Caro irmão, se você quiser ajudar a manter nosso canal com a compra e manutenção de equipamentos, edição dos vídeos etc, pode fazer uma doação na conta do banco do Brasil, Agência 2917-3 conta 131439-4. Ou também, se preferir, pode assinar o nosso site de contribuição: apoia.se/padreleonardo E a melhor contribuição será sempre sua oração por mim! Deus te abençoe e recompense sua generosidade. Visite nossa livraria: livrariapadreleonardo.com.br/ Siga-me no INSTAGRAM: instagram.com/padreleonardowagner/
Padre preciso de uma resposta: fui casado em igreja protestante e divorciei, (sou ex protestante) e agora quero casar na igreja católica. Um padre me falou ontem que meu primeiro casamento pode ter sido válido, pois eu e minha noiva éramos batizados validamente. agora ja estou casado no civil e com o casamento marcado na igreja católica, e agora estou na dúvida se o meu primeiro casamento no civil foi válido ou não.
Sou casada há 33 anos. Desde jovem eu rezava para que Deus me concedesse um bom marido. Meu pedido foi atendido, meu esposo é um homem bom e de muita oração. Deus seja Louvado!
Amados um conselho que eu dou para vocês! Deus e diálogo, os casais precisam conversar, precisam ouvir uns aos outros não deixem jamais isto porque isto vai fortalecer muito a união de vocês.
Sou casado há 19 anos. Como todo o casal, passamos momentos bons e momentos difíceis. Felizmente minha esposa e eu temos muita fé e acima de tudo respeito mútuo.
Fé e muita perseverança e muito cuidado com as armadilhas do coisa ruim, seja sempre fiel a tradição, antes ir para o céu como um simples padre do que para um lugar muito ruim como um pecador.
Acho que os namoros de hoje dão errado porque as pessoas tiram a real finalidade dele, que seria ir a Cristo, e querem apenas se divertir, suprir carências, acham que vai sempre ser oba oba e alegria com o parceiro/a e quando chegam as dificuldades, desistem, pois os sentimentos e prazeres são passageiros, são a areia que as pessoas constroem suas casas e acabam se prejudicando muito depois.
Estava falando exatamente isso hj! Q o amor, o matrimônio exige sacrifício e hj em dia muitos querem casar porém querem vida de solteiro, querem ter filhos mas não querem ser pais e vice versa....ótimo vídeo compartilhei antes mesmo de assistir e fiquei pasma quando comecei eu mesma assistir pq falei exatamente sobre esse tema.....desse sacrifício!
Bom dia Padre sua Benção tudo bem Eu sempre disse a minha Esposa, o meu sim eu disse para Deus, não foi para ela, eu sou fiel a ela porque primeiro sou fiel a Deus. E está palavra Sacrifício traduz em muito a vida de um casal tanto para mim como para ela, obrigado Paz e Bem
Como ensina Santa Tereza DAvila: amor é determinação (determinada determinação). Independente da vocação, ao dormir e ao acordar, temos que nos determinar a amar. Recordo-me tb de São Bernardo de Claraval que escreveu na parede de sua cela: “Bernardo, a que vieste?” Para os casados... “ Meu nome , para que me casei com .... (nome do cônjuge) e em Cristo?” Penso que essa é a pergunta que devemos responder todas as noites antes de fecharmos os olhos.
Eu entendo esse amor, casei aos 16 anos, sou casada há 37 anos, se fosse para me casar novamente, seria com a mesma pessoa.Eu me apaixonei pelos olhos dele, pela dor que existia na época, e pela força com que ele superou tudo. Sabe Padre, passamos por várias dificuldades... Mas as mãos de meu marido sempre estavam unidas ás minhas. Se não fosse o amor dele, a generosidade dele eu não teria sido a pessoa que sou. Ele me deu a graça de viver.Ele entende minha fé. Gratidão. Paz e Bem.
Eu passo muitas, mas MUITAS dificuldades sérias e graves no meu casamento, porque me faltou esse tipo de orientação ANTES. Contudo, estou muito apaixonada por Jesus. Ao longo dos meus 40 anos de vida Ele foi me conquistando com Seu carinho, sua Presença incondicional e com a certeza de sempre está comigo. E o amor que Ele me dá é tão grande, tão enorme, tão tudo... Que me faz conseguir passar por cada dificuldade de cada dia. De forma que todas as humilhações, todas as palavras mau ditas e malditas, todas as grosserias, toda a estupidez e soberba... Tudo eu posso compartilhar com Jesus e sabendo que Ele está ao meu lado comigo, em cada momento de alegria ou solidão... Saber que Jesus é meu amigo mais querido, meu amor para sempre, meu colo, meu ombro, a única mão sempre estendida para mim... Isso me dá forças para suportar tudo. Até o meu marido, até quando Deus quiser e permitir, pois ele precisa de muito suporte.
Oi Padre Leonardo, sou casada á 13 anos e confesso que no começo eu não pensava assim, mais a cada dia procurando por verdades e santidade, eu vejo que é exatamente isso que o senhor falou, sei que ainda sou falha, mais procuro melhorar pedindo a Deus sabedoria e discernimento para fazer meu papel de esposa e mãe. Peço sua benção padre.
Também sou casado a 18 anos e muitas graças me foram concedidas: três filhos maravilhosos, uma família forte, o ministério do diaconato permanente, uma comunidade linda, dentre outros dons de Deus. É melhor seguir com Deus! Sem Ele não enxergamos o caminho!
Sua bênção, Padre. Quem dera que os noivos compreendessem bem isso. Como diria o professor, "o casamento não é encontrar a pessoa certa, mas amar para sempre a pessoa errada".
Eu estou solteira. Nos últimos anos percebi que o amor não é sentimento, é decisão. Assim como Jesus decidiu seguir sua vocação para salvar o povo do pecado nós devemos decidir por nossa vocação de santidade onde quer que seja a nossa missão na terra.
Padre quando casei quis fazer meu marido feliz. Pensava nisso com muito carinho. Depois percebi que era muita coisa pra mim. Me sentia sozinha e sem uma orientação. Vieram os filhos e coloquei minha alegria neles e achei que era assim mesmo a vida. Tivemos e temos muitas dificuldades. Hoje percebo que falhei nessa missão de fazer meu marido feliz. Mas Deus tem me ajudado até através de pessoas como o Senhor, padre Leonardo, que orientam a gente, e outras pessoas de Deus. Devagar vamos descobrindo que sendo em Deus e por Deus chegaremos onde Deus quer. Obrigada padre
O sacrifício, a renúncia é a chave da nossa maturidade tanto afetiva quanto racional, que gera em nós a conversão, um desejo de santidade. Vivo isso na minha juventude.
Sua benção, padre Leonardo! Vídeo excelente! Estou plenamente de acordo. É preciso resgatar o significado da palavra amor e sacrifício, pois ambos são indissociáveis. As pessoas creem hoje que amor é prazer, erotismo, autossatisfação. Resumindo, o conceito de amor hoje é puro egoísmo. E infelizmente as pessoas se esqueceram que é uma vocação, não um contrato que pode ser revogado conforme os próprios caprichos. Um dos melhores livros que já li sobre matrimônio é o do Tihamer Toth - O matrimônio Cristão. Estou lendo ainda o do Fulton Sheen - Três para casar. Esses são essenciais para os que sentem o chamado ao matrimônio.
Padre Leonardo, meu marido e eu estamos casados há 11 anos e, com apenas 3 anos de casados, passamos por uma dolorosa separação por conta da infidelidade conjugal dele. Superamos essa situação delicada e com aquela experiência aprendi a depositar toda a minha confiança em Deus. Aprendi o real valor do sacrifício por amor a Deus, subjugando o meu orgulho e vaidade à vontade dEle. Como o Sr. bem disse, casamento é sacrifício e doação.
Eu aprendi o sentido do casamento na maneira mais dolorosa possível! Por não ter está visão do sacrifício meu casamento se desfez, a igreja me auxiliou muito e me acolheu novamente como o filho que desperdiçou os bens, passei por um processo de nulidade matrimonial que também é muito doloroso mas foi necessário para que eu pudesse servir mais na igreja! O meu casamento foi considerado nulo, hoje sei o sentido profundo do casamento, mas o que ficou de toda está experiência dolorosa é que temos refletir qual é a vocação que o Senhor quer de nós, hoje continuo solteiro, sou ministro da eucaristia e busco uma vida de oração, não é fácil mas sei que com a graça de Deus e a intercessão da Virgem Maria vou seguir no caminho de Jesus Cristo meu e nosso Senhor
@@cinthiavaleria3049 a pergunta era para o Robson Kkk mais tá valendo tmb , que bom que você viveu essa experiência , pq eu gostaria de nunca ter me casado
Obrigada Padre acho q o Espírito Santo falou ao seu ouvido p q falasse p mim neste momento.Não é fácil pedir a conversão de quem não vive a busca da conversão dia a dia sabendo q somos miseráveis e pecadores e necessitamos da misericórdia de Nosso Senhor e q é só p ele e nele q encontramos a paz a alegria de viver.Tenho nestes últimos tempos vivido pelas graças do Senhor meu casamento . Como gostaria q nós dois vivessemos em Cristo nosso casamento .Mas sigamos em oração como Santa Rita q não desistiu um minuto dos seus. Paz e bem.
Venho fazer um agradecimento ao senhor Pe. Leonardo. Não é a respeito deste vídeo, mas de outros vídeos que tocaram no assunto do escrúpulo. Era algo que continuamente me atormentava, e, através de seus vídeos a misericórdia de Deus me curou dessa doença. Muito obrigado Padre.
Boa noite, caríssimo Padre Leonardo!!! Que alegria deste vídeo! Tenho 21 anos de casada e graças à Deus, pela oração e sacrifício e graça divina tenho descoberto cada dia mais o que é o amor doação. Mas com seu vídeo fiquei imensamente feliz por saber que as inspirações do Divino Espírito Santo nas quaresmas de São Miguel, nas mensagens de Maria no Cenáculo do MSM, a missa diária ( a sede de ir para ela todos os dias), o terço, a confissão que busco, a tristeza e vergonha com meus pecados e as inúmeras tribulações familiares fazem cada vez mais eu aspirar um amor esponsal a Cristo. Meu pedido diário é: Nossa Senhora, interceda a seu Filho para que eu aprenda a amar. Depois que comecei a pedir isso, minha vida mudou, eu mudei totalmente meu olhar e meu ouvido perante tudo. Rezo pelo senhor todos os dias. Agradeço -lhe imensamente por ser sua paroquiana virtual. E fiquei triste porque quando o conheci e soube que celebrava aqui em BH, o senhor anunciou sua mudança. Deus seja louvado por sua vida e sacerdócio. Uma pergunta: como orientar uma pessoa muito próxima da família a se casar pois está há muito tempo está num namoro inadequado com relação ao preceitos católicos? Além de rezar, devo abordar o assunto? Desde já lhe agradeço.
Isso mesmo,tenho 10 anos de separada desejei que que fosse até morte me separa,mas hoje busco a santidade e oro por ele e o Senhor Jesus me sustentar a cada dia .
Não sei qual é a minha vocação, mas o que quero é ser santo (e, portanto, fazer a vontade de Deus) independentemente de qual caminho eu siga. Quero fazer a Vontade de Deus no dia a dia! 😊
Mais uma vez o pe. Leonardo sendo muito claro em suas palavras. Amar não é um sentimento, mas uma escolha! Se amamos, é porque escolhemos o caminho de sacrifício e de doar-se ao outro. Só assim, com o auxílio de Deus, o matrimônio "dá certo".
Sr. Padre obrigada. O grande contributo da igreja é esse mesmo, ensinar o Amor. Pedagogia positiva. Fiz muitos erros na minha vida por não saber o que é o Amor. Hoje em dia, adotei uma menina de 10 anos, e faço caminho na Comunidade Shalom, e em ambas as vocações, abraço a Cruz, pois sei que são elas que me levam para Deus. Bem haja.
O senhor é uma benção de Deus!!! A experiência da castidade é um sacrifício para que tenhamos um casamento santo fazendo a vontade de Deus e assim tornarmos felizes com a presença de nosso senhor Jesus Cristo como centro da vocação matrimonial.
Me caso daqui a 6 meses, com a graça de Deus.Hoje em dia, depois de muito pesquisar em vídeos de canais com bom apostolado, Déia a Tuba, aprendo muito com o exemplo do Matrimônio deles, vídeos do Padre Paulo Ricardo, com os vídeos do senhor também, sigo muitos IGs no instagran, de mulheres e esposas virtuosas que me ajuda a aprender e refletir. Além de buscar sozinha estudar os seguimentos de Deus, para que no Matrimônio eu pratique a caridade para com meu esposo.Como o dia de nosso Sim está mais perto, as vezes bate um medo, e muitas coisas vêem em minha cabeça, e minha preocupação maior é se irei conseguir ajudar o meu esposo a ser santo, nossos filhos e um dia vê -Los no Céu. Aí eu penso: se Deus colocou esse chamado em meu coração é porque Ele sabe que meio há tantas provações que possam surgir durante o caminho, conseguirei por sua graça, fazer o outro feliz e Santo.Mesmo em meio a muitas preocupações, eu acho muito lindo e edificante viver o Sacramento do Matrimônio, como um caminho árduo, de renúncias mas que leva ao céu. Os casais de namorados e noivos devem se preparem espiritualmente e lêem muito, para que façam uma boa escolha e estejam dispostos as sacrifícios diários, para poderem levar o outro ao céu e irem um dia contemplar Deus em sua Glória.
Muito acertado, padre! Principalmente se lembrarmos que o amor é decisão... não podemos esperar o friozinho na barriga, o calorzinho no coração! Sou muito feliz e realizada em meu matrimônio porque pra mim, meu marido e filho estão na frente das minhas vontades. E eu sei que para meu marido, eu sou a prioridade depois de Deus. ❤ Quantas vezes a vontade é descansar quando meu marido me pede pra fazer uma comida, e prontamente eu vou muito feliz porque entendo que é Cristo que me chama à servir.
Desde quê entendi q me casei p fazer o outro feliz , vivo melhor o meu matrimônio . Apesar do meu esposo ser luterano , e não entender e concordar com meus pontos de vista , ele continua firme e fiel comigo 🙌 . Padre Leonardo ore pela conversão dele .
O fato de não haver mais a compreensão de caridade e ajuda mútua explica o porquê de muitos casais se unirem apenas por interesses financeiros e questiúnculas sem fundamento algum. Reduziram o casamento a um contrato de ordem jurídica!! Secularizaram a união entre homem e mulher, e pior, igualando-a às demais "uniões" entre pessoas do mesmo sexo. Nada mais trágico para esta sociedade moderna.
Estou passando por um momento muito difícil, sou casado a 11 na igreja e hoje estamos separados. Peço orações pra que Deus me de forças pra continuar lutando pelo projeto de Deus em minha vida , a Família. Sinto que estou sozinho nesta luta. Reze por minha família padre, temos três filhos, um deles é coroinha , sou catequista, e derrepente minha casa desabou peço orações a todos.
Sua bênção padre, sou casada a 28 anos com a graça de Deus, é uma coisa que aprendi foi que amor não é sentimento e sim uma decisão. Por amor a Jesus eu me decidir a amar sempre independente de qualquer coisa. Peço suas orações para nós casados🙏
Salve MARIA! Sua benção padre. Sacrifício é unir-se à Cruz de Cristo. Sacríficio é fazer o que é desgostoso, duro, penoso, mas por amor a CRISTO. Sacrifício é renunciar a si todos os dias. Sacrifício é mesmo cuspido, ultrajado, zombado, manter a alegria fazendo a Vontade do Pai. Padre, peço sua benção, pois tenho 14 anos e tenho certeza absoluta sem sombra de dúvida que a minha vocação é sacerdotal. Mas as tentações são muitas, o inimigo de Deus quer me tirar do Caminho. Estou lutando, mas preciso de oração. Muito obrigado! O senhor ajuda demais. É um modelo de padre contemporâneo meu para mim. O senhor ajudou muito no discernimento vocacional meu. Abraço!
Entendo que o amor sacrifício é, na verdade, para mim mesma. Sem esse amor que sacrifica para se doar, eu não alcanço a salvação eterna. Que o Menino Jesus me ajude, porque realmente não é fácil, é sacrifício. Deus abençoe seu sacerdócio.
Uma benção esse esclarecimentos! Uma única palavra, sacrifício, nos leva a meditar a vida do Senhor Jesus, de Nossa Senhora,de São José! Que Nosso Senhor nos ajude a sacrificar-nos
Nossa gostei, eu não vejo a palavra Amor sem a palavra sacrifício, amor é doação é serviço, como Jesus demostrou, é sair de si, por isso é sacrifício, mas é a prova de que se ama! E não vejo sacrifício como algo triste, não! É alegria! É ter um coração em paz, em se sacrificar! Em Amar !
Que Belas e Sábias palavras Padre!! Foi uma benção assistir esse vídeo! Muito obrigado pelo seu Sim a Cristo, por seu apostolado fundado na Verdade! Deus seja Louvado!
O sacrifício no matrimônio é fundamental para chegarmos a santidade. É preciso carregar nossa cruz com muito amor e paciência. O matrimônio é o estado de vida propício para nos oferecer em sacrifício pela família. ❤
A padre, como eu queria que o senhor fosse da minha paróquia, da minha cidade. Faz duas semanas que quero confessar o padre sempre tem coisas mais importantes pra fazer
Padre a sua benção, fiquei surpreendida do que ouvi ,eu fui junta a 32 anos e agora que casei depoi desta pandemia ficamos muitos juntos tivemos os nossos filhos são 5 já tenho um que casou eu amo meu esposo gosto muito dos meus filho os amos todos mais só tem porém ele bebi 2 latinha eai quando fica bebo acredita e começa a me chinga e diz que quero ser santa porque eu rezar as madrugada e fico pesquisado as coisaxde Deus a palavras e seus áudio e de outro tambe me chinga porque não gosto mais de nada como de assiste TV de sai pra baladas Padre depois que passei aseita jesus por um chamado a Deus só muito pedreiro não só por ele e sim pelos filhos que ficam rindo não me escutam quando vou fala a palavra e difícil agora escutando a sua palavra o senhor tá certo obrigada vou rezar mas pra Ele sua benção
Sua benção santo Padre , realmente casamento é amor , Caridade e sacrifício realmente o casamento só dura quando temos a consciência de que Deus uniu o homem não separa
É preciso tomar uma decisão! No casamento deve haver perdão e renúncia, assim conquistamos gradativamente o amor e a felicidade. Obrigado padre por sua clareza ao explicar. Paz e Bem
Padre muito obrigada...Deus abençoe. Eu ontem tive uma conversa com meu marido e estava pensando em separa. 😭Mais vou lutar pelo nosso casamento. Muito obrigada . Deus seja louvado.
Acabei de ler a Superstição do Divórcio dr Chesterton. Ele faz uma defesa do matrimônio que lembra o que o senhor discorreu. Se perdeu muito a ideia do casamento com um voto sacramental e divino, hoje as pessoas não fazem nem ideia de que o casamento é algo sagrado.
Sua bênção, padre. Compartilhei o vídeo com minha mãe. Meu pais há algum tempo passam por uma crise e vivem em pé de guerra. Vivem juntos há 30 anos e receberam o sacramento do matrimônio tem 7 anos por insistência da minha mãe. Ela sempre fala em se separar mas eu passo para ser perseverante e rezar por ele. Ela tem muita fé mas ele é católico jujuba. Já está com quase 60 anos e nunca se confessou. Fico muito triste por eles mas só nos resta rezar.
Hoje tenho 31 anos e ainda estou solteiro, sempre quis casar, mais por influencia de amizades tinha me afastado de Deus, e nunca namorei, apenas fiquei com umas 3 mulheres poucas vezes e mesmo que eu tenha tentado nunca levei nenhuma pra c*ma, graças a Deus não deu, e hoje lembrando disso, vejo que tudo foi livramento, pois eu estava procurando no lugar errado. Algumas vezes falava não queria mais casar, mais passava um tempo e me vinha de novo o desejo de casar, mais eu olhava pra mulher errada e me frustrava de novo. Hoje estou conhecendo e aprendendo o verdadeiro sentido do matrimônio, muitw coisa já aprendi e não me faz desistir, me faz querer mais ainda viver essa prova de amor por minha esposa e meus filhos. Na hora certa vou encontrar o tipo de mulher que Deus quer pra mim!
Salve Maria, Pater! Lindo! Amor é renúncia ao mundo E sede de Deus! Como servir melhor nos talentos que Ele nos deu! Cada qual com a sua vocação, servindo o irmão!
...meu marido e eu nos conhecemos jovens,ele com 21 eu com 17.No período de três meses,me pediu em noivado em uma viagem a Aparecida do Norte (colocamos a aliança na capela do Santíssimo,foi lindo e emocionante), depois de três anos,nós nos casamos,sem querer muito, somente oque dava pra começar uma vida a dois.Depois de um ano passou a sermos três.(tivemos uma benção de uma filha), quisemos ter uma vida, simples,amando e respeitando um ao outro,eu em casa com as obrigações da casa meu marido com o trabalho... Já se passaram quase 25anos. Dia 29/04 se completa se Deus assim permitir... O segredo nenhum..Amar cuidar querer estar junto, isso é tentar fazer o outro feliz e ser feliz também. Reze por minha família padre,te peço . Deus lhe abençoe grandemente.
Eu concordo Padre, Realmente eu preciso me sacrificar mais, orar mais, compreender e Esperar em Deus. A mensagem do senhor hoje foi Deus falando pra mim. Deus abençoe Padre.
Com certeza estou curiosa. 🤗 Vou compartilhar este vídeo. Assim espero que tbm assistam outros. Música para meus ouvidos, tudo somente para Agradar a Deus 🥰
ADOREI PADRE O TEMA, MUITOS JOVENS NEM SABEM QUE O INTUITO DO CASAMENTO É O DE CO CRIAR COM DEUS, E REALMENTE É SACRIFÍCIO, CONFESSO QUE PARA MIM É MUITO DIFÍCIL PENSAR E TER CORAGEM DE VIVER ESSE SAGRAMENTO. EU PENSO QUE OS OUTROS SAGRAMENTOS SÃO MAIS FÁCEIS.
Bom dia padre tudo que o senhor falou é a realidade é verdade essas palavras é uma relíquia eu sou viúva certo já tenho 13 anos que eu sou viúva até hoje não encontrei ninguém mas estou respeitando me respeitando o melhor e rezando e pedindo a Deus que se for da vontade dele que ele prepare uma pessoa para mim mas até hoje continuo obediente a Deus e me sinto feliz por ouvir suas pregações e sei que o amor é isso é renunciar é perdoar é lindo que o senhor falou e que Deus lhe abençoe e continue lhe dando essa sábias palavras para o senhor continuar evangelizando e um feliz ano novo e eu me sinto muito feliz em ouvir suas palavras obrigado mesmo😅🙏🙏❤😀
Salve Maria! Vídeo fenomenal para os dias de hoje. Sou casada , e realmente sem sacrifícios fica bem mais complicado. Amo meu marido e vejo que preciso fazer mais por ele. Obrigada Padre por esse vídeo maravilhoso.
Sacrifício é o que nos une ao nosso amado Jesus , e o sacrifício oferecido com amor salvar almas, nos santifica... Vejamos a vida dos santos e veremos que não a santidade sem sacrifício e oração 😍
Padre sua benção! sou casada a 4 anos, e estou buscando viver o sacrifício constantemente. Obrigada por suas palavras . Conte com minhas orações. Reze por mim Tb , grande abraço!
Padre, saudações em Cristo! - Eu recebi o chamado de Deus para servi-Lo como um consagrado (padre), mas preferi ouvir a voz do tempo mandando esperar e acabei aceitando o convite do mundo. Casei-me com uma catequista que conheci durante um curso diocesano, mas Deus foi tão bom e verdadeiro Pai, que mesmo dizendo "não" à Ele, pude ser agraciado com hoje 26 anos de matrimônio, dois belos filhos e sim, muitas dificuldades vencidas juntos. Deus quando nos ama, nos ama muito mais que nós O amamos! Paz e Bem!
Padre, sua benção. O que o senhor disse apenas confirmou aquilo que eu ja tinha concluido: tanto o sacerdócio como o matrimônio demandam sacrifício próprio. São chamados, e como tal, escolhemos aceitá-los ou não. E como bem dizia o grande Chesterton "toda vez que fazemos uma escolha, rejeitamos todas as outras". Hoje em dia meu estado de vida é laical. Desde o inicio do ano, após um retiro inaciano, percebi que tenho uma boa inclinação para a vida celibatária. Porém, temo justamente, ainda, as renuncias que envolvem viver plenamente este dom de Deus, pois não sei se Deus quer de mim um estado celibatário laical consagrado, ou é apenas uma disposição do espírito para aguardar a pessoa certa para o casamento ou ainda um sinal de que é o sacerdócio que me chama. Até lá, vou assistindo seus vídeos e fazendo o devido discernimento. Se não for muito atrevimento meu, conto com suas orações, padre, e que Deus o abençoe sempre, enormemente.
É tão belo esse olhar para o matrimônio como essa busca mútua de fazer o outro feliz, parece algo “tão simples” no entanto, o que vemos sempre é UM dos dois compreendendo isso, e uma hr parece “pesar”. Que beleza há nos dois compreendendo e lutando para isso, para lutar todos os dias para fazer o outro feliz.
Não acho que tem que fazer o outro feliz. E sim ter a decisão de passar e compartilhar bons ou ruins momentos. Se o relacionamento vive de sentimentos acaba logo.
Salve Pe. Leonardo! Eu penso que tudo se resume àquela passagem de São Paulo em 1 Corintios: "sem caridade, nada vale". Peço que reze por mim, estou discernindo minha vocação ao sacerdócio! Deus o abençoe a cada dia mais, obrigado pelo seu sim!
Graças a Deus estou indo para 28 anos de matrimônio com a pessoa que Deus me deu. Não e fácil vencemos obstáculos muitas dificuldades mais pelo amor a Jesus a cada dia oferecemos nossos sacrifícios. Obrigada Padre por incentivar os casais a viver os mistérios desse sacramento, assim como os consagrados
Padre como é difícil, no ano que vem faço 25anos de casada na Igreja, já era casada no civil 2 anos e 4 meses, Hoje vejo que valeu a pena com Deus , somos vencedores tenho três filhos que criei e eduquei em Deus, com luta, tenho 2 filhos lindos e tenho uma boneca que faz 1 ano que entrou p Carmelitas, não posso reclamar ,coloco tudo nas mãos de Meu Deus, como a família é atacada, sua benção Padre🙏❤️
Sua bençao padre.Sou casada a 32 anos e confesso que no inicio pensava diferente .A 18 anos eu conheci as Arautos do Evangelho que nós ensinaram muito sobre as doutrinas católicas,e de lá para cá nós estamos aprendendo muito como se deve viver esse sacramento.Eu diria que dessa época pra cá estamos apreendendo ser feliz ,a sacrificar um pelo outro com alegria ,a rezar um pelo outro e buscar santinficar um ao outro e os filhos também.Eu diria com Deus e Nossa Senhora é muito diferente.Tenho certeza que seus conselhos ajudarão muitos casais .
Padre Leonardo, Graças a Deus pude ouvir essas verdades anos atrás, através de um colega seu de sacerdócio, o Padre Paulo Ricardo (padrepauloricardo.org). E assim venho vivendo meu casamento, pelo amor-sacrifício, e no sacrifício por amor. Obrigado. Cheguei a pouco tempo no seu canal estou gostando muito.
É isso padre Leonardo ...sua benção. Casamento é só para os fortes eu que o diga nos meus 19anos de matrimônio. Como em todas as vocações no casamento temos que nos entregar diariamente, e nos anular. Joelhos dobrados e rosário nas mãos frequentemente.
Realmente, esta é uma catequese oportuna! ... Estou há 52 anos casada e, mesmo com os altos e baixos, sempre fomos felizes, e com o passar dos anos reconheço que o segredo é este mesmo: ser feliz por fazer o outro feliz. ... Meu marido foi o que primeiro deu exemplo disto em nossa relacao, o que me levou a dar passos neste sentido. Hoje somos um casal realmente feliz, exatamente pq nos amamos nos doando um ao outro.
Pe Leonardo sua benção Amor 💕 Sacrifício pra mim é eu ser aberta à vida, e meu esposo não. É não querer seguir as regras desse mundo , pois sou mamãe de 4 filhos. Sou usuária MOB , permanecendo firme na fé, na esperança e na caridade. E meu esposo não querer seguir... como o Sr mesmo falou é seguir Amando mais do que o outro.
É isso mesmo. Nada e ninguém nesse mundo vai nos deixar felizes constantemente. Muita gente que está solteiro acha que vai aparecer alguém do nada e vai fazer ele ser a pessoa mais feliz do mundo. Novelas, música romântica e filmes contribuem para enfiar essa farsa na cabeça das pessoas. Amor é sim, ser feliz com o outro, mas acima de tudo, suportar os defeitos do outro. Isso sim é amor.
Certíssimo firma, quando alguém vier com aquelas lorotas vazias pra cima de vc, tipo "o q importa é ser feliz" etc, pergunte ao sujeito: Cristo quando veio ao mundo foi feliz?
Padre vou completar 23 anos em fevereiro,não sou casado mas quero muito me casar e ter filhos Penso nisso todos os dias Tenho medo de que não consiga achar alguém que também queira ter uma família, por favor reze por mim
Elisa, espera em Deus, busca nos lugares certos e com certeza você um dia encontrará esse alguém que está no coração de Deus para você construir sua família, eu tenho 39 anos vou casar ano que vem, nas esse tempo todo esperei a hora de Deus para realizar esse sonho 😊👐♥
Fique tranquilo, o medo é o pior sentimento! Também tenho 23 anos, somos jovens, Deus coloca pessoas especiais em nossa vida, basta permanecermos fiéis no Senhor!
Haja orações. O feminismo acabou com a personalidade das mulheres, criou moças interesseiras e moços mimados. As chances são remotas de se encontrar alguém disposto a ter um matrimônio cristão.
@@BlueCR055 Achava difícil também, até aparecer! Estou em um namoro, somos humanos, erramos, mas buscamos sempre evoluir junto com o outro. Nos conhecemos no meio católico buscando as mesmas coisas e já conversamos sobre matrimonio e educação dos filhos
Com 23 anos estão com medo! E eu que tenho 34, hahahaha. Mas não devemos temer, precisamos fazer a vontade de Deus, se aparecer alguém é bom, mas se não aparecer, que seja feita a vontade de Deus. E em tudo demos graças à Deus.
Se sacrificar pelo outro é necessário muitas vezes renunciar a nossa própria vontade, mas eu aprendi que nós seres humanos não somos calculadoras, na mesma hora dá o resultado, e sei que Deus tem sua hora de agir, mesmo que doa temos que amar o outro. Obrigada padre Leonardo 😘
Salve Maria,, gostei muito eu e meu esposo somos casados a 40 anos tudo que o senhor falou reforça nosso matrimônio graças a Deus nos temos um bom entendimento entre nós peço que abençoe nos com suas orações
PADREEEEEEEEE CASEI COM ESSE MESMO PENSAMENTO QUE O SENHOR PASSOU. ENTREI NO MEU CASAMENTO SABENDO QUE NEM TUDO SERIA UM MAR DE ROSAS, MAS DE SACRIFICIOS OFERECIDOS EM NOME DE DEUS. AGORA SIM, VEIO A CONFIRMAÇAO DO SENHOR. 1000X OBRIGADO!!
O matrimônio é lindo, mais eu não deveria ter me casado, meu maior sonho era se casar, mais percebi que não tenho vocação para isso, e tendo eu conhecimento sobre a catequese católica entendo que fiz um laço para sempre , e não sei que não posso divorciar e que preciso procurar viver com essa decisão. Mais aconselho as pessoas pensarem bem muito bem mesmo, pois é bom você ter para compartilhar a mesma fé e a vida, mais as dificuldades de um casamento é só para os que tem sua vocação verdadeira. Não que meu casamento seja algo horrível ou meu cônjuge seja alguém mal que me maltrata, pelo contrário é uma boa pessoa, mais se tivesse a experiência que tenho hoje, não me casaria mais tmb não viveria a solterisse de hoje em dia de que diz , que solteiro sim sozinho nunca , o sozinho nunca para mim ,seria com a companhia de Jesus apenas.
Caro irmão, se você quiser ajudar a manter nosso canal com a compra e manutenção de equipamentos, edição dos vídeos etc, pode fazer uma doação na conta do banco do Brasil, Agência 2917-3 conta 131439-4.
Ou também, se preferir, pode assinar o nosso site de contribuição: apoia.se/padreleonardo
E a melhor contribuição será sempre sua oração por mim!
Deus te abençoe e recompense sua generosidade.
Visite nossa livraria: livrariapadreleonardo.com.br/
Siga-me no INSTAGRAM: instagram.com/padreleonardowagner/
Pronto...
@@eriveltonlimadealmeidasant278 Deus lhe recompense!
Padre preciso de uma resposta: fui casado em igreja protestante e divorciei, (sou ex protestante) e agora quero casar na igreja católica. Um padre me falou ontem que meu primeiro casamento pode ter sido válido, pois eu e minha noiva éramos batizados validamente. agora ja estou casado no civil e com o casamento marcado na igreja católica, e agora estou na dúvida se o meu primeiro casamento no civil foi válido ou não.
Sou casada há 33 anos. Desde jovem eu rezava para que Deus me concedesse um bom marido. Meu pedido foi atendido, meu esposo é um homem bom e de muita oração. Deus seja Louvado!
Amor não é sentimento, e sim decisão. Quando Deus me revelou isto. Meu casamento mudou para Melhor.
O sacrifício é o caminho que leva ao amor. O matrimônio deve ser o caminho que leve um ao outro a Deus.
Amados um conselho que eu dou para vocês! Deus e diálogo, os casais precisam conversar, precisam ouvir uns aos outros não deixem jamais isto porque isto vai fortalecer muito a união de vocês.
Sou casado há 19 anos. Como todo o casal, passamos momentos bons e momentos difíceis. Felizmente minha esposa e eu temos muita fé e acima de tudo respeito mútuo.
Parabéns! 👏🏻 👏🏻 👏🏻
@alefegon eu te amo, você é um pai e esposo maravilhoso que respeita e ama Deus. ❤
Aproveito a oportunidade e peço-lhe suas orações Padre pois em 2020 entrarei no seminário e quero mto ser Padre. Obg pelas aulas!
Deus te abençoe!
Fé e muita perseverança e muito cuidado com as armadilhas do coisa ruim, seja sempre fiel a tradição, antes ir para o céu como um simples padre do que para um lugar muito ruim como um pecador.
Padre Leonardo padre, benção, olá, o senhor pode colocar o hino Santo em latim por favor
Acho que os namoros de hoje dão errado porque as pessoas tiram a real finalidade dele, que seria ir a Cristo, e querem apenas se divertir, suprir carências, acham que vai sempre ser oba oba e alegria com o parceiro/a e quando chegam as dificuldades, desistem, pois os sentimentos e prazeres são passageiros, são a areia que as pessoas constroem suas casas e acabam se prejudicando muito depois.
Belo comentário! 👏👏👏
@@lucietealves3936 Obrigado!
O amor é uma cruz com rosas.Há as rosas,mas certamente há a cruz
Estava falando exatamente isso hj! Q o amor, o matrimônio exige sacrifício e hj em dia muitos querem casar porém querem vida de solteiro, querem ter filhos mas não querem ser pais e vice versa....ótimo vídeo compartilhei antes mesmo de assistir e fiquei pasma quando comecei eu mesma assistir pq falei exatamente sobre esse tema.....desse sacrifício!
Bom dia Padre sua Benção tudo bem
Eu sempre disse a minha Esposa, o meu sim eu disse para Deus, não foi para ela, eu sou fiel a ela porque primeiro sou fiel a Deus.
E está palavra Sacrifício traduz em muito a vida de um casal tanto para mim como para ela, obrigado Paz e Bem
Não há vocação sem sacrifício, ótimas e sinceras palavras padre, que Deus o abençoe!
Como ensina Santa Tereza DAvila: amor é determinação (determinada determinação). Independente da vocação, ao dormir e ao acordar, temos que nos determinar a amar.
Recordo-me tb de São Bernardo de Claraval que escreveu na parede de sua cela: “Bernardo, a que vieste?” Para os casados... “ Meu nome , para que me casei com .... (nome do cônjuge) e em Cristo?”
Penso que essa é a pergunta que devemos responder todas as noites antes de fecharmos os olhos.
Eu entendo esse amor, casei aos 16 anos, sou casada há 37 anos, se fosse para me casar novamente, seria com a mesma pessoa.Eu me apaixonei pelos olhos dele, pela dor que existia na época, e pela força com que ele superou tudo. Sabe Padre, passamos por várias dificuldades... Mas as mãos de meu marido sempre estavam unidas ás minhas. Se não fosse o amor dele, a generosidade dele eu não teria sido a pessoa que sou. Ele me deu a graça de viver.Ele entende minha fé. Gratidão. Paz e Bem.
Ah padre, penso q é pq a gente quer fazer a nossa vontade, sem querer saber se é vontade de Deus aquela pessoa p nós.
Eu passo muitas, mas MUITAS dificuldades sérias e graves no meu casamento, porque me faltou esse tipo de orientação ANTES. Contudo, estou muito apaixonada por Jesus. Ao longo dos meus 40 anos de vida Ele foi me conquistando com Seu carinho, sua Presença incondicional e com a certeza de sempre está comigo. E o amor que Ele me dá é tão grande, tão enorme, tão tudo... Que me faz conseguir passar por cada dificuldade de cada dia. De forma que todas as humilhações, todas as palavras mau ditas e malditas, todas as grosserias, toda a estupidez e soberba... Tudo eu posso compartilhar com Jesus e sabendo que Ele está ao meu lado comigo, em cada momento de alegria ou solidão... Saber que Jesus é meu amigo mais querido, meu amor para sempre, meu colo, meu ombro, a única mão sempre estendida para mim... Isso me dá forças para suportar tudo. Até o meu marido, até quando Deus quiser e permitir, pois ele precisa de muito suporte.
Oi Padre Leonardo, sou casada á 13 anos e confesso que no começo eu não pensava assim, mais a cada dia procurando por verdades e santidade, eu vejo que é exatamente isso que o senhor falou, sei que ainda sou falha, mais procuro melhorar pedindo a Deus sabedoria e discernimento para fazer meu papel de esposa e mãe. Peço sua benção padre.
Também sou casado a 18 anos e muitas graças me foram concedidas: três filhos maravilhosos, uma família forte, o ministério do diaconato permanente, uma comunidade linda, dentre outros dons de Deus.
É melhor seguir com Deus!
Sem Ele não enxergamos o caminho!
Sua bênção, Padre. Quem dera que os noivos compreendessem bem isso. Como diria o professor, "o casamento não é encontrar a pessoa certa, mas amar para sempre a pessoa errada".
Eu estou solteira. Nos últimos anos percebi que o amor não é sentimento, é decisão. Assim como Jesus decidiu seguir sua vocação para salvar o povo do pecado nós devemos decidir por nossa vocação de santidade onde quer que seja a nossa missão na terra.
Sou Maria cicera,moro Japão 19anos ,já bom tempo acompanhado seus vídeos,acho amor e sacrifício.
Padre quando casei quis fazer meu marido feliz. Pensava nisso com muito carinho. Depois percebi que era muita coisa pra mim. Me sentia sozinha e sem uma orientação. Vieram os filhos e coloquei minha alegria neles e achei que era assim mesmo a vida. Tivemos e temos muitas dificuldades. Hoje percebo que falhei nessa missão de fazer meu marido feliz. Mas Deus tem me ajudado até através de pessoas como o Senhor, padre Leonardo, que orientam a gente, e outras pessoas de Deus. Devagar vamos descobrindo que sendo em Deus e por Deus chegaremos onde Deus quer. Obrigada padre
O sacrifício, a renúncia é a chave da nossa maturidade tanto afetiva quanto racional, que gera em nós a conversão, um desejo de santidade. Vivo isso na minha juventude.
Sua benção, padre Leonardo! Vídeo excelente! Estou plenamente de acordo. É preciso resgatar o significado da palavra amor e sacrifício, pois ambos são indissociáveis. As pessoas creem hoje que amor é prazer, erotismo, autossatisfação. Resumindo, o conceito de amor hoje é puro egoísmo. E infelizmente as pessoas se esqueceram que é uma vocação, não um contrato que pode ser revogado conforme os próprios caprichos.
Um dos melhores livros que já li sobre matrimônio é o do Tihamer Toth - O matrimônio Cristão. Estou lendo ainda o do Fulton Sheen - Três para casar. Esses são essenciais para os que sentem o chamado ao matrimônio.
Padre Leonardo, meu marido e eu estamos casados há 11 anos e, com apenas 3 anos de casados, passamos por uma dolorosa separação por conta da infidelidade conjugal dele.
Superamos essa situação delicada e com aquela experiência aprendi a depositar toda a minha confiança em Deus. Aprendi o real valor do sacrifício por amor a Deus, subjugando o meu orgulho e vaidade à vontade dEle.
Como o Sr. bem disse, casamento é sacrifício e doação.
Eu aprendi o sentido do casamento na maneira mais dolorosa possível! Por não ter está visão do sacrifício meu casamento se desfez, a igreja me auxiliou muito e me acolheu novamente como o filho que desperdiçou os bens, passei por um processo de nulidade matrimonial que também é muito doloroso mas foi necessário para que eu pudesse servir mais na igreja! O meu casamento foi considerado nulo, hoje sei o sentido profundo do casamento, mas o que ficou de toda está experiência dolorosa é que temos refletir qual é a vocação que o Senhor quer de nós, hoje continuo solteiro, sou ministro da eucaristia e busco uma vida de oração, não é fácil mas sei que com a graça de Deus e a intercessão da Virgem Maria vou seguir no caminho de Jesus Cristo meu e nosso Senhor
Robson pq seu casamento foi considerado nulo?
@@cinthiavaleria3049 a pergunta era para o Robson Kkk mais tá valendo tmb , que bom que você viveu essa experiência , pq eu gostaria de nunca ter me casado
Obrigada Padre acho q o Espírito Santo falou ao seu ouvido p q falasse p mim neste momento.Não é fácil pedir a conversão de quem não vive a busca da conversão dia a dia sabendo q somos miseráveis e pecadores e necessitamos da misericórdia de Nosso Senhor e q é só p ele e nele q encontramos a paz a alegria de viver.Tenho nestes últimos tempos vivido pelas graças do Senhor meu casamento .
Como gostaria q nós dois vivessemos em Cristo nosso casamento .Mas sigamos em oração como Santa Rita q não desistiu um minuto dos seus. Paz e bem.
Venho fazer um agradecimento ao senhor Pe. Leonardo. Não é a respeito deste vídeo, mas de outros vídeos que tocaram no assunto do escrúpulo. Era algo que continuamente me atormentava, e, através de seus vídeos a misericórdia de Deus me curou dessa doença. Muito obrigado Padre.
Fico muito feliz por isso!
Boa noite, caríssimo Padre Leonardo!!! Que alegria deste vídeo! Tenho 21 anos de casada e graças à Deus, pela oração e sacrifício e graça divina tenho descoberto cada dia mais o que é o amor doação. Mas com seu vídeo fiquei imensamente feliz por saber que as inspirações do Divino Espírito Santo nas quaresmas de São Miguel, nas mensagens de Maria no Cenáculo do MSM, a missa diária ( a sede de ir para ela todos os dias), o terço, a confissão que busco, a tristeza e vergonha com meus pecados e as inúmeras tribulações familiares fazem cada vez mais eu aspirar um amor esponsal a Cristo. Meu pedido diário é: Nossa Senhora, interceda a seu Filho para que eu aprenda a amar. Depois que comecei a pedir isso, minha vida mudou, eu mudei totalmente meu olhar e meu ouvido perante tudo. Rezo pelo senhor todos os dias. Agradeço -lhe imensamente por ser sua paroquiana virtual. E fiquei triste porque quando o conheci e soube que celebrava aqui em BH, o senhor anunciou sua mudança. Deus seja louvado por sua vida e sacerdócio.
Uma pergunta: como orientar uma pessoa muito próxima da família a se casar pois está há muito tempo está num namoro inadequado com relação ao preceitos católicos? Além de rezar, devo abordar o assunto?
Desde já lhe agradeço.
Isso mesmo,tenho 10 anos de separada desejei que que fosse até morte me separa,mas hoje busco a santidade e oro por ele e o Senhor Jesus me sustentar a cada dia .
É verdade a vida é um verdadeiro sacrifício em todas vocações até pra ser filho, que eu consiga discernir com clareza a minha vocação .Amém.
Não sei qual é a minha vocação, mas o que quero é ser santo (e, portanto, fazer a vontade de Deus) independentemente de qual caminho eu siga. Quero fazer a Vontade de Deus no dia a dia! 😊
Eu e minha noiva entramos caminho correto. No namoro e noivado da forma que a igreja ensina. Nosso relacionamento melhorou muito. Viva Cristo Rei
Mais uma vez o pe. Leonardo sendo muito claro em suas palavras.
Amar não é um sentimento, mas uma escolha! Se amamos, é porque escolhemos o caminho de sacrifício e de doar-se ao outro. Só assim, com o auxílio de Deus, o matrimônio "dá certo".
Realmente é bombastico o que o Senhor diz pois todos que querem casar, querem ser feliz.
Sr. Padre obrigada. O grande contributo da igreja é esse mesmo, ensinar o Amor. Pedagogia positiva. Fiz muitos erros na minha vida por não saber o que é o Amor. Hoje em dia, adotei uma menina de 10 anos, e faço caminho na Comunidade Shalom, e em ambas as vocações, abraço a Cruz, pois sei que são elas que me levam para Deus. Bem haja.
O senhor é uma benção de Deus!!!
A experiência da castidade é um sacrifício para que tenhamos um casamento santo fazendo a vontade de Deus e assim tornarmos felizes com a presença de nosso senhor Jesus Cristo como centro da vocação matrimonial.
Me caso daqui a 6 meses, com a graça de Deus.Hoje em dia, depois de muito pesquisar em vídeos de canais com bom apostolado, Déia a Tuba, aprendo muito com o exemplo do Matrimônio deles, vídeos do Padre Paulo Ricardo, com os vídeos do senhor também, sigo muitos IGs no instagran, de mulheres e esposas virtuosas que me ajuda a aprender e refletir.
Além de buscar sozinha estudar os seguimentos de Deus, para que no Matrimônio eu pratique a caridade para com meu esposo.Como o dia de nosso Sim está mais perto, as vezes bate um medo, e muitas coisas vêem em minha cabeça, e minha preocupação maior é se irei conseguir ajudar o meu esposo a ser santo, nossos filhos e um dia vê -Los no Céu. Aí eu penso: se Deus colocou esse chamado em meu coração é porque Ele sabe que meio há tantas provações que possam surgir durante o caminho, conseguirei por sua graça, fazer o outro feliz e Santo.Mesmo em meio a muitas preocupações, eu acho muito lindo e edificante viver o Sacramento do Matrimônio, como um caminho árduo, de renúncias mas que leva ao céu. Os casais de namorados e noivos devem se preparem espiritualmente e lêem muito, para que façam uma boa escolha e estejam dispostos as sacrifícios diários, para poderem levar o outro ao céu e irem um dia contemplar Deus em sua Glória.
Muito acertado, padre! Principalmente se lembrarmos que o amor é decisão... não podemos esperar o friozinho na barriga, o calorzinho no coração! Sou muito feliz e realizada em meu matrimônio porque pra mim, meu marido e filho estão na frente das minhas vontades. E eu sei que para meu marido, eu sou a prioridade depois de Deus. ❤ Quantas vezes a vontade é descansar quando meu marido me pede pra fazer uma comida, e prontamente eu vou muito feliz porque entendo que é Cristo que me chama à servir.
👏🏻👏🏻👏🏻
Desde quê entendi q me casei p fazer o outro feliz , vivo melhor o meu matrimônio . Apesar do meu esposo ser luterano , e não entender e concordar com meus pontos de vista , ele continua firme e fiel comigo 🙌 .
Padre Leonardo ore pela conversão dele .
O fato de não haver mais a compreensão de caridade e ajuda mútua explica o porquê de muitos casais se unirem apenas por interesses financeiros e questiúnculas sem fundamento algum. Reduziram o casamento a um contrato de ordem jurídica!! Secularizaram a união entre homem e mulher, e pior, igualando-a às demais "uniões" entre pessoas do mesmo sexo. Nada mais trágico para esta sociedade moderna.
Estou passando por um momento muito difícil, sou casado a 11 na igreja e hoje estamos separados. Peço orações pra que Deus me de forças pra continuar lutando pelo projeto de Deus em minha vida , a Família. Sinto que estou sozinho nesta luta. Reze por minha família padre, temos três filhos, um deles é coroinha , sou catequista, e derrepente minha casa desabou peço orações a todos.
Sua bênção padre, sou casada a 28 anos com a graça de Deus, é uma coisa que aprendi foi que amor não é sentimento e sim uma decisão. Por amor a Jesus eu me decidir a amar sempre independente de qualquer coisa. Peço suas orações para nós casados🙏
"Aceitar o sofrimento e redimir-se por meio dele: aí tens o que é preciso fazer" (Dostoiévski)
Aprendi: A única pessoa que me pode me fazer feliz é Deus 🙏🏾
Salve MARIA!
Sua benção padre.
Sacrifício é unir-se à Cruz de Cristo.
Sacríficio é fazer o que é desgostoso, duro, penoso, mas por amor a CRISTO.
Sacrifício é renunciar a si todos os dias.
Sacrifício é mesmo cuspido, ultrajado, zombado, manter a alegria fazendo a Vontade do Pai.
Padre, peço sua benção, pois tenho 14 anos e tenho certeza absoluta sem sombra de dúvida que a minha vocação é sacerdotal.
Mas as tentações são muitas, o inimigo de Deus quer me tirar do Caminho.
Estou lutando, mas preciso de oração.
Muito obrigado! O senhor ajuda demais. É um modelo de padre contemporâneo meu para mim.
O senhor ajudou muito no discernimento vocacional meu.
Abraço!
Graças a Deus e a virgem Maria, meus pais são casados a 20 anos e são católicos praticantes!❤
Entendo que o amor sacrifício é, na verdade, para mim mesma. Sem esse amor que sacrifica para se doar, eu não alcanço a salvação eterna.
Que o Menino Jesus me ajude, porque realmente não é fácil, é sacrifício.
Deus abençoe seu sacerdócio.
Uma benção esse esclarecimentos! Uma única palavra, sacrifício, nos leva a meditar a vida do Senhor Jesus, de Nossa Senhora,de São José!
Que Nosso Senhor nos ajude a sacrificar-nos
Nossa gostei, eu não vejo a palavra Amor sem a palavra sacrifício, amor é doação é serviço, como Jesus demostrou, é sair de si, por isso é sacrifício, mas é a prova de que se ama! E não vejo sacrifício como algo triste, não! É alegria! É ter um coração em paz, em se sacrificar! Em Amar !
Que Belas e Sábias palavras Padre!! Foi uma benção assistir esse vídeo! Muito obrigado pelo seu Sim a Cristo, por seu apostolado fundado na Verdade! Deus seja Louvado!
O sacrifício no matrimônio é fundamental para chegarmos a santidade. É preciso carregar nossa cruz com muito amor e paciência. O matrimônio é o estado de vida propício para nos oferecer em sacrifício pela família. ❤
A padre, como eu queria que o senhor fosse da minha paróquia, da minha cidade. Faz duas semanas que quero confessar o padre sempre tem coisas mais importantes pra fazer
Nossa! Como tenho medo disso! De não ter um sacerdote para me atender. Graças a Deus o meu pároco faz isso com mto gosto e com zelo.
Padre a sua benção, fiquei surpreendida do que ouvi ,eu fui junta a 32 anos e agora que casei depoi desta pandemia ficamos muitos juntos tivemos os nossos filhos são 5 já tenho um que casou eu amo meu esposo gosto muito dos meus filho os amos todos mais só tem porém ele bebi 2 latinha eai quando fica bebo acredita e começa a me chinga e diz que quero ser santa porque eu rezar as madrugada e fico pesquisado as coisaxde Deus a palavras e seus áudio e de outro tambe me chinga porque não gosto mais de nada como de assiste TV de sai pra baladas Padre depois que passei aseita jesus por um chamado a Deus só muito pedreiro não só por ele e sim pelos filhos que ficam rindo não me escutam quando vou fala a palavra e difícil agora escutando a sua palavra o senhor tá certo obrigada vou rezar mas pra Ele sua benção
Sua benção santo Padre , realmente casamento é amor , Caridade e sacrifício realmente o casamento só dura quando temos a consciência de que Deus uniu o homem não separa
Padre tá faltando um Q na sua chamada.👋
Me casarei dia 27 de dezembro,já estou ansiosa.
É preciso tomar uma decisão! No casamento deve haver perdão e renúncia, assim conquistamos gradativamente o amor e a felicidade. Obrigado padre por sua clareza ao explicar. Paz e Bem
Padre muito obrigada...Deus abençoe.
Eu ontem tive uma conversa com meu marido e estava pensando em separa.
😭Mais vou lutar pelo nosso casamento.
Muito obrigada .
Deus seja louvado.
Não desista irmã sempre confie em Jesus e peça à Virgem Maria para aliviar suas dores
Conte com minhas orações. 🙏🏻
@@padreleonardowagner obrigada.🙏🙏
Nao desiste nao Lais, Deus vai honrar seus sacrificios!
Acabei de ler a Superstição do Divórcio dr Chesterton. Ele faz uma defesa do matrimônio que lembra o que o senhor discorreu. Se perdeu muito a ideia do casamento com um voto sacramental e divino, hoje as pessoas não fazem nem ideia de que o casamento é algo sagrado.
Sua bênção, padre. Compartilhei o vídeo com minha mãe. Meu pais há algum tempo passam por uma crise e vivem em pé de guerra. Vivem juntos há 30 anos e receberam o sacramento do matrimônio tem 7 anos por insistência da minha mãe. Ela sempre fala em se separar mas eu passo para ser perseverante e rezar por ele. Ela tem muita fé mas ele é católico jujuba. Já está com quase 60 anos e nunca se confessou. Fico muito triste por eles mas só nos resta rezar.
Hoje tenho 31 anos e ainda estou solteiro, sempre quis casar, mais por influencia de amizades tinha me afastado de Deus, e nunca namorei, apenas fiquei com umas 3 mulheres poucas vezes e mesmo que eu tenha tentado nunca levei nenhuma pra c*ma, graças a Deus não deu, e hoje lembrando disso, vejo que tudo foi livramento, pois eu estava procurando no lugar errado. Algumas vezes falava não queria mais casar, mais passava um tempo e me vinha de novo o desejo de casar, mais eu olhava pra mulher errada e me frustrava de novo. Hoje estou conhecendo e aprendendo o verdadeiro sentido do matrimônio, muitw coisa já aprendi e não me faz desistir, me faz querer mais ainda viver essa prova de amor por minha esposa e meus filhos.
Na hora certa vou encontrar o tipo de mulher que Deus quer pra mim!
Vou fazer de tudo para mostrar esse vídio para uma amiga que está se separando, muito obrigado padre Que Deus te ilumine hoje e sempre.
Salve Maria, Pater!
Lindo! Amor é renúncia ao mundo
E sede de Deus!
Como servir melhor nos talentos que Ele nos deu!
Cada qual com a sua vocação, servindo o irmão!
Padre que lindo!!!
Uma pena q muitos não levam essa mensagem para o coração 🙏
...meu marido e eu nos conhecemos jovens,ele com 21 eu com 17.No período de três meses,me pediu em noivado em uma viagem a Aparecida do Norte (colocamos a aliança na capela do Santíssimo,foi lindo e emocionante), depois de três anos,nós nos casamos,sem querer muito, somente oque dava pra começar uma vida a dois.Depois de um ano passou a sermos três.(tivemos uma benção de uma filha), quisemos ter uma vida, simples,amando e respeitando um ao outro,eu em casa com as obrigações da casa meu marido com o trabalho... Já se passaram quase 25anos. Dia 29/04 se completa se Deus assim permitir... O segredo nenhum..Amar cuidar querer estar junto, isso é tentar fazer o outro feliz e ser feliz também. Reze por minha família padre,te peço . Deus lhe abençoe grandemente.
Que vídeo maravilhoso,todos casais deveriam assisti lo todos os dias!
Eu concordo Padre, Realmente eu preciso me sacrificar mais, orar mais, compreender e Esperar em Deus.
A mensagem do senhor hoje foi Deus falando pra mim.
Deus abençoe Padre.
Com certeza estou curiosa. 🤗 Vou compartilhar este vídeo. Assim espero que tbm assistam outros. Música para meus ouvidos, tudo somente para Agradar a Deus 🥰
ADOREI PADRE O TEMA, MUITOS JOVENS NEM SABEM QUE O INTUITO DO CASAMENTO É O DE CO CRIAR COM DEUS, E REALMENTE É SACRIFÍCIO, CONFESSO QUE PARA MIM É MUITO DIFÍCIL PENSAR E TER CORAGEM DE VIVER ESSE SAGRAMENTO. EU PENSO QUE OS OUTROS SAGRAMENTOS SÃO MAIS FÁCEIS.
Bom dia padre tudo que o senhor falou é a realidade é verdade essas palavras é uma relíquia eu sou viúva certo já tenho 13 anos que eu sou viúva até hoje não encontrei ninguém mas estou respeitando me respeitando o melhor e rezando e pedindo a Deus que se for da vontade dele que ele prepare uma pessoa para mim mas até hoje continuo obediente a Deus e me sinto feliz por ouvir suas pregações e sei que o amor é isso é renunciar é perdoar é lindo que o senhor falou e que Deus lhe abençoe e continue lhe dando essa sábias palavras para o senhor continuar evangelizando e um feliz ano novo e eu me sinto muito feliz em ouvir suas palavras obrigado mesmo😅🙏🙏❤😀
Salve Maria! Vídeo fenomenal para os dias de hoje. Sou casada , e realmente sem sacrifícios fica bem mais complicado. Amo meu marido e vejo que preciso fazer mais por ele. Obrigada Padre por esse vídeo maravilhoso.
Sacrifício é o que nos une ao nosso amado Jesus , e o sacrifício oferecido com amor salvar almas, nos santifica... Vejamos a vida dos santos e veremos que não a santidade sem sacrifício e oração 😍
Padre sua benção! sou casada a 4 anos, e estou buscando viver o sacrifício constantemente. Obrigada por suas palavras . Conte com minhas orações. Reze por mim Tb , grande abraço!
Padre, saudações em Cristo!
- Eu recebi o chamado de Deus para servi-Lo como um consagrado (padre), mas preferi ouvir a voz do tempo mandando esperar e acabei aceitando o convite do mundo.
Casei-me com uma catequista que conheci durante um curso diocesano, mas Deus foi tão bom e verdadeiro Pai, que mesmo dizendo "não" à Ele, pude ser agraciado com hoje 26 anos de matrimônio, dois belos filhos e sim, muitas dificuldades vencidas juntos.
Deus quando nos ama, nos ama muito mais que nós O amamos!
Paz e Bem!
Muito lindo isso de fazer o outro feliz....não tinha parado para pensar isso no matrimônio
Padre, sua benção.
O que o senhor disse apenas confirmou aquilo que eu ja tinha concluido: tanto o sacerdócio como o matrimônio demandam sacrifício próprio. São chamados, e como tal, escolhemos aceitá-los ou não. E como bem dizia o grande Chesterton "toda vez que fazemos uma escolha, rejeitamos todas as outras".
Hoje em dia meu estado de vida é laical. Desde o inicio do ano, após um retiro inaciano, percebi que tenho uma boa inclinação para a vida celibatária. Porém, temo justamente, ainda, as renuncias que envolvem viver plenamente este dom de Deus, pois não sei se Deus quer de mim um estado celibatário laical consagrado, ou é apenas uma disposição do espírito para aguardar a pessoa certa para o casamento ou ainda um sinal de que é o sacerdócio que me chama.
Até lá, vou assistindo seus vídeos e fazendo o devido discernimento. Se não for muito atrevimento meu, conto com suas orações, padre, e que Deus o abençoe sempre, enormemente.
É tão belo esse olhar para o matrimônio como essa busca mútua de fazer o outro feliz, parece algo “tão simples” no entanto, o que vemos sempre é UM dos dois compreendendo isso, e uma hr parece “pesar”. Que beleza há nos dois compreendendo e lutando para isso, para lutar todos os dias para fazer o outro feliz.
Não acho que tem que fazer o outro feliz. E sim ter a decisão de passar e compartilhar bons ou ruins momentos. Se o relacionamento vive de sentimentos acaba logo.
Casar não para ser feliz mas para fazer o outro feliz, foi o que disseram no nosso curso de noivos 12 anos atrás.
Salve Pe. Leonardo! Eu penso que tudo se resume àquela passagem de São Paulo em 1 Corintios: "sem caridade, nada vale". Peço que reze por mim, estou discernindo minha vocação ao sacerdócio! Deus o abençoe a cada dia mais, obrigado pelo seu sim!
A gente não casa para ser feliz a gente casa para fazer o outro feliz 👏👏👏
Graças a Deus estou indo para 28 anos de matrimônio com a pessoa que Deus me deu. Não e fácil vencemos obstáculos muitas dificuldades mais pelo amor a Jesus a cada dia oferecemos nossos sacrifícios. Obrigada Padre por incentivar os casais a viver os mistérios desse sacramento, assim como os consagrados
Padre como é difícil, no ano que vem faço 25anos de casada na Igreja, já era casada no civil 2 anos e 4 meses, Hoje vejo que valeu a pena com Deus , somos vencedores tenho três filhos que criei e eduquei em Deus, com luta, tenho 2 filhos lindos e tenho uma boneca que faz 1 ano que entrou p Carmelitas, não posso reclamar ,coloco tudo nas mãos de Meu Deus, como a família é atacada, sua benção Padre🙏❤️
Sua bençao padre.Sou casada a 32 anos e confesso que no inicio pensava diferente .A 18 anos eu conheci as Arautos do Evangelho que nós ensinaram muito sobre as doutrinas católicas,e de lá para cá nós estamos aprendendo muito como se deve viver esse sacramento.Eu diria que dessa época pra cá estamos apreendendo ser feliz ,a sacrificar um pelo outro com alegria ,a rezar um pelo outro e buscar santinficar um ao outro e os filhos também.Eu diria com Deus e Nossa Senhora é muito diferente.Tenho certeza que seus conselhos ajudarão muitos casais .
Bendito seja Deus.
Padre Leonardo,
Graças a Deus pude ouvir essas verdades anos atrás, através de um colega seu de sacerdócio, o Padre Paulo Ricardo (padrepauloricardo.org).
E assim venho vivendo meu casamento, pelo amor-sacrifício, e no sacrifício por amor.
Obrigado. Cheguei a pouco tempo no seu canal estou gostando muito.
É isso padre Leonardo ...sua benção.
Casamento é só para os fortes eu que o diga nos meus 19anos de matrimônio.
Como em todas as vocações no casamento temos que nos entregar diariamente, e nos anular.
Joelhos dobrados e rosário nas mãos frequentemente.
Realmente, esta é uma catequese oportuna! ... Estou há 52 anos casada e, mesmo com os altos e baixos, sempre fomos felizes, e com o passar dos anos reconheço que o segredo é este mesmo: ser feliz por fazer o outro feliz. ... Meu marido foi o que primeiro deu exemplo disto em nossa relacao, o que me levou a dar passos neste sentido. Hoje somos um casal realmente feliz, exatamente pq nos amamos nos doando um ao outro.
Cada vez mas tô amando te assistir e o que senhor falou nesse vídeo me deu muta alegria tanto pra o matrimônio como para padre e religiosa❤️
Quanto maior o sacrifício maior a bênção.
Obrigada Senhor pela vida do padre Leonardo!
Ao se perguntar quem é alguém que sem dúvida a ama, qualquer pessoa lembrará de alguém que se sacrificou por ela, de mínimos a máximos gestos 💛
Pe Leonardo sua benção Amor 💕 Sacrifício pra mim é eu ser aberta à vida, e meu esposo não. É não querer seguir as regras desse mundo , pois sou mamãe de 4 filhos.
Sou usuária MOB , permanecendo firme na fé, na esperança e na caridade. E meu esposo não querer seguir... como o Sr mesmo falou é seguir Amando mais do que o outro.
Depois dessa grande lição, percebi que a felicidade aqui nesta terra é uma farsa monumental. A felicidade verdadeira só se alcança no céu.
É isso mesmo. Nada e ninguém nesse mundo vai nos deixar felizes constantemente. Muita gente que está solteiro acha que vai aparecer alguém do nada e vai fazer ele ser a pessoa mais feliz do mundo. Novelas, música romântica e filmes contribuem para enfiar essa farsa na cabeça das pessoas. Amor é sim, ser feliz com o outro, mas acima de tudo, suportar os defeitos do outro. Isso sim é amor.
@@brunomarianoleal2759 disseste absolutamente TUDO.
@@brunomarianoleal2759
👏👏👏👏👏👏👏
Excelente comentario.
Certíssimo firma, quando alguém vier com aquelas lorotas vazias pra cima de vc, tipo "o q importa é ser feliz" etc, pergunte ao sujeito: Cristo quando veio ao mundo foi feliz?
A base de um casamento sólido é o respeito recíproco; evidentemente fundado no Amor... É triste saber um casamento se diluir!
Padre vou completar 23 anos em fevereiro,não sou casado mas quero muito me casar e ter filhos
Penso nisso todos os dias
Tenho medo de que não consiga achar alguém que também queira ter uma família, por favor reze por mim
Elisa, espera em Deus, busca nos lugares certos e com certeza você um dia encontrará esse alguém que está no coração de Deus para você construir sua família, eu tenho 39 anos vou casar ano que vem, nas esse tempo todo esperei a hora de Deus para realizar esse sonho 😊👐♥
Fique tranquilo, o medo é o pior sentimento! Também tenho 23 anos, somos jovens, Deus coloca pessoas especiais em nossa vida, basta permanecermos fiéis no Senhor!
Haja orações. O feminismo acabou com a personalidade das mulheres, criou moças interesseiras e moços mimados. As chances são remotas de se encontrar alguém disposto a ter um matrimônio cristão.
@@BlueCR055 Achava difícil também, até aparecer! Estou em um namoro, somos humanos, erramos, mas buscamos sempre evoluir junto com o outro. Nos conhecemos no meio católico buscando as mesmas coisas e já conversamos sobre matrimonio e educação dos filhos
Com 23 anos estão com medo! E eu que tenho 34, hahahaha. Mas não devemos temer, precisamos fazer a vontade de Deus, se aparecer alguém é bom, mas se não aparecer, que seja feita a vontade de Deus. E em tudo demos graças à Deus.
Obrigada pelo vídeo, Padre. Que o Senhor Jesus e a Virgem Santa te abençoem e te guardem.
Se sacrificar pelo outro é necessário muitas vezes renunciar a nossa própria vontade, mas eu aprendi que nós seres humanos não somos calculadoras, na mesma hora dá o resultado, e sei que Deus tem sua hora de agir, mesmo que doa temos que amar o outro. Obrigada padre Leonardo 😘
Salve Maria,, gostei muito eu e meu esposo somos casados a 40 anos tudo que o senhor falou reforça nosso matrimônio graças a Deus nos temos um bom entendimento entre nós peço que abençoe nos com suas orações
PADREEEEEEEEE CASEI COM ESSE MESMO PENSAMENTO QUE O SENHOR PASSOU. ENTREI NO MEU CASAMENTO SABENDO QUE NEM TUDO SERIA UM MAR DE ROSAS, MAS DE SACRIFICIOS OFERECIDOS EM NOME DE DEUS. AGORA SIM, VEIO A CONFIRMAÇAO DO SENHOR. 1000X OBRIGADO!!
É muito dificio quando um dos cônjuges não decide em se sacrificar
Essencialmente eu diria que é o amor.
O matrimônio é lindo, mais eu não deveria ter me casado, meu maior sonho era se casar, mais percebi que não tenho vocação para isso, e tendo eu conhecimento sobre a catequese católica entendo que fiz um laço para sempre , e não sei que não posso divorciar e que preciso procurar viver com essa decisão. Mais aconselho as pessoas pensarem bem muito bem mesmo, pois é bom você ter para compartilhar a mesma fé e a vida, mais as dificuldades de um casamento é só para os que tem sua vocação verdadeira. Não que meu casamento seja algo horrível ou meu cônjuge seja alguém mal que me maltrata, pelo contrário é uma boa pessoa, mais se tivesse a experiência que tenho hoje, não me casaria mais tmb não viveria a solterisse de hoje em dia de que diz , que solteiro sim sozinho nunca , o sozinho nunca para mim ,seria com a companhia de Jesus apenas.