ไม่สามารถเล่นวิดีโอนี้
ขออภัยในความไม่สะดวก

A Filosofia de Hannah Arendt - As Origens do Totalitarismo | Prof. Anderson

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 8 ม.ค. 2023
  • Curso Friedrich Nietzsche: hotm.art/arendt-nietzsche
    Curso Online de História da Filosofia: hotm.art/arendt-filosofia
    ------------------------------------------------------
    Hannah Arendt - TOTALITARISMO
    ------------------------------------------------------
    A filósofa política Hannah Arendt (1906-1975), nasceu em Hannover, Alemanha, em 1906, filha única de judeus seculares. Durante a infância, Arendt mudou-se primeiro para Königsberg (Prússia Oriental) e depois para Berlim. Em 1922-23, Arendt começou seus estudos (em teologia clássica e cristã) na Universidade de Berlim, e em 1924 ingressou na Universidade de Marburg, onde estudou filosofia com Martin Heidegger. Em 1925 ela começou um relacionamento romântico com Heidegger, mas terminou no ano seguinte. Ela se mudou para Heidelberg para estudar com Karl Jaspers, o filósofo existencialista e amigo de Heidegger. Sob a supervisão de Jaspers, ela escreveu sua dissertação sobre o conceito de amor no pensamento de Santo Agostinho. Ela permaneceu próxima de Jaspers ao longo de sua vida, embora a influência da fenomenologia de Heidegger se mostrasse a maior em sua influência duradoura sobre a obra de Arendt.
    A primeira grande obra de Arendt, publicada em 1951, é claramente uma resposta aos eventos devastadores de seu próprio tempo - a ascensão da Alemanha nazista e o destino catastrófico dos judeus europeus em suas mãos, a ascensão do stalinismo soviético e sua aniquilação de milhões de camponeses (para não falar de intelectuais de pensamento livre, escritores, artistas, cientistas e ativistas políticos). Arendt insistiu que essas manifestações do mal político não poderiam ser entendidas como meras extensões em escala ou escopo de precedentes já existentes, mas sim que representavam uma “forma completamente nova de governo”, construída sobre terror e ficção ideológica. Onde as tiranias mais antigas usaram o terror como instrumento para alcançar ou manter o poder, os regimes totalitários modernos exibiram pouca racionalidade estratégica no uso do terror. Em vez disso, o terror não era mais um meio para um fim político, mas um fim em si mesmo. Sua necessidade era agora justificada pelo recurso a supostas leis da história (como o inevitável triunfo da sociedade sem classes) ou da natureza (como a inevitabilidade de uma guerra entre raças “escolhidas” e outras “degeneradas”).
    Para Arendt, o apelo popular das ideologias totalitárias, com sua capacidade de mobilizar as populações para cumprir suas ordens, repousava sobre a devastação dos contextos ordenados e estáveis nos quais as pessoas viviam. O impacto da Primeira Guerra Mundial e da Grande Depressão e a disseminação da agitação revolucionária deixaram as pessoas abertas à promulgação de uma ideia única, clara e inequívoca que alocaria a responsabilidade pelos infortúnios e indicaria um caminho claro que garantiria o futuro contra a insegurança e o perigo. As ideologias totalitárias ofereciam exatamente essas respostas, supostamente descobrindo uma “chave para a história” com a qual os eventos do passado e do presente poderiam ser explicados, e o futuro garantido ao fazer a história ou a ordem da natureza. Assim, a submissão das populações europeias às ideias totalitárias foi consequência de uma série de patologias que erodiram a esfera pública ou política como espaço de liberdade e independência. Essas patologias incluíam o expansionismo do capital imperialista com sua gestão administrativa da repressão colonial, e a usurpação do Estado pela burguesia como instrumento para promover seus próprios interesses seccionais. Isso, por sua vez, levou à deslegitimação das instituições políticas e à atrofia dos princípios de cidadania e consenso deliberativo que haviam sido o coração do empreendimento político democrático. A ascensão do totalitarismo deveria, portanto, ser entendida à luz do acúmulo de patologias que minaram as condições de possibilidade de uma vida pública viável que pudesse unir cidadãos, preservando simultaneamente sua liberdade e singularidade (uma condição que Arendt chamou de “pluralidade”).
    Nesse trabalho inicial, é possível discernir alguns dos temas recorrentes que organizariam os escritos políticos de Arendt ao longo de sua vida. Por exemplo, a investigação sobre as condições de possibilidade de uma vida pública humana e democrática, as forças históricas, sociais e econômicas que vieram a ameaçá-la, a relação conflituosa entre interesses privados e o bem público, o impacto dos ciclos de produção intensificados e consumo que desestabilizou o contexto mundial comum da vida humana, e assim por diante. Esses temas não apenas surgiriam repetidas vezes na obra subsequente de Arendt, mas seriam conceitualmente elaborados por meio do desenvolvimento de distinções-chave para delinear a natureza da existência política e as faculdades exercidas em sua produção e preservação.

ความคิดเห็น • 90

  • @filosofiatotal
    @filosofiatotal  ปีที่แล้ว +2

    Curso de História da Filosofia: hotm.art/arendt-filosofia

  • @elciorice
    @elciorice ปีที่แล้ว +18

    Admiro o rigor filosófico e os escritos da Hannah, especialmente "A condição humana",.

    • @filosofiatotal
      @filosofiatotal  ปีที่แล้ว +1

      👏👏👏👏👏👏
      ➡️ Deseja aprofundar seus conhecimentos? Faça agora sua inscrição no nosso Curso de História da Filosofia! Acesse:
      filosofiatotal.com.br/historia-da-filosofia

  • @carlosadaodeoliveira8350
    @carlosadaodeoliveira8350 ปีที่แล้ว +23

    bem propicio o video para o momento atual do Brasil, parabéns pela exposição da aula

    • @filosofiatotal
      @filosofiatotal  ปีที่แล้ว +1

      Obrigado pelo elogio! Fico feliz que tenha gostado. 😀
      ➡️ Deseja aprofundar seus conhecimentos? Faça agora sua inscrição no nosso Curso de História da Filosofia! Acesse:
      filosofiatotal.com.br/historia-da-filosofia

  • @ricardoalejandro5098
    @ricardoalejandro5098 ปีที่แล้ว +11

    Parabéns! Eterna Hannah Arendt! Obrigado Prof. Anderson por trazer um gigante que, lamentavelmente, muitos desconhecem, quanta atualidade nos escritos dela!

  • @elisangelarocha40
    @elisangelarocha40 3 หลายเดือนก่อน +1

    Hannah nos deixou-se uma grade superação na coragem foco determinação p o possível acontecer 🎉🎉🎉

  • @AntonioSoares-os3jv
    @AntonioSoares-os3jv ปีที่แล้ว +7

    Ouvindo suas aulas já estou gostando de FILOSOFIA.

  • @David_Lake
    @David_Lake ปีที่แล้ว +7

    9:52 esse é o melhor motivo pelo qual lideranças políticas não devem ser tecnocratas, pois coisas aviltantes podem ser sanitarizada por justificativas pseudocientificas.

  • @TheMrStone
    @TheMrStone ปีที่แล้ว +6

    Totalmente oportuno que este vídeo tenha sido publicado hoje. Parabéns mais uma vez, Professor.

  • @pedromonnerat2646
    @pedromonnerat2646 ปีที่แล้ว +9

    Já tava com saudade de um vídeo novo! E de umas das filósofas q mais tenho interesse ❤

    • @filosofiatotal
      @filosofiatotal  ปีที่แล้ว

      Que bom que gostou! 👏👏👏 Continue acompanhando. 😊
      ➡️ Deseja aprofundar seus conhecimentos? Faça agora sua inscrição no nosso Curso de História da Filosofia! Acesse:
      filosofiatotal.com.br/historia-da-filosofia

    • @augustolucianoagostinho3581
      @augustolucianoagostinho3581 3 หลายเดือนก่อน

      Estimo bastante sua explicação

  • @primomerisi
    @primomerisi ปีที่แล้ว +3

    Grazie mille molto chiaro

  • @waltervieirapoltronieri5523
    @waltervieirapoltronieri5523 8 หลายเดือนก่อน +1

    Hannah Arendt (1906-1975), uma política, jornalista e escritora judia, pode nos ajudar a não 🧏🏿‍♂ apenas entender (relações lógicas e causais simples), mas também compreender aspectos emocionais 😌😍e sentimentais 😡😠 de um povo aceitar regimes totalitários com suas vertentes genocidas 🔫⚰🪦. Ressalto que esses dois últimos são fatores da personalidade que não funcionam necessariamente na lógica binária, uma vez que há zonas cinzentas entre o sim e o não que nos sinalizam para a dúvida, por exemplo. Arendt nos mostra que em tempos turbulentos e de sofrimento 😖😫 no plano da sobrevivência, nem sempre a condição humana do trabalho pode ser visto como garantidor da vida. Hannah lançou que aqueles líderes que oferecem “receitas mágicas” para os problemas sociais e políticos complexos ganham muitos seguidores. Então, essa evidência se revela como forte vetor grupal, principalmente entre os mais humildes ou dos que engoliram 😇 sem filtro (acrítico) os discursos dos poderosos 🐋💰✈injetados pela socialização primária. Em outras palavras, aqueles que se apresentam como "salvadores da pátria" com linguagem lacradora e simples representam a esperança de que tudo melhorará rapidamente, talvez a principal estratégia sedutora das narrativas.
    Ademais, Hannah nos alerta que esses líderes usam as ideologias como formas de manipular ou adulterar as realidades como se existisse apenas uma e ela fosse inequívoca. Ora, isso é algo bastante sedutor para as mentes das pessoas com sofrimentos em diversas esferas da vida social, fazendo-as acreditar em mentiras, falsas promessas, falácias, teorias conspiracionistas, o que explica a necessidade urgente de se eliminar os "inimigos", porque qualquer oposição ou diversidade estariam na semântica da ameaça severa. Nesse viés político, a escritora nos ensina que as ideologias são como jogos viciantes, que nos prendem (alguns são abduzidos, infelizmente) em um mundo ilusório e nos fazem perder o contato com as verdades contidas na complexidade da realidade, o que exige a abolição dos pensamentos analítico e crítico.
    Finalmente, a jornalista judia afirmou que “o poder nunca é propriedade de um indivíduo; pertence a um grupo e existe somente enquanto o grupo se conserva unido” . Tal afirmação é uma inspiração para que haja forte resistência ao totalitarismo, defendendo a democracia e a humanidade, uma vez que o "amor mundi" deveria ser nosso vetor social como uma estrela em noites perdidas com a perversidade banalizada.

  • @lidicechaves811
    @lidicechaves811 ปีที่แล้ว +3

    Prof Anderson, muito oportuno trazer o pensamento de Hannah neste momento, para reflexão de todos.

    • @filosofiatotal
      @filosofiatotal  ปีที่แล้ว

      Que bom que gostou! 👏👏
      ➡️ Deseja aprofundar seus conhecimentos? Faça agora sua inscrição no nosso Curso de História da Filosofia! Acesse:
      filosofiatotal.com.br/historia-da-filosofia

    • @lidicechaves811
      @lidicechaves811 ปีที่แล้ว

      Sou aluna do seu Curso de Filosofia. Aliás, comprei todos !!!

  • @glauciasousa9514
    @glauciasousa9514 2 หลายเดือนก่อน

    MEU DEUSSS EU AMEI A EXPLICACAO, PERFEITAAA

  • @robinsonvieira618
    @robinsonvieira618 ปีที่แล้ว +5

    Acabei de assistir e estou perplexo com a atualidade do pensamento de Hanna Arendt, particularmente com o momento brasileiro. Embora não veja um totalitarismo formado e pronto, quem garante que nos corações e mentes de alguns não haja uma semente que possa germinar? As condições parecem dadas, não concorda mestre?

  • @rafaelstein30
    @rafaelstein30 11 หลายเดือนก่อน +1

    Que aula maravilhosa ❤ Gratidão 🙏🏻

    • @filosofiatotal
      @filosofiatotal  11 หลายเดือนก่อน

      Eu que agradeço. Bons estudos! 😊 📚

  • @tribobantu6951
    @tribobantu6951 ปีที่แล้ว +1

    engraçado como o conteúdo desse video tem muito em paralelo as igrejas que pregam "o antidoto" de um veneno que nem sempre (nunca) resolve... Conteúdo 100% util. Obrgd

  • @josecastromatos4400
    @josecastromatos4400 9 หลายเดือนก่อน +1

    Excelente. Nada melhor q a aula com esquema.

  • @paulomauriterperreira8340
    @paulomauriterperreira8340 ปีที่แล้ว

    Fantástico esse pensamento de a origem do autoritarismo

  • @larissamendes9802
    @larissamendes9802 ปีที่แล้ว

    Obrigada, professor Anderson!

  • @bentojunior9967
    @bentojunior9967 8 หลายเดือนก่อน

    Super aula! Parabéns, prof. Anderson!

  • @eduardoh.827
    @eduardoh.827 ปีที่แล้ว

    Muito bacana suas aulas. Parabéns

  • @samuelsodrebergens5588
    @samuelsodrebergens5588 ปีที่แล้ว

    Grande Mestre . ÁGUIA .

  • @sandrogomes19
    @sandrogomes19 ปีที่แล้ว +5

    Após o capitólio do Brasil 🇧🇷 😊😊😊

  • @evelynribeirorodriguesdasi7214
    @evelynribeirorodriguesdasi7214 ปีที่แล้ว

    Perfeito Professor 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @andersonsantanadasilva671
    @andersonsantanadasilva671 ปีที่แล้ว

    Muito bom o conteúdo, sou mais um estudante.🤯😄👍

  • @marcosredetv
    @marcosredetv ปีที่แล้ว

    TOP DEMAIS FAZ UM SOBRE THEODOR VIEHWEG

  • @Ivuspp
    @Ivuspp 7 หลายเดือนก่อน

    Acho que ela não ficou propriamente num campo de concentração nazista. Deve ter sido algum campo de detenção na França após a ocupação mesmo, não? Se alguém puder me esclarecer, eu agradeço!

  • @Nelsonsveras
    @Nelsonsveras ปีที่แล้ว

    Gostei da aula

  • @marciosouza8656
    @marciosouza8656 ปีที่แล้ว +1

    Excelente aula!!

  • @eduardorado
    @eduardorado ปีที่แล้ว +1

    01:38 "Pária" tem nada a ver com ter ou não nacionalidade. Acho que você confundiu com "apátrida". Bota uma legenda corrigindo isso.

  • @David_Lake
    @David_Lake ปีที่แล้ว +5

    Professor, leia Kruschev Mentiu, acabou de sair pela Boitempo com tradução do João Carvalho. Leia também o livro de Domenico Losurdo sobre Stalin. Recomendo também o video do Historia publica sobre Holodomor, onde Arendt é citada por popularizar o termo totalitarismo com uma base histórica enviesada. Abraços!

  • @brunocabral1578
    @brunocabral1578 5 หลายเดือนก่อน

    Você está praticamente descrevendo o Milei na Argentina...

  • @jocymarsales
    @jocymarsales ปีที่แล้ว +1

    Excelente 👏👏👏

  • @wilsonpaulooliveirajunior4458
    @wilsonpaulooliveirajunior4458 ปีที่แล้ว +1

    Ser firme não tem nada a ver com isso

  • @josej.957
    @josej.957 ปีที่แล้ว

    Então a aula que aquele cara lá assistiu foi essa. Interessante...

  • @NietZ_93
    @NietZ_93 ปีที่แล้ว +1

    O senhor mesmo que da as aulas nesse seu curso professor?

  • @eduardoh.827
    @eduardoh.827 ปีที่แล้ว

    Professor porque um filósofo como Heidegger defendeu o nazismo? Gostaria de saber os motivos que o levaram a apoiar o nazismo. Grato.

  • @wilsonpaulooliveirajunior4458
    @wilsonpaulooliveirajunior4458 ปีที่แล้ว +1

    Prometi pro aposentado

  • @wilsonpaulooliveirajunior4458
    @wilsonpaulooliveirajunior4458 ปีที่แล้ว

    Isso nem falei a senha 🇱🇧 J.j

  • @hugogiuriatti3884
    @hugogiuriatti3884 ปีที่แล้ว +2

    Um pensamento pertinente ao momento de hoje no Brasil, pelos bolsonaristas.

    • @Dubega-antiheroi
      @Dubega-antiheroi 4 หลายเดือนก่อน

      E quase esse filo da put@ levou em 22. Tamos fudidus😢

  • @wilsonpaulooliveirajunior4458
    @wilsonpaulooliveirajunior4458 ปีที่แล้ว

    Olha o tipo que esses judeus tem acordos comercial os caras atacam eles 2 anos pagam sapo estou com nojõ serio

  • @wilsonpaulooliveirajunior4458
    @wilsonpaulooliveirajunior4458 ปีที่แล้ว

    Essa gente não tem argumento

  • @eraldofranciscodearaujofil6441
    @eraldofranciscodearaujofil6441 ปีที่แล้ว +1

    Não existe estalinismo, o que existiu foi o socialismo/comunismo praticado por Stalin e iniciafo sua implementação na revolução russa liderada por Lenin.

  • @PedroHenrique-kv6ze
    @PedroHenrique-kv6ze ปีที่แล้ว

    Infelizmente, Arendt super atual! Leiam Arendt, uma autora que pensa sem corrimão!

  • @marinespedroni5863
    @marinespedroni5863 10 หลายเดือนก่อน

    Não concordo não. Muitos prometeram E cumpriram modos ótimos de vida e foram fez mente combatidos e o povo comprou a falsa narrativa. Não dá para aceitar esse pensamento

  • @danielbalasamiguel6788
    @danielbalasamiguel6788 ปีที่แล้ว

    Simples base ideológica coletivista, bem identificada por A Rand em seu Objetivismo

  • @teresarodrigues620
    @teresarodrigues620 ปีที่แล้ว +10

    O totalitarismo Democrático de direito, está se implantando no país. Vê!

    • @emanuelsouza5751
      @emanuelsouza5751 ปีที่แล้ว

      "Totalitarismo Democrático de direito"? Não entendi!

    • @avii5450
      @avii5450 ปีที่แล้ว

      @@emanuelsouza5751 @Emanuel Souza Bizarro, não tem o que entender. Esse termo totalitarismo é moldado em bases superficiais e subjetivas pra que vira-latas como a Teresa ache que sua posição propagandizada tem algum fundamento. Não é a toa que a Arendt estava na folha de pagamentos da CIA.

    • @Concursoize
      @Concursoize 7 หลายเดือนก่อน

      Como assim!? O totalitarismo é a antítese da democracia!

    • @marcosneyferreira1599
      @marcosneyferreira1599 3 หลายเดือนก่อน

      Totalitarismo Democrático de Direita? 😂😂😂😂 Não entendeu nadinha da aula!

    • @KanonSolador95
      @KanonSolador95 2 หลายเดือนก่อน +1

      Totalitarismo do Xandão, já tá descarado o negócio

  • @wilsonpaulooliveirajunior4458
    @wilsonpaulooliveirajunior4458 ปีที่แล้ว

    Essas merdas são eles as vezes coloco a mão da imprensao que sou eu é coisa dos amigos deles. Se loko ainda querem justificar ir pros estados unidos chegar nas máquinas trocar um papo na mesa raiz ver quem ganha 😂😂😂😂😂🙊 eu justificando tudo com provas. Queria ver a cara deles o desgosto

  • @wilsonpaulooliveirajunior4458
    @wilsonpaulooliveirajunior4458 ปีที่แล้ว

    Daqui não eles lá levar as idéia pra frente todos que o nassim TALEB fala eu queria. O rabino o aluno do amos ele dar aula pra criança eu ia levar tudo Stanford 1900 a casa Verde economia, direito, cultura mundial os primeiros alunos foram os filhos do imperador chinês. Vi essa aula na casa do Doutor Willian na apresentam do governador em São Paulo do adm 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂ninguém nem pá tudo tranquilo gostam quem estuda os manos do Taboão é negão vai pra cima tio tá ligado 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂uma malandragem do caraio se lokob😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  • @teresarodrigues620
    @teresarodrigues620 ปีที่แล้ว

    Sou velha, mas não perco minha fé.
    Um dia todas as manobras e atrocidades, que, esse povo judeu e seus descendentes, causaram ao mundo. Serão clara como uma neve derretida. OBS: E causarão.

  • @David_Lake
    @David_Lake ปีที่แล้ว +4

    Em 2:01 ela entra na folha de pagamento da CIA e começa a inventar besteiras sobre a união soviética 😅

  • @alinecostacordeiro5325
    @alinecostacordeiro5325 ปีที่แล้ว +1

    A filosofia Branca e feita por homens

  • @averdadeestanua8570
    @averdadeestanua8570 ปีที่แล้ว +1

    10:09 - COVID, VACHINA, MÁSCARAS E LOCKDOWN TAMBÉM FOI "BASEADO EM SIENSSIA"...CONFIA.

    • @ludoviajante2
      @ludoviajante2 ปีที่แล้ว +4

      Muuuu 🐄

    • @emanuelsouza5751
      @emanuelsouza5751 ปีที่แล้ว

      @Averdade Estanua difícil é ser bolsonarista e crê em ciência. Na verdade difícil é ser bolsonarista e escapar de um desses dois pressupostos: idiota ou ladrão?

    • @melitaribeiro1596
      @melitaribeiro1596 ปีที่แล้ว

      @@emanuelsouza5751 crê? É religião?

    • @emanuelsouza5751
      @emanuelsouza5751 ปีที่แล้ว

      @@melitaribeiro1596 dar crédito não é ciência. Crer, acreditar. E que após escrever a palavra não volto para verificar, pois sei o que digitei, mas o corretor ortográfico tem vontade própria.

    • @betomartins7739
      @betomartins7739 ปีที่แล้ว

      Disse a pessoa que vive em uma sociedade fundamentalmente baseado em ciência!
      Ele escreveu esse absurdo fazendo mágia? Claro não, através da tecnologia que por sua vez só é feita através da ciência.
      No Mundo Assombrado Pelo os Demônio de Carl Sagan, já alertava que poderia estourar ignorância científica em uma sociedade baseada em ciência e que isso seria um desastre colossal!
      Então a pandemia chegou. E sabemos o que aconteceu! maior desastre sanitário que existiu, por simplesmente não acreditar na ciência, e nos cientistas.
      Mas para mandar uma mensagem na velocidade da Luz através do smartphone, essas pessoas limitada cognitivamente, pensam em que? Esses envio é através da magia ou oração? Nessa horas os cientistas tem razão?
      Tudo isso pode ser mais raso do que pareça!
      Tudo está ligado a um escopo ideológico extremista retrógrado medieval que, só pega aquilo que lhe convém ideolicamente.
      Para essa era contemporânea isso é um desastre!