Concordo mano. Quando comecei a estudar, antes de conseguir um emprego ou estágio eu fiz um app de encontrar animais perdidos, já havia um monte de apps assim, mas lancei mesmo assim só pra ver como era colocar um app real em produção e em um mês já tinha mil usuários. Se você ver os apps mais famosos sempre tem vários outros apps iguais que tem milhares de downloads tbm. Ficar nessa idéia de que já existe app assim e não fazer por isso é furada. Existem muitas possibilidades dentro de idéias que já existem.
Cara, sou juninho. Faz 10 meses que estou estudando programação e 7 meses que estou trabalhando com isso. Rapidamente percebi que assistir os cursos e apenas fazer os projetos dos cursos estava mais me atrapalhando que ajudando. Comecei a pegar os conceitos ensinados no curso e em simultâneo com o curso desenvolver projetos diferentes aplicando o que aprendi. A linguagem de programação? Escolhi o PHP e JS, arroz com feijão que me fez arrumar o emprego. No emprego a atitude foi diferente também, quando me passam um trampo, nunca falo que não sei, sempre chamo a responsa pra codar mais. Com isso aprendi desenvolver temas e plugins no wordpress, fiz um sistema de e-commerce interno para franquias, desenvolvi alguns sistemas utilizando o padrão MVC, desenvolvi um importador de dados de um CRM em conjunto com uma API utilizando laravel e estou cada vez me desenvolvendo mais. Quanto a questão dos atalhos é true, pelo menos pra mim, o simples fato de ter que parar de codar pra mexer no mouse faz eu perder um pouco a linha de raciocínio e o hiperfoco, então pra cada situação tento aprender um novo atalho. Todo projeto que peguei até agr como juninho, em todos eles, eu não sabia como fazer. Mas o simples fato de eu travar em algo durante o desenvolvimento me fazia encontrar o limite do meu conhecimento e passar por ele. Enfim, compartilhando minha jornada com vocês. (Efeito colateral: cabelos brancos que eu nunca tive)
Boa! Tenho uma história um pouco parecida com a sua, principalmente em nao saber fazer mas se virar, encontrar o limite e passar para o proximo nivel! Obs: A parte dos cabelos brancos tambem é parecida 😂😂
Mesmo odiando algumas coisas da faculdade eu sou mt agradecido a ela por me obrigar a escrever código nas aulas que tenho em laboratório e aprender na marra. Mesmo n sendo codigos que uso no dia a dia, me ajudou mt a criar o habito de escrever codigo.
Sou Product Owner atualmente e uma das coisas que me propus a fazer foi estudar funcionalmente várias frentes técnicas de TI. Desde infra em nuvem/on-premise, front/back até dados, pra conseguir entender melhor o "linguajar" dos devs e até propor o "cheirinho" de uma possível solução. Como resultado, atrelado a um entendimento crescente de regras de negócio e softskills de comunicação, o que mais ouço de alguns devs do meu time (com quase 20 anos de experiência) é que eu deveria começar a codar. Isso porque muitos deles, nessa altura do campeonato, já perceberam que programação é só uma ferramenta. A linguagem, o framework, etc.. No fundo, ser um dev expansivo (comunicador, ouvinte, questionador) e proativo, vale tanto quanto ser bom tecnicamente com linguagens e frameworks, de modo geral... Acho que esse é o conselho que eu deixaria pra quem está começando.. Foquem no técnico mas também foquem em softskills. Sejam devs "falantes", não tenham medo de perguntar, de se expor, de propor, de errar..
Semana passada acabou de acontecer comigo essa parada de fazer um projetinho de algo que já existe. Minha esposa me pediu uma calculadora de horas. Ela queria colocar um horário e incrementar ou diminuir horas e minutos. Minha primeira reação foi dizer que já existiam vários apps assim na Google play, que era só testar o que já existe. Mas ela argumentou que não queria ver propagandas pq é muito chato. Uma ideia simples, que já existe, mas que vc pode fazer de forma personalizada e com o design que vc quiser. Enfim, o app foi construído e ela está super feliz! Todo mundo saiu ganhando: ela com o app e eu com mais um projeto para meu portfólio em react-native.
Vídeo sensacional Lucas! Eu como um iniciante na área tenho algumas dificuldades em criar algo totalmente do zero, mas uma maneira que eu encontrei de contornar isso foi pegando alguns projetos prontos e fazer uma melhoria ou até mesmo grandes melhorias. E concordo 110% que a nossa lógica só melhora com a gente codando aquilo que vimos em uma documentação ou até mesmo de uma solução dada pelo GPT, a ideia da IA nesse caso não é dar CTRL +C CTRL +V, mas sim parar um tempo pra ler aquele código e pensar como esta ocorrendo todo o processo que esta ocorrendo naquela função. Fazendo isso, não só a minha escrita, mas também a leitura começou de fato a me gerar maiores aprendizados.
- Fiz um curso, e comecei a criar projetos meus... e foi aparecendo barreiras no meio do caminho que me obrigaram estudar um certo tópico... eu sempre digo: É melhor aprender segundo a necessidade, não adianta gastar tempo a entender sobre microserviços se você nem sabe o que é uma API.
@@marcelofborges9385 Tem um monte de "diplomados" sem emprego. Faculdade ajuda sim, e muito, mas não ter ensino superior na área não é impedimento para atuar profissionalmente.
É o que eu comecei a fazer, ainda mais tendo o chatgpt 3.5 disponível. Recentemente, a empresa migrou de sistema de emissão de NFE, daí fiquei responsável por baixar todas as notas, algo de mais de 5 anos da plataforma e o serviço não me dava a opção de exportar tudo. Já com conhecimentos em python, eu levei metade do dia na tentativa e erro, utilizei selenium e no fim consegui baixar todas as notas e separando elas referente ao mês que foram emitidas. Eu tbm fiquei responsável por cadastrar novamente todos os produtos, novamente utilizei o selenium e deu tudo certo.
Nossa ja trabalhei com nfe e na empresa aconteceu o mesmo problema trocar o sistema de emissão de nfe passei pelo processo de baixar tudo uma a uma e ir cadastrando os produtos tudo dnv quase endoidei.
@@MrThefalador Utilizei o chatgpt para explicar melhor **Desafio:** Precisava migrar produtos de um sistema antigo para um novo, sem acesso direto ao banco de dados ou listagem em Excel. **Solução:** 1. **Download das Notas:** Usei o Selenium para baixar notas, rodando em segundo plano. 2. **Extração de Produtos:** Encontrei links para PDFs no sistema antigo que continham detalhes do produto como , item, descrição, ncm e preço. Eu baixei todos. 3. **CSV:** Através de regex, extraí informações dos PDFs e salvei em um CSV. 4. **Cadastro:** Usei o CSV para inserir produtos no novo sistema com o Selenium. **Razão:** Escolhi essa abordagem pela minha inexperiência . Caso falhasse, em conseguir fazer a raspagem de dados ou em extrair as informações do PDF poderia buscar produtos nos arquivos XML das notas. (Coincidentemente, na mesma semana, assisti a um vídeo no TH-cam onde alguém usava Python para extrair informações de um arquivo XML)
Parabéns pelo vídeo. Acho que as vezes os Devs estão tão dentro do nosso mundo que começam a esquecer o que é ironia e começam a enxergar tudo de forma muito literal. Eu sempre digo que nossa área é uma das poucas onde conseguimos experiência sem ter que estar dentro de uma empresa.
Eu não faço projetos pessoais porque já me dedico 200% no trabalho. Preciso arquitetar a solução, extrair requisitos, comunicar e apresentar a solução, dar meu prazo, executá-la do início ao fim garantindo um certo padrão de qualidade com uma solução escalável e de fácil manutenção. Sem contar as reuniões que poderiam ser um e-mail, ou dar o apoio que o time precisa. Tudo isso desgasta. No final do expediente eu só quero descansar a mente. Meu GitHub está um deserto por conta disso. Zero commits no ano. Minha dedicação vai toda para o trabalho. Simplesmente... sem tempo.
Se andar de ônibus, usa o tempo no ônibus pra ver um curso e foca em absorver a teoria, chegando em casa pega 30min - 1h e foca em criar um projeto. Final de semana você tira um dia todo pra você só estudar
Eu acho que não é sobre deixarmos de assistir cursos, mas sim sobre o que vamos fazer com o que vimos! Vamos simplesmente passar para o próximo projeto com o pensamento de que entendemos o que foi passado sem praticar por conta própria, ou vamos tentar entender, por a mão na massa fazendo fazer alterações etc... Porque muita das vezes fazer algo por conta própria ( mesmo que funcione ) sem um curso pode ser algo não agradável ao mercado! O curso é um norte, basta saber usá-lo!
Eu fiz um jogo de xadrez em JavaScript, com os conceitos que eu sabia, e algum conhecimento na linguagem, e acabei aprendendo muito durante o desenvolvimento, na verdade ainda tô aprimorando a IA do jogo. É claro que não deve ser o código mais elegante, e pode ser cheio de gambiarra, mas meter a mão no código e resolver cada problema me ensinou muito e serviu de motivação. Então é isso, a prática de resolver problemas é grande parte do aprendizado nessa área.
Concordo total. Cheguei até a pensar em projetinhos bem básico pra hospedar na Vercel, tipo: um service que vc coloca algum input qualquer e ele coloca os caracteres de trás pra frente. Dá pra treinar até um pouco d algorítmos com isso, mas principalmente a parte de "entregar" um sistema funcional, assim como li no tabnews do Deschamps, as entregas que geram impacto são oque geram valor pra ti como dev e pra empresa querer pagar seu salário por mais um mês. Você saberia como funciona boa parte do que vc usaria pra trabalhar, de ponta a ponta, e isso vale ouro. O resto é vc pensar em otimizar ou melhorar dps q ja tiver dominando o rolê
Criei um canal pra ser pratico com a galera, mas ainda não sou um bom "criador de conteúdo" kkkkk mas ta sendo bom, to curtindo. E tem uma galera gostando, isso ja me satisfaz.
lucas, não segure o notebook pela ponta igual vc fez no final, pode não parecer mas ele entorta um pouquinho (sim, mesmo sendo de alumínio da super apple), e por estar quente, deixa as soldas mais frágeis e pode acabar rompendo alguma solda na placa, tmj, abraços!
Concordo com tudo mano. Sou seu fã gosto muito do canal e trabalho com react native há 7 anos já e estou aprendendo nativo em IOS com swift por conta do seu canal e acho que vc tem muito dominio e propriedade para falar das coisas.
Só falou verdades, procrastinação esta acabando cmg, chego acabado do meu trabalho atual(piscineiro), pensa num sofrimento pra sentar e estudar, mas uma hora eu consigo. Valeu pelo seu tempo e pelo vídeo.
Concordo demais com tudo, Por muito tempo fiquei estagnado por querer ficar muito ali na teoria vendo vídeos e lendo blogs, sendo que começar a construir algo e ir aprendendo no processo de acordo com os problemas / dúvidas que vão aparecendo você aprende bem mais!
Concordo 100% com o que você diz sobre praticar ser mais eficiente do que ficar vendo aulas... Só achei engraçado o título ser "pare de estudar programação" e os 2 primeiros links na descrição serem cursos KKKKKKKKKKKK
hahahaha mas se tu tivesse feito meu curso ano passado saberia que a galera teve que correr atrás... e o do Deschamps ta com uma qualidade incrivel de conceitos de base e bem acessivel.
Concordo com teu pensamento. Tudo que aprendi foi sempre ali, mão na massa, fazendo que depois, ao ver a teoria, tudo fica mais claro. Parabéns por compartilhar essa experiência! Vai ajudar quem pensa demais!
Muito bom o vídeo! Comparo muito a programação com as minhas outras duas paixões que são: a música e o skate. Da hora o exemplo do Kickflip que vc deu kkk. É aquilo, se tu quer se tornar um skatista melhor, aprender as manobras, é prática. A mesma coisa para música. "AH quero me tornar jazzista, improvisar, compor e tal e tal e etc, tocar que nem o fulano." Não tem jeito, é sentar a bunda na cadeira e praticar. Acho que pensar dessa forma me ajudou muito nesses três anos que estou na área como dev.
Também ando de skate e toco violão/guitarra, e certamente vejo paralelos nestas 3 áreas. No entanto, na música, você ter. Um conhecimento do mapa musical do braço do violão, as diferentes escalas, os intervalos, te dará uma expansão gigante no seu improviso ou composição. Mas claro, nada adianta aprender a teoria de não aplicar horas colocando em prática, assim como no skate ou codificação.
@@echofloripa mas na programação é a mesma coisa, saber o porque das coisas tb faz você ter uma expansão gigante, o Lucas comenta nos últimos segundos do video sobre isso, que vc evolui muito quando aprender os porques daquilo que você ja usa
Seu trabalho aqui no TH-cam tem sido muito importante para mim. Decidi mudar de carreira e ingressar no universo dev aos 39 anos. Esse início tem sido bem complicado para mim e seus vídeos me ajudam a não desistir. Obrigada por isso.
Duas observações: 1. Já fui rejeitado na primeira etapa porque estava "envolvido em meu side-project". Essas empresas buscavam alguém totalmente dedicado a elas, e isso aconteceu várias vezes. Aprendi muito desenvolvendo este projeto. Até hoje, continuo trabalhando nele após o expediente, e continuo aprendendo. Não sei se fui sorteado com isso, mas nunca vejo falar sobre isso. 2. Uso um mouse ergonômico com atalhos haha! O melhor dos 2 mundos😂
Acho que "a melhor linguagem de programação" é a que vai lhe trazer mais conhecimentos caso precise migrar para outra. Considero o Java e C# opções melhores do que o Node por exemplo, tendo em vista que se vc aprender uma delas vc aprende qualquer outra facilmente
@@gustavopereirabrum8922 É melhor voce sofrer muito para aprender c# dotnet que depois voce irá colher os frutos, salario altissimo e empresas gigantes usam pq a microsoft esta por tras. Phyton voce 'aprende' em qualquer cursinho mas por consequencia mais disputas nas vagas e menor salário comparado com java, node, c#
para nós iniciante é bom tentar criar o projeto mesmo no início pois aí consegue ver o que falta aprender para fazer as coisas sozinhas, no meu caso eu tentei criar um aplicativo e vi que eu precisava entender mais de components e arquitetura isso me levou a fazer uma pausa na tentativa do projeto e ler mais a documentação para entender melhor.
Concordo plenamente. O q eu faço para praticar é assistir aulas, e anotar e assim que eu acabo, eu reviso as anotações e tento criar alguma coisa do zero usando o que o professor explicou. Eu sou o tipo de cara que consigo entender o que eu estou fazendo mas se vc me pedir pra explicar é melhor achar outra pessoa, sou péssimo nisso. Nao sei se tem alguém assim mas eu aprendo mais na pratica do q assistindo aulas. Eu preciso que algo de errado no caminho pra que possa me interessar a pesquisar e aí sim eu começo a aprender. É meu jeito.
Vídeo Excelente cara, oq eu sempre faço e recomendo, é ver um vídeo/ler a documentação, e logo após ir no código e testar, testar e testar, e eu continuo nesse loop de olhar a documentação/vídeo e testar na prática até ter a confiança de conseguir andar sozinho, tudo pela lógica e conhecimento obs: Os Lucas dominarão o mundo
vai dominar como ? nessa luta pra aprender algo tao simples kkkkk eu fazia engenharia civil, me apareceu um trampo de dev pleno por indicacao de um amigo, o salario era otimo eu fui sem nem saber o que era programacao, e dps de uma semana ja dava conta do servico
Tem uma coisa que sempre pega devs a "Shiny Object Syndrome", sempre ficamos buscando o melhor, sendo que o cliente quer a coisa simplesmente feita, e não perfeita.
Uma das coisas mais complicadas pra mim atualmente é desenvolver meus side-projects pra conseguir melhorar meu portfólio, simplesmente falta tempo, irmão
Concordo so com vc Lucas, estava muito confuso de entrar de vez na programação alternando entre linguagens. importa mesmo é codificar o sistema e vender para o cliente
Aprender algo enquanto constrói algo é surreal porque você está lidando com um projeto que você realmente quer ver funcionando, é completamente diferente de tentar fazer uma calculadora que o professor num curso tá falando pra fazer. Eu estava com um projeto super massa na cabeça para desenvolver e ficava pensando bahh vou ter que estudar alguma linguagem bem doida... No final das contas quando peguei pra fazer mesmo consegui desenvolver tudo em html/css e javascript. Desde que isso aconteceu eu nunca mais fiquei pagando pau pra linguagem nenhuma, afinal de contas eu posso usar todas se eu quiser, então o que manda de verdade é eu ter clareza sobre 'O QUE EU QUERO FAZER?' daí é só verificar se a linguagem que eu já sei dá suporte, se não, caça alguma que dá e começa a testar e vai desenrolando... No começo pode gerar a sensação de algo não tão sólido, robusta, mas diga foda-se, esse não é o último projeto que você vai fazer na vida, a medida que vai sempre 'executando', você vai destravando caminhos na sua mente, e se tornando uma pessoa cada vez mais observadora e atenta para 'POSSIBILIDADES', e isso importa pra caramba quando se trata de programação! Sobre o que tu disse 'escrever código vai ajudar com a lógica de programação', eu concordo pois ao escrever código você desenvolve a malícia pra na hora de pensar em algo, tu não inventar doideira demais na cabeça a ponto de tornar a sua ideia quase impossível de ser executada.
Uma boa dica sobre o que foi dito é: Primeiro, busque um projeto pronto no github, um sisteminha de locadora ou até mesmo o projeto de algum amigo de estudos e em seguida, de manutenção, crie novas funcionalidades, etc. Praticamente é assim que se segue o ritmo de trabalho em grande parte das organizações com seus famosos sistemas legados e de quebra vc aprende fazendo. Ps: isso foi uma breve opinião pessoal com a intenção de ajudar quem está no propósito de ser um Dev. ✌🏾
Eu estou planejando desenvolver um sistema logístico para a empresa em que trabalho, sou assistente de logística. Acho que isso vai me ajudar a ter experiência na área e desenvolver um projeto que esteja em produção no mercado de trabalho.
Eu programo tudo na cabeça e isso é espetacular, ajuda muito O que me ajudou no início foi programar sem autocomplete quando eu estava aprendendo isso em 2010. Eu decorava tudo, hoje não decoro mais nada, porém sigo programando tudo na cabeça e depois reproduzo no código.
independente de qual seja sua função ou obrigação, se você faz isso com amor, deixa de ser trabalho e vira arte, por que um Musicista é um trabalhador, mas provavelmente para ele, compor lhe mantém vivo.
Depois de ter visto muios tutoriais no TH-cam, comprei um livro este livro ALGORITMOS TEORIA E PRATICA, ainda li algumas paginas, mas puxas sinto que perdi muito tempo so seguindo codigos. Agora estou colocando a mao na massa usando o meu pensamento logico. Claro que os videos ajudam em certos casos.
Eu comecei a estudar python há 1 ano, no começo fiz um curso com vários conteúdos diferentes, mas não conseguia fixar o conhecimento de verdade. Depois de uns 2 meses de curso, comecei meu primeiro projeto no meu trabalho, que não tem nada a ver com programação, este projeto tinha um escopo inicial interessante, com objetivo de automatizar algumas tarefas do dia a dia. Consegui "concluir" este projeto há um mês. Ao mesmo tempo que consegui um cargo de machine learning engineer na empresa em que trabalho, em um cargo acima do meu atual ainda. Vou começar semana que vem, cheio de energia e ideias para implementar. 🙏🙏
Esta ai uma coisa interessante que esta quase no final do video o side-project, e o que aconteceu comigo aqui no trabalho, não manjo muito de programar, pois trabalho com network, mas meu gestor sabe que tenho interesse, ele me trouxe um dificuldade de um outro setor, pensei em uma solução e comecei a desenvolver Python, Django, Zabbix, ja tinha feito uma outra aplicação da mesma stack então logo fui atras disso, resumindo esse projeto pode trazer uma certa economia para empresa isso que tornou gratificante poder entregar algo com valor para a mesma, e agora estou iniciando a jornada Ruby on Rails, e vou seguir nessa stack para o side-project obrigado por levantar essa questão de algo pessoal
Vejo muita gente hoje começando estudando lógica de programação ou usando um caminho bem técnico, eu simplesmente comecei codando, não sabia muito bem o que estava fazendo, mas eu conseguia construir softwares dessa forma, hoje sou líder técnico onde trabalho, apenas programem e construam experiências...
Como assim? tenho um projeto em mente mas como começo codando sem nem saber? Copiando algo? não entendo essa parte cara me ajuda ai. Ex: Quero fazer um código em java relacionado a cálculos de MDF, o ponto é o seguinte. To fazendo um curso na udemy para entender alguns conceitos e quero sim fazer o projeto. Mas e ai? se eu perguntar no chat GPT dando alguns comandos ele faz pra mim uma boa parte provavelmente. Não sei se aprendo dessa forma. Mas aí não sei por onde começar entende? aí se eu busco no google algo sinto como se tivesse copiando e não sei se estou no caminho certo. Me passa a visão de como apenas programar e construir experiências?
@@SabedoriaNaTelinha Cada código tem um comportamento, apenas rode algumas porções e veja o que ocorre, com o tempo, os resultados irão informar os resultados e você vai aprendendo por heurística. Com o tempo alguma teoria seria necessária, mas a princípio você pode ir obtendo experiências e se guiando nisso, depois ir associando isso a suas experiências.
Eu acho que é uma questão de equilíbrio. Tanto o aprendizado empírico quanto o mais "tradicional" (sentar e ler coisas) são importantes, mas na programação, principalmente pra iniciantes, o tempo de prática tem que ser bem maior que o de teoria.
O Lucas lê mentes mano! kkkkkkkk Estou aqui neste momento estudando o Kotlin e por algum motivo abri o Yt no meu intervalo do estudo. kkkkkkkkkkk Já trabalho na área, mas por trabalhar com diversas coisas dentro da empresa, senti que precisava estudar a base primeiro. As coisas saem, mas sinto que se eu soubesse a base de uma melhor forma, poderia ser um dev menos medíocre kkkkkkkkk. Já programei em Node, Java, Kotlin, PHP e agora estou trabalhando com a tecnologia dos sonhos do Lucas, Flutter (kkkkkkkk). Meu sonho é retornar a trabalhar com Android Nativo, mas não quero ser só mais um que faz as coisas sem saber o porquê estou fazendo. Da época que mexi no nativo, vi que mudou muita coisa e não acompanhei. Recentemente precisei apoiar um projeto em Android nativo depois de 3 anos usando só Flutter, tomei umas porradas pesadas, o projeto estava usando uns recursos bem modernos da linguagem. Há uns 3 anos participei de um processo e fiquei com uma baita vergonha. Na época trabalhava com Java e Kotlin pra criar as paradas e quando o camarada perguntou sobre qual pacote do Java era utilizado para manipular datas, eu não soube responder. Como sempre fiquei nesse negócio de mão na massa sem saber a base afim de entregar as paradas pra empresa, pecava no desenvolvimento dos recursos. Também fiz processos onde os camaradas me perguntavam sobre umas paradas do Android(ciclo de vida e outras coisas), e não sabia responder. Isso acabou comigo de uma forma que fiquei em dúvida se deveria seguir na área de DEV. Como ficava alternando entre vários projetos diferentes, ficava em dúvida em que me aprofundar. Como tudo era e é emergencial, fico com a cabeça cheia e não sei o que estudar. Sou o maior comprador de cursos, agora fazer já são outros 500. Tenho material para as mais diversas coisas da nossa área. kkkkkkkkkkkkkkk Acredito que por conta desse receio, fico nessa de estudar a base antes de fazer qualquer coisa. Também acredito que não inicio as coisas, por procrastinar usando como desculpa essa parada de ficar só estudando kkkkkkkkk. Novamente, muito obrigado por esse conteúdo. Não sei se você vai ler a minha mensagem Lucas, mas gostaria de deixar esse desabafo aí. kkkkkkkkkk Que Deus sempre continue te abençoando. Um grande abraço.
Como diria a Nike, Shia LaBeouf... JUST DO IT! Tu não vai aprender só vendo. Existem até estudos que só vendo tu vai absorver só 10% do conteúdo, enquanto que praticando, errando, tentando de novo até acertar é muito mais efetivo. Só não é legal ter figuras dentro do mundo dev que mesmo que tu esteja estudando e aprendendo praticando, ainda te fazem questionar sobre o que está fazendo. Mas não podemos deixar as coisas nos abalarem! Pratiquem amiguinhos! Quando menos se esperar, vira pleno, depois sênior. É igual no CS... tu só vai ser global se tu jogar e melhorar. Vai ganhar, vai perder, vai tiltar, mas no fim tu chega lá.
A etapa de escreber o proprio Codigo e aprender com os errors é uma etapa muito importante da infância. Eu lembro mim mesmo a 14 anos atras quebrando a cabeça 12 horas por dia só pra Fazer mods pro GTA no notepad++ e depois quebrar a cabeça denovo pra Fazer ele funcionar. Paciencia que Hoje em dia é muito dificil de ter
Cara, eu acredito que a galera deve largar essa nóia de "Qual é a melhor linguagem de programação" e buscar entender estudar e praticar a base de lógica de programação pow kkkkk antigamente eu via devs antigos manjando de 5, 10 linguagens diferentes e achava surreal, mas os caras só sabiam isso pq focavam na base, ou você acredita que eles decoraram a sintaxe inteira delas? Não adianta nada ficar um, dois anos estudando Java, C# ou qualquer outra coisa sem nem buscar saber quais são os pilares da POO por exemplo ¯\_(ツ)_/¯
Eu acho sempre o ideal você fazer o curso e aplicar oq aprendeu adaptando pra outro projeto q seja diferente do curso pq aí vc tem desafios as vezes esbarra cm algum erro que no curso não tem pq ali você só precisa “copiar” e presta atenção na explicação
Uma das coisas que detesto em orientação a objetos (forçada por tudo que envolve o typescript) é o excesso de abstrações. Eu basicamente detesto perder tempo modelando a solução para um problema criado pela orientação a objetos e suas limitações impostas pelo bem de algum conceito sem sentido da orientação a objetos. Porém, eu tenho trabalhado com isso tem muitos anos, então eu considero que preciso me adaptar ao formato dos projetos. E estou falando de código fechado, das empresas que trabalho e inclusive projetos que eu iniciei, já pensando em escala (de time). Por isso hoje eu inicio tudo com TS mesmo, porque você consegue escalar para os times. Eu gosto muito do javascript porque é simples, e pra una runtime bloated como o node, ele encaixa bem na minha opinião, porque no fim estamos escrevendo scripts pra um single threaded que aloca memória loucamente e encher a call stack de chamadas por causa de abstração pode ser meio ruim, mas, fazer o quê se os times se adaptaram a isso?
fui nessa de ir programar sem "estudar" e ir aprendendo na prática e quase morri... de desespero, quando comecei a estudar a teoria+ ir aplicando e fazendo exercícios, minha percepção de programação melhorou bastante
Na real, há um equilíbrio para tudo, começar codar sem saber os conceitos é tão prejudicial quanto ficar 10 anos vendo vídeo de crud sem sequer baixar uma IDE
na vdd os "cursinhos" te ajudam até certo momento, se vc não sabe o que é HTML, CSS E JS vc realmente precisa ver alguem ensinando, agora, se vc tem uma base minima vc consegue resolver qualquer problema só pesquisando invés de seguir passo a passo de um video
Acho que depende muito da situação, já aconteceu de eu não passar em uma entrevista por não saber o que era Solid, o pior é o entrevistador dizer que no meu código tinha vários conceitos de Solid aplicados e que era estranho eu não saber. Já cheguei a ouvir que criar código é o menos relevante e que se encaixar nos processos da empresa era o mais importante. Acho que o melhor é ter um meio termo, entender bem algumas ferramentas com base no mercado e tbm ter uma boa base de conceitos teóricos pra saber explicar o pq de estar fazendo certas coisas e explicar corretamente numa entrevista caso seja pedido.
Resumão do propósito de cada prática Exercícios de logica de programação e algoritmo: tiram o seu lag mental e sua ansiedade perante um problema Side-projects: te dão dimensão de problemas reais no desenvolvimento de algum projeto. Só dá para entender o que vamos enfrentar botando a mão na massa e quebrando a cabeça. Aqui, vc não vai usar o algoritmo que constrói um triângulo de Pascal com arrays.
O problema em treinar desenvolvimento sozinho é que você pode aprender da forma errada. Por exemplo, talvez exista o jeito certo de desenvolver uma função e voce acaba fazendo uma gambiarra cheia de if else.
Aaaaa oi Lucas q sdds kkkkk e ótimo vídeo, abriu minha mente pra várias coisas e ainda me ajudou a entender melhor o meu jeito atual pra aprender a programar (sou iniciante nessa área)
Minha área é edição de vídeos...esse negócio de já ir imaginando antes mesmo de implementar é real, as vezes eu já sei o que vou fazee num vídeo antes de começar
Boa concordo contigo e infelizmente não vi esse twit. Mas deixa te dá um fato interessante sobre atalhos... Os atalhos está muito ligado ao dev dependendo do OS, já pensasse? pois é, eu hoje sou mais flexível e uso linux, mas eu trabalhei minha vida quase toda dev de windows, e como a gente sabe no windows é o mundo do next, next e drag and drop(delphão, vbsão) A gente precisou quase que raramente utilizar terminal tudo a gente resolvia com clicks, o contrário do linux e mac(falo no contexto de dev). Exemplo, preciso instalar uma lib para o meu C da vida se conecte no postegress, só no windows que a gente baixa um instalador pesado para instalar via next, next. Acho que a maioria dos dev que ainda utiliza muito mouse é por ter vivido muito tempo olhando da janela.
O povo do X (Twitter) só entende que é ironia quando você escreve que é uma ironia. É incrível como uma IA entende exatamente o sentido da piada, mas um ser humano não.
por volta dos 5:00 min de video você falou algo sobre ver livecode sem ter codado e que se pedir pra implementar aquilo 3 meses depois não vai saber, achei que você foi muito gentil, digo que 1 dia depois já não sabemos (um dia pra ser muito gentil kkk)
pode crer! Já fiz milhares de cursos... coleciono cursos na Udemy! Atualmente nenhum empregador cobra quantidade de certificados e nem mesmo querem ver teu diploma etc ( essas coisas são importantes, para concursos e algumas profissões)... querem saber se vc é capaz de resolver problemas e criar ou bolar algo novo encima de problemas! Passei por isso... é um processo sair desse loop de "fazedor de cursos" para um desenvolvedor!
Sobre qual linguagem começar: comecei programando com 12 ou 13 anos mexendo em game engine de Ragnarok, era feito em C/C++ e tinha uns scripts com linguagem própria, depois comecei a mexer com HTML/JS/CSS pra montar os sites dos servidores de Ragnarok que fazia, na sequência PHP pra integrar os sitemas, na faculdade aprendi a mexer com Java e comecei e pagar gosto, meu primeiro trabalho foi em PHP, depois o segundo em Java com JSF e posteriormente SpringBoot sendo fullstack nos dois trabalhos, ainda nesse comecei a aprender a mexer com Angular, separando back de front, depois fiquei full backend com Kotlin e amei, agora voltei pro Java. Sobre a melhor linguagem de todas: o que aprendi na faculdade com o meu TCC ao fazer rengenharia de software da engine de Ragnarok de C pra Java, ficou claro cada vez mais enquanto fui trabalhando no mercado, na época fazendo ele tive um resultado de ganho de performance na parte de load dos arquivos, mas não é por que Java era melhor, e sim por que o código foi melhor escrito. Realmente NÃO TEM a melhor linguagem, o máximo que tem é pra um determinado tipo de software ter uma linguagem mais aprópriada, mas no fim o que realmente vai importar é como a lógica do software foi implementada, as vezes muito mais do que frameworks.
As vezes o que trava é depender de um video tutorial para tudo que for fazer, é bom, mas chega um momento que começa a nos atrasar e ser um dependente disso
No Meu caso foi ao contrário, eu não parava para estudar só queria programar com o que eu já sabia, assim estendendo o tempo por mais 56 horas. eu aprendi umas 12 funções e já queria fazer o mundo com aquilo, isso me atrapalhou bastante principalmente quando eu vi o real tamanho da linguagem.
antes de ser perfeito tem que funcionar, funcionou, aí sim vc pensa em formas de tornar aquilo coerente, até pq, a realidade é assim, antes de vir os "PADROES de boas práticas", tudo era bagunçado, então vc ta fazendo tudo, menos inventar a roda novamente, e vc da mesma forma que todos, vai se deparar com o mais puro conhecimento empírico, vai saber na unha porque grandes padrões foram adotados, e vc não precisará pesquisar "porque estudar boas práticas de X linguagem", porque voce já terá os motivos em mãos, e será absorvido de forma muito mais simples, vc se tornará um bom profissional com o tempo, e não um bom profissional sem trabalhar
obs: n sei se fico feliz ou triste de uma IA sendo tão superior aos humanos na interpretação de "tweets", tipo, fala sério, eu iria preferir ter IAs no governo com essa capacidade intelectual do que pessoas que não entendem tweets.
Mesmo sendo uma piada, me dá um pouco de agonia. Sou aluno de uma universidade federal e às vezes sento agonia de ver alguns professores fazendo isso (usando o mouse para programar)
Pra mim o negocio é que a complexidade do codigo aumenta tanto que voce fica cansado de pensar o tanto que ainda tem que fazer. no final ser programador é tipo uma maratona, tem que ficar horas e horas no negocio é chato demais mas parece que não tem pra onde correr não.
Concordo mano. Quando comecei a estudar, antes de conseguir um emprego ou estágio eu fiz um app de encontrar animais perdidos, já havia um monte de apps assim, mas lancei mesmo assim só pra ver como era colocar um app real em produção e em um mês já tinha mil usuários. Se você ver os apps mais famosos sempre tem vários outros apps iguais que tem milhares de downloads tbm. Ficar nessa idéia de que já existe app assim e não fazer por isso é furada. Existem muitas possibilidades dentro de idéias que já existem.
E vc já conseguiu entrar na area mano? o app q vc tem publicado vc acha q ajudou?
@@ryanm-_- sim mano. Depois de publicar o app eu consegui emprego em dois meses usando ele como portfólio. Isso faz 3 anos.
consigo ver esse app no github? quero ver o q vc aplicou
@@TONIIM não sei se tenho ele no github ainda, vou ver aqui. Mas como foi a primeira coisa que fiz na programação é bem mal feito kkk
Que massa 👏🏻 ainda tá disponível na loja?
Segurando o mac de preguiça de editar um videoKKK certíssimo, faria o mesmo
😂😂😂
Bem lixo mesmo, ganhou meu deslike
Tem a questão do copyright acho que do jeito que ele fez, acho que o algoritmo não consegue reconhecer
Acho os vídeos dele melhor por isso kkkk
Cara, sou juninho. Faz 10 meses que estou estudando programação e 7 meses que estou trabalhando com isso. Rapidamente percebi que assistir os cursos e apenas fazer os projetos dos cursos estava mais me atrapalhando que ajudando. Comecei a pegar os conceitos ensinados no curso e em simultâneo com o curso desenvolver projetos diferentes aplicando o que aprendi. A linguagem de programação? Escolhi o PHP e JS, arroz com feijão que me fez arrumar o emprego. No emprego a atitude foi diferente também, quando me passam um trampo, nunca falo que não sei, sempre chamo a responsa pra codar mais. Com isso aprendi desenvolver temas e plugins no wordpress, fiz um sistema de e-commerce interno para franquias, desenvolvi alguns sistemas utilizando o padrão MVC, desenvolvi um importador de dados de um CRM em conjunto com uma API utilizando laravel e estou cada vez me desenvolvendo mais. Quanto a questão dos atalhos é true, pelo menos pra mim, o simples fato de ter que parar de codar pra mexer no mouse faz eu perder um pouco a linha de raciocínio e o hiperfoco, então pra cada situação tento aprender um novo atalho.
Todo projeto que peguei até agr como juninho, em todos eles, eu não sabia como fazer. Mas o simples fato de eu travar em algo durante o desenvolvimento me fazia encontrar o limite do meu conhecimento e passar por ele.
Enfim, compartilhando minha jornada com vocês. (Efeito colateral: cabelos brancos que eu nunca tive)
Gostei bastante do seu relato, parabéns! Só não curti a parte dos cabelos brancos!😅
Boa! Tenho uma história um pouco parecida com a sua, principalmente em nao saber fazer mas se virar, encontrar o limite e passar para o proximo nivel!
Obs: A parte dos cabelos brancos tambem é parecida 😂😂
@@jssamp1130 kkkkkk
@@leocaon tamo junto amigo.
@@jssamp1130 Eu já tenho cabelo branco antes de entrar na área kkkkkk melhor que calvície
16:37 a bugada ao vivo 😂😂😂
hahaha foi difícil de traduzir em palavras né
A melhor linguagem é a que você domina! Abraços e ótimo vídeo!
Mesmo odiando algumas coisas da faculdade eu sou mt agradecido a ela por me obrigar a escrever código nas aulas que tenho em laboratório e aprender na marra. Mesmo n sendo codigos que uso no dia a dia, me ajudou mt a criar o habito de escrever codigo.
Sou Product Owner atualmente e uma das coisas que me propus a fazer foi estudar funcionalmente várias frentes técnicas de TI. Desde infra em nuvem/on-premise, front/back até dados, pra conseguir entender melhor o "linguajar" dos devs e até propor o "cheirinho" de uma possível solução. Como resultado, atrelado a um entendimento crescente de regras de negócio e softskills de comunicação, o que mais ouço de alguns devs do meu time (com quase 20 anos de experiência) é que eu deveria começar a codar. Isso porque muitos deles, nessa altura do campeonato, já perceberam que programação é só uma ferramenta. A linguagem, o framework, etc.. No fundo, ser um dev expansivo (comunicador, ouvinte, questionador) e proativo, vale tanto quanto ser bom tecnicamente com linguagens e frameworks, de modo geral... Acho que esse é o conselho que eu deixaria pra quem está começando.. Foquem no técnico mas também foquem em softskills. Sejam devs "falantes", não tenham medo de perguntar, de se expor, de propor, de errar..
anotado!
Finalmente um profissional com experiência que comprova minha tese pragmática! Eu sabia que não era só preguiça de ver curso...
Também é preguiça hahahahha, ma fazer GO horse tbm é legal
ver curso me da sono, saber que alguem ta demorando 30 minutos pra explicar algo que poderia explicar em 2
Semana passada acabou de acontecer comigo essa parada de fazer um projetinho de algo que já existe. Minha esposa me pediu uma calculadora de horas. Ela queria colocar um horário e incrementar ou diminuir horas e minutos. Minha primeira reação foi dizer que já existiam vários apps assim na Google play, que era só testar o que já existe. Mas ela argumentou que não queria ver propagandas pq é muito chato. Uma ideia simples, que já existe, mas que vc pode fazer de forma personalizada e com o design que vc quiser. Enfim, o app foi construído e ela está super feliz! Todo mundo saiu ganhando: ela com o app e eu com mais um projeto para meu portfólio em react-native.
Vídeo sensacional Lucas!
Eu como um iniciante na área tenho algumas dificuldades em criar algo totalmente do zero, mas uma maneira que eu encontrei de contornar isso foi pegando alguns projetos prontos e fazer uma melhoria ou até mesmo grandes melhorias.
E concordo 110% que a nossa lógica só melhora com a gente codando aquilo que vimos em uma documentação ou até mesmo de uma solução dada pelo GPT, a ideia da IA nesse caso não é dar CTRL +C CTRL +V, mas sim parar um tempo pra ler aquele código e pensar como esta ocorrendo todo o processo que esta ocorrendo naquela função.
Fazendo isso, não só a minha escrita, mas também a leitura começou de fato a me gerar maiores aprendizados.
- Fiz um curso, e comecei a criar projetos meus... e foi aparecendo barreiras no meio do caminho que me obrigaram estudar um certo tópico... eu sempre digo: É melhor aprender segundo a necessidade, não adianta gastar tempo a entender sobre microserviços se você nem sabe o que é uma API.
ta na area sem facul ? corajoso
@@marcelofborges9385 fiz curso de havard, IBM e MIT só para que saibas!
@@marcelofborges9385 Tem um monte de "diplomados" sem emprego. Faculdade ajuda sim, e muito, mas não ter ensino superior na área não é impedimento para atuar profissionalmente.
Eu ja pesquisei varias vezes sobre essa sigla, mas nunca pego a ideia. Cerebro nao ta querendo ajudar
@@marcelofborges9385 menos de 4% dos programadores nao possuem facul. Mas estes costuman se sobressair dentre os outros
É o que eu comecei a fazer, ainda mais tendo o chatgpt 3.5 disponível. Recentemente, a empresa migrou de sistema de emissão de NFE, daí fiquei responsável por baixar todas as notas, algo de mais de 5 anos da plataforma e o serviço não me dava a opção de exportar tudo. Já com conhecimentos em python, eu levei metade do dia na tentativa e erro, utilizei selenium e no fim consegui baixar todas as notas e separando elas referente ao mês que foram emitidas. Eu tbm fiquei responsável por cadastrar novamente todos os produtos, novamente utilizei o selenium e deu tudo certo.
Nossa ja trabalhei com nfe e na empresa aconteceu o mesmo problema trocar o sistema de emissão de nfe passei pelo processo de baixar tudo uma a uma e ir cadastrando os produtos tudo dnv quase endoidei.
@@MrThefalador Utilizei o chatgpt para explicar melhor
**Desafio:** Precisava migrar produtos de um sistema antigo para um novo, sem acesso direto ao banco de dados ou listagem em Excel.
**Solução:**
1. **Download das Notas:** Usei o Selenium para baixar notas, rodando em segundo plano.
2. **Extração de Produtos:** Encontrei links para PDFs no sistema antigo que continham detalhes do produto como , item, descrição, ncm e preço. Eu baixei todos.
3. **CSV:** Através de regex, extraí informações dos PDFs e salvei em um CSV.
4. **Cadastro:** Usei o CSV para inserir produtos no novo sistema com o Selenium.
**Razão:** Escolhi essa abordagem pela minha inexperiência . Caso falhasse, em conseguir fazer a raspagem de dados ou em extrair as informações do PDF poderia buscar produtos nos arquivos XML das notas. (Coincidentemente, na mesma semana, assisti a um vídeo no TH-cam onde alguém usava Python para extrair informações de um arquivo XML)
Parabéns pelo vídeo. Acho que as vezes os Devs estão tão dentro do nosso mundo que começam a esquecer o que é ironia e começam a enxergar tudo de forma muito literal. Eu sempre digo que nossa área é uma das poucas onde conseguimos experiência sem ter que estar dentro de uma empresa.
Eu não faço projetos pessoais porque já me dedico 200% no trabalho. Preciso arquitetar a solução, extrair requisitos, comunicar e apresentar a solução, dar meu prazo, executá-la do início ao fim garantindo um certo padrão de qualidade com uma solução escalável e de fácil manutenção. Sem contar as reuniões que poderiam ser um e-mail, ou dar o apoio que o time precisa. Tudo isso desgasta. No final do expediente eu só quero descansar a mente. Meu GitHub está um deserto por conta disso. Zero commits no ano. Minha dedicação vai toda para o trabalho. Simplesmente... sem tempo.
Se andar de ônibus, usa o tempo no ônibus pra ver um curso e foca em absorver a teoria, chegando em casa pega 30min - 1h e foca em criar um projeto. Final de semana você tira um dia todo pra você só estudar
@@jairohistoriadorpse kklkkk
Eu acho que não é sobre deixarmos de assistir cursos, mas sim sobre o que vamos fazer com o que vimos! Vamos simplesmente passar para o próximo projeto com o pensamento de que entendemos o que foi passado sem praticar por conta própria, ou vamos tentar entender, por a mão na massa fazendo fazer alterações etc... Porque muita das vezes fazer algo por conta própria ( mesmo que funcione ) sem um curso pode ser algo não agradável ao mercado! O curso é um norte, basta saber usá-lo!
Eu fiz um jogo de xadrez em JavaScript, com os conceitos que eu sabia, e algum conhecimento na linguagem, e acabei aprendendo muito durante o desenvolvimento, na verdade ainda tô aprimorando a IA do jogo.
É claro que não deve ser o código mais elegante, e pode ser cheio de gambiarra, mas meter a mão no código e resolver cada problema me ensinou muito e serviu de motivação.
Então é isso, a prática de resolver problemas é grande parte do aprendizado nessa área.
Concordo total. Cheguei até a pensar em projetinhos bem básico pra hospedar na Vercel, tipo: um service que vc coloca algum input qualquer e ele coloca os caracteres de trás pra frente. Dá pra treinar até um pouco d algorítmos com isso, mas principalmente a parte de "entregar" um sistema funcional, assim como li no tabnews do Deschamps, as entregas que geram impacto são oque geram valor pra ti como dev e pra empresa querer pagar seu salário por mais um mês. Você saberia como funciona boa parte do que vc usaria pra trabalhar, de ponta a ponta, e isso vale ouro. O resto é vc pensar em otimizar ou melhorar dps q ja tiver dominando o rolê
Boa Lucas mandou o papo reto e esse final é exatamente que eu tô sentindo, qnd faz um projeto de ferramentas que já trabalhava
Criei um canal pra ser pratico com a galera, mas ainda não sou um bom "criador de conteúdo" kkkkk mas ta sendo bom, to curtindo. E tem uma galera gostando, isso ja me satisfaz.
O cara voltou!!
Então deu tudo certo!
lucas, não segure o notebook pela ponta igual vc fez no final, pode não parecer mas ele entorta um pouquinho (sim, mesmo sendo de alumínio da super apple), e por estar quente, deixa as soldas mais frágeis e pode acabar rompendo alguma solda na placa, tmj, abraços!
Gatilho ativou logo kkkk
Concordo com tudo mano.
Sou seu fã gosto muito do canal e trabalho com react native há 7 anos já e estou aprendendo nativo em IOS com swift por conta do seu canal e acho que vc tem muito dominio e propriedade para falar das coisas.
Só falou verdades, procrastinação esta acabando cmg, chego acabado do meu trabalho atual(piscineiro), pensa num sofrimento pra sentar e estudar, mas uma hora eu consigo. Valeu pelo seu tempo e pelo vídeo.
Concordo demais com tudo, Por muito tempo fiquei estagnado por querer ficar muito ali na teoria vendo vídeos e lendo blogs, sendo que começar a construir algo e ir aprendendo no processo de acordo com os problemas / dúvidas que vão aparecendo você aprende bem mais!
Concordo 100% com o que você diz sobre praticar ser mais eficiente do que ficar vendo aulas...
Só achei engraçado o título ser "pare de estudar programação" e os 2 primeiros links na descrição serem cursos KKKKKKKKKKKK
hahahaha mas se tu tivesse feito meu curso ano passado saberia que a galera teve que correr atrás... e o do Deschamps ta com uma qualidade incrivel de conceitos de base e bem acessivel.
Concordo com teu pensamento. Tudo que aprendi foi sempre ali, mão na massa, fazendo que depois, ao ver a teoria, tudo fica mais claro. Parabéns por compartilhar essa experiência! Vai ajudar quem pensa demais!
"O que nos separa das máquinas é a criatividade e interpretação"... uhuuum, tá melhor que a gente nesse quesito.
Muito bom o vídeo! Comparo muito a programação com as minhas outras duas paixões que são: a música e o skate. Da hora o exemplo do Kickflip que vc deu kkk. É aquilo, se tu quer se tornar um skatista melhor, aprender as manobras, é prática. A mesma coisa para música. "AH quero me tornar jazzista, improvisar, compor e tal e tal e etc, tocar que nem o fulano." Não tem jeito, é sentar a bunda na cadeira e praticar. Acho que pensar dessa forma me ajudou muito nesses três anos que estou na área como dev.
Também ando de skate e toco violão/guitarra, e certamente vejo paralelos nestas 3 áreas. No entanto, na música, você ter. Um conhecimento do mapa musical do braço do violão, as diferentes escalas, os intervalos, te dará uma expansão gigante no seu improviso ou composição. Mas claro, nada adianta aprender a teoria de não aplicar horas colocando em prática, assim como no skate ou codificação.
@@echofloripa mas na programação é a mesma coisa, saber o porque das coisas tb faz você ter uma expansão gigante, o Lucas comenta nos últimos segundos do video sobre isso, que vc evolui muito quando aprender os porques daquilo que você ja usa
Seu trabalho aqui no TH-cam tem sido muito importante para mim. Decidi mudar de carreira e ingressar no universo dev aos 39 anos. Esse início tem sido bem complicado para mim e seus vídeos me ajudam a não desistir. Obrigada por isso.
acho que era o que eu precisava ver, tava com 0 vontades de programar e tava quase perdendo o trampo por causa disso, valeu lucas
Duas observações:
1. Já fui rejeitado na primeira etapa porque estava "envolvido em meu side-project". Essas empresas buscavam alguém totalmente dedicado a elas, e isso aconteceu várias vezes.
Aprendi muito desenvolvendo este projeto.
Até hoje, continuo trabalhando nele após o expediente, e continuo aprendendo. Não sei se fui sorteado com isso, mas nunca vejo falar sobre isso.
2. Uso um mouse ergonômico com atalhos haha! O melhor dos 2 mundos😂
ouso dizer q o dev sem mouse ergonomico é como usar uma crocs na cabeça XD
Caraaaamba, referência de skate no vídeo do nada! hahahah kickflip do luan é brabo! Cadê os dev skatista? tmj!
Acho que "a melhor linguagem de programação" é a que vai lhe trazer mais conhecimentos caso precise migrar para outra. Considero o Java e C# opções melhores do que o Node por exemplo, tendo em vista que se vc aprender uma delas vc aprende qualquer outra facilmente
Python não se encaixa nisso mano? Sou novato na área
@@gustavopereirabrum8922 Sim mas python é muito fácil, não aconselho muito não mas de fato tem muita vaga
@@gustavopereirabrum8922 É melhor voce sofrer muito para aprender c# dotnet que depois voce irá colher os frutos, salario altissimo e empresas gigantes usam pq a microsoft esta por tras. Phyton voce 'aprende' em qualquer cursinho mas por consequencia mais disputas nas vagas e menor salário comparado com java, node, c#
Tava me perguntando a alguns dias se assistir live coding ajuda no aprendizado... valeu pela resposta! 😅
para nós iniciante é bom tentar criar o projeto mesmo no início pois aí consegue ver o que falta aprender para fazer as coisas sozinhas, no meu caso eu tentei criar um aplicativo e vi que eu precisava entender mais de components e arquitetura isso me levou a fazer uma pausa na tentativa do projeto e ler mais a documentação para entender melhor.
Concordo plenamente. O q eu faço para praticar é assistir aulas, e anotar e assim que eu acabo, eu reviso as anotações e tento criar alguma coisa do zero usando o que o professor explicou. Eu sou o tipo de cara que consigo entender o que eu estou fazendo mas se vc me pedir pra explicar é melhor achar outra pessoa, sou péssimo nisso. Nao sei se tem alguém assim mas eu aprendo mais na pratica do q assistindo aulas. Eu preciso que algo de errado no caminho pra que possa me interessar a pesquisar e aí sim eu começo a aprender. É meu jeito.
Vídeo Excelente cara, oq eu sempre faço e recomendo, é ver um vídeo/ler a documentação, e logo após ir no código e testar, testar e testar, e eu continuo nesse loop de olhar a documentação/vídeo e testar na prática até ter a confiança de conseguir andar sozinho, tudo pela lógica e conhecimento
obs: Os Lucas dominarão o mundo
vai dominar como ? nessa luta pra aprender algo tao simples kkkkk eu fazia engenharia civil, me apareceu um trampo de dev pleno por indicacao de um amigo, o salario era otimo eu fui sem nem saber o que era programacao, e dps de uma semana ja dava conta do servico
@@marcelofborges9385é facil assim?
Tem uma coisa que sempre pega devs a "Shiny Object Syndrome", sempre ficamos buscando o melhor, sendo que o cliente quer a coisa simplesmente feita, e não perfeita.
Uma das coisas mais complicadas pra mim atualmente é desenvolver meus side-projects pra conseguir melhorar meu portfólio, simplesmente falta tempo, irmão
Concordo so com vc Lucas, estava muito confuso de entrar de vez na programação alternando entre linguagens. importa mesmo é codificar o sistema e vender para o cliente
Sobre isso que você falou de ter um problema, e tentar resolver, é como aprendi Excel. Com certeza não há modo mais efetivo.
Vídeo top demais mano....siga humilde dessa forma e o sucesso só vai crescer "inexplicavelmente"!
Aprender algo enquanto constrói algo é surreal porque você está lidando com um projeto que você realmente quer ver funcionando, é completamente diferente de tentar fazer uma calculadora que o professor num curso tá falando pra fazer.
Eu estava com um projeto super massa na cabeça para desenvolver e ficava pensando bahh vou ter que estudar alguma linguagem bem doida... No final das contas quando peguei pra fazer mesmo consegui desenvolver tudo em html/css e javascript. Desde que isso aconteceu eu nunca mais fiquei pagando pau pra linguagem nenhuma, afinal de contas eu posso usar todas se eu quiser, então o que manda de verdade é eu ter clareza sobre 'O QUE EU QUERO FAZER?' daí é só verificar se a linguagem que eu já sei dá suporte, se não, caça alguma que dá e começa a testar e vai desenrolando...
No começo pode gerar a sensação de algo não tão sólido, robusta, mas diga foda-se, esse não é o último projeto que você vai fazer na vida, a medida que vai sempre 'executando', você vai destravando caminhos na sua mente, e se tornando uma pessoa cada vez mais observadora e atenta para 'POSSIBILIDADES', e isso importa pra caramba quando se trata de programação!
Sobre o que tu disse 'escrever código vai ajudar com a lógica de programação', eu concordo pois ao escrever código você desenvolve a malícia pra na hora de pensar em algo, tu não inventar doideira demais na cabeça a ponto de tornar a sua ideia quase impossível de ser executada.
Amei
Uma boa dica sobre o que foi dito é:
Primeiro, busque um projeto pronto no github, um sisteminha de locadora ou até mesmo o projeto de algum amigo de estudos e em seguida, de manutenção, crie novas funcionalidades, etc.
Praticamente é assim que se segue o ritmo de trabalho em grande parte das organizações com seus famosos sistemas legados e de quebra vc aprende fazendo.
Ps: isso foi uma breve opinião pessoal com a intenção de ajudar quem está no propósito de ser um Dev.
✌🏾
Eu estou planejando desenvolver um sistema logístico para a empresa em que trabalho, sou assistente de logística. Acho que isso vai me ajudar a ter experiência na área e desenvolver um projeto que esteja em produção no mercado de trabalho.
Eu programo tudo na cabeça e isso é espetacular, ajuda muito
O que me ajudou no início foi programar sem autocomplete quando eu estava aprendendo isso em 2010. Eu decorava tudo, hoje não decoro mais nada, porém sigo programando tudo na cabeça e depois reproduzo no código.
Eu aprendi muito quando decidir fazer um mini blog, agrega muito conhecimento e desafios.
parabéns por mais um vídeo genial lucas!
obrigado por compartilhar suas histórias, experiências e visão da carreira conosco
Calvo Montano, seus videos são incrivéis man, come to Brazil!
independente de qual seja sua função ou obrigação, se você faz isso com amor, deixa de ser trabalho e vira arte, por que um Musicista é um trabalhador, mas provavelmente para ele, compor lhe mantém vivo.
Depois de ter visto muios tutoriais no TH-cam, comprei um livro este livro ALGORITMOS TEORIA E PRATICA, ainda li algumas paginas, mas puxas sinto que perdi muito tempo so seguindo codigos. Agora estou colocando a mao na massa usando o meu pensamento logico. Claro que os videos ajudam em certos casos.
Bom vídeo!! Seu canal é foda Lucas, abraço!
Eu comecei a estudar python há 1 ano, no começo fiz um curso com vários conteúdos diferentes, mas não conseguia fixar o conhecimento de verdade. Depois de uns 2 meses de curso, comecei meu primeiro projeto no meu trabalho, que não tem nada a ver com programação, este projeto tinha um escopo inicial interessante, com objetivo de automatizar algumas tarefas do dia a dia. Consegui "concluir" este projeto há um mês. Ao mesmo tempo que consegui um cargo de machine learning engineer na empresa em que trabalho, em um cargo acima do meu atual ainda. Vou começar semana que vem, cheio de energia e ideias para implementar. 🙏🙏
Pow man pretendo seguir essa carreira, poderia trocar ideia cntg tipo pelo linkedin?
Esta ai uma coisa interessante que esta quase no final do video o side-project, e o que aconteceu comigo aqui no trabalho, não manjo muito de programar, pois trabalho com network, mas meu gestor sabe que tenho interesse, ele me trouxe um dificuldade de um outro setor, pensei em uma solução e comecei a desenvolver Python, Django, Zabbix, ja tinha feito uma outra aplicação da mesma stack então logo fui atras disso, resumindo esse projeto pode trazer uma certa economia para empresa isso que tornou gratificante poder entregar algo com valor para a mesma, e agora estou iniciando a jornada Ruby on Rails, e vou seguir nessa stack para o side-project obrigado por levantar essa questão de algo pessoal
Que saudades dos seus vídeos
Vejo muita gente hoje começando estudando lógica de programação ou usando um caminho bem técnico, eu simplesmente comecei codando, não sabia muito bem o que estava fazendo, mas eu conseguia construir softwares dessa forma, hoje sou líder técnico onde trabalho, apenas programem e construam experiências...
Como assim? tenho um projeto em mente mas como começo codando sem nem saber? Copiando algo? não entendo essa parte cara me ajuda ai. Ex: Quero fazer um código em java relacionado a cálculos de MDF, o ponto é o seguinte. To fazendo um curso na udemy para entender alguns conceitos e quero sim fazer o projeto. Mas e ai? se eu perguntar no chat GPT dando alguns comandos ele faz pra mim uma boa parte provavelmente. Não sei se aprendo dessa forma. Mas aí não sei por onde começar entende? aí se eu busco no google algo sinto como se tivesse copiando e não sei se estou no caminho certo. Me passa a visão de como apenas programar e construir experiências?
@@SabedoriaNaTelinha Cada código tem um comportamento, apenas rode algumas porções e veja o que ocorre, com o tempo, os resultados irão informar os resultados e você vai aprendendo por heurística.
Com o tempo alguma teoria seria necessária, mas a princípio você pode ir obtendo experiências e se guiando nisso, depois ir associando isso a suas experiências.
MILABORANTE!
Vídeo muito necessário, valeu demais! ❤
sem duvida... Esse é o melhor vídeo que você irá ver hoje!!
Eu acho que é uma questão de equilíbrio. Tanto o aprendizado empírico quanto o mais "tradicional" (sentar e ler coisas) são importantes, mas na programação, principalmente pra iniciantes, o tempo de prática tem que ser bem maior que o de teoria.
O Lucas lê mentes mano!
kkkkkkkk
Estou aqui neste momento estudando o Kotlin e por algum motivo abri o Yt no meu intervalo do estudo.
kkkkkkkkkkk
Já trabalho na área, mas por trabalhar com diversas coisas dentro da empresa, senti que precisava estudar a base primeiro.
As coisas saem, mas sinto que se eu soubesse a base de uma melhor forma, poderia ser um dev menos medíocre kkkkkkkkk.
Já programei em Node, Java, Kotlin, PHP e agora estou trabalhando com a tecnologia dos sonhos do Lucas, Flutter (kkkkkkkk).
Meu sonho é retornar a trabalhar com Android Nativo, mas não quero ser só mais um que faz as coisas sem saber o porquê estou fazendo.
Da época que mexi no nativo, vi que mudou muita coisa e não acompanhei.
Recentemente precisei apoiar um projeto em Android nativo depois de 3 anos usando só Flutter, tomei umas porradas pesadas, o projeto estava usando uns recursos bem modernos da linguagem.
Há uns 3 anos participei de um processo e fiquei com uma baita vergonha.
Na época trabalhava com Java e Kotlin pra criar as paradas e quando o camarada perguntou sobre qual pacote do Java era utilizado para manipular datas, eu não soube responder.
Como sempre fiquei nesse negócio de mão na massa sem saber a base afim de entregar as paradas pra empresa, pecava no desenvolvimento dos recursos.
Também fiz processos onde os camaradas me perguntavam sobre umas paradas do Android(ciclo de vida e outras coisas), e não sabia responder.
Isso acabou comigo de uma forma que fiquei em dúvida se deveria seguir na área de DEV.
Como ficava alternando entre vários projetos diferentes, ficava em dúvida em que me aprofundar.
Como tudo era e é emergencial, fico com a cabeça cheia e não sei o que estudar.
Sou o maior comprador de cursos, agora fazer já são outros 500.
Tenho material para as mais diversas coisas da nossa área.
kkkkkkkkkkkkkkk
Acredito que por conta desse receio, fico nessa de estudar a base antes de fazer qualquer coisa.
Também acredito que não inicio as coisas, por procrastinar usando como desculpa essa parada de ficar só estudando kkkkkkkkk.
Novamente, muito obrigado por esse conteúdo.
Não sei se você vai ler a minha mensagem Lucas, mas gostaria de deixar esse desabafo aí.
kkkkkkkkkk
Que Deus sempre continue te abençoando.
Um grande abraço.
É porque seu perfil é correria mano, mão na massa, tem o outro lado da moeda, gente que sabe muito mas não é desenrolado.😊
Como diria a Nike, Shia LaBeouf... JUST DO IT!
Tu não vai aprender só vendo. Existem até estudos que só vendo tu vai absorver só 10% do conteúdo, enquanto que praticando, errando, tentando de novo até acertar é muito mais efetivo.
Só não é legal ter figuras dentro do mundo dev que mesmo que tu esteja estudando e aprendendo praticando, ainda te fazem questionar sobre o que está fazendo.
Mas não podemos deixar as coisas nos abalarem! Pratiquem amiguinhos! Quando menos se esperar, vira pleno, depois sênior.
É igual no CS... tu só vai ser global se tu jogar e melhorar. Vai ganhar, vai perder, vai tiltar, mas no fim tu chega lá.
A etapa de escreber o proprio Codigo e aprender com os errors é uma etapa muito importante da infância. Eu lembro mim mesmo a 14 anos atras quebrando a cabeça 12 horas por dia só pra Fazer mods pro GTA no notepad++ e depois quebrar a cabeça denovo pra Fazer ele funcionar. Paciencia que Hoje em dia é muito dificil de ter
O Milaborante foi o melhor do Vídeo Lucas hahahaa #brinks Dicas muito boas pra qualquer DEv
Cara, eu acredito que a galera deve largar essa nóia de "Qual é a melhor linguagem de programação" e buscar entender estudar e praticar a base de lógica de programação pow kkkkk antigamente eu via devs antigos manjando de 5, 10 linguagens diferentes e achava surreal, mas os caras só sabiam isso pq focavam na base, ou você acredita que eles decoraram a sintaxe inteira delas? Não adianta nada ficar um, dois anos estudando Java, C# ou qualquer outra coisa sem nem buscar saber quais são os pilares da POO por exemplo ¯\_(ツ)_/¯
olha ele aí, de volta novamente. Saudades Lucas Montano seu lindo
Obrigado pelo vídeo Lucas! Estou indo agora mesmo trancar a faculdade e começar a programar em Pascal
Eu acho sempre o ideal você fazer o curso e aplicar oq aprendeu adaptando pra outro projeto q seja diferente do curso pq aí vc tem desafios as vezes esbarra cm algum erro que no curso não tem pq ali você só precisa “copiar” e presta atenção na explicação
Uma das coisas que detesto em orientação a objetos (forçada por tudo que envolve o typescript) é o excesso de abstrações. Eu basicamente detesto perder tempo modelando a solução para um problema criado pela orientação a objetos e suas limitações impostas pelo bem de algum conceito sem sentido da orientação a objetos. Porém, eu tenho trabalhado com isso tem muitos anos, então eu considero que preciso me adaptar ao formato dos projetos. E estou falando de código fechado, das empresas que trabalho e inclusive projetos que eu iniciei, já pensando em escala (de time). Por isso hoje eu inicio tudo com TS mesmo, porque você consegue escalar para os times. Eu gosto muito do javascript porque é simples, e pra una runtime bloated como o node, ele encaixa bem na minha opinião, porque no fim estamos escrevendo scripts pra um single threaded que aloca memória loucamente e encher a call stack de chamadas por causa de abstração pode ser meio ruim, mas, fazer o quê se os times se adaptaram a isso?
fui nessa de ir programar sem "estudar" e ir aprendendo na prática e quase morri... de desespero, quando comecei a estudar a teoria+ ir aplicando e fazendo exercícios, minha percepção de programação melhorou bastante
Na real, há um equilíbrio para tudo, começar codar sem saber os conceitos é tão prejudicial quanto ficar 10 anos vendo vídeo de crud sem sequer baixar uma IDE
na vdd os "cursinhos" te ajudam até certo momento, se vc não sabe o que é HTML, CSS E JS vc realmente precisa ver alguem ensinando, agora, se vc tem uma base minima vc consegue resolver qualquer problema só pesquisando invés de seguir passo a passo de um video
É isso, pega o problema , abre a documentação e Hands on!❤
Primeira vez que vejo um React de vídeo nesse estilo kkk gênio
"Dev que usa mouse mas ta sempre buscando por atalho" HAHAHAHAH essa me quebrou, boa demaiss
Acho que depende muito da situação, já aconteceu de eu não passar em uma entrevista por não saber o que era Solid, o pior é o entrevistador dizer que no meu código tinha vários conceitos de Solid aplicados e que era estranho eu não saber. Já cheguei a ouvir que criar código é o menos relevante e que se encaixar nos processos da empresa era o mais importante. Acho que o melhor é ter um meio termo, entender bem algumas ferramentas com base no mercado e tbm ter uma boa base de conceitos teóricos pra saber explicar o pq de estar fazendo certas coisas e explicar corretamente numa entrevista caso seja pedido.
Resumão do propósito de cada prática
Exercícios de logica de programação e algoritmo: tiram o seu lag mental e sua ansiedade perante um problema
Side-projects: te dão dimensão de problemas reais no desenvolvimento de algum projeto. Só dá para entender o que vamos enfrentar botando a mão na massa e quebrando a cabeça. Aqui, vc não vai usar o algoritmo que constrói um triângulo de Pascal com arrays.
Concordo demais, isso n vale apenas para programação tambem, vai para os estudos em geral.
você evolui mais praticando em vez de aprender so a teoria
O problema em treinar desenvolvimento sozinho é que você pode aprender da forma errada. Por exemplo, talvez exista o jeito certo de desenvolver uma função e voce acaba fazendo uma gambiarra cheia de if else.
Aaaaa oi Lucas q sdds kkkkk e ótimo vídeo, abriu minha mente pra várias coisas e ainda me ajudou a entender melhor o meu jeito atual pra aprender a programar (sou iniciante nessa área)
Esse vídeo me acordou, tenho percebido que estou estudando muito e codando pouco
Este conteúdo deveria estar em TV aberta.
Minha área é edição de vídeos...esse negócio de já ir imaginando antes mesmo de implementar é real, as vezes eu já sei o que vou fazee num vídeo antes de começar
Boa concordo contigo e infelizmente não vi esse twit.
Mas deixa te dá um fato interessante sobre atalhos...
Os atalhos está muito ligado ao dev dependendo do OS, já pensasse?
pois é, eu hoje sou mais flexível e uso linux, mas eu trabalhei minha vida quase toda dev de windows, e como a gente sabe no windows é o mundo do next, next e drag and drop(delphão, vbsão)
A gente precisou quase que raramente utilizar terminal tudo a gente resolvia com clicks, o contrário do linux e mac(falo no contexto de dev).
Exemplo, preciso instalar uma lib para o meu C da vida se conecte no postegress, só no windows que a gente baixa um instalador pesado para instalar via next, next.
Acho que a maioria dos dev que ainda utiliza muito mouse é por ter vivido muito tempo olhando da janela.
O mestre voltou? Nice vídeo!
Caraca, você assistindo vídeos do Luan Oliveira me pegou. Sdds andar de skate
Eu estou exatamente nesse processo de aprender os conceitos daquilo que eu já sei na prática
Excelente vídeo!!! Por isso gosto de assistir o Lucas Montano no canal do Lucas Montano...
Esses papos são praticamente uma terapia 😁
O povo do X (Twitter) só entende que é ironia quando você escreve que é uma ironia.
É incrível como uma IA entende exatamente o sentido da piada, mas um ser humano não.
por volta dos 5:00 min de video você falou algo sobre ver livecode sem ter codado e que se pedir pra implementar aquilo 3 meses depois não vai saber, achei que você foi muito gentil, digo que 1 dia depois já não sabemos (um dia pra ser muito gentil kkk)
pode crer! Já fiz milhares de cursos... coleciono cursos na Udemy! Atualmente nenhum empregador cobra quantidade de certificados e nem mesmo querem ver teu diploma etc ( essas coisas são importantes, para concursos e algumas profissões)... querem saber se vc é capaz de resolver problemas e criar ou bolar algo novo encima de problemas! Passei por isso... é um processo sair desse loop de "fazedor de cursos" para um desenvolvedor!
Sobre qual linguagem começar: comecei programando com 12 ou 13 anos mexendo em game engine de Ragnarok, era feito em C/C++ e tinha uns scripts com linguagem própria, depois comecei a mexer com HTML/JS/CSS pra montar os sites dos servidores de Ragnarok que fazia, na sequência PHP pra integrar os sitemas, na faculdade aprendi a mexer com Java e comecei e pagar gosto, meu primeiro trabalho foi em PHP, depois o segundo em Java com JSF e posteriormente SpringBoot sendo fullstack nos dois trabalhos, ainda nesse comecei a aprender a mexer com Angular, separando back de front, depois fiquei full backend com Kotlin e amei, agora voltei pro Java.
Sobre a melhor linguagem de todas: o que aprendi na faculdade com o meu TCC ao fazer rengenharia de software da engine de Ragnarok de C pra Java, ficou claro cada vez mais enquanto fui trabalhando no mercado, na época fazendo ele tive um resultado de ganho de performance na parte de load dos arquivos, mas não é por que Java era melhor, e sim por que o código foi melhor escrito. Realmente NÃO TEM a melhor linguagem, o máximo que tem é pra um determinado tipo de software ter uma linguagem mais aprópriada, mas no fim o que realmente vai importar é como a lógica do software foi implementada, as vezes muito mais do que frameworks.
HAIL POG! Me ferrei muito com projeto real mas no final valeu o esforço kkkkkkkk
As vezes o que trava é depender de um video tutorial para tudo que for fazer, é bom, mas chega um momento que começa a nos atrasar e ser um dependente disso
Se o Deschamps falou, ta falado!
Resumindo, a vida agora será usar o chatGPT para explicar piadas. Parabéns humanidade, estamos realmente evoluindo...
No Meu caso foi ao contrário, eu não parava para estudar só queria programar com o que eu já sabia, assim estendendo o tempo por mais 56 horas. eu aprendi umas 12 funções e já queria fazer o mundo com aquilo, isso me atrapalhou bastante principalmente quando eu vi o real tamanho da linguagem.
as vzs tenho esse problema de buscar coisas novas também
antes de ser perfeito tem que funcionar, funcionou, aí sim vc pensa em formas de tornar aquilo coerente, até pq, a realidade é assim, antes de vir os "PADROES de boas práticas", tudo era bagunçado, então vc ta fazendo tudo, menos inventar a roda novamente, e vc da mesma forma que todos, vai se deparar com o mais puro conhecimento empírico, vai saber na unha porque grandes padrões foram adotados, e vc não precisará pesquisar "porque estudar boas práticas de X linguagem", porque voce já terá os motivos em mãos, e será absorvido de forma muito mais simples, vc se tornará um bom profissional com o tempo, e não um bom profissional sem trabalhar
obs: n sei se fico feliz ou triste de uma IA sendo tão superior aos humanos na interpretação de "tweets", tipo, fala sério, eu iria preferir ter IAs no governo com essa capacidade intelectual do que pessoas que não entendem tweets.
Pois é, até porque infelizmente a maioria dos clientes querem o código pronto pra ontem. Dois pesos, duas medidas.
Mesmo sendo uma piada, me dá um pouco de agonia. Sou aluno de uma universidade federal e às vezes sento agonia de ver alguns professores fazendo isso (usando o mouse para programar)
Pra mim o negocio é que a complexidade do codigo aumenta tanto que voce fica cansado de pensar o tanto que ainda tem que fazer. no final ser programador é tipo uma maratona, tem que ficar horas e horas no negocio é chato demais mas parece que não tem pra onde correr não.
Essa dica se aplica tanto pro aprendizado de linguagens de programação, como pro aprendizado de idiomas também.
Comecei a aprender lua/solar2d pelo pelo GPDI aqui de SC, vamos ver como vai ser. Apesar de ser para game dev..