Ótimo comentário, só complementando, o ABS também possibilita a mudança de trajetória no caso de o carro não parar a tempo. Justamente por ele não travar as rodas. No caso do travamento das rodas, ou seja sem ABS, a mudança de trajetória não seria possível.
Foi o que aconteceu comigo na Via Dutra já faz uns anos. O carro não parou mas consegui desviar a tempo antes de entrar embaixo do caminhão e matar a família toda. Fiquei traumatizado com esse tipo de freio.
No Renault Scenic Privilège o dispositivo AFU permite a manutenção constante da pressão máxima de frenagens do ABS. O sistema permanece acionado enquanto o motorista não diminui completamente o esforço empregado no pedal de freio, atributo que o diferencia de outros dispositivos disponíveis no mercado.
Comentário excelente! A primeira vez que experimentei o ABS, foi passando num buraco de satanás. Eu disse: pronto. Essa porcaria já quebrou com um mês de uso. Daí eu notei que com frequência quando eu freava sobre chão irregular isso acontecia. Me convenci do prejuízo. Mas foi trocando informação com motoristas mais experiências que reconciderei. Esse vídeo de vocês foi definitivo. Valeu!
Evitei acidentes e perda do controle do carro inclusive em pista escorregadia com chuva graças ao ABS, dá a impressão que não vai parar mas pára com segurança.
Eu fiz um curso de direção emocional na Porto Seguro (curso gratuito para segurados). Lá eles ensinam na prática como devemos nos comportar com o ABS e com o seu próprio carro. Recomendo esse curso! Quanto ao vídeo do Opinião sincera é excelente!
rapaz o logan que eu tinha sentia isso tambem quando fazia esses testes, pqp dava cada pancadao la nas rodas que parecia que algo ia ser arrancado de lá!
Verdade!!! Aconteceu comigo. Pena que eu só estou vendo esse vídeo agora, depois que eu me assustei achando que o freio tinha caido fora do carro, rsrs.
Olá Srs. Felipe e Gustavo! De tudo isso que explicaram, uma boa dica é sempre prestar atenção ao nível do fluido e altura do pedal: nível baixando e pedal desconfortável são sinais de que algo está errado. Porém, a melhor forma de garantir que o veículo sempre estará em ordem é não esperar um problema acontecer para fazer a revisão do carro. Faça a manutenção preventiva do veículo! Ela possibilita antecipar problemas e evitar que pequenas falhas se tornem uma tremenda dor de cabeça. Nesse tipo de manutenção, são verificados sinais de desgaste em várias partes do automóvel. Tenha em mente que corrigi-los antes que afetem outras peças é muito importante e poupa muito dinheiro. Afinal, os componentes de um carro têm vida útil e trabalham em conjunto. Até a próxima.
ABS é simplesmente uma das melhores soluções de segurança automotiva já criadas. Desde q adquiri meu primeiro carro com o sistema em 2005 não quero saber de outra coisa.
Parabéns pelo vídeo. São informações importantíssimas, de utilidade pública. Uma vez minha esposa teve que frear bruscamente e quando me relatou o ocorrido ela queria que eu levasse o carro na concessionária achando que o freio estava com problema. Não a culpo, infelizmente não havia dito isso a ela e ninguém explicou isso
CERTA VEZ VOLTANDO DA PRAIA,NA ESTRADA EU E MINHA NAMORADA,ESTAVAMOS NO MEU 308 THP,PRECISEI FREAR EM EMRGENCIA,FOI TAO FORTE A FRENAGEM E PRECISA,QUE MARCOU O OMBRO DELA ,COM O CINTO DE SEGURANCA.SISTEMA ALTAMENTE EFICAZ,MAS COMO VCS DISSERAM,TEM Q SABER USA-LO.PARABENS MAIS UMA VEZ PELO VIDEO.
não sei se eu me passei e não ouvi, pois falou de ebd, mas faltou falar de afu ou bas... justamente a função q aplica força nessas freadas de emergência... no fluence e agora no cruze, nas raras freadas q o abs acionou não senti qualquer trepidação e nem tive de fazer força extra. AFU, BAS, BA, EBA, PBA (auxílio a frenagens de emergência): aplica força total nos freios em casos emergenciais. A sigla mais popular é BAS, usada em modelos como Elantra, Freemont e na picape Amarok. Mas no Fluence e noutros franceses é o AFU. Na GM, atualmente o sistema é chamado de PBA, mas também já usou anteriormente a sigla EBA.
Acontecia o mesmo problema da moto citado na minha casa antiga: a descida da minha casa era muito íngreme e de pedras encaixadas, pela manhã, se teve muito sereno a noite ou chovendo, o piso ficava muito liso por conta de serem pedras de granito encaixadas, quando eu freava para parar na entrada para a avenida sempre o carro quase chegava no meio da rua. Certe vez quase bati na traseira de um carro p o carro não parava, só não bati pq o carro saiu da frente. Depois desse dia do carro comecei a frear muito antes. Meu carro com sem abs anterior não tinha esse problema. Claro que em outras situações no asfalto já me salvou de bater em um caminhão se jogou na minha frente na estrada a mais de 100km/m. Mas em situações de baixa aderencia é necessário muito cuidado.
Aproveitando para mais uma vez pedir para fazer um vídeo da Ranger STX, deixa eu contar. Já precisei várias vezes de parar rápido com a minha. Nas primeiras vezes, realmente deu um frio na espinha, pois achei que tinha algum problema com as pastilhas quando ela dava aquela soltada.Aí dei uma pesquisada e entendi como funcionava. Só um detalhe: essa vibração não acontece com a minha. Em alta velocidade, quando vc mete o pé no freio, vc sente o carro freando e soltando, tudo muito rápido. Mas o pedal permance imóvel,
Opa!!!! Outra observação o motivo além de possibilitar a mudança de trajetória do carro q com as rodas travadas não é possível. Outro motivo de parar mais rapido é q quando os pneus arrastam a borracha esquenta e perde aderência desta forma atingindo uma distância maior na frenagem. Como a roda gira não tem esse aquecimento excessivo dos pneus. Abraço excelente trabalho... Ford Ka sedan também parece q vai se desmontar quando abs entra em funcionamento kkkkkk. Obs: realmente o abs não para o carro, o q para o carro é o sistema de freio, discos e pastilhas, o ABS regula a pressão da frenagem abração vc tem razão. Kkkkkk
Como dizia uma reportagem da quatro rodas, a muito tempo atrás, que "mesmo que a Dona Maria esteja ao volante (🤣), o sistema ABS age fazendo-a parecer um piloto profissional !". Em tempo: aprendi a dirigir com minha Mãe (Maria!), com 9 anos de idade (1979!). Grande abraço Amigos !
Muitas pessoas desconhecem um princípio da física, onde roda parada não tem direção. Um dos itens que mais faço questão de ter num carro é o freio ABS. Quem já passou pela experiência de frear bruscamente um carro sem freio ABS (Foi meu caso) e ver ele indo reto, mesmo que o motorista vire a direção para um dos lados, sabe da importância do ABS. E essa questão da trepidaçao no pedal, causado pela pulsação do módulo hidráulico de ABS, a Mercedes-Benz, no final dos anos 1990, solucionou esse problema adotando o BAS (brake assistance sistem), que abre ao máximo o vácuo do servofreio e amplifica a pressão do sistema. E nos carros atuais (Tenho um Renault Logan 2016), não percebo tanta pulsação, provavelmente porque a válvula de controle de vácuo do servofreio é mais livre, aumentanto a pressão de frenagem, além de, é claro, ter o sistema EBD de distribuição de pressão de frenagem nas rodas
Ando muito em estrada de terra, e tenho um virtus, se estiver molhada não para de jeito nenhum. O meu carro anterior um grand siena parava mesmo com o abs em ação. O virtus roda livrinho .
Concordo com vocês! Precisei frear forte com meu carro e acho que não pisei com força o suficiente no pedal de freio, saltei uma lombada, foi o pulo!!! Exelente dica atarrachar o pé no pedal com força.
Já tive uma Renault scenic ano 2000, e tinha ABS, e realmente trepidava mesmo, porém como já havia lido sobre como funcionava o sistema, não tive problemas. Abraços.
Me lembrei de quando usei o freio do meu primeiro carro que tinha o sistema ABS... Parecia que o carro havia quebrado alguma coisa pois vibrou e fez muito barulho. Valeu pela explicação!
Bacana ‼️ Eu pela primeira vez que tive de usar o ABS foi em uma rotatória.... O carro da frente pisou no freio para não bater ... E eu vim e graveio o pé.... Como tinha areia na pista, pois o asfalto era novo, o carro tipo que derrapou.... E a saída foi tirar para o lado ... Daí por diante achei que na areia ele não tinha tanta eficiência.... E no mais é acreditar na tecnologia caso precise 😂😱😱
no Up e na Livina eu já bati carro andando em baixa velocidade na cidade, porque tive que frear bruscamente. mas era em baixa velocidade, não precisava disso. o chão estava seco.
hahahaha acabei de freiar meu onix 2020 cai em um buraco e tripidou meu pé no freio.... E fez barulho... Achei que já tinha estragado todo freio,... Obrigada foi mto esclarecedor... Já ia até mandar na revisão 😂😂
Ótima explicação! Basicamente o sistema evita o TRAVAMENTO das rodas, e (com atrito estático maior que o dinâmico) diminui a distância de frenagem e permite maior controle do motorista sobre o veículo. Ou seja, acima de determinada velocidade quando você PÁRA o pneu com os freios você não obrigatoriamente PÁRA o carro, e o ABS corrige isso. Mais videos educativos, por favor! Mandaram bem, estão de apresentando colocando os nomes de cada um, excelente! Sinceridade sempre!
Legal, eu já havia feito o teste no meu Tiida em um estacionamento com piso de barro e realmente causa uma sensação estranha quando o ABS entra em ação.
Excelente vídeo. Para quem está vindo de carros pelados e embarca nos modelos novos é uma excelente explicação e passada de forma para todos entenderem. Por isso sou fã do canal 👍
Aconteceu comigo uma vez, eu pensei que tinha estragado o freio e soltei e voltei a freiar de leve para "voltar ao normal", sorte que eu estava em velocidade controlada não teve acidentes, so o meu susto com o freio, pois nunca tinha acontecido isto comigo num carro com ABS. Ótimo video, agora ja sei que não é problema de freio e posso pisar fundo.
Show! Gostei muito do vídeo. Eu também não sabia que quando começava a trepidar o pedal tinha que pisar mais forte ainda. Muito obrigado, opinião sincera!
Ótimo vídeo , tinha um meu primeiro carro com ABS foi um polo , primeira pisada brusca no freio tomei um susto , achei que era disco ruim kkkk , mas essa de pisar mais forte juro que não sabia kkkk
Olá Felipe e Gustavo! Vídeo muito útil, pois pelos comentários que li até escrever esse, muitos que tem carros com ABS desconheciam tais informações e no meu caso, nunca tive ou dirigi carro com ABS, então ao dirigir um, já saberei como agir graças a mais esse excelente vídeo. Saúde e sucesso sempre à todos!
caraca,valeu por esse video. Tomei uma fechada e pisei fundo no freio ABS . achei que deixei a metade da roda no asfalto kkk... O ABS da uma sensação estranha como se estivesse arrastando ferro no lugar das rodas. mas na verdade ele causa essa tremedeira e causa barulho. o pior que você sai do lugar da frenagem com a sensação estranha . agora sei que é normal!! Valeu Felipe e Gustavo!
O Abs permite a frenagem até o limite da aderência, ou seja se seu carro não tiver pneus de boa qualidade e em boas condições o abs vai atuar muito mais para evitar o travamento da roda por baixa aderência.
Mais um excelente video e muito útil,pois eu mesmo não sabia disso. Meu carro não tem ABS e nunca tive carros com ABS. Gostei muito, parabéns Gustavo e Felipe. Forte abraço........
É sofrível saber que tem gente que não entende isso... Quando vi o título do vídeo pensei: "Que vídeo tosco... Isso é mais que óbvio!" Mas, depois lembrei que o povo é muito ignorante! Parabéns pelo vídeo!
Com certeza essa informaçao passada pelo canal vai ajudar muita gente. Nao sei por qual motivo nao conhecem e tbm nem procuram conhecer melhor o que dirigem ou pilotam. Mais um otimo video e sempre acompanhando.
inclusive o Megane 6:24 já tinha ABS com EBD... eu mesmo tive uma emergência e estava dirigindo um modelo destes em 2009, quando a modulação (termo correto) do ABS começou a atuar, e mesmo sendo minha primeira experiência eu jamais cogitei pensar em aliviar o pé do pedal de freio!
Parabéns pelas explicações. Normalmente bate um desespero, e realmente a maioria dos motoristas nesse momento tira o pé do freio.Importantíssimo seu vídeo.
Filipe ,aconteceu comigo ,pior que sabia dessa vibração mais eu não tinha vivido esta situação porque eu não costumo pisa no freio sempre usei o freio já antecipando a parada pisando bem lentamente certo dia não vi um quebra mola pisei com força no freio ,levei um baita sustoum tremendo barulho mais parou, só tem que tomar cuidado ,se tiver outro carro atrás
Muito bem lembrado,gurizada,vocês sabem que eu dirijo há vários anos e se tive a experiência de uso do abs foi uma ou duas vezes,e bem lembrado a maioria não conhece este sistema 💪
Ótimo vídeo galera! Muito esclarecedor mesmo. Eu já sabia dessas informações, e o ABS já me salvou de duas situações bem urgentes, uma delas um trator atravessado no meio de uma curva em uma estrada. Semana passada meu namorado quase se envolveu em um acidente em uma descida de serra porque o ABS do meu carro entrou em ação e ele se assustou com o barulho e soltou o freio. Como um companheiro aqui nos comentários citou, só faltou falar que o ABS possibilita alterar a trajetória do carro também durante a frenagem, coisa que não se consegue se as rodas travarem. Outro ponto bem importante, a pessoa verificar se seu carro tem o ABS né... Assim como muita gente não sabe usar, muitos também nem sabem se o carro tem ou não ABS rsrs Grande abraço e parabéns pelos vídeos, sempre ótimos!
Olá Felipe e Gustavo, acompanho o canal de vcs desde o início, (qnd o Felipe só tinha vídeos do Etios) e está ficando kda vez mais show, parabéns sucesso sempre!
Perfeita a explicação. Minha sugestão fica para em assuntos como este utilizarem ilustrações como a da bicicleta aos 03:17 do vídeo. Quem é leigo entenderá com mais facilidade.
Parabéns pelo vídeo, muito importante este assunto pois realmente muitos motoristas não sabem. Já fiz esse teste do ABS se não sentar o pé no freio com força o carro custará para parar totalmente.
Boa Noite. Informação muito relevante que conheço desconhecia por completo essa particuldaridade. Espero não precisar utilizar, mas em sendo, farei o uso correto.
O sistema que aumenta a pressão hidráulica no cilindro mestre chama-se BAS, que tem a função de acionar com mais intensidade o pedal de freio independentemente da ação do condutor, após isto então o ABS controla este excesso de pressão hidráulica fazendo com que a rodas girem na mais baixa rotação possível determinada pelo nível de atrito entre os pneus e o solo. Uma das grandes vantagens do ABS em relação ao sistema convencional é a redução de distância de parada principalmente em solos escorregadios além da importantíssima função de gerar a possibilidade de mudança de trajetória enquanto o sistema atua. Tal fato possibilita ao condutor uma possibilidade de desviar do acidente ou objeto a sua frente. Lembrando que o travamento no sistema convencional o veículo sempre fará a trajetória que o veículo esta no momento do travamento das rodas independente do condutor girar o volante para tentar desviar o acidente ou objeto a sua frente e isto é extramamente indesejável pois tirar qualquer possibilidade de não ocorreu a colisão.
No ultimo Domingo uma íngua freiou do nada no sinal verde, estava vindo a uns 80 e graças ao ABS, consegui diminuir a velocidade, e principalmente, mudar a trajetória do carro, jogando o para o acostamento. Não fosse o ABS, teria batido na traseira do braço duro da frente.
hoje eu passa por uma situação que um carro se enfiou na frente, eu estava quase a 80km e enfiei o pé no freio e o abs acionou, mas fiz o correto que é enfiar ainda mais o pé no freio, mas a primeira vez que eu tive que usar o freio mesmo eu fiquei meio assustado do porque o pedal tinha tremido, e depois de alguns minutos me lembre que o carro tinha o abs. O abs do sentra 2008 é muito bom e não faz tanto barulho
Deixa eu falar que, quando comprei meu último carro achei que estava com algum empenamento nos discos de freio Era apenas o ABS funcionando. O pedal é tão sensível que eu acabava pisando mais do que precisava. Kkk
Ótimo comentário, só complementando, o ABS também possibilita a mudança de trajetória no caso de o carro não parar a tempo.
Justamente por ele não travar as rodas. No caso do travamento das rodas, ou seja sem ABS, a mudança de trajetória não seria possível.
Verdade irmão!
Foi o que aconteceu comigo na Via Dutra já faz uns anos.
O carro não parou mas consegui desviar a tempo antes de entrar embaixo do caminhão e matar a família toda. Fiquei traumatizado com esse tipo de freio.
@@p.palser6873 vc conseguiu desviar pq o ABS não permitiu o travamento das rodas, ele agiu como foi projetado!
Boa!
Exatamente Carlos. Obrigado.
O brasileiro só veio conhecer ABS depois que virou lei,e realmente a maior parte das pessoas não sabe usar!
ABS **APERTA BEM QUE SEGURA** Positivo e operante , Felipe e Gustavo ! Boa noite .
Cadê o Bruno do canal jogando M...no V...já é a segunda vez que ele some. Valeu!
@@danitrigo3 Acho que é block.
No Renault Scenic Privilège o dispositivo AFU permite a manutenção constante da pressão máxima de frenagens do ABS. O sistema permanece acionado enquanto o motorista não diminui completamente o esforço empregado no pedal de freio, atributo que o diferencia de outros dispositivos disponíveis no mercado.
Eu não sabia disso eu pensei que era só pisar e pronto obrigado pela dica
Nós que agradecemos, Jacson
Vocês manjam muito e sabem explicar de maneira simples
Obrigado Alan
Comentário excelente!
A primeira vez que experimentei o ABS, foi passando num buraco de satanás. Eu disse: pronto. Essa porcaria já quebrou com um mês de uso. Daí eu notei que com frequência quando eu freava sobre chão irregular isso acontecia. Me convenci do prejuízo. Mas foi trocando informação com motoristas mais experiências que reconciderei. Esse vídeo de vocês foi definitivo. Valeu!
Muito obrigado Daniel
Evitei acidentes e perda do controle do carro inclusive em pista escorregadia com chuva graças ao ABS, dá a impressão que não vai parar mas pára com segurança.
Eu fiz um curso de direção emocional na Porto Seguro (curso gratuito para segurados). Lá eles ensinam na prática como devemos nos comportar com o ABS e com o seu próprio carro. Recomendo esse curso! Quanto ao vídeo do Opinião sincera é excelente!
Obrigado Paulo. Legal esse curso.
Esqueci de escrever que há uma palestra sobre como dirigimos e que depende do nosso emocional. Abraços
O sistema de ABS do HB20S quando é acionado, parece que vai desmontar as rodas...Rsrsrs
Excelente vídeo...👍👍👍
rapaz o logan que eu tinha sentia isso tambem quando fazia esses testes, pqp dava cada pancadao la nas rodas que parecia que algo ia ser arrancado de lá!
Verdade!!! Aconteceu comigo. Pena que eu só estou vendo esse vídeo agora, depois que eu me assustei achando que o freio tinha caido fora do carro, rsrs.
Vários são assim.
Valeu!
kkk até no fusion faz barulho.
Hahahaha
Olá Srs. Felipe e Gustavo!
De tudo isso que explicaram, uma boa dica é sempre prestar atenção ao nível do fluido e altura do pedal: nível baixando e pedal desconfortável são sinais de que algo está errado. Porém, a melhor forma de garantir que o veículo sempre estará em ordem é não esperar um problema acontecer para fazer a revisão do carro.
Faça a manutenção preventiva do veículo! Ela possibilita antecipar problemas e evitar que pequenas falhas se tornem uma tremenda dor de cabeça. Nesse tipo de manutenção, são verificados sinais de desgaste em várias partes do automóvel. Tenha em mente que corrigi-los antes que afetem outras peças é muito importante e poupa muito dinheiro. Afinal, os componentes de um carro têm vida útil e trabalham em conjunto. Até a próxima.
ABS é simplesmente uma das melhores soluções de segurança automotiva já criadas. Desde q adquiri meu primeiro carro com o sistema em 2005 não quero saber de outra coisa.
Tenho C3 2004 com abs. Também não mão desse ítem. Já salvou minha vida.
Parabéns pelo vídeo. São informações importantíssimas, de utilidade pública.
Uma vez minha esposa teve que frear bruscamente e quando me relatou o ocorrido ela queria que eu levasse o carro na concessionária achando que o freio estava com problema. Não a culpo, infelizmente não havia dito isso a ela e ninguém explicou isso
Quando expliquei a ela que era o funcionamento do ABS na mesma semana a levei para ruas tranquilas do bairro para treinar o uso do ABS
Obrigado Fernando.
Perfeito o seu procedimento, tem que ensinar mesmo.
Parabéns pelo vídeo, muita gente não sabe disso, ABS bem usado e muito seguro. Parabéns.
Obrigado Rodrigo
Uma opinião sincera, que nem sempre agrada a todos, mas agrada a maioria... isto é o que importa! Parabéns! 👍👍
CERTA VEZ VOLTANDO DA PRAIA,NA ESTRADA EU E MINHA NAMORADA,ESTAVAMOS NO MEU 308 THP,PRECISEI FREAR EM EMRGENCIA,FOI TAO FORTE A FRENAGEM E PRECISA,QUE MARCOU O OMBRO DELA ,COM O CINTO DE SEGURANCA.SISTEMA ALTAMENTE EFICAZ,MAS COMO VCS DISSERAM,TEM Q SABER USA-LO.PARABENS MAIS UMA VEZ PELO VIDEO.
Obrigado Mauricio
não sei se eu me passei e não ouvi, pois falou de ebd, mas faltou falar de afu ou bas...
justamente a função q aplica força nessas freadas de emergência... no fluence e agora no cruze, nas raras freadas q o abs acionou não senti qualquer trepidação e nem tive de fazer força extra.
AFU, BAS, BA, EBA, PBA (auxílio a frenagens de emergência): aplica força total nos freios em casos emergenciais. A sigla mais popular é BAS, usada em modelos como Elantra, Freemont e na picape Amarok. Mas no Fluence e noutros franceses é o AFU. Na GM, atualmente o sistema é chamado de PBA, mas também já usou anteriormente a sigla EBA.
Acontecia o mesmo problema da moto citado na minha casa antiga: a descida da minha casa era muito íngreme e de pedras encaixadas, pela manhã, se teve muito sereno a noite ou chovendo, o piso ficava muito liso por conta de serem pedras de granito encaixadas, quando eu freava para parar na entrada para a avenida sempre o carro quase chegava no meio da rua. Certe vez quase bati na traseira de um carro p o carro não parava, só não bati pq o carro saiu da frente. Depois desse dia do carro comecei a frear muito antes. Meu carro com sem abs anterior não tinha esse problema. Claro que em outras situações no asfalto já me salvou de bater em um caminhão se jogou na minha frente na estrada a mais de 100km/m. Mas em situações de baixa aderencia é necessário muito cuidado.
ABS JA SALVOU MINHA VIDA, PISEI FORTE E SEGUREI NO VOLANTE ESTAVA CHOVENDO, DEPOIS DESSA VI A IMPORTANCIA DO ABS
Aproveitando para mais uma vez pedir para fazer um vídeo da Ranger STX, deixa eu contar. Já precisei várias vezes de parar rápido com a minha. Nas primeiras vezes, realmente deu um frio na espinha, pois achei que tinha algum problema com as pastilhas quando ela dava aquela soltada.Aí dei uma pesquisada e entendi como funcionava. Só um detalhe: essa vibração não acontece com a minha. Em alta velocidade, quando vc mete o pé no freio, vc sente o carro freando e soltando, tudo muito rápido. Mas o pedal permance imóvel,
Opa!!!! Outra observação o motivo além de possibilitar a mudança de trajetória do carro q com as rodas travadas não é possível. Outro motivo de parar mais rapido é q quando os pneus arrastam a borracha esquenta e perde aderência desta forma atingindo uma distância maior na frenagem. Como a roda gira não tem esse aquecimento excessivo dos pneus. Abraço excelente trabalho... Ford Ka sedan também parece q vai se desmontar quando abs entra em funcionamento kkkkkk. Obs: realmente o abs não para o carro, o q para o carro é o sistema de freio, discos e pastilhas, o ABS regula a pressão da frenagem abração vc tem razão. Kkkkkk
Valeu Diego!
Como dizia uma reportagem da quatro rodas, a muito tempo atrás, que "mesmo que a Dona Maria esteja ao volante (🤣), o sistema ABS age fazendo-a parecer um piloto profissional !". Em tempo: aprendi a dirigir com minha Mãe (Maria!), com 9 anos de idade (1979!). Grande abraço Amigos !
Show amigo. Abração
Fiz a consulta no site Olho no carro, usei o cupom e funcionou perfeitamente, a consulta é completa, fiquei impressionado. Obrigado pela dica!
Muitas pessoas desconhecem um princípio da física, onde roda parada não tem direção. Um dos itens que mais faço questão de ter num carro é o freio ABS. Quem já passou pela experiência de frear bruscamente um carro sem freio ABS (Foi meu caso) e ver ele indo reto, mesmo que o motorista vire a direção para um dos lados, sabe da importância do ABS. E essa questão da trepidaçao no pedal, causado pela pulsação do módulo hidráulico de ABS, a Mercedes-Benz, no final dos anos 1990, solucionou esse problema adotando o BAS (brake assistance sistem), que abre ao máximo o vácuo do servofreio e amplifica a pressão do sistema. E nos carros atuais (Tenho um Renault Logan 2016), não percebo tanta pulsação, provavelmente porque a válvula de controle de vácuo do servofreio é mais livre, aumentanto a pressão de frenagem, além de, é claro, ter o sistema EBD de distribuição de pressão de frenagem nas rodas
Bom bastante útil . Muitas pessoas que não sabem disso , não é o meu caso, infelizmente quando sentem o pedal trepidar tiram o pé do freio.
Eu usei o pedal do freio Sistema ABS fundo e é realmente isso que acontece, ele é eficiente.
Ando muito em estrada de terra, e tenho um virtus, se estiver molhada não para de jeito nenhum. O meu carro anterior um grand siena parava mesmo com o abs em ação. O virtus roda livrinho .
Concordo com vocês! Precisei frear forte com meu carro e acho que não pisei com força o suficiente no pedal de freio, saltei uma lombada, foi o pulo!!! Exelente dica atarrachar o pé no pedal com força.
Excelente. A grande maioria desconhece isso.
Muito bom esse video. Aconteceu com meu cobalt em terra de cascalho. Fez um barulhao e levei pra oficina achando que era defeio
Já tive uma Renault scenic ano 2000, e tinha ABS, e realmente trepidava mesmo, porém como já havia lido sobre como funcionava o sistema, não tive problemas. Abraços.
Me lembrei de quando usei o freio do meu primeiro carro que tinha o sistema ABS... Parecia que o carro havia quebrado alguma coisa pois vibrou e fez muito barulho. Valeu pela explicação!
Exatamente, Mauricio.
Ótimo vídeo como sempre. Uma das coisas que mais gosto dos vídeos é a didática e a articulação que vocês apresentam. Parabéns!
Muito obrigado João
Bacana ‼️ Eu pela primeira vez que tive de usar o ABS foi em uma rotatória.... O carro da frente pisou no freio para não bater ... E eu vim e graveio o pé.... Como tinha areia na pista, pois o asfalto era novo, o carro tipo que derrapou.... E a saída foi tirar para o lado ... Daí por diante achei que na areia ele não tinha tanta eficiência.... E no mais é acreditar na tecnologia caso precise 😂😱😱
Vocês merecem um programa de TV.
Daí já é um passo bemmmmm grande
no Up e na Livina eu já bati carro andando em baixa velocidade na cidade, porque tive que frear bruscamente. mas era em baixa velocidade, não precisava disso. o chão estava seco.
O módulo de ABS de qq carro é uma fortuna.
Ótima explicação. Parabéns pelo vídeo.
Obrigado Rafael
hahahaha acabei de freiar meu onix 2020 cai em um buraco e tripidou meu pé no freio.... E fez barulho... Achei que já tinha estragado todo freio,... Obrigada foi mto esclarecedor... Já ia até mandar na revisão 😂😂
Ótima explicação! Basicamente o sistema evita o TRAVAMENTO das rodas, e (com atrito estático maior que o dinâmico) diminui a distância de frenagem e permite maior controle do motorista sobre o veículo. Ou seja, acima de determinada velocidade quando você PÁRA o pneu com os freios você não obrigatoriamente PÁRA o carro, e o ABS corrige isso.
Mais videos educativos, por favor!
Mandaram bem, estão de apresentando colocando os nomes de cada um, excelente!
Sinceridade sempre!
Muito obrigado Makoto. É isso aí mesmo.
Dr e Eng Mako!
Ahahahahhaha! Até pensei em fazer engenharia!
ABS + EBD já me ajudou muito.
Legal, eu já havia feito o teste no meu Tiida em um estacionamento com piso de barro e realmente causa uma sensação estranha quando o ABS entra em ação.
Excelente vídeo. Para quem está vindo de carros pelados e embarca nos modelos novos é uma excelente explicação e passada de forma para todos entenderem. Por isso sou fã do canal 👍
Obrigado Monica
Bom trabalho, também corrige a direção por isso segura e solta assim sucessivamente,mas tem que pisar mais.
Tenho um C3 2004 que além do abs tem afu que auxilia na frenagem, dispensando necessidade de maior peso no freio para que o abs seja acionado.
Eu ainda ando em um carro pelado sem ABS sem airbag e sem vidro e sem ar. Mas tem rádio mp3
Meu pai tem um assim tbm
Sei como é! O radio mp3 é pra nao ouvir a batedeira do carro! :P
Idem.
@@Falltore exato meu amigo rsrsrs
To quase voltando para um desses HEUHUHEU
Aconteceu comigo uma vez, eu pensei que tinha estragado o freio e soltei e voltei a freiar de leve para "voltar ao normal", sorte que eu estava em velocidade controlada não teve acidentes, so o meu susto com o freio, pois nunca tinha acontecido isto comigo num carro com ABS. Ótimo video, agora ja sei que não é problema de freio e posso pisar fundo.
Show!
Eu mesmos não sabia disso!! Muito bom seus vídeos ficou bem explicado parabéns pois informações como essas pode salvá vidas das pessoas parabéns! !
Ótima instrução, tenho carro com ABS, mas ñ sabia que se usaria desta forma.
Obrigado Fábio
Show! Gostei muito do vídeo. Eu também não sabia que quando começava a trepidar o pedal tinha que pisar mais forte ainda. Muito obrigado, opinião sincera!
Muito obrigado Alack. Ficamos felizes em ajudar
Ótimo vídeo , tinha um meu primeiro carro com ABS foi um polo , primeira pisada brusca no freio tomei um susto , achei que era disco ruim kkkk , mas essa de pisar mais forte juro que não sabia kkkk
Pior que é assim mesmo, Lucas. Valeu
Galera, esses quadros que vocês tiram as dúvidas da galera são muito bacana, espero que o canal de vcs cresça muito! Abraço.
Muito obrigado Jefferson
Olá Felipe e Gustavo! Vídeo muito útil, pois pelos comentários que li até escrever esse, muitos que tem carros com ABS desconheciam tais informações e no meu caso, nunca tive ou dirigi carro com ABS, então ao dirigir um, já saberei como agir graças a mais esse excelente vídeo.
Saúde e sucesso sempre à todos!
Obrigado Nataniel. Pessoal não conhece mesmo, por isso fizemos o vídeo.
caraca,valeu por esse video.
Tomei uma fechada e pisei fundo no freio ABS .
achei que deixei a metade da roda no asfalto kkk...
O ABS da uma sensação estranha como se estivesse arrastando ferro no lugar das rodas. mas na verdade ele causa essa tremedeira e causa barulho.
o pior que você sai do lugar da frenagem com a sensação estranha .
agora sei que é normal!!
Valeu Felipe e Gustavo!
Bom que ajudamos, Diogo.
Nunca tinha visto o esquema do ABS. Agora acho que entendi.
Que bom, Aldemirio
Muito bem explicado, dupla dinâmica. 👍
Obrigado Cleomenes
O Abs permite a frenagem até o limite da aderência, ou seja se seu carro não tiver pneus de boa qualidade e em boas condições o abs vai atuar muito mais para evitar o travamento da roda por baixa aderência.
Cara eu não sabia disso já passei por essa situação e achava que era. Problema no carro agora vou socar o pé. Valeu a diva
Bom poder ajudar, Luiz
Mais um excelente video e muito útil,pois eu mesmo não sabia disso. Meu carro não tem ABS e nunca tive carros com ABS.
Gostei muito, parabéns Gustavo e Felipe. Forte abraço........
Muito obrigado Anderson. Abração
É sofrível saber que tem gente que não entende isso...
Quando vi o título do vídeo pensei: "Que vídeo tosco... Isso é mais que óbvio!" Mas, depois lembrei que o povo é muito ignorante!
Parabéns pelo vídeo!
Olha os comentários aqui, muita gente não sabia do funcionamento. Fazemos os vídeos para ajudar.
Obrigado Leonardo
Com certeza essa informaçao passada pelo canal vai ajudar muita gente. Nao sei por qual motivo nao conhecem e tbm nem procuram conhecer melhor o que dirigem ou pilotam. Mais um otimo video e sempre acompanhando.
Obrigado Afranio. Nossa intenção é sempre ajudar.
inclusive o Megane 6:24 já tinha ABS com EBD... eu mesmo tive uma emergência e estava dirigindo um modelo destes em 2009, quando a modulação (termo correto) do ABS começou a atuar, e mesmo sendo minha primeira experiência eu jamais cogitei pensar em aliviar o pé do pedal de freio!
Perfeito Vinicius
Parabéns pelas explicações. Normalmente bate um desespero, e realmente a maioria dos motoristas nesse momento tira o pé do freio.Importantíssimo seu vídeo.
Muito obrigado Jaelson. Sempre queremos ajudar.
O assunto ficou top, mas ficaria bom demais ver um vídeo sobre isso feito por vocês demonstrando o funcionamento
top,eu primeira vez que acionou o ABS levei um puta susto achei que tinha quebrado algo.
agora sei que é normal,obrigado pelas informações
Filipe ,aconteceu comigo ,pior que sabia dessa vibração mais eu não tinha vivido esta situação porque eu não costumo pisa no freio sempre usei o freio já antecipando a parada pisando bem lentamente certo dia não vi um quebra mola pisei com força no freio ,levei um baita sustoum tremendo barulho mais parou, só tem que tomar cuidado ,se tiver outro carro atrás
Bem ruim mesmo, Herbert
Muito bem lembrado,gurizada,vocês sabem que eu dirijo há vários anos e se tive a experiência de uso do abs foi uma ou duas vezes,e bem lembrado a maioria não conhece este sistema 💪
Tomara que não precise usar nunca, Telmo
Ótimo vídeo galera! Muito esclarecedor mesmo. Eu já sabia dessas informações, e o ABS já me salvou de duas situações bem urgentes, uma delas um trator atravessado no meio de uma curva em uma estrada. Semana passada meu namorado quase se envolveu em um acidente em uma descida de serra porque o ABS do meu carro entrou em ação e ele se assustou com o barulho e soltou o freio. Como um companheiro aqui nos comentários citou, só faltou falar que o ABS possibilita alterar a trajetória do carro também durante a frenagem, coisa que não se consegue se as rodas travarem. Outro ponto bem importante, a pessoa verificar se seu carro tem o ABS né... Assim como muita gente não sabe usar, muitos também nem sabem se o carro tem ou não ABS rsrs
Grande abraço e parabéns pelos vídeos, sempre ótimos!
Muito obrigado Denis. Legal compartilhar isso conosco. Abração
Olá Felipe e Gustavo, acompanho o canal de vcs desde o início, (qnd o Felipe só tinha vídeos do Etios) e está ficando kda vez mais show, parabéns sucesso sempre!
Muito obrigado por estar conosco há tanto tempo, Marcello
Perfeita a explicação. Minha sugestão fica para em assuntos como este utilizarem ilustrações como a da bicicleta aos 03:17 do vídeo. Quem é leigo entenderá com mais facilidade.
Obrigado Wagner. Sugestões são sempre bem vindas.
Vocês são féra!!!
Valeu
A minha primeira experiência foi exatamente assim, deu a impressão que não iria para e super estranhei a trepidação!!!
Muito legal, aprendi mais essa com vocês.
Sempre bom ajudar, Ricardo
Felipe e Gustavo, obrigado pela aula!
Nós que agradecemos sempre, Augusto
Parabéns pelo vídeo, muito importante este assunto pois realmente muitos motoristas não sabem.
Já fiz esse teste do ABS se não sentar o pé no freio com força o carro custará para parar totalmente.
Obrigado Marcos
Não sabia disso, não tem no unão 1997 kkkkk, seria top fazer um vídeo mostrando essa trepidação que dá ao acionar o freio.
TÔ APRENDENDO DEMAIS COM OS SENHORES!
👏✌
Boa Noite. Informação muito relevante que conheço desconhecia por completo essa particuldaridade. Espero não precisar utilizar, mas em sendo,
farei o uso correto.
Bom que pudemos ajudar, Joao
Meu Versailles Guia 93/94 tem Sistema ABS modulo BOSCH de Fabrica.
Amigos, dica: faz um vídeo sobre pastilhas de cerâmica x comum em carro de linha comum
O sistema que aumenta a pressão hidráulica no cilindro mestre chama-se BAS, que tem a função de acionar com mais intensidade o pedal de freio independentemente da ação do condutor, após isto então o ABS controla este excesso de pressão hidráulica fazendo com que a rodas girem na mais baixa rotação possível determinada pelo nível de atrito entre os pneus e o solo. Uma das grandes vantagens do ABS em relação ao sistema convencional é a redução de distância de parada principalmente em solos escorregadios além da importantíssima função de gerar a possibilidade de mudança de trajetória enquanto o sistema atua. Tal fato possibilita ao condutor uma possibilidade de desviar do acidente ou objeto a sua frente. Lembrando que o travamento no sistema convencional o veículo sempre fará a trajetória que o veículo esta no momento do travamento das rodas independente do condutor girar o volante para tentar desviar o acidente ou objeto a sua frente e isto é extramamente indesejável pois tirar qualquer possibilidade de não ocorreu a colisão.
Obrigado pelas dicas. Meu carro tinha essa característica é eu achava q era defeito. Meus carros anteriores não tinham ABS
Bom poder ajudar, Vini
Obrigado pela dica! Isso já aconteceu comigo e nunca soube ao certo se deveria pisar mais forte ou não o pedal.
Bom que ajudamos, Vitor
No ultimo Domingo uma íngua freiou do nada no sinal verde, estava vindo a uns 80 e graças ao ABS, consegui diminuir a velocidade, e principalmente, mudar a trajetória do carro, jogando o para o acostamento. Não fosse o ABS, teria batido na traseira do braço duro da frente.
E realmente para muito rápido. Não é à toa que vários carros já invadiram minha traseira, intacta, apesar disso... hahahaha
Verdade, um dia desses freei bruscamente e parecia que tinha quebrado tudo lá embaixo.
Este sistema de assistente de frenagem que comentaram tem no Versa também. Só pra acrescentar😉 Excelentes vídeos. Parabéns
Obrigado Gabriel.
Parabéns pelo vídeo !Senti isso na pele hj
bom saber, pensava que era o sistema avisando que está tudo sobre controle e apenas manter o pé no freio sem pressionar novamente
Cara,
Sensacional o vídeo de vocês. Sempre assisto. Parabéns!
Muito obrigado Manoel
hoje eu passa por uma situação que um carro se enfiou na frente, eu estava quase a 80km e enfiei o pé no freio e o abs acionou, mas fiz o correto que é enfiar ainda mais o pé no freio, mas a primeira vez que eu tive que usar o freio mesmo eu fiquei meio assustado do porque o pedal tinha tremido, e depois de alguns minutos me lembre que o carro tinha o abs. O abs do sentra 2008 é muito bom e não faz tanto barulho
Eu não sabia dessas particularidades sobre o ABS.
Muita gente não sabe
Sempre aprendendo com vocês.
Valeu meu amigo.
Por não conhecer também pensei que meu carro tinha problemas nos freios! Me assustei com o barulho quando freava!
É bem comum o pessoal não saber
Boa meus amigos, muitos não sabem a utilização do ABS, like abraço
Pelos comentários, deu pra ver que muita gente já passou por isso. Abração
Caros Sinceros, não sabia, muito obrigado pelo alerta. Abração.
Bom poder ajudar, Antonio
Meu pálio 2008 tem abs mas é macio quando piso no freio, abraços e obrigado pelo vídeo
ele é igual ao freio normal no dia dia, você só sente a trepidação em condição de frenagem de emergência
Responderam exatamente minha dúvida
Vídeo muito esclarecedor!
Parabéns Felipe e Gustavo!
Obrigado Jefferson
Já ia esquecendo.
Excelentes informações.
Obrigado Paulo
@@OpiniãoSincera Não precisa agradecer, só precisei dar minha opinião sincera.
Deixa eu falar que, quando comprei meu último carro achei que estava com algum empenamento nos discos de freio
Era apenas o ABS funcionando. O pedal é tão sensível que eu acabava pisando mais do que precisava. Kkk