Oi sou novo no canal e sou novo/velho na programação. Sou um dos que ser frustraram com a programação (Desisti) e fui para outra profissão, mas com aquele pensamento, poderia ter sido diferente. Há uns 15 anos atrás fiz um técnico de programação, linguagens "aprendidas", Delphi e Java. Mas não consegui prosseguir mas com esse vídeo entendi o porque não fui adiante como programador! Mas agora quero dar uma nova chance para mim e focar naquele velho sonho e pensamento de vida. MUITO OBRIGADO PELA ORIENTAÇÃO INICIAL. PARABÉNS CONTINUEM EVOLUINDO E PASSANDO O CONTEÚDO ADIANTE, ASSIM É UMA FORMA DE APRENDIZAGEM, AMADURECIMENTO E HUMANIDADE.
"Sou um dos que ser frustraram com a programação (Desisti) e fui para outra profissão" ...caramba cara parece que vc leu minha mente...vc conseguiu aprender a programar ?
Eu entrei na faculdade, na metade de 2019, sem saber quase nada de computadores. Lembro que na minha primeira aula de laboratório o professor ensinou a instalar o compilador g++ e a compilar código C++ direto no terminal e editando num bloco de notas, no tal de Linux que nunca tinha visto na vida. Ai pediu pra entrar num diretório, e eu fiquei uns 10s me perguntando: "Que diabos era um diretório?". Hj acho muito engraçado, mas na hora questionei minha existência. Adoro C++, é um lugar tão quentinho que nem dá vontade de sair, kkkk
Meee, me diz que não são todas as faculdades que ensinam a programar usando linux. Se fosse eu iria estar tendo um ataque de pânico, sem zoeira. To com medo de frequentar uma faculdade de TI agr
C++ é a linguagem de programação mais poderosa que existe, não é a mais fácil nem a mais rápida, mas é a que tem muito muito poder de criação desde algoritmos de superfície a algoritmos de profundidade, I.A., Games, Automação e Robótica, IoT, Criptografia, etc etc. Minha área de formação é Mecatrônica.
@@digolordello7719 Relaxa mano, senti a mesma coisa tb e tô aqui no meio do caminho. Vejo que esse medo me levou a estudar muito pra não correr o risco de reprovar. Ainda mais pq tenho bolsa e não conseguiria pagar nem 10% do valor da mensalidade do meu curso. Só vai!
vcs são top. Meu sonho é um mercado mais receptivo aos que estão começando. Eu mesmo encontrei muita dificuldade no início. Hoje faço tudo ao contrário, sempre incentivo os mais novos a olharem os conteúdos do canal "Código Fonte TV ". Assim como os cursos do Guanabara. "Honra a quem tem honra". Parabéns ao canal vcs são 10x10x10 ;-)
Comecei com Python e aprendi demais, adorei. Porém surgiu uma necessidade de Java, tive que pegar correndo. Já tinha visto Java antes e não gostei, porém percebi que depois de evoluir no Python, aprender Java se tornou muito mais simples e evolui demais.
Fiz ADS e acabai desistindo da faculdade por conta da linguagem C++. Quando me deparei com ela logo pensei que nao era pra mim. Após alguns amigos da área me falarem e eu assistir o video de vocês mudou minha visão novamente. Obrigada!!
eu estou fazendo ADS e estou no mesmo dilema, no meu caso estão ensinado c, eu travei em estruturas de dados, então estou pensando em não pegar a materia no próximo semestre, e estudar com python ou Js.
Estou começando a programar agora. Olha que esse lance de começar uma linguagem mais amigável faz toda diferença. Sou engenheiro Ambiental e no primeiro semestre da engenharia vamos algoritmos. No meu curso, a linguagem que foi usada para ensinar lógica de programação foi C++. Consequência ? Reprovado com média 2,5. Peguei trauma de programação. Fui levando essa cadeira até onde deu, quando tive coragem de fazer novamente no 5° semestre. Passei com média 7,2 ( quase fui para final). Observações: essa foi a única cadeira que reprovei no curso de Engenharia. Outra ponto é. Sai direto do ensino médio para a faculdade, nunca tinha visto programação na minha vida. Hoje, estou aprendendo phyton e estou apaixonado pela linguagem. Está sendo um desafio pessoal, aprender e gostar de programar.
Sou professor de algoritmos e estrutura de dados, já comecei a ensinar tanto com portugol, C/C++ e python... apesar de python ter uma curva de aprendizado menor, pela experiência que tive, achei C/C++ mais indicado para começar a programar. Ainda quero estudar isso num mestrado (melhorar técnicas e métodos de ensino de programação).
Meu professor deixava o aluno fazer na linguagem que o aluno quisesse... Isso foi muito bom, pois dava para comparar o desempenho dos alunos... A maioria ia de Java ou C, mas quem se destaca a era a galera que tinha escolhido Python... Os exemplos o professor dava em C quando tinha realmente que envolver código e não era um conceito.
@@JC-bs9ul é uma ideia bem interessante, vou até tentar bolar algo parecido, só fica um pouco inviável em turmas grandes, para corrigir provas e trabalhos será um suplício.
Eu também acho o C mais interessante para começar, porque é uma linguagem mais "casca grossa", bem versátil também, e acho Java super improdutivo, ainda mais para iniciante
@@jogoson7540 nunca peguei o JS pra começar a ensinar algoritmos, mas tem livros sobre e vou pensar direitinho pro semestre q vem, até pra eu ter mais uma linguagem pra por na balança de qual mais indicada pro início.
Vcs são o máximo . Obrigado por cada dica. Estou no primeiro semestre de análise e desenvolvimento de sistemas . 37 anos de idade . Mais de 20 anos em vendas . E vamos a vamos .
Cara, essa abordagem para quem está começando, o ideal é usar uma tecnologia que facilita colocar em prática é muito interessante. Em várias áreas, mas em programação também, muitos caem na obesidade mental, principalmente iniciantes. E iniciar com por exemplo, JS ou Python, como vocês falaram, ajuda muito nisso. Ótima abordagem!
Eu comecei na faculdade com C vi algumas coisas e hoje em dia quando vou fazer alguma coisa com JavaScript e Python vejo o quanto o C me ajudou nesse processo
Eu sou o caso de quem acordou um belo dia, abri a janela, olhei para o céu e disse, "...bom, quero ser programador...", e foi por isso que cheguei à esse canal alguns meses atrás. E antes desse material, eu já havia me decidido a iniciar com Pyton e foi por analises desses dois "pombinhos" e claro, com muitas horas de vídeos opinativos, muito material sobre. Estou adorando e recomendo (se é que minha opinião tem algum peso (: ) Parabéns pombinhos.
@@jamilefreitas714 Não evolui muito, muitos contra-tempos que me fez desacelerar o processo. Mas não vou desistir. Espero que você esteja na caminhada e fazendo resultados positivos.
@@iurigomes516 Então cara, a vida tem altos e baixos, estou bem devagar com a caminhada, mas estou caminhando, esses dias peguei mais afinco na ideia. Mas por enquanto, só na aprendizagem básica ainda
Cara... queria ter conhecido vocês na época da minha faculdade, eu fiquei totalmente desmotivado por conta da linguagem utilizada, que para muitos da sala foi "ok" para começar, mas para mim foi uma dificuldade.. decidi retomar os estudos por conta começando do zero e vocês apareceram.. vocês estão falando justamente muita coisa que eu passei, principalmente terminar o curso e não saber programar.. meu hype está voltando graças a vocês, VALEU!
Bom dia dupla ! Acabei de chegar no canal e já me inscrevi, tirei 2 meses de faculdade em Sistemas pra Internet, e de fato entrei sem saber absolutamente nada, em uma sala onde 96% dos alunos eram no mínimo técnicos formados em uma Etec e etc.. e oq aconteceu foi que eu e mais 3 pessoas fomos literalmente deixados para trás, e pelos próprios professores eu diria, claro que, eh nossa obrigação estudar por fora... Mas hoje em dia eu vejo que vale muito mais procurar um curso ou estudo específico pro que vc.precisa, do que entrar em uma faculdade sem ter uma base, pq a pressão não eh pouca e professor não te espera... Muito obrigado pelo canal e pelo conteúdo, já estou montando minha playlist aqui 🙏
resumo do video: se estiver iniciando na programação: Javascripit e Python. se já tiver experiencia em programação: linguagem C, linguagem C++, Rust. mas depende mto do seu objetivo tbm.
ja estudei C++ na faculdade de ciencia e tecnologia, porem ficou por isso msm, agora 3 anos dps quero começar na area da programação, vale começar por python?
Oi casal, amo o canal de vocês, eu iniciei na programação agora através da faculdade de Analise e desenvolvimento de sistemas e lá eles ensinam a lógica de programação e algoritmo já em python. Tô gostando bastante, não tinha nenhum conhecimento prévio.
Acho que penso parecido. Sou a favor de JS e Python para praticar lógica de programação, mas logo depois o aluno precisa buscar alguma outra linguagem mais robusta pra aprender principalmente OO, JS e Python não são as melhores pra isso. Hoje, acho que a melhor escolha para OO é o C# com dotnet core 2 ao 5. É extremamente simples de começar e funcionar em Linux, Mac e Windows. O problema é que uma boa fatia de alunos fica nessa de começar com a "melhor" e simplesmente não começa com nenhuma e não treina, não pratica e não aprende.
Nossa, o vídeo de vocês me ajudou muito, to começando agora e por mais que tenha um conhecimento básico esse vídeo deu uma base legal de por onde começar. muito obrigado
Faculdade te dá uma visão geral sobre a área, fica a cargo da pessoa definir onde irá focar. Qualquer área é assim. O problema é a pessoa entrar na faculdade e se limitar a fazer apenas o que é passado em aula, se quer estuda em casa e, principalmente, não vai além do conteúdo passado.
A teoria eh importante, tem muita gente q sabe programar mas nao sabe planejar....nisso a faculdade eh importante, mas programar, so a pratica mesmo...
Maurício, você tem razão. E, honestamente, não vejo outro jeito. Grande parte do resultado na formação do aluno depende do próprio aluno. É preciso muito esforço para atingir resultados excepcionais. Como sempre digo em minhas aulas, o professor não ensina, de fato. Ele compartilha conhecimento e experiência (se tiver). Quem aprende é o aluno. Sei também que há muitos professores desmotivados e outros que não são vocacionados para o ensino (infelizmente). Isso só reforça a necessidade da busca do resultado pelo aluno, que no final das contas, será primariamente para ele mesmo.
Galera estamos com um grupo no zap para iniciantes na programação la ah gente da apoio a cada um e so me chamar no zap q eu coloco no grupo (85)988486964
curti bastante o vídeo, sempre fui louco pra aprender JS e por incrível que pareça tive muita dificuldade, dai tentei Java, Python e não rolava química, então cai no PHP5 sem querer e achei muito simples, questão de dias eu conseguia fazer um CRUD que no JS não saia nem 50%, depois de um tempo trabalhando com PHP tive a oportunidade de ser convidado por uma gigante internacional pra trabalhar com JS e fui ... cm medo mas fui e aqui estou eu hoje. Trabalho com Node e React e nem parece que tive aquela dificuldade do passado ... o PHP me ajudou e sim acho uma tecnologia incrível. Abraços !!
me dá vontade até de chorar só de ouvir uma linguagem assim, eles explicam tão formal kksksk um dia boto em prática! Mas o vídeo me fez decidir que devo estudar na linguagem Java, ou Python.
Quando comecei a programar, minha primeira linguagem foi Java... e fico impressionado por eu ter conseguido aprender completamente a lógica através dela.
PHP e Java Script fazem a mesma coisa? Caso sim, pra quem é zerado e quiser preencher planilhas do google sheet tendo uma pagina de navegador como formulário de entrada de dados qual vc recomendaria? Obrigado.
Estou estudando Python a 1 ano. Sempre fui de infraestrutura e nunca me encaixei em programação, porém o Python consegui me fazer apaixonar por programação.. Pretendo começar a estudar PHP depois de ter visto o que precisa no Python. Grande abraço.
6:59 Grande Igor Oliveira e seu... depende rsss. Parabéns o trabalho de vocês tem colaborado muito, é bom ter conteúdo de qualidade principalmente quando estamos no começo do começo.
Acho que python é uma ótima linguagem para começar, porém acredito que o essencial é aprender a lógica, praticar a lógica e compreender como ela é aplicada nas linguagens de programação, para assim nunca depender de apenas uma tecnologia
@Arthur Silva claro, Arthur, porém o que eu quis dizer é que não importa qual linguagem se aprende, e sim a base, que é a lógica que faz tudo funcionar, e para aprender isso necessariamente se precisa de uma linguagem, nem que seja um pseudocódigo ou mesmo fluxogramas que também é um tipo de linguagem (visual).
Concordo demais com esse ponto de "como pode qualquer aluno de TI terminar o curso sem conseguir produzir nada em linguagem nenhuma?". Poxa, é o mínimo que se espera de alguém que estudou tecnologia! E olha que pra ser um bom dev nem precisa de graduação, embora ela seja importante por conta do embasamento geral.
no meu curso eu comecei no portugol, fui pra java e depois aprendi javascript sozinho. Confesso q meus olhos só se abriram quando comecei com javascript pq portugol eu só estudei algoritmos e lógica então eu não sentia que estava fazendo muita coisa mesmo com a satisfação quando executava e dava tudo certo. Com java eu me estressei bastante, eu só tinha acesso à máquinas ruins e direto tinha q usar o notebook do meu pai ou da minha mãe que também não eram muito bons, ou seja haviam muitos ambientes e era revoltante esperar 5min pro netbeans executar um algoritmo simples. Quando fui pro vs code e javascript, foi uma maravilha e parecia q só então eu estava realmente aprendendo a programar pq no resto eu passava mais tempo perdido com IDEs que programando, sem mencionar que o javascript é muito mais prático para coisas simples então foi amor a primeira vista, sem dúvidas, se pudesse voltar no tempo eu já iria direto pra Javascript, mas valeu a experiência.
Também sou o que acordou um belo dia e decidiu estudar programação. Me matriculei em um curso de ADS. Estou ansioso, pois sou do grupo que mais ou menos sabe instalar um programa no PC rs (rindo mas é de desespero kk). Não tenho familiaridade com exatas, mas na vida tudo a gente aprende. Fico boiando nos termos que ouço nos vídeos mas o Canal tem me ajudado muito a entender que é possível. Bom eu já tinha ouvido falar em Python então vamos ver qual é desse "carinha ae". Valeu casal, os vídeos me ajudam muito.
Esse como os outros vídeos de vocês estão me motivando, a fazer uma transição de carreira, sou professor de Matemática do Ensino Fundamental vê Médio, e buscando um novo horizonte para trabalhar, depois da aposentadoria como professor, iniciei estudos em programação. Já estou estudando Linguagem de Programação e JavaScript, em paralelo, e quero deixar aqui o meu MUITO OBRIGADO 🙏, pelos seus vídeos...👏👏👏💯👏👏👏
Adorei o vídeo, me ajudou muito na minha dúvida, eu me formei em ADS há 4 anos, não consegui entrar no mercado, aprendi noções de C e C++ na faculdade, esse ano decidi aprender pra valer e minha meta é até 2022 conseguir entrar nesse mercado de programação, hj estou estudando na internet lógica e algoritmo pra começar e com a dicas de vocês vou partir pra Java e Python (ja pensava neles antes) logo na sequência.. Muito obrigado mesmo, novo inscrito do canal.
O legal do Javascript é o leque de possibilidades. tanto front-end como no back-end com NodeJS. E com o NodeJS podemos fazer algumas brincadeiras no mundo DevOps. Vamos pra cima! Ótimo conteúdo! Muito obrigado e parabéns!
Também. Comecei recentemente. Python é muito fácil, nos primeiros dias já criei um programinha básico que limpou todas as notificações do TH-cam pra mim. :V
Quando comecei o curso em análise e desenvolvimento de sistemas os próprios professores incentivavam a nós procurarmos cursos de linguagens de programação. A faculdade pode te dar embasamento e fundamentos em estudos voltados para programação como lógica, modelagem de dados para banco e POO, porém cabe a iniciativa de procurar desenvolver e aperfeiçoar nossos conhecimentos.
É o que chamamos de curva de aprendizagem, cada pessoa tem a sua. Temos muito para avançar, muitos cursos já estão adotando linguagens mais fáceis, como python, na federal já estamos começando por python
Comecei por Java no Curso em Vídeo em 2016 pela indicação de um amigo e traumatizei legal ajksdkjasd mas no final de 2018 comecei a estudar Python com o Guanabara também e iniciei assim. Hoje em dia curso ciência da computação e por experiência de vida acredito que Python seja uma boa escolha para iniciar, mas para aprimorar C# também é um bom elemento p/ incluir na lista. Porém se o iniciante tem dificuldade com inglês Portugol acredito ser uma ótima escolha também. Sobretudo o aprendizado (na programação principalmente) deve ser acompanhado visceralmente de listas e listas de exercícios.
@@pauloh6703 Bom dia, o Spring Framework é um projeto da comunidade Java feito com o objtivo de simplificar a criação de aplicações web. O Spring oferece diversos pacotes para auxiliar no desenvolvimento de aplicações, por exemplo: O Spring Boot te ajuda a subir a aplicação facilmente, o Spring JPA ajuda a acessar banco de dados e o Spring Rest Data ajuda a construir os endpoints do serviço web. O Spring tem uma biblioteca extensa de opções para você usar, mas o Spring Boot e o MVC são a base de todo projeto web tradicional
Boas pedidas! Acredito que além de uma ou outra linguagem de programação o que falta na faculdade também são ferramentas e tecnologias de apoio ao desenvolvimento, como o Git! Se eu tivesse aprendido noções de Git logo de cara iria ter começado os projetos sem fazer backup de código em pastas por data (e na mesma máquina, rsrs).
Eu estudei logica de programação em portugol com o lendario "visualg", 6 atrás quando tinha meus 16 anos de idade. E depois de um tempo eu percebi que já entendia a muita coisa e fiquei empolgado, e depois de muita, mais muita pesquisa, decidi que ia começar a aprender javascript. Só que neste período, passei por problemas Familiares (que obviamente não vou falar quais). Problemas estes que me deixaram perturbado. A minha mente tava uma bagunça, e eu acabei desistindo de qualquer coisa relacionada a programação por 5 anos. Me fechei no meu mundo, não evolia, e acabei me afastando dos poucos amigos que eu tinha. Não quero que tenham pena de mim, só queria contar um pouco da minha história. O tempo passou, fui procurei ajuda de especialistas, e melhorei bastante. E recentemente eu decidi que tava na hora de dar um rumo na minha vida, e me lembrei da programação que eu tanto gostava. Como eu já tinha uma compreensão basica de logica de programação, eu decidi começar a aprender a Linguagem C. É um desafio mas eu já aprendi muita coisa e menos de 6 meses. Sempre faço alguns pequenos e medios progetos, pesquiso bastante sobre a linguagem. E futuramente Quando eu estiver mais avançado em c, vou me aventurar em outras linguagens. E o canal de vocês esta me ajudando muito, sempre com conteúdo de qualidade e tudo bem explicado. Amo vocês.
Javascript hj em dia realmente é uma linguagem muito boa para começar. Existe muito conteúdo para vc tirar suas dúvidas. O JS tem um espaço especial no meu coração, mas no momento estou me apaixonando kkkkkk por Go.
Excelentes dicas. Na universidade estudei o Fortran, Assembly, Pascal e o C. Como a minha formação foi em Eng. Eletroctenica não aprofundei muito nas linguagens de programação e agora quero estudar uma e por isso vou ter em conta as vossas dicas. Obrigado.
Eu particularmente estou terminando análise e desenvolvimento de sistemas e não tive uma experiência muito boa começando a aprender programação do zero com C. Isso me desmotivou muito durante o curso. Agora que estou no fim, tenho mais tempo e escolhi Python pra aprender de verdade o que não consegui pegar com C naquela época. Python é MUITO MAIS FÁCIL que C. Pessoal, adoro seus vídeos, vcs são muito legais e divertidos! Obrigado por conteúdos tão legais e úteis. Abraços!
Galera estamos com um grupo no zap para iniciantes na programação la ah gente da apoio a cada um e so me chamar no zap q eu coloco no grupo (85)988486964
Já virou tradição todo final/início de ano em todo canal de tecnologia: Qual linguagem começar em tal ano? Vale a pena aprender linguagem x no ano que vem? PHP vai morrer?
Dentre as linguagens de auto nível. O PHP está a 1º em: uso, experiencia, exemplos, ferramentes, componentes, atualização, documentação, hospedagens, sites, e é o ÚNICO q literalmente só depende dele. Vc pode usando o PHP e um bloco de notas desenvolver qualquer aplicação para web
Entrei na faculdade de Ciência da Computação. Estou no 3° semestre e agora que está iniciando algumas práticas de programação, ainda assim bem fraquinhas, o que me frustrou. Pensei em até largar a faculdade, mas ai procurei cursos por fora, para aprender a programar, ou seja, ir direto ao ponto. Praticando, errando e aprendendo. E está funcionando.
Nossa amei o vídeo de vocês!!!! Meu sonho seria tirar dúvidas com vocês, acredito que iriam abrir muito o caminho de quem está começando a programar, eu falo isso pois existe muita dúvida do dia dia da prática na criação de um sistema
10 anos atrás eu aprendi na faculdade um pouco de PHP e Java, mas na verdade comecei a programar em pascal com Delphi, depois migrei de vez para Java. Hj programo em Java e typescript evoluí muito com essas linguagens
Eu sempre tive pra mim que é mais importante aprender algo sólido, do que algo rápido. E C/C++ entra nesse aspecto. Não é a mais fácil de aprender, mas é a linguamge que é praticamente mãe de todas as outras. Aprender C/C++ é dominar a base, e todo o resto fica muito mais simples. C++ é a minha línguagem do coração, a primeira que eu aprendi e sofri no começo. Mas depois que entendi que eu precisava aprender ela no meu tempo e passo a passo, as coisas fluiram. E depois que precisei aprender JAVA, Python e outras, foi muito mais rápido, porque o C já tinha me dado uma base sólida. Estudando C você realmente entende o que é uma línguagem de programação, o que é uma variável, como ela trabalha e é alocada na memória RAM, e por ai vai. Em suma, você realmente entende o que você esta fazendo dentro do PC. C/C++ é simplesmente maravilhoso. É aquela mãe mais rígida que ama o filho, mas não é um amor, porque quer que o filho aprenda e fique preparado pro mundo. haha
Eu acredito que a pessoa que é totalmente iniciante não tem a menor noção de como escolher uma linguagem de programação pelas suas próprias caracteristicas da linguagem, então escolher pela popularidade ou pelo mercado acaba sendo a única alternativa, se não tiver um tutor para guiar esse processo.
Fiz engenharia eletrônica, me graduei em 2003, começamos com linguagem C em Algoritmos e Estrutura de Dados, depois tivemos uma disciplina chamada Programação Visual onde aprendemos Delphi e Visual C++, depois, na disciplina de Eletronica Digital aprendemos a programar em Assembly para controladores PIC e posteriormente para Z80 até chegando em ASM/X86 no fim do curso e JAVA/.NET/PHP como opcionais. Acho que me deu uma excelente base em programação fora que no antigo Ginásio (fundamental hoje) tínhamos aula de informática com opção em programação e robótica, que por acaso optei, aprendendo a programar em Clipper Summer'87 e Pascal... Antes disso, ganhei um MSX quando eu tinha 9 anos, ele vinha com um livrão de Basic que acabei lendo e aprendendo programar em Basic! Sempre tive interesse por eletrônica e computação! As vezes sinto saudades daqueles velhos tempos! kkkk
O centro da programação é lógica, boa interpretação de problemas e procura de soluções, um bom desenvolvedor é aquele que sabe ver através/além do problema. Vi mt gente na faculdade penando pra entender programação com C, enquanto estudávamos ponteiros mts nem tinham entendido o motivo de existir funções... a prioridade no começo é o fundamento... Concordo com a lista, do geral ao específico é um caminho mais coerente.
Depois desse vídeo e muitos que eu vi no TH-cam, percebi que Python e JavaScript são bem recomendados para literalmente INICIANTES que não querem se frustar com a programação pelo menos no início kk. E é a partir disso que entendi que não fiz a escolha inicial errada(assim espero) e vou continuar no Python, para migrar para outras de uma forma que eu continue a gostar e amadurecer na programação. Obrigado!!
Cheguei aqui por uma indicação de um amigo na intenção de tenta direcionar meu filho nessa área. Gostei muito da forma vocês abordaram o assunto. Parabéns 👏👏👏 Cristiano Alves - Recife - Pernambuco.
Estou cru e quero começar do zero! Indo contra toda à família que me acham velha de mais aos 46, ou que sou da área de humanas e não conseguirei. Bem… phodam se! Não vou parar. Já estou no primeiro mês com Design, apanhando no Figma, mas vou continuar.
Galera estamos com um grupo no zap para iniciantes na programação la ah gente da apoio a cada um e so me chamar no zap q eu coloco no grupo (85)988486964
Tive contato com Pascal e Delphi na faculdade de Sistemas e depois nunca mais mexi com isso e agora quero voltar pra área e realmente essas linguagens acredito serem ótimas tanto que estou reaprendendo elas e o método que vcs explicaram é o melhor mesmo. Amei as dicas e alfinetadas de vocês 😘.
Vídeo muito bom, para escolher uma linguagem é preciso ter um pouco de clareza de oq vc quer fazer, eu tinha começado por Javascript e em seguida fui para Java mas vi q nao quero desenvolver principalmente para web e então escolhi python, pq é mais sensato para área q pretendo atuar, faço faculdade de banco de dados
4:45 Eu fiz curso técnico em 1999/2000 com ênfase em programação. Sempre reclamei do meu curso, que foi superficial. Até que um dia comecei a trabalhar numa indústria como suporte em redes e conheci uma moça que programava em Delphi e ela tinha formação em Ciências da Computação. Ela era um doce de pessoa e super dedicada, mas à época, a impressão que eu tinha era que ela fazia muitas das coisas no chute. E vi muito isso no decorrer dos anos, tanto como autônimo, qto como funcionário. A maioria dos cursos de Computação são tão abrangentes, com tanto conteúdo irrelevante e distrações, que a parte principal fica a desejar.
Eu comecei com Delphi 7, aprendi o basico de C na faculdade de CC(estou no quarto semestre), estudei estrutura de dados em C e peguei o basico do basico de C++ por fora, na metade de ano 2019 comecei a estudar C# e em 2020 virei desenvolvedor Java. O que eu vejo muito é a galera querendo pular etapas, ser o fullstack JS pelo o que vendem de cursos. Uma coisa q eu mudaria nesses meus estudos foi n ter ficado da metade de 2014 ate metade de 2019 em um hiato de estudos, uma coisa q mais interessante pra galera que quer começar é não desistir de jeito nenhum, se não consegue, repete e repete, refaça, revise, pesquise(em inglês que é mais facil de achar), começar pelo mais facil creio que não seja um bom caminho
Vocês são nota 1000! Eu quando comecei eu estudei pascal e Hoje estou na mesma linha com o Delphi, já estudei de tudo um pouco e até hoje quando perguntam por onde começar recomendo o Pascal (aquela tela azul mesmo)
depende um pouco se a pessoa quer se tornar programadora ou só ter programação como ferramenta no repertório, pra quem quer a área não tem muito como não passar por C, mas se quer só como ferramenta python é fácil o suficiente para a pessoa não desistir rápido e o ecossistema tem libs de excelente qualidade para resolver problemas de diversas áreas com pouco esforço.
Oh! Gabriel faz um vídeo de quais ferramentas usar para quebrar a senha do coração de uma programadora de computador e invadir o sistema central e recodificar o kernel dela.
Primeira linguagem que estudei foi C, apesar de dura desde o início para imprimir em console com jeitos de escrever e tudo mais, pelos menos ajudou a disciplinar com o rigor da sintaxe da programação. Quando pulei para C++ é que foi um terror, mas o professor era ruim mesmo. Mas tudo se supera nas adversidades, C++ é passado.
Sei que o vídeo já tem um tempo, mas gostaria de ouvir desse meu querido casal mais fofo, o que vocês acham da linguagem GO e qual o futuro dela no mercado. Beijossssss
Se eu tivesse começando hoje, estudaria C para algoritmo, e estrutura de dados, e CPP, para orientação a objetos. Eu comecei, a muito tempo atrás com PHP, e quando tive que mudar pra Java, sofri com a questão da tipagem, e com POO. Imagina se eu tivesse começado com python ou js. Me faltaria base pra fazer a mudança, e eu teria sofrido mais. Bom de qualquer forma, C/CPP, são linguagens pra aprender durante a vida toda, fazer um módulo de kernel, módulo pro apache, uma janela em Qt, brincar com a vulkan etc... Para Scripts de propósito geral, sim, python é a melhor pedida. PHP pra backend da web. JS pra front e pra mobile, se vc não precisar de um recurso muito específico do SO. Java e kotlin pra Android, se quiser uma coisa mais apurada. E um pouco de SQL. Quando soluções escalam, se o banco tiver meio merda, vc terá problemas sérios
Eu acho que o curso de ciência da computação tem uma abordagem mais ampla por isso não foca tanto em programação, o curso ideal pra quem quer atuar em programação é o curso de Análise e desenvolvimento de software, famoso ADS, o qual eu fiz e recomendo muito. Quanto a qual linguagem escolher, como meus professores sempre falaram, você não deve aprender uma linguagem específica, deve aprender a lógica de programação e abstração, a linguagem quem dita é a projeto/demanda.
Eu comecei com JS , não gostei muito , eu gosto de entender o porque das coisas, fui pra C e gostei , da pra entender muito mais oque realmente está acontecendo , com C você tem que saber exatamente oque quer fazer e dar o passo a passo. agora atualmente estou estudando C# e JS e agora sim estou gostando muito mais
Quando comecei a procurar esse assunto, só ouvia falar sobre Python, só que onde moro "Nenhuma empresa" usa essa linguagem, e Java todos criticavam, e aqui é C#, Java, ASP e PHP. Então estou estudando Java, e esse ano quero aprender C#. Cuidado com a fama de linguagens na web. :) Ótimo vídeo. Pra ser sincero, Java pra começar não é tão amigável, levei surra em interfaces e instanciamento de objetos dentro de outro objeto. Mas como o Gabriel citou, vai aprendendo e implementando um programa base seu, aprende muito e dá super certo. Experiência própria.
Gabriel:"Mensagens de erro amigáveis são importantes para você superar obstáculos no processo de aprendizado" C: "Segmentation fault, core dumped" Eu: ;-;
Este canal é extremamente necessário para a comunidade da computação( Estudantes de programação etc…) Obrigado ☺️
Oi sou novo no canal e sou novo/velho na programação. Sou um dos que ser frustraram com a programação (Desisti) e fui para outra profissão, mas com aquele pensamento, poderia ter sido diferente. Há uns 15 anos atrás fiz um técnico de programação, linguagens "aprendidas", Delphi e Java. Mas não consegui prosseguir mas com esse vídeo entendi o porque não fui adiante como programador! Mas agora quero dar uma nova chance para mim e focar naquele velho sonho e pensamento de vida. MUITO OBRIGADO PELA ORIENTAÇÃO INICIAL. PARABÉNS CONTINUEM EVOLUINDO E PASSANDO O CONTEÚDO ADIANTE, ASSIM É UMA FORMA DE APRENDIZAGEM, AMADURECIMENTO E HUMANIDADE.
"Sou um dos que ser frustraram com a programação (Desisti) e fui para outra profissão" ...caramba cara parece que vc leu minha mente...vc conseguiu aprender a programar ?
Eu entrei na faculdade, na metade de 2019, sem saber quase nada de computadores. Lembro que na minha primeira aula de laboratório o professor ensinou a instalar o compilador g++ e a compilar código C++ direto no terminal e editando num bloco de notas, no tal de Linux que nunca tinha visto na vida. Ai pediu pra entrar num diretório, e eu fiquei uns 10s me perguntando: "Que diabos era um diretório?". Hj acho muito engraçado, mas na hora questionei minha existência. Adoro C++, é um lugar tão quentinho que nem dá vontade de sair, kkkk
Meee, me diz que não são todas as faculdades que ensinam a programar usando linux. Se fosse eu iria estar tendo um ataque de pânico, sem zoeira. To com medo de frequentar uma faculdade de TI agr
@@digolordello7719 É não rlx
C++ é a linguagem de programação mais poderosa que existe, não é a mais fácil nem a mais rápida, mas é a que tem muito muito poder de criação desde algoritmos de superfície a algoritmos de profundidade, I.A., Games, Automação e Robótica, IoT, Criptografia, etc etc.
Minha área de formação é Mecatrônica.
@@digolordello7719 Relaxa mano, senti a mesma coisa tb e tô aqui no meio do caminho. Vejo que esse medo me levou a estudar muito pra não correr o risco de reprovar. Ainda mais pq tenho bolsa e não conseguiria pagar nem 10% do valor da mensalidade do meu curso. Só vai!
Com certeza vou ter uns bloqueios assim no curso, vou começar em Fevereiro, e tenho zero conhecimento na área
vcs são top.
Meu sonho é um mercado mais receptivo aos que estão começando.
Eu mesmo encontrei muita dificuldade no início.
Hoje faço tudo ao contrário, sempre incentivo os mais novos a olharem os conteúdos do canal "Código Fonte TV
". Assim como os cursos do Guanabara.
"Honra a quem tem honra".
Parabéns ao canal vcs são 10x10x10 ;-)
[caí de para-quédas no vídeo]
-caramba, vocês dois tem voz de dubladores! kkkkkkk
que louco.
Comecei com Python e aprendi demais, adorei. Porém surgiu uma necessidade de Java, tive que pegar correndo. Já tinha visto Java antes e não gostei, porém percebi que depois de evoluir no Python, aprender Java se tornou muito mais simples e evolui demais.
Já tá trabalhando na área? Começou estudando aonde? Fez faculdade?
Fiz ADS e acabai desistindo da faculdade por conta da linguagem C++. Quando me deparei com ela logo pensei que nao era pra mim. Após alguns amigos da área me falarem e eu assistir o video de vocês mudou minha visão novamente. Obrigada!!
eu estou fazendo ADS e estou no mesmo dilema, no meu caso estão ensinado c, eu travei em estruturas de dados, então estou pensando em não pegar a materia no próximo semestre, e estudar com python ou Js.
Estou começando a programar agora. Olha que esse lance de começar uma linguagem mais amigável faz toda diferença. Sou engenheiro Ambiental e no primeiro semestre da engenharia vamos algoritmos. No meu curso, a linguagem que foi usada para ensinar lógica de programação foi C++. Consequência ? Reprovado com média 2,5. Peguei trauma de programação. Fui levando essa cadeira até onde deu, quando tive coragem de fazer novamente no 5° semestre. Passei com média 7,2 ( quase fui para final). Observações: essa foi a única cadeira que reprovei no curso de Engenharia. Outra ponto é. Sai direto do ensino médio para a faculdade, nunca tinha visto programação na minha vida. Hoje, estou aprendendo phyton e estou apaixonado pela linguagem. Está sendo um desafio pessoal, aprender e gostar de programar.
cá estou eu aqui de novo aprendendo mais um pouquinho com vcs.
Que demais! Chegando agora no canal. Muito bom os conteúdos dando um norte pra quem tá iniciando.
Sou professor de algoritmos e estrutura de dados, já comecei a ensinar tanto com portugol, C/C++ e python... apesar de python ter uma curva de aprendizado menor, pela experiência que tive, achei C/C++ mais indicado para começar a programar. Ainda quero estudar isso num mestrado (melhorar técnicas e métodos de ensino de programação).
Meu professor deixava o aluno fazer na linguagem que o aluno quisesse... Isso foi muito bom, pois dava para comparar o desempenho dos alunos... A maioria ia de Java ou C, mas quem se destaca a era a galera que tinha escolhido Python...
Os exemplos o professor dava em C quando tinha realmente que envolver código e não era um conceito.
@@JC-bs9ul é uma ideia bem interessante, vou até tentar bolar algo parecido, só fica um pouco inviável em turmas grandes, para corrigir provas e trabalhos será um suplício.
Compensa aprender Python antes de JS ?
Eu também acho o C mais interessante para começar, porque é uma linguagem mais "casca grossa", bem versátil também, e acho Java super improdutivo, ainda mais para iniciante
@@jogoson7540 nunca peguei o JS pra começar a ensinar algoritmos, mas tem livros sobre e vou pensar direitinho pro semestre q vem, até pra eu ter mais uma linguagem pra por na balança de qual mais indicada pro início.
Qualidade define bem o trabalho de vocês! Obrigado pelas dicas! 😁
Vcs são o máximo . Obrigado por cada dica. Estou no primeiro semestre de análise e desenvolvimento de sistemas . 37 anos de idade . Mais de 20 anos em vendas . E vamos a vamos .
Amigo vc já está trabalhando na área? Eu estou fazendo Gestão em TI, mas interessei em programação e estou iniciando
Cara, essa abordagem para quem está começando, o ideal é usar uma tecnologia que facilita colocar em prática é muito interessante. Em várias áreas, mas em programação também, muitos caem na obesidade mental, principalmente iniciantes. E iniciar com por exemplo, JS ou Python, como vocês falaram, ajuda muito nisso. Ótima abordagem!
Eu comecei na faculdade com C vi algumas coisas e hoje em dia quando vou fazer alguma coisa com JavaScript e Python vejo o quanto o C me ajudou nesse processo
Eu sou o caso de quem acordou um belo dia, abri a janela, olhei para o céu e disse, "...bom, quero ser programador...", e foi por isso que cheguei à esse canal alguns meses atrás. E antes desse material, eu já havia me decidido a iniciar com Pyton e foi por analises desses dois "pombinhos" e claro, com muitas horas de vídeos opinativos, muito material sobre. Estou adorando e recomendo (se é que minha opinião tem algum peso (: )
Parabéns pombinhos.
Olá. Comigo também foi assim kkkkk
Estou começando agora. Vc já conseguiu emprego?
eae man, esta tendo sucesso na jornada ?
@@jamilefreitas714 Não evolui muito, muitos contra-tempos que me fez desacelerar o processo. Mas não vou desistir. Espero que você esteja na caminhada e fazendo resultados positivos.
@@iurigomes516 Então cara, a vida tem altos e baixos, estou bem devagar com a caminhada, mas estou caminhando, esses dias peguei mais afinco na ideia. Mas por enquanto, só na aprendizagem básica ainda
Cara... queria ter conhecido vocês na época da minha faculdade, eu fiquei totalmente desmotivado por conta da linguagem utilizada, que para muitos da sala foi "ok" para começar, mas para mim foi uma dificuldade.. decidi retomar os estudos por conta começando do zero e vocês apareceram.. vocês estão falando justamente muita coisa que eu passei, principalmente terminar o curso e não saber programar.. meu hype está voltando graças a vocês, VALEU!
Bom dia dupla ! Acabei de chegar no canal e já me inscrevi, tirei 2 meses de faculdade em Sistemas pra Internet, e de fato entrei sem saber absolutamente nada, em uma sala onde 96% dos alunos eram no mínimo técnicos formados em uma Etec e etc.. e oq aconteceu foi que eu e mais 3 pessoas fomos literalmente deixados para trás, e pelos próprios professores eu diria, claro que, eh nossa obrigação estudar por fora... Mas hoje em dia eu vejo que vale muito mais procurar um curso ou estudo específico pro que vc.precisa, do que entrar em uma faculdade sem ter uma base, pq a pressão não eh pouca e professor não te espera... Muito obrigado pelo canal e pelo conteúdo, já estou montando minha playlist aqui 🙏
resumo do video:
se estiver iniciando na programação:
Javascripit e Python.
se já tiver experiencia em programação:
linguagem C, linguagem C++, Rust.
mas depende mto do seu objetivo tbm.
ja estudei C++ na faculdade de ciencia e tecnologia, porem ficou por isso msm, agora 3 anos dps quero começar na area da programação, vale começar por python?
@@andersonsantosdasilva2260 sim
Vlw irmão !
Mas quando falam javascript quer dizer o NODE JS ? pq javascript puro n é pra backend né
Obrigado @@andersonsantosdasilva2260
Oi casal, amo o canal de vocês, eu iniciei na programação agora através da faculdade de Analise e desenvolvimento de sistemas e lá eles ensinam a lógica de programação e algoritmo já em python. Tô gostando bastante, não tinha nenhum conhecimento prévio.
Que legal Dayana, siga firme e sucesso pra você!
sou programador e tenho quatro filhos programadores , cada um foi para um lado você tem de procurar a que se sente bem e desafiado a programar
Acho que penso parecido. Sou a favor de JS e Python para praticar lógica de programação, mas logo depois o aluno precisa buscar alguma outra linguagem mais robusta pra aprender principalmente OO, JS e Python não são as melhores pra isso.
Hoje, acho que a melhor escolha para OO é o C# com dotnet core 2 ao 5. É extremamente simples de começar e funcionar em Linux, Mac e Windows.
O problema é que uma boa fatia de alunos fica nessa de começar com a "melhor" e simplesmente não começa com nenhuma e não treina, não pratica e não aprende.
Exatamente! Você entendeu 100% nossa intenção nesse vídeo.
Muito bom, eu sempre vou recomendar o curso em vídeo para quem está começando
Koe meno tô querendo começar a programar pode me recomenda alguns canais.....
@@pedrohenrique-wx3zp tem o curso em vídeo e a rockseate que são bons
Nossa, o vídeo de vocês me ajudou muito, to começando agora e por mais que tenha um conhecimento básico esse vídeo deu uma base legal de por onde começar. muito obrigado
acho que faculdade é igual auto escola, você so vai aprender praticando por fora
Faculdade te dá uma visão geral sobre a área, fica a cargo da pessoa definir onde irá focar. Qualquer área é assim. O problema é a pessoa entrar na faculdade e se limitar a fazer apenas o que é passado em aula, se quer estuda em casa e, principalmente, não vai além do conteúdo passado.
Não só a galera de faculdade, mas até mesmo em tecnólogo também. Você só aprende quando pratica, ngm aprende só com teoria.
A teoria eh importante, tem muita gente q sabe programar mas nao sabe planejar....nisso a faculdade eh importante, mas programar, so a pratica mesmo...
Maurício, você tem razão. E, honestamente, não vejo outro jeito. Grande parte do resultado na formação do aluno depende do próprio aluno. É preciso muito esforço para atingir resultados excepcionais. Como sempre digo em minhas aulas, o professor não ensina, de fato. Ele compartilha conhecimento e experiência (se tiver). Quem aprende é o aluno. Sei também que há muitos professores desmotivados e outros que não são vocacionados para o ensino (infelizmente). Isso só reforça a necessidade da busca do resultado pelo aluno, que no final das contas, será primariamente para ele mesmo.
Galera estamos com um grupo no zap para iniciantes na programação la ah gente da apoio a cada um e so me chamar no zap q eu coloco no grupo (85)988486964
curti bastante o vídeo, sempre fui louco pra aprender JS e por incrível que pareça tive muita dificuldade, dai tentei Java, Python e não rolava química, então cai no PHP5 sem querer e achei muito simples, questão de dias eu conseguia fazer um CRUD que no JS não saia nem 50%, depois de um tempo trabalhando com PHP tive a oportunidade de ser convidado por uma gigante internacional pra trabalhar com JS e fui ... cm medo mas fui e aqui estou eu hoje. Trabalho com Node e React e nem parece que tive aquela dificuldade do passado ... o PHP me ajudou e sim acho uma tecnologia incrível.
Abraços !!
me dá vontade até de chorar só de ouvir uma linguagem assim, eles explicam tão formal kksksk um dia boto em prática! Mas o vídeo me fez decidir que devo estudar na linguagem Java, ou Python.
Quando comecei a programar, minha primeira linguagem foi Java... e fico impressionado por eu ter conseguido aprender completamente a lógica através dela.
É nois no PHP, hehe
PHP e Java Script fazem a mesma coisa? Caso sim, pra quem é zerado e quiser preencher planilhas do google sheet tendo uma pagina de navegador como formulário de entrada de dados qual vc recomendaria? Obrigado.
Estou estudando Python a 1 ano.
Sempre fui de infraestrutura e nunca me encaixei em programação, porém o Python consegui me fazer apaixonar por programação..
Pretendo começar a estudar PHP depois de ter visto o que precisa no Python.
Grande abraço.
como assim depois de o que viu? RS, estou estudando PHP.
Decidi agora que quero ingressar nessa área e to amando os videos de vcs ^^ muitissimo obrigado
6:10 Namore alguém que te olhe como a Vanessa olha para o Gabriel.
Kkkkkkk percebi isso tbm
😍
percebi tbm kkkkk
@@SlaYerReYal E vice-versa
Tem alg video aqui no canal de como começar a programar do zero?nunca fiz nenhum curso de informatica ou algo do tipo mas queria aprender desde o zero
Video sensacional, muito claro e objetivo... Conseguiu me nortear!! Obrigado pelos esclarecimentos, like, inscrito...
Muito obrigado! Ficamos felizes em saber que nosso conteúdo te ajudou. 🤓
Obrigado pelas dicas, muito útil! Estou ingressado nessa área!
melhor linguagem para iniciantes: python!
é fácil, tem muita coisa pronta, é útil e o mercado tem interesse.
6:59 Grande Igor Oliveira e seu... depende rsss. Parabéns o trabalho de vocês tem colaborado muito, é bom ter conteúdo de qualidade principalmente quando estamos no começo do começo.
Acho que python é uma ótima linguagem para começar, porém acredito que o essencial é aprender a lógica, praticar a lógica e compreender como ela é aplicada nas linguagens de programação, para assim nunca depender de apenas uma tecnologia
@Arthur Silva claro, Arthur, porém o que eu quis dizer é que não importa qual linguagem se aprende, e sim a base, que é a lógica que faz tudo funcionar, e para aprender isso necessariamente se precisa de uma linguagem, nem que seja um pseudocódigo ou mesmo fluxogramas que também é um tipo de linguagem (visual).
Muito bom, me vez resolver muitas coisas.
Adorei.👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Concordo demais com esse ponto de "como pode qualquer aluno de TI terminar o curso sem conseguir produzir nada em linguagem nenhuma?". Poxa, é o mínimo que se espera de alguém que estudou tecnologia! E olha que pra ser um bom dev nem precisa de graduação, embora ela seja importante por conta do embasamento geral.
Acredite isso acontece!
no meu curso eu comecei no portugol, fui pra java e depois aprendi javascript sozinho. Confesso q meus olhos só se abriram quando comecei com javascript pq portugol eu só estudei algoritmos e lógica então eu não sentia que estava fazendo muita coisa mesmo com a satisfação quando executava e dava tudo certo. Com java eu me estressei bastante, eu só tinha acesso à máquinas ruins e direto tinha q usar o notebook do meu pai ou da minha mãe que também não eram muito bons, ou seja haviam muitos ambientes e era revoltante esperar 5min pro netbeans executar um algoritmo simples. Quando fui pro vs code e javascript, foi uma maravilha e parecia q só então eu estava realmente aprendendo a programar pq no resto eu passava mais tempo perdido com IDEs que programando, sem mencionar que o javascript é muito mais prático para coisas simples então foi amor a primeira vista, sem dúvidas, se pudesse voltar no tempo eu já iria direto pra Javascript, mas valeu a experiência.
Também sou o que acordou um belo dia e decidiu estudar programação. Me matriculei em um curso de ADS. Estou ansioso, pois sou do grupo que mais ou menos sabe instalar um programa no PC rs (rindo mas é de desespero kk).
Não tenho familiaridade com exatas, mas na vida tudo a gente aprende. Fico boiando nos termos que ouço nos vídeos mas o Canal tem me ajudado muito a entender que é possível. Bom eu já tinha ouvido falar em Python então vamos ver qual é desse "carinha ae".
Valeu casal, os vídeos me ajudam muito.
Na verdade a a linguagem escolhe vc, estudava Python e Php e arrumei meu primeiro emprego como dev em C#, e agora é minha linguagem predileta.
😄😄😄
To começando agr e escolhi começar por c# to curtindo mt a linguagem, entendendo tranquilo
Esse como os outros vídeos de vocês estão me motivando, a fazer uma transição de carreira, sou professor de Matemática do Ensino Fundamental vê Médio, e buscando um novo horizonte para trabalhar, depois da aposentadoria como professor, iniciei estudos em programação. Já estou estudando Linguagem de Programação e JavaScript, em paralelo, e quero deixar aqui o meu MUITO OBRIGADO 🙏, pelos seus vídeos...👏👏👏💯👏👏👏
Adorei o vídeo, me ajudou muito na minha dúvida, eu me formei em ADS há 4 anos, não consegui entrar no mercado, aprendi noções de C e C++ na faculdade, esse ano decidi aprender pra valer e minha meta é até 2022 conseguir entrar nesse mercado de programação, hj estou estudando na internet lógica e algoritmo pra começar e com a dicas de vocês vou partir pra Java e Python (ja pensava neles antes) logo na sequência.. Muito obrigado mesmo, novo inscrito do canal.
Só lembrando que Java é diferente de Javascript
@@JC-bs9ul hum.. tendi, mas vou pesquisar qual desses começar assim que terminar a parte de logíca e algoritmo.. vlw
O legal do Javascript é o leque de possibilidades. tanto front-end como no back-end com NodeJS. E com o NodeJS podemos fazer algumas brincadeiras no mundo DevOps. Vamos pra cima! Ótimo conteúdo! Muito obrigado e parabéns!
Comecei estudando Python. Estou adorando : )
Aí tô entre JS e PYTHON
Amo python
Também. Comecei recentemente. Python é muito fácil, nos primeiros dias já criei um programinha básico que limpou todas as notificações do TH-cam pra mim. :V
@@PedroSilva-zq6nm manda contato aí
@@PabloCezaroficial uai. Vai me sequestrar?
Quando comecei o curso em análise e desenvolvimento de sistemas os próprios professores incentivavam a nós procurarmos cursos de linguagens de programação. A faculdade pode te dar embasamento e fundamentos em estudos voltados para programação como lógica, modelagem de dados para banco e POO, porém cabe a iniciativa de procurar desenvolver e aperfeiçoar nossos conhecimentos.
É o que chamamos de curva de aprendizagem, cada pessoa tem a sua. Temos muito para avançar, muitos cursos já estão adotando linguagens mais fáceis, como python, na federal já estamos começando por python
Estou vindo do zero.
E já me explicaram muito.
❤️
Opa, comecei certo, começando com javascript. Obrigado pelo vídeo.
Esse com certeza é o casal mais fofo do TH-cam
Excelente vídeo. Sou iniciante e não sabia por onde começar. Muito obrigado.
Este casal é topzera... acompanho vcs a tempos.. Parabéns
Comecei por Java no Curso em Vídeo em 2016 pela indicação de um amigo e traumatizei legal ajksdkjasd mas no final de 2018 comecei a estudar Python com o Guanabara também e iniciei assim. Hoje em dia curso ciência da computação e por experiência de vida acredito que Python seja uma boa escolha para iniciar, mas para aprimorar C# também é um bom elemento p/ incluir na lista. Porém se o iniciante tem dificuldade com inglês Portugol acredito ser uma ótima escolha também. Sobretudo o aprendizado (na programação principalmente) deve ser acompanhado visceralmente de listas e listas de exercícios.
Eu queria algo fácil , mas a 3 anos atrás fui para Java , esta dando tudo certo.
Estou iniciando agora, comecei a programar em Java, quero me especializar, acha que ainda vale a pena? Quero mexer com spring
@@augustobarreto5301 Spring esta crescendo cada vez mais , e tem muitas empresas precisando de profissionais que sabem esse framework
@@augustobarreto5301 Java com spring é muito bom para iniciantes. Rapidinho você já está implementando várias coisas legais
@@nandomax3 esse e Spring boot ? ou tem outros tipos
@@pauloh6703 Bom dia, o Spring Framework é um projeto da comunidade Java feito com o objtivo de simplificar a criação de aplicações web. O Spring oferece diversos pacotes para auxiliar no desenvolvimento de aplicações, por exemplo: O Spring Boot te ajuda a subir a aplicação facilmente, o Spring JPA ajuda a acessar banco de dados e o Spring Rest Data ajuda a construir os endpoints do serviço web. O Spring tem uma biblioteca extensa de opções para você usar, mas o Spring Boot e o MVC são a base de todo projeto web tradicional
Muito obrigado pelos vídeos, tem me ajudado muito a me organizar e trilhar um bom caminho
Boas pedidas! Acredito que além de uma ou outra linguagem de programação o que falta na faculdade também são ferramentas e tecnologias de apoio ao desenvolvimento, como o Git! Se eu tivesse aprendido noções de Git logo de cara iria ter começado os projetos sem fazer backup de código em pastas por data (e na mesma máquina, rsrs).
Eu estudei logica de programação em portugol com o lendario "visualg", 6 atrás quando tinha meus 16 anos de idade. E depois de um tempo eu percebi que já entendia a muita coisa e fiquei empolgado, e depois de muita, mais muita pesquisa, decidi que ia começar a aprender javascript.
Só que neste período, passei por problemas Familiares (que obviamente não vou falar quais). Problemas estes que me deixaram perturbado. A minha mente tava uma bagunça, e eu acabei desistindo de qualquer coisa relacionada a programação por 5 anos.
Me fechei no meu mundo, não evolia, e acabei me afastando dos poucos amigos que eu tinha.
Não quero que tenham pena de mim, só queria contar um pouco da minha história.
O tempo passou, fui procurei ajuda de especialistas, e melhorei bastante.
E recentemente eu decidi que tava na hora de dar um rumo na minha vida, e me lembrei da programação que eu tanto gostava.
Como eu já tinha uma compreensão basica de logica de programação, eu decidi começar a aprender a Linguagem C.
É um desafio mas eu já aprendi muita coisa e menos de 6 meses.
Sempre faço alguns pequenos e medios progetos, pesquiso bastante sobre a linguagem.
E futuramente Quando eu estiver mais avançado em c, vou me aventurar em outras linguagens.
E o canal de vocês esta me ajudando muito, sempre com conteúdo de qualidade e tudo bem explicado.
Amo vocês.
Legal amei 👏 seus conselhos, embora eu não enteder nada sobre isso🙂vamos tentar
Javascript hj em dia realmente é uma linguagem muito boa para começar. Existe muito conteúdo para vc tirar suas dúvidas.
O JS tem um espaço especial no meu coração, mas no momento estou me apaixonando kkkkkk por Go.
Excelentes dicas. Na universidade estudei o Fortran, Assembly, Pascal e o C. Como a minha formação foi em Eng. Eletroctenica não aprofundei muito nas linguagens de programação e agora quero estudar uma e por isso vou ter em conta as vossas dicas. Obrigado.
Eu particularmente estou terminando análise e desenvolvimento de sistemas e não tive uma experiência muito boa começando a aprender programação do zero com C. Isso me desmotivou muito durante o curso. Agora que estou no fim, tenho mais tempo e escolhi Python pra aprender de verdade o que não consegui pegar com C naquela época. Python é MUITO MAIS FÁCIL que C.
Pessoal, adoro seus vídeos, vcs são muito legais e divertidos! Obrigado por conteúdos tão legais e úteis.
Abraços!
Preciso ver vídeos assim todos os dias, quero mergulhar de cabeça nesse mundo da programação
Galera estamos com um grupo no zap para iniciantes na programação la ah gente da apoio a cada um e so me chamar no zap q eu coloco no grupo (85)988486964
Já virou tradição todo final/início de ano em todo canal de tecnologia:
Qual linguagem começar em tal ano?
Vale a pena aprender linguagem x no ano que vem?
PHP vai morrer?
Kkkkkkkkk PHP sempre aí kkk
Dentre as linguagens de auto nível.
O PHP está a 1º em: uso, experiencia, exemplos, ferramentes, componentes, atualização, documentação, hospedagens, sites, e é o ÚNICO q literalmente só depende dele.
Vc pode usando o PHP e um bloco de notas desenvolver qualquer aplicação para web
@@ocontrolador vdd
Entrei na faculdade de Ciência da Computação. Estou no 3° semestre e agora que está iniciando algumas práticas de programação, ainda assim bem fraquinhas, o que me frustrou. Pensei em até largar a faculdade, mas ai procurei cursos por fora, para aprender a programar, ou seja, ir direto ao ponto. Praticando, errando e aprendendo. E está funcionando.
Ciência da computação é algo mais acadêmico né.
Mas pelo oq entendi, ADS é mais direto ao ponto
Nossa amei o vídeo de vocês!!!! Meu sonho seria tirar dúvidas com vocês, acredito que iriam abrir muito o caminho de quem está começando a programar, eu falo isso pois existe muita dúvida do dia dia da prática na criação de um sistema
10 anos atrás eu aprendi na faculdade um pouco de PHP e Java, mas na verdade comecei a programar em pascal com Delphi, depois migrei de vez para Java. Hj programo em Java e typescript evoluí muito com essas linguagens
Excelente escolhas!
Eu sempre tive pra mim que é mais importante aprender algo sólido, do que algo rápido. E C/C++ entra nesse aspecto. Não é a mais fácil de aprender, mas é a linguamge que é praticamente mãe de todas as outras. Aprender C/C++ é dominar a base, e todo o resto fica muito mais simples. C++ é a minha línguagem do coração, a primeira que eu aprendi e sofri no começo. Mas depois que entendi que eu precisava aprender ela no meu tempo e passo a passo, as coisas fluiram. E depois que precisei aprender JAVA, Python e outras, foi muito mais rápido, porque o C já tinha me dado uma base sólida. Estudando C você realmente entende o que é uma línguagem de programação, o que é uma variável, como ela trabalha e é alocada na memória RAM, e por ai vai. Em suma, você realmente entende o que você esta fazendo dentro do PC. C/C++ é simplesmente maravilhoso. É aquela mãe mais rígida que ama o filho, mas não é um amor, porque quer que o filho aprenda e fique preparado pro mundo. haha
Solta oooo freiiiiooo de maaaao Gabriel!
Eu acredito que a pessoa que é totalmente iniciante não tem a menor noção de como escolher uma linguagem de programação pelas suas próprias caracteristicas da linguagem, então escolher pela popularidade ou pelo mercado acaba sendo a única alternativa, se não tiver um tutor para guiar esse processo.
Excelente seu ponto de vista. 👍
Fiz engenharia eletrônica, me graduei em 2003, começamos com linguagem C em Algoritmos e Estrutura de Dados, depois tivemos uma disciplina chamada Programação Visual onde aprendemos Delphi e Visual C++, depois, na disciplina de Eletronica Digital aprendemos a programar em Assembly para controladores PIC e posteriormente para Z80 até chegando em ASM/X86 no fim do curso e JAVA/.NET/PHP como opcionais. Acho que me deu uma excelente base em programação fora que no antigo Ginásio (fundamental hoje) tínhamos aula de informática com opção em programação e robótica, que por acaso optei, aprendendo a programar em Clipper Summer'87 e Pascal... Antes disso, ganhei um MSX quando eu tinha 9 anos, ele vinha com um livrão de Basic que acabei lendo e aprendendo programar em Basic! Sempre tive interesse por eletrônica e computação! As vezes sinto saudades daqueles velhos tempos! kkkk
O centro da programação é lógica, boa interpretação de problemas e procura de soluções, um bom desenvolvedor é aquele que sabe ver através/além do problema.
Vi mt gente na faculdade penando pra entender programação com C, enquanto estudávamos ponteiros mts nem tinham entendido o motivo de existir funções... a prioridade no começo é o fundamento... Concordo com a lista, do geral ao específico é um caminho mais coerente.
Depois desse vídeo e muitos que eu vi no TH-cam, percebi que Python e JavaScript são bem recomendados para literalmente INICIANTES que não querem se frustar com a programação pelo menos no início kk. E é a partir disso que entendi que não fiz a escolha inicial errada(assim espero) e vou continuar no Python, para migrar para outras de uma forma que eu continue a gostar e amadurecer na programação.
Obrigado!!
eai como está com python
Cheguei aqui por uma indicação de um amigo na intenção de tenta direcionar meu filho nessa área.
Gostei muito da forma vocês abordaram o assunto.
Parabéns 👏👏👏
Cristiano Alves - Recife - Pernambuco.
Muito obrigado pelo video, tirou muitas duvidas que eu tinha
06:10min do video "acho que nos cursos deve abordar uma linguagem mais amigável"
Ai chega no curso, ta la nos primeiros módulos "Assembly" kk
Estou cru e quero começar do zero! Indo contra toda à família que me acham velha de mais aos 46, ou que sou da área de humanas e não conseguirei. Bem… phodam se! Não vou parar. Já estou no primeiro mês com Design, apanhando no Figma, mas vou continuar.
Pedido e sugestão de assunto de video
Quando um cliente solicita um software, como vocês escolhem a linguagem para o projeto?
Sou fã de vocês...
Muito bom!! Estou começando o ano estudando JavaScript e depois vou estudar PHP.
Galera estamos com um grupo no zap para iniciantes na programação la ah gente da apoio a cada um e so me chamar no zap q eu coloco no grupo (85)988486964
Tive contato com Pascal e Delphi na faculdade de Sistemas e depois nunca mais mexi com isso e agora quero voltar pra área e realmente essas linguagens acredito serem ótimas tanto que estou reaprendendo elas e o método que vcs explicaram é o melhor mesmo.
Amei as dicas e alfinetadas de vocês 😘.
Vídeo muito bom, para escolher uma linguagem é preciso ter um pouco de clareza de oq vc quer fazer, eu tinha começado por Javascript e em seguida fui para Java mas vi q nao quero desenvolver principalmente para web e então escolhi python, pq é mais sensato para área q pretendo atuar, faço faculdade de banco de dados
4:45
Eu fiz curso técnico em 1999/2000 com ênfase em programação.
Sempre reclamei do meu curso, que foi superficial. Até que um dia
comecei a trabalhar numa indústria como suporte em redes e conheci
uma moça que programava em Delphi e ela tinha formação em Ciências
da Computação. Ela era um doce de pessoa e super dedicada, mas à
época, a impressão que eu tinha era que ela fazia muitas das coisas no
chute. E vi muito isso no decorrer dos anos, tanto como autônimo, qto
como funcionário. A maioria dos cursos de Computação são tão
abrangentes, com tanto conteúdo irrelevante e distrações, que a parte
principal fica a desejar.
Eu comecei com Delphi 7, aprendi o basico de C na faculdade de CC(estou no quarto semestre), estudei estrutura de dados em C e peguei o basico do basico de C++ por fora, na metade de ano 2019 comecei a estudar C# e em 2020 virei desenvolvedor Java. O que eu vejo muito é a galera querendo pular etapas, ser o fullstack JS pelo o que vendem de cursos. Uma coisa q eu mudaria nesses meus estudos foi n ter ficado da metade de 2014 ate metade de 2019 em um hiato de estudos, uma coisa q mais interessante pra galera que quer começar é não desistir de jeito nenhum, se não consegue, repete e repete, refaça, revise, pesquise(em inglês que é mais facil de achar), começar pelo mais facil creio que não seja um bom caminho
Pascalzim! Top hein!
Vocês são nota 1000! Eu quando comecei eu estudei pascal e Hoje estou na mesma linha com o Delphi, já estudei de tudo um pouco e até hoje quando perguntam por onde começar recomendo o Pascal (aquela tela azul mesmo)
depende um pouco se a pessoa quer se tornar programadora ou só ter programação como ferramenta no repertório, pra quem quer a área não tem muito como não passar por C, mas se quer só como ferramenta python é fácil o suficiente para a pessoa não desistir rápido e o ecossistema tem libs de excelente qualidade para resolver problemas de diversas áreas com pouco esforço.
Oh! Gabriel faz um vídeo de quais ferramentas usar para quebrar a senha do coração de uma programadora de computador e invadir o sistema central e recodificar o kernel dela.
Primeira linguagem que estudei foi C, apesar de dura desde o início para imprimir em console com jeitos de escrever e tudo mais, pelos menos ajudou a disciplinar com o rigor da sintaxe da programação. Quando pulei para C++ é que foi um terror, mas o professor era ruim mesmo. Mas tudo se supera nas adversidades, C++ é passado.
Sei que o vídeo já tem um tempo, mas gostaria de ouvir desse meu querido casal mais fofo, o que vocês acham da linguagem GO e qual o futuro dela no mercado. Beijossssss
Hurroooo, escolhi a linguagem certa, na verdade. Eu escolhi pq é legal digitar e já ver na hora o que acontece
Muito boas suas dicas! Muito obrigado.
Se eu tivesse começando hoje, estudaria C para algoritmo, e estrutura de dados, e CPP, para orientação a objetos.
Eu comecei, a muito tempo atrás com PHP, e quando tive que mudar pra Java, sofri com a questão da tipagem, e com POO. Imagina se eu tivesse começado com python ou js. Me faltaria base pra fazer a mudança, e eu teria sofrido mais.
Bom de qualquer forma, C/CPP, são linguagens pra aprender durante a vida toda, fazer um módulo de kernel, módulo pro apache, uma janela em Qt, brincar com a vulkan etc...
Para Scripts de propósito geral, sim, python é a melhor pedida.
PHP pra backend da web.
JS pra front e pra mobile, se vc não precisar de um recurso muito específico do SO.
Java e kotlin pra Android, se quiser uma coisa mais apurada.
E um pouco de SQL. Quando soluções escalam, se o banco tiver meio merda, vc terá problemas sérios
Eu acho que o curso de ciência da computação tem uma abordagem mais ampla por isso não foca tanto em programação, o curso ideal pra quem quer atuar em programação é o curso de Análise e desenvolvimento de software, famoso ADS, o qual eu fiz e recomendo muito.
Quanto a qual linguagem escolher, como meus professores sempre falaram, você não deve aprender uma linguagem específica, deve aprender a lógica de programação e abstração, a linguagem quem dita é a projeto/demanda.
Achei Lógica de Programação seguida de Shell Script interessante para iniciar.
linguagem para começar: portugol kkkkk
Portugol?? Poderia me explicar?
@@Gab-p5j é basicamente português aplicado pra programação
@@Gab-p5j tipo:
Java | Portugol
For() Para()
If() se()
@@umgamerdev6327 obrigado
Estou no Portugal também.
Escreva ("")
Escreval ("")
Meu Casal S2!
Eu comecei com JS , não gostei muito , eu gosto de entender o porque das coisas, fui pra C e gostei , da pra entender muito mais oque realmente está acontecendo , com C você tem que saber exatamente oque quer fazer e dar o passo a passo. agora atualmente estou estudando C# e JS e agora sim estou gostando muito mais
Quando comecei a procurar esse assunto, só ouvia falar sobre Python, só que onde moro "Nenhuma empresa" usa essa linguagem, e Java todos criticavam, e aqui é C#, Java, ASP e PHP. Então estou estudando Java, e esse ano quero aprender C#. Cuidado com a fama de linguagens na web. :) Ótimo vídeo. Pra ser sincero, Java pra começar não é tão amigável, levei surra em interfaces e instanciamento de objetos dentro de outro objeto. Mas como o Gabriel citou, vai aprendendo e implementando um programa base seu, aprende muito e dá super certo. Experiência própria.
Gabriel:"Mensagens de erro amigáveis são importantes para você superar obstáculos no processo de aprendizado"
C: "Segmentation fault, core dumped"
Eu: ;-;
uhsauhsuahsa bem isso
Muito Obrigado! Vou começar JÁ!