Referência sobre o gramático francês que propôs a diferenciação entre as letras J e i, entre as letras U e V: Dissertação da Mestra em Filologia da USP, Paula Held Lombardi Araújo, 2007. Tema: As letras ramistas em dois roteiros de viagem do Século XVIII
A limites na operação do engano !!! Traduzir algo que não existe em sua língua e uma grande estupidez. ( O uso de retórica e muita celeuma só reforça a desconfiança deste site.
@@CapixabaSanto-ym2tv. "A (deveria ser 'Há', do verbo 'Haver') limites na operação do engano". Prove de forma técnica e factual, mesmo que com erros gramaticais primários, que está sendo operado uma forma de engano neste vídeo do cavalheiríssimo Moreh Enos Freitas, por favor. Nos mostre ONDE está se tentando "traduzir" algo que não se tem em nossa língua. Caso não o faça, só ficará provado que a única "GRANDE ESTUPIDEZ" aqui é este seu comentário vazio de conteúdo. Digno de nota é que, mostra temerário se propôr a contraditar uma exposição sobre manuscritologia e filologia, quando se mostra, através de um erro gramatical primário, que não se tem domínio sequer da sua língua mãe.
Parabéns Muito bem explicado!!! Isso é fato, pois nós somos feitos a imagem de Deus, é por isso que temos orgulho dó nosso próprio nome, Mas o iníquo não quer que esse nome sagrado seja conhecido, lá no passado tentaram mudar Ele pra Baal,e olhem o que o criador disse sobre isso em Jeremias 23.24 adiante lá Ele diz aos falsos profetas que trocaram o nome Dele por Baal,mas olha a ironia, hoje muitas traduçãoes da Bíblia não tem o nome de Deus!!!Quer dizer que o inimigo é mais poderoso que o criador? Pois até o nome dele está nas Bíblia em geral,!!!!
Assim como Jesus temos alegria em glorificar o nome do nosso Pai. É bom ver em tantas outras Bíblias o nome divino pois o próprio Jeová disse que esse é seu nome para sempre e de geração em geração. Êxodo 3:15
Excelente pesquisa... Quem critica a forma "Jeová" tem que brigar contra os próprios judeus... Ademais novas descobertas por Nehemiah Gordon apontam as três vogais no tetragrama. E a Mater Lechiones na sua leitura rabínica. Gostei das provas em hebraico, grego e latim apresentadas.
Boa noite meus amados. Meu nome é Raimundo Sousa, sou Tj de Belém do Pará, região norte do país. Ultimamente tenho buscado com grande interesse fontes de pesquisas sobre o nome divino. Percebi que existem muitas matérias especulativas, assim como há àquelas que tentam fazer uma abordagem que traga de fato um entendimento claro sobre o assunto. Que não haviam vogais no idioma hebraico, é fato. Que a sonoridade do nome divino, qdo ainda era pronunciado, se perdeu na corrente do tempo, por falta de discernimento dos judeus do passado, tbm é um fato. Mas é inegável a importância de se pronunciar o nome do pai de Jesus e nosso pai( Mat. 6:9 ), mesmo que a pronúncia não corresponda ao som original, e certamente não corresponderá. Usar o nome divino, independente da grafia e tbm da sonoridade, ao contrário do que os "entendidos", os "acadêmicos" ou "especialistas" aleguem, é de suma importância para que venhamos estabelecer uma relação de afinidade com nosso criador. E Ele nos incentiva a fazer uso de modo cabal de seu nome ( Sal 83:19 ). Se essa ação não fosse possível, Ele jamais inspiraria o salmista a fazer tal registro. Assim, aos "entendidos", "acadêmicos", e "especialistas" deixo um recado: Embora muitos queiram saber a verdade sobre Deus. Saber quem Ele é, quais seus padrões, qual sua vontade, fica aqui o alerta...." entender essas verdades sobre Deus é para poucos. E estes poucos e o próprio criador quem seleciona. E essa seleção meus caros, não é uma questão de escolha desse ou daquele grupo. O poder de decisão é de Deus, e nenhum ser humano pode alterar essa autonomia do criador. E a base dessa minha afirmação é Mat. 11: 25 Shalom
Shalom! Temos vídeos informando aos interessados no assunto sobre o nome divino, nos quais informamos a audiência que de início o hebraico era escrito só com consoantes, é fato. Naquele tempo as pessoas já falavam as vogais, mas não escreviam. Flávio Josefo em Guerras Judaicas V, embora não pronuncie o nome diz que o nome divino tinha o som como que de 4 vogais, então as pessoas já falavam as vogais. Há registros na literatura judaica (evidência histórica) que apontam que o nome divino era conhecido naquela época. Talvez você queira ver o vídeo: A bênção sacerdotal: quantas vezes era vocalizada sobre o povo de Israel? Neste canal esclarecemos que manuscritos bíblicos trazem sim Yehováh como nome divino, todavia não dizemos que essa pronúncia é "original". Conforme Êxodo 3:15 deixa claro, Yehováh disse a Moisés que esse é o seu nome e assim seria conhecido de geração em geração. Yehováh em hebraico e Jeová em português são nomes legítimos de acordo com as evidências disponíveis. Legítimo sim, "original" talvez seja uma exigência desnecessária, pois o próprio Yehováh/Jeová disse que seria conhecido de geração em geração. Sabemos que depois de muitas gerações existe a possibilidade de pequenas mudanças na língua. Também existe a possibilidade do nome ter se preservado como Yehováh mesmo. A nossa geração e nossa comunidade de língua portuguesa usa a tradução Jeová que é muito legítima conforme os manuscritos em hebraico massorético registram Yehováh em hebraico. Êxodo 3:15. Muitos dos que querem a pronúncia "original" na verdade não querem que pessoas adorem a Deus em português e tentam criar obstáculos não bíblicos, alguns nem aceitam os manuscritos ou Bíblias antigas. Ainda há aqueles que seguindo obras de referência dizem que as vogais de Adonay estão no nome divino. Temos vídeo esclarecendo esse equívoco. Se você desejar poderá visualizar: Jeová não vem de Adonay. Prova direto da língua hebraica! Certamente as TJs acertam ao honrar o nome de Deus conforme as evidências disponíveis. Por enquanto fica o convite e o desejo sincero que a paz de Jeová Deus continue sobre você e sua família.
Essa mensagem lida no apocalipse é para os nossos dias de hj! O evangelho verdadeiro Aida ninguém conhece, o Yauh ainda vai levantar os verdadeiros na última hora nessa geração. Esse evangelho q nascemos e conhecemos é dos padres e Papa.... Busquem ler a Bíblia de Jerusalém ela é a mais certa!
O próprio Jeová disse:" Eles fizeram o meu povo se esquecer do meu nome." Ele também disse que santificaria o seu próprio nome. Além disso, Jesus disse que faria o nome de seu pai ser conhecido. Dizer que o nome de Deus não tem pronuncia é uma ignorância enorme, já que há documentos e até pesquisadores importantes que já provaram que há sim pronúncia, até mesmo RABINOS DO JUDAÍSMO. AGORA FICA A QUESTÃO:SE SERES INFERIORES QUE SÃO CONSIDERADOS 'deuses' USAM SEUS NOMES, O QUE DIRÁ SOBRE O TODO PODEROSO DEUS DO UNIVERSO, PERFEITO E SUPERIOR NÃO TER UM???? RESPONDA SE TEM SABEDORIA??
Jeová Deus revela seu nome em Êxodo 3:15. Muitos não leem esse texto e infelizmente muito até leem mas na Bíblia deles retiraram 6.828 vezes o nome e colocaram SENHOR. Teólogos desonestos dizem que só nossa Bíblia tem o nome divino, mas talvez alguma pessoa sincera se beneficie de ver muitas Bíblias que não são das TJs com o nome divino.
Shalom! Há vários segmentos... Infelizmente o silêncio judaico secular colaborou para aumentar a desconfiança dos manuscritos e deu espaço para muitas sugestões. Ainda bem que Jeová Deus conhece cada pessoa que busca sinceramente por Ele.
Conhecimento deleitoso. Curioso que o nome de Deus aparece em textos gregos com 33 variações. Mas os defensores de Yahveh se apegam aos textos gregos pra justificarem a preferência por essa forma.
Seria preciso ignorar mais de 2.000 manuscritos hebraicos com Yehováh... Geralmente como os judeus não falam o nome abertamente e poucos divulgam o nome nos manuscritos fica fácil apresentar uma aparente intelectualidade grega.
Olá amigo. O hebraico antigo não continha sinais massoréticos; e alguns manuscritos que você apresentou já contém sinais. Agora, em qualquer período do hebraico, referente ao Tetragrama que é a raíz do Nome; era pronunciado com apenas 3 letras; e essas letras são chamadas de consuantes vocálicas; e a última letra é considerada muda; isto é regra muito antiga. No Verdadeiro Nome não contém sinais massoréticos. Atualmente a maioria dos acadêmicos que atuam nessa matéria, já concordam que o nome Yehováh é uma adaptação do nome Adonay; ou seja, as vogais de Adonay foram simplesmente sem estudos científicos empregadas precipitadamente no Tetragrama. Então, por esta razão este não é o nome original; e a maior prova disto são os léxicos dicionários que declaram que este não é o Nome original; mas uma adaptação. A sua opinião com todo o respeito não é unânime entre os principais acadêmicos da área.
Shalom, Roberto. Agradeço pela sua comunicação. Sim estou ciente que entre os acadêmicos há outras sugestões que diferem dos manuscritos massoréticos. Também já produzimos vídeos explicando linguisticamente porque as vogais de Adonay não fazem parte do nome divino e outros mostrando a legitimidade linguística e histórica do nome. Sobre o período pré-massorético há propostas acadêmicas e místicas que divergem muito - respeito quem pesquisa, mas há muitas especulações. Se é para consultar fontes DISPONÍVEIS então ficamos com manuscritos, linguística e historicidade.
@@Bibliasmanuscritoseonome-bx8ll Shalom amigo, eu que agradeço pela sua atenção em examinar o meu comentário; pela sua educação. Parabéns. Você é sincero e eu também sou, mas não podemos nos limitar a seguir tradições a muito tempo inseridas em religiões; devemos buscar a Verdade nos comprometendo somente a Ela; e não sermos fiéis de maneira cega as regras humanas das denominações religiosas que fazemos parte. Boa tarde meu amigo.
Shalom!@@robertoalexsandro9072 Entendi. Sobre as vogais de Adonay nos estudos de hebraico de mais de 1 ano e meio me deram uma convicção linguística de que apenas repetem uma proposta linguisticamente inviável. Que o Altíssimo olhe por você.
@@Bibliasmanuscritoseonome-bx8ll Eu desejo o mesmo por você, que o Altíssimo faça o mesmo por você. Eu já fiz estudos por conta própria acerca do Nome do Eterno, pesquisei fontes acadêmicas e consultei léxicos sobre este assunto; e o mais importante; busquei respostas diretamente com o Eterno. Por essa razão, eu hoje tenho essa definição em minha mente. Mas é sempre bom examinar opiniões e nunca parar com os estudos; sempre temos o que aprender. Aqueles que se acompanha com sábios, sábios serão. Mas o que segue os tolos; serão tolos; mentes desprovidas de conhecimento.
1) Palavras terminadas com a letra hê geralmente tem som de A ou E e em casos raros tem som de O. Logo cai esse argumento que a última letra é muda 2) Exato, não existia os sinais massoréticos (vogais) 3) Porém se não tem sinal massorético não tem como saber a funçâo de cada letra, logo abre pra dezenas de possibilidades Alguns exemplos: Yaua Yaue Yavá Yavé Yahua (h = rr) Yahue (h = rr) Yahava (h = rr) Conclusão: Pode ser Yaua, pode ser Yehová, pode ser Yavé Ou pode ser outra pronúncia Não tem como ter certeza não
Como que pode ser jesus Cristo se a letra j foi criada em 1525 introduzido no alfabeto grego a 400 anos atrás sendo assim não é João não é anjo e nem Jerusalém concorda
O nome do altíssimo é em hebraico arcaico é YHWH YAHU é o nome do Salvador é Yahushua é o nome da cidade é Yahushualeym é Yahuda é Yahudim que significa povos de Yahu Shalom
Esse é meu nome para sempre.obs.nomes não traduz.e hebraico.se cria vogais.como.as letras .consoantes primária.assim o hebraico traslitera.obs oque e consoantes primária.o primeiro som fonético.ex .tudo.o primeiro som.i.o hei.em hebraico trasliredo.h.assim.é a.o.vav.e trás.w.e trasli.é.u.sssim a última letra do tetra grama.é o he.é mudo.essa a forma.conforme ap.o último capítulo.diz não acrescentar nada e não tirar nada.obs os nomes traduzidos tem acréscimo e o nome Jesus retira e tira.desobediencia duas vezes
O nome que você mostrou não tem como ser Yehovah. O vav alí com um sinal massorético,é a vogal o e onde vc achou outro vav pra ser o v? E,outra desde quando o Y é substituído pelo j? Traduz pra mim aí YAHUDIM. Vc pode traduzir esse nome? Shalom é paz e salém é paz? Vejamos: YAHUSHALAIYM. JERUSALÉM.JUDAS É BÊNÇÃO? NÃO. YAHUDAH. SIM. É UM NOME ABENÇOADO!
E quem disse que isso é uma tradução? E a estrutura gramatical do hebraico bíblico impossibilita essa forma de pronúncia que você afirma. Os próprios nomes teofóricos ismaelitas evidenciam isso.
Boa noite irmãos Yaudins e demais irmãos. Que absurdo essa explicação, O nome do ALTÍSSIMO é YAUH, que é o tetragrama. Para de blasfemar o nome do ALTÍSSIMO. Saiam logo dessa babilônia enquanto ainda dá tempo. Fiquem todos na shalain de YAUSHA.
A paz de yausha irmão o nome do criador e yauh dos exércitos não se traduz nome próprio e nem nome de cidade acorda igreja o criador só tem um nome yauh dos exércitos o único criador de toda a terra
Isso está longe de ser verdade. A inúmeras exposições do Tetragrama Hebraico na Tanakh, que se repetiu algumas vezes naB'rit Hadashah. Basta estudar um pouco de manuscritologia pra saber disso.
Eu e a torcida do Flamengo e do Corinthians sábado que não existe a letra J no hebraico no TH-cam é o que mais tem gente provando que não existe e temos como provar 😂😂 para quem não conhece dá para enganar
@@beit-lechem7052 . Mais ņão exitem mesmo. Por isso que o nome Jeová é somente em português, trasliterado do hebraico Yehováh para o tetragrama ( YHVH ).
@@beit-lechem7052 Shalom! Sabemos que o J não existe em hebraico. Nos manuscritos bíblicos o nome ocorre como Yehováh. Mas o J existe em português. Nem Jeová e nem Jesus proíbem as boas novas em português. Defensores do exclusivismo hebraico não tem base bíblica pois Deus quer que pessoas de todas as nações e línguas o adorem e isso inclui as pessoas que falam Português (que tem a letra J). Se tem gente militando contra a adoração a Deus em Língua Portuguesa então precisam avaliar se Deus aprova isso. Apocalipse 14:6 e Atos 2:8. Algumas pessoas chegam até ser bem agressivas, mas aqui não estamos obrigando ninguém a concordar com os fatos apresentados. Também esperamos que a busca pelo nome divino não seja motivo para ofender neste canal. João 17:26.
@@avl-averdadeliberta6832 Shalom! Que situação hein? Em nenhum momento afirmamos no vídeo que descobrimos o J em hebraico. Apontamos para manuscritos bíblicos hebraicos que grafam o nome divino em hebraico Yehováh. É razoável que escrever o nome divino em português como Jeová não altera o hebraico Yehováh pois cada língua tem sua própria característica... O exemplo de Jerusalém é bem prático.
Referência sobre o gramático francês que propôs a diferenciação entre as letras J e i, entre as letras U e V:
Dissertação da Mestra em Filologia da USP, Paula Held Lombardi Araújo, 2007.
Tema: As letras ramistas em dois roteiros de viagem do Século XVIII
A limites na operação do engano !!! Traduzir algo que não existe em sua língua e uma grande estupidez. ( O uso de retórica e muita celeuma só reforça a desconfiança deste site.
@@CapixabaSanto-ym2tv. "A (deveria ser 'Há', do verbo 'Haver') limites na operação do engano".
Prove de forma técnica e factual, mesmo que com erros gramaticais primários, que está sendo operado uma forma de engano neste vídeo do cavalheiríssimo Moreh Enos Freitas, por favor. Nos mostre ONDE está se tentando "traduzir" algo que não se tem em nossa língua.
Caso não o faça, só ficará provado que a única "GRANDE ESTUPIDEZ" aqui é este seu comentário vazio de conteúdo.
Digno de nota é que, mostra temerário se propôr a contraditar uma exposição sobre manuscritologia e filologia, quando se mostra, através de um erro gramatical primário, que não se tem domínio sequer da sua língua mãe.
Obrigada pela maravilhosa explicação! Que toda honra, glória e louvor para Jeová!
Amém!
Excelente o texto . Informação correta, profunda e bem narrada. Fiquem com as bênçãos de Yehovah.
Amém!
excelente nunca tive duvidas que o Deus verdadeiro se chama Jeová
Maravilha!
Aqui apenas ampliamos a convicção.
Parabéns Muito bem explicado!!! Isso é fato, pois nós somos feitos a imagem de Deus, é por isso que temos orgulho dó nosso próprio nome, Mas o iníquo não quer que esse nome sagrado seja conhecido, lá no passado tentaram mudar Ele pra Baal,e olhem o que o criador disse sobre isso em Jeremias 23.24 adiante lá Ele diz aos falsos profetas que trocaram o nome Dele por Baal,mas olha a ironia, hoje muitas traduçãoes da Bíblia não tem o nome de Deus!!!Quer dizer que o inimigo é mais poderoso que o criador? Pois até o nome dele está nas Bíblia em geral,!!!!
Assim como Jesus temos alegria em glorificar o nome do nosso Pai.
É bom ver em tantas outras Bíblias o nome divino
pois o próprio Jeová disse que esse é seu nome para sempre e de geração em geração. Êxodo 3:15
Excelente pesquisa... Quem critica a forma "Jeová" tem que brigar contra os próprios judeus... Ademais novas descobertas por Nehemiah Gordon apontam as três vogais no tetragrama. E a Mater Lechiones na sua leitura rabínica.
Gostei das provas em hebraico, grego e latim apresentadas.
Maravilha que Jeová Deus continue te abençoando.
Malaquias 3:16
Muito obrigada!
Aproveite bem esse conteúdo.
Boa noite meus amados. Meu nome é Raimundo Sousa, sou Tj de Belém do Pará, região norte do país. Ultimamente tenho buscado com grande interesse fontes de pesquisas sobre o nome divino. Percebi que existem muitas matérias especulativas, assim como há àquelas que tentam fazer uma abordagem que traga de fato um entendimento claro sobre o assunto.
Que não haviam vogais no idioma hebraico, é fato. Que a sonoridade do nome divino, qdo ainda era pronunciado, se perdeu na corrente do tempo, por falta de discernimento dos judeus do passado, tbm é um fato. Mas é inegável a importância de se pronunciar o nome do pai de Jesus e nosso pai( Mat. 6:9 ), mesmo que a pronúncia não corresponda ao som original, e certamente não corresponderá.
Usar o nome divino, independente da grafia e tbm da sonoridade, ao contrário do que os "entendidos", os "acadêmicos" ou "especialistas" aleguem, é de suma importância para que venhamos estabelecer uma relação de afinidade com nosso criador. E Ele nos incentiva a fazer uso de modo cabal de seu nome ( Sal 83:19 ). Se essa ação não fosse possível, Ele jamais inspiraria o salmista a fazer tal registro.
Assim, aos "entendidos", "acadêmicos", e "especialistas" deixo um recado: Embora muitos queiram saber a verdade sobre Deus. Saber quem Ele é, quais seus padrões, qual sua vontade, fica aqui o alerta...." entender essas verdades sobre Deus é para poucos. E estes poucos e o próprio criador quem seleciona. E essa seleção meus caros, não é uma questão de escolha desse ou daquele grupo. O poder de decisão é de Deus, e nenhum ser humano pode alterar essa autonomia do criador. E a base dessa minha afirmação é Mat. 11: 25
Shalom
Shalom!
Temos vídeos informando aos interessados no assunto sobre o nome divino,
nos quais informamos a audiência
que de início o hebraico era escrito só com consoantes, é fato.
Naquele tempo as pessoas já falavam as vogais, mas não escreviam.
Flávio Josefo em Guerras Judaicas V, embora não pronuncie o nome
diz que o nome divino tinha o som como que de 4 vogais, então as pessoas já falavam as vogais.
Há registros na literatura judaica (evidência histórica) que
apontam que o nome divino era conhecido naquela época.
Talvez você queira ver o vídeo:
A bênção sacerdotal: quantas vezes era vocalizada sobre o povo de Israel?
Neste canal esclarecemos que manuscritos bíblicos trazem sim Yehováh como nome divino,
todavia não dizemos que essa pronúncia é "original".
Conforme Êxodo 3:15 deixa claro,
Yehováh disse a Moisés
que esse é o seu nome e
assim seria conhecido de geração em geração.
Yehováh em hebraico e Jeová em português
são nomes legítimos de acordo com as evidências disponíveis.
Legítimo sim,
"original" talvez seja uma exigência desnecessária,
pois o próprio Yehováh/Jeová disse que seria conhecido de geração em geração.
Sabemos que depois de muitas gerações
existe a possibilidade de pequenas mudanças na língua.
Também existe a possibilidade do nome ter se preservado como Yehováh mesmo.
A nossa geração e nossa comunidade de língua portuguesa
usa a tradução Jeová que é muito legítima conforme
os manuscritos em hebraico massorético
registram Yehováh em hebraico.
Êxodo 3:15.
Muitos dos que querem a pronúncia
"original" na verdade não querem
que pessoas adorem a Deus em português
e tentam criar obstáculos não bíblicos,
alguns nem aceitam os manuscritos ou Bíblias antigas.
Ainda há aqueles que
seguindo obras de referência dizem que as vogais de Adonay
estão no nome divino.
Temos vídeo esclarecendo esse equívoco.
Se você desejar poderá visualizar:
Jeová não vem de Adonay. Prova direto da língua hebraica!
Certamente as TJs acertam ao honrar o nome de Deus
conforme as evidências disponíveis.
Por enquanto fica o convite
e o desejo sincero que a paz de Jeová Deus continue sobre você e sua família.
Que legal eu não sabia essas coisas
Essa mensagem lida no apocalipse é para os nossos dias de hj! O evangelho verdadeiro Aida ninguém conhece, o Yauh ainda vai levantar os verdadeiros na última hora nessa geração. Esse evangelho q nascemos e conhecemos é dos padres e Papa.... Busquem ler a Bíblia de Jerusalém ela é a mais certa!
Show de bola
Glória a Jeová Deus!
Se nao crerem no Messias estão perdidos o nome do Criador esta no nome do filho
Biblia del oso de 1*569dice llosoy iehova mis manos an echo los cielos Isaías saludos hermanos
O próprio Jeová disse:" Eles fizeram o meu povo se esquecer do meu nome."
Ele também disse que santificaria o seu próprio nome.
Além disso, Jesus disse que faria o nome de seu pai ser conhecido.
Dizer que o nome de Deus não tem pronuncia é uma ignorância enorme, já que há documentos e até pesquisadores importantes que já provaram que há sim pronúncia, até mesmo RABINOS DO JUDAÍSMO.
AGORA FICA A QUESTÃO:SE SERES INFERIORES QUE SÃO CONSIDERADOS 'deuses' USAM SEUS NOMES, O QUE DIRÁ SOBRE O TODO PODEROSO DEUS DO UNIVERSO, PERFEITO E SUPERIOR NÃO TER UM???? RESPONDA SE TEM SABEDORIA??
Jeová Deus revela seu nome em Êxodo 3:15.
Muitos não leem esse texto
e infelizmente muito até leem mas na Bíblia deles retiraram 6.828 vezes o nome e colocaram SENHOR.
Teólogos desonestos dizem que só nossa Bíblia
tem o nome divino, mas talvez alguma pessoa sincera se beneficie de ver muitas Bíblias
que não são das TJs com o nome divino.
amiga ou amiga vamos tirar Jesus ,josue jeorão,jeroboão, jonas , Joaquim, e mais alguns fica a dica
Mesmo mostrando a verdade na cara, percebe-se pessoas ignorantes nos comentários.
Shalom!
Há vários segmentos...
Infelizmente o silêncio judaico secular colaborou para aumentar a desconfiança dos manuscritos e deu espaço para muitas sugestões.
Ainda bem que Jeová Deus conhece cada pessoa que busca sinceramente por Ele.
@@Bibliasmanuscritoseonome-bx8ll Verdade!
Por que o nome Isaias em hebraico não se diz Ishayehovah, mas sim Ishayauh?
12 apóstolos, sabemos o nome de todos menos do messias que ensinou e andou com eles isso é incrível
Conhecimento deleitoso. Curioso que o nome de Deus aparece em textos gregos com 33 variações. Mas os defensores de Yahveh se apegam aos textos gregos pra justificarem a preferência por essa forma.
Seria preciso ignorar mais de 2.000 manuscritos hebraicos com Yehováh...
Geralmente como os judeus não falam o nome abertamente e poucos divulgam o nome nos manuscritos fica fácil apresentar uma aparente intelectualidade grega.
Está como Cheiro de Tjs.
*Errou tudo . e o pior é que muitos errarão também .pois ai daqueles que lançam tropeço .
Olá amigo. O hebraico antigo não continha sinais massoréticos; e alguns manuscritos que você apresentou já contém sinais. Agora, em qualquer período do hebraico, referente ao Tetragrama que é a raíz do Nome; era pronunciado com apenas 3 letras; e essas letras são chamadas de consuantes vocálicas; e a última letra é considerada muda; isto é regra muito antiga. No Verdadeiro Nome não contém sinais massoréticos. Atualmente a maioria dos acadêmicos que atuam nessa matéria, já concordam que o nome Yehováh é uma adaptação do nome Adonay; ou seja, as vogais de Adonay foram simplesmente sem estudos científicos empregadas precipitadamente no Tetragrama. Então, por esta razão este não é o nome original; e a maior prova disto são os léxicos dicionários que declaram que este não é o Nome original; mas uma adaptação. A sua opinião com todo o respeito não é unânime entre os principais acadêmicos da área.
Shalom, Roberto.
Agradeço pela sua comunicação.
Sim estou ciente que entre os acadêmicos há outras sugestões que
diferem dos manuscritos massoréticos.
Também já produzimos vídeos explicando linguisticamente porque
as vogais de Adonay não fazem parte do nome divino
e outros mostrando a legitimidade linguística e histórica do nome.
Sobre o período pré-massorético há
propostas acadêmicas e místicas que divergem muito -
respeito quem pesquisa, mas há muitas especulações.
Se é para consultar fontes DISPONÍVEIS
então ficamos com manuscritos, linguística e historicidade.
@@Bibliasmanuscritoseonome-bx8ll Shalom amigo, eu que agradeço pela sua atenção em examinar o meu comentário; pela sua educação. Parabéns. Você é sincero e eu também sou, mas não podemos nos limitar a seguir tradições a muito tempo inseridas em religiões; devemos buscar a Verdade nos comprometendo somente a Ela; e não sermos fiéis de maneira cega as regras humanas das denominações religiosas que fazemos parte. Boa tarde meu amigo.
Shalom!@@robertoalexsandro9072
Entendi.
Sobre as vogais de Adonay nos estudos de hebraico de mais de 1 ano e meio me deram uma convicção linguística de que apenas repetem uma proposta linguisticamente inviável.
Que o Altíssimo olhe por você.
@@Bibliasmanuscritoseonome-bx8ll Eu desejo o mesmo por você, que o Altíssimo faça o mesmo por você. Eu já fiz estudos por conta própria acerca do Nome do Eterno, pesquisei fontes acadêmicas e consultei léxicos sobre este assunto; e o mais importante; busquei respostas diretamente com o Eterno. Por essa razão, eu hoje tenho essa definição em minha mente. Mas é sempre bom examinar opiniões e nunca parar com os estudos; sempre temos o que aprender. Aqueles que se acompanha com sábios, sábios serão. Mas o que segue os tolos; serão tolos; mentes desprovidas de conhecimento.
1) Palavras terminadas com a letra hê geralmente tem som de A ou E e em casos raros tem som de O. Logo cai esse argumento que a última letra é muda
2) Exato, não existia os sinais massoréticos (vogais)
3) Porém se não tem sinal massorético não tem como saber a funçâo de cada letra, logo abre pra dezenas de possibilidades
Alguns exemplos:
Yaua
Yaue
Yavá
Yavé
Yahua (h = rr)
Yahue (h = rr)
Yahava (h = rr)
Conclusão:
Pode ser Yaua, pode ser Yehová, pode ser Yavé
Ou pode ser outra pronúncia
Não tem como ter certeza não
Bispo padre Papa apóstolo pastor Evangelista sacristão cooperador obreiro tudo isso é título grego
Como que pode ser jesus Cristo se a letra j foi criada em 1525 introduzido no alfabeto grego a 400 anos atrás sendo assim não é João não é anjo e nem Jerusalém concorda
YOAH'ŌH esse nome verdadeiro.
O nome do altíssimo é em hebraico arcaico é YHWH YAHU é o nome do Salvador é Yahushua é o nome da cidade é Yahushualeym é Yahuda é Yahudim que significa povos de Yahu Shalom
Deus é igual a Zeus grego é Júpiter é pagão é Senhor é Ball é cananeu também é pagão esses dois títulos é pagão
O NOME do Altìsimo é YAUH e de seu filho nosso salvador é YAUSHA lembrando que nomes propios não se TRADUZ
Verdade, mas tem adaptações fonéticas. Ex: Um inglês não consegue falar meu nome, que é João. Posso falar para ele Joao.
Teologia escatologia filosofia estudo grego cadê o hebraico o pessoal vai estudar o hebraico
Esse é meu nome para sempre.obs.nomes não traduz.e hebraico.se cria vogais.como.as letras .consoantes primária.assim o hebraico traslitera.obs oque e consoantes primária.o primeiro som fonético.ex .tudo.o primeiro som.i.o hei.em hebraico trasliredo.h.assim.é a.o.vav.e trás.w.e trasli.é.u.sssim a última letra do tetra grama.é o he.é mudo.essa a forma.conforme ap.o último capítulo.diz não acrescentar nada e não tirar nada.obs os nomes traduzidos tem acréscimo e o nome Jesus retira e tira.desobediencia duas vezes
Mais como tem enganadores, e coruptos que matem a corrupição que fizeram ao trocar os NOMES sagrados por nomes pagãos
O nome que você mostrou não tem como ser Yehovah. O vav alí com um sinal massorético,é a vogal o e onde vc achou outro vav pra ser o v? E,outra desde quando o Y é substituído pelo j? Traduz pra mim aí YAHUDIM. Vc pode traduzir esse nome? Shalom é paz e salém é paz? Vejamos: YAHUSHALAIYM. JERUSALÉM.JUDAS É BÊNÇÃO? NÃO. YAHUDAH. SIM. É UM NOME ABENÇOADO!
Nome não se tráduz...Nome do nosso Salvador Yaushua.
E quem disse que isso é uma tradução? E a estrutura gramatical do hebraico bíblico impossibilita essa forma de pronúncia que você afirma. Os próprios nomes teofóricos ismaelitas evidenciam isso.
YAHUAH ( IARRUÁ) É O NOME DO CRIADOR, DO ALTÍSSIMO DE YAHSHARUL (ISRAEL). .
KKKKKK
Boa noite irmãos Yaudins e demais irmãos.
Que absurdo essa explicação, O nome do ALTÍSSIMO é YAUH, que é o tetragrama.
Para de blasfemar o nome do ALTÍSSIMO.
Saiam logo dessa babilônia enquanto ainda dá tempo.
Fiquem todos na shalain de YAUSHA.
Essa afirmação não tem nenhuma base filológica. A única blasfêmia que vejo está neste seu comentário
A paz de yausha irmão o nome do criador e yauh dos exércitos não se traduz nome próprio e nem nome de cidade acorda igreja o criador só tem um nome yauh dos exércitos o único criador de toda a terra
Shalom!
Que o Altíssimo e seu Filho te conduzam.
Você está enganada. Não há nenhuma base manuscrito lógica e nem filológica pra afirmar que essa é a pronúncia dO Tetragrama Hebraico dE HaShem
Esse yotube tem seus perigos , seres analfabetos em x assunto, se apresetam como phd.
Como você prova que não é analfabeta!? Se você chama de analfabeto o que você não compreende... prova por X ou n Se você compreende, explicando...
Deus nunca falou o seu nome pra ninguem acorda ok
Isso está longe de ser verdade. A inúmeras exposições do Tetragrama Hebraico na Tanakh, que se repetiu algumas vezes naB'rit Hadashah. Basta estudar um pouco de manuscritologia pra saber disso.
Tanto esforço para nada Jeová não existe J no hebraico não
Sério que no hebraico não tem "J"...kkkkkk.
No hebraico é Yehovah!
De onde vem o nome Jerusalém em português se no hebraico não tem "J"...😅😅😅😅
Eu e a torcida do Flamengo e do Corinthians sábado que não existe a letra J no hebraico no TH-cam é o que mais tem gente provando que não existe e temos como provar 😂😂 para quem não conhece dá para enganar
@@beit-lechem7052 . Mais ņão exitem mesmo. Por isso que o nome Jeová é somente em português, trasliterado do hebraico Yehováh para o tetragrama ( YHVH ).
@@beit-lechem7052 Shalom!
Sabemos que o J não existe em hebraico.
Nos manuscritos bíblicos o nome ocorre como Yehováh.
Mas o J existe em português.
Nem Jeová e nem Jesus proíbem as boas novas em português.
Defensores do exclusivismo hebraico não tem base bíblica pois Deus quer
que pessoas de todas as nações e línguas o adorem
e isso inclui as pessoas que falam Português (que tem a letra J).
Se tem gente militando contra a adoração a Deus em Língua Portuguesa então
precisam avaliar se Deus aprova isso. Apocalipse 14:6 e Atos 2:8.
Algumas pessoas chegam até ser bem agressivas,
mas aqui não estamos obrigando ninguém
a concordar com os fatos apresentados.
Também esperamos que a busca pelo nome divino
não seja motivo para ofender neste canal.
João 17:26.
@@avl-averdadeliberta6832 Shalom!
Que situação hein? Em nenhum momento afirmamos no vídeo que
descobrimos o J em hebraico.
Apontamos para manuscritos bíblicos hebraicos que grafam o nome divino em hebraico Yehováh.
É razoável que escrever o nome divino em português como Jeová não altera o hebraico Yehováh
pois cada língua tem sua própria característica...
O exemplo de Jerusalém é bem prático.