Nego tá reclamando sobre a superficialidade do vídeo, tem gente que faz faculdade sobre o assunto e estuda anos pra entender o computador em si e sua história. O vídeo tem 7 min e vc quer que ele te comprima o assunto com tudo que vc devia saber?
as vezes eu fico pensando q se o conhecimento grego tivesse sido levado adiante talvez a raça humana fosse mais desenvolvida, os caras há 200 anos antes de cristo já faziam mecanismos complexos para estudar o movimento dos planetas! imagina o q eles fariam nos dias de hj!
Caramba, se um equipamento desse foi desenvolvido por volta de 200 a.e.c., imagina como seria o mundo hoje (ou ao menos parte dele), se todo esse conhecimento não tivesse sido perdido/esquecido o.O
Carlos Eduardo Kester O mais importante é o homem conhecer a Deus e realizar a vontade dele, a ciência se desenvolverá muito mais rápido e naturalmente. Como é óbvio isso só irá acontecer pela intervenção Dele.
Eu tava procurando esse vídeo faz tempo.. por causa da Ada Lovelace, se uma dia eu puder gostaria muito de apresentar um trabalho ao público contando sobre ela para as pessoas que não a conhecem, principalmente as mulheres...
Quando vejo essas maquinas elaboradas da "época do onça" super tequinologicas, fico pensando quantas foram recontruidas (ou ao menos tentou-se) hoje em dia.
Meu primeiro computador foi um 286 com tela de fosforo verde integrada e D.O.S com Qbasic! para jogar algum jogo você tinha que programar usando revistas que vendidas em bancas com os códigos então para não perde a graça eu programava para meu irmão e ele para eu.
Coincidência... Começou hoje um Crash Course sobre Ciência da Computação, apesar do nome é destinado ao público geral e não a profissionais. Como tenho certeza que muita gente que assiste ao nerdologia também gosta dos irmãos Green fica a dica. Eu e muitos outros estaremos fazendo legendas para esse CC então se o idioma for uma barreira não deixe de procurar daqui a alguns dias. Não sei se o filme trata disso, mas o trabalho de Margaret Hamilton foi fundamental não só para o projeto Apolo, mas para praticamente qualquer sistema crítico da atualidade.
Esse vídeo resumiu praticamente todo o assunto da primeira prova de Fundamentos da computação, no meu curso de SI Se este vídeo fosse postado umas 2 semanas antes, teria me ajudado (e muito) na prova. Parabéns pelo trabalho Átila!
Nerdologia: provando que ciência e computação é um espaço aberto a qualquer pessoa independentemente do gênero, desde que sejam competentes. E que a falta de mulheres nos campos é muito menos por "preconceito" e muito mais por falta de interesse da média de um dos gêneros. Exatamente como na área biomédica e pedagoga, com os gêneros invertidos. Parabéns, Nerdologia.
Como escovador de bits senior, só posso parabenizar pelo vídeo. Meu pai era analista de sistemas, e eu cresci em meio a essas histórias incríveis. O Nerdologia Tech é maravilhoso. Obrigado mesmo por trazer esse conteúdo.
O mais chato é q nos comentários ninguém ta falando do conteudo. Tão implicando por causa do "antes da era comum" e pelo fato do Atila citar mulheres que realmente foram importantes na área.
Verdade, pessoal fala sobre tudo, menos do mais importante, é foda. Ficam falando "querem problematizar e mimimi" mas quem está problematizando são eles, aqui é um lugar para se discutir ciência e tecnologia (nesse caso).
Pois eh, é até engraçado as pessoas xingarem o politicamente correto, mas ao mesmo tempo correndo para ele dizendo que está sendo oprimido só porque o Atilo não usou o o termo que mais os agradam.
O foda que é que eu gostei justamente por isso, e eu gostaria ainda mais se ele tivesse feito assim como ele fez no nerdologia sobre sexíssimo, que foi a esposa do Atila quem narrou, mas olhando para escrotidão dos comentários, entendo o motivo por ele preferir que ela não se exponha mais, porque pra sofrer escrotidão machista, ser mulher é requisito mais que o suficiente, não precisa nem falar sobre a importância "esquecida" (removida intencionalmente dos livros de história) das mulheres. Mas bancando o advogado do diabo eu intendo a motivação desses caras, afinal graças a escrotidão machista da época que proibia as mulheres de estudar, ou mesmo as que estudavam não progrediam na carreira, se criou o mito que mulher e exatas não combinam, que em salas de T.I (que eu já frequentei) não se tem mulheres, então para esse tipo de pessoa é inadmissível ouvir que uma mulher foi a primeira programadora, que sem essas mulheres talvez levássemos algumas décadas a mais para se obter o primeiro computador e o primeiro programa, mas mesmo com tudo isso, nada muda no fato de serem machistas por isso. E quanto ao Era comum, simples: "Ignorou meu deus, logo fiquei nervosinho"
@@Affasss se ninguém tá sendo desagradável o suficiente ao usar um termo diferente (ele não mencionou nada envolvendo odiar o cristianismo ou algo assim), é aceitável. obviamente, me fale se eu errei algo
Melhor canal atualmente no TH-cam. Supera todos os outros devido à informatividade, humor, criatividade, bom senso, humildade e simplicidade (mesmo nos assuntos mais complexos) que faz com que nós, leigos, nos interessemos em ciência e história. Este canal é simplesmente brilhante!
uma sugestão futuro nerdologia. pq o ser humano tem tanto interesse em cálculos matemáticos? isso pode estar na base da razão porque desenvolvemos tanto essa área.
Para mim seria ótimo terem episódios semanais do Nerdologia Tech. todos os episódios estão ficando incríveis bem elaborados e interessantíssimos como o Nerdologia principal...
É incrível ver como muitas mulheres foram extremamente importantes em muitas ciências, ainda que na época fossem pouco valorizadas. E infelizmente já ouvi "cite uma mulher que foi importante no mundo científico ou filosófico".
Por favor, falem sobre o mercado de ações & títulos. E sua evolução tecnológica deste o telégrafo (com cúpula de vidro), linhas privadas e como são feitas as comunicações no mercado financeiro atualmente.
Estou lendo o livro A Informação, pois tinha sido recomendado em Nerdologia anteriores. É um livro fantástico. Assistir ao Nerdologia se torna um complemento maravilhoso. Obrigado.
A primeira programadora do mundo foi uma mulher, um grupo de mulheres foram as principais responsáveis por levarem o homem á Lua, uma britânica em 1923 deduziu os principais componentes formadores das estrelas... Por que não se aprende essas coisas na escola?
a grande questão é PQ CARALHO SÓ TEM HOMENS FAZENDO CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO HJ EM DIA? são pouquíssimas mulheres e muitas classes simplesmente não tem nenhuma
+Raytoki Oi? Vc realmente tá botando toda a culpa da falta de educação de qualidade na religião!? Têm tantas pessoas q não são sequer lembradas em nossos livros de história (ou ficam restritos a notas de rodapé) e é culpa da religião!?
Na boa reclamar da religião é muita burrice ou desonestidade mesmo...Se vc não sabe, prefiro acreditar nisso, a religião foi que mais ajudou a ciência, o cristianismo fundou a primeira universidade; Esses ateuzinhos toddynho de hj em dia deve matar de vergonha os ateus das antigas, pqp;
Mano, 60% (ou até mais) dos comentarios é gente reclamando do "antes da era comum", ta feio ja né galerinha, vamo comentar alguma coisa que preste, falar mal do atila nao vai mudar oque ele disse, fiquem de boa e aprendam com o canal. :3
Somente uma curiosidade sobre programas e não computadores: um algoritmo só pode ser considerado computável quando pode ser executado em uma máquina de Turing, um ábaco ou um dominó.
He Passarelli Se ainda não percebeu que tinha uma falta de poder feminino no mundo?? E esse poder tá sendo conquistado nas ultimas décadas? Vcs não precisam porque tão no poder, como o feminino tá sendo conquistado a gente tem grito de guerra sim! Acho ruim? pois acostuma q vai ouvir muito PODER FEMININO ainda. hahahahhaha
O mundo tá bom pra quem fofinho? Para de olhar pro próprio umbigo e se sentir o fodão. Os homens sempre foram enaltecidos, mas o mundo moderno não admite mais esse sistema tão desigual. Porque toda vez que alguma mulher é enaltecida vem homem encher o saco? Se vê mulher indo em video do nerdologia falar merda dos cientistas quando os caras tão puxando o saco? Logica de merda? as mulheres estão em sua maioria submissa, e toda vez que acontece uma luta para isso mudar, vem gente como vc dizer que isso não precisa e bla bla bla. Se não tentarmos alcançar a "utopia" q vc falo, oq vc sugere? que continuemos a aceitar as merdas que nos acontecem? Prefiro ir atras dessa utopia.
Sam Nossa senhora, como vc sofre por essas coisas em, agora estou com pena. Como vcs mesmos gostam de falar o choro é livre. ahsuashaushaushasu Papeis diferentes sim, mas não precisa um estar em cima do outro, andar lado a lado é oq se busca. Não vo sentar não, vo correr atras, se tá tão dificil assim pra voce, senta ai hahahahaha
Sou ex aluno de Ciência da Computação e quero dizer que é um curso incrivelmente machista sendo que suas bases vieram de mulheres, isso é muito revoltante.
Na minha faculdade os professores de computação são muito machistas e a grande maioria dos alunos também, ja houveram casos de assédio e abuso. E não é qualquer faculdadezinha não, é a UFF uma grande faculdade nacionalmente procurada e uma das melhores do Rio. Muitas garotas se interessam sim pelo curso e muitas saem pelo assédio, conheci várias.
+Carlos Baptista. Okay, mas nesse caso voce nao pode generalizar. Estudei engenharia da computacao na Federal de Itajuba, em Minas Gerais. Na minha turma de 50, iniciaram apenas 9 meninas. O baixo numero se da realmente pela falta de interesse geral quando na primeira chamada ha apenas 9 meninas. Dessas 9, 8 terminaram o curso e apenas 1 desistiu. Essa desistente era uma garota de Angola, e ela so desistiu pq sentia muita falta da familia e resolveu voltar. E olha que dos 50 alunos, uns 25 se formaram apenas. Varios homens desistiram, mas praticamente todas as mulheres terminaram o curso.
"Por que garotas nao se interessam por ele?", como assim garotas só por serem garotas não se interessam por ele? Olhe o tanto de mulheres que fizeram parte da história da computação! A menos que você menha me dizer que de 1980~ pra cá houve alguma modificação genética que tirasse o interesse das mulheres por essas áreas exatas... A explicação é outra - e é simples - desde pequenas elas são influenciadas pela cultura a pensar que esses são cursos de homens. Não precisa ser de esquerda ou direita pra enxergar o óbvio, basta tirar a viseira criada pelo fanatismo político.
+Mateus B. Oliveira. Eu não disse que garotas não se interessam por computação "só por serem garotas"... Ou disse? Simplesmente não abordei as razões para tanto. Seu argumento para explicar esse FATO é muito bom e convincente por sinal. Essa é realmente uma explicação com a qual eu concordo. Só não entendi o tom de ataque... Só o que fiz fui relatar um fato que é de conhecimento comum, inclusive seu.
Diogo Gêda vlw acredito q os acadêmicos poderiam denominar melhor os períodos do calendário, desse jeito parece ser apenas uma maneira preconceituosa em querer ignorar a existência de Jesus, que é triste, pois não precisa ser religioso para aceitar que Jesus é uma figura histórica muito importante e não há nada de errado em considera-lo para separar as eras, pois foi exatamente o nascimento de Jesus que foi usado como base para nosso calendário (desconsiderando se a data do nascimento de Cristo foi usada corretamente) seria interessante se os mesmos idealizadores que começaram usar este termo AEC, propuserem um novo calendário, quero ver se conseguiriam convencer o mundo a mudar.
8 ปีที่แล้ว +6
Marcus, essa datação não é nova, é bem antiga na verdade. E a intenção não é desmerecer a existência ou não de Jesus, é apenas para se adequar a realidade acadêmica, pois no meio científico não se deve levar religião como base, ou pelo menos, não apenas uma religião. Você tem que entender que há pesquisadores de todo mundo, com diversas religiões diferentes, como os budistas, taoistas, xintoistas, confucionistas, hinduístas e demais religiões orientais,além de judeus e islâmicos, e ainda tem as pessoas sem religiões como ateus e agnósticos. Você pode achar que são poucos, mas na verdade passam em quantidade dos cristãos e nenhum deles obviamente segue o calendário cristão. Como disse, é apenas uma questão de laicidade da ciência, não tem como objetivo desmerecer ninguém. O pesquisador que for cristão pode utilizar normalmente a citação A.C. / D.C., não acredito que haja problemas. O objetivo é apenas universalizar o entendimento.
Diogo Gêda entendo td o que vc falou mas só acho q se o calendário q está sendo usado é o cristão, fica mais claro utilizar antes e depois de Cristo, era comum, para mim não faz nenhum sentido, alguém consegue definir o q é era comum?
8 ปีที่แล้ว +3
Entendo seu posicionamento em questão da praticidade, pelo costume que já temos. É que tem gente morrendo nos comentários como se fosse uma ofensa a religião e lá lá lá, muito mimimi pra pouca coisa.
Na verdade um dos primeiros computadores digitais foi criado em 1941 na Alemanha, pelo Konrad Zuse, Z3 foi o nome dado ao computador. Porém como os EUA sempre tenta manter sua soberania, foi atribuído historicamente ao ENIAC o título de primeiro computador. Detalhe, o Z3 era bem mais sofisticado, que o ENIAC.
Sinceramente vocês são um bando de pela saco, Era comum, qual a dificuldade de aceitar isso, vai reclamar q Farmácia não é mais com PH também? Os caras do Nerdologia acabaram de dar indeciso de maquinário complexo no passado e vc se preocupam com "Era comum" ?!! sério mesmo????
Obrigado pelo vídeo Átila. Acho que uma definição rápida da Máquina de Turing seria uma máquina capaz de fazer qualquer coisa que um computador atual faz com o tempo infinito. Sei que a definição é recursiva e está incompleta, mas daria para o público geral entender.
Qual o problema de querer abandonar esse tipo de referencia, se vc não quer mudar não mude, quem quiser tem todo o direito. Agora só pq não quer usar uma referencia a religião o cara é revoltado, é toddynho, deixa de ser paga pau de religioso.
Faltou citar o computador alemao, de onde vem o termo "computer", cerebro mecanico, construido por volta de 1870, por dois alemaes, este computador eh menor que o eniac, e calcula qualquer coisa, mecanicamente.
O problema é q eu tive q pesquisar q merda era isso sendo q se ele tivesse dito "Antes de Cristo" eu saberia de primeira. Escroto é complicar pra ser politicamente correto.
Daniel Calou acho que parte do trabalho do Atila é nos fazer pesquisar mais (até Pq se não for este o objetivo, cada vídeo teria de ter horas e horas e ele não indicaria livros e artigos, só os mencionaria como fontes, o que é diferente de uma recomendação). Meu ponto é: não há problema em ter de pesquisar um termo que ele utilizou, tudo o que isso faz é aumentar seu conhecimento e a sua dedicação em buscar respostas.
Pois eu aposto um mês do meu salário q a única motivação pra se trocar um termo consagrado como AC/DC por outro que pouca gente conhece como AEC é unica e exclusivamente não ofender a sensibilidade alheia. Não tem outro motivo, significam exatamente a mesma coisa mas o segundo é "religiosamente neutro". Eu sou ateu e acho uma babaquisse isso.
Wooahww Nerdologia citando vários livros em português e usando A E C que daqui a alguns anos, quando pesquisadores desvendarão os mistérios da máquina de Anticítera significará "Antes da Era Computacional"
O filme é sensacional. Aproveitando esse gancho do mecanismo de Anticítera, vcs podiam fazer um nerdologia de história sobre a biblioteca de Alexandria e quanto a humanidade pode ter perdido com suas varias destruições
Ao pessoal que está chorando, usa-se o termo Era Comum porque é o termo da comunidade científica, para ser mais laico também, já que não é só cristãos que assistem o programa. Mais explicações no episódio sobre calendários
Olá Átila, você esqueceu de citar o "plan 28", o projeto pra construir a máquina analítica, que está sendo feito pelo mesmo grupo que construiu a máquina diferencial em 1991. O plan 28 começou em 2011 e planeja terminar até 2030, esse que vai ser então o primeiro computador mecânico de propósito geral e não apenas matemático. E também poderia ter citado o livro "A máquina diferencial" do William Gibson que fala sobre o Babbage e sobre como o mundo seria se ele tivesse contruído seus computadores naquela época e que além do mais é um clássico da ficção cientifica por ter inventado o gênero steampunk.
Muita gente acredita que a humanidade só progrediu em sua historia, mas a verdade é que a era medieval marcou uma era de declínio tecnológico e intelectual. Muito conhecimento foi perdido nesse período.
Na verdade não, isso foi um preconceito construído na renascença, como uma forma de glorificar mais ainda aquele período. A Idade Média foi uma era de bastante avanços e diversas descobertas, a Europa estava em um ritmo mais lento de descobertas do que estava na antiguidade, mas não parou não, obviamente alguns conhecimentos se perderam no inicio dela por causa das invasões bárbaras a Roma, mas já na Baixa Idade Média a Europa estava no mesmo ritimo que a Roma antiga. Duas coisas que ajudam nessa visão de uma era medieval obscura é a peste negra e os árabes, que estavam na sua era de ouro, mas isso porque a Europa estava relativamente isolada do mundo por eles.
Uma parte dos conhecimentos se perderam já com os romanos que não tinham grande interesse em preservar muitas coisas, citem um único grande matemático romano se conseguirem, mesmo os algarismos romanos são inúteis para calcular. Enquanto que anteriormente se teve toda um conhecimento matemático desenvolvido pelos gregos, que em parte chegou a nós pelos árabes, por sorte transmitido a Europa antes deles mergulharem em sua própria era das trevas.
Proponho nerdologias de consequencias como por exemplo o fato de mudar o mercado de imoveis e transito o teletransporte ou a revolução que seria se o gerador do Tony Stark fosse real, o quanto isso implicaria na vida das pessoas.
sobre AC DC vs AEC e EC: quando usamos Antes e Depois de Cristo damos a entender que Jesus Cristo realmente existiu e que seu nascimento foi devidamente documentado quando na verdade, mesmo que ele tenha existido, as datas foram criadas arbitrariamente. quando estabeleceram o Antes e o Depois de Cristo o "Depois de Cristo" já tinha começado fazia uns 33 anos ou mais. Era Comum e Antes da Era Comum se rererem ao mesmo período sem no entanto fazer referência direta ao nome Cristo o que torna mais tolerável o seu uso sem parecer que há uma imposição de valores e crenças e estabelecendo que é tudo convenção.
Você poderia ter citado as réguas de calculo, e, a calculadora CURTA. As réguas de Calculo usavam a geometria para facilitar cálculos. A CURTA era uma calculadora mecânica de mão que foi popular nos meados do século XX, era uma opção para as réguas de calculo.
*Discurso Mimizento* O Machismo ganha força quando precisamos destacar que algo de bom foi feito por uma mulher, invés de apenas citá-las sem repetir, igual faríamos se fossem homens.
É errado dizer era comum pois não específica o que é era comum e o que não é, sendo que era comum poderia ser depois de cristo, ou depois de Buda, depois da fundação de Roma ou depois de Maomé. Dizer que é antes e depois de cristo já deixa claro que o calendário referido é o gregoriano, por isso nenhum país não cristão utiliza era comum pra citar o gregoriano, pois é um absurdo pra eles dizer que a era comum começou no nascimento de Cristo. No fim acaba ofendendo tanto cristãos mais crentes, como também os povos das demais religiões.
Não entendo essa necessidade do nerdologia de ficar enfatizando a participação das mulheres em tudo. Não duvido que existiam e existam mulheres fodas, que contribuiram muito para a ciência, assim como existiam e existem homens fodas também. Não vejo necessidade de ficar enfatizando isso toda hora. Parece que o canal está com medo de ser taxado como machista, sexista ou sei lá o quê. Abrçs
Mas cara, na escola, quantas mulheres cientistas fodas foram citadas nos livros? reflita#busque cal e cimento.
8 ปีที่แล้ว +34
A necessidade é exatamente o seu comentário. O fato de já ter aparecido, até agora, três homens que se incomodaram com isso mostra como o machismo ainda está entranhado na cabeça dos caras. Se fosse algo tão pacífico isso não incomodaria. A pessoa não consegue ver isso como um fato que contraria a crença popular de que áreas como Engenharia, Computação, Física, e outros cursos de exatas, são "coisa de homem".
Exatamente amigo, VOCÊ não duvida que existiam e existam mulheres inteligentes na ciência e isso é muito bom, mas muita gente sequer pensa nisso e já tem como certeza que as mulheres não "servem" para estudar ciências exatas e essa ênfase é para essas pessoas.
Adriano, eu não acho que exatas seja 'coisa de homem'. Tanto que sou formado em Sistemas de Informação, em uma turma com maioria feminina. Acho tão comum mulheres gostarem de exatas quanto os homens e por isso não vejo necessidade de ficar falando em todo vídeo de tecnologia que mulher tal fez isso, mulher tal fez aquilo. Falem apenas dos(as) cientistas e suas façanhas que ta ótimo, não precisa mencionar que são mulheres ou homens.
*Que canal precioso para nós estrangeiros que estamos estudando português mas queremos conteúdo legal*
Transylvania Girl o conteudo realmente é muito bom, sempre foi
Você é de onde?
Vaza do Brasil que da tempo.
Nosso idioma é tão bonito que recebeu o apelido de "Língua Romântica" no passado...
Hoje em dia... Temos o funk carioca :/
Só o funk carioca que é o problema, né?! O funk de São Paulo ninguém critica... tnc com essa crítica das maiorias aí, viu!
Nego tá reclamando sobre a superficialidade do vídeo, tem gente que faz faculdade sobre o assunto e estuda anos pra entender o computador em si e sua história. O vídeo tem 7 min e vc quer que ele te comprima o assunto com tudo que vc devia saber?
Yuri Merçon Quem ta reclamando da superficialidade ?
desce mais a barra de rolagem que vc vai ver
Clenio Cruz Vi só 1
parece até feminista: ''nossa quanto comentário machista'' ai vc ve ela era a primeira a comentar
as vezes eu fico pensando q se o conhecimento grego tivesse sido levado adiante talvez a raça humana fosse mais desenvolvida, os caras há 200 anos antes de cristo já faziam mecanismos complexos para estudar o movimento dos planetas! imagina o q eles fariam nos dias de hj!
Jonathas Patrick #ConTV comparado a outros povos mais antigos os gregos estavam saindo do berço em termos de conhecimento e tecnologias.
Lucas Vasconcelos a ideia eh a mesma, levar adiante o conhecimento desses povos
Jonathas Patrick #ConTV A evolução humana é uma potencia de dois .. A cada século multiplicasse o conhecimento
E me faz lamentar o triste fim da biblioteca de Alexandria
eu acho que eram os babilônios não?
Os cara tão falando tanto de AC/DC nos comentários... parece que o vídeo é de rock
kkkkkkkkkk
Killua ZoldyckTM 😂😂😂 bem bolado kk
poderia ter um nerdologia sobre sistemas de navegação. Das primeira bussolas,latitude e longitude até o GPS.
Caramba, se um equipamento desse foi desenvolvido por volta de 200 a.e.c., imagina como seria o mundo hoje (ou ao menos parte dele), se todo esse conhecimento não tivesse sido perdido/esquecido o.O
Carlos Eduardo Kester O mais importante é o homem conhecer a Deus e realizar a vontade dele, a ciência se desenvolverá muito mais rápido e naturalmente. Como é óbvio isso só irá acontecer pela intervenção Dele.
Carlos Eduardo Kester as vezes me pego pensando nisso. Seria foda velho
Jo Revért vai lê a tua biblia cara
HOOZE woozi Está convidado a ler também
Jo Revért não, valeu
ao contrario do resto dos comentários, curti o uso do Antes da Era Comum, espero que continuem
Manda nerdologia Tech toda semana, por favor!!!! Se vc não tiver tempo, Átila, pede para o pessoal da Alura assumir
Eu tava procurando esse vídeo faz tempo.. por causa da Ada Lovelace, se uma dia eu puder gostaria muito de apresentar um trabalho ao público contando sobre ela para as pessoas que não a conhecem, principalmente as mulheres...
Saudades do Nerdologia com Átila 😢
Quando vejo essas maquinas elaboradas da "época do onça" super tequinologicas, fico pensando quantas foram recontruidas (ou ao menos tentou-se) hoje em dia.
Nerdologia tech sobre a operação serenata de amor, temos que dar mais visibilidade para esse projeto
Meu primeiro computador foi um 286 com tela de fosforo verde integrada e D.O.S com Qbasic!
para jogar algum jogo você tinha que programar usando revistas que vendidas em bancas com os códigos então para não perde a graça eu programava para meu irmão e ele para eu.
Faz um nerdologia sobre computação quântica Atila, com pelo menos o que se tem até hoje e tudo mais.
Coincidência... Começou hoje um Crash Course sobre Ciência da Computação, apesar do nome é destinado ao público geral e não a profissionais. Como tenho certeza que muita gente que assiste ao nerdologia também gosta dos irmãos Green fica a dica. Eu e muitos outros estaremos fazendo legendas para esse CC então se o idioma for uma barreira não deixe de procurar daqui a alguns dias. Não sei se o filme trata disso, mas o trabalho de Margaret Hamilton foi fundamental não só para o projeto Apolo, mas para praticamente qualquer sistema crítico da atualidade.
Agradeço aos Nerdfighters por legendar aqueles vídeos lindos, no caso, você: valeuzão.
Esse vídeo resumiu praticamente todo o assunto da primeira prova de Fundamentos da computação, no meu curso de SI
Se este vídeo fosse postado umas 2 semanas antes, teria me ajudado (e muito) na prova. Parabéns pelo trabalho Átila!
Nerdologia: provando que ciência e computação é um espaço aberto a qualquer pessoa independentemente do gênero, desde que sejam competentes. E que a falta de mulheres nos campos é muito menos por "preconceito" e muito mais por falta de interesse da média de um dos gêneros. Exatamente como na área biomédica e pedagoga, com os gêneros invertidos.
Parabéns, Nerdologia.
faz um nerdologia sobre obsolescência programada
Computador Quântico!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Como escovador de bits senior, só posso parabenizar pelo vídeo. Meu pai era analista de sistemas, e eu cresci em meio a essas histórias incríveis.
O Nerdologia Tech é maravilhoso. Obrigado mesmo por trazer esse conteúdo.
Faz vídeo sobre
Física Computacional
Física Médica
Óptica quântica
LIKE pata a SUPER Edição e Roteiro desse vídeo 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🤩🤩
"Por que os comentários não tem a ver com o vídeo?!" | Nerdologia
Pq as pessoas só falam merda
Pau
Fazia tempo que eu não assistia um video do Nerdologia, faz tempo que não trazem um assunto interessante.
O mais chato é q nos comentários ninguém ta falando do conteudo. Tão implicando por causa do "antes da era comum" e pelo fato do Atila citar mulheres que realmente foram importantes na área.
Nelli Costa Realmente deprimente...
Verdade, pessoal fala sobre tudo, menos do mais importante, é foda. Ficam falando "querem problematizar e mimimi" mas quem está problematizando são eles, aqui é um lugar para se discutir ciência e tecnologia (nesse caso).
Pois eh, é até engraçado as pessoas xingarem o politicamente correto, mas ao mesmo tempo correndo para ele dizendo que está sendo oprimido só porque o Atilo não usou o o termo que mais os agradam.
Para você ver... e devem se achar odos super inteligentes.
O foda que é que eu gostei justamente por isso, e eu gostaria ainda mais se ele tivesse feito assim como ele fez no nerdologia sobre sexíssimo, que foi a esposa do Atila quem narrou, mas olhando para escrotidão dos comentários, entendo o motivo por ele preferir que ela não se exponha mais, porque pra sofrer escrotidão machista, ser mulher é requisito mais que o suficiente, não precisa nem falar sobre a importância "esquecida" (removida intencionalmente dos livros de história) das mulheres.
Mas bancando o advogado do diabo eu intendo a motivação desses caras, afinal graças a escrotidão machista da época que proibia as mulheres de estudar, ou mesmo as que estudavam não progrediam na carreira, se criou o mito que mulher e exatas não combinam, que em salas de T.I (que eu já frequentei) não se tem mulheres, então para esse tipo de pessoa é inadmissível ouvir que uma mulher foi a primeira programadora, que sem essas mulheres talvez levássemos algumas décadas a mais para se obter o primeiro computador e o primeiro programa, mas mesmo com tudo isso, nada muda no fato de serem machistas por isso.
E quanto ao Era comum, simples: "Ignorou meu deus, logo fiquei nervosinho"
Faz um nerdcast sobre o assunto, por favor!!!
Se é que já não tem.
Antes da Era Comum, Sim. E ache ruim!!
Ótimo vídeo por sinal!!
Oxe pq tu tá aplaudindo ateu na internet?
@@Affasss aplaudi religiosos pode, continua daí que eu continuo daqui.
@@Affasss se ninguém tá sendo desagradável o suficiente ao usar um termo diferente (ele não mencionou nada envolvendo odiar o cristianismo ou algo assim), é aceitável.
obviamente, me fale se eu errei algo
Melhor canal atualmente no TH-cam. Supera todos os outros devido à informatividade, humor, criatividade, bom senso, humildade e simplicidade (mesmo nos assuntos mais complexos) que faz com que nós, leigos, nos interessemos em ciência e história. Este canal é simplesmente brilhante!
uma sugestão futuro nerdologia. pq o ser humano tem tanto interesse em cálculos matemáticos? isso pode estar na base da razão porque desenvolvemos tanto essa área.
Para mim seria ótimo terem episódios semanais do Nerdologia Tech. todos os episódios estão ficando incríveis bem elaborados e interessantíssimos como o Nerdologia principal...
"Aquele treco grego é alienígena, não tem outra explicação!" 😂😂😂😂
"Nerdologia" o canal mais interessante do youtube, não perco um vídeo! Obrigado pessoal do Nerdologia!!!
O cara fala sobre uma máquina super foda de 200a.C. e a galera fica insistindo em reclamar que o Átila falou antes da Era comum...
Pelamor de Newton, faz esse Nerdologia Tech sobre a Máquina de Turing!!! Fora isso, excelente vídeo, pessoal!
muito bom o vídeo, parabéns pelo trabalho!!
Há muito espero por esse nerdologia.
É incrível ver como muitas mulheres foram extremamente importantes em muitas ciências, ainda que na época fossem pouco valorizadas. E infelizmente já ouvi "cite uma mulher que foi importante no mundo científico ou filosófico".
Por favor, falem sobre o mercado de ações & títulos. E sua evolução tecnológica deste o telégrafo (com cúpula de vidro), linhas privadas e como são feitas as comunicações no mercado financeiro atualmente.
hushushus. eu estudo na faculdade eniac. nem sabia que o nome vinha desse PCzão ai.
Estou lendo o livro A Informação, pois tinha sido recomendado em Nerdologia anteriores. É um livro fantástico. Assistir ao Nerdologia se torna um complemento maravilhoso. Obrigado.
A primeira programadora do mundo foi uma mulher, um grupo de mulheres foram as principais responsáveis por levarem o homem á Lua, uma britânica em 1923 deduziu os principais componentes formadores das estrelas... Por que não se aprende essas coisas na escola?
Carolina Melo Porque existe uma coisa chamada religião.
a grande questão é PQ CARALHO SÓ TEM HOMENS FAZENDO CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO HJ EM DIA? são pouquíssimas mulheres e muitas classes simplesmente não tem nenhuma
+Raytoki Oi? Vc realmente tá botando toda a culpa da falta de educação de qualidade na religião!? Têm tantas pessoas q não são sequer lembradas em nossos livros de história (ou ficam restritos a notas de rodapé) e é culpa da religião!?
machismo moça...
Na boa reclamar da religião é muita burrice ou desonestidade mesmo...Se vc não sabe, prefiro acreditar nisso, a religião foi que mais ajudou a ciência, o cristianismo fundou a primeira universidade; Esses ateuzinhos toddynho de hj em dia deve matar de vergonha os ateus das antigas, pqp;
Atila vc pode falar sobre determinismo biológico? Será um tema legal...
4:05 lista de Mulherões da Porra
O que e antes da era comum?
Uma alternativa não cristã para "Antes de Cristo".
É a mesma coisa que AC (antes de cristo).
cowboybeboop era comum é a era em que estamos, antes da era comum quer dizer antes do ano 1
kkkkkkkkboa
cowboybeboop kkk pelo visto é pra evitar algum mimimi contra o Cristianismo
O canal mais legal do TH-cam Brasilll
Um desenvolvimento significativo!
P.S : Ótimo emprego do termo "AEC" camarada!
Rakov Kreviech tudo isso para não se falar “antes de Cristo” ???
Akkakakaka, que AFRONTA aos teístas hein !
Faz um Nerdologia sobre a Operação Serenata de Amor, essa operação é muito importante e devia ter mais visibilidade
Arquimedes, Gostou Desse Vídeo !
(e.e)
Ficamos gratos a toda equipe pela existência e qualidade do Nerdologia.
Mano, 60% (ou até mais) dos comentarios é gente reclamando do "antes da era comum", ta feio ja né galerinha, vamo comentar alguma coisa que preste, falar mal do atila nao vai mudar oque ele disse, fiquem de boa e aprendam com o canal. :3
nerdologia tech: como o hardware se comunica com o software. Como foi possivel fazer peças fisicas entenderem diversas linguagens de programaçao...
Mulheres programadoras
Somente uma curiosidade sobre programas e não computadores: um algoritmo só pode ser considerado computável quando pode ser executado em uma máquina de Turing, um ábaco ou um dominó.
Era comum será. Vao se acostumando.
Abel Castro hmmm, ateuzinho revolts detected
Qm diria que o nerdologia previu anos antes a relíquia tema do filme indiana jones 5?
Girl Power esse epi!! rsrsrsrsrsrs
Se é girl power é pq existe uma ausência de "power" certo?
Pq nao existe "man power". Não precisamos ficar falando pros outros; fazemos.
Erica R.A *Poder FEMININO
He Passarelli Se ainda não percebeu que tinha uma falta de poder feminino no mundo?? E esse poder tá sendo conquistado nas ultimas décadas? Vcs não precisam porque tão no poder, como o feminino tá sendo conquistado a gente tem grito de guerra sim! Acho ruim? pois acostuma q vai ouvir muito PODER FEMININO ainda. hahahahhaha
O mundo tá bom pra quem fofinho? Para de olhar pro próprio umbigo e se sentir o fodão. Os homens sempre foram enaltecidos, mas o mundo moderno não admite mais esse sistema tão desigual. Porque toda vez que alguma mulher é enaltecida vem homem encher o saco? Se vê mulher indo em video do nerdologia falar merda dos cientistas quando os caras tão puxando o saco? Logica de merda? as mulheres estão em sua maioria submissa, e toda vez que acontece uma luta para isso mudar, vem gente como vc dizer que isso não precisa e bla bla bla. Se não tentarmos alcançar a "utopia" q vc falo, oq vc sugere? que continuemos a aceitar as merdas que nos acontecem? Prefiro ir atras dessa utopia.
Sam Nossa senhora, como vc sofre por essas coisas em, agora estou com pena. Como vcs mesmos gostam de falar o choro é livre. ahsuashaushaushasu Papeis diferentes sim, mas não precisa um estar em cima do outro, andar lado a lado é oq se busca. Não vo sentar não, vo correr atras, se tá tão dificil assim pra voce, senta ai hahahahaha
Bota logo os links aí!! Quero saber mais sobre computadores analógicos!!
Sou ex aluno de Ciência da Computação e quero dizer que é um curso incrivelmente machista sendo que suas bases vieram de mulheres, isso é muito revoltante.
Machista? Por que garotas nao se interessam por ele? Acho melhor rever suas definicoes de "machismo"...
Na minha faculdade os professores de computação são muito machistas e a grande maioria dos alunos também, ja houveram casos de assédio e abuso. E não é qualquer faculdadezinha não, é a UFF uma grande faculdade nacionalmente procurada e uma das melhores do Rio.
Muitas garotas se interessam sim pelo curso e muitas saem pelo assédio, conheci várias.
+Carlos Baptista. Okay, mas nesse caso voce nao pode generalizar. Estudei engenharia da computacao na Federal de Itajuba, em Minas Gerais. Na minha turma de 50, iniciaram apenas 9 meninas. O baixo numero se da realmente pela falta de interesse geral quando na primeira chamada ha apenas 9 meninas. Dessas 9, 8 terminaram o curso e apenas 1 desistiu. Essa desistente era uma garota de Angola, e ela so desistiu pq sentia muita falta da familia e resolveu voltar. E olha que dos 50 alunos, uns 25 se formaram apenas. Varios homens desistiram, mas praticamente todas as mulheres terminaram o curso.
"Por que garotas nao se interessam por ele?", como assim garotas só por serem garotas não se interessam por ele? Olhe o tanto de mulheres que fizeram parte da história da computação!
A menos que você menha me dizer que de 1980~ pra cá houve alguma modificação genética que tirasse o interesse das mulheres por essas áreas exatas... A explicação é outra - e é simples - desde pequenas elas são influenciadas pela cultura a pensar que esses são cursos de homens.
Não precisa ser de esquerda ou direita pra enxergar o óbvio, basta tirar a viseira criada pelo fanatismo político.
+Mateus B. Oliveira. Eu não disse que garotas não se interessam por computação "só por serem garotas"... Ou disse? Simplesmente não abordei as razões para tanto. Seu argumento para explicar esse FATO é muito bom e convincente por sinal. Essa é realmente uma explicação com a qual eu concordo.
Só não entendi o tom de ataque... Só o que fiz fui relatar um fato que é de conhecimento comum, inclusive seu.
vocês deveriam ter 10kk de inscritos, muita informação.
Atila, o que ano 200 antes da era comum? o que é 1 era comum? seria 200 antes de Cristo? Fico imaginando o que seria uma era incomum!!!!!
Sim, é o mesmo que 200 A.C. É apenas a denominação acadêmica de datações. Era comum entre nós.
Diogo Gêda vlw
acredito q os acadêmicos poderiam denominar melhor os períodos do calendário, desse jeito parece ser apenas uma maneira preconceituosa em querer ignorar a existência de Jesus, que é triste, pois não precisa ser religioso para aceitar que Jesus é uma figura histórica muito importante e não há nada de errado em considera-lo para separar as eras, pois foi exatamente o nascimento de Jesus que foi usado como base para nosso calendário (desconsiderando se a data do nascimento de Cristo foi usada corretamente)
seria interessante se os mesmos idealizadores que começaram usar este termo AEC, propuserem um novo calendário, quero ver se conseguiriam convencer o mundo a mudar.
Marcus, essa datação não é nova, é bem antiga na verdade. E a intenção não é desmerecer a existência ou não de Jesus, é apenas para se adequar a realidade acadêmica, pois no meio científico não se deve levar religião como base, ou pelo menos, não apenas uma religião.
Você tem que entender que há pesquisadores de todo mundo, com diversas religiões diferentes, como os budistas, taoistas, xintoistas, confucionistas, hinduístas e demais religiões orientais,além de judeus e islâmicos, e ainda tem as pessoas sem religiões como ateus e agnósticos. Você pode achar que são poucos, mas na verdade passam em quantidade dos cristãos e nenhum deles obviamente segue o calendário cristão.
Como disse, é apenas uma questão de laicidade da ciência, não tem como objetivo desmerecer ninguém. O pesquisador que for cristão pode utilizar normalmente a citação A.C. / D.C., não acredito que haja problemas. O objetivo é apenas universalizar o entendimento.
Diogo Gêda entendo td o que vc falou mas só acho q se o calendário q está sendo usado é o cristão, fica mais claro utilizar antes e depois de Cristo, era comum, para mim não faz nenhum sentido, alguém consegue definir o q é era comum?
Entendo seu posicionamento em questão da praticidade, pelo costume que já temos.
É que tem gente morrendo nos comentários como se fosse uma ofensa a religião e lá lá lá, muito mimimi pra pouca coisa.
Achei muita história, e olha que os nerdologias tech são os que eu mais gosto.
Na verdade um dos primeiros computadores digitais foi criado em 1941 na Alemanha, pelo Konrad Zuse, Z3 foi o nome dado ao computador. Porém como os EUA sempre tenta manter sua soberania, foi atribuído historicamente ao ENIAC o título de primeiro computador. Detalhe, o Z3 era bem mais sofisticado, que o ENIAC.
Jardel Matias os alemães eram fodas,desenvolveram o primeiro computador,o primeiro foguete a chegar no espaço,tiveram a ideia da 1 bomba nuclear
sério? americano sempre quer falar q foi o primeiro em tudo mesmo
faz um nerdologia sobre inteligencia artificial e sobre a marquina de turing por favorrrrr
Sinceramente vocês são um bando de pela saco, Era comum, qual a dificuldade de aceitar isso, vai reclamar q Farmácia não é mais com PH também? Os caras do Nerdologia acabaram de dar indeciso de maquinário complexo no passado e vc se preocupam com "Era comum" ?!! sério mesmo????
Parabéns pelo trampo
E nenhuma dessas mulheres virou ícone feminista, mas em compensação tem uma que abusava de adolescentes na França...
Obrigado pelo vídeo Átila. Acho que uma definição rápida da Máquina de Turing seria uma máquina capaz de fazer qualquer coisa que um computador atual faz com o tempo infinito. Sei que a definição é recursiva e está incompleta, mas daria para o público geral entender.
Gostei do A.E.C ao invés de Antes de Cristo. 😀
claro vc é um ateu toddynho revoltado.
seja um ateu adulto cara, eu sou e não fico querendo mudar a cultura cristã onde vivo!
Qual o problema de querer abandonar esse tipo de referencia, se vc não quer mudar não mude, quem quiser tem todo o direito.
Agora só pq não quer usar uma referencia a religião o cara é revoltado, é toddynho, deixa de ser paga pau de religioso.
quando vc já tem esse conhecimento, perde um pouco da emoção no episódio .. rs
de qualquer forma o vídeo é interessantíssimo e vale sempre o like
Faltou citar o computador alemao, de onde vem o termo "computer", cerebro mecanico, construido por volta de 1870, por dois alemaes, este computador eh menor que o eniac, e calcula qualquer coisa, mecanicamente.
Excelente vídeo pessoal do Nerdologia, passarei a usa-lo nas minhas aulas introdutórias de Arquitetura de Computadores
Qual é o problema do cara falar "antes da era comum" ? Que pessoal escroto !
Também não entendo o problema, uma vez que você entenda o significado, a informação será passada.
O problema é q eu tive q pesquisar q merda era isso sendo q se ele tivesse dito "Antes de Cristo" eu saberia de primeira. Escroto é complicar pra ser politicamente correto.
Daniel Calou acho que parte do trabalho do Atila é nos fazer pesquisar mais (até Pq se não for este o objetivo, cada vídeo teria de ter horas e horas e ele não indicaria livros e artigos, só os mencionaria como fontes, o que é diferente de uma recomendação).
Meu ponto é: não há problema em ter de pesquisar um termo que ele utilizou, tudo o que isso faz é aumentar seu conhecimento e a sua dedicação em buscar respostas.
Daniel Calou eu acho que politicamente correto não tem nada a ver.
Pois eu aposto um mês do meu salário q a única motivação pra se trocar um termo consagrado como AC/DC por outro que pouca gente conhece como AEC é unica e exclusivamente não ofender a sensibilidade alheia. Não tem outro motivo, significam exatamente a mesma coisa mas o segundo é "religiosamente neutro". Eu sou ateu e acho uma babaquisse isso.
Wooahww Nerdologia citando vários livros em português e usando A E C que daqui a alguns anos, quando pesquisadores desvendarão os mistérios da máquina de Anticítera significará "Antes da Era Computacional"
era comum, serio ?
mimimi
will14n5 olha quem fala kk
O filme é sensacional. Aproveitando esse gancho do mecanismo de Anticítera, vcs podiam fazer um nerdologia de história sobre a biblioteca de Alexandria e quanto a humanidade pode ter perdido com suas varias destruições
Ao pessoal que está chorando, usa-se o termo Era Comum porque é o termo da comunidade científica, para ser mais laico também, já que não é só cristãos que assistem o programa. Mais explicações no episódio sobre calendários
Seria interessante saber a importância da computação nos estudos astronômicos atualmente.
antes dá era comum seria antes de Cristo?
warlley nascimento sousa exato
Huuum
antes de 10000 AC
Era comum porque existem muitos calendários diferentes, pra ser mais laico usa se esse termo
Eu não sou laico. Por isso estranhei
Vc sempre manda muito bem Átila, e as mulheres sempre mandaram muitíssimo bem matematicamente e muito mais. Parabéns...
acho que se não fosse a ignorancia dos conquistadores, teriamos smartphones já na era do renascimento kkkk
Olá Átila, você esqueceu de citar o "plan 28", o projeto pra construir a máquina analítica, que está sendo feito pelo mesmo grupo que construiu a máquina diferencial em 1991. O plan 28 começou em 2011 e planeja terminar até 2030, esse que vai ser então o primeiro computador mecânico de propósito geral e não apenas matemático. E também poderia ter citado o livro "A máquina diferencial" do William Gibson que fala sobre o Babbage e sobre como o mundo seria se ele tivesse contruído seus computadores naquela época e que além do mais é um clássico da ficção cientifica por ter inventado o gênero steampunk.
Muita gente acredita que a humanidade só progrediu em sua historia, mas a verdade é que a era medieval marcou uma era de declínio tecnológico e intelectual. Muito conhecimento foi perdido nesse período.
Na verdade não, isso foi um preconceito construído na renascença, como uma forma de glorificar mais ainda aquele período.
A Idade Média foi uma era de bastante avanços e diversas descobertas, a Europa estava em um ritmo mais lento de descobertas do que estava na antiguidade, mas não parou não, obviamente alguns conhecimentos se perderam no inicio dela por causa das invasões bárbaras a Roma, mas já na Baixa Idade Média a Europa estava no mesmo ritimo que a Roma antiga.
Duas coisas que ajudam nessa visão de uma era medieval obscura é a peste negra e os árabes, que estavam na sua era de ouro, mas isso porque a Europa estava relativamente isolada do mundo por eles.
E muita coisa foi desenvolvida fora da Europa nessa época. ;)
Uma parte dos conhecimentos se perderam já com os romanos que não tinham grande interesse em preservar muitas coisas, citem um único grande matemático romano se conseguirem, mesmo os algarismos romanos são inúteis para calcular. Enquanto que anteriormente se teve toda um conhecimento matemático desenvolvido pelos gregos, que em parte chegou a nós pelos árabes, por sorte transmitido a Europa antes deles mergulharem em sua própria era das trevas.
Proponho nerdologias de consequencias como por exemplo o fato de mudar o mercado de imoveis e transito o teletransporte ou a revolução que seria se o gerador do Tony Stark fosse real, o quanto isso implicaria na vida das pessoas.
sobre AC DC vs AEC e EC: quando usamos Antes e Depois de Cristo damos a entender que Jesus Cristo realmente existiu e que seu nascimento foi devidamente documentado quando na verdade, mesmo que ele tenha existido, as datas foram criadas arbitrariamente. quando estabeleceram o Antes e o Depois de Cristo o "Depois de Cristo" já tinha começado fazia uns 33 anos ou mais. Era Comum e Antes da Era Comum se rererem ao mesmo período sem no entanto fazer referência direta ao nome Cristo o que torna mais tolerável o seu uso sem parecer que há uma imposição de valores e crenças e estabelecendo que é tudo convenção.
Lucas Vasconcelos você leu esse tipo de informação na caixa de cereal dos ateus ?
Simplesmente Espetacular.
NERDOLOGIA : homossexualidade!!! QUERO VER O MALAFAIA CHORAR!!!!
cesar augusto de carvalho
Não, vão falar que o Átila é esquerdista e que o vídeo é politicamente correto...
Mais um excelente vídeo!
Sugestão: como os remédios 'sabem' onde atuar no corpo pra curar uma doença?
Daniel José Patricio Então, eles não sabem
kk eae men
Quanta gente chata nos comentários, pqp!! Ainda bem que vocês não se importam e continuam com o ótimo trabalho. Parabéns!!
ada lovelace-> primeira garota de programa do mundo
Chloe Delgado foi uma piada moça, não leve a sério ...
Você poderia ter citado as réguas de calculo, e, a calculadora CURTA. As réguas de Calculo usavam a geometria para facilitar cálculos. A CURTA era uma calculadora mecânica de mão que foi popular nos meados do século XX, era uma opção para as réguas de calculo.
*Discurso Mimizento*
O Machismo ganha força quando precisamos destacar que algo de bom foi feito por uma mulher, invés de apenas citá-las sem repetir, igual faríamos se fossem homens.
aff nao precisava ressuscitar fantasmas esquerdistas aqui
Maanno bubble bobble eh muito nostalgico, lembro quando eu jogava ao ponto de ficar com dor de cabeça !
Antes da Era Comum (AEC)?! Fala sério...
AHHHHH ELE FALOU DOS LIVROS 😍😍😍❤❤
É errado dizer era comum pois não específica o que é era comum e o que não é, sendo que era comum poderia ser depois de cristo, ou depois de Buda, depois da fundação de Roma ou depois de Maomé. Dizer que é antes e depois de cristo já deixa claro que o calendário referido é o gregoriano, por isso nenhum país não cristão utiliza era comum pra citar o gregoriano, pois é um absurdo pra eles dizer que a era comum começou no nascimento de Cristo. No fim acaba ofendendo tanto cristãos mais crentes, como também os povos das demais religiões.
podiam fazer um livro com todos os episodios do nerdologia.
Não entendo essa necessidade do nerdologia de ficar enfatizando a participação das mulheres em tudo. Não duvido que existiam e existam mulheres fodas, que contribuiram muito para a ciência, assim como existiam e existem homens fodas também. Não vejo necessidade de ficar enfatizando isso toda hora. Parece que o canal está com medo de ser taxado como machista, sexista ou sei lá o quê. Abrçs
Mas cara, na escola, quantas mulheres cientistas fodas foram citadas nos livros? reflita#busque cal e cimento.
A necessidade é exatamente o seu comentário.
O fato de já ter aparecido, até agora, três homens que se incomodaram com isso mostra como o machismo ainda está entranhado na cabeça dos caras. Se fosse algo tão pacífico isso não incomodaria.
A pessoa não consegue ver isso como um fato que contraria a crença popular de que áreas como Engenharia, Computação, Física, e outros cursos de exatas, são "coisa de homem".
bruno lee não é necessidade é retratar a realidade.
Exatamente amigo, VOCÊ não duvida que existiam e existam mulheres inteligentes na ciência e isso é muito bom, mas muita gente sequer pensa nisso e já tem como certeza que as mulheres não "servem" para estudar ciências exatas e essa ênfase é para essas pessoas.
Adriano, eu não acho que exatas seja 'coisa de homem'. Tanto que sou formado em Sistemas de Informação, em uma turma com maioria feminina. Acho tão comum mulheres gostarem de exatas quanto os homens e por isso não vejo necessidade de ficar falando em todo vídeo de tecnologia que mulher tal fez isso, mulher tal fez aquilo. Falem apenas dos(as) cientistas e suas façanhas que ta ótimo, não precisa mencionar que são mulheres ou homens.
Aeee finalmente! tenho pedido por esse vídeo desde dia 1 do Nerdologia kkkk
O que é isso de "antes da era comum"? É pra não dizer "antes de Cristo"?
Acho que o intuito foi falar um sinônimo mesmo.
Isso é pra deixar os ateus felizes...
Deve ser. Ele adora alfinetar os outros.
Sei lá...
É o termo "mais correto" no meio academico.