Vai ver que é pq faz mto sentido que a origem de tudo seja um reset cósmico. E que essa verdade esteja cunhada na maior obra da cultura pop de todas, a Bíblia.
@@rogerqueiroz5664 Pior que há na bíblia vários e vários vislumbres científicos, ainda que ela não seja um livro científico. Ex: "Passarão os céus e a terra... " Isso é um sentença diretamente ligada a ideia de entropia. Outro ex: "E as estrelas do céu caíram sobre a terra..." ..."o céu retirou como um livro ( pergaminho ) que se enrola e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares" Nesse trecho podemos ver que o autor está narrando que haverá o fim dos elementos ( matéria ) em algum momento do tempo. Isso meio que aponta para o fato de que o autor sem conhecer nada sobre entropia pode narrar o futuro caos que se instalará um dia no universo. É como uma criança que vai até uma venda comprar algo pra sua mãe e no caminho acaba esquecendo o nome desse algo; por saber, entretanto as características do que sua mãe o mandara comprar, consegue as descrever para o vendedor, o qual o ouvindo consegue ter certeza do que a mãe da criança o mandou comprar. rsrs Pode ser que existam outros livros que falem coisas parecidas, mas como tenho mais familiaridade com a bíblia, acabei tendo esses vislumbres através dela. Tem mais coisas, inclusive. Tem um texto bíblico onde o escritor em determinado ponto diz: "... De modo que o que é visto não é feito do que é aparente..." Século depois dessa declaração estamos tendo conhecimento do mundo quântico onde podemos ver que a matéria tem aspectos muito diferentes do que podemos observar sem ajudar de instrumentos tecnologicos. Não sei se é muita viagem minha fazer essas ilações. rsrsrs
Li os livros de Asimov ainda menina, a partir dos 12 anos de idade, graças ao meu saudoso pai que me despertou o gosto pela leitura dos clássicos da literatura e da ficção científica. Enquanto minhas amigas assistiam às novelas eu lia A Laranja Mecânica p. exemplo. O livro Nove Amanhãs de Asimov me fez ver a pré história com outros olhos!
Considero esse um dos melhores, se não for o melhor, escrito de Isaac Asimov. Sinto falta de novos grandes escritores de boa ficção como o nosso bom doutor.
@@otododoido Ele disse aquilo de forma metafórica. O que aconteceu de verdade foi que de fato ele descobriu como criar uma estrela do nada, algo inconcebível pra gente, porém depois de tanto tempo ele descobriu como, e fez. Resumindo ele descobriu como criar um novo universo, talvez recriando o big bang. Fica implícito que aquele universo que a humanidade reinou e que ali ficava o AC cósmico, um dia foi criado por um AC cósmico anterior. Num loop na qual no fim das contas o Deus era um computador automático que vivia no Hiper Espaço.
@@YuriRosas_ exatamente, uma onisciência capaz de calcular todas as partículas do universo e suas interações conhece tudo, só uma entidade assim que domina todas as causas e consequências que vão além da imaginação é que seria capaz de criar um universo
@@otododoido não sei se ainda vale uma resposta depois de tanto tempo mas na verdade a fala final desse conto faz referência ao livro de genesis da Bíblia, bem no começo da Bíblia é descrito como Deus criou o universo, e lá diz que antes de tudo somente pairava sobre o universo o espírito de Deus, que no conto pode ser entendido como sendo essa última consciência que ainda existia no universo depois de tudo ter se acabado na total entropia, e que Deus disse faça-se a luz e a luz foi feita. Então o asimov nesse conto mistura conhecimento científico com a religiosidade, meio que dizendo que um não exclui o outro. E que o universo é cíclico pois o final desse conto é o início da Bíblia contando como um novo universo surgiu. Só pra esclarecer, não sou religioso, não tenho religião, e me considero um ateu fraco (pesquise sobre isso se vc não conhece esse termo), mas gosto de estudar sobre religiões. Não considere meu comentário como um endosso a religiosidade, eu só coloquei meu ponto de vista sobre o que o autor quis dizer com esse conto.
@@neide3591 Como eu disse eu sou um ateu fraco (ou negativo como alguns gostam de dizer), ou seja, eu simplesmente não me importo com religião alguma e com deus algum. Eu vejo a religiosidade das pessoas com uma visão antropológica, como sendo algo do próprio ser humano, provavelmente como uma característica genética selecionada pela seleção natural.
Estranho, Isaac Asimov não tem NENHUM neto chamado Leandro Asimov. Qual é o nome do pai desse Leandro? Só uma dica: Asimov não é um nome raro (entre os Judeus russos), é que nem Silva entre nós.
Esse conto é superior e faz mais sentido do que todas as religiões juntas ja criadas ate hoje, o que ocorre neste conto pode vir a ocorrer um dia no futuro ou pode ja ter ocorrido, e isso faz mais sentido do que as fabulas religiosas criadas por pessoas do passado.
comentem aqui como vocês lidam com a vida depois de ouvir está interpretação do Asimov. estou com sérios problemas dissociativos e gostaria de algumas inspirações!!!
Vou usar uma frase de outra pessoa para descrever "No fim deus é uma criaçao humana", basicamente no fim, tecnológico ou não, nós, a humanidade criamos deus. No caso do conto o deus é a humanidade, a criadora do universo é ela também, ela fez a luz, e no caso da história como um todo nós, a humanidade, criamos o conceito de deus, o criador da luz e do universo. Esse foi um dos contos mais fodas que tive a oportunidade de ouvir (e ler), Asimov seja onde estiver sempre será considerado um gênio sem precedentes.
Sou fã do Isaac Asimov,pra mim na ficção ele é insuperável, gostaria de possível que vc publicasse o conto vencedor do concurso da revista Isaac Asimov Magazine (IAM) Como a Neve de Maio, descobrir seu canal foi um achado, gratidão 🙏
Otimo e lindo conto, maravilhosa trilha sonora. Mas esperava saber como AC fez a luz renascer já que toda energia e matéria do universo já tinham acabado. Mistérios do universo!!!!
É muita viagem… nós seres humanos não temos muitas informações sobre espaço e tudo é traçado pela velocidade da luz… e isso é um grão de arroz pro espaço, mais pra nós é uma grandeza inestimável.
CARACAAAAAAAAAAAAA!!! Que plot twist absurdo.
Já li, escutei em ingles e agora escutando em portugues e sempre da um arrepio no final
da dms mano pqp
Vai ver que é pq faz mto sentido que a origem de tudo seja um reset cósmico. E que essa verdade esteja cunhada na maior obra da cultura pop de todas, a Bíblia.
@@rogerqueiroz5664 Pior que há na bíblia vários e vários vislumbres científicos, ainda que ela não seja um livro científico.
Ex: "Passarão os céus e a terra... "
Isso é um sentença diretamente ligada a ideia de entropia.
Outro ex: "E as estrelas do céu caíram sobre a terra..." ..."o céu retirou como um livro ( pergaminho ) que se enrola e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares"
Nesse trecho podemos ver que o autor está narrando que haverá o fim dos elementos ( matéria ) em algum momento do tempo. Isso meio que aponta para o fato de que o autor sem conhecer nada sobre entropia pode narrar o futuro caos que se instalará um dia no universo.
É como uma criança que vai até uma venda comprar algo pra sua mãe e no caminho acaba esquecendo o nome desse algo; por saber, entretanto as características do que sua mãe o mandara comprar, consegue as descrever para o vendedor, o qual o ouvindo consegue ter certeza do que a mãe da criança o mandou comprar. rsrs
Pode ser que existam outros livros que falem coisas parecidas, mas como tenho mais familiaridade com a bíblia, acabei tendo esses vislumbres através dela.
Tem mais coisas, inclusive.
Tem um texto bíblico onde o escritor em determinado ponto diz:
"... De modo que o que é visto não é feito do que é aparente..."
Século depois dessa declaração estamos tendo conhecimento do mundo quântico onde podemos ver que a matéria tem aspectos muito diferentes do que podemos observar sem ajudar de instrumentos tecnologicos.
Não sei se é muita viagem minha fazer essas ilações. rsrsrs
Mas fala sério, em inglês ficou muito mais emocionante, mas em br também ficou o bicho, os caras mandaram muito bem seloco
ouço todo dia antes de dormir kkkkkkk
Oxente, essa galaxia é na Bahia!!!
Vinícius Herbert Stucki Fernandes kkkkkkkkk
kkkkkk
melhor comentário de todo youtube ahihauhuauh
kkkk sensacional....
até hoje lembro desse comentário e dou risada toda vez que penso em A Ultima Pegunta kkkk
Li os livros de Asimov ainda menina, a partir dos 12 anos de idade, graças ao meu saudoso pai que me despertou o gosto pela leitura dos clássicos da literatura e da ficção científica. Enquanto minhas amigas assistiam às novelas eu lia A Laranja Mecânica p. exemplo. O livro Nove Amanhãs de Asimov me fez ver a pré história com outros olhos!
O mesmo comigo , meu pai me apresentou aos livros e me apaixonei por asimov, voltei a ler esse ano nove amanhãs
Mano do céu....que sensacional isso.
Que final incrível...fiquei sem reação.
Top demais!
Considero esse um dos melhores, se não for o melhor, escrito de Isaac Asimov.
Sinto falta de novos grandes escritores de boa ficção como o nosso bom doutor.
Explica o final, porque não entendi a conclusão, porque a resposta da pergunta é "faca-se a luz?" E porque a luz se fez e/ou como?
@@otododoido Ele disse aquilo de forma metafórica. O que aconteceu de verdade foi que de fato ele descobriu como criar uma estrela do nada, algo inconcebível pra gente, porém depois de tanto tempo ele descobriu como, e fez.
Resumindo ele descobriu como criar um novo universo, talvez recriando o big bang.
Fica implícito que aquele universo que a humanidade reinou e que ali ficava o AC cósmico, um dia foi criado por um AC cósmico anterior. Num loop na qual no fim das contas o Deus era um computador automático que vivia no Hiper Espaço.
@@YuriRosas_ exatamente, uma onisciência capaz de calcular todas as partículas do universo e suas interações conhece tudo, só uma entidade assim que domina todas as causas e consequências que vão além da imaginação é que seria capaz de criar um universo
@@otododoido não sei se ainda vale uma resposta depois de tanto tempo mas na verdade a fala final desse conto faz referência ao livro de genesis da Bíblia, bem no começo da Bíblia é descrito como Deus criou o universo, e lá diz que antes de tudo somente pairava sobre o universo o espírito de Deus, que no conto pode ser entendido como sendo essa última consciência que ainda existia no universo depois de tudo ter se acabado na total entropia, e que Deus disse faça-se a luz e a luz foi feita. Então o asimov nesse conto mistura conhecimento científico com a religiosidade, meio que dizendo que um não exclui o outro. E que o universo é cíclico pois o final desse conto é o início da Bíblia contando como um novo universo surgiu.
Só pra esclarecer, não sou religioso, não tenho religião, e me considero um ateu fraco (pesquise sobre isso se vc não conhece esse termo), mas gosto de estudar sobre religiões. Não considere meu comentário como um endosso a religiosidade, eu só coloquei meu ponto de vista sobre o que o autor quis dizer com esse conto.
@@neide3591 Como eu disse eu sou um ateu fraco (ou negativo como alguns gostam de dizer), ou seja, eu simplesmente não me importo com religião alguma e com deus algum. Eu vejo a religiosidade das pessoas com uma visão antropológica, como sendo algo do próprio ser humano, provavelmente como uma característica genética selecionada pela seleção natural.
Melhor história q eu já ouvi, não me canso de escutar
Resume ai mano por favor
Trabalho escolar
Já era, eu tinha q fazer um resumo dessa história
@@gu1z4do passou?😂
Igual ao livro sua resposta.
Asimov era um gênio além de seu tempo
Olooooco. Li todo mundo dizendo nos comentários que o final era top. Eu esperava tudo, menos isso. O final é muito mais que top! É espetacular. 👏🏾👏🏾👏🏾
Sem dúvida um dos melhores contos do autor. Final surpreendente assim só encontrei até agora em Segunda Fundação, outra grande obra do autor
Excelente trabalho!!!
Vale muito a pena ouvir!!!
Sou fã de Asimov e estou muito feliz!!!
Parabéns!!!
Já li diversas vezes esse conto. E sempre me arrepio no final.
Não há uma única vez em que eu não ouça isso e não me arrepie no final! Asimov, gênio!
O universo é um ciclo que renasce cada vez que termina. Infinitamente.
tenho orgulho de ter o neto do Isaac como meu professor! :)
Serio? Qual é o nome dele?
+japapauloxD se chama Leandro Asimov
Estranho, Isaac Asimov não tem NENHUM neto chamado Leandro Asimov. Qual é o nome do pai desse Leandro? Só uma dica: Asimov não é um nome raro (entre os Judeus russos), é que nem Silva entre nós.
Eu não quero duvidar de você , mas conta a história para entender melhor
detalha melhor pra gente Joab
Adorei a trilha sonora! Várias referências das boas!
Esse conto é superior e faz mais sentido do que todas as religiões juntas ja criadas ate hoje, o que ocorre neste conto pode vir a ocorrer um dia no futuro ou pode ja ter ocorrido, e isso faz mais sentido do que as fabulas religiosas criadas por pessoas do passado.
primeira vez que vejo algo desse tipo, acho que vou viciar.
Sabia que conhecia a voz do Pedro Duarte de algum lugar!!
ps: a Bahia tbm faz parte da Galáxia
e toda vez eu me arrepio com esse final, espetacular esse conto.
É tudo tão incrível ! !!
A musica do blade runner ficou muito boa!
Uau! Que trabalho bacana! Parabéns à equipe e muito obrigada! :)
Muito bom, conheci asimov pelo jovem nerd.
Vangelis! e ainda com sotaque soteropolitano, demais
Eu conheco a vóz do Track 4 em algum lugar do Jovem Nerd ... Nerd Bunker xD o que me deixou impresionado é que foi 10 anos atras o audiodrama!
Já tinha lido, o audio ficou muito bom!
Incrível, um dos melhores contos para começar a ler Asimov.
comentem aqui como vocês lidam com a vida depois de ouvir está interpretação do Asimov. estou com sérios problemas dissociativos e gostaria de algumas inspirações!!!
Vou usar uma frase de outra pessoa para descrever "No fim deus é uma criaçao humana", basicamente no fim, tecnológico ou não, nós, a humanidade criamos deus. No caso do conto o deus é a humanidade, a criadora do universo é ela também, ela fez a luz, e no caso da história como um todo nós, a humanidade, criamos o conceito de deus, o criador da luz e do universo.
Esse foi um dos contos mais fodas que tive a oportunidade de ouvir (e ler), Asimov seja onde estiver sempre será considerado um gênio sem precedentes.
Luis Guilherme Alcala Pesquise sobre a singularidade tecnologica
O verbo
@@silasgoncalves6741 Por que escreveu o Verbo?
Trabalho profissionalíssimo!!!!!!
Trilha sonora, narração, texto, efeitos!
Trabalho incrível amigo
Meu Deus q final INCRÍVEL!!!
Adorei os efeitos sonoros! E adorei q tem um nordestino nos representando no universo afora! o/ haha
é absurdo! é genial!
Mano, nunca tinha visto isso. Que fantástico!! Um salve para Asimov e para vocês!!
Que maravilha
Ganhou um inscrito, gostei demais do trabalho!!!! A seleção das musicas estão 10/10
Mais atual que nunca
Caramba... que final.
INCRÍVEL a união de fatos científicos para formar uma obra de ficção...Lei de Moore nua e crua por Asimov. Meu ídolo.
Cara isso mexeu comigo
Incrível
demais. vejo quase todos os dias :)
Assistindo em 2019, por indicação de Jam Vall Ellan (IEEA). Indico para quem gosta do assunto o livro: A dança dos elétrons e A divina Colmeia...
eu me arre pi ei
mds q foda
Sou fã do Isaac Asimov,pra mim na ficção ele é insuperável, gostaria de possível que vc publicasse o conto vencedor do concurso da revista Isaac Asimov Magazine (IAM) Como a Neve de Maio, descobrir seu canal foi um achado, gratidão 🙏
dos melhores contos de Asimov
Simplesmente espetacular!
Simplesmente fantástico! Parabéns!
Não conhecia o podcast, parabéns pelo trabalho!
Obrigado. =)
Esse vídeo deveria ter 1M de views, o tanto que isso é bom...pqp
Encontrei do nada aq no TH-cam, e eu tava esperando esse final mesmo, mas na época devia ser bem impactante,
Muito bom esse conto
Amei, amei amei, já ouvi 3 vezes e continuo amando. Fantástico..obgado
Otimo e lindo conto, maravilhosa trilha sonora. Mas esperava saber como AC fez a luz renascer já que toda energia e matéria do universo já tinham acabado. Mistérios do universo!!!!
Ele reiniciou o universo a partir de si mesmo.
"O Homem pensou consigo mesmo, afinal de uma forma ele se tornou um"
... que eles sejam um, assim como eu Tú somos um...
Favoritado !!!
Aaahhhhh minha cabeçaaaa!!!
INCRÍVEEEL! 🤯 e não pude deixar de perceber que Cezar Black também foi o bêbado vanguardista 😂
Cara.. esse conto do Asimov eh FODA !
Essa eu me arrepiei
Excelente produção!!! Parabéns!!!!
Muito bom. Deve ter dado um trabalhão para gravar e editar. Esse conto é muito bom.
Meu Deus.... Que final foi esse. Takeoparola.
Valeu mesmo!
Faça-se a luz! E, a luz, se fez!
Mim arrepiei
Asimov é Asimov...
Melhor final de todos
Excelente, fantastico!!!!! o sotaque deu um toque classico.. rssr
Bravo!!!!!
O cara do This is Brasil ksksks muito bom
Mtooooo bomm cara, faz uma parceria com o canal Conto um conto, espalhe essa energia, essa coisa boa que é um audio drama.
Pense nisso.
Espetacular.
Divino
Muito bom!
E SIMPLISMENTE MARAVILHOSA
show
Mano.... Q fodaaa!!! Pqp muito bom. Esperava por esse plot twist kssjsj
Parabéns pelo trabalho, ficou muito bom!! Parabéns!! (=
Muito bom.
Sensacional.
Muito, muito bom!
Cérebro em colapso
O universo é cíclico ❤️
Viajei, pirei e no final quase surtei🔭🌎💻🚀⏳☀🌟🎆🌌🌑🌀💡
"Die Roboter"! ótima escolha!!
Cara, que final.
Obrigado Maicon kuster por indicar isso, muito foda
O veio eu também vim pelo maikon e escutei tudo e não entendi nada
Muito bom. Mais um inscrito!
Caramba!
efeitos sonoros são os mesmos do nerdcast de rpg, mt foda
opa segura minha inscriçao e meu like ai !! muito bom!!!
É muita viagem… nós seres humanos não temos muitas informações sobre espaço e tudo é traçado pela velocidade da luz… e isso é um grão de arroz pro espaço, mais pra nós é uma grandeza inestimável.
Parabéns aos envolvidos, excelente audiodrama!
Pelo visto só eu que vim do flow......F
tambem
somos muitos preguiçosos, os menos devem ter ido ler mesmo hahaha
parece a voz do Pedro Duarte
É ele mesmo
Interessante pra mim ouvir esse audiodrama e, na segunda vez, foi após o Pedro Duarte virar host do Lá do Bunker, do Jovem Nerd.
Muito bom! Mas no inicio me diverti com o "russo nordestino" haha
kkkkkk vdd
Faça-se a luz!!!! OMG