Super Tenere 1200 é pra quem viaja. Quem cruza desertos e cordilheiras. É a única 1200 que manteve o conceito "unstoppable", pela sua simplicidade e robustez. Sua manutenção é a mais barata das 1200. Sua capacidade offroad está entre as melhores, creio eu que só perde para a KTM 1190 adventure, mas a esta ainda não tive acesso para comparar. Pode pesquisar quantas estão em viagem de volta ao mundo. Tem relatos de XT1200 batendo 400 mil km sem problemas de motor. Em resumo, é confiabilidade. Excelente projeto.
Concordo demais.... super moto..!! Apenas lembrando que os modelos antigos da BMW nao quebram, os modelos novos que estao quebrando... Ja tive uma Super Tenere 750 1997, foi a melhor moto que ja tive, era um canhao...
Eu tenho uma XT660 ano 2006 , tem 8 anos , peguei com 22.460 Km . hoje ta com 54.206 km . até hoje só troquei óleo , filtros , 02 relação , 2 jogos de pneus e 01 retificador . Só alegria . Pretendo trocar pela DX1200 tenere e fim de papo . Não quero status , só quero uma moto robusta sem mi mi mi , sem frescura .
Ouvi relatos dela ter um problema foi no dimensionamento da bateria, a original tem pane em lugares de muito frio, mais se resolve com a troca da mesa por uma bateria de littiun.
Infelizmente no Brasil essas motos estão longe de serem adquiridas por um cidadão assalariado e honesto. Moro em Londres a 2 anos e já consegui comprar uma África Twin trabalhando na zona rural, preço? 10.000 a vista zero bala, quem vive no Brasil, sobrevive.
@@Moturismo o cara só quis dizer que pro brasileiro, o salário vs produto, muitas vezes não permite ter uma moto dessa. Talvez em Londres, com sua ocupação de hoje, vc teria uma KTM, uma casa maior, e uma MB classe E. O que vale é que temos que evoluir muito mais que eles pra ter a mesma moto, ou carro, etc..
Parabéns pelos seus vídeos! Faz tempo que vejo seus vídeos, .... fiz o mesmo que vc. Troquei minha Tenere 660 pela T1200.... e tudo que vc falou bate! Mais uma vez, ..parabéns! Depois que vi o vídeo que vc fala do óleo, ...fiz um teste. Fiquei impressionado como silenciou o motor, ficou com o baralho lindo para uma bicilindra. Valeu!
Oba boa tarde Então falando da super tenho uma também Problemas crônico na minha opinião Esquenta muito no trânsito no demais e uma excelente motociclista
A minha no trânsito eu não sentia esquentar, lógico que o motor esquenta, mas o radiador é ótimo e joga o ar para o lado, nem sentimos o vento quente, diferente da TéNéRé 660 que o radiador é na frente e joga tudo o valor na perna, nem dá para usar bermuda kkk Abraço!
Bom dia André fiquei muito satisfeito com seu vídeo é muito bacana sou ainda do Rio de janeiro minha primeira moto para viagem super humilde mais uma moto nota 10 comecei com a tenere 250 estou muito feliz e vejo o quanto você é cuidadoso com a sua moto valeu pelas dicas em breve chegarei com a minha teneré 660 e quem sabe chegarei a 1200 um abraço fica com Deus
Top, tenho a TT 660z, porém a pegada é bem mais off, permite uma melhor rodagem em terrenos acidentados, porém as duas são ótimas máquina e como sempre devemos evoluir a 1200 é meu próximo passo.
ST é uma boa moto, tive uma 2015 e fiz viagens pro Atacama e Machu Pichu, moto muito honesta e cumpre o que se propõe, porém ST tem problema cronico sim, os retentores de bengala dão problema e a partida dela na altitude com baixas temperaturas não funciona, só pega dando tranco. Se for viajar para fora do Brasil, vá preparado para isso. Troquei por uma GSA e acho incomparável, GS é muito mais confortável e muito mais gostosa de viajar, com motor boxer não há trepidação. .
Cara, eu quero uma! Tenho uma tracer 09 estou muito contente, só quero andar na terra de vez em quando. Quanto a BMW, só tem preço. Consumo da tracer é 19 km com um litro, você fez excelente média. Quero uma!
JR Santos, a moto realmente é muito boa! A respeito da BMW, hoje tenho uma! rsrs Procura em meus videos sobre a opinião da BMW, são motos diferentes, a ST1200 é tratorzão! Abraço!
Parabéns André, os seus vídeos são ótimos cara. Sou de outro estado moro e trabalho em São Paulo, já possui uma XT660R a moto é show!!! mas acabei desistindo de andar de moto aqui. cidade muito violenta e muitos roubados de motos, pagava um seguro muito caro, se eu resolver comprar outra moto com certeza vai ser o Trator super Tenere 1200Z, infelizmente vou ter que mandar para outro estado aqui não dá... a sua super Tenere é muito toop...👍✌
Que pena que não dá para curtir a moto onde vc mora Marcelo, mas quando tiver a oportunidade de voltar a andar de moto, a XT1200Z é uma excelente opção...
Excelentes comentários... Bacana seu canal, ganhou um inscrito. Moro a 130 km de Londrina e, inclusive, comprei minha moto aí... Uma tenerezinha 250 que, se Deus quiser, em breve vai ser trocada em uma Ténéré 660. Enfim, conheço sua cidade e curto seus vídeos. Abraço e bons ventos pra ti!
Opa Flávio, temos um grupo que tem muita tenere, mas o foco é passear de moto. procura no Face Moto Confraria Norte do PR, deixa la nas mensagens qu entro em contato para darmos um passeio até aí. Abraço.
Opa Bnt, eu já tive p negócio uma 1.200 , realmente qto ao cardã, independente da velocidade, mantém.se um giro 2/2.500, pois o mesmo faço com a 660, nunca abaixo de três mil, e vai redonda, achei a 1.200 proporcionalmente + leve, centro de gravidade menor, mantenho a 660 p outro motivo, é a minha 3a. grande moto, pouco cobiçada, tbm bem menos roubada 🙏
Acho que pelo motor e qualidade de oleo que se ve obrigado a usar, no minimo 5000 kms deveria rodar antes da troca. Pensando bem, 10mil kms rodados para trocar o óleo seria show. Minha xt660, trocava com 5k. Achava curto intervalo de troca.
ST 12OO e melhor custo benefício da categoria eu rodei 110.000.kms com a primeira só troquei óleo e filtros pastilhas tirei uma este ano e já está com 25 000 kms vou rodar mais uns 200.000 kms com ela e trocar por outra st 12OO kķkkk e um TRATOR
RUK Lopes, tudo tranquilo irmão? Me tire só uma dúvida...Além da troca dos fluidos e pastilhas, vc chegou a fazer aquelas revisões que praticamente desmontam a moto e lubrificam tudo? Eu acho meio insano fazer estas revisões, a não ser que tenha entrado em pântanos. Rs. Fraterno abraço
@@renato193 Me metendo aqui na conversa, mas com a melhor das intenções hehehe Eu tive uma HD Forty Eight (que não passa nem perto de pântanos) ano 2014. Comprei usada e assim que tive uma folga mandei pra uma manutenção dessas... Desmontou tudo, lubrificou caixa de direção, eixo da balança, tudo... E ficou outra moto... Acho que depois de uma certa quilometragem ou se pegar a moto usada é muito válido fazer esse tipo de revisão com um mecânico de confiança.
A única reclamação que achei foi de duas st1200 que solto os raios das rodas traseira motos tirada 0km na concessionária e outra que também solto os raios traseiros mas o dono tinha trocado por raios de inox mais grosso Fora isso nada crônico e a tiger tenho um amigo que teve problemas eletricos e mal funcionamento de alguns botões (moto 0km) a concessionária não deu garantia
Tenho uma 2016, porém acho que falta paralama na traseira, para evitar sujeira no amortecedor traseiro e tanque de expansão. Na frente fala proteção na frente do motor... suja tudo, bobinas, quando passa em água ou barro.... Sabe se alguém vende estas proteções?
Queria emmm essa questão do cardan realmente diminui ao maximo a preocupação nas viagens em, e realmente sem protetor de carenagem não deveria nem sair da garagem ta loko
Ótimo vídeo. Sobre o solavanco em terceira com baixa rotação, não seria a moto pedindo redução para segunda? Implorando redução... Rs. Na época, em 2007, a minha 660 queimava módulo ECU e a lâmpada do farol derretia o bloco ótico. A moto era 2006. Aguardo sua inscrição lá no Canal. Moto abraço.
Boa tarde, vc disse que o consumo numa viagem sua, ela fez 18.5 km/l e que ela estava pesada e com garupa. Preciso saber a que velocidade média vc estava. E se numa viagem com ela pesada ( os 3 baús) e com garupa, vc andando no mínimo a 145km/h ela vai fazer quantos por litro?
André, tudo bem? Vi aqui o vídeo da super Ténéré e como não acompanhava o seu canal não sei se mudou de moto pq ficou insatisfeito em algum momento, pois estou estudando a possibilidade de adquirir uma. Queria saber se vc continuou com a mesma opinião da época do vídeo. Grande abraço.
É a terceira vez que assisto este vídeo. A primeira depois que vc foi pra BMW. Mas ainda terei uma ST. Vc acha que 1,70 é muito sofrimento pra pilota-la. Forte abraço e feliz Natal
Por gentileza, uma dessas sendo usada, até que ano vc compraria? Pergunto na curiosidade de saber se teve alguma que já teve problema crônico etc... No vídeo vc diz q a sua é 12/13. Faria diferença o ano de fabricação? Sou ligado em motos antigas. Porém não abro mão da confiabilidade. Sua indicação?? Parabéns pelo vídeo. Falas a linguagem de motoqueiro 👍
André Strático parabéns pelo vídeo! gostaria de saber se consumo dela em urbano e em logas viagens (acima de 300km), mas em ambas situações com a metade da carga que tu falou (+500kg!!!). Dá um retorno aí e boas viagens!
cassio daniel já discordo! Kkkk hoje tenho uma GSA1200 e utilizo ela no dia a dia, para tudo, não uso carro. Na minha percepção pagar imposto e seguro para deixar dentro da garagem não vira! Rsrs Gosto e utilizar o bem, fazer ele me servir. Rsrs mas tenho colegas que tem moto menor para andar na cidade... e na real, passo nos corredores como se fosse uma titan! Kkk valeu! Abraço!
@@andrestratico só é meu ponto de vista! kkk eu não faria assim! desgaste maior de peças, de riscos, e outros; ponto de vista meu! kk mas quem pode bancar uma moto para tudo não há nada de errado nisto, muito pelo contrário - o prazer em pilotar uma big de média cilindrada em ambiente urbano vai de cada um! vlw boas viagens!
TENHO UMA XT 660 ! PENSO EM SUBIR PARA ESTA 1200 CC. Y A M A H A CAPRICHOU NESTA SUPERE-TENERE ! QUAL O CONSUMO NA CIDADE E BR DE COMBUSTÍVEL ??? VALEUUU !
Parabéns pelo vídeo, eu também estou querendo fazer o mesmo up que vc, sair de uma XT660Z para uma XT1200Z, minha dúvida é se uma ST com 57.000km é muito rodada?
Wesley Fernando entendo que não é muito, até porque moto é para andar... 😂 a minha vendi com 60 mil km, estava bala! Pegar e rodar! Lógico que precisa verificar os cuidados com a manutenção da moto.
boa noite andré o que te fez migrar para gsa? atualmente tnho f800 gs e antes tive tenere 250, então em uma possivel troca para 1200 as duas dividem bem minha opnião.
Leandro Cau, foi uma evolução, no entanto a ciclística da GSA é muito superior, tecnologia nem se compara, a bmw dá de lavada. Hoje penso que se fosse para diminuir cilindrada, eu iria para uma F800.
@@andrestratico entendi, o que eu sofro na f800 é a altura, e mais alta que xt660 que ja tive tbm, acredito que a 1200gs a altura do assento é mais baixo que a f800 sera?
olá tenho 1,68 e tenho uma tenere 250 e um amigo quer fazer negócio com a 1200 dele, tem com rebaixar a moto com kit igual a 250 ou minha altura não consegue montar na 1200? te pergunto pois ele mora em Teixeira de Freitas e eu em Feira de Santana, ambos na Bahia
@@andrestratico ok vou la na próxima semana dar uma volta e testar, estou muito ansioso, estou encantado com a moto não sabia desta parte do banco obrigado
Boa noite André!!! Tenho uma Tenere 660 ABS 2014/2015 e como vc penso em migrar p/ a Super Tenere 1200. O que vc pode me falar em termos de pontos negativos da ST 1200?? Estou na dúvida entre a versão Std e a DX, já ouviu falar de algum problema na suspensão eletrônica da versão DX???
Bom dia Rafael, nunca ouvi falar em problemas na suspensão da DX, mas ela custa em torno de 10 mil a mais, esses dias fiz uma análise e o que muda são uns plásticos a mais, suspensão eletrônica e aquecedor de manopla. Se eu fosse trocar por uma mais nova pegaria a princípio uma ST, pois a suspensão é igual retrovisor elétrico de carro, quando vc usa esse recurso? quando pega a moto para sair de viagem por exemplo, daí vc endurece ela para aguentar o peso, depois não meche mais, só quando chega da viagem, então creio que é mais um item que pode quebrar sem muita serventia. Não estou dizendo que quebra, mas se quebrar ferrou! rsrs Abraços!
Também penso assim André, acaba sendo mais um item p/ quebrar, embora não haja histórico de quebra. Estou preferindo a versão std. Pra mim o que faz realmente a diferença é o cruize control. Gostaria de achar uma 2015 p/ frente com baixa Km, de preferência único dono, sabe de alguma???
Blza André! Só ouço elogios sobre as muitas qualidades da ST 1200 e estou decidido em comprar uma. Tem um aspecto que apesar de ser pouco relevante pra mim, despertou a minha curiosidade: Sobre a dificuldade da ST 1200 dar partida em regiões de clima muito frio. Esse problema persiste em todos os modelos? Como resolver isso?
André Stratico ... Acredito que não. Ouvi alguns testemunhos em fóruns especializados e tbm de um amigo que sofreu com esse problema. Mas parece que nem todos passaram por isso. Obrigado pelas dicas. Essa moto é incrível, em breve vou adquirir a minha.
por favor amigo,me tire uma dúvida,estou trocando de moto por uma xt 1200z super tenere DX 2017 e o atual dono falou que ele não tem suspensão elétrica ,diz que só a 2018 tem.
Escola Jayme Castro Montenegro bom dia! Segundo esse site www.google.com.br/amp/s/infomoto.blogosfera.uol.com.br/uol_amp/2017/08/13/yamaha-super-tenere-sente-o-peso-da-idade-mas-ainda-e-uma-boa-aventureira/ a DX foi apresentada em 2015 com suspensão eletrônica, então parece que essa aí é a STANDARD... Pede uma foto do documento, será que não consta? Abraço.
Acompanhe o meu raciocínio, a ST-1200 (a Triumph 1200 tbm) é uma motocicleta de motor transversal, pois não?, a roda traseira gira no eixo também no sentido transversal (aliás, todas as motocicletas, veículos em geral) pois não?, mas o cardã dela (todos os cardãs) gira no sentido longitudinal, não é??, então pense, como é que se faz para converter os giros do motor (transversal) para o sentido longitudinal (do cardã) e depois voltar para o sentido transversal no eixo traseiro??. Usando DOIS diferenciais, não é??, um junto ao motor (onde seria o lugar do pinhão, em motos de corrente) e outro na ponta posterior do cardã junto à roda traseira, até ai tudo bem??. Então vamos lá, vc sabia que todos diferenciais (todos eles, em carros, caminhões, ônibus, helicópteros,.....e etc), que são soluções mecânicas (pinhão e cremalheira) desenvolvidas para "torcer", "virar", um sistema mecânico de transmissão de giros (e de torque) em 90º (de transversais para longitudinais, e vice-versa) "tomam", "roubam" (por uma questão física/mecânica) 15% da força original vinda dos motores??. Daí que, nas motocicletas de motores transversais, e que adotam a transmissão de eixo cardã é necessária, obrigatoriamente, a adoção de DOIS diferenciais, o que implica que a perda total da força e do torque dos motores dessas motos cheguem na roda traseira (na roda de tração, que é onde interessa que a força e torque do motor chegue) até 30% menor comparado com as motos que adotam a corrente como transmissão final (visto que em motos de corrente tudo gira no mesmo sentido transversal, motor, câmbio e roda) que motos que NÃO USAM DIFERENCIAIS (daí que os carros modernos hoje, a maioria, principalmente os menos potentes, adotam motores dianteiros também dispostos na posição transversal para eliminar essa "curva" de 90º que os diferenciais fazem (mas que "cobram" 15% da força/torque da força/torque produzida pelo motor para fazerem isso). Nas motocicletas de motores longitudinais (BMW-1200/1250, Triumph Rockt III, Honda Gold WIng e outras, por ex.) que tbm adotam a transmissão final por eixo cardã, a exigência é de apenas UM diferencial (junto à roda traseira) visto que não é necessária adoção de um diferencial junto ao motor (que já gira no sentido longitudinal, não é mesmo?), então nessas motocicletas (de UM diferencial) a perda da força/torque originária do motor é a metade daquela que as motocicletas que usam DOIS diferenciais. Daí que, para compensar essa força/torque que os DOIS diferenciais "roubam", tomam" para si (nessas motos que tem DOIS diferencias, a ST-1200 e a Triumph 1200, entre outras) os motores dessas motos são super dimensionados para compensar o que se perde de força e de torque (dos DOIS diferenciais) até que estes cheguem à roda traseira (que é onde importa). Isso implica que sejam motos de motores pesados e que consomem muito, entre outros inconvenientes, que deixarei para explicar em outra ocasião, acho que já escrevi demais por ora.
@@andrestratico Sobra força às custas de muito consumo e acréscimo de peso para compensar a perda de potência que DOIS diferenciais impõem em motos de motores transversais que adotam cardã para transmissão final. Outra coisa, que pra mim é o ponto mais desfavorável, é que nas arrancadas quando a moto está parada, e na retomada de aceleração (em ultrapassagens, por ex.) essa perda de 30% da potência que 2 diferencias impõe em uma moto é bastante sentida pelo piloto. Quer experimentar vc mesmo o que é isso?, é só vc pegar uma moto de dois diferencias (motos de motores transversais que usam cardã), levantar a roda de trás dessa moto em um macaco e girar essa roda com mão que vc sentirá como esse giro é pesado e dificil (parece que a roda tá freiada), aliás, essa é a mesma sensação em motos que usam correia, como nss Harleys. Mas, no caso das correias, o que causa essa dificuldade de girar a roda traseira é a enorme tensão que a correia tem que suportar para não patinar nas acelerações.
Só pra ilustrar melhor o meu comentário: quando é preciso dar tranco para uma moto de corrente pegar o giro que passa da roda traseira para fazer girar o motor é fácil, pois tudo gira no mesmo sentido. No caso de uma moto de dois cardãs não dá pra dar tranco, a roda de trás não consegue superar essa sobrecarga de esforço que os dois diferenciais impõe ao movimento até que ele chegue ao motor, entende?, a roda freia e não consegue transmitir o giro da roda traseira tendo que passar por 2 diferencias antes. Na transmissão de força do motor para a roda (quando em movimento) esse é o mesmo esforço que o motor tem que compensar para a força chegue â roda traseira, daí o que eu disse no primeiro comentário: essas são motos beberronas e pesadas. É tudo uma questão de fisica/mecânica, algio nem tão difícil de entender pra quem já tem alguma experiência em fisica/mecânica.
james machado tudo bom? Rapaz, nem sei... Rsrs agora estou com uma GSA1200... Mas também nem sei ainda... Seguro obrigatório creio que é padrão... Ipva precisa verificar a porcentagem de cada estado. Abraço!!
Claro que têm defeito crônico. O modulo ABS da pau E as Bobinaas Tmb Assim com tem dificuldade de ligar em baixas têmperaturas Ta dificil achar algum video d ST bom 😩
Estou na dúvida entre ela e a Tiger 1200. A GS já descartei por ser uma moto imprevisível, sei que a Tiger também apresenta algumas coisas mas nada tão sério. O que você tem dizer comparando com a Tiger 1200?
Fábio Vieira, tenho uma Tiger 1200 XCX, amigo, você disse que apresenta algumas coisas, sim apresenta: tudo de bom, melhor que tenere e gs 1200, a minha está com quase 7.000 km, faço trechos de 300 km sem abastecer, já cheguei a rodar em um dia 1.300 km, já tive BMW 1200, varadero, vstrom 1000..., nada se compara a tiger explorer 1200, pena que não tive uma super tenere, mas pela venda que observo mês a mês na fenabrave.org.br, a Tiger Explorer é o melhor custo benefício em relação à comércio, pois a tenere 1200 nem aparece entre as 10 bigtrails mais vendidas, há anos.
Bom dia Fabio, hoje se eu fosse trocar pegaria outra Super Tenere mais nova... Fiz algumas comparações, a BMW eu tenho até arrepio de pensar, pois se quebrar tá ferrado... A Tiger 1200 li relatos de estragar a embreagem com 7000km, outra coisa, ainda não fiz test ride na Explorer, mas se vc tiver a oportunidade, faça, mas vai de bermuda... fica no transito até ela ligar a ventoinha... falo isso pq na Tenere 660 que eu tinha não conseguia andar de bermuda (o correto é andar de calça pela proteção) esquentava muito, se na perna esquenta, mesmo de calça vc vai sentir incomodo. Já na ST1200 andei de bermuda para testar, pode andar tranquilo no transito, com ventoinha ligada que não esquenta, devido a posição do radiador. A ST1200 não tem tanta tecnologia embarcada como essas citadas, mas na minha opinião é uma moto confiável. Outra coisa, o cardam da Tiger é parecido com o da BMW, será que vai agüentar? Um colega estava reclamando da quentura da Tiger 800, creio que a 1200 esquenta muito tb... A Tiger Explorer regula a bolha no botão, precisamos disso mesmo? Mais uma coisa para quebrar... rsrsrs, espero ter adicionado pontos para se pensar na compra. Não sou contra a Tiger, no entanto neste momento eu trocaria a minha por outra ST1200.
A Tenere não aparece entre as mais vendidas, pq, no Brasil, o consumidor compra pelo status social e não pela qualidade! Quantas pessoas colocaram um "kit luxo" no seu carro com rodas e alguns adesivos e deixaram de lado o ABS, enquanto ainda não era obrigado por lei! Sou motociclista à 19 anos e vi nos últimos anos a entrada de "luxo" como fundamento para qualidade! Erro! Uma moto para longas viagens on/off, pede menos para ser mais e nisso, a Super é especialista! Tenho uma XL 1000V Varadero, para os coxinhas de plantão: "moto velha!" "Honda!? A nem!" rsrsrsrs Uma das Big Trail´s mais confiáveis já fabricadas pelo mundo! Se pegar uma KTM 1190 ou 1290 Adventure, vende infinitamente menos que as marcas de "luxo!" O mercado consumidor brasileiro é baseado em questões de consumo que se atrelam mais ao status que a necessidade de uso ou racionalidade do que o uso irá exigir! Amigo Fábio Vieira, todas essas motos são excelentes! Cada uma em suas particularidades!
André Stratico concordo, o kit de luxo deixo para os que "acham" que precisam, a st1200 é uma moto robusta e só trocaria por uma mais nova e não por outra big de outra marca.
Leandro De Castro Muniz Castro a xl100 foi uma moto sensacional mesmo , pena que a Honda tirou do mercado ... As KTM tem uma fama (conhecidos que moram fora do Brasil que me falaram) de andar com o cartãozinho do reboque (calafrios), então contínuo ainda com as motos que não precisam de tanta tecnologia ...
to tendo a oportunidade de trocar a tenere 660 pela 1200. ambas do mesmo ano 12/13 ... a 1200 esta menos rodada. Voce acha que o custo de manutencao da 1200 é MUITO maior? ou passa despercebido?
Gob1zilla que legal! Fiz a mesma evolução na época! A manutenção aumenta um pouco sim, mas a troca de óleo é quase igual, mas o filtro da 1200 custava R$60,00 aqui na concessionária e são 4 litros de óleo, um item bem diferente de preço são os pneus, no par de Anakee3 vai gastar uns R$1300,00 no mercado livre. Mas é outra tocada! Muito mais conforto e motor! Consumo muda um pouco tb! Mas faz parte!
Bom dia Cristiano, eu utilizo no dia a dia, pois vou trabalhar com ela todo dia, não me dificulta em nada para este uso, pois acostumei, no transito pesado eu passo pelos corredores como se fosse uma titan... rsrs olha o video th-cam.com/video/NUBKQr8TIsA/w-d-xo.html
Super Tenere 1200 é pra quem viaja. Quem cruza desertos e cordilheiras. É a única 1200 que manteve o conceito "unstoppable", pela sua simplicidade e robustez. Sua manutenção é a mais barata das 1200. Sua capacidade offroad está entre as melhores, creio eu que só perde para a KTM 1190 adventure, mas a esta ainda não tive acesso para comparar. Pode pesquisar quantas estão em viagem de volta ao mundo. Tem relatos de XT1200 batendo 400 mil km sem problemas de motor. Em resumo, é confiabilidade. Excelente projeto.
@@jeffdean7666 BATERIA RUIM NAO PEGA MESMO TENHO UMA E NUNCA TIVE ESSE PROBLEMA SO ALEGRIA
Verdade 👏
Tenho Hornet mas meus olhos são pra super Ténéré, logo quero realizar esse sonho !
Parabéns pelo vídeo ! Simples e explicativo.
Concordo demais.... super moto..!! Apenas lembrando que os modelos antigos da BMW nao quebram, os modelos novos que estao quebrando... Ja tive uma Super Tenere 750 1997, foi a melhor moto que ja tive, era um canhao...
Eu tenho uma XT660 ano 2006 , tem 8 anos , peguei com 22.460 Km . hoje ta com 54.206 km . até hoje só troquei óleo , filtros , 02 relação , 2 jogos de pneus e 01 retificador . Só alegria . Pretendo trocar pela DX1200 tenere e fim de papo . Não quero status , só quero uma moto robusta sem mi mi mi , sem frescura .
A ST1200 é bruta!! 🤟🏻🤟🏻
Eu Gosto + desta edição k está n vídeo,isto quando a XT 1200 saiu pro mercado em 2010 n côr cinzenta e azul claro, Parabéns pelo vídeo, Grande Abraço
Já troquei de moto, mas a st1200 ainda é tela de fundo do meu celular rsrs
Ouvi relatos dela ter um problema foi no dimensionamento da bateria, a original tem pane em lugares de muito frio, mais se resolve com a troca da mesa por uma bateria de littiun.
No frio tem esse problema mesmo.
Se Deus quiser montarei uma em substituição à minha Shadow 750
Suas considerações são perfeitas ... Não troco a minha por moto concorrente nenhuma ...
Melhor moto do Brasil, meu sonho de consumo
Excelente moto mesmo, no entanto está super valorizada.
🤟🏻
Infelizmente no Brasil essas motos estão longe de serem adquiridas por um cidadão assalariado e honesto. Moro em Londres a 2 anos e já consegui comprar uma África Twin trabalhando na zona rural, preço? 10.000 a vista zero bala, quem vive no Brasil, sobrevive.
exato!
@@Moturismo nao entendeu o ponto de vista do rapaz!
@@Moturismo o cara só quis dizer que pro brasileiro, o salário vs produto, muitas vezes não permite ter uma moto dessa. Talvez em Londres, com sua ocupação de hoje, vc teria uma KTM, uma casa maior, e uma MB classe E. O que vale é que temos que evoluir muito mais que eles pra ter a mesma moto, ou carro, etc..
@@Edmarps1 acho que vc ou não entendeu o q ele escreveu ou quis se autopromover falando do seu sucesso pessoal.
@@Moturismo Ou seja, se não fosse pelo seu dom, não iria evoluir !! Já pensou o que faria se fosse mudo ??
Parabéns pelos seus vídeos!
Faz tempo que vejo seus vídeos, .... fiz o mesmo que vc. Troquei minha Tenere 660 pela T1200.... e tudo que vc falou bate!
Mais uma vez, ..parabéns! Depois que vi o vídeo que vc fala do óleo, ...fiz um teste. Fiquei impressionado como silenciou o motor, ficou com o baralho lindo para uma bicilindra. Valeu!
Henrique Xavier que bom!!! Cara, essa moto é demais! Rsrs fico feliz por gostar do canal! Abraço!
Oba boa tarde
Então falando da super tenho uma também
Problemas crônico na minha opinião
Esquenta muito no trânsito no demais e uma excelente motociclista
A minha no trânsito eu não sentia esquentar, lógico que o motor esquenta, mas o radiador é ótimo e joga o ar para o lado, nem sentimos o vento quente, diferente da TéNéRé 660 que o radiador é na frente e joga tudo o valor na perna, nem dá para usar bermuda kkk
Abraço!
Bom dia André fiquei muito satisfeito com seu vídeo é muito bacana sou ainda do Rio de janeiro minha primeira moto para viagem super humilde mais uma moto nota 10 comecei com a tenere 250 estou muito feliz e vejo o quanto você é cuidadoso com a sua moto valeu pelas dicas em breve chegarei com a minha teneré 660 e quem sabe chegarei a 1200 um abraço fica com Deus
Wendell Alves vai com fé, acredite que acontece! Abraço! 👍
Comprei a minha... Estou ansioso pra receber....
Eu tenho uma XJ6F e gosto de viajar nela, porém a minha ideia é pegar uma Supertenere depois. Acho massa essa moto também!!
Essa sem dúvida vai ser minha próxima motoca , valeu pelo vídeo
Ganhou mais um inscrito, André! Feliz 2018!!!
Muito bom vídeo, realmente moto muito boa..
André muito show seu vídeo. Eu tinha a Ténéré 660 e peguei a super Ténéré, é um espetáculo de moto.
Vlw Eduardo, realmente a moto é demais!
Sinceridade é tudo.
Parabéns pelo vídeo.
Estou comprando a minha este ano😎
carlos augusto Carlos vai gostar muito!
Cara vc me tirou todas as minhas duvidas.. OBRIGADO!
Juvane Boeno que bom! Essa é a intenção! Qualquer dúvida é só perguntar! Não esqueça do joinha e da inscrição! Abraço!
Valeu broder pelo vídeo, e boa viajada aí e proteção divina pra vc
Robson Ferreira valeu!! Proteção para nós! 👍🏻
Top, tenho a TT 660z, porém a pegada é bem mais off, permite uma melhor rodagem em terrenos acidentados, porém as duas são ótimas máquina e como sempre devemos evoluir a 1200 é meu próximo passo.
Muito bem detalhada suas explicações sobre essa maravilha de moto, ganhou; like+inscrito= abraço
ST é uma boa moto, tive uma 2015 e fiz viagens pro Atacama e Machu Pichu, moto muito honesta e cumpre o que se propõe, porém ST tem problema cronico sim, os retentores de bengala dão problema e a partida dela na altitude com baixas temperaturas não funciona, só pega dando tranco. Se for viajar para fora do Brasil, vá preparado para isso.
Troquei por uma GSA e acho incomparável, GS é muito mais confortável e muito mais gostosa de viajar, com motor boxer não há trepidação. .
Cara, eu quero uma! Tenho uma tracer 09 estou muito contente, só quero andar na terra de vez em quando. Quanto a BMW, só tem preço. Consumo da tracer é 19 km com um litro, você fez excelente média. Quero uma!
JR Santos, a moto realmente é muito boa! A respeito da BMW, hoje tenho uma! rsrs Procura em meus videos sobre a opinião da BMW, são motos diferentes, a ST1200 é tratorzão! Abraço!
Parabéns André, os seus vídeos são ótimos cara. Sou de outro estado moro e trabalho em São Paulo, já possui uma XT660R a moto é show!!! mas acabei desistindo de andar de moto aqui. cidade muito violenta e muitos roubados de motos, pagava um seguro muito caro, se eu resolver comprar outra moto com certeza vai ser o Trator super Tenere 1200Z, infelizmente vou ter que mandar para outro estado aqui não dá... a sua super Tenere é muito toop...👍✌
Que pena que não dá para curtir a moto onde vc mora Marcelo, mas quando tiver a oportunidade de voltar a andar de moto, a XT1200Z é uma excelente opção...
Excelentes comentários... Bacana seu canal, ganhou um inscrito. Moro a 130 km de Londrina e, inclusive, comprei minha moto aí... Uma tenerezinha 250 que, se Deus quiser, em breve vai ser trocada em uma Ténéré 660. Enfim, conheço sua cidade e curto seus vídeos. Abraço e bons ventos pra ti!
Opa Flávio, temos um grupo que tem muita tenere, mas o foco é passear de moto. procura no Face Moto Confraria Norte do PR, deixa la nas mensagens qu entro em contato para darmos um passeio até aí. Abraço.
André parabens essa moto e top de mais 👏👏👏
Opa Bnt, eu já tive p negócio uma 1.200 , realmente qto ao cardã, independente da velocidade, mantém.se um giro 2/2.500, pois o mesmo faço com a 660, nunca abaixo de três mil, e vai redonda, achei a 1.200 proporcionalmente + leve, centro de gravidade menor, mantenho a 660 p outro motivo, é a minha 3a. grande moto, pouco cobiçada, tbm bem menos roubada 🙏
Bacana
Muito bom seus comentários.
Acho que pelo motor e qualidade de oleo que se ve obrigado a usar, no minimo 5000 kms deveria rodar antes da troca. Pensando bem, 10mil kms rodados para trocar o óleo seria show. Minha xt660, trocava com 5k. Achava curto intervalo de troca.
Fala jovem. Mais velho e ainda vendo vídeos de moto. Amadurece jejejeje
ST 12OO e melhor custo benefício da categoria eu rodei 110.000.kms com a primeira só troquei óleo e filtros pastilhas tirei uma este ano e já está com 25 000 kms vou rodar mais uns 200.000 kms com ela e trocar por outra st 12OO kķkkk e um TRATOR
RUK Lopes trator mesmo!!
RUK Lopes, tudo tranquilo irmão? Me tire só uma dúvida...Além da troca dos fluidos e pastilhas, vc chegou a fazer aquelas revisões que praticamente desmontam a moto e lubrificam tudo? Eu acho meio insano fazer estas revisões, a não ser que tenha entrado em pântanos. Rs. Fraterno abraço
@@renato193 Me metendo aqui na conversa, mas com a melhor das intenções hehehe
Eu tive uma HD Forty Eight (que não passa nem perto de pântanos) ano 2014. Comprei usada e assim que tive uma folga mandei pra uma manutenção dessas... Desmontou tudo, lubrificou caixa de direção, eixo da balança, tudo... E ficou outra moto... Acho que depois de uma certa quilometragem ou se pegar a moto usada é muito válido fazer esse tipo de revisão com um mecânico de confiança.
@@cesaracsf1988 obrigado irmão pela contribuição. Vou repensar essa manutenção e conversar com mecânicos de confiança. Forte abraço.
@@cesaracsf1988 colega qual valor que você gastou nessa manutenção completa ?
Vídeo bem explicado .nem tenho moto já me escrevi no canal.forcaa
Parabéns, ótimo vídeo muito bom. Abraço
Em relação ao cardã, é super normal esse "bater". Tenho uma tiger 1200 e é a mesma coisa. As BMW gs 1200 tbm fazem isso.
Cara eu tive uma intruder 1400 por 14. Anos cardã nunca me deu problema trocava o Óleo do diferencial em casa vendi ela com 98 mil km
Super Ténéré e muito boa, mas a manutenção tinha q ser mais barato, tive super Ténéré 750 e Ténéré 600 dois faróis são muito boas
É por isso que é Super!👍👍👍👍
Show gostei. Pra mim sempre sera tenere.
Boa tarde tenho XT660R esse ano se tudo der certo que compra a 1200 também
Um sonho antigo
Duas máquinas! Com características diferentes! 🤟🏻🤟🏻
Boa sorte aí!!
Parabéns pelo vídeo, estou querendo pegar uma tbem, nesse vídeo tirei varias duvidas!
Se tiver alguma duvida especifica, é só perguntar...Abraço.
A única reclamação que achei foi de duas st1200 que solto os raios das rodas traseira motos tirada 0km na concessionária e outra que também solto os raios traseiros mas o dono tinha trocado por raios de inox mais grosso
Fora isso nada crônico e a tiger tenho um amigo que teve problemas eletricos e mal funcionamento de alguns botões (moto 0km) a concessionária não deu garantia
Tenho uma 2016, porém acho que falta paralama na traseira, para evitar sujeira no amortecedor traseiro e tanque de expansão. Na frente fala proteção na frente do motor... suja tudo, bobinas, quando passa em água ou barro....
Sabe se alguém vende estas proteções?
Sujeira é tenso mesmo, não conheço quem vende... A minha vive suja, pois moro em chácara, barro e terra direto rsrs
Abraço!!
guando o candam bate isto quer dizer que á velocidade da moto não esta compativel com á marcha tem que reduzir á marcha da moto.
Isso mesmo. Rsrs
Queria emmm essa questão do cardan realmente diminui ao maximo a preocupação nas viagens em, e realmente sem protetor de carenagem não deveria nem sair da garagem ta loko
Ótimo vídeo. Sobre o solavanco em terceira com baixa rotação, não seria a moto pedindo redução para segunda? Implorando redução... Rs. Na época, em 2007, a minha 660 queimava módulo ECU e a lâmpada do farol derretia o bloco ótico. A moto era 2006. Aguardo sua inscrição lá no Canal. Moto abraço.
Boa tarde, vc disse que o consumo numa viagem sua, ela fez 18.5 km/l e que ela estava pesada e com garupa. Preciso saber a que velocidade média vc estava. E se numa viagem com ela pesada ( os 3 baús) e com garupa, vc andando no mínimo a 145km/h ela vai fazer quantos por litro?
Flavio Dancs na média creio que eu andava a uns 110km, mínimo a 145km/h? É rápido hein? Rsrs
André, tudo bem? Vi aqui o vídeo da super Ténéré e como não acompanhava o seu canal não sei se mudou de moto pq ficou insatisfeito em algum momento, pois estou estudando a possibilidade de adquirir uma. Queria saber se vc continuou com a mesma opinião da época do vídeo. Grande abraço.
Bom dia Bruno, troquei de moto, no entanto a super Tenere é uma baita moto!! Já recomendei para algumas pessoas!! Só trouxe alegrias para mim!
É a terceira vez que assisto este vídeo. A primeira depois que vc foi pra BMW. Mas ainda terei uma ST. Vc acha que 1,70 é muito sofrimento pra pilota-la. Forte abraço e feliz Natal
Jorge Raide Filho acho que com essa altura pilota tranquilo. Eu tenho 1,75!
Já assisti um vídeo em que é relatado o fato dela não dar partida em temperaturas muito baixas.
Fábio Muzi isso mesmo. Tem dificuldade mesmo.
Essa moto é show
Por gentileza, uma dessas sendo usada, até que ano vc compraria?
Pergunto na curiosidade de saber se teve alguma que já teve problema crônico etc...
No vídeo vc diz q a sua é 12/13.
Faria diferença o ano de fabricação?
Sou ligado em motos antigas.
Porém não abro mão da confiabilidade.
Sua indicação??
Parabéns pelo vídeo. Falas a linguagem de motoqueiro 👍
Moacir Lissoni de Campos então, a 12/13 é uma das primeiras se não me engano. A mina do bem de boa enquanto tive.
Ótimas dicas
Moto TOP!!
André Strático parabéns pelo vídeo! gostaria de saber se consumo dela em urbano e em logas viagens (acima de 300km), mas em ambas situações com a metade da carga que tu falou (+500kg!!!). Dá um retorno aí e boas viagens!
cassio daniel boa noite!! Se não me engano era de uns 18km/l, no entanto não tenho mais ela... não sei afirmar qual a média.
@@andrestratico o ideal é ter uma "motinha" 150cc e uma brutona tipo a ST1200!! Porque pra rodar no meio urbano... é osso! vlw boa sorte nas viagens!
cassio daniel já discordo! Kkkk hoje tenho uma GSA1200 e utilizo ela no dia a dia, para tudo, não uso carro. Na minha percepção pagar imposto e seguro para deixar dentro da garagem não vira! Rsrs Gosto e utilizar o bem, fazer ele me servir. Rsrs mas tenho colegas que tem moto menor para andar na cidade... e na real, passo nos corredores como se fosse uma titan! Kkk valeu! Abraço!
@@andrestratico só é meu ponto de vista! kkk eu não faria assim! desgaste maior de peças, de riscos, e outros; ponto de vista meu! kk mas quem pode bancar uma moto para tudo não há nada de errado nisto, muito pelo contrário - o prazer em pilotar uma big de média cilindrada em ambiente urbano vai de cada um! vlw boas viagens!
cassio daniel rsrs realmente é bom pilotar todo dia! Kkkkk abraço!! 👏🏻👏🏻👍🏻
Simplicidade também
Bom dia.
Estou pra pegar uma super 2013 com 100 mil kms, essa será minha primeira supertenere, tenho 1,80 de altura, será que conseguirei me adaptar?
Boa noite! Eu tenho 1,75, andava de boa nela.
TENHO UMA XT 660 !
PENSO EM SUBIR PARA ESTA 1200 CC.
Y A M A H A CAPRICHOU NESTA SUPERE-TENERE !
QUAL O CONSUMO NA CIDADE E BR DE COMBUSTÍVEL ???
VALEUUU !
Não tenho mais ela… não lembro do consumo… mas é motão!
Valeu pelo vídeo
Disponha!
Tenho uma 12 ..2013...está com quase 30.000 kl....com quantos km troco óleo das bengalas????
Osmar Moraes ixi, eu não sei, vendo com 60 mil km e não troquei... rsrs
Obrigado pelo vídeo Andre! Lembra quanto você pagava de seguro?
Artur Assumpção se não me engano aproximadamente R$2.500,00, eu acho.
Problema Crônico dela é não ligar no frio, abaixo de zero da uma pesquisada no Google, varios relatos, to com medo de pegar devido a isso.
jonathan Oliveira da Silva verdade! Esqueci disso. Muito frio é ruim ou nem pega. Bem lembrado.
Essa é a melhor moto do mundo 👏
Fiquei triste que não deram sequencia na produção dela...
Mas também andar com uma marcha leve em baixo giro qualquer moto bate né porta !!
Jose Luiz Fernandes Junior com certeza bate! Mas é uma reclamação recorrente, quer dizer que andam...😂
Meu sonho ,espero realizar um dia
Boa tarde...tem relato dela que quando em temperatura baixa ela tem problema de dar partida ...na sua já aconteceu esse problema..?
Na minha não tive o problema, mas tem esses relatos mesmo. A minha chegou a ficar pesado o motor no frio.
Parabéns pelo vídeo, eu também estou querendo fazer o mesmo up que vc, sair de uma XT660Z para uma XT1200Z, minha dúvida é se uma ST com 57.000km é muito rodada?
Wesley Fernando entendo que não é muito, até porque moto é para andar... 😂 a minha vendi com 60 mil km, estava bala! Pegar e rodar! Lógico que precisa verificar os cuidados com a manutenção da moto.
57.000 é zero ainda. Claro, depende da manutenção preventiva.
boa noite andré o que te fez migrar para gsa? atualmente tnho f800 gs e antes tive tenere 250, então em uma possivel troca para 1200 as duas dividem bem minha opnião.
Leandro Cau, foi uma evolução, no entanto a ciclística da GSA é muito superior, tecnologia nem se compara, a bmw dá de lavada. Hoje penso que se fosse para diminuir cilindrada, eu iria para uma F800.
@@andrestratico entendi, o que eu sofro na f800 é a altura, e mais alta que xt660 que ja tive tbm, acredito que a 1200gs a altura do assento é mais baixo que a f800 sera?
Leandro Cau eu particularmente gosto de moto alta, a gs1200 tem como deixar mais baixa, mas eu gosto dela alta.
olá
tenho 1,68 e tenho uma tenere 250 e um amigo quer fazer negócio com a 1200 dele, tem com rebaixar a moto com kit igual a 250 ou minha altura não consegue montar na 1200?
te pergunto pois ele mora em Teixeira de Freitas e eu em Feira de Santana, ambos na Bahia
Thiago Gama bom dia! Não lembro de ter visto nenhum kit de rebaixar, no entanto tem o banco para rebaixar, ele tem menos espuma... Seria uma opção.
@@andrestratico
ok
vou la na próxima semana dar uma volta e testar, estou muito ansioso, estou encantado com a moto
não sabia desta parte do banco
obrigado
Olá. Tenho 1.63 com carteirinha de idoso. Tem um kit para troca da bieleta. Rebaixa aprox. 03 cm. Dá pra curtir.
Ótimas respostas
antoni batisti se tiver dúvida é só postar! Abraço!
Boa noite André!!! Tenho uma Tenere 660 ABS 2014/2015 e como vc penso em migrar p/ a Super Tenere 1200. O que vc pode me falar em termos de pontos negativos da ST 1200?? Estou na dúvida entre a versão Std e a DX, já ouviu falar de algum problema na suspensão eletrônica da versão DX???
Bom dia Rafael, nunca ouvi falar em problemas na suspensão da DX, mas ela custa em torno de 10 mil a mais, esses dias fiz uma análise e o que muda são uns plásticos a mais, suspensão eletrônica e aquecedor de manopla. Se eu fosse trocar por uma mais nova pegaria a princípio uma ST, pois a suspensão é igual retrovisor elétrico de carro, quando vc usa esse recurso? quando pega a moto para sair de viagem por exemplo, daí vc endurece ela para aguentar o peso, depois não meche mais, só quando chega da viagem, então creio que é mais um item que pode quebrar sem muita serventia. Não estou dizendo que quebra, mas se quebrar ferrou! rsrs Abraços!
Também penso assim André, acaba sendo mais um item p/ quebrar, embora não haja histórico de quebra. Estou preferindo a versão std. Pra mim o que faz realmente a diferença é o cruize control. Gostaria de achar uma 2015 p/ frente com baixa Km, de preferência único dono, sabe de alguma???
Rafael Maruba cruize control acho bem útil! Abraço.
Enquanto isso tou sonhando com a xre300 .....mais tou liso 20 mil ta dificil 😒
Estou olhando pra comprar uma vou comprar 2011 a 2013 os kms estão em torno de 65mil kms compensa ???
Paulo Cesar vendi a minha com 60 mil km. De boa. Difícil ter pouco km... moto para andar né?
@@andrestratico vdd ... Sempre fui apaixonado pela st estou com uma BMW f800gs 2012 estou vendendo pra pegar a st1200😍
Tenho 1.65 será que consigo alcança ?
Pedro bitencourt creio que sim, mas qualquer coisa tem banco mais baixo para comprar.
Está com a moto ainda sobre manutenção km gastos na moto poderia falar
Bom dia!!!
Não estou mais com ela… mas fiquei um ano e rodei uns 30 mil km, foi praticamente só óleo. Manutenção foi tranquila.
Abraço!
Vc disse que levou 500 kg entre passageiros e bagagem ? Vc sabe o limite estabelecido pelo manual?
Baddy Mitre 500 total, com a moto. Mas não sei como está no manual não... já não tenho mais ela.
meu sonho e uma dessa slk
Blza André! Só ouço elogios sobre as muitas qualidades da ST 1200 e estou decidido em comprar uma. Tem um aspecto que apesar de ser pouco relevante pra mim, despertou a minha curiosidade: Sobre a dificuldade da ST 1200 dar partida em regiões de clima muito frio. Esse problema persiste em todos os modelos? Como resolver isso?
Rafael Costa Leite não tive esse problema... Será carga da bateria?
André Stratico ... Acredito que não. Ouvi alguns testemunhos em fóruns especializados e tbm de um amigo que sofreu com esse problema. Mas parece que nem todos passaram por isso. Obrigado pelas dicas. Essa moto é incrível, em breve vou adquirir a minha.
por favor amigo,me tire uma dúvida,estou trocando de moto por uma xt 1200z super tenere DX 2017 e o atual dono falou que ele não tem suspensão elétrica ,diz que só a 2018 tem.
Escola Jayme Castro Montenegro bom dia! Segundo esse site www.google.com.br/amp/s/infomoto.blogosfera.uol.com.br/uol_amp/2017/08/13/yamaha-super-tenere-sente-o-peso-da-idade-mas-ainda-e-uma-boa-aventureira/ a DX foi apresentada em 2015 com suspensão eletrônica, então parece que essa aí é a STANDARD... Pede uma foto do documento, será que não consta? Abraço.
Acompanhe o meu raciocínio, a ST-1200 (a Triumph 1200 tbm) é uma motocicleta de motor transversal, pois não?, a roda traseira gira no eixo também no sentido transversal (aliás, todas as motocicletas, veículos em geral) pois não?, mas o cardã dela (todos os cardãs) gira no sentido longitudinal, não é??, então pense, como é que se faz para converter os giros do motor (transversal) para o sentido longitudinal (do cardã) e depois voltar para o sentido transversal no eixo traseiro??. Usando DOIS diferenciais, não é??, um junto ao motor (onde seria o lugar do pinhão, em motos de corrente) e outro na ponta posterior do cardã junto à roda traseira, até ai tudo bem??. Então vamos lá, vc sabia que todos diferenciais (todos eles, em carros, caminhões, ônibus, helicópteros,.....e etc), que são soluções mecânicas (pinhão e cremalheira) desenvolvidas para "torcer", "virar", um sistema mecânico de transmissão de giros (e de torque) em 90º (de transversais para longitudinais, e vice-versa) "tomam", "roubam" (por uma questão física/mecânica) 15% da força original vinda dos motores??. Daí que, nas motocicletas de motores transversais, e que adotam a transmissão de eixo cardã é necessária, obrigatoriamente, a adoção de DOIS diferenciais, o que implica que a perda total da força e do torque dos motores dessas motos cheguem na roda traseira (na roda de tração, que é onde interessa que a força e torque do motor chegue) até 30% menor comparado com as motos que adotam a corrente como transmissão final (visto que em motos de corrente tudo gira no mesmo sentido transversal, motor, câmbio e roda) que motos que NÃO USAM DIFERENCIAIS (daí que os carros modernos hoje, a maioria, principalmente os menos potentes, adotam motores dianteiros também dispostos na posição transversal para eliminar essa "curva" de 90º que os diferenciais fazem (mas que "cobram" 15% da força/torque da força/torque produzida pelo motor para fazerem isso). Nas motocicletas de motores longitudinais (BMW-1200/1250, Triumph Rockt III, Honda Gold WIng e outras, por ex.) que tbm adotam a transmissão final por eixo cardã, a exigência é de apenas UM diferencial (junto à roda traseira) visto que não é necessária adoção de um diferencial junto ao motor (que já gira no sentido longitudinal, não é mesmo?), então nessas motocicletas (de UM diferencial) a perda da força/torque originária do motor é a metade daquela que as motocicletas que usam DOIS diferenciais. Daí que, para compensar essa força/torque que os DOIS diferenciais "roubam", tomam" para si (nessas motos que tem DOIS diferencias, a ST-1200 e a Triumph 1200, entre outras) os motores dessas motos são super dimensionados para compensar o que se perde de força e de torque (dos DOIS diferenciais) até que estes cheguem à roda traseira (que é onde importa). Isso implica que sejam motos de motores pesados e que consomem muito, entre outros inconvenientes, que deixarei para explicar em outra ocasião, acho que já escrevi demais por ora.
Interessante o texto, mas mesmo assim, ainda sobram potencia nessas motos né? Pois não são de performance. Minha opinião.. rsrs Abraço.
@@andrestratico Sobra força às custas de muito consumo e acréscimo de peso para compensar a perda de potência que DOIS diferenciais impõem em motos de motores transversais que adotam cardã para transmissão final. Outra coisa, que pra mim é o ponto mais desfavorável, é que nas arrancadas quando a moto está parada, e na retomada de aceleração (em ultrapassagens, por ex.) essa perda de 30% da potência que 2 diferencias impõe em uma moto é bastante sentida pelo piloto. Quer experimentar vc mesmo o que é isso?, é só vc pegar uma moto de dois diferencias (motos de motores transversais que usam cardã), levantar a roda de trás dessa moto em um macaco e girar essa roda com mão que vc sentirá como esse giro é pesado e dificil (parece que a roda tá freiada), aliás, essa é a mesma sensação em motos que usam correia, como nss Harleys. Mas, no caso das correias, o que causa essa dificuldade de girar a roda traseira é a enorme tensão que a correia tem que suportar para não patinar nas acelerações.
Só pra ilustrar melhor o meu comentário: quando é preciso dar tranco para uma moto de corrente pegar o giro que passa da roda traseira para fazer girar o motor é fácil, pois tudo gira no mesmo sentido. No caso de uma moto de dois cardãs não dá pra dar tranco, a roda de trás não consegue superar essa sobrecarga de esforço que os dois diferenciais impõe ao movimento até que ele chegue ao motor, entende?, a roda freia e não consegue transmitir o giro da roda traseira tendo que passar por 2 diferencias antes. Na transmissão de força do motor para a roda (quando em movimento) esse é o mesmo esforço que o motor tem que compensar para a força chegue â roda traseira, daí o que eu disse no primeiro comentário: essas são motos beberronas e pesadas. É tudo uma questão de fisica/mecânica, algio nem tão difícil de entender pra quem já tem alguma experiência em fisica/mecânica.
É um trator, super máquina.
parabéns... me vendeu uma Super! kkk ... gostei dos baus (bauletos)... quais são?
Müller Silva nessa eu utilizava o givi outback laterais e atrás outro givi que não sei qual é, o traseiro estou utilizando na minha GS 1200
Müller Silva obrigado pela resposta! Curte e compartilha!! Abraço!!
@@andrestratico show os baús... acabei de pegar a ST 1200... não gostei dos baus que vieram, mas como o preço estava ótimo, aproveitei.
@@andrestratico , uai você trocou a Super Teneré pela BMW GS 1200? ou entendi errado?
VINICIUS TEIXEIRA isso mesmo!
Quando que vc paga no imposto anual dela ipva seguro obrigatório essas coisas
james machado tudo bom? Rapaz, nem sei... Rsrs agora estou com uma GSA1200... Mas também nem sei ainda... Seguro obrigatório creio que é padrão... Ipva precisa verificar a porcentagem de cada estado. Abraço!!
André quantoa litros tem bau lateral dessa moto.
Mohamed tnd se não me engano eram 40. Mas não tenho certeza.
@@andrestratico muito obrigado
Já estou na segunda st não tenho que reclama r de nada
Claro que têm defeito crônico. O modulo ABS da pau
E as Bobinaas Tmb
Assim com tem dificuldade de ligar em baixas têmperaturas
Ta dificil achar algum video d ST bom 😩
Verdade, tem alguns problemas, na minha não apresentou nenhum desses enquanto tive ela…
Não sabia desse problema de bobina, abs…
Estou na dúvida entre ela e a Tiger 1200. A GS já descartei por ser uma moto imprevisível, sei que a Tiger também apresenta algumas coisas mas nada tão sério. O que você tem dizer comparando com a Tiger 1200?
Fábio Vieira, tenho uma Tiger 1200 XCX, amigo, você disse que apresenta algumas coisas, sim apresenta: tudo de bom, melhor que tenere e gs 1200, a minha está com quase 7.000 km, faço trechos de 300 km sem abastecer, já cheguei a rodar em um dia 1.300 km, já tive BMW 1200, varadero, vstrom 1000..., nada se compara a tiger explorer 1200, pena que não tive uma super tenere, mas pela venda que observo mês a mês na fenabrave.org.br, a Tiger Explorer é o melhor custo benefício em relação à comércio, pois a tenere 1200 nem aparece entre as 10 bigtrails mais vendidas, há anos.
Bom dia Fabio, hoje se eu fosse trocar pegaria outra Super Tenere mais nova... Fiz algumas comparações, a BMW eu tenho até arrepio de pensar, pois se quebrar tá ferrado... A Tiger 1200 li relatos de estragar a embreagem com 7000km, outra coisa, ainda não fiz test ride na Explorer, mas se vc tiver a oportunidade, faça, mas vai de bermuda... fica no transito até ela ligar a ventoinha... falo isso pq na Tenere 660 que eu tinha não conseguia andar de bermuda (o correto é andar de calça pela proteção) esquentava muito, se na perna esquenta, mesmo de calça vc vai sentir incomodo. Já na ST1200 andei de bermuda para testar, pode andar tranquilo no transito, com ventoinha ligada que não esquenta, devido a posição do radiador. A ST1200 não tem tanta tecnologia embarcada como essas citadas, mas na minha opinião é uma moto confiável. Outra coisa, o cardam da Tiger é parecido com o da BMW, será que vai agüentar? Um colega estava reclamando da quentura da Tiger 800, creio que a 1200 esquenta muito tb... A Tiger Explorer regula a bolha no botão, precisamos disso mesmo? Mais uma coisa para quebrar... rsrsrs, espero ter adicionado pontos para se pensar na compra. Não sou contra a Tiger, no entanto neste momento eu trocaria a minha por outra ST1200.
A Tenere não aparece entre as mais vendidas, pq, no Brasil, o consumidor compra pelo status social e não pela qualidade! Quantas pessoas colocaram um "kit luxo" no seu carro com rodas e alguns adesivos e deixaram de lado o ABS, enquanto ainda não era obrigado por lei!
Sou motociclista à 19 anos e vi nos últimos anos a entrada de "luxo" como fundamento para qualidade! Erro! Uma moto para longas viagens on/off, pede menos para ser mais e nisso, a Super é especialista!
Tenho uma XL 1000V Varadero, para os coxinhas de plantão: "moto velha!" "Honda!? A nem!" rsrsrsrs Uma das Big Trail´s mais confiáveis já fabricadas pelo mundo! Se pegar uma KTM 1190 ou 1290 Adventure, vende infinitamente menos que as marcas de "luxo!"
O mercado consumidor brasileiro é baseado em questões de consumo que se atrelam mais ao status que a necessidade de uso ou racionalidade do que o uso irá exigir!
Amigo Fábio Vieira, todas essas motos são excelentes! Cada uma em suas particularidades!
André Stratico concordo, o kit de luxo deixo para os que "acham" que precisam, a st1200 é uma moto robusta e só trocaria por uma mais nova e não por outra big de outra marca.
Leandro De Castro Muniz Castro a xl100 foi uma moto sensacional mesmo , pena que a Honda tirou do mercado ... As KTM tem uma fama (conhecidos que moram fora do Brasil que me falaram) de andar com o cartãozinho do reboque (calafrios), então contínuo ainda com as motos que não precisam de tanta tecnologia ...
Com quantos KM vc trocou o óleo das bengaladas? A minha ST esta com 20mil.
Francisco F não troquei o oleo das bengalas
Amigo, com quantos km se troca as velas?
Cassius Clay Macedo Macedo bom dia! Não me lembro, já não estou mais com ela, interessante verificar no manual. Abraço!
Vc chegou a considerar a possibilidade de colocar Militec no cardã?
wagner roim nem pensei nisso...
@@andrestratico pode ser uma boa
wagner roim mas acho que não esquenta tanto para ativar o militec... E como troco a cada 20 mil km...
Acha q uma ST roda quatos mil km sem começar dá dor d cabeça
FK_ motoaventura vendi a minha com 60 mil km e estava tranquila... mas creio que com manutenção vai muito além dos 100 mil km...
Pode até tropeçar, mas não quebrar. Já as concorrentes...
to tendo a oportunidade de trocar a tenere 660 pela 1200. ambas do mesmo ano 12/13 ... a 1200 esta menos rodada. Voce acha que o custo de manutencao da 1200 é MUITO maior? ou passa despercebido?
Gob1zilla que legal! Fiz a mesma evolução na época! A manutenção aumenta um pouco sim, mas a troca de óleo é quase igual, mas o filtro da 1200 custava R$60,00 aqui na concessionária e são 4 litros de óleo, um item bem diferente de preço são os pneus, no par de Anakee3 vai gastar uns R$1300,00 no mercado livre. Mas é outra tocada! Muito mais conforto e motor! Consumo muda um pouco tb! Mas faz parte!
A xt 1200 só tem uma cruzeta no cardã e o sistema é mais simples. A balanca é dupla e o eixo do cardã passa por dentro. Resumindo, super reforçado.
Verdade! É mais robusto
Amigo a moto e ótima ,mas tem um probleminha crônico de ABS , vc já teve
Rogerio Carvalho não tive nenhum.
Vc já teve q abrir o cardan da sua moto?
Tive ela por um ano. Não precisei abrir.
Bom dia, tenho 1,65 de altura, da p andar de na tenere 1200
E aí! Tudo joia?
Creio que dá sim, vai ficar meio mas pontas do pé, mas dá rsrs
Abraço!!
Oi boa noite vc já vendeu a Ténéré 660, vc não fez nem um vídeo fazendo a troca das motos?
Vixi, nem fiz... só coloquei um video sobre a primeira opinião da moto... vlw!
A super Ténéré 750 da problema no quadro a minha quebrou os 2 lados e fraco
O que vc acha para o uso no dia a dia?
Bom dia Cristiano, eu utilizo no dia a dia, pois vou trabalhar com ela todo dia, não me dificulta em nada para este uso, pois acostumei, no transito pesado eu passo pelos corredores como se fosse uma titan... rsrs olha o video th-cam.com/video/NUBKQr8TIsA/w-d-xo.html
Tenho 1,70 de altura, vc acha que terei dificuldade para andar no dia-a-dia?