e se não estou enganada, teve canal de tv que transmitia a copa que não transmitiu esse jogo pra falar da morte do leandro, ou transmitiu tudo nas coxas dividindo tela, cortando toda hora ,etc... não lembro se foi a record ou sbt
Sim. E é um querido, né. Possui leveza, ao invés de petulâncias ou afetações. Um cara que eu amava, era fã, e hoje em dia me custa muito escutá-lo é o Mauro Cézar Pereira. Acho um baita jornalista, mas é de uma agressividade, tbm, que acabou me cansando um pouco. Mas meu preferido de todos esses é o Cerginho da Pereira Nunes. Aquele é gênio. Forte abraço!
Ele falou coisas certas , so nao falou em algunas competições como copa ouro o Brasil nao perdeu com o time completo , e na olimpiada 96 realmente chegou um pouco de salto sim e a defesa batia cabeca so chegou mais longe porq Ronaldo entrou e deu uma vida ao time e saiu machucado contra a Nigeria,, a defesa era horrivel bola na area era um.sufoco principalmente na copa de 98
giovanni deu entrevista esses tempos afirmando que só não largou a seleção no meio da copa pra não desestabilizar. dá pra ver o clima ótimo que tava aquilo!
@B falou merda mano. O time pegou o embalo nas olimpíadas, que tinha uma base de jogadores que faziam parte da Seleção principal. E na copa das confederações pegamos o Uruguai na melhor fase da história recente(2010 até 2013) além da Espanha completa e vindo de uma euro fantástica, melhor fase da história espanhola. Na copa pegamos a Croácia, com essa base de 2018, sem contar o México com o melhor elenco deles desde os anos 2000, Ochoa defendendo até pensamento e todas as posições bem servidas. Já nas oitavas & quartas pegamos a melhor geração Chilena, que pegou o BI da copa América nos anos seguintes. E a melhor geração Colombiana com o James voando. Se coloca-se a Alemanha pra jogar mais dez jogos com o Brasil não saia outro 7x1 foi muito atípico, apesar de achar que perderia ao menos 7 ou 8 jogos.
O Brasil não ganhou a copa de 98, porém a camisa mais linda da seleção é a da copa 98 , seguida da camisa de 94 . Eu acho aquela camisa número 9 amarela fenomenal.
Sugestão pra futuro: times históricos não tão famosos (ou times que ganharam pouco em comparação ao seu potencial) do futebol brasileiro. Exemplo: Bangu de 1985, America de 1986, São Caetano dos anos 2000 a 2004...
Eu revi alguns jogos dessa Copa recentemente, e percebi como o Júnior Baiano jogou mal e o sistema defensivo do Brasil não funcionava. Foi passando de fase e chegou na Final porque o ataque era fortíssimo, mesmo.
Registre-se sempre a PÉSSIMA copa do Roberto Carlos, que nada fazia no ataque e comprometia na defesa, falhando atrás em diversos momentos. Parecia mais preocupado com seu relógio que valia o preço de um apartamento, como ele mesmo dizia.
Conclusão: Zagallo é figura histórica, méritos por isso, mas péssimo treinador em campo e no vestiário. Cheio de picuinha, de dar gelo em jogador. Um treinador melhor talvez fizesse mais pela seleção.
Outra curiosidade dessa copa, mas em termos de TV e outros casos que eu lembrei: - Famosa copa em que foi o maior número de emissoras em canal aberto/fechado a transmitir. A Globo e o SBT cobriram apenas 48 dos 64 jogos. Bandeirantes, ESPN Brasil e Manchete exibiram 56 dos 64 jogos (os 8 da última rodada em VT), a Record cobriu apenas 36 dos 64 jogos (um jogo em dias úteis e 3 jogos aos finais de semana), Sportv transmitiu todos os 64 jogos (os da última rodada foram para o PPV). - Narradores por emissora: Globo com Galvão, Cléber, Luís Roberto e Maurício Torres (Oliveira Andrade sacado em cima da hora); Record com Luís Alfredo, Datena e Carlos Valadares; SBT com Sílvio Luís, Paulo Soares, Osmar de Oliveira e Téo José; Bandeirantes com Luciano do Valle, Nivaldo Prieto, Jota Júnior e Marco Antônio; Manchete com Paulo Stein, Cledir de Oliveira, Edson Mauro, Januário de Oliveira (deve ter sido a única copa dele) e Alberto Léo. Fico devendo os narradores da ESPN e do Sportv. - A Record sofreu um boicote, no qual ficou sem os crachás para entrar nos estádios e passou a Copa trocando acusações contra as outras emissoras. Por fim teve de transmitir os jogos dos estúdios montados no centro de imprensa. - Copa em que teríamos dois brasileiros treinando seleções de fora. Parreira comandou a seleção árabe e acabou tendo a proeza de ser demitido após a derrota contra a França. Badu Vieira comandou a seleção iraniana mas acabou saindo antes da Copa. - Clássico da "guerra" entre Irã x EUA. As duas seleções se enfrentaram e os iranianos que levaram a melhor por 2x1, mas ambos caíram na primeira fase; os americanos foram os lanternas no geral. - Copa das brigas: os Hooligans aprontaram demais, contra Romênia, Croácia e Colômbia foram brigas nas cidades-sedes; a coisa foi pior no jogo contra a Argentina onde juntou os hooligans contra os barra-bravas e aí o caos foi completo. - Seleção colombiana também sofreu, mas com as ameaças de sempre do pessoal do tráfico. E caiu na primeira fase assim como em 1994. - Primeira copa com a famosa "morte súbita", essa que poderia voltar aos torneios atuais. Prorrogação fica uma coisa chata e insossa onde ninguém quer jogar e ficam apenas esperando os pênaltis.
Algumas correções: o Osmar de Oliveira não narrou jogos pelo SBT nessa copa. Ele apenas apresentava o Jornal da Copa no fim de noite, assim como Alberto Léo não narrou jogos pela Manchete. No SBT quem narrou foi Oscar Ulisses que inclusive trabalhou na disputa pelo terceiro lugar entre Croácia e Holanda.
a gente olha todo clima extra e intra campo dessa copa e compara com o que foi na euro 2016. parece que estamos comparando estadual com libertadores. Copa do Mundo FIFA não tem comparação!
Grande Rivaldo, titular absoluto da seleção em tempos que tínhamos Djalminha, Marcelinho, Raí, Geovani, Juninho Paulista, Alex, Edmundo, etc. Rivaldo foi um dos maiores jogadores que vi jogar.
E na época muitos ainda diziam que ele só jogava muito no Barcelona. Rivaldo foi um dos maiores que vi jogar. Incomparável com esses jogadores de hoje.
Eu tinha 11 anos e 10 meses durante a Copa de 1998 e essa Copa me marcou muito. Eu lembro das imagens das transmissões já serem bem melhores que as da Copa de 1994. Os uniformes da Copa 1998 foram os que mais marcaram em copas. Tô aqui dando minhas sensações avulsas sobre a Copa de 98.
É algo que sempre achei curioso essa questão das imagens. Vendo os jogos de 94 e 98, parece que tem um intervalo de uns 15 anos entre uma Copa e outra.
Verdade, é impressionante a diferença de qualidade das imagens dessas copas, como se tivessem passado dez anos e não quatro. 98 foi a melhor copa da nossa geração sem muito erro.
Faço suas minhas palavras ...aquele jogo contra a Holanda foi umas das melhores partidas de copas.lembro qbsair na rua comemorando feito louco a classificação do Brasil. Fiquei muito feliz ..
Vivi essa época, Ubira, e acompanhava bem de perto a seleção. Posso dizer que você fez um resumo sensacional e praticamente irretocável desse ciclo. Sobre o tal "1" do Zagallo, pelo o que jogava, pela capacidade tanto de criação, como de dar ritmo ao jogo e pelo poder de finalização e perigo nas bolas paradas, o Marcelinho Carioca seria uma baita opção sim, o problema era a personalidade dele. Sujeito que sempre teve fama de ser péssimo de grupo, mascarado e laranja podre. Sou são paulino, odiava o cara com todas as forças no campo esportivo, mas o admirava demais pelo baita talento que tinha. Um cara que não foi maior por culpa própria mesmo, mais ou menos como o caso do Djalminha (este mais por problemas disciplinares com os técnicos mesmo mas que era um cracaço absurdo, que inspirou Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Denilson, entre outros). Ps.: outros meias que foram testados também nesse período foram o Palhinha e o Carlos Miguel. E de atacante o Paulo Nunes também teve umas oportunidades aqui e ali. ERA MUITO CARA BOM, meu Deus!!!
"Igual a esse jogador, temos 1000 aqui no Brasil" Zagallo sobre o Élber.... que respondeu que o Zagallo tava doido e foi convocado logo em seguida kkkkk o mais bizarro é a historia que ele conta da vez que entrou numa substituição, o Zagallo simplesmente olhou pra ele e disse "oh garoto, vai lá e faz o que sabe" sem falar nada de tatica, acho que isso ja justifica o pessimo rendimento tatico dessa seleção, que foi humilhada pela França na final em 1998, bizarro, demos uma Ferrari nova pra um piloto que só sabia mexer em muscle car dos anos 70 ahaha
Élber foi extremamente injustiçado. Teve uma vez também que o Luxemburgo falou pra ele num jogo que ia colocar um outro atacante porque a torcida ia gostar mais. Bem, 4 Bundesligas, 1 Champions League, 1 Mundial Interclubes e ir pro XI de todos os tempos do Bayern (fazendo ataque com Gerd Müller e Rummenigge, pra se ter ideia) compensou um pouquinho...
Graças a essa copa que eu aprendi a gostar de futebol e a querer me interessar mais. Nossa foi de encher os olhos, a semifinal Brasil e Holanda, a Croácia de Suker, vários jogos que eu vi, a bola mais bonita que eu vi a Tricolore, o design dos uniformes, pra mim foram os melhores que existiram. Encantou essa criança que na época tinha 6 pra 7 anos.
Até hoje não me conformo com o corte de Romário. Brasil passou da Holanda que tinha o melhor elenco daquela Copa. A confiança tava em alta e a final foi um banho de água fria.
Raí foi sacaneado pelo Zagallo. O cara teve o período todo pra convocar o Rai e não o fez. Aí justamente no último jogo antes da convocação, ele vai e convoca o Raí, querendo que o cara faça praticamente o melhor jogo da carreira dele. Fica difícil.
O Raí foi injustiçado pelo Zagallo mesmo. O Raí estava voando no PSG, e não foi convocado neste período. Aí o Zagallo o convoca no último amistoso preparatório, querendo que o cara faça o jogo da vida dele, sem ritmo de jogo na seleção. A verdade é que ninguém do Brasil jogou bem aquele amistoso contra a Argentina, no Maracanã. Eu até preferia que o Raí não fosse para a Copa. Seria um desgaste muito grande para ele, e, contando com toda a sua trajetória vitoriosa no São Paulo, e no PSG, acabaria queimando a carreira dele, em definitivo. Ainda bem que o destino o poupou de passar essa vergonha na Copa, de jogar num time que não jogaria em função dele, e que ele não teria ritmo de jogo na seleção.
"Se vocês soubessem o que aconteceu nesta Copa, ficariam enojados" uhahuahauhaua. Essa foi a coisa mais compartilhada da época e que foi usada todas as outras vezes que perdemos a Copa.Talvez a primeira fake news amplamente divulgada no Brasil rs Excelente análise... parabéns Ubira!
@@marccellovieira Oi Marcelo, na verdade nada aconteceu... o Brasil apenas perdeu a Copa rs. Desde 98 quando o Brasil é eliminado da Copa do Mundo surge um texto que é sempre igual (muda apenas o nome dos jogadores) dizendo que o Brasil vendeu a Copa do Mundo e tals. Essa matéria da ESPN fala sobre o assunto: www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/4504029/copa-ja-circula-no-whatsapp-versao-2018-da-fake-news-sobre-negociata-pelo-resultado-do-mundial
A epóca de 95-2006 foi a maior safra de grandes jogadores do Brasil e até da história. Nesse período o Brasil consegui formar até três grandes seleções.
Essa seleção de 98 chegou a final aos trancos e barrancos, pois era uma "bagunça" e dependia muito do Ronaldo e do Rivaldo e do Taffarel no gol, sofreu pra vencer a Escócia, perdeu pra Noruega, levou sufoco da Dinamarca e se não fosse o Rivaldo estaria fora e tomou um sacode da França, contra a Holanda foi o melhor e único jogo bom daquela seleção em que ambas tiveram a chance de vencer no tempo normal, já Chile e Marrocos não dá pra contar pois eram seleções fracas, embora a última tivesse o Salas e o Zamorano. Sem contar que deixaram de levar gente como Djalminha, Romário, Flávio Conceição, Mauro Silva, Antônio Carlos, Élber e etc..
Um gol sem querer e um gol contra na vitória contra a Escócia, Marrocos ganhou tranquilo e perdeu para a fraca Noruega. Nos mata matas pegou um Chile que se classificou com 03 empates em seu grupo e é eterno fregues, depois passou um sufoco contra a Dinamarca mas que o Rivaldo decidiu, contra a Holanda passou nos penaltys e poderia ter perdido o jogo no tempo normal (Talvez o único grande jogo da seleção nessa Copa).
por essa visão a frança tbm chegou na final aos trancos e barrancos... passou em primeiro num grupo que só tinha 1 seleção "ok" mas fez os 9pontos, até aí otimo... depois sofreu pra criar e só passou no gol de ouro contra o paraguai que tinha participado de apenas 1 copa do mundo nos ultimos 40 anos. o time novamente pouco criou e dependeu de um zagueiro inspirado pra passar no sufoco contra uma seleção que não tinha nem 5 anos de existencia na semi final e no unico jogo grande até ali passou da italia nos penaltys com roberto baggio chutando pra fora o que seria o gol de ouro italiano... comparando cabeça a cabeça, o unico jogo que o brasil fez com a holanda, o credenciou pra chegar na final como favorito, pq a frança até ali tinha passado longe de jogar igual.
@@marceloluna4798 O único jogo bom do Brasil, e mesmo assim tivemos um pouco de sorte pois a Holanda não soube aproveitar as falhas do Brasil, mas o Brasil mesmo desorganizado jogou muito, o resto explica pq perdemos pra França.
@@fernandaroberta9301 o time da França chegou aos trancos e barrancos tbm, mas ao contrário do Brasil tinha um time bem organizado como o livro citou no vídeo e jogadores como Desailly, Deschamps, Thuram, Barthez, Petit, Karembeu e Vieira, mas o problema deles era na frente em que só tinham como bom jogador o Zidane e os jovens Henry e Trezeguet que estavam no banco e estavam verdes, e o ataque eram os péssimos Guivarch e o Lizarazu e por isso os problemas do time na criação de jogadas, por isso era um time pragmático, porém não ruim como se acredita aqui no Brasil e que levou aquela teoria bizarra de compra de Copa. Contra o Paraguai a França sofreu, mas diferente do Chile os paraguaios tinham um bom time que deram bastante trabalho e foram "impecáveis" nas eliminatórias e a prova de que era um grande time foi que disputou a Copa até 2010 consecutivamente com algumas alterações mas praticamente a mesma geração, a melhor do futebol guarani, depois contra a Itália é um jogo sempre pegado e esse não foi diferente e eram duas seleções de estilos iguais, a Croácia que vc alega ser uma seleção jovem tinha jogadores que eram destaques da antiga Iugoslávia e nessa Copa estraçalharam a Alemanha por 3x0 com muita autoridadr e tinham dado trabalho a Argentina na 1° fase e não a toa bateu a Holanda e ficou com o 3° lugar, além de contar com o artilheiro da Copa que foi o Süker, diferente do Brasil a França pegou times realmente complicados, mas tinha um padrão de jogo e sabia como jogar apesar de não encher os olhos e com esse estilo de jogo venceu o Brasil, se aproveitando das falhas do mesmo, diferente do Brasil em que os resultados maquiaram os defeitos da seleção, a seleção no geral foi mal-convocada, era uma bagunça e dependia muito do talento de Ronaldo e Rivaldo e o único jogo bom mesmo foi contra a Holanda, o resto foi engolido taticamente pelo Chile que apesar do Zamorano e Salas tinha uma defesa ruim e pela Dinamarca que era um time envelhecido, e os jogos da primeira fase contra Noruega e Escócia e falhas grotescas que a zaga sempre cometia nos jogos sendo as mais memoráveis as do Jr Baiano e a bicicleta do R.Carlos contra a Dinamarca(contra a França ele entregou o escanteio fazendo embaixadinhas), mas como vc citou na atmosfera da final o Brasil era visto como favorito pelo jogo da Holanda e tbm pq tinha vencido a Copa anterior e tinha o atual melhor do mundo(Ronaldo) e um Rivaldo jogando muito no Barcelona, mas a final apenas mostrou o que realmente ocorreu a Copa inteira e o que o Zagallo sempre foi como em 74, mas dessa vez ele já estava ultrapassado e saturado, a maior prova disso é no pós-copa em que a França vence a Euro e seus jogadores estouram nos clubes e no futebol europeu.
@@fernandaroberta9301 A situação é bem diferente. O nível dos adversários da França era muito mais difícil. Ela bateu Paraguai que era uma baita seleção na época e que quase se classificou em primeiro lugar nas eliminatórias sul-americana. Bateu Itália (que não é qualquer seleção), e ainda Croácia que vinha sendo uma sensação e que tinha derrubado a Alemanha. O Brasil, pegou Chile (último classificado das eliminatórias sul-americana), Dinamarca (seleção mediana, nada de muito especial) e a Holanda (única seleção difícil que o Brasil pegou até a final).
Quem acha que o Brasil entregou aquela final, na verdade, sequer conhecia os jogadores da Seleção da França antes daquela final ou assistiu alguma partida. Que sim, era melhor e mais organizada que a do Brasil. Tem gente que acredita na tal carta escrita, que até hoje é usada. Tanto que só na Seleção da França, tinha Barthez (Olympique de Marseille), Deshamps (Juventus) e Desailly (Milan), que tinham sido campeões da Uefa Champions League. Sem contar que tinha um dos melhores zagueiros do futebol mundial que era o Blanc, o 2° melhor lateral esquerdo do mundo (Lizarazu) e no meio de campo, o talento de Djorkaeff e a genialidade de Zidane e um certo Thierry Henry, que era uma das revelações do futebol mundial, uma promessa, voando na Copa do Mundo. E o time do Zagalo, com um Júnior Baiano mal, uma dupla de volantes sem criatividade (Dunga e César Sampaio). Um time que dependia muito da inteligência do Rivaldo, do talento do Ronaldo e da segurança do Taffarel. Sem condições de ser campeã do mundo.
Isso foi a fake news da época que não existia whatsapp. Até de Zidane questionaram nível técnico sendo que na sequência o cara foi melhor do mundo e um dos grandes gênios da bola, exceto os atacantes o elenco francês era de altíssimo nível.
@@ronalddavidleite6127 Sim, mas depois de 1998 não ficou dúvida nenhuma sobre a qualidade dele, mas em 1998 os defensores da Fake News achavam que ele teve apenas uma grande copa, ledo engano o cara foi monstro sagrado
@@brnakano sim depois de 98 campeão do mundo lógico que a bola dele ia crescer! Sinceramente ele era decisivo , no Real foi aquela apoteose veio as conquistas de Eurocopa ai o fiasco na copa de 02, mas eu não ponho Zidane num patamar tipo Maradona Cruiff não pra é tá bom!
Gosto muito do que o Mauro Cezar fala de 98: Zagallo era um tecnico completamente ultrapassado e se valeu dos talentos e da soberba, o que escondeu os problemas taticos. Excelente video Ubira!
mauro cesar ultimamente deixou de ser parametro pra uma boa analise, convenhamos.. e nessa aí choveu no molhado tbm. não tinha quem por no lugar, luxemburgo que era o top dos tops assumiu depois e caiu com 2 anos de cargo não da pra exigir um guardiola numa epoca que nem na europa tinha alguem parecido.
Pra depois a mesma Holanda perder na decisão do terceiro lugar por 2x1. Dava pra Holanda ter vencido a Croácia que também era um grande time da copa e até mesmo uma surpresa.
Brasil x Holanda o melhor jogo de copa que vi na vida! Lá e cá pura emoção qualquer um poderia fazer mais gols e vencer no tempo normal ou na prorrogação.
Tinha 5 anos em 1998, infelizmente não vivi essa Copa como queria, mas revi os jogos da campanha de Brasil e apesar de todos os problemas foi a seleção muito gostosa de torcer, época mais simples, não havia essa divisão horrorosa, etc. E Ronaldo e Rivaldo, essa dupla não tinha como não dar um título pro Brasil como aconteceu 4 anos depois.
Primeira copa que acompanhei bem. Ubira sabe demais é uma aula de futebol, cara ideal pra passar uma tarde de sábado tomando uma cerveja e falando de futebol antigo. Parabéns
Sensacional Ubira Leal, queria mesmo ver um vídeo desses sobre a seleção de 1998. Revi a final recentemente, e, apesar de ter sido triste ver a cara dos jogadores do Brasil em campo, era muito difícil enfrentar aquele time da França. No meio campo jogavam com Deschamps, Karembeu, e Petit de volantes e uma defesa muito segura com Thuhan, Blanc, Deisaily e Lizarrazu. Naquela final quem foi para o jogo foi só Guivarc'h de atacante. Parabéns pelo vídeo Ubira Leal
Outro registro dessa copa: França 1x0 Paraguai Esse jogo das oitavas de final foi em um domingo na hora do almoço e literalmente prendeu todo o Brasil na frente da TV. O Paraguai tinha uma defesa extraordinária e o Carpegiani como técnico. Os paraguaios seguraram a França até o segundo tempo da prorrogação, quando tomaram o gol do Blanc. Foi um jogo muito tenso e que certamente ficou na memória de quem assistiu. Essa partida vale uma história a parte.
Além de termos opções de jogadores de EXTREMA qualidade, comparado com os de hoje, esses jogadores eram extremamente decisivos, ou seja, não arregavam em momentos decisivos. Foi uma pena o Zagallo não ter tido culhão pra colocar o Edmundo na final como titular
eu estava com meu pai, em 1996 com 10 anos de idade na reabertura do estádio Vivaldo Lima em Manaus contra a Colômbia. Foi inesquecível! obrigado pela lembrança de anos de ouro do futebol Brasileiro. ❤️
Pelos nomes e esses nomes realmente jogando bola, né? Teve muito jogão. Falo isso pq vejo muitos exaltando a copa de 06 por causa dos 'nomes' e blá blá, mas que na verdade foi uma merda.
Naquela copa, dos jogos q eu vi, o único q ele foi mal, foi na semifinal contra a Holanda, ele dá várias bobeiras ali na zaga, mas no segundo tempo ele melhora
Por favor gente, ele fez uma partida desastrosa contra a Noruega, uma final terrível, os outros jogos foi razoável, o companheiro de zaga ajudava. Não é “o culpado”, mas...eu era moleque, mas depois do jogo com a Noruega eu fiquei com receio de que não daria, ainda sim. Chegamos a final, o time francês era muito bom, lembro que nossos laterais tiveram muitas dificuldades, o Aime Jacquet estudou bem nosso time. Mas poderia haver jogo não fosse a questão da convulsão.
eu discordo da frase " o junior baiano foi mal", pra mim o junior baiano SEMPRE FOI mal, era horrivel, maluco, violento, inseguro... é um absurdo um jogador pessimo como ele ter sido titular do brasil numa copa... nivel dante!
Ubira,você podia fazer uma série de programas analisando as décadas do futebol brasileiro começando com a década de 50 até está última década dos anos 2010
Ótimo vídeo, Ubira! Agora, pelo amor de Deus, hoje em dia escutar que uma seleção brasileira tinha tanto talento que isso mascarava as falhas e que até faltava espaço pra convocar jogadores que estavam voando.....nem sei quando foi a última vez que ouvi isso
@@sonmaximiana Preferir não quer dizer que daria certo. Luxemburgo na seleção brasileira foi bem até virar 1999 pra 2000. Depois, só tomou ferro (incluindo um 3-0 pro Chile que SEQUER FOI PRA COPA 2002 e ainda terminou LANTERNA naquela Eliminatória de 2002).
Ubira, esses vídeos são uma aula de futebol, obrigado, você é como um pai contando histórias para um filho, só que com muito conhecimento. Me sinto confortável assistindo e me apaixono ainda mais pelo esporte.
muito bom o vídeo Ubira parabéns !!! vale lembrar o fato de que ao perder Romário o Zagallo me vem e convoca o VOLANTE Emerson, enfim com decisões como essa você vê o porque o Brasil não levou essa copa.
Para mim essa foi o maior desperdício de talentos da Seleção numa Copa do Mundo. Jogadores mal aproveitados e vários talentosos de fora. Incrível como o Djalminha não foi convocado. Impressionante como o time não jogava bem. Ronaldo e Rivaldo mesmo aquém do seu máximo, mas ainda assim decidindo e carregando a equipe.
@@brnakano De 2006 no auge pra valer só o R10 que vinha de uma Champions desgastante Ronaldo já bem fora de forma. Adriano já caminhando para um prematuro fim de carreira em alto nível. Robinho mediano a nível mundial...
@@marlonsilva2781 Olha o elenco todo brow, vc se restringiu apenas aos atacantes... e R10 nunca jogou nada na seleção com ou sem Champions desgastante.
@@brnakano Dida em má fase (apesar da boa Copa do Mundo), Cafu (longe do auge), Roberto Carlos (longe do auge), Gilberto Silva (ainda bem, mas não estava mais no auge), Zé Roberto (dos melhores da Copa), Kaká (auge). Fiquei nos mais talentosos. Acho essa seleção com mais nome do que bola, diferente da de 1982, por exemplo, onde com excessão do Valdir, todos estavam no auge.
@@ronalddavidleite6127 1990: Jorginho e Mazinho 1994: Jorginho e Cafu 1998: Cafu e Zé Carlos 2002: Cafu e Belletti 2006: Cafu e Cicinho 2010: Maicon e Daniel Alves 2014: Daniel Alves e Maicon 2018: Danilo e Fagner 2022: ? 2018 foi o cúmulo da falta de opção e 2022 continuará sendo, tendo em vista que nossa titular ainda é o Daniel Alves
@@brnakano cara, um lateral que teria bola pra jogar até 94 era o Leandro! Nos anos 90 lateral esquerdo aparecia tipo 3, 4 peças com qualidade de brigar por uma posição, já a direita éramos reféns de Jorginho velho, sendo que naquela época lateral tinha que vir com a bola dominada do campo de defesa até a linha de fundo adversária não é igual hoje essa babaquice de lateral ir até o ½ do campo ala no lugar de ponta. Cafu era vaca loka até hoje não sabe cruzar uma bola corria pra caralho como diz o craque Neto corre tanto que parece ter 2 pulmões! Kkkk mas peças de reposição fora esses 2 não tínhamos quanto a esquerda entendeu? Agora pro futuro a tendência é piorar não forma lateral direito...
@@ronalddavidleite6127 de 1994 a 2002 deu tudo certo pra gente, dois títulos e uma final então ninguém vai questionar muito. A coisa começou capengar de 2006 em diante, já nessa copa Cicinho tinha que ser titular e Parreira afinou em barrar Cafu...a situação atual é crítica e afetou até a esquerda agora
Essa copa de 1998 foi a primeira que eu acompanhei de verdade, estava com 8 anos, e me lembro que eu e meu avô conversávamos muito sobre futebol. E eu apostei com ele no começo da copa que a campeã ia ser a França ou a Argentina que também tinha um timaço. Pra mim a melhor copa que eu vi, não torço para o Brasil, mas também tinha um time bom, uma pena que não ganhou.
meu irmão gravou os jogos na fita cassete. Eu juro que já revi os jogos contra Dinamarca e contra a Holanda umas duzentas vezes... Já até apanhei por causa disso, um dia tinha visto 2 vezes os. Jogos e queria ver uma terceira. Aí não deu, a chinela comeu hahaha
Ubira, tem copas que não se falam muito como em 54, 74 e 78. São copas entre ciclos diferentes e que com certeza devem ter um peso ou uma importância para as próximas copas. Pode falar um pouco delas? 54 é após o maracanazzo e antes do pelé surgir, 74 e 78 são as copas entre o pele e o zico
@@marceloluna4798 66 gostaria dele opinando sobre o método confuso que tiveram na hora de convocar os jogadores pra copa. Parece que reuniram mais de quarenta jogadores numa espécie de "pré-convocação", onde pouco a pouco os mesmos seriam cortados até que sobrassem os vinte e três ideais pra convocação.
26:05 e no final.. a Dinamarca perdendo por 3-2.. ainda acerta bola no travessão de Taffarel... esse time foi chegando AOS TRANCOS E BARRANCOS para a Final contra a França.
Dunga era mais importante como líder que como jogador naquele time. Se o Dunga não fosse, não teríamos ninguém que fosse questionar a escalação "repentina" do Ronaldo pós-"convulsão". E o Dunga foi um dos poucos que foi a favor de manter o Edmundo na escalação da final.
Tenho muita nostalgia dessa época. Aquele jogo com a Nigéria nas olimpíadas tenho o VHS até hj. Esse amistoso com a Argentina em 98 me marcou muito tbm.
Grande vídeo ...mas esse ciclo de até 98 acompanhei bem e embora a seleção tenha ganhando tudo ...não empolgava, o vice campeonato na França foi até muito ...merecia ter caído na Semifinal frente a Holanda.
@@leonardomonteiro5023 Romário basicamente jogou em 97.... Agora em 95,96 e 98 vc se empolgou com a seleção ?? E não vale cair no papo daquela Copa América de 97 quando para vc ter ideia Argentina , Uruguai,Chile ,Colômbia e Paraguai foram com times reservas ...e o Brasil ganhou da Bolívia com erros de arbitragem a nosso favor .
@@leonardomonteiro5023 em tempo a Copa das Confederações de 97 foi tão desprestigiada que a Alemanha (campeã da Euro 96 não disputou ) e Uruguai ,República Tcheca foram com times reservas e na final pegamos a Austrália...
Tinha muito jogador bom nessa época. Eu e meus amigos brincávamos de montar time A, B, C e D, ou seja, tinha 44 jogadores que jogavam fácil uma copa do mundo.
Assistam o jogo completo do Brasil x França no canal da FIFA, o Brasil tomou um nó tático da França, ela se defendeu extremamente bem com seu 4-3-2-1 q o meio campo formava um triangulo, onde as extremidades desse triangulo serviam para marcar as subidas dos laterais do Brasil, q eram o Cafu e o Roberto Carlos, com isso se criava um buraco na defesa já q os 2 subiam juntos, o Zidane ele tava jogando mais para a esquerda, ele voltava até antes do meio campo pra receber essa bola no vazio e arrancar, por isso se vcs olharem os lances desse jogo tem lance do Zidane driblando todo mundo. Resumindo o Brasil tomou um nó tático nesse jogo.
A verdade é que o Brasil chegou a final capemgando. Na fase de grupos venceu a Escócia com gol contra, perdeu pra Noruega e venceu a fragil Marrocos tranquilo. Nos mata matas só venceu tranquilo o fregues Chile, passou sufoco contra a Dinamarca, passou nos penaltys pela Holanda e na final foi aquele BAILE da França.
@@marceloluna4798com africa do sul e arabia saudita na fase de grupos vc queria o que? e sinceramente a holanda é bem melhor que croacia e dinamarca estava encantando mais que italia
se for analisar por essa ótica a frança tbm chegou capengando ein fera! suou sangue pra eliminar o paraguai (que antes de 98 tinha participado de apenas 1 edição nos ultimos 40 anos) no gol de ouro; um zageiro precisou livrar a cara do time na semi final pq estavam sendo engolidos por uma seleção que não existia 5 anos antes; e no unico grande teste contra italia tbm passou nos penaltys num jogo que passou longe de ter o mesmo nivel tecnico de bra x hol.. isso tudo com agravante de estarem jogando em casa
@@fernandaroberta9301 perfeito, fernanda. Pessoal acha que falar mal do brasil o torna mais inteletcual ou "valente"... pessoal é raso demais. Sua análise foi perfeita.
No fim, apesar dos grandes nomes, principalmente no ataque, o meio campo titular na copa Dunga, Cesar Sampaio e Leonardo não era grande coisa. Rivaldo como meia também não. Só restava o ataque, que apesar dos grandes nomes como Romário, Sonny Anderson, Elber e etc, optou por Bebeto em fim de carreira. Não era um grande time e nem bem treinado
Ficou entre os melhores do Brasil, mas como o Ubiratan falou, não funcionou como o 1 que o Zagallo procurava e depois nesse 4222 não tornava o meio campo do Brasil mais controlador, junto com os outros 3 meias.
Eu só tinha 7 anos incompletos naquela Copa, mas tenho algumas lembranças marcantes: o desespero da defesa a cada bola alçada na área pro Flo contra a Noruega; a quase bicicleta do Cafu contra a Escócia, na abertura da Copa; a tal crise da lateral direita que durou uns bons anos ainda (na época, se dizia que o Brasil não produzia um lateral direito de alto nível capaz de vestir a amarela)
Resumo da seleção brasileira de 98. Tinha uma das melhores seleções de todos os tempos, sem dúvida, mas pouco entrosamento. Devido ao talento individual de algumas das estrelas, conseguiu chegar a final, mas... com a falta de entrosamento e de criação do meio para o ataque, jogou mal em várias partidas....e custando caro na final a falta de um time organizado taticamente.
Eu tinha sete anos em 98. O primeiro campeonato que acompanhei na vida foi a copa do Brasil de 98, em que vi meu verdão ser campeão. Poucos dias depois começou a copa, torci muito pelo Brasil, e chorei muito após a derrota para a França. Felizmente a redenção veio 4 anos depois
Um p.s. aqui: sempre achei o time de 1998 subestimado, quase nunca comentado entre as grandes equipes que o Brasil teve em copas, mas, se pegarmos o time no papel e os jogos contra Dinamarca e Holanda, acredito que estejam pelo menos entre os 10+. O que acham?
Ubira, faz um vídeo falando sobre o que mudou na seleção brasileira, que deu aquele show de bola sobre a Espanha, na final da copa das confederações em 2013, e que no ano seguinte, tomou aquele esdrúxulo 7 x 1.
Reparem bem.... Fazendo um levantamento, nome por nome.... Vemos que, a seleção de 98 era melhor do que a de 94; e a de 2006 era um timaço frente a de 2002... O que é o futebol hein....
Pq futebol n é apenas talento, o tática é extremamente importante e a queda dessas 2 seleções se resume a tática falha dos treinadores, por isso as seleções "melhores" de 94 e 02 foram campeãs os jogadores foram escolhidos a prol da tática e n os jogadores a tática a prol dos jogadores.
O que eu lembro daquela copa, foi eu torcendo pra Holanda, contra a Argentina e me arrependendo logo no apito final... No jogo seguinte foi acho que o jogo entre Brasil x Holanda, foi o melhor daquela copa...
Negócio é a gente se classificar na bacia das almas e ser criticados a copa toda e tocar fogo na camisa do Neymar kkkkkkk Brasil só ganha se tiver sobre pressão
17:24 "Quando o adversário era bem arrumado/organizado...." Sim! Só lembrar a Noruega do técnico Egil Olsen com o seu 4-5-1 em linha e Tore Andre Flo na frente, 4-2 em Oslo (1997.. sendo que o Brasil jogou com Romário, Djalminha, Flávio Conceição, Cafú, Roberto Carlos...) e 2-1 na Copa de 1998.
Vocês brasileiros gostam de subestimar sua equipe nacional. Mesmo minhas impressões são de que vocês são adoradores estrangeiros. Dizer que a seleção foi criticada em algum momento não faz sentido. Existe um momento em que ela não foi criticada? No período 1994-98, o Brasil manteve um nível consistentemente alto,algo que a geração anterior de jogadores talentosos não conseguiram fazer. Este é o momento em que Ronaldo se estabeleceu como líder e se tornou o jogador mais importante do time. Um dos jogos mais emocionantes que eu assisti é o Brasil - Itália 3: 3 no torneio de 1997 na França. O fato é que, na Copa do Mundo de 1998, o Brasil mostrou um desenvolvimento ascendente, criou junto à Holanda a melhor partida do torneio e a equipe mostrou caráter nos momentos difíceis das quartas de final e semifinais. Não ficou claro o que causou o incidente com Ronaldo, mas há uma explicação lógica para o comportamento do time no jogo. Primeiro, o anúncio de que na final a equipe não vai contar com o melhor jogador do campeonato tem causado sérios confusão em cada jogador. Em segundo lugar, a equipe faz algo sem precedentes por não saindo para se aquecer no campo, mas conduzindo o aquecimento no vestiário. Isso priva os jogadores do costume, da rotina que dá segurança. Terceiro, a mudança de formação de última hora finalmente confundiu os jogadores, que não tiveram tempo de aceitá-la mentalmente. E jogadores tão inseguros e hesitantes saem para o campo em frente a arquibancadas hostis. A França se classificou para a final após dificuldades nas oitavas-de-final contra o Paraguai e depois contra a Itália nas quartas de final. Ninguém pode dizer como essa partida terminaria em circunstâncias normais, mas estou convencido de que a partida teria sido diferente.
Lembro, acho que em 1996, do amistoso com a Lituânia em Teresina no estádio Lindolfo Monteiro, o "Albertão". O jogo era a noite e mesmo assim os caras da Lituânia estavam mortos num calor de 40º DE NOITE! E o Ronaldinho arrebentou.
Ubira, gostei demais da sua análise, e acrescento, essa seleção um setor defensivo frágil e realmente faltava meio campo, ficamos reféns das enfiadas do Dunga ou mesmo do Rivaldo para que o Ronaldo decidisse os jogos. Na minha visão a final da copa de 98 deveria ser Holanda x França, seria muito mais equilibrada, mesmo pq o time da Holanda jogava muito, o Brasil só foi pra final por conta da competência do grande Taffarel. Abraço Ubira, e parabéns pelo canal :)
@@ronalddavidleite6127 não confunda os treinadores com os times, Parreira tem seus inúmeros defeitos, como visto em 2006 e em 2014, mas em 94 organizou bem demais o time, coisa que não tinha em 98.
Sim. Só pra constar... A forma tática do Brasil na Copa de 1994. Serviu de escola para as categorias de base do Barcelona. O Guardiola já confessou isso muitas vezes. Mas, a imprensa esportiva do Brasil, vai dar crédito pro Parreira? Não.
@@crllslsb Lembro que fui almoçar num restaurante e o dono colou um textão no mural detalhando a falcatrua, bons tempos os primórdios da fake news, hoje os Nutela só encaminha no whatsapp e nem trabalho tem kkkkk
@@brnakano kkkkkk hoje a nutelada nem sabe do que o texto tá falando amigo e passa no zap, o mais engraçado é que na época teve até CPI e parte da imprensa caiu nessa kkkkkkkkk
Quando o Zagallo, disse: " Vocês vão ter que me engolir" . Ele se dirigia aos. José Trajano; Juca Kfouri, Fernando Calazans e Mauro César. Eles permanentemente massacraram o Zagallo.Aliás, ficavam tripudiando mesmo o Brasil ganhando. Por fim, o que o Velho Lobo, conquistou mundialmente não tem igual. Houve um excesso dos comentaristas.
Esse jogo que o Brasil perdeu da Noruega foi no mesmo dia que morreu o Leandro da dupla sertaneja. Como o tempo voa !!!
Teve até reportagem do Fantántico ontem relembrando esse dia... Essa derrora foi bem louca.
e se não estou enganada, teve canal de tv que transmitia a copa que não transmitiu esse jogo pra falar da morte do leandro, ou transmitiu tudo nas coxas dividindo tela, cortando toda hora ,etc... não lembro se foi a record ou sbt
Na real é meio assustador quando paramos pra analisar como o tempo voa.
@Biafra R.Ribeiro colocou os resultados invertidos,anta.
@@professorcaos1909 kkkk
Ubira Leal é um dos melhores analistas esportivos do Brasil, atualmente. Clareza, explicação didática e objetividade em suas conclusões. Parabéns!
Concordo
Sim. E é um querido, né. Possui leveza, ao invés de petulâncias ou afetações. Um cara que eu amava, era fã, e hoje em dia me custa muito escutá-lo é o Mauro Cézar Pereira. Acho um baita jornalista, mas é de uma agressividade, tbm, que acabou me cansando um pouco. Mas meu preferido de todos esses é o Cerginho da Pereira Nunes. Aquele é gênio. Forte abraço!
Ubira is God!!!!!!!!!
Jr baiano pior zagueiro brasileiro de todas as copas . Tínhamos Mauro Galvão, antónio Carlos. Gonçalves, André Cruz. . ..
Ele falou coisas certas , so nao falou em algunas competições como copa ouro o Brasil nao perdeu com o time completo , e na olimpiada 96 realmente chegou um pouco de salto sim e a defesa batia cabeca so chegou mais longe porq Ronaldo entrou e deu uma vida ao time e saiu machucado contra a Nigeria,, a defesa era horrivel bola na area era um.sufoco principalmente na copa de 98
giovanni deu entrevista esses tempos afirmando que só não largou a seleção no meio da copa pra não desestabilizar. dá pra ver o clima ótimo que tava aquilo!
O problema do Brasil é quando o ciclo de Copa é tranquilo
Inclusive
E passar sufoco ajuda no quê?
@@guilherme.gds2011 maré mansa ñ faz bom marinheiro!
Ne nao e volta ao passado tipo zagallo 98 parreira 2006 felipao 2014 tds mt teimosos egoistas
@B falou merda mano.
O time pegou o embalo nas olimpíadas, que tinha uma base de jogadores que faziam parte da Seleção principal.
E na copa das confederações pegamos o Uruguai na melhor fase da história recente(2010 até 2013) além da Espanha completa e vindo de uma euro fantástica, melhor fase da história espanhola.
Na copa pegamos a Croácia, com essa base de 2018, sem contar o México com o melhor elenco deles desde os anos 2000, Ochoa defendendo até pensamento e todas as posições bem servidas. Já nas oitavas & quartas pegamos a melhor geração Chilena, que pegou o BI da copa América nos anos seguintes. E a melhor geração Colombiana com o James voando.
Se coloca-se a Alemanha pra jogar mais dez jogos com o Brasil não saia outro 7x1 foi muito atípico, apesar de achar que perderia ao menos 7 ou 8 jogos.
O Brasil não ganhou a copa de 98, porém a camisa mais linda da seleção é a da copa 98 , seguida da camisa de 94 . Eu acho aquela camisa número 9 amarela fenomenal.
Também acho a camisa de 98 linda!
Acho a de 94 mais bonita, mas a de 98 é muito linda também
Concordo absolutamente. Ao menos da "era Nike" a mais bonita de longe.
Cara, eu acho que a copa de 98 foi a copa dos uniformes bonitos
Concordo, a camisa de 98 é a mais bonita. Já a de 94 eu acho comum.
Sugestão pra futuro: times históricos não tão famosos (ou times que ganharam pouco em comparação ao seu potencial) do futebol brasileiro. Exemplo: Bangu de 1985, America de 1986, São Caetano dos anos 2000 a 2004...
O Última Divisão fala bastante de times assim!
Paraná de 2007, CAP de 2004 também
America do Mexico?
@@wesleyoliveira8586 America do Rio. Acho que esse foi o ano do terceiro lugar deles no Campeonato Brasileiro
@@leandroramos3041 Ele deveria explicar pra quem é mais jovem
A semifinal entre Brasil x Holanda foi um dos melhores jogos de futebol que eu já vi.
Eu revi alguns jogos dessa Copa recentemente, e percebi como o Júnior Baiano jogou mal e o sistema defensivo do Brasil não funcionava. Foi passando de fase e chegou na Final porque o ataque era fortíssimo, mesmo.
Registre-se sempre a PÉSSIMA copa do Roberto Carlos, que nada fazia no ataque e comprometia na defesa, falhando atrás em diversos momentos.
Parecia mais preocupado com seu relógio que valia o preço de um apartamento, como ele mesmo dizia.
Conclusão: Zagallo é figura histórica, méritos por isso, mas péssimo treinador em campo e no vestiário. Cheio de picuinha, de dar gelo em jogador. Um treinador melhor talvez fizesse mais pela seleção.
Pura verdade. Só que até hoje o Brasil não tem treinador nem mediano.
O Zagallo era experiente, mas não aprendeu.
Verdade!
Só se pagasse mas q a Nike
Outra curiosidade dessa copa, mas em termos de TV e outros casos que eu lembrei:
- Famosa copa em que foi o maior número de emissoras em canal aberto/fechado a transmitir. A Globo e o SBT cobriram apenas 48 dos 64 jogos. Bandeirantes, ESPN Brasil e Manchete exibiram 56 dos 64 jogos (os 8 da última rodada em VT), a Record cobriu apenas 36 dos 64 jogos (um jogo em dias úteis e 3 jogos aos finais de semana), Sportv transmitiu todos os 64 jogos (os da última rodada foram para o PPV).
- Narradores por emissora: Globo com Galvão, Cléber, Luís Roberto e Maurício Torres (Oliveira Andrade sacado em cima da hora); Record com Luís Alfredo, Datena e Carlos Valadares; SBT com Sílvio Luís, Paulo Soares, Osmar de Oliveira e Téo José; Bandeirantes com Luciano do Valle, Nivaldo Prieto, Jota Júnior e Marco Antônio; Manchete com Paulo Stein, Cledir de Oliveira, Edson Mauro, Januário de Oliveira (deve ter sido a única copa dele) e Alberto Léo. Fico devendo os narradores da ESPN e do Sportv.
- A Record sofreu um boicote, no qual ficou sem os crachás para entrar nos estádios e passou a Copa trocando acusações contra as outras emissoras. Por fim teve de transmitir os jogos dos estúdios montados no centro de imprensa.
- Copa em que teríamos dois brasileiros treinando seleções de fora. Parreira comandou a seleção árabe e acabou tendo a proeza de ser demitido após a derrota contra a França. Badu Vieira comandou a seleção iraniana mas acabou saindo antes da Copa.
- Clássico da "guerra" entre Irã x EUA. As duas seleções se enfrentaram e os iranianos que levaram a melhor por 2x1, mas ambos caíram na primeira fase; os americanos foram os lanternas no geral.
- Copa das brigas: os Hooligans aprontaram demais, contra Romênia, Croácia e Colômbia foram brigas nas cidades-sedes; a coisa foi pior no jogo contra a Argentina onde juntou os hooligans contra os barra-bravas e aí o caos foi completo.
- Seleção colombiana também sofreu, mas com as ameaças de sempre do pessoal do tráfico. E caiu na primeira fase assim como em 1994.
- Primeira copa com a famosa "morte súbita", essa que poderia voltar aos torneios atuais. Prorrogação fica uma coisa chata e insossa onde ninguém quer jogar e ficam apenas esperando os pênaltis.
Algumas correções: o Osmar de Oliveira não narrou jogos pelo SBT nessa copa. Ele apenas apresentava o Jornal da Copa no fim de noite, assim como Alberto Léo não narrou jogos pela Manchete. No SBT quem narrou foi Oscar Ulisses que inclusive trabalhou na disputa pelo terceiro lugar entre Croácia e Holanda.
Essa Copa teve mais um técnico brasileiro. Renê Simões era o treinador da Jamaica
Copa muito rica em momentos. A melhor que vivi.
a gente olha todo clima extra e intra campo dessa copa e compara com o que foi na euro 2016. parece que estamos comparando estadual com libertadores. Copa do Mundo FIFA não tem comparação!
Milton Leite ESPN
Grande Rivaldo, titular absoluto da seleção em tempos que tínhamos Djalminha, Marcelinho, Raí, Geovani, Juninho Paulista, Alex, Edmundo, etc. Rivaldo foi um dos maiores jogadores que vi jogar.
só tinha fera e rivaldo era sempre titular e com a 10 ainda por cima,esse era monstro
E na época muitos ainda diziam que ele só jogava muito no Barcelona. Rivaldo foi um dos maiores que vi jogar. Incomparável com esses jogadores de hoje.
Rivaldo era mais completo do que Ronaldo e Romário
Eu tinha 11 anos e 10 meses durante a Copa de 1998 e essa Copa me marcou muito. Eu lembro das imagens das transmissões já serem bem melhores que as da Copa de 1994. Os uniformes da Copa 1998 foram os que mais marcaram em copas. Tô aqui dando minhas sensações avulsas sobre a Copa de 98.
É algo que sempre achei curioso essa questão das imagens. Vendo os jogos de 94 e 98, parece que tem um intervalo de uns 15 anos entre uma Copa e outra.
Verdade, é impressionante a diferença de qualidade das imagens dessas copas, como se tivessem passado dez anos e não quatro. 98 foi a melhor copa da nossa geração sem muito erro.
Faço suas minhas palavras ...aquele jogo contra a Holanda foi umas das melhores partidas de copas.lembro qbsair na rua comemorando feito louco a classificação do Brasil. Fiquei muito feliz ..
Brazil deixou mt gente boa sem ir djalminha j.paulista m.galvao an.carlos zago romario ze maria russo cleber 'zagueiro'
@@danillomarques5670 na minha opinião, esse jogo contra a Holanda foi o melhor daquela copa.
Vivi essa época, Ubira, e acompanhava bem de perto a seleção. Posso dizer que você fez um resumo sensacional e praticamente irretocável desse ciclo. Sobre o tal "1" do Zagallo, pelo o que jogava, pela capacidade tanto de criação, como de dar ritmo ao jogo e pelo poder de finalização e perigo nas bolas paradas, o Marcelinho Carioca seria uma baita opção sim, o problema era a personalidade dele. Sujeito que sempre teve fama de ser péssimo de grupo, mascarado e laranja podre. Sou são paulino, odiava o cara com todas as forças no campo esportivo, mas o admirava demais pelo baita talento que tinha. Um cara que não foi maior por culpa própria mesmo, mais ou menos como o caso do Djalminha (este mais por problemas disciplinares com os técnicos mesmo mas que era um cracaço absurdo, que inspirou Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Denilson, entre outros). Ps.: outros meias que foram testados também nesse período foram o Palhinha e o Carlos Miguel. E de atacante o Paulo Nunes também teve umas oportunidades aqui e ali. ERA MUITO CARA BOM, meu Deus!!!
Rivaldo era eternamente mais efetivo que Djalminha. E digo mais: Rivaldo e Djalminha são contemporâneos, quem influenciou eles foi o Zico.
"Igual a esse jogador, temos 1000 aqui no Brasil" Zagallo sobre o Élber.... que respondeu que o Zagallo tava doido e foi convocado logo em seguida kkkkk o mais bizarro é a historia que ele conta da vez que entrou numa substituição, o Zagallo simplesmente olhou pra ele e disse "oh garoto, vai lá e faz o que sabe" sem falar nada de tatica, acho que isso ja justifica o pessimo rendimento tatico dessa seleção, que foi humilhada pela França na final em 1998, bizarro, demos uma Ferrari nova pra um piloto que só sabia mexer em muscle car dos anos 70 ahaha
Não demos uma Ferrari na mão de um piloto de fusca
@@ronalddavidleite6127 que tinha uma carteira comprada e estava vencida
@@thiagomarciano1407 sim cara
Élber foi extremamente injustiçado. Teve uma vez também que o Luxemburgo falou pra ele num jogo que ia colocar um outro atacante porque a torcida ia gostar mais. Bem, 4 Bundesligas, 1 Champions League, 1 Mundial Interclubes e ir pro XI de todos os tempos do Bayern (fazendo ataque com Gerd Müller e Rummenigge, pra se ter ideia) compensou um pouquinho...
@@cd6xc não tinha a mídia que o patrocinador queria
Graças a essa copa que eu aprendi a gostar de futebol e a querer me interessar mais. Nossa foi de encher os olhos, a semifinal Brasil e Holanda, a Croácia de Suker, vários jogos que eu vi, a bola mais bonita que eu vi a Tricolore, o design dos uniformes, pra mim foram os melhores que existiram. Encantou essa criança que na época tinha 6 pra 7 anos.
Até hoje não me conformo com o corte de Romário. Brasil passou da Holanda que tinha o melhor elenco daquela Copa. A confiança tava em alta e a final foi um banho de água fria.
"Rai, pede pra sair" gritava a torcida no Maracanã contra a Argentina.
Lembro desse jogo como se fosse hj
E também gritava: Cafu, vai tomar caju.
Raí foi sacaneado pelo Zagallo. O cara teve o período todo pra convocar o Rai e não o fez. Aí justamente no último jogo antes da convocação, ele vai e convoca o Raí, querendo que o cara faça praticamente o melhor jogo da carreira dele. Fica difícil.
O Raí foi injustiçado pelo Zagallo mesmo. O Raí estava voando no PSG, e não foi convocado neste período.
Aí o Zagallo o convoca no último amistoso preparatório, querendo que o cara faça o jogo da vida dele, sem ritmo de jogo na seleção.
A verdade é que ninguém do Brasil jogou bem aquele amistoso contra a Argentina, no Maracanã.
Eu até preferia que o Raí não fosse para a Copa. Seria um desgaste muito grande para ele, e, contando com toda a sua trajetória vitoriosa no São Paulo, e no PSG, acabaria queimando a carreira dele, em definitivo.
Ainda bem que o destino o poupou de passar essa vergonha na Copa, de jogar num time que não jogaria em função dele, e que ele não teria ritmo de jogo na seleção.
Eu tava lá.....pqp
Esse canal ja merecia estar com 1 milhão de inscritos... Impressionante o que esse canal me deu de conhecimento sobre esporte!
"Se vocês soubessem o que aconteceu nesta Copa, ficariam enojados" uhahuahauhaua. Essa foi a coisa mais compartilhada da época e que foi usada todas as outras vezes que perdemos a Copa.Talvez a primeira fake news amplamente divulgada no Brasil rs
Excelente análise... parabéns Ubira!
E o que foi que houve?
@@marccellovieira Oi Marcelo, na verdade nada aconteceu... o Brasil apenas perdeu a Copa rs. Desde 98 quando o Brasil é eliminado da Copa do Mundo surge um texto que é sempre igual (muda apenas o nome dos jogadores) dizendo que o Brasil vendeu a Copa do Mundo e tals. Essa matéria da ESPN fala sobre o assunto: www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/4504029/copa-ja-circula-no-whatsapp-versao-2018-da-fake-news-sobre-negociata-pelo-resultado-do-mundial
A epóca de 95-2006 foi a maior safra de grandes jogadores do Brasil e até da história. Nesse período o Brasil consegui formar até três grandes seleções.
O brasil só não ganhou 4 copas seguidas por que a CBF é uma bagunça e muitas vezes a comição técnica é fraca
Eu diria Uma das melhores porque de 1954 ate 1970 foi melhor
Essa seleção de 98 chegou a final aos trancos e barrancos, pois era uma "bagunça" e dependia muito do Ronaldo e do Rivaldo e do Taffarel no gol, sofreu pra vencer a Escócia, perdeu pra Noruega, levou sufoco da Dinamarca e se não fosse o Rivaldo estaria fora e tomou um sacode da França, contra a Holanda foi o melhor e único jogo bom daquela seleção em que ambas tiveram a chance de vencer no tempo normal, já Chile e Marrocos não dá pra contar pois eram seleções fracas, embora a última tivesse o Salas e o Zamorano. Sem contar que deixaram de levar gente como Djalminha, Romário, Flávio Conceição, Mauro Silva, Antônio Carlos, Élber e etc..
Um gol sem querer e um gol contra na vitória contra a Escócia, Marrocos ganhou tranquilo e perdeu para a fraca Noruega. Nos mata matas pegou um Chile que se classificou com 03 empates em seu grupo e é eterno fregues, depois passou um sufoco contra a Dinamarca mas que o Rivaldo decidiu, contra a Holanda passou nos penaltys e poderia ter perdido o jogo no tempo normal (Talvez o único grande jogo da seleção nessa Copa).
por essa visão a frança tbm chegou na final aos trancos e barrancos... passou em primeiro num grupo que só tinha 1 seleção "ok" mas fez os 9pontos, até aí otimo... depois sofreu pra criar e só passou no gol de ouro contra o paraguai que tinha participado de apenas 1 copa do mundo nos ultimos 40 anos.
o time novamente pouco criou e dependeu de um zagueiro inspirado pra passar no sufoco contra uma seleção que não tinha nem 5 anos de existencia na semi final
e no unico jogo grande até ali passou da italia nos penaltys com roberto baggio chutando pra fora o que seria o gol de ouro italiano...
comparando cabeça a cabeça, o unico jogo que o brasil fez com a holanda, o credenciou pra chegar na final como favorito, pq a frança até ali tinha passado longe de jogar igual.
@@marceloluna4798 O único jogo bom do Brasil, e mesmo assim tivemos um pouco de sorte pois a Holanda não soube aproveitar as falhas do Brasil, mas o Brasil mesmo desorganizado jogou muito, o resto explica pq perdemos pra França.
@@fernandaroberta9301 o time da França chegou aos trancos e barrancos tbm, mas ao contrário do Brasil tinha um time bem organizado como o livro citou no vídeo e jogadores como Desailly, Deschamps, Thuram, Barthez, Petit, Karembeu e Vieira, mas o problema deles era na frente em que só tinham como bom jogador o Zidane e os jovens Henry e Trezeguet que estavam no banco e estavam verdes, e o ataque eram os péssimos Guivarch e o Lizarazu e por isso os problemas do time na criação de jogadas, por isso era um time pragmático, porém não ruim como se acredita aqui no Brasil e que levou aquela teoria bizarra de compra de Copa. Contra o Paraguai a França sofreu, mas diferente do Chile os paraguaios tinham um bom time que deram bastante trabalho e foram "impecáveis" nas eliminatórias e a prova de que era um grande time foi que disputou a Copa até 2010 consecutivamente com algumas alterações mas praticamente a mesma geração, a melhor do futebol guarani, depois contra a Itália é um jogo sempre pegado e esse não foi diferente e eram duas seleções de estilos iguais, a Croácia que vc alega ser uma seleção jovem tinha jogadores que eram destaques da antiga Iugoslávia e nessa Copa estraçalharam a Alemanha por 3x0 com muita autoridadr e tinham dado trabalho a Argentina na 1° fase e não a toa bateu a Holanda e ficou com o 3° lugar, além de contar com o artilheiro da Copa que foi o Süker, diferente do Brasil a França pegou times realmente complicados, mas tinha um padrão de jogo e sabia como jogar apesar de não encher os olhos e com esse estilo de jogo venceu o Brasil, se aproveitando das falhas do mesmo, diferente do Brasil em que os resultados maquiaram os defeitos da seleção, a seleção no geral foi mal-convocada, era uma bagunça e dependia muito do talento de Ronaldo e Rivaldo e o único jogo bom mesmo foi contra a Holanda, o resto foi engolido taticamente pelo Chile que apesar do Zamorano e Salas tinha uma defesa ruim e pela Dinamarca que era um time envelhecido, e os jogos da primeira fase contra Noruega e Escócia e falhas grotescas que a zaga sempre cometia nos jogos sendo as mais memoráveis as do Jr Baiano e a bicicleta do R.Carlos contra a Dinamarca(contra a França ele entregou o escanteio fazendo embaixadinhas), mas como vc citou na atmosfera da final o Brasil era visto como favorito pelo jogo da Holanda e tbm pq tinha vencido a Copa anterior e tinha o atual melhor do mundo(Ronaldo) e um Rivaldo jogando muito no Barcelona, mas a final apenas mostrou o que realmente ocorreu a Copa inteira e o que o Zagallo sempre foi como em 74, mas dessa vez ele já estava ultrapassado e saturado, a maior prova disso é no pós-copa em que a França vence a Euro e seus jogadores estouram nos clubes e no futebol europeu.
@@fernandaroberta9301 A situação é bem diferente. O nível dos adversários da França era muito mais difícil. Ela bateu Paraguai que era uma baita seleção na época e que quase se classificou em primeiro lugar nas eliminatórias sul-americana. Bateu Itália (que não é qualquer seleção), e ainda Croácia que vinha sendo uma sensação e que tinha derrubado a Alemanha. O Brasil, pegou Chile (último classificado das eliminatórias sul-americana), Dinamarca (seleção mediana, nada de muito especial) e a Holanda (única seleção difícil que o Brasil pegou até a final).
Gosto muito das análises das copas. Essa copa de 98 muitas lembranças boas, era um time muito talentoso, porém cheio de problemas
Quem acha que o Brasil entregou aquela final, na verdade, sequer conhecia os jogadores da Seleção da França antes daquela final ou assistiu alguma partida. Que sim, era melhor e mais organizada que a do Brasil. Tem gente que acredita na tal carta escrita, que até hoje é usada.
Tanto que só na Seleção da França, tinha Barthez (Olympique de Marseille), Deshamps (Juventus) e Desailly (Milan), que tinham sido campeões da Uefa Champions League. Sem contar que tinha um dos melhores zagueiros do futebol mundial que era o Blanc, o 2° melhor lateral esquerdo do mundo (Lizarazu) e no meio de campo, o talento de Djorkaeff e a genialidade de Zidane e um certo Thierry Henry, que era uma das revelações do futebol mundial, uma promessa, voando na Copa do Mundo.
E o time do Zagalo, com um Júnior Baiano mal, uma dupla de volantes sem criatividade (Dunga e César Sampaio). Um time que dependia muito da inteligência do Rivaldo, do talento do Ronaldo e da segurança do Taffarel.
Sem condições de ser campeã do mundo.
Cara se acredita que eu já ouvi uns arrombados dizerem que o Brasil vendeu a copa pra Alemanha?
Isso foi a fake news da época que não existia whatsapp. Até de Zidane questionaram nível técnico sendo que na sequência o cara foi melhor do mundo e um dos grandes gênios da bola, exceto os atacantes o elenco francês era de altíssimo nível.
@@brnakano Zidane intercalou bons e maus momentos eu lembro que na Juventus tava zuado machucado, ele jogou muito naquele Real Madrid
@@ronalddavidleite6127 Sim, mas depois de 1998 não ficou dúvida nenhuma sobre a qualidade dele, mas em 1998 os defensores da Fake News achavam que ele teve apenas uma grande copa, ledo engano o cara foi monstro sagrado
@@brnakano sim depois de 98 campeão do mundo lógico que a bola dele ia crescer! Sinceramente ele era decisivo , no Real foi aquela apoteose veio as conquistas de Eurocopa ai o fiasco na copa de 02, mas eu não ponho Zidane num patamar tipo Maradona Cruiff não pra é tá bom!
Ubira, faz um vídeo detalhado sobre esses amistosos caça-níqueis da seleção brasileira, conta os mais curiosos e alternativos...
Gosto muito do que o Mauro Cezar fala de 98: Zagallo era um tecnico completamente ultrapassado e se valeu dos talentos e da soberba, o que escondeu os problemas taticos. Excelente video Ubira!
tambem acho o véi era muito arrogante
Mauro Cezar falando isso de alguém é tipo aquele meme do Homem Aranha apontando pra ele mesmo.
O cara sentou em cima dos 4 troféus e achou que já sabia tudo
mauro cesar ultimamente deixou de ser parametro pra uma boa analise, convenhamos.. e nessa aí choveu no molhado tbm. não tinha quem por no lugar, luxemburgo que era o top dos tops assumiu depois e caiu com 2 anos de cargo
não da pra exigir um guardiola numa epoca que nem na europa tinha alguem parecido.
Brasilx Holanda , o melhor jogo de Copas que eu me lembro de ter visto, sobre tudo em emoção.
Pra mim, o grande time daquela Copa foi a Holanda. A semifinal contra o Brasil foi inesquecível.
Seria uma final justa se Holanda tivesse passado também.
@@arturff8cfc os franceses tinham receio de enfrentar os holandeses. Eles reconheciam a laranja como uma equipe superior tática e tecnicamente.
Pra depois a mesma Holanda perder na decisão do terceiro lugar por 2x1. Dava pra Holanda ter vencido a Croácia que também era um grande time da copa e até mesmo uma surpresa.
Esse jogo da Holanda foi inesquecível,um dos melhores jogos que eu já vi na vida até pareçe que foi ontem!
Brasil x Holanda o melhor jogo de copa que vi na vida! Lá e cá pura emoção qualquer um poderia fazer mais gols e vencer no tempo normal ou na prorrogação.
Sem dúvida, e ainda tinha gol de ouro na prorrogação!
Tinha 5 anos em 1998, infelizmente não vivi essa Copa como queria, mas revi os jogos da campanha de Brasil e apesar de todos os problemas foi a seleção muito gostosa de torcer, época mais simples, não havia essa divisão horrorosa, etc.
E Ronaldo e Rivaldo, essa dupla não tinha como não dar um título pro Brasil como aconteceu 4 anos depois.
Curto mto esses vídeos de ciclos da seleção até a copa, gostaria de vídeos contando como foi a temporada dos jogadores qndo eleitos melhores do mundo
Primeira copa que acompanhei bem. Ubira sabe demais é uma aula de futebol, cara ideal pra passar uma tarde de sábado tomando uma cerveja e falando de futebol antigo. Parabéns
Sensacional Ubira Leal, queria mesmo ver um vídeo desses sobre a seleção de 1998. Revi a final recentemente, e, apesar de ter sido triste ver a cara dos jogadores do Brasil em campo, era muito difícil enfrentar aquele time da França. No meio campo jogavam com Deschamps, Karembeu, e Petit de volantes e uma defesa muito segura com Thuhan, Blanc, Deisaily e Lizarrazu. Naquela final quem foi para o jogo foi só Guivarc'h de atacante. Parabéns pelo vídeo Ubira Leal
Outro registro dessa copa: França 1x0 Paraguai
Esse jogo das oitavas de final foi em um domingo na hora do almoço e literalmente prendeu todo o Brasil na frente da TV. O Paraguai tinha uma defesa extraordinária e o Carpegiani como técnico.
Os paraguaios seguraram a França até o segundo tempo da prorrogação, quando tomaram o gol do Blanc.
Foi um jogo muito tenso e que certamente ficou na memória de quem assistiu.
Essa partida vale uma história a parte.
Além de termos opções de jogadores de EXTREMA qualidade, comparado com os de hoje, esses jogadores eram extremamente decisivos, ou seja, não arregavam em momentos decisivos. Foi uma pena o Zagallo não ter tido culhão pra colocar o Edmundo na final como titular
eu estava com meu pai, em 1996 com 10 anos de idade na reabertura do estádio Vivaldo Lima em Manaus contra a Colômbia. Foi inesquecível! obrigado pela lembrança de anos de ouro do futebol Brasileiro. ❤️
Foi a Copa do Mundo mais legal pelos nomes vários craques em varias seleções aquela Holanda que o Brasil derrotou nos pênaltis era fortíssima
Pelos nomes e esses nomes realmente jogando bola, né? Teve muito jogão.
Falo isso pq vejo muitos exaltando a copa de 06 por causa dos 'nomes' e blá blá, mas que na verdade foi uma merda.
A melhor Copa em nível no quesito craques.
Brasil ganhou da Holanda
a copa 94 foi mais legal na minha opinião, tinha muita gente foda nos outros times : maradona, hagi, stoitchkov, baggio, bergkamp, romario, etc
A verdade é que a seleção não mereceu levar essa copa.
Talvez o mais incrível é que o Junior Baiano não foi tão horrível quanto eu achei que tinha ido.
Telê Santana conseguiu consertar o Júnior Baiano.
Naquela copa, dos jogos q eu vi, o único q ele foi mal, foi na semifinal contra a Holanda, ele dá várias bobeiras ali na zaga, mas no segundo tempo ele melhora
Por favor gente, ele fez uma partida desastrosa contra a Noruega, uma final terrível, os outros jogos foi razoável, o companheiro de zaga ajudava. Não é “o culpado”, mas...eu era moleque, mas depois do jogo com a Noruega eu fiquei com receio de que não daria, ainda sim. Chegamos a final, o time francês era muito bom, lembro que nossos laterais tiveram muitas dificuldades, o Aime Jacquet estudou bem nosso time. Mas poderia haver jogo não fosse a questão da convulsão.
eu discordo da frase " o junior baiano foi mal", pra mim o junior baiano SEMPRE FOI mal, era horrivel, maluco, violento, inseguro... é um absurdo um jogador pessimo como ele ter sido titular do brasil numa copa... nivel dante!
Desculpe, amigo, mas J. Baiano na Seleção jogando uma Copa foi uma aberração. Na final, ele foi desastroso.
Ubira,você podia fazer uma série de programas analisando as décadas do futebol brasileiro começando com a década de 50 até está última década dos anos 2010
Essa foi minha primera copa hahaha.
O que mais me marcou nela foi o taffarel defendendo os penaltis. Narração epica do galvão.
Ótimo vídeo, Ubira!
Agora, pelo amor de Deus, hoje em dia escutar que uma seleção brasileira tinha tanto talento que isso mascarava as falhas e que até faltava espaço pra convocar jogadores que estavam voando.....nem sei quando foi a última vez que ouvi isso
Só a França tem as manhas de vencer a Copa com pernas-de-pau no ataque. Isso nem o Brasil, com toda história que tem, consegue.
Surreal. E pior que não dava pra reclamar de falta de opção como disse o Ubira no vídeo.
@King Soccer Mas Vavá não era um perna de pau. Não vale para o contexto.
@King Soccer Vavá marcou 3 gols em finais de Copa
Ataque ganha jogos, defesa campeonatos
@King Soccer *Pelé não era do time, esquentava banco naquela Copa*
foi a primeira copa que eu assisti com 7 anos de idade, chorei muito na final, principalmente no segundo gol do Zidane
tanto técnico bom e moderno em 1998 e o Zagallo assume. Aff
nossa história é repleta de jogadores talentosos e técnicos medíocres
Não fossem os técnicos, o Brasil já teria umas 8 Copas, no mínimo.
Em compensação, o mais moderno da época não durou até depois da Olimpíada e ainda se envolveu em CPI.
@@brunomiotto9814 preferia esse e tinha outros.
@@sonmaximiana Preferir não quer dizer que daria certo.
Luxemburgo na seleção brasileira foi bem até virar 1999 pra 2000. Depois, só tomou ferro (incluindo um 3-0 pro Chile que SEQUER FOI PRA COPA 2002 e ainda terminou LANTERNA naquela Eliminatória de 2002).
Zagallo em 98 já estava fraco , mas está longe de ser medíocre , até pq ele é o técnico de 70
Ubira, esses vídeos são uma aula de futebol, obrigado, você é como um pai contando histórias para um filho, só que com muito conhecimento. Me sinto confortável assistindo e me apaixono ainda mais pelo esporte.
Fala sobre a trajetórias de outras seleçoes tbm, Por exemplo: Argentina de 86, Uruguai de 50 etc....
queria ver a da Holanda de 74 , e porque eles perderam para a Alemanha
muito bom o vídeo Ubira parabéns !!! vale lembrar o fato de que ao perder Romário o Zagallo me vem e convoca o VOLANTE Emerson, enfim com decisões como essa você vê o porque o Brasil não levou essa copa.
Para mim essa foi o maior desperdício de talentos da Seleção numa Copa do Mundo. Jogadores mal aproveitados e vários talentosos de fora. Incrível como o Djalminha não foi convocado. Impressionante como o time não jogava bem. Ronaldo e Rivaldo mesmo aquém do seu máximo, mas ainda assim decidindo e carregando a equipe.
Em termos de desperdício nada supera 2006...1998 era uma grande safra mas não se compara com 2006
@@brnakano sem dúvida. De nomes, o time reserva de 2006 era melhor que todos os outros naquela copa.
@@brnakano De 2006 no auge pra valer só o R10 que vinha de uma Champions desgastante
Ronaldo já bem fora de forma. Adriano já caminhando para um prematuro fim de carreira em alto nível. Robinho mediano a nível mundial...
@@marlonsilva2781 Olha o elenco todo brow, vc se restringiu apenas aos atacantes... e R10 nunca jogou nada na seleção com ou sem Champions desgastante.
@@brnakano Dida em má fase (apesar da boa Copa do Mundo), Cafu (longe do auge), Roberto Carlos (longe do auge), Gilberto Silva (ainda bem, mas não estava mais no auge), Zé Roberto (dos melhores da Copa), Kaká (auge).
Fiquei nos mais talentosos.
Acho essa seleção com mais nome do que bola, diferente da de 1982, por exemplo, onde com excessão do Valdir, todos estavam no auge.
Poxa é muito legal o comentário, pena não mostrar algumas imagens.
Nosso problema na lateral direita começou em 1998, Zé Carlos reserva do Cafu foi surreal.
Cara desde a copa de 90 o Brasil não forma lateral direito mais, esquerdo até aparece, essa é uma grande carência
Pra direita , agora só tem o Emerson q está no betis
@@ronalddavidleite6127
1990: Jorginho e Mazinho
1994: Jorginho e Cafu
1998: Cafu e Zé Carlos
2002: Cafu e Belletti
2006: Cafu e Cicinho
2010: Maicon e Daniel Alves
2014: Daniel Alves e Maicon
2018: Danilo e Fagner
2022: ?
2018 foi o cúmulo da falta de opção e 2022 continuará sendo, tendo em vista que nossa titular ainda é o Daniel Alves
@@brnakano cara, um lateral que teria bola pra jogar até 94 era o Leandro!
Nos anos 90 lateral esquerdo aparecia tipo 3, 4 peças com qualidade de brigar por uma posição, já a direita éramos reféns de Jorginho velho, sendo que naquela época lateral tinha que vir com a bola dominada do campo de defesa até a linha de fundo adversária não é igual hoje essa babaquice de lateral ir até o ½ do campo ala no lugar de ponta. Cafu era vaca loka até hoje não sabe cruzar uma bola corria pra caralho como diz o craque Neto corre tanto que parece ter 2 pulmões! Kkkk mas peças de reposição fora esses 2 não tínhamos quanto a esquerda entendeu?
Agora pro futuro a tendência é piorar não forma lateral direito...
@@ronalddavidleite6127 de 1994 a 2002 deu tudo certo pra gente, dois títulos e uma final então ninguém vai questionar muito. A coisa começou capengar de 2006 em diante, já nessa copa Cicinho tinha que ser titular e Parreira afinou em barrar Cafu...a situação atual é crítica e afetou até a esquerda agora
Assisti a playlist inteira, excelente série! Melhor capítulo foi o da copa 90! Grande trabalho!
Essa copa de 1998 foi a primeira que eu acompanhei de verdade, estava com 8 anos, e me lembro que eu e meu avô conversávamos muito sobre futebol. E eu apostei com ele no começo da copa que a campeã ia ser a França ou a Argentina que também tinha um timaço. Pra mim a melhor copa que eu vi, não torço para o Brasil, mas também tinha um time bom, uma pena que não ganhou.
A melhor copa que eu vi na minha vida
@@felipefreitasdesouza5365 Pra mim também, estava até assistindo Argentina e Inglaterra ontem no youtube da Fifa
meu irmão gravou os jogos na fita cassete. Eu juro que já revi os jogos contra Dinamarca e contra a Holanda umas duzentas vezes... Já até apanhei por causa disso, um dia tinha visto 2 vezes os. Jogos e queria ver uma terceira. Aí não deu, a chinela comeu hahaha
@@felipefreitasdesouza5365 Muito legal, a melhor copa que já teve.
Os vídeos do Ubira são excepcionais.
Bira, por que vc não disponibiliza alguns dos seus vídeos em formato podcast tbm? Acho uma boa. Fica a dica.
Parabéns pelo excelente trabalho!
Brasil x Holanda foi o melhor jogo que vi em copas do mundo. Um jogaço!
Concordo plenamente com vc, pq intriga como Brasil faz um jogo desse contra fortíssima holanda e leva um baile sem jogar contra França
Foi o melhor jogo que vi na vida. Até me arrepio de lembrar. Muita qualidade em campo
Ubira, tem copas que não se falam muito como em 54, 74 e 78. São copas entre ciclos diferentes e que com certeza devem ter um peso ou uma importância para as próximas copas. Pode falar um pouco delas?
54 é após o maracanazzo e antes do pelé surgir, 74 e 78 são as copas entre o pele e o zico
Quero muito ver vídeo sobre a copa de 78.
As de 66 e 86 também são pouco faladas. 86 o fim do ciclo da geração de 82 já envelhecida.
66 entre o fim da geração bicampeã 58/62 e antes da geração 70
Zico já tava em 78
@@marceloluna4798 66 gostaria dele opinando sobre o método confuso que tiveram na hora de convocar os jogadores pra copa. Parece que reuniram mais de quarenta jogadores numa espécie de "pré-convocação", onde pouco a pouco os mesmos seriam cortados até que sobrassem os vinte e três ideais pra convocação.
26:05 e no final.. a Dinamarca perdendo por 3-2.. ainda acerta bola no travessão de Taffarel... esse time foi chegando AOS TRANCOS E BARRANCOS para a Final contra a França.
Deixamos de levar Juninho Pernambucano, Alex e Djalminha pra levar Dunga envelhecido e Leonardo.
Um não exclui o outro, dava pra levar todos eles
O Alex tem 4 Copas em que devia ter ido.
QUATRO.
Dunga dava. Mas Leonardo realmente foi um erro.
Alex dava pra ter jogado de 1998 até 2010
Dunga era mais importante como líder que como jogador naquele time.
Se o Dunga não fosse, não teríamos ninguém que fosse questionar a escalação "repentina" do Ronaldo pós-"convulsão". E o Dunga foi um dos poucos que foi a favor de manter o Edmundo na escalação da final.
Marcelinho também
Tenho muita nostalgia dessa época. Aquele jogo com a Nigéria nas olimpíadas tenho o VHS até hj. Esse amistoso com a Argentina em 98 me marcou muito tbm.
Grande vídeo ...mas esse ciclo de até 98 acompanhei bem e embora a seleção tenha ganhando tudo ...não empolgava, o vice campeonato na França foi até muito ...merecia ter caído na Semifinal frente a Holanda.
Não empolgava?! Caramba se aquele ataque Romário-Ronaldo não empolga uma pessoa então ela está morta por dentro.
@@leonardomonteiro5023 Romário basicamente jogou em 97.... Agora em 95,96 e 98 vc se empolgou com a seleção ?? E não vale cair no papo daquela Copa América de 97 quando para vc ter ideia Argentina , Uruguai,Chile ,Colômbia e Paraguai foram com times reservas ...e o Brasil ganhou da Bolívia com erros de arbitragem a nosso favor .
@@leonardomonteiro5023 em tempo a Copa das Confederações de 97 foi tão desprestigiada que a Alemanha (campeã da Euro 96 não disputou ) e Uruguai ,República Tcheca foram com times reservas e na final pegamos a Austrália...
Tinha muito jogador bom nessa época. Eu e meus amigos brincávamos de montar time A, B, C e D, ou seja, tinha 44 jogadores que jogavam fácil uma copa do mundo.
Assistam o jogo completo do Brasil x França no canal da FIFA, o Brasil tomou um nó tático da França, ela se defendeu extremamente bem com seu 4-3-2-1 q o meio campo formava um triangulo, onde as extremidades desse triangulo serviam para marcar as subidas dos laterais do Brasil, q eram o Cafu e o Roberto Carlos, com isso se criava um buraco na defesa já q os 2 subiam juntos, o Zidane ele tava jogando mais para a esquerda, ele voltava até antes do meio campo pra receber essa bola no vazio e arrancar, por isso se vcs olharem os lances desse jogo tem lance do Zidane driblando todo mundo. Resumindo o Brasil tomou um nó tático nesse jogo.
No tático seu cu só olhar o jogo de 1997 frança com msm esquema e sem essas putaria de convulsão e conspiração
Parabéns Bira, pelo excelente trabalho nos vídeos sempre bem didáticos 👍
A verdade é que o Brasil chegou a final capemgando. Na fase de grupos venceu a Escócia com gol contra, perdeu pra Noruega e venceu a fragil Marrocos tranquilo. Nos mata matas só venceu tranquilo o fregues Chile, passou sufoco contra a Dinamarca, passou nos penaltys pela Holanda e na final foi aquele BAILE da França.
como se a frança voasse na copa...
@@diegosandinsramosdealmeida7164 Fez uma fase de grupos muito melhor que a nossa e nos mata matas pegou adversários mais fortes
@@marceloluna4798com africa do sul e arabia saudita na fase de grupos vc queria o que? e sinceramente a holanda é bem melhor que croacia e dinamarca estava encantando mais que italia
se for analisar por essa ótica a frança tbm chegou capengando ein fera!
suou sangue pra eliminar o paraguai (que antes de 98 tinha participado de apenas 1 edição nos ultimos 40 anos) no gol de ouro; um zageiro precisou livrar a cara do time na semi final pq estavam sendo engolidos por uma seleção que não existia 5 anos antes; e no unico grande teste contra italia tbm passou nos penaltys num jogo que passou longe de ter o mesmo nivel tecnico de bra x hol..
isso tudo com agravante de estarem jogando em casa
@@fernandaroberta9301 perfeito, fernanda. Pessoal acha que falar mal do brasil o torna mais inteletcual ou "valente"... pessoal é raso demais. Sua análise foi perfeita.
Disparado melhor comentarista /analista do futebol brasileiro!
No fim, apesar dos grandes nomes, principalmente no ataque, o meio campo titular na copa Dunga, Cesar Sampaio e Leonardo não era grande coisa. Rivaldo como meia também não.
Só restava o ataque, que apesar dos grandes nomes como Romário, Sonny Anderson, Elber e etc, optou por Bebeto em fim de carreira.
Não era um grande time e nem bem treinado
Dizem que o Zagallo não gostava do Romário.
No caso do Elber, foi pior ainda. O mesmo foi desprezado pelo Zagallo.
Rivaldo foi o melhor jogador da seleção nesta copa
Ficou entre os melhores do Brasil, mas como o Ubiratan falou, não funcionou como o 1 que o Zagallo procurava e depois nesse 4222 não tornava o meio campo do Brasil mais controlador, junto com os outros 3 meias.
O Edmundo tava voando baixo nao podia ser banco
Eu só tinha 7 anos incompletos naquela Copa, mas tenho algumas lembranças marcantes: o desespero da defesa a cada bola alçada na área pro Flo contra a Noruega; a quase bicicleta do Cafu contra a Escócia, na abertura da Copa; a tal crise da lateral direita que durou uns bons anos ainda (na época, se dizia que o Brasil não produzia um lateral direito de alto nível capaz de vestir a amarela)
" Se vocês soubessem o que realmente aconteceu, ficariam enojados. "
Teoria da conspiração, 1998
Essa frase é de um jogador chamado Thiago Silva quando não deu conta de comandar a seleção brasileira em campo .
Resumo da seleção brasileira de 98. Tinha uma das melhores seleções de todos os tempos, sem dúvida, mas pouco entrosamento. Devido ao talento individual de algumas das estrelas, conseguiu chegar a final, mas... com a falta de entrosamento e de criação do meio para o ataque, jogou mal em várias partidas....e custando caro na final a falta de um time organizado taticamente.
Querer ganhar copa do mundo com Júnior Baiano na zaga também era sacanagem né kkkkk
era pra ter ido o Antônio Carlos Zago
Parabéns Ubira , excelente as análises da seleção nas copas,se puder apesar de estar recente fala das duas últimas 14 e 18
Lembro da defesa sofrível
Parabéns Ubira. Muito completo o vídeo. Baita pesquisa.
Se as pessoas soubessem o que aconteceu nessa copa do mundo, ficariam enojadas.
Verdade uma seleção tetra campeã .contra uma jogando em casa sem ter título ,grandes chances de ter falcatrua ...CBF e FIFA são duas mafias .
@@danillomarques5670 20 anos depois e nego ainda não saca a referência kkkkkkkkkk
@@chombus2602 Edmundo q pagou de bobo ali .cobrando os jogares kkkkk mal sabia o estava por trás ...
LENDA URBANA
Kkkkk essa é veia kkkk
Eu tinha sete anos em 98. O primeiro campeonato que acompanhei na vida foi a copa do Brasil de 98, em que vi meu verdão ser campeão. Poucos dias depois começou a copa, torci muito pelo Brasil, e chorei muito após a derrota para a França. Felizmente a redenção veio 4 anos depois
E o Raí sempre jogou mal pela seleção. SEMPRE.
Em 1992, ele foi muito bem pela seleção! Só em 94 que caiu de rendimento. Depois, não teve mais oportunidades...
@@rosielferreira6873 quais foram os jogos pela seleção que ele arrebentou?
Raí sempre foi jogador de clube, na seleção ele nunca engrenou
Muito bom seu resumo, Bira. É bom até pra quem gosta de rever jogos antigos e aí serve como guia de quais jogos ver. Parabéns, meu velho!
Um p.s. aqui: sempre achei o time de 1998 subestimado, quase nunca comentado entre as grandes equipes que o Brasil teve em copas, mas, se pegarmos o time no papel e os jogos contra Dinamarca e Holanda, acredito que estejam pelo menos entre os 10+. O que acham?
O time mais forte da copa era a Holanda, que nao jogou bem contra o Brasil. Mas merecia ser a campeã.
holanda nao era o time mais forte , mais era o melhor time , com sobras o time mais recheado de craques era o brasil so que o tecnico era o zagalo
Concordo
Ubira, faz um vídeo falando sobre o que mudou na seleção brasileira, que deu aquele show de bola sobre a Espanha, na final da copa das confederações em 2013, e que no ano seguinte, tomou aquele esdrúxulo 7 x 1.
Reparem bem....
Fazendo um levantamento, nome por nome....
Vemos que, a seleção de 98 era melhor do que a de 94; e a de 2006 era um timaço frente a de 2002...
O que é o futebol hein....
A de 2006 teve um grande erro: não levaram o Rivaldo.
Edison Melo a de 2006 era uma bagunça em campo ! Muitos jogadores fora de forma. Só é bonita no papel
@@SuperNaldolima Rivaldo 34 em decadência ? se leko
A diferença é que as seleções de 1994 e 2002 foram muito mais competentes e jogaram muito melhor que as de 1998 e a de 2006
Pq futebol n é apenas talento, o tática é extremamente importante e a queda dessas 2 seleções se resume a tática falha dos treinadores, por isso as seleções "melhores" de 94 e 02 foram campeãs os jogadores foram escolhidos a prol da tática e n os jogadores a tática a prol dos jogadores.
O que eu lembro daquela copa, foi eu torcendo pra Holanda, contra a Argentina e me arrependendo logo no apito final... No jogo seguinte foi acho que o jogo entre Brasil x Holanda, foi o melhor daquela copa...
A Camisa Da Seleção brasileira na Copa de 1998 é a Mais bonita da Éra Nike
Eu tive ela na época, linda demais
@Lucho É Uma Pena que a Azul não foi usada no Mundial poderia ter entrado vestido de Azul contra o Marrocos na 2 Partida
@Lucho curioso que a azul não foi utilizada nessa copa
@@pietronunes1503 Poderia ter entrado todo de Azul na Segunda Partida contra o Marrocos
@@pietronunes1503 Poderia ter entrado todo de Azul contra o Marrocos na Segunda Partida😢😢😢
Esse 6 a 0 do Brasil na Austrália foi no mesmo dia da segunda final do Brasileirão 97, ganho pelo Vasco de Edmundo !!!
Ei Ubira vc se esqueceu de dizer q esse time da França de 98 tinha um tal de Zinedine Zidane que destruiu na final.
E ele ficou suspenso a metade da Copa kkk.. Foi a cereja (e que cereja) do bolo para a França conquistar o título.
Manda muito, para mim que não vivi nenhum desses momentos adoro ver esses vídeos
Negócio é a gente se classificar na bacia das almas e ser criticados a copa toda e tocar fogo na camisa do Neymar kkkkkkk Brasil só ganha se tiver sobre pressão
Enquanto tiver clima de já ganhou já era.
17:24 "Quando o adversário era bem arrumado/organizado...." Sim! Só lembrar a Noruega do técnico Egil Olsen com o seu 4-5-1 em linha e Tore Andre Flo na frente, 4-2 em Oslo (1997.. sendo que o Brasil jogou com Romário, Djalminha, Flávio Conceição, Cafú, Roberto Carlos...) e 2-1 na Copa de 1998.
Vocês brasileiros gostam de subestimar sua equipe nacional.
Mesmo minhas impressões são de que vocês são adoradores estrangeiros.
Dizer que a seleção foi criticada em algum momento não faz sentido.
Existe um momento em que ela não foi criticada?
No período 1994-98, o Brasil manteve um nível consistentemente alto,algo que a geração anterior de jogadores talentosos não conseguiram fazer.
Este é o momento em que Ronaldo se estabeleceu como líder e se tornou o jogador mais importante do time.
Um dos jogos mais emocionantes que eu assisti é o Brasil - Itália 3: 3 no torneio de 1997 na França.
O fato é que, na Copa do Mundo de 1998, o Brasil mostrou um desenvolvimento ascendente, criou junto à Holanda a melhor partida do torneio e a equipe mostrou caráter nos momentos difíceis das quartas de final e semifinais.
Não ficou claro o que causou o incidente com Ronaldo, mas há uma explicação lógica para o comportamento do time no jogo.
Primeiro, o anúncio de que na final a equipe não vai contar com o melhor jogador do campeonato tem causado sérios confusão em cada jogador.
Em segundo lugar, a equipe faz algo sem precedentes por não saindo para se aquecer no campo, mas conduzindo o aquecimento no vestiário.
Isso priva os jogadores do costume, da rotina que dá segurança.
Terceiro, a mudança de formação de última hora finalmente confundiu os jogadores, que não tiveram tempo de aceitá-la mentalmente.
E jogadores tão inseguros e hesitantes saem para o campo em frente a arquibancadas hostis.
A França se classificou para a final após dificuldades nas oitavas-de-final contra o Paraguai e depois contra a Itália nas quartas de final.
Ninguém pode dizer como essa partida terminaria em circunstâncias normais, mas estou convencido de que a partida teria sido diferente.
Lembro, acho que em 1996, do amistoso com a Lituânia em Teresina no estádio Lindolfo Monteiro, o "Albertão". O jogo era a noite e mesmo assim os caras da Lituânia estavam mortos num calor de 40º DE NOITE! E o Ronaldinho arrebentou.
Se o Paraguai tivesse um ataque decente naquela copa será que a história da França seria outra?
Dá pra fazer a mesma pergunta sobre 2010, só trocando França por Espanha
Ubira, gostei demais da sua análise, e acrescento, essa seleção um setor defensivo frágil e realmente faltava meio campo, ficamos reféns das enfiadas do Dunga ou mesmo do Rivaldo para que o Ronaldo decidisse os jogos. Na minha visão a final da copa de 98 deveria ser Holanda x França, seria muito mais equilibrada, mesmo pq o time da Holanda jogava muito, o Brasil só foi pra final por conta da competência do grande Taffarel. Abraço Ubira, e parabéns pelo canal :)
Dá pra dizer então que o Zagallo estragou o time do Parreira?
Não cara os 2 já são estragados
Teria sido melhor ter mantido o esquema do parreira, mesmo que isso não agradasse a torcida e a imprensa.
@@ronalddavidleite6127 não confunda os treinadores com os times, Parreira tem seus inúmeros defeitos, como visto em 2006 e em 2014, mas em 94 organizou bem demais o time, coisa que não tinha em 98.
@@chombus2602 um cara que jogava com 4 volantes só Romário e Bebeto livres pra avançar vai tomar gol de que jeito?
Sim. Só pra constar... A forma tática do Brasil na Copa de 1994. Serviu de escola para as categorias de base do Barcelona.
O Guardiola já confessou isso muitas vezes. Mas, a imprensa esportiva do Brasil, vai dar crédito pro Parreira?
Não.
Salve Bira, curto MT seus vídeos sobre história do futebol. Uma sugestão para um próximo vídeo seria sobre o Catenaccio. Tmjj
Se vocês soubessem o que realmente aconteceu, ficariam enojados...
O verdadeiro legado dessa Copa é esse texto que consegue a proeza de fazer nego cair nele mais de 20 anos depois kkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkk a fake news mais duradoura da história das tecnologias das informações e comunicação
@@crllslsb Lembro que fui almoçar num restaurante e o dono colou um textão no mural detalhando a falcatrua, bons tempos os primórdios da fake news, hoje os Nutela só encaminha no whatsapp e nem trabalho tem kkkkk
Guntherzão da massa
@@brnakano kkkkkk hoje a nutelada nem sabe do que o texto tá falando amigo e passa no zap, o mais engraçado é que na época teve até CPI e parte da imprensa caiu nessa kkkkkkkkk
Ubira é o cara, gostaria de ver a análise dele sobre 2018, mesmo sendo algo bastante recente acharia interessante ter o parecer dele
Quando o Zagallo, disse: " Vocês vão ter que me engolir" . Ele se dirigia aos. José Trajano; Juca Kfouri, Fernando Calazans e Mauro César. Eles permanentemente massacraram o Zagallo.Aliás, ficavam tripudiando mesmo o Brasil ganhando. Por fim, o que o Velho Lobo, conquistou mundialmente não tem igual. Houve um excesso dos comentaristas.
Só os lixos. Por mais ultrapassado que fosse o Zagallo, achei foi pouco.
Linda camisa do Marrocos Bira! Essas camisas da nike de 2004 e 2005 são as minhas favoritas.
Jogador bom de sobra que nunca foram convocados. Hoje tá uma escassez de bons talentos em todas as posições
Ubira faz um da seleção de 2006 .