A TV Cringe junta ensaio, documentário e até react em uma mesma mistura embalada com estética ridiculamente saudosista. Se você quiser se inscrever nesse novo canal, aí vai o link: www.youtube.com/@tvcringebrasil
A galera acha que ser forte é estar sempre com cara de bravo, com uma arrogância disfarçada de comportamento recluso e com muita discrição, mas não estou de acordo. Eu me considero uma moça forte e eu sou toda doida, dou risada, choro, faço amigos, vivo intensamente.... ser forte não é parecer uma estátua renascentista, galera. É aguentar a vida.
Disse tudo! Aguentar a vida não tem fórmula, receita ou careta! É a força e coragem de cada um pra aguentar cada um a sua vida. E não tá fácil mesmo. Cada roteiro...
A alguns anos descobri o estoicismo, gostei mto da filosofia e tal... li alguns autores, elegi Epicteto meu favorito, até me ajudou muito quanto a minha ansiedade, parar de me preocupar em excesso e de forma desnecessária... beleza. Até que um dia resolvi procurar grupos sobre o assunto no FB, achei e entrei, e aí descobri que tinha um bando de cara que pegou o estoicismo e conseguiu distorcer o conceito da coisa toda e transformar em besteira de "macho alfa" e red pill, pensa na minha decepção. Fiquei por um tempo ainda mas eventualmente tive que sair do grupo. Sigo gostando do assunto, tenho uma tatuagem a respeito, mas é uma coisa minha, porque a sociedade atual já conseguiu estragar o negócio
@@rodrigolucena1698 fico impressionada como algumas pessoas conseguem pegar um pensamento, um ideial, algo que era pra estimular nosso pensamento e deturpam totalmente o sentido da coisa transformando em uma abominação qualquer
Sou professor de Filosofia e me voltei ao Estoicismo pela terceira vez. Não é absolutamente nada parecido com o que esses malucos redpillados e naturalizadores do absurdo (esse pessoal que acha que nossa ansiedade/angústia não tem nada a ver com esse sistema maluco) têm printado. Estoicismo é riquíssimo e pode nos ajudar, de forma consistente e realista, a lidar melhor com nossas dores.
@@vocetemrazao2239 O senhor está refutando afirmações que eu não fiz. Dizer que um saber filosófico de uma determinada corrente/autor pode nos ajudar em algum aspecto das nossas vidas é completamente diferente de afirmar que filosofia é "autoajuda". De acordo com a definição de "corrente filosófica", o estoicismo se encaixa em todos os pré-requisitos para ser considerado uma delas. Filosofia, graças a dios, não é autoajuda. E onde estão os fundamentos que indicam que "estoicismo é uma ideologia de escravo"? Uma afirmação dessas não é tautológica, você está afirmando isso sem apresentar nenhuma evidência/argumento. E desde quando Filosofia não tem "valor prático"? Regimes políticos, formas de governo, códigos de conduta, método científico, formas de organização social. Tudo isso faz parte da maneira como vivemos e tudo isso remonta a conceitos filosóficos. Se isso não demonstra o "valor prático" da Filosofia, eu tô vivendo em Plutão e não tô sabendo.
O estoicismo me ajudou muito a lidar com a solidão da capital, com a perda do meu pai e me deu forças para lutar pela minha mãe em um momento que ela já tinha desistido da doença que acometia ela. Pode criticar a vontade estoicismo. Tudo e todo são passíveis de críticas. Não me importo. Só desejo que procure a sua maneira, manter-se estóico. Amor fati Memento Mori
@@Bigorna123 ambos os dois... talvez até mais coisa do que só aspectos pessoais, talvez até uma construção sistêmica de individualismo incompatível com a condição humana de pertencer a um grupo.
O engraçado é que esse discurso de resiliência vem sempre de alguém que vive confortavelmente, para pessoas que não tiveram a mesma sorte de berço. E obviamente, vem sempre carregado da ideologia desses de cima. Resiliência, nos termos que nos é passada, é um comando, uma ordem de resignação dada pelos de cima aos de baixo. Cabe aos debaixo perceberem pra onde eles devem direcionar a sua resiliência. Começa por não aceitarem o que está posto, por usarem a resiliência não como instrumento de resignação, mas como única saída para se manterem fortes e não se entregarem ao derrotismo.
Lembrando que a vida dos desfavorecidos é resiliência pura. Só continuam vivos e minimamente funcionais por essa qualidade forjada na necessidade. Esses redpill e a fins não aguentariam meia hora da rotina de um trabalhador pobre!
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia). Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos. Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente. Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema. Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. 0jytvklutgcf.
@@silvanareis651Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia). Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos. Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente. Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema. Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Hfhtiuty7689.
Marco Aurélio recomenda, em Meditações, que devemos ter compaixão com as outras pessoas e exigentes conosco. Afinal, quem escolheu o caminho estóico foi vc, não o outro.
Meu avô, que veio da roça, nunca estudou e só aprendeu a ler depois de velho quando chegou à cidade (morreu com quase 100) tinha uma frase que desde criança me encantava: "O que não tem jeito, já está resolvido". Eu não sei muito sobre filosofia, mas procuro levar esse pensamento até hoje na minha vida.
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia). Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos. Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente. Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema. Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Hiytiio.
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia). Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos. Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente. Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema. Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Teiry3o3o3o738383.
Não podemos confundir a postura estoica com a passividade derrotista diante das dificuldades...O Estoicismo nos ensina a manter a resiliência e enfrentar os problemas de frente, sem que o desespero ou o descontrole emocional nos impeça de, muitas vezes, enxergarmos soluções até simples para esses problemas. Ademais, nos ensina a não perdermos ou gastarmos energia a respeito de coisas, fatos ou situações sobre as quais nosso esforço não vele a pena para a nossa felicidade ou paz...simples assim...
Parte da resposta é questionar. Se você não questiona, você não tem senso crítico. Como Einstein disse " O importante é nunca parar de questionar". Ótimo vídeo.
Estou estudando muito sobre o estoicismo, principalmente a parte que mostra que "só temos controle sobre nós mesmos, e por isso não devemos nos incomodar com o que o outro diz". O autocontrole é a parte mais importante do estoicismo, mas é com o autocontrole em mente que o mundo não vai mudar, são os nossos pensamentos diante do mundo que vão.
O estoicismo em si é uma filosofia interessante e sou a favor da tentativa de aplicar a filosofia no dia a dia, integrando ela na vida de forma prática. Mas realmente é discutível essa fetichização do estoicismo por parte de alguns grupos 😅Vídeo muito interessante
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia). Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos. Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente. Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema. Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Treeooooy88965.
Eu nao sabia que estoicismo estava na moda sendo tratado desse jeito. Descobri o estoicismo por acaso, vi videos no youtube que ajudaram a mehorar minha ansiedade e comecei a ler. Atualmente estou lendo “Meditações” de Marco Aurelio. Sempre que leio esse livro minha mente se clareia e encontro formas melhores de lidar com minha ansiedade.
Quero ver esse pessoal ser estóico de internet sendo vítima de perturbação do sossego, tendo que acordar cedo, pegar muitas conduções lotadas para ir e voltar do trabalho, etc. Quero ver ter paciência
Claro que ser estoico sendo " filhinho de papai" ou um monge ou filósofo vivendo fora da sociedade dentro dum reduto de pensadores ou convento é até fácil.... difícil é o ser na correria da vida e sendo pobre pior ainda.... contudo, os ensinamentos trazem métodos que numa análise profunda nos ajuda a viver melhor e intensamente e a quebrar com nossos preconceitos e conformismos adquiridos pela cultura social e pelo capitalismo selvagem....observem que muitas pessoas tem tudo pra serem plenamente felizes e não o são....pois não aceitam sua felicidade e vivem com picuinhas, invejas, ideologias políticas, religiosas numa eterna disputa.... até viajam, tem saúde, dinheiro, mas nunca enxergam que o que tem é suficiente pra ser muito feliz.... assim deveriam focar na saúde mental, física, esportes, música boa, caridade, amizades cinseras, meditação, gratidão frente a muitos que sofrem etc... assim o estoicismo ajuda muito a vivermos o melhor de nós e está me ajudando na depressão....pois tenho traumas desde a infância e não tenho filhos e passei por lutos e hoje estou sem núcleo familiar, aquele que te trás paz interna, fora muitas injustiças e incompreensões que passei.... psiquiatra, psicólogo não dão jeito, religião deixa as mentes fracas e exploram seu dinheiro em regra....o estoicismo faz vc refletir tanto nos momentos bons quanto nos ruins.... isso trás humanidade, quebra o ego, trás empatia, te faz sábio.... é claro que se vc por exemplo ver um filho esquartejado , raptado etc é lógico que não há remédio paliativo que resolva, ou doenças que demandem eutanásia por exemplo....mas pq sofrer tanto sem causar plausíveis? Pq sofrer com tanto egoísmo? Pq viver em picuinhas sabendo que muitos sofrem? Pq não curtir melhor o sexo, a música, os filhos, esportes, coisas boas? Eis o estoicismo! Gratidão!
@SophiaLiechtensteinMuitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia). Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos. Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente. Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema. Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Kyiitooyoookh.
O estoicismo e afins só é bom quando em doses adecuadas e necessárias. A gente tem que tomar cuidado pra não viver num mundo mental paralelo. Tem gente que fica apático e cinza e para de se importar até com a morte e chama isso de paz. É preciso saber jogar de acordo com o entorno e contexto em que vivemos e só vamos aprender criando os conflitos necessários e justos.. ou senão o mundo nos engole e nos compactuamos com isso.
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia). Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos. Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente. Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema. Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. 7598bfkk.
@@debrisoliveira Ainda tá muito vago pra mim. Por favor defina "organização política coletiva" e como você implementaria isso na sociedade brasileira de hoje. Defina pra mim também o que seria o tal "sucesso da mudança de sistema", ou seja, o que você define como "sistema", o que você tem em mente quanto fala em mudar isso e de que forma você também obteria sucesso na implantação dessa mudança.
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia). Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos. Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente. Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema. Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Yto75887658.
Parabéns ao Meteoro ou Tv Cringe (😅) por fazer um vídeo de uma excelência tão grande. Sou professor de Filosofia do Ensino Médio aqui em Curitiba, especialista em Filosofia Antiga, e admito que jamais poderia explicar tão bem o Estoicismo como vcs fizeram... Certeza que usarei em minhas aulas esse vídeo! Muito bom! Por favor, continuem contribuindo com minha docência, ok?! ❤
Costumo achar que as circunstâncias desde sempre criam meu ego e sou indiferente a ele, observo e ele some nessa fração de segundo observado. Costumo achar que eu sou quem observa porque o ego não está sob meu controle, ele é resultado de tudo fora de mim desde que o mundo é mundo.
Lembro de um episódio do Chaves que o seu Barriga, depois de ver o seu Madruga mais uma vez apanhando injustamente da dona Florinda, fala ao seu inquilino que ele suporta as mazelas da vida estoicamente, ou seja, com estoicismo. Eu nem sabia dessa palavra, pensava que o seu Barriga tinha falado historicamente, com historicismo, kkkkk
Além disso, o seu Madruga costumava explicar ao Chaves que o homem deve ser Forte, Feio e Formal (e a ele faltava só ser Forte e Formal, conforme o Chaves, rsrs).
exato , o estoico nao e o que fica quando e sim o que reflete sobre seus sentimentos sobre tal coisa e assim evitando uma explosao de emocoes como raiva , angustia e ansiedae
E outra... A crítica é bem vinda. Pensei que o foco seria voltado aos canais que usam o Estoicismo para promover coaching, pensamento empreendedor, ou que usam imagens de homens musculosos feitos em IA. Material que sai da proposta de "medicina da alma", para algo individualista e elitizado. Seria de bom grado um vídeo sobre a "estética distorcida" do estoicismo de TH-cam. Um abraço.
Não sei para outros autistas, mas para mim estoicismo quase vira uma obrigação pra ser aceito em sociedade. Mesmo com melhor das intenções se privar do seu eu para a aceitação, negar sua própria dor e ânsia é uma questão de sobrevivência social e quando falha a culpa "é do autista" que não aguentou o que o neurotípico nem sente diferença.
As vezes gosto de pensar que essa onda de estoicismo é um sintoma de capitalismo tardio, como se não houvesse mais saída para se pensar em construir um mundo melhor do que esse que está aí. Diante disso só resta se entregar a resignação e deixar tudo como está. Daí me pergunto do ponto de vista do materialismo dialético: a quem interessa deixar tudo como está?
O Estoicismo não prega deixar tudo como está; ele prega você saber o que pode mudar e o que não pode. Questões sociais e políticas podem ser modificadas pelo homem, pois são frutos de suas escolhas. Já sofrimentos existenciais não (morte, doença, frustrações, medos, etc) isso é preciso aceitar e trabalhar no seu interior.
Rafael vc tem toda razão. Não é uma pena que esse arcabouço teórico seja distorcido da forma que mencionei? Pq foi isso que vi nos livros sobre estoicismo na bienal do livro aqui no RJ.
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia). Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos. Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente. Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema. Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Tiyritiiop74886.
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia). Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos. Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente. Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema. Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Jliuybgu6888.
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia). Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos. Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente. Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema. Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Uriyiouooo87990.
Uma filosofia tão interessante que caiu no espectro "masculinidade". Eis uma das características mai clássicas do ser humano: fazer uma imagem de si ideal.
Excelente vídeo, não tinha esse entendimento sobre o estoicismo e sua versão desvirtuada, a versão atual, onde o que se diz estoico reclama que os outros, os quais não são controlados por ele, não são como ele. Dessa forma quebrando o princípio basilar do pensamento filosófico como se este fosse um frágil cristal.
Ótimo vídeo! Eu me identifico muito com essa nova visão estoica, principalmente quando se leva em conta a síndrome do impostor. Eu, por exemplo, apesar de artista e produtor cultural, não participo dos fóruns e conferências de cultura por achar que tem gente muito mais preparada pras discussões do que eu; então eu não me vejo como alguém com conhecimento suficiente pra agregar. O que surge daí é pouca verba pra literatura, minha área. O que eu faço? Começo a trabalhar com teatro, cinema etc. Não sei até onde isso é estoicismo ou apenas "amor fati", do Nietzsche. Ou até, quem sabe, adaptação por pura preguiça
Bom... o que mais percebo nas pessoas que conheci e que se mostravam fortes e resilientes, eram no fundo inseguras, com traumas e muito, muito medo de deixar vazar qualquer resquício de que precisava de ajuda. Não tem nada de errado sermos fortes, resistentes, como não tem nada de errado termos problemas, dias ruins, sentir dor, tristeza. A cobrança para estarmos sempre bem ficou tão abusiva que fica parecendo errado se alguém tem depressão, por exemplo.
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia). Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos. Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente. Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema. Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Wriytr865.
Conexão de ideias: estava pensando esta semana em gravar um vídeo falando sobre a moda do estoicismo. Existe muita deturpação dessa filosofia. O que me deixa mais triste é vê-la sendo utilizada por "vendedores de sonhos". A filosofia deve ter efeito na vida das pessoas, mas jamais ser utilizada como ferramenta de manipulação como temos visto ultimamente. Além disso, a falta de expressão emocional, como tem sido motivada, não é uma virtude. Essa interpretação superficial do estoicismo pode levar a uma visão de frieza e insensibilidade.
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia). Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos. Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente. Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema. Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Yteirp5946262.
Depois que eu conheci o estoicismo e passei a ler mais sobre me ajudou muito a controlar minha ansiedade, mas é bizarro ver no que transformaram o "estoicismo" hoje.
Não tem como ter tranquilidade interna se não houver um ambiente externo que favoreça isso. Se conformar com o ambiente negativo e trabalhar a mente pra sentir "tranquilidade" é só uma forma de você se enganar.
O problema é que nunca o ambiente externo vai favorecer. Nós próprios seres humanos somos frágeis, incompletos, falhos, e não existe realidade modificada no mundo que vai nos tirar dessa posição. A pessoa pode viver na Finlândia ou qualquer paraíso da Terra ou da imaginação, e ainda pode cometer suicídio.
Assim, meditar, ajuda você a se defender melhor da opressão, principalmente dos que tem algum poder sobre você, como no trabalho, sem se opor, sem apresentar resistência, e a pensar em formas de melhorar sua própria vida, e escapar daquela opressão, quando a situação é mesmo limítrofe. A auto-consciência e o auto-conhecimento são cruciais. Observe e não participe do que não gosta. Discussões inúteis por exemplo. Fale menos, observe mais.
A solução é não se abalar e responder ao ambiente nocivo da mesma forma de quem o constrói, e, sim, continuar no controle o melhor possível, claro, ninguém é uma estátua, às vezes tombamos, erramos, mas nós erguemos e continuamos no caminho.
Conheci o estoicismo ainda no ensino médio, num dos livros genéricos de ensino médio da escolinha. Como passei por perdas familiares severas muito novo, o estoicismo me salvou da revolta que eu sentia. Fico triste de ver os coachs contorcendo e espremendo isso para proveito econômico.
'eu, eu, eu....' Não é porque um bando de otários resolveu atrelar pedaços de um conceito filosofico milenar à ideologias fascistas, que Ela vai deixar de ter importância prática. Entre VOCÊ considerar-se Estóico e praticar o estoicismo consciente de que ele é uma ferramenta não de negação e sim de acolhimento, entendimento e finalmente uma reação diante da realidade que se apresentou a você e ser um poço de alienação autocentrado, existe um abismo. O problema de criticar, se utilizando como base teorica a sua própria vida, é que 'Eu' sirvo somente pra mim mesmo e como fica você diante de 'Nós'? Álvaro, tua inteligência é inspiradora. Obrigado por compartir com o mundo. Beijo.
Um século antes, em V a.C. Buda já falava em classificar os objetos de percepção em indiferentes, benéficos ou prejudiciais à mente. Mas o Ocidente só deu mais atenção a ele no séc. 19. Talvez porque o conceito de não-eu seja indigesto aos ocidentais
Eu ja passei dessa fase de ler livros de dezenas de filósofos e com base em seus ensinamentos criar o meu estilo de vida. Deus me libertou de tudo, meu livro favorito e a bíblia e minha filosofia é Jesus Cristo.
Achei o termo "modinha" um pouco inapropriado. Descobri o assunto na internet de tanto procurar ajuda em terapia, livros, textos, vídeos para me tornar um ser humano melhor. Acredito que muitas pessoas estão em busca dessa melhora. Talvez seja esse o motivo dessa corrente filosófica estar sendo tão divulgada. Assim sendo, que essa "modinha" persista e tenhamos um mundo melhor, com pessoas melhores.
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia). Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos. Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente. Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema. Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Tero789hvdl68.
Carlito parabéns é isso mesmo, escolhas políticas que geram catástrofes, falou tudo, ser negacionista e doido sem casa e com água até a cabeça é o choque de realidade
Eu gosto tanto do período histórico grego e romano, existiram mentes muito a frente do seus próprios tempos. O estoicismo acabou sendo o último resquício da filosofia do mundo antigo e de fato acabou ficando um pouco ofuscado quando comparado ao restante das linhas de pensamento, mas particularmente foi a que mais gostei. De verdade oq eu entendo de estoicismo é muito diferente doq vi sendo retratado nesse vídeo, mas entendo a qual público essa crítica é direcionada. A filosofia como um todo é uma ferramenta de auto aprimoramento, mas tem gente q n consegue ver uma pequena oportunidade de fazer dinheiro e se auto promover com algo q já sai se jogado de cabeça, infelizmente isso só distorce as ideias centrais e gera esse tipo de reação das pessoas q veem de fora… Gente q nem sabe o q tá falando indo em podcast falar baboseira pra vender curso de auto ajuda e querendo ser coach 🤦🏽 Em fim, estude a respeito pesquise, vá nas fontes certas e tire suas próprias conclusões sobre as coisas, a filosofia não está só na parte em que a gente lê oque um filósofo escreveu ou oq um discípulo escreveu sobre ele, mas ela abrange desde o caráter até a forma como vc utiliza seu tempo livre. Não é sobre ser melhor que os outros, mas sim ser uma pessoa melhor em prol do coletivo, ninguém precisa ser madre Tereza de Calcutá, mas se com isso vc perceber a real importância de valorizar o momento presente e as pessoas que caminham ao seu lado já vai ser um avanço.
Cara. Eu tava pra enlouquecer acompanhando política todo dia, adoecendo mesmo. Decidi tomar doses cavalares de alienação por um tempo e por isso me afastei um pouco do canal. TV Cringe me trouxe de volta e isso aqui tá bom demais.
Obrigado! Foram 23 minutos que me ensinaram sobre um assunto que já ouvi falar mas não tinha nem noção do que era, e provavelemente não gastaria 1 min procurando sobre.
Álvaro você é super incrível, esse vídeo é a melhor definição de Humanidade forte, bonita e claro muito inteligente, a maturidade espiritual é também muito presente nesse vídeo. Obrigado irmão, você me emocionou!
Bom video. Eu tinha parado de ver os videos de vcs, porque para mim parece que começaram a apelar por surfar no hype do momento sem se preocupar muito com a qualidade do conteúdo (e caindo em lugares comuns). Meio como Henry Bugalho faz. Mas gostei desse video.
Isso me lembrou uma conhecida que dizia estar praticando o estoicismo, daí ela ficou doente e disse que sabia que aquilo era porque muita gente torcia pela morte dela e foi lá e saiu excluindo pessoas. Aí pensei: essa sabe o que é estoicismo, mas não prática nada🤣
Tem alguns equívocos no vídeo. Ressalto a parte onde o Arvro menciona que o ideal estóico é ser o "tipo forte e silencioso". Ora, no livro Meditações, de Marco Aurélio, um dos três grandes nomes do estoicismo, ele justamente menciona que o homem é um animal social, e por isso mesmo ele deve ser gentil e sempre buscar a cooperação com os outros. Afinal, "somos como as arcadas inferior e superior da mandíbula, feitos para trabalhar juntos". E ainda nas Meditações, Marco Aurélio exorta para a necessidade de sermos exigentes conosco e complacentes com os outros, mostrando o erro em presumir que um estóico irá cobrar alguém para ser mais resiliente, como o Álvaro menciona no vídeo. Achei um vídeo fraco e abaixo do padrão de qualidade do Meteoro, sequer mencionaram como o estoicismo foi relevante na formulação da TCC(Terapia Cognitiva Comportamental) e outras abordagens terapêuticas atuais. Talvez vcs devessem dar outra chance ao tema convidando pessoas com mais conhecimento sobre o assunto, como o Hamlet ARL, que tem um canal de filosofia aqui no youtube e manja muito de estoicismo.
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia). Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos. Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente. Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema. Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Teoeyeiroriw2736493.
Sigo o politeísmo grego e estudo todas as filosofias gregas. O estoicismo é “pagão” como seus autores e por isso nem todos conseguirão adotar suas regras, sabe? Adorei o vídeo, só precisou avisar esse detalhe. Que os deuses iluminem a todos!
Eu ri alto quando o Álvaro disse que o Heráclito queria cloroquina. 🤣🤣😂😂🤣🤣😂😂🤣🤣😂😂🤣🤣😂😂🤣🤣😂😂👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽
Esse tipo de atitude e percepção diante das adversidades, provavelmente, deve demandar muita reflexão e prática (treinamento), isto é, não é uma mera decisão...
Gosto do estoicismo, é uma outra perspectiva de visão sobre relevar acontecimentos e fatos que não estão sobre o nosso controle e que tudo ou quase tudo que está ao nosso controle está em nosso interior, mas sinceramente não é tudo que concordo com o estoicismo, tem certos ensinos que estão ultrapassados ou mal interpretados, a maioria dos escritos do estoicismo foram escritos por políticos ou para políticos (como o dirario de Marco Aurelio, as cartas de seneca para amigos politicos e o Manual de epicteto que dizem que foi escrito por um aluno que era general), por causa disso ja discuti com tantos "estoicos" de internet por ai que não sabem a diferença entre o que funciona, o que é situacional e o que é pura bestagem. Depois estão ai reclamando porque estão sozinhos, tem mais a perder ficando calado o tempo todo do que ter uma conversar simples e saudavel com alguem. Quero ver quem hoje em dia tem a capacidade de suportar uma solidão a longo prazo, o sujeito é estoico até o momento que não aguenta mais.
Já gostei mais do Meteoro Brasil. Vídeo simplista... Quando falou "as quatro nobres virtudes", se não me engano, pensei que ia fazer o link perfeito com o budismo. Mas não, perderam o momento. Quanto mais adentro o estoicismo, percebo quão semelhante é do budismo e isso é encantador. Mas a tendência é descredibilizar algo que trás alento ao sofrimento do homem, principalmente. Procurem por "como o estoicismo tem ajudado as pessoas", verão que vale mais a pena. Melhor que esse cinismo, não o grego do período helenístico, mas o de hoje mesmo. Um abraço.
O que mais tem por aí é gente dizendo ser estoico, mas não sabe viver sem dinheiro e luxo. Enfim... O estoicismo virou módinha, e hoje é muito deturpado e usado para papo motivacional e qualquer zé mané da esquina diz: "Ai, eu sou estóico! Sou fortão! Sem emoção e fod4-se tudo! Só eu já basta." 😂
Todas as vezes que escuto pessoas falarem sobre ter "resiliência", me lembro também de que são pessoas com arquétipos bem elitistas e opressoras no dia a dia. Em outras palavras, homens também choram, homens também sofrem e tem sentimentos. Parece que há uma necessidade de sempre colocarem uma visão máscula e bruta na figura masculina que esquecem também de valores mais sentimentais. Nem tudo é sobre ser resiliente. Nem tudo é sobre ter forças. A "fraqueza" também uma virtude humana, talvez a mais corajosa que existe em que muitos nem se dão conta ou nem percebem!
Fraqueza é uma virtude? Ser fraco não é uma opção, logo não há como existir coragem na fraqueza. Ser forte e agir como fraco é uma opção, mas o mesmo não exige coragem, muito pelo contrário, ter a força e o poder para mudar as coisas e não o faze-lo denota medo e covardia e não coragem.
@@guedesreinaldoMuitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia). Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos. Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente. Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema. Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Iyoujg685vki.
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia). Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos. Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente. Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema. Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Tityi9649.
Resiliência é justamente a qualidade dos resistente, é aguentar, se manter de pé e seguir em frente mesmo com as adversidades e o sofrimento. Ah e sofrer e chorar não tem nada a ver com fraqueza. Resiliência é chorar e continuar, sem se entregar, sem desistir. Tudo que você disse, é o contrário.
Isso, não encosta, não muda nada, aceita tudo, engole aqui oh, mais uma reforma. Macho de verdade era que nem antigamente, que não tinha direito nenhum. Dá pra ver bem pra onde vai. Manter o controle na adversidade é essencial, mas se o humano aceitasse tudo que lhe é alheio, não tinha feito a roda e nem embarcações (e nem revoluções).
O Estoicismo não defende aceitar tudo que é alheio. Ele defende você entender o que você tem poder pra mudar e o que não tem. Aquilo que é social e político, cabe aos homens mudar. Aquilo que é inexorável (como a morte, como a frustração natural d avida pois nem tudo será como desejamos, etc etc) temos que aceitar, pois não há outra solução
Quem adora estoicos é a burguesia, pois extraem até a última gota da nossa mais-valia e querem mais é que a gente não se abale. Não caiam nessa, dêem ouvidos aos seus sentimentos, principalmente o ódio de classe.
Assim, eu tenho um conhecimento razoável sobre o estoicismo, nada muito avançado, tanto que se eu não tivesse visto esse vídeo não teria lembrado de algumas coisas sobre o conceito que há muito procurei a respeito. Entendo que a intenção de vocês é boa em tentar interpretar essa filosofia por uma linha marxista, mas isso é um pouco equivocado. Não estou dizendo que o estoicismo como é disseminado pelas interwebs é bom, até o Arvro disse alguns dos problemas disso! Só que existem coisas que realmente são boas por trás dessa filosofia. E se não tomar cuidado e tentar interpretar tudo por viés marxista, vai acabar como o Lysenko que aplicava certos conceitos marxistas à agricultura e foi enaltecido na União Soviética por causa disso. A esquerda e a esquerda-radical não estão imunes à desinformação e ao anti-intelectualismo. Devemos continuar melhor que a direita nisso.
que video massa arvro e equipe meteoro/tv cringe!! acho que uma versao saudavel do estoicismo daria muito certo. mas usar ele pra embasar redpill é OSSO
Cloroquina kkkk ah cara.. o lance politico tava enchendo o saco, dai o canal começou a jogar esses temas diferentes e foi muito bom, uma renovação. Aquele do João Gordo celebrando o cara... nossa... muito épico.
Vídeo muito bom, mas só consegui pensar uma coisa depois de ver ele: "Ataraxia... Já escutei essa palavra antes. AH! Foi em Crystar é o poder da Nanana". Crystar o jogo onde chorar te dar super poderes! É sério, chorar é importante naquele jogo. Vim pro vídeo esperando sair pensando o quão ruim o estoicismo pode ser, mas ao invés disso sai pensando o quanto a personagem mais fofa, alegre e cabeça de vento do jogo, a Nanana, é a mais estoica de todo o quarteto e sem ser fria. Ela de alguma forma pratica ataraxia, não se abala com as coisas fora do controle dela e sempre tenta manter as pessoas ao redor dela animada, com ela sendo inabalavelmente animada e feliz, 0 frieza ou indiferença. E tipo, eu espero que ninguém entenda o que eu to falando, porque só eu devo ter jogado Crystar. Joguem Crystar... A historia do jogo é bem boa. E tem a Nanana nele.
nunca pensei sobre o estoicismo como algo redpill, mas sim como uma alternativa para o consumismo, em uma visão que interpretei de Sêneca. Comecei ler Meditações de Marcos Aurélio mas achei muito embasado nas ações das divindades, o que fez com que eu perdesse o interesse. Mas posso estar falando bobagem, alguém me corrija se eu estiver errado.
@meteorobrasil - Errado Álvaro! Não é ser indiferente a tudo! Mas as coisas no campo da natureza incontrolável, Bom e Mal são os aspectos dos seres humanos e seus comportamentos, os defensores da ideia podem sim ou não combater o Mal de maneira ativa, passiva ou intermediária...
A TV Cringe junta ensaio, documentário e até react em uma mesma mistura embalada com estética ridiculamente saudosista. Se você quiser se inscrever nesse novo canal, aí vai o link:
www.youtube.com/@tvcringebrasil
0:01 Ela é a recarnação do Pará
Bela jaqueta belo vestuário meu nobre cidadão apresentador desse canal
Amei a ideia!!! ❤
Opa!Vou me inscrever nessa porra aí!
Me inscrevi lá Arvro✌️
A galera acha que ser forte é estar sempre com cara de bravo, com uma arrogância disfarçada de comportamento recluso e com muita discrição, mas não estou de acordo. Eu me considero uma moça forte e eu sou toda doida, dou risada, choro, faço amigos, vivo intensamente.... ser forte não é parecer uma estátua renascentista, galera. É aguentar a vida.
😘😘👏🏽
Concordo. E para aguentar a vida não é fácil, como dizem por aí 😅
Disse tudo! Aguentar a vida não tem fórmula, receita ou careta! É a força e coragem de cada um pra aguentar cada um a sua vida. E não tá fácil mesmo. Cada roteiro...
tem gente que vive como se tivesse em guerra 24h por dia
@@LuizAlberto14 mas isso é uma cultura que é imposta desde quando nascemos. Competição desumana como se fosse lindo.
A alguns anos descobri o estoicismo, gostei mto da filosofia e tal... li alguns autores, elegi Epicteto meu favorito, até me ajudou muito quanto a minha ansiedade, parar de me preocupar em excesso e de forma desnecessária... beleza. Até que um dia resolvi procurar grupos sobre o assunto no FB, achei e entrei, e aí descobri que tinha um bando de cara que pegou o estoicismo e conseguiu distorcer o conceito da coisa toda e transformar em besteira de "macho alfa" e red pill, pensa na minha decepção. Fiquei por um tempo ainda mas eventualmente tive que sair do grupo. Sigo gostando do assunto, tenho uma tatuagem a respeito, mas é uma coisa minha, porque a sociedade atual já conseguiu estragar o negócio
Os idiotas em potencial conseguem estragar qualquer ideologia. 🤡
Verdade! eles conseguiram estragar até Matrix!
@@rodrigolucena1698 fico impressionada como algumas pessoas conseguem pegar um pensamento, um ideial, algo que era pra estimular nosso pensamento e deturpam totalmente o sentido da coisa transformando em uma abominação qualquer
Como o Álvaro concluiu aí estoico de verdade não propaga nem se gaba de nada não, tome o estoicismo pra você da sua maneira
Fizeram o mesmo com minimalismo
Sou professor de Filosofia e me voltei ao Estoicismo pela terceira vez. Não é absolutamente nada parecido com o que esses malucos redpillados e naturalizadores do absurdo (esse pessoal que acha que nossa ansiedade/angústia não tem nada a ver com esse sistema maluco) têm printado.
Estoicismo é riquíssimo e pode nos ajudar, de forma consistente e realista, a lidar melhor com nossas dores.
E' isso, o Estoicismo e' incrível, essas coisas de redpilado de estoicismo não tem nada. 0.
pq essas tribos idiotas modernos se identificam tanto com estoicismo ? nunca entendi
Filosofia não é "auto-ajuda" e não tem valor prático, Filosofia é Método. E outra, Estoicismo não é uma corrente Filosófica é Ideologia de Escravo.
@@vocetemrazao2239 O senhor está refutando afirmações que eu não fiz. Dizer que um saber filosófico de uma determinada corrente/autor pode nos ajudar em algum aspecto das nossas vidas é completamente diferente de afirmar que filosofia é "autoajuda". De acordo com a definição de "corrente filosófica", o estoicismo se encaixa em todos os pré-requisitos para ser considerado uma delas.
Filosofia, graças a dios, não é autoajuda. E onde estão os fundamentos que indicam que "estoicismo é uma ideologia de escravo"? Uma afirmação dessas não é tautológica, você está afirmando isso sem apresentar nenhuma evidência/argumento.
E desde quando Filosofia não tem "valor prático"? Regimes políticos, formas de governo, códigos de conduta, método científico, formas de organização social. Tudo isso faz parte da maneira como vivemos e tudo isso remonta a conceitos filosóficos. Se isso não demonstra o "valor prático" da Filosofia, eu tô vivendo em Plutão e não tô sabendo.
"Refutar", "Evidências"? Você está usando conceitos do método científico como se fossem do Método Filosófico.
O estoicismo me ajudou muito a lidar com a solidão da capital, com a perda do meu pai e me deu forças para lutar pela minha mãe em um momento que ela já tinha desistido da doença que acometia ela.
Pode criticar a vontade estoicismo.
Tudo e todo são passíveis de críticas.
Não me importo.
Só desejo que procure a sua maneira, manter-se estóico.
Amor fati
Memento Mori
Nada a críticar, seu comentário é normal em comparação ao povinho do bem que temos aqui
As mensagens dos grandes mestres do estoicismo é massa.
Nos ajuda a atravessar momentos de desesperança.
O estoicismo atual é um sintoma de um problema muito maior: a rejeição.
cirúrgico.
que comentario inteligente
A rejeição ou a desesperança.
@@Bigorna123 ambos os dois... talvez até mais coisa do que só aspectos pessoais, talvez até uma construção sistêmica de individualismo incompatível com a condição humana de pertencer a um grupo.
Estoicismo atual? Não vejo. Problema e' mesmo isso ate'.
O engraçado é que esse discurso de resiliência vem sempre de alguém que vive confortavelmente, para pessoas que não tiveram a mesma sorte de berço. E obviamente, vem sempre carregado da ideologia desses de cima.
Resiliência, nos termos que nos é passada, é um comando, uma ordem de resignação dada pelos de cima aos de baixo.
Cabe aos debaixo perceberem pra onde eles devem direcionar a sua resiliência. Começa por não aceitarem o que está posto, por usarem a resiliência não como instrumento de resignação, mas como única saída para se manterem fortes e não se entregarem ao derrotismo.
Lembrando que a vida dos desfavorecidos é resiliência pura. Só continuam vivos e minimamente funcionais por essa qualidade forjada na necessidade. Esses redpill e a fins não aguentariam meia hora da rotina de um trabalhador pobre!
@@silvanareis651 Exatamente.
👏👏👏
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia).
Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos.
Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente.
Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema.
Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita.
0jytvklutgcf.
@@silvanareis651Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia).
Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos.
Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente.
Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema.
Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita.
Hfhtiuty7689.
Marco Aurélio recomenda, em Meditações, que devemos ter compaixão com as outras pessoas e exigentes conosco. Afinal, quem escolheu o caminho estóico foi vc, não o outro.
Meu avô, que veio da roça, nunca estudou e só aprendeu a ler depois de velho quando chegou à cidade (morreu com quase 100) tinha uma frase que desde criança me encantava: "O que não tem jeito, já está resolvido". Eu não sei muito sobre filosofia, mas procuro levar esse pensamento até hoje na minha vida.
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia).
Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos.
Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente.
Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema.
Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Hiytiio.
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia).
Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos.
Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente.
Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema.
Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita.
Teiry3o3o3o738383.
Eu conhecia assim" o que não tem remédio, remediado está"
Não podemos confundir a postura estoica com a passividade derrotista diante das dificuldades...O Estoicismo nos ensina a manter a resiliência e enfrentar os problemas de frente, sem que o desespero ou o descontrole emocional nos impeça de, muitas vezes, enxergarmos soluções até simples para esses problemas. Ademais, nos ensina a não perdermos ou gastarmos energia a respeito de coisas, fatos ou situações sobre as quais nosso esforço não vele a pena para a nossa felicidade ou paz...simples assim...
Parte da resposta é questionar. Se você não questiona, você não tem senso crítico. Como Einstein disse " O importante é nunca parar de questionar". Ótimo vídeo.
Estou estudando muito sobre o estoicismo, principalmente a parte que mostra que "só temos controle sobre nós mesmos, e por isso não devemos nos incomodar com o que o outro diz". O autocontrole é a parte mais importante do estoicismo, mas é com o autocontrole em mente que o mundo não vai mudar, são os nossos pensamentos diante do mundo que vão.
problema que o conceito foi roubado por bando de ze ruela redpill complexado com tamanho da genitalia
O estoicismo em si é uma filosofia interessante e sou a favor da tentativa de aplicar a filosofia no dia a dia, integrando ela na vida de forma prática. Mas realmente é discutível essa fetichização do estoicismo por parte de alguns grupos 😅Vídeo muito interessante
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia).
Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos.
Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente.
Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema.
Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Treeooooy88965.
Eu nao sabia que estoicismo estava na moda sendo tratado desse jeito. Descobri o estoicismo por acaso, vi videos no youtube que ajudaram a mehorar minha ansiedade e comecei a ler. Atualmente estou lendo “Meditações” de Marco Aurelio. Sempre que leio esse livro minha mente se clareia e encontro formas melhores de lidar com minha ansiedade.
Na minha mente muitas coisas passam por "Você deve se defender, mas não precisa odiar ninguém"
Odeie o sistema, não as pessoas
Quero ver esse pessoal ser estóico de internet sendo vítima de perturbação do sossego, tendo que acordar cedo, pegar muitas conduções lotadas para ir e voltar do trabalho, etc.
Quero ver ter paciência
Claro que ser estoico sendo " filhinho de papai" ou um monge ou filósofo vivendo fora da sociedade dentro dum reduto de pensadores ou convento é até fácil.... difícil é o ser na correria da vida e sendo pobre pior ainda.... contudo, os ensinamentos trazem métodos que numa análise profunda nos ajuda a viver melhor e intensamente e a quebrar com nossos preconceitos e conformismos adquiridos pela cultura social e pelo capitalismo selvagem....observem que muitas pessoas tem tudo pra serem plenamente felizes e não o são....pois não aceitam sua felicidade e vivem com picuinhas, invejas, ideologias políticas, religiosas numa eterna disputa.... até viajam, tem saúde, dinheiro, mas nunca enxergam que o que tem é suficiente pra ser muito feliz.... assim deveriam focar na saúde mental, física, esportes, música boa, caridade, amizades cinseras, meditação, gratidão frente a muitos que sofrem etc... assim o estoicismo ajuda muito a vivermos o melhor de nós e está me ajudando na depressão....pois tenho traumas desde a infância e não tenho filhos e passei por lutos e hoje estou sem núcleo familiar, aquele que te trás paz interna, fora muitas injustiças e incompreensões que passei.... psiquiatra, psicólogo não dão jeito, religião deixa as mentes fracas e exploram seu dinheiro em regra....o estoicismo faz vc refletir tanto nos momentos bons quanto nos ruins.... isso trás humanidade, quebra o ego, trás empatia, te faz sábio.... é claro que se vc por exemplo ver um filho esquartejado , raptado etc é lógico que não há remédio paliativo que resolva, ou doenças que demandem eutanásia por exemplo....mas pq sofrer tanto sem causar plausíveis? Pq sofrer com tanto egoísmo? Pq viver em picuinhas sabendo que muitos sofrem? Pq não curtir melhor o sexo, a música, os filhos, esportes, coisas boas? Eis o estoicismo! Gratidão!
@SophiaLiechtensteinMuitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia).
Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos.
Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente.
Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema.
Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita.
Kyiitooyoookh.
@SophiaLiechtensteincomo tu sabe as coisas q as pessoas fazem na vida pessoal delas? 🤨
kkkkkkkkkkkkkk boa
Bem, mas você terá que fazer as coisas de qualquer forma, então por que não fazer sem resmungar?
O estoicismo e afins só é bom quando em doses adecuadas e necessárias. A gente tem que tomar cuidado pra não viver num mundo mental paralelo. Tem gente que fica apático e cinza e para de se importar até com a morte e chama isso de paz.
É preciso saber jogar de acordo com o entorno e contexto em que vivemos e só vamos aprender criando os conflitos necessários e justos.. ou senão o mundo nos engole e nos compactuamos com isso.
Gostei muito da abordagem sobre esse tema. O que já vi de curso "estoicismo para traders" por aí, não é mole não.
É sobre isso kkkkkkkk pegam uma filosofia maravilhosa e distorcem ela ao máximo, é a receita p gerar esses absurdos ai.
Que louco! Eu não sabia muito sobre estoicismo. Mas sempre tive a imagem do estóico como uma pessoa feliz e otimista, apesar das dificuldades da vida.
Nunca vi pessoas em desespero e gritaria tomando a melhor decisão .
Eu não controlo as escolhas políticas que surgem lá em Brasília.
Mas essas escolhas políticas controlam em maior ou menor grau a minha vida.
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia).
Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos.
Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente.
Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema.
Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. 7598bfkk.
Contudo existe algo que pode ser feito pra mudar o que ocorre em Brasília. Não é imutável como as leis da natureza.
@@debrisoliveira Por exemplo?
@@CarloQevedo Organização política coletiva e o sucesso da mudança de sistema.
@@debrisoliveira Ainda tá muito vago pra mim.
Por favor defina "organização política coletiva" e como você implementaria isso na sociedade brasileira de hoje.
Defina pra mim também o que seria o tal "sucesso da mudança de sistema", ou seja, o que você define como "sistema", o que você tem em mente quanto fala em mudar isso e de que forma você também obteria sucesso na implantação dessa mudança.
O Estoicismo vira moda na intelectualidade, na ideologia e no discurso em momentos que impérios estão em queda.
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia).
Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos.
Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente.
Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema.
Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Yto75887658.
Parabéns ao Meteoro ou Tv Cringe (😅) por fazer um vídeo de uma excelência tão grande. Sou professor de Filosofia do Ensino Médio aqui em Curitiba, especialista em Filosofia Antiga, e admito que jamais poderia explicar tão bem o Estoicismo como vcs fizeram...
Certeza que usarei em minhas aulas esse vídeo! Muito bom!
Por favor, continuem contribuindo com minha docência, ok?! ❤
Costumo achar que as circunstâncias desde sempre criam meu ego e sou indiferente a ele, observo e ele some nessa fração de segundo observado. Costumo achar que eu sou quem observa porque o ego não está sob meu controle, ele é resultado de tudo fora de mim desde que o mundo é mundo.
Lembro de um episódio do Chaves que o seu Barriga, depois de ver o seu Madruga mais uma vez apanhando injustamente da dona Florinda, fala ao seu inquilino que ele suporta as mazelas da vida estoicamente, ou seja, com estoicismo. Eu nem sabia dessa palavra, pensava que o seu Barriga tinha falado historicamente, com historicismo, kkkkk
Além disso, o seu Madruga costumava explicar ao Chaves que o homem deve ser Forte, Feio e Formal (e a ele faltava só ser Forte e Formal, conforme o Chaves, rsrs).
Acho que quem acha que ser “forte é silencioso” é ser estoico não entendeu bem a mensagem. Esqueceu das virtudes e a aplicação deles em sua vida.
exato , o estoico nao e o que fica quando e sim o que reflete sobre seus sentimentos sobre tal coisa e assim evitando uma explosao de emocoes como raiva , angustia e ansiedae
E outra... A crítica é bem vinda. Pensei que o foco seria voltado aos canais que usam o Estoicismo para promover coaching, pensamento empreendedor, ou que usam imagens de homens musculosos feitos em IA. Material que sai da proposta de "medicina da alma", para algo individualista e elitizado.
Seria de bom grado um vídeo sobre a "estética distorcida" do estoicismo de TH-cam.
Um abraço.
Não sei para outros autistas, mas para mim estoicismo quase vira uma obrigação pra ser aceito em sociedade. Mesmo com melhor das intenções se privar do seu eu para a aceitação, negar sua própria dor e ânsia é uma questão de sobrevivência social e quando falha a culpa "é do autista" que não aguentou o que o neurotípico nem sente diferença.
Concordo. Também sou autista e para: sobre “viver” pratico uma espécie de estoicismo chamado MASKING…
Olá qual idade de voces?
As vezes gosto de pensar que essa onda de estoicismo é um sintoma de capitalismo tardio, como se não houvesse mais saída para se pensar em construir um mundo melhor do que esse que está aí. Diante disso só resta se entregar a resignação e deixar tudo como está. Daí me pergunto do ponto de vista do materialismo dialético: a quem interessa deixar tudo como está?
O Estoicismo não prega deixar tudo como está; ele prega você saber o que pode mudar e o que não pode. Questões sociais e políticas podem ser modificadas pelo homem, pois são frutos de suas escolhas. Já sofrimentos existenciais não (morte, doença, frustrações, medos, etc) isso é preciso aceitar e trabalhar no seu interior.
Rafael vc tem toda razão. Não é uma pena que esse arcabouço teórico seja distorcido da forma que mencionei? Pq foi isso que vi nos livros sobre estoicismo na bienal do livro aqui no RJ.
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia).
Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos.
Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente.
Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema.
Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Tiyritiiop74886.
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia).
Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos.
Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente.
Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema.
Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Jliuybgu6888.
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia).
Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos.
Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente.
Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema.
Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Uriyiouooo87990.
Uma filosofia tão interessante que caiu no espectro "masculinidade". Eis uma das características mai clássicas do ser humano: fazer uma imagem de si ideal.
Gostei muito da aula de Filosofia! Muito obrigada!
Desde criança que sou indiferente a muitas coisas e isso incomoda muita gente...
Excelente vídeo, não tinha esse entendimento sobre o estoicismo e sua versão desvirtuada, a versão atual, onde o que se diz estoico reclama que os outros, os quais não são controlados por ele, não são como ele. Dessa forma quebrando o princípio basilar do pensamento filosófico como se este fosse um frágil cristal.
Arvaro como sempre pingando um pouquinho de vossa grande sabedoria em nossas mentes mudanas... Grande homem...
Parabéns, pelo assunto! Estou me aprofundando nesse tema ou filosofia.
Ótimo vídeo! Eu me identifico muito com essa nova visão estoica, principalmente quando se leva em conta a síndrome do impostor. Eu, por exemplo, apesar de artista e produtor cultural, não participo dos fóruns e conferências de cultura por achar que tem gente muito mais preparada pras discussões do que eu; então eu não me vejo como alguém com conhecimento suficiente pra agregar. O que surge daí é pouca verba pra literatura, minha área. O que eu faço? Começo a trabalhar com teatro, cinema etc. Não sei até onde isso é estoicismo ou apenas "amor fati", do Nietzsche. Ou até, quem sabe, adaptação por pura preguiça
Bom... o que mais percebo nas pessoas que conheci e que se mostravam fortes e resilientes, eram no fundo inseguras, com traumas e muito, muito medo de deixar vazar qualquer resquício de que precisava de ajuda. Não tem nada de errado sermos fortes, resistentes, como não tem nada de errado termos problemas, dias ruins, sentir dor, tristeza. A cobrança para estarmos sempre bem ficou tão abusiva que fica parecendo errado se alguém tem depressão, por exemplo.
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia).
Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos.
Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente.
Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema.
Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita.
Wriytr865.
Pra mim o maior símbolo do estoicismo hoje é o tio IROH de avatar......vdd estoico ❤
Muito boa a abordagem, bacana, adoro filosofia helenística, mas ainda prefiro o epicurismo. Parabéns! 👏🏼👏🏼
Conexão de ideias: estava pensando esta semana em gravar um vídeo falando sobre a moda do estoicismo. Existe muita deturpação dessa filosofia. O que me deixa mais triste é vê-la sendo utilizada por "vendedores de sonhos". A filosofia deve ter efeito na vida das pessoas, mas jamais ser utilizada como ferramenta de manipulação como temos visto ultimamente. Além disso, a falta de expressão emocional, como tem sido motivada, não é uma virtude. Essa interpretação superficial do estoicismo pode levar a uma visão de frieza e insensibilidade.
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia).
Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos.
Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente.
Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema.
Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Yteirp5946262.
Depois que eu conheci o estoicismo e passei a ler mais sobre me ajudou muito a controlar minha ansiedade, mas é bizarro ver no que transformaram o "estoicismo" hoje.
Não tem como ter tranquilidade interna se não houver um ambiente externo que favoreça isso. Se conformar com o ambiente negativo e trabalhar a mente pra sentir "tranquilidade" é só uma forma de você se enganar.
Concordo plenamente!
O problema é que nunca o ambiente externo vai favorecer. Nós próprios seres humanos somos frágeis, incompletos, falhos, e não existe realidade modificada no mundo que vai nos tirar dessa posição.
A pessoa pode viver na Finlândia ou qualquer paraíso da Terra ou da imaginação, e ainda pode cometer suicídio.
Assim, meditar, ajuda você a se defender melhor da opressão, principalmente dos que tem algum poder sobre você, como no trabalho, sem se opor, sem apresentar resistência, e a pensar em formas de melhorar sua própria vida, e escapar daquela opressão, quando a situação é mesmo limítrofe. A auto-consciência e o auto-conhecimento são cruciais. Observe e não participe do que não gosta. Discussões inúteis por exemplo. Fale menos, observe mais.
Concordo plenamente. @@EdwardScissorsHands1
A solução é não se abalar e responder ao ambiente nocivo da mesma forma de quem o constrói, e, sim, continuar no controle o melhor possível, claro, ninguém é uma estátua, às vezes tombamos, erramos, mas nós erguemos e continuamos no caminho.
Conheci o estoicismo ainda no ensino médio, num dos livros genéricos de ensino médio da escolinha.
Como passei por perdas familiares severas muito novo, o estoicismo me salvou da revolta que eu sentia.
Fico triste de ver os coachs contorcendo e espremendo isso para proveito econômico.
Por mais canais assim.
Parabéns Meteoro!!!!
'eu, eu, eu....'
Não é porque um bando de otários resolveu atrelar pedaços de um conceito filosofico milenar à ideologias fascistas, que Ela vai deixar de ter importância prática. Entre VOCÊ considerar-se Estóico e praticar o estoicismo consciente de que ele é uma ferramenta não de negação e sim de acolhimento, entendimento e finalmente uma reação diante da realidade que se apresentou a você e ser um poço de alienação autocentrado, existe um abismo.
O problema de criticar, se utilizando como base teorica a sua própria vida, é que 'Eu' sirvo somente pra mim mesmo e como fica você diante de 'Nós'?
Álvaro, tua inteligência é inspiradora. Obrigado por compartir com o mundo. Beijo.
Um século antes, em V a.C. Buda já falava em classificar os objetos de percepção em indiferentes, benéficos ou prejudiciais à mente. Mas o Ocidente só deu mais atenção a ele no séc. 19. Talvez porque o conceito de não-eu seja indigesto aos ocidentais
pq os valores fundantes do ocidente estao baseados na moral judaico crista que gira em torno da culpa. o ramo vedico valoriza a honra
início do vídeo: vou achar ridiculo o tipo forte e sicencioso. Final do vídeo: é isso aí, chega de fraqueza porra! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Eu ja passei dessa fase de ler livros de dezenas de filósofos e com base em seus ensinamentos criar o meu estilo de vida. Deus me libertou de tudo, meu livro favorito e a bíblia e minha filosofia é Jesus Cristo.
Mas a biblia n é um conjunto de livros em um só?
@@paixao26 e o que dizem. Para mim é apenas um
Bem bom esse resumo. Faz um tempo que eu leio sobre o tema, me ajudou muito. E o melhor, era bem parecido com o que eu via na terapia
Achei o termo "modinha" um pouco inapropriado.
Descobri o assunto na internet de tanto procurar ajuda em terapia, livros, textos, vídeos para me tornar um ser humano melhor.
Acredito que muitas pessoas estão em busca dessa melhora.
Talvez seja esse o motivo dessa corrente filosófica estar sendo tão divulgada.
Assim sendo, que essa "modinha" persista e tenhamos um mundo melhor, com pessoas melhores.
Assiste denovo q nao entendeu
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia).
Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos.
Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente.
Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema.
Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Tero789hvdl68.
Carlito parabéns é isso mesmo, escolhas políticas que geram catástrofes, falou tudo, ser negacionista e doido sem casa e com água até a cabeça é o choque de realidade
Eu gosto tanto do período histórico grego e romano, existiram mentes muito a frente do seus próprios tempos. O estoicismo acabou sendo o último resquício da filosofia do mundo antigo e de fato acabou ficando um pouco ofuscado quando comparado ao restante das linhas de pensamento, mas particularmente foi a que mais gostei. De verdade oq eu entendo de estoicismo é muito diferente doq vi sendo retratado nesse vídeo, mas entendo a qual público essa crítica é direcionada. A filosofia como um todo é uma ferramenta de auto aprimoramento, mas tem gente q n consegue ver uma pequena oportunidade de fazer dinheiro e se auto promover com algo q já sai se jogado de cabeça, infelizmente isso só distorce as ideias centrais e gera esse tipo de reação das pessoas q veem de fora… Gente q nem sabe o q tá falando indo em podcast falar baboseira pra vender curso de auto ajuda e querendo ser coach 🤦🏽
Em fim, estude a respeito pesquise, vá nas fontes certas e tire suas próprias conclusões sobre as coisas, a filosofia não está só na parte em que a gente lê oque um filósofo escreveu ou oq um discípulo escreveu sobre ele, mas ela abrange desde o caráter até a forma como vc utiliza seu tempo livre. Não é sobre ser melhor que os outros, mas sim ser uma pessoa melhor em prol do coletivo, ninguém precisa ser madre Tereza de Calcutá, mas se com isso vc perceber a real importância de valorizar o momento presente e as pessoas que caminham ao seu lado já vai ser um avanço.
Cara. Eu tava pra enlouquecer acompanhando política todo dia, adoecendo mesmo. Decidi tomar doses cavalares de alienação por um tempo e por isso me afastei um pouco do canal. TV Cringe me trouxe de volta e isso aqui tá bom demais.
Obrigado! Foram 23 minutos que me ensinaram sobre um assunto que já ouvi falar mas não tinha nem noção do que era, e provavelemente não gastaria 1 min procurando sobre.
Álvaro você é super incrível, esse vídeo é a melhor definição de Humanidade forte, bonita e claro muito inteligente, a maturidade espiritual é também muito presente nesse vídeo.
Obrigado irmão, você me emocionou!
Bom video. Eu tinha parado de ver os videos de vcs, porque para mim parece que começaram a apelar por surfar no hype do momento sem se preocupar muito com a qualidade do conteúdo (e caindo em lugares comuns). Meio como Henry Bugalho faz. Mas gostei desse video.
Isso me lembrou uma conhecida que dizia estar praticando o estoicismo, daí ela ficou doente e disse que sabia que aquilo era porque muita gente torcia pela morte dela e foi lá e saiu excluindo pessoas. Aí pensei: essa sabe o que é estoicismo, mas não prática nada🤣
Maior ícone do estoicismo na cultura pop, é o tio Iroh, do desenho Avatar.
Se não me engano, ele é Taoista
@@andersonc137sim. Tem nada d estoico ali
Nada a ver, faria mais sentido se tu falasse do Guts.
@@andersonc137 Mas o estoicismo e o Taoismo tem alguns coisas em comuns sim. Pesquisa aí. Abraços!
Estoicismo é uma versão menos gostosa do taoísmo e mais palatável pra ocidentais ou seja o Iroh tá meio distante disso
Tem alguns equívocos no vídeo. Ressalto a parte onde o Arvro menciona que o ideal estóico é ser o "tipo forte e silencioso". Ora, no livro Meditações, de Marco Aurélio, um dos três grandes nomes do estoicismo, ele justamente menciona que o homem é um animal social, e por isso mesmo ele deve ser gentil e sempre buscar a cooperação com os outros. Afinal, "somos como as arcadas inferior e superior da mandíbula, feitos para trabalhar juntos". E ainda nas Meditações, Marco Aurélio exorta para a necessidade de sermos exigentes conosco e complacentes com os outros, mostrando o erro em presumir que um estóico irá cobrar alguém para ser mais resiliente, como o Álvaro menciona no vídeo. Achei um vídeo fraco e abaixo do padrão de qualidade do Meteoro, sequer mencionaram como o estoicismo foi relevante na formulação da TCC(Terapia Cognitiva Comportamental) e outras abordagens terapêuticas atuais. Talvez vcs devessem dar outra chance ao tema convidando pessoas com mais conhecimento sobre o assunto, como o Hamlet ARL, que tem um canal de filosofia aqui no youtube e manja muito de estoicismo.
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia).
Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos.
Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente.
Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema.
Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita.
Teoeyeiroriw2736493.
Sigo o politeísmo grego e estudo todas as filosofias gregas. O estoicismo é “pagão” como seus autores e por isso nem todos conseguirão adotar suas regras, sabe? Adorei o vídeo, só precisou avisar esse detalhe. Que os deuses iluminem a todos!
Maravilhoso, te amo Álvaro. ❤
Prazer, Karnal
Kkkkkkk
Eu ri alto quando o Álvaro disse que o Heráclito queria cloroquina. 🤣🤣😂😂🤣🤣😂😂🤣🤣😂😂🤣🤣😂😂🤣🤣😂😂👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽
Esse tipo de atitude e percepção diante das adversidades, provavelmente, deve demandar muita reflexão e prática (treinamento), isto é, não é uma mera decisão...
Baita conteúdo, equipe Meteoro!!
Gosto do estoicismo, é uma outra perspectiva de visão sobre relevar acontecimentos e fatos que não estão sobre o nosso controle e que tudo ou quase tudo que está ao nosso controle está em nosso interior, mas sinceramente não é tudo que concordo com o estoicismo, tem certos ensinos que estão ultrapassados ou mal interpretados, a maioria dos escritos do estoicismo foram escritos por políticos ou para políticos (como o dirario de Marco Aurelio, as cartas de seneca para amigos politicos e o Manual de epicteto que dizem que foi escrito por um aluno que era general), por causa disso ja discuti com tantos "estoicos" de internet por ai que não sabem a diferença entre o que funciona, o que é situacional e o que é pura bestagem. Depois estão ai reclamando porque estão sozinhos, tem mais a perder ficando calado o tempo todo do que ter uma conversar simples e saudavel com alguem. Quero ver quem hoje em dia tem a capacidade de suportar uma solidão a longo prazo, o sujeito é estoico até o momento que não aguenta mais.
O Luiz Mário é daqui da minha cidade. Meu amigo. Quê orgulho. Indica o canal do Luiz, Meteoro.
Já gostei mais do Meteoro Brasil. Vídeo simplista...
Quando falou "as quatro nobres virtudes", se não me engano, pensei que ia fazer o link perfeito com o budismo. Mas não, perderam o momento.
Quanto mais adentro o estoicismo, percebo quão semelhante é do budismo e isso é encantador. Mas a tendência é descredibilizar algo que trás alento ao sofrimento do homem, principalmente.
Procurem por "como o estoicismo tem ajudado as pessoas", verão que vale mais a pena.
Melhor que esse cinismo, não o grego do período helenístico, mas o de hoje mesmo.
Um abraço.
gosto desse tipo de conteúdo de vocês! continuem!
O que mais tem por aí é gente dizendo ser estoico, mas não sabe viver sem dinheiro e luxo. Enfim... O estoicismo virou módinha, e hoje é muito deturpado e usado para papo motivacional e qualquer zé mané da esquina diz: "Ai, eu sou estóico! Sou fortão! Sem emoção e fod4-se tudo! Só eu já basta." 😂
Eu gosto dos comentários dele pois ele é muito esclarecedor em seus comentários por favor eu imploro
Todas as vezes que escuto pessoas falarem sobre ter "resiliência", me lembro também de que são pessoas com arquétipos bem elitistas e opressoras no dia a dia.
Em outras palavras, homens também choram, homens também sofrem e tem sentimentos.
Parece que há uma necessidade de sempre colocarem uma visão máscula e bruta na figura masculina que esquecem também de valores mais sentimentais.
Nem tudo é sobre ser resiliente. Nem tudo é sobre ter forças.
A "fraqueza" também uma virtude humana, talvez a mais corajosa que existe em que muitos nem se dão conta ou nem percebem!
Fraqueza é uma virtude? Ser fraco não é uma opção, logo não há como existir coragem na fraqueza. Ser forte e agir como fraco é uma opção, mas o mesmo não exige coragem, muito pelo contrário, ter a força e o poder para mudar as coisas e não o faze-lo denota medo e covardia e não coragem.
@@guedesreinaldoMuitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia).
Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos.
Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente.
Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema.
Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Iyoujg685vki.
Muitos se dizem estoicos por apenas conhecerem uma fração da ética estóica, chegando ao ponto de querer misturá-lo ao cristianismo e outras religiões (coisa que foi tentada de modo fracassado na antiguidade tardia).
Contudo se a maior parte dessas pessoas se aprofundar no estoicismo, sobretudo na física estóica, irá rapidamente abandonar o rótulo de estóicas, por não suportarem o peso dessa doutrina. Afinal, poucas pessoas aceitariam o materialismo absoluto dos estóicos e as ideias de destino universal e de co-destinação defendidas por Crisipo de Solos.
Aconselho que leiam sobre Crisipo de Solos, o grande arquiteto do estoicismo, e que procurem aulas (aqui no TH-cam tem aulas muito boas, com quase uma hora) sobre Física estóica e Lógica estóica, para só depois lerem algo sobre a Ética estóica. Compreendendo bem a Física estóica, pode-se-á entender que o motivo dos estóicos praticarem a adivinhação ou futurologia primitiva era a ideia de que o destino de cada ser particular está preso ao Destino Universal, chamado de Logos - qual os budistas chamam de Dharma -, numa rede invisível chamada por Crisipo de "Co-destinação" - e que os budistas chamam de Pratityasamutpada, ou “originação dependente". Para o estóicos esse Logos determina que o Universo obedeça a ciclos, alque estão dentro da Roda do Destino - analogamente à Roda de Samsara dentro do budismo, respeitando-se as devidas diferenças, posto que no budismo ainda é dada a possibilidade de escapar desse ciclo definitivamente unindo-se ao Dharma, coisa que não há no estoicismo, posto que o Logos não é transcendente como Dharma, mas sim imanente.
Já adianto que o estoicismo é como um tipo de budismo incompleto, por não crer em uma realidade transcendente. Ouso dizer que se trata de um budismo materialista. O Professor William Godoi tem deu ótimas aulas sobre o tema. Basta pesquisar "William Godoi estoicismo". Ele tem quatro ou cinco aulas longas sobre o tema.
Eu não sou estóico, mas por muito tempo flertei com tal filosofia e a estudei profundamente, e isso de certo modo me fez abandoná-la, afinal, a ideia estóica da co-destinação, via de regra, quando posta em prática por gente comum, conduz a uma série de justificações do mal, da inação ou do conformismo. Com base em tal ideia e na impossibilidade de transcendência desse ciclo dentro do estoicismo, muitos pobres e feios podem justificar sua feiura, enquanto outros, que conseguiram riqueza ilicitamente, podem justificar sua riqueza ilícita. Tityi9649.
Resiliência é justamente a qualidade dos resistente, é aguentar, se manter de pé e seguir em frente mesmo com as adversidades e o sofrimento. Ah e sofrer e chorar não tem nada a ver com fraqueza. Resiliência é chorar e continuar, sem se entregar, sem desistir. Tudo que você disse, é o contrário.
Cara, como são bons os vídeos do Avro!
Isso, não encosta, não muda nada, aceita tudo, engole aqui oh, mais uma reforma. Macho de verdade era que nem antigamente, que não tinha direito nenhum. Dá pra ver bem pra onde vai.
Manter o controle na adversidade é essencial, mas se o humano aceitasse tudo que lhe é alheio, não tinha feito a roda e nem embarcações (e nem revoluções).
O Estoicismo não defende aceitar tudo que é alheio. Ele defende você entender o que você tem poder pra mudar e o que não tem. Aquilo que é social e político, cabe aos homens mudar. Aquilo que é inexorável (como a morte, como a frustração natural d avida pois nem tudo será como desejamos, etc etc) temos que aceitar, pois não há outra solução
Cara, que perfeito! Sou professor e gostaria de apresentar esse vídeo para os meus estudantes da Rede Estadual. Eu posso? Saudações potiguares.
Quem adora estoicos é a burguesia, pois extraem até a última gota da nossa mais-valia e querem mais é que a gente não se abale. Não caiam nessa, dêem ouvidos aos seus sentimentos, principalmente o ódio de classe.
Esse papinho estoico que o escravo pode ser livre mesmo sendo escravo se possuir uma "mente livre" é bem problemático também.
Canal Pantarhei tem um vídeo recente falando sobre as limitações do estoicismo.
Muito bom vale a pena conferir.
Assim, eu tenho um conhecimento razoável sobre o estoicismo, nada muito avançado, tanto que se eu não tivesse visto esse vídeo não teria lembrado de algumas coisas sobre o conceito que há muito procurei a respeito. Entendo que a intenção de vocês é boa em tentar interpretar essa filosofia por uma linha marxista, mas isso é um pouco equivocado. Não estou dizendo que o estoicismo como é disseminado pelas interwebs é bom, até o Arvro disse alguns dos problemas disso! Só que existem coisas que realmente são boas por trás dessa filosofia. E se não tomar cuidado e tentar interpretar tudo por viés marxista, vai acabar como o Lysenko que aplicava certos conceitos marxistas à agricultura e foi enaltecido na União Soviética por causa disso. A esquerda e a esquerda-radical não estão imunes à desinformação e ao anti-intelectualismo. Devemos continuar melhor que a direita nisso.
Melhor comentário évar! E SEM ANISTIA!
Vdd! Utilizam esse conceito para admitirmos a injustiça!
" Tudo o que é externo ao ser é irrelevante". Então galera, ninguém mais ajude os gaúchos que estão sofrendo....
que video massa arvro e equipe meteoro/tv cringe!! acho que uma versao saudavel do estoicismo daria muito certo. mas usar ele pra embasar redpill é OSSO
Estou amando esse canal 😁 muito sucesso pra toda a equipe do canal
Amando o conteúdo ❤
Sempre me afasto do otimismo e idéia de resiliência desacerbados. Eles transformam filosofia em produto, saibam identificar.
Cloroquina kkkk ah cara.. o lance politico tava enchendo o saco, dai o canal começou a jogar esses temas diferentes e foi muito bom, uma renovação. Aquele do João Gordo celebrando o cara... nossa... muito épico.
O Karnal continua indo a jantares com o Moro? Do jeito que anda o ser humano, resiliência é só o que nos resta para lidar com essa sociedade .
Vídeo muito bom, mas só consegui pensar uma coisa depois de ver ele: "Ataraxia... Já escutei essa palavra antes. AH! Foi em Crystar é o poder da Nanana". Crystar o jogo onde chorar te dar super poderes! É sério, chorar é importante naquele jogo. Vim pro vídeo esperando sair pensando o quão ruim o estoicismo pode ser, mas ao invés disso sai pensando o quanto a personagem mais fofa, alegre e cabeça de vento do jogo, a Nanana, é a mais estoica de todo o quarteto e sem ser fria. Ela de alguma forma pratica ataraxia, não se abala com as coisas fora do controle dela e sempre tenta manter as pessoas ao redor dela animada, com ela sendo inabalavelmente animada e feliz, 0 frieza ou indiferença.
E tipo, eu espero que ninguém entenda o que eu to falando, porque só eu devo ter jogado Crystar. Joguem Crystar... A historia do jogo é bem boa. E tem a Nanana nele.
Resumo do arvro: quer ser estóico? Que seja, mas não enche o saco ;)
Hahahahahahah
Star Wars também tem tudo a ver com estoicismo. Parabéns pela matéria 👏👏
"Ele jamais abriria a boca para cobrar isso de ninguém." Virou minha frase favorita de todos esses anos assistindo Meteoro
Vídeo muito bom. Chegou no "Roger Kilimanjaro" eu perdi totalmente. Será que nessa vida olharam muito a pingola do rapaz, coitado?
Álvaro, Chaves não morava no barril, ele morava no 8
Bacana o formato e o conteúdo. ❤❤❤❤
Muito bom cara, dá até p fazer parte 2
Conheci o canal faz poucas horas e já to viciada ❤ e
obrigado pelo conteudo, eu tava com preguica de pesquisar oq era estoicismo, e olha q eu sou estoico
nunca pensei sobre o estoicismo como algo redpill, mas sim como uma alternativa para o consumismo, em uma visão que interpretei de Sêneca. Comecei ler Meditações de Marcos Aurélio mas achei muito embasado nas ações das divindades, o que fez com que eu perdesse o interesse. Mas posso estar falando bobagem, alguém me corrija se eu estiver errado.
@meteorobrasil - Errado Álvaro! Não é ser indiferente a tudo! Mas as coisas no campo da natureza incontrolável, Bom e Mal são os aspectos dos seres humanos e seus comportamentos, os defensores da ideia podem sim ou não combater o Mal de maneira ativa, passiva ou intermediária...
Dos mesmos autores de "Eu só faço o furo, quem mata é Deus". Vem agora "Não sou psicopata, sou estoicista".
Postura do Benimaru Nikaido, antes de começar a luta, no KOF 97.
Hasta rapaz, entende a referência rsrsrsrs.
Excelentíssimo vídeo!
Pôxa!! A primeira vez que ouvi essa palavra foi no programa do Chaves!! Senhor Barriga para seu Madruga!!😰😁