Não é possível estudar os Vedas apropriadamente sem saber sânscrito e sem saber o que cada sílaba sânscrita significa. Há um grande estudo gramatical baseado nos Vedas e isso revela segredos do texto. Sugiro a leitura do Upadeśamrta, Bhagavad-Gita, Srimad Bhagavatam, Sri Iśopaniśad, etc.
@@lex.alexandre Impossível, pois a própria tradução requer um entendimento subjetivo sobre palavras com valor semântico muito grande, ou seja, palavras antigas tendem a significar mais do que apenas uma palavra, existem livros sagrados nos quais estudiosos passam anos estudando palavra por palavra, buscando o real sentido daquela obra.
Eu acredito que pelo menos uma tradução para estudantes fosse interessante. Gilgamesh é traduzido, a Ilíada, a Bíblia, o Quran e nenhum desses livros é simples. E traduziram até Grande Sertão: Veredas, gente. E não traduziram nem os épicos indianos direito. E pior, onde estão os livros para aprendermos sânscrito? É uma coisa ainda afastada. Claro que existem materiais, porém ainda é pouca coisa. Precisamos ler esse tipo de texto, até pela própria compreensão da mitologia indo-europeia e compreensão da real extensão de famílias linguísticas.
A maior autoridade que a gente tem no Brasil sobre o Vedanta é a Gloria Arieira, ela já foi pra Índia e estudou Sânscrito. Ela é referência na tradução do Yoga de Patanjali e Bhagavadgita. Seria interessante convidar ela porque ela tem muito conhecimento sobre os Vedas. Eu tive impressão que você pesquisou apenas superficialmente, o conteúdo dos Vedas é muito profunda, talvez impossível de saber tudo mas como dizem tradição, pra matar sua sede vc não precisa beber todo o oceano mas apenas um poço. Gloria tem livros e traduções com comentários e também vários hinos Védicos disponíveis gratuitamente em seu site.
Exatamente Daniel! A professora Glória é a mais capacitada atualmente no Brasil para poder ensinar os Vedas, principalmente por fazer parte de uma tradição de transmissão de conhecimento oral, assim tb como há certas práticas que irão preparar a mente para entender e absorver este conhecimento.
João Gonçalves, Cláudio Castelo Branco, Glória Arieira.... Tem muitos tradutores, praticantes e pesquisadores dos Vedas. Mas os Vedas trazem uma sabedoria e os Sutras outras, são diferentes entre si..
Essas pessoas são todos especuladores, eu sugiro ler os livros de Srila Prabhupada, onde ele traduziu o Bhagavad-Gita como ele é, sem modificações, dá para começar por esse livro, ele foi o acarya fundador da sociedade internacional para consciência de Krishna-ISKCON, nosso mestre espiritual vem de uma sucessão discipular fidedigna, o sistema parampara, o Vedanta Sutra é muito difícil de compreender ainda mais nessa era, tem que ser muito erudito, o mesmo prega o impersonalismo.
Top! Em 2008 eu tava mals e tinha um devoto aqui no calçadão comercial, e ele era muito legal, me disse: "Meu vc tem noção do que significa vc vir aqui e me fazer essas perguntas!?". Ele tinha um semblante muito bonito, de harmonia, e me falou sobre os outros reinos e me vendeu o Bhagavad Gita (Como ele é), Prabhupada! Minha vida mudou desde então! Mesmo com problemas, vc aprende como transcender as coisas boas ou ruins dessa vida! Krishna é a Suprema Personalidade de Deus!
Busquem os canais : Ciência Milenar Indiana, Clube do Dharma, o mestre Chandramuka Swami, e os livros de A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada (Srila Prabhupada). Existem sim livros traduzidos, de mestres fidedignos que vivem essa realidade e podem falar sobre o Conhecimento Védico com propriedade e o entendimento adequado sobre o assunto. Para leitura inicial: O Bhagavad Gita - Como Ele É, por Srila Prabhupada. Dessa forma estarão estudando os Vedas corretamente, através de autoridades no assunto e de fontes seguras. Hare Krishna 🙏🕉️
É interessante, mas não é bem um estudo. O canal tem um tom bem claro de pregação e proselitismo. Penso que estudo seria ler e interpretar os textos e o conjunto de textos como um todo.
Procurem os Canais : Clube do Dharma, Ciência Milenar Indiana, o mestre Chandramuka Swami , eles são pessoas diretamente envolvidas. E já que os VEDAS se tratam de devoção e todo o conhecimento em relação a Deus, terá "pregação", já que é disso que se trata mesmo (Conhecimento e orientações sobre Quem É Deus e como se relacionar com Ele). São escrituras sagradas e espirituais, porém, que envolvem dezenas de assuntos além, como cosmologia, filosofia, ciência, psicologia, arquitetura, medicina, astronomia, astrologia, etc etc ... É o conhecimento completo, e não é criado por homens.
Eu particularmente acho os Vedas a obra mais foda que existe. Porque além de narrar o contexto religioso, narra o contexto cultural e todo o caminho da civilização indiana. A questão pra mim que torna os textos complexos é que ou você aprende sânscrito, ou você se dedica a alguma linhagem, cujo Guru normalmente vai seguir e repassar conhecimentos específicos dentro da própria linhagem dele. Mas eu pessoalmente, de todas as obras que estudei, achei a mais completa, e olha que consegui estudar uma parte muito ínfima sendo sincera.
Eu adoro o seu canal e o conteudo que vc traz. Mas, neste vídeo sua intenção é louvável, porém não há como vc entender os Vedas estudando por conta própria, principalmente quando nós aqui do Ocidente e no período em que vivemos não compreendemos a linguagem simbólica dos antigos livros sagrados. Para de fato estudá-los e entende-los é muito importante que seja através de um professor ou mestre, pois é assim que a tradição do estudos dos Vedas permanece viva até hoje. Digo isso pois sou da tradição védica e indico vc buscar estudar com a professora Glória Arieira, que para mim, é a pessoa no Brasil com mais conhecimento quando se trata dos textos védicos. A professora Glória é professora a mais de 40 anos de vedanta e sânscrito. Foi estudar na Índia ainda muito jovem estudar essa tradição de conhecimento, seguiu como professora e depois de vinte anos teve a missão de voltar para o Brasil para trazer este conhecimento e o Vidya Mandir, sua escola, está presente a vinte anos. No ano de 2020 a professora Glória Arieira recebeu do governo da Índia o maior prêmio de ensino oferecido aos que se dedicam a passar esse conhecimento com responsabilidade dos textos védicos, o Padma Shri Awards. Lembrando, é realmente necessário um professor para entender a linguagem simbólica e tb executar determinadas práticas yogues para capacitar a mente com foco, atenção e clareza para entender esse conhecimento.
Glória Arieira? E o Sanyasi como Purushatraya Swami? Que é discípulo de Srila Prabhupada, que veio da índia na década de 60 pregar este movimento no ocidente, e em 10 anos espalhou a consciência de Krishna pelo mundo! As pessoas tem um conceito muito pobre de quem realmente conhece os vedas, essa Glória aí é uma especula, o Vedanta Sutra não pode ser compreendido nessa era, é muito difícil além de pregar o impersonalismo de Sankaracarya.
@@hericpa que coisa rude de se falar a respeito de uma pessoa tão dedicada e devota como a professora Glória, apenas por sua fala, pode-se saber que não conhece o trabalho dela... Ela foi convidada pelo seu professor, Swami Chinmayananda, para começar a ensinar vedanta ainda na Índia na década de 1970... Procure se informar mais, até o governo da Índia a condecorou pela relevância de seu trabalho...
Comecei os estudos do mahabharata, li e estudei o baghvad gita tbm. Morei um tempo no templo em pindamonhangaba, e foi bastante interessante. Acompanhando o canal diariamente e obrigado pelos conhecimentos compartilhados.
Desculpe ter que corrigir mais os vedas foram escritos a 5mil anos por Vyasadeva Rg,Sama,Atharva,yajur...A literatura védica são os 4 Vedas os Puranas , Mahabharatha ,Upanisads o final Vedanta-sutra na linha Shivaista Shiva pessoalmente orientou a compilação do quarto Veda nas escolas tradicionais vedantas é passado isso .
É muito extenso estes estudos dos vedas . Este ano estou me dedicando prioritariamente ao Bhagavad Gita, com uma tradução comum, o Como ele é de Sua Divina Graça Swami Srila Prabhudada e o guia completo de H D Goswami . 🥸🥸
Gostei! Mas quero mais exemplos e comentários em um próximo vídeo. Sou yogue e já li um pouco dos Vedas e Upanishads, mas sempre em inglês pela dificuldade em encontrar material. Que legal!
Aline, busque os canais : Ciência Milenar Indiana, Clube do Dharma, o mestre Chandramuka Swami, e todos os livros de A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada (Srila Prabhupada). Existem sim livros traduzidos e de mestres fidedignos que vivem essa realidade e podem falar sobre o Conhecimento Védico com propriedade e o entendimento necessários. Para leitura, O Bhagavad Gita - Como Ele É, por Srila Prabhupada. Dessa forma estarão estudando os Vedas corretamente e de fontes seguras.
Existe um canal chamado The Sanskrit Channel muito legal, é de um professor de sânscrito. Estou acompanhando a leitura do Yogasutra do Patanjali por lá. Talvez por ser uma pessoa da Índia ele possa transmitir um pouco melhor esse conteúdo e suas particularidades, do que um tradutor de outro país e cultura. Eu penso que os Vedas não são livros para ser apenas lidos. Esse professor diz que a fonética/som do sânscrito é correspondente com aquilo que ela descreve, tanto o som quanto o símbolo carregam a energia daquilo ao que se referem. Então a leitura desses versos por si só era uma fórmula pra participar da criação do universo por exemplo...e sintonizar a frequência dos deuses. Tanto é que eu fui parar lá pq tinha zuado a garganta por ficar cantando mantra sem ter instrução...e até isso eu tive que aprender =/ os mantras são repetições desses sons que causam vibrações em partes específicas do nosso corpo...intencionando gerar mudanças, para corrigir desequilíbrios, melhorar algo etc. A própria criação do universo foi realizada apenas quando Saraswati surgiu dentro de Brahma, a partir desse momento ele disse "AUM" e tudo começou...o universo é uma vibração...de luz, de som, de frequências variadas.
O vedanta é como a bíblia. Existe o superficial, aquilo que se leva em consideração o sentido literal. A verdade dos vedantas vc só conhece através de um swami ou algum professor de vedanta.
Nada conveniente ter um "mistério" ou "parábolas" ou "metáforas" que só um grupo seleto e auto intitulado pra esclarecer. Vamos lá, isso não te soa como vigarice da braba não? Acha msm que a verdade necessariamente é concentrada, manipulada, possuída e acessada por uma casta de seletos pra que esses a distribuam ou nos informem? Se há um deus, acha msm que ele teria os seus escolhidos sendo que todo o resto seria nada diante de tal magnitude e perfeição? Que ele precisaria de gente pra passar sua msg, sendo que pode quando quiser e da forma que quiser passar pra qqer um
Exatamente! Os textos védicos, além de possuir uma linguagem simbólica, é necessário um método para estudá-los e Vedanta, sem dúvida trás clareza à mente para este entendimento. O de fato necessário um professor ou mestre que irá ajudar o aluno a conquistar uma mente disponível para compreender este ensinamento e como aplicá-lo em sua vida. Para alguns, o orgulho, presunção e vaidade os impedem de buscar a ajuda de um professor ou mestre. A humildade dos que nada sabem são os mais sabios...
Estamos falando de uma tradição em que o conhecimento era transmitido em linguagem oral, a linguagem escrita veio a milênios depois. Não basta a pessoa comprar um livro de escrituras védicas e querer trazer a sua própria interpretação do texto sem entender a linguagem simbólica, o contexto cultural de um povo e da época. Não tem haver com manipulação ou casta seleta, mas de um método de ensino eficaz para que a compreensão do texto seja clara e a preparação de uma mente disponível para o estudo e absorver o conhecimento.
Oi tudo bem? Os Vedas são muita mais do que podemos entender na nossa visão ocidental ( diria que é bem fraquinha em simbolismos). Nossa cultura não é tão mítica ou simbólica como nessas tradições. O fogo é só o fogo. Kkkk Estudos assim precisam de alguém mais experiente e aprofundado na cultura da tradição para se chegar a conceitos profundos, passados nos textos e mensagens reveladas. Algo semelhante para quem estuda Cabala, Torá, Budismo, Taoísmo etc. Faltou, na minha modesta opinião, uma noção inicial sobre os conceitos para seu entendimento, além do superficial. Mas o vídeo tem uma proposta legal: você mostrou que as Upanishads têm uma função mais prática do que os textos sagrados védicos. Por isso esses textos dos Vedas não se estuda sozinho, sempre em grupos. Mais rico o resultado. Abraços!
@@ligiamoregula6392 Eu entendi sim. É que esse uso no senso comum tem a ver com preconceitos e etnocentrismo muito profundos dos colonizadores europeus. Além dessa origem sombria, são conceitos enganosos de várias formas. Assim, considerei importante deixar isso explicitado. É preferível que no futuro o uso desses termos seja substituído por outro melhor, mais realista e não contaminado com preconceitos.
@@pedrodeleon8253 Não é essa a questão. É que ela usou o termo de uma forma que não é a melhor e que leva a engano. Exatamente por ter entendido é que percebi isso.
@@tiagocarvalho5571 ele fala principalmente do Rig Veda, e de como os primeiros textos dos Vedas eram mais descrições de rituais do que propriamente narrativas mitológicas (ou seja, basicamente o que o Bruno falou no vídeo, somente mais aprofundado, por se tratar de um livro).
Upanishad " significa , sentar perto ou próximo Sentar perto pra que? Para ouvir' Ouvir sobre o que? Sobre o eu, livre de limitação E então ficar em paz com você mesmo Confortável com quem você é As Upanishad explicam tambem Qual a relação do meu corpo, mente , intelecto, com esse livre de limitação Que é a causa por traz de tudo, mas ao mesmo tempo, se manifesta na forma do universo Hora esta manifesto Hora esta imanifesto Pura consciência "o eu sou" sem um segundo "Não leia as Upanishad sozinho" Procure um mestre ou instrutor de vedanta Para que o conhecimento não entre torto tem que ser explicado
Excelente video, meu amigo! Compartilho da sua opinião! E agradeço muito as indicações que fez de leitura! O formato do vídeo e da análise do tema ficaram ótimos tambem!
Caro, se tu me permitir uma sugestão, acesse os textos védicos traduzidos direto do sânscrito. Aqui no Brasil temos a graça de ter uma pessoa que traduz os livros de Vedanta (final dos Vedas), ou seja, as Upanishads além de outros textos de apoio. O nome dela é Glória Arieira, do Instituto Vidya Mandir. Om
Os Hinários são simbólicos... O que representa Agni? Na consciência? Interna e externamente? Eles só fazem sentido se fazemos a relação entre o signo e a cultura vedica e yogue. Realmente é mais cultural que acadêmica, o que nos traz a percepção do interior. A pesquisa é academica. E externa. Quanto ao Adriano e sua tradução dos Upanishades.... Realmente, são incríveis! Gratidão pelo vídeo!
Hinàrio são vibrações sonoras você vibra a palavra seu significado te envolve e você desenvolve este nível de consciência Agne é invocação do fogo do sacrifício importante para cerimônias
@@jhulanyatra6901 conheço Agni e o Ritual do Fogo, Jhulan. Também pratico. Gratidão. O que quis dizer é que nós Hinários, Cancioneiros, Vedas, Samhitas, Mantras ou Moolamantras, deve-se conhecer o contexto utilizado para compreender a filosofia e sentido aproximado do texto. Agni pode ser o Fogo, como a Divindade do fogo, da Luz, da Transmutação, Pai do movimento (Hanumanji), ou o fogo do intestino, fogo digestório imperial. Gratidão pela sua intervenção. Mas minha observação é que não podemos julgar um texto com muitas contextos histórico e culturais, especialmente se não conhecermos as referências e/ou época deles. Mas gratidão pela sua participação.
@@TheGuAcauan sim por isso os significados de Bhaktivedantha Prabhupada é completo ele traduz em no seu significado é uma aula de história, filosofia ele explica tempo e circunstâncias sem deixar é claro o toque devocional da sua linha personalista ...São muito boas as traduções Bhaktivedantas e os significados os torna mais completos...Você já leu os Bhagavathans? Desculpe pensei que era uma pergunta não achei que era uma explanação .Namaste
Baita apresentação, Tem uma moça chamada Viveka Alaya, no canal dela ela explira bastante temas vinculado aos textos apócrifos e textos de cunho oriental. O Alquimista do Paulo Coelho ou Diario de um Mago
7:13 eu peguei essa referência seu Bruno! Do vídeo que o Léo fala sobre as macumbas judaicas tem essa de girar a galinha 3 vezes e jogar no chão, isso é feito no túmulo de um rabino muito importante que juntava as pessoas e elas passavam a serem casais, ótimas referências gostei muito do vídeo
Caraca, eu estou lendo a bíblia e recorrentemente são citados os sacrifícios/oferendas queimadas. Era comum naquela época este tipo de oferenda então, meio que acreditando que o fogo com a fumaça levaria para os deuses...
Comecei a ler o Corão. Daí fui pro Khordesh Avesta. E realmente têm muita semelhança. Demais. Mas aí fui levado aos Vedas. E aí sim...meu Deus. Fiquei impressionado com a influência dos Vedas no Zoroastrismo. Aí fui ler o Rig Veda. E assim como o Khordeh Avesta, foi frustrante. Porque são preces.
oii! seu video é bem importante pois dá pra constatar que nem toda tradução é boa, fiel, etc.. Eu gosto da tradução do Bhaktivedanta Swami Prabhupada. E também é legal ler a Bhagavad Gita pois os filósofos dizem que ela meio que resume a sessão dos vedas que trata da evolução do ser humano, porém não trata dos conhecimentos médicos, sociais, entre outros citados nos vedas. Ontem vi um vídeo de um historiador sobre a história da Índia. Ele fala que muito do que os vedas tratam como divindades, por exemplo o Agni que você citou, não são mais "reconhecidos", pois ao longo da história da Índia, os deuses que traziam a organização da civilização ficaram mais em evidência, deixando de lado os deuses da criação da terra e matérias (sol, terra, ar, etc). Enfim, gostei do vídeo ! ;)
Bruno, você poderia fazer um vídeo ou uma série, acho que seria mais apropriado, sobre o Livro do Imperador Amarelo? Vi que você tem aí na sua estante.
Achei fascinante, o culto a Agni é muito parecido com o que se lê dos primórdios das civilizações grega e romana em A Cidade Antiga, de Fustel de Coulanges e Indra é parecidissimo com Zeus e Thor (ou melhor, provavelmente o contrário, os últimos é que se parecem com os primeiros). Essas conexões são muito sugestivas e por esse prisma a coisa toda me pareceu bem profunda em que pese não rebuscada. Em termos antropológicos, o atarvaveda é uma fonte muito rica, ali dá pra ter uma boa ideia dos desejos e aflições do povo. Indra é absolutamente fascinante.
Vai no canal( sri yoga devi ) ele sabe tudo do assunto E no canal( histórias da hindia ) o maior canal de Cultura cultura popular indiana Só canal( Emiliano unzer ) o maior canal de história da Ásia no TH-cam .. Todos muitos levas para chamar pro canal
Talvez sua expectativa tenha sido equivocada, por isso, frustou-se. Os Vedas como você disse bem são como canções/hinos... são até mesmo poéticos... Eles vieram do Ser e conversam com o Ser que habita em cada um de nós... é preciso calma para deixar esse conhecimento te penetrar... senão corre-se o risco de avaliações precipitadas...
Colocarei uma lista de livros aleatórios, os quais não li porque não deu tempo. Como há algo de sagrado em qualquer obra de arte, a questão é se alguns deles são sugestões que devam ser rigorosamente levadas a sério. Apesar do lado claramente filosófico, a sugestão é para todos que se interessarem. Código da Bíblia, O - Michael Drosnin (saiu mais algum? o autor morreu) Demian - Hermann Hesse Gramática de Pānini Liber "M" etc ... Livro de Enoque (os que existem) - etc Livro dos Mortos (deve ter três pelo menos) Manifesto Comunista - etc ... Manuscrito Voynich (alguma cópia autorizada) Mein Kampf (Minha Luta) etc ... Metamorfoses - Ovidio Montanha Mágica, A - Thomas Mann Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire Qualquer um escrito por Chrétien de Troyes Qualquer um escrito por Carlos Castañeda Rienzi, O Último dos Tribunos - E. Bulwer-Lytton Tábua de Esmeralda, A - etc ... Trilogia do Templo - José Rodrigues Trindade Últimos Dias de Pompéia, Os - E. Bulwer-Lytton Voz do Silêncio, A - versão especialmente traduzida por Fernando Pessoa Zanoni - E. Bulwer-Lytton Zôhar, O - etc ... (afinal, quantas páginas ou volumes são?)
Parabéns pelo trabalho. Eu, gostaria muito em aprofundar algumas temáticas, mas não consigo no momento,. Sendo assim, a forma pelo que possibilita obtenção de informações e conhecimentos, se viabiliza pelos vídeos que vcs comentam, além dos temas relevantes. Bom, sempre que algo em que me desperta minha curiosidade, saio em busca de obter mais informações. Acho vcs TOP. Continuem, conhecimento, informações importantes, sempre é bem vindo, sobretudo num contexto social tão ^ vazio, tão "raso^. Gratidão..
Os vedas tem uma forma correta de pronunciar e bem rígida até. Só faz sentido se pronunciadas em sânscrito védico e da forma correta. O objetivo é um estudo em meditação, se reconectando com a fonte criadora. E o mais importante é o som que pronuncia. Uma sílaba errada gera outro sentido, por isso que traduções não geram resultados. Tem um livro muito legal e didático com referências de grades personalidades como Baba e que explica tudo. Na verdade o livro é uma introdução, mas achei bem profundo. O nome é “Vedas - uma introdução” organizado por Sri Sathya Sai do Brasil, original de Jillian Brown. A leitura vale muito para quem gosta.
Indicações: Autor: René Guénon O Homen e Seu Devir Segundo o Vedanta Introdução Geral ao Estudo das Doutrinas Indus Complemento: Símbolos Fundamentais da Ciência Sagrada
Cara ñ se decepcione. Prossiga aprendendo e volte a ler os vedas daki a alguns anos. Estes são livros que quanto mais vc se desenvolve mais vc percebe coisas que ñ era capaz de perceber ou entender. A decepção no caso é fruto da tua própria limitação momentânea.
Uma informação que não sei se é sabido por seguidores deste canal e do próprio autor. Algumas mentes brilhantes da ciência-tecnologia do início e meado do século XX como por exemplo Oppenheimer, Steve Jobs, para citar somente estes dois se inspiraram ou tiveram forte influência na estruturação de seus pensamentos vivendo e lendo tais escrituras. A partir destas experiências eles mudaram consideravelmente o mundo e a sociedade ocidental. Na índia e Nepal, ouvi de alguns homens considerados santos que estes livros além de sagrados são considerados relatos históricos de diferentes épocas. Quem puder mergulhe neste "universo". Fantástico! Obrigado pela oportunidade e sucesso à todos!
Seria bom fazer um estudo sobre o Bhagavad-Purana (Srimad Bhagavatam). Mas para estes estudo é necessário ter o direcionamento de um mestre realizado no caminho, pois, especulações mentais de nossa cultura Ocidental só tem base intelectual, e pouco devociona.
Tenho originais Bhaghavad-gita em sânscrito e tradução e temos O Mahabharatha também sânscrito e tradução também Upanisads e Bhaghavathans sânscrito original e tradução se quiserem posso conseguir para vocês
Exatamente Erika, a meu ver, a professora Glória é a mais capacitada para ensinar, principalmente o estudos dos Vedas que faz parte de uma transmissão de conhecimento oral e de profunda linguagem simbólica
Frustrante 😂😂😂 Não li, e pelo que já ouvi sobre, inclusive sua valiosa percepção, nem pretendo investir meu escasso e valioso tempo nessa ação. Sobre os Vedas, Krsna faz uma menção na Bhagavad-Gīta: 2.46 Para um brahmana sábio, todos os vedas têm tanto valor quanto um poço quando, por toda parte, fluem águas abundantes. Parabéns pelo trabalho. 🙌🏻🙏🏻
Os Vedas é uma tradição oral passada do mestre (guru) ou seja não é pra qualquer um, os mantras são sons que os gurus nas suas mediações e transes captavam da vibração dos átomos e trascreviam surgindo assim o sânscrito
Oi, Muito interessante o canal! parabéns pelo conteúdo. Tenho uma sugestão. Eu gostaria de saber mais sobre os escritos esotéricos de Fernando Pessoa. Há um livro de um "escrito oculto" dele: Caminho da serpente. Encontrei um livro pela ed Devainy.
Sou um relés simpatizante de Krishna, A Suprema Personalidade de Deus, não sou um devoto puro, não tenho a permissão, os requisitos para ser. Leio o Bhagavad Gita um pouco todos os dias. Espero que Ele me aceite como amigo. Hare Krishna!
A suprema personalidade de Deus é O Divino Senhor Jesus histórica e arqueologicamente falando. O resto é invencionismo religioso. Leia o Evangelho de S. João e tire suas próprias conclusões. Beleza filosófica não significa verdade!
quem quiser ter um conhecimento mais aprofundado dos Vedas eu recomendo o canal do Giridhari Das - Palestras .. ele destrincha verso por verso dando a explicação de cada um. lá tem uns 200 vídeos só do Uddhava Gita. Ajuda muito a compreensão.
Comenta ai o Viveka Chuda Mani "Joia Suprema do Discernimento" de Adi Shankarcharya ... ao ler percebi que toda base filosófica de Yogananda está nesse livro, até alguns exemplos... vejo tbm que a obra de Swami Vivekananda bebeu dessa fonte... ou seja, muitos dos yoguis modernos tem uma base comum ... fica a dica aí.. OM TAT SAT
Este mantra, fala da cerimônia de acender o 🔥🔥 e iniciar o dia de manhã café, almoço e o chá com leite a noite, sempre com a queima de uma lenha aromática, ou um punhadinho de insenso na chapa quente, uma palha de alho, de cebola..e o ritos normais dos afazer do dia, mas num estado dupro de estar, no mundo ordinário, observando as mensagem Celestiais. Em uma "Meditação desperta" T.Buta.
A parte filosófica é importante, mas a poética (que estamos privados, pois não sabemos o sânscrito) é o mais importante para civilizações antigas. A poesia é intuitiva e nos nossos dias perdemos muito, por isso o universo é menos mágico, literalmente. Então o Rig Veda é o mais profundo de todos, mas totalmente incompreensível por nós, upanishad é só um facilitador.
Se vc começar assistir os vídeos do canal ciência milenar índiana ou Swami mahavir aqui no TH-cam, vc vai começar entender que os Vedas é ciência. Já falava de matemática, geometria e de planetas/astrologia.
Para vc, eu recomendo um semelhante mais experiente. Que se comunica com uma linguagem parecida com a sua e que tbm já teve os mesmos desejos, anseios ou expectativas nessa área do conhecimento ou de interesse e superou (realizando eles ou não). Na minha mente só vem o Andrês De Nuccio.
E o trabalho de tradução que a Gloria Arieira faz há anos para difundir vedanta no Brasil? Não há sentido falar do tema sem mencioná-la. Inclusive sob ótica não religiosa.
Concordo com sua opinião, plenamente. Mas que livros finos são esses? Isso não contém os vedas nem a pau. Leia a coleção de Dr. Tulsi Ram em inglês. São 8 volumes. Essa coleção é recente e está disponível em PDF no site da Arya Samaj.
A questão maior é que o início de tudo foi Brahmã sozinho nascido do umbigo de Vishinu que recebeu o primeiro conhecimento necessário para a criação do mundo material ... passou para outros ...mas os Vedas só foram compilados a 5mil anos por Vyasadeva
Recomendo o livro Patriarcas e Profetas, de Ellen White e Escavando a verdade, do Rodrigo Silva. Abordam origens das religiões e algumas culturas do mundo.
Achei uma análise superficial, já que são as bases da filosofia da Índia. Os Upanishads são escritos com base nos Vedas, são interpretações de grandes sábios. Logo uma mente comum igual a nossa tenha dificuldades mesmo em tirar algo destes textos.Complicado também usar comentaristas ocidentais para desvendar e interpretar a filosofia da Índia.Sugiro ler os livros de Radhakhrisnan, indiano, Advaita, e foi professor em Oxford.
Dias atrás estava procurando o Avesta (ou Avestá), disponível no momento em inglês. Nem sei como se anotava antes da chegada da escrita árabe. E parece-me que havia uma rivalidade Pérsia-Índia. A dificuldade de encontrar literatura se deve ao índice de livros proibidos, à falta de formação de estudiosos e aos interesses ou preferências de vendagem no mercado editorial, que está tendo problemas com livros digitais.
Não é possível estudar os Vedas apropriadamente sem saber sânscrito e sem saber o que cada sílaba sânscrita significa. Há um grande estudo gramatical baseado nos Vedas e isso revela segredos do texto.
Sugiro a leitura do Upadeśamrta, Bhagavad-Gita, Srimad Bhagavatam, Sri Iśopaniśad, etc.
Há sim, ae houvesse uma tradução da íntegra dos livros, não estes ultra-mega resumos em que se perde muito do valor
Procure ler Os Upanishads - O Sopro Vital do Eterno, de Swami Prabhavananda e Frederick Manchester
@@lex.alexandre Impossível, pois a própria tradução requer um entendimento subjetivo sobre palavras com valor semântico muito grande, ou seja, palavras antigas tendem a significar mais do que apenas uma palavra, existem livros sagrados nos quais estudiosos passam anos estudando palavra por palavra, buscando o real sentido daquela obra.
Quando um livro teve várias hermenêuticas posteriores é porquê não foi escrito pra ser entendido facilmente.
Eu acredito que pelo menos uma tradução para estudantes fosse interessante.
Gilgamesh é traduzido, a Ilíada, a Bíblia, o Quran e nenhum desses livros é simples. E traduziram até Grande Sertão: Veredas, gente. E não traduziram nem os épicos indianos direito. E pior, onde estão os livros para aprendermos sânscrito? É uma coisa ainda afastada. Claro que existem materiais, porém ainda é pouca coisa. Precisamos ler esse tipo de texto, até pela própria compreensão da mitologia indo-europeia e compreensão da real extensão de famílias linguísticas.
A maior autoridade que a gente tem no Brasil sobre o Vedanta é a Gloria Arieira, ela já foi pra Índia e estudou Sânscrito. Ela é referência na tradução do Yoga de Patanjali e Bhagavadgita. Seria interessante convidar ela porque ela tem muito conhecimento sobre os Vedas. Eu tive impressão que você pesquisou apenas superficialmente, o conteúdo dos Vedas é muito profunda, talvez impossível de saber tudo mas como dizem tradição, pra matar sua sede vc não precisa beber todo o oceano mas apenas um poço. Gloria tem livros e traduções com comentários e também vários hinos Védicos disponíveis gratuitamente em seu site.
Exatamente Daniel! A professora Glória é a mais capacitada atualmente no Brasil para poder ensinar os Vedas, principalmente por fazer parte de uma tradição de transmissão de conhecimento oral, assim tb como há certas práticas que irão preparar a mente para entender e absorver este conhecimento.
João Gonçalves, Cláudio Castelo Branco, Glória Arieira.... Tem muitos tradutores, praticantes e pesquisadores dos Vedas. Mas os Vedas trazem uma sabedoria e os Sutras outras, são diferentes entre si..
Gostaria do site dela, ou canal
Aqui no TH-cam!
Essas pessoas são todos especuladores, eu sugiro ler os livros de Srila Prabhupada, onde ele traduziu o Bhagavad-Gita como ele é, sem modificações, dá para começar por esse livro, ele foi o acarya fundador da sociedade internacional para consciência de Krishna-ISKCON, nosso mestre espiritual vem de uma sucessão discipular fidedigna, o sistema parampara, o Vedanta Sutra é muito difícil de compreender ainda mais nessa era, tem que ser muito erudito, o mesmo prega o impersonalismo.
A maior autoridade que temos no Brasil se chama ISKCON
Top! Em 2008 eu tava mals e tinha um devoto aqui no calçadão comercial, e ele era muito legal, me disse: "Meu vc tem noção do que significa vc vir aqui e me fazer essas perguntas!?". Ele tinha um semblante muito bonito, de harmonia, e me falou sobre os outros reinos e me vendeu o Bhagavad Gita (Como ele é), Prabhupada! Minha vida mudou desde então! Mesmo com problemas, vc aprende como transcender as coisas boas ou ruins dessa vida! Krishna é a Suprema Personalidade de Deus!
Busquem os canais : Ciência Milenar Indiana, Clube do Dharma, o mestre Chandramuka Swami, e os livros de A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada (Srila Prabhupada). Existem sim livros traduzidos, de mestres fidedignos que vivem essa realidade e podem falar sobre o Conhecimento Védico com propriedade e o entendimento adequado sobre o assunto. Para leitura inicial: O Bhagavad Gita - Como Ele É, por Srila Prabhupada. Dessa forma estarão estudando os Vedas corretamente, através de autoridades no assunto e de fontes seguras. Hare Krishna 🙏🕉️
Obrigado por tantas informações 🙏
Haribol
Gente, existe um curso online, aqui mesmo no youtube, sobre os vedas. Ciência milenar indiana, o nome do canal. É maravilhoso
Pode indicar o canal pf ?
É interessante, mas não é bem um estudo. O canal tem um tom bem claro de pregação e proselitismo.
Penso que estudo seria ler e interpretar os textos e o conjunto de textos como um todo.
@@luisfmleite1 verdade, mas deixando isso de lado tem coisas que se pode aproveitar
@@luisfmleite1 pois, exatamente. esses espiritismos apropriam se do hinduismo e comercializam no de uma maneira mais "light"(pobre)
Procurem os Canais : Clube do Dharma, Ciência Milenar Indiana, o mestre Chandramuka Swami , eles são pessoas diretamente envolvidas. E já que os VEDAS se tratam de devoção e todo o conhecimento em relação a Deus, terá "pregação", já que é disso que se trata mesmo (Conhecimento e orientações sobre Quem É Deus e como se relacionar com Ele). São escrituras sagradas e espirituais, porém, que envolvem dezenas de assuntos além, como cosmologia, filosofia, ciência, psicologia, arquitetura, medicina, astronomia, astrologia, etc etc ... É o conhecimento completo, e não é criado por homens.
Eu particularmente acho os Vedas a obra mais foda que existe. Porque além de narrar o contexto religioso, narra o contexto cultural e todo o caminho da civilização indiana. A questão pra mim que torna os textos complexos é que ou você aprende sânscrito, ou você se dedica a alguma linhagem, cujo Guru normalmente vai seguir e repassar conhecimentos específicos dentro da própria linhagem dele. Mas eu pessoalmente, de todas as obras que estudei, achei a mais completa, e olha que consegui estudar uma parte muito ínfima sendo sincera.
Eu adoro o seu canal e o conteudo que vc traz. Mas, neste vídeo sua intenção é louvável, porém não há como vc entender os Vedas estudando por conta própria, principalmente quando nós aqui do Ocidente e no período em que vivemos não compreendemos a linguagem simbólica dos antigos livros sagrados. Para de fato estudá-los e entende-los é muito importante que seja através de um professor ou mestre, pois é assim que a tradição do estudos dos Vedas permanece viva até hoje. Digo isso pois sou da tradição védica e indico vc buscar estudar com a professora Glória Arieira, que para mim, é a pessoa no Brasil com mais conhecimento quando se trata dos textos védicos. A professora Glória é professora a mais de 40 anos de vedanta e sânscrito. Foi estudar na Índia ainda muito jovem estudar essa tradição de conhecimento, seguiu como professora e depois de vinte anos teve a missão de voltar para o Brasil para trazer este conhecimento e o Vidya Mandir, sua escola, está presente a vinte anos. No ano de 2020 a professora Glória Arieira recebeu do governo da Índia o maior prêmio de ensino oferecido aos que se dedicam a passar esse conhecimento com responsabilidade dos textos védicos, o Padma Shri Awards. Lembrando, é realmente necessário um professor para entender a linguagem simbólica e tb executar determinadas práticas yogues para capacitar a mente com foco, atenção e clareza para entender esse conhecimento.
Glória Arieira? E o Sanyasi como Purushatraya Swami? Que é discípulo de Srila Prabhupada, que veio da índia na década de 60 pregar este movimento no ocidente, e em 10 anos espalhou a consciência de Krishna pelo mundo! As pessoas tem um conceito muito pobre de quem realmente conhece os vedas, essa Glória aí é uma especula, o Vedanta Sutra não pode ser compreendido nessa era, é muito difícil além de pregar o impersonalismo de Sankaracarya.
@@hericpa que coisa rude de se falar a respeito de uma pessoa tão dedicada e devota como a professora Glória, apenas por sua fala, pode-se saber que não conhece o trabalho dela... Ela foi convidada pelo seu professor, Swami Chinmayananda, para começar a ensinar vedanta ainda na Índia na década de 1970... Procure se informar mais, até o governo da Índia a condecorou pela relevância de seu trabalho...
Olá amigo, para iniciar no caminho do *conhecimento* (Vedas) você necessita sentar-se aos pés de um mestre puro e verdadeiro, boa sorte na tua busca.
Conversa 😂😂😂
Conversa pra ter mas guru😂😂
Não desista não! Você pode nao estar fazendo esse estudo da maneira mais correta. Busque nomes como a Glória Arieira ou Jonas Masetti. 🙏🏼📿
Que vídeo limpo, objetivo e gostoso de assistir. Obrigada.
Comecei os estudos do mahabharata, li e estudei o baghvad gita tbm. Morei um tempo no templo em pindamonhangaba, e foi bastante interessante. Acompanhando o canal diariamente e obrigado pelos conhecimentos compartilhados.
Desculpe ter que corrigir mais os vedas foram escritos a 5mil anos por Vyasadeva Rg,Sama,Atharva,yajur...A literatura védica são os 4 Vedas os Puranas , Mahabharatha ,Upanisads o final Vedanta-sutra na linha Shivaista Shiva pessoalmente orientou a compilação do quarto Veda nas escolas tradicionais vedantas é passado isso .
E impossível entender sem a guia de um mestre espiritual fidedigno.
Ata tá bom mas um do clube do mestrinho
É muito extenso estes estudos dos vedas . Este ano estou me dedicando prioritariamente ao Bhagavad Gita, com uma tradução comum, o Como ele é de Sua Divina Graça Swami Srila Prabhudada e o guia completo de H D Goswami . 🥸🥸
Gostei! Mas quero mais exemplos e comentários em um próximo vídeo. Sou yogue e já li um pouco dos Vedas e Upanishads, mas sempre em inglês pela dificuldade em encontrar material. Que legal!
Aline, busque os canais : Ciência Milenar Indiana, Clube do Dharma, o mestre Chandramuka Swami, e todos os livros de A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada (Srila Prabhupada). Existem sim livros traduzidos e de mestres fidedignos que vivem essa realidade e podem falar sobre o Conhecimento Védico com propriedade e o entendimento necessários. Para leitura, O Bhagavad Gita - Como Ele É, por Srila Prabhupada. Dessa forma estarão estudando os Vedas corretamente e de fontes seguras.
Ler os Vedas não é para qualquer um, entender os Vedas é para pessoas raras.
Existe um canal chamado The Sanskrit Channel muito legal, é de um professor de sânscrito. Estou acompanhando a leitura do Yogasutra do Patanjali por lá. Talvez por ser uma pessoa da Índia ele possa transmitir um pouco melhor esse conteúdo e suas particularidades, do que um tradutor de outro país e cultura. Eu penso que os Vedas não são livros para ser apenas lidos. Esse professor diz que a fonética/som do sânscrito é correspondente com aquilo que ela descreve, tanto o som quanto o símbolo carregam a energia daquilo ao que se referem. Então a leitura desses versos por si só era uma fórmula pra participar da criação do universo por exemplo...e sintonizar a frequência dos deuses. Tanto é que eu fui parar lá pq tinha zuado a garganta por ficar cantando mantra sem ter instrução...e até isso eu tive que aprender =/ os mantras são repetições desses sons que causam vibrações em partes específicas do nosso corpo...intencionando gerar mudanças, para corrigir desequilíbrios, melhorar algo etc. A própria criação do universo foi realizada apenas quando Saraswati surgiu dentro de Brahma, a partir desse momento ele disse "AUM" e tudo começou...o universo é uma vibração...de luz, de som, de frequências variadas.
Fala pessoal, tudo bem? Seria interessante se vcs pudessem falar um pouco sobre O livro vermelho de C. G. Jung. Valeu!! Parabéns pelo trabalho!
Por isso gosto tanto desse canal, por belas explicações desses verdadeiros mestres do discurso, eu amo vcs ❤️ !
O vedanta é como a bíblia. Existe o superficial, aquilo que se leva em consideração o sentido literal. A verdade dos vedantas vc só conhece através de um swami ou algum professor de vedanta.
Ele deveria chamar o Chandramukha Swami para falar.
Nada conveniente ter um "mistério" ou "parábolas" ou "metáforas" que só um grupo seleto e auto intitulado pra esclarecer. Vamos lá, isso não te soa como vigarice da braba não? Acha msm que a verdade necessariamente é concentrada, manipulada, possuída e acessada por uma casta de seletos pra que esses a distribuam ou nos informem? Se há um deus, acha msm que ele teria os seus escolhidos sendo que todo o resto seria nada diante de tal magnitude e perfeição? Que ele precisaria de gente pra passar sua msg, sendo que pode quando quiser e da forma que quiser passar pra qqer um
@@WilliamGwynAllant cabe a você conhecer e tirar suas próprias conclusões. Opinar antes de entender é ignorância.
Exatamente! Os textos védicos, além de possuir uma linguagem simbólica, é necessário um método para estudá-los e Vedanta, sem dúvida trás clareza à mente para este entendimento. O de fato necessário um professor ou mestre que irá ajudar o aluno a conquistar uma mente disponível para compreender este ensinamento e como aplicá-lo em sua vida. Para alguns, o orgulho, presunção e vaidade os impedem de buscar a ajuda de um professor ou mestre. A humildade dos que nada sabem são os mais sabios...
Estamos falando de uma tradição em que o conhecimento era transmitido em linguagem oral, a linguagem escrita veio a milênios depois. Não basta a pessoa comprar um livro de escrituras védicas e querer trazer a sua própria interpretação do texto sem entender a linguagem simbólica, o contexto cultural de um povo e da época. Não tem haver com manipulação ou casta seleta, mas de um método de ensino eficaz para que a compreensão do texto seja clara e a preparação de uma mente disponível para o estudo e absorver o conhecimento.
Oi tudo bem? Os Vedas são muita mais do que podemos entender na nossa visão ocidental ( diria que é bem fraquinha em simbolismos). Nossa cultura não é tão mítica ou simbólica como nessas tradições. O fogo é só o fogo. Kkkk
Estudos assim precisam de alguém mais experiente e aprofundado na cultura da tradição para se chegar a conceitos profundos, passados nos textos e mensagens reveladas. Algo semelhante para quem estuda Cabala, Torá, Budismo, Taoísmo etc. Faltou, na minha modesta opinião, uma noção inicial sobre os conceitos para seu entendimento, além do superficial. Mas o vídeo tem uma proposta legal: você mostrou que as Upanishads têm uma função mais prática do que os textos sagrados védicos.
Por isso esses textos dos Vedas não se estuda sozinho, sempre em grupos. Mais rico o resultado. Abraços!
Você sabe que, antropologicamente e geneticamente, a Índia também é Ocidente né?
@@cienciafantastica5888 mas você entendeu, né? Senso comum do que é ocidente e oriente. A Índia está no oriente.
@@ligiamoregula6392 Eu entendi sim. É que esse uso no senso comum tem a ver com preconceitos e etnocentrismo muito profundos dos colonizadores europeus. Além dessa origem sombria, são conceitos enganosos de várias formas. Assim, considerei importante deixar isso explicitado. É preferível que no futuro o uso desses termos seja substituído por outro melhor, mais realista e não contaminado com preconceitos.
@@cienciafantastica5888 forçou pra não querer entender de propósito, né lindo
@@pedrodeleon8253 Não é essa a questão. É que ela usou o termo de uma forma que não é a melhor e que leva a engano. Exatamente por ter entendido é que percebi isso.
Adorei a idéia de falar sobre livros sagrados sem o "peso" das religiões institucionais. Obrigada.
Bruno, recomendo muito ler Roberto Calasso, italiano estudioso dos Vedas. Principalmente um livro dele chamado "O Ardor".
É acerca do que esse livro? Pode me dar uma explanada ?
@@tiagocarvalho5571 ele fala principalmente do Rig Veda, e de como os primeiros textos dos Vedas eram mais descrições de rituais do que propriamente narrativas mitológicas (ou seja, basicamente o que o Bruno falou no vídeo, somente mais aprofundado, por se tratar de um livro).
Raph, será que os Vedas estão nos teus projetos futuros de tradução?🖤
@@1cairodoteatro eu traduzi o Bhagavad Gita (parte do Mahabharata). Não tenho muito interesse em traduzir os Vedas.
Upanishad " significa , sentar perto ou próximo
Sentar perto pra que? Para ouvir'
Ouvir sobre o que?
Sobre o eu, livre de limitação
E então ficar em paz com você mesmo
Confortável com quem você é
As Upanishad explicam tambem
Qual a relação do meu corpo, mente , intelecto, com esse livre de limitação
Que é a causa por traz de tudo, mas ao mesmo tempo, se manifesta na forma do universo
Hora esta manifesto
Hora esta imanifesto
Pura consciência "o eu sou" sem um segundo
"Não leia as Upanishad sozinho"
Procure um mestre ou instrutor de vedanta
Para que o conhecimento não entre torto tem que ser explicado
Esse e o melhor canal do TH-cam nao tem como!!!
Excelente video, meu amigo! Compartilho da sua opinião! E agradeço muito as indicações que fez de leitura! O formato do vídeo e da análise do tema ficaram ótimos tambem!
Caro, se tu me permitir uma sugestão, acesse os textos védicos traduzidos direto do sânscrito. Aqui no Brasil temos a graça de ter uma pessoa que traduz os livros de Vedanta (final dos Vedas), ou seja, as Upanishads além de outros textos de apoio. O nome dela é Glória Arieira, do Instituto Vidya Mandir. Om
Conhecimentos da Humanidade,para sempre gratidão.
Cara o vídeo ficou muito legal. Parabéns para vocês.
Os Hinários são simbólicos... O que representa Agni? Na consciência? Interna e externamente? Eles só fazem sentido se fazemos a relação entre o signo e a cultura vedica e yogue. Realmente é mais cultural que acadêmica, o que nos traz a percepção do interior. A pesquisa é academica. E externa. Quanto ao Adriano e sua tradução dos Upanishades.... Realmente, são incríveis! Gratidão pelo vídeo!
Hinàrio são vibrações sonoras você vibra a palavra seu significado te envolve e você desenvolve este nível de consciência Agne é invocação do fogo do sacrifício importante para cerimônias
@@jhulanyatra6901 conheço Agni e o Ritual do Fogo, Jhulan. Também pratico. Gratidão. O que quis dizer é que nós Hinários, Cancioneiros, Vedas, Samhitas, Mantras ou Moolamantras, deve-se conhecer o contexto utilizado para compreender a filosofia e sentido aproximado do texto. Agni pode ser o Fogo, como a Divindade do fogo, da Luz, da Transmutação, Pai do movimento (Hanumanji), ou o fogo do intestino, fogo digestório imperial. Gratidão pela sua intervenção. Mas minha observação é que não podemos julgar um texto com muitas contextos histórico e culturais, especialmente se não conhecermos as referências e/ou época deles. Mas gratidão pela sua participação.
@@TheGuAcauan sim por isso os significados de Bhaktivedantha Prabhupada é completo ele traduz em no seu significado é uma aula de história, filosofia ele explica tempo e circunstâncias sem deixar é claro o toque devocional da sua linha personalista ...São muito boas as traduções Bhaktivedantas e os significados os torna mais completos...Você já leu os Bhagavathans? Desculpe pensei que era uma pergunta não achei que era uma explanação .Namaste
Baita apresentação, Tem uma moça chamada Viveka Alaya, no canal dela ela explira bastante temas vinculado aos textos apócrifos e textos de cunho oriental. O Alquimista do Paulo Coelho ou Diario de um Mago
7:13 eu peguei essa referência seu Bruno! Do vídeo que o Léo fala sobre as macumbas judaicas tem essa de girar a galinha 3 vezes e jogar no chão, isso é feito no túmulo de um rabino muito importante que juntava as pessoas e elas passavam a serem casais, ótimas referências gostei muito do vídeo
Caraca, eu estou lendo a bíblia e recorrentemente são citados os sacrifícios/oferendas queimadas. Era comum naquela época este tipo de oferenda então, meio que acreditando que o fogo com a fumaça levaria para os deuses...
Comecei a ler o Corão. Daí fui pro Khordesh Avesta. E realmente têm muita semelhança. Demais. Mas aí fui levado aos Vedas. E aí sim...meu Deus. Fiquei impressionado com a influência dos Vedas no Zoroastrismo. Aí fui ler o Rig Veda. E assim como o Khordeh Avesta, foi frustrante. Porque são preces.
e qual foi sua conclusão amigo? sobre as duas religiões?
oii! seu video é bem importante pois dá pra constatar que nem toda tradução é boa, fiel, etc.. Eu gosto da tradução do Bhaktivedanta Swami Prabhupada. E também é legal ler a Bhagavad Gita pois os filósofos dizem que ela meio que resume a sessão dos vedas que trata da evolução do ser humano, porém não trata dos conhecimentos médicos, sociais, entre outros citados nos vedas. Ontem vi um vídeo de um historiador sobre a história da Índia. Ele fala que muito do que os vedas tratam como divindades, por exemplo
o Agni que você citou, não são mais "reconhecidos", pois ao longo da história da Índia, os deuses que traziam a organização da civilização ficaram mais em evidência, deixando de lado os deuses da criação da terra e matérias (sol, terra, ar, etc). Enfim, gostei do vídeo ! ;)
Poderia por gentileza compartilhar o vídeo? Obrigado!
Bom dia 🧡
A todos do canal 🌷
Excelente vídeo muito boa as suas colocações e seu ponto de vista. Sobre os Vedas. Desejo todos uma ótima semana. 💋❤
Bruno, você poderia fazer um vídeo ou uma série, acho que seria mais apropriado, sobre o Livro do Imperador Amarelo? Vi que você tem aí na sua estante.
Achei fascinante, o culto a Agni é muito parecido com o que se lê dos primórdios das civilizações grega e romana em A Cidade Antiga, de Fustel de Coulanges e Indra é parecidissimo com Zeus e Thor (ou melhor, provavelmente o contrário, os últimos é que se parecem com os primeiros). Essas conexões são muito sugestivas e por esse prisma a coisa toda me pareceu bem profunda em que pese não rebuscada. Em termos antropológicos, o atarvaveda é uma fonte muito rica, ali dá pra ter uma boa ideia dos desejos e aflições do povo. Indra é absolutamente fascinante.
Procure sobre a religião Indo Europeia. Abraços!!!
Vai no canal( sri yoga devi ) ele sabe tudo do assunto
E no canal( histórias da hindia ) o maior canal de Cultura cultura popular indiana
Só canal( Emiliano unzer ) o maior canal de história da Ásia no TH-cam
..
Todos muitos levas para chamar pro canal
Bruno,convida a profa.Glória Arieira pra falar numa live sobre esse tema.Ela é a pessoa mais indicada pra destrinçar esse assunto.
Talvez sua expectativa tenha sido equivocada, por isso, frustou-se. Os Vedas como você disse bem são como canções/hinos... são até mesmo poéticos... Eles vieram do Ser e conversam com o Ser que habita em cada um de nós... é preciso calma para deixar esse conhecimento te penetrar... senão corre-se o risco de avaliações precipitadas...
Colocarei uma lista de livros aleatórios, os quais não li porque não deu tempo. Como há algo de sagrado em qualquer obra de arte, a questão é se alguns deles são sugestões que devam ser rigorosamente levadas a sério. Apesar do lado claramente filosófico, a sugestão é para todos que se interessarem.
Código da Bíblia, O - Michael Drosnin
(saiu mais algum? o autor morreu)
Demian - Hermann Hesse
Gramática de Pānini
Liber "M" etc ...
Livro de Enoque (os que existem) - etc
Livro dos Mortos (deve ter três pelo menos)
Manifesto Comunista - etc ...
Manuscrito Voynich (alguma cópia autorizada)
Mein Kampf (Minha Luta) etc ...
Metamorfoses - Ovidio
Montanha Mágica, A - Thomas Mann
Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire
Qualquer um escrito por Chrétien de Troyes
Qualquer um escrito por Carlos Castañeda
Rienzi, O Último dos Tribunos - E. Bulwer-Lytton
Tábua de Esmeralda, A - etc ...
Trilogia do Templo - José Rodrigues Trindade
Últimos Dias de Pompéia, Os - E. Bulwer-Lytton
Voz do Silêncio, A - versão especialmente traduzida por Fernando Pessoa
Zanoni - E. Bulwer-Lytton
Zôhar, O - etc ... (afinal, quantas páginas ou volumes são?)
Bom dia Bruno!!! O Grupo que participo atualmente está preparando um estudo sobre Enoc. Grande Abraço ✨
Aconselho a ter a coleção do Bhaghavatham é incrível é grande mas vale a pena vem original em sânscrito ,transliteração latina e significado demaiasss
Onde encontro?
Purana?
adoraria uma linha do tempo da origem das religiões, qdo escrito seus textos, e dos profetas, abrçs
Assista o canal Ciência Milenar Indiana, lá tem tudo isso e de fontes fidedignas.
Parabéns pelo trabalho. Eu, gostaria muito em aprofundar algumas temáticas, mas não consigo no momento,. Sendo assim, a forma pelo que possibilita obtenção de informações e conhecimentos, se viabiliza pelos vídeos que vcs comentam, além dos temas relevantes. Bom, sempre que algo em que me desperta minha curiosidade, saio em busca de obter mais informações. Acho vcs TOP. Continuem, conhecimento, informações importantes, sempre é bem vindo, sobretudo num contexto social tão ^ vazio, tão "raso^. Gratidão..
Os vedas tem uma forma correta de pronunciar e bem rígida até. Só faz sentido se pronunciadas em sânscrito védico e da forma correta. O objetivo é um estudo em meditação, se reconectando com a fonte criadora.
E o mais importante é o som que pronuncia. Uma sílaba errada gera outro sentido, por isso que traduções não geram resultados.
Tem um livro muito legal e didático com referências de grades personalidades como Baba e que explica tudo. Na verdade o livro é uma introdução, mas achei bem profundo.
O nome é “Vedas - uma introdução” organizado por Sri Sathya Sai do Brasil, original de Jillian Brown.
A leitura vale muito para quem gosta.
Indicações:
Autor: René Guénon
O Homen e Seu Devir Segundo o Vedanta
Introdução Geral ao Estudo das Doutrinas Indus
Complemento:
Símbolos Fundamentais da Ciência Sagrada
Fale tudo mais sobre upanishads principais em detalhes português traduzidos
Cara ñ se decepcione.
Prossiga aprendendo e volte a ler os vedas daki a alguns anos.
Estes são livros que quanto mais vc se desenvolve mais vc percebe coisas que ñ era capaz de perceber ou entender.
A decepção no caso é fruto da tua própria limitação momentânea.
Uma informação que não sei se é sabido por seguidores deste canal e do próprio autor. Algumas mentes brilhantes da ciência-tecnologia do início e meado do século XX como por exemplo Oppenheimer, Steve Jobs, para citar somente estes dois se inspiraram ou tiveram forte influência na estruturação de seus pensamentos vivendo e lendo tais escrituras. A partir destas experiências eles mudaram consideravelmente o mundo e a sociedade ocidental. Na índia e Nepal, ouvi de alguns homens considerados santos que estes livros além de sagrados são considerados relatos históricos de diferentes épocas. Quem puder mergulhe neste "universo". Fantástico!
Obrigado pela oportunidade e sucesso à todos!
Sim, existe sim um autor dos Vedas. O autor dos Vedas é Srila Vyasadeva ou Dhvapaina Vrndavana. Que é considerado uma encarnação literária dos vedas.
Encarnação de Krishna.
Seria bom fazer um estudo sobre o Bhagavad-Purana (Srimad Bhagavatam). Mas para estes estudo é necessário ter o direcionamento de um mestre realizado no caminho, pois, especulações mentais de nossa cultura Ocidental só tem base intelectual, e pouco devociona.
Tenho originais Bhaghavad-gita em sânscrito e tradução e temos O Mahabharatha também sânscrito e tradução também Upanisads e Bhaghavathans sânscrito original e tradução se quiserem posso conseguir para vocês
Gostaria por favor
Eu to super empolgada com essa série nova 🤩♥️
Pra mim foi absolutamente encantador! Estou lendo o Mahabharata. E é muito mais antigo de 2mil anos.
Sou prof de yoga e quero me tornar Indu.
Gostei de ouvir suas ponderações.
Vc já ouviu falar de VEDANTA? Jonas Masetti
Gostaria que comentasse o livro :
"O Despertar dos Mágicos"
Livro de Jacques Bergier e Louis Pauwels
Agradeço desde já
Esse livro é uma viagem. Não me esqueço do trecho em que ele fala sobre o que ele diz ser o verdadeiro pecado: "pretender tomar o céu de assalto".
A Gloria Arieira do Vidya Mandir tem um bom conhecimento de vedanta. Vale conversar com ela.
Exatamente Erika, a meu ver, a professora Glória é a mais capacitada para ensinar, principalmente o estudos dos Vedas que faz parte de uma transmissão de conhecimento oral e de profunda linguagem simbólica
Frustrante 😂😂😂
Não li, e pelo que já ouvi sobre, inclusive sua valiosa percepção, nem pretendo investir meu escasso e valioso tempo nessa ação.
Sobre os Vedas, Krsna faz uma menção na Bhagavad-Gīta:
2.46 Para um brahmana sábio, todos os vedas têm tanto valor quanto um poço quando, por toda parte, fluem águas abundantes.
Parabéns pelo trabalho.
🙌🏻🙏🏻
A filosofia, ao meu ver, está aí mesmo, ao pedir ao Deus, ja que somos pequenos diante de toda a grandiosidade do Divino. Pra mim, está claro 😊🙏🏻
Os Vedas é uma tradição oral passada do mestre (guru) ou seja não é pra qualquer um, os mantras são sons que os gurus nas suas mediações e transes captavam da vibração dos átomos e trascreviam surgindo assim o sânscrito
Hueee muito bom.
Estou lendo Liber Null e Psiconalta do Peter J. Carrol. Ia ser legal ouvir vocês falando sobre
A filosofia Perene // huxley
Estou com ele pra ler mas nao comecei. gostaria de ter sua visão Bruno, um abraçO!
Do AtharvaVeda e do AjurVeda se originou o primeiro sistema de saúde do mundo. O ayurveda. Namastê
Bacana seu depoimento! Seria legal ver vocês numa conversa com Nilton Schutz!
A pronúncia correta é como Vêdas e não Védas, só um detalhe.
Oi, Muito interessante o canal! parabéns pelo conteúdo. Tenho uma sugestão. Eu gostaria de saber mais sobre os escritos esotéricos de Fernando Pessoa. Há um livro de um "escrito oculto" dele: Caminho da serpente. Encontrei um livro pela ed Devainy.
Depois é legal falar sobre o livro tibetano dos mortos. Paz🙏🏾🍃
Sou um relés simpatizante de Krishna, A Suprema Personalidade de Deus, não sou um devoto puro, não tenho a permissão, os requisitos para ser. Leio o Bhagavad Gita um pouco todos os dias. Espero que Ele me aceite como amigo. Hare Krishna!
A suprema personalidade de Deus é O Divino Senhor Jesus histórica e arqueologicamente falando. O resto é invencionismo religioso. Leia o Evangelho de S. João e tire suas próprias conclusões.
Beleza filosófica não significa verdade!
quem quiser ter um conhecimento mais aprofundado dos Vedas eu recomendo o canal do Giridhari Das - Palestras .. ele destrincha verso por verso dando a explicação de cada um. lá tem uns 200 vídeos só do Uddhava Gita. Ajuda muito a compreensão.
Excelente vídeo!
Sugestão de livro: CORPUS HERMETICUM
Esse é um que pra mim também foi uma tremenda frustração.
Profecia Celestina, adoraria um vídeo no canal sobre. 🥰
Muito bom!
Não sei se caberia no tema, mas vcs poderiam falar sobre o livro Demian? Abraços!
Comenta ai o Viveka Chuda Mani "Joia Suprema do Discernimento" de Adi Shankarcharya ... ao ler percebi que toda base filosófica de Yogananda está nesse livro, até alguns exemplos... vejo tbm que a obra de Swami Vivekananda bebeu dessa fonte... ou seja, muitos dos yoguis modernos tem uma base comum ... fica a dica aí.. OM TAT SAT
Este mantra, fala da cerimônia de acender o 🔥🔥 e iniciar o dia de manhã café, almoço e o chá com leite a noite, sempre com a queima de uma lenha aromática, ou um punhadinho de insenso na chapa quente, uma palha de alho, de cebola..e o ritos normais dos afazer do dia, mas num estado dupro de estar, no mundo ordinário, observando as mensagem Celestiais. Em uma "Meditação desperta" T.Buta.
Os Aromas são visto como "Kerubins" explessores de alguém Divino além de ti
Gostava de ver um vídeo sobre os yoga sutras de Patanjali
Muito legal. Os comentários enriquecem o assunto do vídeo. É fica claro que o Bruno deu uma pincelada e despertou o interesse das pessoas.
Você clareou minha mente meu truta obrigado
A parte filosófica é importante, mas a poética (que estamos privados, pois não sabemos o sânscrito) é o mais importante para civilizações antigas. A poesia é intuitiva e nos nossos dias perdemos muito, por isso o universo é menos mágico, literalmente. Então o Rig Veda é o mais profundo de todos, mas totalmente incompreensível por nós, upanishad é só um facilitador.
Se vc começar assistir os vídeos do canal ciência milenar índiana ou Swami mahavir aqui no TH-cam, vc vai começar entender que os Vedas é ciência.
Já falava de matemática, geometria e de planetas/astrologia.
Upanishads sao Vedanta(final dos vedas). Resumão...
Muita expectativa sua explicação, é preciso ter uma base que venha do parampara
Para vc, eu recomendo um semelhante mais experiente. Que se comunica com uma linguagem parecida com a sua e que tbm já teve os mesmos desejos, anseios ou expectativas nessa área do conhecimento ou de interesse e superou (realizando eles ou não).
Na minha mente só vem o Andrês De Nuccio.
Lê depois os Sutras Budistas pode ser o Tripitaka os primeiros Sutras .
E o trabalho de tradução que a Gloria Arieira faz há anos para difundir vedanta no Brasil? Não há sentido falar do tema sem mencioná-la. Inclusive sob ótica não religiosa.
Concordo com sua opinião, plenamente. Mas que livros finos são esses? Isso não contém os vedas nem a pau. Leia a coleção de Dr. Tulsi Ram em inglês. São 8 volumes. Essa coleção é recente e está disponível em PDF no site da Arya Samaj.
Sua intenção é a mesma que a minha, mais filosófica mesmo kkkkk
Vocês podiam fazer um vídeo sobre o livro "Cartas de Cristo". Ou já tem algo a respeito no canal?
A questão maior é que o início de tudo foi Brahmã sozinho nascido do umbigo de Vishinu que recebeu o primeiro conhecimento necessário para a criação do mundo material ... passou para outros ...mas os Vedas só foram compilados a 5mil anos por Vyasadeva
Muito bom gostei.
Boa tarde.
Excertos deve vir do inglês, onde a palavra significa "trechos". Por isso, são fragmentos apenas.
Bom agora, sugiro comentar o Bhagavad Guita...Abraço
Recomendo o livro Patriarcas e Profetas, de Ellen White e Escavando a verdade, do Rodrigo Silva. Abordam origens das religiões e algumas culturas do mundo.
Excelente 👏👏👏 Gratidão 🙏
muito bom, obrigado pelo video esclarecedor
Achei uma análise superficial, já que são as bases da filosofia da Índia. Os Upanishads são escritos com base nos Vedas, são interpretações de grandes sábios. Logo uma mente comum igual a nossa tenha dificuldades mesmo em tirar algo destes textos.Complicado também usar comentaristas ocidentais para desvendar e interpretar a filosofia da Índia.Sugiro ler os livros de Radhakhrisnan, indiano, Advaita, e foi professor em Oxford.
Essa crendice sua me dá nojo
@@medeumnome8736 Só eles pode explicar a cultura deles.
Dias atrás estava procurando o Avesta (ou Avestá), disponível no momento em inglês. Nem sei como se anotava antes da chegada da escrita árabe. E parece-me que havia uma rivalidade Pérsia-Índia.
A dificuldade de encontrar literatura se deve ao índice de livros proibidos, à falta de formação de estudiosos e aos interesses ou preferências de vendagem no mercado editorial, que está tendo problemas com livros digitais.
Ótimo vídeo, muito esclarecedor...
Faz um vídeo sobre os Yoga Sutras de Patañjali.