Olá, Idioma Do Investidor! Grato pela visita! Faço votos que este vídeo lhe traga bons dividendos, amanhã, na sua prova. Depois dê um retorno, contando sua boa nota! Sucesso e bons investiments!!
Muito legal explicação, mto obrigada, esclareceu minhas dúvidas. Professor, tem alguma maneira de fazer um check com o resultado da DRA, para eu conferir se a DRA está correta? Cruzando com algum saldo da DRE e BP?
Olá, Sa Caldatto! Grato pela visita e pelo comentário! A conferência dos lançamentos está na correta transcrição das informações. Entretanto, para uma conferência matemática, a prova real está no tradicional ativo igual ao passivo no Balanço Patrimonial depois de todos os lançamentos. A DRE, em si, não entra na jogada, pois a DRA (resultados abrangentes) é justamente composta por números que não passam pelo resultado, ou seja, não transitam pela DRE. Se todos os lançamentos estiverem corretos e o Balanço Patrimonial estiver equilibrado (Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido), isso indicará que a DRA está correta. Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Obrigado pelo video. Se o senhor puder faça um video sobre Livro Razão e Diario de forma digital, mostrando como é a tabela e como se inserem as informações nas mesmas, seria extremamente grato. Se possível disponibilizar também alguma planilha que ajude com isso, para download, desde ja agradeço
Olá, Rodolpho! Grato pela visita! Os Resultados Abrangentes incluem a conta de Ajuste de Avaliação Patrimonial e, além dela, abrangem outros ajustes, como o Ajuste de Conversão de Moeda Estrangeira e os ajustes relacionados a fundos de pensão. Todas essas contas permanecem no Patrimônio Líquido, mas podem ser segregadas em diferentes subcontas, dependendo da natureza do ajuste. No caso específico de Ajuste de Avaliação Patrimonial, estão incluídos ajustes de ativos financeiros avaliados a valor justo e a reavaliação de ativos. Esses Resultados Abrangentes representam aumentos ou reduções "virtuais" no Patrimônio Líquido, ainda não realizados, e são apresentados para fornecer aos sócios uma visão mais ampla e fiel da situação econômica da empresa. Depois dê um retorno sobre este entendimento. Sucesso!
Quando faço projecao de variacao cambial nos meus ativos ou passivos, isso tambem vai para DRA ja que esses ativos ou passivos ainda nao foram liquidados?
Olá, Paulo! Grato pela visita! Vc está certo. O que ainda não foin realizado e não se configurou em ganho ou prejuízo fica apenas na DRA. Depois dê um retorno sobre este entendimento! Sucesso!
Em uma prova do cespe foi considerado inccorreto apresentar como uma coluna ou relatório próprio parece que nao se pode apresentar apenas como uma coluna própria
Olá, Nathan! Grato pela visita e pelo retorno! Acredito que a CESPE está parcialmente certa. O CPC 26 (R1) indica que a DRA é apresentada em documento separado. Entretanto, a NBCTG 26(R5) diz, no último parágrafo do item 10A, que "A entidade pode usar outros títulos nas demonstrações em vez daqueles usados nesta Norma, desde que não contrarie a legislação societária brasileira vigente. A demonstração do resultado abrangente pode ser apresentada em quadro demonstrativo próprio ou dentro das mutações do patrimônio líquido ". Link para esta NBC: www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCTG26(R5).pdf No vídeo fiz esta segunda representação, porém, fiz agora um ajuste, fazendo um corte nesta parte. Grato pelo retorno, mais uma vez. Abraço e sucesso!
Muito obrigado!@@ProfessorQuintino Seus vídeos são muito bons! Só consegui aprender ativo diferido e passivo diferido através deles! Gratidão pelos conteúdos e por se mostrar solicito!
Professor, uma duvida: Conforme o minuto 7:45 do vídeo, o Ajuste de conversão de moeda estrangeira (DRA) irá eventualmente para a conta de Lucros Acumulados (PL) e a diferença no resgate de investimentos vai para a receita financeira (DRE). No encerramento do período vai ocasionalmente para o PL novamente. Isso não iria duplicar o valor no PL? Ou o valor de Ajuste de conversão de moeda estrangeira na DRA não deve ser lançado no Balanço?
Olá, Projeto Leitura Livre! Grato pela visita! Por ocasião do resgate, a diferença positiva ou negativa é transferida da conta de ajuste cambial para os lucros acumulados. Como ambas as contas pertencem ao PL, não há alteração no patrimônio líquido, apenas uma mudança entre os razonetes. O caixa recebe o valor total resgatado, com as seguintes contrapartidas: Investimento (referente apenas ao valor aplicado); e Receita financeira (representando a rentabilidade da operação). Se houver prejuízo na operação, o ajuste é transferido para os lucros acumulados, com o sinal negativo, e o prejuízo é reconhecido como despesa financeira. Veja os lançamentos no resgate com lucro: Ajuste cambial: D: Ajuste de Moeda Estrangeira (PL) C: Lucros Acumulados (PL) No resgate: D: Caixa (AC) - Todo o valor resgatado; C: Investimento no exterior (AC) - Valor aplicado, zerando o investimento; C: Receita financeira (DRE) - Rentabilidade da operação. Depois dá uma olhada neste vpideo:th-cam.com/video/_LKp9eAN0h8/w-d-xo.htmlsi=tqzQ_ZMwmGmHgD-4. Pode ser útil Sucesso e boas leituras!!
Olá, Verônca! Grato pela visita! Quando o resultado abrangente fica negativo, isso significa que a empresa teve uma diminuição no seu patrimônio líquido durante o período analisado. Aqui estão algumas possíveis interpretações para um resultado abrangente negativo: - Prejuízo Operacional na própria DRE, impactndo a DRA; - Outras Perdas Abrangentes: Mesmo que a empresa tenha apresentado lucro na DRE, podem ter ocorrido outras perdas abrangentes, como perdas em investimentos, ou variações cambiais negativas que afetaram negativamente o patrimônio líquido; - Ajustes ou correção de erros; ou mesmo - Desvalorização da ativos. Considerando apenas a parte abrangente do resultado, o resultado negativo será consequência destas outras perdas abrangentes (Item 2) Depois dê um retorno sobre este entendimento. Sucesso!!
Oi, Pri! Grato por mais esta visita! A DRA complementa a DRE. O que sai da DRE é o lucro do exercício, que aumenta o patrimônio, mas, rm compensação tem que pagar tributo sobre este lucro. A DRA é o nome que foi dado para a demonstração que registra também um aumento ou redução de patrimônio, sem que.este resultado tenha sido das vendas, mas de um aumento ou redução do patrimônio, por fora deste esquema de pagar tributo. Neste vídeo tem os casos em que é importante ter a DRA. Se fossemos trazer um exemplo para família, digamos que a filha trabalha, recebe seu salário e, por isso, paga o imposto de renda. Agora se os pais dão uma mesada extra, a filha registraria esta mesada nos resultados abrangentes, pois aumentou o saldo bancário (patrimônio) mas não passou pelo resultado (salário - imposto) Depois dê um retorno sobre este entendimento. E o livro. Me mande um e-mail para eu mandar um link pars o livro em pdf colorido. Vi que você se tornou uma mestre contábil! Uhuhu Até breve.
@@ProfessorQuintino pegando carona na excelente explicação aproveito e pergunto. Assim não há nenhum imposto que os valores registrados na DRA tenha que pagarr? A DRA é somente um controle a ser registrado sem dedução nenhuma de imposto?
Oi, Daniela! Grato pela visita! Vc está certa. Não tem imposto a pagar porque é um aumento de valor só no papel. É o extrato do investimento que mostrou um valor mais alto. A empresa só vai pagar imposto quando resgatar o investimento com o valor a mais. Imagine um investidor em ações que acompanha os preço diariamente. Ele vê a ação subir e descer e vai anotando (resultado abrangente), mas só vai pagar o tributo quando vender as ações com lucro.. Em tempo: Embora a DRA não implique em pagamento de tributos, uma das linhas é o imposto devido (virtual) em cima do lucro no ganho (também virtual). Mas fica tudo no campo de perspectiva futura, aguardando o resgate. Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Excelente vídeo Professor, a DRA é muito importante para Empresas no Mercado de ações que anualmente são impactadas pela flutuação Cambial 👏👏👏👏
Oi, Ricardo!
Grato pela visita e pelo comentário.
Realmente, vc tem razão. Valeu pelo retorno!
Abraço!!
Amanhã tenho prova de Contabilidade e vai cair justamente DRA, que sorte hahahah! Obrigado pelo vídeo.
Olá, Idioma Do Investidor!
Grato pela visita!
Faço votos que este vídeo lhe traga bons dividendos, amanhã, na sua prova.
Depois dê um retorno, contando sua boa nota!
Sucesso e bons investiments!!
@@ProfessorQuintino Muito obrigado, Professor!
Parabéns Professor! Muito bem explicado. Obrigado
Valeu, Luciano!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
Muito boa explicação. Didático e prático! Obrigado!
Oi, Henrique!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Me salvando na aula de contabilidade atuarial. Fácil compreensão, obrigada!
Olá, Naomi!
Grato pela visita e pelo comentário!
Bons estudos e sucesso!!
Excelente conteúdo! Um dos melhores canais do youtube!!!
Valeu, Diego!
Vc sempre com comentários gentis!
Grato!
Sucesso!!
Conteúdo de excelência 👏🏽👏🏽
Valeu, André!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Excelente professor !
Olá, Caio! Grato pela visita !
Bons estudos e sucesso!
Muito bom!!!
Valeu, Sérgio!
Grato por mais esta visita e comentário!
Sucesso!
Obrigado professor.
Olá, Jonathas!
Grato pela visita!
Sucesso!
ótimo vídeo, me ajuda demais para revisar a aulas da faculdade
Olá, João Victor!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Obrigada professor . Excelente aula
Olá, Fernanda!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
tu é fantastico
Olá, Khalfani!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Muito bom ótimo
Olá, Paulo Dias!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
Muito legal explicação, mto obrigada, esclareceu minhas dúvidas.
Professor, tem alguma maneira de fazer um check com o resultado da DRA, para eu conferir se a DRA está correta?
Cruzando com algum saldo da DRE e BP?
Olá, Sa Caldatto!
Grato pela visita e pelo comentário!
A conferência dos lançamentos está na correta transcrição das informações. Entretanto, para uma conferência matemática, a prova real está no tradicional ativo igual ao passivo no Balanço Patrimonial depois de todos os lançamentos.
A DRE, em si, não entra na jogada, pois a DRA (resultados abrangentes) é justamente composta por números que não passam pelo resultado, ou seja, não transitam pela DRE.
Se todos os lançamentos estiverem corretos e o Balanço Patrimonial estiver equilibrado (Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido), isso indicará que a DRA está correta.
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Obrigado pelo video.
Se o senhor puder faça um video sobre Livro Razão e Diario de forma digital, mostrando como é a tabela e como se inserem as informações nas mesmas, seria extremamente grato.
Se possível disponibilizar também alguma planilha que ajude com isso, para download, desde ja agradeço
Oi, Luciano!
Grato pela visita!
Achei ótimo sua sugestão.
Grande abraço!
Excelente vídeo!!!
Grato pela visita!
Mandei a resposta a seu questionamento no seu orutro comentário.
Sucesso!
Excelente
Ola, Diego
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Assistindo em 2024. Obrigada pelo vídeo ❤
Olá, Luana!
Grato pela visita!
Assistindo em 2024? Que ótimo! Um assunto sempre atual!
Sucesso!
Professor, todos os lançamentos referentes a Outros Resultados Abrangentes integram a conta Ajuste de Avaliação Patrimonial no PL?
Olá, Rodolpho!
Grato pela visita!
Os Resultados Abrangentes incluem a conta de Ajuste de Avaliação Patrimonial e, além dela, abrangem outros ajustes, como o Ajuste de Conversão de Moeda Estrangeira e os ajustes relacionados a fundos de pensão.
Todas essas contas permanecem no Patrimônio Líquido, mas podem ser segregadas em diferentes subcontas, dependendo da natureza do ajuste.
No caso específico de Ajuste de Avaliação Patrimonial, estão incluídos ajustes de ativos financeiros avaliados a valor justo e a reavaliação de ativos.
Esses Resultados Abrangentes representam aumentos ou reduções "virtuais" no Patrimônio Líquido, ainda não realizados, e são apresentados para fornecer aos sócios uma visão mais ampla e fiel da situação econômica da empresa.
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Sucesso!
Up 🎉
OI, ID Oculta!
Grato pela visita!
Que rapidez no like!!
Valeu!!
@@ProfessorQuintino estou de olho!!! Obrigada pelo conteudo!
🕵♀
Quando faço projecao de variacao cambial nos meus ativos ou passivos, isso tambem vai para DRA ja que esses ativos ou passivos ainda nao foram liquidados?
Olá, Paulo!
Grato pela visita!
Vc está certo.
O que ainda não foin realizado e não se configurou em ganho ou prejuízo fica apenas na DRA.
Depois dê um retorno sobre este entendimento!
Sucesso!
@@ProfessorQuintino obrigado Professor pelo esclarecimento.
Em uma prova do cespe foi considerado inccorreto apresentar como uma coluna ou relatório próprio parece que nao se pode apresentar apenas como uma coluna própria
th-cam.com/video/7MUnX319uK8/w-d-xo.html
"06:05 - Como representar a DRA?" Professor poderia tirar essa dúvida?
Olá, Nathan!
Grato pela visita e pelo retorno!
Acredito que a CESPE está parcialmente certa. O CPC 26 (R1) indica que a DRA é apresentada em documento separado.
Entretanto, a NBCTG 26(R5) diz, no último parágrafo do item 10A, que "A entidade pode usar outros títulos nas demonstrações em vez daqueles usados nesta Norma, desde que não contrarie a legislação societária brasileira vigente. A demonstração do resultado abrangente pode ser apresentada em quadro demonstrativo próprio ou dentro das mutações do patrimônio líquido ".
Link para esta NBC: www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCTG26(R5).pdf
No vídeo fiz esta segunda representação, porém, fiz agora um ajuste, fazendo um corte nesta parte.
Grato pelo retorno, mais uma vez.
Abraço e sucesso!
Muito obrigado!@@ProfessorQuintino Seus vídeos são muito bons! Só consegui aprender ativo diferido e passivo diferido através deles! Gratidão pelos conteúdos e por se mostrar solicito!
Professor, uma duvida: Conforme o minuto 7:45 do vídeo, o Ajuste de conversão de moeda estrangeira (DRA) irá eventualmente para a conta de Lucros Acumulados (PL) e a diferença no resgate de investimentos vai para a receita financeira (DRE). No encerramento do período vai ocasionalmente para o PL novamente. Isso não iria duplicar o valor no PL?
Ou o valor de Ajuste de conversão de moeda estrangeira na DRA não deve ser lançado no Balanço?
Olá, Projeto Leitura Livre!
Grato pela visita!
Por ocasião do resgate, a diferença positiva ou negativa é transferida da conta de ajuste cambial para os lucros acumulados. Como ambas as contas pertencem ao PL, não há alteração no patrimônio líquido, apenas uma mudança entre os razonetes.
O caixa recebe o valor total resgatado, com as seguintes contrapartidas:
Investimento (referente apenas ao valor aplicado); e
Receita financeira (representando a rentabilidade da operação).
Se houver prejuízo na operação, o ajuste é transferido para os lucros acumulados, com o sinal negativo, e o prejuízo é reconhecido como despesa financeira.
Veja os lançamentos no resgate com lucro:
Ajuste cambial:
D: Ajuste de Moeda Estrangeira (PL)
C: Lucros Acumulados (PL)
No resgate:
D: Caixa (AC) - Todo o valor resgatado;
C: Investimento no exterior (AC) - Valor aplicado, zerando o investimento;
C: Receita financeira (DRE) - Rentabilidade da operação.
Depois dá uma olhada neste vpideo:th-cam.com/video/_LKp9eAN0h8/w-d-xo.htmlsi=tqzQ_ZMwmGmHgD-4. Pode ser útil
Sucesso e boas leituras!!
É se ficar negativo o resultado DRA? Como interpretar?
Olá, Verônca!
Grato pela visita!
Quando o resultado abrangente fica negativo, isso significa que a empresa teve uma diminuição no seu patrimônio líquido durante o período analisado.
Aqui estão algumas possíveis interpretações para um resultado abrangente negativo:
- Prejuízo Operacional na própria DRE, impactndo a DRA;
- Outras Perdas Abrangentes: Mesmo que a empresa tenha apresentado lucro na DRE, podem ter ocorrido outras perdas abrangentes, como perdas em investimentos, ou variações cambiais negativas que afetaram negativamente o patrimônio líquido;
- Ajustes ou correção de erros; ou mesmo
- Desvalorização da ativos.
Considerando apenas a parte abrangente do resultado, o resultado negativo será consequência destas outras perdas abrangentes (Item 2)
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Sucesso!!
Professor DRA é a mesma coisa qur DRE? Segunda terei prova sobre DRE, estou procurando um video seu sobre
Oi, Pri!
Grato por mais esta visita!
A DRA complementa a DRE. O que sai da DRE é o lucro do exercício, que aumenta o patrimônio, mas, rm compensação tem que pagar tributo sobre este lucro.
A DRA é o nome que foi dado para a demonstração que registra também um aumento ou redução de patrimônio, sem que.este resultado tenha sido das vendas, mas de um aumento ou redução do patrimônio, por fora deste esquema de pagar tributo.
Neste vídeo tem os casos em que é importante ter a DRA.
Se fossemos trazer um exemplo para família, digamos que a filha trabalha, recebe seu salário e, por isso, paga o imposto de renda.
Agora se os pais dão uma mesada extra, a filha registraria esta mesada nos resultados abrangentes, pois aumentou o saldo bancário (patrimônio) mas não passou pelo resultado (salário - imposto)
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
E o livro. Me mande um e-mail para eu mandar um link pars o livro em pdf colorido.
Vi que você se tornou uma mestre contábil! Uhuhu
Até breve.
@@ProfessorQuintino pegando carona na excelente explicação aproveito e pergunto. Assim não há nenhum imposto que os valores registrados na DRA tenha que pagarr? A DRA é somente um controle a ser registrado sem dedução nenhuma de imposto?
Oi, Daniela!
Grato pela visita!
Vc está certa. Não tem imposto a pagar porque é um aumento de valor só no papel. É o extrato do investimento que mostrou um valor mais alto.
A empresa só vai pagar imposto quando resgatar o investimento com o valor a mais.
Imagine um investidor em ações que acompanha os preço diariamente. Ele vê a ação subir e descer e vai anotando (resultado abrangente), mas só vai pagar o tributo quando vender as ações com lucro..
Em tempo: Embora a DRA não implique em pagamento de tributos, uma das linhas é o imposto devido (virtual) em cima do lucro no ganho (também virtual). Mas fica tudo no campo de perspectiva futura, aguardando o resgate.
Depois dê um retorno sobre este entendimento.