Como professor, fico muito orgulhoso do trabalho que vocês desenvolvem e inclusive sempre indico aos meus alunos. Criei um canal de história recentemente e o Nerdologia é a grande inspiração para o desenvolvimento do meu trabalho no TH-cam. Vocês são demais!!
Acho que a ciência mais próxima de uma Psicohistória hoje é a Ciência de Dados, claro, que ainda é voltado para o micro e mas creio que em algumas décadas já estará sendo utilizada de forma global em sua administração.
Na verdade diversos cursos das humanidades trabalham com o mesmo conceito da psicohistória que não é nada mais nada menos do que entender o passado, analisá-lo para tentar prever o futuro. No direito, na economia, na política, na sociologia, antropologia entre outras isso é muito comum. Contudo dada a complexidade dos indivíduos e variáveis envolvidas, apenas estatísticas e cálculos matemáticos não parecem ser o suficente para isso, por isso outros métodos são utilizados em CONJUNTO.
Bacana, mas acho que já está, um algoritmo pode condicionar pessoas a algo, se o fato de quem o escreve estiver enviesado isso pode influir no algoritmo em si e condicionar pessoas ao mesmo modo.
Faz um vídeo sobre Os irmãos Karamázov, de Dostoiévski; segundo Paulo Leminski, no livro Trótski, o romance de Fiódor Dostoiévski previu a revolução russa.
CARA, ACHO QUE O CHICO FOI O MELHOR APRESENTADOR DO NERDOLOGIA DEPOIS QUE O ÁTILA SAIU Estava até desanimado de assistir alguns vídeos por causa disso, mas esse ficou incrível
Aquilo que foi dito sobre a população de peixes aumentar quando a de tubarão diminui é super interessante acabei por ver a equação diferencial dessa relação na matéria de calculo
a formula de Black-Scholes também é um exemplo disso, ela utiliza uma analogia com fluxo de calor na termodinâmica para prever o comportamento do mercado financeiro
Faz uns 3 anos que acompanho nerdologia. Quem é esse cara e onde posso encontrar mais conteúdo com ele ? Sei que o nome dele está no vídeo, mas quero saber outros vídeo em que ele está, explica muito bem e até onde eu não conferi ainda parece ser bem gabaritado, voz calma e estouansioso por mais!!! Muito sucesso pra toda a equipe do nerdologia e companhia
Nunca soube que ele mantivesse um canal. Só vi ele fazendo vídeos com regularidade no canal Blablalogia mas, apenas no começo do canal. Já tem um tempo que não via nada dele aqui no TH-cam.
Já assisti de novo KKK é a quarta vez KKK e cada vez é uma epifania divergente 🤯 vendo agora de novo lembrei do quase não mencionado professor da cadeira de riscos empresariais do instituto federal suíço de tecnologia de Zurique Didier Sornette e aprofundando a pesquisa a respeito da pessoa do mesmo e de uns dos seus primeiros trabalhos relacionados ao colapso de sistemas afins por microfissuras que a priori não parecem impactar os sistemas contudo se somatizando ao longo do tempo tornam se o ponto chave para o colapso iminente, então vemos que esse nerdologia tem tudo a ver com o professor Didier Sornette😌
A série da apple tv é boa e expande muito o universo do asimov, colocando vários novos conceitos interessantes.Porém os livros são melhores como sempre.
A série de Fundação da apple chegou ao episódio 9 (que vi agora) e para quem tava reclamando, todos os mistérios estão sendo respondidos e com certeza serão TODOS respondidos no episódio 10 da semana que vem(último desta temporada). Pois o holograma com a consciência de Hari Sledon saiu do cofre como nos livros no momento da crise e vai explicar tudo neste episódio e como ele calculou tudo metodicamente e de forma calculista até esta crise atual da primeira temporada. E a terra foi mencionada como uma das possíveis fontes da origem da humanidade espalhada pela galáxia (como no primeiro livro de Fundação). Ou seja, a psico-história estava lá o tempo todo e vai ser usada como a força motriz que guiou toda a temporada, como nos livros. A série da apple funciona como a trilogia original de Fundação. É uma teia cada temporada e cada episódio é um fragmento desta teia e com o passar de cada episódio, a teia vai se completando até tudo fazer sentido no final. A série valeu a pena, apesar de ser diferente dos livros.
Infelizmente a série coloca o Império como vilão, só para criar algum conflito na série. Não vou dar uma de nerd chato que reclama que o filme não é igual ao livro, mas eles perderam uma ótima oportunidade de desenvolver ainda mais o livro, e introduzir o Mulo, que seria um ótimo vilão.
Muito obrigado mais uma vez pelo video ! Tenho uma curiosidade sobre como os sistemas complexos se relacionam com padrões de repetições fractais se fizessem um video sobre complementando isso seria perfeito.
Quando falou em estudo da complexidade me deu um gatilho fod* aqui lembrando das aulas de complexidade de algoritmos na faculdade a uns 12 anos atrás. Que pavor.
Poxa e não citaram econometria, a ciência que trabalha exclusivamente com a transformação de ações humanas em números que impactam diretamente a economia e a sociedade.
Esse vídeo me fez lembrar de Star Trek e toda a história que levou à fundação da federação. Em Deep Space 9 durante os anos de 2020 a Terra estava um caos(como está agora), seria isso algum tipo de previsão? Você poderia fazer um vídeo acerca dessas previsões desse seriado maravilhoso que me encanta!
Me parece que a grande diferença entre os modelos matemáticos de hoje e a psicohistória, é o grau de precisão. No livro, Seldom foi capaz de prever com exatidão todos os momentos da história futura, e realizou um planejamento nesta previsão para redirecionar a humanidade em direção de um futuro melhor (isso até ser provado que a própria precisão era prova de erro - um paradoxo). As ciências que lidam com o comportamento humano hoje lidam principalmente com probabilidades, e isso impede que pequenas ações sejam definidas com precisão. Como você mesmo disse, um número grande é prerequisito para validade da teoria. Como fica o efeito borboleta nisso? Teoria do caos contra tecnologia da informação...
Muito bom. Vc trouxe o a teoria dos jogos no caso do banco. Só que, quando estudamos a ENGENHARIA DO CONSENTIMENTO, O descobrimos que hoje ó comportamento coletivo pode ser previsível por meio da manipulação. E vamos claramente isso acontecer nestes dois últimos anos 👊
É impossível adaptar a série de livros de fundação em filmes, cara. Quem leu, sabe que não dá. São muitos saltos temporais e é uma trilogia muito fragmentada em vários saltos temporais.
Basicamente, A Fundação se trata de uma história do universo de Hari Seldon, um matemático que aos 2 anos de idade, encontrou 6 vagos axiomas que poderiam prever o futuro com estatística, e ele chamou esse campo de psicohistória, "a sociologia quintessenciada", ou seja, a sociologia que nasce a partir dos quintilhões de pessoas. Seldon nasceu no final do século 119, em uma família de classe média em Helicon, setor de Arcturus (onde segundo a lenda, o pai dele cultivava tabaco nas hidropônicas, mas nada foi comprovado), e ele vivia no Primeiro Império Galáctico, um império que dominava 25.000.000 planetas, com viagens interestelares em questão de segundos, que era próspero e rico, com capital em Trantor, que tinha aproximadamente, 10x o tamanho dos Estados Unidos em área. Seldon previu que o Império Galáctico iria ruir e toda a galáxia, por 30.000 anos, viveria em miséria e pobreza, até que um governo unificado surgisse. Então ele criou o que é chamado "a Fundação", no intuito de salvar a humanidade deste fenômeno. Ele colocou uma fundação no extremo da galáxia, sob grande publicidade, e a segunda em outro extremo, sob total sigilo. Foi assim que se deu início ao "Projeto Seldon". As previsões se confirmaram, e aquele foi o último meio século do grande Império Galáctico, que vivera por 13.000 anos. Com diversos cientistas, a Fundação logo conseguiu reestabelecer a ordem da galáxia, e Seldon morreu. Mas logo, eles se depararam com uma coisa que Seldon não pôde prever: o Mulo, um monstro que conseguia controlar a mente dos cientistas. Então o Mulo acaba com a primeira Fundação e tenta encontrar a segunda Fundação, a fim de dominar toda a galáxia. Daí vem a questão: Fundação ou Império? O livro começa contando a vida do biógrafo de Seldon, Gaal Dornick, que foi convidado pelo próprio Seldon no Projeto Seldon 2 anos antes de sua morte. Gaal Dornick vivia em Synax, um planeta do interior, e só havia visto Trantor nos hologramas 3D. Então é retratada a sua viagem a grande capital Trantor, como tudo era tão magnífico, misterioso e ao mesmo tempo difícil. Daí começa toda a aventura do Gaal.
"tudo é óbvio", esse livro também aborda a dificuldade de prever o futuro. Um cara que poderia ser citado é Kondratiev, ele criou o conceito que ficou conhecido como "ciclos de Kondratiev" Ele usava estatística para prever crises economicas. Seu estudo não agradou Stalin, pois a ideia de crises cíclicas embutia a ideia que o capitalismo se recuperava, ele queria que Kondratiev predissesse o fim do capitalismo e acabou sendo enviado a um gulag. Lembra um pouco o que aconteceu com o proprio Hari, pois o imperador não gostou muito da previsão tambem
Olá 🖖🏼 Uma pergunta. Já li periódicos sobre modelos matemáticos e softwares que simulam modelos de futuros através de I.A (ou A.I.). Atualmente, qual modelo é considerado o mais preciso até agora?
Oi Ronni Drone! Basicamente, não tem um modelo que preveja tudo. O que a gente tem no momento são modelos específicos que preveem coisas específicas: a gente tem algoritmos treinados pra prever trânsito, ou conflitos sociais, ou pra fazer a previsão de tempo, e cada um deles é bom em uma coisa específica. O que ainda não tem é um modelo que possa responder qualquer pergunta sobre o futuro, assim como o Google ou a Alexa respondem qualquer pergunta que a gente faz, sabe? Falta ainda criar uma IA em que você pergunte "vai acontecer tal coisa no futuro?" e ela responda algo tipo "a minha previsão é X".
@Ronni Drone, tem um vídeo do próprio Nerdologia que fala exatamente sobre essa dúvida, em complemento com o comentário de @Chico Camargo. Esse aqui: th-cam.com/video/6fwQyQ1R3ZY/w-d-xo.html
Faz um vídeo sobre "super população planetária", sobre o que aconteceria e quantos planetas seriam necessários para ter algo parecido com "1 pessoa a cada metro quadrado", só que em escala claro kkkkkk. Abraço, gosto do vídeo de vcs
@@nelsinho527 também tive essa impressão 😅 ainda mais por ter o co-roteirista do Cavaleiro das Trevas... mas tirando as "perdidas" do roteiro, está bom.
Muito bom o vídeo, como sempre. Entretanto, o exemplo citado (do banco inglês) é, no mínimo, pouco explicativo. O Northern Rock faliu na esteira de uma gigantesca crise global, na qual muitos bancos enormes faliram (o mais famoso foi o Lehman Brothers). Inclusive, o fato do sistema bancário mundial estar em risco já havia sido publicizado 6 meses antes. Ou seja, 1 Os problemas do banco eram reais; 2. Os problemas não eram apenas deste banco. De resto, duas observações: 1. O tal banco ainda existe, viu? 2. extrapolar método e procedimento das ciências naturais para a compreensão da vida social é uma impropriedade. Vale pro Assimov, claro, um gênio da ficção.
Eu sou um pesquisador científico desta área de teoria de tudo (filosofia e matemática), e quanto mais me aprofundo nessa área de Asimov e futuro da sociedade humana (psicohistória), mais eu esbarro na mesma coisa: cibernética. Eu pensava que era algo da futurologia ou algo só de adolescentes, mas me enganei!
@@PerrudIA A série de Fundação da apple chegou ao episódio 9 (que vi agora) e para quem tava reclamando, todos os mistérios estão sendo respondidos e com certeza serão TODOS respondidos no episódio 10 da semana que vem(último desta temporada). Pois o holograma com a consciência de Hari Sledon saiu do cofre como nos livros no momento da crise e vai explicar tudo neste episódio e como ele calculou tudo metodicamente e de forma calculista até esta crise atual da primeira temporada. E a terra foi mencionada como uma das possíveis fontes da origem da humanidade espalhada pela galáxia (como no primeiro livro de Fundação). Ou seja, a psico-história estava lá o tempo todo e vai ser usada como a força motriz que guiou toda a temporada, como nos livros. A série da apple funciona como a trilogia original de Fundação. É uma teia cada temporada e cada episódio é um fragmento desta teia e com o passar de cada episódio, a teia vai se completando até tudo fazer sentido no final. A série valeu a pena, apesar de ser diferente dos livros.
@@arturrds1 A série de Fundação da apple chegou ao episódio 9 (que vi agora) e para quem tava reclamando, todos os mistérios estão sendo respondidos e com certeza serão TODOS respondidos no episódio 10 da semana que vem(último desta temporada). Pois o holograma com a consciência de Hari Sledon saiu do cofre como nos livros no momento da crise e vai explicar tudo neste episódio e como ele calculou tudo metodicamente e de forma calculista até esta crise atual da primeira temporada. E a terra foi mencionada como uma das possíveis fontes da origem da humanidade espalhada pela galáxia (como no primeiro livro de Fundação). Ou seja, a psico-história estava lá o tempo todo e vai ser usada como a força motriz que guiou toda a temporada, como nos livros. A série da apple funciona como a trilogia original de Fundação. É uma teia cada temporada e cada episódio é um fragmento desta teia e com o passar de cada episódio, a teia vai se completando até tudo fazer sentido no final. A série valeu a pena, apesar de ser diferente dos livros.
Bom dia! Amigo, você está fazendo a pós graduação da PUCRS em Filosofia e Autoconhecimento? Curiosamente, o professor de estética abordou essa questão do "plique" há alguns dias. Achei muita coincidência, hehheheeh Abração e parabéns pelo trabalho!
Partindo do significado de "Sistema", sendo um conjunto de elementos diferentes que se relacionam, conectam e organizam para um objetivo comum. Então todo sistema é complexo?
Sim, mas sob diferentes configurações de complexidade. Por exemplo, o sistema atual subjetiviza o conhecimento, dispersa o conhecimento, atomiza os indivíduos (gerando ineficiência na comunicação entre eles) e cria e incentiva a escassez de informações via propriedade intelectual. Tudo é uma sub-totalidade. Ou seja, tudo é complexo: não há existência, há interexistência (veja Process and Reality de Whitehead, ele geralmente é referência nessa questão), você é definido pela relação que estabelece com o universo. Você não é uma entidade que é afetado superficialmente por eventos, tampouco é um evento que carece de vida e vontade própria, que não tem nada interno. Você é uma eventidade, semelhante ao princípio do karma (alo-refluxividade): tudo o que você faz, afeta você e o objeto, tanto num sentido ontológico, quanto quântico (entrelaçamento quântico), quanto físico (3° lei de Newton sobre ação e reação). Ainda que Deleuze não seja o primeiro a estabelecer isso, e eu discordar de aspectos mais fundamentais da teoria dele, o mesmo dizia que a filosofia era o estudo das multiplicidades, ou seja, o estudo dos diferentes tipos de sistema, organização, etc.
mas ei e se existissem pessoas tao singulares q fizessem uma diferença grande (nao prevista pela psicohistoria) seriam pessoas-bug pq mudariam parcial aou completamente um sistema predeterminado fazendo ele funcionar de uma forma totalmente diferente?
Acho muito interessante o conceito de asimov mas acredito ser extremamente difícil dar opções de ações individuais e praticamente impossível prever elas com exatidão, isso no micro, sem o micro fica mais difícil ainda prever no macro
Concordo. Uma coisa coisa é prever o comportamento de um gás, dadas as condições do ambiente onde este se encontra. Outra coisa é saber quais ações de poucas partículas que compõem este gás podem influenciar na evolução do comportamento dele, ao longo do tempo.
Não, ué. Você não precisa saber tudo o que uma pessoa está sentindo para saber, usando probabilidade, se ela vai ou não comprar pão. Essa inversão do micro para o macro gera tantos paradoxos... Tipo o paradoxo da parcimônia. Um exemplo é que Garrett em 2009 ganhou um nobel por descobrir que preferências individuais não são agregáveis. Sonnenschein, Mantel e Debreu também descobriram que apesar da oferta e demanda fazer sentido no micro, o macro não funciona assim, pois a curva poderia ter qualquer forma.
@@nathansbossi3446 Aí entra sistemas dinâmicos, e de novo, é algo totalmente previsível, você pode calcular até mesmo o grau de aleatoriedade disso (entropia de Kolmogorov-Sinai)
Professor, você conhece o "The Seldon Project" criado pelo Foundation Encyclopedia Dialectica, cujo criador é um cara chamado Karl Seldon? Através de modelos matemáticos não-lineares com funções triádicas e diádicas, ele conseguiu desenvolver uma função matemática que descreve tudo, em todos os domínios da natureza ([meta-]sistemática e [psico-]história). O projeto pode parecer brincadeira, por ser incompreensível e parecer algum texto ocultista da idade média mas todo colorido, mas na verdade, há uma ampla literatura do material sendo desenvolvido. Em 2020, o site atingiu 200.000 visitas! O número de contribuições só aumenta. Eles já demonstraram em um livro deles, como eles podem derivar toda a forma-valor das mercadorias em uma única função, eles também têm trabalhos explicando a sexualidade humana via matemática, bem como a questão do individualismo (baseado no livro The Right to be Greedy). Na verdade, o projeto conta com uma ampla literatura: na abordagem da ciência, usam William de Ockham e Bacon, além de Lákatos (eu ainda não li o dialectograma deste último, mas suspeito, pelo título, de que ele só seja usado em referência a matemática), usam Gödel para a matemática padrão, usam Charles Musès, Maxwell e Simpson como base matemática, usam Charles Sanders Peirce, Jakob Klein e outros em filosofia, e ainda desenvolveram uma matemática ainda mais original do que a construtivista é para a clássica, além de terem claras influências da cibernética (notei que principalmente de Valentin Turchin), e críticas inclusive a Gödel, por seu teorema da incompletude não se aplicar ao seu espaço de meta-números quando o domínio ontológico é restringido por algumas condições. O projeto também conta com o equitismo, o projeto de ecologia (inclusive provando que sem a atividade humana, a biosfera teria entrado em colapso com o tempo), e o projeto do David Mark Keirsey Jr., filho do grande psicólogo David Mark Keirsey, onde junta cibernética e teoria da complexidade, criando sua própria teoria científica com suas próprias análises (reconhecendo também suas deficiências), juntos num projeto não apenas para criar uma teoria de tudo, mas ser um projeto prático acima de tudo. Enfim, desculpa por resumir muito e falar abstratamente.
O assunto é interessante e bastante longo, porque as pessoas tem a inteligência coletiva. Isso é, as pessoas se comportam como no trânsito, onde todos sabem as regras de circulação e procuram "obedecer" para ter um deslocamento mais seguro. As pessoas são mais reativas, que preventivas, fato esse que no mundo moderno onde tempo=dinheiro, não se tem tempo para esperar e tomar a decisão certa se torna cada vez mais difícil e as reações cada vez mais difíceis de prever. Mas isso não é regra, na paralização dos caminheiros, quando se perguntou os lideres a respeito das exigências, os lideres do movimento apresentaram umas 20 causas (apenas uma real que era o aumento excessivo dos combustíveis). O que se nota, é quanto mais causas o movimento abraça menos definido fica, isso causa divergências dentro do próprio grupo e saberá que o movimento está chegando ao fim. Antigamente havia apenas um Sindicato, que era dos trabalhadores da indústria, após o golpe de 1964 cada indústria passou a ter seu próprio Sindicado separado e sua força foi dividida, isso é enfraquecida. Esses exemplos são em síntese, o comportamento magno do ser humano em detrimento da vida e que muitas vezes é palco para estudos da história, sociologia, psicohistória, entre outros...
Assisti a série "FOUNDATION" e realmente tem muitos dos acontecimentos que podem ser verdade, podem se tornar realidade através da Matemática. A maioria dos gênios encontraram muitas respostas através da Matemática, um deles foi "ERATÓSTENES" que mediu com sucesso a circunferência da terra, através de cálculos Matemáticos.
Como professor, fico muito orgulhoso do trabalho que vocês desenvolvem e inclusive sempre indico aos meus alunos.
Criei um canal de história recentemente e o Nerdologia é a grande inspiração para o desenvolvimento do meu trabalho no TH-cam. Vocês são demais!!
Isso é muito importante, eu como mãe e amante de história, agradeço muito
dei sub prof. sucesso!
@@eduardoaugusto4326 muito obrigado, meu amigo!
Destes novos mestres e doutores que apresentam o nerdologia, este tem a melhor narração sem dúvida.
so tenho a concordar
Eu também adorei a narração! ❤️
Iria comentar exatamente isso. Todos os outros são incríveis no conhecimento mas este apresentador além disso tem uma narração sensacional.
Acho que a ciência mais próxima de uma Psicohistória hoje é a Ciência de Dados, claro, que ainda é voltado para o micro e mas creio que em algumas décadas já estará sendo utilizada de forma global em sua administração.
Na verdade diversos cursos das humanidades trabalham com o mesmo conceito da psicohistória que não é nada mais nada menos do que entender o passado, analisá-lo para tentar prever o futuro. No direito, na economia, na política, na sociologia, antropologia entre outras isso é muito comum. Contudo dada a complexidade dos indivíduos e variáveis envolvidas, apenas estatísticas e cálculos matemáticos não parecem ser o suficente para isso, por isso outros métodos são utilizados em CONJUNTO.
Matemática*
Matemática dos dados.
Bacana, mas acho que já está, um algoritmo pode condicionar pessoas a algo, se o fato de quem o escreve estiver enviesado isso pode influir no algoritmo em si e condicionar pessoas ao mesmo modo.
Engenharia social
A Psicohistória é uma alegoria ao Marxismo, que é o estudo científico das relações humanas, submetidas ao contexto da luta de classes.
Cara, eu amo o ritmo da voz do Chico, parece que ele dança com as cordas vocais e a boca
Ele lembra muito o Átila
Na velocidade da voz e onde ele faz as pausas para respirar, pelo menos foi a impressão que eu tive
Gostei da narrativa e clareza do conteúdo, parabéns professor!
Bem vindo e puxa uma cadeira, fica a vontade pra nos trazer novos vídeos!
Sugestão para o próximo nerdologia será que vcs poderiam explicar melhor o "mar de dirac" efeito proposto na série neo genesis evangelion
Faz um vídeo sobre Os irmãos Karamázov, de Dostoiévski; segundo Paulo Leminski, no livro Trótski, o romance de Fiódor Dostoiévski previu a revolução russa.
Chico é desenrolado demais! Mantém, nerdologia, mantém!
Que felicidade ver o Chico!!!
Eu adoro ele e o jeito que ele aborda modelagem!!
CARA, ACHO QUE O CHICO FOI O MELHOR APRESENTADOR DO NERDOLOGIA DEPOIS QUE O ÁTILA SAIU
Estava até desanimado de assistir alguns vídeos por causa disso, mas esse ficou incrível
ah que da hora ver o chico por aqui, adoro os vídeos dele
Esse nerdologia ficou sensacional, roteiro e locução ótimas!!!
Isaac é um grande escritor, um dos meus favoritos
Aquilo que foi dito sobre a população de peixes aumentar quando a de tubarão diminui é super interessante acabei por ver a equação diferencial dessa relação na matéria de calculo
Adoro o Chicoo! Bem feliz em ver ele aqui no canal!
Sensacional, acompanho nerdologia há anos. Fico muito feliz que já saiu um nerdologia sobre minha série favorita.
a formula de Black-Scholes também é um exemplo disso, ela utiliza uma analogia com fluxo de calor na termodinâmica para prever o comportamento do mercado financeiro
Eu adorei a voz desse cara
Esse cara é bom ele fazia videos pro blabalogia
Faz uns 3 anos que acompanho nerdologia. Quem é esse cara e onde posso encontrar mais conteúdo com ele ? Sei que o nome dele está no vídeo, mas quero saber outros vídeo em que ele está, explica muito bem e até onde eu não conferi ainda parece ser bem gabaritado, voz calma e estouansioso por mais!!! Muito sucesso pra toda a equipe do nerdologia e companhia
Nunca soube que ele mantivesse um canal. Só vi ele fazendo vídeos com regularidade no canal Blablalogia mas, apenas no começo do canal. Já tem um tempo que não via nada dele aqui no TH-cam.
@@claudioferreiradocarmo5035 na playlist Top Models do blabla
@@EriJonhson Isso!
Já assisti de novo KKK é a quarta vez KKK e cada vez é uma epifania divergente 🤯 vendo agora de novo lembrei do quase não mencionado professor da cadeira de riscos empresariais do instituto federal suíço de tecnologia de Zurique Didier Sornette e aprofundando a pesquisa a respeito da pessoa do mesmo e de uns dos seus primeiros trabalhos relacionados ao colapso de sistemas afins por microfissuras que a priori não parecem impactar os sistemas contudo se somatizando ao longo do tempo tornam se o ponto chave para o colapso iminente, então vemos que esse nerdologia tem tudo a ver com o professor Didier Sornette😌
O livro já é uma escrita espetacular, a série da AppleTV apesar de ter muito mais elementos que o livro, só engrandeceu ainda mais a obra de Asimov
A série da apple tv é boa e expande muito o universo do asimov, colocando vários novos conceitos interessantes.Porém os livros são melhores como sempre.
A série de Fundação da apple chegou ao episódio 9 (que vi agora) e para quem tava reclamando, todos os mistérios estão sendo respondidos e com certeza serão TODOS respondidos no episódio 10 da semana que vem(último desta temporada).
Pois o holograma com a consciência de Hari Sledon saiu do cofre como nos livros no momento da crise e vai explicar tudo neste episódio e como ele calculou tudo metodicamente e de forma calculista até esta crise atual da primeira temporada. E a terra foi mencionada como uma das possíveis fontes da origem da humanidade espalhada pela galáxia (como no primeiro livro de Fundação). Ou seja, a psico-história estava lá o tempo todo e vai ser usada como a força motriz que guiou toda a temporada, como nos livros.
A série da apple funciona como a trilogia original de Fundação. É uma teia cada temporada e cada episódio é um fragmento desta teia e com o passar de cada episódio, a teia vai se completando até tudo fazer sentido no final. A série valeu a pena, apesar de ser diferente dos livros.
Infelizmente a série coloca o Império como vilão, só para criar algum conflito na série. Não vou dar uma de nerd chato que reclama que o filme não é igual ao livro, mas eles perderam uma ótima oportunidade de desenvolver ainda mais o livro, e introduzir o Mulo, que seria um ótimo vilão.
Na série "Robôs", do mesmo autor, tinha um robô chamado Giskard, que foi o precursor das sementes da psicohistória como ciência.
Muito obrigado mais uma vez pelo video ! Tenho uma curiosidade sobre como os sistemas complexos se relacionam com padrões de repetições fractais se fizessem um video sobre complementando isso seria perfeito.
Quando falou em estudo da complexidade me deu um gatilho fod* aqui lembrando das aulas de complexidade de algoritmos na faculdade a uns 12 anos atrás. Que pavor.
Esse vídeo ficou extremamente foda e interessante!
Muito legal essa parada de Asimov
Poxa e não citaram econometria, a ciência que trabalha exclusivamente com a transformação de ações humanas em números que impactam diretamente a economia e a sociedade.
teoria dos jogos tmb tem uma proposta parecida
@David RoPin eu penso exatamente isso, junte econometria com a teoria da complexidade
Pei! psicohistoria
Aí entra a grande treta: econometria frequentista ou econometria bayesiana? 😂
Esse vídeo me fez lembrar de Star Trek e toda a história que levou à fundação da federação. Em Deep Space 9 durante os anos de 2020 a Terra estava um caos(como está agora), seria isso algum tipo de previsão? Você poderia fazer um vídeo acerca dessas previsões desse seriado maravilhoso que me encanta!
Me parece que a grande diferença entre os modelos matemáticos de hoje e a psicohistória, é o grau de precisão. No livro, Seldom foi capaz de prever com exatidão todos os momentos da história futura, e realizou um planejamento nesta previsão para redirecionar a humanidade em direção de um futuro melhor (isso até ser provado que a própria precisão era prova de erro - um paradoxo).
As ciências que lidam com o comportamento humano hoje lidam principalmente com probabilidades, e isso impede que pequenas ações sejam definidas com precisão. Como você mesmo disse, um número grande é prerequisito para validade da teoria. Como fica o efeito borboleta nisso? Teoria do caos contra tecnologia da informação...
Parabéns pelo roteiro, cara. Muito bem escrito.
"Num sistema complexo, o todo é mais que a soma das partes". Que lindo!
Parabéns! Esse Nerdologia foi excelente!
Muito bom. Vc trouxe o a teoria dos jogos no caso do banco. Só que, quando estudamos a ENGENHARIA DO CONSENTIMENTO, O descobrimos que hoje ó comportamento coletivo pode ser previsível por meio da manipulação. E vamos claramente isso acontecer nestes dois últimos anos 👊
Melhor livro ever. Pena que ninguém arriscou fazer um filme
É impossível adaptar a série de livros de fundação em filmes, cara. Quem leu, sabe que não dá. São muitos saltos temporais e é uma trilogia muito fragmentada em vários saltos temporais.
@@arthuroliveirasouza4714 , vdd
Que voz boa.
cara asimov é mto bom
que narraçao otima
Ótimo episódio. Acredito que o melhor após a saída do Atila.
que vídeo maravilhoso! Sempre escuto fala de "A fundação" nos nerdcast mas nunca me aprofundei muito, mas agora estou extremamente interessado.
Basicamente, A Fundação se trata de uma história do universo de Hari Seldon, um matemático que aos 2 anos de idade, encontrou 6 vagos axiomas que poderiam prever o futuro com estatística, e ele chamou esse campo de psicohistória, "a sociologia quintessenciada", ou seja, a sociologia que nasce a partir dos quintilhões de pessoas.
Seldon nasceu no final do século 119, em uma família de classe média em Helicon, setor de Arcturus (onde segundo a lenda, o pai dele cultivava tabaco nas hidropônicas, mas nada foi comprovado), e ele vivia no Primeiro Império Galáctico, um império que dominava 25.000.000 planetas, com viagens interestelares em questão de segundos, que era próspero e rico, com capital em Trantor, que tinha aproximadamente, 10x o tamanho dos Estados Unidos em área.
Seldon previu que o Império Galáctico iria ruir e toda a galáxia, por 30.000 anos, viveria em miséria e pobreza, até que um governo unificado surgisse. Então ele criou o que é chamado "a Fundação", no intuito de salvar a humanidade deste fenômeno. Ele colocou uma fundação no extremo da galáxia, sob grande publicidade, e a segunda em outro extremo, sob total sigilo. Foi assim que se deu início ao "Projeto Seldon". As previsões se confirmaram, e aquele foi o último meio século do grande Império Galáctico, que vivera por 13.000 anos.
Com diversos cientistas, a Fundação logo conseguiu reestabelecer a ordem da galáxia, e Seldon morreu. Mas logo, eles se depararam com uma coisa que Seldon não pôde prever: o Mulo, um monstro que conseguia controlar a mente dos cientistas. Então o Mulo acaba com a primeira Fundação e tenta encontrar a segunda Fundação, a fim de dominar toda a galáxia. Daí vem a questão: Fundação ou Império?
O livro começa contando a vida do biógrafo de Seldon, Gaal Dornick, que foi convidado pelo próprio Seldon no Projeto Seldon 2 anos antes de sua morte. Gaal Dornick vivia em Synax, um planeta do interior, e só havia visto Trantor nos hologramas 3D. Então é retratada a sua viagem a grande capital Trantor, como tudo era tão magnífico, misterioso e ao mesmo tempo difícil. Daí começa toda a aventura do Gaal.
Boa! Sabia dessa não. Valeu!
ADOREI O VIDEO! Obrigado.
Igual Atlas organização secreta pra fazer consequências reais no mundo, estava numa série ou filme muito bom.
Sensacional! Valeu demais! Aquele abraço
doido pra ler essa obra depois desse video
Previsões...esse assunto interessa!👏👏👊
0:24 Olha, acredito que seja possível.
3:28 Exatamente.
Legal demais 👏🏼👏🏼
"tudo é óbvio", esse livro também aborda a dificuldade de prever o futuro. Um cara que poderia ser citado é Kondratiev, ele criou o conceito que ficou conhecido como "ciclos de Kondratiev" Ele usava estatística para prever crises economicas. Seu estudo não agradou Stalin, pois a ideia de crises cíclicas embutia a ideia que o capitalismo se recuperava, ele queria que Kondratiev predissesse o fim do capitalismo e acabou sendo enviado a um gulag. Lembra um pouco o que aconteceu com o proprio Hari, pois o imperador não gostou muito da previsão tambem
Incrível e curioso
Olá 🖖🏼
Uma pergunta. Já li periódicos sobre modelos matemáticos e softwares que simulam modelos de futuros através de I.A (ou A.I.). Atualmente, qual modelo é considerado o mais preciso até agora?
Oi Ronni Drone! Basicamente, não tem um modelo que preveja tudo. O que a gente tem no momento são modelos específicos que preveem coisas específicas: a gente tem algoritmos treinados pra prever trânsito, ou conflitos sociais, ou pra fazer a previsão de tempo, e cada um deles é bom em uma coisa específica.
O que ainda não tem é um modelo que possa responder qualquer pergunta sobre o futuro, assim como o Google ou a Alexa respondem qualquer pergunta que a gente faz, sabe? Falta ainda criar uma IA em que você pergunte "vai acontecer tal coisa no futuro?" e ela responda algo tipo "a minha previsão é X".
@Ronni Drone, tem um vídeo do próprio Nerdologia que fala exatamente sobre essa dúvida, em complemento com o comentário de @Chico Camargo. Esse aqui: th-cam.com/video/6fwQyQ1R3ZY/w-d-xo.html
Meu, qual o canal desse cara? Eu não conhecia ele, e achei incrível
Se não me engano, o Chico não tem canal.
Faz um vídeo sobre "super população planetária", sobre o que aconteceria e quantos planetas seriam necessários para ter algo parecido com "1 pessoa a cada metro quadrado", só que em escala claro kkkkkk. Abraço, gosto do vídeo de vcs
Muito muito maneiro esse vídeo!
Essa série tá muito foda, recomendo
Estou assistindo também, Apple é outro patamar em produção.
Te contar que não tô gostando não. Parece que gastaram toda a grana com efeitos visuais e esqueceram do roteiro.
@@nelsinho527 também tive essa impressão 😅 ainda mais por ter o co-roteirista do Cavaleiro das Trevas... mas tirando as "perdidas" do roteiro, está bom.
@@CodeBeCanal O que torna aquilo ainda pior é que a filha do Asimov tá na produção da série também.
Muito bom o vídeo, como sempre. Entretanto, o exemplo citado (do banco inglês) é, no mínimo, pouco explicativo. O Northern Rock faliu na esteira de uma gigantesca crise global, na qual muitos bancos enormes faliram (o mais famoso foi o Lehman Brothers). Inclusive, o fato do sistema bancário mundial estar em risco já havia sido publicizado 6 meses antes. Ou seja, 1 Os problemas do banco eram reais; 2. Os problemas não eram apenas deste banco.
De resto, duas observações: 1. O tal banco ainda existe, viu? 2. extrapolar método e procedimento das ciências naturais para a compreensão da vida social é uma impropriedade. Vale pro Assimov, claro, um gênio da ficção.
Eu sou um pesquisador científico desta área de teoria de tudo (filosofia e matemática), e quanto mais me aprofundo nessa área de Asimov e futuro da sociedade humana (psicohistória), mais eu esbarro na mesma coisa: cibernética. Eu pensava que era algo da futurologia ou algo só de adolescentes, mas me enganei!
Ótimo episódio!!!
Valeu obrigado...g
adorei!
Nunca imaginei que voltaria a dar 👍🏼 em Nerdologia após a saída do Átila.
Faz a história do mafioso Charles Lucky Luciano.
bah o chico aqui, ele é bem foda
SENSACIONAL
gostei da didática dele
Amo os livros, meu primo me deu a trilogia inicial e comprei os proximos 4.
Amei este episódio de nerdologia. 👏👏👏😍🍀😍🍀😍🍀🌻🌻🌻
Nossa!!! nostalgia Godzilla ponto singular agora,quem já assistiu entendeu a referência com um certo jovem programador do anime🤯😅🤣🤣
6:06 Eu achando que ele ia citar Tolstói.🤡
por mais videos com o chico camargo
Seria legal um nerdologia sobre o filme power da netflix :)
Vídeo excelente!
Faz um nerdologia sobre Duna
Parabéns pelo excelente trabalho! Inscrito, curtindo e compartilhando!
Um amigo meu começou a fazer economia por ter lido A Fundação na Infância. Mega livro ❤
4:29 Sendo o ser humano feito de átomos como todas as outras coisas, não seria apenas complicado ao invés de complexo?
Não, porque estas moléculas se comunicam umas com as outras.
Complexo = há troca de informações
Complicado = não há troca de informações
Muito bom, apesar de que eu estava esperando algo como um mini e breve documentário sobre Asimov rs
Já tem Nerdologia sobre Asimov, veja: th-cam.com/video/kFVB0mmzrvs/w-d-xo.html
Sdds chico, lembro dele no Bla bla
Agora vou querer assistir a série. Não sou muito de ficção científica, mas gostei dessa premissa. Estou interessado!
Lê os livros, a série é bem merda (até larguei...)
Vai nos livros, a série ta deixando a psicohistória e os desenvolvimentos dela meio de lado.
@@PerrudIA A série de Fundação da apple chegou ao episódio 9 (que vi agora) e para quem tava reclamando, todos os mistérios estão sendo respondidos e com certeza serão TODOS respondidos no episódio 10 da semana que vem(último desta temporada).
Pois o holograma com a consciência de Hari Sledon saiu do cofre como nos livros no momento da crise e vai explicar tudo neste episódio e como ele calculou tudo metodicamente e de forma calculista até esta crise atual da primeira temporada. E a terra foi mencionada como uma das possíveis fontes da origem da humanidade espalhada pela galáxia (como no primeiro livro de Fundação). Ou seja, a psico-história estava lá o tempo todo e vai ser usada como a força motriz que guiou toda a temporada, como nos livros.
A série da apple funciona como a trilogia original de Fundação. É uma teia cada temporada e cada episódio é um fragmento desta teia e com o passar de cada episódio, a teia vai se completando até tudo fazer sentido no final. A série valeu a pena, apesar de ser diferente dos livros.
@@arturrds1 A série de Fundação da apple chegou ao episódio 9 (que vi agora) e para quem tava reclamando, todos os mistérios estão sendo respondidos e com certeza serão TODOS respondidos no episódio 10 da semana que vem(último desta temporada).
Pois o holograma com a consciência de Hari Sledon saiu do cofre como nos livros no momento da crise e vai explicar tudo neste episódio e como ele calculou tudo metodicamente e de forma calculista até esta crise atual da primeira temporada. E a terra foi mencionada como uma das possíveis fontes da origem da humanidade espalhada pela galáxia (como no primeiro livro de Fundação). Ou seja, a psico-história estava lá o tempo todo e vai ser usada como a força motriz que guiou toda a temporada, como nos livros.
A série da apple funciona como a trilogia original de Fundação. É uma teia cada temporada e cada episódio é um fragmento desta teia e com o passar de cada episódio, a teia vai se completando até tudo fazer sentido no final. A série valeu a pena, apesar de ser diferente dos livros.
Seja bem vindo!
Chico tu parece o Nikola Tesla se fosse um ceo de uma startup do silicon valley... Mó legal KK e parabéns pelo vídeo ficou mt bom♥️
Bom dia! Amigo, você está fazendo a pós graduação da PUCRS em Filosofia e Autoconhecimento? Curiosamente, o professor de estética abordou essa questão do "plique" há alguns dias. Achei muita coincidência, hehheheeh Abração e parabéns pelo trabalho!
Imagine que foda todas as pessoas tirassem seu dinheiro dos bancos
Nerdologia, chame mais vezes Chico Camargo por favor! Apresentação (oratória/dinâmica) e tema IMPECÁVEIS !
Isaac Asimov foi um grande defensor da ciência e da racionalidade. Assim como Feynman, Clarke e Sagan.
Partindo do significado de "Sistema", sendo um conjunto de elementos diferentes que se relacionam, conectam e organizam para um objetivo comum. Então todo sistema é complexo?
Sim, mas sob diferentes configurações de complexidade. Por exemplo, o sistema atual subjetiviza o conhecimento, dispersa o conhecimento, atomiza os indivíduos (gerando ineficiência na comunicação entre eles) e cria e incentiva a escassez de informações via propriedade intelectual.
Tudo é uma sub-totalidade. Ou seja, tudo é complexo: não há existência, há interexistência (veja Process and Reality de Whitehead, ele geralmente é referência nessa questão), você é definido pela relação que estabelece com o universo. Você não é uma entidade que é afetado superficialmente por eventos, tampouco é um evento que carece de vida e vontade própria, que não tem nada interno. Você é uma eventidade, semelhante ao princípio do karma (alo-refluxividade): tudo o que você faz, afeta você e o objeto, tanto num sentido ontológico, quanto quântico (entrelaçamento quântico), quanto físico (3° lei de Newton sobre ação e reação).
Ainda que Deleuze não seja o primeiro a estabelecer isso, e eu discordar de aspectos mais fundamentais da teoria dele, o mesmo dizia que a filosofia era o estudo das multiplicidades, ou seja, o estudo dos diferentes tipos de sistema, organização, etc.
Meu Deus, o Xico sumidoooooo!!!!
Somos a terceira fundação então skskdkskdk
mas ei e se existissem pessoas tao singulares q fizessem uma diferença grande (nao prevista pela psicohistoria) seriam pessoas-bug pq mudariam parcial aou completamente um sistema predeterminado fazendo ele funcionar de uma forma totalmente diferente?
Mto bom!!!
Mas ainda sinto falta do Atila kkk
5:50 Atila escuta essa... O cara falando que a ecologia é super dificil de prever. Explica pra ele sobre o aquecimento global causado pelo ser humano.
Acho muito interessante o conceito de asimov mas acredito ser extremamente difícil dar opções de ações individuais e praticamente impossível prever elas com exatidão, isso no micro, sem o micro fica mais difícil ainda prever no macro
Concordo. Uma coisa coisa é prever o comportamento de um gás, dadas as condições do ambiente onde este se encontra. Outra coisa é saber quais ações de poucas partículas que compõem este gás podem influenciar na evolução do comportamento dele, ao longo do tempo.
Não, ué. Você não precisa saber tudo o que uma pessoa está sentindo para saber, usando probabilidade, se ela vai ou não comprar pão. Essa inversão do micro para o macro gera tantos paradoxos... Tipo o paradoxo da parcimônia.
Um exemplo é que Garrett em 2009 ganhou um nobel por descobrir que preferências individuais não são agregáveis. Sonnenschein, Mantel e Debreu também descobriram que apesar da oferta e demanda fazer sentido no micro, o macro não funciona assim, pois a curva poderia ter qualquer forma.
@@nathansbossi3446 Aí entra sistemas dinâmicos, e de novo, é algo totalmente previsível, você pode calcular até mesmo o grau de aleatoriedade disso (entropia de Kolmogorov-Sinai)
A inteligência artificial com algorítimos complexos não terá dificuldades em fazer isso.
Professor, você conhece o "The Seldon Project" criado pelo Foundation Encyclopedia Dialectica, cujo criador é um cara chamado Karl Seldon? Através de modelos matemáticos não-lineares com funções triádicas e diádicas, ele conseguiu desenvolver uma função matemática que descreve tudo, em todos os domínios da natureza ([meta-]sistemática e [psico-]história).
O projeto pode parecer brincadeira, por ser incompreensível e parecer algum texto ocultista da idade média mas todo colorido, mas na verdade, há uma ampla literatura do material sendo desenvolvido. Em 2020, o site atingiu 200.000 visitas! O número de contribuições só aumenta. Eles já demonstraram em um livro deles, como eles podem derivar toda a forma-valor das mercadorias em uma única função, eles também têm trabalhos explicando a sexualidade humana via matemática, bem como a questão do individualismo (baseado no livro The Right to be Greedy).
Na verdade, o projeto conta com uma ampla literatura: na abordagem da ciência, usam William de Ockham e Bacon, além de Lákatos (eu ainda não li o dialectograma deste último, mas suspeito, pelo título, de que ele só seja usado em referência a matemática), usam Gödel para a matemática padrão, usam Charles Musès, Maxwell e Simpson como base matemática, usam Charles Sanders Peirce, Jakob Klein e outros em filosofia, e ainda desenvolveram uma matemática ainda mais original do que a construtivista é para a clássica, além de terem claras influências da cibernética (notei que principalmente de Valentin Turchin), e críticas inclusive a Gödel, por seu teorema da incompletude não se aplicar ao seu espaço de meta-números quando o domínio ontológico é restringido por algumas condições.
O projeto também conta com o equitismo, o projeto de ecologia (inclusive provando que sem a atividade humana, a biosfera teria entrado em colapso com o tempo), e o projeto do David Mark Keirsey Jr., filho do grande psicólogo David Mark Keirsey, onde junta cibernética e teoria da complexidade, criando sua própria teoria científica com suas próprias análises (reconhecendo também suas deficiências), juntos num projeto não apenas para criar uma teoria de tudo, mas ser um projeto prático acima de tudo.
Enfim, desculpa por resumir muito e falar abstratamente.
Parabéns!
Qual o programa vcs usam para fazer essas animações?
Cliometria, acho que essa estaria mais próxima da psicohistoria
A História da Humanidade é a História da luta de classes.
Os algoritmos das redes sociais estão bem perto de fazer isso.
show!!!
O assunto é interessante e bastante longo, porque as pessoas tem a inteligência coletiva. Isso é, as pessoas se comportam como no trânsito, onde todos sabem as regras de circulação e procuram "obedecer" para ter um deslocamento mais seguro. As pessoas são mais reativas, que preventivas, fato esse que no mundo moderno onde tempo=dinheiro, não se tem tempo para esperar e tomar a decisão certa se torna cada vez mais difícil e as reações cada vez mais difíceis de prever. Mas isso não é regra, na paralização dos caminheiros, quando se perguntou os lideres a respeito das exigências, os lideres do movimento apresentaram umas 20 causas (apenas uma real que era o aumento excessivo dos combustíveis). O que se nota, é quanto mais causas o movimento abraça menos definido fica, isso causa divergências dentro do próprio grupo e saberá que o movimento está chegando ao fim. Antigamente havia apenas um Sindicato, que era dos trabalhadores da indústria, após o golpe de 1964 cada indústria passou a ter seu próprio Sindicado separado e sua força foi dividida, isso é enfraquecida. Esses exemplos são em síntese, o comportamento magno do ser humano em detrimento da vida e que muitas vezes é palco para estudos da história, sociologia, psicohistória, entre outros...
Assisti a série "FOUNDATION" e realmente tem muitos dos acontecimentos que podem ser verdade, podem se tornar realidade através da Matemática. A maioria dos gênios encontraram muitas respostas através da Matemática, um deles foi "ERATÓSTENES" que mediu com sucesso a circunferência da terra, através de cálculos Matemáticos.
ótimo vídeo