A Gita fala da Batalha interior que ocorre dentro do ser humano... Muitos não entendem por ser um livro de linguagem simbólica e se faz necessário um professor da tradição vedica e um método de ensino que irá preparar a mente para ter clareza e internalizar esse conhecimento. Kurukshetra, o campo de batalha, é o nosso corpo e todos os personagens tem seus aspectos simbólicos, os parentes, mestres amigos que Arjuna vê no lado oposto, são aspectos nossos com os quais estamos familiarizados e que dentro de nós ocorre uma grande batalha, para a conquista deste reino Hastinapura, a conquista de um patamar superior de consciência. Krishna, vem como o cocheiro de Arjuna, segurando as rédeas dos cavalos, 5 cavalos simbolizando os 5 órgãos de percepção. Krishna como avatares de Vishnu, trás o dharma, é como entregar a Krishna as rédeas das nossas vidas confiando na lei dharma, leis cósmicas universais. Para isso, alí no campo de batalha, que é o nosso corpo e a nossa percepção de mundo pelo que captados com os nossos sentidos, como agimos nesse mundo e nos inserimos nele, é que Krishna vai nos ensinar o Yoga, yoga como um estilo de vida que irá preparar a nossa mente para entender a natureza do EU livre de limitações , a ignorância de ser que somos, o que trás a causa do sofrimento humano. Ao estudar a Bhagavad Gita, vc percebe a experiência dentro de vc, que a felicidade não é encontrada fora, está em vc, mas que precisa retirar todas as camadas que impedem de vc ver. A Gita, vai te desconstruir, mergulhar para dentro de si, e mesmo que há coisas que algo faz sentido e não consiga explicar, é devido a linguagem simbólica e o inconsciente coletivo se comunica através de símbolos, o mesmo ocorre com a Gita. Om Tat Sat!
Não é simbólico. É literal. Kurukshetra é um lugar e turistas o visitam e há templos e monumentos lá. Ao estudar o Bhagavad Gita de fontes fidedignas você abre mão do falso ego, ou seja, do que você pensa que é você e do que você pensa que quer e conhece a Deus e seu papel que é servi-lo em serviço devocional amoroso. O livro expõem todas as iogas mas no final destaca somente esse como sendo a perfeição da ioga: Bakti. Sugiro não tentar interpretar a palavra de Deus com a sua imaginação correndo solta, mas ler de fontes fidedignas e ouvir de um devoto puro na corrente de sucessão discipular. Abra sua mente para os ensinamentos dos devotos e desligue a especulação.
@@rjr6274não entendi? Arjuna era um guerreiro ou pensava que era um guerreiro? Ele deveria agir como um guerreiro como um modo devocional ou ele vivia uma ilusão desse dever devocional como desculpa para agir como guerreiro?
Eu tive a mesma sensação. Não consigo explicar o que aprendi. No entanto me deu uma segurança e tranquilidade após a leitura, como se eu tivesse entendido a vida.
Neste verso mostra claramente que a suprema personalidade de Deus Krishna, não aceita carne como oferenda, e as pessoas fazendo a matança de animais apenas para satisfazer o sentido da língua , tudo o que vamos se alimentar oferecemos a Krishna primeiramente, para se tornar prasada, quem não oferece a ele come apenas pecado.
O Bruno é tudo. De uma tamanha simplicidade e humildade, ao ponto de dizer q mesmo depois de anos, ainda não conseguiu absorver bem o livro.👏 Amo essa essência do Bruno e Leo. Essa é a essência dos Conhecimentos da Humanidade. Esfiha pura. 😊👏👏🔯🌟💖
Tudo começou ouvindo o mantra de Ganesha numa fase difícil, pois me reenergizava , acalmava os meus pensamentos e os organizava.Daí comecei a me interessar por outros mantras até conhecer Krishna fui pesquisar mais afundo pois estava havendo mudança interior, até q cheguei no conhecimento do Bagavad Gita, daí p frente muitas mudanças na minha vida através do sentir na leitura, hj não bebi álcool, n como carne vermelha, medito tds os dias.. grande mudança do interior o exterior. Sou eternamente grata por nesta vida ainda ter contato tido está oportunidade.
Comigo foi a mesma coisa! e conversei com vários devotos da ISKCON e muitos relatos que descobriram esse caminho da consciência de Krishna através de Ganesha. Krishna diz que deve se ir diretamente a Ele, sem oferecer ou agradecer semideuses (por exemplo Ganesha) porém eu tenho um carinho especial por Ganesha, que me trouxe até aqui! Me tirou da situação dificil e me apresentou Krishna.
Esse livro e o Marhabharata são super filosóficos. Só a professora Lúcia Helena Galvão, do canal da Nova Acrópole pra poder “traduzir” pra gente 😂. O Marhabharata é o livro favorito dela, imagina. Ela é maravilhosa!
Segundo um monge da linhagem vaishnava a prof. Lucia Helena não compreendeu o livro e falou diversas coisas erroneas. Talvez a tradução comentada por Prabhupada seja a interpretação mais fiel ou devocional.
@@andrecavalcanti361 é realmente bem provável que a interpretação do monge é diferente da interpretação da professora. Ele tem uma interpretação religiosa enquanto ela tem uma filosófica.
@@junianunes8214 a questão é que há provavelmente somente uma interpretação correta. E não quer dizer que precise se vincular a alguma religião. As interpretações puramente intelectuais são previstas no próprio livro, e indicam que levam ao engano.
Já li todos os livros do Professor Huberto Rohden. Foi minha iniciação nesse caminho. Rohden é meu mestre. Agradeço a Deus por ter encontrado um livro dele, na gaveta de um funcionário da minha equipe. Era o livro "Porque Sofremos". Ele me apresentou ao EGO..."Muito" prazer... rsrsrs
Interessante vc chegar na conclusão que, nao entendeu o livro a ponto de expressar a sua idéia, ou que até talvez entrou em um ouvido e saiu no outro. Acredito que para fazer um vídeo assim, realmente necessita de certa humildade. Parabéns pelo vídeo.
É o maior livro que já li na vida. Essa coisa de ser "tomado pela atmosfera" e não saber (racionalmente) o que aprendeu faz todo sentido hehe. Talvez na verdade seja a melhor forma de entendê-lo de fato, "sem verbalizar". Abs!
A batalha de arjuna não é contra os parentes, mas os vícios humanos, a verdadeira batalha, contra as coisas que pensamos ser boas, confortáveis, mas atrapalham nosso desenvolvimento! O Gita é a síntese de todas escrituras hindus.
É meu livro de cabeceira. Leio a muitos anos e ainda sou tomado pelo mesmo êxtase a cada leitura. O ensinamento que mais utilizo na minha vida é karma-yoga
É exatamente isso!! Já tentei explicar o Bhagavad gita para as pessoas, mas não consigo 🤭 eu somente sinto. Realmente traz uma atmosfera diferente e é algo muito valioso pra mim, me ajudou a entender a mim mesma e a vida.
Segundo um monge da linhagem vaishnava a prof. Lucia Helena não compreendeu o livro e falou diversas coisas erroneas. Talvez a tradução comentada por Prabhupada seja a interpretação mais fiel ou devocional. Fiz até seis meses do curso da nova acrópole, mas infelizmente é realmente muito superficial.
Livro excepcional; Gosto muito da abertura do Gita, quando é exposto o dilema de Arjuna. No mais, A Série de TV clássica do Mahabharatha está toda disponivel legendada em inglês no YT, assistam, é excelente e conta das motivações da guerra o fim da batalha de Kurukshetra, além da história de Krishna.
É, vosso objetivo é divulgar.... mas, gostaria muito que esse canal se aprofundasse um pouco mais nesse assunto, se possível, pois são ensinos milenares que lá se encontram, os quais merecem o devido respeito... de qualquer forma, gratidão por divulgar e parabéns ao canal!
Chamar o bhagavad gita de livro nem me parece correto, mas com certeza é uma das melhores leituras que já fiz. Há tanta força, tanta grandiosidade nas suas palavras. Uma experiência sem igual. Assistindo o vídeo senti até vontade de repetir.
O Bhagavad-gita me completa entendo como é formado o karma a energia que me controla naquele momento a diversidade das religiões o nascimento a morte e a esperança da reencarnação consciente ....E bem estou ilustrando o Mahabharatha versão estendida é uma grande honra ...
O Bhagavad Gita é uma literatura para encher de sabedoria o espírito... Eu já li duas vezes na versão do Carlos Eduardo G. Barbosa... É um livro realmente indescritíveis sensações...
Talvez te interesse ler o Livro: Levante-se e lute, do autor Eneas Guerriero. O autor faz uma homenagem ao grande épico Bhagavad-gita, porém ele apresenta a narrativa do Gita na voz de Arjuna. Dessa forma, o livro é todo falado por Arjuna em sua experiência pós guerra, tendo todo amadurecimento do evento (Batalha de Kurukshetra) e do diálogo transcendental com seu primo e amigo íntimo Krishna, que é a própria Pessoa Suprema. Foi uma grata surpresa para mim fazer essa leitura. Eu já havia lido e estudado o Bhagavad-gita, então foi incrível ter a experiência de escutar a Gita na voz de Arjun e fazer as conexões com o Bhagavad-gita. O autor Enéas Guerriero se dedica há mais de 40 anos ao estudo do Bhagavad-gita e literatura védica, é praticante de Bhakti Yoga e tem trazido significativas contribuições para a expansão desse conhecimento para nossa sociedade. Vale a pena a leitura!
Sozinhos não vamos conseguir entender o Bhagavad Gita, precisamos dos comentários de um devoto puro. Se não for assim, então é apenas curiosidade especulativa, como este vídeo.
Amigo estou na mesma situação. Lendo agora aos 51 anos de idade ... sw tivesse lido antes aos 30 ou 40 nao seria a mesma coisa e talvez aos 70 se chegar la nao sera igual... e sim: estou sentindo e entendendo ... deveras Surpreso com tanta resposta direta ... também lendo em 3 versões. Agora resta vivenciar aquilo que li e aprendi.
Eu li e tive o mesmo sentimento, não sei o que absorvi exatamente mas absorvi, e teve coisa que não entendi. Mas a atmosfera da leitura é realmente única e mágica. Eu me considero sortudo por nessa vida conhecer a canção do senhor. Muitos dizem pra não ficar preso nos comentários traduzidos e apenas fazer a leitura, porque Khrisna vai falar diretamente com você, amei essa definição. Creio que cada leitura existe um entendimento melhor, pessoal e intransferível. Eu acredito que é um livro pra vida toda. Já ouvi falar que existe um livro do Arjuna se preparando pra morrer e Khrisna deu outros ensinamentos, mas não sei o nome
Antes de mais nada; parabéns pelo canal, conheço a pouco tempo mas curti d+ o conteúdo. Agora falando do Gita. Foi através do conhecimento do Gita que meu interesse por misticismo, magia e etc desapareceu. O conhecimento do Gita tá acima de tudo isso, já devo estar na 8 releitura e estudo com meu grupo.
Excelente explanação. O Bhagavad Guita é um dos meus livros de cabeceira. É incrível a semelhança de algumas passagens com os ensinamentos de Jesus nos evangelhos.
Eu estudei ele por 6 meses durante o minha peregrinação de mochileiro, é uma conecção muito forte, diz -se que lembrar apenas uma frase do Gita na hora de sua morte pode te levar a salvação.... se for de coração....
Muito interessante o que o Bruno diz nos 8min adiante, que muitas vezes não conseguimos verbalizar até mesmo para nós próprios o que aprendemos nesses livros iniciáticos. Tive a mesma experiência com “A Voz do Silêncio” de HPB, li e reli e não consigo talvez até mesmo entender objetivamente todas aquelas lições.
Gosto muito da versão do Mahabharata pelo Wiliam Buck. É um resumão. Mas já li diversas vezes e sempre tem algo novo. Um ensinamento novo. Adotei um hábito a alguns anos atrás e sempre o lia uma vez por ano. Lendo de novo nesse momento. O Gita tbm. Tenho algumas versões diferentes e é sempre algo novo. Entendo o sentimento de não poder explicar. O Gita só pode ser vivenciado. Ótimo vídeo como sempre.
Meu irmão eu senti EXATAMENTE a mesma sensação que vc sentiu ao ler esse livro santo, uma imensa sensação de bem estar e paz interior que não se traduz em palavras, só posso dizer que ele me fez diferente
Se a gente explica o que aprendeu, a gente tira a chance de quem não leu experenciar. E ainda tem o perigo de fazer uma interpretação deturpada. Só digo: Leia!
Achei muito legal seu comentário. Eu tenho vivido situação parecida. Estou com 66 anos de idade, e depois que me aposentei veio a vontade de ler livros, coisa que não fazia há muitos anos pq fiquei viciado somente na leitura de jornais. Já li por três vezes o Caibalion e ainda não consegui assimilar bem o conteúdo. Acontece com outros também. Alguns que já li, me causam um momento de tanta satisfação e paz que as vezes me pego sorrindo pq sinto uma elevação da minha alma. Porém, fico frustrado pq depois que leio não consigo transmitir para outra pessoa o que aprendi. Eu sei que me fez bem a leitura daquele livro, que foi muito importante pra mim, mas não sei expressar o conteúdo do livro. Será que é da idade, ou será que estou precisando de aprender uma técnica de leitura? Gosto muito assistir os vídeos deste canal que tem contribuído muito para expansão da minha consciência. Parabéns pelo trabalho, e muito obrigado. Um abraço.
Muito bom o video! Eu leio o Bhagavad Ghita toda manha. Geralmente numa página aleatoria. As vezes leio as duas paginas que se abrem e as vezes apenas um “versículo” (não sei se pode ser chamado assim, rs). Porém e um livro que a historia geral e muito interessante, mas a densidade de cada fragmento e algo que tento ler e pensar um bom tempo… e não importa se leio o mesmo fragmento no dia seguinte, o importante (para mim) e estar constantemente lendo para não me esquecer da verdade.
Eu não cheguei a ler inteiro, ainda, mas até hoje me lembro da sensação de ter lido parte deste livro e me pareceu ser exatamente como você descreveu, indescritível.
A mim tbm. Ele me faz sentir algo inexplicável.Remete minha mente a uma sensação de ""saudade" ...mas de quê?N sei... Enche meu coração de um amor sla por quem,de quem... Só sei que é mágico e é lindo.
Que legal esse livro é do esposo de minha amiga sr navimchandra já falecido mas a esposa é suas 2 filhas estão muito bem mudaram-se de Goiás estão morando em Minas Gerais amo muito a esposa do sr navim dona sushilabaya.
Que legal, obrigado por compartilhar! acredito que quando entramos em algum conhecimento que nos falta o contexto é exatamente assim que nos sentimos... tipo aprendi algo de bom, porém, não sei exatamente o que! hahahaha, eu tive a mesma sensação e confesso que parece que existe ai um "elo perdido" para essa compreensão. Temos de buscar e buscar, não deixemos apagar a chama... abs, gosto muito do canal de vcs parabéns!
Já li várias vezes. Está tendo grande influência na minha vida, que ainda estou elaborando na minha mente e sentimentos para conseguir mais e mais colocar em prática.
Bruno, muito legal essa iniciativa! Li a versão do Raphael Arraes e hoje é um dos meus livros de cabeceira. A sensação que tive é bem essa que você descreve, algo sublime e tocante que escapa ao tentar verbalizar. Um livro que acharia interessante ter uma resenha do CDH, mas talvez fuja um pouco da proposta, é "A Nuvem do não-saber". Abraço e parabéns pelo trabalho!
Oi bruno, obrigada pelo seu comentário me ajudou muito ,quando leio livros sagrados sinto que não intendi nada porque não consigo explicar para mim mesmo,mas sinto que aprendi algo muito importante mas não sei o que mas vendo você relatar isto percebo que é normal, obrigada pela troca de experiência isto nos ajuda bem, um forte abraço, fica com Deus
Bonito vc contar que ler a Gita foi sentimento....pois me parece q este é o propósito do Vedanta...e das msgs em sânscrito em geral. São textos poéticos...❤🌠.
É uma obra sensacional e me identifiquei muito com o vídeo, pois estou lendo 02 novas versões ao mesmo tempo kkkk. E parabéns Bruno pela humildade demonstrada, na maioria das vezes a pessoa lê uma vez "en passant" e já se tornam profetas ou críticos ferozes rsrsrsrs .
Existem muitas versões especuladoras do Gita, aconselho o senhor a ler o Bhagavad-Gita como ele é de Srila Prabhupada, sem nenhuma modificação, Sua Divina Graça Srila Prabhupada vem de uma sucessão discipular, e é considerado um nitia Sida!
Essa sua definição da experiência c essa leitura de se sentir impactado mas ao final n saber verbalizar oq tirou de compreensão daquilo é o mesmo q eu senti lendo meus livros de poesia favoritos clássicos kkkkkkk, de toda forma sei q mudaram minha vida e carrego suas palavras sempre. Acho q poesia é mt mais sentir do q entender completamente a mensagem. Vou atrás de ler ctz!
Eu tenho a versão dos Hare Krishna, que comprei em Natal. É uma versão enorme, um calhamaço com mais de 800 páginas, e está em português e em sânscrito. Tem uma espécie de interpretação de um senhor, que acredito ser um guru ou sacerdote dos Hare Krishna, o nome dele é Prabupada e ele explica os versos de uma maneira estranha. Já li, pretendo reler novamente.
Sim, Srila Prabuphada, é um Guru, tido como um santo, que trouxe o conhecimento da Consciência de Krishna para os EUA na década de 60. Aquelas interpretações é o necessário para entender os versos, não é ler de forma literal, tem todo o estudo filosófico, e essa é a função dos gurus, passar a explicação com os contextos vedicos, dos costumes, do transcendental... Para entender os versos.
Irmão, li e estou do lado dos Pandavas, com respeito meus Kuravas. A sua interpretação com relação aos afeitos me lembrou quando li O Profeta, do Khalil Gibran.
Acho que neste caso, a melhor maneira de falar desse livro, seria vc juntar outras pessoas que ja leram, e ir por partes ou areas do livro, como um debate ou uma comparação de aprendizado. Ai ficaria uma troca de pontos de vista e não uma "aula" Na magia aprendemos muito com as historias, mais do que com as aulas
Para mim, que li e ouvi o Bhagavad Gita muuuitas vezes, acho-o a mais belo dos chamados livros sagrados. E um livro para se sentir, não para se raciocinar.
Oiii.. por sua influência em outros vídeos do canal comprei o Bahavad Ghita e já lia umas 3x, sinto como vc falou, um tipo de conexão incrível, uma história que me preenche e me ensina ao mesmo tempo, sem saber como explicar, sempre q li fui fazendo pequenas anotações de como aquela passagem me tocou e serviu pra que eu refletisse um momento de transição de saída de uma religião que me aprisionava em uma caixinha mental, obrigada por todo o conhecimento e ajuda para o novo que vcs nos dão nesse canal
O pensamento ocidental é difícil de assimilar o oriental, tb tenho essa dificuldade de assimilação. Talvez para entender melhor seja necessário um enfoque devocional
Por favor, prestem atenção nas seguintes palavras: para quem quiser ler a Baghavad Gita e entender o significado de vdd, leia a versão certa, pois existem muitas versões que não são fidedignas. Leia a versão o Bhagavad Gita Como Ele é de Prabhupada
Tive um sentimento muito parecido quando li, claro que era mais novo e talvez hj me fosse possível ter uma outra compreensão, mas de fato, me inspirou em grandes mudanças
Compartilho do mesmo sentimento de não conseguir verbalizar e racionalizar. Se você ler o Gita mil vezes, terá mil interpretações, mas com um único sentido: O Uno.
Muito legal! Me identifico com esse chamado tbm. Bom ver essa sensibilidade ativa. Ir a fundo em uma abordagem etmológica, segundo o sancrito, é um projeto futuro. Por hora me satisfaço com seu ensinamento esotérico. Grato ao canal do CH por produzir esses conteúdos.
Vale a leitura dos livros do Swami Vivekananda (Na realidade são transcrições de suas palestras), acerca dos caminhos (yogas) que são citados no Bhagavad Gita. Apesar de ser sua visão acerca dos ensinamentos Hindus, é muito rico.
A Gita fala da Batalha interior que ocorre dentro do ser humano... Muitos não entendem por ser um livro de linguagem simbólica e se faz necessário um professor da tradição vedica e um método de ensino que irá preparar a mente para ter clareza e internalizar esse conhecimento. Kurukshetra, o campo de batalha, é o nosso corpo e todos os personagens tem seus aspectos simbólicos, os parentes, mestres amigos que Arjuna vê no lado oposto, são aspectos nossos com os quais estamos familiarizados e que dentro de nós ocorre uma grande batalha, para a conquista deste reino Hastinapura, a conquista de um patamar superior de consciência. Krishna, vem como o cocheiro de Arjuna, segurando as rédeas dos cavalos, 5 cavalos simbolizando os 5 órgãos de percepção. Krishna como avatares de Vishnu, trás o dharma, é como entregar a Krishna as rédeas das nossas vidas confiando na lei dharma, leis cósmicas universais. Para isso, alí no campo de batalha, que é o nosso corpo e a nossa percepção de mundo pelo que captados com os nossos sentidos, como agimos nesse mundo e nos inserimos nele, é que Krishna vai nos ensinar o Yoga, yoga como um estilo de vida que irá preparar a nossa mente para entender a natureza do EU livre de limitações , a ignorância de ser que somos, o que trás a causa do sofrimento humano. Ao estudar a Bhagavad Gita, vc percebe a experiência dentro de vc, que a felicidade não é encontrada fora, está em vc, mas que precisa retirar todas as camadas que impedem de vc ver. A Gita, vai te desconstruir, mergulhar para dentro de si, e mesmo que há coisas que algo faz sentido e não consiga explicar, é devido a linguagem simbólica e o inconsciente coletivo se comunica através de símbolos, o mesmo ocorre com a Gita. Om Tat Sat!
Parabéns pela bela explicação! Show!
🙏🏿
Excelente análise :)
Não é simbólico. É literal. Kurukshetra é um lugar e turistas o visitam e há templos e monumentos lá. Ao estudar o Bhagavad Gita de fontes fidedignas você abre mão do falso ego, ou seja, do que você pensa que é você e do que você pensa que quer e conhece a Deus e seu papel que é servi-lo em serviço devocional amoroso. O livro expõem todas as iogas mas no final destaca somente esse como sendo a perfeição da ioga: Bakti. Sugiro não tentar interpretar a palavra de Deus com a sua imaginação correndo solta, mas ler de fontes fidedignas e ouvir de um devoto puro na corrente de sucessão discipular. Abra sua mente para os ensinamentos dos devotos e desligue a especulação.
@@rjr6274não entendi? Arjuna era um guerreiro ou pensava que era um guerreiro? Ele deveria agir como um guerreiro como um modo devocional ou ele vivia uma ilusão desse dever devocional como desculpa para agir como guerreiro?
Eu tive a mesma sensação. Não consigo explicar o que aprendi. No entanto me deu uma segurança e tranquilidade após a leitura, como se eu tivesse entendido a vida.
"Se alguém me oferecer com amor e devoção, fruta folha, flor ou água, Eu as aceitarei"
Neste verso mostra claramente que a suprema personalidade de Deus Krishna, não aceita carne como oferenda, e as pessoas fazendo a matança de animais apenas para satisfazer o sentido da língua , tudo o que vamos se alimentar oferecemos a Krishna primeiramente, para se tornar prasada, quem não oferece a ele come apenas pecado.
Faz um Como foi Ler o Livro Tibetano dos Mortos e Os Livros Sagrados de Thelema
Up
Up
Up
Tenho o Livro Tibetano dos Mortos. Show.
Queria saber a reação dele no 3 Capítulo do AL kkkkk
Meu livro de cabeceira. Toda vez que leio é um livro diferente, apesar de ser o mesmo. Cada parágrafo é todo um universo!
de qual o autor e a editora?
Qual editoraáaaa
@@laryssakaroline6066 editora pensamento
@@Indefinicao editora pensamento
É um livro maravilhoso. Tb tenho ele como fonte de inspiração.
O Bruno é tudo. De uma tamanha simplicidade e humildade, ao ponto de dizer q mesmo depois de anos, ainda não conseguiu absorver bem o livro.👏 Amo essa essência do Bruno e Leo. Essa é a essência dos Conhecimentos da Humanidade. Esfiha pura. 😊👏👏🔯🌟💖
Tudo começou ouvindo o mantra de Ganesha numa fase difícil, pois me reenergizava , acalmava os meus pensamentos e os organizava.Daí comecei a me interessar por outros mantras até conhecer Krishna fui pesquisar mais afundo pois estava havendo mudança interior, até q cheguei no conhecimento do Bagavad Gita, daí p frente muitas mudanças na minha vida através do sentir na leitura, hj não bebi álcool, n como carne vermelha, medito tds os dias.. grande mudança do interior o exterior. Sou eternamente grata por nesta vida ainda ter contato tido está oportunidade.
Comigo foi a mesma coisa! e conversei com vários devotos da ISKCON e muitos relatos que descobriram esse caminho da consciência de Krishna através de Ganesha. Krishna diz que deve se ir diretamente a Ele, sem oferecer ou agradecer semideuses (por exemplo Ganesha) porém eu tenho um carinho especial por Ganesha, que me trouxe até aqui! Me tirou da situação dificil e me apresentou Krishna.
Esse livro e o Marhabharata são super filosóficos. Só a professora Lúcia Helena Galvão, do canal da Nova Acrópole pra poder “traduzir” pra gente 😂. O Marhabharata é o livro favorito dela, imagina. Ela é maravilhosa!
E é mesmo. 💖
Uma pessoa iluminada que nos trás de forma fácil o entendimento sobre muitas questões que sozinhos seriam bem mais complexas. P. P
Segundo um monge da linhagem vaishnava a prof. Lucia Helena não compreendeu o livro e falou diversas coisas erroneas. Talvez a tradução comentada por Prabhupada seja a interpretação mais fiel ou devocional.
@@andrecavalcanti361 é realmente bem provável que a interpretação do monge é diferente da interpretação da professora. Ele tem uma interpretação religiosa enquanto ela tem uma filosófica.
@@junianunes8214 a questão é que há provavelmente somente uma interpretação correta. E não quer dizer que precise se vincular a alguma religião. As interpretações puramente intelectuais são previstas no próprio livro, e indicam que levam ao engano.
O Gita com comentários de Huberto Rhoden é especial. Ed Martin Claret
Já li todos os livros do Professor Huberto Rohden. Foi minha iniciação nesse caminho. Rohden é meu mestre. Agradeço a Deus por ter encontrado um livro dele, na gaveta de um funcionário da minha equipe. Era o livro "Porque Sofremos". Ele me apresentou ao EGO..."Muito" prazer... rsrsrs
Interessante vc chegar na conclusão que, nao entendeu o livro a ponto de expressar a sua idéia, ou que até talvez entrou em um ouvido e saiu no outro.
Acredito que para fazer um vídeo assim, realmente necessita de certa humildade.
Parabéns pelo vídeo.
É o maior livro que já li na vida. Essa coisa de ser "tomado pela atmosfera" e não saber (racionalmente) o que aprendeu faz todo sentido hehe. Talvez na verdade seja a melhor forma de entendê-lo de fato, "sem verbalizar". Abs!
A batalha de arjuna não é contra os parentes, mas os vícios humanos, a verdadeira batalha, contra as coisas que pensamos ser boas, confortáveis, mas atrapalham nosso desenvolvimento! O Gita é a síntese de todas escrituras hindus.
É meu livro de cabeceira. Leio a muitos anos e ainda sou tomado pelo mesmo êxtase a cada leitura. O ensinamento que mais utilizo na minha vida é karma-yoga
Já li duas traduções diferentes, e o que neste momento me vem do livro é agir sem esperar os frutos da ação.
É exatamente isso!! Já tentei explicar o Bhagavad gita para as pessoas, mas não consigo 🤭 eu somente sinto. Realmente traz uma atmosfera diferente e é algo muito valioso pra mim, me ajudou a entender a mim mesma e a vida.
Explicação de milhoes mano, ate emocionei, eu leio o Bhagavad Guita tambem e tudo que eu aprendo nao consigo expressar.
Para quem quiser entender o BhagavdGita, é só fazer um nível 1 do curso de filosofia da Nova Acropole.
Super indico 😉👍
Já fiz em 2015.
Segundo um monge da linhagem vaishnava a prof. Lucia Helena não compreendeu o livro e falou diversas coisas erroneas. Talvez a tradução comentada por Prabhupada seja a interpretação mais fiel ou devocional. Fiz até seis meses do curso da nova acrópole, mas infelizmente é realmente muito superficial.
@@marimezetA professora não compreendeu o livro. Ensinamentos errôneos.
@@99imim99 você pode explicar o porque? Fiquei curiosa.
Eu li e tive essa mesma conclusão, ainda não entendo completamente o que está aqui, mas sei que é valioso, obrigado pelo vídeo
Eu te entendo perfeitamente, pra mim esse livro é indescritível, não tem como descrever, vou reler quantas vezes eu conseguir.
Livro excepcional; Gosto muito da abertura do Gita, quando é exposto o dilema de Arjuna. No mais, A Série de TV clássica do Mahabharatha está toda disponivel legendada em inglês no YT, assistam, é excelente e conta das motivações da guerra o fim da batalha de Kurukshetra, além da história de Krishna.
No purana chamado "Srimad Bhagavatam", conta a história de Krishna e seus avatares. Seria ótimo ter uma abordagem sobre ele.
O livro dos mórmons e Madame Blavastki dariam ótimos materiais para seu canal
É, vosso objetivo é divulgar.... mas, gostaria muito que esse canal se aprofundasse um pouco mais nesse assunto, se possível, pois são ensinos milenares que lá se encontram, os quais merecem o devido respeito... de qualquer forma, gratidão por divulgar e parabéns ao canal!
Chamar o bhagavad gita de livro nem me parece correto, mas com certeza é uma das melhores leituras que já fiz. Há tanta força, tanta grandiosidade nas suas palavras. Uma experiência sem igual. Assistindo o vídeo senti até vontade de repetir.
Cara, você conseguiu tirar todas dúvidas e curiosidades q eu tinha sobre esses assuntos
Adoro !!!!
Valeu !!!!!!!!!!
já li ,já vi videos e tento viver os ensinamentos . oque é Deus ? quem somos nós ? pra onde vamos ? oque estamos fazendo aqui ? tudo isso ela lá 🙏
O Bhagavad-gita me completa entendo como é formado o karma a energia que me controla naquele momento a diversidade das religiões o nascimento a morte e a esperança da reencarnação consciente ....E bem estou ilustrando o Mahabharatha versão estendida é uma grande honra ...
O Bhagavad Gita é uma literatura para encher de sabedoria o espírito... Eu já li duas vezes na versão do Carlos Eduardo G. Barbosa... É um livro realmente indescritíveis sensações...
Talvez te interesse ler o Livro: Levante-se e lute, do autor Eneas Guerriero.
O autor faz uma homenagem ao grande épico Bhagavad-gita, porém ele apresenta a narrativa do Gita na voz de Arjuna. Dessa forma, o livro é todo falado por Arjuna em sua experiência pós guerra, tendo todo amadurecimento do evento (Batalha de Kurukshetra) e do diálogo transcendental com seu primo e amigo íntimo Krishna, que é a própria Pessoa Suprema.
Foi uma grata surpresa para mim fazer essa leitura. Eu já havia lido e estudado o Bhagavad-gita, então foi incrível ter a experiência de escutar a Gita na voz de Arjun e fazer as conexões com o Bhagavad-gita.
O autor Enéas Guerriero se dedica há mais de 40 anos ao estudo do Bhagavad-gita e literatura védica, é praticante de Bhakti Yoga e tem trazido significativas contribuições para a expansão desse conhecimento para nossa sociedade.
Vale a pena a leitura!
Olá! Como foi sua primeira leitura do Bhagavad gita?
Gita é livro para se entender e sentir, isso torna o entendimento muito mais fácil.
Sozinhos não vamos conseguir entender o Bhagavad Gita, precisamos dos comentários de um devoto puro. Se não for assim, então é apenas curiosidade especulativa, como este vídeo.
A minha experiência ao ler esse livro foi muito bom!!. Achei, transcendente!!.
Bhagavad Gita veio para que cada um tenha sua própria experiência conforme sua própria consciência.
Amigo estou na mesma situação. Lendo agora aos 51 anos de idade ... sw tivesse lido antes aos 30 ou 40 nao seria a mesma coisa e talvez aos 70 se chegar la nao sera igual... e sim: estou sentindo e entendendo ... deveras
Surpreso com tanta resposta direta ... também lendo em 3 versões. Agora resta vivenciar aquilo que li e aprendi.
Estou lendo com 36 anos de idade e tive o mesmo pensamento que o seu; se eu tivesse lido com 12 ou 15 anos seria outro homem nos dias de hoje.
A hora é agora! HARE KRSNA...
Gostei muito do que falou,descrevendo com clareza que aprendeu.Parabens
Eu li e tive o mesmo sentimento, não sei o que absorvi exatamente mas absorvi, e teve coisa que não entendi. Mas a atmosfera da leitura é realmente única e mágica. Eu me considero sortudo por nessa vida conhecer a canção do senhor. Muitos dizem pra não ficar preso nos comentários traduzidos e apenas fazer a leitura, porque Khrisna vai falar diretamente com você, amei essa definição. Creio que cada leitura existe um entendimento melhor, pessoal e intransferível. Eu acredito que é um livro pra vida toda. Já ouvi falar que existe um livro do Arjuna se preparando pra morrer e Khrisna deu outros ensinamentos, mas não sei o nome
Antes de mais nada; parabéns pelo canal, conheço a pouco tempo mas curti d+ o conteúdo. Agora falando do Gita. Foi através do conhecimento do Gita que meu interesse por misticismo, magia e etc desapareceu. O conhecimento do Gita tá acima de tudo isso, já devo estar na 8 releitura e estudo com meu grupo.
sensacional ouvir alguém falar tão empolgado com o assunto 🥰
Este livro é o livro mais lindo que já vi na minha vida.
Deixou-me com a certeza de que nada sei. Leitura espetacular!
Excelente explanação. O Bhagavad Guita é um dos meus livros de cabeceira. É incrível a semelhança de algumas passagens com os ensinamentos de Jesus nos evangelhos.
Sugiro ler a versão "O Tesouro Oculto do Doce Absoluto" do Bhagavad Gita .
Fica aqui a dica .
Muito obrigado
que lindo tao jovem deus te abencoe gratidao
Que depoimento lindo, o Bgagavad Gita realmente é de sentir (vai alem do lógico, nível cognitivo) obrigada por partilhar!
Conheci o canal hoje com este vídeo; gostei demais da honestidade ao comentar essa obra magnífica: quem diz entender a fundo, mente!
Eu estudei ele por 6 meses durante o minha peregrinação de mochileiro, é uma conecção muito forte, diz -se que lembrar apenas uma frase do Gita na hora de sua morte pode te levar a salvação.... se for de coração....
Confesso que esse é melhor livro que já tive o prazer de lê até hj!
Este livro mudou a forma de eu ver o mundo e consequentemente a minha vida. Tudo nele pra mim faz sentido.
o que eu diria racionalmente sobre o gita é que ele ensina a não se identificar como autor das ações, e nem desejar os frutos das ações -> karma yoga.
Muito interessante o que o Bruno diz nos 8min adiante, que muitas vezes não conseguimos verbalizar até mesmo para nós próprios o que aprendemos nesses livros iniciáticos. Tive a mesma experiência com “A Voz do Silêncio” de HPB, li e reli e não consigo talvez até mesmo entender objetivamente todas aquelas lições.
Gosto muito da versão do Mahabharata pelo Wiliam Buck. É um resumão. Mas já li diversas vezes e sempre tem algo novo. Um ensinamento novo. Adotei um hábito a alguns anos atrás e sempre o lia uma vez por ano. Lendo de novo nesse momento. O Gita tbm. Tenho algumas versões diferentes e é sempre algo novo. Entendo o sentimento de não poder explicar. O Gita só pode ser vivenciado. Ótimo vídeo como sempre.
Meu irmão eu senti EXATAMENTE a mesma sensação que vc sentiu ao ler esse livro santo, uma imensa sensação de bem estar e paz interior que não se traduz em palavras, só posso dizer que ele me fez diferente
Se a gente explica o que aprendeu, a gente tira a chance de quem não leu experenciar. E ainda tem o perigo de fazer uma interpretação deturpada. Só digo: Leia!
6:40 - "Toda sua fé se inspira em Mim "
Achei muito legal seu comentário. Eu tenho vivido situação parecida. Estou com 66 anos de idade, e depois que me aposentei veio a vontade de ler livros, coisa que não fazia há muitos anos pq fiquei viciado somente na leitura de jornais. Já li por três vezes o Caibalion e ainda não consegui assimilar bem o conteúdo. Acontece com outros também. Alguns que já li, me causam um momento de tanta satisfação e paz que as vezes me pego sorrindo pq sinto uma elevação da minha alma. Porém, fico frustrado pq depois que leio não consigo transmitir para outra pessoa o que aprendi. Eu sei que me fez bem a leitura daquele livro, que foi muito importante pra mim, mas não sei expressar o conteúdo do livro. Será que é da idade, ou será que estou precisando de aprender uma técnica de leitura? Gosto muito assistir os vídeos deste canal que tem contribuído muito para expansão da minha consciência. Parabéns pelo trabalho, e muito obrigado. Um abraço.
Que genial cara, dos vários resumos que já vi sobre esse livro, o seu foi o mais completo e didático. Parabéns ❤️
então procura o vídeo "oque Krishna veio ensinar " fala mais sobre os ensinamentos
Muito bom o video!
Eu leio o Bhagavad Ghita toda manha. Geralmente numa página aleatoria. As vezes leio as duas paginas que se abrem e as vezes apenas um “versículo” (não sei se pode ser chamado assim, rs).
Porém e um livro que a historia geral e muito interessante, mas a densidade de cada fragmento e algo que tento ler e pensar um bom tempo… e não importa se leio o mesmo fragmento no dia seguinte, o importante (para mim) e estar constantemente lendo para não me esquecer da verdade.
Meu primeiro contato com o Bhagavad foi ouvindo a banda shelter, boas lembranças :)
eles têm uma música falando sobre a Gita, mano?
Os VEDAS estão chamando se apresentando a você. Não perca essa oportunidade...
Eu não cheguei a ler inteiro, ainda, mas até hoje me lembro da sensação de ter lido parte deste livro e me pareceu ser exatamente como você descreveu, indescritível.
A mim tbm.
Ele me faz sentir algo inexplicável.Remete minha mente a uma sensação de ""saudade" ...mas de quê?N sei...
Enche meu coração de um amor sla por quem,de quem...
Só sei que é mágico e é lindo.
@@anjinhadaasaquebrada9175 SIM, SIM E S I M.
Que legal esse livro é do esposo de minha amiga sr navimchandra já falecido mas a esposa é suas 2 filhas estão muito bem mudaram-se de Goiás estão morando em Minas Gerais amo muito a esposa do sr navim dona sushilabaya.
Meu amigo esse livro foi escrito mais de três mil anos antes Crito. Possivelmente Abraão ainda não tinha nem saído de Hur dos Caldeus!
Muito feliz com o sucesso do canal! Vocês merecem muito, só conteúdo bom e já me ajudaram demais! Esfirras do amor!!
por favor, faça do Tao Te Ching! Adorei o vídeo
Bom dia 💛
Excelente vídeo, uma aula. Desejo a todos uma ótima semana. 💋❤
Que legal, obrigado por compartilhar! acredito que quando entramos em algum conhecimento que nos falta o contexto é exatamente assim que nos sentimos... tipo aprendi algo de bom, porém, não sei exatamente o que! hahahaha, eu tive a mesma sensação e confesso que parece que existe ai um "elo perdido" para essa compreensão. Temos de buscar e buscar, não deixemos apagar a chama... abs, gosto muito do canal de vcs parabéns!
Se eu podesse iria a índia ter está experiência de espiritualidade
Existem Ecovilas e Templos aqui no Brasil em que o Bhagavad Gita é vivenciado diariamente. São as comunidades Hare Krishna. Você deveria visitá-los!
" o que eu aprendi com o Gita?! ... Não sei " ... Foi ótimo isso.
Ele movimenta a atmosfera ao seu redor, esse é o conhecimento
Já li várias vezes. Está tendo grande influência na minha vida, que ainda estou elaborando na minha mente e sentimentos para conseguir mais e mais colocar em prática.
Verdade comecei a ler também sinto um pouco disso ❤
Bruno, muito legal essa iniciativa!
Li a versão do Raphael Arraes e hoje é um dos meus livros de cabeceira. A sensação que tive é bem essa que você descreve, algo sublime e tocante que escapa ao tentar verbalizar.
Um livro que acharia interessante ter uma resenha do CDH, mas talvez fuja um pouco da proposta, é "A Nuvem do não-saber".
Abraço e parabéns pelo trabalho!
Bhagavad Gita escrito por Paramahansa Yogananda é perfeito, super recomendo.
Leia o Bhagavad Gita Como Ele É (A. C. Bakithivedanta Swami Prabhupada).
Oi bruno, obrigada pelo seu comentário me ajudou muito ,quando leio livros sagrados sinto que não intendi nada porque não consigo explicar para mim mesmo,mas sinto que aprendi algo muito importante mas não sei o que mas vendo você relatar isto percebo que é normal, obrigada pela troca de experiência isto nos ajuda bem, um forte abraço, fica com Deus
Bonito vc contar que ler a Gita foi sentimento....pois me parece q este é o propósito do Vedanta...e das msgs em sânscrito em geral. São textos poéticos...❤🌠.
É uma obra sensacional e me identifiquei muito com o vídeo, pois estou lendo 02 novas versões ao mesmo tempo kkkk. E parabéns Bruno pela humildade demonstrada, na maioria das vezes a pessoa lê uma vez "en passant" e já se tornam profetas ou críticos ferozes rsrsrsrs .
Existem muitas versões especuladoras do Gita, aconselho o senhor a ler o Bhagavad-Gita como ele é de Srila Prabhupada, sem nenhuma modificação, Sua Divina Graça Srila Prabhupada vem de uma sucessão discipular, e é considerado um nitia Sida!
Essa sua definição da experiência c essa leitura de se sentir impactado mas ao final n saber verbalizar oq tirou de compreensão daquilo é o mesmo q eu senti lendo meus livros de poesia favoritos clássicos kkkkkkk, de toda forma sei q mudaram minha vida e carrego suas palavras sempre. Acho q poesia é mt mais sentir do q entender completamente a mensagem. Vou atrás de ler ctz!
Cara que vídeo incrível 💜 me identifiquei com você
Eu tenho a versão dos Hare Krishna, que comprei em Natal. É uma versão enorme, um calhamaço com mais de 800 páginas, e está em português e em sânscrito. Tem uma espécie de interpretação de um senhor, que acredito ser um guru ou sacerdote dos Hare Krishna, o nome dele é Prabupada e ele explica os versos de uma maneira estranha. Já li, pretendo reler novamente.
Sim, Srila Prabuphada, é um Guru, tido como um santo, que trouxe o conhecimento da Consciência de Krishna para os EUA na década de 60. Aquelas interpretações é o necessário para entender os versos, não é ler de forma literal, tem todo o estudo filosófico, e essa é a função dos gurus, passar a explicação com os contextos vedicos, dos costumes, do transcendental... Para entender os versos.
@@wpgomes Consciência de Krishna significa Consciência de Deus como presença transcendental constante Aqui e Agora em nossa vida.
Irmão, li e estou do lado dos Pandavas, com respeito meus Kuravas. A sua interpretação com relação aos afeitos me lembrou quando li O Profeta, do Khalil Gibran.
Acho que neste caso, a melhor maneira de falar desse livro, seria vc juntar outras pessoas que ja leram, e ir por partes ou areas do livro, como um debate ou uma comparação de aprendizado.
Ai ficaria uma troca de pontos de vista e não uma "aula"
Na magia aprendemos muito com as historias, mais do que com as aulas
Para mim, que li e ouvi o Bhagavad Gita muuuitas vezes, acho-o a mais belo dos chamados livros sagrados. E um livro para se sentir, não para se raciocinar.
Oiii.. por sua influência em outros vídeos do canal comprei o Bahavad Ghita e já lia umas 3x, sinto como vc falou, um tipo de conexão incrível, uma história que me preenche e me ensina ao mesmo tempo, sem saber como explicar, sempre q li fui fazendo pequenas anotações de como aquela passagem me tocou e serviu pra que eu refletisse um momento de transição de saída de uma religião que me aprisionava em uma caixinha mental, obrigada por todo o conhecimento e ajuda para o novo que vcs nos dão nesse canal
Video muito legal. Faz um contando sua experiência com O Caibaileon.
Existe uma versão da Gita da escola esotérica Suddha Dharma Mandalam, vc consegue comprar no Ashram deles em SP, na pompeia. Vc vai gostar! Abraço!
O pensamento ocidental é difícil de assimilar o oriental, tb tenho essa dificuldade de assimilação. Talvez para entender melhor seja necessário um enfoque devocional
Bruno, você me deixa próxima a sua experiência. Estou gostando muito dessa série. Parabéns.
Que maneiro...sentir o conhecimento!
Gratidão 🌹
Li o Gita recentemente e ao ler senti uma paz que há anos não experimentava. Só faz um mês que li e já quero reler
de qual autor e qual editora?
Por favor, prestem atenção nas seguintes palavras: para quem quiser ler a Baghavad Gita e entender o significado de vdd, leia a versão certa, pois existem muitas versões que não são fidedignas. Leia a versão o Bhagavad Gita Como Ele é de Prabhupada
"A versão certa" para Vaishnavas da Iskcon.Para outras vertentes,é só mais uma versão...
Tive um sentimento muito parecido quando li, claro que era mais novo e talvez hj me fosse possível ter uma outra compreensão, mas de fato, me inspirou em grandes mudanças
Compartilho do mesmo sentimento de não conseguir verbalizar e racionalizar. Se você ler o Gita mil vezes, terá mil interpretações, mas com um único sentido: O Uno.
Muito legal! Me identifico com esse chamado tbm. Bom ver essa sensibilidade ativa. Ir a fundo em uma abordagem etmológica, segundo o sancrito, é um projeto futuro. Por hora me satisfaço com seu ensinamento esotérico. Grato ao canal do CH por produzir esses conteúdos.
Toca Raul ! Gita !!!
Boa tarde gostei na história dos
Excelente vídeo!
Uma sugestão interessante seriam os Yoga Sutras de Patanjali. Abraços!
Incrível, é um livro mágico
Faz um vídeo de como manter o foco na leitura, pra conseguir ler tanto. Essa é minha dificuldade kkkkkkkkkk
Vale a leitura dos livros do Swami Vivekananda (Na realidade são transcrições de suas palestras), acerca dos caminhos (yogas) que são citados no Bhagavad Gita. Apesar de ser sua visão acerca dos ensinamentos Hindus, é muito rico.
Eu leio, leio o.livro que explica o livro, volto kkkk mas cada vírgula que compreendo é um tesouro🤗
Qual mais impactante talvez possa fazer a pessoa mudar de vida ...pra escolher 1 livro...Bhagavad Gita ou ramayana?
Universo em desencanto
Esse é um livro que sempre tive curiosidade de ler, mas outros livros aparecem antes e nunca leio.