Esse Censo é uma preciosidade porque captura o último momento de São Paulo como um lugarejo pobre e atrasado, que fora durante seus primeiros 300 anos de existência. As coisas só começaram a mudar a partir de 1869, com a inauguração da São Paulo Railway, ferrovia que ligava a Capital Paulista ao porto de Santos. Por conta dela, a maioria das ferrovias que paritiriam para o interior, rico em café, passaram a começar também de São Paulo, transformando a cidade num entroncamento ferroviário. A cidade foi de 30 mil habitantes em 1872 para 65 mil em 1890 e 240 mil em 1900, já figurando aí entre as maiores do país até tomar o primeiro lugar do Rio em 1960. Quando a Faculdade de Direito foi inaugurada por D. Pedro I em 1827, um dos motivos de ela ter sido colocada em São Paulo era, justamente, o fato de ser uma cidade pequena e longe das distrações do Rio e de Salvador, que poderiam "influenciar negativamente" os estudantes.
Que vídeo maravilhoso, uma forma dinâmica de apresentar o Brasil antigo, eu pude notar como Minas Gerais e Bahia eram mais relevantes nessa época. Parabéns 👏🏽👏🏽
@@CanalExclave Por favor você saberia me falar aonde eu poderia encontrar os dados desse censo de 1872 estado do Pará. Gostaria de ter acesso aos manuscritos feito pelas pessoas ou chefes de família, onde constam os nomes das pessoas e famílias. Se ainda existe está parte do censo, aonde eu poderia encontrar tal acervo ? Atenciosamente!
@@waldirmartins687 Eu já encontrei no site do IBGE o censo da época inteiro em PDF, porém só os dados compilados, sem os detalhes dos chefes de família.
Sobre alienados e dementes, os alienados eram pessoas que sofriam distúrbios mentais mas conseguiam conviver com a sociedade, exemplo: incapacidade de prestar atenção, desorientação, incapacidade de pensar com clareza. Já os dementes eram mais severo afetando totalmente o intelecto. Tem problemas para fazer qualquer tarefa diária, problema de comunicação mts vezes não conseguem conversar, perda de memória. Ex. autistas, esquizofrênicos
Foi o que eu imaginei. "Alienados" TDAH, outros déficits menores e autismo de baixa gravidade "dementes" síndromes mais severas e pessoas com autismo grave
Desculpe mas autistas ou esquizofrênicos são alienados e não dementes. Alguns autistas até podem ser classificados como dementes mas os esquizofrênicos, nunca. São pessoas alienadas. Vivem em outra realidade. Totalmente particular.
É interessante ver como até pouco tempo o censo era bem precário tb: trabalhei no IBGE entre 2019 e 2021 e conversei com uns funcionários que trabalharam no censo de 1990 e eram condições bem difíceis... carregando vários blocos nas costas (à época o questionário já estava enorme rsrs) e indo de porta em porta com um mapa impresso!!! Hoje é tudo no PDA rsrs
O que se precarizou nos dias de hoje, foi a mente das pessoas. Eu tbm trabalhei no ultimo Censo, tecnologicamente avançado, mas infelizmente a ignorância ainda impera em muitos recusadores.
Olá! Muito legal o vídeo. Gostaria de fazer uma sugestão de vídeo. Meus descendentes chegaram ao Brasil em 1865 proveniente da Prússia, atual Alemanha, com a unificação da Alemanha em 1870-1902, todos os descentes provenientes destes países deveriam fazer a Matrícula consular. Muitos imigrantes que chegaram ao Brasil e se estabeleceram no Rio de Janeiro, Blumenau, Joinville e Estrada Dona Francisca e fizeram suas matrículas, pois na época havia consulado Alemão nestas cidades, porém todos os registros foram perdidos pelos consulados destas cidades, restando apenas os registros de Porto Alegre e alguns outros que foram conservados. Todos estes registros perdidos de matriculas consulares prejudica quem procura ter também a cidadania alemã, milhares de imigrantes chegaram ao país e seus descendentes perderam esse direito por conta dos registros perdidos. No próprio site do consulado alemão no Brasil comunica a perda destes registros. Então sugiro um vídeo sobre a imigração alemã e a questão das matrículas consulares perdidas dos imigrantes alemães.
Nunca imaginei um vídeo assim tão rico em pormenores de um fato específico do período imperial. No futuro será uma referência para estudos na internet. Parabéns!!...
Excelente vídeo. Trabalhei como recenseador no censo de 2010, e meu avô paterno no censo de 1940. Apesar dos abobados que não queriam responder ou respondiam claramente errado, eu gostei de ter trabalhado no censo. Foi meu primeiro emprego formal, e desejo boa sorte pra quem for trabalhar no censo de 2022.
Olha o Serro-MG.. Quem diria, passei por lá semana passada saindo aqui de GO de moto para percorrer a rota da estrada real. Que cidadezinha legal! Aliás como todas desse percurso, Minas é um estado fantástico.. Que vídeo bacana, valeu Olavo!
Hm, não sei ao certo, é algo que posso pesquisar melhor. Mas sei que elas detinham um status administrativo superior aos bairros de hoje, eram mais formalizadas. Porém, não sei se elas tinham um administrador eleito/nomeado.
O primeiro censo "científico" de Portugal ocorreu em 1864; o segundo, planeado para 10 anos depois, acabaria por ocorrer apenas em 1878. Mas, de facto, Portugal já tinha tido dois censos gerais da população, simplesmente a metodologia não era muito científica. O primeiro censo "não científico" ocorreu em 1801 (numa altura em que o Brasil ainda pertencia a Portugal - mas o censo decorreu apenas nos territórios europeus) e o segundo realizou-se quase meio século depois, e 1849. Em ambos os censos, o Estado serviu-se da infraestrutura burocrática da Igreja Católica: em vez de haver funcionários do Estado a percorrer casa a casa o território, os questionários foram entregues aos párocos, que ficavam incumbidos de contar os habitantes da sua paróquia. Não havia, por isso, dados sobre cada indivíduo, mas apenas o número de indivíduos de cada sexo em cada uma das paróquias.
Ouro preto MG em 1722 tinha 100 mil habitantes e era a maior cidade do continente americano na época hoje 200 anos depois têm a mesma população que tinha que possuia naquela época 100 mil habitantes.
@@маленькаякасса A taxa de natalidade pode ter diminuído por causa da pandemia, mas mesmo se a taxa de natalidade ficar a mesma de antes o número de mortos afetará o crescimento populacional. Como não se tem o Censo ainda, o crescimento populacional é calculado por estimativa mas esta estimativa não leva em conta a pandemia, quando se levar em conta o resultado será diferente.
Olavo Soares,seu trabalho bem como suas límpidas explanações do canal Exclave são muito interessantes,até acredito que você seja professor,gosto demais dessas histórias de geografia! De Ituiutaba-MG,as 15:23,em 09/10/21.🤝👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👍
Interessante esses dados, em 1872, Belo Horizonte nem existia, foi fundada em 1897, outras também que vieram bem mais depois foram Goiânia (GO) e Brasília (DF) e hoje essas estão entre as dez cidades com maiores em população.
Excelente canal. Parabéns! Sugestão de vídeo. Fale sobre o curioso caso da RM de BH. BH tem 2,5 mi de habitantes, mas um território muito pequeno. A sexta maior cidade é a sede da terceira maior RM do Brasil com mais de 5 mi. Proporcionalmente, deve ser a menor sede de RM. Menos de 50% da população.
Tem outras sedes de RM proporcionalmente menores, Vitória tem 370 mil habitantes, e 2 milhões na RM, menos de 20% da população da RM, Santos tem 430 mil, que é uns 20% dos 2 milhões da RM. Porto Alegre tem 1,4 milhões, e na RM 4,3 milhões, ou seja, apenas uns 30%. Recife tem 1,5 milhões, e na RM 4 milhões, um pouco menos de 40%, e outras como Curitiba, Rio, Florianópolis, Campinas, Londrina e etc. tbm tem perto ou menos de apenas 50% da população da RM.
Muito bom ponte nova já foi a décima cidade mais populosa do Brasil atualmente tem 68.000 mil habitantes minha cidade UBÁ em minas gerais tem 115,mil habitantes
Meu tio avô trabalhava no IBGE ele disse que população de cidades de "medio a grande porte" está sempre meio errada por que tem muito mais gente nas cidades
Exatamente, falam que esse pessoal do IBGE vai nas residências fazer pesquisas mas nunca vi ninyuem fazer pesquisa no meu bairro, nem por telefone. Devem receber dados de associações dos bairros pra saber, só q é aquilo, as vezes nem todos os moradores estão associados e acabam nem sendo contados
@@rafaelraphael4370 Com exceção do Censo, que são feitas visitas em todas as casas as demais pesquisas de estimativa da população usam dados de cartórios, tabelionatos e hospitais.
O censo é como um check-up, um Raio-X do país... Ele é importante para se evitar distorções como agora, onde algumas cidades receberam mais vacinas do que outras, porque a distribuição foi baseada em estimativas, não em números reais que só o censo pode trazer... Ele também indica com precisa quantas são, como e onde vivem as populações conforme suas características, algo fundamental na assistência em saúde. O tamanho populacional também reflete nos repasses de verbas para estados e municípios. O censo não pode mais ser adiado!...
@@CanalExclave já procurei lá e só tem os quadros demonstrativos.O que eu estava procurando mesmo são as listas de familia para pesquisas genealógicas.
Com certeza, o resultado dessa contagem era incompleto, pois não incluiu os índios que viviam nas partes mais inacessíveis do país, muitos dos quais eram desconhecidos até então.
Notei um erro no mapa. O Meio-Oeste e o Oeste de Santa Catarina, ainda não estava integrado definitivamente ao estado. Pertencia ao Estado do Paraná, apesar das decisões da Justiça dando vitória nos seus julgamentos ao Estado Barriga-Verde. A atual configuração do Estado Catarinense é do ano de 1917 com o Acordo de Limites assinado pelos dois Estados. A Guerra do Contestado aconteceu por esse e por outros motivos. Abraços aqui de Seara/SC
Eh fiz faculdade em Viçosa, na Universidade Federal de Viçosa. Fica a 46 km de Ponte Nova. Ponte Nova é menor que Viçosa, Ubá e outras cidades da Zona da Mata. Ponte Nova é muito feia. Antiga. Rio Doce apagando. K(kkkkk
Eu já fui recenseador. No já distante ano 2000. 📝 Normalmente o censo é em final de ano zero a partir de 1880. Mas teve exceções: 1991 por causa do Plano Collor de 1990 e o de 2022 por causa da pandemia. 📋🖊
O digníssimo e excelentíssimo presidente Collor cumpriu uma promessa de campanha: não iria mexer na poupança! Cumpriu mesmo! Confiscou a poupança dos brasileiros por 18 meses! Sobrou uma “mixaria” ! 😭 Mas, claro, sempre tem um grupo de privilegiados que souberam do Plano Collor e sacaram o dinheiro no banco antes do Plano Collor! Foi feito para controlar a inflação que já era hiperinflação! O dinheiro “sumiu”! 😞 Por isso o censo foi adiado para 1991 por falta de verba no orçamento da União! ☹️
Caramba! Faz tempo! 😁 O que eu me lembro: assinei um documento com a obrigação de manter os dados em sigilo absoluto! Ou tomaria processo se fizesse alguma coisa errada! Faz sentido! Para fins estatísticos a referência seria a meia-noite de 31 de julho para primeiro de agosto de 2000. Quem morreu em primeiro de agosto seria contado como “vivo” no censo. Mas o bebê que nasceu em primeiro de agosto ficou fora da contagem do censo. Somente em 2010 seria contado para o censo. Era tudo manual o preenchimento: formulário (com rascunho), lápis, borracha e caneta, além de uma pasta e crachá de identificação. Em 2010 o IBGE forneceu aos recenseadores uma espécie de “mini tablet” (deve ter um nome específico para o aparelho). Claro que é humanamente impossível coletar os dados, domicílio por domicílio, no formulário completo. Por isso a seleção de 10 domicílios e 1 formulário completo. Os demais domicílios era no formulário resumido. Claro que os dados não serão 100% exatos mas vai chegar próximo. Analogia: numa sopa bem misturada se você experimentar uma colherada vai ter uma base de como é a sopa inteira! 😁
Eu mesmo não cumpri a meta de visitar 100% dos domicílios que tinha na minha área de pesquisa: faltou um domicílio. O formulário resumido ficou em branco. Tinha uma casa que ficava nos fundos de um terreno. A casa da frente eu fiz o censo. A casa do fundo como não tinha ninguém na hora da minha visita eu decidi vir no dia seguinte. No dia seguinte eu fui na casa do fundo e me aparece um cachorro. Saí correndo e fui embora! 😱😁 Se fosse o Capitão Nascimento diria: “Fracote!” 😁
Poderia ter comparado a população nacional com de outros países, como Portugal e Espanha. Hoje o Brasil é o 6° país mais populoso (atrás da China, Índia, Estados Unidos, Indonésia e Paquistão) em 1872 em que colocação no ranking estava? Eu sei que por volta de 1500 a população de Portugal era de 1 milhão de habitantes. Pergunta: em 1872 à população do Brasil era maior que a de Portugal. Qual a nacionalidade estrangeira mais presente no Brasil de 1872? Portugueses, espanhóis, ingleses, alemães, italianos, etc.
Naquela época os cara se esforçando pra fazer senso, e hoje o Estado ainda mantém de 10 em 10 anos mesmo com tecnologias. Senso deveria ser a cada pelo menos 4 anos, o ideal seria 2 em 2 anos
@@Fitroll7 Cara, um censo e realmente importante sim, concordo, mas eu tmb sou contra o desperdício de dinheiro, acredito que um censo deva custar 1,5b ou mais, esse dinheiro que economizado 5 vezes equivale a 7,5 bilhões.
@@wallaceunderground4408 dessa dos municípos eu nãos sabia. é que pelo que pesquisei, um censo custa uns 2 bilhões é bastante dinheiro, mas ainda acredito que os benefícios de dados atualizados compensam, se pelo menos tivesse 1 por mandato ja seria bacana. Olha só a última década, aconteceu muita coisa pra em 2018 por exemplo usar dado de 2010 saca? eu sou meio leigo no assunto
AQUI EM GUARULHOS O ÚLTIMO CENSO DEU MAIS OU MENOS UM MILHÃO E TREZENTOS MIL PESSOAS. MAS PARA QUEM VIVE AQUI COM CERTEZA TEM MAIS DE DOIS MILHÕES. ACHO QUE MUITAS PESSOAS FICAM DE FORA.
Um aumento populacional de mais de vinte vezes em apenas um século e meio é um absurdo. E, apesar de tudo isso, ainda há gente alienada que não sabe por que houve tanta destruição ambiental ao longo desse período.
Eu fui recenseador neste ultimo censo. Uma pena anos depois as pessoas serem tao ignorantes em nao entender a importância da pesquisa se se recusar a prestar as informações. Sabem nem que responder ao IBGE eh Lei. Mas enfim, fato eh quenao fosse estas pessoas, teriamos um censo incrível já que tecnologicamente se desenvolveu bastante, o que ficou oara tras foi a mente das pessoas mesmo. Censo em curso a quase 1 ano e nao consegue fechar.
Campinas, se não me engano. Curiosamente, até o final do século XIX, a cidade de São Paulo era bem pequena e de pouca importância no Brasil, enquanto Salvador e Recife eram as cidades mais importantes e grandes... O que o café não faz, não é mesmo? hahahahah
@@CanalExclave Pois é, coloquei Bananal, hoje um cidade pequena, pois era uma das mais ricas da província de SP, na época do Império, graças ao café. Fica a dica, para um vídeo sobre cidades que já foram grandes e hoje são pequenas ou apenas históricas. Sds.
Esse Censo é uma preciosidade porque captura o último momento de São Paulo como um lugarejo pobre e atrasado, que fora durante seus primeiros 300 anos de existência.
As coisas só começaram a mudar a partir de 1869, com a inauguração da São Paulo Railway, ferrovia que ligava a Capital Paulista ao porto de Santos. Por conta dela, a maioria das ferrovias que paritiriam para o interior, rico em café, passaram a começar também de São Paulo, transformando a cidade num entroncamento ferroviário. A cidade foi de 30 mil habitantes em 1872 para 65 mil em 1890 e 240 mil em 1900, já figurando aí entre as maiores do país até tomar o primeiro lugar do Rio em 1960.
Quando a Faculdade de Direito foi inaugurada por D. Pedro I em 1827, um dos motivos de ela ter sido colocada em São Paulo era, justamente, o fato de ser uma cidade pequena e longe das distrações do Rio e de Salvador, que poderiam "influenciar negativamente" os estudantes.
Muito bom seu comentário!
Sao Paulo ultrapassa a população do Rio em 1952.
Que vídeo maravilhoso, uma forma dinâmica de apresentar o Brasil antigo, eu pude notar como Minas Gerais e Bahia eram mais relevantes nessa época. Parabéns 👏🏽👏🏽
Muito obrigado!!!
@@CanalExclave Por favor você saberia me falar aonde eu poderia encontrar os dados desse censo de 1872 estado do Pará. Gostaria de ter acesso aos manuscritos feito pelas pessoas ou chefes de família, onde constam os nomes das pessoas e famílias. Se ainda existe está parte do censo, aonde eu poderia encontrar tal acervo ? Atenciosamente!
@@waldirmartins687 tbm queria amigo
@@waldirmartins687 Eu já encontrei no site do IBGE o censo da época inteiro em PDF, porém só os dados compilados, sem os detalhes dos chefes de família.
Sobre alienados e dementes, os alienados eram pessoas que sofriam distúrbios mentais mas conseguiam conviver com a sociedade, exemplo: incapacidade de prestar atenção, desorientação, incapacidade de pensar com clareza. Já os dementes eram mais severo afetando totalmente o intelecto. Tem problemas para fazer qualquer tarefa diária, problema de comunicação mts vezes não conseguem conversar, perda de memória. Ex. autistas, esquizofrênicos
Muito obrigado pelo comentário!
Foi o que eu imaginei. "Alienados" TDAH, outros déficits menores e autismo de baixa gravidade
"dementes" síndromes mais severas e pessoas com autismo grave
Imagina uma pessoa com autismo essa época hein!
@@EnzoGabriel-fx6ix o remédio devia ser só tapão e soco na cara
Desculpe mas autistas ou esquizofrênicos são alienados e não dementes. Alguns autistas até podem ser classificados como dementes mas os esquizofrênicos, nunca. São pessoas alienadas. Vivem em outra realidade. Totalmente particular.
Imagina a densidade demografica do Amazonas em 1872, o maior estado em territorio, sendo o menor em população
Tinha apenas 350 mil habitantes e manaus tinha apenas 17 mil habitantes.
É interessante ver como até pouco tempo o censo era bem precário tb: trabalhei no IBGE entre 2019 e 2021 e conversei com uns funcionários que trabalharam no censo de 1990 e eram condições bem difíceis... carregando vários blocos nas costas (à época o questionário já estava enorme rsrs) e indo de porta em porta com um mapa impresso!!! Hoje é tudo no PDA rsrs
Viva a tecnologia!
O que se precarizou nos dias de hoje, foi a mente das pessoas. Eu tbm trabalhei no ultimo Censo, tecnologicamente avançado, mas infelizmente a ignorância ainda impera em muitos recusadores.
O trabalho que esses caras não tiveram pra irem no interior dos Estados do Norte e centro oeste não deve ter sido brincadeira kkkk
E em 1872!!
Interior não, sertão viu kkkl
Olá! Muito legal o vídeo. Gostaria de fazer uma sugestão de vídeo. Meus descendentes chegaram ao Brasil em 1865 proveniente da Prússia, atual Alemanha, com a unificação da Alemanha em 1870-1902, todos os descentes provenientes destes países deveriam fazer a Matrícula consular. Muitos imigrantes que chegaram ao Brasil e se estabeleceram no Rio de Janeiro, Blumenau, Joinville e Estrada Dona Francisca e fizeram suas matrículas, pois na época havia consulado Alemão nestas cidades, porém todos os registros foram perdidos pelos consulados destas cidades, restando apenas os registros de Porto Alegre e alguns outros que foram conservados. Todos estes registros perdidos de matriculas consulares prejudica quem procura ter também a cidadania alemã, milhares de imigrantes chegaram ao país e seus descendentes perderam esse direito por conta dos registros perdidos. No próprio site do consulado alemão no Brasil comunica a perda destes registros. Então sugiro um vídeo sobre a imigração alemã e a questão das matrículas consulares perdidas dos imigrantes alemães.
Nunca imaginei um vídeo assim tão rico em pormenores de um fato específico do período imperial. No futuro será uma referência para estudos na internet. Parabéns!!...
Valeeeeu!!
Excelente vídeo. Trabalhei como recenseador no censo de 2010, e meu avô paterno no censo de 1940. Apesar dos abobados que não queriam responder ou respondiam claramente errado, eu gostei de ter trabalhado no censo. Foi meu primeiro emprego formal, e desejo boa sorte pra quem for trabalhar no censo de 2022.
Bem legal seu comentário!
Faz um vídeo sobre a evolução territorial do Brasil ao longo do tempo!
Bom tema!
Olha o Serro-MG.. Quem diria, passei por lá semana passada saindo aqui de GO de moto para percorrer a rota da estrada real. Que cidadezinha legal! Aliás como todas desse percurso, Minas é um estado fantástico.. Que vídeo bacana, valeu Olavo!
Obrigado, amigo! E eu já tinha vontade de conhecer o Serro, com seu comentário, a vontade só cresceu!
6:12 As paróquias eram tipo bairros? Tinha alguma forma de administração nas paróquias?
Hm, não sei ao certo, é algo que posso pesquisar melhor. Mas sei que elas detinham um status administrativo superior aos bairros de hoje, eram mais formalizadas. Porém, não sei se elas tinham um administrador eleito/nomeado.
@@CanalExclave ah, sim. talvez elas fossem, tipo subprefeituras, como há nas capitais de RJ e SP hoje em dia?
Acho que são equivalentes aos Condados nos Estados Unidos, Paróquias em Portugal ou distrito em alguns países
@@jeorge8827 verdade. Valeu.
@@CanalExclave paróquia seria o atual distrito.
O primeiro censo "científico" de Portugal ocorreu em 1864; o segundo, planeado para 10 anos depois, acabaria por ocorrer apenas em 1878.
Mas, de facto, Portugal já tinha tido dois censos gerais da população, simplesmente a metodologia não era muito científica.
O primeiro censo "não científico" ocorreu em 1801 (numa altura em que o Brasil ainda pertencia a Portugal - mas o censo decorreu apenas nos territórios europeus) e o segundo realizou-se quase meio século depois, e 1849.
Em ambos os censos, o Estado serviu-se da infraestrutura burocrática da Igreja Católica: em vez de haver funcionários do Estado a percorrer casa a casa o território, os questionários foram entregues aos párocos, que ficavam incumbidos de contar os habitantes da sua paróquia. Não havia, por isso, dados sobre cada indivíduo, mas apenas o número de indivíduos de cada sexo em cada uma das paróquias.
Excelente comentário!
Você saberia dizer qual era a população de Portugal nessa época?
@@marcosoliveira793 Tenho todos os Censos arquivados. Qual ano é que lhe interessa?
Ouro preto MG em 1722 tinha 100 mil habitantes e era a maior cidade do continente americano na época hoje 200 anos depois têm a mesma população que tinha que possuia naquela época 100 mil habitantes.
Verdade!
O Censo deveria ter sido feito em 2020 mas foi adiado. Agora o próximo Censo (se não demorar muito) vai mostrar a influência da pandemia na população.
Bem observado!
Acho que não vai fácil diferença. O número de mortos é fácilmente superado pelas natalidades.
@@маленькаякасса A taxa de natalidade pode ter diminuído por causa da pandemia, mas mesmo se a taxa de natalidade ficar a mesma de antes o número de mortos afetará o crescimento populacional. Como não se tem o Censo ainda, o crescimento populacional é calculado por estimativa mas esta estimativa não leva em conta a pandemia, quando se levar em conta o resultado será diferente.
@@eduardolontra557, pela minha pequena amostra (amigos em redes sociais e conhecidos do meu bairro), a taxa de natalidade aumentou e muito hahahahha.
@@eduardolontra557 o pessoal fica em casa, e o coito acontece.
Campos dos goytacazes era a cidade mais impotante da província do império, realmente muito interessantes essas últimas três cidades
15:00, Espírito Santo também, até um tempo era Spiritu Sancto ou algo assim.
Ótimo vídeo, muito interessante!!
Muito obrigado!
Gosto de história, um vídeo maravilhoso vou sempre assistir os vídeos inclusive esse dinovo pra aprender mais...
Que vídeo sensacional cara, parabéns!!!!
Muito obrigado!
Espetacular o vídeo!! 👏👏👏👏👏 Parabéns!! Sou professor de História e usarei muito essas informações. ♥️♥️♥️👍👍
Rapaz! Ler isso de um professor de história é um estímulo e tanto! Muito, muito, mas muito obrigado!
Olá Olavo. Parabéns por seu trabalho, gostei muito. Você fala sobre gerações passadas no nosso país e isto é muito importante. Um grande abraço.
Muito legal ler isso. Abração!
Excelente, maravilha. Mais uma vez: PARABÉNS!
Valeu, valeu!!
Caramba mano, muito bom vídeo!!!
Obrigado, cara!
Olavo Soares,seu trabalho bem como suas límpidas explanações do canal Exclave são muito interessantes,até acredito que você seja professor,gosto demais dessas histórias de geografia! De Ituiutaba-MG,as 15:23,em 09/10/21.🤝👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👍
Muito legal ler isso, amigo. Um abraço!
Sou de Patos, no Sertão da Paraíba. Nessa época, o município tinha 14.095 habitantes e atualmente tem 103.165 (Censo 2022).
Terra do Nacional, certo?
@@CanalExclave Isso mesmo. Terra do time Nacional.
Que aula professor parabens 👏👏👏👍👍👍
Obrigado, amigo!
Muito bem esta contagem e senso !
Muito interessantes estes questionários do censo de 1872
Muito bom. Excelente aula sobre o Censo.
Muito obrigado!!
Avé império!
Faz mais vídeos sobre o período da monarquia pfv
Vou ver se rola!
Seria interessante pegar informações q não se acham facilmente na internet!
Professor...seu conteúdo e de alto nível....parabéns pelo canal....
Obrigado!!!
Só um comentário: não sou professor, e sim um apaixonado pelo assunto. Abraço!
Estou começando a estudar Geografia e sua aula foi a mais interessante do dia!
Que legal ler isso!
Interessante esses dados, em 1872, Belo Horizonte nem existia, foi fundada em 1897, outras também que vieram bem mais depois foram Goiânia (GO) e Brasília (DF) e hoje essas estão entre as dez cidades com maiores em população.
Excelente vídeo
Gostaria que você fizesse um vídeo, se possível, explicando porque a maioria dos bairros tem o nome de Jardim alguma coisa.
Grato!
Cara, excelente observação. Vou atrás!
@@CanalExclave obrigado 😄
Estarei ansioso por esse vídeo!
Canal top, gostei da pesquisa.
Muito obrigado!
Excelente canal. Parabéns! Sugestão de vídeo. Fale sobre o curioso caso da RM de BH. BH tem 2,5 mi de habitantes, mas um território muito pequeno. A sexta maior cidade é a sede da terceira maior RM do Brasil com mais de 5 mi. Proporcionalmente, deve ser a menor sede de RM. Menos de 50% da população.
Tem outras sedes de RM proporcionalmente menores, Vitória tem 370 mil habitantes, e 2 milhões na RM, menos de 20% da população da RM, Santos tem 430 mil, que é uns 20% dos 2 milhões da RM. Porto Alegre tem 1,4 milhões, e na RM 4,3 milhões, ou seja, apenas uns 30%. Recife tem 1,5 milhões, e na RM 4 milhões, um pouco menos de 40%, e outras como Curitiba, Rio, Florianópolis, Campinas, Londrina e etc. tbm tem perto ou menos de apenas 50% da população da RM.
Obrigado, caro!
Amei esse vídeo, Olavo, ficou fantástico. Adoro aprender cada dia mais sobre o meu país. Parabéns pelo seu empenho e dedicação!
Muito, muito obrigado! Valeu mesmo!
Fantástico!! Muito interessante!!
Obrigado!!!
Bem interessante Olavo, parabéns pelo vídeo!!!
Muito obrigado!
Muito bom ponte nova já foi a décima cidade mais populosa do Brasil atualmente tem 68.000 mil habitantes minha cidade UBÁ em minas gerais tem 115,mil habitantes
Boa!
Eu conheço Ponte Nova. Era uma potência agrícola açucareira em Minas Gerais. Devia atrair muita gente. Temos vestígios disso até hoje lá.
Tinha 60 mil habitantes naquela época deve ser a cidade que menos creceu no Brasil
Ótimo vídeo. 👏👏👏👏
Valeu!
Parabéns pelo conteúdo
Obrigado!
Ótimo vídeo.
🇧🇷👍
Muito obrigado!!
*Adoro esse canal*
Parabéns pelo vídeo.
Valeeeeu
Gostei muito desse vídeo. Eu achei interessante esse protesto brasileiro com medo do censo. Não tiro a razão deles. Eu teria medo também.
Que bom que gostou!
Pensei a mesma coisa. Fazia sentido na época.
Menos de 10 milhões em um território gigante, realmente o Brasil cresceu muito , diferente de Portugal que hoje tem uns 10 milhões.
Excelente Canal👏👏👏
Muito obrigado!
Meu tio avô trabalhava no IBGE ele disse que população de cidades de "medio a grande porte" está sempre meio errada por que tem muito mais gente nas cidades
Interessante!
Exatamente, falam que esse pessoal do IBGE vai nas residências fazer pesquisas mas nunca vi ninyuem fazer pesquisa no meu bairro, nem por telefone.
Devem receber dados de associações dos bairros pra saber, só q é aquilo, as vezes nem todos os moradores estão associados e acabam nem sendo contados
@@rafaelraphael4370 Com exceção do Censo, que são feitas visitas em todas as casas as demais pesquisas de estimativa da população usam dados de cartórios, tabelionatos e hospitais.
Nunca vi um agente do setor IBGE da máfia estatal
@@robertoprimordial2633 eu já vi vários! Os censos são a cada 10 anos
Excelente vídeo!
Obrigado!!
Parabéns pelas informações! Vídeo e conteúdo muito bom.
Obrigado, amigo!
Fiquei com uma dúvida, se a imensa maioria era analfabeta e o senso (formulário) foi preenchido pelas próprias pessoas, como foi possível?
Sla, acho que como ela era analfabeta era marcou qualquer um ali kkkk
Marica rj . meus bisavôs são de la. To tentando achar alem de 1800
Ótimo vídeo👍
Obrigado!
Brasil em 1872 9.930.478 habitantes, Portugal atualmente tem 10.083.883 de habitantes .
Pois é!
Muito bom PARABÉNS.
Muito obrigado!
Nesse tempo aqui o Paraná já era emancipado da província de São Paulo 19 anos depois já que aqui o Paraná foi desmembrado em 19 de Dezembro de 1853
Por aí
Gostaria, se possível, que você esclarecesse um curiosidade que tive: havia alguma punição para quem não respondesse o questionário no prazo previsto?
Excelente pergunta, amigo. Não sei a resposta...
Sou de ponte MG tínhamos 58 mil habitantes em 1872 e hoje 2022 temos 60 mil
150 anos depois só aumentou 2 habitantes.
Pouco!
Caramba , se em pouco mais de 100 anos , a população aumentou 21 vezes , fico imaginando onde o Brasil irá parar se continuar com esse ritmo !!!!...
Po esse tema é legal,acho q nem tem no TH-cam parabéns.
Obrigado, amigo!
Muito bom !
Obrigado!!!
Sugestão:
Os estados mais novos do Brasil
De certo modo, eu falo sobre isso aqui:
th-cam.com/video/Arhh57D_UYE/w-d-xo.html&t=
O censo é como um check-up, um Raio-X do país... Ele é importante para se evitar distorções como agora, onde algumas cidades receberam mais vacinas do que outras, porque a distribuição foi baseada em estimativas, não em números reais que só o censo pode trazer... Ele também indica com precisa quantas são, como e onde vivem as populações conforme suas características, algo fundamental na assistência em saúde. O tamanho populacional também reflete nos repasses de verbas para estados e municípios. O censo não pode mais ser adiado!...
A Guerra dos Marimbondos equivale o mesmo que o Ronco das Abelhas? Chamamos assim aqui na Paraíba.
Essa eu não sei dizer...
Olavo, onde eu consigo acesso a este material?
Sobre o Censo? Tem no site do IBGE.
@@CanalExclave já procurei lá e só tem os quadros demonstrativos.O que eu estava procurando mesmo são as listas de familia para pesquisas genealógicas.
Como posso ter acesso ao censo de 1872? No caso, tenho interesse no preenchimento do cadastro com o nome das pessoas. Isso seria possível?
Olá! Toda a base para essa pesquisa foi o site do IBGE, no campo biblioteca.
Com certeza, o resultado dessa contagem era incompleto, pois não incluiu os índios que viviam nas partes mais inacessíveis do país, muitos dos quais eram desconhecidos até então.
Porque não tem Portugal aí no quadro do primeiro Censo ??!!...
Muito interessante
😀😀
faz mais sobre a epoca do império que eu assisto kk
Muito bom!!!!
Obrigado!!
Interessante. Gostaria de saber o que fomentou a explosão populacional de SP. Foi imigração? Foi recursos minerais? Foi café?
Tudo isso e a localização!
Notei um erro no mapa. O Meio-Oeste e o Oeste de Santa Catarina, ainda não estava integrado definitivamente ao estado. Pertencia ao Estado do Paraná, apesar das decisões da Justiça dando vitória nos seus julgamentos ao Estado Barriga-Verde. A atual configuração do Estado Catarinense é do ano de 1917 com o Acordo de Limites assinado pelos dois Estados. A Guerra do Contestado aconteceu por esse e por outros motivos. Abraços aqui de Seara/SC
Sim, é por aí. Viu o vídeo em que cito a guerra do Contestado?
th-cam.com/video/Z1dncfwsB-8/w-d-xo.html
As paróquias naquela época seriam tipo os atuais distritos?
Olha a minha cidade, Campos dos Goytacazes
Americano ou Goytacaz?
@@CanalExclave Vasco!
Americano tinha mto protagonismo no finado CAMPEONATO FLUMINENSE, que tinha uma história no mínimo animada. flws
Eh fiz faculdade em Viçosa, na Universidade Federal de Viçosa. Fica a 46 km de Ponte Nova. Ponte Nova é menor que Viçosa, Ubá e outras cidades da Zona da Mata. Ponte Nova é muito feia. Antiga. Rio Doce apagando. K(kkkkk
Eu já fui recenseador. No já distante ano 2000. 📝
Normalmente o censo é em final de ano zero a partir de 1880. Mas teve exceções: 1991 por causa do Plano Collor de 1990 e o de 2022 por causa da pandemia. 📋🖊
Como foi a experiência?
O digníssimo e excelentíssimo presidente Collor cumpriu uma promessa de campanha: não iria mexer na poupança! Cumpriu mesmo! Confiscou a poupança dos brasileiros por 18 meses! Sobrou uma “mixaria” ! 😭 Mas, claro, sempre tem um grupo de privilegiados que souberam do Plano Collor e sacaram o dinheiro no banco antes do Plano Collor!
Foi feito para controlar a inflação que já era hiperinflação! O dinheiro “sumiu”! 😞
Por isso o censo foi adiado para 1991 por falta de verba no orçamento da União! ☹️
Caramba! Faz tempo! 😁
O que eu me lembro: assinei um documento com a obrigação de manter os dados em sigilo absoluto! Ou tomaria processo se fizesse alguma coisa errada! Faz sentido!
Para fins estatísticos a referência seria a meia-noite de 31 de julho para primeiro de agosto de 2000. Quem morreu em primeiro de agosto seria contado como “vivo” no censo. Mas o bebê que nasceu em primeiro de agosto ficou fora da contagem do censo. Somente em 2010 seria contado para o censo.
Era tudo manual o preenchimento: formulário (com rascunho), lápis, borracha e caneta, além de uma pasta e crachá de identificação. Em 2010 o IBGE forneceu aos recenseadores uma espécie de “mini tablet” (deve ter um nome específico para o aparelho).
Claro que é humanamente impossível coletar os dados, domicílio por domicílio, no formulário completo. Por isso a seleção de 10 domicílios e 1 formulário completo. Os demais domicílios era no formulário resumido. Claro que os dados não serão 100% exatos mas vai chegar próximo.
Analogia: numa sopa bem misturada se você experimentar uma colherada vai ter uma base de como é a sopa inteira! 😁
Eu mesmo não cumpri a meta de visitar 100% dos domicílios que tinha na minha área de pesquisa: faltou um domicílio. O formulário resumido ficou em branco. Tinha uma casa que ficava nos fundos de um terreno. A casa da frente eu fiz o censo. A casa do fundo como não tinha ninguém na hora da minha visita eu decidi vir no dia seguinte. No dia seguinte eu fui na casa do fundo e me aparece um cachorro. Saí correndo e fui embora! 😱😁
Se fosse o Capitão Nascimento diria: “Fracote!” 😁
P.S.: Eu nem lembro se a proporção de formulário resumido - formulário completo era 10-1, 20-1 ou 25-1. 🤔 Faz tempo!
O oeste de santa catarina e parte do parana tambem não era parte do país ainda era uma área em litígio que so se resolveu em 1895 (Quatao de palmas)
Boa!
Eu tou sem tempo p ver mas tou aqui assistindo sempre
Valeu! E vai pra cima deles, Santos!
Muito bom sabe como funcionou este censo imperial de 1872
Império teve ajuda da igreja católica
Rio de contas ba conheço
muito bom
Obrigado!!
Q isso a cidade q eu nasci era a 10° mais populosa!
😀😀
Poderia ter comparado a população nacional com de outros países, como Portugal e Espanha.
Hoje o Brasil é o 6° país mais populoso (atrás da China, Índia, Estados Unidos, Indonésia e Paquistão) em 1872 em que colocação no ranking estava?
Eu sei que por volta de 1500 a população de Portugal era de 1 milhão de habitantes. Pergunta: em 1872 à população do Brasil era maior que a de Portugal.
Qual a nacionalidade estrangeira mais presente no Brasil de 1872? Portugueses, espanhóis, ingleses, alemães, italianos, etc.
Boas observações. Vou atrás
Boa tarde....
Boa noite!
Otimo.
Valeu!
Naquela época os cara se esforçando pra fazer senso, e hoje o Estado ainda mantém de 10 em 10 anos mesmo com tecnologias. Senso deveria ser a cada pelo menos 4 anos, o ideal seria 2 em 2 anos
Censo e bem caro amigo
@@den_ryuu pior que não, pro orçamento do nosso Estado é bem pouco, fora que os dados podem ser transmitidos de forma digital
@@Fitroll7 Cara, um censo e realmente importante sim, concordo, mas eu tmb sou contra o desperdício de dinheiro, acredito que um censo deva custar 1,5b ou mais, esse dinheiro que economizado 5 vezes equivale a 7,5 bilhões.
Fazer um Censo geral é caro meu amigo.
Nao sei se vc sabe mas todos os anos existem pequenos censos em certos municipios.
@@wallaceunderground4408 dessa dos municípos eu nãos sabia. é que pelo que pesquisei, um censo custa uns 2 bilhões é bastante dinheiro, mas ainda acredito que os benefícios de dados atualizados compensam, se pelo menos tivesse 1 por mandato ja seria bacana. Olha só a última década, aconteceu muita coisa pra em 2018 por exemplo usar dado de 2010 saca? eu sou meio leigo no assunto
AQUI EM GUARULHOS O ÚLTIMO CENSO DEU MAIS OU MENOS UM MILHÃO E TREZENTOS MIL PESSOAS.
MAS PARA QUEM VIVE AQUI COM CERTEZA TEM MAIS DE DOIS MILHÕES. ACHO QUE MUITAS PESSOAS FICAM DE FORA.
Um aumento populacional de mais de vinte vezes em apenas um século e meio é um absurdo. E, apesar de tudo isso, ainda há gente alienada que não sabe por que houve tanta destruição ambiental ao longo desse período.
mas cronistas da colonia ja davam alguns dados
Muito legal
Valeu!
Eu fui recenseador neste ultimo censo. Uma pena anos depois as pessoas serem tao ignorantes em nao entender a importância da pesquisa se se recusar a prestar as informações. Sabem nem que responder ao IBGE eh Lei. Mas enfim, fato eh quenao fosse estas pessoas, teriamos um censo incrível já que tecnologicamente se desenvolveu bastante, o que ficou oara tras foi a mente das pessoas mesmo. Censo em curso a quase 1 ano e nao consegue fechar.
Valeu, amigo. Sua experiência deve ter sido bem legal
Ouvi vc falando que os negros ganharam euforia, certo seria alforria, mas deu para entender. JCarlos Rio
A minha tataravó nasceu nessa época
Então a família dela respondeu o censo
"Felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam !"
Arrependam-se dos seus pecados !
Que estou apaixonado
Que este amor é tão grande
Que estou apaixonado
E só penso em você a todo instante...
Donato e Stefano
E qual a cidade mais populosa da província de São Paulo, em 1872? Seria Santos ou Bananal? Sds.
Campinas, se não me engano.
Curiosamente, até o final do século XIX, a cidade de São Paulo era bem pequena e de pouca importância no Brasil, enquanto Salvador e Recife eram as cidades mais importantes e grandes... O que o café não faz, não é mesmo? hahahahah
Isso, era Campinas. Mas a população de São Paulo era bem parecida, a diferença era pouca.
@@CanalExclave Pois é, coloquei Bananal, hoje um cidade pequena, pois era uma das mais ricas da província de SP, na época do Império, graças ao café. Fica a dica, para um vídeo sobre cidades que já foram grandes e hoje são pequenas ou apenas históricas. Sds.
Like!!!
😀