A síndrome de "Downkins" (

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 17 ก.ย. 2024
  • Minhas colocações sobre as polêmicas declarações do biólogo evolutivo e ateu militante britânico Richard Dawkins sobre o aborto e a síndrome de Down..
    O título sugestivo foi uma convergência de ideias (ou seria "roubergência") com o Thiago Sprovieri, fundador da sou Ateu Brasil. Grande abraço!
    Meu Twitter: @Pirulla25
    Meu vídeo sobre o aborto de anencéfalos:
    • Supremo Tribunal Feder...
    Notícia sobre a declaração de Dawkins:
    oglobo.globo.co...
    Twitter do Richard Dawkins:
    / richarddawkins
    Resposta mais completa do Dawkins:
    richarddawkins...
    Declaração de Dawkins na íntegra:
    "Obviamente, a escolha seria sua. A quem interessar possa, minha escolha seria de abortar o feto com síndrome de Down e, assumindo que você quer ter um bebê, tentaria de novo. Tendo a chance de fazer um aborto cedo ou deliberadamente trazer a criança com Down no mundo, eu acho que a escolha moral e sensata seria abortar. E, de fato, isso é o que a grande maioria das mulheres, nos Estados Unidos e especialmente na Europa, fazem. Eu pessoalmente iria além e diria que, se sua moral é baseada, como a minha é, no desejo de aumentar a soma de felicidade e reduzir o sofrimento, a decisão de deliberadamente dar à luz o bebê com Down, quando você tem a chance de abortar no começo da gravidez, pode realmente ser imoral do ponto de vista do próprio bem estar da criança. Concordo que essa opinião pessoal é controversa e precisa ser mais discutida, possivelmente para ser afastada. Em todo caso, você provavelmente estaria condenando a si mesmo como mãe (ou como um casal) a uma vida de cuidar de um adulto com necessidades de criança. Seu filho vai provavelmente ter uma expectativa de vida curta, mas, se ele viver mais que você, você provavelmente vai ter que se preocupar com quem irá cuidar dele depois que você se for. Não me admira que a maioria das pessoas escolha aborto quando têm essa opção. Dito isso, a escolha seria inteiramente sua e eu nunca sonharia em tentar impor minha visão em você ou em qualquer outra pessoa."
    Índices de aborto por SDD na Europa em 1999:
    onlinelibrary.w...
    Relação entre inteligência e felicidade:
    science.howstuf...
    www.bbc.com/new...
    repub.eur.nl/pub/38194/Metis_181493r.pdf
    Explicações gerais sobre a SDD:
    en.wikipedia.or...
    Exemplos de pessoas com SDD que se formaram ou estão cursando universidades, no Brasil e no mundo:
    en.wikipedia.or...
    en.wikipedia.or...
    www.lastampa.it...
    www.movimentodo...
    g1.globo.com/bo...
    Exemplos também de profissionais com SDD:
    blogdocurupira....
    g1.globo.com/fa...
    • Entrevista Jô - A prim...
    Sobre cirurgias feitas pra melhorar a vida de portadores de SDD:
    veja.abril.com....
    Música de abertura:
    Composição: Pirulla
    Gravação, produção e mixagem: Bruno Cesar Bastos
    Contato: www.brucebastos.com

ความคิดเห็น • 1.7K

  • @DrawnMaskOficial
    @DrawnMaskOficial 10 ปีที่แล้ว +112

    Eu concordo com a opinião dele, se uma pessoa irá nascer com qualquer deficiência deveria ser permitido a mãe abortar (se quiser/concordar)

    • @lyllylove_1
      @lyllylove_1 4 ปีที่แล้ว

      No

    • @luisantoniofreitascoelho7830
      @luisantoniofreitascoelho7830 3 ปีที่แล้ว

      Gosto do teu conteúdo

    • @christopherrussell63
      @christopherrussell63 3 ปีที่แล้ว +2

      @@lyllylove_1 Yes

    • @nosferatu3011
      @nosferatu3011 3 ปีที่แล้ว +17

      @@lyllylove_1 Por que não? o muleque via nascer com problemas sérios (se esse for o caso) vai viver uma vida miserável, um infermo que irá ser um sofrimento tanto pro muleque, quanto pros país, que além disso vão pagar uma fortuna para manter a criança viva.

    • @algumnomeaihehe
      @algumnomeaihehe 3 ปีที่แล้ว +4

      @@nosferatu3011 basicamente, é um argumento de eugenia. Quem define quais problemas são suficientes pra vida ser miserável, e como isso é definido? Independentemente de aborto ser permitido ou não, decidir quais caracteristicas determinam a permissividade de existência de uma pessoa é uma slippery slope absurda.

  • @falamarcao_
    @falamarcao_ 10 ปีที่แล้ว +119

    Pirula, esse ponto da criança especial é algo muito delicado.
    Tenho um irmão com um nivel "grave" de autismo, não se alimenta sozinho, não faz suas necessidades sozinho, depende de cuidado 24 horas por vida, e eu presenciei como isso acabou com a vida de meus pais e destruiu a família. Todos tornam-se enfermeiras e provedores 24/07
    Hoje, eu tenho MEDO de ter um filho, por simples medo da história se repetir, de ver um casal se deteriorar ao ponto de estar junto apenas pois tem um fardo para carregar.
    Então, eu, sim, abortaria se soubesse que um possível filho pode ter alguma condição especial. Não elimina todas as chances, mas pelo menos as diminui.
    Pareço frio, mas só quem já passou por algo semelhante sabe o quão grande é o sofrimento de todos os envolvidos.

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  10 ปีที่แล้ว +32

      Marcos Vecchine Eh, o caso do autismo é pior porque nao é detectável em pre natal

    • @yasminbaron6137
      @yasminbaron6137 6 ปีที่แล้ว +21

      Eu fiz estagio de fisioterapia na APR, infantil e adulta e além de desistir da faculdade fiquei totalmente traumatizada. Morro de medo de ter filhos mesmo sonhando em ser mãe. Eu vou te dizer, se tivesse um filho deficiente iria pra holanda eutanasiar. Ou simplesmente me matava e ao bebê. Isso não é vida pra ninguém.

    • @juliadias8928
      @juliadias8928 5 ปีที่แล้ว +6

      Seu relato é muito corajoso

    • @ramonmendes2733
      @ramonmendes2733 5 ปีที่แล้ว +6

      @@juliadias8928 , verdade, um relato muito franco..

    • @murilloguitar2559
      @murilloguitar2559 4 ปีที่แล้ว

      @@yasminbaron6137 a vida é pra se viver,ninguem escolhe morrer e pq morremos ao atravessar a rua ou ate mesmo um infarto.Vc naceu e hoje esta ai.A vida não é um risco nós que doutrinamos essa maneira de competir tudo ate mesmo o futuro.

  • @anandadaquino3604
    @anandadaquino3604 10 ปีที่แล้ว +262

    Pirula, como minha mãe não sabe comentar aqui, ela pediu pra te mandar um beijo pq ela adora seus vídeos, hahaha!

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  10 ปีที่แล้ว +70

      Ananda D'Aquino Hahahah! Valeu!

    • @marcelofesta876
      @marcelofesta876 9 ปีที่แล้ว +5

      ***** que demais! kkkkkk

    • @alexandreferreira7583
      @alexandreferreira7583 7 ปีที่แล้ว +18

      Que massa kkkkkkkkkkkkkk, isso me deu uma ideia, vou colocar os videos na sala, alto e em bom som, pra minha mãe ver, ela vai gostar com certeza!

    • @ThalesTML
      @ThalesTML 3 ปีที่แล้ว +4

      Que gracinha ela!

    • @rafael_arauj946
      @rafael_arauj946 2 ปีที่แล้ว +1

      Que susto kkkk

  • @dauliene1
    @dauliene1 8 ปีที่แล้ว +49

    cara crianças com síndrome q conheço as maes tiveram q deixar de trabalhar, correr atrás de especialistas e ter dinheiro e orando para não morrer. não é fácil. romantizar deficiência é importante para fortalecer, mas muitas familias são deixadas a própria sorte e sofrimento sim. Estimular requer profissionais e dinheiro. infelismente.

    • @yasminbaron6137
      @yasminbaron6137 6 ปีที่แล้ว +5

      Um filho deficiente é um cargo eterno. Não tem qualquer comparação com uma criança normal.

  • @professorjonatas2119
    @professorjonatas2119 10 ปีที่แล้ว +16

    Pirula, sou Professor de Matemática e a 5 anos tenho acompanhado o desenvolvimento de um aluno meu portador da síndrome de Down... posso dizer que ele foi uma criança extremamente estimulada e hoje é um adolescente muito bem relacionado, com domínio total da escrita, leitura e interpretação de textos, domínio das 4 operações e matemáticas e com uma veia artística impressionante (que já rendeu prêmios para e ele e para a escola aqui no Paraná)! Ele é um exemplo de superação e determinação para todos os profissionais e alunos da instituição onde trabalho!! Parabéns pelos vídeos, forte Abraço!

  • @ateuinforma
    @ateuinforma 10 ปีที่แล้ว +82

    Mandou MUI-TO bem. Cada dia eu vou ficando mais feliz com a produção de conteúdo no TH-cam brasileiro. E quando você falava em sua opinião pessoal você foi claro que era a sua opinião.
    Suponho que vá receber mais um parabéns geral bem merecido. :)

    • @amandarios448
      @amandarios448 4 ปีที่แล้ว +2

      Nesses últimos anos tem sido muito ruim, saudades do TH-cam de anos atrás

    • @superboo360
      @superboo360 4 ปีที่แล้ว +3

      Comentario triste. Para quem o le no futuro..

    • @ateuinforma
      @ateuinforma 4 ปีที่แล้ว +3

      @@superboo360 Nem me fale...

  • @NettoCarvalho
    @NettoCarvalho 10 ปีที่แล้ว +72

    Olá Pirula! Tudo bacana contigo? Bem, sempre acompanho seus vídeos, me inscrevi no seu canal por achar você um cara extremamente inteligente e por concordar com a grande maioria das suas opiniões. Com relação a esse vídeo em especial, confesso que fiquei com um certo receio de dar o play, receio de uma possível decepção talvez. Explico. Tenho uma filha com a síndrome de down, uma garotinha linda, de cinco anos, que estuda em uma escola regular e chama a atenção pela sua desenvoltura, postura, educação e carinho com tão pouca idade. A Melissa mudou muito as nossas vidas e as nossas cabeças depois que nasceu. Estudei muito a respeito do assunto logo após o seu nascimento, e por várias questões é óbvio que esse assunto mexe comigo profundamente. Quero apenas dizer que estou muito feliz, por você ter dito exatamente o que eu esperava ouvir, como sempre muito coerente e mais uma vez concordo com tudo o que falou. É notória a sua preocupação em pesquisar sobre os temas abordados no seu canal antes de sair falando bobagens como tantos aqui no TH-cam. Como pai, mas além disso um estudioso no assunto em que me tornei, assino embaixo tudo o que falou a respeito da síndrome. Parabéns pela coerência e sensatez de sempre. Ficarei aguardando o seu vídeo sobre o aborto, embora você tenha dado algumas pistas nesse vídeo sobre o seu posicionamento a respeito e que eu certamente concordarei novamente. Forte abraço!

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  10 ปีที่แล้ว +23

      Netto Carvalho É muito bom ler isso!

  • @OsorioThomaz1
    @OsorioThomaz1 10 ปีที่แล้ว +42

    Merda de vídeo.Passei 23 minutos assistindo e não achei nada pra discordar. Gostei de todos os argumentos e até das ressalvas. Assim não dá!

  • @guga5708156
    @guga5708156 10 ปีที่แล้ว +165

    Existem pessoas que por acidente (falha na camisinha, estupro, ou apenas ingenuidade) engravidam, mas não estão preparadas para a responsabilidade de ter um filho seja econômica ou mentalmente não devem ser obrigadas a carregar esse fardo infortuno, pois isso acarretaria problemas econômicos e educacionais (dependendo da idade a pessoa pode ser um estudante, ou querer fazer faculdade) sem falar no stress psicológico de ser obrigada a cuidar pelo resto da vida de algo que você não quis o que pode resultar na má criação da criança.
    Quanto ao caso do aborto por problemas no feto, isso é total responsabilidade dos pais pois são eles que vão sustentar e cuidar da criança, e caso eles achem que não vão conseguir cuidar de um filho assim o aborto é sempre uma opção por pior que isso possa parecer.

    • @joseandersonbergamo9730
      @joseandersonbergamo9730 10 ปีที่แล้ว +6

      Entendo seu argumento, mas discordo, eu sei que é um fardo enorme a quem não tem estrutura financeira ou psicológica arcar com a criação de um filho... Mas não é dos direitos dos pais que estamos falando, e sim dos direitos do futuro filho, e esses é que devem prevalecer é uma questão de logística legal e filosófica.

    • @paulaaquino
      @paulaaquino 10 ปีที่แล้ว +44

      José Anderson Bergamo respeitosamente discordo: a vida de uma pessoa formada (que tem consciência, história, planos, círculo social etc.) deve ter total prioridade sobre uma que ainda está em formação inicial..

    • @joseandersonbergamo9730
      @joseandersonbergamo9730 10 ปีที่แล้ว +2

      Respeito é vital para discutir essas coisas, seu ponto de vista é válido, porém também difiro dele pois não será hipocrisia de nós que já nascemos e estamos aqui, sãos e salvos, aprovar leis que tirem esse direito básico de seres das futuras gerações?

    • @ricardomenezes1223
      @ricardomenezes1223 10 ปีที่แล้ว +7

      Ninguém é obrigado a criar um filho. Pode-se muito bem dar para adoção. Matar não é a melhor solução.

    • @paulaaquino
      @paulaaquino 10 ปีที่แล้ว +18

      mas José Anderson Bergamo , não se pode destruir a vida de uma pessoa que exste por uma que anda não existe (sim, para uma mulher que não quer filhos, tê-los é destruir a vida - por pior que isso soe).
      Alé, disso, se vc se preocupa com as geração futuras, o melhor para essas futuras crianças é que eas venham em menos quantidade (já que 7 bilhões já deu, ne?) e em familia preparadas e felizes com a sua chegada... e não que passem a vida se sentindo um estorvo...

  • @BrownHairL
    @BrownHairL 10 ปีที่แล้ว +39

    Pessoalmente, acho que isso de "tentar fazer outro porque o primeiro veio com defeito" não tem NADA a ver com o lance de namorar ou de trocar de bicho de estimação. O Pirula rarissimamente fala algo que acho besteira, então me impressiona quando sai uma dessas xD. São massas de células sem nenhum desenvolvimento psicológico (embora, em alguns casos, no tempo em que é diagnosticável, o desenvolvimento do cérebro possa ter começado). Não é "o seu filho" ainda. Quanto ao lance dos namorados/cônjuges... são duas (ou mais, até...) pessoas adultas interagindo em uma relação complicada e cheio de fatores psicológicos. Se alguém desiste de alguma pessoa, é ela que tem que decidir quais motivos para tal, mesmo se eu ou qualquer outra pessoa achar que é por bobagem. Isso é bem relativo.
    Quanto aos bichos de estimação: sim, isso é uma sacanagem absurda. A responsabilidade pelos cuidados da criatura É SUA, "trocar" é fugir de uma responsabilidade fundamental por motivos fúteis.

  • @CivilizedMenKilledMe
    @CivilizedMenKilledMe 10 ปีที่แล้ว +4

    O dono do Hotel é responsável pela integridade do hóspede. O feto não é intruso pois ele pagou para entrar. A moeda usada? Sexo, prazer, orgasmo... ESPERMA.
    Todo adulto é responsável pela integridade de um incapaz (criança). Toda mulher é dona do seu próprio corpo. Toda mulher é responsável pelo corpo dentro de seu corpo.
    O hóspede vai causar um distúrbio no hotel (incêndio, assassinato, não paga a conta, etc) então chamamos as autoridades (médicos) e mandamos prender o hóspede (feto).
    Vai nascer cego, surdo, sem perna, bronquite, asma, etc, não é incapaz. Não há aborto.
    Se seu filho vai nascer com Down e fosse aprovado uma lei de aborto nesse caso, então seria aceitável aprovar uma lei que esterilizasse os pais que tem a possibilidade de "contaminar" a humanidade com seus genes defeituosos. Monstruoso o que eu disse? Digo o mesmo do aborto.
    O Estado interfere nas decisões então ele automaticamente é responsável em ajudar a família que tem o filho "diferente".
    Se adotasse uma lei que aprovasse o aborto de pessoas com Down, então não é crime eu assassinar uma pessoa com a síndrome quando eu ando pelas ruas.

  • @claudivamlopes
    @claudivamlopes 4 ปีที่แล้ว +4

    Downkins é brilhante, mas é intolerante e fundamentalista. Neste sentido não é muito diferente dos fundamentalistas da religião, que propagam a intolerância religiosa.

  • @JeanMenezes
    @JeanMenezes 10 ปีที่แล้ว +32

    16:30 hahahaha A imitação do Olavo de Carvalho foi ótima!

    • @kauagirao
      @kauagirao 3 ปีที่แล้ว

      O astrologozinho.

  • @cerberus841
    @cerberus841 9 ปีที่แล้ว +6

    Porque vocês falam assim dos religiosos como se fosse de uma forma generalizada? Tipo, eu acredito em Deus e sou a favor do aborto. Aborto é um direito da mulher.

    • @PyschoDawkins
      @PyschoDawkins 9 ปีที่แล้ว +5

      Por causa das massas que são manipuladas pelos lideres pentecostais.

  • @jhoylangoncalves3127
    @jhoylangoncalves3127 10 ปีที่แล้ว +111

    huehue celibato não é 100 por cento eficiente, lembra de Maria? ok parei... '--

  • @maconfort
    @maconfort 8 ปีที่แล้ว +22

    Como só vi esse vídeo hoje??? Excelente.

  • @lenickramone
    @lenickramone 10 ปีที่แล้ว +19

    Sou daqueles que dá jóinha, prepara o café, a poltrona, se prepara todo, e aí então: Play no vídeo do Pirulla!
    =D

    • @MrMakae90
      @MrMakae90 10 ปีที่แล้ว

      Eu pego pizza mesmo.

    • @mwrr2112
      @mwrr2112 10 ปีที่แล้ว

      Fiz isso agora, só troquei o café por "Fetsi". huehuehue

  • @mauribortolanza
    @mauribortolanza 10 ปีที่แล้ว +5

    acompanho teu canal a uns 3 anos pirula, videos de ótima qualidade especialmente os sobre educação e morte, ótimo trabalho

  • @slpk
    @slpk 10 ปีที่แล้ว +43

    1. Não sei porque você achou que tomaria porrada dos dois lados. Considerando que um dos lados seja o dos que apoiam Dawkins, estas pessoas tem discernimento suficiente para saber que você está dando sua opinião. Elas, teoricamente, nunca discordariam de você por achar repugnante a ideia de abortar um feto porque ele está com "defeito". Elas saberiam que isto é apenas sua opinião.
    2. Acho que VOCÊ pegou pesado na sua crítica sobre a parte onde Dawkins fala que é imoral conceber o filho com Síndrome de Down. O Dawkins foi EXTREMAMENTE cuidadoso ao usar a palavra imoral naquela sentença. Ele especificou, muito claramente, que a ação seria imoral apenas se: a) se sua moral é baseada no desejo de aumentar a soma de felicidade E reduzir o sofrimento.
    Perceba que ele usou termos bem específicos. Ele não usou termos gerais como " ... é baseada no desejo de _ser mais feliz_..." ou "...impedir que a criança _sofra_...". Não, ele disse exatamente que: se existe a possibilidade de aumento de felicidade, seja este aumento o mínimo possível, ou redução do total sofrimento, de novo, seja esta redução a mínima detectável; se a sua moral se basear nestes parâmetros muito bem delineados, então, sem dúvida, seria "menos moral" deixar o feto nascer, ou seja, imoral.
    Além disso, ele ainda ressaltou que isto só seria imoral se houvesse a possibilidade de abortar no COMEÇO da gravidez. Não que isto ajude em diminuir ainda mais o impacto da declaração. Afinal, como você disse, o limite de 3 meses aplicado na Europa é hipócrita.
    Ótimo video, como sempre. Valeu!

    • @BIZEB
      @BIZEB 10 ปีที่แล้ว

      Falou em poucas linhas o que eu não consegui em 60. Excelente.

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  10 ปีที่แล้ว +7

      ***** Mesmo assim. "se sua moral é baseada no desejo de aumentar a soma de felicidade E reduzir o sofrimento", essa lógica vale pra doenças ou sindromes mais graves, ou pra não ter filho nenhum (afinal, todo mundo vivo sofre de alguma coisa). A sindrome de Down não é tao incapacitante assim, e pode gerar até menos sofrimento que nos demais, já que cada vida é diferente.

    • @slpk
      @slpk 10 ปีที่แล้ว +5

      ***** Entendo e concordo que não seja tão incapacitante. Inclusive isto é uma das coisas que pensei no começo do video, quando não sabia de nada do que tinha acontecido.
      Entretanto, após ler o que Dawkins falou, percebi que ele quiz delimitar a lógica dele de forma bem calculista e direta.
      Se você parar pra pensar num número absoluto de felicidade máxima que uma pessoa possa atingir, acho que a maioria chegaria numa conclusão de que alguém com Síndrome de Down terá o valor máximo absoluto menor do que alguem "normal", não?
      Mesmo que o portador de down complete ensino superior, trabalhe independentemente e tenha filhos, este "valor de felicidade" arbitrário ainda não será o igual ao máximo atingível por uma pessoa "normal".
      Esta é uma visão bem drástica e fria das coisas mas, poque que ele baseou a imoralidade de ter o filho nestas métricas extremistas, que eu achei que você tenha pego pesado com ele.

    • @mikekiske
      @mikekiske 10 ปีที่แล้ว +3

      *****
      Pior que faz.

    • @slpk
      @slpk 10 ปีที่แล้ว +2

      *****
      Sim, você pode discordar. Afinal de contas, a definição de felicidade varia. Entretanto, a minha discussão é sobre o que o Dawkins declarou como sendo _imoral_. Ele não disse que ter um filho com Síndrome de Down é imoral e ponto final. O que ele quiz dizer é que, se sua definição de moralidade requer que você atinga o máximo de um valor X possível (maior felicidade), e você não tentar atingir este máximo (ter filho com down), você, logicamente, é imoral.

  • @tonydahorda
    @tonydahorda 10 ปีที่แล้ว +20

    ***** Se você fizer metade desses vídeos que você falou que vai fazer, então vai ficar fazendo vídeos até 2025

    • @szayel2496
      @szayel2496 3 ปีที่แล้ว +3

      Tamo em 2021 e ele ainda não fez kkkkk

  • @ZardfireGames1
    @ZardfireGames1 10 ปีที่แล้ว +8

    Eu li alguns comentários e acho incrível a capacidade de algumas pessoas de levarem tudo ao pé da letra e acabarem sendo totalmente idiotas enfim.
    Acho que o aborto deve ser sim de total escolha dos pais mas principalmente da mãe, o estado deve apenas fornecer certos procedimentos padronizados e algumas regras especificas para que não vire uma algazarra.

  • @alexandreferreira7583
    @alexandreferreira7583 7 ปีที่แล้ว +4

    Vc sim é o cara Pirula, sempre na humildade, reconhecendo quando comete um engano e não entra em tretas desnecessárias, por favor continue assim, sei que é difícil, pois vc agora é um homem público, te desejo ainda mais sucesso no seu canal! Parabéns!

  • @pablock0
    @pablock0 8 ปีที่แล้ว +37

    Pirula, me responde, por favor, você vai fazer um vídeo sobre o aborto quando?

    • @helenadearaujo4524
      @helenadearaujo4524 8 ปีที่แล้ว +1

      !!

    • @suzanalima4722
      @suzanalima4722 7 ปีที่แล้ว +5

      hahahaha, Pablo. Vamos falar de Hinode... Ou, se vc for a favor da mulher decidir isso, faz a experiência e comenta sobre o assunto com aquele seu amigo (é melhor q n seja amigo, ok) católico ou da universal, ou batista. Vc vai se sentir um verme depois, a pessoa vai ficar injuriada com vc. Agora imagina um TH-camr dando a cara ao tapa nesse assunto espinhoso, cheio de brasas fumegantes?! Tadinho do Pirula, imagina os haters salivando...

    • @pablock0
      @pablock0 7 ปีที่แล้ว +1

      Kkkkk

  • @renatoburgos5846
    @renatoburgos5846 10 ปีที่แล้ว +2

    Fala Pirula! Eu concordo com a sua opinião em gênero, número e grau e com certeza Downkins, cometeu erros gravíssimos tentando se defender das críticas que sofreu quando expôs a sua opinião. Principalmente no fato do SDD ou de qualquer outra doença genética e mental. Chamar de "imoral" permitir que um indivíduo nasça com essas características, mesmo sendo previsto e podendo ser impedido o "sofrimento" é papo pra boi dormir. O Sofrimento é essencial para a evolução do ser humano, tanto biologicamente quanto espiritualmente. Foi o sofrimento que forçou nossos ancestrais a sua unirem em sociedades organizadas, a bolarem estruturas e métodos para armazenar alimentos na chegada do inverno, ou seja, não tem que evitar o sofrimento, mas sim, aprender com ele. Eu trabalho dando aula de músicas para crianças especiais, na maioria das vezes é muito chato e metódico(admito) mas quando dar frutos, é uma explosão de felicidades ver uma pessoa superando os seus limites, mesmo com todos duvidando. Conclusão: O "Sofrimento" ,que todos temem, nada mais é que o mestre da evolução.

  • @rodrigoboanova7141
    @rodrigoboanova7141 10 ปีที่แล้ว +15

    Querendo ou não a síndrome de down é um defeito, e cabe aos pais decidirem se querem ter esse filho defeituoso. Seria muito mais fácil, para os pais, se simplesmente abortassem e fizessem outro filho (trocar "algo defeituoso" por "algo em bom estado"), mas o que impede muitas vezes não são apenas preceitos morais, mas também religiosos. Sou a favor do aborto em qualquer condição que seja.

  • @CleberMag
    @CleberMag 10 ปีที่แล้ว +2

    Grande Pirulla! Olha, tive um tio meu com síndrome de Down. A família era pobre e a criação dele implicou em limitações na vida de minha bisavó. Não que a vida fosse "infelicidade pura", definitivamente, mesmo com as limitações impostas pela doença, minha bisavó levava a vida dela. Por outro lado, se eu tivesse uma esposa e soubéssemos da doença e ela deixasse a meu cargo a decisão, sinceramente, não sei o que eu faria. Como você bem disse, ter a síndrome implica em limitações e cuidados especiais, mas nem de longe, é certeza de sofrimento, muito pelo contrário, como bem disse você, inclusive existindo casos onde o intelecto da pessoa chega a níveis ótimos. Talvez ele olhou esta causa, num primeiro momento, do ponto de vista funcional apenas. Enfim, foi uma bola-fora mesmo, mas que muita gente anda valorizando demais.

  • @LadyEsarhal
    @LadyEsarhal 8 ปีที่แล้ว +27

    Richard Dawkins é considerada a terceira mente mais brilhante no mundo atualmente e é um dos meus ídolos, ao lado de Neil deGrasse Tyson. O mundo seria muito mais avançado se tivéssemos mais pessoas como eles.

    • @andersonbarbosa7173
      @andersonbarbosa7173 5 ปีที่แล้ว +2

      Os dois não são ninguém cientificamente. Só são gente relevante pras interneta da vida

    • @F.T.S.
      @F.T.S. 5 ปีที่แล้ว +1

      Concordo,pois também os admiro bastante,até porque eles sabem muito bem o que é a verdade,definindo a ciência como a poesia da realidade
      ༎ຶ‿༎ຶ

    • @luanaventura9691
      @luanaventura9691 4 ปีที่แล้ว +3

      @@andersonbarbosa7173 Bom, eu particularmente acho divulgação cientifica mt importante, pq na falta dela cresce a ignorância, o charlatanismo, a pseudociência... ( terra plana cof cof)

    • @pablobagolin
      @pablobagolin 4 ปีที่แล้ว +1

      @@andersonbarbosa7173 Cagou na falácia amigo, apaga que dá tempo.

    • @chacall7167
      @chacall7167 2 ปีที่แล้ว

      @@andersonbarbosa7173 Dawkins é reconhecido pela suas publicações científicas desde a década de 70, mas para o grande Anderson Barbosa só é conhecido pela "interneta".

  • @MandarimTupiniquim
    @MandarimTupiniquim 10 ปีที่แล้ว +1

    Oi Pirula, tudo bom? Parabéns, gosto muito dos seus vídeos! Este vídeo me chamou a atenção qdo vc disse q algumas pessoas dizem q ter filhos é um ato imoral. Minha cabeça cismou com essa idéia há anos: "Qual o meu direito de trazer um ser humano à existência? Capacidade fisiológica é uma coisa, direito é outra.", e não consigo encontrar um contra-argumento, só aquelas idéias manjadas: "Já pensou se seus pais pensassem assim?", bom, aí eu simplesmente não existiria. Gostaria de ver esse tema abordado em algum vídeo! Um grande abraço!

  • @gabrielRcorrea3
    @gabrielRcorrea3 10 ปีที่แล้ว +3

    Oi! Gosto dos teus vídeos, me provocam boas reflexões sobre diversos temas atuais. Parabéns pela capacidade de articulação e pelo esforço em embasar as próprias opiniões.
    Também gostaria de fazer um pedido: Um vídeo científico, sobre algo bem legal que você goste, num campo que domine (ou que seja apenas entusiasta, vc quem sabe!), com explicações demoradas e talz e talz. Já vi alguns vídeos desse tipo aqui no seu canal e seria legal assistir mais desse conteúdo por aqui.
    Se você, Pirula, leu esse comentário até aqui, então desde já vc tem o meu "obrigado pela atenção"
    Ps. Dei joinha nesse vídeo, então pense com carinho na minha sugestão.

  • @antoniocezarzorek4671
    @antoniocezarzorek4671 6 ปีที่แล้ว +1

    Tenho um filho com necessidades especiais e vejo a vida de uma maneira diferente à partir desse acontecimento.Antes disso li o livro "O gene egoísta " do Dawkins , na época da faculdade, o que até hoje influenciou muito minhas idéias sobre o mundo.O fato de ter um filho com limitações me tornou um ser humano melhor e mais feliz pois pequenas vitórias no desenvolvimento dele trazem grandes alegrias...no fim das contas, todos nós somos temos que viver conforme a vida se apresenta e viver da melhor maneira possível...

  • @TARS_0392
    @TARS_0392 10 ปีที่แล้ว +5

    Desde quando você tem medo de gerar polêmica ou de apanhar? Mete bronca aí!

    • @lordframon
      @lordframon 10 ปีที่แล้ว

      nem vai gera polemica esse ai pq ninguém tem opinião formada sobre tal assunto aki '-'... se ter vai ser poucos

  • @canaldoviniciusabreu
    @canaldoviniciusabreu 10 ปีที่แล้ว +1

    Olá Pirula , eu sou um anônimo seguidor do seu canal, só estou mandando este comentário para agradecer todo seu trabalho dos seus vídeos, adoro os termos que você adota, ainda mais que tenta expor os fatos e não posição pessoal, um vídeo mais profissional que muitos por ae.

  • @MerlinDasTrevas
    @MerlinDasTrevas 10 ปีที่แล้ว +27

    Um médico em meu serviço, que possui Doutorado (não é carteirada, é só para identificar o sujeito), disse que a saúde nos moldes de hoje, está gerando uma "NÃO seletividade natural" e pessoas com problemas de ordem genética, ou doenças graves e hereditárias como câncer, estão vivendo e se reproduzindo. E do ponto de vista de seleção biológica, isso não é desejável. Há 200 anos atrás, se morria por doenças bobas, mas havia uma seleção com relação a doenças graves. Em suma, hoje, pessoas com doenças graves que deveriam morrer, possuem uma sobrevida e reproduzem passando esses fatores a gerações futuras.
    Se for fazer um complemento a esse vídeo, gostaria que dissesse se concorda ou não, com esse médico. Ou seja, isso é um efeito colateral do avanço da medicina?
    Abraço!

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  10 ปีที่แล้ว +10

      MerlinDasTrevas É por isso que a terra hoje tem quase 8bi de nego.

    • @Leo-pw3kf
      @Leo-pw3kf 10 ปีที่แล้ว +4

      Inteligência elevada é superior a qualquer sistema imune em termos de sobrevivência. Se descobrirmos um jeito de alterar o DNA diretamente para eliminar doenças genéticas nem teremos mais esse problema.

    • @charlesmatias
      @charlesmatias 10 ปีที่แล้ว +2

      O mesmo racicínio podemos usar para a homossexualidade humana, se os homossexuais dos sé
      culos passados não tivessem sido obrigados a viver em casamentos heterossexuais e terem filhos, muito provavelmente hoje teríamos menos homossexuais (falando-se exclusivamente dos homo 100% e não dos bissexuais). Ironicamente a homofobia aumentou a incidência genética desta variedade sexual humana.

    • @charlesmatias
      @charlesmatias 10 ปีที่แล้ว

      .

    • @charlesmatias
      @charlesmatias 10 ปีที่แล้ว

      ***** linkei seu nome equivocadamente, a resposta era para o Dodô. Desculpe, já corrigi.

  • @amolerlivrosdetudo3146
    @amolerlivrosdetudo3146 8 ปีที่แล้ว +2

    A única maneira de uma pessoa praticar celibato é se o indivíduo for assexuado, pois tais pessoas não sentem necessidade sexual nenhuma. Para eles o sexo não significa nada e o número de tais indivíduos não é pequena.

  • @SergioMendesOquestionador
    @SergioMendesOquestionador 10 ปีที่แล้ว +6

    Vídeo bem tranquilo e equilibrado. Mas acho que tem um lado positivo nessa polêmica toda...Precisamos entender que ateus são diferentes...E que Os Quatro Cavaleiros (hoje são três) são humanos e como tais falam besteiras como qualquer ser humano.
    Acho que o cerne da questão é meio biológica e meio jurídica...Como fica o direito à vida? Quais os direitos do nascituro (se é que ele deve ter algum)? Vale a regra "seu direto acaba quando o meu começa" entre a mãe e sua cria?
    E a ética? Quais seus limites? Melhor não pensar porque não existem mais tantos hospícios como antigamente.

  • @pu5epx
    @pu5epx 10 ปีที่แล้ว +1

    Uma regra geral é que decisões éticas/morais devem ser delegadas à moral, não ao direito. Quem quer regular cada aspecto moral na lei é teocracia.
    Uma inconsistência adicional do conservadorismo nesta área é: o aborto é combatido mas depois que o filho nasce a mãe solteira ou os pais pobres são execrados ("por que botou filho no mundo??").

  • @aneb3
    @aneb3 8 ปีที่แล้ว +25

    Já deu a hora de sair seu vídeo sobre o aborto, né? :(

    • @aneb3
      @aneb3 8 ปีที่แล้ว +3

      Tiago Mavhado Maia Não acho que seja medo não. Em todos os vídeos dele aparecem haters e ele já falou de assuntos tão polêmicos quanto esse.

    • @e.s.channel1526
      @e.s.channel1526 8 ปีที่แล้ว

      +Josiane Bonifacio
      viva o aborto!

    • @uoliveira7
      @uoliveira7 8 ปีที่แล้ว

      +Josiane Bonifacio 2016 e nada ainda, vim ao canal dele justamente à procura desse vídeo sobre o aborto que nunca saiu :/

    • @thaispeixoto8485
      @thaispeixoto8485 8 ปีที่แล้ว

      Também vim pro canal procurando o vídeo dele sobre aborto:(

    • @salvadordakiredeprogressis2080
      @salvadordakiredeprogressis2080 8 ปีที่แล้ว

      Será que sai antes do video sobre a crie de 29 do Rafael Lima?

  • @jorgebci
    @jorgebci 10 ปีที่แล้ว +2

    Bom, no ponto em que vc tocou Pirula, no aspecto de interromper a gestação de um indivíduo com Síndrome de Down ou qualquer problema descoberto na gravidez, honestamente acho válido sem julgar o mérito da questão (ética ou moral) da mulher em abortar uma vez que será ela e a família a carregar para sempre em suas vidas um ser incapaz. Não é comparando a uma mercadoria em q vc escolhe ou não comprar, isto é mais complexo do que banalidades consumistas. Estamos falando de VIDA, e como podemos definir o que é vida? O que é consciência? Bom, acredito q um ser sem consciência e sem plena capacidade de gozar a vida, não a desfrute em plenitude, logo os genitores podem considerar isso como uma prerrogativa válida! A mulher tem o direito de julgar o que deve ou não fazer com o "hospede" que carrega sem sofrer quaisquer incômodos frente a sua decisão. Na natureza sobrevive o mais forte, o reino animal não permite que seres fracos sobrevivam, tribos de todo o mundo sempre preferiram guerreiros fortes e mulheres saudáveis para continuar a espécie.

  • @rosangelapsan
    @rosangelapsan 10 ปีที่แล้ว +3

    A decisão de abortar, em qualquer situação, deveria caber exclusivamente às famílias ou à mulher se for deixada sozinha na situação como acontece muito, pois são essas famílias ou essas mulheres que vão carregar os fardos financeiros e emocionais de um filho incapaz para o resto de suas vidas. Se o Estado não oferece amparo ou oferece um amparo deficiente a indivíduos mentalmente prejudicados, não deveria se meter.

  • @porake.munduruku
    @porake.munduruku 8 ปีที่แล้ว +2

    "Toda a biologia que Dawkins quer fazer passar por biologia moderna não o é [...] a ideia do gene egoísta é uma ideia contrária a bioquímica, contrária a genética, que nos diz que o DNA não se reproduz por si mesmo, que é dividido por enzimas, que se deve levar em conta não apenas o genoma, mas também o próprio 'oma'[conjunto], é todo um sistema no qual se pode distinguir mas não separar os diferentes elementos. Toda a biologia de Dawkins é imaginária. Por isso é que tem tido tanto êxito, as obras de ficção se vendem muito melhor do que trabalhos científicos."
    ― Mario Bunge, durante a Conferência "Pseudociencias Naturales" proferida na Univerdidad de la Punta - Argentina.

    • @jeffersonninouye4716
      @jeffersonninouye4716 8 ปีที่แล้ว

      Muito bom ! Interessantíssima a sua análise !!!

    • @cmaia8661
      @cmaia8661 8 ปีที่แล้ว +1

      Em um sentido filosófico, a ideia do gene egoísta faz muito sentido, principalmente quando a levamos em conta para explicar o comportamento de muitas espécies (incluindo o dos seres humano) a partir da visão de Dawkins. Ou pelo menos do que penso ser a visão dele... achei muito interessante essa ideia.

  • @julioshady3
    @julioshady3 5 ปีที่แล้ว +3

    Já conhecia muitas pessoas que sofrem por causa dos pais que dizem que preferiam não terem nascido.

  • @magnomozer
    @magnomozer 10 ปีที่แล้ว +1

    Mais um vídeo excelente.
    Sobre os Down, eu acredito que são bem mais felizes que as pessoas comuns (é menos ofensivo que chamar de pessoas normais). Quando eu era católico, e frequentava missas, eu lembro de um garota com down, que ia todo domingo, ver a missa. Ela chegava sempre sorrindo, cantava, saia sorrindo, e cumprimentava a todos, elogiava a missa quando gostava muito. Esse é um comportamento comuns entre os down que conheci. A questão do aborto na Europa, no caso dos down, na minha modesta opinião, acontece por causa dos sentimentos dos pais, um mix de egoísmo, egocentrismo, medo, ignorância, e correlatos. São as chagas de todos nós humanos, eu tenho, você tem, todos têm, em níveis distintos, para ocasiões distintas, mas todos temos. Igual você, não sei se optaria pelo aborto, difícil se colocar na situação, mas eu tenderia um pouco mais para o lado do aborto, isso hoje, pois não me sinto preparado para ser pai de uma criança comum, imagine de um especial.
    Abraço.

  • @ericklustosa3279
    @ericklustosa3279 10 ปีที่แล้ว +6

    Caro Pirulla, sempre acompanhei o seu canal e apesar de algumas vezes ter tido vontade de comentar preferi por muitas vezes somente observar e curtir os vídeos que eu gostava. Pois bem, tenho bagagem pra falar do assunto, não somente do ponto de vista legal (minha profissão) mas como pai de uma criança com síndrome de down.
    Seu vídeo foi muito bom, isento e tocando em pontos cruciais para se entender o pensamento de Richard Dawkins além de seus comentários pessoais acerca do aborto (por sinal congruente com o primeiro vídeo). Respeitada a idéia do biólogo (sem o alarde midiático e o exemplo infeliz da síndrome de down) tenho algumas considerações:
    1. A gravidez de minha esposa foi planejada, após três anos de casamento resolvemos ter um filho e ainda na gestação (3º mês) descobrimos pela Translucência Nucal a grande possibilidade de nosso filho ter alguma síndrome, somente confirmada (a síndrome de down) no 5º mês com um exame (caro! perto de R$ 2.600,00);
    2. Durante os primeiros meses cogitamos a interrupção da gestação, mas abortamos a IDÉIA, acreditando que poderíamos cuidar, amar e ajudar essa criança a se desenvolver (papel de todo pai e mãe) tanto quanto a qualquer outra;
    3. Nossa filha não desenvolveu a grande maioria dos problemas relacionados à síndrome de down, como gástricos, cardíacos e de musculatura. Talvez por isso o desenvolvimento de nossa criança esteja sendo tão bom e hoje aos 10 meses a mesma já se equilibra, senta e já está fincando em pé;
    4. Sabemos das dificuldade que virão, do "pre-conceito", mas estamos disposto a encarar pois o desafio foi aceito lá atrás e provavelmente só o aceitamos porque temos condições financeiras e emocionar de "guentar o tranco"
    5. Pessoas com deficiência são tão capazes quanto qualquer outras, basta estimulação e incentivo. Se vc pegar uma criança dita "normal" e não a estimular a ler ou escrever ela será analfabeta, assim como uma pessoa que nunca pegou numa guitarra dificilmente conseguirá aprender a tocar uma.
    6. Corroboro com vc quanto à posição dúbia da UE acerca ao aborto, é bizarro e isso faz com que a grande maioria das pessoas com down sejam abortadas ainda durante a gestação, até mesmo no 8 mês!
    7. Não sou contra o aborto, acho inclusive que o mesmo deveria ser revisto no país em condições melhores, mas discordo quando a questão é meramente financeira ou mesmo do "vacilo" (ah, transei com meu boyzinho e engravidei, vou tirar! - Peraí, é farra do boi e pode tudo? Quer dizer que sempre que eu não me prevenir eu tenho o direito de "tirar" o bebê inconveniente?) - Nesse quesito acho que vale bem o seu argumento de que a pessoa que pensa assim deveria ser celibatária ou praticar a auto-mutilação, já que quem transa está sujeito a uma gravidez e tem de ser responsável e maduro o suficiente pra arcar com as consequencias, seja de uma mulher ou homem pentelho ou uma gestação;
    8. Se um pai não quer um filho e a mãe o quer (e vice versa), FODA-SE. Ninguém é obrigado a fazer o que não quer, mas arque com as consequencias de seus atos e pague pensão ao guri e indenização por abandono afetivo. Não vai corrigir o seu caráter e nem a ausência na vida do menor, mas no mínimo ajuda a dar uma melhor qualidade de vida a ele(a).
    Muito sucesso Pirulla!

    • @wagno51
      @wagno51 2 ปีที่แล้ว

      Falou muito bem

  • @aestheticwannabe3742
    @aestheticwannabe3742 10 ปีที่แล้ว +2

    "E quem tá vivo já nasceu" é uma ótima frase de conclusão ! Kkkkk
    Gosto bastante dos seus vídeos e de como você aborda os assuntos!

  • @booitsbia
    @booitsbia 10 ปีที่แล้ว +53

    Mas será que só eu concordei com o Pirula, oh ceus? haha

    • @caiquepereira922
      @caiquepereira922 10 ปีที่แล้ว +10

      eu tbm concordo com ele,o foda é q a maioria não sabe debater,e ai parte pras ofensas.

    • @RadamanthysCrysis
      @RadamanthysCrysis 10 ปีที่แล้ว +2

      Caique Pereira A maioria aqui é ateu. Já tentei discutir numa boa, mas se você é contra o pensamento ateísta, logo você é fanático.

  • @livrar-me-ei9373
    @livrar-me-ei9373 10 ปีที่แล้ว +1

    A vida é um dadiva, um privilegio, e ninguém tem direito de tira-lá, nem a quem ela pertence, muito menos a quem na maioria das vezes a gera por irresponsabilidade, tudo o que você planta
    certamente colherá.

  • @mazocco
    @mazocco 10 ปีที่แล้ว +42

    Prefiro adotar um critério que a escolha seja TAMBÉM do pai: a decisão de TER precisa ser de ambos. Caso contrário, não devem ter. Posha, o pai também conta, é o pai...

    • @Th3LordMage
      @Th3LordMage 10 ปีที่แล้ว +2

      Realmente, o pai também deveria entrar na discussão. Embora o filho esteja na mulher, o homem fez metade dele. Se dependesse somente da mulher não existiria filho algum.

    • @ThePontaguy
      @ThePontaguy 10 ปีที่แล้ว +5

      The Lord Mage ou então, a mulher decide ter, mas o pai poder ficar TOTALMENTE de fora do acontecimento

    • @Simstiger
      @Simstiger 10 ปีที่แล้ว

      o pirulla colocou assim nao porque o pai nao merece escolha, mas sim porque existe o estrupo, um dos principais motivos de aborto (pelo menos no brasil)

    • @tkdguio
      @tkdguio 10 ปีที่แล้ว +24

      Decisão final tem de ser da mulher, ela é a unica que é diretamente afetada.

    • @ThePontaguy
      @ThePontaguy 10 ปีที่แล้ว +15

      ***** se o cara tiver que pagar pensão, ele é diretamente afetado também

  • @PattyKirsche
    @PattyKirsche 10 ปีที่แล้ว +2

    Bem legal o vídeo. Só gostaria de fazer uma observação. Cada país tem um prazo para a interrupção da gravidez. Nos EUA, por exemplo, varia de 20 a 28, dependendo do estado. A escolha do prazo em 1973 levou em consideração a possibilidade do feto sobreviver fora do útero. Aqui no Brasil vai até a 20ª em caso de estupro pq o atestado de óbito só é exigido a partir desse ponto. No Canadá não há nenhuma restrição de qualquer tipo. A questão da dor do feto é bastante controversa. Já topei com teorias de que nem seja possível sentir nada antes do nascimento. Eu creio que o prazo da 12ª semana seja mais pela questão de vida humana ou não, seguindo o raciocínio da morte cerebral.

  • @alvandoac
    @alvandoac 4 ปีที่แล้ว +3

    O celibato mais eficiente é o do jogador de LOL.

  • @FruttaMesmo
    @FruttaMesmo 10 ปีที่แล้ว +1

    Mandou bem Pirula, concordo com 99.99%.
    Eu ja convivi com um portador da síndrome em questão, e este rapaz vinha de uma família rica. Ele sofria de depressão, pois além de saber que carregava a síndrome, usava isso em favor próprio na escola quando não queria fazer as atividades curriculares que deveria desempenhar. Acabou morrendo jovem, mas devido a um sufocamento com comida (engasgou e nao houve socorro). A mãe nunca mais tentou ter outro filho e viveu em função deste que acabou morrendo com 20 anos mais ou menos.
    Na nossa turma, ele era super querido, gostávamos muito de fazer educação física juntos, e chegamos até a bolar uma variação do futebol para que ele pudesse jogar conosco em iguais condições. Obvio que a mãe não gostou, pois achou ofensivo a nossa tentativa de deixar o rapaz ser visto de "igual pra igual", Vai entender....
    Sem mais, agradeço por mais este vídeo, trabalho excelente como de costume. O seu é o ÚNICO canal da internet que sempre tem um vídeo legal e que faz pensar e usar a massa cinzenta, transformando o "célebro em cérebro".

  • @rafqueraf
    @rafqueraf 8 ปีที่แล้ว +4

    acho que é difícil encontrar alguém que diga com seriedade que queria ter nascido com tal síndrome

  • @alexferreira6330
    @alexferreira6330 7 ปีที่แล้ว +1

    Eu me decepcionei com o o livro Deus, um delírio. Na introdução ele diz que faria o crente duvidar de deus após terminar a leitura. Mas, da maneira que ele tratou o assunto, só gerou ódio. Só gerou conflitos entre ateus x crentes. Ele apenas descarregou seu preconceito contra os crentes, sem demonstrar objetivamente os motivos que levam nós ateus a não acreditar em divindades. Não foi racional. Esse livro me fez ver Downkins como um fundamentalista ateu, como se ateísmo fosse um segmento religioso, e na verdade é radicalmente o contrário. O ATEÍSMO É NEGAÇÃO A RELIGIÃO. É RACIONALISMO, e a razão não comporta nenhum tipo de preconceito ou discriminação. Isso só existe na religião.

  • @mariaalicealvesdesousaorsa6296
    @mariaalicealvesdesousaorsa6296 4 ปีที่แล้ว +3

    Até hoje eu esperando o Debate entre Richard Dawkins X William Lane Craig.

    • @kauagirao
      @kauagirao 3 ปีที่แล้ว

      O "Ricardinho" vive fugindo porque sabe que não tem chance nenhuma.

  • @Lucianoluizs
    @Lucianoluizs 7 ปีที่แล้ว +1

    Cara vc e incrível, não sou ateu e tenho uma filha down, pensei que ia te xingar muito de odiar! Mas vc e muito inteligente sua explicação e excelente! Ganhou um escrito! Parabéns, este e meu primeiro video seu que assisto, não sei os outros! Adorei!!!

  • @ateuedai860
    @ateuedai860 10 ปีที่แล้ว +5

    Segundo os cristãos, nem o celibato é 100% garantido... Olha Jesus aí...

  • @ricardo45607
    @ricardo45607 10 ปีที่แล้ว +2

    Discordamos até mesmo do Downkins!
    E isso é ultra sadio, mostra que não endeusamos ele, e que não estamos cegos pela sua pessoa.

  • @mestredarealidade4332
    @mestredarealidade4332 9 ปีที่แล้ว +6

    A matrix não aceita pessoas diferentes em seletos grupos. Acordem pra realidade, nunca que um pobre por exemplo vai estar no mesmo nível de igualdade mental psíquica de um rico. Ou seja, por mais que eles se tratem bem, inconscientemente são diferentes demais.

  • @dccarvalho88
    @dccarvalho88 10 ปีที่แล้ว

    Ae, Pirula, finalmente de volta! QUeremos videos semanais hein ehehe

  • @TebaldiMaster
    @TebaldiMaster 9 ปีที่แล้ว +55

    Eu tenho uma irmã com uma síndrome mental também (sem diagnóstico, mas tenho certeza que não é Down) e concordei com o Dawkins quando ele afirmou que se a criança sobreviver mais que os responsáveis, mais preocupação terá de quem cuidará desse indivíduo. Esse argumento não ficou tão bom para essa síndrome tomada como exemplo, como você, ***** , explanou. Mas para a da minha irmã mais velha sim. Ela é uma eterna criança. Tem 22 anos, e é analfabeta funcional (só conhece o alfabeto e alguns números, mas não sabe fazer nada com isso se for em pensamento lógico ou de construção de texto), mas pelo menos dá para conversar. Não vai ao banheiro sozinha, sonha com namorados imaginários e vive vendo desenhos infantis o dia inteiro pela TV ou "jogando Nintendo DS".
    De qualquer maneira, enquanto ela está muito feliz assim e, por mais egoísta que seja, eu, minha mãe e minha avó materna (meu pai morreu quando eu tinha três anos) não estamos felizes nem em paz de espírito. Sempre preocupados, provavelmente elas (mãe e avó) morrerão preocupadas e se remoendo no túmulo por causa do futuro da minha irmã. Mas o meu? Que se foda. "Mateus, você é inteligente, se vira". Por isso que deixei de "acreditar na família". Não são confiáveis e só agem pela sua conveniência. Eu virei um substituto do meu pai que não quer assumir. Uma falha póstuma ao parto nos planos familiares... E, sinceramente, não tenho um pingo do que chamam de "amor" por ela. Para mim, ela é apenas um peso e poderia ter sido sacrificada com um aborto, mesmo que isso significasse a minha inexistência. Não tenho escolha que não seja cuidar dela no futuro, mas só de pensar nisso já me sinto enjoado.

    • @ezequieltome659
      @ezequieltome659 9 ปีที่แล้ว +11

      Sinto por você, meu jovem!!! Mas pensa assim: Sua irmã vem a óbito, vc se livra do peso, vive sua vidinha egoísta e peremptória. Daí sofre um derrame ou outra dessas doenças incapacitantes da "moda" ou mesmo um acidente, no trabalho ou surfando, fica lúcido e ao mesmo tempo incapacitado (limitado...). Qual deve ser a atitude da sociedade (pra não dizer parentes, amigos ou conjugue), com respeito a você???

    • @TebaldiMaster
      @TebaldiMaster 9 ปีที่แล้ว +26

      Ezequiel Tomé Eu iria tentar pedir por eutanásia.

    • @ezequieltome659
      @ezequieltome659 9 ปีที่แล้ว +3

      Mateus Tebaldi Vá ao banheiro e se olhe no espelho... Veja o quanto é preciosa a sua vida não importa o revés...

    • @TebaldiMaster
      @TebaldiMaster 9 ปีที่แล้ว +4

      Ezequiel Tomé HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA! É preciosa para os outros, mas para mim, nada significa. E não suporto me olhar no espelho. Tenho medo daquele reflexo. Aquilo não sou eu.

    • @kissadev.
      @kissadev. 9 ปีที่แล้ว +11

      Mateus Tebaldi Ela joga videogame? Escolha bem um jogo para ela então em seu Nintendo DS. Essas coisas treinam e muito o cérebro (não que va resolver o problema, obvio).
      Alias, o que que eu sei? Não tenho direito em opinar em nada... Desculpe.

  • @marcostemistocles
    @marcostemistocles 10 ปีที่แล้ว +1

    Mesmo não tendo o conhecimento profundo sobre assunto, eu em particular concordo que deve ser uma escolha da mulher. SEMPRE.
    No congresso, na igreja, nos fóruns de discussão, nos meios acadêmicos o qual tive contato, a maioria que discutiu o assunto foram homens. Sinceramente nenhum homem vai ter idéia de como é carregar um filho no ventre, só por isso já quebra qualquer argumento, seja religioso ou não. Nenhum homem vai gerar filhos provindos de estupro, ou, será abusado em quanto faz inseminação.
    Mas argumentar a favor ou contra é válido desde que seja respeitado a decisão da mulher em casos graves. Mas existe um caso que o homem deve ser ouvido, se o bebê for saudável e o PAI tiver condições de criar mesmo sozinho o filho a opinião dele deve ser levada em consideração.
    Existem muitos pontos além deste que possam ser até mais importantes mas, pra mim isso é fundamental. A DECISÃO É DA MÃE.

  • @VinAbuqrq
    @VinAbuqrq 8 ปีที่แล้ว +5

    Esses dias saiu o caso da mulher que morreu ao abortar aos 5 meses de gravidez. Muita gente falando bosta sobre isso. Era a hora de fazer o vídeo sobre aborto hein?
    Gostaria de ouvir um parecer biológico, principalmente quanto à determinação de até quantas semanas o feto ainda não é considerado uma "pessoa". Eu sei que o tema é extremamente complexo, e que não tem uma resposta definitiva, mas gostaria de conhecer melhor o conjunto de dados que circulam essa questão. Nas minhas pesquisas só achei "é muito difícil" e "ninguém sabe".

  • @Y-all-mofos-need-Talos
    @Y-all-mofos-need-Talos 10 ปีที่แล้ว +2

    O que realmente me incomoda é saber que em pleno ano de 2014 as pessoas ainda se preocupam COM A VIDA DOS OUTROS. Se você é contra, ótimo diga a seus amigos que é contra e não permita que algum conhecido tome essas decisões, agora o que tem haver a escolha que estranhos fazem da própria vida? É puramente falta do que fazer, por isso muitas pessoas não prosperam na vida pois se preocupam de mais com o que os outros fazem.

    • @paulaaquino
      @paulaaquino 10 ปีที่แล้ว

      excelente comentário..

    • @xicoalencar
      @xicoalencar 10 ปีที่แล้ว

      Não se intrometer na vida dos outros e "não permita que algum conhecido tome essas decisões"... huahauhuauhahuaahuauhuhaahuhuaahhauhauhuaauhahu...
      Mais controverso impossível.

  • @Bruno67670
    @Bruno67670 10 ปีที่แล้ว +9

    Faça um vídeo sobre a Síndrome de Asperger.

  • @anapauladesouza3732
    @anapauladesouza3732 10 ปีที่แล้ว +2

    Parabéns Pirula! Gosto muito dos seus vídeos porque você sabe como discutir assuntos delicados, respeitando diferentes pontos de vista e, principalmente, analisando idéias e declarações independentemente de quem disse. Fica quase impossível não concordar com você 98% das vezes! =)

  • @MsBelleFlanders
    @MsBelleFlanders 10 ปีที่แล้ว +6

    16:30 Participação especial: Pirulavo de Carvalho

  • @barbaracheidavieites2333
    @barbaracheidavieites2333 10 ปีที่แล้ว +1

    Pirulla, para mim você simplificou muito todos os problemas de ter um filho com necessidades especiais, mesmo para aqueles pais que tem uma boa condição financeira. Com certeza é um egoísmo trocar seres humanos, mas não sei até que ponto esse egoísmo deve ser visto como uma coisa horrível, porque eu o vejo como uma coisa natural e que nós não deveríamos ser criticados por isso. É claro que depois que o filho nasce a coisa fica diferente, você ama aquele ser e ponto, mas quando aquele ser ainda está se formando e eu sei de todos os problemas que irei enfrentar devido à sua limitação, e eu ter o desejo de interromper isso pelo meu sofrimento, e não apenas o sofrimento dele, eu acho isso natural, embora não seja uma coisa bonita, claro. A sua vida irá se basear em como proteger aquele filho, muito mais do que com uma criança normal. Serão bem maiores os problemas, as frustrações, os gastos, os preconceitos, o trabalho, enfim, o sofrimento. É claro que não estamos livres de ter um filho normal e depois ocorrer algum problema, mas aí nós estamos falando de certezas versus probabilidades, e riscos nós sempre estamos correndo. Em relação ao sofrimento da criança, eu acho que você romantizou um pouco a questão. Não é porque existem pessoas super inteligentes e infelizes que eu posso tratar a questão da felicidade da forma que você colocou. Conversei uma vez com uma psicóloga que trabalhava com crianças especiais, e ela me falou o quando eles sofrem devido à limitação deles, e que embora eles não consigam definir o que é discriminação, eles muitas vezes se sentem diferentes, ou percebem que são tratados de forma diferente. Hoje existe a questão da inclusão nas escolas para acelerar o desenvolvimento das crianças especiais, e aí que a criança sobre mesmo. A minha irmã nasceu no mesmo dia em que uma vizinha minha teve um filho. Ele não tem down, mas tem um leve retardo mental, que ela só soube quando ele já tinha alguns meses de nascido devido ao retardo de seu desenvolvimento. A indicação é que ele tivesse um tratamento como uma criança normal, e dessa forma ele foi para a escola com a minha irmã, eles eram da mesma turma, embora depois de um tempo ele tenha ficado para trás. A minha irmã chegava em casa chorando muitas vezes por causa das coisas que faziam com ele, porque tiravam sarro dele, e ninguém queria ficar com ele, além de aprontarem com ele, como fecharem ele dentro da sala, ou prenderem uma vez ele numa casinha que tinha no parquinho da escola (que era particular). É claro que é um erro comparar o caso do Caio com o de todas as outras crianças com problemas de desenvolvimento. Só estou dizendo que ter um filho com problemas não é a mesma coisa que ter um filho normal, a não ser que depois aconteça alguma coisa (mas aí entra no que eu falei sobre probabilidades). Não tenho filhos, mas acredito que se pudesse interromper uma gravidez em que eu soubesse que há um problema, eu o faria, e sim, seria com muito sofrimento e culpa, mas de verdade eu acho que seria melhor tanto para a minha felicidade, quanto da futura criança.

  • @calli-se3708
    @calli-se3708 8 ปีที่แล้ว +4

    esperando até hoje o vídeo sobre aborto....

  • @tolrok
    @tolrok 10 ปีที่แล้ว +2

    Muita falta de amor no coração, matar uma criança por motivos de doença.
    Fico triste em saber que as pessoas ainda tem essa mentalidade preconceituosa.

  • @peboguxX
    @peboguxX 10 ปีที่แล้ว +7

    "Nenhuma forma de celibato inventada pela humanidade até hoje funcionou para impedir que as pessoas transassem"
    Essa frase enche de esperanças muitos adolescentes...

    • @franzdeipanema
      @franzdeipanema 2 ปีที่แล้ว

      😂

    • @lakuskyllea
      @lakuskyllea 2 ปีที่แล้ว

      nenhuma forma de celibato (além do lol)

    • @Amargo1355
      @Amargo1355 ปีที่แล้ว

      @@lakuskyllea Vc tem um ponto ksksskskskskskskdk

  • @osmargraciola2383
    @osmargraciola2383 10 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns Pirula por mais um vídeo interessantíssimo!
    Concordei em praticamente todos os aspectos que você citou em seu discurso, inclusive da parte da infelicidade de Dawkins em ter usado a síndrome de down para aplicar sua teoria.
    Convivo com uma prima que tem síndrome de down, porém, que foi constatada apenas após seu nascimento. Hoje ela tem 12 anos, luta judô e joga pingue-pongue em nível estadual com pessoas "normais", ganhando medalhas, etc.
    E convivi também com uma tia da minha esposa, que faleceu aos 53 anos de idade e que também possuía síndrome de down, viveu muito mais tempo que o "esperado" e em condições bem mais precárias que as que temos hoje em dia.
    Enfim, sou a favor igualmente do aborto, apesar de achar, igualmente, muito mesquinho o fato de "trocar" seres humanos.
    Não acredito que o aborto devesse ser utilizado como forma de se esquivar de uma possibilidade que ainda não se concretizou. Como você muito bem mencionou, existem milhares de síndromes que ocorrerem no decorrer da vida.
    Parabéns mais uma vez!
    Continue com o excelente trabalho, pois sou advogado e muita coisa que você discorre no seu canal nada tem há ver com meu dia-a-dia, mas ainda assim sigo seu canal há mais de 1 ano, e sempre que posso assisto aos vídeos! Abraço!

  • @callac
    @callac 10 ปีที่แล้ว +12

    Você não conhece jogos online Pirulla? É melhor que celibato.

  • @MarcosHanemann
    @MarcosHanemann 8 ปีที่แล้ว +1

    Pirula, gostaria que no vídeo sobre o aborto que você pretende fazer, você abordasse o seguinte aspecto: hoje o aborto é proibido por lei, então ambos do casal precisam respeitar um ente externo a eles (o Estado). Daí deriva que, nascendo o bebê, ambos são economicamente responsáveis por ele. Se a escolha passar a ser de um dos entes do casal (a mulher) por que a lei continuaria obrigando homens a pagar pensão? Se um homem quiser ter um filho, mas sua companheira não, ele é obrigado a aceitar (já que você diz que a escolha deve ser da mulher). Mas, se um homem não quiser ter um filho, no entanto sua companheira quiser, ele precisa arcar com as consequências?

  • @newworldinsanepvp
    @newworldinsanepvp 9 ปีที่แล้ว +16

    A: A decisão de eliminar o feto é de foro íntimo. Afinal, a mãe é dona do hotel e o feto é um inquilino indesejado.
    B: Não acho moralmente aceitável a troca de bebês por razão de defeitos. Essa idéia me incomoda, porque é como se fosse tratar como um produto. Troca de cachorros e gatos uma analogia para reforçar o argumento.
    Conclusão: Tudo bem matar o feto, mas, abortá-lo por ter síndrome de down, aí não. Matar, sim. Trocar, não.

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  9 ปีที่แล้ว +9

      Pedro Tenório Ué, tudo é uma questão de motivação. E em nenhum momento questionei legislação. Apenas a motivação moral

    • @Hellmarco
      @Hellmarco 9 ปีที่แล้ว

      *****
      vc tem algum vídeo sobre redução da maioridade penal?

    • @omarr.dasilva9530
      @omarr.dasilva9530 9 ปีที่แล้ว

      Pedro Tenório viva a EUGENIA o correto e nascer so o melhor e pronto .

    • @newworldinsanepvp
      @newworldinsanepvp 9 ปีที่แล้ว

      Marco Leite não sou a favor da pena de morte. Não sou a favor da redução. Não sou a favor do aborto, fora os casos em que a gestante corra risco de vida. Os motivos não exporei aqui.

    • @newworldinsanepvp
      @newworldinsanepvp 9 ปีที่แล้ว

      omar r. da silva ressalte-se que o raciocínio que expus é o que extrai do pirula no vídeo

  • @atdalexandre
    @atdalexandre 10 ปีที่แล้ว +1

    adorei a realidade sobre a faculdade e o himem complacente, até porque deu um tom de graça num assunto bem sério que muitos apenas irão criticar suas exposições, particularmente achei que está no ponto pela clareza e lucidez como o assunto foi abordado parabens Pirula e obrigado por algumas informações que desconhecia. :D

  • @kaiquerodrigues633
    @kaiquerodrigues633 4 ปีที่แล้ว +3

    Tempo depois, o mesmo Downkins ta flertando com eugenia

    • @kauagirao
      @kauagirao 3 ปีที่แล้ว

      Aborto é uma vertente da eugenia.

    • @kauagirao
      @kauagirao 3 ปีที่แล้ว +1

      @Gabriel Gachet Uma coisa não contradiz a outra.

  • @scarlletundertaker4510
    @scarlletundertaker4510 6 ปีที่แล้ว

    Eu tive um irmão que, por erro do médico na hora do parto, teve paralisia cerebral. Ele morreu com 1 mês de idade. Mas se tivesse sobrevivido, ele não iria falar, ouvir, andar e provavelmente iria ter algum nível de demência. Minha mãe sofre até hoje pela perda do filho, mas eles não teriam nenhuma condição de cuidar dele, já que só meu pai trabalhava e ganhava uma miséria. E depois ainda tiveram eu e meu irmão, nós dois com baixa visão, que anualmente temos que fazer consultas que não são baratas, e toda vez temos que trocar de óculos. Nós nos viramos na medida do possível, porque sabemos que teremos que nos adaptar, mas passamos MUITAS DIFICULDADES, já que nada é adaptado para nós. Ler a placa do ônibus para nós é um sacrifício, agora imagina como nós teriamos alguma condição de cuidar de uma pessoa como esse meu irmão falecido, depois que meus pais morrerem?!

  • @itabiritomg
    @itabiritomg 10 ปีที่แล้ว +6

    pirulla seu argumento é completamente ridículo e absurdo pelo seguinte:
    quando você expulsa uma pessoa da sua casa, a pessoa sai da casa viva e no caso do aborto isso não ocorre, logo, seria mais sensato comparar o aborto com a seguinte situação: chega uma pessoa inconveniente na sua casa e você lhe dá um tiro e enterra no quintal. sou da opinião, que o ato sexual, como qualquer outra atitude na vida de uma pessoa, tem consequências e a pessoa deve arcar com elas.

    • @prbovespao
      @prbovespao 10 ปีที่แล้ว

      Leonel Braga excelente Leonel!!

  • @vandersoncarvalho2029
    @vandersoncarvalho2029 10 ปีที่แล้ว +1

    Bom, eu sou suspeito para comentar os seus videos, pois ate agora (mesmo não concordando com algumas) vc é sempre claro e objetivo na questão que aborda, e nesse não foi diferente, concordo com todas as suas colocações, e so um comentário pessoal, eu tive um filho especial que infelizmente faleceu, mais se eu pode-se escolher, eu teria ele novamente, ter convivido com o meu Gui foi a experiencia mais maravilhosa que eu pude viver. Abraço

  • @goreaddiction
    @goreaddiction 10 ปีที่แล้ว +4

    Pirula, eu assisti todos os seus videos, achei todos bons, bem colocados, mas tem uma coisa muito idiota em comum em todos eles: Os comentários...

  • @sauron1966
    @sauron1966 10 ปีที่แล้ว +1

    Pírula tu é foda mesmo rsss. Vc consegue fundamentar algumas coisas tão bem que mesmo tendo opinião diametralmente oposta a sua eu recebo com carinho a sua opinião e passo a entender de forma mais concreta a todas as pessoas que divergem da minha opinião. Você apresenta sempre uma terceira via de fundamentação. Algo do tipo nem oito nem oitenta e isso é realmente muito show.

  • @benderout
    @benderout 10 ปีที่แล้ว +62

    Pai também deveria entrar nessa discussão e não deixar só a mãe, varias mães abortam sem ter a opinião do pai. E o que fazer nesse caso?? Quando o pai quer e a mae não?

    • @paulaaquino
      @paulaaquino 10 ปีที่แล้ว +19

      aí ela vai abortar, paciência...

    • @ayrtongodeguez7432
      @ayrtongodeguez7432 10 ปีที่แล้ว +16

      paulaaquino Sinto muito paulaaquino, mas ambos fizeram sexo, ambos descuidaram e se isso não foi uma decisão em conjunto antes terá que ser tomada depois da descoberta do filho, dependendo de quem mudar de opinião o aborto ocorre ou não. Essa é a minha opinião.

    • @paulaaquino
      @paulaaquino 10 ปีที่แล้ว +52

      tudo bem.. respeito a sua opinião e concordo que o casal em questão deve sim conversar sério a respeito e o homem deve sim dar a sua posição... mas, no final das contas, o feto está dentro do corpo da mulher e a palavra final tem que ser dela.
      E, no final das contas, o filho é sempre da mãe (e vc sabe o que eu quero dizer com isso).

    • @igorfs12
      @igorfs12 10 ปีที่แล้ว +9

      tenta com outra kkkkkkkkkkkk

    • @anarquismoverde
      @anarquismoverde 10 ปีที่แล้ว +32

      Acho que a decisão deve ser discutida pelos dois, onde o comum acordo seria a melhor opção, mas a escolha final com toda a certeza é somente da mulher.
      Se o pai decidir que não quer o aborto e a mãe decidir que sim ela quer abortar, ela vai abortar e pronto. O corpo é dela e não do marido. Quem aguenta a grande maioria do sofrimento, sendo uma gravidez desejada ou não (e bem sucedida ou não), é a mulher (não que o homem não sofra também).
      Não faz sentido uma mulher não abortar por causa que o marido decidiu que ele não quer (claro se for permitido por lei abortar). O corpo e a gestação não pertencem a ele e nem a escolha de manter ou não, em caso de não concordância.
      O homem ter a palavra final nisso soa quase como dizer que o homem é dono do corpo de sua mulher, e tem poder de tomar decisões sobre ele. Na minha opinião, caso não haja um acordo nisso a mulher tem o direito da tomada da decisão. É claro que isso provavelmente vá causar desavenças e possivelmente problemas sérios para o casal. Acredito eu, que de qualquer forma, não seriam problemas maiores do que os que seriam causados caso a mulher não pudesse abortar por escolha do marido.

  •  10 ปีที่แล้ว +1

    Atualmente tenho contato com uma amiga minha cuja irmã possui síndrome de Down. Um dia conversando com a mãe das duas, ela mencionou que pessoas com a síndrome tem "dificuldade de compreender o abstrato" (deduzi que eu que essa é uma tentativa de melhor resumir um dos principais "problemas" cognitivos da síndrome). Confere esse conceito? Caso seja verdade, meio que cai por terra essa questão do Dawkins de maior sofrimento do indivíduo, já que a suposta limitação da condição pessoal, limita o próprio sofrimento. Ou não? Veio na minha cabeca essa ideia agora.
    No mais, gostei muito do ponto em que você acha mais coerente se questionar se a família está à altura de um indivíduo novo, e não o contrário. A princípio situação financeira pode parecer mais mudana do que sofrimento da doença, mas no fim do pensamento faz todo o sentido :)

  • @MarcoMugnatto
    @MarcoMugnatto 10 ปีที่แล้ว +4

    Muito se fala que "quem não tem dinheiro não devia ter filho", e você fala muito em egoísto, emoções, mas parece até certo ponto concordar com isso que pra mim é um egoísmo muito grande. O pobre já tem menos coisa na vida, ainda vai se querer tirar da mulher pobre o direito de ter filhos quando ela quer ter um? Isso também não me soa bem. Sei que você não falou em "tirar esse direito", mas discordo muito de colocar isso como sendo "o ideal". Se cabe à mulher soberania de ter ou não um filho, isso se aplica igualmente a uma mulher pobre, não se devia nem opinar a respeito disso.

    • @gcalicchio1
      @gcalicchio1 10 ปีที่แล้ว +3

      Eu tb não acho q se deve poder tirar o direito de alguem a ter filhos, todos devem ser livres, mas o problema é q muita gente tem filho não pq acha bonito a maternidade, muitas vezes odeia os filhos, os trata como lixo mas quer o filho pra explorar eles e receber dinheiro de programas sociais, e isso é q acho absurdo, se a pessoa uer ter filho tem q ser responsável por eles, então acho q todos tem q ter o direito de ter quantos filhos quiser sem interferência do estado, mas a partir do momento q a pessoa entra pra um programa social de auxílio não deveria mais ter esse direito, pois se a pessoa não consegue cuidar nem de si mesmo e passa essa responsabilidade pro estado então o estado tem o direito de decidir se ela pode ter filho, se quer receber dinheiro então teria q ser condicionada a tomar injeão contraceptiva pra receber.
      É mais ou menos como meu pai dizia quando eu queria fazer algo q ele não permitia: "enquanto eu te sustentar e vc morar na minha casa vc segue minhas regras, quando vc pagar suas contas vc pode fazer o q vc quiser"

    • @MarcoMugnatto
      @MarcoMugnatto 10 ปีที่แล้ว

      Giovani Calicchio bem, pra mim você está em pé de igualdade com quem diz que não pode fazer aborto. 

    • @gcalicchio1
      @gcalicchio1 10 ปีที่แล้ว

      Marco Mugnatto
      Não entendi no q vc viu essa igualdade. Poderia explicar?

    • @MarcoMugnatto
      @MarcoMugnatto 10 ปีที่แล้ว

      Já expliquei. Escolher ter ou não ter filho pra mim deve ser decisão completamente soberana da mulher.

    • @gcalicchio1
      @gcalicchio1 10 ปีที่แล้ว +2

      Marco Mugnatto
      Eu tb acho, a decisão é dela, eu disse q fornecer auxílio pra criar o filho q deve ser condicionado ao controle de natalidade, a escolha continua sendo da mulher, se ela quer ter filho tem todo o direito, só não vai poder exigir q o estado crie o filho. Se quer exigir q o estado crie se assumindo assim incapaz de se responsabilizar por seus atos então tem q subordinar seus atos a quem está se responsabilizando por ele.
      É a mesma coisa de vc me pedir dinheiro pra pra pagar sua de água se eu vejo q vc ta lavando todo dia o quintal com mangueira, então eu digo "ok, eu pago sua conta mas só se vc parar de lavar o quintal com a mangueira", a escolha continua sendo totalmente sua, se quer q eu assuma sua responsabilidade então vc tem q submeter à minha condição, se não concorda com minha condição então assuma a responsabilidade da sua escolha.
      Em nenhum momento o direito de escolha foi tirada.

  • @canaldoviniciusabreu
    @canaldoviniciusabreu 10 ปีที่แล้ว +1

    Acho que a parte de troçar o bebê com "defeitos" por outros é algo que pessoas com raciocínio mais lógico levaria como certo ou razoável. Eu como programador entenderia alguém que escolheria abortar para tentar outro. Porém não é algo que sei se faria a ter estar nessa situação.

  • @joseandersonbergamo9730
    @joseandersonbergamo9730 10 ปีที่แล้ว +8

    Estarei aguardando ansioso por seu vídeo com relação ao Aborto, você sempre tem uma pesquisa e embasamentos fortes para o que argumenta em seus vídeos, o que lhe torna uma boa fonte de informação. Porém acho difícil que abale minha convicção contra o aborto principalmente por questões não religiosas (Sou Deísta) não vejo como o marco do nascimento diminui o direito a vida do feto ou embrião ante a lei. Sexo é um produto da evolução natural e existe justamente para procriar, quando você o realiza, assume o risco de uma prole, e não se pode remediar isso matando uma futura vida com argumentos fracos sobre a escolha da mulher (poderia ter se protegido ou mesmo não feito sexo) ou questões financeiras (nunca se sabe onde alguém pode chegar superando as adversidades) ou por questões de genética do feto como é o caso (pessoas com síndromes tem o mesmo direito a vida que outros conforme a lei). Entendo aceitável aborto apenas no caso de risco de vida para a mãe (ninguém tem que arriscar a vida por outro) estupro (pois ai o poder de decisão da mulher foi suprimido e seria uma tortura obrigá-la a aceitar uma situação tão vexante) e anencefalia (porque pela lei, os anencéfalos nem chegam a poder ser considerados seres vivos, visto que se pode desligar os aparelhos de alguém com morte cerebral para lhe retirar os órgãos para transplante, bem como seria uma tortura obrigar uma mulher a levar uma gestação dessas até o fim). Todavia autorizar apenas por que os pais resolveram que não, creio que é dar a eles o poder de brincar com vidas humanas, coisa que é inaceitável.

    • @fahhhx3
      @fahhhx3 10 ปีที่แล้ว +2

      Oi José, tudo bom? Muito bom o seu comentário, vejo muitos deístas que argumentam com muito senso comum que apenas repetem discursos anti-aborto sem realmente refletirem sobre isso, o que contribui para que deístas como nós ganhemos fama de "retrógrados" ou "ignorantes", o que não é o seu caso. Também vejo a necessidade das concessões que você citou para a realização do aborto para as mulheres que desejam (dentro dessas circunstâncias). Só realmente acredito que o discurso de invalidar a escolha da mulher pelo motivo de que a mesma "poderia ter se protegido ou mesmo não feito sexo" porque, infelizmente, seria idealizar um mundo onde todos os métodos anti-concepcionais funcionassem 100%, onde quem não desejasse engravidar bastaria se proteger e não haveria chances dessa relação gerar um filho indesejado, mas infelizmente não é o que acontece, então pelo menos eu considero desonesto defender essa ideia (por favor, gostaria de frisar que não quero chamá-lo de desonesto, direciono esse adjetivo à ideia, não a sua pessoa). Bem é desonesto pensar que somente as pessoas que farão sexo são aquelas dispostas a arcar com as responsabilidades de um futuro filho. Pense bem, você assumiria as responsabilidade de um filho para cada relação tida com sua parceira? Acho legal levantarmos esse tipo de reflexão para nós mesmos antes de julgar as ações de outras pessoas como nós. Obrigada pela atenção e desculpa se eu não consegui me fazer clara.

    • @paulaaquino
      @paulaaquino 10 ปีที่แล้ว +1

      a se refletir: imagina se todas as mulheres do mundo só fizessem sexo quando tivessem a intenção de ficarem gravidas...

    • @joseandersonbergamo9730
      @joseandersonbergamo9730 10 ปีที่แล้ว +1

      Boa noite, fostes clara sim minha cara companheira Deísta. Talvez "irrealista" ou ainda "não verídico" fossem os termos que você procurava quando falou em "desonesto" mas não se preocupe, eu não me ofendi. Contudo não será que os métodos contraceptivos não chegam a 100% de eficiência justamente pois reprodução é a programação genética mais forte de nossos organismos? E nesse caso então, quando se faz sexo, pode de fato "não se assumir o risco", porém ainda sim, você justamente por saber que o método utilizado não é cem por cento efetivo, a possibilidade de uma gravidez é visualizável, e nesse sentido, não seria uma consequência do ato sexual com a qual a pessoa deveria arcar ao invés de fugir? Não é uma responsabilidade que deve ser encarada e não rejeitada? Respondendo seu questionamento final, fazemos prevenção, mas no caso de uma gravidez não planejada, eu pelo menos assumiria.

    • @joseandersonbergamo9730
      @joseandersonbergamo9730 10 ปีที่แล้ว +1

      eu entendo onde você quer chegar, porém perceba que ocorrendo um "acidente" temos que primeiro pensar nos direitos da criança ante a constituição, e só depois dos da mãe, para mim vida está acima de escolha. Contudo cada vez mais me inclino em que não posso julgar as mulheres, apenas debater se é ou não correto.

    • @fahhhx3
      @fahhhx3 10 ปีที่แล้ว +1

      Concordo 100% que esse tipo de responsabilidade deve ser assumida, afinal o embrião não possui culpa alguma. Acho mais que, antes de discutir a legalização do aborto ou não, deveria have uma ampla conscientização da população, especialmente entre os mais jovens e seus respectivos pais, pela queda do tabu que é a sexualidade (especialmente entre as meninas, conheço pais que tem filhos homens e mulheres mas só dão camisinhas aos homens, porque acham que se entregarem às meninas vão estar incentivando a promiscuidade delas). As vezes esse tabu acontece até mesmo na vergonha de ir até a farmácia comprar contraceptivos, os jovens fazem sexo escondidos dos pais, justamente por todo esse preconceito e estigma. Acredito que essa conscientização, dês dos primeiros anos escolares, auxiliaria muito na questão de gravidez indesejada, especialmente adolescente. Porém, não posso fechar os olhos para as mulheres que precisam passar por procedimentos clandestinos amplamente desumanos e degradantes por não poder arcar com uma gravidez (não só por questões financeiras, mas acho o psicológico tão importante quanto). Por isso ainda fico em cima do muro com essa questão do aborto, sei que não faria, acho errado, mas poderei eu impor minha vontade sobre o corpo e os pensamentos de outra pessoa? Bom, só com o tempo formarei minha opinião melhor eu acho.

  • @fernandafontes8295
    @fernandafontes8295 9 ปีที่แล้ว

    Não sei se já te explicaram Pirula, mas eu tive um professor de Bio que disse em uma aula minha que os diferentes graus da síndrome de Down ocorrem devido a quantidade de cromossomo a mais. Tipo, nem sempre são 3 inteiros (na verdade, raramente são), mas sim pedaços a mais. Então são 2 cromossomos, como o que deveria ser, mais alguma parte a mais. O tamanho dessa parte é o que determina o grau. Quanto menor, menos acentuadas são as dificuldades desenvolvidas no indivíduo Down. Espero ter contribuído com algo. Adoro os seus vídeos :)

  • @israeldiass
    @israeldiass 10 ปีที่แล้ว +3

    No caso de casamento (ou namoro) (citado aos 9:04 do vídeo) , quando maridos ou esposas identificam defeitos em seus companheiros e acham que isso inviabiliza um relacionamento que valha a pena, não vejo problema nenhum em se separarem ou trocarem de companheiros. Pelo contrário acho que é melhor do que obrigar-se a viver uma vida infeliz com alguém que você não gosta, por causa de... sei lá o que... moralismo? Isso não é tratar pessoa como mercadoria, mas apenas tratar uma pessoa como alguém que não serve mais para ser seu namorado ou marido/esposa. Pirulla, espero que você não seja um cara do tipo que ache que divórcio seja imoral ou anti-ético. Qualquer um que se casa está sujeito ao divorcio.
    Falando nisso, gostaria que você um dia (quando tivesse estudo e material suficiente) abordasse o tema da monogamia, a poligamia e a separação, do ponto de vista biológico para a espécie humana, o que é da natureza do homem e o que é puramente moralismo imposto por um padrão social. Gosto dos seus vídeos Pirulla e sei que você abordaria o tema de uma forma bacana, imparcial e informativa.

    • @kaldacasadeel-kalel8075
      @kaldacasadeel-kalel8075 10 ปีที่แล้ว +2

      Talvez lhe interesse ler isso aqui:
      www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/casamento_uma_invencao_crista.html

    • @paulaaquino
      @paulaaquino 10 ปีที่แล้ว +2

      eu acho que no caso do exemplo dado seria mais como quando o parceiro passa por um problema... tipo o cara ficou desempregado ou a mulher ficou doente (ambos os casos acontecem com grande frequencia)

    • @Svraoa
      @Svraoa 10 ปีที่แล้ว +2

      Israel Dias, não falo por ele, mas tenho quase certeza que não foi este sentido que ele quis atribuir a pessoas que "trocam de parceiros". Acho que ele estava se referindo a pessoas que decidem trocar (ou simplesmente deixar) o namorado, noiva ou marido/esposa por motivo ou motivos fúteis. O que NÃO É algo raro de ser ver atualmente...
      Ex.: se divorciar porque o parceiro ronca (e isto ACONTECE). Tem gente que realmente acha que o parceiro é um produto descartável e o trata como tal se não se molda ou atende a certas expectativas. Claro que existem casos e casos, porém tudo me levar a crer que ele se referiu a essas pessoas que trocam por besteira.
      O 'reparar' foi substituído pelo 'trocar'.
      paulaaquino, Não creio que foi este caso que ele se referiu. Desde quando ficar desempregado ou doente é motivo para abandonar alguém? Se a pessoa faz isso com alguém nesta situação eu tenho tendência a vê-la como egoísta, isso sim.

    • @paulaaquino
      @paulaaquino 10 ปีที่แล้ว +1

      concordo 100% com vc, apenas dei a minha interpretação da parte do video em questão

    • @patriciagjorge
      @patriciagjorge 10 ปีที่แล้ว +1

      paulaaquino Svraoa Fiquei meio desapontada e confusa quando o Pirula falou de pessoas que trocam de parceiros, agora que li a interpretação de vocês, tudo faz sentido. :)

  • @alineberti7173
    @alineberti7173 10 ปีที่แล้ว +1

    Suas ideias expostas ajudam a formar outras ideias, não as copio mas me ajudam a expandir muita coisa.
    Obrigada pelo vídeo.

  • @foradacaixa48
    @foradacaixa48 10 ปีที่แล้ว +7

    Se a decisão for só da mãe, então acho que o homem também tem a livre escolha de assumir o filho ou não.
    A responsabilidade será dos dois para o resto da vida, então não vejo o do porque a mulher deva ter mais peso na escolha.

    • @imnodog
      @imnodog 10 ปีที่แล้ว +2

      Fora da Caixa é porque é ela quem vai ter que carregar o filho no útero por nove meses e ter que aturar com tudo do que vai mudar em seu estado físico, e é ela quem vai ter que lidar com o parto natural ou ter cirurgia no final. O homem pode sim, dar palpites sobre ter ou não ter o filho, mas a decisão final tem que ser da mulher por motivos óbvios.

    • @foradacaixa48
      @foradacaixa48 10 ปีที่แล้ว

      imnodog Mas se o cara disser não e a mulher disser sim, o cara pode não assumir o filho?

    • @imnodog
      @imnodog 10 ปีที่แล้ว

      Fora da Caixa
      não, pois não é ele quem vai passar pelo processo da gestação. O problema não é quem vai assumir o filho depois de nascido e sim quem vai passar pelo processo da gestação. É fácil dizer, eu como homem para uma mulher hipoteticamente, que eu quero o filho, pois não sou eu quem vou passar pelos nove meses delicados e a dor de parto, sem falar na pequena chance de morte que procederá.

    • @foradacaixa48
      @foradacaixa48 10 ปีที่แล้ว

      imnodog Não foi isso que eu perguntei, eu perguntei se o homem tem a opção de não assumir o filho após o nascimento? Foi bem simples minha pergunta.

    • @imnodog
      @imnodog 10 ปีที่แล้ว +2

      Fora da Caixa
      putz cara, foi mal, pensei que você tava falando da decisão do aborto somente. Em minha humilde opinião neste caso concordo com a lei brasileira. o homem tem sim responsabilidades quanto ao filho, indiferentemente da mulher ter o poder em decidir se ela quer ou não quer ter o aborto (do qual no momento ela não tem esta opção no Brasil). O homem não se livra da responsabilidade de ter um filho como a mulher poderia ter caso o aborto fosse legal. Sim, a decisão do aborto, caso fosse legal, cairia somente na mulher, entretanto, uma vez nascido, os dois teriam responsabilidades iguais quanto ao filho, com a exceção de que este seja adotado ou caia no sistema brasileiro de adoção, ai sim, os dois não teriam responsabilidades nenhuma, nem o homem nem a mulher.
      Entenda, o aborto deve ser um direito da mulher que combata as dores criado pela gestação e também a situação financeira e/ou idade da mulher, ou qualquer outro motivo que a mulher possa dar. Eu considero o feto, até um certo ponto, uma _pessoa em potencial_ do qual não se pode viver sem a mãe, então vejo que ela tenha este direito de terminar a gravidez até um certo ponto. Uma vez nascido, já é uma pessoa real, e as responsabilidades de criá-lo ou de sustenta-lo financeiramente cai em cima dos dois pais. Concluindo, o homem não tem direito nenhum, tanto na questão do aborto, caso fosse legal, nem na questão de não assumir o filho, isto porque a situação o deixa sem direitos, não digo isto por ser contra "direitos" masculinos.

  • @dnunessaldanha
    @dnunessaldanha 9 ปีที่แล้ว

    O Autismo não é descoberto na ecografia por ex. Tenho uma amiga que tem uma filha com autismo no grau mais grave e sinceramente é mesmo muito pesado. Não sei se a criança vive em sofrimento, pois penso que ela vive sem noção de nada, mas para os pais é um sofrimento terrível. Ela não fala, não sabe ir no banheiro, não come sozinha, não reconhece ninguém, não exprime emoções, enfim... Eu acho que crianças com síndrome de Down são felizes, e capazes de se virar, minha prima tem síndrome de down, ela é muito alegre, acho até que é mais feliz que nós "normais", conseguem fazer atividades, falam, sabem tomar banho, ir no banheiro e até mesmo algumas conseguem trabalhar. Por isso concordo com você a 100% em todos seus argumentos falados no vídeo. Você foi fera :) . Eu jamais abortaria uma criança com sindrome de Down por isso mesmo, são crianças com um pouco de limitação, mas nem por isso infelizes ou em sofrimento. Depois como você falou e bem, quem garante que depois de nascer perfeito não vem problema depois. Eu só abortaria se o bebe tivesse realmente ma formação genética, com desfiguração física, que jamais pudesse conviver na sociedade normalmente. Claro que um acidente também pode fazer isso a qualquer ser humano normal, mas sinceramente, no meu ponto de vista, se o bebe vai nascer assim, acho uma opção abortar. Esta questão é muito complicada, eu ando jà a 2 anos tentando engravidar, tenho problemas de fertilidade, e as vezes fico pensando nisso. E mesmo muito complicado opinar, pois é uma situação polémica e bem complicada mesmo.

  • @Rodrigo-jp6qo
    @Rodrigo-jp6qo 10 ปีที่แล้ว +3

    Pirulla presidente!!

  • @will14n5
    @will14n5 6 ปีที่แล้ว +1

    Minha opinião sobre aborto é que antes da formação do sistema nervoso o embrião não é um indivíduo separado, um punhado de células não é um ser humano. Então até o 3° mês não deveria ser criminalizado o aborto (esse é um limite de segurança, já que o consenso é que essa formação ocorra pelo 5° mês), e se vc tem a opinião de que a alma se fixa já na concepção então não aborte, mas sua opinião não tem o direito de definir a vida dos outros.
    Ademais como a maioria da população é cristã, logo a maioria dos abortos é realizado por pessoas cristãs, e pode inclusive ocorrer por eles não concordarem tb que a vida humana se inicie na concepção, afinal isso é uma tradição recente, até pensadores cristãos, não lembro se Santo Agostinho ou Tomás de Aquino, davam alguma razão pra esse limite ser colocado no 40° dia, além de não estar presente nenhuma citação sobre o assunto na bíblia. Única referencia que pode ser citada é uma que diz que se alguém bater em uma mulher e ela perder o filho, este deve indenizar o pai, ou seja, não é dado o mesmo status que um ser humano em si, ou a punição seria um apedrejamento talvez.
    Eu discordo da comparação entre escolher abortar um feto que viria a se tornar uma pessoa com Down com descartar uma pessoa com Down. O dizer de Dawkins que seria imoral dar a luz a uma criança com Down quando a condição é detectada antes da formação do sistema nervoso, após o qual considero que qualquer aborto deveria ser proibido pq seria sim um outro individuo que não a mãe, me parece sim acertado.

  • @joabepereira5687
    @joabepereira5687 8 ปีที่แล้ว +4

    Pirula imitando o olavo kkkkkkkkkkk

  • @joanabrownstone6461
    @joanabrownstone6461 7 ปีที่แล้ว

    Pirula, eu adoro seus vídeos e quero te parabenizar pelo tema. Eu quero dar a minha experiência aqui, a minha visão. Não acho que síndrome de down seja motivo pro aborto, justamente pelas razões que você levantou. Seres humanos não são objetos e também a síndrome de down não faz de você infeliz ou incapacitado. Conheço uma menina com síndrome de down que toca teclado e ela é um gênio, deve ter 20 anos agora. Acho que os pais pensam que só porque tem a síndrome tem que ficar pegando leve, agindo como se a criança fosse muito incapaz. Se tem condição financeira, deviam influenciar no crescimento intelectual dessa criança, independente de ter síndrome de down ou não.
    Como sempre, você é muito racional. Parabéns novamente.

  • @tiagomaia6626
    @tiagomaia6626 8 ปีที่แล้ว +3

    tenho uma prima especial, ela quase foi abortada mas no último momento minha tia falou com a mãe e ao invés de abortar deu pra minha tia, a criança é cega de um olho porem ela vive feliz como uma criança,com certeza foi melhor que a morte, ela tem consciência das pessoas e tudo, eu não consigo ser a favor de parar um crescimento de um futuro ser vivo,quando esse ser vivo vai viver melhor vivo,por isso existe doação gente,queria que VC me respondesse pirula por favor,abraço.

  • @zairustms
    @zairustms 10 ปีที่แล้ว +1

    Bem, independente dos motivos, geralmente vc não lê meus comentários, mas eu queria deixar um elogio. Concordando ou não, seus vídeos me fazem ver as coisas por ponto de vistas que eu não avia pensado. E isso é muito bom para a formação de opinião me traz interesse por procurar as informações. Ta meio piegas eu sei! De qualquer forma eu espero ver mais vídeos seus! Parabéns!

  • @MrOzzy4000
    @MrOzzy4000 10 ปีที่แล้ว +51

    vou dar minha sincera opiniao, aborto deveria ser ilegal, pelo fato de que o feto, nao é parte do seu corpo, é um individuo novo, e ele nao tem culpa se vc escolheu nao usar camisinha, nao tem culpa do erro que vc teve de engravidar, e o sindrome de down, só pq tem síndrome de down nao pode ter uma vida igual as outras? acho isso besteira, porem acho que estupro pode sim abortar, pois a mae nao teve culpa disso. Por favor, botem suas opinioes nas respostas, gostaria de saber a opiniao de vcs

    • @MrOzzy4000
      @MrOzzy4000 10 ปีที่แล้ว +2

      cara, é dificil me expressar assim sem alguem dar algum contra, porem a mae nao teve culpa do filho nascer, acho que depende da mae, pois ela pode querer ter essa criança, mas do mesmo jeito que tem o direito de nao ter, pois ela nao teve como evitar, ao contrario de gravidez ''normal'' por sexo, ela tem como evitar, e se nao evitou foi culpa dela, entao nao tem moral pra tirar a vida de alguem por um erro que ela cometeu de nao usar camisinha

    • @MrOzzy4000
      @MrOzzy4000 10 ปีที่แล้ว +2

      eu só gostaria que nao me julgassem, nao sou entendedor do assunto, estou apenas dando opiniao pelo que eu li, assisti, e até um pouco de moralidade que acho que vem um pouco de minha religiao

    • @MetalheadPedro
      @MetalheadPedro 10 ปีที่แล้ว +3

      carlos eduardo riffel grando O Pirulla falou no vídeo q o único método 100% confiável de evitar gravidez é o celibato, é normal camisinhas estourarem. No ponto de o bebê não ser parte da mãe, eu concordo tanto com você quanto com o Pirulla, ter o filho é bastante sofrido, e a mãe tem o direito de não querer esse sofrimento, porém o bebe não é parte dela, portando ela não pode escolher matá-lo. O ideal seria desenvolver um método semelhante ao usado em clínicas de fertilização para quando são fecundados mais fetos q o desejado, q é congelá-los e, se alguém quiser, implantá-los nessa pessoa, porém acho q, mesmo q desenvolvessem um método para remover o feto e congelá-lo, ele provavelmente não seria eficaz em estágios mais avançados da gestação. Enfim, é um tema polêmico, q ngm pode afirmar ter uma opinião definitiva.

    • @MrOzzy4000
      @MrOzzy4000 10 ปีที่แล้ว

      as camisinhas obviamente podem estourar, porem do mesmo jeito ainda é muito eficaz, acho que nao deveria ser deixado de lado por simplesmente nao serem 100% e ainda existem pilulas que ainda aumentam a chance de nao engravidar

    • @Thomashuxleyfan
      @Thomashuxleyfan 10 ปีที่แล้ว +3

      carlos eduardo riffel grando Rapaz, quanto a casos de estupro, ou camisinha furada, enfim, essas coisas que a mulher não tem nenhuma culpa pela fecundação, eu sou totalmente a favor do direito a aborto. Agora, quando é o caso da mulher querer um filho aí começa a ficar nebuloso pra mim. Acho que, se a mulher (ou o casal) quer tanto ter um filho, tem que estar preparado para qualquer eventualidade. E ter síndrome de Down é só uma delas. Então, antes de ter um filho, acho que o correto seria o casal pesar todos os resultados possíveis, para não ter que recair nessa dúvida de aborta ou não.
      Como eu disse em outro post meu, acho esse argumento de abortar por quê o feto terá uma vida terrível e dolorosa, eu acho esse argumento arrogante demais, tipo, como se a gente pudesse dizer se o sujeito vai achar a vida, que é ele quem vai vier, ruim ou não. Postando o mesmo vídeo que eu postei antes, existem pessoas que querem viver mesmo com essas limitações:
      Nicholas James Vujicic _No arms.._ No legs.._ No worries!.wmv
      Mas claro, vão ter aqueles que, na mesma situação que o sujeito da palestra, vai ter uma reação diferente. Vai achar, de fato, que a vida é difícil demais, e pode ser que ele prefire optar pela morte. Um direito dele, eu repito, não vejo nenhum sinal de fraqueza moral ou qualquer coisa do tipo nessa decisão. Sendo este o caso, a pessoa opta pela eutanásia, o qual eu acho que deveria ser liberada.
      Por fim, tem uns pontos em que realmente eu não sei o que dizer. É o caso dos anencéfalos, por exemplo. A gente pode garantir que eles não têm consciência ou raciocínio, sem sombra de dúvidas? O fato é que não podemos garantir esse tipo de coisa nem sobre o "nascido" (aqui entra questões filosóficas). Como posso ter certeza de que qualquer outra pessoa no mundo (viva, trabalhando, namorando, fazendo tudo) além de mim realmente é capaz de "pensar"? Como garantir que não sou eu a única consciência que existe? Enfim, entramos numa parte menos "material" e mais filosófica, onde tentamos encontrar meios de comprovar a (in)existência da consciência dos outros, uma vez que somos incapazes de nos botar em seus lugares

  • @thiaramedeiros4153
    @thiaramedeiros4153 8 ปีที่แล้ว

    "Educação sexual para decidir, pílulas anticoncepcionais para não abortar e aborto legal para não morrer" foi a frase tíulo do V Encontro Feminista celebrado na Argentina em 1990 que reuniu mulheres de regiões da América Latina e Caribe e q se usa atualmente aki na Argentina. Só para explicar q não é somente uma questão de moralidade ou pretensa solidariedade ao ser em formação, é tbm uma questão de educação e saúde pública. se eu não me engano agora, aborto clandestino é a 3° maior causa de mortalidade materna na América Latina. É infantil entrar no mérito de q a mulher merece morrer se aborta o seu filho ou qlqr outro argumento contra ela, o importante é a taxa de morte elevada e os problemas q isso gera. A luta feminista pelo aborto legal vai além de sentido moral ou religioso, mesmo pq existem muitos outros problemas além da anencefalia em q o bb nasce e morre em seguida (trissomias 13 e 18 por exemplo), q se pode mt bem considerar como tortura a obrigação de seguir esse tipo de gravidez até o parto, além de questões já incluídas na lei vigente, existem questões psicológicas e outras q vc já expôs q explicam a necessidade dessa legalização (desculpa se ficou confuso, não sou mt boa com textos)

  • @luipars
    @luipars 8 ปีที่แล้ว +3

    16:30 melhor imitação do Olavo de Carvalho UAHESUASHEAE

  • @camilaferreira1863
    @camilaferreira1863 10 ปีที่แล้ว

    Pirula, meu respeito à você. Eu não concordo com algumas coisas que você por sua vez se mostra favorável, e é por isso que eu gosto tanto de ti, você mostra como é possível cada um mostrar sua opinião sem desrespeitar, como que é importante se pesquisar e não usar um belo discurso através do nosso tão conhecido senso comum. Meus parabéns, te admiro muito mesmo e continue fazendo seus vídeos maravilhosos. Muito axé pra ti :)