Oi, Pedro! Sou trabalhador do setor nuclear brasileiro desde 2005. Primeiro trabalhei nas usinas nucleares de Angra e atualmente trabalho na INB (Indústrias Nucleares do Brasil), na usina de enriquecimento de Urânio de Resende, no RJ. Eu queria te agradecer pelo seu vídeo. Existe muito preconceito e muito desconhecimento sobre a energia nuclear no Brasil, e pequenas iniciativas como a sua tem grande alcance e oferecem grande contribuição ao entendimento dessa forma de geração tão importante e com tanto potencial. Muito obrigado! Se algum dia você quiser fazer uma visita técnica as nossas instalações, quem sabe pra produção de um vídeo, eu teria prazer em intermediar seu contato com a nossa área de comunicação.
@inbardo , Eu estou desatualzado? Pelo que sei, o Brazil não tem usina de "enriquecimento" de urânio. Todo o urânio que usamos em nossas usinas nucleares, veem dos EUA ... Nós apenas melhoramos a qualidade, mandamos para os EUA, e recebemos de volta com (99,00%) ... A pesar de já termos a tecnologia e não podermos usar em função dos tratados asinados.
@@dofogoaosilicio5750 O Brasil não apenas faz parte do seleto grupo de países capazes de enriquecer urânio como nossa tecnologia de ultracentrifugacão é excepcional (e inclusive é segredo de Estado). Nossa planta, que fica em Resende, ainda é pequena (consiste de 3 módulos de cascatas), mas estamos em expansão (estamos na fase de montagem final do módulo 4). O ciclo de urânio tem 6 etapas: mineração, conversão, enriquecimento, reconversão, montagem e geração. Dessas etapas, a gente tem pleno domínio das etapas de mineração (nossa mina fica em Caetité, na Bahia.), reconversão e montagem (Nas fábricas localizadas em Resende- RJ) e geração (nas usinas nucleares de Angra dos Reis - RJ). Nossa produção de enriquecimento (na usina de Resende-RJ) ainda não é o suficiente pra sermos autossuficientes, mas estamos em expansão. A única etapa do ciclo do urânio que ainda é 100% feita no exterior é a Conversão (que é a etapa que consiste em transformar o minério de urânio em gás)
esse lance da segurança me lembra que muitas pessoas tem medo de avião, justamente pq quando ocorre um acidente fatal são muitos mortos de uma vez só. Sendo que o avião é muito seguro e esses acidentes são bem incomuns
é caiu caiu e vida que segue, uma usina que falha explode pela reação da quebra do hidrogênio e a consequente reação é por milhares de anos o problema.
@@rafaelvalimfernandes eu não tô comparando o nível de problema, mas como as pessoas se sente mais seguras com algo que na real causa mais mortes, mas não é tão perceptível pq não é de uma vez (no caso carro ou combustível fóssil). E sinceramente falar "caiu, vida que segue" é desvalorizar a vida humana
Impressionante como o TH-cam pode ser usado pra algo tão bom, educativo e ao mesmo tempo, super interessante, vídeo com tamanha qualidade. Que deveria ser usado em escolas, faculdades, parabéns ao canal! 👏👏👏
@@girielmadeiro9731 Voce está falando do que exatamente? Não sei se a questão pra entender seu comentário foi a falta de conhecimento básico do português, se foi o modo como escreveu o comentário ou se apenas a falta de contexto por sua parte.
Esse é um dos melhores canais do TH-cam brasileiro, informativo e de fácil compreensão, até já usei um dos vídeos (o do Teste de Turing) pra fazer um trabalho filosófico
Amo ouvir os podcasts do sinapse. Quando venho assistir o vídeo já consigo associar tudo que ja ouvi no podcast com as animações e expressões do Pedro. Ouçam os podcasts do ciência todo dia! É incrível.
Simplesmente incrível esse vídeo do Pedro. Nós mostrando os lados bons e contraditórios da energia nuclear mto fascinate. Faz um vídeo sobre os estudos das cargas elétricas, cargas elétricas esféricas carregadas, Lei de Fourier , ia ser top demais!!!
Vale lembrar que ja existe formas de se gerar energia usando uranio empobrecido, o que diminui bastante o risco de alguns acidentes e ainda soluciona parte do problema de armazenamento do subproduto das usinas nucleares.
Mandas um abraço para Belém Grão-Pará 🇧🇷,minha cidade é 88% Portuguesa ,amo o vosso trabalho , e insentivou-me a querer formar-me em física, reforçou o meu sonho de ser um físico
Seria interessante numa parte 2 Falar sobre as gerações de reator. Motivos que levaram à escolha do urânio para alimentar as três primeiras gerações: bélico. Explorar outros elementos fisseis. Explicar que o termo combustível é usado mas não é o mais adequado pois a ração é de fissão, nao de combustão (=oxidação rápida)
Oi! Nós temos pesquisas sobre reatores a Tório. O problema é que, como a Fusão, trata-se de uma pesquisa científica, e não de uma tecnologia completamente desenvolvida. Reatores a Tório (Reatórios? Hahaha) ainda estão em desenvolvimento e são promissores, mas no momento ainda não tem viabilidade de produção em larga escala.
Mano, como amo esse canal! Só conteúdo de qualidade! Pedro, se possível faça um vídeo específico falando sobre os painéis solares. Além de ter esse problema que vc já citou sobre a questão geográfica, vi que a composição no material leva componentes tóxicos e que a reciclagem não é mt viável, e tbm tem a questão da demanda energética. Seria um vídeo sobre os mitos e verdades sobre esse método Abç!
Vdd mas veja como somos facilmente manipulados pela mídia Essa visão de que usinas nucleares não são seguras decorre dessas ficções que a mídia vende como verdade absolutas
@@isso1001 acho que nem é essa a questão, o medo vem desde Chernobyl, Chernobyl é o retrato de o que acontece quando Homer Simpson está no comando de uma usina, é daí que nasce o medo da população, a cagada quem fez foi políticos e gente incompetente dominada pelo perverso comunismo, quase destruírem o mundo achando que era só um incêndio, mas quem teve que colocar a mão na massa em zona de morte pra evitar que a radiação se tornasse incontrolável, foi o povão, muitos deles mortos, e a estimativa do Pedro em Chernobyl é muito baixa, muito provavelmente deve ter passado fácil dos 100 mil mortos pela radiação em curto e longo prazo.
@@thiagoramos5712 , Não se trata de comunismo ou de capitalismo. Se trata de normas de segurança rígidas na qual gera um custo financeiro. E a lógica capitalista visa apenas o lucro. Observe o que aconteceu em Brumadinho... E talvez manter a segurança em uma barragem de rejeitos talvez seja menos complexo que em uma usina nuclear.
Pedro, obrigado por abordar esse assunto tão delicado e importante. Tenho um adendo a fazer, no instante 6:18 quando fala sobre resíduos nucleares, talvez não seja interessante usar uma foto desorganizada, até porque resíduos nucleares são armazenados de forma extremamente cuidadosa. Outro detalhe é sobre armazenamento temporário, a maioria das usinas nucleares fazem armazenamento temporário justamente porque o volume de resíduos é muito pequeno e não é necessário um lugar definitivo (por enquanto não) e também por questões de segurança. São só umas dicas para os próximos vídeos sobre energia nuclear, espero que venham muito, obrigado pelo trabalho.
4:23 Sou leigo nesse assunto e defibitivamente concordo que uma hora ou outra iremos ter que nos acostumar a com a idéia de que usaremos uzina nucleares, mas acho que pessoalmente esse número nn representa o real perigo, isso porque como você mostrou não existem muitas usonas se comparadas as de combustiveis fósseis, eu acho q com um bom administramento teremos no máximo uma média igual pois os efeitos de um acidente nuclear é muito maior do que os de outros tipos de geradores de energia
Adoro esses vídeos sem respostas definitivas, até pq n existem respostas definitivas pra tudo, e a gente tá tão acostumado a acessar um vídeo e ver a pessoa falando por A+B q ela tá certa, em contrapartida, acessar o seu vídeo é certeza de q n vou ter uma respostas definitivas, mas sim conhecimento.
@Lelouch vi Britânnia Sim, existe uma forma. É só descobrir como de fato o universo nasceu. O que se sabe, é somente o que é e algumas outras teorias. Depois disso, saberemos pq nós somos nós mesmo e o que significa a nossa consciência.
Uma associação que acho válida é comparar os acidentes envolvendo usinas nucleares e usinas termoelétricas com os acidentes envolvendo viagens aéreas e viagens de carro. A maioria das pessoas tem medo/receio das opções mais seguras. Outro exemplo legal é mortes por ataque de tubarão e mortes por insetos
Sério? Deixa desenrolar isso... Um carro ou avião ou uma termoelétricas matam bastante, mas só uma vez. Uma usina nuclear, com ou sem acidente, tem potencial para continuar matando por milênios. A comparação é inválida.
Muito bom. Vale lembrar também da poluição térmica gerada por usinas termoelétricas em geral, tanto pelas usinas de combustível fóssil quanto pelas usinas de energia nuclear.
@Lelouch vi Britânnia amigo, só os estados unidos tem 90 mil toneladas de lixo nuclear ..... Sao 90 MILHÕES de kilos. Só os EUA. E aí, vsi guardar no quintal da tua casa??
@Radio cabaré diz aí, onde vai guardar o lixo nuclear? Onde é seguro guardar esse tipo de material que é radioativo e contaminante por centenas ou MILHARES de anos...pergunta pros habitantes de fukushima se é seguro! Até hj não temos tecnologia pra limpar a cagada que fizeram lá!
@Radio cabaré sem falar que o cara n conta todas as crianças defeituosas que nasceram devido aos acidentes nucleares, nem as.pesssoas que morreram de cancer ou se tornaram inválidas. 10 mil ele tirou de onde, do rabicó? Tb n conta que a area toda em volta ficou inabitável, que o gado teve que ser sacrificado e as cidades evacuadas. Mas é seguro sim, confia!!
tipo, se der faz a usina o mais longe possível dos bairros, o nível de segurança aumenta um pouco, mas isso já é algo, considerando que caso ocorra acidente a evacuação fica mais fácil..
Eu acho que o principal fator de medo das pessoas não é o medo da fatalidade em si, mas o medo da tragédia, por mais que uma coisa possa matar mais frequentemente, algo que possa fazer mais estrago é muito mais desesperador, como por exemplo, o fato que as pessoas tem medo de morrerem devoradas por tubarões, sendo que, por ano, mais gente morre por causa de cocos que caíram em suas cabeças do que pelos animais ditos acima, que sequer atacam pessoas com a intenção de comer, todas as mortes foram feitas por ataques territoriais ou de curiosidade ( Tubarões analisam coisas por meio de mordidas ).
@@storming649 a ideia é usar ambas mesmo. Todas energias tem partes boas e ruins, por isso precisamos combinar elas pra tentar ter o melhor de cada tipo.
Pedro, parabéns pela abordagem. Sou curioso sobre o tema, apesar de leigo e não ter nenhum envolvimento profissional na área. Assisti uma vez um documentário “Into Eternity”, um depósito permanente para lixo nuclear, sendo construído em Onkalo. Se puder, comente sobre ele no seu próximo conteúdo 👍🏻🤩
Fabuloso Pedro. Eu tinha uma visão muito aterrorizante de usinas nucleares. Mas quando conhecidos os riscos e investimentos aplicados para conter os riscos, temos uma opção que realmente faz frente a produção de energia via combustíveis fósseis.
Faltou falar que chernobyl e Fukushima nao sao habitaveis mesmo decadas após as tragédias. Tem tb o problema do lixo que nao é pequeno. Onde guardar uma pilha de lixo radioativo??
Com certeza é um vídeo muito informativo, mas tenho uma sugestão. Que tal colocar as fontes e artigos científicos que se baseia suas informações? Digo isso pq referente aos acidentes que vc mencionou e também à eficiência desse tipo de energia. Acredito que vai agregar ainda mais no seu trabalho e fidelizar muito as pessoas que o acompanham. TMJ!
Uma vez Nilton pronunciou: "O meu combustível e natural, tomo cachaça que vem da cana... A cana vem da natureza" Nilton é meu tio , morreu ano passado.
Gostei muito do seu vídeo, faz pouco tempo que me inscrevi neste canal e estou amando os vídeos, pois são muito educativos e instrutivos. Particularmente, gosto muito desse assunto "Energia Nuclear"!!! Como sugestão faz um vídeo explicando sobre o funcionamento de uma usina nuclear como exemplo temos as usinas do Brasil localizada em Angra dos Reis. Eu moro bem perto dessas usinas, já fiz estágio de Técnico em Mecânica na Usina Nuclear (Angra 2), aprendi muita coisa boa e me apaixonei por essa área!!!
Entretanto o número de usinas nucleares é menor o que o número de usinas de combustíveis fósseis e aí ? Como fica essa relação ? O importante são os números e a relação entre elas devido o custo/benefício.
Mas será que a taxa de mortalidade ligada as usinas nucleares comparadas as usinas que utilizam combustivel fossel só é menor devido a quantidade baixa de usinas nucleares?
Mas é aí que tá a mágica. Uma única usina nuclear substitui centenas de usinas termoelétricas. Se as poucas que existem, que em sua maioria foram construídas no século passado com muito menos tecnologia, já atendem 10% da demanda global, imagina se tivéssemos somente o dobro ou triplo disso com muito mais tecnologia embarcada?
Dos dados iniciais, energia nuclear é responsavel por 10x menos produção de energia do que de carvão. Então se você compensa esse fator de 10, você tem que são 320 mortes vs 40.000 mortes. Mesmo compensando energia nuclear é mais segura.
Ótimo video.. E nossa, muito mas MUITO Obrigado por não ter usado aquele ângulo de camera horrivel de você olhando pro nada. Não sei se a equipe leu meu comentário nos outros videos ou se deu conta por si mesmos, ou se não usou por acaso... Mas o conforto de assistir melhora 1000%
Pedro, sou Eng. Química, com pesquisa na área de produção de petróleo e também já dei aula na aula nesse área. Atualmente, tenho mestrado em Eng. Nuclear pela COPPE UFRJ e estou no final do doutorado, também em Eng. nuclear pela COPPE. Vim, como de costume, assistir a um vídeo de nuclear x combustíveis convencionais, para alertar sobre os erros técnicos. Tive uma grata surpresa de não precisar, a não ser te dizer que o vapor d'água não é potável, porque é água destilada, ou seja, não tem minerais e te causaria uma diarréia (de tão limpa que ela é). Por fim, te lembrar de falar, num próximo vídeo que o único problema real que você levantou "ainda sem solução" não é um problema tão grande assim. Combustível irradiado ou empobrecido é um recurso valiosíssimo (é comum na área dizer que esse é o tipo de rejeito menos rejeito que existe), pois a maior parte da energia permanece lá ainda, esperando para ser extraída. O Brasil optou por armazenar ele (nosso depósito seco está sendo finalizado) para utilizar quando a tecnologia de reatores que possam "queimar" combustível irradiado esteja mais madura, sendo hoje uma área de extrema importância econômica. A não proliferação é uma questão tão séria ou mais do que você falou, uma nação com boas relações não consegue desviar nem mesmo um mg de urânio, pois há um controle internacional direto sobre o quanto entra e o quanto sai de uma usina Nuclear. De resto, parabéns pelo seu vídeo informativo!
Que maneiro, Larissa! Guardam porque tem uso futuro. Já estava me perguntando porque não poderia pegar todo o material, socar num foguete e mandar pro Sol. Valeu!
Achei bem interessante esse comparativo de acidentes de usina fossil com usina nuclear, mas temos que pensar na seguinte questão de que existem muito mais usina fossil que nuclear, aumentando propocionalmente a quantidade de acidentes
Muito bom, Pedro! Mais um vídeo excelente! Só fiquei com dúvida com relação aos dados de fatalidades diretas. É mostrado que o número de fatalidades diretas em usinas de combustíveis fósseis é maior em termos absolutos do que de nucleares. Mas isso já seria esperado, não? Tendo em vista que existem mais pessoas trabalhando nas usinas de combustíveis fósseis e consequentemente, há mais oportunidades de ocorrerem fatalidades. Nesse caso, não seria melhor analisar as fatalidades pelo número de trabalhadores nesse segmento? Com isso, eu chutaria que o valor das usinas nucleares seria maior.
Os dados das fatalidades realmente não me parecem claros. Usinas nucleares não matam menos simplesmente porque são menos usadas? O número de mortes indiretas com usinas nucleares não seria muito maior? Teria que ter o número total de mortes, diretas e indiretas, de ambas energias, comparando com o percentual usado de cada energia pra fazer a proporção. Mas com uma pesquisa rápida no Google, parece que energia nuclear proporcionalmente mata menos, mesmo se fosse mais usada. Mas tbm queria saber esses números. O problema continua sendo que a radiação pode ser um problema por muitos séculos se algo der errado.
Finalmente um vídeo não sensacionalista contra a energia nuclear. Trabalho na Central Nuclear de Angra há quase 20 anos e posso atestar que as usinas são muito seguras.
Fico feliz então. Mas a sua frase está escrita a de maneira errada então. [...]Finalmente um vídeo, não sensacionalista, contra a energia nuclear[...] O correto seria Finalmente um vídeo que não é sensacionalista e contra a energia nuclear.
@@Adaraki continuo discordando de você. Peça a opinião de outras pessoas. De toda forma vou tentar te ajudar: "finalmente um vídeo (não) sensacionalista contra a energia nuclear.". Leia a frase ignorando a palavra "não". Agora negue o que você acabou de ler após a palavra "vídeo", algo como "não-sensacionalista". Foi agora? 👍
@@alpandrade da forma como está escrito parece que você quer dizer que o vídeo não é sensacionalista, mas é contra a energia nuclear: "(...) Um vídeo não sensacionalista contra a energia nuclear". Eu só soube que você não quis dizer isso quando li seu comentário abaixo.
IRMAO, EU ADORO SEUS VIDEOS! E COMO SUA DIDATICA É MUITO BOA, POR FAVOR, FAÇA UM VIDEO FAALANDO SOBRE CORPO CETONICOS, SUA PRODUÇÃO PELO FIGADO E PELO CEREBRO. SEUS BENEFICIOS. É UM ASSUNTO BEM ATUAL, RECORRENTE E VIRAL ATUALMENTE. SEBEMOS QUE TÊM MUITOS VIDEOS SOBRE TAL ASSUNTO, MAS QUERIA OUVIR SOBRE SUA OTICA, SUA DIDATICA. ABRAÇO
Muito legal. Ideias novas e coisas novas são sempre ótimas. A desinformação sobre ernegia nuclear é forte como todos sabem; seria interessante discurtimos mais e tomarmos mais conhecimento, asssim podemos tomar decisões melhores e pararmos de perder tempo!
O idealismo é muito bonito, até alguém fazer a pergunta: como fica a nossa certeza de que não seremos escravizados quando outros países tem armas nucleares e nós não temos?
@@higor4568 A pergunta é se nós temos. Se não temos então se um país decidir jogar uma bomba aqui nós só podemos ficar olhando. Me diga um único motivo para não termos bombas nucleares.
@@higor4568 kkkkkkkkk sistema de defesa anti-aérea anti-nuclear num país de tamanho continental? Até os EUA só têm esse tipo de sistema na capital e o resto é poder de dissuasão ("joga aqui que eu jogo aí") Você se mostra um completo ignorante no assunto, já que o Brasil possui total capacidade de produzir e enriquecer urânio além de fabricar bombas nucleares, só não o fazemos porque assinamos um tratado internacional. "Não temos necessidade", lógico, amigo com o conhecimento bélico de um ornitorrinco, o país não está em guerra com ninguém, entretanto, somente um estúpido poderia achar que a paz é eterna, o próprio Brasil já foi ameaçado de ataque nuclear pela França na Guerra da Lagosta nos anos 60, e não tínhamos nada para se defender disso. É muito simples: Porque cacete só os países desenvolvidos podem ter acesso a bomba nuclear? Você não parou pra pensar que isso é uma forma de controlar os países menos desenvolvidos através de dissuasão bélica? Eu hein, é muita vontade de dar pra gringo, deve ser isso.
Eu tinha um visão um tanto quanto errada das usinas nucleares, mas seu vídeo me ajudou a compreender que existem muitos pontos positivos que não são levados em conta, por exemplo, nas escolas, quando se fala sobre energia nuclear. Obrigado!
Chernobil não matou nem 15 mil pessoas diretamente e indiretamente. Agora uma barragem hidrelétrica na China, quebrou e matou 100 mil pessoas. Se comparar a quantidade de Mortes por Terawats, em energias renováveis morrem 1 pessoa a cada 10 anos. Enquanto na energia nuclear morre 1 a cada 14, por Terawats. Uma estimativa da Nasa mostrou que mais de 2 milhões de pessoas não morreram por poluição graças a energia nuclear. O lixo radioativo pode ser seguramente enterrado a 1 quilômetros de profundidade. Além de que usinas a combustíveis fósseis matam muito mais. Países como a Alemanha destruíram seus reatores, e trocaram por energia a carvão, que mata muito mais nas minas, por poluição e por acidentes muito mais que o equivalente a energia nuclear
@@jefersongomeslima5777 A tecnologia de fissão hj está melhor ainda do que nunca, dá até para reaproveitar os elementos das fissões e continuar a gerar energia com eles até o ponto em que o lixo radioativo não seja tão radioativo quanto eram antes.
@@brazilpaes Sim. Pelo que eu sei pode se fazer fissão com plutônio, um resultado da fissão do urânio(indiretamente). Outra maneira com lixo nuclear menos duradouro, é o Torio, que além de mais abundante, pode ser mais seguro, e com um lixo menos radiotivo
quando der um problema vc só vai ficar sem sua casa por milhares de anos, já viu a distância que precisa evacuar caso haja um problema e a usina já teve problemas com a refrigeração do reator anos atrás.
@@rafaelvalimfernandes acho que isso não é um problema, pois a forma que Angra foi construída fez dela a usina nuclear mais segura do MUNDO e os danos não atingiria a cidade mas apenas a região de serra no máximo e o lugar inteiro seria soterrado
@@rafaelvalimfernandes mentalidade medíocre é assim mesmo. Se prende na minúscula possibilidade de tudo dar errado e ignora totalmente as possibilidades infinitas de dar certo
Esse vídeo explica parte da minha vida, pois morei por muito tempo nos arredores da usina de Angra dos Reis com familiares trabalhando por lá. Por mais que eu tenha certeza de que a usina de Angra seja muito segura (fazem testes mensais, as paradas da usina são extremamente bem planejadas, muitos estudos sobre a natureza do local e prezam muito pela preservação, etc), a verdade é que a privatização de parte dela tinha que deixar todos muito mais assustados, pois como você falou no início do vídeo, uma usina nuclear incentiva a profissionalização e geração de empregos, mas não existem mais investimentos para realizar concursos publicos e isso pode gerar problemas sérios demais pra empresa. Se ainda existe medo pela usina de angra, ninguém pode culpar os trabalhadores e sim o governo, que está já vendeu uma parte da empresa pra gringos (sempre ouço que asegurança da usina brasileira é MUITO maior do que a das gringas). Mas concordo sim que qualquer deslize pode gerar uma CATÁSTROFE na região e por isso eu nunca venderia a empresa e nunca construiria outras antes de acharmos mais meios de segurança pra usina já existente em angra, evitando possíveis problemas no futuro.
@@RabaoBao sim e não 👍 Mais da metade da matriz elétrica do Brasil é renovável Mas menos da metade da matriz energética é renovável, isso porque a matriz energética conta também a emissão de veículos etc...
@@hudsonsantos8271 Bob Marley foi um gênio em vários aspectos, uma pena o preconceito enraizado em diversas esferas de diversas sociedades ao redor do mundo não enxergar isso, mas o legado dele é vivo, só pesquisar e compartilhar suas mensagens! Ser humano sem igual!
@@pedroarigoni Confesso que conheço muito pouco de sua obra... Depois dessa, virei até fã dele! Enfim, obrigado por compartilhar seu apreço por ele, fiquei ainda mais interessado.
não existe ainda a energia de fusão, só há estudos laboratoriais e ainda gasta mais energia do que gera, mas essa realmente é limpa. Explicado a bem grosso modo.
@@rafaelvalimfernandes Existe, estrelas usam ela o tempo todo. Sim, nós ainda estamos estudando ela, mas você só falou de maneira negativa sobre a melhor energia do universo.
Excelente vídeo, você poderia fazer um vídeo falando sobre o quê aconteceria se um buraco negro estivesse próximo de uma estrela quando ela entrasse em super nova? Você acha que o buraco negro seria capaz de sugar ou conter a energia? Caso você tenha feito um vídeo sobre este tema poderia me mandar o link por favor, um grande abraço e mais sucesso no seu canal e sua vida, Tchau
Acho interessante este tópico abordado, assisti uma serie do Bill gates que projetou uma usina nuclear mais moderna, utilizando o lixo radioativo para alimentação da usina sendo ainda mais sustentável, você poderia em um próximo vídeo abordar esta nova tecnologia desenvolvida por ele (Bill gates).
Eu não vi exatamente o que ele fez, mas meu professor comentou um pouco sobre. Mas a ideia de usar o rejeito nuclear é antiga, isso já é feito. O Bill Gates é um entusiasta que tá investindo no setor.
"Isso é vapor de água, o que literalmente você pode tomar" - bom, supondo que a sua garganta aguente temperaturas acima de 100ºC, tem nada de errado em beber água evaporada...
Me sinto muito inteligente vendo os seus vídeos, e eu gosto muito, se você fosse meu professor eu dormia na escola pra não perder as suas aulas kkkskkdkkkk.
Eu queria saber mais sobre o lixo que as usinas produzem. Tipo quanto kg uma usina tipo angra produz por anos. Por quanto tempo é estocado. Quais são os cuidados e as dificuldades de estocagem. Os custos de estocagem. Os riscos ...
Oi, Pedro! Sou trabalhador do setor nuclear brasileiro desde 2005. Primeiro trabalhei nas usinas nucleares de Angra e atualmente trabalho na INB (Indústrias Nucleares do Brasil), na usina de enriquecimento de Urânio de Resende, no RJ. Eu queria te agradecer pelo seu vídeo. Existe muito preconceito e muito desconhecimento sobre a energia nuclear no Brasil, e pequenas iniciativas como a sua tem grande alcance e oferecem grande contribuição ao entendimento dessa forma de geração tão importante e com tanto potencial. Muito obrigado!
Se algum dia você quiser fazer uma visita técnica as nossas instalações, quem sabe pra produção de um vídeo, eu teria prazer em intermediar seu contato com a nossa área de comunicação.
Seria muito legal se ele visitasse e gravasse pra gente ver. Obrigada moço.
Seria incrível um vídeo assim!
@inbardo , Eu estou desatualzado? Pelo que sei, o Brazil não tem usina de "enriquecimento" de urânio. Todo o urânio que usamos em nossas usinas nucleares, veem dos EUA ... Nós apenas melhoramos a qualidade, mandamos para os EUA, e recebemos de volta com (99,00%) ... A pesar de já termos a tecnologia e não podermos usar em função dos tratados asinados.
@@dofogoaosilicio5750 O Brasil não apenas faz parte do seleto grupo de países capazes de enriquecer urânio como nossa tecnologia de ultracentrifugacão é excepcional (e inclusive é segredo de Estado). Nossa planta, que fica em Resende, ainda é pequena (consiste de 3 módulos de cascatas), mas estamos em expansão (estamos na fase de montagem final do módulo 4). O ciclo de urânio tem 6 etapas: mineração, conversão, enriquecimento, reconversão, montagem e geração. Dessas etapas, a gente tem pleno domínio das etapas de mineração (nossa mina fica em Caetité, na Bahia.), reconversão e montagem (Nas fábricas localizadas em Resende- RJ) e geração (nas usinas nucleares de Angra dos Reis - RJ). Nossa produção de enriquecimento (na usina de Resende-RJ) ainda não é o suficiente pra sermos autossuficientes, mas estamos em expansão. A única etapa do ciclo do urânio que ainda é 100% feita no exterior é a Conversão (que é a etapa que consiste em transformar o minério de urânio em gás)
@@dofogoaosilicio5750 inclusive, não é dos EUA que vem a maior parte do urânio que importamos, e sim do Canadá.
A voz do Pedro é muito calma, dá uma paz ouvir.
Vdd eu coloco pra ouvir, quando eu tô fazendo alguma coisa
Toca a música, para Pam Pam Pam pammmm. Para Pam Pam Pam pammm.
Comentei a mesma coisa com minha esposa, quando terminamos de assistir esse vídeo.
Já viu o Goularte?
@@ghostLUKE69 Ouvi poucas vezes, é bem tranquila também. XD
esse lance da segurança me lembra que muitas pessoas tem medo de avião, justamente pq quando ocorre um acidente fatal são muitos mortos de uma vez só. Sendo que o avião é muito seguro e esses acidentes são bem incomuns
Uma coisa e certa, existem mais aviões no mar do que submarinos no céu.
principal porque no céu o transito e mais aberto.
é caiu caiu e vida que segue, uma usina que falha explode pela reação da quebra do hidrogênio e a consequente reação é por milhares de anos o problema.
@@LuisHenrique-cy3sc maioria durante períodos de guerra.
@@rafaelvalimfernandes eu não tô comparando o nível de problema, mas como as pessoas se sente mais seguras com algo que na real causa mais mortes, mas não é tão perceptível pq não é de uma vez (no caso carro ou combustível fóssil). E sinceramente falar "caiu, vida que segue" é desvalorizar a vida humana
Impressionante como o TH-cam pode ser usado pra algo tão bom, educativo e ao mesmo tempo, super interessante, vídeo com tamanha qualidade. Que deveria ser usado em escolas, faculdades, parabéns ao canal! 👏👏👏
You Tube não tem culpa pelos assuntos, mas sim o produtor.
Vídeo com informações muito interessantes. Conheci o canal hoje e achei muito bom! Parabéns pelo ótimo trabalho! Abraço.
Nos simpsons o pai do smithers morreu num acidente na usina
Como.tem. pessoas. que.falam.assuntos.cem.ter.menor.conhecimento.esse.e.o.brasil
@@girielmadeiro9731 Voce está falando do que exatamente? Não sei se a questão pra entender seu comentário foi a falta de conhecimento básico do português, se foi o modo como escreveu o comentário ou se apenas a falta de contexto por sua parte.
@@girielmadeiro9731 Cem? Ou Sem?
Esse é um dos melhores canais do TH-cam brasileiro, informativo e de fácil compreensão, até já usei um dos vídeos (o do Teste de Turing) pra fazer um trabalho filosófico
Só eu que fiquei esperando pelo “momento Alura” que tem um curso de como enriquecer urânio? 😂
kkkkkkkkkkkkkkkk
😂😂😂😂😂😂😂🤷♂️
Tão desenvolvendo ainda, mas daqui uns dia quem sabe ? Kkkkkkk
Eu também fiquei esperando
Energias nucleares devem ser priorizadas urgente em todos os países do globo!
Haha eu tava pesquisando coisas sobre energia nuclear e esse cara vem e posta justo hoje sobre isso👏👏 ainda bem, as melhores explicações estão aqui ❤
É essa tal de "aprendizagem de máquinas"
Olha como funciona: th-cam.com/video/0PrOA2JK6GQ/w-d-xo.html
Sim ele explica muito bem
Conheci o canal hj e estou impressionada pela qualidade de conteúdo!
Amo ouvir os podcasts do sinapse. Quando venho assistir o vídeo já consigo associar tudo que ja ouvi no podcast com as animações e expressões do Pedro. Ouçam os podcasts do ciência todo dia! É incrível.
Pedro: A
Eu: Puta sabedoria desbalanceada
Não somos capazes de compreende-lo 😔😔
Só assistindo Rick e Morty e Manual do Mundo para entendê-lo kkkkk
@@luizfilipe3742 eu assistindo ciência todo dia para entender ciência todo dia: patético
@@rhaylabonatto0416 eu assistir rico e morte portanto eu ser intelijente 👏👏
Não achei um canal BR que aborda esse tipo de tópico que seja melhor que o seu. Parabéns
Há outros igualmente bons, mas melhor, acho difícil, viu? A qualidade deste canal é algo ímpar.
É Pedro Loos, eu saí da minha aula online só para ver este vídeo... ciência todo dia que nos dá uma aula de verdade ^-^
*Não saia seu professor tenta da o seu melhor pra da aula pra vcs* 🎋
Fugiu da escola para estudar
@@matheuswd694 pior que isso acontece mesmo
@@matheuswd694 stonks
Saia da aula para estudar👍🏻
Simplesmente incrível esse vídeo do Pedro. Nós mostrando os lados bons e contraditórios da energia nuclear mto fascinate. Faz um vídeo sobre os estudos das cargas elétricas, cargas elétricas esféricas carregadas, Lei de Fourier , ia ser top demais!!!
Vale lembrar que ja existe formas de se gerar energia usando uranio empobrecido, o que diminui bastante o risco de alguns acidentes e ainda soluciona parte do problema de armazenamento do subproduto das usinas nucleares.
Todas às vezes que venho à esse Canal fico impressionado por quê o Conteúdo é ótimo e sempre muito bem explicado!
Mandas um abraço para Belém Grão-Pará 🇧🇷,minha cidade é 88% Portuguesa ,amo o vosso trabalho , e insentivou-me a querer formar-me em física, reforçou o meu sonho de ser um físico
@Iolanda Moura vdd eu também acho isso
Portugal é rico em uranio,mas não vende e proibe a contrução de centrais nucleares.
@@albertoinstyle3146 porque se não for bem feito ,pode-se ser demasiado perigoso
@@albertoinstyle3146 porque se não for bem feito ,pode-se ser demasiado perigoso
Yuri salada
Minha verdadeira escola de física e ciência em geral se chama "Ciência todo dia" 👍
Sim é um EXCELENTE canal cientifico, um dos melhores, mas dificilmente aki aparece como resolver calculos, que é oque geralmente aprendemos na escola
@@RabaoBao a parte chata
@@kaueg5023 e q ngm usa
Isso é Entretenimento não é ensino, pode ser complementar mas não substitui o ensino formal
@@kaueg5023 A parte chata é faz a diferença na vida... Só a fazendo a parte chata que evoluímos.
Mano, o Pedro é o brabo! Ele consegue falar de física e política ao mesmo tempo e sem ser chato!!!
Como não se impressionar com a qualidade desse canal
Podia ter uma parte II sobre os reatores que usam Tório ao invés de Urânio
eu ia comentar sobre isso, Tório é em geral melhor que Urânio, e pior pra fazer armas
Seria interessante numa parte 2 Falar sobre as gerações de reator. Motivos que levaram à escolha do urânio para alimentar as três primeiras gerações: bélico. Explorar outros elementos fisseis. Explicar que o termo combustível é usado mas não é o mais adequado pois a ração é de fissão, nao de combustão (=oxidação rápida)
Oi! Nós temos pesquisas sobre reatores a Tório. O problema é que, como a Fusão, trata-se de uma pesquisa científica, e não de uma tecnologia completamente desenvolvida. Reatores a Tório (Reatórios? Hahaha) ainda estão em desenvolvimento e são promissores, mas no momento ainda não tem viabilidade de produção em larga escala.
@@inbardo Opa! Obrigado pelo esclarecimento.
@@miraakuloso talvez Tório seja menos abundante
Mano, como amo esse canal! Só conteúdo de qualidade! Pedro, se possível faça um vídeo específico falando sobre os painéis solares. Além de ter esse problema que vc já citou sobre a questão geográfica, vi que a composição no material leva componentes tóxicos e que a reciclagem não é mt viável, e tbm tem a questão da demanda energética. Seria um vídeo sobre os mitos e verdades sobre esse método
Abç!
perdeu a oportunidade de no quadro onde diz: “precisa ter trabalhares especializados” colocar o rosto de Homer Simpson 😂😂😂
Boa ccccccc
Pensei a mesma coisa.
Vdd mas veja como somos facilmente manipulados pela mídia
Essa visão de que usinas nucleares não são seguras decorre dessas ficções que a mídia vende como verdade absolutas
@@isso1001 acho que nem é essa a questão, o medo vem desde Chernobyl, Chernobyl é o retrato de o que acontece quando Homer Simpson está no comando de uma usina, é daí que nasce o medo da população, a cagada quem fez foi políticos e gente incompetente dominada pelo perverso comunismo, quase destruírem o mundo achando que era só um incêndio, mas quem teve que colocar a mão na massa em zona de morte pra evitar que a radiação se tornasse incontrolável, foi o povão, muitos deles mortos, e a estimativa do Pedro em Chernobyl é muito baixa, muito provavelmente deve ter passado fácil dos 100 mil mortos pela radiação em curto e longo prazo.
@@thiagoramos5712 , Não se trata de comunismo ou de capitalismo. Se trata de normas de segurança rígidas na qual gera um custo financeiro. E a lógica capitalista visa apenas o lucro. Observe o que aconteceu em Brumadinho... E talvez manter a segurança em uma barragem de rejeitos talvez seja menos complexo que em uma usina nuclear.
Pedro, obrigado por abordar esse assunto tão delicado e importante. Tenho um adendo a fazer, no instante 6:18 quando fala sobre resíduos nucleares, talvez não seja interessante usar uma foto desorganizada, até porque resíduos nucleares são armazenados de forma extremamente cuidadosa. Outro detalhe é sobre armazenamento temporário, a maioria das usinas nucleares fazem armazenamento temporário justamente porque o volume de resíduos é muito pequeno e não é necessário um lugar definitivo (por enquanto não) e também por questões de segurança. São só umas dicas para os próximos vídeos sobre energia nuclear, espero que venham muito, obrigado pelo trabalho.
4:23
Sou leigo nesse assunto e defibitivamente concordo que uma hora ou outra iremos ter que nos acostumar a com a idéia de que usaremos uzina nucleares, mas acho que pessoalmente esse número nn representa o real perigo, isso porque como você mostrou não existem muitas usonas se comparadas as de combustiveis fósseis, eu acho q com um bom administramento teremos no máximo uma média igual pois os efeitos de um acidente nuclear é muito maior do que os de outros tipos de geradores de energia
Adoro esses vídeos sem respostas definitivas, até pq n existem respostas definitivas pra tudo, e a gente tá tão acostumado a acessar um vídeo e ver a pessoa falando por A+B q ela tá certa, em contrapartida, acessar o seu vídeo é certeza de q n vou ter uma respostas definitivas, mas sim conhecimento.
Mas tem que existir, só não sabemos.
Quando estudamos lógica, percebemos que existe o Verdadeiro ou Falso.... então.....
@Lelouch vi Britânnia a negação que não existe verdade absoluta, é uma contradição.
@Lelouch vi Britânnia Sim, existe uma forma. É só descobrir como de fato o universo nasceu. O que se sabe, é somente o que é e algumas outras teorias. Depois disso, saberemos pq nós somos nós mesmo e o que significa a nossa consciência.
@Lelouch vi Britânnia a pergunta é: por qual motivo ele é infinito?
Uma associação que acho válida é comparar os acidentes envolvendo usinas nucleares e usinas termoelétricas com os acidentes envolvendo viagens aéreas e viagens de carro. A maioria das pessoas tem medo/receio das opções mais seguras. Outro exemplo legal é mortes por ataque de tubarão e mortes por insetos
Também morte por ebola e por gripe
Sério? Deixa desenrolar isso... Um carro ou avião ou uma termoelétricas matam bastante, mas só uma vez. Uma usina nuclear, com ou sem acidente, tem potencial para continuar matando por milênios.
A comparação é inválida.
Pedro você pretende também fazer vídeos de física mais avançada? Estou muito focado em física adoraria ver estes tipos de vídeos
Acho que não. O canal, dele por incrível que pareça, é de entretenimento. Mas ele até que fez um curso de física básica.
Muito bom. Vale lembrar também da poluição térmica gerada por usinas termoelétricas em geral, tanto pelas usinas de combustível fóssil quanto pelas usinas de energia nuclear.
O mundo precisa de energia limpa! Obrigada pelo conteúdo 🥰
E o lixo nuclear? Vc faz que com ele???
@@Max-fw3qy vamo faze bomba atomica pra taca no tribunal do putin😀😀😀😀
@Lelouch vi Britânnia amigo, só os estados unidos tem 90 mil toneladas de lixo nuclear ..... Sao 90 MILHÕES de kilos. Só os EUA. E aí, vsi guardar no quintal da tua casa??
@Radio cabaré diz aí, onde vai guardar o lixo nuclear? Onde é seguro guardar esse tipo de material que é radioativo e contaminante por centenas ou MILHARES de anos...pergunta pros habitantes de fukushima se é seguro! Até hj não temos tecnologia pra limpar a cagada que fizeram lá!
@Radio cabaré sem falar que o cara n conta todas as crianças defeituosas que nasceram devido aos acidentes nucleares, nem as.pesssoas que morreram de cancer ou se tornaram inválidas. 10 mil ele tirou de onde, do rabicó? Tb n conta que a area toda em volta ficou inabitável, que o gado teve que ser sacrificado e as cidades evacuadas. Mas é seguro sim, confia!!
Mds esse homem é tudo para mim, meu debate sobre energia nuclear dia seis e ele lanca conteúdo sobre isso alguns dias antes, poxa perfeito
O que você vai defender nesse debate?
No ensino médio, apresentei um Trabalho de Química sobre Angra dos Reis, esse vídeo me fez lembrar de tudinho.
@Rayanne Gabrielly Sai dae Paulão
Se meu professor fosse que nem vc, eu só tirava NOTA 10!
Este canal é um "Golpe baixo"!
Um gajo giro e inteligente, que explica ciência como ninguém = " combinação rara" .
tipo, se der faz a usina o mais longe possível dos bairros, o nível de segurança aumenta um pouco, mas isso já é algo, considerando que caso ocorra acidente a evacuação fica mais fácil..
Tb n entendo pq as usinas são construídas tão perto das cidades
Eu acho que o principal fator de medo das pessoas não é o medo da fatalidade em si, mas o medo da tragédia, por mais que uma coisa possa matar mais frequentemente, algo que possa fazer mais estrago é muito mais desesperador, como por exemplo, o fato que as pessoas tem medo de morrerem devoradas por tubarões, sendo que, por ano, mais gente morre por causa de cocos que caíram em suas cabeças do que pelos animais ditos acima, que sequer atacam pessoas com a intenção de comer, todas as mortes foram feitas por ataques territoriais ou de curiosidade ( Tubarões analisam coisas por meio de mordidas ).
a lâmpada ao lado dele me lembrou a A Lâmpada Centenária acessa desde de 1901, Brilho quentinho e suave e :)
Fan de energia renovável: 😢😢
Entusiasta de energia nuclear: 😎😎
😎
Fã de energia por combustíveis fósseis: 😢😢
*Entusiasta de energia de fusão: 😎😎*
Os dois devem ser considerados
@nomebacana '2 aí eles funcionam sim! Só não fornecem energia de maneira eficiente.
(Eu não estou chorando, são os meus óculos que estão molhados).
@@storming649 a ideia é usar ambas mesmo. Todas energias tem partes boas e ruins, por isso precisamos combinar elas pra tentar ter o melhor de cada tipo.
Caraca, vídeo muito bom, transmite conhecimento de maneira simples e fácil de se entender, parabéns!
Seus videos deveriam ser passados em todas as escolas. Vc não enfia uma teoria ou idéia na cabeça das pessoas. Vc as ensina a pensar.
Pedro, parabéns pela abordagem. Sou curioso sobre o tema, apesar de leigo e não ter nenhum envolvimento profissional na área. Assisti uma vez um documentário “Into Eternity”, um depósito permanente para lixo nuclear, sendo construído em Onkalo. Se puder, comente sobre ele no seu próximo conteúdo 👍🏻🤩
"Aparentemente se você tentar comprar urânio eles ligam para a sua mãe" quem lembra dessa série? Kkkkk
Sheldon sendo Sheldon kksks
O pior personagem de todas séries.bazinga
Bazinga!
Pedro, vc poderia falar sobre reatores de fusão nuclear, e como eles influenciaram o futuro ?
Fabuloso Pedro. Eu tinha uma visão muito aterrorizante de usinas nucleares. Mas quando conhecidos os riscos e investimentos aplicados para conter os riscos, temos uma opção que realmente faz frente a produção de energia via combustíveis fósseis.
Eu adoro Ciência TODO Dia!!!!!! Principalmente quando fala sobre energia Nucléar❤❤❤❤
O melhor canal de ciência do BRASIL!
faz uns 3 meses, fiquei uns 10 dias na mata meditando. (resposta para a pergunta possivelmente retórica do inicio de vídeo)
Brabíssimo
Eu sempre coloco video do Pedro antes de dormir pra aprender algo, mas acabo dormindo kkkkk. No dia seguinte eu vejo tudo de novo.
Na minha opinião, um dos melhores vídeos do canal até agora. Muito direto, justo e esclarecedor. Parabéns.
Faltou falar que chernobyl e Fukushima nao sao habitaveis mesmo decadas após as tragédias. Tem tb o problema do lixo que nao é pequeno. Onde guardar uma pilha de lixo radioativo??
Trabalho na area nuclear por 10 anos, e esse é o video mais interessante e acertivo que ja vi sobreco tema, parabéns.
Com certeza é um vídeo muito informativo, mas tenho uma sugestão. Que tal colocar as fontes e artigos científicos que se baseia suas informações? Digo isso pq referente aos acidentes que vc mencionou e também à eficiência desse tipo de energia. Acredito que vai agregar ainda mais no seu trabalho e fidelizar muito as pessoas que o acompanham. TMJ!
Uma vez Nilton pronunciou: "O meu combustível e natural, tomo cachaça que vem da cana... A cana vem da natureza"
Nilton é meu tio , morreu ano passado.
Meus pêsames
Ele sabia viver. Pois Mais importante da vida, é viver a vida como se fosse o último dia.
F
antes morrer do que perder a vida
@@victorballand7708 Eu entendi a referência (isso, isso, isso!)
video perfeito, eu estou estudando sobre isso essa semana e me ajudou muito...
Melhor conteúdo do TH-cam!
Muita saúde e muito sucesso!
Gostei muito do seu vídeo, faz pouco tempo que me inscrevi neste canal e estou amando os vídeos, pois são muito educativos e instrutivos. Particularmente, gosto muito desse assunto "Energia Nuclear"!!! Como sugestão faz um vídeo explicando sobre o funcionamento de uma usina nuclear como exemplo temos as usinas do Brasil localizada em Angra dos Reis. Eu moro bem perto dessas usinas, já fiz estágio de Técnico em Mecânica na Usina Nuclear (Angra 2), aprendi muita coisa boa e me apaixonei por essa área!!!
A minha notificação preferida do TH-cam.
A minha também
Entretanto o número de usinas nucleares é menor o que o número de usinas de combustíveis fósseis e aí ? Como fica essa relação ? O importante são os números e a relação entre elas devido o custo/benefício.
Exatamente. a conclusão estabeleceu comparações fora de proporção. Ou seja, científicamente n provou nd.
@@thiagodealbuquerque exatamente meu caro.
E quantas termoelétricas uma única usina nuclear é capaz de substituir?
Faz as contas agora levando isso em consideração 😋
@@Ragnarr15755 vc tem os números a relação de produção entre elas números para realmente fazer uma análise concreta na relação custo/benefício?
Mas será que a taxa de mortalidade ligada as usinas nucleares comparadas as usinas que utilizam combustivel fossel só é menor devido a quantidade baixa de usinas nucleares?
Mas é aí que tá a mágica. Uma única usina nuclear substitui centenas de usinas termoelétricas. Se as poucas que existem, que em sua maioria foram construídas no século passado com muito menos tecnologia, já atendem 10% da demanda global, imagina se tivéssemos somente o dobro ou triplo disso com muito mais tecnologia embarcada?
Dos dados iniciais, energia nuclear é responsavel por 10x menos produção de energia do que de carvão.
Então se você compensa esse fator de 10, você tem que são 320 mortes vs 40.000 mortes.
Mesmo compensando energia nuclear é mais segura.
@@gregdesouza17 kkkk eu nao fiz os calculos kkdk vlw
444 reatores pelo mundo, quase 20.000 anos de experiência operacional acumulada, e milhares de Megawatts hora... Confia!
Excelente Seus Vídeos Conteúdo e Apresentação 👏👏👏👏
Ótimo video.. E nossa, muito mas MUITO Obrigado por não ter usado aquele ângulo de camera horrivel de você olhando pro nada. Não sei se a equipe leu meu comentário nos outros videos ou se deu conta por si mesmos, ou se não usou por acaso... Mas o conforto de assistir melhora 1000%
Cabelo do Pedro ta mais bonito do que ja é 😳👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
É a radiação!
Eu ia dizer que vc imitou o Kurzgesagt, mas depois do último podcast eu não vou dizer isso kk
Como diria o Bob Ross, "pequenos acidentes felizes"
@@CienciaTodoDia 😐😐😐😐😐😐😐😐😐😐
@@CienciaTodoDia F
É verdade Kurzgesagt fez um video parecido mês passado, não pensei que outras pessoas que falam português vissem
@@edwardnewgate6583 Isso pq falaram sobre Buraco negro, que o Pedro tb falou no ultimo vídeo kkkkkkk similiaridades
Só queria um coração desse professor incrível
Pedro, sou Eng. Química, com pesquisa na área de produção de petróleo e também já dei aula na aula nesse área. Atualmente, tenho mestrado em Eng. Nuclear pela COPPE UFRJ e estou no final do doutorado, também em Eng. nuclear pela COPPE. Vim, como de costume, assistir a um vídeo de nuclear x combustíveis convencionais, para alertar sobre os erros técnicos. Tive uma grata surpresa de não precisar, a não ser te dizer que o vapor d'água não é potável, porque é água destilada, ou seja, não tem minerais e te causaria uma diarréia (de tão limpa que ela é). Por fim, te lembrar de falar, num próximo vídeo que o único problema real que você levantou "ainda sem solução" não é um problema tão grande assim. Combustível irradiado ou empobrecido é um recurso valiosíssimo (é comum na área dizer que esse é o tipo de rejeito menos rejeito que existe), pois a maior parte da energia permanece lá ainda, esperando para ser extraída. O Brasil optou por armazenar ele (nosso depósito seco está sendo finalizado) para utilizar quando a tecnologia de reatores que possam "queimar" combustível irradiado esteja mais madura, sendo hoje uma área de extrema importância econômica. A não proliferação é uma questão tão séria ou mais do que você falou, uma nação com boas relações não consegue desviar nem mesmo um mg de urânio, pois há um controle internacional direto sobre o quanto entra e o quanto sai de uma usina Nuclear. De resto, parabéns pelo seu vídeo informativo!
Que maneiro, Larissa! Guardam porque tem uso futuro. Já estava me perguntando porque não poderia pegar todo o material, socar num foguete e mandar pro Sol. Valeu!
Legal
Achei bem interessante esse comparativo de acidentes de usina fossil com usina nuclear, mas temos que pensar na seguinte questão de que existem muito mais usina fossil que nuclear, aumentando propocionalmente a quantidade de acidentes
Muito bom, Pedro! Mais um vídeo excelente!
Só fiquei com dúvida com relação aos dados de fatalidades diretas. É mostrado que o número de fatalidades diretas em usinas de combustíveis fósseis é maior em termos absolutos do que de nucleares. Mas isso já seria esperado, não? Tendo em vista que existem mais pessoas trabalhando nas usinas de combustíveis fósseis e consequentemente, há mais oportunidades de ocorrerem fatalidades. Nesse caso, não seria melhor analisar as fatalidades pelo número de trabalhadores nesse segmento? Com isso, eu chutaria que o valor das usinas nucleares seria maior.
Os dados das fatalidades realmente não me parecem claros. Usinas nucleares não matam menos simplesmente porque são menos usadas? O número de mortes indiretas com usinas nucleares não seria muito maior? Teria que ter o número total de mortes, diretas e indiretas, de ambas energias, comparando com o percentual usado de cada energia pra fazer a proporção. Mas com uma pesquisa rápida no Google, parece que energia nuclear proporcionalmente mata menos, mesmo se fosse mais usada. Mas tbm queria saber esses números. O problema continua sendo que a radiação pode ser um problema por muitos séculos se algo der errado.
Finalmente um vídeo não sensacionalista contra a energia nuclear. Trabalho na Central Nuclear de Angra há quase 20 anos e posso atestar que as usinas são muito seguras.
Mas o vídeo não é contra energia nuclear.
Pelo contrário, mostra que existem muito mais pontos positivos.
@@Adaraki E eu disse que era contra? Leia meu comentário novamente. 👍
Fico feliz então. Mas a sua frase está escrita a de maneira errada então.
[...]Finalmente um vídeo, não sensacionalista, contra a energia nuclear[...]
O correto seria
Finalmente um vídeo que não é sensacionalista e contra a energia nuclear.
@@Adaraki continuo discordando de você. Peça a opinião de outras pessoas. De toda forma vou tentar te ajudar: "finalmente um vídeo (não) sensacionalista contra a energia nuclear.". Leia a frase ignorando a palavra "não". Agora negue o que você acabou de ler após a palavra "vídeo", algo como "não-sensacionalista". Foi agora? 👍
@@alpandrade da forma como está escrito parece que você quer dizer que o vídeo não é sensacionalista, mas é contra a energia nuclear:
"(...) Um vídeo não sensacionalista contra a energia nuclear".
Eu só soube que você não quis dizer isso quando li seu comentário abaixo.
Boa semana a todos que ver essa msg❤️
Pra você também ^-^
IRMAO, EU ADORO SEUS VIDEOS! E COMO SUA DIDATICA É MUITO BOA, POR FAVOR, FAÇA UM VIDEO FAALANDO SOBRE CORPO CETONICOS, SUA PRODUÇÃO PELO FIGADO E PELO CEREBRO. SEUS BENEFICIOS. É UM ASSUNTO BEM ATUAL, RECORRENTE E VIRAL ATUALMENTE. SEBEMOS QUE TÊM MUITOS VIDEOS SOBRE TAL ASSUNTO, MAS QUERIA OUVIR SOBRE SUA OTICA, SUA DIDATICA. ABRAÇO
Muito legal. Ideias novas e coisas novas são sempre ótimas.
A desinformação sobre ernegia nuclear é forte como todos sabem; seria interessante discurtimos mais e tomarmos mais conhecimento, asssim podemos tomar decisões melhores e pararmos de perder tempo!
Assisto vc não só para estudar mas para çasiar minha sede por conhecimento!!!
E eu queria que tu fosse meu professor
Sacie-o.
Çasiar só pode proposital isso kkk
O idealismo é muito bonito, até alguém fazer a pergunta: como fica a nossa certeza de que não seremos escravizados quando outros países tem armas nucleares e nós não temos?
Nós somos escravizados pela Russia?
@@higor4568 A pergunta é se nós temos. Se não temos então se um país decidir jogar uma bomba aqui nós só podemos ficar olhando. Me diga um único motivo para não termos bombas nucleares.
@@higor4568 kkkkkkkkk sistema de defesa anti-aérea anti-nuclear num país de tamanho continental? Até os EUA só têm esse tipo de sistema na capital e o resto é poder de dissuasão ("joga aqui que eu jogo aí") Você se mostra um completo ignorante no assunto, já que o Brasil possui total capacidade de produzir e enriquecer urânio além de fabricar bombas nucleares, só não o fazemos porque assinamos um tratado internacional. "Não temos necessidade", lógico, amigo com o conhecimento bélico de um ornitorrinco, o país não está em guerra com ninguém, entretanto, somente um estúpido poderia achar que a paz é eterna, o próprio Brasil já foi ameaçado de ataque nuclear pela França na Guerra da Lagosta nos anos 60, e não tínhamos nada para se defender disso. É muito simples: Porque cacete só os países desenvolvidos podem ter acesso a bomba nuclear? Você não parou pra pensar que isso é uma forma de controlar os países menos desenvolvidos através de dissuasão bélica? Eu hein, é muita vontade de dar pra gringo, deve ser isso.
Energias nucleares devem ser priorizadas urgente em todos os países do globo!
calma jovi
@@jesusaunicaverdade oq tem haver homi?a energia nuclear NN tem nada haver com o problema desses paises
Melhor canal da internet! Parabéns 👏👏
Eu tinha um visão um tanto quanto errada das usinas nucleares, mas seu vídeo me ajudou a compreender que existem muitos pontos positivos que não são levados em conta, por exemplo, nas escolas, quando se fala sobre energia nuclear. Obrigado!
Eu imaginei o Pedro com cabelo curto e agora eu não consigo mais parar de pensar nisso
Ter medo de usina nuclear é o mesmo que ter medo de viajar de avião...
É seguro, mas se der merda você tá completamente fudido kkkkkk
@@danilolima8010 Itaipu tb, e arrisco a dizer que se a usina de itaipú rachar algum dia, o estrago é maior!
*A história de Chernobyl é incrível pela cultura incrível do povo e sua história "apagada" e ao mesmo tempo muito assustador.*
Chernobil não matou nem 15 mil pessoas diretamente e indiretamente.
Agora uma barragem hidrelétrica na China, quebrou e matou 100 mil pessoas. Se comparar a quantidade de Mortes por Terawats, em energias renováveis morrem 1 pessoa a cada 10 anos. Enquanto na energia nuclear morre 1 a cada 14, por Terawats.
Uma estimativa da Nasa mostrou que mais de 2 milhões de pessoas não morreram por poluição graças a energia nuclear. O lixo radioativo pode ser seguramente enterrado a 1 quilômetros de profundidade.
Além de que usinas a combustíveis fósseis matam muito mais. Países como a Alemanha destruíram seus reatores, e trocaram por energia a carvão, que mata muito mais nas minas, por poluição e por acidentes muito mais que o equivalente a energia nuclear
Energias nucleares devem ser priorizadas urgente em todos os países do globo!
Cuma??
@@jefersongomeslima5777 A tecnologia de fissão hj está melhor ainda do que nunca, dá até para reaproveitar os elementos das fissões e continuar a gerar energia com eles até o ponto em que o lixo radioativo não seja tão radioativo quanto eram antes.
@@brazilpaes Sim. Pelo que eu sei pode se fazer fissão com plutônio, um resultado da fissão do urânio(indiretamente).
Outra maneira com lixo nuclear menos duradouro, é o Torio, que além de mais abundante, pode ser mais seguro, e com um lixo menos radiotivo
MEU DEUS! Que video excelente... realmente impressionante.
muito obrigada por esse video... eu consegui entender tudo para fazer a minha parte do trabalho da feira de ciencias :)
Sou aqui de Angra dos Reis
E moro próximo as usinas
Que venha Angra 3
quando der um problema vc só vai ficar sem sua casa por milhares de anos, já viu a distância que precisa evacuar caso haja um problema e a usina já teve problemas com a refrigeração do reator anos atrás.
@@rafaelvalimfernandes tudo tem seu risco
@@rafaelvalimfernandes acho que isso não é um problema, pois a forma que Angra foi construída fez dela a usina nuclear mais segura do MUNDO e os danos não atingiria a cidade mas apenas a região de serra no máximo e o lugar inteiro seria soterrado
@@rafaelvalimfernandes mentalidade medíocre é assim mesmo. Se prende na minúscula possibilidade de tudo dar errado e ignora totalmente as possibilidades infinitas de dar certo
Milhares de anos é exagero. A chuva "enterra" as partículas radioativas, depois de algumas centenas de anos já deve estar habitável de novo.
Eu amaria mais ainda esse canal se a frequência de vídeos dele fizesse jus ao seu nome
O canal se chama ciencia TODO DIA, pq todos os assuntos q ele fala esta presente no nosso mundo, energia, eletricidade, gravidade e etc
Esse vídeo explica parte da minha vida, pois morei por muito tempo nos arredores da usina de Angra dos Reis com familiares trabalhando por lá. Por mais que eu tenha certeza de que a usina de Angra seja muito segura (fazem testes mensais, as paradas da usina são extremamente bem planejadas, muitos estudos sobre a natureza do local e prezam muito pela preservação, etc), a verdade é que a privatização de parte dela tinha que deixar todos muito mais assustados, pois como você falou no início do vídeo, uma usina nuclear incentiva a profissionalização e geração de empregos, mas não existem mais investimentos para realizar concursos publicos e isso pode gerar problemas sérios demais pra empresa. Se ainda existe medo pela usina de angra, ninguém pode culpar os trabalhadores e sim o governo, que está já vendeu uma parte da empresa pra gringos (sempre ouço que asegurança da usina brasileira é MUITO maior do que a das gringas). Mas concordo sim que qualquer deslize pode gerar uma CATÁSTROFE na região e por isso eu nunca venderia a empresa e nunca construiria outras antes de acharmos mais meios de segurança pra usina já existente em angra, evitando possíveis problemas no futuro.
Muito obrigado pelas informações!!! Adoro esse canal!!!
simplesmente amei esse canal
Mais da metade da energia Brasileira é renovável 😎💪🇧🇷
Nao 👍
@@RabaoBao sim e não 👍
Mais da metade da matriz elétrica do Brasil é renovável
Mas menos da metade da matriz energética é renovável, isso porque a matriz energética conta também a emissão de veículos etc...
Poxa vida Pedro, tu me põe pra pensar se compensa, talvez ,colocar em risco os seres humanos de 5 mil anos no futuro, numa segunda-feira às 17hrs?
kkkk... cara a energia nuclear é um imenso problema.
@@rafaelvalimfernandes Por que?
@@rafaelvalimfernandes pq?
@@Hardzinho_yay ...Sim
@Daniel Souza kkkkkkk bem isso
"Have no fear for athomic energy
Cause none of them can stop the time"
Bob Marley - Redemption Song
Legal, até o Bob Marley era pro-nuclear mano! Que doideira!
@@hudsonsantos8271 Bob Marley foi um gênio em vários aspectos, uma pena o preconceito enraizado em diversas esferas de diversas sociedades ao redor do mundo não enxergar isso, mas o legado dele é vivo, só pesquisar e compartilhar suas mensagens! Ser humano sem igual!
@@pedroarigoni Confesso que conheço muito pouco de sua obra... Depois dessa, virei até fã dele! Enfim, obrigado por compartilhar seu apreço por ele, fiquei ainda mais interessado.
@@hudsonsantos8271 Fico feliz em saber! =]
Sempre muito didático e preciso! Parabéns!
Pedro, você que entende bem do assunto, apontaria uma forma de amenizar o barulho da captação de energia eólica?? Obrigada.
A Hidroelétrica também é muito ruim, fora que não supri a demanda...
Ainda mais em um país continental. Nós temos zonas longe da cidade que poderiamos usar essas usínas tranquilamente.
Vdd, brasil tinha que ter mais usinas nucleares e tbm investir no desenvolvimento da fusão nuclear
0:55 amei o efeito da voz no FISSÃO NUCLEAR 😂😂
Pedro, fala sobre a energia de fusão, por favor! Nunca te pedi nada kkkk.
não existe ainda a energia de fusão, só há estudos laboratoriais e ainda gasta mais energia do que gera, mas essa realmente é limpa. Explicado a bem grosso modo.
@@rafaelvalimfernandes Existe, estrelas usam ela o tempo todo. Sim, nós ainda estamos estudando ela, mas você só falou de maneira negativa sobre a melhor energia do universo.
@@lucasoreidopunho3556 estrelas n usam ela ne, na vdd fusao nuclear acontecem nas estrelas e sao liberadas energia
De novo ? Já tem uns 2 vídeos sobre fusão nuclear no canal.
@@ThePraQNome Ah, eu não sabia. Vou pesquisar para assistir eles.
Pedro, faz um vídeo falando sobre energia proveniente de fusão nuclear
Excelente vídeo, você poderia fazer um vídeo falando sobre o quê aconteceria se um buraco negro estivesse próximo de uma estrela quando ela entrasse em super nova? Você acha que o buraco negro seria capaz de sugar ou conter a energia? Caso você tenha feito um vídeo sobre este tema poderia me mandar o link por favor, um grande abraço e mais sucesso no seu canal e sua vida, Tchau
Acho interessante este tópico abordado, assisti uma serie do Bill gates que projetou uma usina nuclear mais moderna, utilizando o lixo radioativo para alimentação da usina sendo ainda mais sustentável, você poderia em um próximo vídeo abordar esta nova tecnologia desenvolvida por ele (Bill gates).
Eu não vi exatamente o que ele fez, mas meu professor comentou um pouco sobre. Mas a ideia de usar o rejeito nuclear é antiga, isso já é feito. O Bill Gates é um entusiasta que tá investindo no setor.
@@igormonsueto7226 Assiste a série na Netflix.
O código, são três episódios apenas mas aconselho todo mundo a assistir.
@@coresdavivi vou dar olhadinha então, obrigado pela recomendação.
"Isso é vapor de água, o que literalmente você pode tomar" - bom, supondo que a sua garganta aguente temperaturas acima de 100ºC, tem nada de errado em beber água evaporada...
O cafezinho que nós bebemos está quase 100 graus
É só soprar
Agora fiquei na dúvida aqui: se é vapor de água, é correto falar "beber"? Nao seria mais adequado "inalar"?
@@lucasschneider7031 se você cheirar inala se vc beber bebe
@@lucasschneider7031 inalar leva para o sistema respiratório, beber leva ao sistema gastrico
Me sinto muito inteligente vendo os seus vídeos, e eu gosto muito, se você fosse meu professor eu dormia na escola pra não perder as suas aulas kkkskkdkkkk.
@Carl Johnson ninguém dúvida disso kskkskks🤝
Eu queria saber mais sobre o lixo que as usinas produzem. Tipo quanto kg uma usina tipo angra produz por anos. Por quanto tempo é estocado. Quais são os cuidados e as dificuldades de estocagem. Os custos de estocagem. Os riscos ...
Pedro! faz um vídeo explicando pra onde vai os resíduos que sobram de uma usina nuclear?