O Ministério Público do Trabalho é o ramo do MPU que tem como atribuição fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista quando houver interesse público.
REALMENTE, PARABÉNS POR ESSE TRABALHO DO UOL...TOLEDO À FRENTE, COM UM TIME FERAS DE JORNALISTAS!!! ÓTIMA INICIATIVA!!! TOMARÁ O CANAL CRESÇA E MILHARES TENHAM ACESSO A TÃO IMPORTANTES INFORMAÇÕES!!!!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
O Mercado Livre é indispensável. A cada ano compro mais e mais nele. Se tornou tão fundamental que logo após a enchente em Porto Alegre a pior coisa para mim, que moro em área alta, muito longe dos alagamentos, foi o Mercado Livre ter parado temporariamente com as entregas. Algumas mercadorias eu não achei em loja física nenhuma, mas encontrei com extrema facilidade no Mercado Livre...😮
Um aspecto interessante é que devem existir dezenas de milhares de mães que vendem no MercadoLivre e conseguem acompanhar o crescimento dos seus filhos.
Trabalhei na Amazon na França e na Espanha por 7 anos. No centro de distribuição era a mesma coisa que o que foi relatado aqui. Só em relação ao fato de terem produtos perigosos no Warehouse, as pessoas não podiam encostar tinha que chamar gente treinada pra limpar.
Todos deveríamos assistir e re-assistir ao filme "Você Não Estava Aqui" de Ken Loach. Maravilhoso! Sobre o assunto MEI (trabalhadores autônomos com CNPJ).
...o José Roberto Toledo é perfeito pra intermediar as reportagens sempre de temas bombásticos dos/as jornalistas do UOL e... Adriana Negreiros deixa patente a necessidade de um jornalismo competente e responsável pra furar essa bolha de um jornalismo irresponsável e sensacionalista que domina atualmente pela internet... parabéns ‼️
Recentemente me candidatei a uma vaga para auxiliar de logística e na entrevista on line com o Rh, qdo me deparei com as exigências, metas e até controle das minhas necessidades fisiológicas rs, saí da entrevista nos primeiros15 minutos...😅
O Ministério Público do Trabalho é o ramo do MPU que tem como atribuição fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista quando houver interesse público.
Conheci um entregador autônomo do Mercado Livre que foi sequestrado durante o trabalho, depois quando se recuperou e voltou a trabalhar, sofreu um infarto durante o trabalho. Ele se queixa de uma rotina esgotante e estressante. De ponta a ponta, o negócio do ML é abuso.
Eu percebo que muita gente se afasta de um trabalho quando este trabalho afeta sua saúde. Infelizmente nosso país tem poucas oportunidades e isto é muito difícil. Um fenômeno interessante foi que milhares de pessoas deixaram de trabalhar como CLT só pra não ter um chefe lhe perturbando e foram trabalhar como motoristas de aplicativos de mobilidade ou de entrega.
Outro segredo é no sistema de vendas que sugere que as lojinhas pratiquem preços agressivos internamente para ganhar mais visibilidade. Se o vendedor não aceita baixar o preço o sistema pode boicotar e reduzir o alcance do produto no sistema de buscas.
Toda empresa que tem isso. Trabalhei em empresa que fabricava sapatos e não se podia sair da esteira sem que alguém ficasse no seu lugar, sob pena de repreensão, suspensão, enfim, vc tinha que segurar a vontade de ir ao banheiro, por exemplo, até vir alguém pro seu lugar. E alguém o acompanhava até o banheiro pra garantir que vc não ia bater perna na fábrica
Voltamos à época taylorista...de chefias com cronômetros nas mãos. Não é de se espantar, pois os correios fazem isso há anos, só que como o mercado cresceu, agora tem os terceirizados. Sem estabilidade, sem direitos, a corda só arrebenta...
@@edilsonlima5985 O mais gritante é que conseguem fazer os funcionários se sentirem pior por serem terceiros e almejarem o "manto" do mercado livre. É triste e repugnante.
Passei por essa supervisão na Inglaterra como camareira em hotel 5 estrelas tipo the Corinthia Hotel London, tem que limpar os quartos voando, as supervisoras aconselham a não fazer break para comer, meta 14 quartos gigantes por dia. Fui humilhada e demitida por não cumprir a meta.
Coisa feia também na parte de atendimento com as terceirizadas. Vale apena dar uma olhada. Muitos funcionários com problemas decorrentes a ansiedade, esgotamento mental e insatisfação. Nao sendo levado a sério e sendo até mesmo "perseguidos". Isso desde o analista até supervisão.
Meu caro Toledo, lhe ouvir é sempre um luxo. Seu compromisso com a isenção e a fineza de sua ironia somadas ao timbre vocal único cativa aos ouvidos. Quase impecável vc, no fosse seu " obrigado vc" no encerramento. Ah não, meu caro Toledo. Bem talvez eu esteja equivocado neste ponto.
A matéria é muito interessante, porém, fala apenas do mercado livre como se ele fosse o único que faz isso ... Nem de longe comenta sobre Amazon, magalu e demais que agem de forma semelhante. Não é um problema apenas de uma empresa, mas de uma cadeia inteira.
É porque a repórter fez o trabalho com foco nessa determinada empresa só. Talvez porque faça grande propaganda no BBB, e tambem porque foi a primeira e-commerce no BR, em 1999... mas, certamente, isso ocorre em todas as empresas de venda.
O segredo do ML é roubar o máximo possível dos vendedores. Funciona mais ou menos assim: o vendedor é obrigado a fazer o frete grátis. O ML cobra 30 reais pelo frete, mas o custo do frete fica em 10 reais. Imagina isso em dezenas de milhões de transações por mês. E ainda tem a comissão paga pelo vendedor. As Lojas Americanas tentaram seguir o mesmo modelo, mas os seus executivos estavam mais preocupados em fraudar os balanços e mandar o dinheiro para os paraísos fiscais.
A lógica do Mercado Livre é parecida com a da Amazon, Uber entre outras, trabalharam durante um tempo com margem negativa até abarcarem todo o mercado e a estrutura de logística, depois do mercado dominado elevam os preços e os consumidores não tem mais para onde correr a não ser comprar.
Nível Ifoods, Uber, entre outros. Estamos em plena escravidão legal no século XXI. Podem colocar ministério público na cola, dinheiro paga advogados e juízes. Estamos na lama social. Sem esperanças.
Realmente a logística é impressionante. Moro no interior de SP, há quase 700 km da capital. Tive dois atrasos em dezenas de compras. Tem q ficar esperto com negociação de frete, descontos, juros. De resto é bem interessante comprar no ML. A única ressalva q faço é sobre a pirataria. O controle da empresa deveria ser mais rigoroso. Hj tenho experiência de compras pra tentar desviar da pirataria, mas no começo se vc se empolgar com preço e descontos, vai ter sérios problemas. E dentro da pirataria há a linha gourmet, o pirata de primeira linha. Seria um quase original de boa qualidade.
Para o consumidor são só flores. E por isso o sucesso todo. Mas as taxas , a insegurança e as exigências para o vendedor são absurdas. Se a pessoa bobear ela paga pra vender, literalmente, seu produto.
Compro no mercado livre há muito, acho excelente por dois motivos que não foi mencionado no vídeo: garantia de entrega do produto compra ou a devolução do dinheiro e uma comunicação impecável com o cliente.
Posso apostar o meu pescoço ( sem medo de ser guilhotinada ou enforcada ), que as pessoas que visualizam mas não deram likes, são os exploradores da classe trabalhadora, ou pobres que defendem os direitos dos patrões.
Mercado Livre é ótimo, nenhum e-commerce presta um serviço tão bom, nem mesmo a Amazon ou os gigantes chineses. Por ser da América do Sul, é algo de orgulhar, realmente. Lá você não só comsegue comprar algo bom rapidamente, como conseguir resolver qualquer problema relacionado ao produto de maneira rápida. Fora a opção de ser, além de cliente, vendedor de itens que jamais conseguiria encontrar mercado antes da existência da plataforma
Já fiz coleta pro mercado livre, do meio dia as três, tava carregado.. rodava 300 km, descarregava lá pelas dez da noite.. quando era meia noite fazia transferência de carga, mais 200 km. Correria, mas gostava..
Aqui na região onde vivo, Visconde de Mauá, as mercadorias adquiradas pelo Mercado Livre não são entregues nos Vales (Pavão, Alcantilado, Cruzes, Grama, etc). Os entregadores deixam em estabelecimentos que ficam bem longe de nossas residências.
O Problema é muito maior do que o relatado, esse mercado não tem nenhuma regulamentação, explora vendedores, funcionarios e entregadores, enquanto o governo não enxergar isso e regular esse mercado os lojistas (fisico) irão quebrar e entregar seu mercado a uma empresa como essa.
Portanto, o Mercado Livre é sinônimo de sucesso em condições desumanas de trabalho!🛑🛑 A exploração do trabalhador implica em maior lucro para a empresa.🛑🛑 Ministério Público do Trabalho, não seria hora de agir, fiscalizar as condições precárias dos trabalhadores do Mercado Livre? 🛑🛑Não pode o Mercado Livre continuar Livre de ônus diante de tamanha exploração dos seus trabalhadores! 🛑🛑
Tudo normal como toda empresa séria. No início do ano larguei um emprego público por um privado numa empresa de parentes. Mês passado, pedi para sair pois não conseguia cumprir as metas. Tinha dia que trabalhava 12h com pequena pausa para almoço. Vi que não era bom pra mim. Tudo certo!
Essa é a realidade de qualquer empresa grande empresa no Brasil. Petrobras, vale, bancos e outras tantos. Bater meta é o que importa. Aos editores se vcs estão chocados com 2 mil processos trabalhista do ML então não busca saber o da Alpargatas dona das Havainas. 10x maior... Surpreende quem não trabalha no setor.
Não se trata apenas de "medo de processar" grandes empresas. Se trata de avaliar e reforma a política empresarial de terceirização, muitos não são efetivados e por necessidade se submete até o agravante, que pode ser a doença, demissão ou ambos.
@@Robertoolivers Não! Colocar a culpa no consumidor é uma parte do erro. É o preço para aumentar o lucro do Burgues, em um sistema de competição que visa maximizar o lucro ao invés da vida. Parece cliche falar - Mas apesar do Burgues dono do mercado livre ser o principal beneficiado com isso tudo, o problema é realmente do sistema. Em que visa aumentar o lucro, acima da vida humana. Se ele não explorasse dessa forma, outro iria explorar. Se você não comprar do ML, você ira comprar de outro lugar que explorara da mesma forma.
O segredo e que as taxas deles sao bem parecidos que os impostos, ou seja, voce arrumou dois socios que te sugam!! GOVERNO E MERCADO LIVRE..... continuamos escravos em 2024!
Me faz um favor; compare o que passa um funcionário do Mercado Livre e um outro - de por exemplo - um funcionário da Gessy Lever do Br. Porque ficará parecendo matéria paga de outros sites de venda, até mesmo daquele das @ blusinhas …
Esse vídeo tem uma falha muito grave: não tem nenhum representante do Mercado Livre para falar o lado da empresa. Só têm adversários da empresa e muito mi-mi-mi.
Enquanto o funcionário continuar votando no candidato do patrão, as coisas jamais mudarão! Você trabalhador acha mesmo que o candidato do patrão vai fazer alguma coisa boa pra você? Acorda!!! 🐂🐂😡😡😡😡
Gente, no ML qq um de nós pode trabalhar. É uma forma justa de competir c os Magazins Luiza da vida. Eu ainda não acabei de escutar, mas estou pensando nos pequenos q vendiam através do portal das Americanas😮
O problema está em nós consumidores que queremos tudo para ontem. Se fossemos organizados, entenderiamos nossas necessidades e planejariamos nossas ações e dessa forma não sobrecarregariamos no trabalho as outras pessoas por nós indiretamente acionadas.
O Mercado Livre faz lobby para aumentar impostos de importação para o consumidor, uma vez que não consegue concorrer diretamente com Aliexpress e outros. A regra é a seguinte para essa turma: o mercado é livre, desde que a sua compra seja feita com eles 😂
Compreendo que o tribunal do trabalho sugira que o SINDPD seja mais viável, porém ressalto que deve ser verificado que na CCT possui piso salarial de acordo com cursos de graduação especializado na área de TI, sendo desvantagem ao meu ver a esses colaboradores. No entanto, nos demais benefícios realmente esse sindicato seja mais vantajoso aos colaboradores.
Quando o trabalhador (a) vai entender que ele é um explorado, que é ele que constrói a riqueza para o seu patrão usufruir. Tá na hora de mudar essa dinâmica
O governo deveria fazer uma lista de TODAS as empresas que tem muito sucesso e geram muita riqueza. Com certeza vão encontrar coisas erradas que estas empresas fazem. Nenhuma empresa no Brasil consegue seguir a CLT 100% e crescer.
É complicado este sistema. As empresas as vezes extrapolam pra lucrar, mas por outro lado tem gente folgada. Onde eu trabalhava tinha uma mulher que foi apelidada de bexiga caida de tanto que ia ao banheiro. E não tinha pressa nenhuma. Já parava bater papo com telefonista, faxineira...
Sinceramente, achei bem superficial essa "investigação", muita coisa solta, mal explicada. Esperava mais desse podcast, que já entregou episódios ótimos.
Segredo: Vendedores carregam ML nas costas. Todos os prejuízos são transferidos para o vendedor, como por exemplo compradores golpistas, extravios, etc Você vende, mas para ter acesso ao dinheiro precisa antecipar e pagar taxas altas, etc...
Mas é claro que os funcionários não vão falar mal da empresa aos próprios chefes e patrões. 😢😢😢😢😢 Que piada de mal gosto, é essa do Mercado Livre?! É no mínimo, uma pesquisa suspeita, fraudulenta!!!
Mercado Livre é a nova Rua Santa Efigênia.: Todos pensam que ainda é algo que compensa em termos de preço e prazo de entrega. Cansei de pagar o tal Full e sempre receber atrasado porque o pobre do entregador já virou refem dessa máquina e nem sempre dá conta de todas as entregas. Uma vez um entregador estava om o veículos simplesmente abarrotado de mercadorias...quase não acha minha entrega la dentro.
Para o cliente não é tão ruim, porém, coitado dos vendedores e trabalhadores. Já fui vendedor e devido a exploração, as taxas altas de desconto, as mudanças recorrentes nas políticas de reputação, decidi parar de vender na plataforma.
SE NÃO DEVEMOS COMPRAR PRODUTOS DE ÁREAS DESMATADAS, E OU MÃO DE OBRA ESCRAVA; COMPRAR NO MERCADO LIVRE TEM O MESMO PESO. *Objetivos do Mercado Livre* Vendedores, clientes, correios, e funcionarios internos, todos são explorados ao máximo.
Mercado Livre não é varejista e sim são atravessadores, eles juntam todos os varejistas e intemediam a venda. O sucesso do Mercado Livre é a entrega, que mesmo sendo sofrivel ainda é superior aos correios e das transportadoras. Além disso tem a quantidade de varejistas reunidos num mesmo ponto, pois o comercio de rua acabou, moro na roça perto de porto alegre e não existe mais venda de nada no comercio, seja parafuso, ferramenta, comida, produtos liquidos o que for, acabaram com o comercio tradicional. Mas mesmo assim o ML tem um péssimo suporte ai cliente.
Acho que a empresa está correta, se o funcionário não atende expectativas, deve ser desligado mesmo. Onde está o pecado nisso. E se o funcionário não está satisfeito, peca demissão e vá para outro trabalho que seja mais adequado. É muito mi-mi-mi..😊
Quando compramos na cidade onde residimos fomentamos uma série de empregos locais, o dinheiro gira toda economia do município e os impostos ficam mais próximos da gente possibilitando investimentos em saúde, educação, segurança, transporte e etc.. Então, antes de comprar reflita.
Seu raciocínio é bacana. Na prática, eu moro no Interior bem atrasado, onde tudo é caro de baixa qualidade. As vezes vc compra um produto, bom, com um preço bom e pagando o frete ainda compensa! Em preço e em qualidade!
Precisaria ser feita uma matéria mostrando o que nós, vendedores, passamos no Mercado Livre. É surreal.
Adriana, por favor, você poderia contar um pouco? Meu namorado quer vender no ML e agora acho que pode ser uma ideia ruim.
@@tatajoaninhatdp*Escravatura da era moderna.*
@@adilsonlemoslemos4496 Nossa, um absurdo!
O sucesso do ML é a confiança ao comprador e a lealdade, onde o comprador não se lasca e nem é enganado em 9% dos casos, porque sempre tem excessões.
O Ministério Público do Trabalho é o ramo do MPU que tem como atribuição fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista quando houver interesse público.
REALMENTE, PARABÉNS POR ESSE TRABALHO DO UOL...TOLEDO À FRENTE, COM UM TIME FERAS DE JORNALISTAS!!! ÓTIMA INICIATIVA!!! TOMARÁ O CANAL CRESÇA E MILHARES TENHAM ACESSO A TÃO IMPORTANTES INFORMAÇÕES!!!!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
O Mercado Livre é indispensável. A cada ano compro mais e mais nele. Se tornou tão fundamental que logo após a enchente em Porto Alegre a pior coisa para mim, que moro em área alta, muito longe dos alagamentos, foi o Mercado Livre ter parado temporariamente com as entregas. Algumas mercadorias eu não achei em loja física nenhuma, mas encontrei com extrema facilidade no Mercado Livre...😮
Um aspecto interessante é que devem existir dezenas de milhares de mães que vendem no MercadoLivre e conseguem acompanhar o crescimento dos seus filhos.
Tá na hora de uma organização sindical desses trabalhadores! A empresa é grande e depende de vcs !!
Excelente reportagem! Mais uma EXCELENTE!!! Bom trabalho, Srs. e Sras.! ❤❤❤❤
Trabalhei na Amazon na França e na Espanha por 7 anos. No centro de distribuição era a mesma coisa que o que foi relatado aqui.
Só em relação ao fato de terem produtos perigosos no Warehouse, as pessoas não podiam encostar tinha que chamar gente treinada pra limpar.
Todos deveríamos assistir e re-assistir ao filme "Você Não Estava Aqui" de Ken Loach. Maravilhoso! Sobre o assunto MEI (trabalhadores autônomos com CNPJ).
...o José Roberto Toledo é perfeito pra intermediar as reportagens sempre de temas bombásticos dos/as jornalistas do UOL e...
Adriana Negreiros deixa patente a necessidade de um jornalismo competente e responsável pra furar essa bolha de um jornalismo irresponsável e sensacionalista que domina atualmente pela internet... parabéns ‼️
Recentemente me candidatei a uma vaga para auxiliar de logística e na entrevista on line com o Rh, qdo me deparei com as exigências, metas e até controle das minhas necessidades fisiológicas rs, saí da entrevista nos primeiros15 minutos...😅
Enquanto o trabalhador achar que pode vencer o patrão sozinho, continuará sendo super explorado. A união faz a força 💪.
O Ministério Público do Trabalho é o ramo do MPU que tem como atribuição fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista quando houver interesse público.
Parabéns pelo trabalho. Excelente reportagem
Matéria importantíssima que precisa ser bastante divulgada, assim como as ações coletivizadas
O homem é bom! Parabéns
Conheci um entregador autônomo do Mercado Livre que foi sequestrado durante o trabalho, depois quando se recuperou e voltou a trabalhar, sofreu um infarto durante o trabalho. Ele se queixa de uma rotina esgotante e estressante. De ponta a ponta, o negócio do ML é abuso.
Eu percebo que muita gente se afasta de um trabalho quando este trabalho afeta sua saúde. Infelizmente nosso país tem poucas oportunidades e isto é muito difícil. Um fenômeno interessante foi que milhares de pessoas deixaram de trabalhar como CLT só pra não ter um chefe lhe perturbando e foram trabalhar como motoristas de aplicativos de mobilidade ou de entrega.
Meu filho de 19 anos quase foi a depressão, foi só prejuízo e desgraça sendo entregador dessa Casa Grande.
Por outro lado tem fila de gente querendo fazer entregas, assim como UBER eles ganham bastante pelo que dizem.
Agora q eles tem o monopólio tão lucrando até com o frete tá quase 50% do valor do produto aqui no interior de SP
Imagine pro Nordeste ;-)
Aqui pro sul sai quase todo ele grátis pra o consumidor.
Tem que pesquisar dentro do ML um frete melhor, sempre tem, e as vezes sai mais em conta pegar 1 ou 2 produtos para pegar frete gratis.
Ou vc assina a tv deles ou paga caro. Não têm mais frete gratis.
Outro segredo é no sistema de vendas que sugere que as lojinhas pratiquem preços agressivos internamente para ganhar mais visibilidade. Se o vendedor não aceita baixar o preço o sistema pode boicotar e reduzir o alcance do produto no sistema de buscas.
Pode boicotar? Entra realmente boicotam. Já fiz o teste e tentei achar o meu produto na busca e, acreditem, não encontrei.
Parabéns pela reportagem!!
4500 visualizações e 470 likes!!! TEMOS DE AJUDAR A VIRALIZAR O PODCAST,MUITO IMPORTANTE NOSSO LIKE AMIGOS!!!!!😊
Não só o Like 👍 como também compartilhar nas redes 😊
Quanto eu ganho?
@@Chocante-Quanto eu ganho?
Não vou dar engajamento a canal de esquerdistas
Toda empresa que tem isso. Trabalhei em empresa que fabricava sapatos e não se podia sair da esteira sem que alguém ficasse no seu lugar, sob pena de repreensão, suspensão, enfim, vc tinha que segurar a vontade de ir ao banheiro, por exemplo, até vir alguém pro seu lugar. E alguém o acompanhava até o banheiro pra garantir que vc não ia bater perna na fábrica
O jornalista corta a entrevista desnecessariamente, muito ruim
Voltamos à época taylorista...de chefias com cronômetros nas mãos. Não é de se espantar, pois os correios fazem isso há anos, só que como o mercado cresceu, agora tem os terceirizados. Sem estabilidade, sem direitos, a corda só arrebenta...
A terceirização é um absurdo, especialmente quando alocam essa a cargos de alto nível, e onde o peão só se lasca.
Só que os correios são o lixo do sistema de entrega... se puder enviar pelo UBER ainda é mais seguro e garantido do que os correios.
@@edilsonlima5985 O mais gritante é que conseguem fazer os funcionários se sentirem pior por serem terceiros e almejarem o "manto" do mercado livre. É triste e repugnante.
Muito triste isso. Exigência de velocidade humana semelhante ao automático.
Passei por essa supervisão na Inglaterra como camareira em hotel 5 estrelas tipo the Corinthia Hotel London, tem que limpar os quartos voando, as supervisoras aconselham a não fazer break para comer, meta 14 quartos gigantes por dia. Fui humilhada e demitida por não cumprir a meta.
Coisa feia também na parte de atendimento com as terceirizadas. Vale apena dar uma olhada. Muitos funcionários com problemas decorrentes a ansiedade, esgotamento mental e insatisfação. Nao sendo levado a sério e sendo até mesmo "perseguidos". Isso desde o analista até supervisão.
Meu caro Toledo, lhe ouvir é sempre um luxo. Seu compromisso com a isenção e a fineza de sua ironia somadas ao timbre vocal único cativa aos ouvidos. Quase impecável vc, no fosse seu " obrigado vc" no encerramento. Ah não, meu caro Toledo. Bem talvez eu esteja equivocado neste ponto.
A matéria é muito interessante, porém, fala apenas do mercado livre como se ele fosse o único que faz isso ... Nem de longe comenta sobre Amazon, magalu e demais que agem de forma semelhante. Não é um problema apenas de uma empresa, mas de uma cadeia inteira.
É porque a repórter fez o trabalho com foco nessa determinada empresa só. Talvez porque faça grande propaganda no BBB, e tambem porque foi a primeira e-commerce no BR, em 1999... mas, certamente, isso ocorre em todas as empresas de venda.
Parabéns Toledo
O segredo do ML é roubar o máximo possível dos vendedores. Funciona mais ou menos assim: o vendedor é obrigado a fazer o frete grátis. O ML cobra 30 reais pelo frete, mas o custo do frete fica em 10 reais. Imagina isso em dezenas de milhões de transações por mês. E ainda tem a comissão paga pelo vendedor. As Lojas Americanas tentaram seguir o mesmo modelo, mas os seus executivos estavam mais preocupados em fraudar os balanços e mandar o dinheiro para os paraísos fiscais.
Só quem está dentro sabe.
Reporter Adriana uma voz linda , materia excelente.
A lógica do Mercado Livre é parecida com a da Amazon, Uber entre outras, trabalharam durante um tempo com margem negativa até abarcarem todo o mercado e a estrutura de logística, depois do mercado dominado elevam os preços e os consumidores não tem mais para onde correr a não ser comprar.
Verdadeira exploração do Trabalho...
Nível Ifoods, Uber, entre outros. Estamos em plena escravidão legal no século XXI. Podem colocar ministério público na cola, dinheiro paga advogados e juízes. Estamos na lama social. Sem esperanças.
Realmente a logística é impressionante. Moro no interior de SP, há quase 700 km da capital. Tive dois atrasos em dezenas de compras. Tem q ficar esperto com negociação de frete, descontos, juros. De resto é bem interessante comprar no ML. A única ressalva q faço é sobre a pirataria. O controle da empresa deveria ser mais rigoroso. Hj tenho experiência de compras pra tentar desviar da pirataria, mas no começo se vc se empolgar com preço e descontos, vai ter sérios problemas. E dentro da pirataria há a linha gourmet, o pirata de primeira linha. Seria um quase original de boa qualidade.
Para o consumidor são só flores. E por isso o sucesso todo. Mas as taxas , a insegurança e as exigências para o vendedor são absurdas. Se a pessoa bobear ela paga pra vender, literalmente, seu produto.
Gosto das pergunta do José Roberto, pois sei que ele entende o que o entrevistado fala, mas é para explicar para o ouvinte
A cobrança é muito nas Terceirização eu já trabalhei e sei o que e comprir metas se não alcançar as metas e demitido isso é verdade..
Compro no mercado livre há muito, acho excelente por dois motivos que não foi mencionado no vídeo: garantia de entrega do produto compra ou a devolução do dinheiro e uma comunicação impecável com o cliente.
Posso apostar o meu pescoço ( sem medo de ser guilhotinada ou enforcada ), que as pessoas que visualizam mas não deram likes, são os exploradores da classe trabalhadora, ou pobres que defendem os direitos dos patrões.
Associar-se em cooperativas para ganhar força na negociação. Trabalhador sozinho nunca vencerá o patrão.
Os funcionários de tecnologia, que atuam em Osasco, em que eu trabalhei, são registrados em Santa Catarina. Impossível imaginar o porquê.
Sugiro reportagem semelhante sobre a Amazon
Excelente reportagem.
Mercado Livre é ótimo, nenhum e-commerce presta um serviço tão bom, nem mesmo a Amazon ou os gigantes chineses. Por ser da América do Sul, é algo de orgulhar, realmente. Lá você não só comsegue comprar algo bom rapidamente, como conseguir resolver qualquer problema relacionado ao produto de maneira rápida. Fora a opção de ser, além de cliente, vendedor de itens que jamais conseguiria encontrar mercado antes da existência da plataforma
Já fiz coleta pro mercado livre, do meio dia as três, tava carregado.. rodava 300 km, descarregava lá pelas dez da noite.. quando era meia noite fazia transferência de carga, mais 200 km. Correria, mas gostava..
TÁ CHEIO SE AMERICANOS QUERENDO VIR P BRASIL POUS AQUI TEM CLT…. Por isso amo Cuba lá não tem empresas opressoras e tem menos desigualdade e obesidade
Aqui na região onde vivo, Visconde de Mauá, as mercadorias adquiradas pelo Mercado Livre não são entregues nos Vales (Pavão, Alcantilado, Cruzes, Grama, etc). Os entregadores deixam em estabelecimentos que ficam bem longe de nossas residências.
O Problema é muito maior do que o relatado, esse mercado não tem nenhuma regulamentação, explora vendedores, funcionarios e entregadores, enquanto o governo não enxergar isso e regular esse mercado os lojistas (fisico) irão quebrar e entregar seu mercado a uma empresa como essa.
Exatamente! 😢
Portanto, o Mercado Livre é sinônimo de sucesso em condições desumanas de trabalho!🛑🛑 A exploração do trabalhador implica em maior lucro para a empresa.🛑🛑 Ministério Público do Trabalho, não seria hora de agir, fiscalizar as condições precárias dos trabalhadores do Mercado Livre? 🛑🛑Não pode o Mercado Livre continuar Livre de ônus diante de tamanha exploração dos seus trabalhadores! 🛑🛑
Se em São Paulo acontece esse tipo de escravidão moderna, imagina na região nordeste.
Onde muitos sindicatos fecham os olhos.
Tudo normal como toda empresa séria. No início do ano larguei um emprego público por um privado numa empresa de parentes. Mês passado, pedi para sair pois não conseguia cumprir as metas. Tinha dia que trabalhava 12h com pequena pausa para almoço. Vi que não era bom pra mim. Tudo certo!
Essa é a realidade de qualquer empresa grande empresa no Brasil. Petrobras, vale, bancos e outras tantos. Bater meta é o que importa.
Aos editores se vcs estão chocados com 2 mil processos trabalhista do ML então não busca saber o da Alpargatas dona das Havainas. 10x maior...
Surpreende quem não trabalha no setor.
Não se trata apenas de "medo de processar" grandes empresas. Se trata de avaliar e reforma a política empresarial de terceirização, muitos não são efetivados e por necessidade se submete até o agravante, que pode ser a doença, demissão ou ambos.
Compro na Magazine Luiza e no mercado livre. Ambos entregam rápido
Na Inglaterra os funcionários da Amazon queixam-se da mesma coisa.
O segredo? Exploração do trabalhador e do vendedor.
É o que o consumidor paga pelo comodismo.
@@Robertoolivers Não! Colocar a culpa no consumidor é uma parte do erro. É o preço para aumentar o lucro do Burgues, em um sistema de competição que visa maximizar o lucro ao invés da vida. Parece cliche falar - Mas apesar do Burgues dono do mercado livre ser o principal beneficiado com isso tudo, o problema é realmente do sistema. Em que visa aumentar o lucro, acima da vida humana. Se ele não explorasse dessa forma, outro iria explorar. Se você não comprar do ML, você ira comprar de outro lugar que explorara da mesma forma.
É urgente uma reportagem sobre o iFood.
O segredo e que as taxas deles sao bem parecidos que os impostos, ou seja, voce arrumou dois socios que te sugam!! GOVERNO E MERCADO LIVRE..... continuamos escravos em 2024!
Me faz um favor; compare o que passa um funcionário do Mercado Livre e um outro - de por exemplo - um funcionário da Gessy Lever do Br. Porque ficará parecendo matéria paga de outros sites de venda, até mesmo daquele das @ blusinhas …
Esse vídeo tem uma falha muito grave: não tem nenhum representante do Mercado Livre para falar o lado da empresa.
Só têm adversários da empresa e muito mi-mi-mi.
El exito del mercado libre es ser argentina 🇦🇷 ❤
Um pequeno empreendedor da minha cidade consegui isso! passou a pintar maçanetas de todos os modelos de portas de vidros
Oiiii. Faltou falar sobre entregadores terceirizados.
Ou NÃO?
Boa reportagem, mas não revela quem são os donos do mercado livre? Por que?
Ações na bolsa de valores.
Nossa, ML sempre cobra frete (ao menos para o RS). Eu só compro na Amazon
Enquanto o funcionário continuar votando no candidato do patrão, as coisas jamais mudarão! Você trabalhador acha mesmo que o candidato do patrão vai fazer alguma coisa boa pra você? Acorda!!! 🐂🐂😡😡😡😡
Aqui em canela RS, um pedreiro me contou que o primo surrupiava coisas do depósito de material de construção onde trabalhava.
Comprar sem garantia de receber ou receber gato por lebre? Tô fora. Já provei do gosto amargo do "mercado livre". Nunca mais.
Engraçado, nunca assisti o BBB mas o mercado livre é o meu preferido.
Cadê a imagem?
Gente, no ML qq um de nós pode trabalhar. É uma forma justa de competir c os Magazins Luiza da vida. Eu ainda não acabei de escutar, mas estou pensando nos pequenos q vendiam através do portal das Americanas😮
O problema está em nós consumidores que queremos tudo para ontem. Se fossemos organizados, entenderiamos nossas necessidades e planejariamos nossas ações e dessa forma não sobrecarregariamos no trabalho as outras pessoas por nós indiretamente acionadas.
Com o que nós do povão ganhamos a gente batalha por preço menor.
Sim, a culpa é do consumidor por querer algo com preço baixo e agilidade. Isso faz sentido realmente?
O Mercado Livre faz lobby para aumentar impostos de importação para o consumidor, uma vez que não consegue concorrer diretamente com Aliexpress e outros. A regra é a seguinte para essa turma: o mercado é livre, desde que a sua compra seja feita com eles 😂
Compreendo que o tribunal do trabalho sugira que o SINDPD seja mais viável, porém ressalto que deve ser verificado que na CCT possui piso salarial de acordo com cursos de graduação especializado na área de TI, sendo desvantagem ao meu ver a esses colaboradores.
No entanto, nos demais benefícios realmente esse sindicato seja mais vantajoso aos colaboradores.
Reportagem muito boa para a concorrência do ML né.
Quando o trabalhador (a) vai entender que ele é um explorado, que é ele que constrói a riqueza para o seu patrão usufruir. Tá na hora de mudar essa dinâmica
Vou pensar duas vezes antes de comprar novamente!
Acontecem situaçoes muito parecidas com os empregados da area de processamento de carnes.... Merece uma investigação tambem
O governo deveria fazer uma lista de TODAS as empresas que tem muito sucesso e geram muita riqueza. Com certeza vão encontrar coisas erradas que estas empresas fazem. Nenhuma empresa no Brasil consegue seguir a CLT 100% e crescer.
É complicado este sistema. As empresas as vezes extrapolam pra lucrar, mas por outro lado tem gente folgada. Onde eu trabalhava tinha uma mulher que foi apelidada de bexiga caida de tanto que ia ao banheiro. E não tinha pressa nenhuma. Já parava bater papo com telefonista, faxineira...
Sinceramente, achei bem superficial essa "investigação", muita coisa solta, mal explicada. Esperava mais desse podcast, que já entregou episódios ótimos.
Relatos parecidos com os funcionários da Amazon nos EUA.
Agora entendo porque compro uma torneira para pia de cozinha de parede, e recebo para bancada. Vourepensar minhas escolhas a partir de agora
Deprimente essa tentativa da desconstrução da reputação de um grande empregador.
Falta do que fazer?
Muito o que fazer, ainda puxou sardinha para Magazine Luiza como se fosse diferente. Reportagem direcionada
A logística cerebral e física é da DHL, que terceiriza para várias logísticas menores.
O coração são os centros logísticos do ML
Segredo: Vendedores carregam ML nas costas. Todos os prejuízos são transferidos para o vendedor, como por exemplo compradores golpistas, extravios, etc Você vende, mas para ter acesso ao dinheiro precisa antecipar e pagar taxas altas, etc...
Estou tão boquiaberta, que quase descolou minha mandíbula 🤦
O maledeto " Capitalismo", onde o lucro vem em primeiro, segundo e terceiro lugar.😭
A industria das ações trabalhistas!!!! A reporter visitou algum galpão para para confirmar se os relatos sao plausíveis?
Se a situação é tão complicada, por que esses "canetas mercantis" estimulam e douram o empreendedorismo?
Mas é claro que os funcionários não vão falar mal da empresa aos próprios chefes e patrões. 😢😢😢😢😢 Que piada de mal gosto, é essa do Mercado Livre?! É no mínimo, uma pesquisa suspeita, fraudulenta!!!
Fico imaginando como funciona esse galpão
Mercado Livre é a nova Rua Santa Efigênia.: Todos pensam que ainda é algo que compensa em termos de preço e prazo de entrega. Cansei de pagar o tal Full e sempre receber atrasado porque o pobre do entregador já virou refem dessa máquina e nem sempre dá conta de todas as entregas. Uma vez um entregador estava om o veículos simplesmente abarrotado de mercadorias...quase não acha minha entrega la dentro.
Para o cliente não é tão ruim, porém, coitado dos vendedores e trabalhadores. Já fui vendedor e devido a exploração, as taxas altas de desconto, as mudanças recorrentes nas políticas de reputação, decidi parar de vender na plataforma.
Eu, como cliente do Mercado Livre, vou pensar muito antes de comprar lá. Verei outras possibilidades e em último caso o mercado livre.
Nem vc acredita no que está falando 😂
E porque nao? É um desafio! E só de ja ter esse pensamento, já é um começo pra acabar com a farra! @@danilopassos1803
Infelizmente isso é "comum" em diversos marketplaces, sites, fábricas etc...
Compra nas casas Bahia para eles não abrir falência
Compra na Magalu, eles fizeram o L, a Uol ama
SE NÃO DEVEMOS COMPRAR PRODUTOS DE ÁREAS DESMATADAS, E OU MÃO DE OBRA ESCRAVA; COMPRAR NO MERCADO LIVRE TEM O MESMO PESO.
*Objetivos do Mercado Livre*
Vendedores, clientes, correios, e funcionarios internos, todos são explorados ao máximo.
Então não compre produtos da China, meu amigo!
Irá passar necessidades!
Kkkkk
Mercado Livre não é varejista e sim são atravessadores, eles juntam todos os varejistas e intemediam a venda.
O sucesso do Mercado Livre é a entrega, que mesmo sendo sofrivel ainda é superior aos correios e das transportadoras.
Além disso tem a quantidade de varejistas reunidos num mesmo ponto, pois o comercio de rua acabou, moro na roça perto de porto alegre e não existe mais venda de nada no comercio, seja parafuso, ferramenta, comida, produtos liquidos o que for, acabaram com o comercio tradicional.
Mas mesmo assim o ML tem um péssimo suporte ai cliente.
Usa do passado. Catálogos. Correios.
Consumidores fora das cidades ou de cidades pequenas. Sociedade de consumo. Propaganda. Marketing!
❤bom
Eu acho que o magazine Luiza tem mais promoções, que o mercado livre.
Tem agências que pagam R$ 100 reais pra um garçom e com 10 dias úteis para pagamento. A escravidão não acabou, ela apenas se modernizou!
Acho que a empresa está correta, se o funcionário não atende expectativas, deve ser desligado mesmo. Onde está o pecado nisso.
E se o funcionário não está satisfeito, peca demissão e vá para outro trabalho que seja mais adequado. É muito mi-mi-mi..😊
o Mercado Livre é bom para os consumidores,mas ruim para os vendedores,comissões muito altas!
Quando compramos na cidade onde residimos fomentamos uma série de empregos locais, o dinheiro gira toda economia do município e os impostos ficam mais próximos da gente possibilitando investimentos em saúde, educação, segurança, transporte e etc.. Então, antes de comprar reflita.
Seu raciocínio é bacana. Na prática, eu moro no Interior bem atrasado, onde tudo é caro de baixa qualidade. As vezes vc compra um produto, bom, com um preço bom e pagando o frete ainda compensa! Em preço e em qualidade!
Nunca usei mercado livre.