Que legal essa frase, explica muita coisa na nossa sociedade... tipo tem gente desnorteada que está encontrando seus novos caminhos, e tem aquelas pessoas que estão desnorteadas e se agarram aos velhos dogmas e conceitos porque têm medo,,,esses mesmos aí que bem...vcs sabem quem são..
@@viniciuscilla lembrando que uma branca com um pano na cabeça pode estar usando esse artefato por ter câncer e não por “apropriação cultural”. Como naquele episódio lamentável em que duas negras obrigaram uma branca com câncer a tirar o pano da cabeça por julgarem ser apropriação cultural...foda né?!?!
Que video FAN-TAS-TI-CO. E uma ótima observação. O Preto quando é protagonista sempre tem que explicar o porque de ser bem sucedido, enquanto o Branco pode apenas ser !
@@lucianaleonardo7973 Históricamente na cabeça de um Branco que assiste uma novela, filme ou qualquer tipo de drama jamais vai entender que um preto poderia ser apenas filho de um rei por exemplo e ter nascido rico. É uma narrativa NUNCA explorada pela dramaturgia. Então a questão não é, Explica se quiser, Explica-se pq parece ser uma Utopia. e ABSOLUTAMENTE todo preto protaganista precisa ter uma história de dor, sofrimento e superacao antes de simplesmente aparecer rico em horário nobre. É disso que se trata !
@@Sobreatati Basta ? Então porque nosos filhos, irmãos pais PRETOS tem de andar com documento, carteira de trabalho, nota fiscal de um relógio caro, se não existe a necessidade de explicar quem sou ? Na filosofia sua frase é poética, mas no cotidiano PRETO ela ainda é fantasiosa ! E que a gente siga lutando por nossos lugares no topo, e talvez um dia deixemos de explicar o porque de nossos lugares.
O filme Black Panther foi o melhor presente que tivemos nos ultimos anos. O film nos ajuda a identicar-mos com o heroi negro, com um paiz desenvolvido, agente saiu do cinema orgulhoso de ser negro. Meu filho de 12 anos conseguiu captar um monte de informacoes motivadoras. Sao iniciativas assim que nos ajudam. conseguiu
Parabéns Katiuscia e Emicida por transmitirem seus conhecimentos para os afrobrasileiros que não têm oportunidades de serem participantes de emitir suas realidades na mídia. Gileno Ferreira Cardoso estudante de Sociologia e futuramente de Filosofia Africanas. Salvador Bahia.
Nossa aprendi muito, esses dia descobrir que quem fez a faixada do mosteiro de São Bento, foi um negro e q o maior geólogo do Brasil também é negro so fiquei sabendo pela mídia nunca ouvi na escola.
Grande Geógrafo Milton Santos!! Ele foi quem definiu conceitos importantíssimos como o conhecido de "Espaço Geográfico", onde tudo o que existe, ou seja, as relações sociais, a consciência, economia, leis, política - que são imateriais - estão conectadas e em constante dialética entre si e também com o material - que é o construído pela humanidade, as cidades, as tecnologias, o espaço físico em si e suas estruturas. Sendo que esse Espaço Geográfico é feito destas estruturas imateriais e materiais, que estão em constante dialética, se sobrepondo, resistindo, destruindo, e construindo o novo, etc.... e assim a "Totalidade" (outro conceito dele) do "Espaço Geográfico" existe através do espaço/tempo e é RESULTADO de todos os processos que antecederam à este momento do espaço / tempo!!! Eu amo Milton Santos, ele é genial!!!
3 ปีที่แล้ว +9
Assim como só depois dos anos 2000 é que o escritor Machado de Assis também foi reconhecido - e hoje mais abertamente falado - que também é um escritor negro.
@ O fato de machado de Assis ser negro não pode ser mais relevante que o fato dele ser um grande escritor. Ele é um escritor que por acaso é negro. Isso não adiciona ou diminui nada. O que acontece hoje é que o que devia ser valorizado e relevante não é, e as pessoas mais ineptas querem levantar atenção para coisas que não são importantes.
3 ปีที่แล้ว
@@saintpinewood562 obrigado pela sua opinião. E pra ser honesto, concordo com tudo o que disseste. Mas acontece que ainda não estamos preparados para isso. Levantar a bandeira "um escritor negro", "um escritor homossexual" "uma escritora negra" ou "uma escritora trans",por exemplo, é abrir o leque da representatividade; e isso é importante, não só para a pessoa destacada em si, mas também para outras pessoas na mesma condição se espelharem e se inspirarem. Na época em que eu Machado era vivo, ele era valorizado por ser um escritor e nunca mencionado ser negro. E isso não era para "levantar a atenção para outros assuntos", mas sim para não inspirar outros negros, e nem provocar "os costumes daquela sociedade" (o que fazemos até hoje, infelizmente).
@@marcosffontes ele falou antes. Ou seja reinos, movimentoa migratorios, relacoes com os arabes, estruturas sociais em diferentes partes do continente....
Emicida hoje deu show ea professora tb....e oo Fábio Porchat por saber ouvir, juntar essas pessoas maravilhosas com elegância.... , os Racionais do Bosco foi a cereja do Bolo....👏👏👏👏👏
Debate incrível! E que inclusive pode ser ramificado para muitos outros grupos, como as pessoas com deficiência física (PCD) que também só possuem uma narrativa nas mídias. Obrigada pela rica conversa!
" eu conheci esse Samba na voz do Mourão" essa sacada Foi incrível! Eu amo minha inteligir com a inteligência de vocês! Obrigada por esse papo inteligente! Só acrescenta...
🇦🇴Katiuscia,muito forte a discrição da condicione do negro no Brasil 😲😭Estou chocada não vazia ideia até este ponto. 🙌🏼🙌🏼🙌🏼força 👊🏼é muito importante mais programas desse tipo tipo 👏🏼👏🏼👏🏼 Força Brasil!🙌🏼
Mano do céu, quando ela falou epistemicídio eu fiquei boiando, daí vem o Emicida e me explica como algo tão trivial. Obrigado por existirem prof.ª Katiúscia Ribeiro e Emicida.
Nossa.... tenho 38anos e só nos últimos meses tenho me aprofundado em conteúdos com tanta qualidade como esses. Inacreditável a transformação que está sendo tanto na minha vida quanto nas pessoas em minha volta. É um misto de vergonha com orgulho que não sem nem definir, só sei que não paro mais.
Florestan Fernandes, na academia, foi contra a ideia de mestiçagem cordial depois do Gilberto Freire. Mas como a educação e a cultura no nosso país não são valorizados, as coisas ficam mais difíceis de serem reparadas, reconhecidas.
Muito bom esse vídeo que nos mostra que o povo negro é a história do mundo e tudo que criaram. Toda a riqueza do mundo tem o povo negro ali trabalhando, criando e constrindo cidades e o mundo.
Muito interessante e impactante a conversa. Só um adendo, sou professora e hoje falamos sim sobre a história do negro antes dessa vergonha que foi a escravidão. Procuro deixar bem claro para as crianças que os escravizados enquanto em suas terras, tinham uma vida em sociedade, reis, nobres, com tecnologias avançadas em metalurgia, mineração e etc. Hoje consigo falar claramente sobre a vida cultural dos africanos escravizados antes dessa violência vergonhosa.
Precisamos urgentemente de um programa coletivo de letramento racial que contemple todas as idades. A pauta é urgente e inadiável! Katiuscia é preciosa demais! Que sorte a nossa!
Não esqueço um episódio de chegadas e partidas que Astrid encontrou o tataraneto de zumbi. E ele disse que o que está nos livros não é real. Pra mim foi ótimo
A Katiuscia Ribeiro cada vez que abre a boca é uma aula, parece que a gente tem que ouvir ela e daí ficar reflexiva reavaliando toda a nossa vida... máximo respeito
Eu tenho 25 aninhos. Qdo era criança vi Porchat pela primeira vez no Jô, adolescente vi o Emicida no Fantástico (se n me engano) em batalha de rima e "jovem-adulto" assisti aula c a Katiúscia na UFRJ. Foi sensacional escutar esse papo, em muitos sentidos!
Que maravilha ouvir a Doutora Katiuscia. Que nós estejamos cada vez mais desnorteados para seguirmos outros caminhos e aprendermos as tantas outras possibilidades e não simplesmente aceitar as posições que nos são expostas.
Vou falar algo aqui, que muitos vão me criticar, mas é o que eu vejo e seria muita hipocrisia da minha parte de ver matéria e não falar nada. Esses homens que defende tanto a cultura do povo preto, os pobre e tals, fala do povo negro como se nossaaaaaa!!! Mas na hora de casar, eles se casam com mulheres brancas, até mesmo os homens negros que não defende sua cultura, mas quando fica famoso e rico, eles casam com uma mulher branca. Cadê que eles casam com uma mulher preta e pobre que ele conhecia antes da fama?? Não vejo isso acontecer, e ai quando o cara enriquesse ele NUNCA vai lembrar daquele antigo amor, ele vai querer uma mulher nova, branca e por ai vai. A mulher da maioria desses homens são brancas, vai dizer que é amor? Que o amor não escolhe cor de pele? Pra cima de mim?? Não da né. Mulher atual do Emicida? Branca, Mulher do Projota? Branca, Mulher do Rael? Branca, Mulheres dos Jogadores Negros Famosos do Futebol ? Brancas, Ex do Thiaguinho ? Branca, Nego do Borel? Branca. Ou seja, na hora de realmente andar de mãos dadas com uma mulher preta, eles não andam. Mas adoraaaaaaaaa falar do povo, da escravidão, disso, daquilo. Ah me poupe, hipocrisia demais. Mano brown? O único que até hoje estar com a Preta dele ( Esse eu admiro de coração ). Só um pensamento tá? Lembrando que eu sou fã dos trabalhos do Emicida, Projota e Rael, porém eu precisava falar sobre isso, sei que vão me criticar pelo meu ponto de vista, mas acho que nós mulheres negras, estamos esperando esses homens negros se posicionar na hora de se relacionar. Affs!!!
Os negros,não enxergam as negras como dignas de casar. Gosto é construção social,seja lá que gosto for. Se a mulher negra está na base da pirâmide,ninguém nos quer,além do sexo. É necessário desconstruir isso. Porque quando casamos com gringos,somos severamente criticadas.
Temos que falar mesmo! Eu trabalhava em uma loja muito famosa de roupas para surfistas, um belo dia entrou uma mulher muito chic e Puxou o meu cabelo, que era cacheado! Lindo! Até a cintura. Eu Tomei um susto! E ela disse: É de verdade? Eu: Sim! Ela:Nossa é tão difícil encontrar uma pessoa da sua cor com um cabelo tão bonito! E fazendo resto com o berço. Foi Muito difícil pra mim, mas continue atendendo como se nada to esse acontecido.
A primeira vez q vi a professora katiúscia falando de filosofia africana eu fiquei [gif minds blowing]. Foi muito transformador. Eu a agradeço pela generosidade em nós ensinar tanto.
Ótimo papo, tenho aulas de História do Brasil com Prof. Lindener Preto NO. ICL e ele diz que nas Escolas , nossa história deveria ser contada a partir da AFRICA. Ele o fez. Satisfeitíssima.
PARABÉNS, MINHA MENINA, EMICIDA TAMBÉM KATI MINHA RUSSA NEGRA, LINDA, ADOREI O SUPREMISSÍDIO. SOU UM BRANCO DE ALMA NEGRA NESTE ASSASSINICÍDIO RÁCIONAL SOU DOS RACIONAIS E A GENTE NÃO SOMOS JEITO QUELÓIDE SOMOS E TAMBÉM REIS E RAINHAS FUI TOCADO POR ESTE AMOR NEGRO HUMANIZANTE, BRANCAMENTE DEZUMANIZADA É A BRANCANALHIZAÇÃO AMEI VOS DE VITORIA ES
Gente, adoro o papo de segunda! Midi no exterior com nenhum contato a outros brasileiros. TH-cam é o que me mantém fluente na minha Brasileiridade, e que maravilha é ver a partir de vocês, do meteoro do Greg News, que assim como eu, o país no qual nasci e fui criado também se desenvolve. Esses conteúdos me significam muito!
Criada em um interior em meio a muita miséria e muiiito racismo eu como criança não entendia o porquê de tanto ódio por parte dos meus professores e colegas,apanhava muito tanto na escola pelos colegas ,quanto em casa pela minha mãe. As vezes eu pensava que realmente eu era culpada por alguma coisa que tinha feito atntes mesmo antes de nascer. Só hoje vendo e ouvindo estes vídeos eu entendo o porquê de tanto ódio.
Achei a entrevista muito boa e sem extremismo. Aprendi muito com vocês. Parabéns à todos pelo excelente trabalho. Obrigado por abrir mais a mente Em especial ao Emicida, sou fã
Caramba, como é q a gente não percebia estas coisas qdo estava na escola! É, literalmente, uma história muito mal-contada... Muito agradecida pela aula :-)
Nosso grupo de teatro apresentou uma peça pra comemorar os 2000 anos do Brasil. Chama "A Carta" Começa com um indio observando a Natureza na paz. De repente entra Caminha escrevendo uma carta endereçada ao Rei de Portugal, dizendo das riquezas da terra conquistada... Aí chegam os negros nos navios... Os holofotes viravam pra platéia. Entrava Cabral estourando bexigas negras, que iam subindo, subindo, as que escapavam e Cabral parava e dizia: Ué eles tem alma? E depois daí a venda do pau Brasil, E tudo o que se escondeu sobre a escravidão. Apresentamos no Mapa Cultural Paulista e ganhamos vários prêmios. Foi um feito maravilhoso, feito com muita garra e de uma lucidez incrível. Diretores, Sérgio Kahir e Sérgio Costa. Maravilhosos. Apresentação Grupo Já de Teatro. Jaguariuna Sp
Racismo é um tema que odeio abordar e ouvir a respeito pois sempre é pautado de forma rasa e repetitiva, mas esse diálogo foi tão produtivo e profundo amei.
Verdade. Fui a um evento do dia da mulher, que uma mulher negra foi convidada para dar seu depoimento como uma mulher que enfrentava dupla jornada, como mae e professora. E ela agradeceu imensamente por ter sido chamada num evento que não era pra falar dela como "mulher negra " na sociedade. Mas apenas como mulher.
Te amo, Emicida! Estou assistindo vídeos e um sobre pais, você fala das exigências em cima de nós. Eu usando eu entendi o que fazia para ser a melhor em qualquer coisa que faça o como isso me desgasta, mas não consigo mudar, quero e sou q primeira em tudo 😔
Meu filho tinha 4 anos e chegou da escola e foi direto pro banho, esfregava o corpo com muita força. Então fiquei assustada e perguntei o que foi filho? Ele responded chovendo! Meus colegas da escola não querem brincar comigo Porq eu falaram que minha cor é sujeira.
Eu passei por isso também, minha infância na escola me destruiu por dentro. Não deixe de cuidar do emocional do seu filho, mostre a ele filmes onde os negros sejam protagonistas e reforce a autoestima dele. Ele vai precisar de todo o apoio e carinho que você puder dar a ele.
Eu quando era pequeno falaram que aprendi a andar com 2 meses porque era tão feio que ninguém pegava no colo, eu respondi com 6 meses já comia a mãe de vocês, saímos na porra e depois viramos amigos.
Depende , de ´´quem`` esteja discutindo e do ´´grau`` de esclarecimento e pesquisa , dos envolvidos na discussão , sem doutrinação , sem tendenciosidade , sem a influencias de quem busca o poder político fingindo se preocupar com movimentos sociais étnicos e raciais . Na discussão acima , esta garota é completamente influenciada por ideias de partidos de esquerda e tendenciosa , o outro , EMICIDA beira o analfabetismo .
"Que bom que tu tá desnorteado"
Que fala extraordinária! Que orgulho de ouvir uma mulher tão sabia e inteligente! Obrigada doutora.
Que legal essa frase, explica muita coisa na nossa sociedade... tipo tem gente desnorteada que está encontrando seus novos caminhos, e tem aquelas pessoas que estão desnorteadas e se agarram aos velhos dogmas e conceitos porque têm medo,,,esses mesmos aí que bem...vcs sabem quem são..
duvido que se um branco se interessa-se por filosofia africana ele não seria linchado pelos negros, é apropriação cultural, eles diriam.
@@viniciuscilla lembrando que uma branca com um pano na cabeça pode estar usando esse artefato por ter câncer e não por “apropriação cultural”. Como naquele episódio lamentável em que duas negras obrigaram uma branca com câncer a tirar o pano da cabeça por julgarem ser apropriação cultural...foda né?!?!
@@LT-1987 E os cabelos amarelos dos negros??? É apropriação indébita???
Mimimi da poraaaa!
@@viniciuscillaNa verdade os brancos sabem mais da nossa história, cultura, objetos de fetiches, música e arte, que o nosso próprio povo.😉😂
Que video FAN-TAS-TI-CO.
E uma ótima observação. O Preto quando é protagonista sempre tem que explicar o porque de ser bem sucedido, enquanto o Branco pode apenas ser !
@@fatimateixeira6262 gostou do vídeo em fatiima????
Mas tem que explicar porquê? Explica se quiser explicar
Não existe a menor necessidade de explicar quem sou. Sou e isso basta 😉
@@lucianaleonardo7973 Históricamente na cabeça de um Branco que assiste uma novela, filme ou qualquer tipo de drama jamais vai entender que um preto poderia ser apenas filho de um rei por exemplo e ter nascido rico. É uma narrativa NUNCA explorada pela dramaturgia. Então a questão não é, Explica se quiser, Explica-se pq parece ser uma Utopia. e ABSOLUTAMENTE todo preto protaganista precisa ter uma história de dor, sofrimento e superacao antes de simplesmente aparecer rico em horário nobre. É disso que se trata !
@@Sobreatati Basta ? Então porque nosos filhos, irmãos pais PRETOS tem de andar com documento, carteira de trabalho, nota fiscal de um relógio caro, se não existe a necessidade de explicar quem sou ?
Na filosofia sua frase é poética, mas no cotidiano PRETO ela ainda é fantasiosa !
E que a gente siga lutando por nossos lugares no topo, e talvez um dia deixemos de explicar o porque de nossos lugares.
Katiuscia e Emicida juntos isso é poder, nosso destino é a vitoria.
@@fatimateixeira6262 é o que vc está fazendo aqui " raça pura"????
@@elisangelasilva6620 ¹
11q1¹
O filme Black Panther foi o melhor presente que tivemos nos ultimos anos. O film nos ajuda a identicar-mos com o heroi negro, com
um paiz desenvolvido, agente saiu do cinema orgulhoso de ser negro. Meu filho de 12 anos conseguiu captar um monte de
informacoes motivadoras. Sao iniciativas assim que nos ajudam.
conseguiu
Parabéns Katiuscia e Emicida por transmitirem seus conhecimentos para os afrobrasileiros que não têm oportunidades de serem participantes de emitir suas realidades na mídia.
Gileno Ferreira Cardoso estudante de Sociologia e futuramente de Filosofia Africanas.
Salvador Bahia.
Nossa aprendi muito, esses dia descobrir que quem fez a faixada do mosteiro de São Bento, foi um negro e q o maior geólogo do Brasil também é negro so fiquei sabendo pela mídia nunca ouvi na escola.
Grande Geógrafo Milton Santos!! Ele foi quem definiu conceitos importantíssimos como o conhecido de "Espaço Geográfico", onde tudo o que existe, ou seja, as relações sociais, a consciência, economia, leis, política - que são imateriais - estão conectadas e em constante dialética entre si e também com o material - que é o construído pela humanidade, as cidades, as tecnologias, o espaço físico em si e suas estruturas. Sendo que esse Espaço Geográfico é feito destas estruturas imateriais e materiais, que estão em constante dialética, se sobrepondo, resistindo, destruindo, e construindo o novo, etc.... e assim a "Totalidade" (outro conceito dele) do "Espaço Geográfico" existe através do espaço/tempo e é RESULTADO de todos os processos que antecederam à este momento do espaço / tempo!!! Eu amo Milton Santos, ele é genial!!!
Assim como só depois dos anos 2000 é que o escritor Machado de Assis também foi reconhecido - e hoje mais abertamente falado - que também é um escritor negro.
Nossa que fantástico, que raro heim uau ... vocês mesmos subestimam a própria raça
@ O fato de machado de Assis ser negro não pode ser mais relevante que o fato dele ser um grande escritor. Ele é um escritor que por acaso é negro. Isso não adiciona ou diminui nada. O que acontece hoje é que o que devia ser valorizado e relevante não é, e as pessoas mais ineptas querem levantar atenção para coisas que não são importantes.
@@saintpinewood562 obrigado pela sua opinião.
E pra ser honesto, concordo com tudo o que disseste. Mas acontece que ainda não estamos preparados para isso. Levantar a bandeira "um escritor negro", "um escritor homossexual" "uma escritora negra" ou "uma escritora trans",por exemplo, é abrir o leque da representatividade; e isso é importante, não só para a pessoa destacada em si, mas também para outras pessoas na mesma condição se espelharem e se inspirarem.
Na época em que eu Machado era vivo, ele era valorizado por ser um escritor e nunca mencionado ser negro. E isso não era para "levantar a atenção para outros assuntos", mas sim para não inspirar outros negros, e nem provocar "os costumes daquela sociedade" (o que fazemos até hoje, infelizmente).
Katiucia, como sempre, mil passos a frente ❤ desnorteadíssima
Façam um programa sobre a história da África antes da escravidão.
Difícil de fazer tem escravidão na África até hoje
@@marcosffontes ele falou antes. Ou seja reinos, movimentoa migratorios, relacoes com os arabes, estruturas sociais em diferentes partes do continente....
Tem umas aulas bem legais no se liga nessa história
INTERESSANTES TBE..DA AFRICA ATUAL!😏😏😏
@@TheWeatherFront Verdade e todo cuidado com a vírgula é pouco. Bem observado.
"Achar que essas mazelas me definem é o pior dos crimes, é dar o troféu pro nosso algoz e fazer nós sumir"
Emicida hoje deu show ea professora tb....e oo Fábio Porchat por saber ouvir, juntar essas pessoas maravilhosas com elegância.... , os Racionais do Bosco foi a cereja do Bolo....👏👏👏👏👏
Debate incrível! E que inclusive pode ser ramificado para muitos outros grupos, como as pessoas com deficiência física (PCD) que também só possuem uma narrativa nas mídias. Obrigada pela rica conversa!
Narrativa tb sobre CONTROLE NATALIDADE, levar a reflexão. Oportunizar meios CONTRA-SECPETIVEL , tb pelo SUS.
" eu conheci esse Samba na voz do Mourão" essa sacada Foi incrível! Eu amo minha inteligir com a inteligência de vocês! Obrigada por esse papo inteligente! Só acrescenta...
Muito bom impactante o programa Papo de Segunda de ontem. Muito obrigada Professora Katiuscia Ribeiro muito obrigada.
🇦🇴Katiuscia,muito forte a discrição da condicione do negro no Brasil 😲😭Estou chocada não vazia ideia até este ponto. 🙌🏼🙌🏼🙌🏼força 👊🏼é muito importante mais programas desse tipo tipo 👏🏼👏🏼👏🏼 Força Brasil!🙌🏼
Mano do céu, quando ela falou epistemicídio eu fiquei boiando, daí vem o Emicida e me explica como algo tão trivial.
Obrigado por existirem prof.ª Katiúscia Ribeiro e Emicida.
Tb nunca tinha ouvido esse termo!
Que espetáculo de debate, que mulher é essa... todos falando com muita propriedade
Nossa.... tenho 38anos e só nos últimos meses tenho me aprofundado em conteúdos com tanta qualidade como esses. Inacreditável a transformação que está sendo tanto na minha vida quanto nas pessoas em minha volta. É um misto de vergonha com orgulho que não sem nem definir, só sei que não paro mais.
Florestan Fernandes, na academia, foi contra a ideia de mestiçagem cordial depois do Gilberto Freire. Mas como a educação e a cultura no nosso país não são valorizados, as coisas ficam mais difíceis de serem reparadas, reconhecidas.
Emicid q orgulho te ouvir,quanta sabedoria
🇦🇴Belo programa 👏🏼👏🏼👏🏼
Parabéns Brasil
É necessário falar com os nomes das coisas sem medo🇦🇴
🇦🇴❤️
Arrasou, Katiuscia ! Falou muito bem.
Muito bom esse vídeo que nos mostra que o povo negro é a história do mundo e tudo que criaram. Toda a riqueza do mundo tem o povo negro ali trabalhando, criando e constrindo cidades e o mundo.
Essa Katiuscia é fantástica!! 😍😍😍😍😍
Muito interessante e impactante a conversa. Só um adendo, sou professora e hoje falamos sim sobre a história do negro antes dessa vergonha que foi a escravidão. Procuro deixar bem claro para as crianças que os escravizados enquanto em suas terras, tinham uma vida em sociedade, reis, nobres, com tecnologias avançadas em metalurgia, mineração e etc. Hoje consigo falar claramente sobre a vida cultural dos africanos escravizados antes dessa violência vergonhosa.
Tinha coisas boas na África , mas a escravidão não começou com chegada dos europeus
Precisamos urgentemente de um programa coletivo de letramento racial que contemple todas as idades. A pauta é urgente e inadiável!
Katiuscia é preciosa demais! Que sorte a nossa!
Precisamos de tirar políticos ladrões corruptos isso sim
N essa baboseira separatista 😊
Não esqueço um episódio de chegadas e partidas que Astrid encontrou o tataraneto de zumbi. E ele disse que o que está nos livros não é real. Pra mim foi ótimo
Adorei a indicação do episódio.Grata
Uau! Vou buscar!
Sempre aprendendo, desconstruindo e desnorteando! Isso é vida e luta. 👏👏🏿👏🏻
A Katiuscia Ribeiro cada vez que abre a boca é uma aula, parece que a gente tem que ouvir ela e daí ficar reflexiva reavaliando toda a nossa vida... máximo respeito
Emicida é tudo de bom em cultura, harmonia, paz e alegrias. É muito bom ouvi-lo. 🤗
Eu tenho 25 aninhos. Qdo era criança vi Porchat pela primeira vez no Jô, adolescente vi o Emicida no Fantástico (se n me engano) em batalha de rima e "jovem-adulto" assisti aula c a Katiúscia na UFRJ. Foi sensacional escutar esse papo, em muitos sentidos!
Que maravilha ouvir a Doutora Katiuscia. Que nós estejamos cada vez mais desnorteados para seguirmos outros caminhos e aprendermos as tantas outras possibilidades e não simplesmente aceitar as posições que nos são expostas.
Vou falar algo aqui, que muitos vão me criticar, mas é o que eu vejo e seria muita hipocrisia da minha parte de ver matéria e não falar nada.
Esses homens que defende tanto a cultura do povo preto, os pobre e tals, fala do povo negro como se nossaaaaaa!!! Mas na hora de casar, eles se casam com mulheres brancas, até mesmo os homens negros que não defende sua cultura, mas quando fica famoso e rico, eles casam com uma mulher branca. Cadê que eles casam com uma mulher preta e pobre que ele conhecia antes da fama?? Não vejo isso acontecer, e ai quando o cara enriquesse ele NUNCA vai lembrar daquele antigo amor, ele vai querer uma mulher nova, branca e por ai vai. A mulher da maioria desses homens são brancas, vai dizer que é amor? Que o amor não escolhe cor de pele? Pra cima de mim?? Não da né. Mulher atual do Emicida? Branca, Mulher do Projota? Branca, Mulher do Rael? Branca, Mulheres dos Jogadores Negros Famosos do Futebol ? Brancas, Ex do Thiaguinho ? Branca, Nego do Borel? Branca. Ou seja, na hora de realmente andar de mãos dadas com uma mulher preta, eles não andam. Mas adoraaaaaaaaa falar do povo, da escravidão, disso, daquilo. Ah me poupe, hipocrisia demais.
Mano brown? O único que até hoje estar com a Preta dele ( Esse eu admiro de coração ).
Só um pensamento tá? Lembrando que eu sou fã dos trabalhos do Emicida, Projota e Rael, porém eu precisava falar sobre isso, sei que vão me criticar pelo meu ponto de vista, mas acho que nós mulheres negras, estamos esperando esses homens negros se posicionar na hora de se relacionar. Affs!!!
Falou e disse.
VERDADE
Os negros,não enxergam as negras como dignas de casar.
Gosto é construção social,seja lá que gosto for.
Se a mulher negra está na base da pirâmide,ninguém nos quer,além do sexo.
É necessário desconstruir isso.
Porque quando casamos com gringos,somos severamente criticadas.
Sao os proprios e maiores racistas.!
K
Essa mulher é tão maravilhosa que queria uma entrevista só com ela
Katiuscia MARAVILHOSA!! Ótimo discurso claro e coeso dentro da Filosofia Africana. 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Que orgulho, querida amiga das escadarias do IFCS, Katiuscia. Sempre linda sua fala. Merecido seu caminho 🙏❣️❣️ Saudades
Temos que falar mesmo! Eu trabalhava em uma loja muito famosa de roupas para surfistas, um belo dia entrou uma mulher muito chic e Puxou o meu cabelo, que era cacheado! Lindo! Até a cintura. Eu Tomei um susto! E ela disse: É de verdade? Eu: Sim!
Ela:Nossa é tão difícil encontrar uma pessoa da sua cor com um cabelo tão bonito! E fazendo resto com o berço. Foi Muito difícil pra mim, mas continue atendendo como se nada to esse acontecido.
Deveria ter agradecido a simpatia dela
@@LT-1987 mlk vc é um babaca, tá comentando bosta em tds os comentários
@@glaucimardemelo1214 sim pq o pensamento de vocês é uma bosta segregadores.
@@LT-1987 Vc é só um ignorante q não abre a mente, segregadores MKKKKKKKKKKJKKKKKK
Mas que tem uns cabelos feio tem
Doutora Katiucia, sempre bom e maravilhoso ouvi-la ! Potência total Katiucia e Emicida ! ✊🏾👊🏾
Katiuscia é sempre certeira! Incrível!
Maravilhoso esse tema e como foi abordado! Katiuscia maravilhosa! Que mulher exemplo, inteligente.... Aprendi muito!
Katiuscia nos deu uma aula. Muito bom aprender com vcs ❤️
Katiucia é sem palavras. Quer saber bom. Potente.
Emicida é outro nível.
A primeira vez q vi a professora katiúscia falando de filosofia africana eu fiquei [gif minds blowing].
Foi muito transformador. Eu a agradeço pela generosidade em nós ensinar tanto.
Que papo expetacular!
Penso que este é um assunto que precisamos debater, por conta da nossa humanização, evolução!
#UniãoDosSeresDivinos
Que mulher ... Que orgulho em ver e ouvir ... Sensacional ... altamente esclarecedor ... Que aprendizado😍 👋👋👋👋👋
Ótimo papo, tenho aulas de História do Brasil com Prof. Lindener Preto NO. ICL e ele diz que nas Escolas , nossa história deveria ser contada a partir da AFRICA. Ele o fez. Satisfeitíssima.
Emicida, você é mil! Assisti ao Amarelo e fiquei emocionada!
Parabéns, Katiuscia, por seu trabalho!
PARABÉNS, MINHA MENINA, EMICIDA TAMBÉM KATI MINHA RUSSA NEGRA, LINDA, ADOREI O SUPREMISSÍDIO. SOU UM BRANCO DE ALMA NEGRA NESTE ASSASSINICÍDIO RÁCIONAL SOU DOS RACIONAIS E A GENTE NÃO SOMOS JEITO QUELÓIDE SOMOS E TAMBÉM REIS E RAINHAS FUI TOCADO POR ESTE AMOR NEGRO HUMANIZANTE, BRANCAMENTE DEZUMANIZADA É A BRANCANALHIZAÇÃO AMEI VOS DE VITORIA ES
Que programa necessário!!!!!! Que fala esclarecedora da dra. Obrigada a todos por esse momento.
Gente, adoro o papo de segunda! Midi no exterior com nenhum contato a outros brasileiros. TH-cam é o que me mantém fluente na minha Brasileiridade, e que maravilha é ver a partir de vocês, do meteoro do Greg News, que assim como eu, o país no qual nasci e fui criado também se desenvolve. Esses conteúdos me significam muito!
👏👏👏 A professora Doutorada em Filosofia Africana.a Katiusca Ribeiro .
Obrigado pelo vídeo, meu trabalho de graduação é sobre todos estes temas. TUDO QUE FOI FALADO. Caí no vídeo de forma aleatória e estou apaixonado.
Nossa, como aprendo com vcs. Impressionante, o quanto vcs são muitos bons.
Olá boa tarde!!! minha filha tem formação clássica em ballet e isso me ajudou a ampliar a visão do quanto podemos, muito obrigada pelo programa.
Conversa muito rica, Mulher super inteligente!
Como professora, fico feliz pelo vídeo. Como mestiça, fico agradecida.
Você é linda.paz.
MEU DEUS DO CÉU , COMO EU NÃO ASSISTI AO VIVOOOOO!!!!!!!!!!!!!
QUE LIIIINDA KATIUSCIA!!!🌷🌼🌻🌺🏵
Em 13 dez 2020, Parabéns pr GNT e Produt Fábio Porchat. Excelente sob Racismo. Favor continuem!!
Criada em um interior em meio a muita miséria e muiiito racismo eu como criança não entendia o porquê de tanto ódio por parte dos meus professores e colegas,apanhava muito tanto na escola pelos colegas ,quanto em casa pela minha mãe. As vezes eu pensava que realmente eu era culpada por alguma coisa que tinha feito atntes mesmo antes de nascer.
Só hoje vendo e ouvindo estes vídeos eu entendo o porquê de tanto ódio.
Se vingue. Faça como eu.
Se for policial multe.
Se for cozinheira cocô na comida.
Birracheiro sabote o pneu,
Sonegue,falsifique e seja dissimulada.
Katiuscia brabíssimaaaaaaaaa! Poderosa!
Achei a entrevista muito boa e sem extremismo.
Aprendi muito com vocês. Parabéns à todos pelo excelente trabalho.
Obrigado por abrir mais a mente
Em especial ao Emicida, sou fã
Caramba, como é q a gente não percebia estas coisas qdo estava na escola! É, literalmente, uma história muito mal-contada... Muito agradecida pela aula :-)
Meu Deus esse canal precisa ir pro aberto por favor precisamos desse tipo de programação urgente.
Nosso grupo de teatro apresentou uma peça pra comemorar os 2000 anos do Brasil.
Chama "A Carta"
Começa com um indio observando a Natureza na paz.
De repente entra Caminha escrevendo uma carta endereçada ao Rei de Portugal, dizendo das riquezas da terra conquistada...
Aí chegam os negros nos navios...
Os holofotes viravam pra platéia.
Entrava Cabral estourando bexigas negras, que iam subindo, subindo, as que escapavam e Cabral parava e dizia: Ué eles tem alma?
E depois daí a venda do pau Brasil,
E tudo o que se escondeu sobre a escravidão.
Apresentamos no Mapa Cultural Paulista e ganhamos vários prêmios.
Foi um feito maravilhoso, feito com muita garra e de uma lucidez incrível.
Diretores, Sérgio Kahir e Sérgio Costa.
Maravilhosos. Apresentação Grupo Já de Teatro. Jaguariuna Sp
minha nossa, que mulherão da porra! Tenho muita cobiça desse povo inteligente
Simplesmente fantástico e necessário esse debate... precisamos nós “brancos” termos mais humildade em aprender e defender a pauta negra...
Adoro essa troca de experiências diferentes. Muito enriquecedora! Obrigado. 🙏🏽😉
Esse programa é fantástico!!! Eu ameeei ver a carinha do Emicida reagindo as falas da Katiuscia kkkk ❤
Fantástico! Katiuska coloca de forma clara e com reflexão!!!!
Muito bem preparada essa mulher
Eu aprendo muito ouvindo o Emicida.
Das meninas a Katiúcia pra mim é melhor intelectual da atualidade.
Me lembrei do filme "A cor da fúria" deveria passar na TV nas tardes de domingo.
Katiucia e Emicida..... wow......preciso de muito mais aulas
muito bom esta narrativa sobre a historia negra no brasil
Prof. Natanael dos Santos da Unicamp tem boas obras falando sobre a importância e os primeiros pretos que veio para o Brasil.
MARAVILHOSO PAPO. ESCLARECEDOR, ORIGINAL.
Racismo é um tema que odeio abordar e ouvir a respeito pois sempre é pautado de forma rasa e repetitiva, mas esse diálogo foi tão produtivo e profundo amei.
Um dia isso tudo vai acabsr .Quando eu lembro de tudo isso eu choro
Verdade. Fui a um evento do dia da mulher, que uma mulher negra foi convidada para dar seu depoimento como uma mulher que enfrentava dupla jornada, como mae e professora. E ela agradeceu imensamente por ter sido chamada num evento que não era pra falar dela como "mulher negra " na sociedade. Mas apenas como mulher.
AGORA SIMM!
ESSA DOUTORA É TOPP
O emicida vc é gigante! Vlw pelo seu trampo mano ❤️
Meu Deus! Que vídeo maravilhoso 🤩
AULAS com Katiuscia Ribeiro
Que debate MARAVILHOSO...
Que papo necessário, abriu minha mente ao 100 %.
Katiuscia grande mulher...
Te amo, Emicida! Estou assistindo vídeos e um sobre pais, você fala das exigências em cima de nós. Eu usando eu entendi o que fazia para ser a melhor em qualquer coisa que faça o como isso me desgasta, mas não consigo mudar, quero e sou q primeira em tudo 😔
Maravilhosa discussão, gratidão
Emicida ,mano perfeito
Show parabéns vcs abordam muito bem fundamentado às questões👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾🍃🍂🌹
Somos todos REIS & RAINHAS ✊🏿👑
Dá joinha aqui quem se apaixonou pela Profª Katiuscia Ribeiro? E quem já era apaixonada/o também ;)
Mulher linda e cheia de sabedoria.
Mendigão de like
sem esmolas hoje
que mulher incrivel... me deixou desnorteado aqui !!
Meu filho tinha 4 anos e chegou da escola e foi direto pro banho, esfregava o corpo com muita força. Então fiquei assustada e perguntei o que foi filho? Ele responded chovendo! Meus colegas da escola não querem brincar comigo Porq eu falaram que minha cor é sujeira.
Eu passei por isso também, minha infância na escola me destruiu por dentro. Não deixe de cuidar do emocional do seu filho, mostre a ele filmes onde os negros sejam protagonistas e reforce a autoestima dele. Ele vai precisar de todo o apoio e carinho que você puder dar a ele.
Eles não sabem que o nosso criador é negro. Tenha Paz.
Eu quando era pequeno falaram que aprendi a andar com 2 meses porque era tão feio que ninguém pegava no colo, eu respondi com 6 meses já comia a mãe de vocês, saímos na porra e depois viramos amigos.
O estereótipo é estereótipo.Nem precisa dizer que é negativo.
Gnt sempre promovendo debates incríveis!!!! Eu amooo
Discutir o Racismo nos leva a "Entender o tamanho da nossa cegueira sobre um assunto tão complexo". É isso!
Depende , de ´´quem`` esteja discutindo e do ´´grau`` de esclarecimento e pesquisa , dos envolvidos na discussão , sem doutrinação , sem tendenciosidade , sem a influencias de quem busca o poder político fingindo se preocupar com movimentos sociais étnicos e raciais . Na discussão acima , esta garota é completamente influenciada por ideias de partidos de esquerda e tendenciosa , o outro , EMICIDA beira o analfabetismo .
Um papo de segunda, muito bom!!🌻
Sensacional!!!! Katiucia em uma aula espetecaluar.
Pois é! !!!