M-60 em Roraima! - Crise na Fronteira Brasil x Venezuela:A Cavalaria Blindada pode nos defender?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 28 พ.ย. 2024

ความคิดเห็น • 727

  • @niltoncarlosaburad2273
    @niltoncarlosaburad2273 4 ปีที่แล้ว +23

    Num país deste tamanho. Um sistema ferroviario eficaz faz falta. Por carreta e possível mas de trem seria muita mais eficaz.

    • @carvalhodamontanha6990
      @carvalhodamontanha6990 4 ปีที่แล้ว

      Se existisse a intencao d proteger o brasil, ja teria sido feito. Mas como se save q ninguem vai invadir, entao tudo é so questao d aparencia.

    • @crgbarros
      @crgbarros 4 ปีที่แล้ว

      Mesmo ferroviário demora!!.... temos que ter mais veículos para que no Norte tenha um brigada de cavalaria brindada......até chegar uma única de reação já seria tarde!...... nossa fronteira norte falta ser melhor tratada..... poderia ter uns blindados leve tipo cascavel ou similares

  • @eduardocarneiro7209
    @eduardocarneiro7209 5 ปีที่แล้ว +12

    Bom o governo deveria rever esta logistica do exercito e ampliar a disposição de materiais bélicos de forma a tornar o tempo de resposta menor o problema certamente seria os custos operacionais e de logistica mas havendo interesse do governo esta modificação seria interessante.

    • @Rqz991
      @Rqz991 5 ปีที่แล้ว +5

      Não sei, mas acredito que, em algum momento, isso será seriamente discutido, já que o atual presidente do país está muito mais ligado e vinculado aos militares do que os anteriores que pouco ligava para nossas Forças Armadas. Espero que aconteça, nossos militares merecem o melhor.

  • @glauberpereirasilvadesouza3038
    @glauberpereirasilvadesouza3038 4 ปีที่แล้ว +8

    Há muito tempo que Roraima deveria ter um regime de blindados permanente!! Descentralizar do Sul! Onde não temos ameaça!!

  • @maiconoliver2897
    @maiconoliver2897 5 ปีที่แล้ว +8

    Acho um erro grosseiro do planejamento do exército esta distribuição dos blindados, afinal, quando situação apertar esperar 20 dias para ajuda chegar é perigoso.
    Exercito tinha q deixar pronto em Manaus uns 30 blindados de vários tipos, assim é mais rápido chegar em qualquer lugar do norte do país.
    O que não pode é concentrar 90% dos blindados no sul enquanto outras regiões ficam sem nada.

    • @camilamatiass2707
      @camilamatiass2707 5 ปีที่แล้ว +1

      até eu sei, ja foi transportado alguns tanques pra Mato Grosso, o objetivo seria levar até Manaus. esse planejamento ja existe a longo prazo pra custear em caso de guerra. Acredito q esses 10 dias foi até rapido pro nosso padrão territorial

  • @caixeta425
    @caixeta425 5 ปีที่แล้ว +19

    Olha o tanto que uma malha ferroviária faz falta.

    • @jerebamansfield5001
      @jerebamansfield5001 5 ปีที่แล้ว +1

      isso é verdade. o tamanho do brasil é uma defesa mas um problema. vc falou tudo.

  • @gutembergmao
    @gutembergmao 5 ปีที่แล้ว +6

    Há um entrave muito grande em se transportar via fluvial. Por exemplo se um conflito ocorrer na época da vazante do rio o transporte será muito prejudicado, haja vista que em alguns trechos de Rio torna-se *_"inavegável, intrafegável"_* navios com esse porte de carga. Sou da região, navego nesses rios e sei o que estou dizendo.

    • @gilsg8475
      @gilsg8475 5 ปีที่แล้ว

      É feito por balsas, já viu algumas, não é muito grande não é transportado uns 7 M60 de boa cada uma

  • @air1ar
    @air1ar 5 ปีที่แล้ว +6

    O Exército Brasileiro , e todas as Forças Armadas , precisam de uma Reestruturação completa em termos de Estratégia , Logística ,Planejamento , Equipamento . Lógico que para isso necessita de mais Investimento e Treinamento Imediato .

    • @Machines_revealed
      @Machines_revealed 5 ปีที่แล้ว

      E parar de viver de passado,essa doutrina ultrapassada que o EB usa só favorece os oficiais e não valorizam os CB/SD plano de carreira dos ST/SGT e muito longo.
      Enquanto os dos oficiais é rápida.

  • @rodrigopereiradossantos6321
    @rodrigopereiradossantos6321 5 ปีที่แล้ว +4

    Tive a honra de ter servido no 5GACP de Curitiba por 7 anos, já estive em vários quartéis inclusive no 13BIB da Cidade de Ponta grossa.sou ex Militar , más estamos sempre prontos para defender a nossa Pátria nossa família .

  • @adsoncaetanoaraujo7899
    @adsoncaetanoaraujo7899 3 ปีที่แล้ว +9

    Agora se vê a grande importância do asfaltamento da BR 312

  • @ubirajaramelodamatamelo4591
    @ubirajaramelodamatamelo4591 4 ปีที่แล้ว +6

    O Exército Brasileiro deve manter uma
    Em Roraima, com o que tiver de mais moderno em carro de combate, Astros,
    E Artilharia Auto Propuçada para garantir
    A Soberania Nacional naquela Região e
    Acabar com essa visão de manter os carros Blindados no Sul do País, e os
    Astros em Goiás.
    Sendo que hoje é muito mais importante
    Manter uma base muito bem armada, em virtude da situação que estamos vivendo com a Venezuela, e o Governo da França.

  • @ArnaldoBART
    @ArnaldoBART 5 ปีที่แล้ว +4

    O Porto de Vila do Conde próximo a Belém do Pará tem condições de receber os Blindados via Marítima e via Foz do Amazonas, também tem o porto de Santana no Amapá, mas também é possível subir a BR 163 que está sendo finalizada. De Campo Grande a Santarém são 2440 km.
    De Belém (Vila do Conde) a Manaus são 7 ou 8 dias de Balsa.
    Por isso o trajeto escolhido até porto velho é mais rápido.
    acredito que finalizando a 163 seria mais rápido ir por Santarém.

  • @cledsonsalesdecastro4718
    @cledsonsalesdecastro4718 4 ปีที่แล้ว +6

    Sinceramente,10 dias para trasporte via rodoviário, fluvial ou ferroviário é muito tempo e ainda expõe a coluna de transporte a um possível ataque e ficaríamos sem defesa

  • @NandoBHMG
    @NandoBHMG 5 ปีที่แล้ว +9

    O M60, apesar de antigo, ainda é um blindado eficiente, especialmente pelo sistema Termal Sight, que permite operações all weather, ou seja, com todos os sistemas plenamente operacionais ainda é eficiente. Ter o melhor equipamento não é a certeza da vitória, a França tinha blindados melhores que os alemães na WWII, entretanto, perdeu fácil, tudo em razão de táticas de uso e informações sobre o inimigo, que os alemães empregaram melhor, por isso venceram, ou seja, vencerá quem empregar de melhor o que tem. Confio no nosso time.

    • @arquivomilitarblindados7686
      @arquivomilitarblindados7686 5 ปีที่แล้ว

      Oque fez a diferença na batalha da França foi a supremacia aérea a Luftwaffe massacrou boa parte dos blindados franceses e a outra parte foi contornada

  • @glenio2
    @glenio2 5 ปีที่แล้ว +10

    Se houvesse ferrovias boas era um pulo.Mas forças ocultas sempre travam qualquer coisa que pode se tornar o pais ter indepencia mundial.

  • @andersondavigomes415
    @andersondavigomes415 5 ปีที่แล้ว +5

    Excelente vídeo para caiafa quantos m 60 o Brasil tem operacional hoje

  •  4 ปีที่แล้ว +4

    10 dias somente por via fluvial? Em caso de necessidade, esse deslocamento demora muito.. pensei q já existisse um grupo de tanques em Roraima...

  • @fabioflexa6802
    @fabioflexa6802 5 ปีที่แล้ว +11

    Continuo achando que a estratégia adotada pelo EB, em relação a concentração de seus blindados de combate no sul do país, está no mínimo equivocada e digo mais, não condiz com o contexto atual.
    Gente, a guerra do Paraguai acabou a mais de um século, nem um vizinho do sul oferece perigo, e nem adianta vim com esse papo de que o terreno não é favorável ou que o norte só é mato, isso é conversa pra boi dormir

    • @nathanricardo33
      @nathanricardo33 5 ปีที่แล้ว +5

      Concordo com você Fábio quando eu estava na ativa no E.B, eu sempre achei estranho isso ...

    • @Rqz991
      @Rqz991 5 ปีที่แล้ว +5

      Se eu tivesse poder para tal, sem sombra de dúvidas daria a ordem pra que fosse construída mais batalhões de cavalaria blindada por todo o território brasileiro. Obviamente que seria uma longa discussão sob o que dá ou que não da pra fazer.
      ''Ah, temos cavalaria blindada aqui? Ok!'' ''Ah, não temos cavalaria blindada ali? Então, vamos colocar!'' - Porém a realidade é outra rsrs.

    • @eliseukrauspenhar3550
      @eliseukrauspenhar3550 5 ปีที่แล้ว +1

      Todos os combates que ameaçaram de fato o desenho territorial do Brasil ocorreu nesse teatro de Batalha (Sul do Brasil) e a situação geopolítica muda muito rápido, a Venezuela é algo novo e apenas um possível cenário.

    • @gilsg8475
      @gilsg8475 5 ปีที่แล้ว +3

      E quem oferece perigo ao norte? A Venezuela, para né jovem, vc acha que se um batalhão de blindados se mecher na Venezuela as forças armadas não vão ficar sabendo, deixa de ser bobo, o Brasil está varrendo a Venezuela com os dois satélite alugados, sem contar que o Maduro não dá um peido sem os EUA ficarem sabendo! Não existe essa possibilidade de invasão terrestre do Brasil pelos seus vizinhos isso é coisa de gente sem um mínimo de análise!!

    • @jerebamansfield5001
      @jerebamansfield5001 5 ปีที่แล้ว

      o problema é o exército justificar blindado na atual conjuntura. desdobrar p q? contra argentina, uruguai, bolívia? M198 p q? M109 p q? acabem com essas armas pesadas, sem utilidade, comprem 36 AH-1Z ou equivalente, dotem a cavalaria de foguetes antitanque, tudo centrado em rede, q sai mais barato e é mais eficiente.

  • @camilamatiass2707
    @camilamatiass2707 5 ปีที่แล้ว +14

    Não é atoa que Bolsonaro quer uma ferrovia de Norte a Sul. É logística

    • @paulonishi775
      @paulonishi775 5 ปีที่แล้ว +2

      finalidade é escoar a producao de mlho e soja, claro, tambem ajudaria em muito na logistica de transporte militar!

    • @camilamatiass2707
      @camilamatiass2707 5 ปีที่แล้ว +2

      @@paulonishi775 sim! que é mais importante, sem duvidas. Mas em caso de possivel guerra, acredito que malhas seriam utilizadas.

    • @jerebamansfield5001
      @jerebamansfield5001 5 ปีที่แล้ว

      mais lógico seria exportar pelo peru ou equador. é mais curto o trajeto e mais barato.

  • @arnox0
    @arnox0 4 ปีที่แล้ว +6

    Eu creio que no governo Bolsonaro a ferrovia Note e Sul vai ser construida. O Exercito Brasileiro e o Brasil merecem o melhor." Brasil acima de tudo Deus acima de todos"

  • @rockpicinato5924
    @rockpicinato5924 5 ปีที่แล้ว +3

    Obrigado pelo vídeo! Um grande abraço

  • @mil.eb.726
    @mil.eb.726 5 ปีที่แล้ว +3

    Entre críticas e comentários "viajados" de leigos (por falta de informação e conhecimento, claro), deixo as seguintes observações:
    Quanto ao tempo de deslocamento que não foi por "barco" (destinado ao transporte de passageiros, pequenos veículos e pequena quantidade de carga de produtos), na verdade foi por balsa devido ao peso do material a ser conduzido, e ela é realmente lenta.
    Quanto ao lançamento de foguetes pelo Sistema Astros, não foi em Roraima e sim no Amapá, em Clevelândia do Norte, distrito de Oiapoque, em 2015 (Operação Foz do Amazonas). Participei da missão (28 dias ida e volta, sendo 6 dias ida e volta de balsa pelo Rio Amazonas) e conduzimos uma Seção (subdivisão) de uma Bateria de Lançadores Múltiplos de Foguetes. Melhor missão externa que já participei até hoje.
    Enfim, quanto ao deslocamento de um Esquadrão ou Regimento inteiro de carros de combate, material e pessoal de apoio, não seria uma tarefa fácil, ainda mais em uma hipotética situação de guerra contra a Venezuela.

  • @Pjuniorgoncales
    @Pjuniorgoncales 5 ปีที่แล้ว +6

    como o transporte é demorado o exercito deveria ter unidades de blindados mais próximas as fronteiras norte do pais permanentemente para em uma situação de crise poder entrar em ação mais rapidamente

    • @luizamadeu7046
      @luizamadeu7046 5 ปีที่แล้ว

      os americanos não deixa.

    • @gersonlimanascimento4981
      @gersonlimanascimento4981 5 ปีที่แล้ว +1

      Imaginem carros de combate São levados a Paranaguá via modal ferroviário, 4 dias; movimentação terrestre até Bahia de Guaraituba, transposições via ferro bote ao território catarinense para embarque marítimo e viagem de cabotagem até a Foz do Amazonas é muito tempo.

    • @AlexandreFontoura61
      @AlexandreFontoura61 5 ปีที่แล้ว

      @@luizamadeu7046, o que os americanos têm com isso?

    • @luizamadeu7046
      @luizamadeu7046 5 ปีที่แล้ว

      E zuera cara.

  • @guilhermedesouza8710
    @guilhermedesouza8710 5 ปีที่แล้ว +3

    É possivel subir o Rio Amazonas com praticamente qualquer navio que fazem o transporte de nossos blindados. Hj o Porto de Manaus tem capacidade de receber navios com calado de ao menos 9m, logo não há necessidade de transbordo em Belém.

  • @carloslemos3581
    @carloslemos3581 5 ปีที่แล้ว +2

    Interessante o reporte. Moro na Cidade de Boa Vista. Colaborando com esclarecimentos, penso que a logística de deslocamento empregada pelo EB é aquela que é a mais viável no momento. O deslocamento para os Portos de Paranaguá e depois Manaus tornaria o percurso muito mais longo e demorado. Na atual situação o deslocamento terrestre até Porto Velho, o deslocamento fluvial até Manaus e o deslocamento terrestre Manaus - Boa Vista economizam tempo e recursos. Até porque a BR 163 já implantada está em vias de asfaltamento até Manaus o que viabilizaria o deslocamento terrestre integral até Boa Vista.

  • @lucasmartins2356
    @lucasmartins2356 5 ปีที่แล้ว +2

    Caminhão nós temos,mas e balsa teríamos a tempo ? 10 dias esperando carro de combate enquanto o inimigo avança é complicado. ..

  • @Xico380
    @Xico380 5 ปีที่แล้ว +4

    Caiafa o que custa deslocar logo uma das nossas unidades blindadas para Roraima até enquanto essa crise durar? Na minha ótica o deslocamento de toda uma unidade blindada mostraria ao mundo a força e prontidão do nosso exército, assim como serveria de recado dissuasorio para todos verem.
    Mostraria que estamos aptos e prontos para defender nossa soberania nacional a qualquer preço e momento.
    O Brasil pode aproveitar essa crise para mostrar ao mundo nossa vontade e disposição para enfrentar uma crise de soberania.
    Ficar nessa inércia e nesse faz de conta que não é comigo, é perigoso. Pode expor ao mundo nossa incapacidade de responder a altura uma crise real. Apenas minha opinião.

  • @mezion5681
    @mezion5681 5 ปีที่แล้ว +3

    Não seria prudente deslocar uma fração do Regimento para Boa Vista? Independente de crise ou não, o EB pode e deve atuar em qualquer região no nosso País.

    • @usuariopimba707
      @usuariopimba707 5 ปีที่แล้ว

      Em um combate assimétrico iriam ser apenas alvos.

    • @mezion5681
      @mezion5681 5 ปีที่แล้ว

      @@usuariopimba707 Até concordo mas não estarão sozinhos e sem tática como na Síria. Numa eventual guerra uma arma completa a outra.

  • @ednaldosoares6899
    @ednaldosoares6899 4 ปีที่แล้ว +4

    A IMPORTÂNCIA DESSAS MANOBRAS É TREINAR A TROPA, VER CUSTOS E EFICIÊNCIA DO EQUIPAMENTO. VALE APENA O EXÉRCITO PROMOVER ESSAS MANOBRAS.

  • @air1ar
    @air1ar 5 ปีที่แล้ว +4

    Já deveriam estar lá desde que começou a bagunça na fronteira , deveriam fazer , até mesmo como exercício e treinamento , e para demonstração de Força do Brasil .

  • @MickyOliver
    @MickyOliver 5 ปีที่แล้ว +6

    Se o Brasil fosse sério, teríamos uma ferrovia cortando o país de norte a sul de leste a oeste construída pelas Forças Armadas, em especial o Exército, para transporte de veiculos e equipamentos em massa!

    • @thiagoh4278
      @thiagoh4278 5 ปีที่แล้ว

      Na vdd quem fode tudo e o meio ambiente que nao libera a construção da br319 que liga porto velho Manaus...se nao fosse por isso acredito que em 3 ou 4 dias daria pra chegar em roraima

  • @_m4rc0s_5
    @_m4rc0s_5 5 ปีที่แล้ว +4

    Parabéns excelente conteúdo, apesar do desconhecimento de muitos o M60A3 e o Leopard 1A5 ainda são armas muito letais e para a realidade brasileira adequam-se perfeitamente !!

    • @joseastolforcancado20
      @joseastolforcancado20 5 ปีที่แล้ว

      Parabéns pelo comentário. Dá nojo muitos, somente criticarem... sem trazerem soluções...

  • @VanderleiVSouza-si7lz
    @VanderleiVSouza-si7lz 5 ปีที่แล้ว +2

    Parabéns militares tem o meu respeito e mesmo fora da idade me alistou e sou muito bom de tiro ..façamos o teste..parabéns

  • @dybaranaraujo129
    @dybaranaraujo129 5 ปีที่แล้ว +6

    Na minha opinião esses brigadas de cavalaria blindadas deveriam está mais bem localizadas para uma resposta rápida para qualquer parte do Brasil, deveriam está no em Mato Grosso ou em Goiás para um deslocamento mais rápido.

    • @marcomallmann2099
      @marcomallmann2099 5 ปีที่แล้ว +1

      Boa colocação, um absurdo levar um mes pra deslocar apenas uma unidade, mesmo sendo un treinamento o periudo de tempo é muito longo

    • @renatofredymesquita2952
      @renatofredymesquita2952 5 ปีที่แล้ว +1

      Deveria ter blindados em Tocantins, Minas Gerais e Goiás já q são estados centrais do Brasil e rápidos descolamento para o Brasil todo. Atualmente maioria dos blindados está no sul do Brasil.

    • @MarcosVinicius-ir6fp
      @MarcosVinicius-ir6fp 5 ปีที่แล้ว

      Em questões de emergencia não levaremos um mês para transportar, fariamos em horas com o kc390

    • @dybaranaraujo129
      @dybaranaraujo129 5 ปีที่แล้ว

      O certo era uma brigada dessa em cada região do Brasil, isso seria o certo.

    • @dybaranaraujo129
      @dybaranaraujo129 5 ปีที่แล้ว

      @@MarcosVinicius-ir6fp será q o kc390 daria conta de transportar um leopard?

  • @andreprado5953
    @andreprado5953 5 ปีที่แล้ว +2

    Entendo que o treinamento logístico visa adequar a prontidão para levar o material bélico aonde precisa chegar, porém quantas balsas seriam disponibilizadas e necessárias para o transporte para essa região do lavradio roraimense caso houvesse necessidade de deslocamento de um regimento de cavalaria blindada. Qual o impacto do período de chuvas ou de seca no planejamento logístico ao longo do caminho, há algum tipo de treinamento nesse sentido visando diferentes condições meteorológicas ?

    • @afx7661
      @afx7661 5 ปีที่แล้ว

      Muito pertinente seu questionamento! Pois sou aqui do Norte do Brasil e digo, o período de chuvas é imprevisível e muda tudo, colocando em xeque uma quantidade alta de planejamentos, tendo em vista as estradas, os acessos e os desvios! Sem contar ainda as pontes que em sua maioria se encontram em estado precário e seria necessário intervenção da 'Engenharia' pra resolver essas questões, coisas que eu não acredito que poderiam ser feitas em tempo hábil. E ainda temos as áreas de alagamento, rios e afins! É muita coisa!

  • @Marcos-wj7yx
    @Marcos-wj7yx 5 ปีที่แล้ว +10

    Pra quem não conhece Boa vista/rr e acha que Roraima está desguarnecida, estão enganados. Está Localizado em Boa vista/rr a 1° brigada de infantaria de selva, 7°batalhão de infantaria de selva, 6°batalhão de engenharia de construção. 12°Esquadrão de cavalaria mecanizado e eu nem citei os pelotões especiais de fronteira e por último a Base aérea de Boa- vista/rr(ala 7) operando os super tucanos. O que precisamos realmente é uma defesa antiaérea de médio e longo alcance.

    • @sillsill9349
      @sillsill9349 5 ปีที่แล้ว

      É isso, óbvio que precisamos melhorar e nos equipar melhor, porém, como vc bem citou, tb não estamos "sem nada".

    • @j.c.6390
      @j.c.6390 4 ปีที่แล้ว +1

      Pra quem não sabe, são só os melhores guerreiros de selva do mundo! Apenas isso.Selva!!!!!

    • @VanderleyAntiqueira
      @VanderleyAntiqueira 4 ปีที่แล้ว

      Muito bom saber, mas tudo que possa ser acrescentado é bem vindo.

  • @djeffersonbarrosdeoliveira8890
    @djeffersonbarrosdeoliveira8890 4 ปีที่แล้ว +1

    Manter a soberania é o principal objetivo . Por isso temos que melhorar nossas rodovias , ferrovias , meios navais e aéreos por todo o país ! Temos que ter diversas opções de deslocamento de tropas e equipamentos !

  • @FILMAGENSJMF2022
    @FILMAGENSJMF2022 4 ปีที่แล้ว +3

    Bom ! Muito bom saber que o exército está preparado para deslocar uma divisão para o Norte do país.
    Mas já não está na hora de termos uma divisão de blindados desse porte nessa REGIÃO?
    AÇO!

  • @dybaranaraujo129
    @dybaranaraujo129 5 ปีที่แล้ว +6

    Já imaginou as tropas esperarem de 10 a 20 dias pelo apoio de carros blindados, isso é um desastre total. O EB tem q ter outras opções para resolver essa deficiência.

    • @matheusmoreiradossantos5133
      @matheusmoreiradossantos5133 5 ปีที่แล้ว +1

      10 a 20 dias ñ vai precisar deslocar pois o inimigo já vai estar na porta

    • @AlexandreFontoura61
      @AlexandreFontoura61 5 ปีที่แล้ว

      Gente, um dos objetivos do transporte do M60A3TTS até Roraima era, justamente, identificar os problemas e dificuldades. É óbvio que, hoje, o Exército já tem uma visão completa do problema.

    • @AlexandreFontoura61
      @AlexandreFontoura61 5 ปีที่แล้ว

      @@matheusmoreiradossantos5133, acha que a Venezuela tem mesmo condições de entrar fundo assim no território brasileiro? Impunemente? Vai nessa!

  • @mxblyxky
    @mxblyxky 5 ปีที่แล้ว +5

    Transportar meia dúzia de veículos por 8 mil quilômetros por estradas precárias é uma coisa; outra muito mais difícil é transportar toda uma Brigada de cavalaria blindada. Sem falar nos problemas logísticos, causaria um enorme transtorno para o tráfico de veículos civis nesse trajeto. Como o Brasil não tem mais estradas de ferro, é muito mais fácil mais rápido e mais barato, transportar uma Brigada blindada através do mar e rio Amazonas, em cooperação com a Marinha, do que por terra, desembarcando todo o material no porto de Manaus. Obviamente não sairia do Mato Grosso do Sul. Na II Guerra os alemães transportavam toda uma divisão blindada, por via férrea, em questão de horas, para qualquer lugar da Europa. Mesmo com os aliados destruindo pelo ar trechos da ferrovia, em poucas horas equipes de reparo a tornavam operacional. Mas estamos falando de alemães.

  • @airtonlima1049
    @airtonlima1049 4 ปีที่แล้ว +5

    Que falta faz uma frota de super cobra mesmo usados, 100 unid mais 100 unid, de black hawk todos bem armados.

  • @paulohenriquemartins2576
    @paulohenriquemartins2576 4 ปีที่แล้ว +1

    Em 2011 fui de carro de Manaus a Caracas (cerca de 2.250km) e observei bem a região de fronteira. Entre Boa Vista e a fronteira com a Venezuela são 200km de campos (chamado de lavrado) comparáveis aos pampas e depois da fronteira, a Gran Sabana venezuelana e mais campos. No entanto, para chegar à fronteira, sobe-se uma serra do lado brasileiro, e na Venezuela, após a Gran Sabana (já 200km dentro da Venezuela) se desce uma serra em meio à floresta amazônica por uma única rodovia, em condições piores que na serra do rio do rastro. Não imagino o quanto seriam eficazes os tanques além das áreas de campo. Na minha avaliação de leigo, achei a fronteira brasileira muito vulnerável e cheguei a comentar com um amigo oficial aposentado do exército, que me disse haver um plano de resposta para uma situação de perigo para a região.

  • @clandestinos1970
    @clandestinos1970 5 ปีที่แล้ว +9

    Isso é que dá sabotarem a construções de ferrovias pra favorecer empresas privadas de transporte rodoviários. Vergonhoso

    • @rildodosreis9913
      @rildodosreis9913 5 ปีที่แล้ว +1

      Concordo em gênero número e grau

    • @Ac72958
      @Ac72958 5 ปีที่แล้ว +1

      Concordo com você.destruíram a malha ferroviária

    • @rafaelsantos-nn2pt
      @rafaelsantos-nn2pt 5 ปีที่แล้ว +1

      Vdd a maioria das potências mundiais usa a ferrovia como um dos principais meios de transporte

    • @clandestinos1970
      @clandestinos1970 5 ปีที่แล้ว

      Trasporte e desenvolvimento@@rafaelsantos-nn2pt

    • @assiryahgoncalves6150
      @assiryahgoncalves6150 5 ปีที่แล้ว

      @@rildodosreis9913 Perfeito, sabotagem para vender e aumentar o preço do combustível, automóveis e caminhões. Ludio

  • @PedroHenrique-lj6zs
    @PedroHenrique-lj6zs 5 ปีที่แล้ว +4

    Precisamos de uma linha ferroviária que circule o Brasil

    • @BaettasLife
      @BaettasLife 5 ปีที่แล้ว +1

      Já está em planejamento.

  • @gersonlimanascimento4981
    @gersonlimanascimento4981 5 ปีที่แล้ว +3

    Na questão logística em caso de um confronto 10 dias e derrota na certa o mais correto neste momento e montar um uma força estratégia de dissuasão ou seja uma brigada de regimento de carros de combate no Pará talves ganhassemos uns 5 a 7 dias de antecedência ou o modal ferroviário mas neste momento urgente o mais certo seria montar um regimento de carros de combates na Amazônia. A guerra no sul seria uma guerra concentrada em destruir os pontos estratégicos como por exemplo tomar a usina de Itaipu, Porto de Paranaguá, e redes de telecomunicações de Curitiba, se um exército conquistar Curitiba dificilmente os outros Estados de nação não seriam conquistados. A Rússia quer os estado do Sul e a região Sudeste, os chineses querem o Nordeste e a Amazônia, a grande questão é se os nossos co irmãos territoriais fronteiriços estariam dispostos a defender a América do Sul.

  • @flaviocorreia4003
    @flaviocorreia4003 4 ปีที่แล้ว +2

    Esses blindados podem ser transportados pela ferrovia norte sul também????

  • @lucaspadoveze5492
    @lucaspadoveze5492 3 ปีที่แล้ว +5

    Não sei pq ainda não modernizaram esses tanques

  • @altemaroliveira842
    @altemaroliveira842 5 ปีที่แล้ว +2

    Tenho dito isso!
    Muitos desconhecem que na região de fronteira em Roraima o relevo é formado por lavrado e savanas. É um ambiente completamente diferente do resto do território amazônico.

  • @JoaoRJr
    @JoaoRJr 5 ปีที่แล้ว +5

    A ferrovia que Jair Bolsonaro quer do norte ao sul, possibilitará um trajeto como esse ser completado quem sa na metade do tempo

  • @ademarazevedo7114
    @ademarazevedo7114 5 ปีที่แล้ว +4

    PARABENS SR ROBERTO PARABENS GENERAL VAMOS LIMPAR O BRASIL

  • @eliasabud7356
    @eliasabud7356 4 ปีที่แล้ว +3

    O EB tinha que montar uma divisão ou o que seja para Roraima

  • @valdenisioleal4372
    @valdenisioleal4372 5 ปีที่แล้ว +5

    O vídeo parece antigo, mas se for ou não vou dizer o seguinte: movimentações militares do EB sempre existiram independente de Venezuela, Guine-Bissau, Júpiter ou Afeganistão. E aposto quem critica nosso Exército nunca teve o gosto de vestir o verde oliva.

  • @elciocolodel2009
    @elciocolodel2009 5 ปีที่แล้ว +1

    Sou de Paranagua pr, otimo video, muito explicativo, o porto de paranagua esta apto para essas operacoes, recentemente foram desembarcados aqui os obuses vindo dos EUA, grande abraco.

  • @kalenbr
    @kalenbr 5 ปีที่แล้ว +3

    Fico triste com estas informações, muito triste com o nosso exercito.

  • @dalmeywerlang
    @dalmeywerlang 5 ปีที่แล้ว +2

    Não há na malha rodoviária ligação contínua da foz do Amazonas até Boa Vista/RR, teria que ser fluvial até Manaus e dali em diante por terra. Outra opção seria por terra de Ponta Grossa/PR até Santarém/PA, fluvial até Manaus/AM e novamente por terra até Boa Vista/RR, acredito que seria o deslocamento mais rápido. Via Porto Velho/RO seria a segunda mais rápida, pois demandaria um deslocamento fluvial 400km maior.

  • @evandrocarlos5585
    @evandrocarlos5585 5 ปีที่แล้ว +9

    Os brasileiros conhecem muito mal o seu país. Acham que Roraima é tomado por selva ou terrenos alagadiços. Roraima tem grande parte de seu território semelhante ao bioma de campo aberto como Cerrado, savana e Pampa.

    • @TM-pn4zz
      @TM-pn4zz 5 ปีที่แล้ว +1

      Um combate com a Venezuela seria na selva!

    • @TM-pn4zz
      @TM-pn4zz 5 ปีที่แล้ว +1

      @Fodão Do Ketchup 2 A grosso modo, é só você ver imagens via satélite, seria muita burrice do exército da Venezuela atacar por via urbana, defesa sempre leva vantagem !!! Ainda mais que um carro de combate que pesa toneladas seria facilmente destruído por um homem de 70 kg portando um ALAC (arma leve anti carro)

    • @usuariopimba707
      @usuariopimba707 5 ปีที่แล้ว

      @@TM-pn4zz Depende de muiyis fatores além de aonde o tanque está e que arma está sendo usado contra ele ou seja não é facilmente destruído.

    • @TM-pn4zz
      @TM-pn4zz 5 ปีที่แล้ว +1

      @@usuariopimba707 th-cam.com/video/tedvdzsQcIQ/w-d-xo.html não, não depende de muito fatores, ainda mais que tem uma unidade de Forças Especiais, exclusivamente para atuar somente na Amazônia, e sim! um homem de 70 kg coloca, um carro de combate que pesa toneladas, aos ares.

    • @TM-pn4zz
      @TM-pn4zz 5 ปีที่แล้ว +1

      @Fodão Do Ketchup 2 Também não!!! Seria dezimados, na selva é muito mais fácil de combater, carros de combate é inútil na Amazônia, principalmente nos tempos atuais, na 1 e na 2 guerra os carros de combate ajudaram, mas agora não, e sim os helicópteros de ataques são melhores para atuar na Amazônia.

  • @leandromelodeoliveira8218
    @leandromelodeoliveira8218 5 ปีที่แล้ว +3

    Parabéns pelo vídeo muito bem explicado

  • @paulohenriquemartins2576
    @paulohenriquemartins2576 4 ปีที่แล้ว +1

    Na minha opinião a rota testada pelo exército é a mais rápida. O trecho de Porto Velho a Manaus poderia ser feito pela BR-319 (900km) em apenas 1 dia, daí a importância da recuperação desta rodovia. Quanto à opção apresentada no comentário por via marítima, a embarcação de transporte teria que seguir até Manaus pelo rio Amazonas e descarregar em um dos portos da cidade, pra depois seguir via terrestre pela BR-174 até Roraima.

  • @seuclaudio333
    @seuclaudio333 5 ปีที่แล้ว +1

    O problema que vejo é que o tempo para movimentação de blindados e artilharia pesada para o extremo norte é demasiado demorado pra fazer frente a um ataque externo na região.

  • @juniorvf
    @juniorvf 5 ปีที่แล้ว +3

    Será que esse tipo de informação presente no vídeo não poderia facilitar a vida de um eventual inimigo?
    Afinal, o vídeo informa a rota utilizada, o tempo decorrido, características do veículo, etc.

    • @TM-pn4zz
      @TM-pn4zz 5 ปีที่แล้ว

      Essas informações que você citou, da para achar via satélite.

  • @gersonlimanascimento4981
    @gersonlimanascimento4981 5 ปีที่แล้ว +7

    80% da movimentação logística dos EUA dentro de Seus limites são ferroviário.

    • @clandestinos1970
      @clandestinos1970 5 ปีที่แล้ว

      A rússia é praticamente 100%

    • @zeta4356
      @zeta4356 5 ปีที่แล้ว +1

      um combo de estradas de má qualidade +ausência de rotas ferroviárias.

  • @pablopereira3232
    @pablopereira3232 5 ปีที่แล้ว +1

    no caso dos M-113, podem ser transportados por via aérea?

  • @victorffc404
    @victorffc404 5 ปีที่แล้ว +3

    Ótimo vídeo RC, só o áudio que achei baixo.

  • @josiascosta7560
    @josiascosta7560 5 ปีที่แล้ว +1

    Caiafa, é possível transportar somente o Guarani no kc-390?

  • @ramon1930
    @ramon1930 5 ปีที่แล้ว +9

    Cara essa seção de comentários dá vontade de vomitar. Seu público ainda vai melhorar Roberto.

  • @150gogogas
    @150gogogas 5 ปีที่แล้ว +2

    Deveriam tirar várias unidades de blindados do Sul , e colocar no norte e nordeste , poderiam transferir o 20 RCB para Roraima e algum BIB ou RCB junto de um RCC para Campo Grande e uma para o Nordeste !

    • @matheusmoreiradossantos5133
      @matheusmoreiradossantos5133 5 ปีที่แล้ว +2

      Sul parece que tá mais sossegado, mas o norte parece que veículos muito pesados não sao adequados ao terreno, somente alguns lugares específicos.

  • @gersonlimanascimento4981
    @gersonlimanascimento4981 5 ปีที่แล้ว +1

    A política estratégica das forças Armadas estudam isto, força de a ção rápida em Formosa ter que se deslocar até as fronteiras e algo aves e pensado. Quanto tempo de deslocamento de pessoal, armamento, suprimentos isto é logístico e nesse quesito estamos uns 50 anos atrasado.

  • @jamcoski605
    @jamcoski605 5 ปีที่แล้ว

    Como sempre brilhante cobertura. Parabéns 👏👏👏👍

  • @airtonlima1049
    @airtonlima1049 4 ปีที่แล้ว +2

    O Brasil tem que adquirir um número de carros de combate bom, e mantê--los em um batalhão no Norte, não pode depender de frete, por balsa que leva 10 dias para levar cada tanque. O ideal era ter uma fase de helicópteros de ataque, para suprir a necessidade de tanques nesta área, 100 helicópteros dariam conta.

  • @BRASIL0900
    @BRASIL0900 5 ปีที่แล้ว +3

    Um vídeo de 2015??? Um teste de 2015? Blindado antigo oque ele pode fazer contra os atualizados da Venezuela? Sem falar que chance

    • @brunopax887
      @brunopax887 5 ปีที่แล้ว

      Veículo da Venezuela são veículo dos anos 70 , 80, sem controle de tiros na versão da Venezuelana, não tem nada de atualizado, además Venezuela tá fazendo canibalismo de seus blindado para manter frota ativos e funcionando, además m60 pode ser antigo mais ainda tem industriais capazes de modernizar o mesmo como acontece, com países como a Itália França e o Austrália, Canadá que possui última versão do m60.

    • @BRASIL0900
      @BRASIL0900 5 ปีที่แล้ว

      E qual é o equipamento brasileiro? Temos oque quantas brazucas? Operacionais?

  • @JoaoMituka
    @JoaoMituka 5 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns, pelo jeito precisamos urgentemente de dois regimentos ou Brigadas.

  • @joseeduardo-gd4lr
    @joseeduardo-gd4lr 5 ปีที่แล้ว +2

    Tem a operação Atlântico que o exército deslocou alguns dos seus blindados por navio

  • @Andreoliveira-nf6rk
    @Andreoliveira-nf6rk 4 ปีที่แล้ว +3

    Pela Br 319 e muitoais rápido mais nescessário uma atenção melhor a essa rodovia

  • @kellenalvez5892
    @kellenalvez5892 5 ปีที่แล้ว +3

    Será que não poderia ter enviado este brindado pelo KC trezentos e noventa da Embraer só para fazer um teste para ver a resistência do cargueiro Brasileiro 🇧🇷

    • @cleberprola7302
      @cleberprola7302 5 ปีที่แล้ว +2

      Inviável pelo peso do CC

    • @thiagoh4278
      @thiagoh4278 5 ปีที่แล้ว

      O Brasil tem q ter um Antonov

    • @TheCassioMJR
      @TheCassioMJR 5 ปีที่แล้ว

      Se esse blindado for leve ele pesa 5 tonaladas cara

    • @giankitten
      @giankitten 5 ปีที่แล้ว +1

      Totalmente inviável. A capacidade de carga do Kc390 é de 23t, um M60 pesa 44t.

    • @LUANVERCOSA
      @LUANVERCOSA 5 ปีที่แล้ว

      Não tem como levar por via aérea não, levaram 1 para calcular os gastos, caso seja necessário vão levar uma brigada toda, e isso se refere a mais de 50 veículos, sem condições de levar por via aérea

  • @torupreto
    @torupreto 4 ปีที่แล้ว +2

    e por via ferroviária?

  • @ricksonsantosbr
    @ricksonsantosbr 5 ปีที่แล้ว +4

    A logística não deve ser nada fácil.

    • @eliseukrauspenhar3550
      @eliseukrauspenhar3550 5 ปีที่แล้ว +2

      Sem meios ferroviários deve ser um inferno!

    • @eliasoliveira1332
      @eliasoliveira1332 5 ปีที่แล้ว +1

      Na minha opinião o nosso país deve se preparar, em todas as suas fronteiras e no mesmo nível para enfrentar os possíveis inimigos e não se concentrar só no sul do Brasil .

  • @lycaon7138
    @lycaon7138 5 ปีที่แล้ว +1

    Ótimo vídeo . Mas eu queria saber o pq de não ter carros de combates em Roraima ? Essa foi a primeira vez que um carro de combate disparou na região norte do Brasil ? Mim desculpem eu acho que isso e uma baita falta de cuidado , pois já era pra isso ter caído feito a mas de 50 anos atrás , ali já era pra ter um destacamento grande e poderoso naquela região não podemos ficar pensando em mover blindados pesados pra aquela região só na hora que for preciso , esses blindados em deslocamento pra lá podem ser atacados dependendo do inimigo que venha a tentar alguma coisa por lá , uma solução acredito eu deveria ter um aparato forte naquela região outro em Manaus e construir uma rodovia até Macapá de onde poderia ter outra força poderosa lá tbm de onde poderia se deslocar rapidamente pra Manaus ou pra boa vista dependendo da situação , aquele região e de extrema importância e não pode contar apenas com tropas leves, essa e a minha opinião . Não podemos espera o inimigo mas sim devemos está presentes e com força aonde ele pensa em tentar alguma coisa 🇧🇷💪

  • @mesaquesantos8110
    @mesaquesantos8110 5 ปีที่แล้ว +2

    E pode nos convocar somos jovens e fortes e estamos prontos para luta ate a morte pelo Brasil

  • @brunogabriel3882
    @brunogabriel3882 5 ปีที่แล้ว +2

    Se eu não me engano o Brasil tem mais de 90 m60, mas menos de 40 estão ativos, isso significa que o restante não pode ser mais utilizado?

    • @luisarruda3061
      @luisarruda3061 5 ปีที่แล้ว +1

      Os outros M60 devem estar parados por falta de manutenção, ou então o EB simplesmente se cansou deles.

    • @brunogabriel3882
      @brunogabriel3882 5 ปีที่แล้ว

      @@luisarruda3061 ok, mas o restante dos blindados podem vir a ser reutilizados? E se sim, o que seria necessário?

    • @luisarruda3061
      @luisarruda3061 5 ปีที่แล้ว

      bruno gabriel Eu acho que sim, mas seriam necessárias obras extensivas de manutenção e recuperação. Isso e muito caro, e considerando o orçamento limitado do EB, não seria vantajoso. Seria melhor o EB focar em manter os Leopard1A5 em operação, e deixar os M60 em reserva.

    • @brunogabriel3882
      @brunogabriel3882 5 ปีที่แล้ว

      @@luisarruda3061 se bem que os m60 como blindados caça tanques ou reconhecimento são superiores ao 1A5

  • @brunomartins5296
    @brunomartins5296 5 ปีที่แล้ว +1

    Esse deslocamento é um teste. Ok
    Mas em qto tempo isso seria feito nos aviões cargueiros?
    2 dias?

    • @AlexandreFontoura61
      @AlexandreFontoura61 5 ปีที่แล้ว

      Nunca seria por aviões cargueiros, pois não temos C-17, que seria capaz de levar um M60A3. Os KC-390 só podem levar o Guarani.

  • @fernandoalvescoimbra8233
    @fernandoalvescoimbra8233 5 ปีที่แล้ว +1

    Por que não mantém pelo menos uma unidade de CC lá já que além dos pampas do cerrado la é outro ambiente pra usar o carro de combate

  • @riospaulo5982
    @riospaulo5982 5 ปีที่แล้ว +5

    Me desculpa pela minha ignorância.....mas isso prova o quanto o sistema de logística de movimentação de blindados no território nacional é ineficiente , dificultoso,tardio..
    O transporte deveria ser aérea através de aviões de transporte.. infelizmente o custo e pouca quantidade de aviões para esse fim que o Brasil possui o torna inviável.
    Resumindo :: Brasil fica quietinho .não arruma problema com ninguém

    • @paulonishi775
      @paulonishi775 5 ปีที่แล้ว +1

      Sem duvida, mas logo vem os KC390

    • @AlexandreFontoura61
      @AlexandreFontoura61 5 ปีที่แล้ว

      @Lucas, CH-47 Chinook não levanta um M-60A3 nem se peidando todo. KC-390 também não leva um M-60A3, apenas um Guarani. O Exército estava apenas fazendo uma experiência. O melhor meio de levar um esquadrão de Carros de Combate até a região seria por via marítima, em Navios de Desembarque de Carros de Combate da Marinha, até Manaus.

    • @AlexandreFontoura61
      @AlexandreFontoura61 5 ปีที่แล้ว

      @@paulonishi775, KC-390 só pode transportar o Guarani. Não leva um M60A3.

    • @AlexandreFontoura61
      @AlexandreFontoura61 5 ปีที่แล้ว

      @Lucas, também não levanta um M60. Sua capacidade de carga é similar ade um C-130, que é inferior à do KC-390.

  • @emmanuel1970
    @emmanuel1970 5 ปีที่แล้ว +1

    Não seria mais fácil transportar esse tipo de material por via aérea ou mesmo por navio?

    • @ArnaldoBART
      @ArnaldoBART 5 ปีที่แล้ว

      Não temos aeronave Capaz se Transportar um monstro desse.

  • @fabriciomartini
    @fabriciomartini 5 ปีที่แล้ว

    O navio entra até Manaus. O desembarque dos carros de combate ocorre em Manaus mesmo e o trecho final de 800km percorrem por meios próprios ou em caminhões

  • @guilhermesamuel1956
    @guilhermesamuel1956 5 ปีที่แล้ว +4

    M60 E MUITO BONITO, QUERIA VER PELO MENOS 15 MODERNIZADOS MAIS NA MINHA OPINIÃO NÃO VÃO SER. BOM DIIA !

  • @williamcoimbra
    @williamcoimbra 5 ปีที่แล้ว +1

    Belo vídeo, Caiafa.

  • @douglasfaybanks1904
    @douglasfaybanks1904 5 ปีที่แล้ว +1

    Show sua matéria, muitos achavam que blindados na Amazônia era improvável. Parabéns!

    • @guilhermebraga1603
      @guilhermebraga1603 5 ปีที่แล้ว

      Para tudo há uma exceção, nesse caso Roraima...porém na maior parte do Norte a história é diferente....

    • @douglasfaybanks1904
      @douglasfaybanks1904 5 ปีที่แล้ว

      Exato Guilherme, mas o interessante é que os militares fizeram esse transporte e preparação de toda a logística entrando pela amazônica até Roraima. Eles poderiam ter feito esse transporte usando as rodovias, entrando pelo Nordeste e seguindo para o Norte, com destino à Roraima.

  • @angelobaraldi6657
    @angelobaraldi6657 5 ปีที่แล้ว +2

    O EXERCITO - Deveria ter para deslocamento de suas Tropas, sobre ' TRILHOS' ! (Simples Assim)

  • @sergiosilvamotamota1740
    @sergiosilvamotamota1740 5 ปีที่แล้ว +5

    Como teste ok! Mas, vejo como desperdício de tempo e esforços... Helicópteros de ataques colocados de forma estratégica, seria a resposta mais viável, rápida e apropriada para atender a demanda da região. É neste sentido que o nosso exercito precisa pensar estrategicamente as formas adequadas de operar diferentes regiões do Brasil.

    • @afx7661
      @afx7661 5 ปีที่แล้ว

      Penso igual! É uma alternativa levar os blindados para a fronteira, mas esse translado dificulta em um determinado grau o andamento das operações, interferindo inclusive em aspectos das estrategias de combate, e isso inclui o ataque surpresa, ou uma movimentação 'relâmpago' de um ponto a outro no teatro de operações! Uma boa seria um mix entre veículos pesados (ou médios como é o caso) veículos de apoio armados com anti carros (guarani) e helicópteros de ataque! Nesse sentido teríamos um poder de dissuasão muito interessante e aumentaria uma gama de possibilidades...

    • @sergiosilvamotamota1740
      @sergiosilvamotamota1740 5 ปีที่แล้ว +1

      @@afx7661 eu Usaria os satélites espiões para verificação das frentes inimigas, colocarias os Astros em posição de formação maciça de prontidão para ataque, afim de dar uma resposta rápida no trabalho grosso de obrigar o recuo dos inimigos, visando destruir instalações de avanço ante-aéreo da Venezuela, montaria um efetivo de helicópteros de ataque para varrer o terreno, como resposta rápida... Oque daria tempo para estudar e viabilizar a melhor forma de deslocamento dos carros de combate para a região e empregar o trabalho de uso da infantaria com mais efetividade e com menor risco potencial possível de perdas de material humano... Não esquecendo do trabalho da Força Aérea, de bombardear onde fosse necessário... E usaria a marinha como forma de bloqueio e aproximação da costa Venezuelana, atacando tudo que fosse inimigo e tivesse pelo caminho para forçar uma pressão contrária de defesa no inimigo. Abriria campo para entrada! NADA seria fácil, de fato, é um jogo de xadrez, porém, alguma resposta teríamos que dar, a minha seria esta. Melhor ataque as vezes é a melhor defesa, melhor lutar no campo do adversário cercando.

  • @rangersairsoftmaranhao651
    @rangersairsoftmaranhao651 5 ปีที่แล้ว +2

    Por isso, seria mais interessante ter nessas aéreas Helicópteros de Ataque nas regiões da Amazonas... porém o problema seria a cobertura anti-aérea da Venezuela...

    • @zeta4356
      @zeta4356 5 ปีที่แล้ว

      tem um vídeo interessante do hoje no mundo militar que fala disso.

    • @zeta4356
      @zeta4356 5 ปีที่แล้ว

      se os astros 2020 neutralizar as baterias s300

  • @RAAvila84
    @RAAvila84 5 ปีที่แล้ว +1

    Muito bom o vídeo. Parabéns.

  • @adaliojacare1505
    @adaliojacare1505 5 ปีที่แล้ว +2

    Todas as possibilidades tem que ser analisadas

  •  5 ปีที่แล้ว +3

    Olha não é por nada ... Mas erraram a tática. Levar os tanques para Ponta Grossa depois Paranaguá. Colocar em navios de transporte... Levar até Manaus em navios cargueiros. O Porto de Manaus tem navios enormes de grande calado. Depois se deslocam por terra para Manaus

    • @ricardomenezes6010
      @ricardomenezes6010 5 ปีที่แล้ว +1

      O transporte foi de apenas 1 carro de combate. Creio que se necessário fosse, talvez utilizariam um navio de transporte. Não se esqueça que no mar, o percurso de mais de 3500 km duraria mais de 10 dias

    •  5 ปีที่แล้ว

      Para transportar um número grande de tanques tem que ser via naval, além disso transporte terrestre fadiga nos tanques.

  • @airtonlima1049
    @airtonlima1049 4 ปีที่แล้ว +3

    Esquadrilha de helicópteros, os Estados Unidos ofereceu 112 super cobra, seria melhor do que 54 tanques na minha opinião.

  • @Mec0Leo
    @Mec0Leo 5 ปีที่แล้ว +1

    O maior problema é a cadeia logística para manter a disponibilidade na REGIÃO.

  • @patriciomartins6898
    @patriciomartins6898 4 ปีที่แล้ว +2

    Temos que investir muito mais nas nossas defesas militares pois estão obisoletas

  • @isaiaskoch7032
    @isaiaskoch7032 5 ปีที่แล้ว +8

    Já até peguei minha reservista, pq estou disposto a dar a minha vida para proteger o meu pais no qual sou tratado como um Rei, com um um sistema de saude de primeiro mundo ( SUS ) , Segurança publica top, saneamento basico um luxo, um pais puro sem corrupçao onde as leis funcionam e servimos de exemplo para outros paises.

    • @qualquerdomundo
      @qualquerdomundo 5 ปีที่แล้ว +1

      E tendo o direito de possuir uma arma de fogo decente para defender seu lar.

    • @joseastolforcancado20
      @joseastolforcancado20 5 ปีที่แล้ว

      @@qualquerdomundo Isso é muito relevante.... Se alguma força inimiga invadir o Brasil vc é convocado a matar quem invadiu... Agora quando alguém invade seu lar...vc não pode fazer quase nada para defender usa família... as pessoas que ama... Que país é este?????

  • @gabrielguilherme44
    @gabrielguilherme44 5 ปีที่แล้ว +5

    Vejo muita nos comentários dizendo que tanques sao inoperantes aqui em Roraima, completamente enganado,aqui metade de Roraima é composto por lavrado,e perto da Venezuela savanas. O problema é o transporte vindo do resto do país. Forte abraço. Ótimo vídeo

    • @clemioreboredo315
      @clemioreboredo315 5 ปีที่แล้ว

      O amigo como está a real situação por ai??
      Existe movimentação de tropas tanques etc...
      Ou somente a força nacional ??
      Se tu é de Roraima informe por favor??

    • @gabrielguilherme44
      @gabrielguilherme44 5 ปีที่แล้ว +1

      @@clemioreboredo315 Por enquanto,só a força nacional mesmo,mas terminar semana que vem o prazo do decreto. Na fronteira segue tudo normal,foi reaberta esses dias agora. Mas não tem nenhuma movimentação de tropa não

    • @clemioreboredo315
      @clemioreboredo315 5 ปีที่แล้ว +2

      Obrigado pela resposta .
      Eu suspeitava exatamente o que vc me respondeu .
      É que o povo toda hora coloca um vídeo de forças bélicas brasileiras indo ate mesmo com blindados para a fronteira e é muita noticia falsa.nada melhor que ouvir a realidade de quem mora e vive no local.abraço amigo.

  • @LeoAlmeidaBRASIL
    @LeoAlmeidaBRASIL 5 ปีที่แล้ว +2

    SERIA PRUDENTE A CRIAÇÃO DE UMA VIA FÉRREA NAS PROXIMIDADES DAS FRONTEIRAS, ASSIM TRANSPORTARÍAMOS VÁRIOS EM MENOS TEMPO.(????? )

  • @Samuel-gl7vo
    @Samuel-gl7vo 4 ปีที่แล้ว +3

    10 dias , pra levar blindados. Enquanto isso, qual projeção inimiga sobre nós? Tá fraco na deseja e forte na corrupção

  • @Sidneybeff
    @Sidneybeff 5 ปีที่แล้ว +2

    Show de vídeo.