A VERDADE SOBRE A SHEIN e o ULTRA FAST FASHION

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 29 ต.ค. 2024

ความคิดเห็น • 907

  • @AleOliveira1201
    @AleOliveira1201 2 ปีที่แล้ว +778

    Será que na Shein as roupas são "muito" baratas ou nas lojas as roupas estão muito caras? Achei absurdo esse inverno jaquetas simples 399 reais, 500 reais na Renner, Marisa etc, é surreal isso! Pijamas de inverno 200 reais, gente, parece que aqui todo mundo é rico! Concordo com os comentários, compro roupa G1, aqui é absurdamente caro além de nao ter roupas tão bonitas quanto na Shein, sinceramente não acho tão barato não, mas é muito mais acessível do que comprar aqui no Brasil, fora a rapidez na entrega! Concordo em partes com o que vc disse, mas acho que as empresas no Brasil estão exagerando demais nos preços!

    • @Gigi-op9fq
      @Gigi-op9fq 2 ปีที่แล้ว +56

      Tudo aumentou, combustível, tecidos, luz, água, como você não quer que isso se reflita no preço?

    • @gabrielascanferla766
      @gabrielascanferla766 2 ปีที่แล้ว +31

      É isso, infelizmente tudo está mais caro, todos os insumos aumentaram muito. As marcas conseguem segurar os preços até certo ponto.

    • @snadramorena
      @snadramorena 2 ปีที่แล้ว +24

      @@Gigi-op9fq Quem compra moda plus size, sabe que triplica o valor na hora de comprar. Vamos então pensar o pq cms a mais de pano, leva a triplicar o valor. E depois vc mesmo falou em algum lugar, que quem compra na Sheim é classe média e 200 para um pijama e ou camisola para mim é caro. e no entanto tem na Shein produtos nesse preço.

    • @Lua-cv9rd
      @Lua-cv9rd 2 ปีที่แล้ว +20

      sim, roupa plus na shein não é baratinha assim não kk mas conseguimos uns cupons e as vezes nas promoções relâmpago.

    • @Gigi-op9fq
      @Gigi-op9fq 2 ปีที่แล้ว +30

      Roupa boa na shein não é tããão barata. Um blazer bom na shein está custando 200, até 300 reais, beirando 400 dependendo se for da parte "chique" da shein. Mas é mais barata que no Brasil o que pode ser problematico, pela possível exploração de mao de obra. Compreendo os preços de lojas brasileiras. Tudo aumentou. Só do combustível aumentar, já aumenta o produto, porque as roupas precisam chegar na loja por algum meio de transporte né. Tecidos aumentaram, gás, combustível, luz, água. Porém não culpo totalmente a consumidora da shein pq existe todo um sistema que faz a sociedade funcionar assim. Mas é preciso praticar o consumo consciente pra tentar melhorar a realidade. Comprar em brechos é bacana também. Pessoas magras poderiam aproveitar mais os brechos, tem muita coisa legal. Em geral peças de baixo, (short, saia, calça), são pequenas. Eu sou gordinha consigo achar jaqueta e casaco.

  • @JessicaRodrigues-zr6pq
    @JessicaRodrigues-zr6pq 2 ปีที่แล้ว +160

    O melhor é comprar no brechó: ecologicamente sustentável, dá pra garimpar roupas de qualidade e ainda faz girar o capital entre os pequenos comerciantes.

    • @Lyia.Doverich
      @Lyia.Doverich 2 ปีที่แล้ว +3

      Sempre garimpo coisas boas...

    • @syalves603
      @syalves603 2 ปีที่แล้ว +7

      Acho que 60 a 70% das minhas roupas são de brechó... E graças a isso, posso me vestir um pouco melhor... Rsrs

    • @deboracordeirotonieto7383
      @deboracordeirotonieto7383 ปีที่แล้ว +1

      Uhulll viva o brechó, consumo faz um tempão.

    • @aldilinanascimento3524
      @aldilinanascimento3524 ปีที่แล้ว +3

      Sim pra quem vive nas grandes cidades os brechós são uma opção, mas em cidades pequenas, município e interior desse país você não vai encontrar um brechó.

  • @nicecardoso4458
    @nicecardoso4458 2 ปีที่แล้ว +44

    Eu trabalho para Shein aqui no Brasil, sou fotógrafa e faço as fotos para eles na BR, eles fazem acordos com lojas do Bras e Bom Retiro, SP. Olha é tudo bem misterioso mesmo, muitas dúvidas e falta de informação mais tirando isso a empresa cumpre com os acordos feitos com quem trabalha para eles.

  • @caetano.santana
    @caetano.santana 2 ปีที่แล้ว +195

    Ótimas considerações. Trabalho na indústria têxtil e de moda há 10 anos e atualmente estou em uma empresa multinacional que (dentro dos parâmetros do capitalismo né) busca bastante por essa responsabilidade social e ambiental, com sistemas bastante rígidos de compliance nas fábricas produtoras. E o que posso dizer é que: é muito caro fazer roupa de qualidade com tecido tratado por químicos que agridam o mínimo possível o meio ambiente e mão de obra dentro de todos os parâmetros de direitos humanos. Então não se enganem! Produtos excessivamente baratos não são feitos a partir de práticas responsáveis.

    • @Fjorlane
      @Fjorlane 2 ปีที่แล้ว +4

      Boa explicação/ confirmação do que eu já achava. Me intrigo também com os preços de apetrechos fúteis ou não na Shopee. Quem paga o custo?

    • @deboraoliveira633
      @deboraoliveira633 2 ปีที่แล้ว +1

      @@Fjorlane obrigada pela informação.

    • @thaisfreitas1493
      @thaisfreitas1493 2 ปีที่แล้ว +1

      A Farm, até aonde se sabe (o que se passa ao consumidor final) faz isso, criam essa responsabilidade com as roupas/meio ambiente! Tecidos (parte química)

    • @gioba9925
      @gioba9925 2 ปีที่แล้ว

      Fodase as práticas

  • @PD-M
    @PD-M 2 ปีที่แล้ว +248

    Ainda acho esse tema muito delicado e gostei de como abordou no vídeo. Ainda tenho uma opinião bem complicada sobre isso. acho que ainda é tudo muito seletivo, por exemplo: quantos influencers e etc vemos falando mal da shein e dessa questão da mão de obra etc? Mas quantos desses mesmos vemos babando ovo da Zara que ja foi OFICIALMENTE pega e admitiu mão de obra escrava??
    Agora pergunto: quanto custa uma camiseta branca lisa na shein? Uns 50? Quanto custa a mesma camiseta na zara? Uns 100? Qual das duas é tida como grife mesmo sendo uma fast fashion com mão de obra escrava confirmada? Pois é...
    Venho de uma família simples, que acredito que seja o caso da grande maioria dos brasileiros, onde comprar roupa é tipo uma vez por ano e olhe lá só quando está realmente precisando... E quando isso acontecia a unica fonte pra compra eram as fast fashions, principalmente renner e C&A. Por muitos anos essas eram as lojas acessiveis, mas de um tempo pra cá em todo esse caos que o brasil vive, as proprias fast fashion (renner e cea) tornaram-se inacessíveis, por exemplo. Hoje mesmo existem jaquetas jeans BÁSICAS por 220 reais na renner... Onde isso é acessivel? Comprar na shein tornou-se vantajoso pq voce consegue comprar 3 peças com um valor que aqui no br voce não conseguiria comprar nem uma calça... Ai voce cai naquela questao: voce vai pagar menos e conseguir comprar roupas q precisa usar todo dia, ou voce vai andar pelado pq não tem 200/300 reais pra comprar UMA peça de roupa aqui? Fica a duvida…

    • @jacquelinelima7327
      @jacquelinelima7327 2 ปีที่แล้ว +5

      E ainda tem, as roupas de camelô.

    • @Ingrid-gz8eh
      @Ingrid-gz8eh 2 ปีที่แล้ว +3

      Perfeito seu comentário! 👏🏼

    • @anaalmeida4117
      @anaalmeida4117 2 ปีที่แล้ว

      Fora que esses assuntos de trabalho escravo na China, são sempre misteriosos demais, me cheira a mentiras, exageros, invencionicis que de tanto ser repetida parece uma verdade! Temos que nos atentar sobre o porquê os vilões de Hollywood China e Rússia são tratados dessa forma pelos heroicos salvadores do planeta EUA 🧐 Facismo é justamente uma mentira que de tanto ser dita, parece que é verdade. Se liguem!

    • @karolapaiva7062
      @karolapaiva7062 2 ปีที่แล้ว +3

      caramba vc falou tudo que penso

    • @luizholanda2938
      @luizholanda2938 2 ปีที่แล้ว +1

      A que custo? Prefiro andar nu do que contribuir com a escravidão do século 21. Consumir com consciência é necessario.

  • @sabrinanusit3539
    @sabrinanusit3539 2 ปีที่แล้ว +194

    Não sei explicar, mas esse excesso de opções baratas como a Shein me dá uma certa aflição. Eu vivo a fase mais essencialista da minha vida: tenho tirado cada vez mais coisas do guarda-roupa e de casa também (até enfeite sobre móveis tô eliminando).

    • @emmyromano638
      @emmyromano638 2 ปีที่แล้ว +15

      Jogar no lixo não resolve nada

    • @lubranquinho4343
      @lubranquinho4343 2 ปีที่แล้ว +5

      Compro muito e aproveitei pra doar muito também.

    • @adrianasedrez2149
      @adrianasedrez2149 2 ปีที่แล้ว +5

      Hahaha, eu também estou nesta fase; até me sinto mais leve 😁

    • @janainaalves4377
      @janainaalves4377 2 ปีที่แล้ว +21

      Também, acho que a moda descartável não faz meu estilo prefiro investir m peças com melhores matéria prima. Sou da geração x do tempo em que tínhamos acesso a a bons tecidos, sapatos em couro que hoje viraram artigos de luxo. Conheço o que um bom tecido e não necessariamente seja caro. infelizmente, a gerações atuais não conhecem um material de boa qualidade. Hoje prefiro valorizar a empresa nacional tem muita coisa boa no país devemos ter a consciência de que precisamos valorizar a empresa nacional para fazer girar a nossa economia.

    • @marlirosa3886
      @marlirosa3886 2 ปีที่แล้ว +5

      @@emmyromano638 pode fazer doação

  • @Anacarola_
    @Anacarola_ 2 ปีที่แล้ว +83

    Vídeo excepcional. Excelente análise.
    Eu acho que o nosso problema do consumo como sociedade vai MUITO além da Shein.
    Tenho um amigo que trabalha na justiça do trabalho e integra um observatório da UNICAMP sobre práticas de trabalho no Brasil. Estávamos conversando sobre a Shein, particularmente sobre o meu peso na consciência de comprar nessa loja.
    Ele me disse: "- As chances da sua roupinha da Zara fabricada no Vietnã terem sido produzidas com mão de obra escrava são muito maiores do que as da Shein".
    Isso não isenta a Shein da necessidade de aumentar a sua transparência em relação as práticas ambientais e relações de trabalho e também não isenta a nossa responsabilidade de consumir de forma sustentável, mas acende o alerta que de a nossa indignação pode ser muito seletiva.
    A lista de empresas que tem práticas de trabalho questionáveis deixou de ser publicada nos últimos anos no Brasil. Estamos preocupados com isso? Estamos nos mobilizando como sociedade pra saber como são produzidas as nossas roupinhas? Por que nossa indignação é seletiva? Será que incomoda pobre usando blazer com corte decente, usando vestidos bonitos com preços acessíveis?
    A quantidade de gente (que não é nem classe média) que tem condição de fazer lookinho do dia (igual as nossas ItGirls que ostentam ítens de luxo caríssimos geralmente feitas por trabalhadores subremunerados) aumentou significativamente. E isso incomoda. Nossa elite bolsonarista (Lala Rugde e companhia) quer ver pobre prestando serviço subremunerado e fazendo fila pra receber cesta básica em campanha beneficente e não usando uma roupa igual a delas (nem que tenha custado 1/1000 do preço).
    E o pior, onde já se viu, roupa que sempre foi feita exclusivamente para gente magra agora caber em gente gorda? Gente, isso incomoda demais quem é historicamente privilegiado....
    Enquanto o veio da Havan tava intermediando o tráfico de muamba da China (e sonegando imposto) tava tudo bem, agora que podemos fazer nosso próprio tráfico de "muambas", mesmo que seja legalmente, a discussão da falta de sustentabilidade da Shein vira uma grande questão nacional.
    Eu comprei muita roupa na Shein. Roupa básica, com preço bom e de qualidade.
    Coisas que nunca encontrei em lojas brasileiras por preço minimamente dignos.
    Adicionalmente, forma como as tendencias são lançadas pela moda são feitas pra você consumir todo a nova estação. As cores e os cortes não são clássicos, e a qualidade é questionável.
    A moda é capitalista e as mulheres são as maiores vítimas.
    Falar que as roupas da Renner/C&A etc tem mais qualidade do que as da Shein é uma falácia (tudo feito de poliester igual).
    Em suma, eu acho que o nosso problema é estrutural. Muito maior do que a Shein e o ultrafastfashion atingindo classes mais baixas.
    Precisamos REPENSAR A MODA principalmente, nossos sistemas de produção, nossas relações de trabalho, nossos representantes em esfera federal. O buraco é muito mais em baixo, e a Shein só incomoda porque tira mais um privilégio da nossa elite escravocrata e não porque, de fato, estamos preocupados com o chinezinho escravizado e o meio ambiente.
    A propósito, o que eu vi de gente que apoiou a reforma trabalhista fazendo postzinho moralista sobre a "Mulher da casa abandonada" não tá escrito.
    Somos uma sociedade hipócrita demais.

    • @jacquelinelima7327
      @jacquelinelima7327 2 ปีที่แล้ว +5

      Ana, eu estava alienada sobre essa história da Mulher Da Casa Abandonada, até que teve aquele auê todo, inclusive de gente a xingando. O comentarista do Uol, que é especialista em trabalho análogo à escravidão, disse que, seria mais produtivo evitar empresas que se utilizam de trabalho escravo, do que ir xingar aquela mulher. Na real, era até cultural, nas famílias, ter alguma criança, até parente, que era pobre e se transformava em empregado. Agora, que a sociedade brasileira está chocada.

    • @Anacarola_
      @Anacarola_ 2 ปีที่แล้ว

      ​@@jacquelinelima7327 é isso mesmo Jaque, eu mesmo tinha empregada em casa quando era criança e olha que éramos pobres kkkk

    • @janainaqueiroz9907
      @janainaqueiroz9907 2 ปีที่แล้ว +7

      Entendo seu ponto de vista. Em minha opinião, nada disso torna legítima a prática nebulosa com que a marca trabalha, ser a única ou mais uma neste mercado eticamente irregular, não é fundamento plausível que a isente de responsabilidade. Ainda, com relação ao "despeito" de quem percebe novos consumidores "concorrendo" com seus looks, creio que não seja bem isso. Para quem sempre teve o hábito de se vestir bem (os historicamente privilegiados que você mencionou) é perceptível a diferença de qualidade das peças, em todos os aspectos, ou seja, por mais mesquinho que fosse o "invejoso", nem motivo teria pra isso. A distinção de classes pela estética permanece, como sempre. Infelizmente.

    • @daianefagundesmakeup
      @daianefagundesmakeup 2 ปีที่แล้ว +6

      Véi, seu comentário foi perfeito e me fez enxergar essa situação com outros olhos! Arrasou.

    • @italabarretomatosdourado8657
      @italabarretomatosdourado8657 2 ปีที่แล้ว

      Parabéns eu ia dá minha opinião,mais você falou tudo que penso,os governantes são os maiores responsáveis pela destruição do planeta,junto com as indústrias e o agro,os consumidores tem uma parcela bem menor, a classe média está incomodada, pq a classe baixa está vestido como eles

  • @danieladesousa4005
    @danieladesousa4005 2 ปีที่แล้ว +96

    Recentemente precisei renovar meu guarda roupa. Dei prioridade às lojas brasileiras. Mas mesmo quando comprava na Cea e Renner, a etiqueta entregava que tinha sido fabricado na China. E havia peças como casacos e blazers que não estava encontrando como eu queria e por um preço mais em conta. Rodei as lojas da minha cidade e não encontrei um sobretudo decente. Me rendi e baixei o app da shein. Fiquei surpresa com o valor dos casacos e blazers. Também pedi alguns acessórios diferentes e não me arrependo.
    Mas para as coisas que encontro aqui, prefiro comprar aqui. Pq mesmo que seja made in china, gerou emprego aqui para alguém

    • @jacquelineamorim6549
      @jacquelineamorim6549 2 ปีที่แล้ว +5

      Sim, e as roupas daqui são feitas onde? Comprar aqui no Brasil não é garantia de nada. Tudo vem ee outros países que usam esses tipo de mão de obra

    • @Patalhufas
      @Patalhufas 2 ปีที่แล้ว +1

      A Renner tem várias roupas made in Brazil com tecidos d qualidade

    • @gioba9925
      @gioba9925 2 ปีที่แล้ว +2

      Oh inocente

  • @marsellebarbo2670
    @marsellebarbo2670 2 ปีที่แล้ว +34

    Vídeo muito bom, mas é importante pensar que são muitas camadas. A Shein é conhecida pelas roupas baratas mas tem roupas de tecido bom e nada baratas. Por exemplo as peças da MOTF são muito melhores que da Zara e preços ok (não são baratos mas mesmo assim menores que Zara por exemplo).

  • @verrj235
    @verrj235 2 ปีที่แล้ว +47

    Caio eu sou minimalista mas respeito quem nao é logo eu não saio comprando por comprar. Mas uma coisa eu tenho que te falar sobre a hipocrisia de alguns artistas em específico a Anita que se diz tão preocupada com o meio ambiente e com o modelo político do nosso Brasil. , e fez uma parceria com a Shein uma coleção inteira assinada por ela inclusive ela sendo a modelo dessa coleção. Não estou querendo criar polêmica mas sim que reflitam sobre alguns Artistas e criadores de conteúdo.

  • @cristianemagnani7625
    @cristianemagnani7625 2 ปีที่แล้ว +281

    As fast fahions me possibilitaram ter acesso a roupas que me cabem. Eu ainda consigo usar o tamanho GG das lojas como Renner, Riachuelo e C&A, mas as gordas maiores que eu não conseguem e a Shein é a loja que possibilita o acesso a uma roupa com tamanhos bem maiores e com preço acessível. Eu não compro na Shein mas não julgo quem compra. Não me gabo por isso, pois as outras fast fashions não são exemplos de sustentabilidade, embora tenham melhorado muito, como você disse. Cada um sabe do seu poder aquisitivo e dos seus valores. Amadureci muito e prefiro comprar menos e com qualidade, mas o processo foi lento, vim de uma época em que não achava roupa para mim e passei a consumir muito quando tive a oportunidade. Aprendi a comprar em Brechó e a garimpar produtos de qualidade.

    • @achadinhosdathaissa
      @achadinhosdathaissa 2 ปีที่แล้ว +6

      Eu só encontro roupa pra mim na shein, a cea sempre uma péssima experiência de compra

    • @tamaratakaoka2348
      @tamaratakaoka2348 2 ปีที่แล้ว +7

      Vim escrever sobre a mesma coisa! É o tamanho e o design, só não Shein encontro álguns tipos de peças, a indústria da moda Plus size cresceu bastante áqui no Brasil também nesse período e baseada em marcas independentes, muito legal, mas tem muita coisa que faz o meu estilo só encontro na Shein, só vim a saber que é possível vendo na Shein e isso é um deslumbramento que leva ao consumismo

    • @nascimence4758
      @nascimence4758 2 ปีที่แล้ว +19

      Exatamente essa demonização da Shein é algo feito em bolha , as fast fashions podem ter melhorado "um pouco " , mas ainda continuam fabricando suas roupas em massa na China ! A moda sustentável é sim algo importante , mas falar que somente da Shein é um problema grande na indústria e não convém , um exemplo é ser um dos únicos lugares acessíveis com moda Plus Size o que MUITAS fast fashions não fazem .

    • @annemaria4163
      @annemaria4163 2 ปีที่แล้ว +6

      bem, no meu caso eu sou bem baixinha e magrinha, uso tudo pp e não tenho muita grana pra roupas de qualidade, resumo, sempre acabo correndo pra fast fashion, infelizmente

    • @joelmamaria-nv1xl
      @joelmamaria-nv1xl 2 ปีที่แล้ว +5

      vc fala de uma forma como se também fosse fácil ser magro,ja fui e sofri mt na época que eu rra mt magra e so comprava roupas na sessão infantil!

  • @denisearaujo171
    @denisearaujo171 2 ปีที่แล้ว +11

    Faz um vídeo sobre marcas com sustentabilidade ambiental e responsabilidade com os trabalhadores, por favor. Parece que poucas escapam.

    • @aldilinanascimento3524
      @aldilinanascimento3524 ปีที่แล้ว +2

      E que o preço caiba no bolso do brasileiro que ganha até dois salários mínimos.

  • @brunaaraujo6771
    @brunaaraujo6771 2 ปีที่แล้ว +22

    Eu compro na shein e não compro roupas com frequência. Eu fiquei sem comprar roupas por 3 anos ,e voltei a comprar roupa agora . E comprei na Shein algumas peças blazer e casacos que não eram muito baratos (cerca de 120 a 240 reais não acho barato já que vão de 10 a 20 porcento de um salário mínimo em uma peça sazonal e de complemento visual) uso PP e 34 sou pequena e lá encontro essas peças que me servem perfeitamente, o que é um milagre, sem precisar tirar as características da roupa em ajustes ou até mesmo perde-las nessas tentativasde ajustes. Sempre tive roupas básicas por não ter roupas mais elaboradas com informações de moda no meu tamanho e a Shein possibilitou. E antes que problematizem não estou falando em magrofobia, mas sim da dificuldade de comprar peças adultas em tamanhos menores.

    • @jarlineoliveira
      @jarlineoliveira 2 ปีที่แล้ว +2

      Eu tmb não acho facilmente roupas pra mim aqui no Brasil, por isso tmb estava anos sem comprar roupas novas. Eu sou adulta, mas uso roupas bem pequenas, tamanho Petit ou xs, sou mt magrinha, na Shein não preciso mandar apertar nenhuma roupa, ao contrário se eu comprar aqui no Brasil. Vc tá certíssima tmb rsrs

    • @julianadantas6675
      @julianadantas6675 2 ปีที่แล้ว +2

      Eu tenho muitas roupas PP no meu brechó q não consigo vender devido ao tamanho

  • @anapmsz5992
    @anapmsz5992 2 ปีที่แล้ว +21

    Excelente reflexão! Eu resisti o qto pude, mas se for parar pra ver a origem da maioria das roupas mais acessíveis vem tudo da China. Então, se vou comprar produtos produzidos na China, pq pagar mais caro? Observem as etiquetas, de roupas a eletrônicos, tudo made in China.

  • @talitafonseca1615
    @talitafonseca1615 2 ปีที่แล้ว +68

    Eu nunca comprei na shein, mto pelo medo deles usarem mão de obra análoga à escravidão. Já vejo um futuro similar pra nós brasileiros, q cada vez mais perdemos nossos direitos trabalhistas. Com salários reduzidos, sem benefícios, com cada vez mais jornadas de 48h, terceirização de mão de obra. Tá ficando difícil!

    • @anneteperez500
      @anneteperez500 2 ปีที่แล้ว +7

      Não entendi. Salários reduzidos, jornada de 48 hs, sem benefícios? Acabou o 13, férias , há extras, descanso semanal? Qual o problema da terceirização?

    • @Vanessa-wu6kk
      @Vanessa-wu6kk 2 ปีที่แล้ว

      Esse papinho esquerdista é tão contraditório...tem vídeo do Lula elogiando a China e dizendo que quer copiar o modelo de governo deles aqui no Brasil. Me poupe e se poupe dessa vergonha.

    • @andreianeves3679
      @andreianeves3679 2 ปีที่แล้ว

      Está tendo terceirização da terceirização

    • @andreianeves3679
      @andreianeves3679 2 ปีที่แล้ว +1

      @@anneteperez500 nunca queira ser uma funcionária terceirizada, é péssimo

    • @talitafonseca1615
      @talitafonseca1615 2 ปีที่แล้ว +1

      @@anneteperez500 Meu marido perdeu o plano de saúde no meio da pandemia, estão tentando ampliar a carga horária semanal dele como se eles trabalhassem aos sábados, eu fui demitida e minha recisão foi parcelada em 7X, nessa empresa que eu trabalhava, caso vc passasse de certo nível hierárquico, vc deixava de ser CLT e passava a ser PJ, sem férias, 13°... Ñ sei como é a sua vida mas infelizmente isso é uma realidade para mtos brasileiros.

  • @CarolOliveira-zq7bn
    @CarolOliveira-zq7bn 2 ปีที่แล้ว +9

    A indústria chinesa já dominou o mundo faz tempo, e a tendência é se expandir ainda mais. Sem contar que muitas roupas de lojas de departamento já eram produzidas na China. Bem ou mal, ninguém pode negar a questão do acesso a moda para garotas baixa renda e plus size, que não teriam oportunidade de se vestir bem com lojas de shopping

  • @canaldodiogenes
    @canaldodiogenes 2 ปีที่แล้ว +37

    Interessante demais esse ponto do consumo. Precisei começar a trabalhar no regime 100% remoto e vi o tanto de coisa que tinha cuja necessidade de uso se reduziu (roupas com mais de ano de compradas ainda com a etiqueta...) A gente costuma cobrar responsabilidade dos outros, mas é um exercício importantíssimo rever a nossa postura também.

    • @caiobraz
      @caiobraz  2 ปีที่แล้ว +2

      100% concordo

    • @LadyAnika2009
      @LadyAnika2009 2 ปีที่แล้ว +2

      Diógenes a pandemia acendeu o alerta em muita gente! Não é preciso ser minimalista, mas rever o consumismo exacerbado! Muito bom o vídeo do Caio né?

  • @rebecaanastacia3020
    @rebecaanastacia3020 2 ปีที่แล้ว +25

    Pra mim, uma das questões é: as pessoas querem ter acesso.
    As pessoas estão cada vez mais conscientes do seus direitos de ter. E elas não aceitam mais que digam que não. É um processo, claro, mas, para mim, isso está cada vez mais forte se reflete em como estamos buscando ter as coisas. Se eu quero ter uma bolsa Dior e não posso pagar, eu compro uma imitação quase perfeita. Eu quero ter aquela bolsa bonita, aquela roupa elegante, aquele sapato estiloso.
    Não é sobre derrubar barreiras sociais, hierarquias, as pessoas ainda querem ser diferentes e superiores às outras. Mas é sobre si mesmas.... Elas não aceitam mais que digam que algo não é para elas.
    Eu realmente fico curiosa em saber como seria o mundo em oposição ao fast fashion. Como se daria a vestimenta da população do mundo. Eu sei que há o trabalho local, mas e se eu quiser uma marca que é produzida no Japão, na Alemanha? E se mais 1 milhão de pessoas quiserem também? A conta não fecha pra mim.
    Não dá pra resumir aqui em um comentário de internet. Sei que há mt mais a se discutir sobre o assunto, mt mais fatores envolvidos, soluções, etc.

    • @caiobraz
      @caiobraz  2 ปีที่แล้ว +3

      É tudo isso! Obrigado por trazer mais questionamentos

  • @vivianeserafim2713
    @vivianeserafim2713 2 ปีที่แล้ว +13

    Nunca comprei na Shein, costumo ir em brechós (na minha cidade tem muitos) e fico de olho nos saldos,
    principalmente no finalzinho de estação. Estou usando casaco nesse inverno que eu comprei no final do inverno do ano passado, por exemplo. Sempre é bom também optar por roupas clássicas, não confundam com caro, estou falando de peças Chaves, como uma calça jeans que você pode usar com zilhões de blusas ou um salto/sapato de cor neutra. Isso ajuda muito e aumenta a rotatividade de peças no seu armário, ou seja, não ter peças paradas.

  • @admjffelipe
    @admjffelipe 2 ปีที่แล้ว +33

    É tão bom assistir um conteúdo articulado e que foge da superficialidade… parabéns pela sua volta , Caio. Você precisa parecer de vez em quando por aqui , não deixe seu canal !

    • @caiobraz
      @caiobraz  2 ปีที่แล้ว +3

      não deixo! voltei ❤️ estava com saudades daqui

    • @malumoteki3021
      @malumoteki3021 2 ปีที่แล้ว

      Vc é muito impresionante. É surpreendente sua qualidade, seu texto limpo e didático.
      Amei o vídeo, impecável.

  • @loucherobim3617
    @loucherobim3617 2 ปีที่แล้ว +41

    O lado obscuro das fast fashion é a exploração da mão de obra e a geração absurda de lixo têxtil. Portanto, devemos consumir com moderação e não comprar só porque é muito barato. Grata por suas reflexões.

  • @aurelioxl
    @aurelioxl 2 ปีที่แล้ว +97

    O problema é a desigualdade social. A maioria das pessoas não têm condições de comprar em lojas de marca, então vão ser clientes da Shein. Essa discussão sobre consumo vale para as pessoas que tem a disponibilidade financeira para comprar em outras lojas, mas mesmo assim, vão gastar na Shein. Mas mesmo assim a maioria das pessoas no mundo são pobres, logo, a Shein vai continuar lucrando.

    • @nathythestrage
      @nathythestrage 2 ปีที่แล้ว +8

      Isso mesmo! E as grandes marcas também são super problemáticas...

    • @Lili-hb8mf
      @Lili-hb8mf 2 ปีที่แล้ว +6

      Tem a haver com a futilidade que hoje em dia, se tornou algo importante.

    • @Patalhufas
      @Patalhufas 2 ปีที่แล้ว +2

      Menino, a impressão q tenho é q qm compra na Shein é mais consumismo.
      Vc pode ter menos peças d qualidade.

    • @jacquelinelima7327
      @jacquelinelima7327 2 ปีที่แล้ว

      Sim, Aurélio. Vendo o filme Trainspotting, que fala sobre a classe trabalhadora escocesa, as casas e apartamentos em que vivem, seriam de classe média e alta, no Brasil.

    • @GigiKiwiAbacaxi
      @GigiKiwiAbacaxi 2 ปีที่แล้ว +2

      No meu caso a shein me salvou. Eu engordei 30 kg depois de uma gestação de risco(repouso absoluto) somada a depressão e ansiedade. Eu estava usando as roupas do meu marido e n tinha dinheiro pra ta trocando o guarda roupa. Meu caso n é só emagrecer pq 30 kg n se perde do dia pra noite. Vivo com exatamente 2 vestidos, 5 blusas, 2 calcas e 2 shorts. As calças e os shorts eu comprei aqui. As outras pecas comprei na shein pq n teria condições de comprar aqui nem da pior qualidade e ainda ta sendo complicado de pagar pq eu ainda tive que parcelar. Na media paguei 100 reais nos vestidos e 125 nas blusas. Achei tudo mt bom e usável em diversas ocasiões. Em casa continuo usando roupa velha do marido. Foi NECESSIDADE. Tenho minha família aqui, contas, pouco dinheiro e ainda ajudo meus pais. É minha realidade

  • @katharinacastro1799
    @katharinacastro1799 2 ปีที่แล้ว +14

    como diria julius “se você não comprar, o desconto é maior”

  • @solsilvana
    @solsilvana 2 ปีที่แล้ว +8

    E mesmo que a Shein atualize os preços, pq tem roupas que não são tão baratas assim, ela ainda continuará sendo gigante por conta da qualidade das peças e das medidas.

    • @aldilinanascimento3524
      @aldilinanascimento3524 ปีที่แล้ว

      Sim, principalmente pela dificuldade de ser encontra números acima de 42 nas araras de lojas no Brasil.

  • @marcosxp17
    @marcosxp17 2 ปีที่แล้ว +109

    Outra pauta é a fofoca que a mesma fábrica que produz roupas para a shein é a mesma da Zara, refletindo assim nos mesmo modelos de roupas. Boatos 🗣️

    • @cristianemagnani7625
      @cristianemagnani7625 2 ปีที่แล้ว +34

      Acredito que não sejam boatos. Já fiz a comparação e as roupas são iguais. Tem vídeo aqui no youtube mostrando as semelhanças, exceto o preço, naturalmente.

    • @JaquelineSilva1
      @JaquelineSilva1 2 ปีที่แล้ว +22

      Shein, zara e Primark. Vem tudo da china

    • @nascimence4758
      @nascimence4758 2 ปีที่แล้ว +8

      @@JaquelineSilva1 Renner , Youcom , C&A também !

    • @JaquelineSilva1
      @JaquelineSilva1 2 ปีที่แล้ว +5

      @@nascimence4758 vai além da shein. Quase todas vem de lá.

    • @taniadornelas6753
      @taniadornelas6753 2 ปีที่แล้ว +20

      Exatamente, inclusive a Zara foi processada por exploração de mão de obra.

  • @karinesilva5724
    @karinesilva5724 2 ปีที่แล้ว +44

    Eu sou magra, e sempre tive dificuldades em encontrar roupas que coubessem em mim, tirando blusas, e a SHEIN me possibilitou isso. Sem falar no preço super acessível, pois além de descontos eles disponibilizaram pontos, faço compras que custam 200 conto, mas pago 90. É frustrante vc chegar em uma loja e não ter tamanho 34, e quando vc pergunta o pq eles simplesmente falam que não compram pq não vende. Eu não tenho muito acesso a lojas de departamento, pois moro no interior, então sempre tinha que esperar datas comemorativas para poder sair da minha cidade e ir a capital do meu estado, onde lá encontrava peças pra mim. Hoje eu só peço pelo aplicativo e 15 dias depois tá na minha casa( infelizmente algumas peças pp ainda ficam grandinhas, mas é só levar na costureira, de forma geral eu economizo bem mais). Minha mãe é uma grande crítica da loja, mas ela me entende ao mesmo tempo.

    • @camilaarruda9038
      @camilaarruda9038 2 ปีที่แล้ว +4

      Nossa sim! Eu mesma sou uma grande crítica da Shein, mas ao mesmo tempo é a única loja onde eu consigo achar roupas do meu tamanho (XPP). É muito frustrante ir nas lojas e nunca ter nosso tamanho, e ficar tão grande que nem dá pra "ajustar". Então infelizmente eu também compro lá.

    • @dayannepettersen1639
      @dayannepettersen1639 2 ปีที่แล้ว +1

      Compartilho do mesmo pensamento, lá é o único lugar que encontro roupas pequenas que me cabem

    •  2 ปีที่แล้ว

      Em mim também. Mesmo com as críticas eu compro na shein. Sou tamanho 34 e só encontro roupas pra mim por la

    • @ariannemazzola1436
      @ariannemazzola1436 ปีที่แล้ว

      Minha Realidade

  • @alinesilva-yt5xt
    @alinesilva-yt5xt 2 ปีที่แล้ว +19

    Eu comecei à comprar na shein esse mês, a primeira compra que fiz foi um vestido , chegou na minha casa com 9 dias😱 , fiquei pasmem e gostei muito do vestido , paguei 57 reais , aqui pagaria uns duzentos ou mais , não tenho dinheiro pra ficar comprando roupa aqui no Brasil , tudo muito caro!

    • @neiamedeiros0226
      @neiamedeiros0226 ปีที่แล้ว +1

      Fica tranquila, tb já comprei vários vestidos e são perfeitos, jamais conseguiria comprar aqui no Brasil cm a mesma qualidade

  • @Lua-cv9rd
    @Lua-cv9rd 2 ปีที่แล้ว +20

    Eu amo a shein demais. Faziam anos que eu não usava um short jeans, até conhecer a shein, sou plus também. Além de ter tamanhos variados, tem modelos diferentes, tem tendências que não achamos no brasil. E a sessão plus não é baratinha não, são preços bem similares aos preços nacionais da c&a por exemplo. Mas por essa diversidade compramos e usamos cupons. MAS, eu acredito sim que tem trabalho ilegal por trás. No momento não possuo renda pra comprar das lojinhas do insta que sigo e são bem mais caras.

  • @logunedeiansa
    @logunedeiansa 2 ปีที่แล้ว +15

    Super importante as questões que tu levantas.
    Trabalho com figurino e o processo que a peça de roupa tem envolve muita gente trabalhando, na maioria das vezes quem a costura é quem menos ganha.

    • @jacquelinelima7327
      @jacquelinelima7327 2 ปีที่แล้ว +1

      Paula, é um círculo vicioso, pois, a pessoa mais pobre, é quem compra no fast fashion, quando não compra no camelô. Aqui, fast fashion gringa, chega com moral de marca de grife. Como nasci nos anos 80 e cresci nos 90, comprar roupas na C&A era algo luxuoso. Ter o cartão de loja, era uma ostentação. Até hoje, para uma pessoa mais pobre e com mais de 50 anos, deve pensar desse jeito. Me sinto triste, pois, tenho a informação, de que comprar fast fashion não é legal, mas, não tenho dinheiro para pagar R$ 500 , numa peça de roupa. Atualmente, até o fast fashion, é caro no Brasil. Bem, como no fast fashion e em outras lojas, como a Hering, pois, tenho um estilo mais básico/clássico, inclusive, não gostando mais de roupas coloridas, preferido preto, branco, cinza, marrom e azul escuro. Também não vejo necessidade de ter um closet. Me lembro que, até nos anos 2000, ostentação, era ter um guarda-roupa de casal . Hoje é ter um closet, que é , muitas vezes, maior do que o quarto da empregada. Há pessoas, que nem sabem ler um rótulo, imagina sabet sobre consumo sustentável.

  • @paulorsi100
    @paulorsi100 2 ปีที่แล้ว +42

    Consumo consciente!! Não é fácil, tem q sempre estar atento. Caio adoro a forma clara, sem sensacionalismo que vc fala sobre qualquer assunto.

  • @biancanogueira4275
    @biancanogueira4275 2 ปีที่แล้ว +39

    Eu sei que há os boatos sobre como se produz as roupas na China, mas Tb devemos refletir tb: é a Shein que tá barata ou as outras que estão caras demais? Sim porque um casacão na Zara , que não é de couro nem nada, tá 800,00 a 1000 e poucos reais. Faça- me o favor Tb

    • @jacquelinelima7327
      @jacquelinelima7327 2 ปีที่แล้ว +3

      Isso é preço de grife e não de fast fashion.

    • @PD-M
      @PD-M 2 ปีที่แล้ว +14

      E detalhe: a Zara vem do mesmo lugar da shein e já até assumiu mão de obra escrava… Mas aí eles montam uma loja bonita com “cara de grife” e passam despercebidos vendendo tudo caríssimo. Os msm q condenam as shein são os que babam ovo da Zara, vai entender né

    • @jacquelinelima7327
      @jacquelinelima7327 2 ปีที่แล้ว +6

      @@PD-M É como a C&A e a Marisa, em Ipanema. A decoração é de grife, mas, o público, é a classe trabalhadora. Fui uma vez, na Hering e uma madame disse que, gostava da marca, pois, era sempre bom ter uma roupa, para usar em casa.

    • @PD-M
      @PD-M 2 ปีที่แล้ว +3

      @@jacquelinelima7327 pois é... ja presenciei isso tambem. Ja escutei gente falando que gostava da hering pq "é acessivel pra comprar umas roupinhas basicas de ficar em casa".... Imagina acessivel kkkkkkkk É um assunto complicado, as pessoas problematizam sem perceber que a realidade é muito diferente da maioria dos brasileiros

  • @bia3ramos
    @bia3ramos 2 ปีที่แล้ว +5

    Concordo plenamente. Mas é difícil isso pq foi comprovado por aí inclusive que até as que vendem com preços altos se utilizam da exploração do trabalho. De modo geral o trabalho sempre está desvalorizado. Aqui no Brasil mesmo estas grandes lojas algumas já foram denunciadas por trabalho escravo. Muito sério mesmo.

  • @victoriamorenos
    @victoriamorenos 2 ปีที่แล้ว +10

    Eu compro cada vez mais Shein porque as compras feitas no Brasil são muito caras (o dobro) e é de conhecimento público que nossa carga tributária é ainda mais pesada sobre o consumo. Sendo assim, a Shein faz muito sucesso por diversos fatores, como abordados no vídeo, mas pro pobre, consumir no nosso país, é algo que tole demais nossas possibilidades e a Shein nos abre portas. Estou amando as minhas compras.

    • @edvanesantos8644
      @edvanesantos8644 2 ปีที่แล้ว +2

      É verdade comprei um short na Renner simples mesmo 169, usei umas 5 vezes já tá cheio de bolinhas parecendo roupas velhas…
      O segredo da SHEIN é olhar a qualidade do tecido a composição e outra dica as roupas baratas falou por experiência a qualidade é ruim a costura mal feita, agora quando o valor é um pouco alto as roupas é outro nível

  • @junqueirapr01
    @junqueirapr01 2 ปีที่แล้ว +12

    Excelente conteúdo! Como vc disse são muitas camadas, o que me faz consumir a Shein são os tamanhos. Para a moda plusize ela foi um divisor de águas!

  • @dulceadl
    @dulceadl 2 ปีที่แล้ว +14

    Adoro fazer compras na Shein e achei as colocações certeiras e sem julgamento, realmente convidando todos à refletir apenas. Adorei a frase: "que vazio vc quer preencher"??? Parabéns!!! Obrigadaaaaa!!!

  • @paulalombardotreff6291
    @paulalombardotreff6291 2 ปีที่แล้ว +3

    Adorei a forma como você apresentou e desenvolveu o tema : com objetividade , clareza e com dados. Agora o que eu amei é sua sinceridade e o não julgamento daqueles que não tem outra alternativa a não ser consumir de empresas como a Shein, mas deu o recado ! Parabéns

  • @tiagocunha09
    @tiagocunha09 2 ปีที่แล้ว +30

    Como Vc disse, são muitas camadas. Eu como homem gordo compro na SHEIN, mas compraria (e gostaria demais) de marcas autorais brasileiras que tivesse o meu tamanho.

    • @caiobraz
      @caiobraz  2 ปีที่แล้ว +3

      Importante seu depoimento!!!

    • @caiobraz
      @caiobraz  2 ปีที่แล้ว +1

      Importante seu depoimento!!!

    • @elzamariavicente2074
      @elzamariavicente2074 2 ปีที่แล้ว

      Na veste grande trem muita coisa boa pra homens gordos

  • @vanianunes3014
    @vanianunes3014 2 ปีที่แล้ว +3

    Realmente: a conta não fecha . Ganhou me like!

  • @rodrigozimmerle3140
    @rodrigozimmerle3140 2 ปีที่แล้ว +16

    impressionante como o conceito de consumismo sustentável, que em tese é tão forte, vai por água abaixo quando se busca alimentar o ego 'beautiful people'

  • @reginasellan769
    @reginasellan769 2 ปีที่แล้ว +9

    O certo é cuidarmos mais do nosso emocional, espiritual e não impor uma conta cara para o meio ambiente pagar para preencher nossas lacunas, porque se reverterá em prejuízo de nós mesmos! Nem tudo que queremos, precisamos, mas o que precisamos de verdade não queremos!!!!

  • @felipeamerico1576
    @felipeamerico1576 2 ปีที่แล้ว +17

    Moro no nordeste. Tenho horror à sintéticos. As roupas da Shein é tudo sintético! Para todas as implicações que vc mencionou, ainda é tudo de poliéster! Deus me defenda!

    • @caiobraz
      @caiobraz  2 ปีที่แล้ว +3

      Sintético no NE é foda muito calor fica pregando

    • @GiovannaKaia
      @GiovannaKaia 2 ปีที่แล้ว +5

      Usa folha de cacau kkkk deve ser fresco 😝

    • @felipeamerico1576
      @felipeamerico1576 2 ปีที่แล้ว +4

      @@GiovannaKaia acho chic!!! Kkkkkkk

    • @lev1anus
      @lev1anus 2 ปีที่แล้ว +1

      @@felipeamerico1576 vou aderir tbm, ainda mais pq o verão tá perto.

  • @thamyres_souza
    @thamyres_souza 2 ปีที่แล้ว +7

    caio é perfeito e necessário! falar de algo com tanta consciência social é incrível, obrigada 💜

  • @LTO784
    @LTO784 2 ปีที่แล้ว +9

    Conteúdo sensacional! Mais um lembrete pra mim do quanto precisamos ir na contramão - essencialismo, meio ambiente, ESG, proteção humana, enfim. Todos participamos do problema, mas podemos participar da solução!

  • @leidavalloes1199
    @leidavalloes1199 2 ปีที่แล้ว +2

    sensacional o seu comentário.... realmente compramos muito,o que nem estamos precisando..👋👋👋👋👋👏👏👏👏

  • @meianoitee01
    @meianoitee01 2 ปีที่แล้ว +141

    Esse assunto é tão complicado... Por mais que isso pareça uma fala elitista, nós devemos condenar de certa forma o consumo em lojas como Primark, H&M e etc. Eu já fui consumidor desse tipo de loja e levei um tempo pra me conscientizar. A conscientização deve ser em vários âmbitos, como responsabilidade social e ambiental. Pois além de serem produzidas em condições esdrúxulas, esses produtos estragam muito rápido, gerando mais lixo e criando esse ciclo de compra constante

    • @caiobraz
      @caiobraz  2 ปีที่แล้ว +5

      Isso aí

    • @Franciscormj
      @Franciscormj 2 ปีที่แล้ว +12

      Por isso que não existe consumo consciente

    • @paulajessicascantu4538
      @paulajessicascantu4538 2 ปีที่แล้ว +9

      Vish os quatro vestidos e a calça que comprei de la uso bastante e não parece que vão estragar não

    • @Gigi-op9fq
      @Gigi-op9fq 2 ปีที่แล้ว +33

      É fala elitista. Como sempre estão colocando a culpa na consumidora pobre, esquecendo que existe todo um sistema que colabora pra tudo isso acontecer.

    • @meianoitee01
      @meianoitee01 2 ปีที่แล้ว +16

      @@Gigi-op9fq existe uma diferença muito grande em vc selecionar produtos e comprar de forma consciente e comprar de forma desenfreada tudo o que vc vê pela frente só por que custa 2 dólares. Consumismo desenfreado é sim culpa do indivíduo. Ninguém vai desenvolver auto controle e conscientização por vc.

  • @raquelfaria3778
    @raquelfaria3778 2 ปีที่แล้ว +39

    Eu nunca comprei nada na Shein. Eu não gosto de roupas descartáveis. Compro o básico feito com material bom, sem ser caro ou de grife,e sigo com elas até o fim. Não tenho ânsia de impressionar ninguém com look novo. E to sempre arrumada. Básica mas consciente.

    • @fransoares1564
      @fransoares1564 2 ปีที่แล้ว +8

      Na shein não são roupas descartáveis...
      Nunca comprei mas conheço quem compra e SIM essas amigas usam até ficarem velhas affff 🤮

    • @helenafreitas9626
      @helenafreitas9626 2 ปีที่แล้ว

      👏👏👏

    • @aldilinanascimento3524
      @aldilinanascimento3524 ปีที่แล้ว +1

      Com o frio que tá aqui estou com uma jaqueta descartável da Shein que foi comprada em 2020.

  • @byrenasantanafail
    @byrenasantanafail 2 ปีที่แล้ว +11

    Essa parte dos tamanhos maiores da SHEIN foi um dos motivos que me fizeram testar a loja. Eu já estive bem acima do meu peso atual e passava por frustração indo em lojas de shoppings pra comprar peças básicas como um short jeans ou um vestido. Daí eu chegava na SHEIN e via a categoria “Curvas” (que além de ter vários tamanhos ainda tinha um nome bem legal) e me sentia acolhida e não julgada

  • @thabytha17
    @thabytha17 2 ปีที่แล้ว +1

    Cai aqui de paraquedas e o vídeo me prendeu até o final. Parabéns, amei o vídeo! Pura verdade.

  • @carolinathome8335
    @carolinathome8335 2 ปีที่แล้ว +4

    Perfeito Caio! Sem cagar regras, apenas expondo todos os aspectos e abrindo para reflexão. Precisamos muito desse tipo de conteúdo

  • @adrianabarbosa936
    @adrianabarbosa936 2 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns Caio por trazer esse tema tão importante e abordado com tanta delicadeza e perspicácia! Você é um exemplo importante a ser seguido pelos ditos “influenciadores” que estão enriquecendo, impactando o meio ambiente e incentivando o consumo desenfreado nos vídeos de pacotes da China, ou mesmo nos provadores das grandes fast fashion!

  • @BecadePaula
    @BecadePaula 2 ปีที่แล้ว +10

    "O barato sai caro." Esse ditado nunca some.

  • @flaviocostareal
    @flaviocostareal 2 ปีที่แล้ว +1

    Gente, o Caio parece muito com o Vladimir Brichta. Socorro!
    Inclusive, parabéns pelo canal, Caio!

  • @miguelsantosleal7034
    @miguelsantosleal7034 2 ปีที่แล้ว +10

    O que a shein faz as primarks e outras ocidentais já fazem a muito tempo. Agora lembraram de reclamar mas só dá chinesa...

  • @Blackdress71
    @Blackdress71 2 ปีที่แล้ว

    Obrigada por trazer uma reflexão sobre algo muito profundo. Um serviço, realmente. Como espiritualista, eu sempre vejo essas iniciativas com muita reserva...
    Se estamos com algum tipo de "vazio", devemos recorrer ao conhecimento, autoconhecimento e à prática do bem...

  • @marcosxp17
    @marcosxp17 2 ปีที่แล้ว +8

    Amei o come back!!!
    Sugestão: o que achas de fazer recortes dos teus vídeos sobre moda que já foram postados (Roupa de Homem) aqui e jogar no Instagram. Talvez conquista a galera que queira se aprofundar sobre o tema.
    E sim, "oi conterrâneo". Pernambuco imortal aqui !!! 🗣️

  • @barbaramaia6436
    @barbaramaia6436 2 ปีที่แล้ว +1

    Gente que menino doce!!
    Gostei demais do vídeo, eu mesma sou uma consumidora da Shein, e ouvir td isso é mais uma vez um "convite para uma auto análise" 🤔🤔...

  • @MaryLamim
    @MaryLamim 2 ปีที่แล้ว +14

    Não gosto da Shein, nem da proposta dela. Indico para todos que compram lá, comprem na Posthaus, que tem várias lojas aqui do sul e atender perfeitamente corpos reais e roupas plus size com valor bem acessível. A quintess é a minha marca preferida 💖 prefiro mil vezes valorizar empresas daqui e que sei que são feitas de forma responsável. Compro vários vestidinhos de 20 a 30 reais, posthaus é só amor! Compro lá desde 2012!

    • @gih3198
      @gih3198 2 ปีที่แล้ว

      Adoro a posthaus, compro lá tbm, nunca comprei da shein,, tenho medo de o pano ser ruim kkk

    •  2 ปีที่แล้ว +2

      O pano não é ruim. Pelo menos os tecidos das minhas camisetas não são.

    • @gih3198
      @gih3198 2 ปีที่แล้ว +1

      @ eu comprei algumas coisas em lojas online aleatórias que devolvi, panos péssimos. Aí tenho medo de comprar e não vir o esperado

    • @DaniielleFerreira
      @DaniielleFerreira 2 ปีที่แล้ว

      Não gostei das roupas da posthaus :/

    • @MaryLamim
      @MaryLamim 2 ปีที่แล้ว

      Como eu já estou acostumada a comprar na Posthaus, eu sempre olho o tecido. Gosto das roupas da quintess pois a maioria são malha de viscose com elastano, pelo menos a maioria dos vestidos e blusas que tenho deles é e são maravilhosas. Tenho roupas desde 2012 e estão em ótimo estado. Tem algumas marcas que trabalham com helanca, não é o meu tecido preferido, mas é gostosa, gosto de usar para trabalhar.

  • @manolosantos2336
    @manolosantos2336 2 ปีที่แล้ว

    O Caio foi certeiro no excesso de consumo, no vazio que nos faz levar a comprar "trocentas" mil coisas que não precisamos!!!

  • @stefanietretim3975
    @stefanietretim3975 2 ปีที่แล้ว +7

    Sem contar que além de ter muitas coisas baratas, os pontos abaixam mais ainda o valor, e os cupons E AINDA tem frete grátis acima de 29 reais, onde geralmente uma compra sempre vai sair maior que isso mesmo

  • @bernardoemmanuel_
    @bernardoemmanuel_ 2 ปีที่แล้ว +5

    Perfeita reflexão, Caio! Faz um video a respeito das possibilidades alternativas de consumo responsável de roupas. Onde podemos ir e comprar roupas legais de forma responsável? beijos!

  • @didianetrindade5575
    @didianetrindade5575 2 ปีที่แล้ว +4

    Eu compro na Shein. Aqui em Belém do Pará,chega bem rápido,as vezes chega antes da data. Antes eu consumia mais,inclusive comprei o meu vestido de noiva na Shein. Mas agora estou consumindo menos. Na Shein,tem roupas de todos os tipos de tecidos. Eu faço muita doação de roupas .As vezes tá mais em conta comprar lá 🥰

  • @betopreto7706
    @betopreto7706 2 ปีที่แล้ว +1

    Grato pela reflexão. Tens toda razão, precisamos rever as nossas necessidades de consumo. Cheiro Caio.

  • @fernandaromberg6837
    @fernandaromberg6837 2 ปีที่แล้ว +4

    Ótimo vídeo, imparcial e realista. Sou consumidora da SHEIN e de fato ela possibilita a uma grande parte da sociedade ter acesso a peças, muitas de excelente qualidade mas, com preços sim questionáveis. Me encaixo no perfil não de consumo excessivo mas muitas vezes desnecessário, com certeza irei refletir em tudo que foi falado!!

  • @maristelak.vedovatto6834
    @maristelak.vedovatto6834 2 ปีที่แล้ว

    Adorei sua visão... Certíssimo q tem algo q os olhos não querem ver ... Trabalho escravo gritante!
    O Brasileiro poderia sim valorizar o dele e mudar isso! Somos uma potência!

  • @coisasaleatorias3764
    @coisasaleatorias3764 2 ปีที่แล้ว +6

    Eu sei o segredo da Shein,eles vendem direto da fábrica,sem atravessador,sem os impostos exorbitantes que nós pagamos no Brasil.... é isso

  • @liviacosta2826
    @liviacosta2826 2 ปีที่แล้ว +4

    Compro de fast fashion mas tenho procurado comprar tmb de slow fashion. Na minha cidade tem uma loja maravilhosa: peças atemporais, lisas, tecido para durar muitos anos, uma cadeia familiar na produção, preço justo para quem vende e para quem compra e uma qualidade impecável… vc vai na loja, prova os modelos e tamanhos, escolhe as cores e volta alguns dias depois para buscar suas peças que são feitas por demanda. E Jamais forçam a barra para vc comprar mais. É a melhor experiência de consumo consciente que já tive.

    • @caiobraz
      @caiobraz  2 ปีที่แล้ว +2

      Que massa. Acho que é bem por aí o caminho ❤️

    • @TheNielsenicole
      @TheNielsenicole 2 ปีที่แล้ว

      Qual cidade?

  • @jornalistarenatarosa4205
    @jornalistarenatarosa4205 2 ปีที่แล้ว +2

    Eu sou da geração x e desde os anos 80 havia a pressão das meninas usarem roupas de marca. Por falta de grana aprendi a comprar em brechós e a partir de 2012, por causa de uma amiga que vive na Califórnia, comecei a participar de eventos de troca de roupas. Também assistiti "The true cost" e foi um baque. Pensar que as roupas baratas estão manchadas com o sangue e lágrimas de tantas mulheres me fez repensar: se quero saber como faz a comida que como pq não quem faz minhas roupas?

  • @peixotokk
    @peixotokk 2 ปีที่แล้ว +11

    A blogueira plus size Ju Romano levantou essa questão da shein atender o público. Realmente. Vivemos numa realidade em que roupa infantil é o mesmo preço de adulto pq implica o mesmo trabalho. Pq plus size não segue a mesma lógica? Chega a ser 3x mais caro. Mal ou bem ter acesso a isso é dignidade viu. Pessoalmente eu fico incomodada quando alguém compra na Shein, mas poderia comprar em outro lugar. Mas quem não tem opção, não julgo.

  • @gisa4937
    @gisa4937 2 ปีที่แล้ว +1

    Eu tenho comprado bastante na Shein ,gosto muito da qualidade dos tecidos e rapidez na entrega.

  • @Sam._G.
    @Sam._G. 2 ปีที่แล้ว +3

    Tenho 26 anos e nunca comprei nenhum item da Shein.
    Já senti vontade de alguma coisa, exatamente por esse excesso de informação, mas por sempre preferir qualidade do que quantidade, acabei deixando pra lá. A vontade não era minha de fato, era influência. Além de toda a questão sobre a falta de transparência da marca, as possíveis práticas baratas de mão de obra, eu ODEIO poliéster, evito o máximo que posso.

  • @drikasaturnino8462
    @drikasaturnino8462 2 ปีที่แล้ว

    Falar sobre o tema é complicado, mas preciso exaltar a forma como vc abordou a temática. Perfeitoooo! Parabéns pela maneira inteligente, sensata e competente como abordou o conteúdo. Embora tenha opinado, ressaltou muito mais a informação do que sua opinião. Arrasou!!!!!

  • @snadramorena
    @snadramorena 2 ปีที่แล้ว +23

    Eu sou uma pessoa da geração já esqueci... e vc fala de uma importante coisa. A falta de não moda.... pq meu consumo nos anos da pandemia foi quase zero, mas depois de tanto tempo, precisei comprar não moda, mas camisolas...e só encontro tamanho na Shein. Pq realmente os tamanhos lá são brasileiros, mas nenhum brasileiro faz a roupa do meu tamanho, que é 4X ou 5X. Eu cansei de comprar tamanhos desses no Brasil on line e elas não corresponderem nem aos tamanhos citados nos sites. Então posso até pensar em quem está fazendo, mas também não esqueço, que encontraram em Bady Bassi-SP, peruanos em trabalho escravo para lojas de moda brasileiras.

  • @maiararosa7913
    @maiararosa7913 2 ปีที่แล้ว +12

    Beleza, faz sentido, mas vejo muita roupa de marca e cara que são produzidas em países extremamente pobres, de procedência bem duvidosa também e até com o mesmo tipo de composição... e aí?

    • @PD-M
      @PD-M 2 ปีที่แล้ว

      exato... Inclusive a própria Zara né, que tem mesma confecção e ja foi confirmada como mão de obra escrava e mesmo sendo fast fashion pagam de grife vendendo os mesmos produtos da shein por preços altissimos. Mas ai babam ovo ao inves de condenar

  • @miroca4751
    @miroca4751 2 ปีที่แล้ว +71

    Eu honestamente nunca consegui comprar nada na Shein. Olho a foto, acho bonito, porém quando vou ver a foto real que os clientes colocam eu desisto, muito ruinzinho..Como não sou rica prefiro comprar uma peça de qualidade por um preço razoável do que comprar 10 peças sem qualidade alguma. Detesto guarda-roupa entupido de roupas..

    • @adrianasedrez2149
      @adrianasedrez2149 2 ปีที่แล้ว +11

      Concordo com você, quando você as blogueiras mostrar as roupas da impressão que são roupas plásticas na verdade são né? Poliéster! 😬
      Prefiro comprar pouco e de qualidade e ajudar o comércio local.

    • @kahloezer
      @kahloezer 2 ปีที่แล้ว +6

      Sim! Sempre olhei mas fico sem coragem em gastar numa peça sem qualidade, uns cortes feios, costura estranha. Penso se preciso mesmo e se dá pra esperar ter uma grana pra comprar uma melhor.

    • @julianemartins3982
      @julianemartins3982 2 ปีที่แล้ว +2

      Sou igual 👏🏽

    • @edvanesantos8644
      @edvanesantos8644 2 ปีที่แล้ว +1

      Eu também era assim nunca comprava nada até o dia, comprei uma blusa bem barata de 30 reais qualidade péssima costura torta, aí fui pegando dicas de consultora de moda sobre tecido comprei um Cropped algodão e linho foi 89 reais menina qualidade ouro nível a costura perfeita sem defeito nossa sério melhor compra, é olha a composição do tecido e outra dica se a peça for muito barata as roupas são péssima qualidade
      Sério tem aquela linha moft as pessoas muito boa mesmo nem as da Renner chega aos pés da qualidade… comprei um short na Renner não tem nem 2 meses usei poucas vezes tá cheio de bolinhas parecendo roupas velhas

    • @deboraoliveira633
      @deboraoliveira633 2 ปีที่แล้ว +4

      Concordo. O que acho ótimo no site é isso: as fotos. Na modelo a roupa é linda, mas quando vc fotos em pessoas reais, dá para ver que é bem ruinzinha. Até blogueiras que fazem vídeo, dá para ver que não são roupas de qualidade, além de serem tecidos sintéticos da pior qualidade. Já comprei na Shein, "para testar", e geralmente olho coisas que não se acha com facilidade por aqui. Mas bem pouco, e não estou achando que está valendo a pena. Nem tão barato está assim. Não pretendo comprar mais.

  • @telmaalmeida7441
    @telmaalmeida7441 2 ปีที่แล้ว +1

    muito importante esse vídeo. O consumo desenfreado leva pessoas a comprarem o que não precisam, não podem pagar, não sabem de onde vem, nem q impacto provoca.

  • @evelynmgold
    @evelynmgold 2 ปีที่แล้ว +19

    Eu morro de vontade de comprar na SheIn mas toda vez que coloco alguma coisa no carrinho fico lembrando do documentário e desisto. E eu não acredito que as fast fashions brasileiras se renovaram tanto assim para respeitar a mão de obra envolvida e o meio ambiente.
    Fala mais sobre a alta dos preços das fast fashions do Brasil. Tô um pouco chocada com os preços da Renner.

    • @GiovannaKaia
      @GiovannaKaia 2 ปีที่แล้ว +3

      Eu adoro comprar na c&a ...mais a Renner e Riachuelo tá um absurdo mesmo até excluí do Cel 😊

    • @andreamaciel1782
      @andreamaciel1782 2 ปีที่แล้ว

      @@GiovannaKaia a C&a tá mais cara tb

    • @mariagarbachevski7252
      @mariagarbachevski7252 2 ปีที่แล้ว

      Onde tem esse documentário?

    • @evelynmgold
      @evelynmgold 2 ปีที่แล้ว +1

      @@mariagarbachevski7252 ele se chama The True Cost. Acho que está disponível na Amazon Prime agora.

    • @mariagarbachevski7252
      @mariagarbachevski7252 2 ปีที่แล้ว

      @@evelynmgold obrigada

  • @NaldoMiranda
    @NaldoMiranda 2 ปีที่แล้ว

    Chegou chegandOooo 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @dominiqueavlis7104
    @dominiqueavlis7104 2 ปีที่แล้ว +4

    O preço da SHEIN realmente é barata e tem qualidade, e em muitas lojas você olha s etiqueta made in china! Então…
    Porque pagar mais caro
    E aqui tb tem muitas costureiras que trabalham Pra alguém que revende pra lojas conhecidas e que infelizmente não ganham nada perto de quem esta Revendendo e aí… como fica isso

  • @cristinacapaverde2203
    @cristinacapaverde2203 2 ปีที่แล้ว

    Caio amei seu vídeo, conheci vc no Gnt fashion.( nossa amava aquele programa).
    Eu nunca comprei na Shein, confesso que já entrei fiquei doida com cada coisa linda. Porém há 4 anos eu descobri os brechós, grupos de desapegos.
    E não é à toa que lojas de fast fashion estão de olho nesse mercado.
    Brechó é transformador.
    A Shein é barato?
    Barato quanto?
    Barato, pra mim, é algo que vou comprar, usar de várias maneiras e quando for vender ainda pego um bom preço. Isso é barato.
    Caio já comprei tanta roupa bacana em brechó, nossa é um mundo maravilhoso.
    Na família tem esse hábito de trocar roupas entre nós, então para comprar em brechó foi um pulo.
    Tem tanto brechó bacana, com cara de loja que é admirável.
    Pra mim, é tendência mundial.
    Acho que vc precisa saber escolher.
    Hoje em dia entro nessas lojas de shopping fico passada. Os preços são absurdos.
    E não é só pra mim, compro para meu filho desde sempre.
    Gente vc usa um macacão infantil 2x e ele custou 300,00. Vc tem ideia do que é 300,00?
    Ai vc vê o mesmo macacão no desapego por 50,00.🙊🙈.

  • @marciolirio8703
    @marciolirio8703 2 ปีที่แล้ว +10

    Meu carrinho de compras da shein tá lotado, só falta comprar hahaha
    Mas tô ligado que é tudo muito suspeito mesmo, espero que nada de errado esteja acontecendo.

  • @cecilia3509
    @cecilia3509 2 ปีที่แล้ว

    Conheci agora. E fiz um pedidinho para conhecer. Me surpreendi. Bom corte. Tamanho perfeito…

  • @Flabastosleite
    @Flabastosleite 2 ปีที่แล้ว +18

    O consumo consciente até permite comprar algo da Shein, mas superlotar guarda-roupa não me parece coisa de mundo em recessão. Parece desculpa pra gente não pensar no que realmente importa: questão ambiental e de subsistência.

  • @samillaleal3307
    @samillaleal3307 2 ปีที่แล้ว +1

    Realmente são muitas camadas! Cresci consumindo produtos considerados descartáveis (que no meu caso nunca foram) por questões financeiras, mas quanto mais o tempo passa, mais trabalho minha consciência para consumir o que preciso e fazer tudo durar o máximo de tempo. Hoje compro na SHEIN, Renner, brechó, feirinhas locais e qualquer outro lugar seguindo sempre o princípio de ser algo barato, que eu preciso realmente e o mais atemporal possível parar durar um bom tempo (e dura, mesmo sendo 100% poliéster).

  • @mariacorreia7335
    @mariacorreia7335 2 ปีที่แล้ว +7

    É irónico que a publicidade que o TH-cam associou a este vídeo é precisamente a Shein. Pelo menos para mim. Mas essa reflexão é importante. Não há pequenos almoços grátis tenho a certeza que a Shein só consegue fazer isso à custa dos direitos humanos e do ambiente. Eu não consigo comprar na Shein por uma questão de consciência. Mas admito que o preço é mt tentador.

    • @alquileresdetemporada1345
      @alquileresdetemporada1345 2 ปีที่แล้ว

      O fato da propaganda é devido a segmentação, usada no tráfego pago. Usam palavra chave para atrair o cliente interessado na mesma ou com mais probabilidade. O título e tema do vídeo entrelaçou...

  • @vivi_anne8149
    @vivi_anne8149 2 ปีที่แล้ว +1

    Assunto a ser debatido em um Seminário de três dias pelo menos. A boa prática começa com nossa conscientização sobre o que é essencial e o que não é. 🙂 Que bom ouvir você falar sobre esse assunto tão urgente!!! 👏👏👏

    • @caiobraz
      @caiobraz  2 ปีที่แล้ว

      Vale seminário!!! Demais

  • @MikaelSepaul
    @MikaelSepaul 2 ปีที่แล้ว +9

    Muito bem colocado. Esses preços baixos nessa escala de produção me dá muita desconfiança, nunca comprei lá. O problema ambiental nesse tipo de consumo fast fashion é certeiro, e a mão de obra análoga escrava é outra parcela que tudo indica estar presente. Ótimo video Caio.

  • @patriciaamato8247
    @patriciaamato8247 2 ปีที่แล้ว

    Gostei muito de sua abordagem. De um lado, uma loja sem transparência alguma, de outro preços absurdos em varias lojas. Que equações difíceis de resolver. Comprei pouquíssimo na Shein, mas minha consciência pesou sim. Não comprei mais. Tem que ter uma relação mais justa de consumos em todas as lojas. Onde vamos parar, né?! Obrigada Caio, pelo seu conteúdo!

  • @alissanani
    @alissanani 2 ปีที่แล้ว +8

    Faltou uma camada (amando o termo hehe) muito importante na discussão.
    O volume de acesso+compra da Shein ficou tão absurdo que se equipara a um buscador.
    São mais de 900 milhões de visitas, isso só no domínio br.
    O que isso quer dizer: dados de comportamento de busca com comportamento de compra!
    (Não vou nem entrar em LGPD e dados de milhões de brasileiros sendo exportados)
    Hoje eles trabalham muito na massificação, mas daqui a pouco eles vão estimular o hiperconsumo no micro, nas comunidades, em coisas específicas, cidades, trabalhando em cima do bigdata para trazer produtos extremamente personalizados.
    Vamos ser o que vem nos próximos anos. Um pouco de medo.

    • @malumoteki3021
      @malumoteki3021 2 ปีที่แล้ว +1

      O que é LGPD?
      Achei muito interessante o que vc comentou.
      E detalhe: tenho muito muito medo. Mas já tô velha, só meus filhos vão chegar nessa fase, eu acho?!

    • @alissanani
      @alissanani 2 ปีที่แล้ว +1

      @@malumoteki3021 Lei Geral de Proteção de Dados, uma lei que protege o que e como os seus dados podem ser usados. O site da shein tem dominio br, mas é recente, e tem que seguir essa lei. Mas imagine até não ter, foi um volume imenso de informações transacionadas sem cuidado. E pense que todos os dados são dados sensíveis: nome completo, cpf, endereço, dados de cartão...

  • @edineidegomes4545
    @edineidegomes4545 2 ปีที่แล้ว +1

    Extremamente importante essa sua sacada e que sirva de reflexão para todos nós. De o de vem essas roupas tão baratas? Em que condições trabalham as pessoas que fazem essas roupas? Essa conta que não fecha.

  • @adrianopasini1
    @adrianopasini1 2 ปีที่แล้ว +3

    Caio, a Primark, apesar dos preços absolutamente baixos, quando comparada às concorrentes é a empresa que mais apresenta iniciativas de responsabilidade social e ambiental. Eu tinha uma impressão muito errada deles também, ate dividir apartamento com um buyer de camisetas masculinas da Primark. Ele me contou todo o processo deles de auditorias nas unidades de fabricação que, por sua vez, contam com um escritório local que garante que as condições sociais e ambientais mínimas sejam respeitadas durante todo o ano. Aparentemente muitas dessas iniciativas foram desenvolvidas depois de um grande escândalo que envolveu a marca muitos anos atras.

    • @cecilianovais212
      @cecilianovais212 2 ปีที่แล้ว

      O escândalo deve ter sido o desabamento da fábrica em Bangladesh. Entre os destroços foram encontradas muuuuitas roupas com etiqueta da Primark (e GAP, e Benetton, e Walmart...)

  • @antoniogasbarra9795
    @antoniogasbarra9795 2 ปีที่แล้ว +2

    Vc que voltou,nós sempre estivemos aqui te esperando..❤

  • @renatabittencourt_atriz
    @renatabittencourt_atriz 2 ปีที่แล้ว +3

    Assisti ao vídeo após uma propaganda da Shein e ao final dele, um novo anúncio da mesma, sendo q nunca comprei nela.
    Muito triste pensar q o impacto socio-economico e ambiental disso tudo dificilmente será freado, especialmente pq falamos de uma empresa de alcance global. E isso é apenas uma empresa. Imagina qntas mais se sustentam e enriquecem da mesma forma. Triste demais.

  • @jamaileguaraciara7324
    @jamaileguaraciara7324 2 ปีที่แล้ว

    Esse vídeo é uma ótima fonte pra teses de estudos e conclusão de curso… fica a dica!

  • @terezinhadulcesilva9301
    @terezinhadulcesilva9301 2 ปีที่แล้ว +4

    Faça um vídeo sobre o acabamento, o tipo de tecido, o caimento. Porque roupa barata que não dá pra usar, não vale a pena!

    • @juliabeatrizdossantos3183
      @juliabeatrizdossantos3183 2 ปีที่แล้ว

      Já ouviu falar no canal da macimus tecidos ? Da uma pesquisada aqui no TH-cam, tem uma playlist nesse canal que chama: "dicionário dos tecidos", assiste pra tu ver é muito bom, fala TUDO TUDO TUDO sobre tecidos

  • @thiagodias1697
    @thiagodias1697 2 ปีที่แล้ว

    Caio, que saudade de ouvir tu falando sobre moda

  • @achadinhosdathaissa
    @achadinhosdathaissa 2 ปีที่แล้ว +8

    Eu entendo seu questionamento e não acho errado. Mas pra gordas maiores como eu já é difícil comprar nas fast fashions nacionais peças a um preço justo com informação de moda. Não gosto de comprar na shein mas infelizmente é o que acaba servindo no meu bolso e no meu corpo.
    Do privilégio de quem é magro fica difícil entender isso mas a real é essa. As lojas plus no Brasil não são muitas e as peças são caríssimas.
    Enquanto pessoas gordas não forem incluídas tb nessa pauta ela fica vazia. Pq eu tenho consciência que shein não é a melhor opção mas o que me sobra tb?

    • @caiobraz
      @caiobraz  2 ปีที่แล้ว +3

      exatamente, esse é um ponto super a favor da Shein, por isso que a discussão tem tantas camadas. obrigado por comentar!

    • @GiovannaKaia
      @GiovannaKaia 2 ปีที่แล้ว +2

      Se lá tem roupa pra vc compra filha ....todas as porcarias do mundo existe desde que o mundo é mundo ...se vc vai fica bem vestida compra lá doque fazer prostesto por uma coisa que não vai mudar nada kkkkk..

    • @achadinhosdathaissa
      @achadinhosdathaissa 2 ปีที่แล้ว +1

      @@GiovannaKaia cara o vídeo aqui é uma troca de ideias e eu acho importante levantar esse ponto.
      Não acho bacana a gente só consumir sem pensar e questionar as coisas. O Caio é bem receptivo com ideias e o meu comentário foi pra complementar a linha de pensamento dele e incrementar uma camada a mais nessa estrutura de pensamento crítico.
      Logo vi que vc não entendeu ;)

    • @achadinhosdathaissa
      @achadinhosdathaissa 2 ปีที่แล้ว +1

      E acho legal salientar aqui que no último ano eu comecei a ganhar um pouco mais e não recorri a shein nenhuma vez, tentei ao máximo marcas de plus. Mas são caras, agora preciso de casacos e sem condições 300 numa peça que vou usar pouco por morar no Rio de Janeiro não tem nem cabimento.

  • @celiaviana9135
    @celiaviana9135 2 ปีที่แล้ว

    Olá Caio! Que legal seu conteúdo, acho muito importante o consumo consciente... Confesso que não sou muito consumista de roupa, tento reciclar as minhas, doando e comprando o necessário e quero aprender a customizar! Por favor, faça conteúdos sobre reciclagem de roupas, onde descartar corretamente! Bjos 😘

  • @natimanfre3087
    @natimanfre3087 2 ปีที่แล้ว +3

    Eu vejo o Brasil menos preocupado com o planeta e as condições de trabalhadores por trás dos super fastfashion. Na Europa percebo que existem movimentos intensos de conscientização a esses aspectos.
    As roupas são baratas, mas esse preço quem paga?! Existem muitos documentários a respeito. È real

  • @brunaparavidino2890
    @brunaparavidino2890 2 ปีที่แล้ว

    Que vídeo necessário!! Eu comecei fazendo vídeos com roupas da Shein, e já estou parando. Existem diversos tipos de conteúdos interessantes. Obrigada pelo vídeo!

  • @felipecattini2360
    @felipecattini2360 2 ปีที่แล้ว +12

    Acho que o consumo na Shein passa por vários fatores bem problemáticos. Existe uma questão ambiental, pois são roupas que duram pouco e que viram lixo muito rápido. Além disso, é tudo amparado na exploração de mão de obra barata em países pobres e também há um ponto de prejudicialidade da indústria brasileira. Dito isso, acho que a empresa investe dinheiro nas redes sociais (especialmente em conteúdo voltado pra geração z) e tem colhido frutos. Acho que vale a pena? Não, pois viola direitos fundamentais e não compactuo com isso.

    • @caiobraz
      @caiobraz  2 ปีที่แล้ว

      Bem apontado!!

    • @miguelsantosleal7034
      @miguelsantosleal7034 2 ปีที่แล้ว +6

      É só porque ela é chinesa. Muitas marcas americanas e europeias fazem isso a anos.

    • @GiovannaKaia
      @GiovannaKaia 2 ปีที่แล้ว +2

      Eu sou explorada na mão de obra também... trabalho que nem louca pra pagar conta ...se n puder compra uma roupa pra mim pra que trabalhar kkkkkk 😝

    • @Anacarola_
      @Anacarola_ 2 ปีที่แล้ว

      Na verdade o PIB per capita da China é maior do que o do Brasil e as roupas da Shein só são produzidas na China mesmo. A Zara produz no Vietnã, Bangladesh etc, onde as questões trabalhistas são muito mais negligenciadas do que na China. Só mais uma reforma trabalhista no Brasil e a a China já passa a gente em termos de dignidade no trabalho. Kkkkk