Eu prefiro ouvir o cantor da minha banda parecendo um ganso sendo esguleado do que ouvir um playback safado. Isso é respeito com o público. São 50 anos de banca, quase 20 anos do Pineda cantando, quem é fã não se importa com desafinação
O fato é que Arnel Pineda não é nenhum "menino" como você carinhosamente se refere à ele. Esse carismático e talentoso cantor já está nos seus 57 anos de vida. Ele tinha uma carreira na música nas Filipinas e já comanda os vocais do Journey a 17 anos. É de longe o vocalista que mais tempo esteve com a banda. Talvez a conta esteja chegando para ele, de anos de turnês cantando em tons altíssimos já não sendo tão jovem. Mas, ele fez história, não tenho nada além de carinho pela figura de alguém que mantém uma das minhas bandas favoritas viva a tanto tempo.
Acredito ser multifatorial que precise ser identificado com mais responsabilidade. Se vc é profissional da area, tem que tratar com responsabilidade a ferramenta e a partir de entao alinhar com a banda qual o melhor caminho. Ou baixa o tom ou muda o vocal, o idela seria reajustar as musicas , o vocalista da banda Europe por exemplo , canta com novos arranjos, agora forcar no tom original chega a ser desrespeitoso. Obs: Da uma olhada num cantor do the voice Germany senior - Dan Lucas cantando a mesma musica e respeitando a idade , ate mais avancada.
Na verdade, o problema do Pineda foi que o Journey tentou manter a banda igual mesmo sem o Perry, a voz dos dois são diferentes, como o Marcio disse, tá fora da tessitura vocal dele, ele não tem a voz aguda igual a do Perry, se tivessem reformulado as musicas pra serem mais condizentes com a voz dele dês de o começo, não teria acontecido isso, visto que tem caras mais velhos que ele cantando a todos os pulmões, Bruce Dickinson por exemplo, mesmo velho segue cantando muito bem e o Iron segue reformulando musicas pra se encaixar no vocal que ele tem hoje em dia fazendo ele manter a saúde vocal e não fazendo shows fracos.
Marcio, eu estava la. E ele insistentemente reclamando do retorno. Teve hora que ele virou pra torre da mesa de som de frente no palco (onde eu estava próximo) e reclamou do tipo: "Aumenta ai pow!!!". Chegou a perguntar ao publico se estavam ouvindo legal. O in near dele não estava funcionando e ele indo pra frente pra tentar se ouvir no PA. e o som do PA estava muito, mas muito rui e baixo.
@@aldamata vdd eu tmb estava lá e o palco principal teve diversos problemas, como no show do evanescence a apresentação inicial travando e tendo q recomeçar 10 minutos dps
No show seguinte, a vocalista do Evanescence atrasou porque o retorno dela não funcionava! Mas independente do retorno, o Arnel está no limite da voz dele! Anos de turnê cantando Journey é pra acabar com a voz mesmo..... infelizmente
Chegou meu momento!!!!! Eu estava lá, Márcio. O show deles foi muito bom, independente das desafinações do Pineda. Foi uma honra assistir o show deles, ele tem uma presença de palco incrível!!!
Poooxa... Lá ná hora só vi 2/3 pessoas que curtiam o Journey, aqui nos comentários do vídeo estou vendo que havia beeeem mais gente pelo Journey muito bom!
Assino embaixo! Eu estava lá pelo Evanescence e pelo A7X, mas o show do journey foi foda. Eu sou cantor profissional, óbvio que eu percebi os erros, mas a banda fez um trabalho incrível. Acontece com todos. A Amy Lee e o Matt Shadows, que geral tava pagando pau já tiveram seus dias ruins.
isso é em qualquer show hoje em dia. Eu tiro meu celular do bolso e capturo algumas fotos e coloco de volta. A quantidade de r3t4rd4d0s que assistem shows ao vivo postando no stories é absurda, a humanidade falhou mesmo
Estou triste pelos problemas q aconteceram durante o show de Journey porém eu curti demais assistindo da TV pois é uma das minhas bandas preferidas, só de ver eles em solo brasileiro é uma alegria imensa. Mesmo assistindo de casa me emocionei e cantei todas as músicas junto com eles pois eu cresci tocando essas músicas sozinho com meu violão ou minha guitarra no meu quarto. Muito bom!!
marcio eu tava la, teve um momento do show que ele tava reclamando muito do retorno, o in ear dele teve hora que ele desistiu e tirou ele falou com a mix house pra almentar e tals, teve hora que ele virou pra plateia e perguntou o que nós não estavamos ouvindo, "estão ouvindo minha voz? e a guitarra? bateria? ta tudo certinho? vcs tão ouvindo tudo?"
Você chegou a escutar o novo trabalho do Steve Perry? O Disco foi lançado esse ano. A voz dele continua muito boa. Mas tem razão, as exceções são poucas. Elton John, Paul, tiveram perdas perceptíveis.
@@aquilesbhznão se esqueça que gravação em estúdio tem recursos de afinação como o auto-tune. Só ao vivo a gente pode avaliar um cantor se está bem ou não...
Gostei muito da sua análise, Marcio. Obrigado por esclarecer a gente. Sou muito muito fã do Journey há pelo menos uns 15 anos e sempre gostei bastante do Arnel, tanto pelo talento quanto pela história de vida dele - assistam o documentário "Don't Stop Believin': Everyman's Journey", que é basicamente o roteiro daquele filme "Rockstar"! Bem, acho que nos últimos anos ele conseguiu mais imprimir um estilo dele e se livrar um pouquinho do peso de "imitar" o Steve Perry. E como acompanho bastante a banda na mídia uma coisa é fato: Arnel tá cansado MESMO, porque gente... o Journey toca basicamente TODA NOITE! Os caras rodam os EUA infinitamente, então o que a galera precisa entender é que o esgotamento de um vocalista numa banda de alta performance vocal como o Journey exige é absolutamente normal. E até onde a gente sabe (eu, pelo menos) o Arnel é um cara saudável, não fuma, não bebe, não se droga, mas isso aí é totalmente o esgotamento natural do cara por cantar sem parar toda noite desde 2007. Imagina vocês, toda santa noite pegar um avião ou ônibus pra uma cidade diferente (cansaço físico e mental padrão), ter que performar canções dificílimas, além de ter presença de palco - inclusive desde que entrou na banda o carisma que o Arnel traz é valiosíssimo: ele costumava pular tanto e correr pelo palco que apelidaram ele carinhosamente de "AIRNel". Fora tudo isso, a produção do Rock In Rio também não ajudou né... assisti o show todo e além de estar com problema no retorno do in-ear (o que outras bandas TAMBÉM tiveram no domingo) ele ficava pedindo outro microfone e ninguém atendia o cara. Total falta de profissionalismo e responsabilidade com um artista. Bom, eu só espero que ele fique bem mesmo e que voltem logo ao Brasil e eu possa finalmente ir ver ao vivo! :)
Po mas aí a banda tem que ter o mínimo de noção né. Performances desse nível é no mínimo uns 3 ou 4 dias de intervalo entre shows, e mesmo assim a voz cansa. O cara deve ter o que 50 e poucos anos já? A banda tem que ter piedade do cara... Sobre o retorno in-ear, realmente o festival tava um lixo. A Amy lee parou o show no comecinho justamente pq o retorno dela tava um lixo. Ela literalmente mandou os caras pararem e arrumar.
Perfeito...na verdade esse é um problema JOURNEY por assim dizer...os cantores que passaram sempre apresentaram cansaço após alguns anos, as músicas são muito agudas...Steve Perry elevou a barra um bocado...nem ele aguentaria tanto tempo.... Pra mim deveriam mexer nos tons das musicas para amenizar...1 tom abaixo já resolve todos os problemas...
Além de tudo isso, pode ter o fato de ele simplesmente cantar assim desde sempre sem nenhuma orientação vocal, sem os devidos cuidados... Isso é algo que conta muito. Um exemplo disso é a voz do Klaus Meine do Scorpions. O cara precisou fazer uma cirurgia nas cordas vocais e voltou melhor do que antes...
Arnel pineda é um grande cantor,infelizmente ele não conseguiu cantar como antes, pois já se passaram mais de 15 anos de banda. Mesmo assim é muito mais honesto do q fazer playback como muitos fazem. Journey sempre será uma excelente e grandiosa banda.
O phoda é q hoje tudo fica na internet pra sempre, aí um dia ruim marca a carreira da pessoa. Enquanto ele não voltar no rock in rio pra lavar a alma, ele vai ficar marcado como um cantor que não dá conta do recado.
Ai vem um Kiss da vida e toca com Playback a galera reclama, se o cara canta sem reclama tbm, o RIR só vem decaindo na infraestrutura não é de estranhar que grandes bandas não querem vir tocar mais ali. Eu de casa senti que o som não estava legal pra ele. Dito isso, emocionante poder ver o Journey depois de tanto tempo, uma banda que faz parte da vida de muita gente.
@@aguilerat.b. Só se for para o bando de nutella que não conhece a história do Arnel Pineda com a banda. O cara tá lá desde 2007 e o bando de zé ruela que mal saiu das fraldas quer falar alguma coisa?!
Para estar no Journey n pode ser ruim. O cara é bom. Agora nem sempre o dia é bom para pessoa. Vários aspectos podem influenciar. O som mesmo da produção do Rock in Rio começou muito mal. Isso sem contar a idade.!!
Maximo respeito ao Arnel, o vocalistas mais longevo da historia do Journey! Fez a banda lancar otimos albums desde a saida do Perry e mantem o legado de Steve vivo. Estava em um dia ruim e provavelmente desmotivado, mas nao cancelou o show e nao usou playback em respeito aos fas.....algo que muitos aristas fariam sem pensar! Espero que se recupere.
@@ArmandoRibeiro-pl1wu Revelation e Eclipse sao bons albums, talvez os melhores pos Steve (juntamente com o Arrival). Agora se voce se limitar a comparar com o auge da banda nos anos 80, ai eh complicado msm. Alias daquela epoca quase td banda ainda ativa eh cover de si msm, ou vc vai dizer q o Scorpions, Deep Purple e tantas outras dos anos 80 e 70 continuam fazendo musicas memoraveis como outrora? A industria mudou, Rock nao eh mais mainstream ha decadas, p algo ser memoravel como antes, cancela o Spotify, YT e a internet.
Nunca vi ela cantando tão bem ao vivo. Sempre dava umas boas deslizadas, semitonadas, muitas vezes faltava fôlego... mas dessa vez tava impecável!! Creio que, assim como o Steven Tyler começou a fazer aulas técnica vocal mais de 20 anos depois do início da carreira, a Amy Lee esteja fazendo o mesmo. Nunca é tarde para se aperfeiçoar, e eles são a prova viva disso!
@@guimarchesini6094 concordo, eu acho que ela trocou algumas notas altas por falsete e isso ajudou ela a chegar com a voz inteira nessa turnê muito longa
@@cristianestroppa7074Steve Perry foi uma das vozes mais lindas e potentes não apenas do Rock, mas da música. Só que hoje ele (Perry) também não alcança mais essas notas. Se fosse ele, o vocal hoje, também estariam criticando.
Márcio, eu estava lá na grade, pois fui por conta do Journey, o som estava muito ruim! Diversas vezes ele reclamou pedindo pra aumentar o som, teve uma hora que ele voltou pro palco e ficou na frente da mesa reclamando horrores do som. A gente não conseguia ouvir a voz dele direito, depois que ele reclamou no microfone que deu uma melhorada. Foi tenso!
Arnel Pineda tem 57 anos já! Creio que a idade também pesa nesse fator. São raros os cantores que nessa idade ainda estão mandando super bem, atingindo com perfeição músicas com notas tão agudas, existem, mas são excessões.
Arnel Pineada está há 16... DEZESSEIS ANOS , em turnê cantando Steve Perry!!! Desafio qualquer vocalista no mundo a manter uma qualidade razoavel durante todo este tempo... IMPOSSIVEL!!! Nenhum substituto do Perry não chegou nem perto disso.... Ele chegou ao seu limite vocal, está claro.... temos é que agradecer por ainda ter a possibilidade de ver uma banda dessas nos presenteando com um belo show! Quem é fã como eu sabia do estado vocal dele, pois acompanha os videos das turnês.... eu não esperava nada mais do que vi! Fui ver um showzaço, de uma banda que adoro! Agora, a parte técnica, aí sim... LA-MEN-TÁ-VEL. Não sei se a culpa é do festival ou do STAFF tecnico da banda... mas tudo estava MUITO ruim tecnicamente.... minha atenção era dedicada à guitarra do Schon e aos teclados do Cain... e foi triste não conseguir ouvir quase nada da sonoridade dos caras.... fiquem BEM decepicionado,.... uma banda em que o Head é o guitarrista, voce coloca a guitarra dele em destaque sonoro, mas o que aconteceu foi ao contrário!! A guitarra praticamente desapareceu na equalização.. triste d+....
Nossa a Amy lee tava uma loucura, mas o que arrepiou foi o guitarrista do AX7... pqp o chão vibrava, o som reverberava nos pelinhos do braço e perna 😂😂😂 duas bandas que foram maravilhosas mesmo com os defeitos técnicos do evento...
Eu e minha namorada Samos fãs dele 😇, eu não conhecia o Journey,como minha namorada é Filipina 🇵🇭 ela me contou a história do Journey e eu me emocionei ☺️,e me deixa triste ele perder a voz com o tempo 😔
O Journey está em turnê e nos outros shows neste ano , Arnel está muito bem . No Rock In Rio ele estava num dia ruim e pra ajudar , estava sem retorno e o som estava baixo pra ele . Não estava se ouvindo
É se ele está sem retorno não tem como ele cantar afinado não, mas nesse outro vídeo aí que Márcio mostrou ele tbm estava desafinando então não dá pra ter certeza que era só por causa do retorno.
Márcio! Eu estranhei o começo do show, a escolha da ordem das músicas... Ele começou a primeira música rasgando a voz e já mostrou falhas, sem o adequado aquecimento. Um vocalista experiente deveria saber como fazer...
Provavelmente não, ele é um excelente vocalista e está na banda há mais de 15 anos cantando no limite da voz, se vc procurar vídeos dele cantando de uns 5/6 anos pra cá todos estarão com imprecisão nas notas mais altas e piorando quanto mais próximo de 2024. Infelizmente é a idade, o uso exagerado do alcance vocal e aí a voz não aguenta mesmo, deveria baixar o tom pra poupar a voz e ter um pouquinho mais de longevidade.
Pelos comentários aqui.. fica difícil cantar sem ter retorno, se realmente houve problemas técnicos, é frustrante pra um artista cantar praticamente no escuro.
É totalmente inviável tocar/cantar sem se ouvir.. é basicamente f0der com a vida do músico.. não tem jeito, todos precisam estar se ouvindo para se situar e fazer uma boa apresentação.. se o cantor não tem retorno, fatalmente ele vai se esforçar mais, cansar mais a voz, e possivelmente desafinar.. é foda..
@@levymarques288 isso aconteceu CMG qdo me apresentei na minha cidade uma música ,mas o som dos instrumentos tava alto demais e eu tinha que berrar pra conseguir me ouvir kkkk
@@misouza2907pm o pior são alguns operadores de mesa que acham que o artista tá botando ranço, sendo soberbo ou algo do tipo quando se incomoda com a falta do retorno e com a incompetência dele no trabalho...
@@levymarques288 nem me fale kkk pelo vídeo que assisti depois que me apresentei eles estavam ajeitando o som , regulando, que ódio!O artista se sente incompetente por falhar ou não saber o que tá acontecendo.
@@misouza2907pm pooorra, esses aí que acham que são DJ e ficam mexendo na mesa O TEMPO INTEIRO, tenho ódio mortal.. num já passou o som e regulou??? Pra que tá mexendo.. aí o foda é que passa o som e tá ótimo, dps o cara começa a mexer e fica uma merd@.. pego ar fácil
Assisti ao vivo. A impressão que deu foi que o retorno dele estava ruim. O som estava estranho para nós também, parecia abafado. Mesmo assim foi legal de assistir.
Eu assisti o show todo e ele forçou DEMAIS nas outras músicas. Alguns momentos ele puxava um agudo num momento nada a ver e visivelmente ultrapassava seu limite. Quando chegou nessa música a voz dele já tava no bagaço.
E eu achei que ele ainda se saiu bem dada as circunstâncias e os obstáculos enfrentados. Mas também não sou fã ao ponto de ter muitos parâmetros quanto às performances passadas, e assisti ao show bem lá de trás. Independente, não deixou de ser uma ótima experiência. Adoraria um vídeo sobre o show do Evanescence!
E as piores partes o Márcio nem reagiu viu! Quando o Pineda ia cantar as notas mais agudas, doía meus ouvidos 😅 Nao sei o que aconteceu! Amo Journey e o Pineda definitivamente não é um cantor ruim. Vi que quase todas as bandas estavam reclamando de problemas tecnicos, talvez isso tenha contribuido! Enfim, foi chato principalmente pra quem não conhece a banda, vi muitos zoando e falando mal por causa dessa apresentação. 😢 Talvez devessem dar uma pausa pra se recuperar! Vi que ontem eles fizeram outro show no Chile. Muito show, um em cima do outro!
O problema era a qualidade do som no momento do show. Ele reclamou o tempo todo do retorno e do som. Era brutal a diferença de todo o som da banda entre o show do Journey, o show anterior e o do Evanescence. Show muito bom. Hj só veem playback. Eh o que querem hj. Cantores sem talento, cantando playback e mulheres remexendo e fazendo playback. Estava lá, fiquei arrepiado e emocionado com o show. MUITO OBRIGADO JOURNEY!!! Tem que ter peitp e coragem para encarar um público do Rock in Rio somente na voz . Isso sim é show ao vivo e respeito pelo fã.
som do show estava baixo ele nao estava nem se escutando direito para cantar com qualidade precisa se ouvir bem sendo o primeiro fator no canto , pra mim prefiro ao vivo desafinado do que autotune e playback
Bom! Eu amo a banda journey, e assistimos eles em 2022, e simplesmente foi um dos melhores shows que assisti! Me senti muito triste por vê-lo desse jeito! Ele é um ser humano maravilhoso e merecedor de todo sucesso! Isso vai passar, ele vai ficar bem! 😢❤
reage ao vocalista do Deep Purple, eu fiquei com um pouco de dó dele porque o Ian Gillan já tem quase 80 anos e ele estava tremendo muito, fiquei pensando se tinha mal de Parkinson. É lindo ver ele ainda se esforçando, mas ao mesmo tempo preocupante. Reage também a maravilhosa da Amy Lee.
Não fiquei com dó não, até porque entregou um dos melhores shows da edição até agora... aliás, ele deve estar se exercitando porque voltou pra essa turnê muito melhor do que na anterior. Eu fiquei foi emocionado em como ele ainda consegue, com técnica e bom ajuste, ainda cantar dignamente bem aquelas músicas
@@maccamundi sim, mas eu quis dizer no sentido de que ele já entregou demais pra gente, não precisa se submeter a isso. Mas sim realmente é emocionante ver que ele ainda canta e se esforça com quase 80 anos
@@mininaba Acho que dó não era a palavra correta, emocionante cabe melhor... principalmente porque não estava esperando um Gillan tão bem como tenho visto nessa tourné
Steve Perry se aposentou dos palcos em 98 e nunca mais se apresentou ao vivo (exceto uma rara apresentação em 2018 quando lançou seu único disco de estúdio em 20 anos)
Achei legal o fato deles estarem na ativa (nem sabia). Domingo agora voltando (de trem) pra casa eu estava ouvindo o album Trial By Fire, pra mim um dos melhores. O album Revelations é o primeiro do Arnel Pineda. Também é ótimo, muito bem produzido. 🙂🙂
Eu estava lá e o som de um modo geral não estava bom, retorno, microfone… Deep purple mesmo teve problema logo no início. Lamentável! E pra ajudar, Infelizmente a voz do Arnel não estava boa no Rock in Rio. Não alcançava as notas e ficou gritando muito! Mas é um grande cantor acredito que estava cansado.
Eu estava lá e o show foi incrível do início ao fim. De fato, o volume da voz estava baixo em relação aos instrumentos em todos os shows, então não consegui prestar muita atenção na voz. O Pineda tbm pediu para ajustarem o áudio durante o show algumas vezes. Mas ainda assim, foi maravilhoso o show. Curti muito mesmo sem conhecer todas as músicas.
Eu assisti esse show pela tv, e pelo pouquíssimo conhecimento de música e canto que tenho, ele estava se esforçando bastante para alcançara as notas, engraçado que que pensei " nossa esse cara vai ficar afônico", tamanho era o esforço vocal... vendo sua análise realmente o que pensei estava acontecendo. Ele sofreu muito para manter o show, para um artista penso que deve ser horrível e desesperador.
Marcio, eu estava lá do lado da caixa e só posso te afirmar ele deu tudo si, ele estava cansado correu o palco de um lado pro outro como nenhum outro artista fez, dava para ver que ele estava curtindo o próprio show foiii animalllllll inesquecível!!!🎉
O erro dessas Bandas é procurar vocalistas substitutos para fazer COVERS para manter a lembrança do Vocalista original que saiu da Banda, não é a mesma coisa, ninguém é insubstituível, mais é clara a intenção da Banda manter a lembrança do Steve Perry.
Eu não entendo porque os youtubers brasileiros não reagem aos vídeos de Dan Vasc. O cara é um dos maiores vocalistas da internet, e é muito admirado pelos gringos. Ele inclusive gravou essa musica, e ficou igual à original.
Cara! Eu Canto no Karaokê Essa Música, Ela é Puxada Demais! Costumo Cantar no Lower 3 Key, Baixa e Confortável Pra Minha Voz! E Quem For Ser Vocalista da Journey Ta Lascado, A Maioria das Músicas São Afinadissímas D+ ' Lasca o Gogó de Qualquer Um ' O Pineda Canta " Don't Stop Believe " Em Todo Show, Chega Uma Hora Que a Voz Arrega! Deveria Baixar o Tom da Música! 🥹😞💔❤️🩹✨
Sou fã da banda e acompanho, estava lá, já fui em shows nos EUA. Ele está sem voz, está um pouco rouco e cantando no sacrifício, é final de turnê pelos 50 anos da banda, e já estão nessa há meses fazendo shows a cada 3 dias nos Estados Unidos. Agora irão para o Chile e depois Ásia… no Japão vai ter show em 2 dias seguidos.. não há quem aguente mas é uma data especial, foi ótimo mesmo assim. Fora isso houve problemas no som do RIR…Abs
Fala, Marcio. Espero que esteja tudo bem Cara, eu tava nesse show e, apesar de não saber nada sobre canto, os vídeos estão longe de fazer jus ao que ouvimos lá. Gostei bastante do show e, sinceramente, não senti nenhum incômodo por conta da voz dele. Sobre a questão técnica não posso falar, nada, mas foi muito bom ter estado lá Abraço!
O problema é os caras fazerem as músicas num nível de qualidade vocal altíssimo no Studio + os recursos do estúdio pra deixar as linhas vocais melhores ainda, aí dps chegar no show e cantar tudo zuado e reclamar q o público tá reclamando mto. É óbvio q o público vai reclamar. Se a versão do estúdio da música tivesse ficado meia bomba e no ao vivo ficasse fosse uma performance ruim, o público não ia reclamar tanto pq a expectativa já não tava grande coisa
Juridicamente não tem como sustentar a sua ideia de monetização infelizmente. Porque não teria como controlar qual o tipo de conteúdo está sendo feito com determinada música. Ela pode estar sendo usada pra vender um produto ou pra usar como trilha pra qq tipo de vídeo. Usos que deveriam ser pagos. Quem não compõe, produz e grava as próprias músicas não entenda a lógica do direito autoral.
Márcio reage James hetfield ao vivo do Metallica hoje está cada vez melhor
2 หลายเดือนก่อน +1
Cara, é muito difícil vc fazer uma análise "técnica"de um vocalista sem considerar as dificuldades que ele estava pensando lá. Claramente ele estava com problemas de retorno (e não foi o único nesse festival, que tem cometido vários pecados, do inicio ao fim). Um show dessa magnitude, para 100 mil pessoas, se o vocalista não tiver um retorno claro e correto, fica muito difícil manter a afinação. Pelo menos é a prova que ele não estava lançando recursos de playback e/ou bases vocais pré-gravadas que muitos artistas usam para evitar críticas como essa, que avaliam apenas UM aspecto de uma performance.
Márcio, tecnicamente você acha possível recuperar a voz quando se chega a esse ponto? Isso aconteceu com diversos cantores. Crê que se fizer uma pausa de meses, tratando com fono é possível recuperar o brilho da voz?
Pois é Márcio: a impressão que dá é que o Steve Perry soube manter a qualidade vocal apesar do tempo: é o que vemos dele em vídeos recentes, porque sempre levou o estudo do canto muito a sério. Não dá para cantar em alta performance sem uma rotina de estudos vocais adequada, respeitando a tessitura e mantendo a extensão através de bons exercícios para a voz. Já o Arnel Pineda, que é um grande vocalista, está com a voz cansada e precisa cuidar dela...😟 Espero que ele se recupere.😇🎼👍
O Arnel é um ótimo cantor, porém seguiu o mesmo caminho do Augeri e tá destruindo a garganta. Cantar músicas do Steve, no mesmo tom, por tanto tempo, acaba com qualquer um...
Aproveitando que estamos falando de Journey, reage ao Richard Goodall no AGT, para mim ele poderia ser o novo vocalista do Journey facil facil, aliás a banda tocou com ele no AGT para prestigia-lo, foi mto bom!!
Me espanta o Marcio Guerra querer falar que um "video ao vivo official" ele cantava melhor. Gente, vídeos ao vivo SÃO AFINADOS DIGITALMENTE SIM antes de serem postados. Não se enganem. Comparem com um vídeo gravado de celular, vc vai ver que tem muuita mudança
Eu não me incomodo com as pausas porque as suas explicações são muito boas. Por mais análises de Rock, mesmo com tais problemas. Por favor, fale do Bruce Dickinson. O cara tá com 66 anos e ainda manda muito bem.
Talvez estivesse com algum problema. Mais amooo. Arnel pineda. Melhor que muitas bobageiras que se ouve hj em dia de pessoas que se acham cantores. Pineda ❤❤❤❤❤
Eu assisti ao show na platéia e fiquei impressionado com a qualidade da banda como um todo. Journey foi lindo! De fato ele estava com a voz cansada no final do show. Toda a apresentação foi muito boa e intensa, é impossível não cansar. Também vale comentar que inúmeros fatores interferem na apresentação de um músico, desde o cansaço, a idade, e até mesmo a temperatura do dia ou do país, questões pessoais entre os músicos... Enfim, ser vocalista de uma banda que exige tanto quanto o Journey não é uma tarefa fácil, por tanto, antes de julgarmos é preciso refletir.
É impossível uma pessoas cantar sem retorno para um público tão grande! Por que vocês acham que as pessoas gritam quando tentam falar ouvindo música no fone ou por que vocês acham que os surdos tem dificuldade ou incapacidade de fala? Não dá pra cantar sem se ouvir e, ao tentar, você vai acabar se machucando. Possivelmente ele nem estava ouvindo o quanto estava desafinando. Triste pelo Arnel, um grande cantor com uma técnica apurada que não merecia passar por isso.
É fato que essa música é e sempre foi para meu amado Steve Perry. O maior erro é colocar outro vocalista para substituir o insubstituível! A voz do Steve, durante seu tempo com a banda Journey, foi um registro único. O Pineda tem uma voz incrível mas está sofrendo os desgastes por adequar seu instrumento vocal para manter algo que era assinatura vocal de Steve. Mas como alguns comentaram aqui, a idade também exige outros manejos com aquilo que é nossa ferramenta de trabalho. 🙏⭐
Olha das poucos cantores que atingem notas agudas e graves eu coloco somente Corey Taylor e hj é o que sobrou pois não há mais nenhum cantor da atualidade que estão com a voz boa a maioria perderem seus talentos ah tbem vocalista sevendust Lajon Witherspoon o resto tá difícil saudade do Steve Perry ❤
Prefiro ouvir um cantor talentoso desafinando pela voz cansada do que ouvir cantor com playback safado.
Exatamente isso.
Ou pior, ouvir ludimila ou funk.
Eu prefiro ouvir o cantor da minha banda parecendo um ganso sendo esguleado do que ouvir um playback safado. Isso é respeito com o público. São 50 anos de banca, quase 20 anos do Pineda cantando, quem é fã não se importa com desafinação
Cantor real é outra coisa, autotune hoje substitui qualquer um e o povo ama 😢
Aí sou obrigado a concordar
O fato é que Arnel Pineda não é nenhum "menino" como você carinhosamente se refere à ele. Esse carismático e talentoso cantor já está nos seus 57 anos de vida. Ele tinha uma carreira na música nas Filipinas e já comanda os vocais do Journey a 17 anos. É de longe o vocalista que mais tempo esteve com a banda. Talvez a conta esteja chegando para ele, de anos de turnês cantando em tons altíssimos já não sendo tão jovem. Mas, ele fez história, não tenho nada além de carinho pela figura de alguém que mantém uma das minhas bandas favoritas viva a tanto tempo.
Comentário perfeito 👏
Lógico!! Journey sempre entregou shows perfeitos!! Décadas!! Agora é só para fãs! Natural!!!
Acredito ser multifatorial que precise ser identificado com mais responsabilidade. Se vc é profissional da area, tem que tratar com responsabilidade a ferramenta e a partir de entao alinhar com a banda qual o melhor caminho. Ou baixa o tom ou muda o vocal, o idela seria reajustar as musicas , o vocalista da banda Europe por exemplo , canta com novos arranjos, agora forcar no tom original chega a ser desrespeitoso. Obs: Da uma olhada num cantor do the voice Germany senior - Dan Lucas cantando a mesma musica e respeitando a idade , ate mais avancada.
Na verdade, o problema do Pineda foi que o Journey tentou manter a banda igual mesmo sem o Perry, a voz dos dois são diferentes, como o Marcio disse, tá fora da tessitura vocal dele, ele não tem a voz aguda igual a do Perry, se tivessem reformulado as musicas pra serem mais condizentes com a voz dele dês de o começo, não teria acontecido isso, visto que tem caras mais velhos que ele cantando a todos os pulmões, Bruce Dickinson por exemplo, mesmo velho segue cantando muito bem e o Iron segue reformulando musicas pra se encaixar no vocal que ele tem hoje em dia fazendo ele manter a saúde vocal e não fazendo shows fracos.
Marcio, eu estava la. E ele insistentemente reclamando do retorno. Teve hora que ele virou pra torre da mesa de som de frente no palco (onde eu estava próximo) e reclamou do tipo: "Aumenta ai pow!!!". Chegou a perguntar ao publico se estavam ouvindo legal. O in near dele não estava funcionando e ele indo pra frente pra tentar se ouvir no PA. e o som do PA estava muito, mas muito rui e baixo.
Eu tb estava lá. E foi isso msm. Aliás sempre tem problemas de som no RIR e no palco principal esse ano foram mts.
Lamentável um festival desse porte ter som ruim, outra coisa o vocalista devia parar o show enquanto não se arruma
@@aldamata vdd eu tmb estava lá e o palco principal teve diversos problemas, como no show do evanescence a apresentação inicial travando e tendo q recomeçar 10 minutos dps
@@TheBrkoka A apresentação inicial travou porque o retorno da Amy Lee deu problema TAMBÉM. Ai eles atrasaram o início pra resolver.
No show seguinte, a vocalista do Evanescence atrasou porque o retorno dela não funcionava! Mas independente do retorno, o Arnel está no limite da voz dele! Anos de turnê cantando Journey é pra acabar com a voz mesmo..... infelizmente
Chegou meu momento!!!!!
Eu estava lá, Márcio. O show deles foi muito bom, independente das desafinações do Pineda. Foi uma honra assistir o show deles, ele tem uma presença de palco incrível!!!
Poooxa... Lá ná hora só vi 2/3 pessoas que curtiam o Journey, aqui nos comentários do vídeo estou vendo que havia beeeem mais gente pelo Journey muito bom!
@@ThallisRamos Eu e minha esposa não estávamos lá "pelo" Journey, mas curtimos demais o show e foi o que mais comentamos na volta pra casa
Assino embaixo!
Eu estava lá pelo Evanescence e pelo A7X, mas o show do journey foi foda.
Eu sou cantor profissional, óbvio que eu percebi os erros, mas a banda fez um trabalho incrível.
Acontece com todos. A Amy Lee e o Matt Shadows, que geral tava pagando pau já tiveram seus dias ruins.
Eu fui pelo Journey, e pra acompanhar a namorada e a irmã dela pro evanescence. Apesar disso, foi um showzao
Sabe o que mais me surpreende. A quantidade de pessoas que VÃO AO SHOW para assistir pela tela o celular... Ninguém mais vive o momento.
exatamente
assustador
A maioria alienado , vivem para mostrar, não para entrar na atmosfera do jogo
E aí reclamam do show
E voce vive tanto o momento que tá aqui reclamando de como os outros vivem a vida deles....
isso é em qualquer show hoje em dia. Eu tiro meu celular do bolso e capturo algumas fotos e coloco de volta. A quantidade de r3t4rd4d0s que assistem shows ao vivo postando no stories é absurda, a humanidade falhou mesmo
Realmente, cheio de "quase lá" , voz cansada etc....
Mas juro que prefiro isso do que voz gravada e autotune igual estão usando hoje em dia
Estou triste pelos problemas q aconteceram durante o show de Journey porém eu curti demais assistindo da TV pois é uma das minhas bandas preferidas, só de ver eles em solo brasileiro é uma alegria imensa. Mesmo assistindo de casa me emocionei e cantei todas as músicas junto com eles pois eu cresci tocando essas músicas sozinho com meu violão ou minha guitarra no meu quarto. Muito bom!!
marcio eu tava la, teve um momento do show que ele tava reclamando muito do retorno, o in ear dele teve hora que ele desistiu e tirou ele falou com a mix house pra almentar e tals, teve hora que ele virou pra plateia e perguntou o que nós não estavamos ouvindo, "estão ouvindo minha voz? e a guitarra? bateria? ta tudo certinho? vcs tão ouvindo tudo?"
Vou contar um segredo aqui... não sei se todos sabem: cantores e músicos são pessoas, pessoas envelhecem
Envelhecer seria a justificativa para a voz perder o brilho e parecer cansada... Mas para desafinar também se justifica?
Você chegou a escutar o novo trabalho do Steve Perry? O Disco foi lançado esse ano. A voz dele continua muito boa. Mas tem razão, as exceções são poucas. Elton John, Paul, tiveram perdas perceptíveis.
@@ogiovanninunesse ele tentar cantar músicas c esses tons c certeza vai desafinar, falhar...
@@aquilesbhzporém num ton condizente c a idade dele atual né!
@@aquilesbhznão se esqueça que gravação em estúdio tem recursos de afinação como o auto-tune. Só ao vivo a gente pode avaliar um cantor se está bem ou não...
Marcio, reage ao Evanescence no Rock in Rio, por favor? O show deles foi muito bom, apesar do problema técnico no começo. Adoro seu trabalho ❤️
Up
Up
Up
Up
up
Gostei muito da sua análise, Marcio. Obrigado por esclarecer a gente. Sou muito muito fã do Journey há pelo menos uns 15 anos e sempre gostei bastante do Arnel, tanto pelo talento quanto pela história de vida dele - assistam o documentário "Don't Stop Believin': Everyman's Journey", que é basicamente o roteiro daquele filme "Rockstar"! Bem, acho que nos últimos anos ele conseguiu mais imprimir um estilo dele e se livrar um pouquinho do peso de "imitar" o Steve Perry. E como acompanho bastante a banda na mídia uma coisa é fato: Arnel tá cansado MESMO, porque gente... o Journey toca basicamente TODA NOITE! Os caras rodam os EUA infinitamente, então o que a galera precisa entender é que o esgotamento de um vocalista numa banda de alta performance vocal como o Journey exige é absolutamente normal. E até onde a gente sabe (eu, pelo menos) o Arnel é um cara saudável, não fuma, não bebe, não se droga, mas isso aí é totalmente o esgotamento natural do cara por cantar sem parar toda noite desde 2007. Imagina vocês, toda santa noite pegar um avião ou ônibus pra uma cidade diferente (cansaço físico e mental padrão), ter que performar canções dificílimas, além de ter presença de palco - inclusive desde que entrou na banda o carisma que o Arnel traz é valiosíssimo: ele costumava pular tanto e correr pelo palco que apelidaram ele carinhosamente de "AIRNel". Fora tudo isso, a produção do Rock In Rio também não ajudou né... assisti o show todo e além de estar com problema no retorno do in-ear (o que outras bandas TAMBÉM tiveram no domingo) ele ficava pedindo outro microfone e ninguém atendia o cara. Total falta de profissionalismo e responsabilidade com um artista. Bom, eu só espero que ele fique bem mesmo e que voltem logo ao Brasil e eu possa finalmente ir ver ao vivo! :)
Caramba... Totalmente compreensível a performance no Show. Agora o que não é aceitável é esse amadorismo da Produção Do Rock in Rio. Que lástima.
Po mas aí a banda tem que ter o mínimo de noção né. Performances desse nível é no mínimo uns 3 ou 4 dias de intervalo entre shows, e mesmo assim a voz cansa. O cara deve ter o que 50 e poucos anos já? A banda tem que ter piedade do cara...
Sobre o retorno in-ear, realmente o festival tava um lixo. A Amy lee parou o show no comecinho justamente pq o retorno dela tava um lixo. Ela literalmente mandou os caras pararem e arrumar.
Perfeito...na verdade esse é um problema JOURNEY por assim dizer...os cantores que passaram sempre apresentaram cansaço após alguns anos, as músicas são muito agudas...Steve Perry elevou a barra um bocado...nem ele aguentaria tanto tempo....
Pra mim deveriam mexer nos tons das musicas para amenizar...1 tom abaixo já resolve todos os problemas...
Concordo não é fácil manter o mesmo padrão com tanta correria.
Além de tudo isso, pode ter o fato de ele simplesmente cantar assim desde sempre sem nenhuma orientação vocal, sem os devidos cuidados... Isso é algo que conta muito. Um exemplo disso é a voz do Klaus Meine do Scorpions. O cara precisou fazer uma cirurgia nas cordas vocais e voltou melhor do que antes...
Arnel pineda é um grande cantor,infelizmente ele não conseguiu cantar como antes, pois já se passaram mais de 15 anos de banda. Mesmo assim é muito mais honesto do q fazer playback como muitos fazem. Journey sempre será uma excelente e grandiosa banda.
O phoda é q hoje tudo fica na internet pra sempre, aí um dia ruim marca a carreira da pessoa. Enquanto ele não voltar no rock in rio pra lavar a alma, ele vai ficar marcado como um cantor que não dá conta do recado.
Ai vem um Kiss da vida e toca com Playback a galera reclama, se o cara canta sem reclama tbm, o RIR só vem decaindo na infraestrutura não é de estranhar que grandes bandas não querem vir tocar mais ali. Eu de casa senti que o som não estava legal pra ele. Dito isso, emocionante poder ver o Journey depois de tanto tempo, uma banda que faz parte da vida de muita gente.
Melhor n ter vindo
@@aguilerat.b. Só se for para o bando de nutella que não conhece a história do Arnel Pineda com a banda. O cara tá lá desde 2007 e o bando de zé ruela que mal saiu das fraldas quer falar alguma coisa?!
Para estar no Journey n pode ser ruim. O cara é bom. Agora nem sempre o dia é bom para pessoa. Vários aspectos podem influenciar. O som mesmo da produção do Rock in Rio começou muito mal. Isso sem contar a idade.!!
Maximo respeito ao Arnel, o vocalistas mais longevo da historia do Journey! Fez a banda lancar otimos albums desde a saida do Perry e mantem o legado de Steve vivo. Estava em um dia ruim e provavelmente desmotivado, mas nao cancelou o show e nao usou playback em respeito aos fas.....algo que muitos aristas fariam sem pensar! Espero que se recupere.
Otimos albuns??? Quando? Esse cara não gravou UMA música memoravel na banda. Uma!!! Banda cover assegurando aposentadoria.
@@ArmandoRibeiro-pl1wu Revelation e Eclipse sao bons albums, talvez os melhores pos Steve (juntamente com o Arrival). Agora se voce se limitar a comparar com o auge da banda nos anos 80, ai eh complicado msm. Alias daquela epoca quase td banda ainda ativa eh cover de si msm, ou vc vai dizer q o Scorpions, Deep Purple e tantas outras dos anos 80 e 70 continuam fazendo musicas memoraveis como outrora? A industria mudou, Rock nao eh mais mainstream ha decadas, p algo ser memoravel como antes, cancela o Spotify, YT e a internet.
“Oooooouuuummmmmmhhhmmmm” parafraseando a apresentação no RiR
O documentário sobre como os caras da banda encontraram esse vocalista é muiiiiiito bom, o título "Don't Stop Believin" serviu e muito pra vida dele!!
Reage a amy lee no rock in rio
Nunca vi ela cantando tão bem ao vivo. Sempre dava umas boas deslizadas, semitonadas, muitas vezes faltava fôlego... mas dessa vez tava impecável!! Creio que, assim como o Steven Tyler começou a fazer aulas técnica vocal mais de 20 anos depois do início da carreira, a Amy Lee esteja fazendo o mesmo. Nunca é tarde para se aperfeiçoar, e eles são a prova viva disso!
@@guimarchesini6094 concordo, eu acho que ela trocou algumas notas altas por falsete e isso ajudou ela a chegar com a voz inteira nessa turnê muito longa
Up
Up
Up
Uma das minhas bandas favoritas!!!! Journey é maravilhoso!!!!
Eu gosto tanto de Journey! 🥰🎵🎼 Uma das minhas bandas favoritas!
Também amo! Estava super ansiosa pra ver a apresentação deles, junto do Evanescence! ❤
Eles já estão na ativa há mais de 40 anos e finalmente vieram cantar no Rock in Rio. Adoro essa banda.
50 yrs
Mas não com Steve Perry
@@bosquimono eu sei. Com o Steve Perry era melhor no vocal do que o vocalista atual.
@@cristianestroppa7074Steve Perry foi uma das vozes mais lindas e potentes não apenas do Rock, mas da música. Só que hoje ele (Perry) também não alcança mais essas notas. Se fosse ele, o vocal hoje, também estariam criticando.
Não sei com que milagre trouxeram, já que hoje em dia só trazem coisas nada haver.
Separate ways do journey uma das músicas mais lindas da banda
❤ Rock in Rio já foi bom!! 🎶🎼🎵🙏
Márcio, eu estava lá na grade, pois fui por conta do Journey, o som estava muito ruim! Diversas vezes ele reclamou pedindo pra aumentar o som, teve uma hora que ele voltou pro palco e ficou na frente da mesa reclamando horrores do som. A gente não conseguia ouvir a voz dele direito, depois que ele reclamou no microfone que deu uma melhorada. Foi tenso!
Arnel Pineda tem 57 anos já! Creio que a idade também pesa nesse fator.
São raros os cantores que nessa idade ainda estão mandando super bem, atingindo com perfeição músicas com notas tão agudas, existem, mas são excessões.
Jeff Scott Soto... Esse é 10 até hj...
É realmente difícil. James Hetfield é um bom exemplo, tem cantado e tocado muito ainda ao vivo, com 62 anos.
Fora q ele tem um histórico de problemas na voz
Steven Tyler. 72 anos e cantar melhor que qualquer um
@@circo.sombrio com certeza, ele é um cantor excelente
Fala sobre o Evanescence, a mulher mandou e deu o nome.
Up
Já fez
Steve Perry é Único!!!!
Concordo plenamente Steve Perry é único!!!!!
Steve Perry… Um dos maiores vocalistas da historia!! Monstro, lenda!!!
Será que o Perry ainda canta como antes ? Ouvi dizer que sim
Sim, tbm... Outro q merece ser lembrado eh o Gleen Hughes, eh outro absurdo e ja passou dos 70 anos.
"Cada um é único" mas sem querer há anos atrás vi na Netflix o documentário do Jorney onde vi Pineda e muito gostei.
Arnel Pineada está há 16... DEZESSEIS ANOS , em turnê cantando Steve Perry!!! Desafio qualquer vocalista no mundo a manter uma qualidade razoavel durante todo este tempo... IMPOSSIVEL!!! Nenhum substituto do Perry não chegou nem perto disso.... Ele chegou ao seu limite vocal, está claro.... temos é que agradecer por ainda ter a possibilidade de ver uma banda dessas nos presenteando com um belo show! Quem é fã como eu sabia do estado vocal dele, pois acompanha os videos das turnês.... eu não esperava nada mais do que vi! Fui ver um showzaço, de uma banda que adoro! Agora, a parte técnica, aí sim... LA-MEN-TÁ-VEL. Não sei se a culpa é do festival ou do STAFF tecnico da banda... mas tudo estava MUITO ruim tecnicamente.... minha atenção era dedicada à guitarra do Schon e aos teclados do Cain... e foi triste não conseguir ouvir quase nada da sonoridade dos caras.... fiquem BEM decepicionado,.... uma banda em que o Head é o guitarrista, voce coloca a guitarra dele em destaque sonoro, mas o que aconteceu foi ao contrário!! A guitarra praticamente desapareceu na equalização.. triste d+....
Márcio guerra e Evanescence?
Up
Up
Up
up
Nossa a Amy lee tava uma loucura, mas o que arrepiou foi o guitarrista do AX7... pqp o chão vibrava, o som reverberava nos pelinhos do braço e perna 😂😂😂 duas bandas que foram maravilhosas mesmo com os defeitos técnicos do evento...
Eu e minha namorada Samos fãs dele 😇, eu não conhecia o Journey,como minha namorada é Filipina 🇵🇭 ela me contou a história do Journey e eu me emocionei ☺️,e me deixa triste ele perder a voz com o tempo 😔
Ele quem?
Eu estava no show, não se escutava nada, eles não estavam de escutando a guitarra nem apareceu, foi bem triste pra artistas tão importantes
Que triste!!!! Mais uma cagada da produção do Rock in Rio... 😢
A voz se desgasta primeiro que QUALQUER instrumentista
O Sacani comentou sobre isso no RedCast com o Vinheteiro, vim conferir.
Para idade dele , e por todos os transtornos psicológico que ele passou ele e um vencedor.
Márcio, reage ao One Republic no Rock in Rio 40 anos, showzaço!! Let's Hurt Tonight e Halo, principalmente.
🎉onde repúblic ❤❤❤
Steve Perry é inalcançavel...
Disse tudo!
O Journey está em turnê e nos outros shows neste ano , Arnel está muito bem . No Rock In Rio ele estava num dia ruim e pra ajudar , estava sem retorno e o som estava baixo pra ele . Não estava se ouvindo
É se ele está sem retorno não tem como ele cantar afinado não, mas nesse outro vídeo aí que Márcio mostrou ele tbm estava desafinando então não dá pra ter certeza que era só por causa do retorno.
Se vc ver os vídeos de outros shows da turnê esse ano vai ver que ele tem desafinado bastante, RIR não foi uma exceção, infelizmente.
Márcio! Eu estranhei o começo do show, a escolha da ordem das músicas...
Ele começou a primeira música rasgando a voz e já mostrou falhas, sem o adequado aquecimento. Um vocalista experiente deveria saber como fazer...
Será que a voz não estava cansada porque ele tentou fazer o máximo desde o começo com os problemas de som e retorno?
Provavelmente não, ele é um excelente vocalista e está na banda há mais de 15 anos cantando no limite da voz, se vc procurar vídeos dele cantando de uns 5/6 anos pra cá todos estarão com imprecisão nas notas mais altas e piorando quanto mais próximo de 2024. Infelizmente é a idade, o uso exagerado do alcance vocal e aí a voz não aguenta mesmo, deveria baixar o tom pra poupar a voz e ter um pouquinho mais de longevidade.
Pelos comentários aqui.. fica difícil cantar sem ter retorno, se realmente houve problemas técnicos, é frustrante pra um artista cantar praticamente no escuro.
É totalmente inviável tocar/cantar sem se ouvir.. é basicamente f0der com a vida do músico.. não tem jeito, todos precisam estar se ouvindo para se situar e fazer uma boa apresentação.. se o cantor não tem retorno, fatalmente ele vai se esforçar mais, cansar mais a voz, e possivelmente desafinar.. é foda..
@@levymarques288 isso aconteceu CMG qdo me apresentei na minha cidade uma música ,mas o som dos instrumentos tava alto demais e eu tinha que berrar pra conseguir me ouvir kkkk
@@misouza2907pm o pior são alguns operadores de mesa que acham que o artista tá botando ranço, sendo soberbo ou algo do tipo quando se incomoda com a falta do retorno e com a incompetência dele no trabalho...
@@levymarques288 nem me fale kkk pelo vídeo que assisti depois que me apresentei eles estavam ajeitando o som , regulando, que ódio!O artista se sente incompetente por falhar ou não saber o que tá acontecendo.
@@misouza2907pm pooorra, esses aí que acham que são DJ e ficam mexendo na mesa O TEMPO INTEIRO, tenho ódio mortal.. num já passou o som e regulou??? Pra que tá mexendo.. aí o foda é que passa o som e tá ótimo, dps o cara começa a mexer e fica uma merd@.. pego ar fácil
RESENHA DO SHOW DO EVANESCENCE POR FAVOR ❤
Up
Up
up
Eu estava lá e parecia que todos que cantaram estavam com problemas de retorno
Steve Perry faz falta nessa Banda!!!!
Já tem mais de década com o Pineda, já deu certo
O Steve não voltou por vontade própria, ele não quer a vida de artista badalado.
Assisti ao vivo. A impressão que deu foi que o retorno dele estava ruim. O som estava estranho para nós também, parecia abafado. Mesmo assim foi legal de assistir.
Eu assisti o show todo e ele forçou DEMAIS nas outras músicas. Alguns momentos ele puxava um agudo num momento nada a ver e visivelmente ultrapassava seu limite. Quando chegou nessa música a voz dele já tava no bagaço.
Embora é triste ver os cantores perdendo a voz, eu prefiro ouvir eles ao vivo da forma que eles puderem cantar do que um auto tune\playback
Você é mestre, adoro teus trabalhos à muuitos anos...continua...!
E eu achei que ele ainda se saiu bem dada as circunstâncias e os obstáculos enfrentados. Mas também não sou fã ao ponto de ter muitos parâmetros quanto às performances passadas, e assisti ao show bem lá de trás. Independente, não deixou de ser uma ótima experiência. Adoraria um vídeo sobre o show do Evanescence!
E as piores partes o Márcio nem reagiu viu! Quando o Pineda ia cantar as notas mais agudas, doía meus ouvidos 😅
Nao sei o que aconteceu! Amo Journey e o Pineda definitivamente não é um cantor ruim. Vi que quase todas as bandas estavam reclamando de problemas tecnicos, talvez isso tenha contribuido!
Enfim, foi chato principalmente pra quem não conhece a banda, vi muitos zoando e falando mal por causa dessa apresentação. 😢
Talvez devessem dar uma pausa pra se recuperar! Vi que ontem eles fizeram outro show no Chile. Muito show, um em cima do outro!
Não é de hoje que RiR tem problemas técnicos,daqui a pouco nenhuma banda de relevância virá mais pra cá
Muitas bandas costumam baixar a afinação dos instrumentos em meio ou um tom, para ajudar os vocalistas.
O problema era a qualidade do som no momento do show.
Ele reclamou o tempo todo do retorno e do som. Era brutal a diferença de todo o som da banda entre o show do Journey, o show anterior e o do Evanescence.
Show muito bom. Hj só veem playback. Eh o que querem hj. Cantores sem talento, cantando playback e mulheres remexendo e fazendo playback.
Estava lá, fiquei arrepiado e emocionado com o show. MUITO OBRIGADO JOURNEY!!! Tem que ter peitp e coragem para encarar um público do Rock in Rio somente na voz . Isso sim é show ao vivo e respeito pelo fã.
som do show estava baixo ele nao estava nem se escutando direito para cantar com qualidade precisa se ouvir bem sendo o primeiro fator no canto , pra mim prefiro ao vivo desafinado do que autotune e playback
steve perry realmente esta em outro nivel .
Não é ele cantando!!!
Bom! Eu amo a banda journey, e assistimos eles em 2022, e simplesmente foi um dos melhores shows que assisti!
Me senti muito triste por vê-lo desse jeito! Ele é um ser humano maravilhoso e merecedor de todo sucesso!
Isso vai passar, ele vai ficar bem! 😢❤
reage ao vocalista do Deep Purple, eu fiquei com um pouco de dó dele porque o Ian Gillan já tem quase 80 anos e ele estava tremendo muito, fiquei pensando se tinha mal de Parkinson. É lindo ver ele ainda se esforçando, mas ao mesmo tempo preocupante. Reage também a maravilhosa da Amy Lee.
Não fiquei com dó não, até porque entregou um dos melhores shows da edição até agora... aliás, ele deve estar se exercitando porque voltou pra essa turnê muito melhor do que na anterior.
Eu fiquei foi emocionado em como ele ainda consegue, com técnica e bom ajuste, ainda cantar dignamente bem aquelas músicas
@@maccamundi sim, mas eu quis dizer no sentido de que ele já entregou demais pra gente, não precisa se submeter a isso. Mas sim realmente é emocionante ver que ele ainda canta e se esforça com quase 80 anos
@@mininaba Acho que dó não era a palavra correta, emocionante cabe melhor... principalmente porque não estava esperando um Gillan tão bem como tenho visto nessa tourné
Eu cantava Journey no tom até os 40 anos, depois baixei meio tom e após os 50 mais meio. E não tem o que fazer, melhor do que passar vergonha.😂
A idade pesa mesmo, o cara tá com 57 anos, quanto tempo que não canta tudo no extremo, tom original...
Não consigo mais cantar Journey nem no videoke, quanto mais em banda
A voz é músculo, mesmo com mais idade se você exercitar consegue recuperar a extensão!
Ainda é uma ótima banda, mas gostaria de ver o antigo vocalista, que, pra mim, é sem igual, tanto cantando, quanto como exemplo de vida.
Steve Perry se aposentou dos palcos em 98 e nunca mais se apresentou ao vivo (exceto uma rara apresentação em 2018 quando lançou seu único disco de estúdio em 20 anos)
Ele teve problemas de saúde, que o afastaram do show business
Achei legal o fato deles estarem na ativa (nem sabia).
Domingo agora voltando (de trem) pra casa eu estava ouvindo o album Trial By Fire, pra mim um dos melhores.
O album Revelations é o primeiro do Arnel Pineda. Também é ótimo, muito bem produzido. 🙂🙂
O RUSH podia ter deixado a aposentadoria de lado e ter feito um "bico" só no Rock in Rio , seria o show mais esperado do festival 🙃
O Pineda é muito bom, teve uma noite infeliz, mas para quem deseja conhecer um pouco do Journey, procurem a banda com o vocalista Steve Perry!!!
Eu estava lá e o som de um modo geral não estava bom, retorno, microfone… Deep purple mesmo teve problema logo no início.
Lamentável!
E pra ajudar, Infelizmente a voz do Arnel não estava boa no Rock in Rio. Não alcançava as notas e ficou gritando muito! Mas é um grande cantor acredito que estava cansado.
Se ele não estava se ouvindo provavelmente tava berrando pra cantar
foi o show com maior presença de palco e rock n roll attitude!!! Adorei!
Eu estava lá e o show foi incrível do início ao fim. De fato, o volume da voz estava baixo em relação aos instrumentos em todos os shows, então não consegui prestar muita atenção na voz. O Pineda tbm pediu para ajustarem o áudio durante o show algumas vezes. Mas ainda assim, foi maravilhoso o show. Curti muito mesmo sem conhecer todas as músicas.
Mano, essa música e uma obra-prima ❤ uma das maiores disparada de todos os tempos.
Ele tem 55 anos + é normal a voz dar uma zoadinha , ainda assim é 99% melhor que qualquer um dos cantores atuais.
Eu assisti esse show pela tv, e pelo pouquíssimo conhecimento de música e canto que tenho, ele estava se esforçando bastante para alcançara as notas, engraçado que que pensei " nossa esse cara vai ficar afônico", tamanho era o esforço vocal... vendo sua análise realmente o que pensei estava acontecendo. Ele sofreu muito para manter o show, para um artista penso que deve ser horrível e desesperador.
Marcio, eu estava lá do lado da caixa e só posso te afirmar ele deu tudo si, ele estava cansado correu o palco de um lado pro outro como nenhum outro artista fez, dava para ver que ele estava curtindo o próprio show foiii animalllllll inesquecível!!!🎉
coitado dele! Eu pensava que o vocalista ainda era o Steve Perry 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Está dois vocalistas atrás, K.
Estão tentando fazer cover deles mesmos
Pessoal cantando, quem não está lá, quem não é fan da banda não sabe como é. Me emocionei muito.
I like the comparison between Chile and Brazil performances. Arnel should try singing without the in-ear monitors once again.
O erro dessas Bandas é procurar vocalistas substitutos para fazer COVERS para manter a lembrança do Vocalista original que saiu da Banda, não é a mesma coisa, ninguém é insubstituível, mais é clara a intenção da Banda manter a lembrança do Steve Perry.
Eu não entendo porque os youtubers brasileiros não reagem aos vídeos de Dan Vasc. O cara é um dos maiores vocalistas da internet, e é muito admirado pelos gringos. Ele inclusive gravou essa musica, e ficou igual à original.
Dan Vasc é excepcional...gosto mtoo dele.
Cara! Eu Canto no Karaokê Essa Música, Ela é Puxada Demais! Costumo Cantar no Lower 3 Key, Baixa e Confortável Pra Minha Voz! E Quem For Ser Vocalista da Journey Ta Lascado, A Maioria das Músicas São Afinadissímas D+ ' Lasca o Gogó de Qualquer Um ' O Pineda Canta " Don't Stop Believe " Em Todo Show, Chega Uma Hora Que a Voz Arrega! Deveria Baixar o Tom da Música! 🥹😞💔❤️🩹✨
Vão ter que abaixar os tons das músicas já que o Arnel não consegue mais chegar na nota
Sou fã da banda e acompanho, estava lá, já fui em shows nos EUA. Ele está sem voz, está um pouco rouco e cantando no sacrifício, é final de turnê pelos 50 anos da banda, e já estão nessa há meses fazendo shows a cada 3 dias nos Estados Unidos. Agora irão para o Chile e depois Ásia… no Japão vai ter show em 2 dias seguidos.. não há quem aguente mas é uma data especial, foi ótimo mesmo assim. Fora isso houve problemas no som do RIR…Abs
Fala, Marcio. Espero que esteja tudo bem
Cara, eu tava nesse show e, apesar de não saber nada sobre canto, os vídeos estão longe de fazer jus ao que ouvimos lá.
Gostei bastante do show e, sinceramente, não senti nenhum incômodo por conta da voz dele.
Sobre a questão técnica não posso falar, nada, mas foi muito bom ter estado lá
Abraço!
O problema é os caras fazerem as músicas num nível de qualidade vocal altíssimo no Studio + os recursos do estúdio pra deixar as linhas vocais melhores ainda, aí dps chegar no show e cantar tudo zuado e reclamar q o público tá reclamando mto. É óbvio q o público vai reclamar.
Se a versão do estúdio da música tivesse ficado meia bomba e no ao vivo ficasse fosse uma performance ruim, o público não ia reclamar tanto pq a expectativa já não tava grande coisa
Juridicamente não tem como sustentar a sua ideia de monetização infelizmente. Porque não teria como controlar qual o tipo de conteúdo está sendo feito com determinada música. Ela pode estar sendo usada pra vender um produto ou pra usar como trilha pra qq tipo de vídeo. Usos que deveriam ser pagos. Quem não compõe, produz e grava as próprias músicas não entenda a lógica do direito autoral.
Márcio reage James hetfield ao vivo do Metallica hoje está cada vez melhor
Cara, é muito difícil vc fazer uma análise "técnica"de um vocalista sem considerar as dificuldades que ele estava pensando lá. Claramente ele estava com problemas de retorno (e não foi o único nesse festival, que tem cometido vários pecados, do inicio ao fim). Um show dessa magnitude, para 100 mil pessoas, se o vocalista não tiver um retorno claro e correto, fica muito difícil manter a afinação. Pelo menos é a prova que ele não estava lançando recursos de playback e/ou bases vocais pré-gravadas que muitos artistas usam para evitar críticas como essa, que avaliam apenas UM aspecto de uma performance.
Nunca chegará aos pés do Steve Perry❤
Ozzy sempre desafinou e é um grande vocalista.
Sem o steve nao tem a mesma emoção
Podia ter tentado trazer a formação original
Única reação possível à esse comentário 🤡🤡🤡
Márcio, tecnicamente você acha possível recuperar a voz quando se chega a esse ponto? Isso aconteceu com diversos cantores. Crê que se fizer uma pausa de meses, tratando com fono é possível recuperar o brilho da voz?
É a música ! É show!! Como o colega falou aí, uma super banda ao vivo , melhor que um outro que só faz playback…
Pois é Márcio: a impressão que dá é que o Steve Perry soube manter a qualidade vocal apesar do tempo: é o que vemos dele em vídeos recentes, porque sempre levou o estudo do canto muito a sério. Não dá para cantar em alta performance sem uma rotina de estudos vocais adequada, respeitando a tessitura e mantendo a extensão através de bons exercícios para a voz. Já o Arnel Pineda, que é um grande vocalista, está com a voz cansada e precisa cuidar dela...😟 Espero que ele se recupere.😇🎼👍
O Arnel é um ótimo cantor, porém seguiu o mesmo caminho do Augeri e tá destruindo a garganta. Cantar músicas do Steve, no mesmo tom, por tanto tempo, acaba com qualquer um...
Daqui a pouco o Neil Schon manda ele embora e coloca outro pra detonar a voz.
Não é qualquer interprete que consegue cantar as músicas do Journey, os únicos que fizeram isso com maestria foi _Steve Perry_ e _Arnel Pineda._
Estive no show de SP em 2011, foi muito melhor.
Aproveitando que estamos falando de Journey, reage ao Richard Goodall no AGT, para mim ele poderia ser o novo vocalista do Journey facil facil, aliás a banda tocou com ele no AGT para prestigia-lo, foi mto bom!!
Fala sobre o evanescence, foi muito bom.
Me espanta o Marcio Guerra querer falar que um "video ao vivo official" ele cantava melhor. Gente, vídeos ao vivo SÃO AFINADOS DIGITALMENTE SIM antes de serem postados. Não se enganem. Comparem com um vídeo gravado de celular, vc vai ver que tem muuita mudança
Eu não me incomodo com as pausas porque as suas explicações são muito boas. Por mais análises de Rock, mesmo com tais problemas. Por favor, fale do Bruce Dickinson. O cara tá com 66 anos e ainda manda muito bem.
Talvez estivesse com algum problema.
Mais amooo.
Arnel pineda.
Melhor que muitas bobageiras que se ouve hj em dia de pessoas que se acham cantores.
Pineda ❤❤❤❤❤
Eu assisti ao show na platéia e fiquei impressionado com a qualidade da banda como um todo. Journey foi lindo! De fato ele estava com a voz cansada no final do show.
Toda a apresentação foi muito boa e intensa, é impossível não cansar.
Também vale comentar que inúmeros fatores interferem na apresentação de um músico, desde o cansaço, a idade, e até mesmo a temperatura do dia ou do país, questões pessoais entre os músicos... Enfim, ser vocalista de uma banda que exige tanto quanto o Journey não é uma tarefa fácil, por tanto, antes de julgarmos é preciso refletir.
É impossível uma pessoas cantar sem retorno para um público tão grande! Por que vocês acham que as pessoas gritam quando tentam falar ouvindo música no fone ou por que vocês acham que os surdos tem dificuldade ou incapacidade de fala?
Não dá pra cantar sem se ouvir e, ao tentar, você vai acabar se machucando.
Possivelmente ele nem estava ouvindo o quanto estava desafinando.
Triste pelo Arnel, um grande cantor com uma técnica apurada que não merecia passar por isso.
Era melhor ter colocado o playback mesmo
É fato que essa música é e sempre foi para meu amado Steve Perry. O maior erro é colocar outro vocalista para substituir o insubstituível!
A voz do Steve, durante seu tempo com a banda Journey, foi um registro único. O Pineda tem uma voz incrível mas está sofrendo os desgastes por adequar seu instrumento vocal para manter algo que era assinatura vocal de Steve.
Mas como alguns comentaram aqui, a idade também exige outros manejos com aquilo que é nossa ferramenta de trabalho. 🙏⭐
Assistir o Journey, Billy Ídolo, Gina e outros, nã o são apenas cantores, são história. Merecem respeito.
Cadê o Steve Perry?
Arnel é um cantor incrível, com 57 anos é melhor do que a maioria dos cantores da atualidade.
Olha das poucos cantores que atingem notas agudas e graves eu coloco somente Corey Taylor e hj é o que sobrou pois não há mais nenhum cantor da atualidade que estão com a voz boa a maioria perderem seus talentos ah tbem vocalista sevendust Lajon Witherspoon o resto tá difícil saudade do Steve Perry ❤
Reage ao show do Avenged Sevenfold 🤘🤘🎸🎸🎸