Nirvana - Linha de Baixo - Lithium (Bass/Bajo/ベースCover)
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 10 ก.พ. 2025
- Presente no álbum Nevermind, Lithium foi lançada também como terceiro single do referido álbum em julho de 1992. Nirvana gravou, primeiramente, uma versão demo da canção em abril de 1990 no Smart Studios, em Madison, no Wisconsin, com o produtor Butch Vig.
A sessão de gravação de "Lithium" foi uma das mais árduas para Vig e o grupo no Sound City. A banda repetidamente acelerava o ritmo enquanto gravava a canção, então Vig recorreu ao click track para manter um andamento constante. O Produtor sugeriu a Dave Grohl que simplificasse a bateria, o que resultou numa tomada instrumental satisfatória. A trilha de guitarra de Kurt Cobain foi mais difícil de se gravar. Toda vez que Cobain acelerava, Vig pedia outra tomada. No primeiro dia de gravação da canção, Cobain ficou tão frustrado com o lento progresso que a banda passou a tocar um improviso musical que Vig gravou. A gravação foi intitulada "Endless, Nameless" e foi incluída como uma faixa oculta em algumas prensagens da versão em CD do Nevermind, que iniciava após um longo silêncio ao fim de "Something in The Way", a última canção listada no disco.
O biógrafo do Nirvana, Michael Azerrad, descreveu o título da canção como uma referência à afirmação de Karl Marx que a religião é "o ópio do povo". Cobain disse que a canção é sobre um homem que, depois da morte sua namorada, se volta à religião "como último recurso para manter-se vivo. Para livrá-lo do suicídio". Embora Cobain afirmasse que a narrativa era fictícia, ele disse "eu, de fato, infundi algumas experiências pessoais, como términos de namoro e maus relacionamentos." Cobain reconheceu que a canção foi possivelmente inspirada, em parte, no período que ele viveu com seu amigo Jesse Reed e seus pais evangélicos. Ele explicou a Azerrad que "eu sempre achei que algumas pessoas deveriam ter uma religião em suas vidas (...). Se isso irá salvar alguém, então tudo bem. E a pessoa [em "Lithium"] precisava disso." O título da música, provavelmente, é uma referência ao carbonato de lítio, que era usado por Kurt como estabilizador de humor no tratamento contra transtorno bipolar.
O baixista do Nirvana, Krist Novoselic, depois que o Nirvana se separou após a morte de Kurt Cobain em 1994, formou a Sweet 75 em 1995 e Eyes Adrift em 2002, lançando um álbum com cada banda. De 2006 a 2009, ele tocou na banda de punk rock Flipper e, em 2011, contribuiu com baixo e acordeão para a música "I Should Have Known" no álbum Wasting Light, do Foo Fighters. Atualmente, ele toca baixo e acordeão na banda Giants in the Trees, desde junho de 2017.
Esta música é uma composição de Kurt Cobain. Não possuo o menor desejo/intenção de infringir quaisquer direitos autorais referente a música ao qual reproduzi.
Afinação: E A D G - Um tom abaixo
444 Hz
/ marcioalexandre737
• Nirvana - Lithium (Off...
Toca muito, o melhor , adorei a escolha ❤️❤️👏🏻👏🏻
🥰 Obrigado!
❤Amo esse baixista !!!
é recíproco esse ❤
Nirvana, que isso meu que top, parabéns so música top, é isso aí meu continua você e show. 🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉
Grunge não morreu meu amigo. Grande abraço!