Olá Lasanheiro. Você leu o processo? Entendeu a fundamentação jurídica do pedido? Porque comentar uma decisão judicial sem ler e entender o processo é como comentar um jogo de futebol sem ter assistido a partida. A cobrança tem sido considerada ilegal pela justiça porque desobedece algumas regras do Código de Defesa do Consumidor. No Ninho Verde 1 e Ninho Verde 2 a taxa também foi suspensa liminarmente pela justiça.
O que eu não entendo é por que o pessoal da APIR nunca me respondeu quando eu procurei inclusive pra tentar me associar, e agora estão aqui comentando no vídeo. Podem comentar, inclusive, estou aberto para gravar um vídeo para que vocês expliquem melhor suas motivações.
Acho que tem que ter a taxa de melhoramentos. O condomínio tem que progredir, asfaltar, urbanizar. Agora, com esta medida da APIR, que não representa a maioria dos moradores, todas as melhorias ficarão suspensas. Um absurdo.
Boa noite , tenho lote no Stc 13 , pretendo construir no começo do ano, sou totalmente a favor desta taxa de melhorias, querem valorização mas não querem pagar melhorias fica difícil 😂😂😂
Interesses... muito dinheiro arrecadado com essas taxas... me diz se uma associação conseguiria ter uma governança corporativa igual uma empresa do porte da MM
Que maravilha! O problema, meu amigo, não é melhorar, mas sim o abuso. Tenho este terreno desde 1993 e me arrependo amargamente. Ah, por que não vendi? Simples: quem quer comprar essa bucha? Risos. Bem, gostei da notícia. Aliás, ótima notícia!"
Não sou contra a taxa, porém acho abusiva, não se deve mudar a regra do jogo para quem já estava fazendo parte dele, ou seja faltando apenas algumas parcelas para acabar o que se havia acordado a Momentum resolve que a taxa vai continuar sendo cobrada. Tudo bem mas o valor de quem já vem pagando a muito tempo independente de rer casa ou terreno deveria ser bem menor daqueles que estão comprando agora. Muita gente ainda não conseguiu construir devido a estes abusos.
Aí é só para quem tem boas condições financeiras o lugar e sensacional, gosto dos vídeos dele ele explica tudo melhor que muitos corretores. O problema aí que a momento vende pra muitas pessoas de baixa renda e não aguenta o custo desta operação, aí o comprador fica anos nesse veneno não tem dinheiro pra construir quanto mais pagar as taxas melhoramento condomínio etc.
vc acredita que seja realmente possível ter algum lucro alugando para temporada? É fácil alugar? Eu não sei se é melhor construir ou se devo desistir 😢
Concordo com você Lasanheiro, acredito que a momentum possa dar transparência do recurso administrado para MELHORIA do condominio, mesmo que existam taxa de administração em cima desse recurso (com certeza tem mas não é nos dito) Pois assim, as pessoas ficam mais tranquilas quanto a administração desse dinheiro.
Perfeito em tudo o que você colocou, Lasanheiro. Penso exatamente como você. Eu amo tudo no Riviera e só é assim por causa da administração da Momentum e de nossas contribuições financeiras. Bem colocado. Não concorda, ninguem obrigou a morar no Riviera. Vai morar em outro lugar que não tem taxa e seja feliz.
Não sou contra a taxa, porém acho abusiva, não se deve mudar a regra do jogo para quem já estava fazendo parte dele, ou seja faltando apenas algumas parcelas para acabar o que se havia acordado a Momentum resolve que a taxa vai continuar sendo cobrada. Tudo bem mas o valor de quem já vem pagando a muito tempo independente de rer casa ou terreno deveria ser bem menor daqueles que estão comprando agora. Muita gente ainda não conseguiu construir devido a estes abusos.
Bom.dia tudo bem!? Faz um mês que comprei um terreno aí, pretendo construir o ano que vem! Espero não me arrepender do negócio ! Nesse caso o valor da prestação do terreno vai cair também, as taxa está inclusa? Me diga uma coisa, desde quando o Santa Cristina existe, porque no comentário acima o colega falou que comprou o terreno em 1993, ?
O santa existe desde a década de 70 eu acho. No seu boleto vem tudo discriminado, o que é o valor do lote, o que é o valor de cada taxa... a questão de se arrepender, você só vai se arrepender se não tiver condições financeiras pra curtir o lugar. Se tiver condições pra construir e desfrutar, é um ótimo investimento.
a maioria dos moradores são contra a iluminação. Lá existem ainda vários animais que se houver a iluminação, os espantaria. A concepção do loteamento não contempla a iluminação pública. É para ser assim mesmo, sem iluminação pública nas ruas. Este é um dos motivos que muitos estão contentes com a aquisição. Eu inclusive!
Eu tenho um lote no santa 5 e ja estou planejando a construção🙏, eu acho valido a cobrança da taxa de melhoramento caso ela venha a ser cobrada, mas se for pra realmente melhorar o loteamento e que tenha total transparencia com o que esta sendo gasto.
Eu achei uma falta de respeito e transparencia a associacao nao ter consultado os proprietarios. Li o processo e o advogado a associacao pediu sim a suspensao das obras. Cuidado com quem afirmar o contrario. Parabens lasanheiro pela postagem e os esclarecimentos. Bem sei o quanto vc busca a verdade. ❤
Você leu o processo? Tem certeza? Onde você viu que o advogao pediu sim a suspensão das obras? Se puder copiar e colar aqui para a gente ver, seria excelente! Vamos fazer o seguinte? Não vou depender de você fazer isso, eu mesmo vou copiar e colar aqui A ÚNICA parte em que o advogado pediu a suspensão de obra, para que todos vejam que não é da forma como você e o Lasanheiro estão afirmando: "OBRIGAÇÃO DE NÃO FAZER consistente em deixar de efetuar novos melhoramentos, no empreendimento Riviera de Sta. Cristina XIII, sem ocorrespondente saldo positivo no fundo de melhoramentos, previamente captado, salvo deliberação em contrário em assembleia dos proprietários". Agora vou esclarecer caso alguém tenha dificuldade de compreender esse pedido, pois o Lasanheiro e a senhora @suelisueli709 parece que não entenderam (ou não quiseram entender). Traduzindo o pedido: "Deixar de efetuar NOVOS melhoramentos" enquanto não houver o saldo positivo necessário no fundo de melhoramentos, a menos que haja deliberação em assembleia dos proprietários que decida de forma diferente. Alguém tá vendo algum pedido para que não haja mais obras de melhoramentos? Como que o Lasanheiro falou mesmo: "Falta de capacidade cognitiva cerebral", né? Palavras dele, não minhas!
É ridículo quererem tirar algo que claramente está valorizando nosso patrimônio. Eu quero é valorização, e não adianta querer valorização de algo sem gastos!
Estão te desinformando, a Associação não quer retirar nada, ela quer transparência e participação, só isso, se ler o processo verá que não tem esse pedido que o Lasanheiro disse que tem, semples assim.
Ainda, complemento o fato é que hoje, estou sendo cobrado com taxa de melhoramentos realizados anteriormente à minha aquisição do meu terreno no RSC13. Entendo que estas benfeitorias já estavam incluídas no valor do meu terreno..visto que estas benfeitorias valorizaram os terrenos. Em suma, pagando duas vezes pelo "melhoramento"
Ninguem é contra melhoramentos, os proprietários só querem que todos os terrenos em posse da Momentum que ocupe a área do loteamento seja incluídos em todos os rateios. Ninguem contesta a qualidade dos serviços, mas sim, a falta de ética que a empresa tem com os proprietários que adquiriram os lotes
@@diariodolasanheiro não entendo pq nao tem logica.. tem logica, a momentum vende um terreno pelo valor bem maior, claro valoriza, mas o ganho é total dela, o loteamento valoriza mais, ela ganha mais, nós ganhamos, ganhamos que a casa valoriza, mas quem ganha muito mais?
Na realidade, o valor pago pelo condomínio é o rateio de toda a despesa de manutenção (funcionários, limpeza, reparos, etc), já a taxa de melhoramento é um valor pago fora do rateio do condomínio, com o objetivo de realizar investimentos/melhorias que não estão no custo mensal.
Não pagamos condomínio. Pagamos uma taxa de manutenção. O nome já é diferente, e inclusive porque aqui é um loteamento administrado por uma empresa privada, e não um condomínio.
@@otaciliosantoshinos8046 a maior diferença, entre outras, é que no condomínio todos os moradores, desde que estejam com as taxas em dia, podem votar e participar de uma reunião no condomínio para decidir o que fazer com o fundo de reversa por exemplo. No loteamento, não tem esta reunião. No Santa tem um administrador, a Momentum. No site ela consulta e prioriza as necessidades dentro das sugestões colocadas. São 18 mil lotes. Impossível fazer uma reunião. Outra diferença, é que no loteamento as melhorias devem ser feitas pela prefeitura. No Santa, pagamos r$240,00 mensais para fazer as melhorias, para não dependermos da prefeitura, já que o local é muito grande e a prefeitura não daria conta de fazer todas as melhorias necessárias. No google tem uma explicação melhor, mas em resumo é isso.
Totalmente compreensivel parar de pagar a taxa de melhoria, não sou a favor, voce paga as parcelas, o negócio esta negativo e nós temos que ficar bancando? acredito que isso seja mal administração. tem que ter melhoria, tem que ter, mas que seja certo, ja pagamos o condominio para as coisas, limpeza e talz, que por sinal, mal funciona vamos concordar, tem várias coisas que ja tentamos conversar pra ver se fazem algo e não fazem nada Sobre a cobrança de quem tem mais de um terreno?? quem foi o maior beneficiario disso? a propria momentum e ai?? o dinheiro ia voltar pra ela mesmo, já o que é certo é certo E acredito que voce tenha que ouvir a opnião dos outros, como os outros ouvir a sua opnião, sem menosprezar os lados ps: não sou filiado a nenhuma associação
Lasanheiro, vou seguir seu exemplo, vou tentar não ser rude com você (rs). 1°) Para você comentar uma liminar, deveria, antes, ler o processo e entender os pedidos da Associação, para não transmitir informação inverídica (para não dizer mentirosa). Acho que você não leu o processo, pois se tivesse lido jamais faria a afirmação de que tais pessoas NÃO QUEREM QUE O LUGAR MELHORE! A não ser que estivesse mal intencionao! Essa é uma afirmação rasa, distante da realidade e aviltante à Associação, pois parece que ela vai contra os interesses dos Associados. 2°) Se você leu o processo, a falta de capacidade cognitiva cerebral foi sua, porque não compreendeu os motivos, a fundamentação e os pedidos da Associação que, certamente, não por objetivo que não haja a realização de melhoramentos. 3°) Não vou fazer comentários sobre o restante dos seus argumentos, pelo menos enquanto não tiver certeza de que leu o processo e volte a falar com alguma propriedade sobre o que realmente está nele (processo). Mas vou dizer o que a Associação tem, mesmo sem participar dela: I - Pessoas capacitadas e conhecedoras de seus direitos; II - Coragem para lutar contra os abusos e arbitrariedades cometidas pela administradora; III - Apoio dos seus associados; IV - Apoio do Ministério Público (pelo que se nota nos seus despachos); V - Apoio das outras Associações dos outros empreendimentos: até o momento a taxa foi suspensa pela justiça atedendo aos pedidos das Associações do Ninho Verde I, Ninho Verde II e Santa Cristina XIII. Por fim, você pediu para quem discordasse de você, discordasse com EDUCAÇÃO, embora você não tenha feito o mesmo, já que tratou com falta de empatia, falta de respeito, mesnosprezo, desdém, pessoas que estão simplesmente lutando por seus direitos! Você pode até discordar delas, mas não tem o direito de insultá-las, senhor TH-camr! Mas tudo bem Lasanheiro, ainda assim não seguirei seu mal exemplo, não é da minha índole, portanto, fica aqui minha crítica com toda a educação e respeito, ainda que não mereça.
@@diariodolasanheiro se informar o número do processo quer dizer que você leu, então é pior do que pensei, foi mal intencionado no vídeo... desinformação! Lamentável.
Peça para eles me contactarem. Gravamos um vídeo onde eles apresentem o ponto de vista deles. Estou aqui pra isso! Eu já tentei algumas vezes falar com eles, e nunca me deram retorno.
Primeiramente, vamos aos pontos principais que foram mal interpretados ou propositalmente distorcidos: 1- "Toda obra da administradora é boa e beneficia todos os proprietários/moradores": A realidade é que, embora algumas obras possam ser de benefício geral, muitas delas são realizadas sem a devida transparência e planejamento, resultando em custos excessivos e desnecessários. As ASSOCIAÇÕES defendem que todas as obras sejam submetidas à prévia aprovação dos proprietários e realizadas com orçamentos claros e justificados. 2-"Não importa o custo, o importante é que façam": Esse é um pensamento simplista e perigoso. O custo das obras deve ser sempre um fator crítico de decisão. A ausência de limites temporais para a cobrança dessas taxas faz com que os proprietários sejam constantemente sobrecarregados, sem a garantia de que os investimentos realizados tragam a devida valorização. 3- "A taxa é baixa, então não precisa de limites temporais para a cobrança": A taxa pode parecer baixa em um primeiro momento, mas quando cobrada de forma contínua e sem um limite claro, torna-se um peso desproporcional para os proprietários. Defendemos que qualquer taxa tenha uma duração e um objetivo bem definidos, para que não se transforme em uma cobrança indefinida e abusiva. 4- "O loteamento depende de obras para ser valorizado, e a administradora sabe fazer as melhores escolhas": Valorização é importante, mas deve ser feita de forma justa e com a participação dos proprietários. As enquetes realizadas são insuficientes e muitas vezes não refletem o real interesse da comunidade. As decisões devem ser tomadas de forma coletiva e transparente. 5- "A empresa visa ao lucro, e é normal que cobre para administrar as obras, mesmo já recebendo outra taxa": Não é aceitável que a administradora cobre duas vezes pelos mesmos serviços. As taxas devem ser justas e proporcionais ao serviço prestado, e qualquer duplicidade na cobrança deve ser questionada e eliminada. 6- "Não há diferença entre a administradora e as demais empresas do grupo, que são proprietárias de lotes e têm direito a um tratamento privilegiado": Essa é uma das questões mais preocupantes. Empresas-irmãs não devem receber privilégios em detrimento dos proprietários individuais. Todos devem ser tratados de forma igualitária, e o tratamento diferenciado para essas empresas deve ser combatido. 7- "Obras podem ser realizadas sem orçamento prévio porque confiamos na administradora": Confiar cegamente em uma administradora que já demonstrou falta de transparência (divulgação de uma simples planilha como se fosse prestação de contas) é um erro grave. Obras devem ser planejadas, orçadas e aprovadas com antecedência para evitar surpresas desagradáveis e custos desnecessários. 8- "A empresa contraiu empréstimos para as obras de 2015 e não importa se nunca provou esses empréstimos": Isso não é apenas uma falha de transparência, mas também uma questão legal. A ausência de provas sobre empréstimos contraídos coloca em dúvida a legitimidade dessas cobranças. 9- "A empresa aplica juros e correção mensal da dívida das obras, já arrecadando 4x o custo dos melhoramentos": Essa prática é inaceitável e abusiva. É fundamental que os proprietários entendam que a arrecadação desproporcional não se justifica e que o papel das ASSOCIAÇÕES é lutar contra essa injustiça. 10- "Quem comprou terreno depois das obras já pagou a valorização, mas está sendo obrigado a pagar de novo": Essa é uma das maiores injustiças. Proprietários que já pagaram pela valorização de suas propriedades no momento da compra não deveriam ser onerados novamente. A cobrança dupla é um abuso que precisa ser corrigido. 11- "Cobrar a taxa por CPF não é errado porque neste caso o tratamento igualitário não precisa se aplicado": Todos os proprietários devem ser tratados de forma igualitária, independentemente de serem empresas ou pessoas físicas. Qualquer prática que viole esse princípio deve ser questionada. 12- "Obras podem ser feitas sem saldo no fundo de melhoramentos. A administradora paga e depois nos envia uma planilha": Essa prática cria um ciclo vicioso de endividamento e falta de controle financeiro. Obras devem ser realizadas apenas quando houver saldo suficiente e os proprietários devem ser informados e consultados antes de qualquer decisão. 13- "Não há divulgação de quantos pagam a taxa e quanto é deduzido a título de administração e provisão de inadimplência": A falta de transparência na administração dessas taxas é uma das maiores preocupações das ASSOCIAÇÕES. Defendemos a total transparência e a divulgação detalhada não apenas dos valores arrecadados e gastos, mas do universo de pagantes, da inadimplência, deduções em favor da administradora etc. Note que nada disso está na planilha divulgada. 14- "Tudo isso pode ser discutido na Justiça. Então deixem que cobrem o que quiserem, desde que continuem as obras": As ASSOCIAÇÕES acreditam que as cobranças abusivas e injustificadas devem ser contestadas na Justiça. Tolerar abusos e ouvir "vá procurar os seus direitos" é a síntese da arbitrariedade. E ninguém quer uma administração truculenta e despótica. 15- "Mesmo ciente de tudo isso, a administradora tem minha total confiança e quero continuar pagando": Respeitamos a opinião de quem deseja continuar pagando, mas é importante que todos os proprietários saibam que existem outras opções e que é possível lutar por um loteamento mais justo e transparente. Conclusão As ASSOCIAÇÕES continuarão lutando para proteger os direitos dos proprietários e garantir que todas as obras e taxas sejam justas e equilibradas. Não podemos permitir que a falta de transparência e o abuso de poder prejudiquem nossa comunidade. Estamos ao lado dos proprietários e continuaremos a defender seus interesses em todas as esferas, ainda que isso possa trazer descontentamento a alguns. Para mais informações, acesse os sites das associações dos seus respectivos loteamentos: Riviera 1: ampri.org Riviera 3: aprosanta3.org Riviera 5: aprosanta5.org Riviera 13: apir.org.br Ninho Verde 1: anv1.org Ninho Verde 2: apronin.com.br Aprosan: aprosan.org
Primeiramente, vamos aos pontos principais que foram mal interpretados ou propositalmente distorcidos: 1- "Toda obra da administradora é boa e beneficia todos os proprietários/moradores": A realidade é que, embora algumas obras possam ser de benefício geral, muitas delas são realizadas sem a devida transparência e planejamento, resultando em custos excessivos e desnecessários. As ASSOCIAÇÕES defendem que todas as obras sejam submetidas à prévia aprovação dos proprietários e realizadas com orçamentos claros e justificados. 2-"Não importa o custo, o importante é que façam": Esse é um pensamento simplista e perigoso. O custo das obras deve ser sempre um fator crítico de decisão. A ausência de limites temporais para a cobrança dessas taxas faz com que os proprietários sejam constantemente sobrecarregados, sem a garantia de que os investimentos realizados tragam a devida valorização. 3- "A taxa é baixa, então não precisa de limites temporais para a cobrança": A taxa pode parecer baixa em um primeiro momento, mas quando cobrada de forma contínua e sem um limite claro, torna-se um peso desproporcional para os proprietários. Defendemos que qualquer taxa tenha uma duração e um objetivo bem definidos, para que não se transforme em uma cobrança indefinida e abusiva. 4- "O loteamento depende de obras para ser valorizado, e a administradora sabe fazer as melhores escolhas": Valorização é importante, mas deve ser feita de forma justa e com a participação dos proprietários. As enquetes realizadas são insuficientes e muitas vezes não refletem o real interesse da comunidade. As decisões devem ser tomadas de forma coletiva e transparente. 5- "A empresa visa ao lucro, e é normal que cobre para administrar as obras, mesmo já recebendo outra taxa": Não é aceitável que a administradora cobre duas vezes pelos mesmos serviços. As taxas devem ser justas e proporcionais ao serviço prestado, e qualquer duplicidade na cobrança deve ser questionada e eliminada. 6- "Não há diferença entre a administradora e as demais empresas do grupo, que são proprietárias de lotes e têm direito a um tratamento privilegiado": Essa é uma das questões mais preocupantes. Empresas-irmãs não devem receber privilégios em detrimento dos proprietários individuais. Todos devem ser tratados de forma igualitária, e o tratamento diferenciado para essas empresas deve ser combatido. 7- "Obras podem ser realizadas sem orçamento prévio porque confiamos na administradora": Confiar cegamente em uma administradora que já demonstrou falta de transparência (divulgação de uma simples planilha como se fosse prestação de contas) é um erro grave. Obras devem ser planejadas, orçadas e aprovadas com antecedência para evitar surpresas desagradáveis e custos desnecessários. 8- "A empresa contraiu empréstimos para as obras de 2015 e não importa se nunca provou esses empréstimos": Isso não é apenas uma falha de transparência, mas também uma questão legal. A ausência de provas sobre empréstimos contraídos coloca em dúvida a legitimidade dessas cobranças. 9- "A empresa aplica juros e correção mensal da dívida das obras, já arrecadando 4x o custo dos melhoramentos": Essa prática é inaceitável e abusiva. É fundamental que os proprietários entendam que a arrecadação desproporcional não se justifica e que o papel das ASSOCIAÇÕES é lutar contra essa injustiça. 10- "Quem comprou terreno depois das obras já pagou a valorização, mas está sendo obrigado a pagar de novo": Essa é uma das maiores injustiças. Proprietários que já pagaram pela valorização de suas propriedades no momento da compra não deveriam ser onerados novamente. A cobrança dupla é um abuso que precisa ser corrigido. 11- "Cobrar a taxa por CPF não é errado porque neste caso o tratamento igualitário não precisa se aplicado": Todos os proprietários devem ser tratados de forma igualitária, independentemente de serem empresas ou pessoas físicas. Qualquer prática que viole esse princípio deve ser questionada. 12- "Obras podem ser feitas sem saldo no fundo de melhoramentos. A administradora paga e depois nos envia uma planilha": Essa prática cria um ciclo vicioso de endividamento e falta de controle financeiro. Obras devem ser realizadas apenas quando houver saldo suficiente e os proprietários devem ser informados e consultados antes de qualquer decisão. 13- "Não há divulgação de quantos pagam a taxa e quanto é deduzido a título de administração e provisão de inadimplência": A falta de transparência na administração dessas taxas é uma das maiores preocupações das ASSOCIAÇÕES. Defendemos a total transparência e a divulgação detalhada não apenas dos valores arrecadados e gastos, mas do universo de pagantes, da inadimplência, deduções em favor da administradora etc. Note que nada disso está na planilha divulgada. 14- "Tudo isso pode ser discutido na Justiça. Então deixem que cobrem o que quiserem, desde que continuem as obras": As ASSOCIAÇÕES acreditam que as cobranças abusivas e injustificadas devem ser contestadas na Justiça. Tolerar abusos e ouvir "vá procurar os seus direitos" é a síntese da arbitrariedade. E ninguém quer uma administração truculenta e despótica. 15- "Mesmo ciente de tudo isso, a administradora tem minha total confiança e quero continuar pagando": Respeitamos a opinião de quem deseja continuar pagando, mas é importante que todos os proprietários saibam que existem outras opções e que é possível lutar por um loteamento mais justo e transparente. Conclusão As ASSOCIAÇÕES continuarão lutando para proteger os direitos dos proprietários e garantir que todas as obras e taxas sejam justas e equilibradas. Não podemos permitir que a falta de transparência e o abuso de poder prejudiquem nossa comunidade. Estamos ao lado dos proprietários e continuaremos a defender seus interesses em todas as esferas, ainda que isso possa trazer descontentamento a alguns. Para mais informações, acesse os sites das associações dos seus respectivos loteamentos: Riviera 1: ampri.org Riviera 3: aprosanta3.org Riviera 5: aprosanta5.org Riviera 13: apir.org.br Ninho Verde 1: anv1.org Ninho Verde 2: apronin.com.br Aprosan: aprosan.org
Vamos lá, algumas coisas para fazer o Lasanheiro refletir sobre a situação: -Você conversou com algum representante da associação que entrou com a ação? Caso negativo acho que seria interessante antes de postar um vídeo falando a respeito, me parece que você ouviu apenas 1 lado. -O pedido na ação não é de extinção da taxa ou de paralisação generalizada de obras. O pedido é no sentido de parar de cobrar e de fazer obras com novos custos (criar novas taxas de melhoramentos) enquanto as coisas não forem suficientemente claras e participativas. -Você sabia que neste processo a Momentum já foi MULTADA pelo juiz por tumultuar o processo? "...com nítido intuito de procrastinar o feito e criar embaraços à efetivação do provimento jurisdicional, novamente reiterou pedido de ilegitimidade ativa às fls. 1707/1714,sendo que essa questão já foi decidida, conforme acima informado, estando superada a questão." por qual motivo você acha que ela está fazendo isso? -Vou copiar e colar um trecho da decisão aqui, agora me diga se está falando em paralisar obras? "Destarte, e na esteira do quanto fundamentado pelo Ministério Público, DEFIRO O PEDIDO DE TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA para que a requerida RVM EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. E MOMENTUM EMPREENDIMENTOSIMOBILIÁRIOS LTDA, SUSPENDA AS COBRANÇAS MENSAIS DA TAXA DE MELHORAMENTO POR OBRA JÁ REALIZADA, COM A CONSEQUENTE SUSPENSÃO DE NOVOS MELHORAMENTOS E A SUSPENSÃO MENSAL DA TAXA REFERENTE A FUNDO PARA UTILIZAÇÃO FUTURA, até decisão final." -Pelo que arrecadaram até agora (estima-se mais de $120 milhões de um conjunto de obras que custou $36 milhões já que ninguém sabe ao certo), daria pra continuar fazendo obras por vários anos sem cobrar mais nada. -Quem garante que todos pagam taxas de melhoramento de forma igualitária se não há transparência ? Você me garante que é igual para todos? -Qual o valor arrecadado mensalmente? Quanto efetivamente retorna como investimento ao loteamento, pode me dizer com precisão? -A ação ainda diz que a MOMENTUM jamais cogitou pagar ou exigir da RVM, por conta de suas antigas ou novas vendas, uma compensação financeira em favor do fundo de melhoramentos. Significa que, entre novembro de 2017 a dezembro de 2021, novos proprietários foram adicionados ao empreendimento, pagaram pelas melhorias(custos embutidos no preço valorizado da unidade), mas a vendedora não se dignou em proporcionar qualquer alívio ao fundo, você acha justo? -Você notou que o número de enquetes realizadas pela Momentum explodiu a partir do 2º semestre de 2021 (data em que a ação foi ajuizada)? Qual o motivo disto? Você acha que as enquetes são validas ou apenas uma forma de ostentar uma falsa aparência de gestão participativa que ainda carece de resultado efetivo? Por exemplo, dão 3 alternativas de locais para fazer asfalto ou invés de perguntar se os proprietários querem asfalto ou outra coisa.
Tentei por diversas vezes contato com a associação, inclusive para saber mais detalhes e me associar, mas nunca me responderam. Inclusive nos contatos eu me dispus a gravar com eles um vídeo com o intuito de dar visibilidade e fortalecer a associação. Nunca nem me responderam. Por este motivo, eu duvido mais dos interesses da associação do que da MM. E você esqueceu de colocar uma parte do processo: - (i) a suspensão da realização de novos melhoramentos ou de cobrança de taxas de melhoramento por obras já realizadas; (ii) a suspensão de novas cobranças a título de composição do fundo para utilização futura, tudo sob pena de multa diária.
@@diariodolasanheiro bom dia, por qual meio você tentou contato? Favor informar, assim eu levo essa questão para eles e vejo se entram em contato contigo, acho importante esse diálogo. Esse trecho que você postou do processo nada fala sobre paralisação de obras... Só não podem inventar novos melhoramentos para cobrar dos proprietários, como a ponte entre o Santa II e o Riviera XIII que foi ventilada algumas vezes.
Bom dia meu amigo! Concordo 110% É impressionante a falta de inteligência dessa medida tomada por essa associação! Falta de visão de negócios! Agora é torcer para a liminar ser derrubada. Juntos pelo crescimento da Riviera 13! Parabéns pelo vídeo muito bem explicado! Forte abraço
Olá Lasanheiro. Você leu o processo? Entendeu a fundamentação jurídica do pedido? Porque comentar uma decisão judicial sem ler e entender o processo é como comentar um jogo de futebol sem ter assistido a partida. A cobrança tem sido considerada ilegal pela justiça porque desobedece algumas regras do Código de Defesa do Consumidor. No Ninho Verde 1 e Ninho Verde 2 a taxa também foi suspensa liminarmente pela justiça.
O que eu não entendo é por que o pessoal da APIR nunca me respondeu quando eu procurei inclusive pra tentar me associar, e agora estão aqui comentando no vídeo. Podem comentar, inclusive, estou aberto para gravar um vídeo para que vocês expliquem melhor suas motivações.
Vida longa a essas Associações, a empresa tem que ser colocada nos trilhos, tudo tem que ser de acordo com a Lei, simples assim.
ótima explicação!!!!
Obrigado 😃
Acho que tem que ter a taxa de melhoramentos. O condomínio tem que progredir, asfaltar, urbanizar. Agora, com esta medida da APIR, que não representa a maioria dos moradores, todas as melhorias ficarão suspensas. Um absurdo.
Tem isso tbm. Entraram com a ação sem consultar os proprietários
Boa noite , tenho lote no Stc 13 , pretendo construir no começo do ano, sou totalmente a favor desta taxa de melhorias, querem valorização mas não querem pagar melhorias fica difícil 😂😂😂
Interesses... muito dinheiro arrecadado com essas taxas... me diz se uma associação conseguiria ter uma governança corporativa igual uma empresa do porte da MM
Que maravilha! O problema, meu amigo, não é melhorar, mas sim o abuso. Tenho este terreno desde 1993 e me arrependo amargamente. Ah, por que não vendi? Simples: quem quer comprar essa bucha? Risos. Bem, gostei da notícia. Aliás, ótima notícia!"
Ué, mas aqui vende pra caramba. É só ver o número de obras novas todo ano. Porque você não construiu ainda pra poder aproveitar todo esse lugar?
Não sou contra a taxa, porém acho abusiva, não se deve mudar a regra do jogo para quem já estava fazendo parte dele, ou seja faltando apenas algumas parcelas para acabar o que se havia acordado a Momentum resolve que a taxa vai continuar sendo cobrada.
Tudo bem mas o valor de quem já vem pagando a muito tempo independente de rer casa ou terreno deveria ser bem menor daqueles que estão comprando agora.
Muita gente ainda não conseguiu construir devido a estes abusos.
Aí é só para quem tem boas condições financeiras o lugar e sensacional, gosto dos vídeos dele ele explica tudo melhor que muitos corretores.
O problema aí que a momento vende pra muitas pessoas de baixa renda e não aguenta o custo desta operação, aí o comprador fica anos nesse veneno não tem dinheiro pra construir quanto mais pagar as taxas melhoramento condomínio etc.
vc acredita que seja realmente possível ter algum lucro alugando para temporada?
É fácil alugar?
Eu não sei se é melhor construir ou se devo desistir 😢
@@patriciasantosdesouza8835também estou pensando 🤔
Eu sou a favor do pagamento da taxa de melhorias, quanto mais melhoria, mais valorização.
Tiro no pé
Desde q seja feito de forma correta, a Momentum não faz dessa forma, cobram valores sem especificar o porque.
Perfeito, adorei a citação do bairro Jurimirim... Sem comentários kkk
Fez uma excelente aquisição! Fique em Paz!
Tenho casa e aqui é o paraíso
Amém!
Deus abençoe!
concordo!
Concordo com você Lasanheiro, acredito que a momentum possa dar transparência do recurso administrado para MELHORIA do condominio, mesmo que existam taxa de administração em cima desse recurso (com certeza tem mas não é nos dito) Pois assim, as pessoas ficam mais tranquilas quanto a administração desse dinheiro.
Perfeito em tudo o que você colocou, Lasanheiro. Penso exatamente como você. Eu amo tudo no Riviera e só é assim por causa da administração da Momentum e de nossas contribuições financeiras. Bem colocado. Não concorda, ninguem obrigou a morar no Riviera. Vai morar em outro lugar que não tem taxa e seja feliz.
😉
Não sou contra a taxa, porém acho abusiva, não se deve mudar a regra do jogo para quem já estava fazendo parte dele, ou seja faltando apenas algumas parcelas para acabar o que se havia acordado a Momentum resolve que a taxa vai continuar sendo cobrada.
Tudo bem mas o valor de quem já vem pagando a muito tempo independente de rer casa ou terreno deveria ser bem menor daqueles que estão comprando agora.
Muita gente ainda não conseguiu construir devido a estes abusos.
Bom.dia tudo bem!?
Faz um mês que comprei um terreno aí, pretendo construir o ano que vem!
Espero não me arrepender do negócio !
Nesse caso o valor da prestação do terreno vai cair também, as taxa está inclusa?
Me diga uma coisa, desde quando o Santa Cristina existe, porque no comentário acima o colega falou que comprou o terreno em 1993, ?
O santa existe desde a década de 70 eu acho. No seu boleto vem tudo discriminado, o que é o valor do lote, o que é o valor de cada taxa... a questão de se arrepender, você só vai se arrepender se não tiver condições financeiras pra curtir o lugar. Se tiver condições pra construir e desfrutar, é um ótimo investimento.
Muito obrigado, assim espero.
Deus abençoe pela explicação!!
Essa taxa pode ser um valor baixo pra uns mas é alto para outros, porque não podem fazer melhorias com a outra taxa?
Cada lugar tem seu custo. Para aqueles que o custo é alto, o melhor é procurar lugares onde o custo é menor.
Boa tarde Lasanheiro!!! Vc saberia explica pq não tem postes de luzes nas ruas...Nossa à noite fica mto escuro....Teria algum explicação sobre isso.
a maioria dos moradores são contra a iluminação. Lá existem ainda vários animais que se houver a iluminação, os espantaria. A concepção do loteamento não contempla a iluminação pública. É para ser assim mesmo, sem iluminação pública nas ruas. Este é um dos motivos que muitos estão contentes com a aquisição. Eu inclusive!
Tem explicação sim..Acho que já gravei sobre isso, mas vou fazer um video novamente sobre o assunto.
Eu tenho um lote no santa 5 e ja estou planejando a construção🙏, eu acho valido a cobrança da taxa de melhoramento caso ela venha a ser cobrada, mas se for pra realmente melhorar o loteamento e que tenha total transparencia com o que esta sendo gasto.
Olha, se você chegou no lugar e gostou, é porque o lugar está sempre muito bem cuidado. Isso ninguém pode reclamar da MM
Esse é o problema, as pessoas as vezes não querem evolução, estão contentes, isso só ajuda a desvalorizar.
🙃
Eu achei uma falta de respeito e transparencia a associacao nao ter consultado os proprietarios. Li o processo e o advogado a associacao pediu sim a suspensao das obras. Cuidado com quem afirmar o contrario. Parabens lasanheiro pela postagem e os esclarecimentos. Bem sei o quanto vc busca a verdade. ❤
Você leu o processo? Tem certeza? Onde você viu que o advogao pediu sim a suspensão das obras? Se puder copiar e colar aqui para a gente ver, seria excelente!
Vamos fazer o seguinte? Não vou depender de você fazer isso, eu mesmo vou copiar e colar aqui A ÚNICA parte em que o advogado pediu a suspensão de obra, para que todos vejam que não é da forma como você e o Lasanheiro estão afirmando:
"OBRIGAÇÃO DE NÃO FAZER consistente em deixar de efetuar novos melhoramentos, no empreendimento Riviera de Sta. Cristina XIII, sem ocorrespondente saldo positivo no fundo de melhoramentos, previamente captado, salvo deliberação em contrário em assembleia dos proprietários".
Agora vou esclarecer caso alguém tenha dificuldade de compreender esse pedido, pois o Lasanheiro e a senhora @suelisueli709 parece que não entenderam (ou não quiseram entender).
Traduzindo o pedido: "Deixar de efetuar NOVOS melhoramentos" enquanto não houver o saldo positivo necessário no fundo de melhoramentos, a menos que haja deliberação em assembleia dos proprietários que decida de forma diferente.
Alguém tá vendo algum pedido para que não haja mais obras de melhoramentos? Como que o Lasanheiro falou mesmo: "Falta de capacidade cognitiva cerebral", né? Palavras dele, não minhas!
É ridículo quererem tirar algo que claramente está valorizando nosso patrimônio. Eu quero é valorização, e não adianta querer valorização de algo sem gastos!
Tiro no pé
Estão te desinformando, a Associação não quer retirar nada, ela quer transparência e participação, só isso, se ler o processo verá que não tem esse pedido que o Lasanheiro disse que tem, semples assim.
Ainda, complemento o fato é que hoje, estou sendo cobrado com taxa de melhoramentos realizados anteriormente à minha aquisição do meu terreno no RSC13. Entendo que estas benfeitorias já estavam incluídas no valor do meu terreno..visto que estas benfeitorias valorizaram os terrenos. Em suma, pagando duas vezes pelo "melhoramento"
🤹
Ninguem é contra melhoramentos, os proprietários só querem que todos os terrenos em posse da Momentum que ocupe a área do loteamento seja incluídos em todos os rateios.
Ninguem contesta a qualidade dos serviços, mas sim, a falta de ética que a empresa tem com os proprietários que adquiriram os lotes
Não tem lógica.
@@diariodolasanheiro Vida longa a essas Associações, tudo tem que ser de acordo com a Lei, simples né!
@@diariodolasanheiro não entendo pq nao tem logica.. tem logica, a momentum vende um terreno pelo valor bem maior, claro valoriza, mas o ganho é total dela, o loteamento valoriza mais, ela ganha mais, nós ganhamos, ganhamos que a casa valoriza, mas quem ganha muito mais?
Isso que eles não entendem, que a MM não é Concominio e tem fim lucrativo.
exato;
Mas pagar o condomínio não é para isso? Ainda tem uma taxa de melhoramento? Huai.
Na realidade, o valor pago pelo condomínio é o rateio de toda a despesa de manutenção (funcionários, limpeza, reparos, etc), já a taxa de melhoramento é um valor pago fora do rateio do condomínio, com o objetivo de realizar investimentos/melhorias que não estão no custo mensal.
lá não é um condomínio. É um loteamento fechado. Tem regras diferentes. A taxa de melhoramento é para não depender do poder público.
Não pagamos condomínio. Pagamos uma taxa de manutenção. O nome já é diferente, e inclusive porque aqui é um loteamento administrado por uma empresa privada, e não um condomínio.
@@deiseprado8832Boa noite tudo bem,??
Gostaria de saber a diferença entre condomínio e loteamento fechado?
@@otaciliosantoshinos8046 a maior diferença, entre outras, é que no condomínio todos os moradores, desde que estejam com as taxas em dia, podem votar e participar de uma reunião no condomínio para decidir o que fazer com o fundo de reversa por exemplo. No loteamento, não tem esta reunião. No Santa tem um administrador, a Momentum. No site ela consulta e prioriza as necessidades dentro das sugestões colocadas. São 18 mil lotes. Impossível fazer uma reunião.
Outra diferença, é que no loteamento as melhorias devem ser feitas pela prefeitura. No Santa, pagamos r$240,00 mensais para fazer as melhorias, para não dependermos da prefeitura, já que o local é muito grande e a prefeitura não daria conta de fazer todas as melhorias necessárias.
No google tem uma explicação melhor, mas em resumo é isso.
Fala Lasanheiro, like 29
Valeu
Totalmente compreensivel parar de pagar a taxa de melhoria, não sou a favor, voce paga as parcelas, o negócio esta negativo e nós temos que ficar bancando? acredito que isso seja mal administração. tem que ter melhoria, tem que ter, mas que seja certo, ja pagamos o condominio para as coisas, limpeza e talz, que por sinal, mal funciona vamos concordar, tem várias coisas que ja tentamos conversar pra ver se fazem algo e não fazem nada
Sobre a cobrança de quem tem mais de um terreno?? quem foi o maior beneficiario disso? a propria momentum e ai?? o dinheiro ia voltar pra ela mesmo, já o que é certo é certo
E acredito que voce tenha que ouvir a opnião dos outros, como os outros ouvir a sua opnião, sem menosprezar os lados
ps: não sou filiado a nenhuma associação
🥲
Lasanheiro, vou seguir seu exemplo, vou tentar não ser rude com você (rs).
1°) Para você comentar uma liminar, deveria, antes, ler o processo e entender os pedidos da Associação, para não transmitir informação inverídica (para não dizer mentirosa). Acho que você não leu o processo, pois se tivesse lido jamais faria a afirmação de que tais pessoas NÃO QUEREM QUE O LUGAR MELHORE! A não ser que estivesse mal intencionao!
Essa é uma afirmação rasa, distante da realidade e aviltante à Associação, pois parece que ela vai contra os interesses dos Associados.
2°) Se você leu o processo, a falta de capacidade cognitiva cerebral foi sua, porque não compreendeu os motivos, a fundamentação e os pedidos da Associação que, certamente, não por objetivo que não haja a realização de melhoramentos.
3°) Não vou fazer comentários sobre o restante dos seus argumentos, pelo menos enquanto não tiver certeza de que leu o processo e volte a falar com alguma propriedade sobre o que realmente está nele (processo).
Mas vou dizer o que a Associação tem, mesmo sem participar dela:
I - Pessoas capacitadas e conhecedoras de seus direitos;
II - Coragem para lutar contra os abusos e arbitrariedades cometidas pela administradora;
III - Apoio dos seus associados;
IV - Apoio do Ministério Público (pelo que se nota nos seus despachos);
V - Apoio das outras Associações dos outros empreendimentos: até o momento a taxa foi suspensa pela justiça atedendo aos pedidos das Associações do Ninho Verde I, Ninho Verde II e Santa Cristina XIII.
Por fim, você pediu para quem discordasse de você, discordasse com EDUCAÇÃO, embora você não tenha feito o mesmo, já que tratou com falta de empatia, falta de respeito, mesnosprezo, desdém, pessoas que estão simplesmente lutando por seus direitos! Você pode até discordar delas, mas não tem o direito de insultá-las, senhor TH-camr!
Mas tudo bem Lasanheiro, ainda assim não seguirei seu mal exemplo, não é da minha índole, portanto, fica aqui minha crítica com toda a educação e respeito, ainda que não mereça.
VARA ÚNICA DE PARANAPANEMASP
Autos n.1000468-79.2022.8.26.0420
@@diariodolasanheiro se informar o número do processo quer dizer que você leu, então é pior do que pensei, foi mal intencionado no vídeo... desinformação! Lamentável.
Acho que você está equivocado. Seria bom ver com a Associação e por consequência entender os fatos Reais
Peça para eles me contactarem. Gravamos um vídeo onde eles apresentem o ponto de vista deles. Estou aqui pra isso! Eu já tentei algumas vezes falar com eles, e nunca me deram retorno.
Primeiramente, vamos aos pontos principais que foram mal interpretados ou propositalmente distorcidos:
1- "Toda obra da administradora é boa e beneficia todos os proprietários/moradores":
A realidade é que, embora algumas obras possam ser de benefício geral, muitas delas são realizadas sem a devida transparência e planejamento, resultando em custos excessivos e desnecessários. As ASSOCIAÇÕES defendem que todas as obras sejam submetidas à prévia aprovação dos proprietários e realizadas com orçamentos claros e justificados.
2-"Não importa o custo, o importante é que façam":
Esse é um pensamento simplista e perigoso. O custo das obras deve ser sempre um fator crítico de decisão. A ausência de limites temporais para a cobrança dessas taxas faz com que os proprietários sejam constantemente sobrecarregados, sem a garantia de que os investimentos realizados tragam a devida valorização.
3- "A taxa é baixa, então não precisa de limites temporais para a cobrança":
A taxa pode parecer baixa em um primeiro momento, mas quando cobrada de forma contínua e sem um limite claro, torna-se um peso desproporcional para os proprietários. Defendemos que qualquer taxa tenha uma duração e um objetivo bem definidos, para que não se transforme em uma cobrança indefinida e abusiva.
4- "O loteamento depende de obras para ser valorizado, e a administradora sabe fazer as melhores escolhas":
Valorização é importante, mas deve ser feita de forma justa e com a participação dos proprietários. As enquetes realizadas são insuficientes e muitas vezes não refletem o real interesse da comunidade. As decisões devem ser tomadas de forma coletiva e transparente.
5- "A empresa visa ao lucro, e é normal que cobre para administrar as obras, mesmo já recebendo outra taxa":
Não é aceitável que a administradora cobre duas vezes pelos mesmos serviços. As taxas devem ser justas e proporcionais ao serviço prestado, e qualquer duplicidade na cobrança deve ser questionada e eliminada.
6- "Não há diferença entre a administradora e as demais empresas do grupo, que são proprietárias de lotes e têm direito a um tratamento privilegiado":
Essa é uma das questões mais preocupantes. Empresas-irmãs não devem receber privilégios em detrimento dos proprietários individuais. Todos devem ser tratados de forma igualitária, e o tratamento diferenciado para essas empresas deve ser combatido.
7- "Obras podem ser realizadas sem orçamento prévio porque confiamos na administradora":
Confiar cegamente em uma administradora que já demonstrou falta de transparência (divulgação de uma simples planilha como se fosse prestação de contas) é um erro grave. Obras devem ser planejadas, orçadas e aprovadas com antecedência para evitar surpresas desagradáveis e custos desnecessários.
8- "A empresa contraiu empréstimos para as obras de 2015 e não importa se nunca provou esses empréstimos":
Isso não é apenas uma falha de transparência, mas também uma questão legal. A ausência de provas sobre empréstimos contraídos coloca em dúvida a legitimidade dessas cobranças.
9- "A empresa aplica juros e correção mensal da dívida das obras, já arrecadando 4x o custo dos melhoramentos":
Essa prática é inaceitável e abusiva. É fundamental que os proprietários entendam que a arrecadação desproporcional não se justifica e que o papel das ASSOCIAÇÕES é lutar contra essa injustiça.
10- "Quem comprou terreno depois das obras já pagou a valorização, mas está sendo obrigado a pagar de novo":
Essa é uma das maiores injustiças. Proprietários que já pagaram pela valorização de suas propriedades no momento da compra não deveriam ser onerados novamente. A cobrança dupla é um abuso que precisa ser corrigido.
11- "Cobrar a taxa por CPF não é errado porque neste caso o tratamento igualitário não precisa se aplicado":
Todos os proprietários devem ser tratados de forma igualitária, independentemente de serem empresas ou pessoas físicas. Qualquer prática que viole esse princípio deve ser questionada.
12- "Obras podem ser feitas sem saldo no fundo de melhoramentos. A administradora paga e depois nos envia uma planilha":
Essa prática cria um ciclo vicioso de endividamento e falta de controle financeiro. Obras devem ser realizadas apenas quando houver saldo suficiente e os proprietários devem ser informados e consultados antes de qualquer decisão.
13- "Não há divulgação de quantos pagam a taxa e quanto é deduzido a título de administração e provisão de inadimplência":
A falta de transparência na administração dessas taxas é uma das maiores preocupações das ASSOCIAÇÕES. Defendemos a total transparência e a divulgação detalhada não apenas dos valores arrecadados e gastos, mas do universo de pagantes, da inadimplência, deduções em favor da administradora etc. Note que nada disso está na planilha divulgada.
14- "Tudo isso pode ser discutido na Justiça. Então deixem que cobrem o que quiserem, desde que continuem as obras":
As ASSOCIAÇÕES acreditam que as cobranças abusivas e injustificadas devem ser contestadas na Justiça. Tolerar abusos e ouvir "vá procurar os seus direitos" é a síntese da arbitrariedade. E ninguém quer uma administração truculenta e despótica.
15- "Mesmo ciente de tudo isso, a administradora tem minha total confiança e quero continuar pagando":
Respeitamos a opinião de quem deseja continuar pagando, mas é importante que todos os proprietários saibam que existem outras opções e que é possível lutar por um loteamento mais justo e transparente.
Conclusão
As ASSOCIAÇÕES continuarão lutando para proteger os direitos dos proprietários e garantir que todas as obras e taxas sejam justas e equilibradas. Não podemos permitir que a falta de transparência e o abuso de poder prejudiquem nossa comunidade. Estamos ao lado dos proprietários e continuaremos a defender seus interesses em todas as esferas, ainda que isso possa trazer descontentamento a alguns.
Para mais informações, acesse os sites das associações dos seus respectivos loteamentos:
Riviera 1: ampri.org
Riviera 3: aprosanta3.org
Riviera 5: aprosanta5.org
Riviera 13: apir.org.br
Ninho Verde 1: anv1.org
Ninho Verde 2: apronin.com.br
Aprosan: aprosan.org
Primeiramente, vamos aos pontos principais que foram mal interpretados ou propositalmente distorcidos:
1- "Toda obra da administradora é boa e beneficia todos os proprietários/moradores":
A realidade é que, embora algumas obras possam ser de benefício geral, muitas delas são realizadas sem a devida transparência e planejamento, resultando em custos excessivos e desnecessários. As ASSOCIAÇÕES defendem que todas as obras sejam submetidas à prévia aprovação dos proprietários e realizadas com orçamentos claros e justificados.
2-"Não importa o custo, o importante é que façam":
Esse é um pensamento simplista e perigoso. O custo das obras deve ser sempre um fator crítico de decisão. A ausência de limites temporais para a cobrança dessas taxas faz com que os proprietários sejam constantemente sobrecarregados, sem a garantia de que os investimentos realizados tragam a devida valorização.
3- "A taxa é baixa, então não precisa de limites temporais para a cobrança":
A taxa pode parecer baixa em um primeiro momento, mas quando cobrada de forma contínua e sem um limite claro, torna-se um peso desproporcional para os proprietários. Defendemos que qualquer taxa tenha uma duração e um objetivo bem definidos, para que não se transforme em uma cobrança indefinida e abusiva.
4- "O loteamento depende de obras para ser valorizado, e a administradora sabe fazer as melhores escolhas":
Valorização é importante, mas deve ser feita de forma justa e com a participação dos proprietários. As enquetes realizadas são insuficientes e muitas vezes não refletem o real interesse da comunidade. As decisões devem ser tomadas de forma coletiva e transparente.
5- "A empresa visa ao lucro, e é normal que cobre para administrar as obras, mesmo já recebendo outra taxa":
Não é aceitável que a administradora cobre duas vezes pelos mesmos serviços. As taxas devem ser justas e proporcionais ao serviço prestado, e qualquer duplicidade na cobrança deve ser questionada e eliminada.
6- "Não há diferença entre a administradora e as demais empresas do grupo, que são proprietárias de lotes e têm direito a um tratamento privilegiado":
Essa é uma das questões mais preocupantes. Empresas-irmãs não devem receber privilégios em detrimento dos proprietários individuais. Todos devem ser tratados de forma igualitária, e o tratamento diferenciado para essas empresas deve ser combatido.
7- "Obras podem ser realizadas sem orçamento prévio porque confiamos na administradora":
Confiar cegamente em uma administradora que já demonstrou falta de transparência (divulgação de uma simples planilha como se fosse prestação de contas) é um erro grave. Obras devem ser planejadas, orçadas e aprovadas com antecedência para evitar surpresas desagradáveis e custos desnecessários.
8- "A empresa contraiu empréstimos para as obras de 2015 e não importa se nunca provou esses empréstimos":
Isso não é apenas uma falha de transparência, mas também uma questão legal. A ausência de provas sobre empréstimos contraídos coloca em dúvida a legitimidade dessas cobranças.
9- "A empresa aplica juros e correção mensal da dívida das obras, já arrecadando 4x o custo dos melhoramentos":
Essa prática é inaceitável e abusiva. É fundamental que os proprietários entendam que a arrecadação desproporcional não se justifica e que o papel das ASSOCIAÇÕES é lutar contra essa injustiça.
10- "Quem comprou terreno depois das obras já pagou a valorização, mas está sendo obrigado a pagar de novo":
Essa é uma das maiores injustiças. Proprietários que já pagaram pela valorização de suas propriedades no momento da compra não deveriam ser onerados novamente. A cobrança dupla é um abuso que precisa ser corrigido.
11- "Cobrar a taxa por CPF não é errado porque neste caso o tratamento igualitário não precisa se aplicado":
Todos os proprietários devem ser tratados de forma igualitária, independentemente de serem empresas ou pessoas físicas. Qualquer prática que viole esse princípio deve ser questionada.
12- "Obras podem ser feitas sem saldo no fundo de melhoramentos. A administradora paga e depois nos envia uma planilha":
Essa prática cria um ciclo vicioso de endividamento e falta de controle financeiro. Obras devem ser realizadas apenas quando houver saldo suficiente e os proprietários devem ser informados e consultados antes de qualquer decisão.
13- "Não há divulgação de quantos pagam a taxa e quanto é deduzido a título de administração e provisão de inadimplência":
A falta de transparência na administração dessas taxas é uma das maiores preocupações das ASSOCIAÇÕES. Defendemos a total transparência e a divulgação detalhada não apenas dos valores arrecadados e gastos, mas do universo de pagantes, da inadimplência, deduções em favor da administradora etc. Note que nada disso está na planilha divulgada.
14- "Tudo isso pode ser discutido na Justiça. Então deixem que cobrem o que quiserem, desde que continuem as obras":
As ASSOCIAÇÕES acreditam que as cobranças abusivas e injustificadas devem ser contestadas na Justiça. Tolerar abusos e ouvir "vá procurar os seus direitos" é a síntese da arbitrariedade. E ninguém quer uma administração truculenta e despótica.
15- "Mesmo ciente de tudo isso, a administradora tem minha total confiança e quero continuar pagando":
Respeitamos a opinião de quem deseja continuar pagando, mas é importante que todos os proprietários saibam que existem outras opções e que é possível lutar por um loteamento mais justo e transparente.
Conclusão
As ASSOCIAÇÕES continuarão lutando para proteger os direitos dos proprietários e garantir que todas as obras e taxas sejam justas e equilibradas. Não podemos permitir que a falta de transparência e o abuso de poder prejudiquem nossa comunidade. Estamos ao lado dos proprietários e continuaremos a defender seus interesses em todas as esferas, ainda que isso possa trazer descontentamento a alguns.
Para mais informações, acesse os sites das associações dos seus respectivos loteamentos:
Riviera 1: ampri.org
Riviera 3: aprosanta3.org
Riviera 5: aprosanta5.org
Riviera 13: apir.org.br
Ninho Verde 1: anv1.org
Ninho Verde 2: apronin.com.br
Aprosan: aprosan.org
Faltou aí citar a pro13.com.br
Faltou também fazer conta de matemática.
Vamos lá, algumas coisas para fazer o Lasanheiro refletir sobre a situação:
-Você conversou com algum representante da associação que entrou com a ação? Caso negativo acho que seria interessante antes de postar um vídeo falando a respeito, me parece que você ouviu apenas 1 lado.
-O pedido na ação não é de extinção da taxa ou de paralisação generalizada de obras. O pedido é no sentido de parar de cobrar e de fazer obras com novos custos (criar novas taxas de melhoramentos) enquanto as coisas não forem suficientemente claras e participativas.
-Você sabia que neste processo a Momentum já foi MULTADA pelo juiz por tumultuar o processo? "...com nítido intuito de procrastinar o feito e criar embaraços à efetivação do provimento jurisdicional, novamente reiterou pedido de ilegitimidade ativa às fls. 1707/1714,sendo que essa questão já foi decidida, conforme acima informado, estando superada a questão." por qual motivo você acha que ela está fazendo isso?
-Vou copiar e colar um trecho da decisão aqui, agora me diga se está falando em paralisar obras? "Destarte, e na esteira do quanto fundamentado pelo Ministério Público, DEFIRO O PEDIDO DE TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA para que a requerida RVM EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. E MOMENTUM EMPREENDIMENTOSIMOBILIÁRIOS LTDA, SUSPENDA AS COBRANÇAS MENSAIS DA TAXA DE MELHORAMENTO POR OBRA JÁ REALIZADA, COM A CONSEQUENTE SUSPENSÃO DE NOVOS MELHORAMENTOS E A SUSPENSÃO MENSAL DA TAXA REFERENTE A FUNDO PARA UTILIZAÇÃO FUTURA, até decisão final."
-Pelo que arrecadaram até agora (estima-se mais de $120 milhões de um conjunto de obras que custou $36 milhões já que ninguém sabe ao certo), daria pra continuar fazendo obras por vários anos sem cobrar mais nada.
-Quem garante que todos pagam taxas de melhoramento de forma igualitária se não há transparência ? Você me garante que é igual para todos?
-Qual o valor arrecadado mensalmente? Quanto efetivamente retorna como investimento ao loteamento, pode me dizer com precisão?
-A ação ainda diz que a MOMENTUM jamais cogitou pagar ou exigir da RVM, por conta de suas antigas ou novas vendas, uma compensação financeira em favor do fundo de melhoramentos. Significa que, entre novembro de 2017 a dezembro de 2021, novos proprietários foram adicionados ao empreendimento, pagaram pelas melhorias(custos embutidos no preço valorizado da unidade), mas a vendedora não se dignou em proporcionar qualquer alívio ao fundo, você acha justo?
-Você notou que o número de enquetes realizadas pela Momentum explodiu a partir do 2º semestre de 2021 (data em que a ação foi ajuizada)? Qual o motivo disto? Você acha que as enquetes são validas ou apenas uma forma de ostentar uma falsa aparência de gestão participativa que ainda carece de resultado efetivo? Por exemplo, dão 3 alternativas de locais para fazer asfalto ou invés de perguntar se os proprietários querem asfalto ou outra coisa.
Tentei por diversas vezes contato com a associação, inclusive para saber mais detalhes e me associar, mas nunca me responderam. Inclusive nos contatos eu me dispus a gravar com eles um vídeo com o intuito de dar visibilidade e fortalecer a associação. Nunca nem me responderam. Por este motivo, eu duvido mais dos interesses da associação do que da MM.
E você esqueceu de colocar uma parte do processo:
- (i) a suspensão da realização de novos melhoramentos ou de cobrança de taxas de melhoramento por obras já realizadas; (ii) a suspensão de novas cobranças a título de composição do fundo para utilização futura, tudo sob pena de multa diária.
@@diariodolasanheiro bom dia, por qual meio você tentou contato? Favor informar, assim eu levo essa questão para eles e vejo se entram em contato contigo, acho importante esse diálogo.
Esse trecho que você postou do processo nada fala sobre paralisação de obras... Só não podem inventar novos melhoramentos para cobrar dos proprietários, como a ponte entre o Santa II e o Riviera XIII que foi ventilada algumas vezes.
Bom dia Vinicius! Concordo com você em número, gênero e grau. 😁👏👏👏
bom dia!!
Bom dia meu amigo!
Concordo 110%
É impressionante a falta de inteligência dessa medida tomada por essa associação!
Falta de visão de negócios!
Agora é torcer para a liminar ser derrubada.
Juntos pelo crescimento da Riviera 13!
Parabéns pelo vídeo muito bem explicado!
Forte abraço
muito obrigado! Abração!
Concordo com você Vinicius. Se a pessoa não quer melhorias, more num lugar sem regras. Não paga nada, mas também não tem nada.
exato