Cristãos vinde todos (Adeste Fideles)
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 6 ก.พ. 2025
- Missa Solene em Honra a São Benedito - 26 de Dezembro de 2022
Coral São Benedito
Maestrina: Denise Venge
Organista: Gabriel Massaneiro
A devoção a São Benedito chegou ao município da Lapa na metade do século XVIII, quando os escravos negros pertencentes à Irmandade dos Pretos, procuravam fortalecer suas necessidades espirituais e sociais diante do sofrimento na escravidão.
No lugar onde está construído o Santuário de São Benedito, havia no tempo do Império a praça do pelourinho, local onde os escravos eram duramente castigados por seus senhores. Mais tarde, os devotos de São Benedito tiveram a ideia de construir uma capela e o local escolhido foi onde funcionava o pelourinho.
Em 1894 deu-se o inicio aos alicerces mas não houve prosseguimento por falta de recursos. A Irmandade percorria a Paróquia recolhendo esmolas, porém, não conseguindo conduzir as obras. Com o terceiro rei congo, ao assumir a provedoria da Irmandade, também deu continuidade à construção da capela, finalizando em 1908.
No Brasil celebra-se no dia 05 de outubro a festa de São Benedito, o Preto. Em outros países é 4 de abril, fazendo memória de seu falecimento em Palermo, na Itália, em 1589. Na Lapa, o dia 26 de dezembro tem um significado especial. A história conta que após o Natal dos senhores, no dia 25, os escravos celebravam o seu Natal no outro dia. Era a tradicional veneração do “Santo Negro”, dia santo de guarda para os escravos.
Atualmente, no dia 26 de dezembro, feriado municipal, é realizada a festa de São Benedito com celebração eucarística e procissão pelas ruas da cidade, com veneração da imagem de São Benedito pelos devotos e fieis do município e turistas de outras cidades.
Tambem é Considerado o maior santuário do mundo em Honra a São Benedito.