Eu acho a tipagem estática bem interessante, justamente pela legibilidade e por 'causar menos erros' também, como vocês falaram. Mas tipagem é um tema muito interessante, tem vários pontos sobre e gera muitas dúvidas, principalmente para iniciantes. Ótimo vídeo, Gabriel e Vanessa!
Eu acompanho vocês desde quando vocês tinham um canal bem pequeno, hoje em dia você já são bem estabelecidos. Eu desejo que venham mais um enxurrada de pessoas se inscrevendo e aprendendo com vocês. Seu trabalho com essa canal é uma contribuição muito grande para a área.
Eu também. Eu não conseguia entender quando comecei com Python justamente pq era “muito fácil” aí eu não conseguia entender a diferença daquilo com só escrever. Só saquei o princípio quando conheci C++.
Sugestão: Haskell // Dicionário do Programador Haskell é conhecida por ser pura (usa-se apenas funcões puras) e por ter um sistema de tipo sofisticado (possue tipos algébricos, typeclass e outras features)
Curte ai quem quer ver a Vanessa e o Gabriel bater um papo com o Peter Jordan! Oi CDFs! Posso dar uma ideia de uma pauta bacana? O Peter Jordan esteve em diversos podcasts recentemente, falaram de tudo, foi muito bacana... Mas faltou explorar um pouco mais afundo essa história de que ele é/foi um programador. O Cara falou de um monte de coisa bacana que ele fez, desde site de namoro, emuladores, sistemas de cifras, etc. Acredito que por voces ja terem uma afinidade, a conversa poderia correr solta e bem bacana, um papo de Dev para Dev. Só não vai dar redbull pro cara... é só um aviso.. hahahahaha
Muito bom conteudo, mas na Minha opiniao, rola uma confusao entre tipagem dinamica X estatica e inferida X explicita. Haskell é estaticamente tipada mas tem inferencia de tipos, raramente o ghc vai exigir que o tipo seja declarado explicitamente. Ja vi uma classificacao de sistemas de tipo em quatro eixos independentes. Se variaveis tem tipos, é tipagem estática, mesmo em linguagens interpretadas (tipo haskell), e se valores/objetos tem tipo, é dinamica, e me parece que dá pra ter os dois. Se tem que declarar tipos explicitamente, é tipagem explicita, se nao é inferida. Se tem que converter entre tipos explicitamente, é tipagem forte, se a linguagem converte sozinha é tipagem fraca. Isso seria mais um espectro. Se dois tipos Sao iguais quando eles tem o mesmo nome (tipo haskell), é tipagem nominal, se Basta eles "encaixarem", é estrutural (tipo C). C Seria estática, mais pra fraca que pra forte, explicita e estrutural (um char é o mesmo que um (u)int8_t). Haskell já seria estática, fortissima, inferida e nominal, mesmo quando é interpretada.
Oi, eu sou autista e queria saber de onde vem se esses conceitos? eu sei que são de Type Systems mas não sei qual o Tópico principal que engloba o Type Systems, Eu Pesquisei e achei sobre Compiler Design, Mas não tenho certeza pois estou estudando tudo isso por conta própria... vocês poderiam me ajudar?
Adorei o vídeo, já passei um tempinho pesquisando sobre tipagem, para quem tiver curiosidade em entender mais, procurem sobre "Typing Disciplines" no site "Progopedia".
Propensão a erro de tipos. Tipagem estática te livra de dores de cabeça em relação a isso mas não significa que uma linguagem de tipagem dinâmica é inferior.
Alguém consegue me citar bons motivos para usar 'var' em C#? Para mim até agora ele só serve para prejudicar a legibilidade do código hshs, mas devo estar errado...
Acho que no caso da legibilidade, depende da situação: #1 var user = new User("Daniel"); melhor que usar: User user = new User("Daniel"); #2 var message = EmailBuilder("título", "corpo da mensagem"); No primeiro exemplo, concorda que só de "bater o olho" a gente já sabe que a variável 'user' vai inferir o tipo 'User'? Já no segundo exemplo, como estamos chamando um método, precisaríamos ver qual o tipo de retorno daquele método. Dica: A partir do C# 9.0, você pode usar a expressão "new" dessa forma tbm: User user = new("Daniel");
@@italofernandez hmm, de fato no primeiro exemplo usar var se encaixa bem sem problemas já que o tipo vem logo depois do new, apesar disso eu ainda iria preferir usar o tipo no começo da declaração, ainda mais usando a dica que você deu no final do texto. Mas enfim, usar ou não usar me parece mais uma questão particular, mas de fato se usado corretamente não prejudica a legibilidade como falei primariamente... vlw pela dica e pela resposta :)
Javascript bagunçado desde sempre com interpretadores/navegadores que entendem como querem um código de tipagem fraca... como diria Milton Leite: "que beleeeeza"
@@adoniasalcantara522 bem que podiam transformar ela numa linguagem de deixar um interpretador decente/único pra ela (com os navegadores incorporando o plugin do interpretador, como era com flash só para rodar script... aliás, com flash não tinha erro, inclusive ActionScript que era bem mais consistente que JS).
TypeScript é uma gambiarra que no fim converte tudo para uma linguagem fraca... melhor seria mudar de vez para uma linguagem mais robusta, tipagem mais forte com OO real, pegada que era o ActionScript.
@@ligeiro pode gostar, mas comparada com outras é zuada, não só a linguagem (sem padrão OO) mas o ambiente pela falta da coesão de ter um interpretador único
Nós dias de hoje o Java também faz var nome = "codigoFonte"; linguagem com tipagem estática: oh é assim que funciona, linguagem com tipagem dinâmica: 🤦como assim funcionou
Eu acho a tipagem estática bem interessante, justamente pela legibilidade e por 'causar menos erros' também, como vocês falaram. Mas tipagem é um tema muito interessante, tem vários pontos sobre e gera muitas dúvidas, principalmente para iniciantes. Ótimo vídeo, Gabriel e Vanessa!
Eu acompanho vocês desde quando vocês tinham um canal bem pequeno, hoje em dia você já são bem estabelecidos. Eu desejo que venham mais um enxurrada de pessoas se inscrevendo e aprendendo com vocês. Seu trabalho com essa canal é uma contribuição muito grande para a área.
Muito obrigado por suas palavras e carinho conosco!!! 😍
Tipagem Forte e Tipagem Estática essas coisas maravilhosas
Tipagem Dinâmica e Fraca usada em back-end é o fim da picada
@Suporto Você PHP
@@blackcitadel37 Nojo. Prefiro TS ou C#
@@blackcitadel37 PHP pode tbm tem tipagem estática e forte
Typescript é maravilhoso.
Conheci semana passada esse canal ( junho/2021) e foi um o melhor acontecimentos da minha vida em 2021.
Tive uma facilidade maior de aprender programação começando por uma linguagem de tipagem estática e só depois comecei em linguagens dinâmicas
Eu também. Eu não conseguia entender quando comecei com Python justamente pq era “muito fácil” aí eu não conseguia entender a diferença daquilo com só escrever. Só saquei o princípio quando conheci C++.
Tipagem estática é uma delícia!
é muito melhor pra se organizar, mas é mais trabalhosa para escrever kkkk
Único lugar que me fez e entender sem saber nada de programação.
Gente melhor vídeo que vi no canal. Além é claro do conhecimento passado, a didática destes dois são ÓTIMAS.
Muito obrigado!!! 🤓
Tipagem Estática: 2:08
Tipagem Dinâmica: 4:25
Tipagem Forte e Fraca: 6:25
Vocês me ajudam demais!!! amo vocês, a cada vídeo me ajudam a me tornar um programador melhor
Front-End -> Tipagem Fraca
Back-End -> Tipagem Forte
Esse seria o ideal?
Gosto de ambas abordagens. Trabalhei com java, atualmente aprendendo e trabalhando com Elixir.
Parabéns Gabriel e Vanessa! Vocês são feras demais, ótimo vídeo.
Muito obrigado Vinícius!!!
ÓTIMO VÍDEO PARA LEIGOS! PARABÉNS PELO TRABALHO NO CANAL!
vocês não tem noção do quanto nos ajuda, obrigado
Muito obrigado por nos acompanhar Peter. 🤓
Eu entendi tudin!. Eu já programei em tipagem dinâmica e estática
Sugestão: Haskell // Dicionário do Programador
Haskell é conhecida por ser pura (usa-se apenas funcões puras) e por ter um sistema de tipo sofisticado (possue tipos algébricos, typeclass e outras features)
Tava perdido no assunto, ajudou muito.
Comecei a acompanhar os vídeos junto com o início da minha graduação em ADS, mas muitos termos ainda não entendo 😓
Normal.
Olá e parabéns ao casal, tenho aprendido muito convosco. Peço o vídeo sobre EmberJS, se já tiverem falado, peço o link do vídeo.
Abraços!
Vocês poderiam fazer um vídeo sobre servidores, VPS e tudo mais? Tenho muitas dúvidas sobre esses assuntos
Gabriel não acerta uma kkkkk mt boa a aula!
Curte ai quem quer ver a Vanessa e o Gabriel bater um papo com o Peter Jordan!
Oi CDFs!
Posso dar uma ideia de uma pauta bacana?
O Peter Jordan esteve em diversos podcasts recentemente, falaram de tudo, foi muito bacana... Mas faltou explorar um pouco mais afundo essa história de que ele é/foi um programador. O Cara falou de um monte de coisa bacana que ele fez, desde site de namoro, emuladores, sistemas de cifras, etc. Acredito que por voces ja terem uma afinidade, a conversa poderia correr solta e bem bacana, um papo de Dev para Dev. Só não vai dar redbull pro cara... é só um aviso.. hahahahaha
Vamos ver a agenda dele. Se der a gente faz uma live. 🤓
A linguagem que uso é dinâmica e forte :)
Boa didática para um tema interessante.
Muito bom conteudo, mas na Minha opiniao, rola uma confusao entre tipagem dinamica X estatica e inferida X explicita. Haskell é estaticamente tipada mas tem inferencia de tipos, raramente o ghc vai exigir que o tipo seja declarado explicitamente.
Ja vi uma classificacao de sistemas de tipo em quatro eixos independentes.
Se variaveis tem tipos, é tipagem estática, mesmo em linguagens interpretadas (tipo haskell), e se valores/objetos tem tipo, é dinamica, e me parece que dá pra ter os dois.
Se tem que declarar tipos explicitamente, é tipagem explicita, se nao é inferida.
Se tem que converter entre tipos explicitamente, é tipagem forte, se a linguagem converte sozinha é tipagem fraca. Isso seria mais um espectro.
Se dois tipos Sao iguais quando eles tem o mesmo nome (tipo haskell), é tipagem nominal, se Basta eles "encaixarem", é estrutural (tipo C).
C Seria estática, mais pra fraca que pra forte, explicita e estrutural (um char é o mesmo que um (u)int8_t). Haskell já seria estática, fortissima, inferida e nominal, mesmo quando é interpretada.
Muito esclarecedor! Valeu mesmo
Muito obrigado Miguel! :D
Excelente
Sugestão: D // Dicionário do Programador
Dizem... que após esse exemplo de tipagem estática usando idade da Vanessa o Gabriel não foi mais visto..kkkk
Video top, parabéns!
Como sempre conteúdo muito bom! Parabéns
Muito obrigado Kamys!
Parabéns! Sempre esclarecedores.
Muito obrigado Edmar! Seu comentário faz todo esse trabalho louco que fazemos vale a pena!
@@codigofontetv Eu que agradeço por compartilharem assuntos enriquecedores.
Bem interessante o video, parabéns!
Opa. Boa tarde. Vocês falaram alguma vez sobre os ERPs e suas integrações?
3:17 alem da Hostgator o canal poderia ser patrocinado pela Jequiti.
kkkkk
O Gabriel parece demais com o BrksEdu. Parece ate um irmão mais velho.
Oi, eu sou autista e queria saber de onde vem se esses conceitos? eu sei que são de Type Systems mas não sei qual o Tópico principal que engloba o Type Systems, Eu Pesquisei e achei sobre Compiler Design, Mas não tenho certeza pois estou estudando tudo isso por conta própria... vocês poderiam me ajudar?
Tipagem Estática com Inferência em tempo de complicação e criação de Type Classes
Bom dia, eu gostaria de saber se o Gabriel já foi locutor do Telecurso 2º Grau? Rsrs... Parabéns pelo trabalho!
Muito bom!!!!
Adorei o vídeo, já passei um tempinho pesquisando sobre tipagem, para quem tiver curiosidade em entender mais, procurem sobre "Typing Disciplines" no site "Progopedia".
Os cientistas de dados q mais usam canetas, brincadeira kkkkk. Vcs são demais , parabéns
Uso tipagem dinâmica e forte.
Eu só vou fazer 40 em outubro de 2021 mas já me considero "quarentão" desde o ano retrasado. Gosto de parecer mais velho.
C# ❤
Foi nessa brincadeira que surgiu o linguagem x no front junto com a linguagem y para evitar problemas kkk
Acabei criando um certo ódio por tipagem forte, não conseguir comparar string com char ou int com double por exemplo, só me deu dor de cabeça
Hoi! Queria saber se é bacana começar cedo a programar...
Comecei a programar com 12, hoje tenho 14 e gosto muito mesmo de NodeJS e DB's NoSQL
Falam sobre ajax, ainda não falaram nada sobre o mesmo
4:35 qual o problema com tipagem dinâmica?
Propensão a erro de tipos. Tipagem estática te livra de dores de cabeça em relação a isso mas não significa que uma linguagem de tipagem dinâmica é inferior.
Alguém consegue me citar bons motivos para usar 'var' em C#? Para mim até agora ele só serve para prejudicar a legibilidade do código hshs, mas devo estar errado...
Acho que no caso da legibilidade, depende da situação:
#1
var user = new User("Daniel");
melhor que usar:
User user = new User("Daniel");
#2
var message = EmailBuilder("título", "corpo da mensagem");
No primeiro exemplo, concorda que só de "bater o olho" a gente já sabe que a variável 'user' vai inferir o tipo 'User'?
Já no segundo exemplo, como estamos chamando um método, precisaríamos ver qual o tipo de retorno daquele método.
Dica: A partir do C# 9.0, você pode usar a expressão "new" dessa forma tbm:
User user = new("Daniel");
@@italofernandez hmm, de fato no primeiro exemplo usar var se encaixa bem sem problemas já que o tipo vem logo depois do new, apesar disso eu ainda iria preferir usar o tipo no começo da declaração, ainda mais usando a dica que você deu no final do texto. Mas enfim, usar ou não usar me parece mais uma questão particular, mas de fato se usado corretamente não prejudica a legibilidade como falei primariamente... vlw pela dica e pela resposta :)
No crachá deles tá escrito que eles são MSc e PhD, mas o nome que tá escrito lá acho que n é o deles huahahaha
Tipagens fracas e dinâmicas com verificação em tempo de "COMPLICAÇÃO".
Quebrou? Complicou.
Estava louvo por este tema.
Javascript bagunçado desde sempre com interpretadores/navegadores que entendem como querem um código de tipagem fraca... como diria Milton Leite: "que beleeeeza"
Ainda bem q tem o TypeScript pra servir de muleta pro JS
@@adoniasalcantara522 bem que podiam transformar ela numa linguagem de deixar um interpretador decente/único pra ela (com os navegadores incorporando o plugin do interpretador, como era com flash só para rodar script... aliás, com flash não tinha erro, inclusive ActionScript que era bem mais consistente que JS).
HAAHAHAHAHAHAHA VCS SÃO SENSACIONAIS
Certamente a Vanessa ainda estará linda aos 68... Mas será que ainda estará programando? Não consigo imaginar o que estarei fazendo ano que vem.
Esse comentário me inspirou tanto... Não sei como explicar...
O velho meme do js:
espera ai, 7 - "7" = 0?
Js: sim
tipagem: "whatever bruh"
Definitivamente, TypeScript vai dominar a web do Front-end ahaha.
TypeScript é uma gambiarra que no fim converte tudo para uma linguagem fraca... melhor seria mudar de vez para uma linguagem mais robusta, tipagem mais forte com OO real, pegada que era o ActionScript.
@@pgnt véi, se já eh ruim com TypeScript, imagina sem...
@@ligeiro pode gostar, mas comparada com outras é zuada, não só a linguagem (sem padrão OO) mas o ambiente pela falta da coesão de ter um interpretador único
Linguagem fortemente tipada tem suas vantagens....
Se você escolhe uma linguagem preferida, por sua tipagem, que pena hahaha
Nós dias de hoje o Java também faz var nome = "codigoFonte"; linguagem com tipagem estática: oh é assim que funciona, linguagem com tipagem dinâmica: 🤦como assim funcionou
Olha o like!!!
Meu tipo é CDF mesmo 😎
🤜🤛🤓
Começa 2:10
Linguagem dinâmica, tipagem dinâmica e fraca... Conseguem adivinhar?
Gabriel e Vanessa, o número de canetas no bolso tem significado? rsrsrs
Já pensou se é uma combinação binária?
Existem muitas teorias da conspiração mas a verdade é que dessas 400 mil canetas só 1 ou 2 funcionam de verdade!
Isso se chama redundância. kkkk
@@codigofontetv vocês são demais. Sucesso!
Mano, eu nem vi isso...
68 ...hahaha
Tipagem fraca me dá pesadelos.
Dinâmica e Fraca
🤢
tem nem como ela ter 68, parece q tem uns 25
Tipagem dinâmica e fraca