Estou desesperado : URGENTE 🚨tenho uma empresa ativa em meu nome, e meu benefício foi bloqueado, 4 parcelas de $1700,00. Mas a empresa nao tem atividade a 2 anos, nem entrada, nem sainda e muito menos uma fonte de renda. Fui dispensado do meu último trabalho por clt dia 15/01/2024 e dei entrada no requerimento dia 16/02/2024 e vi muita gente falar que so resolve com ação, judicial. Estou perdido, nao sei por onde resolver isso, o MTP nao ajuda, alo trabalho no 158, menos ainda. pra quem depende do benefício, que é o meu caso? Tenho que esperar por 1 ano ou mais? 😮 Até lá sem poder assinar carteira? E falei com um advogado, o mesmo disse que eles ficariam com 30% do valor. Ou seja além de eu receber meu benefício somente após 1 ano, ainda perco 30% dele para advogado. Ou tem algum valor Extra por danos morais e juros?
Olá. Vc pode fazer um recurso administrativo no próprio aplicativo do seguro desemprego ou no local que dá entrada, explicando a situação e comprovando com documentos, leva um tempo mas pode dar certo, não tem custo. Entrar na justiça com advogado é outra alternativa, vai ter que pagar o advogado.
Boa tarde! Preciso de ajuda por favor. Abri uma ME depois de ser demitido. Antes de abrir a empresa, o Seguro foi aprovado, era pra receber ontem. Fui ver, agora consta como suspenso. O fato é que abri a empresa depois, e não tive nenhuma movimentação na empresa... Se eu fechar, consigo receber?
Sim! De acordo com a Lei Nº 7.998, quem tem um CNPJ na categoria MEI (microempreendedor individual), tem direito a seguro-desemprego, desde que se enquadre nas exigências feitas pelo Governo Federal, tendo como principais requisitos ter um vínculo empregatício com alguma empresa e estar incluído no regime CLT. Outro fator importante para determinar se quem tem MEI recebe seguro-desemprego é a comprovação de que a sua renda pelo CNPJ não é suficiente para a manutenção da família, sendo igual ou inferior a um salário mínimo.
Olá, Bom dia! Sou pastor de igreja, e tenho o CNPJ, vinculado ao meu nome, mas nunca recebi prebenda, trabalho de motorista de caminhão, a dez anos, gostaria de saber se eu perco o seguro desemprego, desde já agradeço.
Quando tem CNPJ é automático o cruzamento de dados e não recebe seguro desemprego. Se der baixa no CNPJ antes de dar entrada no seguro tem chances de receber.
Pf me tira uma dúvida, eu fui demitido e dei entrada no meu seguro desemprego no ano passado, porém foi negado por eu ter cnpj (nem sabia q tinha, meu pai que abriu e me botou como sócio la), abri uma contestação e foi negado dnv e pedia para que eu enviasse que n tinha renda da empresa ou saída do quadro de sócios para reavaliar minha situação, infelizmente fiquei sem dinheiro para fazer esse procedimento, se eu atualmente tirasse meu nome do quadro de sócios e enviasse para eles eu teria direito ao seguro? Eu ainda posso contestar la
Boa noite, hj Dei entrada no seguro, e veio a mensagem " sócio de empresa, só q não tenho rendimentos pela sociedade, sendo q quando em emprestei meu nome, para abrir esse CNPJ, q é 00,1% no meu nome, eu posso recolher?
Consto como sócia, mas não tenho participação de uma empresa familiar. Já abri recurso apresentando que não tenho recebimento algum, por isso mesmo que precisava de um emprego CLT para me sustentar e mesmo assim está sendo indeferido. Quais documentos posso apresentar a mais? Preciso realmente sair do CNPJ da familia?
Trabalho clt trabalha em uma empresa que fala que o funcionário não pode ter cnpj aberto, quais os riscos de ser descoberto? A empresa todo ano pesquisa se seus funcionários possuem cnpj?
Não tem nada a ver a empresa fazer esse tipo de pesquisa. Qualquer pessoa pode ser empregado CLT e ao mesmo tempo ter uma empresa, só não pode ser concorrentes. Inclusive pode ser CLT em mais de um local e ter mais de um CNPJ no nome. Vivemos num país livre!
Tenho uma CEI como pescador,contribuo de forma autônoma sem fins lucrativos desde 2021,mesmo empregado CLT faço a contribuição individual,fui demitido sem justa causa 2024 dei entrada seguro desemprego, porém foi suspenso por causa da Contribuição da CEI como pescador,dei baixa na CEI, não tenho nenhuma lucro somente para contribuição, posso receber seguro novamente?
Desse seguro que vc deu entrada vc pode fazer um recurso explicando a situação, mas é difícil dar certo porque conta na época que deu entrada que tinha a CEI.
Para liberar o seguro desemprego é feito um cruzamento de dados, e constando que você tem o CNPJ, mesmo que parado há bastante tempo, o seguro-desemprego é bloqueado. O melhor para receber o seguro desemprego é dar baixa no CNPJ antes de dar entrada no seguro .
Sou socio da monha esposa em uma empresa, posso pedir o desligamento da sociedade pois fui demitido em oitra empresa pra receber o seguro desemprego , nao tenho pró-labore na empresa da se eu me desligar posso receber?
Boa pergunta. O seguro desemprego é para quem não tem renda. Em caso de afastamento pelo INSS há uma renda mensal, e isso impede o recebimento do seguro desemprego. É a mesma situação de quem trabalha em dois empregos e é demitido de um deles, não vai receber o seguro desemprego porque possui a renda do outro emprego.
Boa noite, dei entrada no seguro desemprego e as parcelas n aparecem ,tem a notificação que sou sócio de uma empresa sendo q eu nunca fui,uma contadora olhou pra mim e disse que n tem nd no meu nome,oq devo fazer? será que consigo receber 😢
@@ClaudineiJung já descobri, é pq estou como pescador artesanal, agora oq devo fazer?, nunca recebi o seguro da pesca!tem como receber o seguro desemprego?é uma boa ideia vc fazer um vídeo sobre isso,tem muita gente passando pela situação e n tem vídeo explicando oq fazer
Vale a pena dar entrada sim no seguro e ver o resultado, possivelmente vai ser deferido. Caso seja indeferido, negado, você pode fazer um recurso administrativo mostrando a baixa do CNPJ.
Oi,boa tarde então eu recebi seguro defeso em 2021 sou pescadora,faz um ano que comecei trabalhar de carteira assinada,fui mandada embora recebi a primeira parcela no segunda chegou uma notificação que eu era sócio de uma empresa,aí eu dei baixa no meu mei e mandei para eles até agora nada,faz uma semana.
O recurso demora para ser julgado, já vi demorar mais de 6 meses. Como você tinha CNPJ quando deu entrada, acredito que não será fácil ser retomado o pagamento das parcelas do seguro. Espero que dê certo!!
Olá queria tirar uma dúvida, se eu tenho um mei aberto e uso ele por uns 5 meses emitindo nota, mas decido fechar esse mei, quanto tempo depois posso dar entrada no seguro desemprego?
Bom dia, pedi demissao do trabalho e coloquei na justica, pore. Nao me pagaram nada quando pedi demissao, mas deveria. Que soou como eu fui forçada a pedir a demissao, sendo assim botei na justica e ganhei todos os meus direitos e inclusive uma ata juducial para dar entrada no seguro desemprego. Sendo que tenho um mei aberto em meu cpf, sem movimentação nenhuma. Apneas esta aberto. Sera que consigo o seguro desemprego? Ou melhor eu dar baixa e dar entrada apos ?
Me responde por favor? Tenho um cnpj aberto mas ja tem uns 6 anos que na movimenta, apenas estava aberto ! Fui demitida no dia 15/06 dei entrada no seguro no dia 07/07 e foi negado , aparece lá que sou sócia. O contador Deu baixa no cnpj no dia 10/07 .. Consigo receber ainda?
Boa tarde, doutor! Td bem? Fui desligado da empresa em que trabalhava no dia 02/01/24 , deu baixa no meu MEI no dia 05/01/24. No site da receita federal e em outros sites de consulta o cnpj já consta como “Baixado”. Nunca tive movimentação financeira no cnpj. Ainda não dei entrada no seguro desemprego. Será que teria algum problema dele ser aprovado?
Acredito que não haverá problema. Dá entrada normalmente, e caso seja indeferido você pode fazer um recurso para o Ministério do Trabalho para resolver. Mas vai na fé que vai dar certo!
Perfeito! Só mais uma dúvida, baixei alguns app de consulta do MEI e quando informo o cnpj , ajnda consta como ativo. Porém com informado antes, no site da receita federal, site do simples, redsim e outros já consta como baixado, inclusive no comprovante de inscrição e situação cadastral já está constando como baixada.
@thiagonnrf o que vale é a consulta ao CNPJ na receita federal, serve como certidão de consulta com data e hora. Os outros sites são apenas informativos e não estão atualizados.
Oi Dr boa noite tenho mei desde fev2023 mais em outubro de 2023 entendi no mercado de trabalho e recebo meu salário na minha conta PJ . Ai fiquei sabendo que se eu nao ia receber o seguro acabei dando baixa essa semana no mei sera que recebo se eu for dispensado no final desse ano???
Eu estou em acordo c minha empresa , pra dar baixa na minha carteira e vou ficar como PJ se eu fizer o cnpj apos a entrada no seguro , eu recebo minhas parcelas ?
Ola doutor dei baixa no meu cnpj faz uns 10 dias e por exemplo eu for mandado embora mês quem vem terei direito ao seguro ... Fiz meu cnpj pra abrir um delivery no ifood ..mais trabalho em uma cerâmica . Mais tenho presentimemtos que serei demitido ...
Boa noite, fiz o mei hj mas cancelei hj mesmo pq lembrei do seguro desemprego será que eu ainda recebo o restante das parcelas ( não sabia que cortava o seguro desemprego)
Vc tem acesso pelo gov.br aplicativo para ver ? Acredito que não vai cortar o seguro, mas se vc não receber a parcela pode fazer um recurso no Ministério do Trabalho.
Ola. Uma duvida. Eu solicitei o meu seguro desemprego e o pedido foi deferido em 5 parcelas. Mas que acontece eu tinha um CNPJ inapto eu fiz a reativação dele, única e exclusivamente devido a plano de assistência médica e aí tiraram as minhas parcelas do seguro desemprego. O CNPJ nunca emitu qualquer nota fiscal. E em tese ele foi reativado dps da concessão do benefício. Como eu disse o seguro desemprego ja estava com as prestações previstas para pagamento
Quando a pessoa tem CNPJ presume-se que tem renda dessa empresa. Vc vai ter que fazer um recurso no Ministério do Trabalho explicando a situação e pedindo para restabelecer o seguro.
Sim se vc era registrado e foi demitido ou está registrado e for demitido. Desde que tenha o tempo de serviço: 12 meses na primeira vez que der entrada no seguro; 9 meses na segunda vez; 6 meses a partir da terceira vez. Esse tempo de serviço tem que ser com recolhimentos ao FGTS, como empregado, e conta o tempo dos últimos 3 anos.
Boa tarde eu tinha CNPJ e tem pouco tempo que fechei pra trabalhar numa empresa quê só tem trabalho por temporada ai com 9 meis ela.manda todos embora pra no próximo ano contrada de novo eu nuca foi fixado consigo pega seguro com os 9 meis pela primeira vez cendo quê eu já paga o CNPJ INSS antes de ter carteira fixada
Com 9 meses sendo a primeira vez que vc se habilita no programa do seguro desemprego, não tem direito. Quando for a segunda vez que dá entrada no seguro, aí sim com 9 meses de emprego recebe 3 parcelas. Veja o vídeo th-cam.com/video/8E-_9D1jcLM/w-d-xo.html
Olá, cancelei o meu MEI recentemente e o status dele esta como BAIXADO, neste caso eu tenho direito ao seguro? Outra dúvida que eu tenho, o cnpj está com 2 guias DAS atrasadas e eu não fiz a declaração. Mesmo assim eu ainda tenho direito ao seguro já que a situação está como baixado?
Transito em julgado primeira turma TRF1 "o fato de a parte autora estar vinculada ao CNPJ do qual não resulte a obtenção de renda, na condição de empresário ou sócio de sociedade empresária, não configura óbice ao recebimento do seguro desemprego, notadamente em razão de o art. 30, inciso V, da Lei 7.998/1990 que regula o seguro-desemprego, não impor essa restrição, mas,tão somente exigir, para a concessão deste benefício, entre outras condições, que o requerente não possua renda própria de qualquer natureza suficiente à O sua manutenção e de sua família"
Dr trabalhei 19 meses fichada, tinha um cnpj aberto no meu nome, a contadora que eu procurei disse que não vou conseguir receber o seguro pq não dei baixa primeiro antes de dar entrada com o pedido do seguro isso procede? Também tenho pendências no CNPJ, imposto de renda e INSS, ela disse que sem quitar não tem como receber o seguro, como proceder? Se eu der baixa e parcelar as pendências consigo receber? Ou só consigo receber depois de quitar e fazer os 3 imposto de renda?
Tem que quitar tudo para dar baixa. Depois da baixa vc recebe o seguro, mas não desse contrato de trabalho que vc deu entrada. Somente recebe o seguro se der entrada depois de dar baixa no CNPJ. Se for negado agora o seguro vc pode fazer um recurso no Ministério do Trabalho alegando e comprovando que vc não tem renda, mas não é garantido que vai receber.
Bom dia Claudinei, meu seguro desemprego foi negado por que eu tenho cnpj, porém esse cnpj foi aberto apenas para ser usado para entrar em plano de saúde (no caso é ME), para mim e para meus irmãos. É um cnpj que não fatura nada e está aberto a uns 3 anos. Agora eu fui demitido da empresa que eu trabalho e preciso receber o seguro desemprego, mas foi negado por causa dessa empresa. Consigo recorrer ? Pode me dar alguma orientação ?? Muito obrigado pela atenção (preciso muito desse seguro desemprego)
O recurso é direto no Ministério do Trabalho, alegar que o CNPJ está inativo ou sem receita, juntar documentos que mostram isso, se tiver contador ele pode providenciar essas provas.
@@ClaudineiJung o grande problema que esse cnpj emitiu uma unica nota fiscal no ano passado. Mas tem 3 anos de cnpj, vale entrar com recurso mesmo assim? Vc pode cuidar do caso, quanto ficaria os honorarios ?
Olá doutor, eu tenho um cnpj no meu nome más é de igreja , e meu seguro foi bloqueado, entrei no aplicativo e anexei os documentos escrevi explicando mas ja fazem 03 meses e nada .
No caso só CNPJ estar aberto e você não receber nada e conseguir comprovar teria esse direito? Pois só dei meu CPF para a minha mãe poder movimentar a empresa dela só que não recebo nada
Sim, se não tiver movimentação vc tem direito ao seguro, porém talvez tenha que fazer um recurso no Ministério do Trabalho ou um processo na Justiça. Dá entrada e aguarda resposta. Se for negado vc faz um recurso.
Olá Uilian. Pode interferir sim. O Ministério do Trabalho faz cruzamento de dados e pode dar problema. Porque ele entende que tendo um CNPJ vc tem uma empresa e por isso tem renda, o seguro desemprego é para quem não tem outra renda. Se vc não abriu ainda eu recomendo aguardar o recebimento primeiro de todas as parcelas do seguro e depois abrir seu negócio.
A resposta que te dei foi sobre seguro desemprego. O FGTS pode ser sacado sim na demissão sem justa causa, mesmo que a pessoa tenha outra renda ou tenha empresa. O seguro desemprego que não pode.
Se tem as datas e valores das parcelas vai receber normalmente. Em todas as vezes que vi ser negado o seguro, o resultado saiu na hora que deu entrada. Nunca vi negar depois. Sempre que apareceu as parcelas é porque deu certo. Depois pode ser bloqueado em caso de registrar a carteira de trabalho em um novo emprego.
Olá Dr. O meu seguro foi negado pois meu nome estava como sócia adm de uma empresa que não tinha movimentação há mais de 3 anos. Em agosto consegui tirar meu nome da empresa e transferir para outro sócio. Entrei com recurso, enviei o contrato para comprovar e está em análise. Tem chances de ser aprovado ? Muito obrigada.
@@darischmalz9994 Sim. Graças a Deus ontem foi deferido e aprovaram o recurso que entrei. Mas ficou aguardando para análise durante 36 dias. Eu não aguentava mais esperar e entrei em contato através de um formulário perguntando sobre e no mesmo dia me retornaram com a liberação.
@@jordanofranco_ é um processo de cobrança do seguro desemprego na Justiça Federal, contando os fatos, fundamentando nas leis do seguro desemprego e resoluções do CODEFAT, e fazendo o pedido.
Quase certeza que não recebe. Talvez recebe se após o indeferimento inicial vc fizer um recurso e provar que a empresa está inativa. Se a empresa está ativa vc não recebe, é feito cruzamento de dados. O seguro é para quem não tem renda, quando tem CNPJ entende-se que tem uma renda.
Olá. Acredito que não perde, só dando entrada para saber. Se vc der entrada agora vai receber daqui um mês, que é quando vc não terá outra renda, e aí tem direito sim. Mesmo que seja negado vc pode entrar com recurso e receber; ou depois entrar na justiça.
Se preencher os requisitos para receber vc recebe sim, a movimentação bancária não impede de receber seguro desemprego. O que impede é ter outra fonte de renda oficial, como por exemplo receber beneficio previdenciário, ter outro emprego, ter um cnpj com movimentaçao de entradas de caixa.
Boa noite, Tudo bem? Queria tirar uma dúvida, meu cnpj esta sem movimentação desde 2015, aparece o seguindo cnpj inativo por omissão de declaração , se eu for encaminhar o seguro desemprego será que recebo.
Boa noite. So encaminhando para saber. O seguro desemprego é para quem não tem renda, então se for negado vc pode recorrer alegando que o cnpj está inativo.
Não tendo outra rendo há o direito a receber o seguro desemprego. O CNPJ estando inativo mostra que dele não tem renda. Caso seja negado o seguro desemprego, tem que fazer um recurso no próprio Ministério do Trabalho, e se ainda for negado depois fazer um processo judicial cobrando.
Ola tudo bem? Eu não tenho mei mas recebi proposta de emprego para abrir um. No caso eu estou recebendo seguro desemprego, se eu abrir o cnpj eu perco as minhas parcelas restantes?
Dei baixa no meu mei dias após ser demitida sem justa causa, tenho direito a seguro desemprego? No momento estou sem mei e fui demitida sem justa causa.
Se o CNPJ estiver aberto na data quer entrada no seguro, vai ser negado. Daí tem que fazer recurso, que demora bastante para resolver. O melhor é cnpj estar baixado na data da entrada no seguro.
Pode receber sim o seguro desemprego quem tem CNPJ e não está usando. Precisa abrir uma ação na justiça e provar que não está usando o CNPJ. Já recebi duas vezes assim. Infelizmente tenho um CNPJ do meu antigo casamento, dei meu nome para ajudar, e nunca mais consegui tirar porque não foi pago os impostos. Mas um dia conheci um advogado e ele disse que eu poderia receber. Só que demora um ano para sair e vem todas as parcelas juntas.
E pra quem depende do benefício, que é o meu caso? Tenho que esperar por 1 ano? 😮 Até lá sem poder assinar carteira? E falei com um advogado, o mesmo disse que eles ficariam com 30% do valor. Ou seja além de eu receber meu benefício somente após 1 ano, ainda perco 30% dele para advogado. Ou tem algum valor Extra por danos morais e juros?
Olá Rafael. Infelizmente você não vai receber o seguro desemprego. Não adianta dar baixa agora no CNPJ. Se vc der baixa agora no cnpj e no proximo emprego vc fot demitido daí sim vc tem direito ao seguro desemprego, mas desse emprego que vc foi demitido vc nao pega o seguro.
Olá Jorge. O seguro desemprego é para quem não tem renda. Se o seu CNPJ está inativo perante a receita federal vc tem direito ao seguro sim. Fica atento porque o fato de vc não estar movimentando o cnpj não significa que ele está inativo; a inatividade precisa ser feita perante a receita federal, seu contador deve fazer.
Os cadastros CNPJ e CPF são nacionais, independem de qual estado do Brasil seja a empresa e seu endereço. Tem que dar entrada no seguro e ver o resultado, pode ser que seja deferido porque a empresa está inativa. Se for negado, pode entrar com recurso administrativo pelo aplicativo ou direto num Posto do Ministério do Trabalho.
Tinha um cnpj ativo e movimentava nele. Tambem trabalhei em uma empresa clt durante tres anos. Tres dias após eu ser desligado da empresa que trabalhava a tres anos clt, eu dei baixa no meu cnpj. Eu consigo o seguro desempredo?
Acredito que recebe sim, porque o pagamento ocorre 30 dias após dar entrada. Se for indeferido, vc pode fazer um recurso do próprio aplicativo da carteira digital. Vai dar certo.
Mais doutor e se o CNPJ não está mais ativa, digo sem funcionar na muito tempo estiver só aberto mesmo assim a pessoa não tem direito o seguro desemprego
Pelo que sei quando vc cria um cnpj já corta o seguro desemprego a partir da próxima parcela, igual quando anota a carteira de trabalho. A lógica aqui é que quando tem salário não precisa do seguro desemprego.
Boa tarde! Uma informação, tem prazo para entrar com a ação judicial de revisão do seguro? o indeferimento no administrativo ocorreu em 2018.. obrigada!
Olá Fernanda, tudo bem! Seguro desemprego ou outro seguro (DPVAT, seguro de vida, residencial, etc)? Se for seguro desemprego tem que ver o motivo do indeferimento para ver se vale a pena questionar. O prazo pelo que sei é de 2 anos, mas vale a pena olhar se consegue estender para 5 anos.
@@ClaudineiJung isso seguro desemprego. Foi pelo mesmo motivo que você disse no vídeo, por ter um CNPJ no nome... mas não tinha renda da empresa no momento que solicitou o seguro desemprego... eu vi na lei 9784, art. 54 o prazo de 5 anos, será que conseguiria aplicar esse artigo no meu caso? Muito obrigada pela atenção.
@@fernandabernart152 Dá para tentar sim usar esse prazo de cinco anos. O CNPJ estando ativo e que seja empresa - que não seja entidade sem fins lucrativos - é obrigatória a retirada mensal de pró-labore para o sócio administrador e isso se entende como salário. Tem como deixar uma empresa inativa, sem atividade, mediante informação à Receita Federal. Verifica se é o caso de inatividade realmente...
@@ClaudineiJung Ah entendi, então para eu conseguir revisar o pedido do seguro a empresa precisava estar inativa durante o pedido? No meu caso ela estava ativa, mas não teve retirada de prolabore, pois não teve renda durante aquele período em que solicitou, será que consigo mesmo assim? Muito obrigada pela sua atenção!!
@@fernandabernart152 tenta ver com o seu contador como a empresa ficou ativa sem renda, não sei direito como isso acontece e qual documento você usaria para provar. São questões que devem ser pensadas antes de fazer um processo: empresa ativa sem movimento e sem pro-labore e questionar o seguro desemprego porque tem CNPJ sem movimento.
Gostei da sua explicação referente ao CNPJ,mais ficou uma dúvida quem tem CNPJ sem fins lucrativos associação de moradores tem direito ao seguro desemprego ?
@@ClaudineiJungboa noite doutor então se for qualquer instituição sem fins lucrativos terá o direito ao seguro ? Não querendo aproveitar muito sua atenção doutor o trabalhador q teve 11 meses de CLT e não conseguiu atingir a meta de tempo pra o seguro desemprego pode juntar o tempo anterior com tempo atual de CLT ? No caso tbm de e estar com a guia antiga da penúltima empresa ou apenas levar a da última atual q esteve Muito obrigado Deus e Jesus Cristo o abençoe grandemente sua vida e de sua família
@@GHOSTSNIPER-ql9cy 1) para o tempo de serviço conta um mês a parte parcial, por exemplo, se você foi contratado dia 25/5 conta 1 mês inteiro o mês de maio; 2) somam-se os tempos de serviço dos últimos 36 meses anteriores a data de entrada do seguro; 3) a última rescisão deve ser sem justa causa e você deve levar a guia do seguro dessa última rescisão para dar entrada, daí já puxa automático o tempo anterior.
@@GHOSTSNIPER-ql9cy qualquer instituição sem fins lucrativos tem direito se você participa da diretoria ou do conselho fiscal; se for empregado dessa associação aí vc tem salário.
@@ClaudineiJung pergunto pq doutor tem advogados q nem da atenção e quando vê a pessoa humilde aí q nem responde mais vc é diferenciado. Em questão de eu tá na empresa tive 11 meses mais não consegui receber seguro em 2021 daí eu tô saindo da atual empresa agora com 01 ano e 3 meses vou pra SP será q consigo juntar os tempos da antiga empresa pra pegar o seguro ?
Boa tarde, no meu caso eu vou receber a primeira parcela do seguro desemprego daq a uns 10 dias e estou iniciando o processo para abrir um CNPJ, será se eu consigo receber alguma parcela ?
Bom dia, meu cnpj esta baixada. Vou comeca trabalhar de carteira assinada, pode me informa se terei algum problema no futuro saque do seguro desemprego e outras coisas ?
Estou desesperado : URGENTE 🚨tenho uma empresa ativa em meu nome, e meu benefício foi bloqueado, 4 parcelas de $1700,00. Mas a empresa nao tem atividade a 2 anos, nem entrada, nem sainda e muito menos uma fonte de renda. Fui dispensado do meu último trabalho por clt dia 15/01/2024 e dei entrada no requerimento dia 16/02/2024 e vi muita gente falar que so resolve com ação, judicial. Estou perdido, nao sei por onde resolver isso, o MTP nao ajuda, alo trabalho no 158, menos ainda.
pra quem depende do benefício, que é o meu caso? Tenho que esperar por 1 ano ou mais? 😮 Até lá sem poder assinar carteira? E falei com um advogado, o mesmo disse que eles ficariam com 30% do valor. Ou seja além de eu receber meu benefício somente após 1 ano, ainda perco 30% dele para advogado. Ou tem algum valor Extra por danos morais e juros?
Olá.
Vc pode fazer um recurso administrativo no próprio aplicativo do seguro desemprego ou no local que dá entrada, explicando a situação e comprovando com documentos, leva um tempo mas pode dar certo, não tem custo.
Entrar na justiça com advogado é outra alternativa, vai ter que pagar o advogado.
Boa tarde! Preciso de ajuda por favor.
Abri uma ME depois de ser demitido. Antes de abrir a empresa, o Seguro foi aprovado, era pra receber ontem. Fui ver, agora consta como suspenso.
O fato é que abri a empresa depois, e não tive nenhuma movimentação na empresa...
Se eu fechar, consigo receber?
Consegue
Melhor video ate agora!
Sim! De acordo com a Lei Nº 7.998, quem tem um CNPJ na categoria MEI (microempreendedor individual), tem direito a seguro-desemprego, desde que se enquadre nas exigências feitas pelo Governo Federal, tendo como principais requisitos ter um vínculo empregatício com alguma empresa e estar incluído no regime CLT.
Outro fator importante para determinar se quem tem MEI recebe seguro-desemprego é a comprovação de que a sua renda pelo CNPJ não é suficiente para a manutenção da família, sendo igual ou inferior a um salário mínimo.
É isso mesmo.
Obrigado pela contribuição.
Olá, Bom dia!
Sou pastor de igreja, e tenho o CNPJ, vinculado ao meu nome, mas nunca recebi prebenda, trabalho de motorista de caminhão, a dez anos, gostaria de saber se eu perco o seguro desemprego, desde já agradeço.
Quando tem CNPJ é automático o cruzamento de dados e não recebe seguro desemprego. Se der baixa no CNPJ antes de dar entrada no seguro tem chances de receber.
Pf me tira uma dúvida, eu fui demitido e dei entrada no meu seguro desemprego no ano passado, porém foi negado por eu ter cnpj (nem sabia q tinha, meu pai que abriu e me botou como sócio la), abri uma contestação e foi negado dnv e pedia para que eu enviasse que n tinha renda da empresa ou saída do quadro de sócios para reavaliar minha situação, infelizmente fiquei sem dinheiro para fazer esse procedimento, se eu atualmente tirasse meu nome do quadro de sócios e enviasse para eles eu teria direito ao seguro? Eu ainda posso contestar la
Pode contestar ainda, inclusive judicial.
Se tirar o nome pode tentar
Meu MEI está BAIXADO há 10 dias, vou entrar com o pedido amanhã, no seguro desemprego. Tenho risco de perder?
Risco quase zero.
Boa noite, hj Dei entrada no seguro, e veio a mensagem " sócio de empresa, só q não tenho rendimentos pela sociedade, sendo q quando em emprestei meu nome, para abrir esse CNPJ, q é 00,1% no meu nome, eu posso recolher?
Pode recorrer, no lugar que você deu entrada no seguro.
Se tiver documento contábil provando ausência de rendimentos tem que juntar no recurso.
Consto como sócia, mas não tenho participação de uma empresa familiar. Já abri recurso apresentando que não tenho recebimento algum, por isso mesmo que precisava de um emprego CLT para me sustentar e mesmo assim está sendo indeferido. Quais documentos posso apresentar a mais? Preciso realmente sair do CNPJ da familia?
O cruzamento de dados é automático.
Vc pode apresentar extratos bancários, declaração de Imposto de Renda, recibos de despesas
Trabalho clt trabalha em uma empresa que fala que o funcionário não pode ter cnpj aberto, quais os riscos de ser descoberto? A empresa todo ano pesquisa se seus funcionários possuem cnpj?
Não tem nada a ver a empresa fazer esse tipo de pesquisa.
Qualquer pessoa pode ser empregado CLT e ao mesmo tempo ter uma empresa, só não pode ser concorrentes.
Inclusive pode ser CLT em mais de um local e ter mais de um CNPJ no nome.
Vivemos num país livre!
Meu CNPJ está baixado a 5 anos consigo receber seguro desemprego?😊
Sim
Tenho uma CEI como pescador,contribuo de forma autônoma sem fins lucrativos desde 2021,mesmo empregado CLT faço a contribuição individual,fui demitido sem justa causa 2024 dei entrada seguro desemprego, porém foi suspenso por causa da Contribuição da CEI como pescador,dei baixa na CEI, não tenho nenhuma lucro somente para contribuição, posso receber seguro novamente?
Desse seguro que vc deu entrada vc pode fazer um recurso explicando a situação, mas é difícil dar certo porque conta na época que deu entrada que tinha a CEI.
@@ClaudineiJung Sim,fiz um recurso, caso indeferido posso entrar com ação na justiça?
@natanlima1280
Não sei até que ponto uma ação ajudaria, porque se for realmente for negado isso ocorre com base na lei.
@@ClaudineiJung
Tenho um cnpj ME, posso receber o seguro desemprego?
Considerando que tem anos que ele não fatura nada.
Para liberar o seguro desemprego é feito um cruzamento de dados, e constando que você tem o CNPJ, mesmo que parado há bastante tempo, o seguro-desemprego é bloqueado.
O melhor para receber o seguro desemprego é dar baixa no CNPJ antes de dar entrada no seguro .
Sou socio da monha esposa em uma empresa, posso pedir o desligamento da sociedade pois fui demitido em oitra empresa pra receber o seguro desemprego , nao tenho pró-labore na empresa da se eu me desligar posso receber?
Tem que desligar na Receita Federal antes de dar entrada no seguro.
Boa tarde Claudinei, e no caso de afastamento por inss, doença e afins ? recebe ou não ?
Boa pergunta. O seguro desemprego é para quem não tem renda. Em caso de afastamento pelo INSS há uma renda mensal, e isso impede o recebimento do seguro desemprego.
É a mesma situação de quem trabalha em dois empregos e é demitido de um deles, não vai receber o seguro desemprego porque possui a renda do outro emprego.
Boa noite, dei entrada no seguro desemprego e as parcelas n aparecem ,tem a notificação que sou sócio de uma empresa sendo q eu nunca fui,uma contadora olhou pra mim e disse que n tem nd no meu nome,oq devo fazer? será que consigo receber 😢
Tem que ver alguém está usando seu CPF.
Quanto ao seguro tem que fazer recurso administrativo pelo aplicativo ou no Ministério do Trabalho.
@@ClaudineiJung já descobri, é pq estou como pescador artesanal, agora oq devo fazer?, nunca recebi o seguro da pesca!tem como receber o seguro desemprego?é uma boa ideia vc fazer um vídeo sobre isso,tem muita gente passando pela situação e n tem vídeo explicando oq fazer
@MariaJose-fj5bs
Pelo que sei o pescador recebe seguro na época da piracema.
Fui demitido dia 9/05 2024 dia 13/05 2024 dei baixa no CNPJ sera que tenho direito ou seguro desemprego
Vale a pena dar entrada sim no seguro e ver o resultado, possivelmente vai ser deferido.
Caso seja indeferido, negado, você pode fazer um recurso administrativo mostrando a baixa do CNPJ.
Dei entrada e mostrou 5 parcelas disponíveis
@@oboticariosuenonsantos9915 que maravilha, ótimo.
E vc conseguiu receber ou abriu recurso ?
@@kb-ng4fsvai precisar regularizar a baixa do cnpj depois dar entrada novamente no seguro
Oi,boa tarde então eu recebi seguro defeso em 2021 sou pescadora,faz um ano que comecei trabalhar de carteira assinada,fui mandada embora recebi a primeira parcela no segunda chegou uma notificação que eu era sócio de uma empresa,aí eu dei baixa no meu mei e mandei para eles até agora nada,faz uma semana.
O recurso demora para ser julgado, já vi demorar mais de 6 meses.
Como você tinha CNPJ quando deu entrada, acredito que não será fácil ser retomado o pagamento das parcelas do seguro.
Espero que dê certo!!
Tenho uma empresa inapta a mais de 15 anos e sou CLT,de for mantado embora consigo receber seguro
Tem que dar baixa no CNPJ antes da data da demissão.
Olá queria tirar uma dúvida, se eu tenho um mei aberto e uso ele por uns 5 meses emitindo nota, mas decido fechar esse mei, quanto tempo depois posso dar entrada no seguro desemprego?
Pode dar entrada no outro dia depois da baixa.
Dei baixa no meu CNPJ em 2019, tenho DAS atrasados. Fui contratada de forma CLT em 2022, caso eu seja demitida receberei seguro?
Sim.
Bom dia, pedi demissao do trabalho e coloquei na justica, pore. Nao me pagaram nada quando pedi demissao, mas deveria. Que soou como eu fui forçada a pedir a demissao, sendo assim botei na justica e ganhei todos os meus direitos e inclusive uma ata juducial para dar entrada no seguro desemprego. Sendo que tenho um mei aberto em meu cpf, sem movimentação nenhuma. Apneas esta aberto. Sera que consigo o seguro desemprego? Ou melhor eu dar baixa e dar entrada apos ?
Se o mei está inativo não precisa dar baixa, mas se gera guia DAS todo mês aí vc vai ter complicação para receber o seguro.
Me responde por favor?
Tenho um cnpj aberto mas ja tem uns 6 anos que na movimenta, apenas estava aberto ! Fui demitida no dia 15/06 dei entrada no seguro no dia 07/07 e foi negado , aparece lá que sou sócia. O contador Deu baixa no cnpj no dia 10/07 ..
Consigo receber ainda?
Vai ter que fazer o recurso no próprio local que vc deu entrada, comprovando suas alegações.
Deu certo? Estou em situação parecida.
Deu certo? Estou em situação parecida. @dainegomes242
Boa tarde vou receber férias dia 30/08/2024 para ser demitido, dei baixa no meu mei hoje 11/07/2024 recebo o seguro desemprego?
Sim.
Boa tarde, doutor! Td bem?
Fui desligado da empresa em que trabalhava no dia 02/01/24 , deu baixa no meu MEI no dia 05/01/24. No site da receita federal e em outros sites de consulta o cnpj já consta como “Baixado”. Nunca tive movimentação financeira no cnpj. Ainda não dei entrada no seguro desemprego. Será que teria algum problema dele ser aprovado?
Acredito que não haverá problema.
Dá entrada normalmente, e caso seja indeferido você pode fazer um recurso para o Ministério do Trabalho para resolver.
Mas vai na fé que vai dar certo!
Perfeito! Só mais uma dúvida, baixei alguns app de consulta do MEI e quando informo o cnpj , ajnda consta como ativo. Porém com informado antes, no site da receita federal, site do simples, redsim e outros já consta como baixado, inclusive no comprovante de inscrição e situação cadastral já está constando como baixada.
@thiagonnrf o que vale é a consulta ao CNPJ na receita federal, serve como certidão de consulta com data e hora.
Os outros sites são apenas informativos e não estão atualizados.
Conseguiu receber o seguro?? Estou na mesma situação
Oi Dr boa noite tenho mei desde fev2023 mais em outubro de 2023 entendi no mercado de trabalho e recebo meu salário na minha conta PJ . Ai fiquei sabendo que se eu nao ia receber o seguro acabei dando baixa essa semana no mei sera que recebo se eu for dispensado no final desse ano???
Recebe o seguro se tiver o tempo.
Veja esse video
th-cam.com/video/8E-_9D1jcLM/w-d-xo.htmlfeature=shared
@@ClaudineiJung obrigado Dr
@capjunior9152
Valeu 👍
Eu estou em acordo c minha empresa , pra dar baixa na minha carteira e vou ficar como PJ se eu fizer o cnpj apos a entrada no seguro , eu recebo minhas parcelas ?
Tem que receber todo o seguro desemprego primeiro, depois fazer cnpj
Ola doutor dei baixa no meu cnpj faz uns 10 dias e por exemplo eu for mandado embora mês quem vem terei direito ao seguro ... Fiz meu cnpj pra abrir um delivery no ifood ..mais trabalho em uma cerâmica . Mais tenho presentimemtos que serei demitido ...
Vai dar certo sim, fica tranquilo.
Se for negado o seguro é só fazer um recurso no próprio Ministério do Trabalho que resolve.
foi demitido? conseguiu pegar o seguro?
Boa noite, fiz o mei hj mas cancelei hj mesmo pq lembrei do seguro desemprego será que eu ainda recebo o restante das parcelas ( não sabia que cortava o seguro desemprego)
Vc tem acesso pelo gov.br aplicativo para ver ?
Acredito que não vai cortar o seguro, mas se vc não receber a parcela pode fazer um recurso no Ministério do Trabalho.
Ola. Uma duvida. Eu solicitei o meu seguro desemprego e o pedido foi deferido em 5 parcelas. Mas que acontece eu tinha um CNPJ inapto eu fiz a reativação dele, única e exclusivamente devido a plano de assistência médica e aí tiraram as minhas parcelas do seguro desemprego. O CNPJ nunca emitu qualquer nota fiscal. E em tese ele foi reativado dps da concessão do benefício. Como eu disse o seguro desemprego ja estava com as prestações previstas para pagamento
Quando a pessoa tem CNPJ presume-se que tem renda dessa empresa.
Vc vai ter que fazer um recurso no Ministério do Trabalho explicando a situação e pedindo para restabelecer o seguro.
Bom dia doutor, no caso de um Prolaborista? Que vai dar baixa na empresa? Tem alguma dificuldade na hora de solicitar o Seguro desemprego.
Se for demissão sem justa causa não tem dificuldade de solicitar.
Encerrei meu cnpj… ja acertei com os funcionários.. eu nao terei outra renda no momento, posso receber seguro desemprego?
Sim se vc era registrado e foi demitido ou está registrado e for demitido. Desde que tenha o tempo de serviço: 12 meses na primeira vez que der entrada no seguro; 9 meses na segunda vez; 6 meses a partir da terceira vez.
Esse tempo de serviço tem que ser com recolhimentos ao FGTS, como empregado, e conta o tempo dos últimos 3 anos.
Boa tarde eu tinha CNPJ e tem pouco tempo que fechei pra trabalhar numa empresa quê só tem trabalho por temporada ai com 9 meis ela.manda todos embora pra no próximo ano contrada de novo eu nuca foi fixado consigo pega seguro com os 9 meis pela primeira vez cendo quê eu já paga o CNPJ INSS antes de ter carteira fixada
Com 9 meses sendo a primeira vez que vc se habilita no programa do seguro desemprego, não tem direito.
Quando for a segunda vez que dá entrada no seguro, aí sim com 9 meses de emprego recebe 3 parcelas.
Veja o vídeo th-cam.com/video/8E-_9D1jcLM/w-d-xo.html
Onde consigo emitir o valor de faturamento de CNPJ ?
Se dor MEI é a declaração anual obrigatória.
Se for outro tipo de empresa o seu contador faz.
Olá, cancelei o meu MEI recentemente e o status dele esta como BAIXADO, neste caso eu tenho direito ao seguro? Outra dúvida que eu tenho, o cnpj está com 2 guias DAS atrasadas e eu não fiz a declaração. Mesmo assim eu ainda tenho direito ao seguro já que a situação está como baixado?
Estando baixado o CNPJ tem direito sim ao seguro.
@@ClaudineiJung Muito obrigado
Transito em julgado primeira turma TRF1 "o fato de a parte autora estar vinculada ao CNPJ do qual
não resulte a obtenção de renda, na condição de empresário ou sócio de
sociedade empresária, não configura óbice ao recebimento do seguro
desemprego, notadamente em razão de o art. 30, inciso V, da Lei 7.998/1990
que regula o seguro-desemprego, não impor essa restrição, mas,tão
somente exigir, para a concessão deste benefício, entre outras condições,
que o requerente não possua renda própria de qualquer natureza suficiente à
O
sua manutenção e de sua família"
Obrigado pela contribuição Emanuel.
Dr trabalhei 19 meses fichada, tinha um cnpj aberto no meu nome, a contadora que eu procurei disse que não vou conseguir receber o seguro pq não dei baixa primeiro antes de dar entrada com o pedido do seguro isso procede? Também tenho pendências no CNPJ, imposto de renda e INSS, ela disse que sem quitar não tem como receber o seguro, como proceder? Se eu der baixa e parcelar as pendências consigo receber? Ou só consigo receber depois de quitar e fazer os 3 imposto de renda?
Tem que quitar tudo para dar baixa.
Depois da baixa vc recebe o seguro, mas não desse contrato de trabalho que vc deu entrada.
Somente recebe o seguro se der entrada depois de dar baixa no CNPJ.
Se for negado agora o seguro vc pode fazer um recurso no Ministério do Trabalho alegando e comprovando que vc não tem renda, mas não é garantido que vai receber.
Deu certo ?
@@arllisonsilva4897 não, só no próximo contrato
Bom dia Claudinei, meu seguro desemprego foi negado por que eu tenho cnpj, porém esse cnpj foi aberto apenas para ser usado para entrar em plano de saúde (no caso é ME), para mim e para meus irmãos. É um cnpj que não fatura nada e está aberto a uns 3 anos. Agora eu fui demitido da empresa que eu trabalho e preciso receber o seguro desemprego, mas foi negado por causa dessa empresa. Consigo recorrer ? Pode me dar alguma orientação ?? Muito obrigado pela atenção (preciso muito desse seguro desemprego)
O recurso é direto no Ministério do Trabalho, alegar que o CNPJ está inativo ou sem receita, juntar documentos que mostram isso, se tiver contador ele pode providenciar essas provas.
@@ClaudineiJung o grande problema que esse cnpj emitiu uma unica nota fiscal no ano passado. Mas tem 3 anos de cnpj, vale entrar com recurso mesmo assim? Vc pode cuidar do caso, quanto ficaria os honorarios ?
Me envia msg tel whats 67 999885356 wa.me/5567999885356
Olá doutor, eu tenho um cnpj no meu nome más é de igreja , e meu seguro foi bloqueado, entrei no aplicativo e anexei os documentos escrevi explicando mas ja fazem 03 meses e nada .
Demora mesmo, infelizmente.
No caso só CNPJ estar aberto e você não receber nada e conseguir comprovar teria esse direito? Pois só dei meu CPF para a minha mãe poder movimentar a empresa dela só que não recebo nada
Sim, se não tiver movimentação vc tem direito ao seguro, porém talvez tenha que fazer um recurso no Ministério do Trabalho ou um processo na Justiça.
Dá entrada e aguarda resposta. Se for negado vc faz um recurso.
Deu tudo certo???😊
@michaelvergueiro1650
As respostas dos outros internautas nos ajudam…
To abrindo um CNPJ mais ainda trabalho como clt, vai interferir para retirar o FGTS??
Ou pode sacar o FGTS??
Olá Uilian. Pode interferir sim. O Ministério do Trabalho faz cruzamento de dados e pode dar problema.
Porque ele entende que tendo um CNPJ vc tem uma empresa e por isso tem renda, o seguro desemprego é para quem não tem outra renda.
Se vc não abriu ainda eu recomendo aguardar o recebimento primeiro de todas as parcelas do seguro e depois abrir seu negócio.
A resposta que te dei foi sobre seguro desemprego.
O FGTS pode ser sacado sim na demissão sem justa causa, mesmo que a pessoa tenha outra renda ou tenha empresa. O seguro desemprego que não pode.
Demos entrada e no dia seguinte apareceu a data das parcelas, isso significa que vamos receber? Ou em algum momento será negado?
Se tem as datas e valores das parcelas vai receber normalmente.
Em todas as vezes que vi ser negado o seguro, o resultado saiu na hora que deu entrada. Nunca vi negar depois.
Sempre que apareceu as parcelas é porque deu certo.
Depois pode ser bloqueado em caso de registrar a carteira de trabalho em um novo emprego.
Boa tarde!
No caso se eu sou societária da empresa, não tenho nenhuma participação de lucros. Ainda assim eu fico sem o direito do seguro desemprego?
Só dando entrada para saber de fato.
Olá Dr. O meu seguro foi negado pois meu nome estava como sócia adm de uma empresa que não tinha movimentação há mais de 3 anos. Em agosto consegui tirar meu nome da empresa e transferir para outro sócio. Entrei com recurso, enviei o contrato para comprovar e está em análise. Tem chances de ser aprovado ? Muito obrigada.
Tem chances sim. Se negar ainda, vc pode fazer um processo na Justiça Federal.
conseguiu?
@@darischmalz9994 Sim. Graças a Deus ontem foi deferido e aprovaram o recurso que entrei. Mas ficou aguardando para análise durante 36 dias. Eu não aguentava mais esperar e entrei em contato através de um formulário perguntando sobre e no mesmo dia me retornaram com a liberação.
@@ClaudineiJungcomo faz esse processo?
@@jordanofranco_ é um processo de cobrança do seguro desemprego na Justiça Federal, contando os fatos, fundamentando nas leis do seguro desemprego e resoluções do CODEFAT, e fazendo o pedido.
tenho uma empresa me no meu nome eu consigo receber seguro desemprego?
Quase certeza que não recebe.
Talvez recebe se após o indeferimento inicial vc fizer um recurso e provar que a empresa está inativa.
Se a empresa está ativa vc não recebe, é feito cruzamento de dados.
O seguro é para quem não tem renda, quando tem CNPJ entende-se que tem uma renda.
Meu. Cnpj esta inativo desde 2012 e foi baixado, como entrar com recurso ?
O recurso pode ser feito no aplicativo do celular do seguro desemprego ou no site no computador, ou presencialmente no Ministério do Trabalho.
Doutor era socia em um cnpj deu baixa dia 25 agora e fui mandada embora dia 19 perco o seguro né?
Olá. Acredito que não perde, só dando entrada para saber. Se vc der entrada agora vai receber daqui um mês, que é quando vc não terá outra renda, e aí tem direito sim.
Mesmo que seja negado vc pode entrar com recurso e receber; ou depois entrar na justiça.
Diz aí vc conseguiu 😊? Alessandra
Também gostaria de saber Alessandra se deu certo, confirma para nós por gentileza.
Também gostaria de saber Alessandra se deu certo, confirma para nós por gentileza.
Tenho CAEPF e fui negada no seguro desemprego o que fazer?
Explica o que é CAEPF
Criaram um CNPJ no meu nome a mais de 10 anos e fui demitida agora o CNPJ está Inapto. Posso receber o seguro desemprego???
Acredito que se o cnpj estiver inativo vc recebe sim. O bom é dar baixa no cnpj. Tenta dar entrada no seguro e ve como fica.
Eu uso uma máquina (sumup) em meu nome, tenho direito em receber seguro desemprego futuramente?
Se preencher os requisitos para receber vc recebe sim, a movimentação bancária não impede de receber seguro desemprego.
O que impede é ter outra fonte de renda oficial, como por exemplo receber beneficio previdenciário, ter outro emprego, ter um cnpj com movimentaçao de entradas de caixa.
Boa noite,
Tudo bem?
Queria tirar uma dúvida, meu cnpj esta sem movimentação desde 2015, aparece o seguindo cnpj inativo por omissão de declaração , se eu for encaminhar o seguro desemprego será que recebo.
Boa noite. So encaminhando para saber. O seguro desemprego é para quem não tem renda, então se for negado vc pode recorrer alegando que o cnpj está inativo.
Mas se o CNPJ não tem atividade e nem faturamento?
Não tendo outra rendo há o direito a receber o seguro desemprego.
O CNPJ estando inativo mostra que dele não tem renda.
Caso seja negado o seguro desemprego, tem que fazer um recurso no próprio Ministério do Trabalho, e se ainda for negado depois fazer um processo judicial cobrando.
Ola tudo bem?
Eu não tenho mei mas recebi proposta de emprego para abrir um. No caso eu estou recebendo seguro desemprego, se eu abrir o cnpj eu perco as minhas parcelas restantes?
Possivelmente perde. Talvez não bloqueia o recebimento mas bo futuro pode ter problema de ter que devolver
E se empresa nao tem faturamento?
Não justifica o recebimento do seguro desemprego em caso de recurso.
Mas o correto é a empresa estar “inativa” ou “baixada” perante a receita federal.
Dei baixa no meu mei dias após ser demitida sem justa causa, tenho direito a seguro desemprego?
No momento estou sem mei e fui demitida sem justa causa.
Olá Lidiane. Dá entrada no seguro, possivelmente você não terá problema em receber. Mas se tiver algum problema pode entrar com recurso.
Oi Lidiane, vc conseguiu receber?
@@naribeiro9174 Deu certo, sim! É só você dar baixa no MEI, antes de requerer o Seguro Desemprego.
Obrigada pela resposta!@@lidianemendonca5399
Abri o cnpj tem um ano a reda de 1000 reais e fkei um ano tenho como receber o seguro
Se o CNPJ estiver aberto na data quer entrada no seguro, vai ser negado. Daí tem que fazer recurso, que demora bastante para resolver.
O melhor é cnpj estar baixado na data da entrada no seguro.
Alguém sabe quanto tempo leva entrando com uma ação judicial contra o MTP em relacao a isso?
Cada local o processo leva um tempo diferente, o seu advogado pode te dar uma estimativa de tempo mas ninguém tem certeza.
Pode receber sim o seguro desemprego quem tem CNPJ e não está usando.
Precisa abrir uma ação na justiça e provar que não está usando o CNPJ.
Já recebi duas vezes assim.
Infelizmente tenho um CNPJ do meu antigo casamento, dei meu nome para ajudar, e nunca mais consegui tirar porque não foi pago os impostos.
Mas um dia conheci um advogado e ele disse que eu poderia receber.
Só que demora um ano para sair e vem todas as parcelas juntas.
Isso mesmo, fazendo um processo judicial consegue receber sim. Desde que prove não ter renda no CNPJ.
Obrigado pela contribuição com o canal Leonilda.
Dei baixa e foi negado posso abrir processo?
E pra quem depende do benefício, que é o meu caso? Tenho que esperar por 1 ano? 😮 Até lá sem poder assinar carteira? E falei com um advogado, o mesmo disse que eles ficariam com 30% do valor. Ou seja além de eu receber meu benefício somente após 1 ano, ainda perco 30% dele para advogado. Ou tem algum valor Extra por danos morais e juros?
@hyagomedeiros2779 o advogado deve receber pelo trabalho.
A ação pode sim demorar um ano ou mais.
Tenho CNPJ aberto em meu nome mas não fui eu quem abriu , então não sei o que fazer pois faz anos que apareceu isso e nunca corri atrás
Se não é seu tem que fechar, dar baixa na receita federal. Um contador pode te ajudar.
@@ClaudineiJung Obrigado,
e qaundo o CNPJ está Interrupção Temporária Das Atividades
Se ele estiver “inativo” na Receita Federal consegue receber o seguro.
Se tiver só sem movimentação vai ter que fazer um recurso e comprovar.
Moro no Rio de janeiro tenho um CNPJ em minas de representação mais tá parado a mais de um ano ,e fui demitido tenho direito a seguro desemprego
Olá Rafael. Infelizmente você não vai receber o seguro desemprego. Não adianta dar baixa agora no CNPJ. Se vc der baixa agora no cnpj e no proximo emprego vc fot demitido daí sim vc tem direito ao seguro desemprego, mas desse emprego que vc foi demitido vc nao pega o seguro.
@@ClaudineiJung obrigado amigo ,
E se a empresa estiver sem movimentação?
Pode dar entrada, se for negado vc entra com recurso.
Boa noite.
Doutor, tenho um cnpj que está inapto a mais de 10anos e nesse tempo trabalhava em uma empresa, eu tenho direito ao auxilio desemprego?
Olá Jorge. O seguro desemprego é para quem não tem renda. Se o seu CNPJ está inativo perante a receita federal vc tem direito ao seguro sim. Fica atento porque o fato de vc não estar movimentando o cnpj não significa que ele está inativo; a inatividade precisa ser feita perante a receita federal, seu contador deve fazer.
@@ClaudineiJung MUITO OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO.
Temho um me em sp inapto a anos e fui mandado embora de uma firma no parana mesmo assim nao tenho direito
Os cadastros CNPJ e CPF são nacionais, independem de qual estado do Brasil seja a empresa e seu endereço.
Tem que dar entrada no seguro e ver o resultado, pode ser que seja deferido porque a empresa está inativa.
Se for negado, pode entrar com recurso administrativo pelo aplicativo ou direto num Posto do Ministério do Trabalho.
Tinha um cnpj ativo e movimentava nele.
Tambem trabalhei em uma empresa clt durante tres anos.
Tres dias após eu ser desligado da empresa que trabalhava a tres anos clt, eu dei baixa no meu cnpj.
Eu consigo o seguro desempredo?
Acredito que recebe sim, porque o pagamento ocorre 30 dias após dar entrada.
Se for indeferido, vc pode fazer um recurso do próprio aplicativo da carteira digital.
Vai dar certo.
Maycon, conseguiu receber? Estou na mesma situação.
Mais doutor e se o CNPJ não está mais ativa, digo sem funcionar na muito tempo estiver só aberto mesmo assim a pessoa não tem direito o seguro desemprego
Se o CNPJ está inativo perante a Receita Federal tem direito ao seguro desemprego sim.
Recebo o seguro desemprego ….. não tenho CNPJ … se me aparecer uma proposta de PJ eu perco o seguro desemprego ?
Pelo que sei quando vc cria um cnpj já corta o seguro desemprego a partir da próxima parcela, igual quando anota a carteira de trabalho.
A lógica aqui é que quando tem salário não precisa do seguro desemprego.
Boa tarde!
Uma informação, tem prazo para entrar com a ação judicial de revisão do seguro? o indeferimento no administrativo ocorreu em 2018.. obrigada!
Olá Fernanda, tudo bem! Seguro desemprego ou outro seguro (DPVAT, seguro de vida, residencial, etc)? Se for seguro desemprego tem que ver o motivo do indeferimento para ver se vale a pena questionar. O prazo pelo que sei é de 2 anos, mas vale a pena olhar se consegue estender para 5 anos.
@@ClaudineiJung isso seguro desemprego. Foi pelo mesmo motivo que você disse no vídeo, por ter um CNPJ no nome... mas não tinha renda da empresa no momento que solicitou o seguro desemprego... eu vi na lei 9784, art. 54 o prazo de 5 anos, será que conseguiria aplicar esse artigo no meu caso? Muito obrigada pela atenção.
@@fernandabernart152 Dá para tentar sim usar esse prazo de cinco anos. O CNPJ estando ativo e que seja empresa - que não seja entidade sem fins lucrativos - é obrigatória a retirada mensal de pró-labore para o sócio administrador e isso se entende como salário. Tem como deixar uma empresa inativa, sem atividade, mediante informação à Receita Federal. Verifica se é o caso de inatividade realmente...
@@ClaudineiJung Ah entendi, então para eu conseguir revisar o pedido do seguro a empresa precisava estar inativa durante o pedido? No meu caso ela estava ativa, mas não teve retirada de prolabore, pois não teve renda durante aquele período em que solicitou, será que consigo mesmo assim? Muito obrigada pela sua atenção!!
@@fernandabernart152 tenta ver com o seu contador como a empresa ficou ativa sem renda, não sei direito como isso acontece e qual documento você usaria para provar. São questões que devem ser pensadas antes de fazer um processo: empresa ativa sem movimento e sem pro-labore e questionar o seguro desemprego porque tem CNPJ sem movimento.
Mas e se eu nao recebo renda do cnpj?
Pode dar entrada no seguro desemprego e se for negado entrar com recurso.
Se ainda não resolver pode fazer um processo judicial.
Recebi o seguro desemprego, mesmo com CNPJ, consegui na justiça provar que o CNPJ estava inativo a mais de 5 anos...
Isso mesmo, comprovante que está inativo consegue receber o seguro - más somente judicial.
Gostei da sua explicação referente ao CNPJ,mais ficou uma dúvida quem tem CNPJ sem fins lucrativos associação de moradores tem direito ao seguro desemprego ?
Olá @Ricardo, tudo bem? Quando você participa de uma associação não tem salário, e daí tem direito ao seguro desemprego normalmente.
@@ClaudineiJungboa noite doutor então se for qualquer instituição sem fins lucrativos terá o direito ao seguro ?
Não querendo aproveitar muito sua atenção doutor o trabalhador q teve 11 meses de CLT e não conseguiu atingir a meta de tempo pra o seguro desemprego pode juntar o tempo anterior com tempo atual de CLT ?
No caso tbm de e estar com a guia antiga da penúltima empresa ou apenas levar a da última atual q esteve
Muito obrigado Deus e Jesus Cristo o abençoe grandemente sua vida e de sua família
@@GHOSTSNIPER-ql9cy 1) para o tempo de serviço conta um mês a parte parcial, por exemplo, se você foi contratado dia 25/5 conta 1 mês inteiro o mês de maio; 2) somam-se os tempos de serviço dos últimos 36 meses anteriores a data de entrada do seguro; 3) a última rescisão deve ser sem justa causa e você deve levar a guia do seguro dessa última rescisão para dar entrada, daí já puxa automático o tempo anterior.
@@GHOSTSNIPER-ql9cy qualquer instituição sem fins lucrativos tem direito se você participa da diretoria ou do conselho fiscal; se for empregado dessa associação aí vc tem salário.
@@ClaudineiJung pergunto pq doutor tem advogados q nem da atenção e quando vê a pessoa humilde aí q nem responde mais vc é diferenciado.
Em questão de eu tá na empresa tive 11 meses mais não consegui receber seguro em 2021 daí eu tô saindo da atual empresa agora com 01 ano e 3 meses vou pra SP será q consigo juntar os tempos da antiga empresa pra pegar o seguro ?
Meu patrão quer q eu faço cnpj pra fazer um contrato de trabalho
Pra mim pagar as dispensa por conta eu recebo seguro
Se vc está recebendo seguro desemprego e faz um cnpj vc perde o seguro.
Boa tarde, no meu caso eu vou receber a primeira parcela do seguro desemprego daq a uns 10 dias e estou iniciando o processo para abrir um CNPJ, será se eu consigo receber alguma parcela ?
Se vc não abriu ainda o CNPJ recebe sim. O seguro é para quem não tem renda. O cnpj gera tenda pra vc após a abertura e movimentação financeira.
Bom dia, meu cnpj esta baixada. Vou comeca trabalhar de carteira assinada, pode me informa se terei algum problema no futuro saque do seguro desemprego e outras coisas ?
Se o CNPJ está baixado vc não tem empresa. Não terá problema.
Boa noite. Meu CNPJ segue na seguinte situação:
"Extinção por Encerramento Liquidação Voluntária"
Devo receber o seguro?
Possivelmente recebe sim. Vale a pena dar entrada. Se for negado faz recurso alegando que o CNPJ está inativo.
Mesmo estando inativo? A 2 anos sem emitir nenhuma nota?
Se está declarado na Receita Federal como inativo não tem problema.
Mas só parado sem emitir nota pode travar o seguro.
@@ClaudineiJung desculpa eu me confundi, na verdade ela está ativa mais com todas as declarações sem movimento. A 2 anos, nesse caso eu teria direito?
Vai ter que dar entrada no seguro para saber.
Se negar vc pode recorrer.
Cara muito obrigado mesmo!!!