MADEIRA DA GUITARRA INFLUENCIA NO TIMBRE? POLÊMICA!

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 15 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 191

  • @paulmadseek
    @paulmadseek 8 หลายเดือนก่อน +13

    por enquanto os testes científicos feitos não identificaram diferença do som da guitarra com madeiras diferentes, inclusive nos harmônicos...

    • @Dudbond
      @Dudbond 10 วันที่ผ่านมา +1

      Vc tem as fontes bibliográficas destas pesquisas?

  • @juansilva6148
    @juansilva6148 8 หลายเดือนก่อน +12

    Cara, o som de guitarra não é algo tão simples assim, o timbre da guitarra é uma somatória de fatores. A questão não é sobre se a madeira influencia ou não, é óbvio que a madeira influencia, porém no timbre como um todo, é o elemento que menos influencia, o captador é o que define a “voz “ do instrumento, independente da característica da madeira, o captador é o que altera e define o som. Se a guitarra vai soar mais aguda, brilhante, com mais ataque ou mais grave, com mais saída e corpo e sustain, o captador é quem define isso. A voz da guitarra vem do captador. Eu tive essa experiência. Minha fender telecaster foi assim, eu substituí os single do braço e da ponte, coloquei dois mini humbuckers, eu consegui um som cheio encorpado, com bastante harmônico e sustain, porém eu matei o som de telecaster. O timbre clássico de tele vem da combinação dos single do braço e da ponte, ou seja, aquele som twang característico de tele vem dessa combinação, o captador da tele preso na própria ponte gera aquele som metálico. Quando coloquei os humbuckers esse timbre característico da tele morreu, mudou a voz do instrumento. Essa experiência eu tive. O captador e o tipo de ponte e o material dos saddles da ponte geram uma diferença muito mais perceptível

    • @Dudbond
      @Dudbond 10 วันที่ผ่านมา

      Isso na sua opinião?

  • @ettoremarenda9726
    @ettoremarenda9726 8 หลายเดือนก่อน +8

    Muito simples, porém, sensato! Gostei da abordagem.

  • @REIRBL
    @REIRBL 8 หลายเดือนก่อน +1

    perfeitas observações! parabéns pelo vídeo!👍👍👍👍

  • @dantredogborsa7048
    @dantredogborsa7048 8 หลายเดือนก่อน +19

    O papo sobre madeira q existia no meio era colocando a madeira como fator IMPORTANTÍSSIMO para o timbre, um dos mais importantes, com comparações usando termos tipo "da água pro vinho", "milhas de diferença" etc. O assunto na verdade é este, gira em torno da grandeza do fenômeno, de como essa grandeza era pintada no meio; a conversa não é bem se o fenômeno "existe ou não". E qto ao q de fato é discutido sobre madeira, a resposta é uma só: aquela diferença q as pessoas falavam é uma grande balela. Ponto. Independe do fenômeno físico ocorrer em alguma medida ou não. É balela. Fim de papo.

    • @eliassilva7209
      @eliassilva7209 8 หลายเดือนก่อน +5

      Pois é, para mim essa discussão sobre a influência da madeira no timbre me foi muito útil, principalmente porque um canal gringo e um canal BR fizeram testes e as diferenças eram mínimas, bem diferente do que a propaganda dizia, para mim está muito claro que se tratando de instrumentos eletrificados os componentes eletrônicos tem um peso muito maior no resultado final.

    • @dontpanic-guitarlessons6807
      @dontpanic-guitarlessons6807 7 หลายเดือนก่อน +1

      Chegaram os terraplanistas. Bom dia .

  • @Wesleyguitarrista
    @Wesleyguitarrista 8 หลายเดือนก่อน

    É isso! Show de bola a abordagem Darta!

  • @pauloheiniken
    @pauloheiniken 8 หลายเดือนก่อน +2

    Tive duas ibanez jem 7v
    Uma basswood e outra em alder
    As duas soaram identicas na gravacao..
    Ponto...
    E ja tive duas gibsu de mogno soarem diferentes...kkk
    Uma ficou e tenho medo de vender pq o som dela eh foda...

    • @DartaEffects
      @DartaEffects  8 หลายเดือนก่อน +1

      Ok.
      Experimento empírico. Comparação.
      Não é um argumento baseado em “opinião”.
      Eu disse que tem diferença, não disse que todo mundo consegue reparar em qualquer situação.

    • @pauloheiniken
      @pauloheiniken 8 หลายเดือนก่อน +3

      ​@@DartaEffects Era impossivel perceber e eu nao ligaria de ficar com a de basswood...
      Inclusive fiz um video do darta dr boogie (que curti muito por sinal) com uma music man jp6 que eh basswood... a galera ouvido de morcego nao curte basswood nao sei pq kkkkkk

  • @cardosoguitarra
    @cardosoguitarra 8 หลายเดือนก่อน

    Sensacional! É isso! Eu sempre falo com amigos sobre um canal em que o cara fala sobre headphones… é legal, o cara sabe muito sobre o assunto, mas o canal é sobre a opinião dele, afinal não é possível demonstrar e/ou comprovar os aspectos avaliados por ele. Os pontos que você expôs são passíveis de comprovação científica. Ponto! Bom demais, Darta! Adorei o final a la Khaby! 👏👏👏

  • @edvaldocps
    @edvaldocps 8 หลายเดือนก่อน +18

    Madeira importa vs não importa, analogico vs digital, na boa eu só quero é tocar e me divertir, pode ser até com guitarra de plastico, quem gosta de madeira é cupim eu gosto é de musica.

  • @rafaelsilveirasantos9972
    @rafaelsilveirasantos9972 7 หลายเดือนก่อน +1

    A verdade é que se você perguntar para um revendedor de captador ele vai falar que o que mais influencia no som é o captador, e se você perguntar para um Luther que tem várias madeiras para vender e algumas são mais caras, ele vai falar que faz muita diferença. Resumindo cada um fala de acordo com o que lhe interessa.

  • @Villonia
    @Villonia 8 หลายเดือนก่อน

    Mas se o captador eletromagnético como ele vai captar som que passa pela madeira? Acho que influencia mais o violão do que a guitarra. Mas o ponto é que tem tanta coisa que influencia mais o timbre do que a madeira: o captador o alto-falante o drive a maneira da pessoa tocar. Essa discussão sobre madeira na guitarra para mim é um desperdício de tempo.

  • @TheAdilson65
    @TheAdilson65 8 หลายเดือนก่อน +1

    Mandou muito bem Darta, foi categórico!

  • @EversonBernardes
    @EversonBernardes 7 หลายเดือนก่อน +1

    Tem pesquisa com rigor científico feita sobre o assunto - pesquisa brasileira, inclusive - que já demonstrou que, se a madeira influencia no timbre de uma guitarra elétrica, a influência é tão pequena que ela basicamente "some" embaixo da variação natural (ou seja, não dá de identificar se a diferença é simplesmente caos natural que tu acha em dois testes na mesma guitarra com o mesmo setup ou se é de madeiras diferentes).

  • @rgproducoespresets
    @rgproducoespresets 8 หลายเดือนก่อน

    Muito sensato 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @eduardolimamedvet
    @eduardolimamedvet 3 หลายเดือนก่อน

    E ninguém nem levou em conta, algo primordial: a anatomia do ouvido de cada um, a idade do seu corpo, o seu encéfalo, a vontade de querer ouvir e etc...

  • @cmvb
    @cmvb 8 หลายเดือนก่อน

    7:20 o ponto. perfeito.

  • @themarcosbassani
    @themarcosbassani 4 หลายเดือนก่อน +1

    Não há dúvidas, como disse, é científico, materiais vibram de forma diferente e como as cordas tem que estar obrigatoriamente presas em algo, elas vibraram de forma diferente.
    Agora vem a parte que realmente importa, qual é a influência no caso de instrumentos sólidos?
    1%?
    0,1%?
    0,01%?
    Não sei, só sei que é tão pouco que nem ouvidos treinados identificam a diferença entre as madeiras, digo mais, nem mesmo entre materiais totalmente distintos, como uma guitarra feita de concreto e uma de pinus, tornando essa coisa de escolher madeira pelo timbre uma coisa totalmente sem sentido.
    Como dizem, muitos músicos ouvem pelos olhos.

  • @carlinhosca
    @carlinhosca 8 หลายเดือนก่อน

    Falou mto bem Darta!Toco a mais de 40 anos e já testei mtas guitarras maciças custom shop e é claro que faz diferença!O captador tbm se comporta diferente em madeiras diferentes!😊

  • @Victoraranha
    @Victoraranha 8 หลายเดือนก่อน +16

    Só pra constar, Léo Fender escolheu Alder pra fabricar as Stratos pq era a madeira mais barata disponível.

    • @eduardopipo
      @eduardopipo 8 หลายเดือนก่อน

      Tá aí uma verdade que o pessoal quer passar longe kkkkk

    • @viniciusbertucci
      @viniciusbertucci 8 หลายเดือนก่อน +1

      Leo Fender já sabia de tudo antes de todo mundo. Se vivo ainda fosse, ele daria risada dessa polêmica que criaram.

  • @LuisZanin
    @LuisZanin 8 หลายเดือนก่อน +1

    Uma dúvida de como diferença acontece. O som da guitarra é produzida pela vibração da corda atuando no campo magnético do captador gerando a corrente elétrica que vai ser amplificada, certo? Se sim, nao entendo como a madeira vai influenciar. Imagino que influencia o som da guitarra desplugada, mas se o captador pega a vibração da corda como acontece? A vibração do corpo da guitarra tambem influencia o captador?

    • @eversoncoutinhooficial
      @eversoncoutinhooficial 8 วันที่ผ่านมา

      A vibra ao da madeira influencia a vibração da corda

  • @FERNANDOBOARETO
    @FERNANDOBOARETO 8 หลายเดือนก่อน

    Simplesmente Perfeito 👏🏻

  • @yurifreirasm
    @yurifreirasm 8 หลายเดือนก่อน

    Que vídeo top!!! Quem teve oportunidade de testar várias guitarras e vários captadores diferentes, sabe que o mesmo captador em guitarra com tipo de madeira diferente, o som muda bastante. Tem captadores que ficam legal em alder e outro em baswood. Mas como o Darta falou, muita gente, com inveja e despeito, fala que é tudo igual.

  • @Skullcrusha
    @Skullcrusha 8 หลายเดือนก่อน +3

    Brabo demais!! Eu vi um vídeo "polêmico" que falava da diferença do Cabeçote vs Gabinete, e o cara no vídeo mostrou que se pegar um único Cabeçote e tocar com Gabinetes diferentes vai ter um som totalmente diferente do que se ele apenas trocar o Cabeçote. Ou seja, existe sim diferença, mais acredito que a posição do objeto que vai ser mudado influencia muito mais.
    Cordas e palhetas influenciam no som? Lógico. Porém a Madeira influencia mais;
    Madeira influencia no som? Lógico. Porém os captadores influenciam mais;
    Captadores influenciam no som? Lógico. Porém as saturações influenciam mais (aliás é por isso que a gente não vê vídeos de captador caro e barato vs pedal caro e barato, pq é obvio que o pedal diferente vai influenciar muito mais no som final).
    Um Tube Screamer vai soar diferente em amps diferentes, que vai soar diferente com falantes diferentes, que vai soar diferente quando captado com microfones diferentes e por aí vai. No final das contas nada dessa parafernalha vai ser capaz de mascarar um músico que se preocupa pouco com os estudos.
    E é notório que essa "polêmica" de som de madeira é apenas marketing de empresas e o pessoal cai igual pato, fora que a função da madeira também é fazer com que instrumento dure, né, proteja a parte elétrica e etc.
    Enfim... sem hate, galera. No fim todos nós queremos um bom som de guitarra e voltar pra casa levando o pão pra casa.

  • @ELETROMAQUINA
    @ELETROMAQUINA 8 หลายเดือนก่อน

    TENHO 3 GUITARRAS
    todas com cordas elixir 0,10
    todas com os caps gibson bustburker alnico V 2009, 2012 e 2010
    --epiphone sg especial muito medio (boa pro rock pesado)
    --guibson les paul china muito agudo e um pouco de grave sem medios (mais sustain do que a gibson original)
    --gibson les paul studio medio grave e agudo equilibrados (nao consigo ouvir nenhuma sobra de grave, medio ou agudo)?
    a sg tinha um som inferior, mas troquei os potenciometros e ficou igual as outras
    numa guitarra com single o som que sai no falante realmente e mais o som da corda e da palhetada mesmo

  • @wdslemos
    @wdslemos 8 หลายเดือนก่อน +1

    Pontual, como sempre, grande Darta!
    É interessante como existem trabalhos científicos sobre o assunto, alguns até ficaram bem famosos pelo TH-cam, como o que é citado no corte do João Cassias. Esses trabalhos são construídos em cima de estudos sistemáticos e metodológicos, além de evidências empíricas, como qualquer um sabe. Entretanto existem trabalhos que concluem que essa diferença é imperceptível (como o que o Starling usou ao questionar o Cassias) e existem outros que demonstram que a diferença existe, mesmo que de forma significativa sejam em apenas alguns poucos casos (no trabalho de 2020 por um aluno do IFSP, esses casos são chamados de exceções). Coisas assim fomentam bastante a discussão, principalmente pelo que você disse sobre haver apenas duas opções como resposta, defender uma acaba por negar a outra, e, consequentemente, este tipo de trabalho científico.
    Eu gostei bastante da forma com que você colocou, que o próprio Cassias colocou em certo ponto. Mas acho que o ponto principal, é a quebra da ideia que se tinha anteriormente do nível dessa influência. Isso, pra mim, vai além de simplesmente querer justificar pra si mesmo o valor pago em um instrumento caro, ou querer elevar um instrumento de entrada a um patamar que ele definitivamente não pertence.
    Enfim. Se essa diferença for, de fato, existente mas tão pouco perceptível, amém. Mais tempo escolhendo pedais enquanto a "Marupá Edition que dá pau em Cedro '59" fica pronta.

  • @Gilmar5005
    @Gilmar5005 8 หลายเดือนก่อน +3

    Fato: 95% de quem perde tempo discutindo e se posicionando sobre estes temas, mal sabe dar um bend.😂😂😂

  • @RDembowski
    @RDembowski หลายเดือนก่อน

    Caraio Darta, obrigado por esse vídeo. Eu não teria mais nada a acrescentar.
    Não tem problema nenhum em dizer que um aspecto sonoro não faça diferença relevante pra gente, o problema é querer inventar coisas.

  • @miltonfmn
    @miltonfmn 8 หลายเดือนก่อน +1

    Maravilhoso! É como o superávit da balança comercial!
    Sem mais!

  • @drezaonalin
    @drezaonalin 8 หลายเดือนก่อน

    Oootimo vídeo!!!

  • @samaelalmeidanogueira9905
    @samaelalmeidanogueira9905 8 หลายเดือนก่อน

    Quem achar que madeira não influencia faça esse teste: Aumente o volume do ampli quase a ponto de dar feedback e em seguida encoste a guitarra em algum móvel de madeira. A guitarra começará a vibrar as cordas graves ou irá emitir microfonia baseada nos harmonicos das cordas. Cada pedaço de madeira atenua ou acentua uma determinada deixa de frequência. Só digo que essa influência é mínima quando comparada a estrutura física da guitarra.

  • @AdrianoFerreira972
    @AdrianoFerreira972 4 หลายเดือนก่อน

    Cara toco bateria e posso te garantir que som de caixa de maple é outras madeiras sao diferentes... estou começando agora na guitarra, mas por fraco saiba de guitarra mas tem uma diferença. Sucesso

  • @veteranamix
    @veteranamix 8 หลายเดือนก่อน

    Mestre concordo com você,o fator na hora da compra, valor vs prioridade. Importa muito,eu mesmo tenho minhas guitarras que gostaria ter,mas não tenho o dinheiro e nem é minha prioridade de vida ter.hoje tem que ficar feliz na que cabe no meu bolso.

  • @marcaljunioralmeida4219
    @marcaljunioralmeida4219 8 หลายเดือนก่อน

    Grande abraço Darta!

  • @DBataz
    @DBataz 8 หลายเดือนก่อน

    Já tava achando chato esse assunto, mas adorei seu vídeo sobre.

  • @aldodavanco901
    @aldodavanco901 7 หลายเดือนก่อน

    Curti o tom do vídeo, o que acontece tbm é que hoje em dia o som é ultra processado e as pessoas cada vez mais estão perdendo as referências, assim como acontece com amps valvulados. Valeu.

  • @vanderleirosajunior
    @vanderleirosajunior หลายเดือนก่อน

    A madeira é importante pra afinação, pois a composição fisica do corpo e braço podem mudar com temperatura do ambiente.
    Uma boa madeira sofre menos com essas mudanças de temperatura, além do sentido dos veios da madeira, além da construção da guitarra etc...
    Uma madeira chulé fica meio inchada com o tempo, eu ja tive uma guitarra baratinha que ficou comigo 20 anos, e essa guitarra apareceu tricas feias no braço e no corpo, e na guitarra de madeira boa 20 depois continuou como sempre esteve, e a madeira do braço quanse não precisa mexer muito.
    Madeira influência mais por conta da afinação e construção.
    Eu já testei duas telecaster fender e a cor da escala mudava, acho que a série delas era a mesma, e eu senti diferença no som e no brilho.
    Gostei mais com escala escura!
    Mas a diferença pode ser dos ajustes, as vezes as cordas poderiam não ser as mesmas, etc...

  • @emanoelsodre
    @emanoelsodre 8 หลายเดือนก่อน +1

    tenho duas guitarras diferente, unica coisa que são igual é os captadores ( emg 81/85) soam iguas, instalei esses cap em uma guitarra acustica, deu pouquissima diferença.
    Só estou relantando de uma experiencia,

    • @DartaEffects
      @DartaEffects  8 หลายเดือนก่อน +1

      pouca diferença é uma diferença.
      Esse é meu ponto.

  • @aylancavalcanti4409
    @aylancavalcanti4409 8 หลายเดือนก่อน

    Acredito que: a pergunta sobre madeira e guitarra, está relacionada mais ao timbre do que na função dela na construção (deveria ser o contrário no caso de instrumentos elétricos, mas vamos lá). Claro que nessa equação se soma uma centena de coisas, mas vou expor de modo geral com base na resposta de um luthier. No início, de que tipo de instrumento estamos falando? Se é acústico, a madeira influencia pra kct. Mas a questão é sobre o eletrico, que no que se refere a timbre vai de pouca a tão pouca influência, que podemos falar "nenhuma". Haja vista que mais influente que a madeira nesse quesito são: o tipo e a construção do captador; o estilo de som que se quer fazer com o instrumento (blues, jazz, hard rock, punk, axé, etc.); os equipamentos além da guitarra (amp, pedal, pedaleira, tamanho e qualidade dos cabos e etc.); além do play do músico, claro. Logo, mais importante que o nome da madeira, é entender sua função no instrumento em questão, no elétrico a madeira funciona como base para suportar tensão, fixação dos componentes (com um bom nível de mobilidade e resistência que não venha a comprometer (ceder/quebrar/trincar/desgastar)) de forma a proporcionar a estabilidade ao instrumento, o que vai influênciar na manutenção da afinação e em certa medida no sustein. Falar da ressonância da madeira em equipamento elétrico é besteira. Pois isso é pouco captado pelo captador dependendo da proposta do som pode até ser perceptível, mas as outras coisas ja ditas influênciam beeeeeem mais. Já no acústico, a coisa muda de figura, além da função de base para o corpo do instrumento, o som se altera pelo ressoar do corpo que afeta diretamente o que se ouve. Então, falar de madeira A ou B, seria parecido como falar na qualidade dos componentes A ou B de pedais. Você pode ter componentes (ou madeiras) de nível A e componentes (ou madeiras) de nível B, a qualidade destes componentes (ou a densidade e comportamento das madeiras) se fossemos observar o grau de influência, estariam mais relacionados a estrutura do que a sonoridade, ou seja, componentes de igual qualidade (ou madeiras de igual comportamento e resistência) teriam resultados de influência na sonoridade muitíssimos parecidos, pois a base para os componentes colocados estariam afetando e sendo afetados pela a acão/ reação da madeira na qual foram fixados. Essa é a importância da madeira para guitarras, servir como uma boa base de construção.
    Isso foi a resposta de um luthier, e que ja vi outros luthier falando aqui na internet. Já essa parada de pagar pela guitarra dos sonhos é outra viagem. Ex.: Fender e Gibson, são marcas e marcas (branding) tem sua personalidade subjetiva, que influência muuuuito no valor e não tão tem UM pentelho de influência no timbre/som do instrumento, se não ja existiriam estudos sobre o nome no headstock e a influência no timbre. Portanto, tem gente que coleciona carros antigos e pagariam verdadeiras fortunas por um item de colecionador que deseja muito. Se ele encontrar esse item será que o colecionador vai pensar: Na quantidade de cavalos do motor? Na ergonomia dos bancos? Nos componentes extras? No consumo de gasolina? Não! Então, na lógica, o caba deixaria de comprar um puta carro do ano com tudo isso citado incluso, preferindo pegar um Opala para sua coleção, sonho é abstração pessoal e também não se relaciona com a funcionalidade do item. Talvez Hermeto Pascoal, consiga perceber a qualidade de uma madeira influênciando no som feito por uma guitarra Z plugada em pedais/pedaleiras Q, indo pro amp X, captado por um microfone Y, direto para a mesa H que manda para os PA's J e ressoando no ambiente W, já os demais da população, não! Nem vou falar de som masterizado em uma gravação que aí o cara toca na guitarra da Hellokitty e na mixagem faz parecer uma Gibson Standard.

  • @bentojoaodasilvaneto4097
    @bentojoaodasilvaneto4097 8 หลายเดือนก่อน +1

    Como ele falou no video, precisa testar, e não teste... porém analisando pela teoria que envolve o funcionamento do instrumento: A guitarra emite som de acordo com a vibração da corda onde os captadores percebem a variação em um *campo magnético*. A madeira é um isolante elétrico até certo ponto, plástico também portanto em "minha opinião" não causa mudança no som do instrumento. Oque de fato causaria uma mudança no instrumento se o material de construção fosse de metal.... e agora sim, isso foi testado, um papel alumínio por exemplo envolvendo a parte interna do corpo da guitarra, reduz influencia de campos magnéticos esternos, diminuindo o ruído da guitarra

    • @Dudbond
      @Dudbond 10 วันที่ผ่านมา

      O luthier te convenceu da opinião dele, que é
      terraplanismo das guitarras.

  • @warmagedoom
    @warmagedoom 8 หลายเดือนก่อน

    Se até o ataque nas cordas muda o timbre, imagine a madeira. Tudo muda, até mesmo a temperatura do ambiente faz mínimas diferenças.

  • @MrPeuguitar
    @MrPeuguitar 8 หลายเดือนก่อน

    Fazendo uma pergunta bem sincera. Como seria possível a madeira fisicamente influenciar frequências eletromagnéticas? Isso é uma pergunta de curioso. É evidente que percebo a diferença de sustain, mas mudanças nas frequências? Fisicamente não faz sentido.

  • @andrerocha9579
    @andrerocha9579 8 หลายเดือนก่อน

    Simples assim!
    Você percebe a diferença? Entãoi procure comprar a melhor guitarra (na SUA opinião) que você tolera pagar.
    Você não percebe a diferença?!!! O mesmo conselho. Procure comprar a melhor guitarra (também na SUA opinião) que você tolera pagar.
    Valeu, Darta!!! Esse foi muuuito show de bola!

  • @xdegrandix
    @xdegrandix 8 หลายเดือนก่อน

    Boa Darta! Belo vídeo como sempre. Acho muito válido você abordar o assunto, esse tipo de discussão é sempre muito bom pra informar. Porém, discordo um pouco da abordagem. A responsabilidade desse debate é da pessoa que não tem dinheiro em comprar uma guitarra "top de mogno" ou das empresas e dos comunicadores que dizem que pra você ter o timbre do seu artista favorito, você TEM que comprar a guitarra signature dele? Creio que esse seja o mote principal dessa discussão em específico. A realidade de muitos é não ter dinheiro, então pq não debater sobre isso para que as pessoas comprem baseado no que realmente precisam? Penso assim. Se temos uma variação tão pequena de timbre, pq devo comprar uma guitarra que custa fortunas? Sabemos que não é assim que funciona. Além disso, quem opina em dizer que não faz diferença tá errado, mas aquele que diz que faz TODA diferença tá certo? É um tanto complicado ser taxativo nessa situação.
    Existe uma grande diferença entre OPINIÃO x ANÁLISE. A comparação com terraplanista é desproporcional, mesmo que haja uma diferença de timbre, estamos falando de algo muito pequeno em comparação a crença em achar que a terra é redonda ou plana. Mesmo na estatística e na engenharia, por exemplo, que são áreas da exata, 0,000000001% realmente não é exato, mas está dentro de uma "margem de erro". Analiticamente, muitas vezes 0,0000001% é considerado como 0%. E se o ouvido humano, entre outros fatores, possui um limite e que MUITAS (se não TODAS) pessoas não vão conseguir diferenciar numa mix se o cara está tocando com uma guitarra de Caixeta ou de Alder, sim, isso é algo bastante científico pra se levar em consideração se o "tom da madeira" influencia no timbre. Vou colocar 2 vídeos bem interessantes (feitos com um certo cuidado "científico") sobre o assunto pra trazer ainda mais informação, mas já adianto que são vídeos atestando completamente ao contrário, que não faz diferença alguma. rsrsrs. E sim, um deles é testando 2 guitarras exatamente iguais, apenas mudando a madeira.
    th-cam.com/video/n02tImce3AE/w-d-xo.html
    th-cam.com/video/ux1d3yF8-Ro/w-d-xo.html

  • @luizziggy7124
    @luizziggy7124 8 หลายเดือนก่อน

    Muito legal você apontar o famoso e danoso algoritmo que trás através de nossas redes sociais situações que já previamente concordamos. Assim reafirmando a mesma ideia “n” vezes por mais absurda que seja… nunca sendo confrontados e jamais tendo um diálogo discordante onde ambos possam sair com novos argumentos e ideais !

  • @fernandofilho.25
    @fernandofilho.25 8 หลายเดือนก่อน +1

    Nos testes que eu vi e fiz, os caps e a posição de fato dá uma diferença audível, madeira não.
    Mas de fato o mais importante pr
    1° estudo no instrumento
    2° equipamentos
    3° saber usar o seu estudo no seu equipamento

  • @jrrca7ciari
    @jrrca7ciari 8 หลายเดือนก่อน +1

    A madeira faz diferença no som da guitarra (DA GUITARRA) - SIM! Duas guitarras de madeiras diferentes desligadas tem sons muito diferentes. A resposta é SIM! Pergunta 2 - essa diferença é transmitida pelo captador? O sinal magnetico convertido em elétrico "lê" essa diferença? Não sei - mas no teste científico que todos conhecem - o analisador das frequências diz que não. A madeira faz diferença no som da guitarra com o músico tocando? Claro que sim - se eu tenho mais afinidade com o tato de digitar na escala de ébano EU vou tocar melhor, minha mão vai produzir melhores vibratos e sustain - logo - concordo que se tiver uma diferença de 0,00000000001% = tem diferença sim. Sob esse aspecto concordo com o que foi dito!

  • @marcaorodolfo01
    @marcaorodolfo01 8 หลายเดือนก่อน

    Tem um teste feitiço Brasil, que diz que não tem diferença e tem luthier que critica a forma que foi feito o teste, acredito que por isso ensaísta uma polêmica.

  • @BrayanAndrew1
    @BrayanAndrew1 8 หลายเดือนก่อน +3

    O lance é que, tem diferença sim, MAS, tem vários testes empíricos e estudos científicos que provam o quão irelevante é isso pro todo. O lance q tem coisas que influenciam bem mais que a madeira no sistema todo que é a guitarra: como o tipo de ponte, material de saddle, qualidade do hardware etc... E na maioria das vezes quem justifica os cursos astronomicos de certas guitarras por conta da "madeira gourmet", próprio Leo Fender fez guita com madeira barata lá e nego paga pau até hj por conta disso

    • @DartaEffects
      @DartaEffects  8 หลายเดือนก่อน +1

      Exato, mas esa não era a questão. O motivo do vídeo é que uma opinião não pode ser argumento p/ nada.

    • @EversonBernardes
      @EversonBernardes 7 หลายเดือนก่อน

      Pessoal pensa que as madeiras são mágicas, enquanto o Leo escolheu as madeiras mais baratas, disponíveis, fáceis de trabalhar e que aguentariam o tranco. Som nunca entrou na questão.

  • @burnguitars
    @burnguitars 8 หลายเดือนก่อน +1

    Sim, a madeira influencia no som, a grossura do corpo, na verdade ela não dá som, ela tira som, cada densidade vai "abafar" mais ou menos o som e trazer uma ressonância/vibração diferente. Assim como o captador preso ao corpo ou preso ao escudo ou preso a moldura também influenciam no som, o braço colado ou parafusado, material da ponte, cada item que compõe o instrumento influencia mas os captadores são peças chave que influenciam mais do que todo o restante. E tenho dito, kkkkkkkkk.

  • @GabrielDixellRodrigues
    @GabrielDixellRodrigues 7 หลายเดือนก่อน

    A pergunta correta deveria ser: A madeira influencia de forma SIGNIFICATIVA no som da guitarra?( Entenda significativa como se em um teste cego em que se tem duas guitarras que a ÚNICA diferença é as madeiras, você conseguisse ouvir as diferença entre as duas) E nesse caso a resposta seria NÃO.

    • @DartaEffects
      @DartaEffects  7 หลายเดือนก่อน

      É, deveria ser essa a pergunta e a resposta está correta, mas o ponto do vídeo nem é esse.
      O ponto é que esses assuntos não devem ser argumentados com opiniões.

  • @EduardoFerreiraGuitar
    @EduardoFerreiraGuitar 8 หลายเดือนก่อน

    Vídeo sensacional

  • @heitornolla
    @heitornolla 8 หลายเดือนก่อน

    Pra mim o ponto vai muito além desse... tem quem fale que muda, que não muda, que "prove" um dos lados, mas ninguém nunca sentou, pegou, e mostrou, de verdade, com curva de frequências, qual o impacto exato das madeiras o timbre.
    Por exemplo: mogno da enfase nos medios altos, alder tira o baixo, swamp ash deixa menos agudos, etc... Quem fala "muda sim!" não mostra em qual frequência e como muda, e quem fala, "não muda não!" não faz um teste A/B pra mostrar.
    Enquanto os dois lados discutem, o fato é que, independente da marca, madeira, captador, palheta, pedal, amp, plugin, musica boa é musica boa, e é o que a galera menos vem fazendo

  • @tiagokoutchin7404
    @tiagokoutchin7404 8 หลายเดือนก่อน +1

    Interessante. Que comece os mi mi mi's kkķk

  • @zeca69
    @zeca69 8 หลายเดือนก่อน

    Talvez a questão seja o quanto o captador está fazendo a corda ou a madeira emitirem sinal, já vi um cara dar umas pancadinhas numa guitarra e o captador captar o som disso, mas ninguém toca guitarra batendo nela né. Tocar numa guitarra desplugada é inegável que a madeira vibra, mas ainda assim não seria a corda no suporte ponte e nut que faz isso acontecer? Pq se vc tocar a corda e em seguida por o dedo nela o som para automaticamente, a madeira não continua vibrando. Sei lá kkkkkkk o conjunto da obra me parece que faz a mágica acontecer, cada uma tem seu som? Tem isso é inegável.

  • @tiagonicolau3110
    @tiagonicolau3110 7 หลายเดือนก่อน

    90% desse papo começou com o vídeo do Jim Lill uns dois anos atrás. Mas é oq o Darta falou: faz diferença? Sim, óbvio como bater o mindinho numa mesa de pinus e em uma de ipê faz diferença. Vai importar pra 95% de quem tá discutindo isso? Não.

  • @marcaljunioralmeida4219
    @marcaljunioralmeida4219 8 หลายเดือนก่อน +1

    "Músicos de Cifra" não conseguem perceber a diferença. Sou luthier e tenho um bom "ouvido musical", já fiz centenas de teste com o mesmo captador em guitarra de madeiras diferentes, e cheguei a conclusão de que a diferença sonora é do tamanho da sua capacidade/qualidade auditiva.

  • @bobbykeys1664
    @bobbykeys1664 8 หลายเดือนก่อน

    like e inscrição, feitas. sua linha de análise é muito objetiva e concisa.
    Pode ser aplicada de um modo geral a tudo que é comparável.
    Mas a ciência não é algo simples, e para que a engenharia aplique conceitos científicos, aceita que certos outros fatores de influência sejam nulos.,
    Uma pergunta que poderia ser feita como seriam os equipamentos de teste?
    A acústica do próprio local do teste afetaria , ou não seriam avaliadas reverberações e ressonâncias do ambiente.
    No fim , talvez a escolha por meio de custo benefício seja a mais apropriada em quase tudo na vida....
    Se por exemplo, estou com pressa, talvez o melhor seja pegar um UBER que seja um carro nacional, mais adaptado a nossa realidade de vias públicas , do que uma Ferrari, importada, que o condutor terá o maior zelo ao passar pot cada lombada ou valeta.

  • @josespoti1155
    @josespoti1155 8 หลายเดือนก่อน

    Sim, influenciam, mas tem varios cenarios, num ampli hi-gain, duas guitarras bem diferentes vao soar levemente diferentes, ja coloquei o mesmo cap em corpos diferentes (Alder, Swamp Ash e um raro corpo de aluminio que uso) e sim tem uma variação, aí alguém dirá, poxa nao percebi, nesse caso uma Fonoaudióloga me esclareceu, todos ouvem igual, mas o processamento no cérebro desse audio será sempre diferente, isso explica o porque dos mixers e da masterização, capacidade de ouvir essas nuances. Agora uma coisa que faz diferença é o escudo, nos anos 80 o falecido Fast Eddie Clark do Motorhead usava um Dimarzio x2N com um escudo de latao. Ja usei latao alguns anos e fiquei assustado com a diferença quando coloquei um de acrilico, o de latao tinha mais som, entao este ano consegui produzir um escudo de cobre 1.6mm, alem de um som melhor e mais brilhante ate do que o latao senti aumento de volume, e uso X2Ns faz tempo, estou muito satisfeito com este escudo de cobre num corpo Fender em Alder.

  • @renanviniciusalvesramalho2309
    @renanviniciusalvesramalho2309 8 หลายเดือนก่อน

    Ja ouvi o argumento de que madeira não influencia porque o captador é magnético, portanto, só captaria a vibração das cordas, não da madeira. Esquecem que a corda vibra em interação com a madeira. Se fosse assim, uma guitarra ser sólida ou semi acústica nao faria diferença, já que não haveria captação da vibração da madeira.
    Concordo, não há polêmica. Muda e pronto. O espaço pra subjetidade está em saber se essa mudança faz diferença ou não pra situação de cada um. Muitas vezes não é uma mudança perceptível ou que justifique um aporte maior de recursos.

  • @mozartpinheiro6159
    @mozartpinheiro6159 8 หลายเดือนก่อน

    Gostei da resposta, esse é um dos motivos do pq eu não gosto de olhar a opinião dos outros no TH-cam pq no final sempre falam o q acham e não exatamente a logica baseada cientificamente, mas, obs: estou falando resumido, logico q pegar uma informação do produto é uma coisa, agora se basear na quilo q o cara acha e comprar pq ele falou q é top ai não rola, espero q entendam o q estou querendo dizer. em fim é como Darta falou é simples de entender e . o foda q hj em dia a galera acha q sabe de tudo mas no fim é sempre a minha opinião pq foi pesquisar na net e o cara q escreveu foi pesquisar de outro cara da net q acha q sabe e assim vai, mas poucos são aqueles q realmente buscam a fundo. top man gostei da sua analogia.

  • @adilsongc6786
    @adilsongc6786 6 วันที่ผ่านมา

    Quem explica o timbre da guitarra PARKER, que era feita de um polímero? Para instrumentos acústicos sem qualquer acessório elétrico, ok. Quanto mais elétrica menos influência... A diferença da velocidade de propagação de sons nas diferentes madeiras usadas na construção de guitarras é ínfima. Existe tese de mestrado de um engenheiro guitarrista, que já li, e esta é uma das conclusões do estudo feito na UnB. (AVALIAÇÃO DE MADEIRAS BRASILEIRAS PARA UTILIZAÇÃO
    EM GUITARRAS ELÉTRICAS - Gustavo de Amorim Fernandes - 2004)

  • @RenatoAcconcia
    @RenatoAcconcia 8 หลายเดือนก่อน +4

    Show!! É científico e não tem polêmica nenhuma!

  • @rodrigoprzygoda5425
    @rodrigoprzygoda5425 8 หลายเดือนก่อน

    uma pergunta... palheta influencia no timbre da guitarra?
    já testou diferentes tipos de palhetas e espessuras né...
    ponto. 👍

    • @DartaEffects
      @DartaEffects  8 หลายเดือนก่อน

      Na verdade não tenho como responder. Minha escolha de palheta tem relação com o conforto, não com o timbre.

    • @rodrigoprzygoda5425
      @rodrigoprzygoda5425 8 หลายเดือนก่อน +1

      digo isso pq até mesmo um pequeno pedaço de plástico muda o timbre,
      mais grave, mais "estalado", etc..

    • @BrayanAndrew1
      @BrayanAndrew1 8 หลายเดือนก่อน +1

      depende, o material e a espessura podem influenciar mais no ataque/raspagem da palheta na corda. Eu, particularmente, não gosto de palheta com materiais mais "plásticos"

    • @josespoti1155
      @josespoti1155 8 หลายเดือนก่อน +1

      Sim, produzi umas palhetas em cobre e senti mais harmonicos, mas voltei numa plastica dura.

  • @lucmusicstudiop1061
    @lucmusicstudiop1061 8 หลายเดือนก่อน +3

    concordo plenamente, ja fiz testes inclusive o braço muda com mais percepção!escala clara e escura nítido diferença!

    • @thiagogomes9429
      @thiagogomes9429 8 หลายเดือนก่อน +2

      Quando eu fui a uma loja fiz esse teste as 2 da msm marca mesmos caps no msm amp ambas com escalas diferentes. Roosewood x maple. As duas soaram diferentes.

  • @EduardoFerreiraGuitar
    @EduardoFerreiraGuitar 8 หลายเดือนก่อน

    O Tiguez diz que não tem diferença. Tem vídeo dele falando. 😅

    • @rafaelmartins12345
      @rafaelmartins12345 8 หลายเดือนก่อน

      na verdade ele diz que faz diferenca sim... que a madeira piora o som kkkkk diz ele que se pegar um pedaco de acrilico, botar captador e esticar umas cordas, soa melhor que uma guitarra de madeira kkkkkk

    • @EduardoFerreiraGuitar
      @EduardoFerreiraGuitar 8 หลายเดือนก่อน

      @@rafaelmartins12345 vdd

    • @EduardoFerreiraGuitar
      @EduardoFerreiraGuitar 8 หลายเดือนก่อน

      @@rafaelmartins12345 postei só pra causar mas o Darta nem deu bola kkk

  • @allanbastos3885
    @allanbastos3885 8 หลายเดือนก่อน

    Quem fala que não faz diferença, provavelmente nunca tocou numa guitarra top de linha. Quem já tocou numa top sabe que faz uma puta diferença...

  • @CJPozzi
    @CJPozzi 8 หลายเดือนก่อน

    Madeira não influencia no som de instrumentos de madeira sólida. Madeira não interfere no som.

  • @vitoramaral7984
    @vitoramaral7984 8 หลายเดือนก่อน +1

    É assim mesmo darta tem gente que vive chorando de barriga cheia

    • @DartaEffects
      @DartaEffects  8 หลายเดือนก่อน +1

      Nem é questão de chorar ou não. Meu ponto é que opinião não é argumento. kkkkk

  • @dimarcocunha3149
    @dimarcocunha3149 8 หลายเดือนก่อน +3

    Melhor vídeo sobre o assunto, eu nem ia assistir pq esse assunto já deu no saco mas fiquei curioso pra saber o que o darta iria falar

    • @DartaEffects
      @DartaEffects  8 หลายเดือนก่อน +3

      Muito obrigado!

  • @DeSantAna56
    @DeSantAna56 8 หลายเดือนก่อน

    Cansei desse assunto

  • @ottodrummond1121
    @ottodrummond1121 7 หลายเดือนก่อน

    Essa conversa já deu, tocar de palheta ou com o dedo já muda o timbre, ninguém vai saber se a guitarra do cara é de carvalho ou de mogno.

  • @LightningGuitar
    @LightningGuitar 8 หลายเดือนก่อน +1

    Para esses caras até a cor da cueca influencia no timbre. Para eles influenciar 0.1% faz toda diferença do mundo.

  • @XxdillffxX
    @XxdillffxX 7 หลายเดือนก่อน

    Beleza darta, bom ponto, é preciso ter analise critica pra formar opinião. Porém testes CIENTIFICOS feitos com METODOLOGIA replicavel (inclusive dentro de universidades brasileiras) chegaram a conclusão de que em instrumentos eletricos o tipo de madeira não faz diferença mensurável nos harmonicos em instrumentos elétricos, desde que as densidades das madeiras sejam próximas. A dissertação de mestrado da ifsp que mostra isso está disponivel em um repositorio facilmente encontrado no google e pra quem entende ingles tem uma serie de artigos de diversas universidades também pra complementar. Alguns artigos gringos demonstram que a densidade das madeiras tem sim uma pequena influencia no timbre do instrumento (eletrico), mas a espécie da madeira, não necessariamente. E acho que dai vem parte da confusao

    • @XxdillffxX
      @XxdillffxX 7 หลายเดือนก่อน +1

      E pra quem quiser se aventurar, o exemplo do darta não é bom, se você quer fazer um experimento pra ver quanto a madeira influencia no timbre, ou se faz alguma diferença, você não pode simplesmente pegar duas guitarras do mesmo modelo com madeiras diferentes e testar, porque dessa forma tem muitas variaveis que não estariam sendo isoladas. O caminho é criar um modelo prototipo pra usar exatamente as mesmas peças (captadores, eletrica, ponte, nut e tarrachas), e trocar apenas a madeira. Feito isso, precisam ser feitas medições pra ter graficos comparativos das amostras de audio.

  • @elienaycarvalho
    @elienaycarvalho 8 หลายเดือนก่อน

    Duas coisas: 1) quem opina afina os bends? 2) Precisão dos componentes eletrônicos afeta o timbre? Kkkkkk

  • @fabiotrovao
    @fabiotrovao 8 หลายเดือนก่อน

    “Desde quando uma questão científica é assunto de opinião?” Desde as eleições de 2018, infelizmente 😡

    • @DartaEffects
      @DartaEffects  8 หลายเดือนก่อน

      pode ser, mas a culpa é de quem leva essa opinião como argumento, esse é o ponto.

  • @giragaldino
    @giragaldino 8 หลายเดือนก่อน

    estava conversando com a minha irmã semana passada dizendo que eu descobrir a existência do ateu de madeira de guitarra KKKk

  • @thiagorene
    @thiagorene 8 หลายเดือนก่อน

    Fala Darta, beleza?
    Essa guerra de narrativas é um dos grandes males do século XXI. É preciso entedermos que uma coisa é aquilo não ser importante, ou não ser possível pra você, outra coisa é aquilo não existir. Eu acredito que algumas madeiras, instrumentos e pedais sejam mais caros do que deveriam, mas isso não significa que tudo o que é caro não se justifica. A gente precisa entender que o mercado é assim e selecionar o que a gente gosta de acordo com as nossas possibilidades, porque querer invalidar algo na marra nao aumenta nossas possiblidades de compra.

  • @robertogross_guitarrista
    @robertogross_guitarrista 8 หลายเดือนก่อน

    A maior verdade, você vai comprar o que conseguir comprar. Eu pagaria 26.000 em uma Jem porque gosto do visual, mas nem tanto do timbre. Comprei pedais chineses estes dias, sinceramente, muito aquém de um pedal Darta por exemplo, que acho até melhor do que wampler que já tive. Hoje em dia virou moda o tal do "custo benefício" e orgulho pagar barato e sem imposto. Bonito seria se todos pudéssemos comprar coisas boas e principalmente nacionais, que estão a níveis impressionantes, ou até mesmo strymon como o Darta disse. Agora ficar impondo regras acho o absurdo.

  • @caduhla1980
    @caduhla1980 8 หลายเดือนก่อน +1

    Sim, a madeira influencia... quanto??? É inaudível ao ouvido humano... eu fiz o teste aqui, duas les paul's com madeira diferente e coloquei o mesmo captador nas duas... o som ao ouvido humano, vc NÃO PERCEBE a diferença... é isso e ponto final... Portanto eu concordo com quem diz que não tem diferença...

    • @DartaEffects
      @DartaEffects  8 หลายเดือนก่อน +1

      São 2 coisas completamente diferentes.
      Como eu disse e vc concorda, a madeira influencia no timbre do instrumento.
      Em nenhum momento do vídeo eu disse que essa diferença era grande ou perceptível.
      O grande ponto do vídeo é que isso não é um assunto que possa ter opiniões como argumentos.
      Você disse que tem diferença, mas que não percebe.
      Ok. São 2 fatos. Tá certo.

    • @caduhla1980
      @caduhla1980 7 หลายเดือนก่อน

      @@DartaEffects Vc não está errado... hehe... o que digo é que essa diferença é tão ínfima que nem deveria ser levada em consideração ao fato para ter um debate, dizendo que a madeira influencia no som, na qualidade do instrumento, resistência? Isso sim...

  • @luizromagnoli
    @luizromagnoli 8 หลายเดือนก่อน

    A primeira pergunta é se a madeira faz a corda vibrar de forma diferente. Faz sentido pensar que sim. Mas não termina aí. A próxima pergunta é se essa vibração diferente impacta no som e timbre. Você afirma que sim, embora nunca testou e diz que não ouve a diferença. Então precisa de uma demonstração formal (a famosa prova), coisa que você não mostrou. Então pra mim, seu vídeo é tão opinativo quanto qualquer outro

    • @DartaEffects
      @DartaEffects  8 หลายเดือนก่อน

      Não, man… não dei minha opinião.
      Me baseei na física e em testes que outras pessoas fizeram:
      th-cam.com/video/uSTIiM4vxpU/w-d-xo.htmlsi=Heq7fBAq4vX0ntDW
      th-cam.com/video/uSTIiM4vxpU/w-d-xo.htmlsi=LPOTLr0ysUSQjG0s

    • @luizromagnoli
      @luizromagnoli 8 หลายเดือนก่อน

      @@DartaEffects você mandou videos de um luthier que disse que fez os testes. E eu te mando um vídeo com os testes sendo exibidos:
      th-cam.com/video/c-FjBIl6uPA/w-d-xo.htmlsi=7hkxmNj6mtT-_v8o
      E agora, como que chegamos em uma conclusão se os dois lados tem argumentos?

    • @luizromagnoli
      @luizromagnoli 8 หลายเดือนก่อน

      @@DartaEffects Darta, não esquece o conflito de interesses. É ÓBVIO que um luthier vai afirmar que a madeira importa no timbre, isso faz TODA a diferença sobre o produto que ele vende. Isso é um viés muito grande que não pode ser ignorado

    • @DartaEffects
      @DartaEffects  8 หลายเดือนก่อน

      ​@@luizromagnoli não chegamos a nenhuma conclusão pq isso é desnecessário.
      O importante é não argumentar baseado na opinião.
      Se você concorda com o método do teste que me colocou aqui, tudo certo.
      outra: no vídeo que você me mandou ele afirma que existe uma diferença de +/- 5%. então tem diferença.

    • @luizromagnoli
      @luizromagnoli 8 หลายเดือนก่อน

      @@DartaEffects Sobre os 5%, essa parte é completamente absurda. Como que se quantifica isso? É a mesma coisa que o Starling e seus convidados também dando % sobre a influência. Essa medição só pode ser feita, como você falou, de forma científica. Qualquer % jogada é OPINIÃO. Científico é científico, não pode haver NENHUMA margem pra palpites, como você falou que 1 != 0,000......1. Temos que sempre usar o mesmo critério pra tudo, senão vira bagunça

  • @ulissesscarparo3164
    @ulissesscarparo3164 8 หลายเดือนก่อน

    Até que enfim alguém falou o óbvio

  • @John.Oliveira
    @John.Oliveira 8 หลายเดือนก่อน

    Também tem o lance do cara que acha que a sua guitarra de 1.000 Dolares, e que ele pagou 25.000 Reais, soa 24.500 Reais melhor do que a do cara que tem a "guitarrinha de marupá", para que assim ele sinta-se um ser superior aos meros tupiniquins, quando na realidade nem ele próprio consegue ouvir essa diferença, mas vai morrer afirmando que tem umas frequêncinhas mágicas ali na casa dos 5.732Hz, ou aqueles médios em 973,8Hz que só tem na guitarra dele...🤷🏽‍♂️ (Estou falando do quesito sonoridade. Durabilidade, estabilidade e acabamento são outra coisa.)

  • @rodrigolucas2413
    @rodrigolucas2413 8 หลายเดือนก่อน

    Jack White se importava tanto com isso que fez toda sua carreira no The White Stripes com uma guitarra de plástico !

  • @LinCampell73
    @LinCampell73 8 หลายเดือนก่อน

    Dá pra sentir o cansaço que é ter que explicar mais de mil vezes que ciência não é opinião. Quando o pessoal perturba muito sobre o assunto eu costumo dizer que eu só acreditei no meu paquimetro depois que ele voltou com o certificado de calibração, o mesmo vale pras pessoas, sem a audiometria na mão e em dia nem dá pra começar a conversar.

  • @RenatoAcconcia
    @RenatoAcconcia 8 หลายเดือนก่อน

    Lembrando que timbre é gosto, portanto uma pessoa pode gostar do timbre de uma guitarra de lata.

  • @joasfranco2272
    @joasfranco2272 8 หลายเดือนก่อน

    Darta, também acho que madeira importa, mas vc disse que SIM, porque é científico. No entanto, a ciência não se basea em teoria apenas. É necessária comprovação através de testes cientificos. Então, acredito que uma experiência científica bem feita, com espectograma poderia responder com certeza essa pergunta!!!

  • @EricCravo
    @EricCravo 8 หลายเดือนก่อน +1

    NÃO É RELEVANTE....ESSA É A RESPOSTA MAIS CORRETA...QUEM DEFINE O SOM FINAL DE UMA GUITARRA É O CAPTADOR E O AMPLIFICADOR.
    eu tenho guitarras diferentes com mesmo captador e o som das duas é o mesmo.
    o lance é que mudar madeira pro som final da guitarra é IRRELEVANTE...e por isso eu acho a discussão boba...
    a madeira faz diferença na durabilidade estabilidade e tocabilidade, no som é irrelevante, ninguém ou quase ninguém toca com guitarra com som limpo e original, e trocou de ampli MUDA O SOM.
    pra violão sim faz diferença RELEVANTE.
    A GALERA DEVIA SIMPLESMENTE DIZER, NÃO FAZ DIFERENÇA...PQ NO FINAL NÃO FAZ MESMO.

    • @DartaEffects
      @DartaEffects  8 หลายเดือนก่อน

      Esse nem é o ponto central do vídeo.
      O que eu quero deixar claro é que um tema desse não pode ser tratado com uma opinião, entende?

    • @EricCravo
      @EricCravo 8 หลายเดือนก่อน +1

      @@DartaEffects sim e nesse ponto eu entendo pq tem cara que quer insistir que tem diferença e isso seria relevante, e tem cara dizendo que não tem diferença pq pra ele não tem relevância suficiente pra que vc compre uma guitarra baseada na madeira usada.
      É ai que é doidera, pq luthiers que acompanhei discutindo o assunto no final de qualquer explicação mirabolante a conclusão é a mesma, não vai fazer diferença no som pra ser levado em conta, só na durabilidade, tocabilidade, e ergonomia do instrumento.
      Uma guitarra de madeira BOA, não vai empenar o braço ao se deparar com mudança de temperatura, uma com madeira muito ruim corre o risco de virar um berimbau kkkkkkkkkkkkkkkkk
      eu também acho uma bobagem sem tamanho discutir isso cara, foi uma das coisas que mais pesquisei e a conclusão é uma só, pro timbre as diferenças entre as madeiras são irrelevantes.

  • @jefersonberlinck8407
    @jefersonberlinck8407 8 หลายเดือนก่อน

    Se for a opinião do Edu Ardanuy, do Joe Satriany, do Eddie Van Halen ou do Dartta posso considerar. Agora esses adolescentes, pés de rato comentando ou fazendo vídeo no TH-cam: façam-me o favor.

  • @Raphaelgns
    @Raphaelgns 8 หลายเดือนก่อน

    Vi a entrevista de um luthier, que não vou me recordar o nome, que falou exatamente nesse ponto: influencia por causa da densidade das madeiras, não por causa da espécie da madeira. Uma guitarra de mogno vai soar diferente de outra guitarra de mogno.
    Então, cada guitarra é única. Agora, o ponto a se questionar é: o quanto isso influencia. Na prática não tem relevância, não quer dizer que madeira A vai soar melhor que B, apenas diferente.
    O cara com uma guitarra barata, mas tunada, pode sim soar tão bem quanto uma Fender. Mas nunca será uma Fender. Ponto. Há quem se importe com isso, há quem não se importa também.
    Mimimi de gente que queria ter uma guitarra X e não pode VS mimimi de gente que tem a guitarra X e quer justificar o dinheiro gasto achando que a dele soa melhor por ter marca tal no headstock.

    • @DartaEffects
      @DartaEffects  8 หลายเดือนก่อน +1

      Exatamente isso.

  • @tiagosouza5591
    @tiagosouza5591 8 หลายเดือนก่อน

    Ainda se fossem guitarras de madeiras "iguais", ainda assim o tempo de cura e secura dessa madeira (comparar uma Fender Alder de 25 anos com uma de 5 anos), os sons serão diferentes! Todas as Stratos q um Gilmour possa ter, dentre eleas, TODAS terão timbres distintos, algumas de forma gritante e outras de maneira muito discreta...

    • @DartaEffects
      @DartaEffects  8 หลายเดือนก่อน

      exatamente isso!

  • @fabiokufa
    @fabiokufa 8 หลายเดือนก่อน +7

    Madeira influência em instrumentos acústicos, agora na guitarra elétrica quem manda é o cap... E é só minha opinião 😂 e foda-se quem não concorda!

    • @viniciusbertucci
      @viniciusbertucci 8 หลายเดือนก่อน +1

      É isso aí. Captadores na verdade são uns 90% do som da guitarra. Os outros 10% são ponte, comprimento do braço, circuito e potenciômetros, e posicionamento dos captadores.

  •  7 หลายเดือนก่อน

    Nos tempos atuais é justamente isso que as Big Techs fazem e lucram muito com discussões vazias e os algorítimos dão mais importância pra "influencer" medíocres de conhecimento técnico e cientifico, mas que geram discussões de ódio como terra plana, política, futebol, guerras etc, o mais importante é o engajamento, claro nem todos são assim, mas muitos fazem videos para polemizar mesmo, somos Escravos das Big Techs e não percebemos isso.
    Essa geração atual está cada vez ignorante em forma sua própria opinião baseado no empírico, nos testes na observação e vão só atrás de coisas fáceis e fúteis.

  • @renancamaso
    @renancamaso 8 หลายเดือนก่อน

    Concordo que a madeira mude, mas não houve argumentos no vídeo que sustentem a afirmação. Então, e só por isso, discordo da sua conclusão.

    • @DartaEffects
      @DartaEffects  8 หลายเดือนก่อน

      Se vc já concordou que a madeira muda, como pode discordar?
      Aliás, esse nem é o ponto do vídeo.
      Eu fiz o vídeo pq não acho que a opinião de ninguém deva ser argumento para um tema desse.
      Vê esse vídeo:
      th-cam.com/video/uSTIiM4vxpU/w-d-xo.htmlsi=4_1qAqJvbYtaEuWN
      Experimentação, não opinião.

  • @fidelgamer2853
    @fidelgamer2853 8 หลายเดือนก่อน

    NA MINHA OPINIÂO: nenhum dos lados provou de forma concreta o seu ponto.

    • @DartaEffects
      @DartaEffects  8 หลายเดือนก่อน

      usar a opinião p/ ficar na dúvida, blz...kkkk
      vê esse vídeo:
      th-cam.com/video/uSTIiM4vxpU/w-d-xo.html

  • @fabioragone22
    @fabioragone22 8 หลายเดือนก่อน

    Somente youtubers brasileiros, em pleno 2024, ficam presos nesses assuntos batidos. É inacreditável o tanto de vídeo de canais diferentes que aparecem recomendados e falando desse assunto... Poucos são os que se aventuram em assuntos mais interessantes, infelizmente

  • @GuilhermeInocencioLuthier
    @GuilhermeInocencioLuthier 8 หลายเดือนก่อน +1

    Cara eu achava que não, mas depois se começar a trabalhar na area de Luthieria, pegando varias guitarras pra mexer, muitas vezes o mesmo modelo variando apenas a cor, as vezes as duas com escala, as duas clara, ou as duas com escala escura, ou então diferentes. E cada uma tinha um som, uma pegada, uma após a outra, cada uma com sua participação no timbre. Realmente faz diferença, mas o conjunto é que vai ditar qual o timbre final de cada uma.

  • @Umtaldewill
    @Umtaldewill 6 หลายเดือนก่อน

    Captadores conseguem captar a vibração da madeira? A resposta é não, não conseguem
    Madeira nobre vai te dar um timbre melhor? Não, não vai
    Vc n compra uma guitarra com uma madeira boa pelo timbre, vc compra pela estabilidade e durabilidade do instrumento.

    • @DartaEffects
      @DartaEffects  6 หลายเดือนก่อน

      @@Umtaldewill é verdade. A corda está flutuando acima dos captadores, né?
      Não está ligada a nenhum suporte que está presa na madeira?
      Estude física e volte aqui p/ conversar.
      Grande abraço.

    • @Umtaldewill
      @Umtaldewill 6 หลายเดือนก่อน

      @@DartaEffects Acho q quem tem q estudar física é vc, que não entende porra nenhuma de campo magnético, vai estudar lá dps eu penso em voltar aqui no seu canal.
      Aliás no meu comentário acima n disse q a guitarra n está conectada a nada, e seguindo seu raciocínio oq afeta o timbre é a ponte e o nut então, vlw passar bem.

    • @Umtaldewill
      @Umtaldewill 6 หลายเดือนก่อน

      th-cam.com/video/psXBOjPG6KM/w-d-xo.htmlsi=T42qxIsia590iYRn

  • @lucas_brg
    @lucas_brg 8 หลายเดือนก่อน

    A maioria das pessoas que "defendem" que faz diferença, não dão o braço a torcer que é BEM SUTIL essa diferença.

    • @DartaEffects
      @DartaEffects  8 หลายเดือนก่อน +1

      Como eu expliquei, o que incomoda é a pessoa usar a opinião dele como argumento válido nessa discussão.
      A porcentagem de influência do tipo de madeira no timbre da guitarra tem que ser medida. É outro papo.

    • @lucas_brg
      @lucas_brg 8 หลายเดือนก่อน

      @@DartaEffects somente complementando uma coisa que vc falou: também tem gente que fala que se a guitarra não for daquela exata madeira blabla a guitarra não presta e é "ERRADO" e o som nao vai nunca ser nem parecido. é o inverso do que diz q não tem diferença pq não tem a guitarra com a madeira xyz

    • @DartaEffects
      @DartaEffects  8 หลายเดือนก่อน +1

      @@lucas_brg sim, tem os 2 casos.

  • @rafaelcastelob1
    @rafaelcastelob1 8 หลายเดือนก่อน +1

    A título de curiosidade o formato real da terra é o do geoide. Meio redonda e meio oval. Existe uma ciência inteira pra estudar única e exclusivamente o formato da terra: Geodésia. Flw

  • @Manfrinato_Theo
    @Manfrinato_Theo 8 หลายเดือนก่อน

    Você já começou fazendo a pergunta errada. Você confundiu captação acustica com captação magnética. É logico que madeira influencia no timbre, mas acusticamente. Você falou em bater na madeira porque está confuso com o básico e falando de ciência. As perguntas corretas são: O captador capta essa ressonância da madeira? Se sim porque não capta sua voz? Dê batidinhas na madeira sem cordas então. E essa ressonância da madeira retorna e altera a frequência de vibração da corda? Se sim você deveria ter problemas de afinação, de variações de vibração conforme a madeira retorna a vibração desbalanceada pra corda. Você fez uma das piores e mais patéticas contribuições para esse assunto.