Fiz cirurgia de vesícula estou tendo dores Disse a médica que é inflamação em algum nervinho Que precisa tomar antibiótico e antiinflamatório sera que é isso mesmo?
Oi Cleonice. Usualmente, após a cirurgia, mesmo as neurológicas, o paciente pode evoluir com dor na cicatriz cirúrgica. De modo geral, sugiro que você converse com o médico que fez o procedimento para esclarecer as suas dúvidas.
@@dr.marcelomagalhaes o cirurgião me encaminhou pro neurologista Disse que estou com dor neuropática no Hipocondrios O que é isso?? Tá me preocupando muito Meu abdômen tem bastante sensibilidade e ardência 😭
Dr. Mto Boa tarde !! So de ver o conteúdo do video ja fiquei contente e ver q vc responde todas as perguntas, mais feliz ainda. Ai vai meu caso, se puder comentar, agradeço mto. Nas minhas férias agora em Fevereiro, dia 17 de fev, fui andar de kaique no mar. Ja ao coloca-lo no mar, senti uma fisgadinha na regiao lombar, mas nada demais, tanto é q consegui remar cerca de 10 km entre ida e volta. No decorrer do dia senti dores na lombar, porem nada especial, dores q ja senti qdo por exemplo vou trocar um pneu furado. Durante a semana q se seguiu essa dor se intensificou um pouco e depois estabilizou e começou a diminuir. Porém começaram a aparecer os sintomas na perna esquerda. Logo notei a perda de força nela, ao ponto de perder o equilíbrio ao correr, brecar a corrida. Essa perda de força é somente na parte anterior da coxa, ou seja, virilha ok, panturrilha ok, posterior ok... somente os musculos da frente, abaixo do joelho ok. Meu ortopedista pediu a RNM de coluna lombar e o laudo n diz abaulamento, protusão ou extrusão de disco, ou seja, descartado hernia discal. Tem desgante de disco, desidrataçao de disco, etc. Fiz o ENM e ainda n tenho o laudo, mas o Dr. Neuro q fez o exame afirmou claramente q estou apenas c 40% de força disponível na frente dessa perna. No momento, após 1 mes dos sintomas, estou indo pra 3 sessao de isioterapia c especialista em coluna. Minha pergunta é: É possível lesionar o Nervo Femoral, irritar ou qualquer outro termo, sem q realmente tenha avido um trauma tipo corte, pancada forte, apenas por uma "fisgadinha" ? Qual outro exame poderia fazer pra ter certeza sobre essa possível lesão ? Tenho 41 anos, pratico esporte c frequencia, futebol, futevoley, surf, 79 kg. Mto obrigado se puder comentar. Abraço !!
Boa noite, Danilo. O esforço repetitivo pode acarretar doença de um determinado nervo, incluindo o nervo femoral. A eletroneuromiografia (ENMG) é o exame de eleição para avaliar o seu problema, especialmente após 3 semanas das manifestações, período esse, que aumenta a sensibilidade dessa modalidade de exame. O ultrassom pode auxiliar, porém, a ENMG é o exame padrão ouro para a avaliação nervosa. Sugiro que aguarde o resultado para retornar para as atividades esportivas. Retorne ao neurologista que solicitou a ENMG para ser novamente avaliado com o resultado do exame.
@@dr.marcelomagalhaes Ok Doutor... mto grato por responder !! Fiz o exame com 4 semanas após sintomas. Assim que tiver o resultado.. volto aqui pra comentar, até pra, quem sabe ajudar outros que vem ao seu canal. Abraços !!
Dia 18/03/2022 sofri um acidente, e tive um corte profundo na perna direita. Na upa aqui da cidade o médico que prestou os primeiros socorros disse que eu tinha rompido o tendão devido ao corte, e que só ia fechar o buraco por conta da hemorragia e que quando eu fosse transferida iriam abrir ele de novo pra poder operar. No outro hospital foi feito exames e graças a Deus não rompeu o tendão. Mas desde então, uma boa parte do meu pé eu não sinto direito, e como se fosse dormente quando passo a mão. Mas se qualquer coisa encostar da tipo uma sensação de choque, dói lá no fundo. Fora que do nada da umas fincadas muito profundas, tanto na perna quanto no pé. Oque pode ser? Será que um dia essa sensibilidade vai passar? Vou voltar a sentir meu pé?
Oi Annty. O seu caso necessita de uma avaliação de um cirurgião de nervos. Como você apresentou um déficit neurológico após o corte na perna direita, muito provavelmente você desenvolveu uma lesão de nervo periférico. A partir do exame físico e anamnese será possível identificar que nervo foi provavelmente lesado. É bem provável que algum exame complementar seja solicitado com intuito de confirmar o que foi identificado no exame físico. O tratamento dependerá do tempo transcorrido desde o acidente, grau de recuperação espontânea, resultado do exame físico, se existe ou não déficit motor. Importante lembrar que o atraso do tratamento adequado poderá comprometer o resultado. Caso você deseje, marque uma consulta on-line para conversarmos. Gentileza nesse caso me enviar uma mensagem para o e-mail para receber mais informações: marcelo7779@yahoo.com.br
Dr bom dia ..meu esposo teve uma fratura do tendon de Aquiles a dois anos ...o medico fez tratamento sem cirugia ... hoje o medico suferiu uma cirugia .... minha pergunta sim com a cirugia voltara a caminhar ..sim ese tendon de aquiles volta a funcionar ???
Oi Eloina Saavedra. Sem examinar o seu esposo não é possível lhe responder. Caso o músculo da panturrilha apresente a função preservada e a mobilidade do tornozelo esteja preservada é possível que após uma cirurgia no tendão de Aquiles ele consiga realizar o movimento de extensão do pé. Sugiro que procure um ortopedista especialista em pé para avaliar melhor esse caso clínico.
Doutor, levei uma pancada na parte superior da canela no futebol, senti muita dor na hora mas passou rápido, em questão de minutos. Parei de jogar logo e fui colocar gelo porque senti dormência na região (não tive nenhuma dificuldade pra andar nem dormência em outras partes). Ficou um galo, mas em questão de 1 ou 2 dias já tinha melhorado. A parte da pancada ainda está dolorida, mas uma pequena parte do músculo da frente da canela está dormente até hoje (4 dias depois). No dia, lembro que quando apertei em um ponto específico da região da pancada, senti uma dor gigante e uma sensação de choque. Fui no médico pra ver, e ele só me mandou tomar um remédio em caso de dor, pois o nervo ia se regenerar sozinho em um ou dois meses, mas não pediu raio x nem nada. Como é estranho sentir essa pequena parte do músculo da frente da canela sem sensibiidade (nunca senti isso), vim aqui perguntar o que o sr acha tbm kkk
Olá. Provavelmente o traumatismo comprometeu algum nervo sensitivo da sua perna. Nesta região da canela, passa o nervo fibular superficial que apresenta uma trajetória mais superficial, local onde pode ser lesionado durante um trauma. Sugiro que agende uma consulta com especialista de nervos para melhor definir que nervo está comprometido e que exame complementar deve ser solicitado.
Oi doutor cortei minha perna bem acima do tornozelo sarou, e agora meu tornozelo tá inxando bem o que será fais um mês que machuguei sinto ferotoada bem aonde cortei
Dr mim chamo Mauricelia eh tive mieliopatia e fiz a cirurgia, mais não tive melhoras a eletromiografia acusou desnervação crônica sinto muito choque no corpo sensação de fraqueza nos membros .
Oi Mauricelia. Desculpe pela demora em lhe responder. Importante citar que na mielopatia cervical em alguns pacientes, mesmo após a cirurgia de descompressão, podem persistir com parestesias (dormências) e/ou dor nos membros e/ou fraqueza. Infelizmente, nesses casos o tratamento é complementado por meio de medicação e fisioterapia.
Boa tarde sofri acidente tive traumatismo craniano ,fiquei em coma 72horas edema celebrar difuso . diagnóstico provável com lesão axonal difusa . Não sinto o meu pé direito Fiz exame a pouco tempo
Oi Carla Garcia. O traumatismo cranioencefálico (TCE) pode acarretar dormência/fraqueza nos membros. Importante a senhora passar por uma avaliação neurológica adequada para afastar outras causas, para os sintomas que vem apresentando. Algumas vezes, o paciente apresenta longos períodos de imobilidade no CTI o que pode levar a neuropatias compressivas de nervos nos membros, como o nervo fibular. Em alguns casos, podem ocorrer dormências e fraqueza como consequência desses eventos. Entretanto, apenas após avaliação neurológico que será possível confirmar adequadamente a causa dos sintomas que a senhora descreve.
Dr. eu tive corte no pulso no caso: Lesao parcial do nervo mediano onde mais ou menos 70% do nervo voi lesionado com o vidro sera que ele se recupera? to sem sensibilidade na digital polegar e lateral do dedo indicador da metade do dedo pra cima e um pouco de parestesia na regiao tenar da mao. e um pouco se atrofia na parte tenar
Oi Suzana. Dormência nos membros pode apresentar diferentes causas: Doenças psiquiátricas (ex.: transtorno ansioso), doenças metabólicas( ex.: hipotireoidismo, deficiências de vitaminas, diabete mellitus), doenças infecciosas, síndromes compressivas ( ex.: síndrome do túnel do carpo), doenças da coluna vertebral, doenças neurodegenerativas. Enfim, existem dezenas de causas. É muito importante procurar um médico para que a senhora seja avaliada adequadamente. Muito provavelmente o médico solicitará exames complementares para definir a etiologia dos sintomas. Não tome medicamento sem antes realizar uma consulta médica. O uso do medicamento poderá interferir nos exames que o médico irá solicitar. Espero que tenha lhe ajudado. Abraços!
Já passei por uma depressão profunda com duas tentativas de suicídio, e automulilação...março do ano passado num descontrole emocial dei uma cotovelada no vidro, e corte foi tão fundo que puder ver um dos nervos. Chegando na upa no momento da sutura informei a médica que não estava conseguindo movimentar o dedo mínimo e nem um anelar, então ela saturou e em seguida fiz o raio X, ela disse que estava tudo ok...eu insisti que não estava conseguindo movimentar os dedos e senão seria melhor ela me encaminhar para o hospital pra verificar senao havia danificado o nervos, ela disse que não...pois provavelmente era por causa do inchaço, passaram-se duas semanas e eu não conseguia movimentar os dedos...por medo de ser vítima de outra negligência e piorar o meu problema preferi não procurar um médico do sus, e só agora procurei pois vi que não conseguir pagar um médico particular...hoje a médica do posto de saúde disse que provavelmente não terá como reverter o dando causado, mas ainda assim ela me encaminhou para o ortopedista. Depois dela dizer disso estou me sentindo sem esperanças, até pensando em não ir na consulta com o ortopedista, por isso só gostaria de saber se o senhor conhece algum caso em que mesmo se passando 1 ano e meio houve melhora após a cirurgia? Estou ate mesmo pensando em não ir na consulta com o ortopedista.
Oi Adriano. Existem várias técnicas cirúrgicas que podem ser utilizadas no seu caso, mesmo após 18 meses do traumatismo. Procure um especialista em cirurgia de nervos ou um cirurgião de mão para uma avaliação inicial.
Boa tarde fiz uma cirurgia da coluna um ano e seis meses na tive melhoras o médico que né operou não fala nada faço fisioterapia três vezes por semana eu estou
Oi Leandro. Sugiro que até a cirurgia seja liberada pelo convênio, realize fisioterapia para que a amplitude de movimento das articulações do dedo comprometido não fique prejudicada.
Boa noite Dr. estava com dengue e tive muito dor e fraqueza no ombro esquerdo. Perdi o movimento do ombro e do antebraço. Diagnóstico foi sindrome de pardonage turner. A eletroneuromiografia e dia 14. Estou assim faz 45 dias. O que esperar nos próximos passos?
Oi Juliano. A doença de Parsonage-Turner é uma doença que causa muita dor mesmo e está associada a atrofia da musculatura do braço. A literatura médica descreve várias modalidades de tratamento que incluem fisioterapia, medicamentos para dor, corticoide em elevadas doses. Sugiro que consulte com um especialista na área para lhe acompanhar.
Dr. Minha amiga fez um procedimento estético no rosto e o pescoço não segura mais a cabeça dela em pé . Por favor o sr. Pode me explicar o que aconteceu?
Oi @user. Provavelmente, houve uma aplicação de toxina botulínica nos músculos responsáveis pela posição ereta do crânio. Possivelmente, os músculos da região posterior da região cervical foram afetados. Porém, somente será possível confirmar isso por meio de uma consulta médica e um exame físico adequado.
Oi Alessandra. Acredito que a Dengue não está associada à protusão discal. Pode ter sido uma coincidência entre o início da dor e você ter desenvolvido a infecção pela Dengue.
@@dr.marcelomagalhaes sim doutor , desde nova quando sorria ou dançava tinha uma pressão na nuca, fraqueza nas mãos , maxilar estralava , uma dor fina em direção ao seio direito , agora minha filha de 26 ano fez exame da coluna vê está com começo de protrusão em duas vértebras
Oi Thiago. A pergunta ficou um pouco confusa. Entretanto, acredito que você está perguntando como ficaria o controle da dor após a cirurgia. De modo geral, se bem indicado a cirurgia, o controle de dor pode ser satisfatório. Existem algumas características que aumentam a chance da dor permanecer após o procedimento: presença de transtorno depressivo, presença de outra doença que também acarreta muita dor, como a fibromialgia, longo período entre o surgimento dos sintomas e a realização da cirurgia. A cirurgia para hérnia discal não impede o surgimento de ciática no futuro. Visto isso, o paciente deve adequar a sua vida e realizar alterações em sua atividade laborativa com intuito de evitar a evolução do processo degenerativo em sua coluna vertebral.
Oi Danielle Sousa. O nervo ciático se posiciona logo abaixo dos músculos glúteos. Há artigos científicos na literatura médica citando o comprometimento desse nervo após a colocação de próteses nessa região do corpo. Importante saber se foi colocado tecido adiposo do corpo, "gordura" e/ou prótese. Em um primeiro momento, é indispensável conversar com o médico que realizou o procedimento para verificar se existe um comprometimento da integridade das próteses colocadas, isso pode ser feito por meio de exames de imagem, exame físico etc. Caso os seus sintomas sejam recentes (menos de 1 mês) existe ainda a possibilidade de que tenha ocorrido apenas uma neuropraxia do nervo, a qual é um tipo de comprometimento leve e reversível do nervo. Nesse caso é possível que desapareça os sintomas. Agora, se os sintomas perduram há mais de 3 meses, será necessário que eu realize um exame físico para checar se há sinais de comprometimento mais severo do n. ciático (ex.: verificar se existe redução do volume dos músculos inervados, se a área de comprometimento da dor corresponde ao n. ciático, se há alteração dos reflexos e se existe alguma manobra realizada com os membros inferiores que acentua ou ameniza a dor), realizar uma anamnese completa e por fim, solicitar exames necessários, tais como uma eletroneuromiografia dos membros inferiores. Caso os sintomas já persistam por tempo prolongado, há presença de comprometimento motor ou falta de controle da dor mesmo em uso das medicações, é discutido com a paciente a possibilidade de uma cirurgia para a retirada da prótese. Importante lembrar que a consulta médica e anamnese é fundamental para que a tomada de conduta. Se você quiser, marque uma consulta comigo, atendo em BH e Montes Claros- MG. Abraços
Dr me responde por favor dezembro de 2023 eu colhi sangue na veia da mão ja fez 1 mes que a mão esta inchada doi muitos e não consigo fazer pegar nada , tome antiflamatorio , mas não resolve o que pode ser? Sera que a força da mão vai voltar?
Oi Neusa. Algumas vezes, após a punção venosa pode desenvolver uma flebite em que o membro fica dolorido e com edema local. Seria interessante a senhora procurar um médico para avaliar mais adequadamente o seu caso.
Boa noite Dotor o meu irmão sofreu um acidente de moto mas só machucou o queixo ele foi na upa aí falou que não foi grave agora ele está com problema no pescoço está endurecendo aí fica tremendo e está com aparência de deficiência já fez duas ressonância e não da nada vc poderia mim ajudar o que será isso
Oi Maria V. Sem examinar e realizar uma anamnese do seu irmão não é possível comentar muita coisa. Alguns pacientes após traumatismos da face, crânio ou pescoço podem evoluir com dores crônicas e limitação da movimentação cervical, mesmo com ausência de alterações em seus exames. Isso pode ocorrer porque, durante o trauma, pode ocorrer danos musculares, ligamentares e articulares que não são visualizados nesses exames.
Olá doutor, Time um acidente de moto e fiquei com o pé caído desde fevereiro, realizei uma eletroneuromiografia e o resultado foi : " indicativos de processo neuropático periférico subagudo, caracterizado por lesão do nervo fíbular comum D, em provável topografia do colo da cabeça da fíbula, tendo havido degeneração axonal distal, em grau muito acentuado, de suas fibras nervosas sensitivas e motoras. " Seria uma axonotmese? O ortopedista disse que teria até um ano pros movimentos voltar mas não me passou nenhum medicamento
Oi Matheus Barbosa. Seria interessante o senhor agendar uma consulta para melhor avaliar o seu caso e checar os exames complementares realizados. Importante salientar que cada paciente deve receber um tratamento personalizado e realizar generalizações de tratamento para esse tipo de lesão não é algo factível. Como se trata de uma lesão do nervo fibular com aproximadamente 4 meses de evolução e sem melhora com o tratamento conservador eu indicaria a cirurgia de descompressão do túnel do nervo fibular com intuito de aumentar as chances de recuperação motora.
Boa noite Dr. Fiz uma cirurgia de lca no joelho, o médico lesionou meu nervo safeno, nao tenho sensibilidade na perna depois da cirugia (ja faz 7 meses) , e sinto queimacões internas, no decorrer do nervo. No exame aparece lesão nervo safeno D. É possivel minha sensibilidade e a dor acabarem com o tempo? O medico nao me encaminhou pra uma cirugia de correcao e disse que em 2 anos no maximo estarei normal. Mas nao me sinto bem, dores diarias me incomodam. O sr ja tratou um caso parecido? Terei que passar por uma cirugia pra correcao? Desde ja obrigado.
Ola amigo. Como já decorreu muito tempo desde o início dos sintomas é provável que não ocorra mais uma reversão espontânea do quadro de dor. Existe a possibilidade da reconstrução do nervo com o uso de enxerto. Entretanto, não é possível garantir 100% de controle dos sintomas. Provavelmente irá amenizar o quadro. Já fiz reconstruções similares no passado. Abraços
Boa noite doutor fui. Extraí um dente do ciso a 5 meses A parti do mês q passou comecei a sentir meu olhos e rosto todo queima o poderia ser alguma inflamação no nervo
Oi Bruno. É pouco provável que a extração do molar tenha acarretado esse tipo de dor, visto que o nervo desse dente não inerva toda da face. Sugiro que o senhor agende uma consulta com um neurologista para avaliar melhor sua situação clínica. Existe a nevralgia do trigêmeo que pode provocar dor facial intensa, entretanto, essa doença quase sempre afeta apenas um dos lados da face.
Oi Reginaldo. Significa que há um dano nos nervos cervicais C5, C6 e C7. Axonal significa que há dano das fibras internas do nervo, abaixo da camada de mielina, a qual é a "capa" que recobre o nervo. Crônico significa que essa doença já é antiga. Existem várias doenças que podem acarretar isso, tais como hérnia de disco da coluna cervical.
Oi Carlos Felipe. Se ocorreu o corte do nervo, após o corte, já se manifesta dormência e/ou fraqueza para se realizar movimento do membro afetado. O exame físico detalhado já é suficiente para se verificar se ocorreu lesão. Entretanto, alguns exames podem auxiliar no caso de dúvida, como a ultrassonografia e eletroneuromiografia do membro afetado.
@@dr.marcelomagalhaes Entendi, eu havia indo na upa pra suturar um corte e a doutora não quis por que achou que havia corta o nervo pois estaria sangrando muito e daí então me encaminhou pra um raio-x em outra upa, foi correto? Me passou uma insegurança na hora, eu estou com uns movimentos ok e sem dor.
Olá Dr. Retirei a safena parva, tudo leva a crer que lesionou meu nervo sural, nenhum profissional que me atendeu levantou essa possibilidade. Faz um ano e oito meses que operei, uma recuperação extremamente dolorida, fiquei um mês sem andar, voltei aos poucos. Hoje sinto dor ao tocar a região da panturrilha, ela é rígida, tive redução da força e da flexibilidade. Vale a pena investigar o nervo sural, ainda mais depois de tanto.tempo?
Oi Lucélia Martins. O nervo sural é um nervo puramente sensitivo. Quando se resseca esse nervo, não acarreta perda de força em nenhum músculo da perna. O único déficit observado é dormência em uma pequena área de pele, na parte lateral do pé. Algumas vezes, as cirurgias da perna podem ocorrer uma lesão do nervo, no entanto, sem acarretar o corte completo do nervo. Esse tipo de lesão pode levar ao surgimento de um neuroma que por meio da palpação sobre pele pode acarretar uma dor em choque. O exame de eletroneuromiografia poderá auxiliá-la melhor e verificar se houve lesão de outro nervo da perna.
Doutor ,fiz um lifitung facial e i medico lesionol o miofacial,estou fazendo fono e aolicacao a kaser MN as esta dificil recuperar a forca do labio superior,oque fazer?
Oi Fátima Ribeiro. Tenho alguns casos de lesão do nervo facial após procedimento estético na face, especialmente o laser. O primeiro passo é realizar uma consulta médica e exame físico para melhor definição do seu caso. A realização do exame de eletroneuromiografia dos músculos da face pode lhe dar alguma dica a respeito da situação do seu nervo facial. O exame pode, por exemplo, sugerir que a lesão é ocorreu em um grau mais leve ou grave, bem como, descrever se a lesão do nervo é completa ou parcial. Outra observação importante: se está ocorrendo algum grau de recuperação com as terapias de reabilitação realizadas, isso sugere que o nervo não foi seccionado e que ele está em processo de recuperação. Por outro lado, se após alguns meses de reabilitação, você não está observando recuperação, isso sugere que o nervo foi lesado com uma maior gravidade.
Olá, doutor. No meu caso, desenvolvi dores na região abdominal e membros inferiores (especialmente virilha e parte inferior da coxa) após uma cirurgia de vasectomia. Além disso, também tenho dores testiculares e na região genital. Aparentemente trata-se de dor “neuropática”. Estou com meses de Pregabalina, com 300/450mg, mas sem efeitos significativos. Antes da cirurgia eu não tinha nenhum problema de saúde. Portanto, o senhor acha que um eventual bloqueio anestésico em todo o nervo genitofemural poderia auxiliar? A vasectomia em si (na manipulação do cordão espermatico) teria o condão de ocasionar uma lesão deste tipo de natureza? OBS: fiquei na dúvida de lesão entre nervo pudendo ou genitofemural. Caso não surja melhora, estou avaliando também a possibilidade de reversão de vasectomia (para ajudar também com o processo de epididimite).
Oi amigo. Andei lendo sobre o assunto para lhe ajudar. Cerca de 1% dos pacientes submetidos à vasectomia podem evoluir com esse tipo de dor testicular. Entretanto, não é citado presença de dor em outras partes do corpo. A causa da dor nesses casos não é bem descrita e por isso existem várias teorias sobre o assunto. É descrito a possibilidade de um bloqueio com intuito de identificar se a origem da dor decorrente. O bloqueio com anestésico é feito no funículo espermático. Caso um bloqueio anestésico aliviar a dor temporariamente, há possibilidade de se realizar a microdenervação cirúrgica do cordão espermático como medida de tratamento definitivo.
Oi Damon Henrique. Geralmente, trauma na região do trajeto do nervo em um membro acarreta apenas contusão no nervo, sem a sua ruptura. Há casos de traumas mais graves, como aquelas que ocorrem em fraturas de membros, em que a ocorrência da ruptura do nervo é possível. Por exemplo, fratura do joelho ocorrida por um acidente de moto levando à ruptura do nervo fibular comum.
Há 19 dias tive um corte no dedo indicador da mão esquerda que cortou também o nervo mediano. Na urgência foi somente suturado externamente. Estou vendo a possibilidade de fazer uma nova intervenção cirúrgica com 27 dias para conexão desse nervo. Devido ao tempo, quais as chances desse nervo voltar ao normal de 0 a 10?
Oi Geraldo. Quanto mais rápido for o procedimento de reconstrução do nervo maior será o grau de recuperação. De modo geral, lesões cortantes do tipo limpa, provavelmente o seu tipo de lesão, o ideal seria a cirurgia nos primeiros dias. Não é possível quantificar o grau de recuperação, conforme já comentei em vários vídeos, o sucesso da microcirurgia de reconstrução do nervo depende muitos fatores: experiência do cirurgião, tempo de lesão, tipo de fio utilizado, tipo de lesão traumática, presença de comorbidades, localização da lesão no nervo, tipo de nervo, etc.
Doutor. Estou com uma luxação no nervo do pulso na região do polegar, o que o senhor indica de tratamento. Já coloquei a atadura para sustentar, quantos dias de cicatrização ? E qual remédio ?
Oi colega. Quando você comenta luxação do nervo do pulso é um termo muito vago e por isso não consigo definir adequadamente o que ocorreu. Foi uma entorse? Uma lesão de nervo? Que nervo? Houve corte? Foi uma lesão de tendão? Muitas vezes esse termo luxação é utilizado para várias doenças. Quando tiver um tempo, me passa mais informações para poder lhe ajudar adequadamente. Existem doenças que necessariamente será preciso repouso e uso de uma ortose, e, por outro lado, ha algumas em que o tratamento será realizado com fisioterapia e mobilização do membro precocemente. Fico no aguardo. Abraços!
@@dr.marcelomagalhaes Boa Noite Doutor. Eu estava no futebol e bate meu corpo com o do adversário e acho que a mão foi de mau geito, e acabou lesionando o nervo, ele inchou, ai levei para um senhor puxar, e ele disse que tinha sido uma luxação no nervo, a região que aconteceu isso é do polegar direito acho que é o Extensor Longo ou Curto do Polegar, ele colocou no lugar e imobilizou com bandagem, mas gostaria de saber se apenas isso resolve ? Ou devo tomar Remédio ? E qual seria o tempo de cicatrização ? Compressas de água ajuda ?. A mobilidade da mão continua normal
Obrigado pelos detalhes do ocorrido. Como o seu caso envolveu tendões do polegar, sugiro procurar um ortopedista para avaliá-lo melhor. Eu trabalho com lesões de nervos em diferentes partes do corpo. Infelizmente, o meu conhecimento não me dá um suporte para dar opinião sobre o seu caso. Desculpe-me não poder lhe ajudar. Sugiro um anti-inflamatório até que você realize uma avaliação adequada. De toda forma, fico à disposição.
Dr semana passada eu fui ao médico com dor no joelho, chegando lá o médico me passou uma dexametasona, quando ele aplicou a injeção eu não senti nada mas a noite senti dor lombar e minhas pernas pesadas, 3 dias depois comecei a sentir fraqueza na perna e dormência embaixo do pé. Sinto esses sintomas na perna direita e a injeção foi na esquerda. A injeção pode ter afetado meu nervo ciático?
Oi Carlos. Acredito que a injeção não tenha associação com os sintomas que o senhor apresentou nas pernas. Quando ocorre lesão do nervo ciático por injeção, a dor é na hora e de forte intensidade e do mesmo lado que foi aplicada.
dr. boa noite depois que tomei uma injeção no quadril p uma dor tipo cansaço foi no dia 27/11/23 no outro dia de manhã fiquei com dores no nervo da coxa panturrilha e canela fiquei 9 dias de cama não aguentava parar muito em pé ficava mas na cama e depois no décimo dia melhoroyum pouco tomando antiinflamatório.mas a dor melhorou a coxa a canela mas ainda doe um pouco atras do joelho encima da panturrilha.ja tem 20 dias ainda não sumiu tudo será que pode ter afetado algum musculo ou pode ser ciático coluna?
Oi Reginaldo. Em raros casos, a injeção ou mesmo o medicamento alcança o nervo ciático. Os sintomas podem persistir por meses, em alguns casos. Será importante você marcar consulta com um médico neurocirurgião ou neurologista para melhor avaliação do seu caso. Alguns exames, como a eletroneuromiografia e RM do quadril poderão exibir alterações do n. ciático, caso ele tenha sido afetado.
Fiz uma cirugia de lca, já tem 4 meses e sinto umas pontadas ou puxões ao lado onde foi feito o corte para retirar o enxerto, sinto como se fosse um nervo, pode ter haver?
Oi Claudemir. O local onde se retirar enxerto de nervo, especialmente o nervo sural, pode evoluir com dor. Isso é muito raro e não está associado à técnica utilizada pelo cirurgião. Entretanto, existe tratamento para esse tipo de problema. Assista o vídeo sobre neuroma que gravei há algum tempo, lá comento um pouco sobre esse problema.
Dr boa noite, à 3 anos eu tomei uma injeção, e creio que pegou algum nervo, e até hoje o nervo não se regenera, já fiz ressonancia magnetica e eletroneuromiografia, e não deu nada... mas o que me incomoda, é que depois da injeção, eu sinto muita sensibilidade na minha panturrilha, e dói tbm embaixo do meu calcanhar, quando eu caminho, a sensação da minha panturrilha fica muito ruim, como se os musculos da panturrilha estivessem cansados, uma sensação muito ruim... pode ter virado um problema crônico ? pq ja fazem 3 anos que tomei a injeção e pegou algum nervo que comprometeu a sensibilidade da minha panturrilha e a dor embaixo do meu calcanhar quando fico muito tempo em pé... fora a dor no gluteo tbm que dói tbm somente do lado que foi aplicado a injeção...
Oi Aleandro. A lesão do nervo ciático pela aplicação de injeção na região glútea é muito rara, visto que esse nervo se posiciona em um plano abaixo de muitas camadas de músculos. Caso a dor no membro inferior tenha surgido imediatamente após a injeção no glúteo, provavelmente decorreu desse procedimento. Agora, se dor surgiu no membro inferior, semanas ou meses após a injeção na região glútea, a origem da dor pode ser de outra natureza. No seu caso seria interessante um exame da coluna lombossacral, visto que esse tipo de sintoma, na maioria das vezes, decorre de hérnia discal lombar. Imagino que uma ressonância magnética da região glútea poderia auxiliar no caso. A eletroneuromiografia (ENM) é um exame que precisa ser muito bem feito, com profissional com experiência. Nota-se que até mesmo a temperatura da sala no dia do exame pode influenciar no resultado, bem como a marca do aparelho utilizado. Infelizmente, já recebi pacientes com resultado de ENM de qualidade duvidosa que comprometeu o raciocínio clínico.
@@dr.marcelomagalhaesDr.boa noite eu sou a Lourdes sou Angola nasce bem e aos dos anos fiquei doente e tive de apanhar injeções e em uma dessas injeções fiquei com defeito na minha perna esquerda ,a direita é mas grossa e longa que a outra ,agora tenho 37 anos ,claro meu pé já caio ,manco etc ,será que existe um tratamento para reverter esse problema ?obrigada pela atenção
@@canaldakalende4293Oi Lourdes. Será necessária uma consulta médica para melhor avaliar o seu caso. De modo geral, se o seu pé conseguir realizar inversão, tecnicamente, será possível ser submetida à cirurgia de transferência miotendinosa do músculo tibial posterior para restaurar o movimento de dorsiflexão do pé. Outro ponto a ser considerado é checar se não existe um encurtamento do tendão aquileu. Quando existe esse encurtamento, será necessário realizar também um alongamento desse com intuito de melhorar os resultados cirúrgicos.
Tive uma luxação de joelho e como consequência lesionou o Nervo fibular em quando tempo eu tenho que fazer a cirurgia ou até quantos meses eu espero com o tratamento conservador?
Oi Robson. O primeiro passo é consultar o mais rápido possível com um cirurgião de nervos para lhe avaliar de forma adequada, por meio de uma anamnese e exame físico. Lembre-se de que quanto mais tempo passar entre o momento da lesão e cirurgia de reconstrução de um nervo, menor será a taxa de recuperação (Nos casos em que a cirurgia for indicada). Após a consulta e realização de exames complementares será possível verificar se o nervo foi seccionado ou se permanece em continuidade (não seccionado) ou se alguma recuperação motora já está em curso. Quando o nervo é seccionado, a cirurgia é indicada o mais breve possível, para promover melhores resultados. Por outro lado, quando o nervo está em continuidade, (estou falado do nervo fibular) existe discrepância entre os diferentes livros e artigos sobre o momento ideal de abordagem cirúrgica, de modo geral, os cirurgiões esperam entre 3 e 6 meses nas lesões em que o nervo apresenta continuidade em sua estrutura, para indicar a cirurgia.
@@dr.marcelomagalhaes obrigado Dr pelas orientações. Estou em litígio com meu plano por um especialista em nervos periféricos. O neurologista do meu plano que não é especialista disse só depois de um ano e meio.
Olá Tamires. Seria interessante ele consultar com um médico para verificar a causa. Não é normal apresentar esse tipo de alteração espontaneamente. A causa mais comum de dormência nos pés é a polineuropatia diabética.
Olá, Dr. No dia 04/01/2024, tive um corte, aparentemente, profundo no dedo do meio da mão direita, com linha de pipa. Fui ao UPA algumas horas depois, mas não quiseram suturar, devido ao tempo transcorrido e me passaram apenas um antibiótico e um anti-inflamatório. Desde esse dia, um lado da ponta do meu dedo (lado do local que foi o corte) aparenta estar dormente e estou sentindo bastantes pontadas, tipo um choque, sempre que faço algum movimento brusco (estou conseguindo mexer normalmente o dedo). Esses sintomas são indícios de que afetou o nervo? E, naturalmente, isso irá passar ou preciso ir a um médico especializado?
Oi cadetesilva. Muito provavelmente, ocorreu uma lesão do nervo digital durante o corte no dedo. Sugiro que você seja examinado por um especialista em cirurgia de nervos para ser melhor avaliado. Em alguns casos, a lesão é parcial e de menor gravidade que pode ocorrer a recuperação completa do déficit ao longo do tempo. Por outro lado, a persistência dos sintomas ao longo dos meses, indica que a lesão é de maior gravidade e que não apresentará recuperação sem um tratamento cirúrgico.
No meu caso, é o nervo unar do cotovelo esquerdo que já foram feito duas cirurgias e não adiantou, continuo sem sentir o dedo mindinho e metade do dedo anelar. Desde de 2015 ,não tem mais volta?
Oi Luisa. Pelo relatado, a Sra. foi provavelmente submetida a cirurgia para a descompressão do nervo ulnar. Infelizmente, esse nervo não possuiu uma taxa de recuperação semelhante aos outros nervos do membro superior, tais como os nervos mediano e radial. Caso o nervo ulnar, previamente ao tratamento cirúrgico, já se apresenta muito comprometido, os resultados podem apresentar uma taxa de sucesso menor. De toda forma, há a possibilidade em realizar uma transferência nervosa distal em que o nervo ulnar recebe fibras sensitivas originadas de outro nervo próximo. Essa cirurgia pode ser uma possibilidade de tratamento para o seu caso. Qualquer dúvida a Sra. pode agendar uma consulta via on-line, para isso, gentileza entrar em contato via e-mail. marcelo7779@yahoo.com.br
No caso da lesão medular? Eu tenho uma lesão na medula espinhal c5 c6. Perdi coordenação mas mãos e nas pernas. Fiz cirurgia não deu certo. Até piorou as dores aumentaram. Será possivel melhorar?
Oi Renato. A respeito da dor, se existem atualmente procedimentos não ablativos como o estimulador medular que poderiam amenizar a dor. Neste procedimento, um eletrodo é posicionado na coluna cervical, em um nível acima da lesão e os estímulos elétricos produzidos pelo dispositivo proporcionam uma redução na condução da dor. A respeito da fraqueza motora imposta pela lesão medular, existem as transferências nervosas distais nos membros superiores que poderiam ser uma opção para o senhor. Nele, um nervo saudável é sacrificado e suas fibras motoras são transferidas para outros músculos, com intuito de restaurar algum movimento importante comprometido. Outra opção, é uma transferência muscular, em que o tendão de um músculo saudável é fixado em outro que não possui função com objetivo de restaurar um movimento perdido que é relevante.
Olá! Estou com o pé caído ou pé equino. Tomando remédio e fazendo fisioterapia. Foi pontual e não relacionado à coluna. Estava sentada e uma criança sentada em minha perna. Lesionei o nervo. Cace cirurgia? grata
Oi KV. O primeiro passo é marca uma consulta com especialista. Provavelmente, ele irá solicitar um exame de eletroneuromiografia para confirmar o diagnóstico. Caso a lesão seja compressiva, conforme você descreveu, até 3 meses seria prudente apenas observar a evolução do caso e realizar fisioterapia. Após 3 meses, alguns autores já sugerem a descompressão cirúrgica do nervo fibular, com intuito de restaurar o movimento de dorsiflexão do pé. Após 6 meses de lesão, as chances de recuperação espontânea já diminuem. Após 12 meses, é provável que a realização da transposição miotendinosa tenha um resultado mais satisfatório que a simples descompressão do nervo fibular. Importante salientar que cada paciente tem suas particularidades. O que falo aqui é apenas uma orientação geral. Caso queira realizar uma teleconsulta podemos agendar. É só mandar uma mensagem via email para combinarmos: marcelo7779@yahoo.com.br
Oi Valdemir. Existem dezenas de causas para dor abdominal e é muito pouco provável que uma lesão de nervo acarrete dor abdominal. O mais sensato seria uma consulta com um gastroenterologista para excluir as causas mais comuns desse tipo de dor, como a dispepsia. Existe porém uma causa rara de dor abdominal que é o Herpes Zoster. Nessa doença, o paciente apresenta lesões vesiculares em uma região lateral do abdome que se inicia próximo à coluna vertebral e se estende até a região da barriga. Vulgarmente, a população denomina essa infecção pelo vírus da Varicela Zoster como "cobreiro". Após as vesículas secarem, fica uma cicatriz de coloração mais escura na pele.
Ótimo vídeo Dr, meu filho de 14 anos fraturou a Tibia diáfise correção com placa e fíbula proximal conservador, faz 21 dias, ele tem todos movimentos do pé normal ,só não consegue mover o dedão para cima , para baixo tá normal . Devo me preocupar?
Oi Edson. Provavelmente, a fratura comprometeu parcialmente o nervo fibular responsável pelo movimento de extensão do hálux. Interessante que ele passe por uma consulta com especialista de nervos para uma avaliação.
@@dr.marcelomagalhaes obrigado pela atenção Dr. Adiantei o retorno com o ortopedista mas se tiver que operar só para recuperar esse movimento não sei se vale o risco 😢
Consultei com o ortopedista hoje e ele mandou começar a fisioterapia e se não der resultado em 2 meses procurar um bom neuro. Estou com receio de esperar todo esse tempo. A propósito dr. A eletroestimulação é indicado para essa lesão parcial depois de 30 dias ?
Por favor me ajuda eu fiz um exame de eletroneuromiografia e como tenho problema de coluna e o exame mostrou-se uma polineuropatia Axial amielinica e eu sinto muito cansaço fisicamente estou muito fraca não consigo andar sozinha tenho que usar a bengala e ajuda aínda de uma pessoa não sei o que fazer pois o neurologista disse que e leve mas não consigo andar e tenho dores da cintura pra baixo e dormente pernas até o quadril e pé mão sem sensibilidade nas pontas dos dedos das mãos sou de Guarujá-SP por favor me ajuda 🙏
Oi Maria Freitas. Existem várias causas de polineuropatia, na verdade, dezenas. A causa mais comum de neuropatia dos membros é o Diabete Mellitus tipo 2. O padrão de polineuropatia que a senhora descreve parece muito com a sensitivo-motora que quando em um estágio mais avançado, compromete também as mãos. Esse padrão de doença é descrito com "bota e luva". É muito relevante que a senhora realize uma consulta para melhor definir a causa de seu problema e consequentemente uma indicação correta do tratamento. Paciente com polineuropatia usualmente necessitam de vários exames de sangue e em alguns casos, biópsia do nervo, além da eletroneuromiografia.
@@dr.marcelomagalhaes e aqui no Guarujá não temos outro médico neurocirurgião neurologista não tenho condições de pagar não sei o que fazer estou muito doente cansada e não temos a quem recorrer vou fazer avaliação de fisioterapia dia trinta de junho agora mas não sei o que fazer 😢😢 mesmo assim muito obrigado pela atenção Deus abençoe VCS bom trabalho 🙏🙏
num procedimento cirúrgico a anestesista tentou inserir o acesso no pulso , ma direcao do tendao, mas ela errou e aparentemente acertou um nervo , doeu muito na hora , a agulha chegou a entortar na tentativa , ao ver minha dor ela desistiu e partiu pra mao na altura do mindinho ...um semana depois percebi choques acontecendo em determinados movimentos , quando estivo o braço e o dedao e quebro o punho para baixo , da mesma forma wue sinto choque quando toco a regiao wue foi furada... sinto um choque consideravel que acentua uma dor até o meio do dedao... perguntei a medica e ela disse que devo fazer compressa morna no local wue provavelmente com o temo o desconforto vai desaparecer ... quanto tempo leva ? se persistir ? pode ser grave?
Oi Thiago Lupe. Em algumas punções, pode ocorrer a sensação de choque no membro após punção venosa. Como a sua dor surge apenas no movimento da mão, sugere que o processo seja algo benigno. Quando sofremos uma lesão de nervo, os sintomas são persistentes, mesmo sem movimento do membro. No seu caso, se o nervo tivesse sido lesado, a dor e/ou dormência se instalaria imediatamente após a punção e não necessitaria do movimento do membro para se manifestar. A orientação dela em colocar uma compressa morna irá ajudar a reduzir o processo inflamatório local que ocorre após uma punção venosa e/ou arterial.
Oi Mike. O primeiro passo é procurar um médico que trabalha com doenças de nervos para que você seja examinado adequadamente. No cotovelo, em algumas pessoas, o nervo ulnar pode se deslocar da posição fisiológica para fora do canal osteofibroso. Isso pode ser identificado através do exame físico, em que o movimento de flexão do cotovelo, nota-se a luxação do nervo para fora desse canal. Outro método atualmente utilizado, é o exame de ultrassonografia. De modo geral, caso seja esse o seu caso, a luxação do nervo ulnar não é uma doença por si só.
Oi Shimo. O primeiro passo é procurar um profissional que trabalha com doenças de nervos. Será fundamental passar por uma entrevista médica e exame físico, para verificar a existência de déficit neurológico, bem como, que nervo está comprometido. Caso seja confirmado o déficit, será necessário a realização de exames complementares com objetivo de confirmar o diagnóstico e a etiologia.
Olá doutor, sofri um acidente de moto á 40 dias, o ombro saiu do lugar, tive fratura no umero proximal, rompi 2 tendoes do manguito e machuquei o nervo axilar, o resultado da ENMG foi lesao axonal a nivel distal com desnervacao no deltoide sem sinal de reinervaçao, 2 ortopedistas que passei falaram que o nervo axilar vai se recuperar e com fisio e tempo vou voltar a ter o movimento de elavaçao do braço, mas tenho medo de meu caso ser cirúrgico, o senhor pode me ajudar?
Caso você não recupere o movimento de abdução do braço em torno de 3 meses, podemos começar a pensar em um tratamento cirúrgico para reinervação do músculo deltoide. Uma possibilidade para a recuperação motora do ombro é a cirurgia de Somsak para reinervação desse músculo. Depois dê uma olhada no vídeo em que comento sobre essa técnica. Caso queira um orçamento para esse procedimento, pode me enviar uma mensagem para : marcelo7779@yahoo.com.br
@@dr.marcelomagalhaes certo, e quais são os ganhos que eu começo a ter durante esse tempo? Porque movimento eu nao tenho nenhum, mas quando eu aperto a mao e faço forca o meu deltoide ele se reposiciona na sua posição normal, quando paro de fazer força ele se atrofia novamente, eu comecei a reparar esse movimento tem ums dias, nao sei destinguir se é uma forma de ver que o musculo ja esta recebendo sinais do nervo ou se é normal mesmo ele contrair e se posicionar no seu local mesmo estando com o nervo lesado. Após eu fazer a cirurgia do manguito e eu ver que nao tive nenhum resultado, algo que quero que nao aconteça, entro em contato com o senhor, o senhor aceita plano de saude?
Doutor, boa noite . Meu irmão sofreu uma lesão no rosto , mais especificamente abaixo do olho até a linha da barba . Está bem inchado, porém esta sem o movimento do lábio superior do lado da lesão . Há a possibilidade de ser apenas causado pelo inchaço a perda de movimento ? Ou pode ter ocorrido o rompimento do nervo facial ? Nesses casos de rompimento é possível o “religamento” desse nervo ? Desde já , grato
Bom dia Thomas. O primeiro passo é ele agendar uma consulta com cirurgião de nervos para avaliá-lo melhor. A lesão na face, provavelmente acarretou uma lesão do nervo facial, especialmente se não houve melhora dos sintomas após algumas semanas do evento. Além do exame físico, em que é possível identificar o músculo/nervo comprometido, existe a eletroneuromiografia da face, em que é possível determinar que grupo de músculos ficou comprometido e o grau de lesão do nervo facial. Caso os exames confirme a lesão do nervo facial sem evidência de recuperação, muito provavelmente, o paciente deverá ser submetido a uma cirurgia. Lembre-se que o tempo irá influenciar no resultado da cirurgia de reconstrução de nervo, quanto mais tarde pior. Importante citar que não é possível afirmar nada sem uma avaliação cuidadosa do caso.
Ola! Meu esposo sofreu um acidente de carro ha 6 anos atrás, um dia após o acidente, ele começou a sentir uma dor na garganta. Ja fez varios exames e nao descobriram nada, está aguardando agora o resultado da ressonância magnética. Pode ser uma lesão no nervo? Tem chances de curar esse nervo? Obrigada!
Olá Fabiola. Dor crônica na garganta é algo incomum. Como a dor surgiu na época do traumatismo, é provável ter alguma associação ao acidente. Há um tipo de dor na garganta decorrente da neuropatia do glossofaríngeo. Nesse caso, a dor é em choque, de forte intensidade que se apresenta pouco responsiva aos medicamentos. Entretanto, o diagnóstico deve ser realizado após uma consulta médica detalhada, além da avaliação de exames de imagem do crânio.
Olá , tive uma queda muito grande quando tinha as 10 anos que possivelmente lesionei o nervo torácico longo .. hoje estou com 29 anos e tenho escapula alada.. já fiz vários exames entre eles eletromiografia que deu tudo bem , porem já fiz fisioterapia durantes estes 2 últimos anos sem resultado nenhum , é possível o exame ter dado falso positivo ? ou seja entre os 10 anos ate ao limite de crescimento máximo do corpo que tive o nervo também cresceu, mas deve ter ficado uma boa parte lesionada , é possível ?
Oi Alexandre. O primeiro passo seria agendar uma consulta com especialista em nervos para confirmar a lesão. Provavelmente, será necessário um exame complementar como a eletroneuromiografia para confirmar a lesão do n. torácico longo. Uma vez confirmada a lesão, visto o longo período desde o traumatismo, não há como recuperar o músculo serrátil anterior. Entretanto, há uma técnica cirúrgica em que a escápula é fixada nos arcos costais. Seria uma opção interessante para você.
Oi doutor eu fazia musculação até um certo dia do lado da minha perna próximo ao meu quadril eu senti como se minha perna estivesse anestesiada uma semana depois venho a dor estou a mês e meio com essa dor que não passa isso seria compreenssão de um nervo ?
Oi Priscila Bimbatti. Segundo o seu relato, os seus sintomas se assemelham mais a um quadro clínico de lombociatalgia após esforço físico. Seria interessante marcar uma consulta médica para ser examinada. Como a dor persiste há mais de 45 dias, muito provavelmente o médico irá lhe solicitar um exame complementar de modo a melhor identificar a causa da dor. De certo modo, a ciática é um tipo de compressão de nervo espinal que ocorre lá na coluna vertebral. Importante citar que existem dezenas de causas de dor na coluna que se irradia para o membro inferior.
@@dr.marcelomagalhaes muito obrigada doutor por responder eu passei segunda em um ortopedista da minha cidade ele disse que estou com bursite daí no colsuririo ele corrigiu minha bacia e disse que a dor ia passar em 3 dias , mas ainda não passou nesse caso de bursite não necessita fisioterapia?
Olá Dr . tiver um corte transfixante com um pedaço de vidro, três dedos acima do tornozelo,tive lesão completa do nervo tibial e lesão do tendão flexor longo do hálux , estou muito preocupa qual as consequências pode me causa? não estou conseguindo andar ,posso recuperar? já realizou o ligamento do nervo.
Oi Gislene. A recuperação dependerá do tempo entre o momento da cirurgia e o momento da lesão do nervo, se foi utilizado enxerto ou não durante a cirurgia e se também foi realizado o tratamento adequado do tendão comprometido. Durante o período de recuperação, é interessante manter o contato com o médico que realizou a sua cirurgia, para sanar as dúvidas e manter as sessões de fisioterapia.
Oi Celso. Existem sim algumas opções de tratamento para o pé caído. A primeira opção seria a transferência miotendinosa do músculo tibial posterior para o músculo tibial anterior para restaurar o movimento de dorsiflexão do pé (movimento que levanta o pé). Nesse caso o paciente necessitaria de ter o movimento de inversão do pé. Uma segunda opção seria apenas um encurtamento cirúrgico do tendão do tibial posterior, que "levanta" o pé um pouco, reduzindo assim o aspecto do pé caído. Em terceira opção, realizar a artrodese do pé. Caso necessite de um orçamento cirúrgico me envie um email: marcelo7779@yahoo.com.br A cidade onde trabalho possui um orçamento cirúrgico que cabe no bolso. Abraços!
Oi Dr, fiz uma abdominoplastia, e 15 dias após percebi que a parte de cima do meu pé direito está meio anestesiado, as vezes meio dormente. É algo q preciso preocupar?
Oi Cássia Santos. Algumas vezes, durante ou após um procedimento cirúrgico, por ficar muito tempo em uma mesma posição, de forma que superfícies rígidas podem ocasionalmente comprimir algum nervo dos membros. Isso pode acarretar algum tipo de "dormência transitória". Caso persista o sintoma, é interessante marcar uma consulta para ser avaliada por um especialista.
Tive uma lesão de plexo num acidente de moto ,ndo me operaram ,já a 11 meses meu braço ante braço e mão voltaram mas meus dedos não mexo ainda ,estou fazendo exercícios físico o braço tinha afinado e os dedos atrofiando,agora braço está engrossando e os dedos destravaram mas n os mexo nada só sinto uma tentativa de mover mas e muito pouco o movimento, tem alguma opção pra mim dr será que estão fazendo certo em esperar ?
Oi Renato Zurk. As cirurgias disponíveis de reconstrução do plexo braquial visam recuperar o movimento da musculatura do ombro e cotovelo. Entretanto, alguns pacientes apresentam uma recuperação espontânea do movimento da mão e dedos. Atualmente existem disponíveis algumas cirurgias envolvendo transferências miotendinosas que talvez poderiam lhe servir, para restaurar parcialmente o movimento dos dedos, especialmente o movimento de extensão. Cada caso tem a sua particularidade e sem lhe examinar, não é possível lhe dizer com certeza o que fazer. Vamos agendar uma consulta para conversarmos. Abraços,
@@renatozurk9607 Oi Renato Zurk. Gentileza me enviar uma mensagem no e-mail que irei lhe passar um contanto para realização da consulta on-line. marcelo7779@yahoo.com.br
Oi Cristina. Seria interessante a Sra. comentar que tipo de sintoma a senhora apresenta. Porque existem vários nervos localizados na face. A partir da sua descrição, talvez seja possível definir melhor que nervo esteja envolvido. Fico aguardando.
Dr. Na sexta-feira dia 26 fui doar sangue e na coleta senti um "choque" e na noite do dia seguinte(sábado) para o domingo comecei a sentir pequenos "choques" ao movimentar o braço em determinados ângulos, mas que ao repetir o movimento o choque vai diminuindo até desaparecer. Hoje sinto quase uma semana depois sinto melhoras, inclusive em movimentar o braço em determinado ângulo já não sinto mais o "choque". Por questões financeiras estou evitando de ir em um especialista, mas irei se for o caso. Qual a opinião do senhor com relação a isso, por que vi varios relatos de pessoas com os mesmos sintomas que se recuperaram completamente depois de uns meses. Essa descrição indica uma lesão grave? Desde já, agradeço.
Oi Ramires. Durante a punção venosa para coletar o sangue pode em alguns casos gerar um processo inflamatório no local. Esse processo inflamatório pode irritar algum nervo que apresenta uma trajetória próxima ao local da punção. E isso pode levar ao paciente a apresentar dormências e/ou dor local. Esses sintomas tendem a se amenizar com o passar do tempo. Quando um nervo é lesado por um traumatismo, os sintomas se instalam imediatamente. Agora, se os sintomas persistirem, é muito importante procurar avaliação neurológica com especialista, para uma melhor definição da causa e tratamento.
Oi Priscila. A recuperação do nervo depende diretamente do grau de lesão acarretado pela cânula e pelo tempo decorrido desde o trauma. Nos casos de neuropraxia do nervo (lesão leve do nervo) uma recuperação completa é esperada, na axonotmese (lesão parcial) a recuperação pode ou não ocorrer e nas neurotmeses (secção completa do nervo) a recuperação não corre espontaneamente. O mais importante, é você ser avaliada por um profissional com experiência em cirurgia de nervos para lhe dar mais informações a respeito da melhor conduta.
@@priscilasantos5253 No caso de túnel do carpo, alguns pacientes evoluem com dor pilar. Esse tipo de dor, surge na cicatriz cirúrgica e se manifesta quando o paciente apoia a região plantar sobre alguma superfície. Nesses casos, os exames podem não apresentar alterações.
Boa noite. Eu sou de Moçambique sofro de neuralgia do trigêmeo, comprimidos ja nao dão efeito. Penço ajuda doctor
Fiz cirurgia de vesícula estou tendo dores
Disse a médica que é inflamação em algum nervinho
Que precisa tomar antibiótico e antiinflamatório sera que é isso mesmo?
Oi Cleonice. Usualmente, após a cirurgia, mesmo as neurológicas, o paciente pode evoluir com dor na cicatriz cirúrgica. De modo geral, sugiro que você converse com o médico que fez o procedimento para esclarecer as suas dúvidas.
@@dr.marcelomagalhaes o cirurgião me encaminhou pro neurologista
Disse que estou com dor neuropática no Hipocondrios
O que é isso??
Tá me preocupando muito
Meu abdômen tem bastante sensibilidade e ardência 😭
Minha perna está troviando os dedos do pé estão pra baixo omedico fala que caibrá
Dr. Mto Boa tarde !! So de ver o conteúdo do video ja fiquei contente e ver q vc responde todas as perguntas, mais feliz ainda. Ai vai meu caso, se puder comentar, agradeço mto.
Nas minhas férias agora em Fevereiro, dia 17 de fev, fui andar de kaique no mar. Ja ao coloca-lo no mar, senti uma fisgadinha na regiao lombar, mas nada demais, tanto é q consegui remar cerca de 10 km entre ida e volta. No decorrer do dia senti dores na lombar, porem nada especial, dores q ja senti qdo por exemplo vou trocar um pneu furado. Durante a semana q se seguiu essa dor se intensificou um pouco e depois estabilizou e começou a diminuir. Porém começaram a aparecer os sintomas na perna esquerda. Logo notei a perda de força nela, ao ponto de perder o equilíbrio ao correr, brecar a corrida. Essa perda de força é somente na parte anterior da coxa, ou seja, virilha ok, panturrilha ok, posterior ok... somente os musculos da frente, abaixo do joelho ok. Meu ortopedista pediu a RNM de coluna lombar e o laudo n diz abaulamento, protusão ou extrusão de disco, ou seja, descartado hernia discal. Tem desgante de disco, desidrataçao de disco, etc. Fiz o ENM e ainda n tenho o laudo, mas o Dr. Neuro q fez o exame afirmou claramente q estou apenas c 40% de força disponível na frente dessa perna. No momento, após 1 mes dos sintomas, estou indo pra 3 sessao de isioterapia c especialista em coluna. Minha pergunta é:
É possível lesionar o Nervo Femoral, irritar ou qualquer outro termo, sem q realmente tenha avido um trauma tipo corte, pancada forte, apenas por uma "fisgadinha" ?
Qual outro exame poderia fazer pra ter certeza sobre essa possível lesão ?
Tenho 41 anos, pratico esporte c frequencia, futebol, futevoley, surf, 79 kg.
Mto obrigado se puder comentar.
Abraço !!
Boa noite, Danilo. O esforço repetitivo pode acarretar doença de um determinado nervo, incluindo o nervo femoral. A eletroneuromiografia (ENMG) é o exame de eleição para avaliar o seu problema, especialmente após 3 semanas das manifestações, período esse, que aumenta a sensibilidade dessa modalidade de exame. O ultrassom pode auxiliar, porém, a ENMG é o exame padrão ouro para a avaliação nervosa. Sugiro que aguarde o resultado para retornar para as atividades esportivas. Retorne ao neurologista que solicitou a ENMG para ser novamente avaliado com o resultado do exame.
@@dr.marcelomagalhaes Ok Doutor... mto grato por responder !! Fiz o exame com 4 semanas após sintomas. Assim que tiver o resultado.. volto aqui pra comentar, até pra, quem sabe ajudar outros que vem ao seu canal. Abraços !!
@@dcmmanfraqual foi o resultado do seu exame?
Dia 18/03/2022 sofri um acidente, e tive um corte profundo na perna direita. Na upa aqui da cidade o médico que prestou os primeiros socorros disse que eu tinha rompido o tendão devido ao corte, e que só ia fechar o buraco por conta da hemorragia e que quando eu fosse transferida iriam abrir ele de novo pra poder operar. No outro hospital foi feito exames e graças a Deus não rompeu o tendão. Mas desde então, uma boa parte do meu pé eu não sinto direito, e como se fosse dormente quando passo a mão. Mas se qualquer coisa encostar da tipo uma sensação de choque, dói lá no fundo. Fora que do nada da umas fincadas muito profundas, tanto na perna quanto no pé. Oque pode ser? Será que um dia essa sensibilidade vai passar? Vou voltar a sentir meu pé?
Oi Annty. O seu caso necessita de uma avaliação de um cirurgião de nervos. Como você apresentou um déficit neurológico após o corte na perna direita, muito provavelmente você desenvolveu uma lesão de nervo periférico. A partir do exame físico e anamnese será possível identificar que nervo foi provavelmente lesado. É bem provável que algum exame complementar seja solicitado com intuito de confirmar o que foi identificado no exame físico. O tratamento dependerá do tempo transcorrido desde o acidente, grau de recuperação espontânea, resultado do exame físico, se existe ou não déficit motor. Importante lembrar que o atraso do tratamento adequado poderá comprometer o resultado. Caso você deseje, marque uma consulta on-line para conversarmos. Gentileza nesse caso me enviar uma mensagem para o e-mail para receber mais informações: marcelo7779@yahoo.com.br
Dr bom dia ..meu esposo teve uma fratura do tendon de Aquiles a dois anos ...o medico fez tratamento sem cirugia ... hoje o medico suferiu uma cirugia ....
minha pergunta sim com a cirugia voltara a caminhar ..sim ese tendon de aquiles volta a funcionar ???
Oi Eloina Saavedra. Sem examinar o seu esposo não é possível lhe responder. Caso o músculo da panturrilha apresente a função preservada e a mobilidade do tornozelo esteja preservada é possível que após uma cirurgia no tendão de Aquiles ele consiga realizar o movimento de extensão do pé. Sugiro que procure um ortopedista especialista em pé para avaliar melhor esse caso clínico.
Doutor, levei uma pancada na parte superior da canela no futebol, senti muita dor na hora mas passou rápido, em questão de minutos. Parei de jogar logo e fui colocar gelo porque senti dormência na região (não tive nenhuma dificuldade pra andar nem dormência em outras partes). Ficou um galo, mas em questão de 1 ou 2 dias já tinha melhorado. A parte da pancada ainda está dolorida, mas uma pequena parte do músculo da frente da canela está dormente até hoje (4 dias depois). No dia, lembro que quando apertei em um ponto específico da região da pancada, senti uma dor gigante e uma sensação de choque. Fui no médico pra ver, e ele só me mandou tomar um remédio em caso de dor, pois o nervo ia se regenerar sozinho em um ou dois meses, mas não pediu raio x nem nada. Como é estranho sentir essa pequena parte do músculo da frente da canela sem sensibiidade (nunca senti isso), vim aqui perguntar o que o sr acha tbm kkk
Olá. Provavelmente o traumatismo comprometeu algum nervo sensitivo da sua perna. Nesta região da canela, passa o nervo fibular superficial que apresenta uma trajetória mais superficial, local onde pode ser lesionado durante um trauma. Sugiro que agende uma consulta com especialista de nervos para melhor definir que nervo está comprometido e que exame complementar deve ser solicitado.
Oi doutor cortei minha perna bem acima do tornozelo sarou, e agora meu tornozelo tá inxando bem o que será fais um mês que machuguei sinto ferotoada bem aonde cortei
Dr mim chamo Mauricelia eh tive mieliopatia e fiz a cirurgia, mais não tive melhoras a eletromiografia acusou desnervação crônica sinto muito choque no corpo sensação de fraqueza nos membros .
Oi Mauricelia. Desculpe pela demora em lhe responder. Importante citar que na mielopatia cervical em alguns pacientes, mesmo após a cirurgia de descompressão, podem persistir com parestesias (dormências) e/ou dor nos membros e/ou fraqueza. Infelizmente, nesses casos o tratamento é complementado por meio de medicação e fisioterapia.
Boa tarde sofri acidente tive traumatismo craniano ,fiquei em coma 72horas edema celebrar difuso . diagnóstico provável com lesão axonal difusa .
Não sinto o meu pé direito
Fiz exame a pouco tempo
Oi Carla Garcia. O traumatismo cranioencefálico (TCE) pode acarretar dormência/fraqueza nos membros. Importante a senhora passar por uma avaliação neurológica adequada para afastar outras causas, para os sintomas que vem apresentando. Algumas vezes, o paciente apresenta longos períodos de imobilidade no CTI o que pode levar a neuropatias compressivas de nervos nos membros, como o nervo fibular. Em alguns casos, podem ocorrer dormências e fraqueza como consequência desses eventos. Entretanto, apenas após avaliação neurológico que será possível confirmar adequadamente a causa dos sintomas que a senhora descreve.
Dr. eu tive corte no pulso no caso: Lesao parcial do nervo mediano onde mais ou menos 70% do nervo voi lesionado com o vidro sera que ele se recupera? to sem sensibilidade na digital polegar e lateral do dedo indicador da metade do dedo pra cima e um pouco de parestesia na regiao tenar da mao. e um pouco se atrofia na parte tenar
Boa noite.dr.marcelo porque estou dormência na ponta dos dedos?e problema de nervos,coluna ou depressão.gistaria que me respondesse.grata
Oi Suzana. Dormência nos membros pode apresentar diferentes causas: Doenças psiquiátricas (ex.: transtorno ansioso), doenças metabólicas( ex.: hipotireoidismo, deficiências de vitaminas, diabete mellitus), doenças infecciosas, síndromes compressivas ( ex.: síndrome do túnel do carpo), doenças da coluna vertebral, doenças neurodegenerativas. Enfim, existem dezenas de causas. É muito importante procurar um médico para que a senhora seja avaliada adequadamente. Muito provavelmente o médico solicitará exames complementares para definir a etiologia dos sintomas. Não tome medicamento sem antes realizar uma consulta médica. O uso do medicamento poderá interferir nos exames que o médico irá solicitar. Espero que tenha lhe ajudado. Abraços!
Já passei por uma depressão profunda com duas tentativas de suicídio, e automulilação...março do ano passado num descontrole emocial dei uma cotovelada no vidro, e corte foi tão fundo que puder ver um dos nervos. Chegando na upa no momento da sutura informei a médica que não estava conseguindo movimentar o dedo mínimo e nem um anelar, então ela saturou e em seguida fiz o raio X, ela disse que estava tudo ok...eu insisti que não estava conseguindo movimentar os dedos e senão seria melhor ela me encaminhar para o hospital pra verificar senao havia danificado o nervos, ela disse que não...pois provavelmente era por causa do inchaço, passaram-se duas semanas e eu não conseguia movimentar os dedos...por medo de ser vítima de outra negligência e piorar o meu problema preferi não procurar um médico do sus, e só agora procurei pois vi que não conseguir pagar um médico particular...hoje a médica do posto de saúde disse que provavelmente não terá como reverter o dando causado, mas ainda assim ela me encaminhou para o ortopedista. Depois dela dizer disso estou me sentindo sem esperanças, até pensando em não ir na consulta com o ortopedista, por isso só gostaria de saber se o senhor conhece algum caso em que mesmo se passando 1 ano e meio houve melhora após a cirurgia? Estou ate mesmo pensando em não ir na consulta com o ortopedista.
Oi Adriano. Existem várias técnicas cirúrgicas que podem ser utilizadas no seu caso, mesmo após 18 meses do traumatismo. Procure um especialista em cirurgia de nervos ou um cirurgião de mão para uma avaliação inicial.
@@dr.marcelomagalhaes obrigado por responder
Boa tarde fiz uma cirurgia da coluna um ano e seis meses na tive melhoras o médico que né operou não fala nada faço fisioterapia três vezes por semana eu estou
Estou achando uma brincadeira do médico
Rompi o tendão do dedo polegar a 5 meses e o plano de saude ainda nao tem data definida pra me operar, o q devo fazer?
Oi Leandro. Sugiro que até a cirurgia seja liberada pelo convênio, realize fisioterapia para que a amplitude de movimento das articulações do dedo comprometido não fique prejudicada.
@@dr.marcelomagalhaes esse tempo aguardando a cirurgia não vai danificar o tendão? Ou limitar o movimento?
Boa noite Dr. estava com dengue e tive muito dor e fraqueza no ombro esquerdo. Perdi o movimento do ombro e do antebraço. Diagnóstico foi sindrome de pardonage turner. A eletroneuromiografia e dia 14. Estou assim faz 45 dias. O que esperar nos próximos passos?
Oi Juliano. A doença de Parsonage-Turner é uma doença que causa muita dor mesmo e está associada a atrofia da musculatura do braço. A literatura médica descreve várias modalidades de tratamento que incluem fisioterapia, medicamentos para dor, corticoide em elevadas doses. Sugiro que consulte com um especialista na área para lhe acompanhar.
Dr. Minha amiga fez um procedimento estético no rosto e o pescoço não segura mais a cabeça dela em pé . Por favor o sr. Pode me explicar o que aconteceu?
Oi @user. Provavelmente, houve uma aplicação de toxina botulínica nos músculos responsáveis pela posição ereta do crânio. Possivelmente, os músculos da região posterior da região cervical foram afetados. Porém, somente será possível confirmar isso por meio de uma consulta médica e um exame físico adequado.
Tenho protrusão na cervical e desde que dei dengue , mais de ano dói , creio que já tem fibrose , não para de doer
Oi Alessandra. Acredito que a Dengue não está associada à protusão discal. Pode ter sido uma coincidência entre o início da dor e você ter desenvolvido a infecção pela Dengue.
@@dr.marcelomagalhaes sim doutor , desde nova quando sorria ou dançava tinha uma pressão na nuca, fraqueza nas mãos , maxilar estralava , uma dor fina em direção ao seio direito , agora minha filha de 26 ano fez exame da coluna vê está com começo de protrusão em duas vértebras
No caso hérnia de disco comprimindo ciatico… após cirugia para essa dor?
Oi Thiago. A pergunta ficou um pouco confusa. Entretanto, acredito que você está perguntando como ficaria o controle da dor após a cirurgia. De modo geral, se bem indicado a cirurgia, o controle de dor pode ser satisfatório. Existem algumas características que aumentam a chance da dor permanecer após o procedimento: presença de transtorno depressivo, presença de outra doença que também acarreta muita dor, como a fibromialgia, longo período entre o surgimento dos sintomas e a realização da cirurgia. A cirurgia para hérnia discal não impede o surgimento de ciática no futuro. Visto isso, o paciente deve adequar a sua vida e realizar alterações em sua atividade laborativa com intuito de evitar a evolução do processo degenerativo em sua coluna vertebral.
@@dr.marcelomagalhaes obrigado… era isso mesmo.
Dr fiz uma lipoescultura com enxerto de glúteos e o médico lesionou meu nervo ciatico, sinto dor, choques e queimação no pé, ele volta ao normal?
Oi Danielle Sousa. O nervo ciático se posiciona logo abaixo dos músculos glúteos. Há artigos científicos na literatura médica citando o comprometimento desse nervo após a colocação de próteses nessa região do corpo. Importante saber se foi colocado tecido adiposo do corpo, "gordura" e/ou prótese. Em um primeiro momento, é indispensável conversar com o médico que realizou o procedimento para verificar se existe um comprometimento da integridade das próteses colocadas, isso pode ser feito por meio de exames de imagem, exame físico etc. Caso os seus sintomas sejam recentes (menos de 1 mês) existe ainda a possibilidade de que tenha ocorrido apenas uma neuropraxia do nervo, a qual é um tipo de comprometimento leve e reversível do nervo. Nesse caso é possível que desapareça os sintomas. Agora, se os sintomas perduram há mais de 3 meses, será necessário que eu realize um exame físico para checar se há sinais de comprometimento mais severo do n. ciático (ex.: verificar se existe redução do volume dos músculos inervados, se a área de comprometimento da dor corresponde ao n. ciático, se há alteração dos reflexos e se existe alguma manobra realizada com os membros inferiores que acentua ou ameniza a dor), realizar uma anamnese completa e por fim, solicitar exames necessários, tais como uma eletroneuromiografia dos membros inferiores. Caso os sintomas já persistam por tempo prolongado, há presença de comprometimento motor ou falta de controle da dor mesmo em uso das medicações, é discutido com a paciente a possibilidade de uma cirurgia para a retirada da prótese. Importante lembrar que a consulta médica e anamnese é fundamental para que a tomada de conduta. Se você quiser, marque uma consulta comigo, atendo em BH e Montes Claros- MG. Abraços
Dr me responde por favor dezembro de 2023 eu colhi sangue na veia da mão ja fez 1 mes que a mão esta inchada doi muitos e não consigo fazer pegar nada , tome antiflamatorio , mas não resolve o que pode ser? Sera que a força da mão vai voltar?
Oi Neusa. Algumas vezes, após a punção venosa pode desenvolver uma flebite em que o membro fica dolorido e com edema local. Seria interessante a senhora procurar um médico para avaliar mais adequadamente o seu caso.
Boa noite Dotor o meu irmão sofreu um acidente de moto mas só machucou o queixo ele foi na upa aí falou que não foi grave agora ele está com problema no pescoço está endurecendo aí fica tremendo e está com aparência de deficiência já fez duas ressonância e não da nada vc poderia mim ajudar o que será isso
Oi Maria V. Sem examinar e realizar uma anamnese do seu irmão não é possível comentar muita coisa. Alguns pacientes após traumatismos da face, crânio ou pescoço podem evoluir com dores crônicas e limitação da movimentação cervical, mesmo com ausência de alterações em seus exames. Isso pode ocorrer porque, durante o trauma, pode ocorrer danos musculares, ligamentares e articulares que não são visualizados nesses exames.
Olá doutor,
Time um acidente de moto e fiquei com o pé caído desde fevereiro, realizei uma eletroneuromiografia e o resultado foi : " indicativos de processo neuropático periférico subagudo, caracterizado por lesão do nervo fíbular comum D, em provável topografia do colo da cabeça da fíbula, tendo havido degeneração axonal distal, em grau muito acentuado, de suas fibras nervosas sensitivas e motoras. " Seria uma axonotmese? O ortopedista disse que teria até um ano pros movimentos voltar mas não me passou nenhum medicamento
Oi Matheus Barbosa.
Seria interessante o senhor agendar uma consulta para melhor avaliar o seu caso e checar os exames complementares realizados. Importante salientar que cada paciente deve receber um tratamento personalizado e realizar generalizações de tratamento para esse tipo de lesão não é algo factível.
Como se trata de uma lesão do nervo fibular com aproximadamente 4 meses de evolução e sem melhora com o tratamento conservador eu indicaria a cirurgia de descompressão do túnel do nervo fibular com intuito de aumentar as chances de recuperação motora.
Boa noite Dr.
Fiz uma cirurgia de lca no joelho, o médico lesionou meu nervo safeno, nao tenho sensibilidade na perna depois da cirugia (ja faz 7 meses) , e sinto queimacões internas, no decorrer do nervo. No exame aparece lesão nervo safeno D. É possivel minha sensibilidade e a dor acabarem com o tempo? O medico nao me encaminhou pra uma cirugia de correcao e disse que em 2 anos no maximo estarei normal. Mas nao me sinto bem, dores diarias me incomodam. O sr ja tratou um caso parecido? Terei que passar por uma cirugia pra correcao?
Desde ja obrigado.
Ola amigo. Como já decorreu muito tempo desde o início dos sintomas é provável que não ocorra mais uma reversão espontânea do quadro de dor. Existe a possibilidade da reconstrução do nervo com o uso de enxerto. Entretanto, não é possível garantir 100% de controle dos sintomas. Provavelmente irá amenizar o quadro. Já fiz reconstruções similares no passado. Abraços
😅que exame vc fez?
Boa noite doutor fui. Extraí um dente do ciso a 5 meses
A parti do mês q passou comecei a sentir meu olhos e rosto todo queima o poderia ser alguma inflamação no nervo
Oi Bruno. É pouco provável que a extração do molar tenha acarretado esse tipo de dor, visto que o nervo desse dente não inerva toda da face. Sugiro que o senhor agende uma consulta com um neurologista para avaliar melhor sua situação clínica. Existe a nevralgia do trigêmeo que pode provocar dor facial intensa, entretanto, essa doença quase sempre afeta apenas um dos lados da face.
Doutor no meu exame deu neuropatia de padrão com comprometimento axonal crônico das raízes cervicais de c5 c6c7 o que significa?
Oi Reginaldo. Significa que há um dano nos nervos cervicais C5, C6 e C7. Axonal significa que há dano das fibras internas do nervo, abaixo da camada de mielina, a qual é a "capa" que recobre o nervo. Crônico significa que essa doença já é antiga. Existem várias doenças que podem acarretar isso, tais como hérnia de disco da coluna cervical.
Oi doutor. Como posso descobrir se cortou algum nervo em um corte? Raio X?
Oi Carlos Felipe. Se ocorreu o corte do nervo, após o corte, já se manifesta dormência e/ou fraqueza para se realizar movimento do membro afetado. O exame físico detalhado já é suficiente para se verificar se ocorreu lesão. Entretanto, alguns exames podem auxiliar no caso de dúvida, como a ultrassonografia e eletroneuromiografia do membro afetado.
@@dr.marcelomagalhaes Entendi, eu havia indo na upa pra suturar um corte e a doutora não quis por que achou que havia corta o nervo pois estaria sangrando muito e daí então me encaminhou pra um raio-x em outra upa, foi correto? Me passou uma insegurança na hora, eu estou com uns movimentos ok e sem dor.
Olá Dr.
Retirei a safena parva, tudo leva a crer que lesionou meu nervo sural, nenhum profissional que me atendeu levantou essa possibilidade. Faz um ano e oito meses que operei, uma recuperação extremamente dolorida, fiquei um mês sem andar, voltei aos poucos. Hoje sinto dor ao tocar a região da panturrilha, ela é rígida, tive redução da força e da flexibilidade. Vale a pena investigar o nervo sural, ainda mais depois de tanto.tempo?
Oi Lucélia Martins. O nervo sural é um nervo puramente sensitivo. Quando se resseca esse nervo, não acarreta perda de força em nenhum músculo da perna. O único déficit observado é dormência em uma pequena área de pele, na parte lateral do pé. Algumas vezes, as cirurgias da perna podem ocorrer uma lesão do nervo, no entanto, sem acarretar o corte completo do nervo. Esse tipo de lesão pode levar ao surgimento de um neuroma que por meio da palpação sobre pele pode acarretar uma dor em choque. O exame de eletroneuromiografia poderá auxiliá-la melhor e verificar se houve lesão de outro nervo da perna.
@@dr.marcelomagalhaes obrigada pela atenção Dr.!
Doutor ,fiz um lifitung facial e i medico lesionol o miofacial,estou fazendo fono e aolicacao a kaser MN as esta dificil recuperar a forca do labio superior,oque fazer?
Oi Fátima Ribeiro. Tenho alguns casos de lesão do nervo facial após procedimento estético na face, especialmente o laser. O primeiro passo é realizar uma consulta médica e exame físico para melhor definição do seu caso. A realização do exame de eletroneuromiografia dos músculos da face pode lhe dar alguma dica a respeito da situação do seu nervo facial. O exame pode, por exemplo, sugerir que a lesão é ocorreu em um grau mais leve ou grave, bem como, descrever se a lesão do nervo é completa ou parcial. Outra observação importante: se está ocorrendo algum grau de recuperação com as terapias de reabilitação realizadas, isso sugere que o nervo não foi seccionado e que ele está em processo de recuperação. Por outro lado, se após alguns meses de reabilitação, você não está observando recuperação, isso sugere que o nervo foi lesado com uma maior gravidade.
Olá, doutor. No meu caso, desenvolvi dores na região abdominal e membros inferiores (especialmente virilha e parte inferior da coxa) após uma cirurgia de vasectomia. Além disso, também tenho dores testiculares e na região genital. Aparentemente trata-se de dor “neuropática”. Estou com meses de Pregabalina, com 300/450mg, mas sem efeitos significativos. Antes da cirurgia eu não tinha nenhum problema de saúde. Portanto, o senhor acha que um eventual bloqueio anestésico em todo o nervo genitofemural poderia auxiliar? A vasectomia em si (na manipulação do cordão espermatico) teria o condão de ocasionar uma lesão deste tipo de natureza?
OBS: fiquei na dúvida de lesão entre nervo pudendo ou genitofemural. Caso não surja melhora, estou avaliando também a possibilidade de reversão de vasectomia (para ajudar também com o processo de epididimite).
Oi amigo. Andei lendo sobre o assunto para lhe ajudar. Cerca de 1% dos pacientes submetidos à vasectomia podem evoluir com esse tipo de dor testicular. Entretanto, não é citado presença de dor em outras partes do corpo. A causa da dor nesses casos não é bem descrita e por isso existem várias teorias sobre o assunto. É descrito a possibilidade de um bloqueio com intuito de identificar se a origem da dor decorrente. O bloqueio com anestésico é feito no funículo espermático. Caso um bloqueio anestésico aliviar a dor temporariamente, há possibilidade de se realizar a microdenervação cirúrgica do cordão espermático como medida de tratamento definitivo.
É possível romper somente com pancada ? Tipo quebrar um osso ?
Oi Damon Henrique. Geralmente, trauma na região do trajeto do nervo em um membro acarreta apenas contusão no nervo, sem a sua ruptura. Há casos de traumas mais graves, como aquelas que ocorrem em fraturas de membros, em que a ocorrência da ruptura do nervo é possível. Por exemplo, fratura do joelho ocorrida por um acidente de moto levando à ruptura do nervo fibular comum.
Há 19 dias tive um corte no dedo indicador da mão esquerda que cortou também o nervo mediano. Na urgência foi somente suturado externamente. Estou vendo a possibilidade de fazer uma nova intervenção cirúrgica com 27 dias para conexão desse nervo. Devido ao tempo, quais as chances desse nervo voltar ao normal de 0 a 10?
Oi Geraldo. Quanto mais rápido for o procedimento de reconstrução do nervo maior será o grau de recuperação. De modo geral, lesões cortantes do tipo limpa, provavelmente o seu tipo de lesão, o ideal seria a cirurgia nos primeiros dias.
Não é possível quantificar o grau de recuperação, conforme já comentei em vários vídeos, o sucesso da microcirurgia de reconstrução do nervo depende muitos fatores: experiência do cirurgião, tempo de lesão, tipo de fio utilizado, tipo de lesão traumática, presença de comorbidades, localização da lesão no nervo, tipo de nervo, etc.
Doutor. Estou com uma luxação no nervo do pulso na região do polegar, o que o senhor indica de tratamento. Já coloquei a atadura para sustentar, quantos dias de cicatrização ? E qual remédio ?
Oi colega. Quando você comenta luxação do nervo do pulso é um termo muito vago e por isso não consigo definir adequadamente o que ocorreu. Foi uma entorse? Uma lesão de nervo? Que nervo? Houve corte? Foi uma lesão de tendão? Muitas vezes esse termo luxação é utilizado para várias doenças. Quando tiver um tempo, me passa mais informações para poder lhe ajudar adequadamente. Existem doenças que necessariamente será preciso repouso e uso de uma ortose, e, por outro lado, ha algumas em que o tratamento será realizado com fisioterapia e mobilização do membro precocemente. Fico no aguardo. Abraços!
@@dr.marcelomagalhaes Boa Noite Doutor. Eu estava no futebol e bate meu corpo com o do adversário e acho que a mão foi de mau geito, e acabou lesionando o nervo, ele inchou, ai levei para um senhor puxar, e ele disse que tinha sido uma luxação no nervo, a região que aconteceu isso é do polegar direito acho que é o Extensor Longo ou Curto do Polegar, ele colocou no lugar e imobilizou com bandagem, mas gostaria de saber se apenas isso resolve ? Ou devo tomar Remédio ? E qual seria o tempo de cicatrização ? Compressas de água ajuda ?.
A mobilidade da mão continua normal
Obrigado pelos detalhes do ocorrido. Como o seu caso envolveu tendões do polegar, sugiro procurar um ortopedista para avaliá-lo melhor. Eu trabalho com lesões de nervos em diferentes partes do corpo. Infelizmente, o meu conhecimento não me dá um suporte para dar opinião sobre o seu caso. Desculpe-me não poder lhe ajudar. Sugiro um anti-inflamatório até que você realize uma avaliação adequada. De toda forma, fico à disposição.
Dr semana passada eu fui ao médico com dor no joelho, chegando lá o médico me passou uma dexametasona, quando ele aplicou a injeção eu não senti nada mas a noite senti dor lombar e minhas pernas pesadas, 3 dias depois comecei a sentir fraqueza na perna e dormência embaixo do pé. Sinto esses sintomas na perna direita e a injeção foi na esquerda. A injeção pode ter afetado meu nervo ciático?
Oi Carlos. Acredito que a injeção não tenha associação com os sintomas que o senhor apresentou nas pernas. Quando ocorre lesão do nervo ciático por injeção, a dor é na hora e de forte intensidade e do mesmo lado que foi aplicada.
dr. boa noite depois que tomei uma injeção no quadril p uma dor tipo cansaço foi no dia 27/11/23 no outro dia de manhã fiquei com dores no nervo da coxa panturrilha e canela fiquei 9 dias de cama não aguentava parar muito em pé ficava mas na cama e depois no décimo dia melhoroyum pouco tomando antiinflamatório.mas a dor melhorou a coxa a canela mas ainda doe um pouco atras do joelho encima da panturrilha.ja tem 20 dias ainda não sumiu tudo será que pode ter afetado algum musculo ou pode ser ciático coluna?
Oi Reginaldo. Em raros casos, a injeção ou mesmo o medicamento alcança o nervo ciático. Os sintomas podem persistir por meses, em alguns casos. Será importante você marcar consulta com um médico neurocirurgião ou neurologista para melhor avaliação do seu caso. Alguns exames, como a eletroneuromiografia e RM do quadril poderão exibir alterações do n. ciático, caso ele tenha sido afetado.
No mês de dezembro 2023 eu colhir Sangue na veia da mão e até hoje fez 1 mês a mão continua inxada e sem força para fazer nada
Fiz uma cirugia de lca, já tem 4 meses e sinto umas pontadas ou puxões ao lado onde foi feito o corte para retirar o enxerto, sinto como se fosse um nervo, pode ter haver?
Sinto isso principalmente quando caminho.
Oi Claudemir. O local onde se retirar enxerto de nervo, especialmente o nervo sural, pode evoluir com dor. Isso é muito raro e não está associado à técnica utilizada pelo cirurgião. Entretanto, existe tratamento para esse tipo de problema. Assista o vídeo sobre neuroma que gravei há algum tempo, lá comento um pouco sobre esse problema.
Dr boa noite, à 3 anos eu tomei uma injeção, e creio que pegou algum nervo, e até hoje o nervo não se regenera, já fiz ressonancia magnetica e eletroneuromiografia, e não deu nada... mas o que me incomoda, é que depois da injeção, eu sinto muita sensibilidade na minha panturrilha, e dói tbm embaixo do meu calcanhar, quando eu caminho, a sensação da minha panturrilha fica muito ruim, como se os musculos da panturrilha estivessem cansados, uma sensação muito ruim... pode ter virado um problema crônico ? pq ja fazem 3 anos que tomei a injeção e pegou algum nervo que comprometeu a sensibilidade da minha panturrilha e a dor embaixo do meu calcanhar quando fico muito tempo em pé... fora a dor no gluteo tbm que dói tbm somente do lado que foi aplicado a injeção...
Oi Aleandro. A lesão do nervo ciático pela aplicação de injeção na região glútea é muito rara, visto que esse nervo se posiciona em um plano abaixo de muitas camadas de músculos. Caso a dor no membro inferior tenha surgido imediatamente após a injeção no glúteo, provavelmente decorreu desse procedimento. Agora, se dor surgiu no membro inferior, semanas ou meses após a injeção na região glútea, a origem da dor pode ser de outra natureza. No seu caso seria interessante um exame da coluna lombossacral, visto que esse tipo de sintoma, na maioria das vezes, decorre de hérnia discal lombar. Imagino que uma ressonância magnética da região glútea poderia auxiliar no caso. A eletroneuromiografia (ENM) é um exame que precisa ser muito bem feito, com profissional com experiência. Nota-se que até mesmo a temperatura da sala no dia do exame pode influenciar no resultado, bem como a marca do aparelho utilizado. Infelizmente, já recebi pacientes com resultado de ENM de qualidade duvidosa que comprometeu o raciocínio clínico.
@@dr.marcelomagalhaesDr.boa noite eu sou a Lourdes sou Angola nasce bem e aos dos anos fiquei doente e tive de apanhar injeções e em uma dessas injeções fiquei com defeito na minha perna esquerda ,a direita é mas grossa e longa que a outra ,agora tenho 37 anos ,claro meu pé já caio ,manco etc ,será que existe um tratamento para reverter esse problema ?obrigada pela atenção
@@canaldakalende4293Oi Lourdes. Será necessária uma consulta médica para melhor avaliar o seu caso. De modo geral, se o seu pé conseguir realizar inversão, tecnicamente, será possível ser submetida à cirurgia de transferência miotendinosa do músculo tibial posterior para restaurar o movimento de dorsiflexão do pé. Outro ponto a ser considerado é checar se não existe um encurtamento do tendão aquileu. Quando existe esse encurtamento, será necessário realizar também um alongamento desse com intuito de melhorar os resultados cirúrgicos.
Tive uma luxação de joelho e como consequência lesionou o Nervo fibular em quando tempo eu tenho que fazer a cirurgia ou até quantos meses eu espero com o tratamento conservador?
Oi Robson. O primeiro passo é consultar o mais rápido possível com um cirurgião de nervos para lhe avaliar de forma adequada, por meio de uma anamnese e exame físico. Lembre-se de que quanto mais tempo passar entre o momento da lesão e cirurgia de reconstrução de um nervo, menor será a taxa de recuperação (Nos casos em que a cirurgia for indicada). Após a consulta e realização de exames complementares será possível verificar se o nervo foi seccionado ou se permanece em continuidade (não seccionado) ou se alguma recuperação motora já está em curso. Quando o nervo é seccionado, a cirurgia é indicada o mais breve possível, para promover melhores resultados. Por outro lado, quando o nervo está em continuidade, (estou falado do nervo fibular) existe discrepância entre os diferentes livros e artigos sobre o momento ideal de abordagem cirúrgica, de modo geral, os cirurgiões esperam entre 3 e 6 meses nas lesões em que o nervo apresenta continuidade em sua estrutura, para indicar a cirurgia.
@@dr.marcelomagalhaes obrigado Dr pelas orientações. Estou em litígio com meu plano por um especialista em nervos periféricos. O neurologista do meu plano que não é especialista disse só depois de um ano e meio.
Meu esposo perdeu a sensibilidade do dedão do pé,em baixo dele a alguns dias. Será normal.
Olá Tamires. Seria interessante ele consultar com um médico para verificar a causa. Não é normal apresentar esse tipo de alteração espontaneamente. A causa mais comum de dormência nos pés é a polineuropatia diabética.
Olá, Dr.
No dia 04/01/2024, tive um corte, aparentemente, profundo no dedo do meio da mão direita, com linha de pipa. Fui ao UPA algumas horas depois, mas não quiseram suturar, devido ao tempo transcorrido e me passaram apenas um antibiótico e um anti-inflamatório.
Desde esse dia, um lado da ponta do meu dedo (lado do local que foi o corte) aparenta estar dormente e estou sentindo bastantes pontadas, tipo um choque, sempre que faço algum movimento brusco (estou conseguindo mexer normalmente o dedo). Esses sintomas são indícios de que afetou o nervo? E, naturalmente, isso irá passar ou preciso ir a um médico especializado?
Oi cadetesilva. Muito provavelmente, ocorreu uma lesão do nervo digital durante o corte no dedo. Sugiro que você seja examinado por um especialista em cirurgia de nervos para ser melhor avaliado. Em alguns casos, a lesão é parcial e de menor gravidade que pode ocorrer a recuperação completa do déficit ao longo do tempo. Por outro lado, a persistência dos sintomas ao longo dos meses, indica que a lesão é de maior gravidade e que não apresentará recuperação sem um tratamento cirúrgico.
Oi você melhorou ? eu estou exatamente assim
No meu caso, é o nervo unar do cotovelo esquerdo que já foram feito duas cirurgias e não adiantou, continuo sem sentir o dedo mindinho e metade do dedo anelar. Desde de 2015 ,não tem mais volta?
Oi Luisa. Pelo relatado, a Sra. foi provavelmente submetida a cirurgia para a descompressão do nervo ulnar. Infelizmente, esse nervo não possuiu uma taxa de recuperação semelhante aos outros nervos do membro superior, tais como os nervos mediano e radial. Caso o nervo ulnar, previamente ao tratamento cirúrgico, já se apresenta muito comprometido, os resultados podem apresentar uma taxa de sucesso menor. De toda forma, há a possibilidade em realizar uma transferência nervosa distal em que o nervo ulnar recebe fibras sensitivas originadas de outro nervo próximo. Essa cirurgia pode ser uma possibilidade de tratamento para o seu caso. Qualquer dúvida a Sra. pode agendar uma consulta via on-line, para isso, gentileza entrar em contato via e-mail. marcelo7779@yahoo.com.br
No caso da lesão medular?
Eu tenho uma lesão na medula espinhal c5 c6. Perdi coordenação mas mãos e nas pernas. Fiz cirurgia não deu certo. Até piorou as dores aumentaram. Será possivel melhorar?
Oi Renato.
A respeito da dor, se existem atualmente procedimentos não ablativos como o estimulador medular que poderiam amenizar a dor. Neste procedimento, um eletrodo é posicionado na coluna cervical, em um nível acima da lesão e os estímulos elétricos produzidos pelo dispositivo proporcionam uma redução na condução da dor.
A respeito da fraqueza motora imposta pela lesão medular, existem as transferências nervosas distais nos membros superiores que poderiam ser uma opção para o senhor. Nele, um nervo saudável é sacrificado e suas fibras motoras são transferidas para outros músculos, com intuito de restaurar algum movimento importante comprometido. Outra opção, é uma transferência muscular, em que o tendão de um músculo saudável é fixado em outro que não possui função com objetivo de restaurar um movimento perdido que é relevante.
@@dr.marcelomagalhaes obrigado. Vou procurar saber
Olá! Estou com o pé caído ou pé equino. Tomando remédio e fazendo fisioterapia. Foi pontual e não relacionado à coluna. Estava sentada e uma criança sentada em minha perna. Lesionei o nervo. Cace cirurgia? grata
Oi KV. O primeiro passo é marca uma consulta com especialista. Provavelmente, ele irá solicitar um exame de eletroneuromiografia para confirmar o diagnóstico. Caso a lesão seja compressiva, conforme você descreveu, até 3 meses seria prudente apenas observar a evolução do caso e realizar fisioterapia. Após 3 meses, alguns autores já sugerem a descompressão cirúrgica do nervo fibular, com intuito de restaurar o movimento de dorsiflexão do pé. Após 6 meses de lesão, as chances de recuperação espontânea já diminuem. Após 12 meses, é provável que a realização da transposição miotendinosa tenha um resultado mais satisfatório que a simples descompressão do nervo fibular. Importante salientar que cada paciente tem suas particularidades. O que falo aqui é apenas uma orientação geral. Caso queira realizar uma teleconsulta podemos agendar. É só mandar uma mensagem via email para combinarmos: marcelo7779@yahoo.com.br
@@dr.marcelomagalhaes Muito obrigada, doutor! Vou marcar,sim! Gratidão 🙏
Oi Dr,dor intensa abdominal já fiz muitos exames tudo normal seria uma lesão no nervo ao lado esquerdo do estômago?
Oi Valdemir. Existem dezenas de causas para dor abdominal e é muito pouco provável que uma lesão de nervo acarrete dor abdominal. O mais sensato seria uma consulta com um gastroenterologista para excluir as causas mais comuns desse tipo de dor, como a dispepsia. Existe porém uma causa rara de dor abdominal que é o Herpes Zoster. Nessa doença, o paciente apresenta lesões vesiculares em uma região lateral do abdome que se inicia próximo à coluna vertebral e se estende até a região da barriga. Vulgarmente, a população denomina essa infecção pelo vírus da Varicela Zoster como "cobreiro". Após as vesículas secarem, fica uma cicatriz de coloração mais escura na pele.
Ótimo vídeo Dr, meu filho de 14 anos fraturou a Tibia diáfise correção com placa e fíbula proximal conservador, faz 21 dias, ele tem todos movimentos do pé normal ,só não consegue mover o dedão para cima , para baixo tá normal . Devo me preocupar?
Oi Edson. Provavelmente, a fratura comprometeu parcialmente o nervo fibular responsável pelo movimento de extensão do hálux. Interessante que ele passe por uma consulta com especialista de nervos para uma avaliação.
@@dr.marcelomagalhaes obrigado pela atenção Dr. Adiantei o retorno com o ortopedista mas se tiver que operar só para recuperar esse movimento não sei se vale o risco 😢
Consultei com o ortopedista hoje e ele mandou começar a fisioterapia e se não der resultado em 2 meses procurar um bom neuro. Estou com receio de esperar todo esse tempo. A propósito dr. A eletroestimulação é indicado para essa lesão parcial depois de 30 dias ?
Por favor me ajuda eu fiz um exame de eletroneuromiografia e como tenho problema de coluna e o exame mostrou-se uma polineuropatia Axial amielinica e eu sinto muito cansaço fisicamente estou muito fraca não consigo andar sozinha tenho que usar a bengala e ajuda aínda de uma pessoa não sei o que fazer pois o neurologista disse que e leve mas não consigo andar e tenho dores da cintura pra baixo e dormente pernas até o quadril e pé mão sem sensibilidade nas pontas dos dedos das mãos sou de Guarujá-SP por favor me ajuda 🙏
Oi Maria Freitas. Existem várias causas de polineuropatia, na verdade, dezenas. A causa mais comum de neuropatia dos membros é o Diabete Mellitus tipo 2. O padrão de polineuropatia que a senhora descreve parece muito com a sensitivo-motora que quando em um estágio mais avançado, compromete também as mãos. Esse padrão de doença é descrito com "bota e luva". É muito relevante que a senhora realize uma consulta para melhor definir a causa de seu problema e consequentemente uma indicação correta do tratamento. Paciente com polineuropatia usualmente necessitam de vários exames de sangue e em alguns casos, biópsia do nervo, além da eletroneuromiografia.
@@dr.marcelomagalhaes e aqui no Guarujá não temos outro médico neurocirurgião neurologista não tenho condições de pagar não sei o que fazer estou muito doente cansada e não temos a quem recorrer vou fazer avaliação de fisioterapia dia trinta de junho agora mas não sei o que fazer 😢😢 mesmo assim muito obrigado pela atenção Deus abençoe VCS bom trabalho 🙏🙏
num procedimento cirúrgico a anestesista tentou inserir o acesso no pulso , ma direcao do tendao, mas ela errou e aparentemente acertou um nervo , doeu muito na hora , a agulha chegou a entortar na tentativa , ao ver minha dor ela desistiu e partiu pra mao na altura do mindinho ...um semana depois percebi choques acontecendo em determinados movimentos , quando estivo o braço e o dedao e quebro o punho para baixo , da mesma forma wue sinto choque quando toco a regiao wue foi furada... sinto um choque consideravel que acentua uma dor até o meio do dedao...
perguntei a medica e ela disse que devo fazer compressa morna no local wue provavelmente com o temo o desconforto vai desaparecer ... quanto tempo leva ? se persistir ? pode ser grave?
Oi Thiago Lupe. Em algumas punções, pode ocorrer a sensação de choque no membro após punção venosa. Como a sua dor surge apenas no movimento da mão, sugere que o processo seja algo benigno. Quando sofremos uma lesão de nervo, os sintomas são persistentes, mesmo sem movimento do membro. No seu caso, se o nervo tivesse sido lesado, a dor e/ou dormência se instalaria imediatamente após a punção e não necessitaria do movimento do membro para se manifestar. A orientação dela em colocar uma compressa morna irá ajudar a reduzir o processo inflamatório local que ocorre após uma punção venosa e/ou arterial.
Eu tava treinando boxe e levei 1 soco no cotovelo e deu um chok e quando eu flexiono o cotovelo parece que uma cordinha sai do local oq seria?
Oi Mike. O primeiro passo é procurar um médico que trabalha com doenças de nervos para que você seja examinado adequadamente. No cotovelo, em algumas pessoas, o nervo ulnar pode se deslocar da posição fisiológica para fora do canal osteofibroso. Isso pode ser identificado através do exame físico, em que o movimento de flexão do cotovelo, nota-se a luxação do nervo para fora desse canal. Outro método atualmente utilizado, é o exame de ultrassonografia. De modo geral, caso seja esse o seu caso, a luxação do nervo ulnar não é uma doença por si só.
Tem uma parte do meu pé q eu n sinto nada quando passa a mão, é como se tivesse dormente, eu n machuquei e nem nada do tipo, desde ontem de tarde
Oi Shimo. O primeiro passo é procurar um profissional que trabalha com doenças de nervos. Será fundamental passar por uma entrevista médica e exame físico, para verificar a existência de déficit neurológico, bem como, que nervo está comprometido. Caso seja confirmado o déficit, será necessário a realização de exames complementares com objetivo de confirmar o diagnóstico e a etiologia.
Olá doutor, sofri um acidente de moto á 40 dias, o ombro saiu do lugar, tive fratura no umero proximal, rompi 2 tendoes do manguito e machuquei o nervo axilar, o resultado da ENMG foi lesao axonal a nivel distal com desnervacao no deltoide sem sinal de reinervaçao, 2 ortopedistas que passei falaram que o nervo axilar vai se recuperar e com fisio e tempo vou voltar a ter o movimento de elavaçao do braço, mas tenho medo de meu caso ser cirúrgico, o senhor pode me ajudar?
Caso você não recupere o movimento de abdução do braço em torno de 3 meses, podemos começar a pensar em um tratamento cirúrgico para reinervação do músculo deltoide. Uma possibilidade para a recuperação motora do ombro é a cirurgia de Somsak para reinervação desse músculo. Depois dê uma olhada no vídeo em que comento sobre essa técnica. Caso queira um orçamento para esse procedimento, pode me enviar uma mensagem para : marcelo7779@yahoo.com.br
@@dr.marcelomagalhaes certo, e quais são os ganhos que eu começo a ter durante esse tempo? Porque movimento eu nao tenho nenhum, mas quando eu aperto a mao e faço forca o meu deltoide ele se reposiciona na sua posição normal, quando paro de fazer força ele se atrofia novamente, eu comecei a reparar esse movimento tem ums dias, nao sei destinguir se é uma forma de ver que o musculo ja esta recebendo sinais do nervo ou se é normal mesmo ele contrair e se posicionar no seu local mesmo estando com o nervo lesado. Após eu fazer a cirurgia do manguito e eu ver que nao tive nenhum resultado, algo que quero que nao aconteça, entro em contato com o senhor, o senhor aceita plano de saude?
No momento não estou trabalhando com plano de saúde. Porém, em caso de uma cirurgia particular, podemos combinar um valor que seja justo.
Doutor, boa noite . Meu irmão sofreu uma lesão no rosto , mais especificamente abaixo do olho até a linha da barba . Está bem inchado, porém esta sem o movimento do lábio superior do lado da lesão . Há a possibilidade de ser apenas causado pelo inchaço a perda de movimento ? Ou pode ter ocorrido o rompimento do nervo facial ? Nesses casos de rompimento é possível o “religamento” desse nervo ? Desde já , grato
Bom dia Thomas. O primeiro passo é ele agendar uma consulta com cirurgião de nervos para avaliá-lo melhor. A lesão na face, provavelmente acarretou uma lesão do nervo facial, especialmente se não houve melhora dos sintomas após algumas semanas do evento. Além do exame físico, em que é possível identificar o músculo/nervo comprometido, existe a eletroneuromiografia da face, em que é possível determinar que grupo de músculos ficou comprometido e o grau de lesão do nervo facial. Caso os exames confirme a lesão do nervo facial sem evidência de recuperação, muito provavelmente, o paciente deverá ser submetido a uma cirurgia. Lembre-se que o tempo irá influenciar no resultado da cirurgia de reconstrução de nervo, quanto mais tarde pior. Importante citar que não é possível afirmar nada sem uma avaliação cuidadosa do caso.
Ola! Meu esposo sofreu um acidente de carro ha 6 anos atrás, um dia após o acidente, ele começou a sentir uma dor na garganta. Ja fez varios exames e nao descobriram nada, está aguardando agora o resultado da ressonância magnética. Pode ser uma lesão no nervo? Tem chances de curar esse nervo? Obrigada!
Olá Fabiola. Dor crônica na garganta é algo incomum. Como a dor surgiu na época do traumatismo, é provável ter alguma associação ao acidente. Há um tipo de dor na garganta decorrente da neuropatia do glossofaríngeo. Nesse caso, a dor é em choque, de forte intensidade que se apresenta pouco responsiva aos medicamentos. Entretanto, o diagnóstico deve ser realizado após uma consulta médica detalhada, além da avaliação de exames de imagem do crânio.
@@dr.marcelomagalhaes ah sim entendi.. vou ter que esperar entao o resultado da ressonancia..muito obrigada pela atenção! Deus te abençoe
Olá , tive uma queda muito grande quando tinha as 10 anos que possivelmente lesionei o nervo torácico longo .. hoje estou com 29 anos e tenho escapula alada.. já fiz vários exames entre eles eletromiografia que deu tudo bem , porem já fiz fisioterapia durantes estes 2 últimos anos sem resultado nenhum , é possível o exame ter dado falso positivo ? ou seja entre os 10 anos ate ao limite de crescimento máximo do corpo que tive o nervo também cresceu, mas deve ter ficado uma boa parte lesionada , é possível ?
Oi Alexandre. O primeiro passo seria agendar uma consulta com especialista em nervos para confirmar a lesão. Provavelmente, será necessário um exame complementar como a eletroneuromiografia para confirmar a lesão do n. torácico longo. Uma vez confirmada a lesão, visto o longo período desde o traumatismo, não há como recuperar o músculo serrátil anterior. Entretanto, há uma técnica cirúrgica em que a escápula é fixada nos arcos costais. Seria uma opção interessante para você.
@@dr.marcelomagalhaes essa cirurgia muda a estética do corpo ( bodybuild ) ? e o musculo peitoral transferido para a escapula hipertrofia ?
Oi doutor eu fazia musculação até um certo dia do lado da minha perna próximo ao meu quadril eu senti como se minha perna estivesse anestesiada uma semana depois venho a dor estou a mês e meio com essa dor que não passa isso seria compreenssão de um nervo ?
Oi Priscila Bimbatti. Segundo o seu relato, os seus sintomas se assemelham mais a um quadro clínico de lombociatalgia após esforço físico. Seria interessante marcar uma consulta médica para ser examinada. Como a dor persiste há mais de 45 dias, muito provavelmente o médico irá lhe solicitar um exame complementar de modo a melhor identificar a causa da dor. De certo modo, a ciática é um tipo de compressão de nervo espinal que ocorre lá na coluna vertebral. Importante citar que existem dezenas de causas de dor na coluna que se irradia para o membro inferior.
@@dr.marcelomagalhaes muito obrigada doutor por responder eu passei segunda em um ortopedista da minha cidade ele disse que estou com bursite daí no colsuririo ele corrigiu minha bacia e disse que a dor ia passar em 3 dias , mas ainda não passou nesse caso de bursite não necessita fisioterapia?
Olá Dr . tiver um corte transfixante com um pedaço de vidro, três dedos acima do tornozelo,tive lesão completa do nervo tibial e lesão do tendão flexor longo do hálux , estou muito preocupa qual as consequências pode me causa? não estou conseguindo andar ,posso recuperar? já realizou o ligamento do nervo.
Oi Gislene. A recuperação dependerá do tempo entre o momento da cirurgia e o momento da lesão do nervo, se foi utilizado enxerto ou não durante a cirurgia e se também foi realizado o tratamento adequado do tendão comprometido. Durante o período de recuperação, é interessante manter o contato com o médico que realizou a sua cirurgia, para sanar as dúvidas e manter as sessões de fisioterapia.
Vc sente dor no pé?
@@daniellesousa8712 Olá, já faz 10 mês, é ainda sinto dor ?
Sua dor é no pé?
@@daniellesousa8712 sim ,na sola é lateral.
Tive COVID a 3 anos atrás e fiquei com pé caído devido o nervo tibial não consigo levantar o pé
Oi Celso. Existem sim algumas opções de tratamento para o pé caído. A primeira opção seria a transferência miotendinosa do músculo tibial posterior para o músculo tibial anterior para restaurar o movimento de dorsiflexão do pé (movimento que levanta o pé). Nesse caso o paciente necessitaria de ter o movimento de inversão do pé. Uma segunda opção seria apenas um encurtamento cirúrgico do tendão do tibial posterior, que "levanta" o pé um pouco, reduzindo assim o aspecto do pé caído. Em terceira opção, realizar a artrodese do pé. Caso necessite de um orçamento cirúrgico me envie um email: marcelo7779@yahoo.com.br A cidade onde trabalho possui um orçamento cirúrgico que cabe no bolso. Abraços!
Oi Dr, fiz uma abdominoplastia, e 15 dias após percebi que a parte de cima do meu pé direito está meio anestesiado, as vezes meio dormente. É algo q preciso preocupar?
Oi Cássia Santos. Algumas vezes, durante ou após um procedimento cirúrgico, por ficar muito tempo em uma mesma posição, de forma que superfícies rígidas podem ocasionalmente comprimir algum nervo dos membros. Isso pode acarretar algum tipo de "dormência transitória". Caso persista o sintoma, é interessante marcar uma consulta para ser avaliada por um especialista.
Obrigada Dr
Tive uma lesão de plexo num acidente de moto ,ndo me operaram ,já a 11 meses meu braço ante braço e mão voltaram mas meus dedos não mexo ainda ,estou fazendo exercícios físico o braço tinha afinado e os dedos atrofiando,agora braço está engrossando e os dedos destravaram mas n os mexo nada só sinto uma tentativa de mover mas e muito pouco o movimento, tem alguma opção pra mim dr será que estão fazendo certo em esperar ?
Oi Renato Zurk. As cirurgias disponíveis de reconstrução do plexo braquial visam recuperar o movimento da musculatura do ombro e cotovelo. Entretanto, alguns pacientes apresentam uma recuperação espontânea do movimento da mão e dedos. Atualmente existem disponíveis algumas cirurgias envolvendo transferências miotendinosas que talvez poderiam lhe servir, para restaurar parcialmente o movimento dos dedos, especialmente o movimento de extensão. Cada caso tem a sua particularidade e sem lhe examinar, não é possível lhe dizer com certeza o que fazer. Vamos agendar uma consulta para conversarmos. Abraços,
@@dr.marcelomagalhaes como faço pra agendar vc faz a distância sou o interior de sp
@@renatozurk9607 Oi Renato Zurk. Gentileza me enviar uma mensagem no e-mail que irei lhe passar um contanto para realização da consulta on-line. marcelo7779@yahoo.com.br
Olá doutor, fala de lesão no nervo após rinoplastia com desvio de septo. Foi o que aconteceu comigo e não encontro nada sobre isso no TH-cam.
Oi Cristina. Seria interessante a Sra. comentar que tipo de sintoma a senhora apresenta. Porque existem vários nervos localizados na face. A partir da sua descrição, talvez seja possível definir melhor que nervo esteja envolvido. Fico aguardando.
Dr. Na sexta-feira dia 26 fui doar sangue e na coleta senti um "choque" e na noite do dia seguinte(sábado) para o domingo comecei a sentir pequenos "choques" ao movimentar o braço em determinados ângulos, mas que ao repetir o movimento o choque vai diminuindo até desaparecer. Hoje sinto quase uma semana depois sinto melhoras, inclusive em movimentar o braço em determinado ângulo já não sinto mais o "choque". Por questões financeiras estou evitando de ir em um especialista, mas irei se for o caso. Qual a opinião do senhor com relação a isso, por que vi varios relatos de pessoas com os mesmos sintomas que se recuperaram completamente depois de uns meses. Essa descrição indica uma lesão grave? Desde já, agradeço.
Oi Ramires. Durante a punção venosa para coletar o sangue pode em alguns casos gerar um processo inflamatório no local. Esse processo inflamatório pode irritar algum nervo que apresenta uma trajetória próxima ao local da punção. E isso pode levar ao paciente a apresentar dormências e/ou dor local. Esses sintomas tendem a se amenizar com o passar do tempo. Quando um nervo é lesado por um traumatismo, os sintomas se instalam imediatamente. Agora, se os sintomas persistirem, é muito importante procurar avaliação neurológica com especialista, para uma melhor definição da causa e tratamento.
Vc melhorou? Procurei um vídeo falando sobre esse assunto por que passei por Isso a uma semana e ainda estou sentindo a mesma coisa q vc escreveu.
Dr e no caso de ter apenas uma lesão leve no nervo por canula? Ele se recupera sozinho?
Oi Priscila. A recuperação do nervo depende diretamente do grau de lesão acarretado pela cânula e pelo tempo decorrido desde o trauma. Nos casos de neuropraxia do nervo (lesão leve do nervo) uma recuperação completa é esperada, na axonotmese (lesão parcial) a recuperação pode ou não ocorrer e nas neurotmeses (secção completa do nervo) a recuperação não corre espontaneamente. O mais importante, é você ser avaliada por um profissional com experiência em cirurgia de nervos para lhe dar mais informações a respeito da melhor conduta.
@@dr.marcelomagalhaes Já fiz eletromiografia, ultrassom e tomografia e não acusou nada.
@@priscilasantos5253 No caso de túnel do carpo, alguns pacientes evoluem com dor pilar. Esse tipo de dor, surge na cicatriz cirúrgica e se manifesta quando o paciente apoia a região plantar sobre alguma superfície. Nesses casos, os exames podem não apresentar alterações.