MEU PAI (2020): a demência senil sob as lentes de quem a sofre

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 27 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 46

  • @valdomiroinaciodealmeida2682
    @valdomiroinaciodealmeida2682 3 ปีที่แล้ว +10

    Oi Cá, espero que esteja bem! Minha mãe teve mal de Alzheimer. Era uma pessoa super ativa, de disposição física destacável. Acordava todos dias, 6:00 hs. e parava suas atividades, por volta das 21:00 hs. Foi assim até seus 83 anos, quando foi diagnosticado o mal de Alzheimer. Foi vítima dessa doença durante seis anos. No sexto ano, teve um AVC. Quando estava somente com o Alzheimer, ela passava o dia um pouco deitada, um pouco sentada. No começo do tratamento, precisávamos colocar alimento na boca, mas depois ela mesmo fazia. Quando teve o AVC, passou a ficar na casa numa cama hospitalar . Tinha que se alimentar, tomar, água , tomar as medicações por sonda. A higienização toda era feita na cama hospitalar. No último ano, especialmente, era passar com ela em um P.A. E quando precisava ficar internada por causa de pneumonia, passávamos mais tempo no P.A e hospital.
    Em 2018, a perdemos por causa de uma complicação pulmonar!
    Ficamos muito abalados com o falecimento! A morte é chamada na Bíblia de "inimigo" , não amigo. Também está relacionada com perda, não ganho, tristeza , não alegria.
    Digo para alguém que tenha uma pessoa com Alzheimer na família, faça o que puder para dar amor a essa pessoa! Ela não tem nenhuma culpa por ser vítima do mal de Alzheimer!
    Excelente sexta-feira Cá!
    Bom dia para todos.

    • @camedisse
      @camedisse  3 ปีที่แล้ว +2

      Valdomiro, sinto muito pela sua mãe. Ter uma pessoa querida com Alzheimer é algo que gera muita dor em toda a família. Que bom que você pôde estar ao lado dela, enfrentando a doença durante todos esses anos. Muito lindo e verdadeiro o que você disse sobre darmos amor. Esse é o pilar e o caminho. Excelente semana e obrigada por compartilhar esse relato tão íntimo de sua vida

  • @gomes-2399
    @gomes-2399 3 ปีที่แล้ว +5

    Dizem que a atuação do Anthony Hopkins tá brilhante.

    • @mordelegal6765
      @mordelegal6765 3 ปีที่แล้ว +3

      Ele é um grande ator

    • @gomes-2399
      @gomes-2399 3 ปีที่แล้ว +2

      @@mordelegal6765 sim. Estão dizendo que ele conseguiu superar Hannibal nesse filme.

    • @Teacher-Thayse
      @Teacher-Thayse 3 ปีที่แล้ว

      Pura verdade! Eu fiquei "destruída" por causa dele neste filme.

  • @monicalevita
    @monicalevita 3 ปีที่แล้ว

    Eu fiz um curso de cuidador de idoso
    Maravilhoso. Me fez amadurecer em muitos aspectos. Nao atuo mas aprendi a me cuidar melhor pra ter uma velhice melhor.e tb em como tratar um idoso. Recomendo.

  • @veronicalinharesdealbuquer1857
    @veronicalinharesdealbuquer1857 3 ปีที่แล้ว +1

    Não assisti ainda, mas a sua brilhante análise do filme o torna ainda mais atraente. Retrata uma situação comum nas familias e que desperta um olhar mais sensível e amoroso para o tema em foco. Obrigada.

  • @BetoAlvesRocha
    @BetoAlvesRocha 3 ปีที่แล้ว +5

    Ei, Cá!
    Que coincidência boa! Assisti esse filme esse fim de semana. E concordo muito contigo: *é um exercício de empatia maravilhoso* . Existem outros filmes que abordam essa temática do Alzheimer, como "Para sempre Alice", mas nunca havia visto algo que nos colocasse no ponto de vista daquele que sofre da demência.
    Tive uma tia-avó, já falecida e que eu gostava muito, e ela tinha Alzheimer. O que aprendi com o tempo é que não vale a pena cobrar cronologia ou laços lógicos de uma pessoa que sofre desse mal, mas, sim, entrar no seu mundo e, de alguma forma, tentar tornar esses momentos prazerosos. Certa vez fui ao supermercado com ela me fazendo companhia, e a cada minuto era a mesma pergunta *"Pra onde é que a gente está indo, hein em menino?"*
    E aí eu tentava - de maneira respeitosa (ou talvez não tanto) -, brincar um pouco com isso e com ela:
    _Tamo indo assaltar um banco, tia! Não conta para ninguém não!
    _Tamo indo para uma rinha de galo ilegal, Tia! Vamo ganhar dinheiro hoje!
    _Tamo indo fazer um ritual de magia negra, Tia! Mas fica tranquila que a gente não vai sacrificar você não. A senhora já está muito velhinha e satã gosta é de coisa nova!
    Era engraçado ver as reações dela hahahaha! A última então era hilária porque ela era muito católica! E, depois, claro, falava que estava brincando e que estávamos indo ao supermercado. hahahahaha
    Isso ajudava a tornar as coisas um pouco mais leves, tanto para mim, como também para ela que não tinha culpa alguma de sofrer o que sofre.
    Excelente a sua análise, Cá! E estou contigo #TeamAnthonyHopkins nesse Oscar! =)

    • @camedisse
      @camedisse  3 ปีที่แล้ว

      Humberto, que bom te ver por aqui! Sim, eu também me lembrei muito de "Para sempre Alice", e a dureza do filme também me fez lembrar do impactante "Amor". Filmes que nos colocam pra pensar e ver a vida de um jeito diferente. Sobre sua tia-avó, que bom que você pôde dar a ela momentos de leveza! Temos a nossa forma particular de enfrentar as dores na nossa vida :)
      E ganhamos!!!! Oscar merecido para Anthony Hopkins!!!
      Forte abraço a você!

  • @osmirsantos812
    @osmirsantos812 3 ปีที่แล้ว +3

    Boa noite Camila !
    São 23:00hs do dia 26/04/2021. Antes e mais nada quero parabenizá-la, pelos seus vídeos, mas esse em especial, pois na "sinopse" do filme em questão, você cantou a bola , sobre o prêmio de melhor ator, ao talentosíssimo ator Anthony Hopkins, e não é que deu ele mesmo...Parabéns! mais uma vez... Tenho assistido seus vídeos porque, eu procurava alguma forma de ajudar o meu cunhado, que se encontra sequelado de um AVC, sendo uma das dificuldades, a de articular as palavras. Desde então, não parei mais de assitir suas maravilhosas dicas, embora não tenha comentado os demais, seus vídeos me ajudam muito no meu trabalho, no meu relacionamento com o público, já que sou um vendedor. Gratidão e sucesso.

    • @camedisse
      @camedisse  3 ปีที่แล้ว

      Osmir, que alegria receber esse seu comentário e saber que os meus conteúdos estão ajudando! Eu tenho muito carinho e respeito pela história de cada seguidor meu, e me sinto muito grata quando alguém dedica o seu tempo para compartilhar dessas histórias aqui comigo. Obrigada e sucesso para você!

  • @Teacher-Thayse
    @Teacher-Thayse 3 ปีที่แล้ว +2

    Incrível como as análises do filme também me emocionam. Eu fico relembrando as cenas, a atuação sem palavras do Hopkins e, naturalmente, da Colman. Eu nunca tive essa experiência, mas eu consegui me colocar no lugar de todos os personagens. Foi uma experiência muito impactante para mim. Eu digo que fiquei 'destruída' com o filme. Que alegria ter tido a oportunidade de assistir a algo tão lindo, tão bem-feito, tão real, cruel e belo ao mesmo tempo. Filmaço!
    Parabéns pelas reflexões.

    • @camedisse
      @camedisse  3 ปีที่แล้ว +1

      Thayse, você falou tudo! Até quem não teve essa experiência na vida real acaba se conectando com aqueles personagens, tamanha a entrega e potência de suas atuações. Eu penso que a arte tem esse importante papel, de nos fazer refletir sobre a vida. Obrigada pelo seu comentário e um forte abraço!

  • @Dlfcarvalho
    @Dlfcarvalho 3 ปีที่แล้ว +5

    Assisti ontem e ainda estou emocionada. O filme é maravilhoso na delicadeza e assustador na realidade ao tratar o envelhecimento com Alzheimer. Os dilemas das personagens são vívidos e generosos, meus parabéns aos atores e diretor. Ainda não processei tudo, obrigada por suas dicas. Quase me acabei de tanto chorar com a atuação do Antony Hopkins no final! Lindo!!!!!!!

    • @camedisse
      @camedisse  3 ปีที่แล้ว

      O final é mesmo devastador. E o filme todo é de uma potência e verdade sem igual. Obrigada pelo comentário, Denise!

  • @pedrosilviomagalhaes2099
    @pedrosilviomagalhaes2099 3 ปีที่แล้ว +3

    E UMA HISTÓRIA MUITO TRISTE E SOFRIDA.

  • @edilenedi2745
    @edilenedi2745 3 ปีที่แล้ว

    Lindo filme! Dói o coração 😢

  • @pedrosilviomagalhaes2099
    @pedrosilviomagalhaes2099 3 ปีที่แล้ว +2

    É MUITO DIFÍCIL PORQUE POR MAS QUE ELA FAÇA ELE Ñ VAI ENTENDER.

  • @sueidesousa4781
    @sueidesousa4781 3 ปีที่แล้ว +1

    Vou assistir o 🌻

  • @danilolopes3486
    @danilolopes3486 3 ปีที่แล้ว +3

    O jeito que você fala sobre o filme me desperta um interesse em assistir ele, gostei do modo que você análise o filme e comenta sobre. Parabéns pelo video, vou colocar aqui na minha lista de filmes para assistir

    • @camedisse
      @camedisse  3 ปีที่แล้ว

      Obrigada, Danilo! Eu gosto muito de cinema e espero poder sempre contribuir por aqui :)

  • @adrianamartinsferraz3816
    @adrianamartinsferraz3816 3 ปีที่แล้ว +3

    Gratidão pela indicação deste tema. Esta questão é extremamente delicada e difícil . Tenho vivenciado esta situação com minha mãe que teve um quadro de Alzheimer diagnosticado a 4 anos e desde então vivemos momentos angustiantes, mas de grandes aprendizados. Grande abraço Camila.

    • @camedisse
      @camedisse  3 ปีที่แล้ว

      Adriana, sinto muito pelo diagnóstico de sua mãe. É algo que gera dor em toda a família, e penso que nós que somos da área da saúde acabamos sentimos uma responsabilidade ainda maior em querer proporcionar o melhor a quem amamos. Eu estou certa de que você está fazendo o seu melhor, com as ferramentas mais poderosas que você tem, que são o amor, a empatia e a compaixão. Um abraço carinhoso a você.

    • @adrianamartinsferraz3816
      @adrianamartinsferraz3816 3 ปีที่แล้ว

      @@camedisse obrigada pelo carinho. Abs

  • @gomes-2399
    @gomes-2399 3 ปีที่แล้ว +2

    Filmes sobre doença são os mais difíceis pra mim porque é a realidade, diferente de um filme de assombração, terror. O Som do Silêncio não vi por conta dessa abordagem da perda de audição, sou hipocondriaco e preciso me desdobrar inteiro para conseguir assistir. Mas esses filmes são necessários, e como foi dito no vídeo sobre o ENVELHECIMENTO, esse ponto é extremamente importante e a gente meio que tenta se distanciar dele. É impressionante ver que alguém ficou velho, doente, enrugado. A gente precisa ter um olhar mais justo sobre envelhecer.

    • @camedisse
      @camedisse  3 ปีที่แล้ว

      Bem colocado, Gomes! Precisamos olhar para o envelhecimento com mais compaixão e empatia e quebrar essas construções sociais que associam o envelhecer com algo negativo. Obrigada pelo seu comentário!

  • @tidaloiolaloiola3689
    @tidaloiolaloiola3689 3 ปีที่แล้ว

    Quero assistir....

  • @tidaloiolaloiola3689
    @tidaloiolaloiola3689 3 ปีที่แล้ว

    Parabéns pelo vídeo 👏👏👏👏

  • @marceloh673
    @marceloh673 3 ปีที่แล้ว

    Passei por isso, le teve uma demência não classificada, era bem agressivo, não vi o filme, mas pela descrição é bem assim mesmo!Não é fácil!

  • @cyfteodoro9834
    @cyfteodoro9834 3 ปีที่แล้ว +1

    Ainda não assisti, mas sua explanação me motivou

    • @camedisse
      @camedisse  3 ปีที่แล้ว

      Assiste e demais me conte o que achou :)

  • @jefersonventura586
    @jefersonventura586 2 ปีที่แล้ว

    Eu existi essse fime e realmente impactate.muito triste

  • @isabelcristinasabino4958
    @isabelcristinasabino4958 3 ปีที่แล้ว +2

    Já coloquei na minha playlist, beijuuuuu

    • @camedisse
      @camedisse  3 ปีที่แล้ว

      Você vai amar, Bel! Que bom te ver aqui

  • @crispaesleme
    @crispaesleme 3 ปีที่แล้ว +1

    Quero ver .. já gostei antes de assistí-lo

    • @camedisse
      @camedisse  3 ปีที่แล้ว

      Acho que você vai gostar! :) Depois me conta!

  • @saleteaparecidasilvapereir1174
    @saleteaparecidasilvapereir1174 3 ปีที่แล้ว +1

    Meu pai é meu pai😔

  • @tyuseph
    @tyuseph 3 ปีที่แล้ว +2

    Para Sempre Alice, de 2014, com Juliane Moore, abrange o mesmo tema. Injustamente, não levou o Oscar no ano seguinte.
    Minha mãe tem Alzheimer, e está passando por tudo isso.

    • @camedisse
      @camedisse  3 ปีที่แล้ว

      Para Sempre Alice é um filmaço mesmo! Impactante! Juliane Moore ganhou o Oscar de Melhor Atriz pela sua atuação nesse filme.
      Desejo força, coragem, empatia e muito amor para você e sua mãe.
      Um forte abraço

  • @simonevalentino971
    @simonevalentino971 3 ปีที่แล้ว

    Oi cá minha mãe tem esquizofrenia toma os remédios, mais é difícil ela fica comigo 15 dias e com minha irmã 15.falo com ela as mesmas coisas e parece que nem falei, as vezes me poda...tomo remédio antidepressivo, as vezes choro, quero sumir o que me segura e minha filha de 5 anoS.bjs.

  • @pedrosilviomagalhaes2099
    @pedrosilviomagalhaes2099 3 ปีที่แล้ว

    BJS TCHAU.

  • @Junior-ms9nj
    @Junior-ms9nj 3 ปีที่แล้ว +1

    Ainda gostei mais de nomadland e judas e o messias negro, mas esse tbm é brilhante

    • @camedisse
      @camedisse  3 ปีที่แล้ว

      Preciso assistir esses dois, urgentemente!!!

  • @mordelegal6765
    @mordelegal6765 3 ปีที่แล้ว

    Uuuuh

  • @rachelbalsalobre7488
    @rachelbalsalobre7488 3 ปีที่แล้ว

    Para Antony Hopkins deve ter sido fácil fazer este papel, ele sempre tem um olhar perdido. Atua sempre do mesmo jeito.