TREM BALA - O Maior Dilema Ferroviário do Brasil

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 1 ก.พ. 2025

ความคิดเห็น • 20

  • @JorgBerlinger
    @JorgBerlinger 9 ชั่วโมงที่ผ่านมา

    Ótimo vídeo, muito obrigado! 🙏🏼😃
    O Brasil tinha uma rede de linhas ferroviárias muito boa. As TICs com 150 km/h são a coisa mais importante para reativar a cultura ferroviária que existia até o declínio. E a acessibilidade das estações. É melhor um TIC na vizinhança do que um Trem bala caro longe da cidade.
    As linhas de carga devem finalmente ser usadas para trens de passageiros novamente. (SP Luz - Santos, por exemplo.)

  • @FilipeReisRodrigues
    @FilipeReisRodrigues 13 ชั่วโมงที่ผ่านมา +1

    O TAV é muito necessário, é um meio de transportes viável só em áreas densamente povoadas.
    No Brasil só caberia trem bala em 2 rotas:
    1º Porto Alegre- Brasília (passando por Floripa, Curitiba, SP, Rio e BH, algumas cidades médias);
    2º Salvador-Belém (passando por todas as capitais nordestinas, algumas cidades médias);
    A principal coisa que o Brasil tem que fazer para viabilizar o TAV é ter uma expressiva indústria nacional ferroviária (se for importar tudo vai custar o olho da cara).

  • @paulogoncalvesdutra3193
    @paulogoncalvesdutra3193 13 ชั่วโมงที่ผ่านมา +2

    Parabéns pelo vídeo, Jean!!! É necessário, antes de se pensar em trem bala, implantar trens como os TICS, que o governo de São Paulo está começando a implantar, para médias distâncias, com velocidade de até 140 km/h. Aí, estaria sendo criada a mentalidade ferroviária, que você cita, e será necessária para se chegar ao trem bala.

  • @rkjbr
    @rkjbr 13 ชั่วโมงที่ผ่านมา +2

    O que impediu o TAV do projeto público original é que ele tinha uma premissa mentirosa de que seria possível custear esse projeto sem dinheiro público a fundo perdido. E essa mentira nem veio dos políticos, veio de empresa privada italiana de consultoria. A 2a. geração do projeto público era mais honesta, mas dependia de um aporte público que não se quis fazer.

  • @diegosousa5405
    @diegosousa5405 14 ชั่วโมงที่ผ่านมา +1

    Um ponto de vista bacana seria um trem de media velocidade chegando 120km/hr a 180km/hr. Talvez assim baratiando o custo de implantação sem ser necessário construção de grandes túneis e viadutos para atingir a velocidade de um trem bala. Incrível como no Brasil tudo parece ser impossível o desinteresse político com as ferrovias e grande e palpável ao longo dos anos, enquanto a população não se lembrar que políticos sao servidores públicos e cobrar por melhoras no nosso transporte, nunca vai mudar.

  • @danielmu22
    @danielmu22 5 ชั่วโมงที่ผ่านมา

    Trem de alta velocidade só presta pra regiões muito densamente populosas, numa megalopole. Campinas-São Paulo- Santos- Sorocaba-São José é ok, agora mais do que isso é rasgar dinheiro.

  • @calgio03
    @calgio03 12 ชั่วโมงที่ผ่านมา

    Até a África tem trem de alta velocidade, problemas técnicos são contornáveis. Falta de vontade politica! Brasil é muito medíocre! Parabéns pelo vídeo, boa visão sobre as dificuldades para construção de um trem de alta velocidade.

  • @henriquebarbo6666
    @henriquebarbo6666 14 ชั่วโมงที่ผ่านมา +1

    Seria muito melhor duplicar a central do brasil entre rio e São paulo e colocar um trem de passageiros com velocidade convencional à exemplo da E.F.V.M, compartilhando com os trens de carga da MRS e também atendendo as cidades ao longo do vale do paraiba.

    • @FilipeReisRodrigues
      @FilipeReisRodrigues 14 ชั่วโมงที่ผ่านมา +1

      A E.F.V.M é lenta demais meu caro, moro numa cidade onde ela passa. São 13 horas de viagem entre Belo Horizonte-Vitória e vice-versa (isso quando não atrasa) dividindo a linha férrea com cargas. Havia o Trem de Prata (ligando RJ e SP), a E.F.V.M só não foi extinta porque há uma lei obrigando o serviço.

    • @FilipeReisRodrigues
      @FilipeReisRodrigues 14 ชั่วโมงที่ผ่านมา +1

      A E.F.V.M deveria ser quadruplicada, 2 vias para carga (ida e volta) e 2 vias para passageiros (ida e volta), assim os trens poderiam ser mais rápidos (andar quase 200 km/h em vez dos atuais 70 km/h), deixariam de ser puxados por locomotivas (ultrapassado para ferrovias de passageiros) e a viagem duraria 4 horas e meia.

  • @paulo_fogaca
    @paulo_fogaca 6 วันที่ผ่านมา +1

    Uma vantagem de ainda não termos TAV no Brasil é que os anos passam, a tecnologia avança, os preços caem, quem sabe agora não seja o caso de pensar no MagLev ao invés de um trem com trilhos?

  • @paulo_fogaca
    @paulo_fogaca 6 วันที่ผ่านมา +2

    Estão falando em fazer uma terceira pista na Rodovia dos Imigrantes até o litoral, eu me pergunto: não seria possível aproveitar esse projeto e fazer junto duas linhas férreas de bitola larga eletrificada para uso do TIC e outros trens?

    • @clebermatheus
      @clebermatheus 14 ชั่วโมงที่ผ่านมา +1

      isso já está sendo pensado para o TIC Sul, porém tem que ver o custo disso em relação as outras duas alternativas que já existem só precisam serem adaptada para suportar trens de 140km/h

    • @danielmu22
      @danielmu22 5 ชั่วโมงที่ผ่านมา

      Sairia mais caro que o TAV até o Rio fazer isso...

    • @paulo_fogaca
      @paulo_fogaca ชั่วโมงที่ผ่านมา

      @@danielmu22 ​ @danielmu22 será? o trecho SP-Santos na terceira pista seria em torno de 80km, eles já vão gastar com pontes, tuneis e viadutos para carros e caminhões. Minha proposta seria "alargar" a pista incluindo espaço para duas linhas férreas de bitola 1.60, o trem seguiria ao lado dos carros.

  • @Brandon_letsgo
    @Brandon_letsgo 15 ชั่วโมงที่ผ่านมา +1

    Esse negócio não deu certo nem na Califórnia. Ademais, no mundo todo são pouquíssimas as linhas de trem bala que não dão prejuízo. Num país como o nosso é irresponsável e insano tentar algo assim.

    • @rkjbr
      @rkjbr 13 ชั่วโมงที่ผ่านมา +4

      Os EUA são o contra-exemplo do mundo ferroviário. Europa e Ásia, como citado pelo Jean, são os locais para se basear.

    • @danielmu22
      @danielmu22 5 ชั่วโมงที่ผ่านมา

      @@rkjbr Nem lá da lucro e a maioria das viagens são de avião, tem linhas na Espanha que o custo dela nunca se pagaria nem mesmo se todo faturamento da linha contasse como lucro, tipo gastarem 6 bi pra faturar 100 milhões por ano.

  • @paulo_fogaca
    @paulo_fogaca 9 วันที่ผ่านมา +3

    Países mais pobres do que o Brasil que possuem trem-bala (somente velocidade >=250km/h)
    Uzbekistão-250km/h
    Marocos-320km/h
    Indonesia-350km/h

  • @DanielGroppo
    @DanielGroppo ชั่วโมงที่ผ่านมา

    Acho que o ideal seria ao menos recuperar leitos antigos com trilhos e redução de curvas, rodar trens pendulares a diesel mesmo, depois ir otimizando, duplicando, criando túneis pra encurtar caminhos, por aí vai. Temos ônibus leito noturnos, não seria um problema pro brasileiro trens noturnos ligando capitais ou regiões.