Atila, faltou citar que a lógica vem bem antes de George Boole, ela existe desde Aristóteles, e era chamada de Lógica Aristotélica, ele usava a lógica para analisar se os argumentos usados em discursos eram válidos. Até hoje, em alguns cursos de Filosofia, tem a matéria de Lógica Aristotélica, e se assemelha bastante a uma tabela verdade, usada na lógica computacional. Abraços.
Como assim "alguns cursos de filosofia"? Kkk a lógica é um dos principais temas em filosofia, e é usada na própria matemática (lógica simbólica matemática) e inclusive temos no Brasil um grande nome na área, o filósofo e matemático Newton da Costa, criador da lógica paraconsistente conhecida mundialmente. A lógica é a base da filosofia e da matemática.
Sugestão: Um vídeo explicando como cada povos da antiguidade armazenavam seus conhecimentos. Exemplo: Um povo armazenavam em tábuas de barro, outro em peles de animais. E explicando como cada um foi preservado e qual foi o mais eficiente, o que está mais intacto até hj e os que se perderam.
equipe da Nerdologia fugindo um pouco do assunto do vídeo , eu queria sugerir vocês fazerem uma sessão sobre as subculturas urbanas? Tipo, falando sobre a música, ideias.. costumes.. dos góticos,punks ,o pessoal do metal ,do Dub e afins! Vcs fazem um trabalho de pesquisa tão bonito ,que tenho certeza q ficaria SHOW! 😊 Alem de ser super relevante pra meio que combater um pouquinho o preconceito da galera q abraça essas subculturas!
4 ปีที่แล้ว +3
A qualidade desses vídeos é tão satisfatória que aposto que de alguma forma colaboram para cura do câncer
Fiquei muito feliz e satisfeito com o conteúdo do vídeo. Confesso que deu um frio na espinha por imaginar que o Átila iria reduzir os processos de informações realizados pelo cérebro às linguagens de programação. Para o meu espanto ele apenas reforçou aquilo que já sabíamos, pela própria filosofia da linguagem, que "todos" (ou quase todos) os problemas podem ser reduzidos a questões semânticas.
Fácil sua pergunta Atila, a melhor linguagem de computação é aquela que traz mais dor de cabeça se ninguém souber. Hoje em dia é COBOL, que está presente em vários servidores antigos de agências governamentais pelo mundo e que perdeu adeptos por ser uma linguagem mais “hardcore”. Isso foi o que eu senti falta no vídeo, mostrar sobre a evolução das linguagens. Há línguas com sintaxe mais simples e próximas do binário, facilitando a “tradução” e deixando a computação mais rápida e há línguas mais complexas, se aproximando do inglês, facilitando pro usuário, porém deixando a computação mais lenta, já que o intérprete precisa fazer mais trabalho antes do computador conseguir fazer a tarefa. A escolha de uma ou outra depende muito da aplicação que se quer fazer.
Não teve recomendação de leitura, mas um livro de divulgação até com certa profundidade alinhado ao tema é o A Informação: uma história, uma teoria, uma enxurrada, do James Cleick. Muito completo, e mostra como o desenvolvimento da computação se deu em conjunto com a formalização do entendimento de como um código linguístico transmite informação e também como se dá os processos computáveis.
Esse Nerdologia é pra mim e todos os programadores hehe top demais, gosto demais dessa área, há sempre muitas possibilidades de se seguir dentro da área computacional.
Na minha graduação, lembro de um professor me dizer: "Preocupa-se em desenvolver seu raciocínio lógico! Assim, se você já sabe dirigir, mudar de linguagem é como trocar de carro." E eu concluí que tem carros que amo, e alguns odeio profundamente! PS. Só agora entendi porque no primeiro período tinha disciplina de português e inglês numa graduação de desenvolvimento de sistemas. Vlw Atila, bjo
Linguagens é essencial para o mercado de trabalho, esse negócio de mudar de linguagem é igual trocar de carro, eu acho meio balela, pelo menos a nível de faculdade, onde eles te ensinam a programar no paradigma procedural e depois te jogam no chão com orientação a objetos, não que seja difícil, mas trocar de paradigma é sempre complicado.
Apesar dos benefícios indiretos de tais matérias no pensamento programático, acho que aulas de linguística fariam mais efeito, por se estudar as estruturas da linguagem como um todo.
@atila isso é um problema monstro pra mim que tenho discalculia. Tecnicamente é um problema nas áreas que envolvem a matemática mas me ferra na hora de falar ou escrever pq troco a ordem das letras e números mesmo, no caso das letras, eu sabendo exatamente o que to lendo/escrevendo/falando. Não acho quase nada sobre. Podiam fazer um nerdologia sobre isso (tríade dys).
Átila faz um nerdologia sobre os humanoides do the west world. E pode ser um sobre sua estrutura artificial e outro sobre seu processador e machine learning.
Gostei ainda mais do Nerdologia após esse final, apesar de achar (ou ter certeza rs) que o Átila usou de sarcasmo. Mas pela forte presenca da linguagem no campo da bioinformática e dada a área de formação do Atila, não me faltam esperanças rsrs Perl ❤
Muito legal este Nerdologia, pois ele mostrou que aprender uma linguagem de programação é como se fosse aprender um novo idioma. Fiquei surpreso com estes testes feito nos cérebros dos programadores mostrando as áreas que são ativadas enquanto é feito a análise do código!!!
Sugestão: Atila, faz um nerdologia onde como redes neurais poderiam ser utilizadas pra compreender e até "traduzir" os impulsos nervosos, como por exemplo falas mentais em textos ou em áudio, lembranças em imagens, visões em vídeo e coisas do tipo.
5:55: Essa parte da linguagem é bastante interessante. O estudo das gramáticas formais por exemplo teve grande contribuição de um linguista (Noam Chomsky) e isto é muito importante para a criação das linguagens de programação. E o matemático Alan Turing formalizou o conceito de algoritmo na sua Máquina de Turing que também é relacionada com essas gramáticas e é a base teórica do funcionamento dos computadores.
Eu sou disléxico e me dei muito bem na área, por mais que sejam relacionados a fala e muito mais sobre a interpretação, e meio que encaixar formas geométricas.
Conheci um gágo que era gago no código. co.co.co.co.ContasAPagar = erp.ContasAPagar ; Quando eu vi ele fazendo isso, já comentei com ele, "Mas até no código!", ele se matou de dar risada. (para quem quer saber, ele tava fazendo join em EF.Core, e para cada join ele dava um Alias, mas ele fazia de um jeito que novo item ficava dentro do antigo, e ele deu mesmo nome para todos)
Vídeo inspirador! No momento, estudando Python e me preparando para estudar JavaScript para fazer coleta de dados online sem que o PsychoPy traduza Python para Java de forma errada. Nem o Google Tradutor é perfeito, apesar de todo o input e correção que ele recebe. ahahahhaha
Muito legal essa recomendação de animação a partir de redes neurais, esperava algo igual melhoria de uma animação existente criando frames intermediários e melhorando resolução, mas isso de uma simples foto com base em um vídeo é demais! Realmente não dá para imaginar limites de artes feitas utilizando deep learning. Eu desenho, mas muitas vezes fico um tempo enorme por que não consigo representar uma expressão facial como gostaria, usando isso eu poderia fazer um desenho próximo e combinar com uma foto minha, ou de outra pessoa fazendo essa expressão e poupar tempo.
A impressão que passa é que os testes foram feitos em análises de pequenos problemas e validação de sintaxe. Ao bolar a solução de um problema , imagino que o resultado deva ser diferente. De toda forma achei bem interessante e me fez pensar sobre quais as qualidades um programador deva ter . Na minha experiência pessoas que são confusas para expressar ideias , tendem a escrever códigos confusos ....
Acho que cada linguagem tem seu propósito. Não dá pra usar uma em tudo, mesmo que várias delas digam que fazem isso (como o Python e o Java). Umas são mais práticas, outras mais rápidas ou seguras e por aí vai. Gosto muito do Javascript com Typescript na Web, mas ainda quero me aventurar no Python e C para projetos em eletrônica
Melhor linguagem de prog. é aquela q resolve seus problemas e te dá possibilidade de fazer coisas mais e mais complexas, com uma sintaxe simples. Ou seja, dependendo do que vc faça, até Assembly é uma boa linguagem...
Melhor linguagem de programação por facilitar a linguagem ainda mantendo as funções profissionais para desenvolvimento, além de facilitar a integração com o banco de dados é DataFlex.
Lança um Nerdologia sobre Anti-Matéria ou sobre o Marvel Azul (De quem os poderes vem da Anti-Matéria. Qualquer um dos dois, ou até mesmo fazendo um sobre os dois já estaria bom.
Ótimo vídeo! Além do conteúdo técnico os programadores modernos também tem que ter habilidades sociais. A gestão ágil de projetos de tecnologia tem ajudado muito os desenvolvedores a entregarem mais valor em seus times!
Átila, existe algum estudo que relacione fatores culturais e de idiomas, tipo a questão da facilidade de Indianos em programação e alguns outros nichos de tecnologia?
Seria legal fazer um vídeo falando sobre TERRÁRIOS, Um ciclo infinito, e as proporções que poderia chegar, talvez a possibilidade de substituir a luz solar por lâmpadas especiais de coloração azul e vermelha como acontece em estufas agrícolas fechadas para induzir a fotossíntese, talvez um sistema de aquecimento e esfriamento para simular as estações, talvez se o terrário tiver proporções colossal para gerar energia dentro do propio terrário para manter o terrário funcionando permanentemente. Seria possível construir um lugar como o SOLARPUNK, e pela falta de ocupação e a redução do horário de trabalho dos indivíduos, talvez induza a expansão colonizando outros planetas atrás de recursos minerais para manter as proles.
Eu assistindo esse vídeo hoje e temos inúmeras I.A fazendo imagens impressionantes e fora o chatgpt que eu acho muito top me ajuda muito aprender a programar
Como um amigo meu sempre réplica e súplica, qualquer linguagem interpretada geralmente causa maus costumes, esquecer ponto-e-vírgula, erros de nulidade, consumo de memória, declaração desnecessária de variável global, enfim. Por isso a melhor linguagem de todas, pra tudo, pra mim, é Rust. Compilada, sem ter sintaxe pesada, com várias mecânicas e sistemas incríveis como de borrowing e lifetimes. Incrível
Átila, vou adicionar uma explicação sobre o que é e como um compilador é formado. Antigamente, um computador era programável apenas por meio de 0 ou 1, apenas pela álgebra booleana. Isso gastava muito recursos intelectuais. Assim que as primeiras linguagens de programação foram formadas, os computadores puderam ter um crescimento exponencial em quesito de software. Compiladores que eram feitos por 0 ou 1 criavam outros compiladores que podiam agora identificar textos e padrões e criar outra versão mais robusta e assim por diante. Nasceu os compiladores básicos e de baixíssimo nível, como Fortran, que controlam tudo que um computador faz. Após isso, pessoas puderam entender que compiladores novos poderiam usar outros padrões e serem "traduzidos" para outros compiladores. Por exemplo, um programa em uma linguagem qualquer (você pode criar uma linguagem NERDOLOGIA que, após compilar, é transformada em C que é compilada de novo e assim o computador começa a entender). A vantagem disso é que você pode se preocupar com outros aspectos no código e as linguagens de baixo nível que se virem com o resto (como memória, etc). Mas como que um compilador funciona então? Um compilador é dotado de várias etapas de verificações e seguidas de transformação em um outro código (que pode ser um código pra outra linguagem ou direto pra 0 e 1). As duas primeiras etapas fazem sentido muito com que você disse em seu vídeo e o Davi Calazans (th-cam.com/video/Y_PBN-trVyg/w-d-xo.html), de que trabalhamos mais pensando em um código como uma língua e que a língua serve para identificação léxica e sintática. As etapas são de análise léxica e sintática. Análise léxica é um sistema estruturado por linguagem formal de nível 3 (mais restrito ou chamada gramática regular) onde ele identifica se você escreveu algo está certo ou errado em nível de palavra. Exemplo, caso você escreva "macã", estará escrevendo "maçã" errado, o identificador léxico verá o erro e acusará o problema. Nessa mesma etapa, as palavras são organizadas em "tokens" que são identificadores de tipo de escrita, no português, é como separar artigos de pronomes de verbos. Na programação, você separa as estrutura da sua linguagem, if de variável de while, etc. A segunda etapa já é para tratar erros sintáticos. Quando você fala "Eu praia vou" está cometendo um erro sintático. Não é necessário saber o que a palavra está escrita pra ver o errado, é possível identificar que "Pronome substantivo verbo" não funciona. É aqui que o sistema do compilador verifica se o código está de acordo com a gramática livre de contexto (ou seja, sem verificar o que cada palavra é, apenas os seus "tokens"). Essa é uma linguagem formal de nível 2 (um pouco menos restrita). Caso tudo esteja escrito sintaticamente corretamente, o código é, então, transformado em outros com outras técnicas que não vem ao caso. Todo esse esquema é facilmente transformado em matemática pra linguagem de volta (que por sinal, a parte matemática de entender isso é um inferno) e vice-versa. Por isso que é possível que computadores entendam e que os seres humanos interpretem como linguagem. E o mais legal é que quem criou esse sistema foi um linguista: Chomsky. Possivelmente, a parte onde mais é usada lógica, a depender da linguagem, é em etapas lógicas como em verificações de If muito complexas ou fórmulas matemáticas ou algoritmos complexos de otimização, etc. Muito interessante, espero que tenha passado um pouco do conhecimento adiante :)
Mano, poderia passar duas horas falando bem do Nerdologia! Mas lá vai: Eu amo Programação, gostei muito do vídeo e fiquei muito feliz ao ver uma breve história da Programação. Esse vídeo foi demais. E não, a melhor linguagem, fácil, objetiva, e bastante minimalista é Python🐍🐍! Kkkkk!
Particularmente eu prefiro JS no nodeJS ou clojure por serem bastante simples, Python é super legal para coisas com IA, mas realmente é muito boa também
Infelismente poucas pessoas tem interesse em Matemática, Programação, Lógica ou Exatas em geral, por isso cada vez mais tem gente com raciocínio defeituoso e por isso tomam cada vez mais decisões na vida com base não na racionalidade e sim na presão do momento, e não se dão bem nessas decisões!
Cara você prestou atenção na parte do vídeo em que ele falou que quando analisaram o cérebro das pessoas quando elas estão programando viram que as áreas como fala, compreensão e memória ficaram ativas, enquanto as que tinham ligação com lógica e matemática ficaram desligadas? Além disso no próprio vídeo o Atila explicou que a programação é como conversar com uma máquina Programação não tem haver apenas com exatas também tem humanas no meio
Pra solucionar problemas lógicos eu gosto de usar C++, inclusive eu também já participei de maratonas de programação, só não cheguei no Mundial kkk. Já pra problemas do cotidiano eu gosto do typescript. Serve pra front e back.
Ada Lovelace é considerada a primeira programadora da história, pois quando analisaram suas notas. Perceberam que as instruções de programação para a máquina de Babbage eram muito parecidas com o paradigma de programação estruturada(Note que o paradigma só surgiu muito tempo depois de sua morte). Tanto que o nome de uma das primeiras linguagens de programação criadas recebeu seu nome, em sua homenagem (Ada)
Todos Sabemos que a melhor linguagem de programação é Assemble misturado com C/C++. Quase todo o resto das linguagens rodam em cima de programas feitos nestas linguagens. Selo Engenheiro Eletrônico (ou quase) de programação. Ótimo Vídeo @atilai.
Eu amava expressão booleana na faculdade. Eu fazia o professor passar vários exercícios, pois eram feitos no caderno e levava horas pra terminar um problema complexo. Que nostalgia !
isso explica porque eu não sou nem um pouco bom em matemática e sinto como se estivesse conversando com um computador, na verdade o assunto linguagem de programação em si me interessa demais.
Isso é tão verdade que muitas empresas usam uma galera da Índia pra programar que faz exatamente essa tradução de requisito em linguagem de programação, mas muitas vezes não tem ideia do que aquilo vai fazer no produto (e erram coisas bizarras por causa disso).
Atila, muitos acreditam que teremos uma tecnocracia futuramente e é impressionante como a tecnologia tem avançado a cada dia. Quem sabe futuramente um mundo Cyber...
Olá Átila, parabéns pelo conteúdo, o melhor do TH-cam ! O que acha de fazer um vídeo sobre a respiração humana de ar liquido, citando o problema da acidose respiratória ?? Me interessei pelo assunto, e tão dizendo por ai que os russos já conseguiram inventar algo do tipo! Forte abraço
Sugestão: Nerdologia sobre o infinito. O tamanho dos infinitos, as formas dos infinitos, o que é a infinitude. Qual infinito não é uma imaginação? E a mente é infinita? A mente prevê o infinito, mas ela o encontra? A eterna divisão de qualquer coisa, de um espaço por exemplo, existe fora da mente? Matemática, mente e infinito!
Que interessante essa questão da área relacionada à linguagem ser a mais utilizada pelo cérebro para entender programação... Eu já tinha percebido algo parecido por haver tantos linguistas na área, vide Robert Mercer que era da IBM e depois ajudou na criação de um fundo quântico de investimentos! (sem debate político pf)
Trabalhei bastante no visual basic e não suporto a sintaxe, e o que é pior é que na empresa texana que não posso citar o nome, eles usavam um interpretador proprietário que não tinha todo o sotaque do visual basic, então eu tinha que usar um sotaque, era o visual basic texano! Grandes dias! Belos bugs.
Mas vocês só falaram de estudos onde colocam programadores pra ler código. E quando programadores estão programando? E quando estão planejando? E quando estão pensando em um algoritmo pra resolver algum problema? Será que existe diferença pro cérebro entre programar em C pra sistemas embarcados e programar em Express pra web?
Java é indigesta... muito trabalho para fazer pouca coisa, sem falar da prolixidez... Sou do tempo do Clipper Summer 87 kkkk Mas, fiquei muito tempo no Vb.Net e C#... agora to aprendendo Python rsrsrsrs
É, ai no final já deu uma viajada de sofware escrevendo software e a teoria é extensa porque isso não rola. Fica mais na especulação e entusiasmo do que base teórica pra se fazer. O máximo que talvez termos nesse sentido serão softwares de apoio (IDE) que irão complementar formalizações encadeadas CONHECIDAS. No meu canal vou fazer um vídeo sobre esse assunto sobre aulas teoricas de limites da computação.
Atila, quanto tempo um zumbi do tipo de The walking dead, conseguiria se manter ativo, se mexer antes que os tecidos se decompusessem ou ressecasse e se quebrasse tudo?
Parece logico que se use a area de semantica para interpretar o codigo. É interessante, mas o teste deveria fazer agora o inverso: dar problemas pequenos para o programador criar o codigo ou pelo menos pensar na solução, antes de começar a digitar o codigo. Nesse teste, provavelmente seria usada mais a area de logica do que a de semantica.
Booa tarde Atila, seria possivel aprendemos algo através de impulsos eletricos progrados atraves de computadores? Por exemplo aprender algum conteúdo através de pequenos "choques", pq se esses smarts watchs são capazes de monitorar nossos batimos cardiacos, podem fazer o inversos e enciar informações.
Atila, a maneira mais usual de falar sintaxe é /sintasse/. Já pensou que loco um dia a gente aprender linguagem de programação como uma espécie de segunda língua pra entender o que os computadores tão aprontando? Grande abraço e parabéns por todo o trabalho que vocês fazem.
Fazendo o papel do chato da pronúncia, o correto para Boole é (Buule) em vez de "Bóle". Outra coisa interessante do paralelo linguagem de programação/linguagens naturais é que os estudos de Chomsky para a hierarquia das gramaticas servem tanto para idiomas humanos (para que foi proposta) como para as linguagens de programação. Por isso, para criar novas linguagens de programação e construir compiladores são utilizados essas regras criadas por Chomsky. Por ultimo, melhores linguagens: C++ e Python. Piores: PHP e Java
@@lucasayabe Confesso que tenho um trauma de PHP por causa da faculdade. Java eu acho importante pra aprender conceitos de POO. Já tive meus traumas com C++, hoje adoro. A verdade é que a escolha da linguagem depende muito do que você vai fazer.
Oi Átila, já ouvi falar por alto sobre os ciclos de milankovitch (relacionados a variações glaciais pelo q entendi). Você poderia explicar o que são ao certo? Pesquisei, mas não achei nada muito claro haha.
Sugestão: Anjos. Podem ser os anjos humanoides de várias mitologias, mas também seria legal ver os anjos do velho testamento, que são muito mais Lovecraftianas e interessantes
Atila, existe algum outro sistema de computação que não seja o binário? Ou algum com potencial para substituí-lo? Existem estudos nesse sentido ou o Binário é o melhor que podemos usar?
Eu não aguento mais o sotaque do Google, pra mim o melhor sotaque é da Alexa
4 ปีที่แล้ว
Acho que analisar códigos e criar códigos são coisas diferentes, já que elaborar uma lógica própria induz ao exercício lógico partindo do zero. Analisar códigos parte de uma lógica pronta. Acho que outras partes do cérebro seriam ativadas na criação.
Atila, faltou citar que a lógica vem bem antes de George Boole, ela existe desde Aristóteles, e era chamada de Lógica Aristotélica, ele usava a lógica para analisar se os argumentos usados em discursos eram válidos.
Até hoje, em alguns cursos de Filosofia, tem a matéria de Lógica Aristotélica, e se assemelha bastante a uma tabela verdade, usada na lógica computacional.
Abraços.
Como assim "alguns cursos de filosofia"? Kkk a lógica é um dos principais temas em filosofia, e é usada na própria matemática (lógica simbólica matemática) e inclusive temos no Brasil um grande nome na área, o filósofo e matemático Newton da Costa, criador da lógica paraconsistente conhecida mundialmente. A lógica é a base da filosofia e da matemática.
@@Jonascostab Na UFPR, Lógica, até onde sei, é uma matéria optativa, por isso disse "alguns", como é ai na sua Universidade?
Sugestão: Um vídeo explicando como cada povos da antiguidade armazenavam seus conhecimentos.
Exemplo: Um povo armazenavam em tábuas de barro, outro em peles de animais.
E explicando como cada um foi preservado e qual foi o mais eficiente, o que está mais intacto até hj e os que se perderam.
Mais fácil isso aparecer no Nerdologia História
@@0C440 não só história porque é a evolução da informação de certa forma. dados
Agora fiquei em dúvida! Mas por desencargo de consciência, vou comentar no último vídeo do Nerdologia História também!
Tem pessoas que fazem literalmente um computador no Minecraft
Eu: minha casa de terra ficou muito boa dessa vez
Viniccius13 kk
Man...
Nero.
equipe da Nerdologia fugindo um pouco do assunto do vídeo , eu queria sugerir vocês fazerem uma sessão sobre as subculturas urbanas? Tipo, falando sobre a música, ideias.. costumes.. dos góticos,punks ,o pessoal do metal ,do Dub e afins! Vcs fazem um trabalho de pesquisa tão bonito ,que tenho certeza q ficaria SHOW! 😊 Alem de ser super relevante pra meio que combater um pouquinho o preconceito da galera q abraça essas subculturas!
A qualidade desses vídeos é tão satisfatória que aposto que de alguma forma colaboram para cura do câncer
Damn didn't expect my video would be on here, thanks for the coverage!
Fiquei muito feliz e satisfeito com o conteúdo do vídeo.
Confesso que deu um frio na espinha por imaginar que o Átila iria reduzir os processos de informações realizados pelo cérebro às linguagens de programação.
Para o meu espanto ele apenas reforçou aquilo que já sabíamos, pela própria filosofia da linguagem, que "todos" (ou quase todos) os problemas podem ser reduzidos a questões semânticas.
Fácil sua pergunta Atila, a melhor linguagem de computação é aquela que traz mais dor de cabeça se ninguém souber. Hoje em dia é COBOL, que está presente em vários servidores antigos de agências governamentais pelo mundo e que perdeu adeptos por ser uma linguagem mais “hardcore”. Isso foi o que eu senti falta no vídeo, mostrar sobre a evolução das linguagens. Há línguas com sintaxe mais simples e próximas do binário, facilitando a “tradução” e deixando a computação mais rápida e há línguas mais complexas, se aproximando do inglês, facilitando pro usuário, porém deixando a computação mais lenta, já que o intérprete precisa fazer mais trabalho antes do computador conseguir fazer a tarefa. A escolha de uma ou outra depende muito da aplicação que se quer fazer.
Melhor linguagem é a redstone!
K
Essa eu manjo ksksks
Será que algum dia alguém vai conseguir criar uma inteligência artificial com redstone?
Visual Basic
Da p criar um sistema operacional usando red stone
Não teve recomendação de leitura, mas um livro de divulgação até com certa profundidade alinhado ao tema é o A Informação: uma história, uma teoria, uma enxurrada, do James Cleick. Muito completo, e mostra como o desenvolvimento da computação se deu em conjunto com a formalização do entendimento de como um código linguístico transmite informação e também como se dá os processos computáveis.
Esse Nerdologia é pra mim e todos os programadores hehe top demais, gosto demais dessa área, há sempre muitas possibilidades de se seguir dentro da área computacional.
Na minha graduação, lembro de um professor me dizer: "Preocupa-se em desenvolver seu raciocínio lógico! Assim, se você já sabe dirigir, mudar de linguagem é como trocar de carro."
E eu concluí que tem carros que amo, e alguns odeio profundamente!
PS. Só agora entendi porque no primeiro período tinha disciplina de português e inglês numa graduação de desenvolvimento de sistemas. Vlw Atila, bjo
Linguagens é essencial para o mercado de trabalho, esse negócio de mudar de linguagem é igual trocar de carro, eu acho meio balela, pelo menos a nível de faculdade, onde eles te ensinam a programar no paradigma procedural e depois te jogam no chão com orientação a objetos, não que seja difícil, mas trocar de paradigma é sempre complicado.
Apesar dos benefícios indiretos de tais matérias no pensamento programático, acho que aulas de linguística fariam mais efeito, por se estudar as estruturas da linguagem como um todo.
Sugestão: falar sobre métodos de gestão modernos, como o ágil, versus métodos tradicionais como a Administração Científica de Taylor.
@atila isso é um problema monstro pra mim que tenho discalculia.
Tecnicamente é um problema nas áreas que envolvem a matemática mas me ferra na hora de falar ou escrever pq troco a ordem das letras e números mesmo, no caso das letras, eu sabendo exatamente o que to lendo/escrevendo/falando.
Não acho quase nada sobre. Podiam fazer um nerdologia sobre isso (tríade dys).
Apoio
Eu tenho discalculia leve e estou me dando bem na programação, oque mais me confunde é os símbolos matemáticos.
A sua já seria grave?
Átila faz um nerdologia sobre os humanoides do the west world.
E pode ser um sobre sua estrutura artificial e outro sobre seu processador e machine learning.
Oi Atila, você poderia fazer um nerdologia sobre olimpíadas científicas
Gostei ainda mais do Nerdologia após esse final, apesar de achar (ou ter certeza rs) que o Átila usou de sarcasmo.
Mas pela forte presenca da linguagem no campo da bioinformática e dada a área de formação do Atila, não me faltam esperanças rsrs
Perl ❤
Sugestão: A petrificação em Dr.Stone.
Isso.
*_I S S O_*
Up
*Up up up*
Boa!
Essa é boa
Muito legal este Nerdologia, pois ele mostrou que aprender uma linguagem de programação é como se fosse aprender um novo idioma. Fiquei surpreso com estes testes feito nos cérebros dos programadores mostrando as áreas que são ativadas enquanto é feito a análise do código!!!
Você poderia falar sobre biotecnologia/bioinformática.
Sugestão: Atila, faz um nerdologia onde como redes neurais poderiam ser utilizadas pra compreender e até "traduzir" os impulsos nervosos, como por exemplo falas mentais em textos ou em áudio, lembranças em imagens, visões em vídeo e coisas do tipo.
Tem que ter mais Nerdologia Tech... Curto muito isso
5:55: Essa parte da linguagem é bastante interessante. O estudo das gramáticas formais por exemplo teve grande contribuição de um linguista (Noam Chomsky) e isto é muito importante para a criação das linguagens de programação. E o matemático Alan Turing formalizou o conceito de algoritmo na sua Máquina de Turing que também é relacionada com essas gramáticas e é a base teórica do funcionamento dos computadores.
No próximo Nerdologia, tem que se apresentar como:
"Átila, biólogo, paladino da quarentena, pesquisador e..."
Grande trabalho! Abraços!
Mãe Dinah tbm
1.000.000. VERGONHA !!!!
Kkkkkk você foi irônico né?😆
apoio
@@MsLuiz2 claro, mas é referência aos programas do Xadrez Verbal Especial Corona. Confere lá.
@@pedropedra.7777 a pandemia acabou?
Todas as linguagens q já programei eu gosto, desde Java a Python ou Clojure, JavaScript, TypeScript, etc.
Atila, os disléxicos tem mais dificuldade em programação ? Já que é algo atribuído a linguagem.
Que pergunta interessante! Talvez nem exista pesquisa sobre isso...
Eu sou disléxico e me dei muito bem na área, por mais que sejam relacionados a fala e muito mais sobre a interpretação, e meio que encaixar formas geométricas.
Conheci um gágo que era gago no código.
co.co.co.co.ContasAPagar = erp.ContasAPagar ;
Quando eu vi ele fazendo isso, já comentei com ele, "Mas até no código!", ele se matou de dar risada.
(para quem quer saber, ele tava fazendo join em EF.Core, e para cada join ele dava um Alias, mas ele fazia de um jeito que novo item ficava dentro do antigo, e ele deu mesmo nome para todos)
É mais relacionado a matemática do que linguagem. Eu sou bom em matemática e programação e ruim em leitura.
Conheci uma pessoa com dislexia muito boa em Programação.
Vídeo inspirador! No momento, estudando Python e me preparando para estudar JavaScript para fazer coleta de dados online sem que o PsychoPy traduza Python para Java de forma errada. Nem o Google Tradutor é perfeito, apesar de todo o input e correção que ele recebe. ahahahhaha
Muito legal essa recomendação de animação a partir de redes neurais, esperava algo igual melhoria de uma animação existente criando frames intermediários e melhorando resolução, mas isso de uma simples foto com base em um vídeo é demais! Realmente não dá para imaginar limites de artes feitas utilizando deep learning. Eu desenho, mas muitas vezes fico um tempo enorme por que não consigo representar uma expressão facial como gostaria, usando isso eu poderia fazer um desenho próximo e combinar com uma foto minha, ou de outra pessoa fazendo essa expressão e poupar tempo.
A impressão que passa é que os testes foram feitos em análises de pequenos problemas e validação de sintaxe. Ao bolar a solução de um problema , imagino que o resultado deva ser diferente. De toda forma achei bem interessante e me fez pensar sobre quais as qualidades um programador deva ter .
Na minha experiência pessoas que são confusas para expressar ideias , tendem a escrever códigos confusos ....
Um dos melhores nerdologia de todos os tempos.
Acho que cada linguagem tem seu propósito. Não dá pra usar uma em tudo, mesmo que várias delas digam que fazem isso (como o Python e o Java). Umas são mais práticas, outras mais rápidas ou seguras e por aí vai. Gosto muito do Javascript com Typescript na Web, mas ainda quero me aventurar no Python e C para projetos em eletrônica
Sugestão: Nerdologia sobre kimetsu no yaiba, as técnicas de respiração e a biologia dos onis
Curti a ideia
Mas é óbvio!!
up
Só os otocos
Up
Parabéns pelo trabalho! 💪😉 Atila, é possível fazer um vídeo sobre as Células T e a importância que têm no combate ao Covid-19?
Eu adoro o gosto de um Nerdologia que acabou de sair do forno, logo pela manhã.
Isso e pq eu tava testando ele
Eu prefiro um nerdologia mais envelhecido como o vinho
Sugestão para o nerdologia história: Império Macedônico.
ja fizeram um nerdcast sobre isso, eu acho q seria mais maneiro se fizessem um nerdologia sobre Pontus
seria legal falar sobre pestes na antiguidade como a de antenas, justiniano e a antonina
Melhor linguagem de prog. é aquela q resolve seus problemas e te dá possibilidade de fazer coisas mais e mais complexas, com uma sintaxe simples. Ou seja, dependendo do que vc faça, até Assembly é uma boa linguagem...
Melhor linguagem de programação por facilitar a linguagem ainda mantendo as funções profissionais para desenvolvimento, além de facilitar a integração com o banco de dados é DataFlex.
Átila, faz um vídeo sobre áudio livros??
Lança um Nerdologia sobre Anti-Matéria ou sobre o Marvel Azul (De quem os poderes vem da Anti-Matéria.
Qualquer um dos dois, ou até mesmo fazendo um sobre os dois já estaria bom.
Ótimo vídeo! Além do conteúdo técnico os programadores modernos também tem que ter habilidades sociais. A gestão ágil de projetos de tecnologia tem ajudado muito os desenvolvedores a entregarem mais valor em seus times!
To no primeiro semestre de Engenharia Elétrica e esse vídeo foi motivador, obrigado Atila!
Pra mim não existe linguagem ruim ou boa, todas são boas e fazem coisas incríveis na mão certa, exceto PHP, daí não tem jeito mesmo!
Faz um vídeo falando de das protas lógicas
gosto muito de python e da sua simplicidade, mas minha linguagem preferida e c#
Sugestão: a petrificação em Dr. STONE
up
Up up up up up, subarachi
up
Up
Tô esperando isso faz séculos, Atila ajuda aqui meu querido
Átila, existe algum estudo que relacione fatores culturais e de idiomas, tipo a questão da facilidade de Indianos em programação e alguns outros nichos de tecnologia?
Seria legal fazer um vídeo falando sobre TERRÁRIOS, Um ciclo infinito, e as proporções que poderia chegar, talvez a possibilidade de substituir a luz solar por lâmpadas especiais de coloração azul e vermelha como acontece em estufas agrícolas fechadas para induzir a fotossíntese, talvez um sistema de aquecimento e esfriamento para simular as estações, talvez se o terrário tiver proporções colossal para gerar energia dentro do propio terrário para manter o terrário funcionando permanentemente.
Seria possível construir um lugar como o SOLARPUNK, e pela falta de ocupação e a redução do horário de trabalho dos indivíduos, talvez induza a expansão colonizando outros planetas atrás de recursos minerais para manter as proles.
Guilherme em todo lugar a todo momento
Ótimo vídeo 👏👏👏
Eu assistindo esse vídeo hoje e temos inúmeras I.A fazendo imagens impressionantes e fora o chatgpt que eu acho muito top me ajuda muito aprender a programar
Sou amador na área da programação. Comecei com C para programar LEGO NXT, mas depois que conheci o python me apaixonei! Melhor linguagem!
Como um amigo meu sempre réplica e súplica, qualquer linguagem interpretada geralmente causa maus costumes, esquecer ponto-e-vírgula, erros de nulidade, consumo de memória, declaração desnecessária de variável global, enfim. Por isso a melhor linguagem de todas, pra tudo, pra mim, é Rust. Compilada, sem ter sintaxe pesada, com várias mecânicas e sistemas incríveis como de borrowing e lifetimes. Incrível
1:55 Ada, minha heroína, inspiração.
Átila, vou adicionar uma explicação sobre o que é e como um compilador é formado. Antigamente, um computador era programável apenas por meio de 0 ou 1, apenas pela álgebra booleana. Isso gastava muito recursos intelectuais. Assim que as primeiras linguagens de programação foram formadas, os computadores puderam ter um crescimento exponencial em quesito de software. Compiladores que eram feitos por 0 ou 1 criavam outros compiladores que podiam agora identificar textos e padrões e criar outra versão mais robusta e assim por diante. Nasceu os compiladores básicos e de baixíssimo nível, como Fortran, que controlam tudo que um computador faz. Após isso, pessoas puderam entender que compiladores novos poderiam usar outros padrões e serem "traduzidos" para outros compiladores. Por exemplo, um programa em uma linguagem qualquer (você pode criar uma linguagem NERDOLOGIA que, após compilar, é transformada em C que é compilada de novo e assim o computador começa a entender). A vantagem disso é que você pode se preocupar com outros aspectos no código e as linguagens de baixo nível que se virem com o resto (como memória, etc).
Mas como que um compilador funciona então? Um compilador é dotado de várias etapas de verificações e seguidas de transformação em um outro código (que pode ser um código pra outra linguagem ou direto pra 0 e 1). As duas primeiras etapas fazem sentido muito com que você disse em seu vídeo e o Davi Calazans (th-cam.com/video/Y_PBN-trVyg/w-d-xo.html), de que trabalhamos mais pensando em um código como uma língua e que a língua serve para identificação léxica e sintática. As etapas são de análise léxica e sintática.
Análise léxica é um sistema estruturado por linguagem formal de nível 3 (mais restrito ou chamada gramática regular) onde ele identifica se você escreveu algo está certo ou errado em nível de palavra. Exemplo, caso você escreva "macã", estará escrevendo "maçã" errado, o identificador léxico verá o erro e acusará o problema. Nessa mesma etapa, as palavras são organizadas em "tokens" que são identificadores de tipo de escrita, no português, é como separar artigos de pronomes de verbos. Na programação, você separa as estrutura da sua linguagem, if de variável de while, etc.
A segunda etapa já é para tratar erros sintáticos. Quando você fala "Eu praia vou" está cometendo um erro sintático. Não é necessário saber o que a palavra está escrita pra ver o errado, é possível identificar que "Pronome substantivo verbo" não funciona. É aqui que o sistema do compilador verifica se o código está de acordo com a gramática livre de contexto (ou seja, sem verificar o que cada palavra é, apenas os seus "tokens"). Essa é uma linguagem formal de nível 2 (um pouco menos restrita). Caso tudo esteja escrito sintaticamente corretamente, o código é, então, transformado em outros com outras técnicas que não vem ao caso.
Todo esse esquema é facilmente transformado em matemática pra linguagem de volta (que por sinal, a parte matemática de entender isso é um inferno) e vice-versa. Por isso que é possível que computadores entendam e que os seres humanos interpretem como linguagem. E o mais legal é que quem criou esse sistema foi um linguista: Chomsky.
Possivelmente, a parte onde mais é usada lógica, a depender da linguagem, é em etapas lógicas como em verificações de If muito complexas ou fórmulas matemáticas ou algoritmos complexos de otimização, etc. Muito interessante, espero que tenha passado um pouco do conhecimento adiante :)
Mano, poderia passar duas horas falando bem do Nerdologia! Mas lá vai:
Eu amo Programação, gostei muito do vídeo e fiquei muito feliz ao ver uma breve história da Programação. Esse vídeo foi demais. E não, a melhor linguagem, fácil, objetiva, e bastante minimalista é Python🐍🐍! Kkkkk!
Não poderia concordar mais com cada letra desse comentário
Ué kskskse qual foi a linguagem que ele disse?
@@vilian9185 pearl, parece que é essa.
Particularmente eu prefiro JS no nodeJS ou clojure por serem bastante simples, Python é super legal para coisas com IA, mas realmente é muito boa também
Gabriel Vital Perl
Infelismente poucas pessoas tem interesse em Matemática, Programação, Lógica ou Exatas em geral, por isso cada vez mais tem gente com raciocínio defeituoso e por isso tomam cada vez mais decisões na vida com base não na racionalidade e sim na presão do momento, e não se dão bem nessas decisões!
exercitar nosso cérebro é preciso e necessário pra saber como lidar melhor com a vida!
Cara você prestou atenção na parte do vídeo em que ele falou que quando analisaram o cérebro das pessoas quando elas estão programando viram que as áreas como fala, compreensão e memória ficaram ativas, enquanto as que tinham ligação com lógica e matemática ficaram desligadas?
Além disso no próprio vídeo o Atila explicou que a programação é como conversar com uma máquina
Programação não tem haver apenas com exatas também tem humanas no meio
Seria possível ré repassar o trabalho (artigo/pipeline) sobre a pesquisa das áreas do cérebro ativadas durante a leitura de código de programação?
Pra solucionar problemas lógicos eu gosto de usar C++, inclusive eu também já participei de maratonas de programação, só não cheguei no Mundial kkk.
Já pra problemas do cotidiano eu gosto do typescript. Serve pra front e back.
Ada Lovelace é considerada a primeira programadora da história, pois quando analisaram suas notas. Perceberam que as instruções de programação para a máquina de Babbage eram muito parecidas com o paradigma de programação estruturada(Note que o paradigma só surgiu muito tempo depois de sua morte). Tanto que o nome de uma das primeiras linguagens de programação criadas recebeu seu nome, em sua homenagem (Ada)
Esse finalzinho dá um Nerdologia completo: Nerdologia: Deep learning e o futuro das animações
Todos Sabemos que a melhor linguagem de programação é Assemble misturado com C/C++. Quase todo o resto das linguagens rodam em cima de programas feitos nestas linguagens. Selo Engenheiro Eletrônico (ou quase) de programação. Ótimo Vídeo @atilai.
Sugestão: Como funciona o gear de Megalo box.
Eu amava expressão booleana na faculdade.
Eu fazia o professor passar vários exercícios, pois eram feitos no caderno e levava horas pra terminar um problema complexo. Que nostalgia !
Simplesmente INCRÍVEL!!!
Fala sobre Dr Stone, é uma mistura de Química.
Só faltou citar o mapa de Karnaugh que é usado pra simplificar as equações dos circuitos lógicos
isso explica porque eu não sou nem um pouco bom em matemática e sinto como se estivesse conversando com um computador, na verdade o assunto linguagem de programação em si me interessa demais.
Isso é tão verdade que muitas empresas usam uma galera da Índia pra programar que faz exatamente essa tradução de requisito em linguagem de programação, mas muitas vezes não tem ideia do que aquilo vai fazer no produto (e erram coisas bizarras por causa disso).
Atila, muitos acreditam que teremos uma tecnocracia futuramente e é impressionante como a tecnologia tem avançado a cada dia. Quem sabe futuramente um mundo Cyber...
Que show - preciso aprender esse idioma
Gracias, esse vídeo me ajudou muito👍🏻
Olá Átila, parabéns pelo conteúdo, o melhor do TH-cam ! O que acha de fazer um vídeo sobre a respiração humana de ar liquido, citando o problema da acidose respiratória ?? Me interessei pelo assunto, e tão dizendo por ai que os russos já conseguiram inventar algo do tipo! Forte abraço
Sugestão: Nerdologia sobre o infinito. O tamanho dos infinitos, as formas dos infinitos, o que é a infinitude. Qual infinito não é uma imaginação? E a mente é infinita? A mente prevê o infinito, mas ela o encontra?
A eterna divisão de qualquer coisa, de um espaço por exemplo, existe fora da mente? Matemática, mente e infinito!
Por favor faz um vídeo científico explicando sobre as energias dos animes ( Chakra - Naruto - Ki - Dragon Ball- Cosmo - CDZ).
Faz um vídeo sobre o apocalipse do desenho thunda o bárbaro
Que interessante essa questão da área relacionada à linguagem ser a mais utilizada pelo cérebro para entender programação... Eu já tinha percebido algo parecido por haver tantos linguistas na área, vide Robert Mercer que era da IBM e depois ajudou na criação de um fundo quântico de investimentos! (sem debate político pf)
Trabalhei bastante no visual basic e não suporto a sintaxe, e o que é pior é que na empresa texana que não posso citar o nome, eles usavam um interpretador proprietário que não tinha todo o sotaque do visual basic, então eu tinha que usar um sotaque, era o visual basic texano! Grandes dias! Belos bugs.
Sugestão: CRISPR 9 e as aplicações!
Mas vocês só falaram de estudos onde colocam programadores pra ler código. E quando programadores estão programando? E quando estão planejando? E quando estão pensando em um algoritmo pra resolver algum problema? Será que existe diferença pro cérebro entre programar em C pra sistemas embarcados e programar em Express pra web?
Java é indigesta... muito trabalho para fazer pouca coisa, sem falar da prolixidez... Sou do tempo do Clipper Summer 87 kkkk Mas, fiquei muito tempo no Vb.Net e C#... agora to aprendendo Python rsrsrsrs
Guilherme silveira monstro
É, ai no final já deu uma viajada de sofware escrevendo software e a teoria é extensa porque isso não rola. Fica mais na especulação e entusiasmo do que base teórica pra se fazer. O máximo que talvez termos nesse sentido serão softwares de apoio (IDE) que irão complementar formalizações encadeadas CONHECIDAS. No meu canal vou fazer um vídeo sobre esse assunto sobre aulas teoricas de limites da computação.
Atila, quanto tempo um zumbi do tipo de The walking dead, conseguiria se manter ativo, se mexer antes que os tecidos se decompusessem ou ressecasse e se quebrasse tudo?
Parece logico que se use a area de semantica para interpretar o codigo. É interessante, mas o teste deveria fazer agora o inverso: dar problemas pequenos para o programador criar o codigo ou pelo menos pensar na solução, antes de começar a digitar o codigo. Nesse teste, provavelmente seria usada mais a area de logica do que a de semantica.
Booa tarde Atila, seria possivel aprendemos algo através de impulsos eletricos progrados atraves de computadores?
Por exemplo aprender algum conteúdo através de pequenos "choques", pq se esses smarts watchs são capazes de monitorar nossos batimos cardiacos, podem fazer o inversos e enciar informações.
Poderia recomendar mais livros sobre o tema😁
Atila, a maneira mais usual de falar sintaxe é /sintasse/. Já pensou que loco um dia a gente aprender linguagem de programação como uma espécie de segunda língua pra entender o que os computadores tão aprontando? Grande abraço e parabéns por todo o trabalho que vocês fazem.
Saber o que os computadores estao "pensando" é saber ingles, todas as funcoes e metodos sao em ingles,
@@DanielSilva-c5l nossa, de fato.
Legal, mas o que tem no esconderijo?
Ok, mas onde está o vinicius12 ?
@@victorfq1 legal,mas aonde está o Vinícius 11
@@gustavo-luiz legal mas onde está o Viniccius 10?
@@gustavo-luizo vinicius12 morreu :(
@@rify6849 legal, mas onde está o Viniccius 9 ?
Caraca, tava agora lendo sobre o Shannon quando fui pesquisar sobre Bits e Bytes pra fazer um vídeo.
Fazendo o papel do chato da pronúncia, o correto para Boole é (Buule) em vez de "Bóle".
Outra coisa interessante do paralelo linguagem de programação/linguagens naturais é que os estudos de Chomsky para a hierarquia das gramaticas servem tanto para idiomas humanos (para que foi proposta) como para as linguagens de programação. Por isso, para criar novas linguagens de programação e construir compiladores são utilizados essas regras criadas por Chomsky.
Por ultimo, melhores linguagens: C++ e Python.
Piores: PHP e Java
Ih ala pegou trauma na faculdade é? Kkkk, agora sem brincadeiras acho que Java é bem melhor que C++ embora não goste das duas hahaha.
@@lucasayabe Confesso que tenho um trauma de PHP por causa da faculdade. Java eu acho importante pra aprender conceitos de POO. Já tive meus traumas com C++, hoje adoro. A verdade é que a escolha da linguagem depende muito do que você vai fazer.
Incrível como o Átila sempre adivinha o que eu tô fazendo na semana
Nerdologia-a sombra liquida de turma da mônica jovem
cara, que vídeo incrível
Oi Átila, já ouvi falar por alto sobre os ciclos de milankovitch (relacionados a variações glaciais pelo q entendi). Você poderia explicar o que são ao certo? Pesquisei, mas não achei nada muito claro haha.
Gostei da referência do Matrix no 07:35
Sugestão: Anjos. Podem ser os anjos humanoides de várias mitologias, mas também seria legal ver os anjos do velho testamento, que são muito mais Lovecraftianas e interessantes
Atila, existe algum outro sistema de computação que não seja o binário? Ou algum com potencial para substituí-lo? Existem estudos nesse sentido ou o Binário é o melhor que podemos usar?
Eu não aguento mais o sotaque do Google, pra mim o melhor sotaque é da Alexa
Acho que analisar códigos e criar códigos são coisas diferentes, já que elaborar uma lógica própria induz ao exercício lógico partindo do zero. Analisar códigos parte de uma lógica pronta. Acho que outras partes do cérebro seriam ativadas na criação.
Excelente vídeo, mas qual é a faculdade da Alemanha que elaborou o estudo? Podem enviar o arquivo da pesquisa aqui?