Quando criança, eu achava estranho a minha escola não ter aqueles armários onde os estudantes guardam seus pertences, não havia times de futebol em que os atletas usavam jaquetas legais, tinham lídes de torcida e, por isso, não gostava das coisas do meu Brasil. Ao crescer, tomar mais conhecimento das coisas, vejo como inseminam a cultura norte-americana em nossa cabeça a qualquer custo, ao perceber isso, o quão ingênuo eu fui. Hoje, atualmente, não troco meu Brasil por nada, amo meu país (apesar dos problemas), não troco meu açaí, meu Norte, meu Tepequém, nosso cachorrinho caramelo, nosso Cristo, nossas praias, dunas, nosso churrasco de domingo e a forma como somos carinhosos e receptivos. Brasil, eu te amo!
Infelizmente nossas escolas foram públicas foram moldadas pela ditadura militar (e o capitalismo Norte americano) em fábricas, o sucateamento está piorando, quando a Marta idealizou os CÉUS foi criticada, enquanto governadores pretendiam vender escolas, as prefeituras tem mais recursos por isso tem infraestrutura melhor.
Já morei e visitei alguns países. Não troco o Brasil por nenhum. Eu amo o Brasil, amo ser brasileira. Meu ex namorado é britanico e já tivemos discussões homéricas por causa das ideias imperialistas dele, inclusive essa de que somos subdesenvolvidos porque nosso clima é quente. Que países frios se desenvolvem muito mais e mais rápido. Não tem povo melhor, mais forte, mais criativo e mais bonito. É claro que as dificuldades são atroses e, dependendo da vida que a pessoa tem, principalmente se viver em São Paulo, é difícil tancar. Mas eu já tive complexo de vira lata e hoje tenho dó de quem ainda tem. Nosso país é muito abençoado e nós somos um povo único!
Só sei que aqui tem uma pá de gente que não segue regra nenhuma, não respeita ninguém. É lixo, é barulho, é grosseria... Se é melhor em outros países, não sei. Mas tem demais aqui, demaaaais.
@@arthc_ mas isso é culpa da desigualdade, não das pessoas. Se todos tivessem acesso ao mínimo, não seria assim. Em todo país tem isso. Morador de rua, gente barulhenta, bêbado violento. O ser humano é o mesmo em qualquer lugar. O que muda é a quantidade. Como no Brasil a desigualdade é muito grande, aqui tem demais. Mas todo lugar tem.
Brasileiro (senso comum) acha que "cultura" ou "comportamentos" caem do céu, ou vem do DNA, ou pior, "da mestiçagem" (essa a mais forte crença, bem herdeira da colonização racista etc). Desconhecem que a tal "cultura" é também de raízes históricas, econômicas e políticas da sua formação.
As novas gerações têm uma tendência ainda maior ao complexo de vira-lata. Vi um trailer do filme brasileiro "Biônicos" na Netflix. Um estrangeiro comentou que estava ansioso para assisti-lo, elogiando nossas produções e também a série brasileira "3%". Brasileiros nos comentários desencorajavam o estrangeiro, sugerindo que ele não criasse expectativas. É frustrante ver brasileiros reagindo assim, mesmo quando há elogios vindos de fora.
@@elvisbl Na década de 2000, o Brasil vivenciou um período de otimismo com a conquista da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Contudo, o advento das redes sociais trouxe consigo um discurso de ódio que contribuiu para a desconstrução da imagem nacional. O movimento de protesto de 2013, seguido pelo golpe de 2016, refletiu esse descontentamento. A nova geração, marcada por uma autoestima prejudicada, não presenciou as glórias esportivas e enfrenta um sentimento de desprezo pelo país.
@@Rooseveltpaz permita-me discordar. Não vejo as gerações mais velhas com toda essa autoestima. E você fez correlações para explicar seu ponto que não são necessariamente causa e consequência.
@@elvisbl Ao comparar minha juventude com as novas gerações, noto que, apesar da situação do país ser pior na minha época, os jovens tinham mais esperança e desejo de lutar por um futuro melhor. Havia uma maior identificação com a cultura brasileira, diferente de hoje, onde muitos jovens nas redes sociais parecem desconhecer sua própria cultura.
meu pai assiste um cara ancap que teve a pachorra de dizer que o Brasil seria muito melhor sendo uma colônia dos EUA, eu fiquei chocada ouvindo isso, pq é um nível de vira latismo incompreensível
Uma coisa que prosperou bastante no Brasil foram os canais gringos que falam sobre o Brasil. Pois o brasileiro com baixa autoestima, se sentia bem ao ver os gringos falando bem dele
Também porque brasileiros não se apoiam, brinco com minha irmã que meu canal é um sucesso para 20 pessoas😂 o vídeo mais visto do meu cachorro tem mil visualizações e 2 likes, já tive 34 inscritos mas meu posicionamento de esquerda espantou alguns😅 Imagina se fosse vídeo meu no exterior... Ou sobre amigos gringos, somos assim.
O mais curioso nisso tudo é que quando somos tomados desse complexo, falamos de um jeito como se a gente fosse superior, com frases como "O Brasileiro não sabe votar" eu me tiro dessa critica, como se eu não fosse brasileiro. O Brasil nunca é bom em nada, mas eu sempre reclamo pq tudo é ruim, menos eu. Acho interessante essa postura, pq tenho a sensação que é recorrente.
Sim. E nessas conversas eu me manifesto e digo que a crítica também nos contempla, afinal somos todos brasileiros. Aí o brasileiro que se julga superior se dói todo... Kkkkkk
Esse senhor é um exemplo do tipo de elite que há nesse país... pode trazer todos os europeus, americanos, o povo que for... com essa elite, país nenhum se desenvolve... sem falar em Geopolítica
Deixa os vira-latas em paz, eles são os melhores doguinhos que existem. Acho que um nome melhor, seria "complexo de cachorro de madame", pq quem geralmente tece a crítica, tece pra se distanciar e sempre sem apresentar uma solução, tal qual as elites econômicas do país.
Eu já acho bem cabido porque o problema reside exatamente na cabeça de quem acha que o vira-lata é naturalmente inferior, que imagina ou deseja ter pedigree. Como a própria origem desse sentimento, de acordo com o sugerido no vídeo, tem raízes no racismo.
Em todas as espécies quanto maior o cruzamento melhor, os vira latas tem menos doenças congênitas(típicas de quando uma espécie só cruza entre si (como a artrose nos labradores) são mais resistentes as doenças , adaptados ao clima com o pelo baixo e têm um comportamento muito sociável, são valentes e amorosos. A população brasileira é tipicamente vira lata pois é miscigenada o que deveria ser orgulho. Aqueles que compram um dog de raça estrangeira cheio de doença congênita ao invés de adotar um(a) " lindo(a) vira lata " são os mesmos que pensam que somos um povo inferior.
Eu acho que o nome é este porque muitas pessoas pensam que os vira-latas são inferiores às outras raças de cães assim como muitos brasileiros consideram o Brasil inferior aos países do norte global
O maior exemplo atual que posso citar de complexo de vira-latas é o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), contratar uma consultoria gringa pra reconstruir a cidade. Demonstra não só absoluto desinteresse no assunto, a ponto de preferir terceirizar, como tambem desvaloriza completamente o conhecimento dos nossos próprios engenheiros e arquitetos. Como é que uma consultoria gringa vai conhecer melhor os problemas da cidade do que os próprios moradores dela? Nao tem bons engenheiros em Porto Alegre? Ou será por algum motivo mais obscuro, parecido com o que levou a mesma consultoria a contratar o Marreco pra recuperar as empresas que o próprio Marreco destruiu?
Contribuindo, um detalhe para a genialidade dos nossos engenheiros brasileiros. Tem uma ferrovia no sul que conecta o interior até Curitiba, a ferrovia Paranaguá-Curitiba (hoje é trecho turistico comhecido como serra verde ou curitiba-morretes, não cobre todo o trageto original), essa história já deve ser conhecida. Mas ela tinha como objetivo desenvolver o estado com conexões da Capital e bônus de transações com o Paraguai, os engenheiiros gringos dizendo que era impossível, já que é um trajeto complicado (porém um dos mais bonitos segundo viajantes e amantes de trilhos) tem muitos rios e serras. Quem resolveu o problema foram dois engenheiros nascidos em Cachoeira, Bahia, detalhe eram os primeiros engenheiros negros do Brasil, filhos de pai e mãe alforriados, to falando dos irmãos Rebouças, a ferrovia tá de pé até hoje como mencionei no ínicio do texto, e foi construida em 1800 e poucos. Conclusão, o que falou está mais que certo quem melhor pra resolver nossos problemas do que nós mesmos?
A delícia de viver no meu País...não tem preço...com ou não com esse complexo vira lata não me diz nada...amo meu País e não troco por nenhum um outro...Brasileira eu sou com muito orgulho...
Posso estar enganado, mas a bancada ruralista e os evangélicos são considerados brasileiros, portanto, eles iriam para o Japão também, deixando o Brasil para os japoneses... Mas posso estar errado...
@@neivanfernandes7766 o que eu quero dizer que a culpa não é do povo brasileiro, mas da elite que tomou conta do país, desde sempre,com grandes latifúndios, dominando o congresso.
Xenty, a gente tem o SUS, temos a Embraer, temos universidades públicas e gratuitas de excelente qualidade, temos uma das maiores companhias de energia do mundo a Petrobrás, somos a oitava economia do mundo, temos instituições que defederam a nossa democracia de uma sanha golpista, somos líderes das economias emergentes, estamos presidindo o banco dos Brics, temos um diplomacia que é referência no mundo, temos uma cultura muito f∆d@... E além disso, a gente toma banho todo dia... A gente é f∆d@ pra cacete! Temos q ter muito orgulho e trabalhar e votar direito pra melhorar o q tem q melhorar... Brasil não é bagunça...
Minha vó tem 93 anos. E ela sempre fica surpresa toda vez que o Brasil faz sucesso com alguma coisa. Ela fica feliz, mas não acredita que o Brasil esteja se dando bem em algo. Esses dias mesmo, ela ficou abismada em saber que cantores de vários países canta uma.musica nossa chamara Maria do Morro. Cada filme que ela assiste e fala algo do nosso país, ela não entende o por quê isso acontece. Mas aí se ela ouve alguém falando mal do Brasil, ou de São Paulo onde ela nasceu.
O Brasil não deve ser uma cópia dos outros, o Brasil é único e seu povo é extremamente resiliente, que resiste a tudo o que as nossas lideranças fazem(ou deixam de fazer).Vira-lata é a elite e os políticos , que são tacanhos e estão ainda no século XIII, o Brasil é único em sua diversidade e miscigenação, então não há como sermos iguais a este ou aquele, nós vivemos num pais maravilhoso, só não realizamos mais por falta se educação formal, porque nossa elite está apegada a terra e a posse e não vê que o valor está no movimento, no crescimento, se todos crescemos todos ganham
Nós sim somos únicos mas também temos inúmeros outros povos e culturas dentro de nós que outros países com tamanho ou influencia parecidos não possuem , no máximo os EUA são assim mas eles são mais branquelos que qualquer coisa.
No Estado onde moro, as pessoas têm o "viralatismo" também com os outros Estados do país. É uma cultura em que nós mesmo nos menosprezamos. "Tudo aquilo que é de fora é melhor". Este é o pensamento difundindo desde a infância. As pessoas não valorizam as mentes brilhantes que nascem aqui. Consequentemente, essas pessoas se espalham pelo Brasil e pelo mundo. E o Estado continua atrasado.
Brasileiros são trabalhadores, tenho muito orgulho disso, tenho muito orgulho de ser brasileira , povo phoda, maravilhoso, trabalhador, bonito,arrombado,adoro minha gente.
Eu não sei se essas pessoas que falam mal da própria pátria ou de seus compatriotas, não se acham brasileiros ou acham que de todos os brasileiros eles sãos os diferentoes, o melhores da safra.
Se você incute na cabeça das pessoas que somos o problema você está dizendo a elas que não adianta lutar porque nada vai mudar,no final das contas você trabalha para uma realidade que o privilegia em detrimento da maioria,Alexandre Garcia muito provavelmente seria nada sem seus privilégios conquistados a base de muita bajulação.
As pessoas tem uma visão muito idealizada de outros países, principalmente os países ricos, isso foi colocado na cabeça dela. Que o Brasil não presta, que é ruim, que não tem cultura… Eu nunca fui muito disso, mas hoje valorizo muito mais o Brasil do que uns anos atrás, começou quando comecei a viajar pra fora a trabalho. Viajar é uma coisa e a gente tem uma visão muito deturpada quando viaja… trabalhar é diferente, vc conhece pessoas, suas realidades, seus problemas
É interessante notar que, mesmo empenhados em filtrar os aspectos do complexo de vira latas da nossa mentalidade, muitos de nós ainda nos referimos à nos, o povo, como 'o brasileiro' quando queremos criticar qualquer aspecto.
Uma coisa q sempre me incomodou , mas de uns anos pra cá, mt mais, é a introdução de palavras em inglês no nosso cotidiano brasileiro. Em debates gerais, em tv, internet,etc...Uma palavrinha ou outra, td bem, mas a cd 10 palavras, 5,6 falar inglês? Por quê??? ... Po, esamos no Brasil, temos nossa língua! Por quê falar outro idioma dentro do nosso país!!!???
Salário minimo: ,🤏 Segurança: ,🤏 Educação ,🤏 Saúde: ,🤏 Qualidade de vida: ,🤏 Brasileiro qualquer: quero morar nos EUA Outros brasileiros: SEU VIRA LATA, VALORIZE SEU PAÍS, SEJA PATRIOTA COMO NÓS!
Existe uma parcela desse sentimento que é a falta de educação. Não digo instrução, mas de educação. No Brasil somos ensinados que pagar propina pro guarda não dar multa é ok. Que jogar lixo na rua é ok. Que construir casa sem projeto, arquiteto e engenheiro é ok. Fora não é assim. Ninguém nem cogita fazer diferente. Um exemplo que foi bem marcante pra mim foi um colega que pediu dica de um livro técnico pra estudar uma certa tecnologia. Eu perguntei se ele queria o link pra baixar, o que foi respondido com um horrorizado não, de que queria o link pra comprar o mesmo. Ficamos tão viciados nesse sistema que nos ensina a fraudar até as pequenas coisas que perdemos a dimensão do todo. E quando enxergamos isso, sentimos sim que somos vira-latas. Tristemente.
A gente é isolado e ensinado tanto literal, quando socialmente que o Brasil é sinônimo de problema. Que os outros países são uma maravilha, apesar de poucos e passajeiros problemas. Não acredito q isso seja coincidência. Acabar com a auto-estima, a história, a esperança de uma vida melhor p além de "trabalhe 24hs por dia", é tática de guerra. Usar a revolta que a vida nesse estado causa às pessoas, que não vão saber a causa disso, para aumentar, com ferramentas políticas e sociais, a repressão da população daquele lugar, contra ela mesma. Isso é guerra de classes.
Álvaro, tenho um pedido a fazer para vc. Quando vcs soltarem vídeos que tenham o Alexandre Garcia advirta dizendo "PERIGO DE GATILHO " por favor, fico agradecido. 😢
Eu pensava que a única maneira de viver com dignidade seria indo morar em um país do primeiro mundo, até descobrir que os brasileiros são humilhados tanto dentro, quanto fora do seu pais.
Eu morei oito anos do lado de uma igreja evangélica, tão próximo ao ponto de poder escutar o sermão dos pastores. Ocorria toda terça-feira e alternadamente nos domingos um culto de gritaria, era o caos. Muita música alta, bateria frenética, uma loucura. Era o "descarrego", uma catarse dos pecados. Porém, antes se convencer alguém a pôr pra fora o que ela tem de ruim, tem que convencer a pessoa de que a pessoa tem algo de ruim ruim dentro de si. O pastor começava, então, esculhambando os fiéis, que eram todos pecadores, que se a pessoa achasse que tinha uma mínima qualidade positiva sequer, isso era uma arrogância, "porque ninguém é justo perante Deus". No momento da esculhambação, do bullying, é que surgia o racismo, o ódio ao pobre, aos indígenas("os índios praticamente stvpr0 de recém-nascidos"), ódio à origem do Brasil etc.😮 E as pessoas acabavam gritando e pedindo perdão por serem o que eram. O andamento das reuniões era sempre o mesmo, após atingir um clímax, começava a acalmar, musiquinha suave, tecladinho celestial, pois veio o perdão de Deus depois do arrependimento. A mensagem final era "Apesar de você ser um bosta, o perdão do SENHOR é o que permite andar de cabeça erguida no mundo". Nesse sentido, os evangélicos ficam se policiando, pois a mínima auto-estima é o pecado da arrogância. E assim que olham para as outras pessoas. Todo mundo é arrogante/pecador.
Isso também é culpa do nosso antigo ministro das relações exteriores dizer que era bom sermos Párias internacionais, isso acentuou muito nosso complexo de vira lata.
@@carlosandino821 meu o Brasil é um bostil isso a direita tem razão, décadas de esquerda no poder só piorou oque já era ruim,veja o funk a falta de educação,ninguém repeita nada nem ninguém facções se alastraram pelo país LULA Dilma LULA e nada mudou a não ser pra pior o Brasil está em decadência todo indo pra Europa pros Estados Unidos pra Argentina Paraguai até pra Angola acorda jovem. Patriotas de esquerda ou direita sem mudar nada ,só defende convertidos.
Os japoneses fizeram muito pela agricultura no Brasil, introduziram frutas como o caqui, a mexerica, o morango e sofreram muito preconceito quando eram novos no país. O artigo da Wikipedia sobre a imigração japonesa no Brasil é importante. Não precisa botar os outros povos pra baixo pra elevar o Brasil.
Acredito que tem mais um aspecto histórico por trás desse sentimento. Os portugueses (do qual descendemos também) sempre se enxergaram (e hierarquicamente, discutivelmente eram) a periferia da Europa. Vou usar os nomes de estados nações modernos, pra melhor ilustrar a imagem. Enquanto países como Itália e Alemanha ocupavam o topo do poder monárquico e religioso europeu, reinos como França e Inglaterra vinham abaixo, Espanha e Portugal mais abaixo, e entre Portugal e Espanha, provavelmente seria Espanha acima de Portugal (em questão de poder e influência na Europa como um todo, e lembrando que nenhum desses países existia com esses nomes antes do final do século XVIII). Tem toda a questão da peninsula ibérica ter ficado sobre domínio mouro por 700 anos, voltando a ser reintegrado ao poder da igreja católica as vésperas do início do início do colonialismo das américas. Inclusive, vale lembrar que nosso continente leva o nome de um italiano, não de um português, espanhol ou inglês. Então, a questão histórica é ainda mais profunda.
A questão não seria trazer o japonês para cá e enviar brasileiros para lá. Mas imagina se o Japão tivesse sido explorado por séculos, os japoneses invadidos, dizimados, se um parcela enorme da população fosse descendente de pessoas sequestradas e escravizada no passado. Aí sim, TALVEZ eu refletisse sobre essa comparação exdrúxula.
Uma vez eu fui a uma palestra do Ariano Suassuna e ele perguntou o meu nome. Respondi e ele retrucou: - menino, mas me diga uma coisa, seus pais são muito chiques, de onde é esse seu nome? Eu falei: - do sul. E ele perguntou: - rio grande do sul? E eu disse: - Nao. Do sul do Rio Grande do Norte, Currais Novos, na beirinha ali com a Paraíba. Ele mexeu a boca tipo caducando e duas risadas opacas que ainda não sei se foram duas engasgadas secas e soltou um quase inaudível: tu é muito engraçado. Isso aconteceu em meados de 2013 no teatro nacional em Brasília, poico antes dele morrer.
21 minutos de video, demoramos 3h pra assistir de tanta discussão. Ficou lindo o vídeo! Mto triste sempre nos rebaixarmos a cultura européia/americana desde sempre, sendo que aqui temos coisas muito melhores
eu acho que quando a direita fala que é patriota é no sentido de que eles querem lutar pra construir a política brasileira do zero, contra "tudo o que está aí", seja nas redes sociais ou praça dos 3 poderes... nãp é sobre ter orgulho da propria cultura, povo, história (só a que eles contam)
Prefiro ser um Vira lata, cachorro resistente e dócil e valente quando precisa, a ser um cachorro de madame que vive de raçãozinha, quando solto na rua não dura 24 horas, o vira lata saí e passar um mês fora de casa e retorna são e salvo. Isso se não encontrar um humano perverso pela frente. Por isso me representa . Viva os Caramelos.
Aqueles que criticam o Brasil e querem ele igual aos EUA, não entendem que o Brasil só ainda não é aquilo que pode ser, pelos mesmos EUA, que o limita, lembrando que o tal Japão foi convidado a se desenvolver enquanto o Brasil foi marginalizado.
Uau! Muito bom! Jornalismo recheado de microfísica do poder, cultura e sociedade do espetáculo. Junta Freire e Vigotiski muito bem, mas eu senti falta de uma pitadinha de Psicanálise no final
Senti falta de citar as pessoas que estavam falando sobre o complexo de vira-lata. Também queria saber o nome do pesquisador de cultura que disse que a "cultura não é nossa amiga".
Bom dia Álvaro, tudo bem? Vc poderia me indicar aonde eu posso encontrar o vídeo do pesquisador falando sobre o complexo de vira lata, que vc usou nesse vídeo. Gostaria de vê-lo na íntegra. Achei muito interessante. Desde já muito obrigado. Parabéns pelo trabalho do meteoro!!!
CUIDADO! AUTO CRÍTICA NÃO É COMPLEXO DE VIRA-LATAS. A verdade é que o Brasil realmente não é um grande país, PORQUE O BRASILEIRO É POVO DE MEMÓRIA CURTA, DESINTERESSADO EM SABER COISAS IMPORTANTES E EXTREMAMENTE APÁTICO, à ponto de deixar que a políticos e empresários cometam os maiores casos de injustiças, sem esboçar qualquer tipo de reação.
quando se percebe que os melhores programadores do mundo são em peso brasileiros, que a comunidade linux é recheada por brasileiros e que temos uma linguagem de programação para grandes sistemas desenvolvida por BRASILEIROS fica dificil falar que o brasil não tem potencial. o problema do brasil é politico e economico e o povo faz o que pode enquanto uma minoria paga politicos para permitirem catastrofes que nem no RS e depois vir falar em palco que brasileiro não consegue nem se proteger de enchente (to prevendo o futuro com essa)
Aprendi isso vendo o futebol europeu, os melhores jogadores não são de la e eles tem o melhor futebol do mundo, criticar o nosso futebol e elogiar o deles sendo a América do Sul os principais jogadores.
Caramba, eu concrodo que o Brasil esta assim TAMBEM por causa dos brasileiros. Primeiro também pq é claro que isso é um fator dentre vários; segundo que o Bolsonaro entre outros querendo ou não são brasileiros rs; terceiro porque eu entendo que o brasileiro não tem CONDIÇÃO - por causa de falta de organização, falta de educação, sentimento de animosidade - de fazer alguma coisa impactante, em grande escala, mesmo tendo muitos que querem, e fazem, em pequenas escalas. A tragédia agora no sul, pode ser um argumento contra ou a meu favor...Estamos conseguindo muito, mas estamos fazendo aos trancos e barrancos, nos agredindo no meio do caminho...Então oque poderia ser feito acaba reduzido. E também, penso que por mais que existia essa capacidade em nós que se mostra nessa tragédia, não fomos capazes de msotra-la para evita-la.
Nosso cupom especial na INSIDER é METEORO12 ! Garanta 12% de desconto em toda a loja. Clique no link e confira! www.insiderstore.com.br/MeteoroBrasil
Alvro, seja sincero, tem como ser nacionalista com 50 % da população dividida entre Bozo e MBL? Não dá né, dá vontade de copiar quem está melhor.
Quando criança, eu achava estranho a minha escola não ter aqueles armários onde os estudantes guardam seus pertences, não havia times de futebol em que os atletas usavam jaquetas legais, tinham lídes de torcida e, por isso, não gostava das coisas do meu Brasil. Ao crescer, tomar mais conhecimento das coisas, vejo como inseminam a cultura norte-americana em nossa cabeça a qualquer custo, ao perceber isso, o quão ingênuo eu fui.
Hoje, atualmente, não troco meu Brasil por nada, amo meu país (apesar dos problemas), não troco meu açaí, meu Norte, meu Tepequém, nosso cachorrinho caramelo, nosso Cristo, nossas praias, dunas, nosso churrasco de domingo e a forma como somos carinhosos e receptivos. Brasil, eu te amo!
Infelizmente nossas escolas foram públicas foram moldadas pela ditadura militar (e o capitalismo Norte americano) em fábricas, o sucateamento está piorando, quando a Marta idealizou os CÉUS foi criticada, enquanto governadores pretendiam vender escolas, as prefeituras tem mais recursos por isso tem infraestrutura melhor.
Já morei e visitei alguns países. Não troco o Brasil por nenhum. Eu amo o Brasil, amo ser brasileira. Meu ex namorado é britanico e já tivemos discussões homéricas por causa das ideias imperialistas dele, inclusive essa de que somos subdesenvolvidos porque nosso clima é quente. Que países frios se desenvolvem muito mais e mais rápido. Não tem povo melhor, mais forte, mais criativo e mais bonito. É claro que as dificuldades são atroses e, dependendo da vida que a pessoa tem, principalmente se viver em São Paulo, é difícil tancar. Mas eu já tive complexo de vira lata e hoje tenho dó de quem ainda tem. Nosso país é muito abençoado e nós somos um povo único!
@@caioalmeida4139se eu morava em outro país ia namorar com quem?
Sem falar que uma coisa não tem nada a ver com outra.
Só sei que aqui tem uma pá de gente que não segue regra nenhuma, não respeita ninguém. É lixo, é barulho, é grosseria... Se é melhor em outros países, não sei. Mas tem demais aqui, demaaaais.
@@arthc_ mas isso é culpa da desigualdade, não das pessoas. Se todos tivessem acesso ao mínimo, não seria assim. Em todo país tem isso. Morador de rua, gente barulhenta, bêbado violento. O ser humano é o mesmo em qualquer lugar. O que muda é a quantidade. Como no Brasil a desigualdade é muito grande, aqui tem demais. Mas todo lugar tem.
@@NiponcosplaylojaÉ, mas é tão generalizado... Práticas de gente pobre mas também de gente endinheirada... Sei lá, só sei que cansa.
Brasileiro (senso comum) acha que "cultura" ou "comportamentos" caem do céu, ou vem do DNA, ou pior, "da mestiçagem" (essa a mais forte crença, bem herdeira da colonização racista etc). Desconhecem que a tal "cultura" é também de raízes históricas, econômicas e políticas da sua formação.
uma felicidade imensa ver meu trabalho no canal de vcs q sou fã há tanto tempo. muito obrigada pelo apoio!
As novas gerações têm uma tendência ainda maior ao complexo de vira-lata. Vi um trailer do filme brasileiro "Biônicos" na Netflix. Um estrangeiro comentou que estava ansioso para assisti-lo, elogiando nossas produções e também a série brasileira "3%". Brasileiros nos comentários desencorajavam o estrangeiro, sugerindo que ele não criasse expectativas. É frustrante ver brasileiros reagindo assim, mesmo quando há elogios vindos de fora.
Mas como você sabe que as pessoas que comentaram eram das novas gerações? Aliás, o que você quer dizer por “novas gerações”?
@@elvisbl Na década de 2000, o Brasil vivenciou um período de otimismo com a conquista da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Contudo, o advento das redes sociais trouxe consigo um discurso de ódio que contribuiu para a desconstrução da imagem nacional. O movimento de protesto de 2013, seguido pelo golpe de 2016, refletiu esse descontentamento. A nova geração, marcada por uma autoestima prejudicada, não presenciou as glórias esportivas e enfrenta um sentimento de desprezo pelo país.
@@Rooseveltpaz permita-me discordar. Não vejo as gerações mais velhas com toda essa autoestima. E você fez correlações para explicar seu ponto que não são necessariamente causa e consequência.
@@elvisbl Ao comparar minha juventude com as novas gerações, noto que, apesar da situação do país ser pior na minha época, os jovens tinham mais esperança e desejo de lutar por um futuro melhor. Havia uma maior identificação com a cultura brasileira, diferente de hoje, onde muitos jovens nas redes sociais parecem desconhecer sua própria cultura.
meu pai assiste um cara ancap que teve a pachorra de dizer que o Brasil seria muito melhor sendo uma colônia dos EUA, eu fiquei chocada ouvindo isso, pq é um nível de vira latismo incompreensível
Por isso eles odeiam o Paulo Freire...
Uma coisa que prosperou bastante no Brasil foram os canais gringos que falam sobre o Brasil.
Pois o brasileiro com baixa autoestima, se sentia bem ao ver os gringos falando bem dele
Também porque brasileiros não se apoiam, brinco com minha irmã que meu canal é um sucesso para 20 pessoas😂 o vídeo mais visto do meu cachorro tem mil visualizações e 2 likes, já tive 34 inscritos mas meu posicionamento de esquerda espantou alguns😅
Imagina se fosse vídeo meu no exterior... Ou sobre amigos gringos, somos assim.
Moro na Suécia há 8 anos. Confie em mim, o Brasil é muito melhor, na maioria das coisas!
Sem ironia e sem maldade, o que tem te impedido de voltar? É pura curiosidade, nunca saí do Brasil, abraço
Algumas razões? poderia dizer por favor.
São Povos Frios, Altos Índices de Suicídios!
Ué, tá fazendo o que aí então?
@@crito3534 Chama-se hipocrisia.
Nunca gostei de quem fala mal do Brasil!
Eu também não gosto porque acredito que o Brasil vai melhorar seus abitos
Brasileiro tem essa mania de falar do brasil q é um cacete
😂😂😂😂😂😂😂
@@caioalmeida4139
mas ai ta cara todos paises são zoados .
@@caioalmeida4139 Só ir embora, mas cuidando para não quebrar a cara lá fora e voltar com o rabinho entre as pernas.
@@caioalmeida4139 apresente soluções ou se envolva p melhorar o país
O mais curioso nisso tudo é que quando somos tomados desse complexo, falamos de um jeito como se a gente fosse superior, com frases como "O Brasileiro não sabe votar" eu me tiro dessa critica, como se eu não fosse brasileiro. O Brasil nunca é bom em nada, mas eu sempre reclamo pq tudo é ruim, menos eu. Acho interessante essa postura, pq tenho a sensação que é recorrente.
é a famosa hipocrisia .
Sim.
E nessas conversas eu me manifesto e digo que a crítica também nos contempla, afinal somos todos brasileiros. Aí o brasileiro que se julga superior se dói todo... Kkkkkk
Esse senhor é um exemplo do tipo de elite que há nesse país... pode trazer todos os europeus, americanos, o povo que for... com essa elite, país nenhum se desenvolve... sem falar em Geopolítica
É isso!! ELITE DO ATRASO
Deixa os vira-latas em paz, eles são os melhores doguinhos que existem. Acho que um nome melhor, seria "complexo de cachorro de madame", pq quem geralmente tece a crítica, tece pra se distanciar e sempre sem apresentar uma solução, tal qual as elites econômicas do país.
Eu já acho bem cabido porque o problema reside exatamente na cabeça de quem acha que o vira-lata é naturalmente inferior, que imagina ou deseja ter pedigree. Como a própria origem desse sentimento, de acordo com o sugerido no vídeo, tem raízes no racismo.
Concordo! Até porque, nós brasileiros, em sua maioria, somos miscigenados = SRD, vulgo vira-lata.
Em todas as espécies quanto maior o cruzamento melhor, os vira latas tem menos doenças congênitas(típicas de quando uma espécie só cruza entre si (como a artrose nos labradores) são mais resistentes as doenças , adaptados ao clima com o pelo baixo e têm um comportamento muito sociável, são valentes e amorosos. A população brasileira é tipicamente vira lata pois é miscigenada o que deveria ser orgulho. Aqueles que compram um dog de raça estrangeira cheio de doença congênita ao invés de adotar um(a) " lindo(a) vira lata " são os mesmos que pensam que somos um povo inferior.
Boa metáfora
Eu acho que o nome é este porque muitas pessoas pensam que os vira-latas são inferiores às outras raças de cães assim como muitos brasileiros consideram o Brasil inferior aos países do norte global
O maior exemplo atual que posso citar de complexo de vira-latas é o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), contratar uma consultoria gringa pra reconstruir a cidade. Demonstra não só absoluto desinteresse no assunto, a ponto de preferir terceirizar, como tambem desvaloriza completamente o conhecimento dos nossos próprios engenheiros e arquitetos. Como é que uma consultoria gringa vai conhecer melhor os problemas da cidade do que os próprios moradores dela? Nao tem bons engenheiros em Porto Alegre? Ou será por algum motivo mais obscuro, parecido com o que levou a mesma consultoria a contratar o Marreco pra recuperar as empresas que o próprio Marreco destruiu?
Contribuindo, um detalhe para a genialidade dos nossos engenheiros brasileiros. Tem uma ferrovia no sul que conecta o interior até Curitiba, a ferrovia Paranaguá-Curitiba (hoje é trecho turistico comhecido como serra verde ou curitiba-morretes, não cobre todo o trageto original), essa história já deve ser conhecida. Mas ela tinha como objetivo desenvolver o estado com conexões da Capital e bônus de transações com o Paraguai, os engenheiiros gringos dizendo que era impossível, já que é um trajeto complicado (porém um dos mais bonitos segundo viajantes e amantes de trilhos) tem muitos rios e serras. Quem resolveu o problema foram dois engenheiros nascidos em Cachoeira, Bahia, detalhe eram os primeiros engenheiros negros do Brasil, filhos de pai e mãe alforriados, to falando dos irmãos Rebouças, a ferrovia tá de pé até hoje como mencionei no ínicio do texto, e foi construida em 1800 e poucos. Conclusão, o que falou está mais que certo quem melhor pra resolver nossos problemas do que nós mesmos?
Sempre procuro pelos vídeos do Álvaro na hora do almoço. Admiro muito seu trabalho cara, saiba que é um dos maiores do Brasil
A delícia de viver no meu País...não tem preço...com ou não com esse complexo vira lata não me diz nada...amo meu País e não troco por nenhum um outro...Brasileira eu sou com muito orgulho...
Os japoneses não iam conseguir fazer nada contra a bancada ruralista e os evangelicos
Posso estar enganado, mas a bancada ruralista e os evangélicos são considerados brasileiros, portanto, eles iriam para o Japão também, deixando o Brasil para os japoneses... Mas posso estar errado...
He he he
@@neivanfernandes7766 o que eu quero dizer que a culpa não é do povo brasileiro, mas da elite que tomou conta do país, desde sempre,com grandes latifúndios, dominando o congresso.
A bancada evangélica que iria pro Japão, iria dizer que os terremotoe e tsunamis são a fúria de Deus
vc não entendeu o vídeo, "todos os brasileiros indo pro Japão, incluindo a bancada ruralista e evangélicos ".
Xenty, a gente tem o SUS, temos a Embraer, temos universidades públicas e gratuitas de excelente qualidade, temos uma das maiores companhias de energia do mundo a Petrobrás, somos a oitava economia do mundo, temos instituições que defederam a nossa democracia de uma sanha golpista, somos líderes das economias emergentes, estamos presidindo o banco dos Brics, temos um diplomacia que é referência no mundo, temos uma cultura muito f∆d@... E além disso, a gente toma banho todo dia... A gente é f∆d@ pra cacete! Temos q ter muito orgulho e trabalhar e votar direito pra melhorar o q tem q melhorar... Brasil não é bagunça...
Minha vó tem 93 anos. E ela sempre fica surpresa toda vez que o Brasil faz sucesso com alguma coisa. Ela fica feliz, mas não acredita que o Brasil esteja se dando bem em algo.
Esses dias mesmo, ela ficou abismada em saber que cantores de vários países canta uma.musica nossa chamara Maria do Morro. Cada filme que ela assiste e fala algo do nosso país, ela não entende o por quê isso acontece.
Mas aí se ela ouve alguém falando mal do Brasil, ou de São Paulo onde ela nasceu.
Tô cada dia mais feliz com esse tipo de conteúdo. Coisa linda!!!!!
Vira-lata é o cachorro mais forte e muito esperto. Cão de raça é cheio de frescura. A força e a esperteza do Caramelo vem da mistura de raças.
Caralho menó analogia perfeita vtnc
O Brasil não deve ser uma cópia dos outros, o Brasil é único e seu povo é extremamente resiliente, que resiste a tudo o que as nossas lideranças fazem(ou deixam de fazer).Vira-lata é a elite e os políticos , que são tacanhos e estão ainda no século XIII, o Brasil é único em sua diversidade e miscigenação, então não há como sermos iguais a este ou aquele, nós vivemos num pais maravilhoso, só não realizamos mais por falta se educação formal, porque nossa elite está apegada a terra e a posse e não vê que o valor está no movimento, no crescimento, se todos crescemos todos ganham
Nós sim somos únicos mas também temos inúmeros outros povos e culturas dentro de nós que outros países com tamanho ou influencia parecidos não possuem , no máximo os EUA são assim mas eles são mais branquelos que qualquer coisa.
Sabe o que é pior, a audiência dando risada.
Umas das coisas que mais desejo , além do fim do império mais violento da história da humanidade , é ver o complexo de vira-lata regredir e sumir.
Perfeito!!
Detesto ver brasileiro falando mal de brasileiro ou do pais em críticas vazias. Não somos melhores nem piores que nengum outro povo.
João Pessoa, Paraíba, Brasil!!!!! Com muito orgulho!!! E não troco a minha vira-lata caramelo por pedigree nenhum!!!
Estive em João Pessoa a alguns anos, a única coisa que odiei da cidade foi ter que voltar pro DF!
Jampa é muito linda!❤
No Estado onde moro, as pessoas têm o "viralatismo" também com os outros Estados do país. É uma cultura em que nós mesmo nos menosprezamos. "Tudo aquilo que é de fora é melhor". Este é o pensamento difundindo desde a infância. As pessoas não valorizam as mentes brilhantes que nascem aqui. Consequentemente, essas pessoas se espalham pelo Brasil e pelo mundo. E o Estado continua atrasado.
50 conto que tu mora no espirito santo
Brasileiros são trabalhadores, tenho muito orgulho disso, tenho muito orgulho de ser brasileira , povo phoda, maravilhoso, trabalhador, bonito,arrombado,adoro minha gente.
ARIANO SUASSUNA! O QUE ELE DIRIA DESSE BRASIL DE HOJE!... MUITO BOA A SUA CITAÇÃO!... PARABÉNS!...
8:06 - O homem quase quebra o dedo na mesa para deixar clara a sua indignação.
O vira-lata que habita em mim saúda o vira-lata que habita em você.
Tema importantíssimo👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
*Essa síndrome nos passa a perna, de vez em quando, mas o nosso valor é inestimável* 💪🇧🇷
Eu gostei do termo "orgulho caramelo" e acho que temos que usá-lo daqui pra frente
Eu não sei se essas pessoas que falam mal da própria pátria ou de seus compatriotas, não se acham brasileiros ou acham que de todos os brasileiros eles sãos os diferentoes, o melhores da safra.
Se você incute na cabeça das pessoas que somos o problema você está dizendo a elas que não adianta lutar porque nada vai mudar,no final das contas você trabalha para uma realidade que o privilegia em detrimento da maioria,Alexandre Garcia muito provavelmente seria nada sem seus privilégios conquistados a base de muita bajulação.
As pessoas tem uma visão muito idealizada de outros países, principalmente os países ricos, isso foi colocado na cabeça dela. Que o Brasil não presta, que é ruim, que não tem cultura…
Eu nunca fui muito disso, mas hoje valorizo muito mais o Brasil do que uns anos atrás, começou quando comecei a viajar pra fora a trabalho. Viajar é uma coisa e a gente tem uma visão muito deturpada quando viaja… trabalhar é diferente, vc conhece pessoas, suas realidades, seus problemas
É interessante notar que, mesmo empenhados em filtrar os aspectos do complexo de vira latas da nossa mentalidade, muitos de nós ainda nos referimos à nos, o povo, como 'o brasileiro' quando queremos criticar qualquer aspecto.
Uma coisa q sempre me incomodou , mas de uns anos pra cá, mt mais, é a introdução de palavras em inglês no nosso cotidiano brasileiro. Em debates gerais, em tv, internet,etc...Uma palavrinha ou outra, td bem, mas a cd 10 palavras, 5,6 falar inglês? Por quê???
... Po, esamos no Brasil, temos nossa língua! Por quê falar outro idioma dentro do nosso país!!!???
Salário minimo: ,🤏
Segurança: ,🤏
Educação ,🤏
Saúde: ,🤏
Qualidade de vida: ,🤏
Brasileiro qualquer: quero morar nos EUA
Outros brasileiros: SEU VIRA LATA, VALORIZE SEU PAÍS, SEJA PATRIOTA COMO NÓS!
Esse Alexandre Gagarcia nunca leu um livro de história na vida.
Existe uma parcela desse sentimento que é a falta de educação. Não digo instrução, mas de educação. No Brasil somos ensinados que pagar propina pro guarda não dar multa é ok. Que jogar lixo na rua é ok. Que construir casa sem projeto, arquiteto e engenheiro é ok. Fora não é assim. Ninguém nem cogita fazer diferente. Um exemplo que foi bem marcante pra mim foi um colega que pediu dica de um livro técnico pra estudar uma certa tecnologia. Eu perguntei se ele queria o link pra baixar, o que foi respondido com um horrorizado não, de que queria o link pra comprar o mesmo. Ficamos tão viciados nesse sistema que nos ensina a fraudar até as pequenas coisas que perdemos a dimensão do todo. E quando enxergamos isso, sentimos sim que somos vira-latas. Tristemente.
A gente é isolado e ensinado tanto literal, quando socialmente que o Brasil é sinônimo de problema. Que os outros países são uma maravilha, apesar de poucos e passajeiros problemas. Não acredito q isso seja coincidência. Acabar com a auto-estima, a história, a esperança de uma vida melhor p além de "trabalhe 24hs por dia", é tática de guerra. Usar a revolta que a vida nesse estado causa às pessoas, que não vão saber a causa disso, para aumentar, com ferramentas políticas e sociais, a repressão da população daquele lugar, contra ela mesma. Isso é guerra de classes.
Álvaro, tenho um pedido a fazer para vc. Quando vcs soltarem vídeos que tenham o Alexandre Garcia advirta dizendo "PERIGO DE GATILHO " por favor, fico agradecido. 😢
Eu pensava que a única maneira de viver com dignidade seria indo morar em um país do primeiro mundo, até descobrir que os brasileiros são humilhados tanto dentro, quanto fora do seu pais.
Eu morei oito anos do lado de uma igreja evangélica, tão próximo ao ponto de poder escutar o sermão dos pastores. Ocorria toda terça-feira e alternadamente nos domingos um culto de gritaria, era o caos. Muita música alta, bateria frenética, uma loucura. Era o "descarrego", uma catarse dos pecados. Porém, antes se convencer alguém a pôr pra fora o que ela tem de ruim, tem que convencer a pessoa de que a pessoa tem algo de ruim ruim dentro de si. O pastor começava, então, esculhambando os fiéis, que eram todos pecadores, que se a pessoa achasse que tinha uma mínima qualidade positiva sequer, isso era uma arrogância, "porque ninguém é justo perante Deus". No momento da esculhambação, do bullying, é que surgia o racismo, o ódio ao pobre, aos indígenas("os índios praticamente stvpr0 de recém-nascidos"), ódio à origem do Brasil etc.😮 E as pessoas acabavam gritando e pedindo perdão por serem o que eram. O andamento das reuniões era sempre o mesmo, após atingir um clímax, começava a acalmar, musiquinha suave, tecladinho celestial, pois veio o perdão de Deus depois do arrependimento. A mensagem final era "Apesar de você ser um bosta, o perdão do SENHOR é o que permite andar de cabeça erguida no mundo". Nesse sentido, os evangélicos ficam se policiando, pois a mínima auto-estima é o pecado da arrogância. E assim que olham para as outras pessoas. Todo mundo é arrogante/pecador.
Adoro essas matérias tipo documentário, sólidas, pés no chão... Vídeos assim são a assinatura do Meteoro.
Isso também é culpa do nosso antigo ministro das relações exteriores dizer que era bom sermos Párias internacionais, isso acentuou muito nosso complexo de vira lata.
Falar que os japoneses fariam melhor em solo brasileiro é fácil, difícil é fazer kkkk
Quem você acha que adaptou a soja no Ceará?
O Gagárcia só se esqueceu de que se trocassem as elites e a "gente pensante" dos países aí sim a diferença seria gritante depois de uns anos.
@@carlosandino821 meu o Brasil é um bostil isso a direita tem razão, décadas de esquerda no poder só piorou oque já era ruim,veja o funk a falta de educação,ninguém repeita nada nem ninguém facções se alastraram pelo país LULA Dilma LULA e nada mudou a não ser pra pior o Brasil está em decadência todo indo pra Europa pros Estados Unidos pra Argentina Paraguai até pra Angola acorda jovem. Patriotas de esquerda ou direita sem mudar nada ,só defende convertidos.
Os japoneses fizeram muito pela agricultura no Brasil, introduziram frutas como o caqui, a mexerica, o morango e sofreram muito preconceito quando eram novos no país. O artigo da Wikipedia sobre a imigração japonesa no Brasil é importante. Não precisa botar os outros povos pra baixo pra elevar o Brasil.
Ótimo vídeo! E um bom dia para vocês, Mateoro. Muito obrigado por tudo!
Sérgio Buarque de Holanda, é um dos grandes responsáveis por "criar" esse sentimento virala-lata na cultura brasileira.
Acredito que tem mais um aspecto histórico por trás desse sentimento. Os portugueses (do qual descendemos também) sempre se enxergaram (e hierarquicamente, discutivelmente eram) a periferia da Europa. Vou usar os nomes de estados nações modernos, pra melhor ilustrar a imagem. Enquanto países como Itália e Alemanha ocupavam o topo do poder monárquico e religioso europeu, reinos como França e Inglaterra vinham abaixo, Espanha e Portugal mais abaixo, e entre Portugal e Espanha, provavelmente seria Espanha acima de Portugal (em questão de poder e influência na Europa como um todo, e lembrando que nenhum desses países existia com esses nomes antes do final do século XVIII). Tem toda a questão da peninsula ibérica ter ficado sobre domínio mouro por 700 anos, voltando a ser reintegrado ao poder da igreja católica as vésperas do início do início do colonialismo das américas. Inclusive, vale lembrar que nosso continente leva o nome de um italiano, não de um português, espanhol ou inglês. Então, a questão histórica é ainda mais profunda.
Boa noite. Lembrei do "patriota" fazendo o cumprimento militar à bandeira dos Estados Unidos.
Muito bom. O próximo é sobre a elite do atrazo? Augusto de Salvador-Ba
Vídeos sensacionais, parabéns Álvaro. Estou cogitando a possibilidade de cursar jornalismo por conta de vocês.
A questão não seria trazer o japonês para cá e enviar brasileiros para lá.
Mas imagina se o Japão tivesse sido explorado por séculos, os japoneses invadidos, dizimados, se um parcela enorme da população fosse descendente de pessoas sequestradas e escravizada no passado. Aí sim, TALVEZ eu refletisse sobre essa comparação exdrúxula.
Uma vez eu fui a uma palestra do Ariano Suassuna e ele perguntou o meu nome. Respondi e ele retrucou: - menino, mas me diga uma coisa, seus pais são muito chiques, de onde é esse seu nome? Eu falei: - do sul. E ele perguntou: - rio grande do sul? E eu disse: - Nao. Do sul do Rio Grande do Norte, Currais Novos, na beirinha ali com a Paraíba. Ele mexeu a boca tipo caducando e duas risadas opacas que ainda não sei se foram duas engasgadas secas e soltou um quase inaudível: tu é muito engraçado. Isso aconteceu em meados de 2013 no teatro nacional em Brasília, poico antes dele morrer.
Parabéns pelo tema e pela sagacidade em nos atrair para este vídeo maravilhoso, Meteoro!
Cara, parabéns! Finalmente alguém conseguiu me dar outra perspectiva sobre o vídeo do Lula falando das crianças de rua! Minha mente explodiu!
5:40 / 16:10 - Se não tivesse os políticos e as elites entreguistas ao Tio San, o Brasil seria maravilhoso!!!
Nós também temos q mudar, a começar por esse bairrismo que nos separa
Eu tenho orgulho de ser do Brasil, porque sinto isso ❤
Muito bom, seu trabalho é incrível e necessário! Parabéns
Conheço 17 paises. Em muitos eu já pensei em morar, mas não há lugar como o lar!
Mano, a gente tem urnas eletrônicas. O pessoal de fora ainda conta papelzinho.
Bravo, Álvaro! Tens a lucidez e a clareza de poucos.
Amo ser vira-lata.... não troco por nada.
Eh, ta certo! Vamos nos amar mais e nos respeitar mais, e querer respeito tambem...
21 minutos de video, demoramos 3h pra assistir de tanta discussão. Ficou lindo o vídeo! Mto triste sempre nos rebaixarmos a cultura européia/americana desde sempre, sendo que aqui temos coisas muito melhores
Somos abençoados. Infelizmente maltratados a séculos pela elite exploradora.
Edição tá maravilhosa, parabéns pelo trabalho!
Já vi jogador ser descontratado em pré contrato por falar mal do seu futuro tiime no passado
Que bom que vcs existem!!😊 obrigado!!!
O dia que o complexo de vira lata se tornar orgulho de vira lata, adoramos um caramelinho
Boa reflexão! Obrigado!
Vídeo fantástico como sempre
Continente brasileiro é de lascar 😂😂😂
E não é tão absurdo assim 😂 de teresina a porto alegre é como de Jerusalém a Lisboa
Impecável esse vídeo ❤
A verdade é que nenhum país no mundo presta, mas a grama do vizinho sempre parece mais apetitosa
Apetitosa?kkkk
QUE VÍDEO FODA! Álvaro sempre mandando muito bem 👏👏👏
Já visitei vários países e vi pedintes na França, Espanha, Itália.
Finalmente uma artista brasileira na galeria do Meteoro. Vamos acabar com esse complexo de vira lata que desvaloriza a arte daqui!
Eu me importei. Achei bizarro patriotas que chamam o Brasil de lixo.
eu acho que quando a direita fala que é patriota é no sentido de que eles querem lutar pra construir a política brasileira do zero, contra "tudo o que está aí", seja nas redes sociais ou praça dos 3 poderes... nãp é sobre ter orgulho da propria cultura, povo, história (só a que eles contam)
"patriotism is the last refuge of a scoundrel"
Prefiro ser um Vira lata, cachorro resistente e dócil e valente quando precisa, a ser um cachorro de madame que vive de raçãozinha, quando solto na rua não dura 24 horas, o vira lata saí e passar um mês fora de casa e retorna são e salvo. Isso se não encontrar um humano perverso pela frente. Por isso me representa . Viva os Caramelos.
pra eles é uma questao moral pra nó uma questao material
Aqueles que criticam o Brasil e querem ele igual aos EUA, não entendem que o Brasil só ainda não é aquilo que pode ser, pelos mesmos EUA, que o limita, lembrando que o tal Japão foi convidado a se desenvolver enquanto o Brasil foi marginalizado.
Ooo Álvaro. Adorei esse vídeo. Me fez ficar mais inteligente. Menos vira-latas.
Onde ficaria o dinheiro? No Japão ou eles poderiam trazer ele pra o Brasil?
Uau! Muito bom! Jornalismo recheado de microfísica do poder, cultura e sociedade do espetáculo. Junta Freire e Vigotiski muito bem, mas eu senti falta de uma pitadinha de Psicanálise no final
Que vídeo excelente.
Senti falta de citar as pessoas que estavam falando sobre o complexo de vira-lata. Também queria saber o nome do pesquisador de cultura que disse que a "cultura não é nossa amiga".
Vamos dar voz a todos em nome do bom jornalismo.
Bom dia Álvaro, tudo bem? Vc poderia me indicar aonde eu posso encontrar o vídeo do pesquisador falando sobre o complexo de vira lata, que vc usou nesse vídeo. Gostaria de vê-lo na íntegra. Achei muito interessante. Desde já muito obrigado. Parabéns pelo trabalho do meteoro!!!
Nelson Rodrigues é muito atual.
CUIDADO! AUTO CRÍTICA NÃO É COMPLEXO DE VIRA-LATAS. A verdade é que o Brasil realmente não é um grande país, PORQUE O BRASILEIRO É POVO DE MEMÓRIA CURTA, DESINTERESSADO EM SABER COISAS IMPORTANTES E EXTREMAMENTE APÁTICO, à ponto de deixar que a políticos e empresários cometam os maiores casos de injustiças, sem esboçar qualquer tipo de reação.
Faltaram os nomes dos palestrantes que dão as definições de cultura.
O cachorro vira latas é o melhor cão de caça. Por exercícios necessários para sobrevivência.
Ficcionista. O nome chique que as pessoas dão pro contador de causo
quando se percebe que os melhores programadores do mundo são em peso brasileiros, que a comunidade linux é recheada por brasileiros e que temos uma linguagem de programação para grandes sistemas desenvolvida por BRASILEIROS fica dificil falar que o brasil não tem potencial.
o problema do brasil é politico e economico e o povo faz o que pode enquanto uma minoria paga politicos para permitirem catastrofes que nem no RS e depois vir falar em palco que brasileiro não consegue nem se proteger de enchente (to prevendo o futuro com essa)
Complexo de Viralatas Estrutural
é estrutural mesmo
Aprendi isso vendo o futebol europeu, os melhores jogadores não são de la e eles tem o melhor futebol do mundo, criticar o nosso futebol e elogiar o deles sendo a América do Sul os principais jogadores.
Caramba, eu concrodo que o Brasil esta assim TAMBEM por causa dos brasileiros. Primeiro também pq é claro que isso é um fator dentre vários; segundo que o Bolsonaro entre outros querendo ou não são brasileiros rs; terceiro porque eu entendo que o brasileiro não tem CONDIÇÃO - por causa de falta de organização, falta de educação, sentimento de animosidade - de fazer alguma coisa impactante, em grande escala, mesmo tendo muitos que querem, e fazem, em pequenas escalas. A tragédia agora no sul, pode ser um argumento contra ou a meu favor...Estamos conseguindo muito, mas estamos fazendo aos trancos e barrancos, nos agredindo no meio do caminho...Então oque poderia ser feito acaba reduzido. E também, penso que por mais que existia essa capacidade em nós que se mostra nessa tragédia, não fomos capazes de msotra-la para evita-la.