A historiografia de Ribeiro de Meneses sobre Salazar, redigida por alguém que estudou abundante documentação sobre o político, transmite-nos um vida e a obra de um estadista, sem comparação nesta dita 3ª república, um fora de série que resgatou Portugal da falência e da anarquia.
Nossa, queria apenas parabenizá-los e agradecer pelo programa. Sou luso-brasileiro, neste momento viajando por Portugal de bicicleta, em uma expedição de quatro meses. Faço-a lendo o livro "História de Portugal", de autoria do professor e colegas. Foi neste canal que soube dessa obra e, como historiador de formação, estou maravilhado em lê-la ao passo que cubro os espaços de seus cenários! Saudações!!!
A si não custou nada, só custou aos opositores que ele matou. "Levantou Portugal"... Deixe-me rir. O legado do Salazar é um povo analfabruto e vergado, ignorante e sem sentido crítico. É o mesmo povo da "pobreza honrada" que hoje desperdiça o voto em corruptos. Aliás, se há duas coisas que os políticos aprenderam com o Salazar é o dar tão pouco ao povo que este vive para a subsistência e sem força anímica para se erguer, e o perpetuar da iliteracia através de um sistema educativo cada vez mais desvirtuado. Em suma: mantê-los burros e ocupados a focinhar no chão para apanhar migalhas. Já agora, é bom lembrar que se o Salazar estivesse hoje no poder ninguém poderia estar no bem-bom a dar opiniões ou ainda acabavam os dias no Campo da Morte Lenta. Ainda conheci quem fora levado pela PIDE por ter "livros proibidos". Acho muita piada a esta moda de glorificar ditadores. Haja juízo.
@@yikes7607 queres comparar os tempos para os dias de hoje.? E quanto aos analfabetos estás muito enganada. Vai ver a taxa de analfabetismo deixada pela primeira república. Vê as grandes obras que fez, maiores barragens , pontes e fábricas. Os maiores hospitais (e algumas faculdades) do país foram feitos no tempo dele, mais a maternidade Alfredo da Costa. Ele livrou o povo da guerra. Pesquisa sobre a decada de 40/50 na alemanha e países soviéticos e encontras familias que matavam familiares para comer. Não foi perfeito foi necessário. Ele fodeu e muito bem os comunistas de merda que só espalham miséria por esse mundo fora. E querem comunistas e bloquistas? Mudem de país. E vê como crescia o país no fim da década de 60 e principio de 70. Não vás pelos que os outros escrevem, é na rua.
Quando os militares chegaram ao poder o meu pai em 1926, com 10 anos dormia num colégio interno e menos de 2km de casa, pelo perigo das ruas, que fazia com que eles estudantes, por vezes tivessem que dormir no chão,meio a golpes militares armados, mercê de balas perdidas que com frequência entravam pelas janelas do quarto.
Muito bom tema, excelente síntese. Os «loucos anos 20» também assustaram demais, não?...Nada como relembrar e reflectir com quem sabe, para entender melhor os tempos anteriores...Meu jovem avô, enquanto militar, muito sofreu na rua nesses conturbados tempos, a ponto de arruinar a saúde para sempre!...Minha avó, espírito aberto, era grata a Salazar pelo «bem da paz», como ela dizia...O facciosismo é um ninho de ignorância. A nós de o combater. Parabéns e saudações amigas.
Não fosse Salazar, Portugal teria imergido em uma sangrenta guerra civil, tal qual ocorreu na Espanha da época! Josué Dutra de Moraes, Belém, Pará, Brasil.
Salazar: O MAIOR estadista do século XX, sem sombra de dúvidas. Tinha uma consciência situacional absurda com uma compreensão correta e nítida do desenrolar da história do mundo e de Portugal do Medievo até o começo da segunda metade do século XX. Impressionante. Conseguiu conduzir Portugal sem cair nos erros da esquerda revolucionária socialista e da direita revolucionária liberal. Sem sombras de dúvidas foi um instrumento da Providência Divina para Portugal. Saudações do Brasil e Viva Cristo Rei!
Viva SALASAR agora e sempre e á que limpar este Portugal com saco cheio de lixo ate ao pescoço, uma grande parte na assembleia dos monkeys chuxalistas maconheiros e berloques em decadência e extinção gráfica. 🤏⛏😘🤰😂👌👍
Foi o comentário mais absurdo que li em toda a minha vida. Primeiro não tem propriedade nenhuma para comentar a situação portuguesa sendo que não tem qualquer ligação à mesma. O estado novo foi um tempo terrível, onde as pessoas morriam de fome por terem todos os recursos direcionados para a estupidez que foi a guerra do ultramar. Foi o mais terrível acontecimento da história portuguesa.
@@joaocalao16 Que tristeza ver um português que desconhece sua própria história, mas vou te dar uma dica: Busque descobrir quantos governos Portugal teve após a derrubada de D. Manuel II e o caos econômico reinante. Depois compare com a estabilidade política e econômica do Estado Novo. Isso por si só é suficiente para mostrar a grandeza de Salazar. Rapaz, deixe de vomitar achismos baseados em desejos formulados por engenheiros sociais de diversos espectros ideológicos e estude os fatos. Somente a crítica lúcida e devastadora de Salazar a democracia liberal partidocrática já é suficiente para colocá-lo como o maior estadista de seu tempo. Se você não tem conhecimento ou capacidade para enxergar isso não é culpa minha, mas somente sua.
A seguir aos Descobrimentos, Portugal andou sempre à deriva. E a forma como está estruturada a sociedade é a de uma MÁFIA! E a maior parte dos Portugueses gostam!
HISTÓRIA! Para quem gosta de andar com um rectovisor na cabeça! No entanto, a geração "altamente competente" não liga coisa nenhuma a assuntos de história. Gostam muito, e com Alta Competência, de sacar o que os pais amealharam durante uma vida inteira!
Grato a ti pelos seus ÍNTEGROS posicionamento, a realidade se impõe e ainda assim essa *geração n busca o q realmente OCORREU!! O mesmo ocorre aqui 🇧🇷... inclusive nesta semana..
As mulheres nao podiam votar,ter conta bancaria ,divorciar,e para sair do pais tinham de pedir liceça aos maridos, as professoras primárias que se quisessem casar tinham de pedir autorização ao ministro da Educação Nacional.a mulher não tinha direito de voto, a mulher não tinha possibilidade de exercer nenhum cargo político, e, mesmo em termos da família, a mulher não tinha os mesmos direitos na educação dos filhos”, diz a magistrada.
Além disso, naquela altura estava escrito em decreto-lei que uma professora só podia casar com um homem que tivesse um vencimento superior ao dela. “Uma mulher casada não podia ir para o estrangeiro sem autorização do marido, não podia trabalhar sem autorização do marido. O marido podia chegar a uma empresa ou estabelecimento público e dizer: eu não autorizo a minha esposa a trabalhar. E ela tinha que vir embora, tinha que ser despedida”, contou ao JPN Maria José Magalhães.
Trabalho só para homens Também em relação ao trabalho, a mulher deparava frequentemente com grandes limitações. E o acesso a determinadas profissões era-lhe completamente vedado, como nos diz Luísa Neto: “no que diz respeito à questão profissional, a mulher não tinha direito de acesso a determinados lugares que se considerava que deviam ser ocupados por homens”. A magistratura, a diplomacia e a política são apenas alguns dos exemplos de sectores profissionais a que a mulher não podia aceder.
"Não existe no mundo de hoje um só país que possa afirmar ter uma economia inteiramente baseada na livre troca... ...Consideramos um grave erro o proteccionismo excessivo...deformando c/prejuízo para a humanidade o carácter particular das diversas economias nacionais... "Salazar-Como se Lavanta um Estado 1936" Lá se vai a teoria de que o Estado Novo sofreu influência do fim das visões económicas liberais dessa época...
Salazar teve a graça de viver num tempo em que o povo ou grande parte do povo, aceitava ser governado por um chefe iluminado (era assim na maior parte da Europa), hoje em dia ninguem aceitaria viver numa ditadura de um qualquer ministro das finanças. No entanto, se as condições se reproduzirem e esta m...toda descambar, é certo que a maioria do povo volta a pedir um governante de pulso, esperemos que seja um tão bom como o Salazar...mas não o desejemos, seria mal sinal :=)
Eh, que génios, para quem tem coragem de fazer certas afirmações, admitO que o início da conversa, ofereceu-me um quadro da atualidade. Anarquia politica total. Por favor, seriedade com o totalitarismo atual. Não sou saudosista, fico farto é de trazerem tanto o senhor Salazar à baila para a festa atual, onde as figuras mais prominentes de certeza que também não deixam saudades, quando dão meia volta. Aliás escutei até ao fim, lamento nem história, nem opinião, somente um demonizar de alguém já ido. Uau em 28 era um em 30 e ficou diferente, o senhor Costa nos anos 90 era um em 2023 É OUTRO. Neste aspeto admit só mesmo o PCP consegue ser coerente, mesmo que anacronico. Lamento) PORQUE ACREDITO QUE O ORADOR É BEM CAPAZ DE MAIS
.Está publicada toda a obra feita por Salazar ,só não sabe quem não quer , procurem informação como funcionava o país nesse tempo, quem foi Alfredo da Silva , Duarte Pacheco, Fontes Pereira de Melo entre outros que ficaram na historia comparem com o que foi feito depois do 25 Abril até agora ,comecem pela industria pesada, pela metalomecanica, pela do armamento e outras, nada disto existe, destruição total pela ignorância.
Achar que Salazar foi um ditador, grande fascista, autoritário, o grande responsável pela miséria e a guerra colonial, acho bem; não se o pode negar. Porém desejar que se faça nos nossos dias o que Salazar fez (desterro e prisões no Tarrafal), caramba, ao menos nos nossos dias ninguém aceita.
A historiografia de Ribeiro de Meneses sobre Salazar, redigida por alguém que estudou abundante documentação sobre o político, transmite-nos um vida e a obra de um estadista, sem comparação nesta dita 3ª república, um fora de série que resgatou Portugal da falência e da anarquia.
Assim foi. Resgatou o país do desenvolvimento e deixou-o rico de pobreza. Nossa Senhora nos valha.
É uma pena quando as convicções ideológicas se sobrepõem à realidade histórica.
Ou a falta de conhecimento. Ambos, na maioria dos casos.
Nossa, queria apenas parabenizá-los e agradecer pelo programa. Sou luso-brasileiro, neste momento viajando por Portugal de bicicleta, em uma expedição de quatro meses. Faço-a lendo o livro "História de Portugal", de autoria do professor e colegas. Foi neste canal que soube dessa obra e, como historiador de formação, estou maravilhado em lê-la ao passo que cubro os espaços de seus cenários! Saudações!!!
Como sempre muito interessante e educativo. Muito obrigada a ambos!
O melhor programa de história
Mundial
E arredores
Grande estadista. Foi lhe dado uma missão e cumpriu. Levantou Portugal. Custou, mas onde não custou?
🤮
A si não custou nada, só custou aos opositores que ele matou. "Levantou Portugal"... Deixe-me rir. O legado do Salazar é um povo analfabruto e vergado, ignorante e sem sentido crítico. É o mesmo povo da "pobreza honrada" que hoje desperdiça o voto em corruptos. Aliás, se há duas coisas que os políticos aprenderam com o Salazar é o dar tão pouco ao povo que este vive para a subsistência e sem força anímica para se erguer, e o perpetuar da iliteracia através de um sistema educativo cada vez mais desvirtuado. Em suma: mantê-los burros e ocupados a focinhar no chão para apanhar migalhas.
Já agora, é bom lembrar que se o Salazar estivesse hoje no poder ninguém poderia estar no bem-bom a dar opiniões ou ainda acabavam os dias no Campo da Morte Lenta. Ainda conheci quem fora levado pela PIDE por ter "livros proibidos".
Acho muita piada a esta moda de glorificar ditadores. Haja juízo.
@@yikes7607 queres comparar os tempos para os dias de hoje.? E quanto aos analfabetos estás muito enganada. Vai ver a taxa de analfabetismo deixada pela primeira república. Vê as grandes obras que fez, maiores barragens
, pontes e fábricas. Os maiores hospitais (e algumas faculdades) do país foram feitos no tempo dele, mais a maternidade Alfredo da Costa. Ele livrou o povo da guerra. Pesquisa sobre a decada de 40/50 na alemanha e países soviéticos e encontras familias que matavam familiares para comer. Não foi perfeito foi necessário. Ele fodeu e muito bem os comunistas de merda que só espalham miséria por esse mundo fora. E querem comunistas e bloquistas? Mudem de país. E vê como crescia o país no fim da década de 60 e principio de 70. Não vás pelos que os outros escrevem, é na rua.
Custou 😭😞 tua FAMÍLIA AINDA ESPERA A OSSADA DE SRU FAMILIAR, PROF AMIGOS ETC ⁉️⁉️⁉️⁉️⁉️⁉️⁉️⁉️ACOOOORRRDDDDAAAA
@@yikes7607 Mais um comunista traidor do seu país.
Quando os militares chegaram ao poder o meu pai em 1926, com 10 anos dormia num colégio interno e menos de 2km de casa, pelo perigo das ruas, que fazia com que eles estudantes, por vezes tivessem que dormir no chão,meio a golpes militares armados, mercê de balas perdidas que com frequência entravam pelas janelas do quarto.
Muito bom tema, excelente síntese. Os «loucos anos 20» também assustaram demais, não?...Nada como relembrar e reflectir com quem sabe, para entender melhor os tempos anteriores...Meu jovem avô, enquanto militar, muito sofreu na rua nesses conturbados tempos, a ponto de arruinar a saúde para sempre!...Minha avó, espírito aberto, era grata a Salazar pelo «bem da paz», como ela dizia...O facciosismo é um ninho de ignorância. A nós de o combater. Parabéns e saudações amigas.
Quer maior facciosismo que o socialismo?
A senhora conheceu Portugal ou conheceu LISBÚA?!.... Não precisa responder!
Boa os do GP Luís por do boa no pub lu mi up te dei tu me pop no no n BCP oi b PR do m no 7'95489llpll lol ll Lollipop a
Não fosse Salazar, Portugal teria imergido em uma sangrenta guerra civil, tal qual ocorreu na Espanha da época!
Josué Dutra de Moraes, Belém, Pará, Brasil.
Salazar: O MAIOR estadista do século XX, sem sombra de dúvidas. Tinha uma consciência situacional absurda com uma compreensão correta e nítida do desenrolar da história do mundo e de Portugal do Medievo até o começo da segunda metade do século XX. Impressionante.
Conseguiu conduzir Portugal sem cair nos erros da esquerda revolucionária socialista e da direita revolucionária liberal. Sem sombras de dúvidas foi um instrumento da Providência Divina para Portugal.
Saudações do Brasil e Viva Cristo Rei!
UAU, sr Diego, Bravo ! Subscrevo plenamente o seu ponto de vista. Seu QI é notável 😃
Viva SALASAR agora e sempre e á que limpar este Portugal com saco cheio de lixo ate ao pescoço, uma grande parte na assembleia dos monkeys chuxalistas maconheiros e berloques em decadência e extinção gráfica. 🤏⛏😘🤰😂👌👍
😂 só CAIU na extrema fascista... Taí Portugal hoje, igual 🇧🇷😂... Brasília c TERRORISTAS e conivência dos 🇧🇷 milicos e PF
Foi o comentário mais absurdo que li em toda a minha vida.
Primeiro não tem propriedade nenhuma para comentar a situação portuguesa sendo que não tem qualquer ligação à mesma.
O estado novo foi um tempo terrível, onde as pessoas morriam de fome por terem todos os recursos direcionados para a estupidez que foi a guerra do ultramar. Foi o mais terrível acontecimento da história portuguesa.
@@joaocalao16 Que tristeza ver um português que desconhece sua própria história, mas vou te dar uma dica: Busque descobrir quantos governos Portugal teve após a derrubada de D. Manuel II e o caos econômico reinante. Depois compare com a estabilidade política e econômica do Estado Novo. Isso por si só é suficiente para mostrar a grandeza de Salazar.
Rapaz, deixe de vomitar achismos baseados em desejos formulados por engenheiros sociais de diversos espectros ideológicos e estude os fatos. Somente a crítica lúcida e devastadora de Salazar a democracia liberal partidocrática já é suficiente para colocá-lo como o maior estadista de seu tempo.
Se você não tem conhecimento ou capacidade para enxergar isso não é culpa minha, mas somente sua.
Boa lição de História. Obrigado
A seguir aos Descobrimentos, Portugal andou sempre à deriva.
E a forma como está estruturada a sociedade é a de uma MÁFIA! E a maior parte dos Portugueses gostam!
W salazar ❤
Não acredito que vejo tanto portugueses elogiando um ditador terrível como Salazar.
HISTÓRIA! Para quem gosta de andar com um rectovisor na cabeça!
No entanto, a geração "altamente competente" não liga coisa nenhuma a assuntos de história. Gostam muito, e com Alta Competência, de sacar o que os pais amealharam durante uma vida inteira!
Grato a ti pelos seus ÍNTEGROS posicionamento, a realidade se impõe e ainda assim essa *geração n busca o q realmente OCORREU!! O mesmo ocorre aqui 🇧🇷... inclusive nesta semana..
Nunca gostei de ouvir este senhor que não sabe dizer os R's.
Mas este tema vai fazer-me ouvi-lo!
Não gostas???
Come só as batatas.
@@a_d533
Esse gajo:
"o goedor foge do gato..."
"Peguesidente cogajoso..."
As mulheres nao podiam votar,ter conta bancaria ,divorciar,e para sair do pais tinham de pedir liceça aos maridos, as professoras primárias que se quisessem casar tinham de pedir autorização ao ministro da Educação Nacional.a mulher não tinha direito de voto, a mulher não tinha possibilidade de exercer nenhum cargo político, e, mesmo em termos da família, a mulher não tinha os mesmos direitos na educação dos filhos”, diz a magistrada.
Além disso, naquela altura estava escrito em decreto-lei que uma professora só podia casar com um homem que tivesse um vencimento superior ao dela. “Uma mulher casada não podia ir para o estrangeiro sem autorização do marido, não podia trabalhar sem autorização do marido. O marido podia chegar a uma empresa ou estabelecimento público e dizer: eu não autorizo a minha esposa a trabalhar. E ela tinha que vir embora, tinha que ser despedida”, contou ao JPN Maria José Magalhães.
E elas na altura estavam preocupadas com isso?
Trabalho só para homens
Também em relação ao trabalho, a mulher deparava frequentemente com grandes limitações. E o acesso a determinadas profissões era-lhe completamente vedado, como nos diz Luísa Neto: “no que diz respeito à questão profissional, a mulher não tinha direito de acesso a determinados lugares que se considerava que deviam ser ocupados por homens”. A magistratura, a diplomacia e a política são apenas alguns dos exemplos de sectores profissionais a que a mulher não podia aceder.
"Não existe no mundo de hoje um só país que possa afirmar ter uma economia inteiramente baseada na livre troca...
...Consideramos um grave erro o proteccionismo excessivo...deformando c/prejuízo para a humanidade o carácter particular das diversas economias nacionais...
"Salazar-Como se Lavanta um Estado 1936"
Lá se vai a teoria de que o Estado Novo sofreu influência do fim das visões económicas liberais dessa época...
Salazar merece uma estátua maior que a do Marquês de Pombal.
Daqui até à lua.
Quanto mais conheço do homem, mais nonjo me dá.que a terra lhe seja pesada
Salazar teve a graça de viver num tempo em que o povo ou grande parte do povo, aceitava ser governado por um chefe iluminado (era assim na maior parte da Europa), hoje em dia ninguem aceitaria viver numa ditadura de um qualquer ministro das finanças. No entanto, se as condições se reproduzirem e esta m...toda descambar, é certo que a maioria do povo volta a pedir um governante de pulso, esperemos que seja um tão bom como o Salazar...mas não o desejemos, seria mal sinal :=)
Salazar foi cooparetivista
Eh, que génios, para quem tem coragem de fazer certas afirmações, admitO que o início da conversa, ofereceu-me um quadro da atualidade. Anarquia politica total.
Por favor, seriedade com o totalitarismo atual.
Não sou saudosista, fico farto é de trazerem tanto o senhor Salazar à baila para a festa atual, onde as figuras mais prominentes de certeza que também não deixam saudades, quando dão meia volta.
Aliás escutei até ao fim, lamento nem história, nem opinião, somente um demonizar de alguém já ido.
Uau em 28 era um em 30 e ficou diferente, o senhor Costa nos anos 90 era um em 2023 É OUTRO.
Neste aspeto admit só mesmo o PCP consegue ser coerente, mesmo que anacronico.
Lamento) PORQUE ACREDITO QUE O ORADOR É BEM CAPAZ DE MAIS
.Está publicada toda a obra feita por Salazar ,só não sabe quem não quer , procurem informação como funcionava o país nesse tempo, quem foi Alfredo da Silva , Duarte Pacheco, Fontes Pereira de Melo entre outros que ficaram na historia comparem com o que foi feito depois do 25 Abril até agora ,comecem pela industria pesada, pela metalomecanica, pela do armamento e outras, nada disto existe, destruição total pela ignorância.
O observador estrábiko não passa de um um instrumento do ((( control da narrativa)))
Uma autentica fantochada, com tudo bem encenado e pagos com os impostos dos que são enganados chega de caramelos comunas fora de prazo.🐂⛏🗑🙌👌👍
Sem nexo.
@@alexandredacunha4224 tal como o jornalismo sem "espinha dorsal" em Portugal
É phoda né kkkk
Tudo que a esquerdalha nāo convém lá vem a verborreia cerebral
Quem acha que o Salazar é boa gente merecia umas férias no Tarrafal, na suite de luxo da Frigideira.
Você provavelmente já estaria em cinzas!... 😎🦨🤧🤣😘👌
Se és comunista ias lá ter certinho
E concerteza é descendente de um anarquista revolucionário ou bolchevique.
Estude a história antes da chegada de Salazar e pode ser que mude de opinião. Salazar n foi oDom Sebastião
Achar que Salazar foi um ditador, grande fascista, autoritário, o grande responsável pela miséria e a guerra colonial, acho bem; não se o pode negar. Porém desejar que se faça nos nossos dias o que Salazar fez (desterro e prisões no Tarrafal), caramba, ao menos nos nossos dias ninguém aceita.
Este tipo está aqui?! - Por favor!!
" A porta da rua é a serventia da casa " !...
@@gracasilver8574 Não sabia que era a porteira da coisa!
@@carmendolores7322
Vc vai sair do prestibulo ou nāo 😄😃
@@josecaetano2388 Só se pode sair de onde se entrou! Saia você!
@@josecaetano2388 Já agora!! É prostíbulo!!