Aqui se ve o porque dos bombeiros em Portugal não avançam, com dirigentes como o senhor António que teima em defender o voluntariado para não perder o poleiro. Os voluntários são fundamentais mas é necessário aumentar o corpo profissional mas para isso as associações teriam de desaparecer.
E voluntários é pior que tachismos profissionais ? Não me parece, porque nunca vi tanto empenho em gastar, com resultados tão medíocres. Quem é que dá treino a esses profissionais que tenho aqui perto de casa e nunca lá estão ao fim de semana ?
@@castanheira99 Meu caro, bem sei que sem os voluntários o sistema caia e em relação aos tachos claro que cada força que é criada é para colocar lá mais um galo, mas para reformar o sistema não podemos continuar a ter entidades independentes que fazem o que querem como as associações dos bombeiros isso não implica que o voluntariado acabe muito pelo contrario.
Esse presidente da liga até me da vomitos só de ouvir. Deixem-se de palhaçada e profissionalizem os BONS BOMBEIROS que por enquanto ainda existem nos corpos de bombeiros voluntários e acabem com as associações, porque isto só tem tendência a piorar... Num armazém ou numa caixa de supermercado ganhasse mais do que ser bombeiro e não se corre metade dos riscos. Bombeiros voluntários = mão de obra barata Para não falar na falta de formação e profissionalismo
3:11 - O Estado Central não tem bombeiros??? Os bombeiros sapadores do ICNF e da ANEPC, não têm vínculo com nenhuma Câmara Municipal. Relembro que o Senhor presidente da LBP representa as associações dos bombeiros voluntários (presidentes e os seus comandantes), não representa os 43000 bombeiros.
Infelizmente o que se retira deste podcast é mais uma vez um "político" a querer reconstruir uma casa pelo telhado. Não sendo fácil mas para a próxima conversa sobre o tema aconselho a chamarem alguém que sabe o que se passa no terreno e não no escritório. Apesar de tudo continuem com o bom trabalho.
Para mim este sr já não devia de estar ligado ao bombeiros, não partilho das ideias dele. Por isso nada muda.. por pessoas assim.. parabéns pela entrevista.
Das memórias que tenho o problema nunca foi o de existirem bombeiros voluntários, porque vivi bem perto de uma central de bombeiros voluntários , eles treinavam todos ou quase todos os fins de semana numa torre simulando um prédio e construído para o efeito e no largo em frente e ainda mantinham uma banda musical sempre activa aos fins de semana. O problema começou precisamente com os tais guardiões do deixa arder, que dão pelo nome de proteção civil, nunca os vi treinar, mas já vi gordos, gordas em que depois de cada incêndio vão às notícias dar uma descukpa qualquer seja ela dos rádios, das centrais de comunicações, do aquecimento global, dos cabos eléctricos, das árvores à frente do caminho, das roupas capacetes luvas ou o que seja que decidiram comprar e depois dizem não serem adequados. Também o que é que seria de esperar de um organismo criado politicamente e que teve como coordenador um pasteleiro ? Parece que temos o que temos e o que todos querem( retirada alguma exceção) é tacho.
"Há 150 ou 200 anos esqueceu-se dessas populações." Mas estou convencido que há 200 anos ou mesmo há 150 anos, ainda não existiam automóveis ? E também creio que os incêndios eram mais difíceis de acontecer porque estando os territórios habitados as terras estariam limpas, vigiadas e qualquer incendiário, arriscaria a levar uma carga de porrada das antigas sem qualquer direito a queixar-se na polícia de maus tratos !!!!!!
Por um comentário que li por aqui, fico na suspeita de que o objectivo é acabar com os voluntários para depois privatizar aqueles que agora andam à boa vida. Está sendo a sina da saúde tanto em Portugal quanto por muitos outros países europeus e como é obvio deverá haver desejos de privatizar os fogos, tal como já se privatizaram seguranças, notariados, correios, estacionamentos e outros serviços, que muitas vezes não passaram a funcionar melhor, mas dão excelentes oportunidades lucrativas para os amigos da onça. Quem se lixa e tem sido sempre lixado é o eleitor e isso mais dia menos dia, pode vir a ter efeitos perversos. Digo eu e que não percebo nada disso.
Resumo: pessoa minimamente preparada, sem conhecimento de causa. Para se entrar na política não deveria ser possível utilizar portas de pessoas que realmente lutam.
Esse camarada aí aos 4 minutos não deve fazer ideia que o conceito de hospitais tem pouco, pouquissimo mais de 100 anos, os comboios de linhas secundárias tinham larguras de vias mais estreitas para evitar invasões, as bicicletas e carroças até há 50 anos ainda tinham matrícula e poderiam ser confiscadas para utilização militar, nos casos que fosse necessário. Também não deve saber que até há 300 anos a sul do Tejo não só era proibido o corte de figueiras como ainda seria punido com algumas chicotadas, pelo simples motivo de que frutos e algumas frutas eram essenciais nessa época para alimentar o avanço de tropas. Pelo que dizem, foi no norte que as tropas de Napoleão foram apanhadas de calças na mão, porque comiam fruta ainda verde.
Interessa, interessa. Tudo o que der dinheiro interessa sempre especialmente nos casos em que depois da obra e gastos feitos, seja entregue chave na mão, com contratos de apoio económico. Alguma vez os contratos de autoestradas, pontes, comboios e mais não sei quanto, dão prejuízo ??? Claro que não. Quando os governos dizem " menos estado " significa " há dinheiro para subsídios" Passou-me hoje à frente dos olhos uma recomendação do canal de Marco Vidal que dizia que o estranho que se estava a passar era o PIB estar a subir enquanto as populações estão ficando mais pobres. Não cheguei a ver mas desta não passa, que vou já ver se encontro o video do Marco
Há militares voluntários sim, o modelo miliciano é um modelo de voluntariado, a diferença é que a nível militar há provas mais difíceis para entrar no sistema.
Este Sr. É um bom falante, não sei onde ele andava nos fogos 2003 e 2005, onde cada um mandava no seu conselho e empurrava o fogo para o conselho do outro e tínhamos frentes de fogo com 10 kms, era a lei do mais forte, uma vergonha. E outro coisa quem faz o socorro de emergência pré - hospitalar em Lisboa é o INEM. Quanto às datas, o Reguimento Sapadores Bombeiros tem 629 anos de existência é dos corpos de Bombeiros Sapadores mais velhos do mundo.
O INEM faz enquanto tem capacidade o problema é que a sua capacidade é muito reduzida sendo necessário as ambulâncias dos Bombeiros/Cruz Vermelha. Na maioria dos dias a percentagem de ocorrências por parte dos Bombeiros/Cruz Vermelha é muito superior ás do INEM
@@PABM_14 caro pabm_14 o não sei se o sr está fora do país ou não sabe o que fala.. o INEM como o próprio nome diz caso não saiba é uma instituição do estado com PROFISSIONAIS, altamente formados e certificados e que asseguram 24 horas sobre 24 horas 365 dias por ano tudo isto tem um custo, o nosso estado, governantes como são bons gestores metem os Bombeiros Voluntários e Cruz Vermelha muitos sem a formação devida a trabalhar quase de borla. O INEM (estado ) dá umas ambulâncias amarelas com a traseira vermelha mais 6000 euros mês, mais o valor de cada serviço feito. Meu amigo, se eu poder ter um trabalho feito mais barato não vou pagar mais caro e se for de borla melhor. O estado tem feito um desinvestimento em tudo o que é socorro. No INEM é gritante e são vidas humanas que estão em jogo diariamente, daí tu dizes o que dizes. Já agora é a Cruz vermelha e os Bombeiros que fazem INEM VMER??? Não venham para aqui trazer desinformação fazer o Povo comer gelados com a testa. Perguntem o que aconteceu a Joana Amaral Dias no dia que faleceu o Seu Pai....
Há os GIPS, Canarinhos, Sapadores Florestais, AGIF, ICNF, Exercito e ANEPC, no meio desta gente todo existem muitos galos e todos querem mandar por isso é que ninguem se entende
@@PABM_14 Os GIPS usam farda amarela. E esses são os únicos que são obrigados a trabalhar em qualquer emergência de proteção e socorro. Até os bombeiros são socorridos por eles. Os restantes que mencionou têm outras tarefas. Nem os bombeiros voluntários são obrigados a apagar incêndios. Vão para o local do incêndio mas ...
@@canal7007 Os canarinhos devem ser jogadores de golfe! Os GIPS só fazem asneiras mas são os melhores a aparecer nas televisões e em relações publicas, salvam tudo! Mas quando estão apertados lá tem que ir o Zé Bombeiro se não fosse pelo dinheiro muitos dos homens preferiam estar sossegados na territorial.
@@PABM_14 Temos que ser isentos e opinar com conhecimento de causa e assim haverá progresso num país e Humanidade. Dou-lhe razão no aspeto de os bombeiros serem todos profissionais e com vínculo a uma entidade patronal e assim receberem remuneração justa. Ninguém deveria trabalhar sem remuneração.
Corpo profissional 2 mil milhões? Gastar tanto como a gnr e a psp juntas? Ao profissionalizar há que exigir, não é meter coelhos domésticos. E voluntários são mínimos. Eles recebem e depois tem umas horas mínimas mensais. Os bombeiros hoje em dia são a maior parceria público privada do estado. Se o estado profissionalizar o estado escolhe quem mete a mandar.
Já acompanho o podcast à bastante tempo e certamente que este senhor foi até agora a pessoa menos preparada e com maior atrito à mudança, uma vergonha. Futuramente se aparecerem mais convidados com este tipo de personalidade controladora tentem ter mão firme
Sinto que o senhor António não conhece a realidade dos Bombeiros Sapadores e esta a desvalorizar o trabalho dos mesmos. "esses bombeiros" expressão utilizada para falar de uma classe profissional que tem formações especializadas. aumentar o corpo de bombeiros sapadores a ele não lhe interessa. Questiono este individuo é presidente da Liga dos bombeiros portugueses ou apenas dos bombeiros voluntários?
Lololol comparar ps voluntários a profissionais, lá se foi a credibikidade deste programa. Até estava a começar a gostar deste canal mas borregou ao entrevistar este indivíduo. Que verborreia, nem vou acabar de ver o programa...
Excelente monólogo
Aqui se ve o porque dos bombeiros em Portugal não avançam, com dirigentes como o senhor António que teima em defender o voluntariado para não perder o poleiro.
Os voluntários são fundamentais mas é necessário aumentar o corpo profissional mas para isso as associações teriam de desaparecer.
E voluntários é pior que tachismos profissionais ? Não me parece, porque nunca vi tanto empenho em gastar, com resultados tão medíocres.
Quem é que dá treino a esses profissionais que tenho aqui perto de casa e nunca lá estão ao fim de semana ?
@@castanheira99 Meu caro, bem sei que sem os voluntários o sistema caia e em relação aos tachos claro que cada força que é criada é para colocar lá mais um galo, mas para reformar o sistema não podemos continuar a ter entidades independentes que fazem o que querem como as associações dos bombeiros isso não implica que o voluntariado acabe muito pelo contrario.
Esse presidente da liga até me da vomitos só de ouvir.
Deixem-se de palhaçada e profissionalizem os BONS BOMBEIROS que por enquanto ainda existem nos corpos de bombeiros voluntários e acabem com as associações, porque isto só tem tendência a piorar...
Num armazém ou numa caixa de supermercado ganhasse mais do que ser bombeiro e não se corre metade dos riscos.
Bombeiros voluntários = mão de obra barata
Para não falar na falta de formação e profissionalismo
Se querem debater o tema tragam alguém que perceba! Um especialista na área sff
Sardoal vila do interior do país com cerca de 3 mil habitantes e tem corpo de bombeiros municipal com 30 sapadores
3:11 - O Estado Central não tem bombeiros??? Os bombeiros sapadores do ICNF e da ANEPC, não têm vínculo com nenhuma Câmara Municipal.
Relembro que o Senhor presidente da LBP representa as associações dos bombeiros voluntários (presidentes e os seus comandantes), não representa os 43000 bombeiros.
Esses são assistentes operacionais não são bombeiros
@@imperador77 está enganado. São bombeiros sapadores.
@@v.coelhoé isso que diz no contrato deles ?
@@imperador77 é sim senhor.
Infelizmente o que se retira deste podcast é mais uma vez um "político" a querer reconstruir uma casa pelo telhado. Não sendo fácil mas para a próxima conversa sobre o tema aconselho a chamarem alguém que sabe o que se passa no terreno e não no escritório.
Apesar de tudo continuem com o bom trabalho.
Para mim este sr já não devia de estar ligado ao bombeiros, não partilho das ideias dele. Por isso nada muda.. por pessoas assim.. parabéns pela entrevista.
Sapadores só nas grandes cidades 😂😂😂 Sardoal, Coruche, Tavira, Lousã, Cartaxo, Alcanena, Tomar, Olhão etc etc etc... Tudo grandes metrópoles 😂
Os sapadores não existem quase à tanto tempo como os voluntários... São sim os mais velhos do país... 😂
Enfiimmmmm
Ainda só vi 5 minutos e já perdi a conta aos disparates saídos da boca desse senhor
Das memórias que tenho o problema nunca foi o de existirem bombeiros voluntários, porque vivi bem perto de uma central de bombeiros voluntários , eles treinavam todos ou quase todos os fins de semana numa torre simulando um prédio e construído para o efeito e no largo em frente e ainda mantinham uma banda musical sempre activa aos fins de semana.
O problema começou precisamente com os tais guardiões do deixa arder, que dão pelo nome de proteção civil, nunca os vi treinar, mas já vi gordos, gordas em que depois de cada incêndio vão às notícias dar uma descukpa qualquer seja ela dos rádios, das centrais de comunicações, do aquecimento global, dos cabos eléctricos, das árvores à frente do caminho, das roupas capacetes luvas ou o que seja que decidiram comprar e depois dizem não serem adequados.
Também o que é que seria de esperar de um organismo criado politicamente e que teve como coordenador um pasteleiro ?
Parece que temos o que temos e o que todos querem( retirada alguma exceção) é tacho.
Claro que é só dar… dar… dar… minimizando sempre o tempo e o valor das pessoas.
"Há 150 ou 200 anos esqueceu-se dessas populações."
Mas estou convencido que há 200 anos ou mesmo há 150 anos, ainda não existiam automóveis ? E também creio que os incêndios eram mais difíceis de acontecer porque estando os territórios habitados as terras estariam limpas, vigiadas e qualquer incendiário, arriscaria a levar uma carga de porrada das antigas sem qualquer direito a queixar-se na polícia de maus tratos !!!!!!
Por um comentário que li por aqui, fico na suspeita de que o objectivo é acabar com os voluntários para depois privatizar aqueles que agora andam à boa vida.
Está sendo a sina da saúde tanto em Portugal quanto por muitos outros países europeus e como é obvio deverá haver desejos de privatizar os fogos, tal como já se privatizaram seguranças, notariados, correios, estacionamentos e outros serviços, que muitas vezes não passaram a funcionar melhor, mas dão excelentes oportunidades lucrativas para os amigos da onça. Quem se lixa e tem sido sempre lixado é o eleitor e isso mais dia menos dia, pode vir a ter efeitos perversos. Digo eu e que não percebo nada disso.
Ten ...mas e grasas os voluntarios
Pergunta se sabem as soluções pq n é implementado
Resumo: pessoa minimamente preparada, sem conhecimento de causa. Para se entrar na política não deveria ser possível utilizar portas de pessoas que realmente lutam.
Assim os Bombeiros não vão longe...
Interessante
Esse camarada aí aos 4 minutos não deve fazer ideia que o conceito de hospitais tem pouco, pouquissimo mais de 100 anos, os comboios de linhas secundárias tinham larguras de vias mais estreitas para evitar invasões, as bicicletas e carroças até há 50 anos ainda tinham matrícula e poderiam ser confiscadas para utilização militar, nos casos que fosse necessário.
Também não deve saber que até há 300 anos a sul do Tejo não só era proibido o corte de figueiras como ainda seria punido com algumas chicotadas, pelo simples motivo de que frutos e algumas frutas eram essenciais nessa época para alimentar o avanço de tropas.
Pelo que dizem, foi no norte que as tropas de Napoleão foram apanhadas de calças na mão, porque comiam fruta ainda verde.
🚴🔥
São se profissionaliza o socorro porque não interessa a muita gente
Interessa, interessa. Tudo o que der dinheiro interessa sempre especialmente nos casos em que depois da obra e gastos feitos, seja entregue chave na mão, com contratos de apoio económico.
Alguma vez os contratos de autoestradas, pontes, comboios e mais não sei quanto, dão prejuízo ??? Claro que não.
Quando os governos dizem " menos estado " significa " há dinheiro para subsídios"
Passou-me hoje à frente dos olhos uma recomendação do canal de Marco Vidal que dizia que o estranho que se estava a passar era o PIB estar a subir enquanto as populações estão ficando mais pobres. Não cheguei a ver mas desta não passa, que vou já ver se encontro o video do Marco
Então mas os portugueses pagam impostos,será esse dinheiro apenas para sustentar os Srs para estarem no parlamento?
Há militares voluntários sim, o modelo miliciano é um modelo de voluntariado, a diferença é que a nível militar há provas mais difíceis para entrar no sistema.
Eh pah que nervos
Os bombeiros não pedem nas rotundas são os veteranos de guerra que o fazem com uma farda parecida a dos bombeiros
👌👏
Não há militares voluntários ? Quê ? Nas missões NATO são obrigados ou são pagos com um extra, aqueles que quiserem ir ?
Super🫡❤️ 🇵🇹❤️
Esse gajo é um banana
Este Sr. É um bom falante, não sei onde ele andava nos fogos 2003 e 2005, onde cada um mandava no seu conselho e empurrava o fogo para o conselho do outro e tínhamos frentes de fogo com 10 kms, era a lei do mais forte, uma vergonha. E outro coisa quem faz o socorro de emergência pré - hospitalar em Lisboa é o INEM. Quanto às datas, o Reguimento Sapadores Bombeiros tem 629 anos de existência é dos corpos de Bombeiros Sapadores mais velhos do mundo.
O INEM faz enquanto tem capacidade o problema é que a sua capacidade é muito reduzida sendo necessário as ambulâncias dos Bombeiros/Cruz Vermelha. Na maioria dos dias a percentagem de ocorrências por parte dos Bombeiros/Cruz Vermelha é muito superior ás do INEM
@@PABM_14 caro pabm_14 o não sei se o sr está fora do país ou não sabe o que fala.. o INEM como o próprio nome diz caso não saiba é uma instituição do estado com PROFISSIONAIS, altamente formados e certificados e que asseguram 24 horas sobre 24 horas 365 dias por ano tudo isto tem um custo, o nosso estado, governantes como são bons gestores metem os Bombeiros Voluntários e Cruz Vermelha muitos sem a formação devida a trabalhar quase de borla. O INEM (estado ) dá umas ambulâncias amarelas com a traseira vermelha mais 6000 euros mês, mais o valor de cada serviço feito.
Meu amigo, se eu poder ter um trabalho feito mais barato não vou pagar mais caro e se for de borla melhor. O estado tem feito um desinvestimento em tudo o que é socorro. No INEM é gritante e são vidas humanas que estão em jogo diariamente, daí tu dizes o que dizes.
Já agora é a Cruz vermelha e os Bombeiros que fazem INEM VMER???
Não venham para aqui trazer desinformação fazer o Povo comer gelados com a testa. Perguntem o que aconteceu a Joana Amaral Dias no dia que faleceu o Seu Pai....
QUANDO UM PAIS E GOVERNADO POR BANDIDOS PODEMOS ESPERAR ALGUMA COISA??? 😂😂😂
Há os GIPS.
Há os GIPS, Canarinhos, Sapadores Florestais, AGIF, ICNF, Exercito e ANEPC, no meio desta gente todo existem muitos galos e todos querem mandar por isso é que ninguem se entende
@@PABM_14 Os GIPS usam farda amarela. E esses são os únicos que são obrigados a trabalhar em qualquer emergência de proteção e socorro. Até os bombeiros são socorridos por eles. Os restantes que mencionou têm outras tarefas. Nem os bombeiros voluntários são obrigados a apagar incêndios. Vão para o local do incêndio mas ...
@@canal7007 Os canarinhos devem ser jogadores de golfe! Os GIPS só fazem asneiras mas são os melhores a aparecer nas televisões e em relações publicas, salvam tudo! Mas quando estão apertados lá tem que ir o Zé Bombeiro se não fosse pelo dinheiro muitos dos homens preferiam estar sossegados na territorial.
@@PABM_14 Temos que ser isentos e opinar com conhecimento de causa e assim haverá progresso num país e Humanidade. Dou-lhe razão no aspeto de os bombeiros serem todos profissionais e com vínculo a uma entidade patronal e assim receberem remuneração justa. Ninguém deveria trabalhar sem remuneração.
Corpo profissional 2 mil milhões? Gastar tanto como a gnr e a psp juntas? Ao profissionalizar há que exigir, não é meter coelhos domésticos.
E voluntários são mínimos. Eles recebem e depois tem umas horas mínimas mensais.
Os bombeiros hoje em dia são a maior parceria público privada do estado. Se o estado profissionalizar o estado escolhe quem mete a mandar.
Já acompanho o podcast à bastante tempo e certamente que este senhor foi até agora a pessoa menos preparada e com maior atrito à mudança, uma vergonha. Futuramente se aparecerem mais convidados com este tipo de personalidade controladora tentem ter mão firme
Sinto que o senhor António não conhece a realidade dos Bombeiros Sapadores e esta a desvalorizar o trabalho dos mesmos.
"esses bombeiros" expressão utilizada para falar de uma classe profissional que tem formações especializadas.
aumentar o corpo de bombeiros sapadores a ele não lhe interessa.
Questiono este individuo é presidente da Liga dos bombeiros portugueses ou apenas dos bombeiros voluntários?
Lololol comparar ps voluntários a profissionais, lá se foi a credibikidade deste programa. Até estava a começar a gostar deste canal mas borregou ao entrevistar este indivíduo. Que verborreia, nem vou acabar de ver o programa...