turma. Eu reprovava por falta pq me sentia desistimulada, eu amo a UFRJ mas tava me matando, resolvi sair e trocar de curso e foi a melhor coisa que eu fiz, nem sempre o preço do título vale a pena.
Fico fiz que você tenha feito a escolha certa pro seu caso, são poucos os que conseguem discernir até que ponto vale a pena...
Tudo isso por guerrinha de professor quem reprova mais. Ninguém traz um prêmio nobel para o Brasil!
Sua pergunta em 5:20 é respondida pelo livro Aprendendo Inteligência - Profº Pierluigi !
Que irado! Vou procurar saber sobre! Obrigada pela recomendação
Faz um resumo da resposta aí
tenho tanto orgulho de ser sua fã!❤️
Iti! Um xuxuzinho desses!!!
@@KaroliDiz um anjo de pessoa essa youtuber!!❤️
"um tanto quanto", agora não sai da minha cabeça
HAHAHAHAHHAHA EU FALO MT ISSO
eu entrei na UFRJ ano passado, pra Comunicação Social, e desde o primeiro dia já ouvia "você tá na melhor do Brasil", o que me fez sentir uma pressão absurda. acho que as pessoas enchem muito com isso, como se tudo fosse uma competição enorme pra ver quem tá acima de quem. o ambiente universitário é muito rico em certos aspectos: você adquire muito conhecimento, vê as coisas por outras perspectivas, mas ao mesmo tempo, ele se torna muito tóxico em outros.
É aquele famoso ditado “dois pesos, duas medidas”. A gente tem que lidar com muita coisa infeliz pra curtir as coisas que são prazeirosas e que valem a pena. Eu costumo dizer que o CT tem o ambiente mais frio dentre todos os outros prédios e centros da UFRJ, mas que isso não vai me abalar pq eu me lembro todo santo dia do quanto eu ralei pra chegar onde cheguei e do quanto eu sou grata por estar onde estou. Mantenha o pensamento positivo, mesmo nos piores momentos, eu juro que ajuda!
o que você ta achando do curso de comunicação social??? estou doido pra entrar também
Como funciona o integral de comunicação ? Faço integral no ensino médio, último ano. Mas quero saber se consigo conciliar trabalho com o integral.
@@RayaneSchuina olha, na UFRJ, Comunicação (Publicidade, Produção Editorial e Rádio) tem 3 períodos de ciclo básico, que são na parte da tarde e a partir do quarto período você passa a ter aula de manhã ou a noite (pro caso de Rádio e TV). No caso de Jornalismo (que é o meu curso), agora tá separado e você ingressa direto nele, mas como o currículo tá mudando, eu não sei se vai ter esse esquema de ter aula de tarde por um tempo e depois de manhã... E da pra conciliar sim! Muita gente estagia, o único problema é que tem eletiva que muitas das vezes é na parte da tarde, um horário bem ruim, e a galera não consegue pegar porque trabalha e etc, aí as eletivas da parte da manhã e da noite lotam e acaba ficando gente de fora.
Mariana Castro Muito obrigada, estava procurando alguém para me informar e você caiu como luva.
Mt bom seu vídeo. Realmente a UFRJ é top. É uma pena o campus do fundão ser tão perigoso. Vou cursar engenharia elétrica, fui muito bem no enem, melhor do que eu esperava, mas optei por cursar na uff por causa da questão da violência.
Aqui nem é tão violento quanto dizem
É pq aqui é grsnde demais, uma cidade literalmente e infelizmente tem violência como qqr lugar do rio
Tô ansiosa demais !!
Vou fazer engenharia de produção na UFRJ
Os alunos de escola privada, possuem o ensino médio inteiro dedicado à preparação para vestibulares / faculdades. Enquanto os alunos das públicas não tem se quer uma simples base
É aquilo né amigo ... é injusto mas me diz uma coisa nessa vida que é de fato, justa?
Depende da pública.
@@robteka Até hoje eu nunca conheci nenhum colégio público/aluno de escola pública, que tem ou teve uma preparação pra vestibulares
Karoli Diz vc nao me desanimou, pelo ao contrario, vc me animou mais ainda eu estou ansioso para começar a minha engenharia (eu estou terminado o ensino medio)
Fico feliz que tenha surtido um efeito positivo ahhaahah! Espero que tenha dado tudo certo!!!
Realmente há uma disparidade entre ensino privado e público, tirando as escolas Federais o restante tem um péssimo ensino,a equidade não existe ,por isso dificilmente encontraremos um candidato de ensino público cursando por ex Medicina.
Na verdade, até os institutos federais que tem técnico, sofrem pra entrar ... é dose ...
Eu faço ensino médio técnico pelo IFRJ, meu curso é mecânica industrial. Pretendo seguir a carreira e cursar engenharia mecânica.
Gostei bastante do vídeo :)
Vem pra engenharia você também!!! Vai ser meu calouro em breve hahahahaha e obrigada!
sou do terceiro em escola particular. Valeu o video, me fez pensar bastante...
De nada! Espero que você ainda acompanhe o canal e os meus vídeos!
Eu estava pensando em sair, desistir, por conta de dificuldade financeira e insegurança em relação a sair empregado no final do curso, faço biotecnologia aí na UFRJ e vim de escola pública, e realmente não é fácil. Obg pelo vídeo, me fez refletir ❤️🤘🏽
Não desista! Nunca! Mesmo que seja aos trancos e barrancos! Sair empregado pode não ser uma realidade, mas vc vai ter se formado na UFRJ! As portas hora ou outra vão se abrir pra você! Forças.
@@KaroliDiz Obg pela força ❤️
Tem biotecnologia na ufrj?? Mds pensei que não tinha que bom eu quero fazer pensei que não estava regulamentada
Oratória muito parecida com a do Pedro do Ciência Todo Dia. Show! Tá vendo mt vídeo dele? Hahah
Opa, nunca ouvi falar sobre, vou pesquisar quem é hahahahhaha
Mas tão maravilhosa essa menina, tema muito importante, ARRASOU!
Obrigada xuxuzão :333
Esse vídeo me descreveu , nossa senhora
Victor, se você soubesse a quantidade de comentários e mensagens que eu recebi de pessoas que falaram justamente que se identificaram com o que eu falei ... você se assustaria! Ou seja, é algo bem mais comum do que parece!
Talvez eu entre na UFRJ esse ano, socorro!
VEEEEEEEEEEEEEEEM! Qual curso?
@@KaroliDiz relações internacionais :)
@@adrian.henriq Oi, eu tb estou interessado em cursar RI na UFRJ mas eu já achei site dizendo q é no campus da praia vermelha e em outros diz q é no Fundão, vc sabe em qual dos dois campi é?
@@joaofranca3041 fica na Praia Vermelha
Caraca galera, tamo junto então kkkkk. Espero que a gente consiga passar em RI pra lá
MedicinaUFRJ2020 aí vou eu! E eu vou querer te conhecer! Beijos
Cê vai! Torcendo por vc!! 🥰
Gostei muito do seu vídeo Karoli ♥️ Quando penso em estudar na UFRJ, me sinto realizada e pressionada ao mesmo tempo. Assim como você, eu também vim de colégio público e sei que enfrentarei muita dificuldade em acompanhar a rotina desgastante da universidade. Por enquanto, eu fui aprovada na UERJ e, mesmo em pouco tempo, me senti muito acolhida pelos veteranos e calouros. Soube que a federal não é muito acolhedora, nem inclusiva - Isso é verdade?
Também quero saber. UP
up
Up
Olha, a UFRJ é bem acolhedora sim, mas depende do curso que você fizer... alguns cursos estão mudando isso aos poucos, tipo a mecânica (meu curso), mas de forma geral, somos tão acolhedores quanto a UERJ. Quando eu entrei, me senti mt plena e satisfeita com todo o carinho dos meus veteranos. Eu gravei um vídeo chamado “PISANDO NA UFRJ PELA PRIMEIRA VEZ” que fala justamente como eu me senti... e outros quatro da “RECEPÇÃO DE CALOUROS” que mostra o lado dos veteranos, toda a preparação que eu tive e td mais. Tem vídeos e fotos da multidão lá, acho que pode ser interessante você assisti-los e tirar algumas conclusões ;)
Fui aprovada na UFRJ e estou esperando para fazer a matrícula presencial. ESTOU DESESPERADAAAAA!! Sou de SP, ter que me mudar e encarar tudo isso (novo) está me deixando maluca hahahahah
E ai menina!!!! Como foi tua matrícula presencial??? Imagino a correria que foi e que ainda está sendo por ai... precisando de ajuda só falar!
Minha meta é a UFRJ, sou do Tocantins
Quando eu for vai ser de mão pro alto também, longe de casa, sem conhecer ninguém
oiii, eu acabei de ser aprovado tbm. sou de sp e vou ter que alugar no rio, como foi a experiência? alguma dica??
Kd a introducao? Bjao
Tô considerando a UFRJ justamente pela dificuldade. Acredito como você que a dificuldade nos prepara pro futuro e nos torna mais independentes.
Você poderia fazer um vídeo sobre o custo de vida pra alguém de fora? Obrigado.
Acho que eu não sou a melhor pessoa pra falar sobre custo de vida, mas fica a ideia pra pesquisar e ter como um futuro vídeo! E vem pra UFRJ sim, você vai ralar, mas você vai amar!
Sou de escola pública e negro, mas quero entrar na UFRJ com nota de ampla concorrência.
Você fez preparatório bom antes? se não,as chances são muito pequena de você passar
@@angelet6309 Não é não. Estudei por minha conta em casa é tirei nota suficiente pra entrar em engenharia na UFRJ. Acredite em vc mesmo!!!
Legal! Você é minha caloura. Boa sorte aí com MecSol, PCM, Metexp, T-E-C-A-L! Abraço. PS: Você gravou em Bráz de Pina? Parece os condomínios de lá...
Hahahah sou! Obrigada, precisarei de sorte mesmo hahahahah.
E não, eu gravei em Pavuna hahahaha
Quero entrar pra UFRJ esse ano. Fico feliz por meu médio ter sido bem puxado com 2,3 matérias de cada, uma prova atrás da outra sem pausa quase, diversos trabalhos, muita cobrança para os vestibulares e estudando pro Enem ao mesmo tempo, foi ruim justamente por crises de ansiedade, estresse, desânimo várias vezes, mas já vi que vai ser útil 😂
Acredito que até as experiências negativas podem ser positivas em algum ponto! Espero que vc tenha conseguido vir pre ça!!!
primeiro periodo na faculdade, todo mundo coloca terror falando que calculo reprova todo mundo, mas ninguem fala de computação. Porque essa matéria é tao complexa e impossivel?
a maioria das pessoas não estudam matemática da maneira correta- matemática tem que estudar muito, mas muito o pessoal quando entra no curso de engenharia acha quê é facil e não é tem que estudar muito
Computação me deu um suadouro tbm, mas cálculo e física é mais comentado pq tem 4 cada hahahahahahaha e sim, é difícil, mas não é impossível!!!!
Cara! Faço matemática... E assim... Calculo,física e análise são punk
Na minha opinião a mais difícil é desenho gráfico...
Eu estou em uma classificação boa para passar para direito na ufrj esse ano (vigésimo lugar de noventa vagas). Eu estou tão empolgada, estudei pra caramba esse ano e não pretendo parar nunca mais na minha vida. Descobri que uma das coisas mais gostosas da vida é estudar. Ano passado ( no meu terceiro ano) eu descobri que sou uma pessoa altamente competitiva e quero mudar isso porque sei que isso vai me trazer graves problemas na universidade. Vou procurar ajuda psicológica esse ano e espero que dê tudo certo tanto no sisu quanto no resto da minha vida de estudante, no mercado de trabalho e na minha cabecinha.
Bem vinda à Nacional, calourinhx 💙💛
@@raissamartins6607 muito obrigadaaaa
Fico feliz em saber que você tá empolgada e com o pé no chão sobre tudo isso, é bem importante ter consciência dessas coisas, mesmo. Parabéns pelo seu desempenho e pela sua (claramente certa) conquista!! Estarei no dia da recepção de calouros junto ao pessoal da engenharia Mecânica, se me ver por lá, dá um oizinho que quero te parabenizar pessoalmente! Bem vinda à UFRJ!!??
@@KaroliDiz muito muito obrigada
*Ela tá Nos Conjuntos do IAPI, Caraca, Que Legal*
Que ? Jkkkkkkkk
@@KaroliDiz eu n sei onde vc mora, nem onde vc tava no vídeo, mas parece muito aqueles prédios q tem no IAPI, mas pela sua resposta parece q n é, desculpa
Interessante a sua posição, já que, mencionou pouco da desigualdade escolar entre classe média e baixa. Além disso, é inegável que a Universidade pública, ou privada de qualidade demanda muito do aluno, pois ela quer fixar nos melhores rankings, aumentar o seu status acadêmico, ou seja, mostrar a outrem que ela é de qualidade. Estudei 1 semestre na UFRJ - Ciências Sociais, bem, eu não senti muita dificuldade, porém, sentia pouco pressionado pelo fato de que é muita leitura, seja ela em português, como Espanhol, ou até mesmo em Inglês- caso você acumular os textos -fodeu, pois será tenso coloca-los em ordem. Entretanto, não senti tanta dificuldade, como alguns ex-colegas que vieram de colégios públicos, porque aqui em SP, já tinha prestado 3 cursinhos, isto é, a pressão de um cursinho, o modo didático, em apenas ceder o conteúdo e deixar com que o aluno aprenda sozinho, tal como a demanda de matéria no dia, fez com que aprendesse realmente a estudar, a pesquisar sozinho, a ter disciplina, entre outras coisas. Porém, caso eu saísse do ensino médio direto para a Universidade, eu teria muita, muita dificuldade em acompanhar o curso, pelo simples fato de que o colégio público não prepara o aluno para a vida acadêmica, nem profissional, porquanto a maioria nem curso técnico o possui. Aqui em SP, todo mundo brinca: enfrentar a Fuvest, ou para os íntimos - Fudest, já é algo pesado, pois a prova é difícil, e demanda muito conteúdo técnico, embora, o difícil mesmo é sair da USP, porque a pauleira é grande - vide curso de Física, o qual forma poucas pessoas, assim como o prédio da Escola Politécnica. A UNICAMP,bem como a UNESP, também não ficam para trás, até porque o vestibular já é pesado, o ensino acadêmico muito mais, então, isso acaba gerando depressão, trancamento e desistência do curso. Para além disso, esse tema é interessante, pois a depressão e problemas mentais não somente são causados em alunos brasileiros, faz tempo que cheguei a ler no jornal New York Times, casos parecidos com os alunos norte-americanos, principalmente da graduação de Medicina - entre outros cursos da área da saúde, e também exatas - como Engenharia, Matemática e Física. Mas, os dados apontavam muito mais gente com problemas mentais e depressivos na área da Medicina, sem falar o uso de drogas para deixa-los acordado, pois a entrega de trabalhos, seminários, relatórios, atividades, afins são muito grandes. Portanto,isso é problema nacional e internacional, acredito que deva piorar em países periféricos, como o nosso, já que para um indivíduo de classe baixa, o ensino superior é tudo, então, trancar a matrícula, ou desistir , apenas atrasará os estudos, logo, a pessoa tem que aguentar - casos os colégios públicos tivessem a pecada dos federais, acredito que haveria aumento de qualidade no ensino.
Lucas, obrigada pelo seu comentário. Fico feliz quando as pessoas me respondem se posicionando e comentando o que elas pensam mesmo que sejam visões diferentes da minha, como é o caso da sua, levando em consideração que sua bagagem acadêmica é diferente. O que sabemos que é verdade é que hoje a tendência é que essa desigualdade se acentue cada vez mais... O contrário do que seria ideal para o progresso da nossa humanidade. Infelizmente.
Eu me sinto muito deslocada e sem rumo, e você ver que não tem ninguém nem aí. Eu me sinto burra e incapaz, principalmente, pelas minhas dificuldades em relação à adaptação em um curso de Engenharia. Todo mundo diz pra mim que eu não vou conseguir e que meu curso é muito difícil e eu acabo acreditando.
Oi Yara! Olha, não é fácil mesmo, sabemos, mas a única pessoa responsável pelo teu sucesso e tuas escolhas é você! O curso de engenharia é, em teoria, pra ser feito em 5 anos, eu vou demorar pelo menos 7 e ta tudo bem! O importante é vc saber que está no lugar certo, fora isso, tome teu tempo e vá no seu ritmo!
Caraí, que pergunta boa e reflexiva ao mesmo tempo. A resposta pra tal pergunta, no meu caso é: o preço que eu pago é ter de arrumar uma motivação a mais pra estudar, querer sempre melhorar e tentar me adequar aos dilemas que a Universidade insere na vida individual do estudante.
Não deixa nada te desmotivar, ok?
Amei o vídeo pois estou vivendo exatamente isso na licenciatura em matemática
Marciana, fico feliz que você tenha curtido o vídeo! E espero que acompanhe os vídeos recentes do canal! Sucesso!
Não sei como cheguei aqui mas amei o vídeo e o canal. Eu não estudo na UFRJ mas posso dizer que o peso que carrego por estudar em uma UF é justamente ter uma universidade pública no currículo, além do curso ter roubado minha vida por cinco anos kkk. Estudo em uma federal no interior de SP, que no meu curso e geral está lá entre as 10. Como formanda (falta só minha defesa do TCC) adianto que além do distanciamento entre o ensino público na educação básica e superior há também um outro abismo colossal entre a Universidade Pública e as demandas do mercado / setor privado. Toda essa carga pesada focada em muito volume de conteúdo teórico e carga horária alta que gastamos dentro de sala de aula na Universidade faz sairmos defasados e desatualizados. Aqui na minha cidade as empresas têm até um certo preconceito com egressos das públicas (federais e estaduais) e preferem recrutar quem estudou nas particulares da cidade por vários motivos: 1) egressos das públicas são, no geral, considerados petulantes, com uma mentalidade estritamente de pesquisador acadêmico e pouco voltada à resolução de problemas de fato; 2) pouca experiência prática fora da Universidade. Sinceramente, sinto arrependimento de nos primeiros semestres não ter trocado por um curso em uma particular.
Caramba, só fui ler seu comentário agora, 10 meses depois, mas fico triste em saber que existe, infelizmente, essa separação por ai. De fato, a faculdade te prepara para ser um pesquisador, cientista e acadêmico, não um profissional amplo pra seja lá qual for o mercado que cada um queira seguir. Espero que, no final das contas, você esteja contente com a sua escola e realizada profissionalmente!
Assim que passei em História na UFRJ já levei esse "baque", alguns professores passando quase 1000 páginas de leitura como se a disciplina deles fosse a única e nós fossemos mais que humanos.
+ história é um curso com muita leitura e escrita e se você veio de escola pública (assim como eu) vai ficar meio sem "muleta" pra administrar isso tudo, os próprios alunos oferecem apoio em escrita acadêmica, é uma grande oportunidade mas ainda temos que melhorar muito pra transformar o ambiente universitário em algo de fato inclusivo.
Obs: é difícil se encaixar no começo mas sempre leva o que te fez chegar aqui e onde você quer chegar, se hidrata e vai! Boa sorte para todxs! 💜
Eu tô pensando em fazer História na UFRJ...
@@footballmaster9789 Opa!! Vem ser meu caloure 💕
@@litabubblegum vc pode me chamar no zap pra gente conversar mais sobre? 21996960875
Eu já morei nesse condomínio em 2004 kk. Fica na Pavuna, né? Eu moro em Cabo Frio, estou esperando passar a pandemia e vou morar na casa do meu tio que fica aí do lado kk. Talvez a gente pega ônibus juntos kk.
Pois é, é em Pavuna sim kkkkkkkkkkkkkkkk
O peso do que falou, agora é de uma tonelada.
Ha então prefiro ir pra UFF então
Não significa que lá você vai ter paz não viu? Lá é punk tbm!
@@KaroliDiz eita tanto tempo depois havia te me esquecido que tinha comentado aqui .Rlx ta tranqüilo .
Vc falou um tanto quanto, um tanto quanto demais
Sim kkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu reparei nisso tbm
Um dos motivos que não quero a UFRJ é porque até na rural chegou o quanto os professores e alunos da UFRJ eram cruéis, estudava na UFRRJ é me sentia extremamente perdida em algumas partes, imagina em uma UFRJ da vida.
Pois é Milena, pois é ... a nossa fama infelizmente acaba sendo gerada negativamente por causa da massa dos alunos e professores, mas tem gente legal, tipo eu, por lá :D
@@KaroliDiz se pegar p ranking mundial nem tem a UFRJ kkkkk. Sai dessa ilusão!
UFRJ é top!!!!!
Se você está lá , você é um dos dos melhores entre os melhores!!!!
Fac Med:a melhor do país!!
De fato, a UFRJ é top hahaha
Só não trazem um prêmio nobel
É verdade, o peso é bastante grande.. na Biofísica tem uma grande massa de sentimento que quando a prova da o baque, a gente fica mesmo desestabilizado... E não conheço ninguém que tenha apoio psicológico da UFRJ :/
É muito pesado pensar que isso é tão próximo da realidade que chega a ser assustador
@@KaroliDiz e ainda quando os profs falam quê e frescura mandam a gente largar a UFRJ pela Estácio? Isso é muito triste, mas há profs assim :(
@@bryanporphirio2230 De fato, sempre vai ter gente pra tentar diminuir os outros, mas não deixa NUNCA isso te abalar pq vc sabe que vc é merecedor de estar onde vc está, ok???
@@KaroliDiz valeu :) você também, todos nós alunos e futuros alunos, ex-alunos, parabéns
Fui num passeio escolar no CT, perto do campus de engenharia. MANO que lugar hostil. Fui muito legal o passeio mas achei as pessoas bem desnecessárias só pq estávamos com blusa do estadual. Enfim, to querendo fazer letras ano que vem. Me deseje sorte hahaha
Ignora essa galera que olha torto e seja a pessoa que olha com esperança quando vc entrar!!!!
@@KaroliDiz ❤️❤️❤️
O preço que você paga é somente um: não viver. Você não vive durante 10 meses sob uma pressão ininterrupta. Se culpa por não estar estudando, desenvolve ou agrava a ansiedade etc. Acho totalmente desnecessário essa cobrança. Porém, se for para cobrar, que seja de forma honesta, com professores que dêem o conteúdo no nível do que é cobrado, o que não ocorreu até agora em Matemática Bacharelado (UFRJ), com exceção de Computação 1.
Isso é assustador ... pensar que a gente acaba por perceber que nossos sonhos se tornam pesadelos cada vez mais frequentes ... força pra gente, amigo!
Muito bom Karol, muito bacana sua oratória e seu ponto de vista.
Sou graduando do curso de matemática - Uff e do mesmo modo como o colega aqui embaixo percebo o mesmo, o espaço absurdo de conteúdo entre o ensino médio (normalmente público ) e a universidade pública é muito grande. Lidamos com um problema de Educação básica e com base as cotas elas poderiam continuar de modo provisório afim de que haja uma mudança gradativa até que se chegue ao ponto (acredito que esse dia venha chegar) que tenha a possibilidade de um jovem ingressar numa faculdade e conseguir pelo menos respirar os primeiros períodos na faculdade. Eu busquei ajuda no SPA (Serviço de psicologia Aplicada) que era no meu próprio campus e isso me ajudou e tem me ajudado bastante devida a toda pressão porque realmente foi bem punk mas tendo em vista também situações pessoais mas enfim...
Grande abraço Karol,
você mora em qual bairro?
Eu já escutei dizer também de uma diferença na recpção aos alunos entre a Uff e a UFRJ e eu posso falar pois no meu primeiro período iria para a UFRJ, estaria no CCMN mas por complicações nos documentos acabei entrando no segundo período na UFF (sou grato a Deus por isso) porque acabei vendo uma diferença enorme na grade de estudo.
Essas situações são muito delicadas e precisam ser adaptadas, a gnt que sente na pele sabe bem disso ...
adorei o vídeo!
Obrigada! ☺️☺️
Garota, você fala muito bem. Parabéns.
O grande problema de nosso país é a falta de investimento no ensino básico das escolas públicas. Criar várias bolsas nas Universidades sem dar estrutura aos alunos é o grande erro, pois a base de tais escolas está deixando muito a desejar. As Universidades, por sua vez, não podem diminuir o grau de dificuldade de alguns cursos, principalmente engenharia e medicina, só pra dar um exemplo, para poder acompanhar o ritmo daqueles que vieram de escola pública. São cursos que exigem dos profissionais dessas áreas, muita responsabilidade, pois estarão lidando com vidas.
O aluno precisa compreender que para ser um bom profissional terá que se esforçar pra isso. Sempre foi assim. Desde tempos remotos. Afirmo isso porque já tenho 55 anos e sou estudante da UFRJ desde o último período, faço Artes Plásticas - Pintura. Estudei em escola pública, na época em que realmente ensinavam e vejo a falta de motivação dos jovens que entram pelas cotas.
Conseguir a vaga sem ter a base necessária, no meu entendimento, não pode dar certo. Acredite, antigamente era pior...
Desejo boa sorte a você. Um abraço. Salette.
De fato, concordo com as suas palavras! A gente reclama hoje em dia mas antigamente era bem pior. Mas é devido à indignação dos anteriores a mim que hoje tenho mais oportunidades que eles, assim como eu espero que os meus futuros tenham mais oportunidades de crescer do que eu estou tendo no presente! Te desejo sucesso também e obrigada pelo carinho!
Também faço engenharia em federal, está sendo muito difícil, principalmente pq venho de escola pública defasada, sem base quase nenhuma. Só sabe quem tá dentro.
Exatamente... é bastante complicado...
Vc estuda integral?
Pocha, você esta me desanimando !!!!!
Não desanima não,estou estudando lá vai fazer um ano e estou amando!!
Fiz ótimas amizades por lá,tem partes ruins ,mas tmb tem muita coisa boa,vale a pena!!
Se eu passa no Enem ksksks
Como vc fez para entrar? Tem alguma prova ou algo do tipo?? E como são os alojamentos DA UFRJ ??
Tem sim, o famoso "ENEM" ! É um pouco complexo de explicar o que exatamente é o ENEM, mas eu falei um pouco disso que você me perguntou nesse vídeo aqui: th-cam.com/video/0iGEkqRjCsE/w-d-xo.html
O pessoal da engenharia em geral sai formado com emprego ou é mt dificil tbm?E como conciliar estagio e faculdade?
Eu não tive condições de começar a faculdade pública , eu tive que entrar no exército pelo concurso da Esa ficar dois anos lá pra ter condições de fazer o vestibular , e devo começar esse ano. Trabalhar em um emprego que eu não gosto e estudar
Como é trabalhar na esa mano?
Eu imagino o quanto deva ser difícil para você. Espero que agora você esteja gostando mais do seu atual emprego. As vezes certas escolhas são bem difíceis mesmo de serem feitas. Sucesso ai!
@@matheuslima5492 A parte difícil é que a pessoa não tem jornada mínima de trabalho, ela trabalha o tempo que for ordenada a trabalhar. Ai nisso entram as escalas de serviço, que a pessoa trabalha 24 horas direto e ainda cumpre um expediente de 8 horas , ela trabalha 32 horas de uma vez , e pra mim isso acontece no mínimos 2 vezes por mês. Tem épocas do ano que é necessário trabalhar mais de oito horas no dia, mas também tem épocas que trabalha menos. Essa incerteza atrapalha bastante nos estudos, e a pessoa não consegue participar das atividades extra curriculares e fica limitada ao turno noturno , como seria na maioria dos empregos... . Para concluir não tenho muito oque reclamar , não gosto do emprego , mas ainda sim ele me ajuda muito, sem ele eu não teria como ter minha vida ou fazer a facul, não é o ideal mas eu tenho que ser grato.
@@KaroliDiz Obrigado pelo apoio , realmente, o emprego não é o ideal , mas ele me permite trilhar, nem que seja o mínimo a carreira acadêmica, e por isso eu sou grato. Começei o curso de direito na Unirio e tô no segundo período. abraços
Entrei pra medicina agr no meio do ano, já é pra chegar tremendo nas bases depois desse vídeo ? Kkkkkkkk
Você pode fazer um vídeo de como se preparar no ensino médio para a faculdade
Cleberson, eu tenho alguns vídeos que falei sobre a minha experiência pessoal com relação a isso, espero que você tenha encontrado eles na época que seu comentário surgiu!
Menina tu mora no Bradesco? Minha amg mora aí
AHAHAHAH Sim! kkkkk
to na uff, mas vou acabar me mudando pra ufrj, principalmente porque é bem mais perto da minha casa. Uff tb era sinistrinha, agora vou me ferrar td de novo
Não tudo de novo, se for pelo mesmo curso, dependendo do que vc ja fez, tem como cortar disciplinas ;)
@@KaroliDiz poisé, então.... n eh. """Terminei""" (com varias aspas mesmo kk) agora o segundo período de biologia mas vou pra matemática aplicada com enfase em ciencias biológicas e ja vi que os dois não tem nenhuma materia em comum :/
Ps: vc eh mt fofa e tem um jeito incrível de se comunicar, ganhou um inscrito
@@josepereira2759 Vish, então é começar do zero mesmo né? Boa sorte na nova caminhada! E obrigada hahahah, seja bem vindo :3
Demorou, mas saiu kkkkkkkk
💙
Demorou um tempão hahahah o negócio é uma ideia legal fluir de dentro do meu ser hahahaha
Falou falou sim para perder as esperanças e me desanimou. logo logo da desculpa solta algo muito pior...como um bicho de 7 cabeças.
eu sai do ensino médio tem 3 anos e estou entrando agora no ensino superior ( unirio ) e já meio que senti no dia da matricula que a realidade é outra sabe estou ainda pensativo e ancioso para saber como vou administrar facudlade e trabalho
É difícil, vai ser pesado, mas se é seu sonho e o único jeito de vc se manter, foco e muita força!!! Parabéns pela conquista!
Vinicius Silva Alves desistiu irmão?
+1 Como estudante estrangeiro se aplica UFRJ?E aí tem processo seletivo especial pros estrangeiros?
Jacob, espero que você já tenha conseguido uma resposta, desculpa pela demora em respondê-lo! Caso não, me mande por gentileza uma mensagem via instagram @fafakarolidis e lá eu tento te ajudar!
@@KaroliDiz Acho que esse ano é meio impossível por causa da pandemia, obrigado!
fazer médio técnico no cefet é similar porem numa escala menor
Eu fiz médio técnico na Faetec e acredite que a faculdade intensifica as coisas num nível absurdamente diferente do que a gnt ta acostumado.
@carolina atualmente faço matemática na ufrj e o cefet já me deixou bem preparado pra essa carga mais braba da faculdade, tanto de formação acadêmica qnt de gerenciamento do tempo e das relações
apesar dessa preparação saí bem desgastado do cefet tbm, e só percebi dps como aquele ambiente deixou algumas sequelas, msm assim sou mt grato
Mas a senhora está musculosa, adoro
Q
gostei
Meu sonho é fazer mestrado e doutorado na UFRJ.
O meu também, mas pra isso eu to na luta pra me formar primeiro hahahaha
Entrar na UFRJ te da o primeiro choque nas provas unificadas de calculo e física
Nas provas? Meu primeiro choque foi nas aulas mesmo hahahaha e a primeira nota q me assustou foi de fato, cálculo
Fafa eu estudo no CEFET e tô pensando muito em tentar a transferência para a UFRJ, faço engenharia mecânica, você acha que aí tem um grande diferencial nesse curso em relação à laboratórios, professores, oportunidades etc?
Cara, sendo bem sincera, eu acho que os níveis de graduação são bem equivalentes, mas se pudesse optar por alguma, eu com certeza viria pra UFRJ. A gama de oportunidades é maior e digamos que o nome da UFRJ (não desmerecendo o CEFET) pesa mais, sabemos disso. Se eu estivesse na sua posição, eu faria a prova de transferência interna sim.
Pretendo sair de uma universidade privada e tentar o Enem deste ano, para poder entrar para o curso de direito. Espero não me decepcionar.
Boa sorte! Os cursos de direito são diferentes se vc comparar uma grade de universidade pública, com a de uma universidade pública, recomendo dar uma olhadinha ;)
"Paga até com a alma " 😂😂😂😂😂😂
E é mentira? kkkkkkkkk
@@KaroliDiz nop kakak
Lá tem engenharia robótica? Ou engenharia Aeroespacial?
Tem não...
@@KaroliDiz at
"Se vc nao sabe nadar eles vao te tacar no mar e vc vai ter que aprender"
Caramba hahaha Bateu o desespero agora ksksksks Rumo Enem 1° Dps eu aprendo a nadar na marra mesmo
Engenheiro hoje ta virando Uber.
Arrasou!
Valeu xuxu!!
A Ufmg tbm briga pela primeira posição poxa
Sim! Só coloquei o top três dos últimos anos, existem muitas universidades como a UFMG e a UFSC, por exemplo, nessa lista na briga pelo topo.
Economia na UFRJ, vale a pena ??
Tudo na UFRJ vale a pena hahahahaahah
@@KaroliDiz o campus da praia vermelha é seguro?? Morar em Botafogo e na zona sul de maneira geral é tranquilo?? Vlw
@@gustavochaves9253 Sim! De forma geral, a zona sul é a melhor parte do Rio de Janeiro, sem dúvidas!
@@KaroliDiz obrigado
"um tanto quanto"
Eu disse ...
Pra entrar na ufrj precisa fazer específica?
Depende do curso...
A sensação que tive quando entrei na UFRJ foi igual a desse menino aprendendo a nadar
th-cam.com/video/pUhr0ySpr9E/w-d-xo.html
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Help mt boa comparação
Eu sei que pode haver injustiças na sua vida mas não é apenas sua. O mundo todo é assim .
De fato, e só falando e lutando pra mudar que as coisas mudam! ;)
que carinha de 13 anos
Geovana, se você soubesse QUANTA mensagem desse gênero eu recebo kkkkkkkkkkkkk pois é menina, a genética me fez nascer com carinha de neném....
O vídeo é bastante desmotivacional porque mostra a realidade. E viver de ilusão é bom demais .
Acredito que a dificuldade em relação ao conteúdo é exatamente o que torna a faculdade uma das melhores do Brasil. Fazendo uma comparação, imagina o curso do BOPE ser feito de maneira fácil apenas para formar os policiais, não teria o mesmo valor. A formação deles é qualificada e muito melhor que uma polícia convencional. A dificuldade é posta propositalmente para que se forme apenas os melhores!! Por isso quem tem no currículo UFRJ se destaca no mercado de trabalho, porque são os melhores!! NÃO DESISTA, quando se formar, vc vai se orgulhar de colocar a “caveira” da UFRJ no peito!!
Sem dúvidas! Eu tenho muito orgulho de fazer parte da UFRJ! Mas eu quis trazer um pouco da verdade que eu experiencio dentro dela, sabe? Pontos de vista são importantes para quem ainda está escolhendo um caminho! Eu recebo muitos comentários e mensagens privadas justamente dizendo o quanto meus vídeos ajudam nessas decisões. É muito a ser considerado, mas o orgulho é real!
Que merda, eu desci ontem mas n te vi no parquinho. Grava vídeo cmg px, eu tbm quero ser famosinho
Só brotar! Vamo gravar alguma coisa qualquer dia hihihi ;)